Vous êtes sur la page 1sur 14

Recife

XIII PROCESSO SELETIVO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAO DE CADASTRO RESERVA DE ESTAGIRIOS DE NVEL SUPERIOR, DA REA DE DIREITO, DA DEFENSORIA PBLICA DA UNIO EM PERNAMBUCO.

EDITAL N 001/2014 DPU/PE, de 10 de fevereiro de 2014. O DEFENSOR PBLICO-CHEFE da Defensora Pblica da Unio em Pernambuco, usando das atribuies que lhe conferem a Lei Complementar 80, de 12 de janeiro de 1994, em observncia Portaria DPGU n 438, de 25 de julho de 2012, assim como em ateno ao disposto na Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008 e na Orientao Normativa n 07, de 30 de outubro de 2008, do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, resolve: Abrir o XIII Processo Seletivo para provimento de vagas e formao de cadastro reserva de estagirios de nvel superior, da rea de Direito, da Defensoria Pblica da Unio em Pernambuco.

1. DAS DISPOSIES PRELIMINARES 1.1. O presente Edital destina-se a regrar o processo de seleo de estudantes de Direito interessados na realizao de estgio remunerado, oferecido pela Defensoria Pblica da Unio em Pernambuco (DPU/PE). 1.2. O presente processo seletivo destinado ao preenchimento de 23 (vinte e trs) vagas para contratao imediata e constituio de cadastro reserva para preenchimento das vagas que vierem a surgir durante o seu prazo de validade. 1.3. Fica assegurado s pessoas com deficincia o percentual de 10% (dez por cento) das vagas oferecidas no item 1.2. 1.4. O horrio de aproveitamento do estagirio ser fixado de acordo com a convenincia da Defensoria Pblica da Unio, dentro do perodo de 7h30 s 19h30.

2. DA INSCRIO E DA CONTRATAO 2.1 A inscrio para o processo seletivo ser efetuada na sede da Defensoria Pblica da Unio, na Av. Conde da Boa Vista, n 800, Empresarial Apolnio Sales, 6 andar, Boa Vista, Recife - PE durante o perodo de 12/02/2014 a 11/03/2014, das 9h s 17h.

Defensoria Pblica da Unio no Recife Av. Conde da Boa Vista, n 800, 6 andar, Edf. Apolnio Sales, Boa Vista- Recife/PE. CEP: 50.060-004 Telefone: (81) 3194-1200 www.dpu.gov.br

Pgina 1 de 14

Recife

2.2 No ato da validao da inscrio, o candidato dever entregar Defensoria Pblica da Unio 01 kg (um quilo) de alimento no perecvel, no sendo aceito sal, para doao a instituio de caridade. 2.3 A inscrio ser requerida pelo candidato ou seu procurador legal (munido de instrumento particular com poderes especficos), mediante o preenchimento da Ficha de Inscrio (fornecida no local de inscrio), acompanhada dos seguintes documentos: a) Original e cpia xerogrfica da Cdula de Identidade do candidato; b) Original e cpia xerogrfica do CPF do candidato; c) Certido, expedida por instituio de ensino reconhecida pelo MEC, onde conste que o candidato est matriculado, a partir do 3 perodo ou 2 ano, e com frequncia regular no curso de Direito, emitida h, no mximo, 90(noventa) dias; d) Currculo; 2.4. A inscrio e participao no processo seletivo, sem o preenchimento dos requisitos acima expostos, no gera direito contratao, de modo que, constatada a irregularidade da inscrio, o candidato ser excludo do processo na fase em que se encontre. 2.5 O pedido de inscrio implicar aceitao, pelo candidato, de todas as normas e condies do Edital; 2.6 So requisitos para a contratao: a) estar cursando, nas instituies de ensino superior oficialmente reconhecidas, a partir do 3 (terceiro) perodo para cursos que adotam o regime semestral, ou do 2 (segundo) ano para cursos que adotam o regime seriado, na data da assinatura do Termo de Compromisso de Estgio; b) ser aprovado no processo seletivo que trata o presente edital; c) existir vagas, que sero preenchidas de acordo com a classificao obtida; d) assinar Termo de Compromisso de Estgio; e) concordar expressamente com a carga horria e o horrio de estgio, a serem fixados de acordo com a convenincia da Defensoria Pblica da Unio; f) demonstrar aptido fsica para a realizao do estgio, mediante apresentao de atestado de sade ocupacional; g) estar em dia com as obrigaes eleitorais e com as concernentes ao servio militar.
Defensoria Pblica da Unio no Recife Av. Conde da Boa Vista, n 800, 6 andar, Edf. Apolnio Sales, Boa Vista- Recife/PE. CEP: 50.060-004 Telefone: (81) 3194-1200 www.dpu.gov.br Pgina 2 de 14

Recife

2.6.1 O candidato que no preencher os requisitos para a contratao, ser automaticamente excludo do processo seletivo, convocando-se o posterior classificado. 2.7 Os requerimentos de inscrio desacompanhados do quilo de alimento no perecvel (item 2.2) e da documentao prevista no item 2.3 sero indeferidos. 2.7.1. Sero tambm indeferidos os pedidos de inscrio subscritos por candidatos que tenham sido, anteriormente, excludos do estgio na DPU de modo compulsrio.

3. DAS VAGAS RESERVADAS S PESSOAS COM DEFICINCIA 3.1 Sero reservadas 10% (dez por cento) do total das vagas para candidatos portadores de deficincia, de acordo com o disposto no inciso VIII do art. 37 da CF e no art. 17, 5, da Lei 11.788/2008, de 25 de setembro de 2008, os quais devero informar tal condio no formulrio de inscrio bem como comprov-la quando da contratao para o estgio remunerado, desde que a deficincia seja compatvel com as condies de trabalho exigidas pelo rgo e com as atribuies da funo. 3.2 A pessoa com deficincia poder requerer, se for o caso, tratamento diferenciado para a realizao das provas, indicando as condies de que necessita para tanto, no momento da inscrio. 3.3 A solicitao de atendimento diferenciado acima referido, ser atendida obedecendo aos critrios de viabilidade e razoabilidade, sendo comunicado o seu deferimento ao candidato. 3.4 A pessoa com deficincia participar do processo seletivo em igualdade de condies com os demais candidatos, no que se refere ao contedo, avaliao, aos horrios, ao local de aplicao das provas e s notas mnimas exigidas. 3.5 No caso de o candidato necessitar realizar prova em sala especial individualizada, ser, durante a realizao das provas, acompanhado por um fiscal, sendo providos meios para evitar a identificao da prova do candidato. 3.6 Na hiptese em que a realizao da prova subjetiva dependa da interveno de terceiros, sero utilizados meios - como a gravao, por exemplo - que permitam recuperar com segurana, para efeito de recurso, as informaes passadas ao candidato e suas respostas s questes formuladas. 3.7 A publicao do resultado de cada etapa do processo seletivo, inclusive a final, ser feita em duas listas, contendo, a primeira, a pontuao dos candidatos classificados, inclusive a dos portadores de deficincia, e a segunda, somente a pontuao destes ltimos.
Defensoria Pblica da Unio no Recife Av. Conde da Boa Vista, n 800, 6 andar, Edf. Apolnio Sales, Boa Vista- Recife/PE. CEP: 50.060-004 Telefone: (81) 3194-1200 www.dpu.gov.br Pgina 3 de 14

Recife

3.8 Se no houver aprovao de candidatos portadores de necessidades especiais, as vagas sero preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificao. 3.9 No mais sero observadas as regras deste Edital para preenchimento de vagas do programa de estgio da DPU/PE 3.10 No sero considerados como deficincia visual os distrbios de acuidade visual passveis de correo como, por exemplo, miopia, astigmatismo etc. 3.11 Os casos omissos sero resolvidos pela Chefia da Defensoria Pblica da Unio no Recife/PE.

4. DA DATA E DO LOCAL DAS PROVAS 4.1 As provas (objetiva e discursiva) sero realizadas no dia 23 de maro de 2014, das 09h s 13h, em local a ser divulgado at o dia 14 de maro de 2014, no site www.dpu.gov.br, no link estgio e na sede da Defensoria Pblica da Unio no Recife.

5. DAS PROVAS 5.1 As provas sero elaboradas obedecendo-se, quanto ao contedo, ao programa constante no anexo I deste Edital. 5.2 Os candidatos devero comparecer ao local das provas com antecedncia mnima de 30 (trinta) minutos antes do incio, portando: documento de identidade original que contenha foto e assinatura do candidato, caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. 5.3 No sero aplicadas provas em local, data ou horrio diverso dos predeterminados neste Edital. 5.4 Sero exigidos do candidato a apresentao do documento original de identidade, ou sua cpia autenticada em cartrio. No ser aceito, protocolo do documento, bem como no sero aceitos como identidade: certides de nascimento, CPF, ttulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, documentos ilegveis, no identificveis ou danificados. 5.5 Aps o horrio marcado para incio das provas, no ser permitido o ingresso nas salas escolhidas para a realizao do processo seletivo. 5.6 No dia das provas, no ser permitido ao candidato entrar ou permanecer com aparelhos eletrnicos (bip, telefone celular, relgio do tipo data bank, walkman, agenda eletrnica, notebook, palmtop, receptor, gravador etc.). Caso o candidato traga consigo algum aparelho
Defensoria Pblica da Unio no Recife Av. Conde da Boa Vista, n 800, 6 andar, Edf. Apolnio Sales, Boa Vista- Recife/PE. CEP: 50.060-004 Telefone: (81) 3194-1200 www.dpu.gov.br Pgina 4 de 14

Recife

eletrnico, este dever ser entregue aos servidores que acompanham o processo seletivo e somente sero devolvidos no final das provas. O descumprimento da presente instruo implicar a eliminao do candidato. 5.7 As provas sero divididas em duas modalidades: objetiva e discursiva. 5.7.1 A prova objetiva ter 20 (vinte) questes de mltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas cada, havendo apenas uma correta, acerca das disciplinas: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Previdencirio e Legislao Especfica da Defensoria Pblica da unio (Lei Complementar n80/94), conforme programa anexo. 5.7.2 O candidato que no acertar na prova objetiva, no mnimo, 10 (dez) questes, ser eliminado do processo seletivo, no tendo a sua prova subjetiva corrigida. 5.7.3 Cada questo da prova objetiva valer 0,25 ponto, sendo a pontuao mxima desta prova 5 (cinco) pontos. 5.7.4 A prova discursiva consistir em questes relacionadas s seguintes disciplinas: Direito Civil e Direito Processual Civil; Direito Penal e Direito Processual Penal; Direito Constitucional; Direito Administrativo e Direito Previdencirio. 5.7.5 A prova discursiva valer 5 (cinco) pontos. 5.7.6 O candidato que no alcanar no mnimo 2,5 pontos na prova discursiva ser eliminado do processo seletivo. 5.7.7 As provas objetivas e discursivas valero, somadas, 10 (dez) pontos. 5.8 No ser admitida, durante a realizao das provas, qualquer espcie de consulta a livros, legislao, jurisprudncia ou apontamentos ou qualquer outro material de consulta. 5.9 Na correo da prova objetiva, efetivada por meio do respectivo gabarito, sero consideradas erradas as questes rasuradas, em branco, com mais de uma opo assinalada ou preenchidas a lpis. J na correo da prova discursiva sero consideradas erradas as questes em branco ou respondidas a lpis. 5.10 Em nenhuma hiptese, haver substituio do Caderno de Respostas por erro de preenchimento do candidato. 5.11 O preenchimento do Caderno de Respostas inclui a marcao do respectivo nmero de inscrio, sendo considerado anulado o Caderno de Respostas com qualquer outra forma de identificao.
Defensoria Pblica da Unio no Recife Av. Conde da Boa Vista, n 800, 6 andar, Edf. Apolnio Sales, Boa Vista- Recife/PE. CEP: 50.060-004 Telefone: (81) 3194-1200 www.dpu.gov.br Pgina 5 de 14

Recife

5.12 Nas questes da prova discursiva sero observados, para efeito de avaliao, alm do conhecimento do tema proposto, a clareza, a objetividade, a coerncia na exposio de ideias e domnio da linguagem escrita (concordncia, regncia, ortografia etc.). 5.13 O gabarito da prova objetiva ser divulgado no dia 25 de maro de 2014, na sede da DPU/PE e no site www.dpu.gov.br, link estgio. 5.14 O resultado definitivo da prova objetiva e provisrio da prova discursiva ser divulgado no dia 23 de abril de 2014, no mural do edifcio da sede da DPU/PE e no site www.dpu.gov.br, link estgio.

6. DOS RECURSOS 6.1 Os recursos contra o gabarito oficial preliminar da prova objetiva podero ser interpostos nos dias 26 e 27 de maro de 2014; e os recursos contra a correo da prova subjetiva podero ser interpostos nos dias 24 e 25 de abril de 2014, no horrio de 9h s 17h, na sede da DPU/PE. 6.2 Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva e da correo da prova subjetiva, o candidato dever utilizar os modelos de formulrios dispostos na sede da DPU/PE, devendo ser digitados, datilografados ou preenchidos somente com letra de forma, sob pena de indeferimento preliminar. 6.3 O candidato dever ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo ser preliminarmente indeferido. 6.4 Em nenhuma hiptese sero aceitos pedidos de reviso de recursos, recursos de recursos ou recursos do gabarito definitivo. 6.5 Recursos cujo teor desrespeite a banca examinadora sero preliminarmente indeferidos.

7. DOS CRITRIOS DE DESEMPATE E DO RESULTADO FINAL 7.1 Os candidatos no eliminados sero ordenados em ordem decrescente, considerando-se, para tanto, a soma algbrica das notas da prova objetiva e da prova discursiva. 7.2 Para efeito de desempate entre candidatos classificados com igual nota final ter preferncia, obedecendo-se ordem abaixo: a) o candidato que obtiver maior pontuao na prova discursiva;

Defensoria Pblica da Unio no Recife Av. Conde da Boa Vista, n 800, 6 andar, Edf. Apolnio Sales, Boa Vista- Recife/PE. CEP: 50.060-004 Telefone: (81) 3194-1200 www.dpu.gov.br

Pgina 6 de 14

Recife

b) o candidato que estiver matriculado em perodo/ano mais distante do final do curso, respeitado o disposto no item 2.6; c) o candidato mais idoso. 7.3 Ser considerado habilitado no processo seletivo o candidato que obtiver mdia final igual ou superior a 5 (cinco) pontos, respeitada a exigncia de nota mnima nas provas objetiva e discursiva, conforme itens 5.7.2, 5.7.6 e 5.7.7. 7.4. O resultado final do certame ser divulgado no dia 06 de maio de 2014, na sede da DPU/PE e no site www.dpu.gov.br, link estgio.

8. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO 8.1 O prazo de validade do processo seletivo de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual perodo de tempo, automaticamente e sem exigncia de formalizao de termo de prorrogao, por necessidade de preenchimento de vaga (tacitamente), ou, de forma expressa, a critrio da Defensora Pblica-Chefe da DPU/PE.

9. DA CONVOCAO PARA O ESTGIO 9.1 Os candidatos habilitados, em conformidade com o item 7.3, obedecida rigorosamente a ordem de classificao, sero convocados para preencher as vagas eventualmente existentes e aquelas que surgirem no perodo de validade do processo seletivo, observando-se, outrossim, o item 3.1 deste Edital. 9.2 Considera-se desistente o candidato habilitado que, convocado, deixar de comparecer e assinar o Termo de Compromisso de Estgio no prazo estabelecido na data da convocao. 9.3 de responsabilidade do candidato manter seu endereo eletrnico e telefones atualizados para viabilizar os contatos. So de exclusiva responsabilidade do candidato os prejuzos advindos da no atualizao de seus dados. 9.4 O candidato habilitado que no puder assinar o Termo de Compromisso de Estgio dentro do prazo estabelecido no item anterior por motivo justificvel, mas que manifestar por escrito o interesse em participar do Programa de Est gio da DPU/PE, ser reposicionado no final da lista de classificao.

Defensoria Pblica da Unio no Recife Av. Conde da Boa Vista, n 800, 6 andar, Edf. Apolnio Sales, Boa Vista- Recife/PE. CEP: 50.060-004 Telefone: (81) 3194-1200 www.dpu.gov.br

Pgina 7 de 14

Recife

9.5 O estgio ser realizado sob a superviso de um dos defensores pblicos federais em exerccio na DPU/PE (ou lotados na DPU/PE) de acordo com distribuio a ser determinada pela Defensora Pblica-Chefe da DPU/PE.

10. DO RECRUTAMENTO E DA SELEO 10.1 O provimento de vagas no Programa de Estgio da DPU/PE ser operacionalizado pelo Setor de Gesto de Pessoas, obedecendo ordem de classificao dos aprovados no processo seletivo. 10.2 Os candidatos ao estgio devem estar vinculados s instituies de ensino superiores, oficialmente reconhecidas quando da inscrio para o processo seletivo, bem como na data de assinatura do Termo de Compromisso de Estgio.

11. DA DURAO DO ESTGIO 11.1 O estgio ter durao mnima de 1 (um) semestre, podendo ser prorrogado, no interesse das partes, at o limite de 2 (dois) anos. 11.2 O estgio ter carga horria de 30 (trinta) horas semanais, distribudas em 6 (seis) horas dirias, em horrio de funcionamento do rgo, sem prejuzo das atividades discentes.

12. DO SEGURO CONTRA ACIDENTES PESSOAIS 12.1 Ser contratado, pela Defensoria Pblica da Unio, Seguro contra Acidentes Pessoais em favor dos estagirios.

13. DO PAGAMENTO DA BOLSA-AUXLIO 13.1 O estudante que ingressar no Programa de Estgio da DPU/PE perceber uma bolsa-auxlio de estgio. 13.2 Atualmente, o valor da bolsa de estgio de R$ 520,00 (quinhentos e vinte reais) para o estgio de 30 (trinta) horas semanais. 13.3 Nos termos dos artigos 12 e 13 da Lei n 11.788/2008, assegurado ao estagirio auxliotransporte no valor de R$ 6,00 por dia efetivamente estagiado e o usufruto de recesso remunerado, que preferencialmente coincidir com o recesso forense, conforme critrio de convenincia e oportunidade do supervisor de estgio.
Defensoria Pblica da Unio no Recife Av. Conde da Boa Vista, n 800, 6 andar, Edf. Apolnio Sales, Boa Vista- Recife/PE. CEP: 50.060-004 Telefone: (81) 3194-1200 www.dpu.gov.br Pgina 8 de 14

Recife

14. DO CERTIFICADO DE CONCLUSO Ao final do estgio ser conferido certificado de estgio, com meno do perodo estagiado e a carga horria cumprida.

15. DA COMISSO ORGANIZADORA A comisso organizadora do concurso ser composta por: Marcelo Pontes Galvo (Defensor Pblico Federal - Presidente) Marina Pereira Carvalho do Lago (Defensora Pblica Federal) Secretrios da Comisso: Joseane Seabra Martins (Agente Administrativo); Marilena da Silva (Agente Administrativo); Leonardo Cavalcanti Seal da Cunha (Analista Tcnico Administrativo).

16. DAS DISPOSIES FINAIS Os casos omissos sero solucionados pelo Defensor Pblico-Chefe da DPU/PE.

Guilherme Atade Jordo Defensor Pblico Federal Chefe da Defensoria Pblica da Unio no Recife

Defensoria Pblica da Unio no Recife Av. Conde da Boa Vista, n 800, 6 andar, Edf. Apolnio Sales, Boa Vista- Recife/PE. CEP: 50.060-004 Telefone: (81) 3194-1200 www.dpu.gov.br

Pgina 9 de 14

Recife

ANEXO I DO PROGRAMA DIREITO CIVIL 1 Aplicao da lei no tempo e no espao; interpretao da lei; analogia. 1.1 Noes bsicas de Direito Civil Constitucional; 1.2 Princpios gerais do direito e equidade. 2 Das pessoas. 2.1 Das pessoas naturais. 2.2 Das pessoas jurdicas. 2.3 Do domiclio. 3 Dos bens. 3.1 Das diferentes classes de bens. 4 Dos fatos jurdicos. 4.1 Do negcio jurdico. 4.2 Dos atos jurdicos lcitos. 4.3 Dos atos ilcitos. 4.4 Da prescrio e da decadncia. 4.5 Da prova. 5 Do direito das obrigaes. 5.1 Das modalidades das obrigaes. 5.2 Da transmisso das obrigaes. Do adimplemento e extino das obrigaes. 5.4 Do inadimplemento das obrigaes. 5.5 Das relaes de consumo. 5.6 Do contrato de emprstimo com nfase nos emprstimos bancrios 5.7 Dos atos unilaterais. 5.8 Da responsabilidade civil. 5.9 Das preferncias e privilgios creditrios. 6 Do direito das coisas. 6.1 Da posse. 6.2 Dos direitos reais. 6.3 Da propriedade. 7. Responsabilidade civil do Estado e do particular. DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 Da jurisdio: conceito, modalidades, poderes, princpios, rgos, formas e limites da jurisdio civil. 1.1 Da ao: conceito, natureza jurdica, condies, classificao. 2 Competncia: conceito; competncia funcional e territorial; competncia internacional. 2.1 Modificaes da competncia e conflito; conexo e continncia. 2.2 Processo e procedimento: natureza e princpios, formao, suspenso e extino. 2.3 Pressupostos processuais; tipos de procedimentos. 2.4 Prazos: conceito, classificao, princpios, contagem; precluso; prescrio. 3 Da ao: conceito; ao e pretenso; natureza jurdica, condies, classificao. 4. Do processo e procedimento: natureza e princpios. 4.1 Formao, suspenso e extino do processo; pressupostos processuais; tipos de procedimentos. 5 Prazos: conceito, classificao, princpios, contagem; precluso. 6 O juiz: poderes, deveres e responsabilidades. Do Ministrio Pblico e dos auxiliares da justia. 7. Sujeitos do processo: das partes e dos procuradores. 7.1 O litisconsrcio; capacidade de ser parte e estar em juzo. 7.2 Legitimao ordinria e extraordinria. 7.3 A substituio processual. 7.4 Interveno de terceiros; oposio; nomeao autoria; denunciao da lide; chamamento ao processo; da assistncia. 8 Dos atos processuais. 9 Petio inicial: conceito, requisitos. 9.1 Pedidos: espcies, modificao, cumulao. 9.2 Causa de pedir. 9.3 Despacho liminar: objeto, natureza, de contedo positivo, de contedo negativo. 9.4 Da citao. 9.5 Da resposta do ru: contestao, excees, reconveno. 9.6 Revelia. 9.7 Direitos indisponveis. 9.8 Providncias preliminares e julgamento conforme o estado do processo. 9.9 Antecipao de tutela. 10 Prova: conceito, modalidades, princpios gerais, objeto, nus, procedimentos. 10.1 Da audincia. 10.2 Da sentena: requisitos; publicao. 10.3 Da coisa julgada: conceito; limites objetivos e subjetivos; coisa julgada formal e coisa julgada material. 11 Recursos: conceito, fundamentos, princpios, classificao, pressupostos intrnsecos e extrnsecos de admissibilidade, efeitos, juzo de mrito. 11.1 Apelao. 11.2 Agravo de
Defensoria Pblica da Unio no Recife Av. Conde da Boa Vista, n 800, 6 andar, Edf. Apolnio Sales, Boa Vista- Recife/PE. CEP: 50.060-004 Telefone: (81) 3194-1200 www.dpu.gov.br Pgina 10 de 14

Recife

instrumento. 11.3 Embargos infringentes, de divergncia e de declarao. 11.4 Recurso especial. 11.5 Recurso extraordinrio. 11.6 Ao rescisria. 11.7 Nulidades. 12 Processo de execuo: pressupostos e princpios informativos. 12.1 Espcies de execuo. 12.2 Embargos do devedor: natureza jurdica, cabimento e procedimento. 12.3 Embargos de terceiro: natureza jurdica, legitimidade e procedimento. 12.4 Execuo fiscal. 12.5 Da execuo contra a fazenda pblica. 13 Processo e ao cautelares. 13.1 Procedimento cautelar comum e procedimentos especficos. 13.2 Juizados especiais estaduais e federais (Leis 9.099/95 e 10.259/2001) ; procedimento. 14 Da ao de usucapio de terras particulares. 14.1 Ao civil pblica (Leis 7.347/85 e 11.448/2007); ao popular. 14.2 Mandado de segurana individual e coletivo. 14.3. Mandado de Injuno. 14.4. Habeas-data. 14.5 A tutela antecipada e tutela especfica. 15. Ao monitria. DIREITO PENAL: 1 Da aplicao da lei penal. 1.1 Princpios da legalidade e da anterioridade. 1.2 A lei penal no tempo e no espao. 1.3 O fato tpico e seus elementos. 1.4 Relao de causalidade. Culpabilidade. 1.5 Supervenincia de causa independente. 2 Crime consumado, tentado e impossvel. 2.1 Desistncia voluntria e arrependimento eficaz. 2.2 Arrependimento posterior. 2.3 Crime doloso, culposo e preterdoloso. 3 Erro de tipo. 3.1 Erro de proibio. 3.2 Erro sobre a pessoa. 3.3 Coao irresistvel e obedincia hierrquica. 3.4 Causas excludentes da ilicitude. 4 Da imputabilidade penal. 4.1 Do concurso de pessoas. 4.2 Do concurso de crimes. 5 Das penas: espcies, cominao e aplicao. 5.1 Da suspenso condicional da pena. 5.2 Do livramento condicional. 5.3 Efeitos da condenao e da reabilitao. 5.4 Das medidas de segurana. 5.5 Das medidas scio-educativas (Lei n. 8.069/90). 6 Da ao penal pblica e privada. 6.1 Da extino da punibilidade. 6.2 Da execuo das penas em espcie: das penas privativas de liberdade, dos regimes, autorizaes de sada, remio e incidentes da execuo. 7 Dos crimes contra o patrimnio. 8 Dos crimes contra a f pblica. 9. Crimes contra a administrao pblica. 9.2 Crimes contra o sistema financeiro (Lei n 7.492/86). 9.3 Crimes contra a ordem tributria (8.137/90). 9.4. Crimes de abuso de autoridade (Lei n. 4.898/65). 10 Trfico ilcito e uso indevido de substncias entorpecentes (Lei n 11.343/2006) 10.1 Crimes hediondos (Lei n. 8.072/90 e Lei n. 8.930/94). DIREITO PROCESSUAL PENAL: 1 Princpios gerais. 1.1 Aplicao da lei processual no tempo, no espao e em relao s pessoas. 1.2 Sujeitos da relao processual. 1.3 Inqurito policial. 2 Ao penal: conceito, condies, pressupostos processuais. 2.1 Ao penal pblica. Titularidade, condies de procedibilidade. 2.2 Denncia: forma e contedo; recebimento e rejeio. 2.3 Ao penal privada. 2.4 Titularidade. 2.5 Queixa. 2.6 Renncia. 2.7 Perdo. 2.8 Perempo. 2.9 Ao civil. 3 Jurisdio. 3.1 Competncia: critrios de determinao e modificao. 3.2 Incompetncia. 3.3 Efeitos. 3.4 Das questes e processos incidentes. 4 Da prova: conceito, princpios bsicos, objeto, meios, nus, limitaes constitucionais das provas, sistemas de apreciao. 4.1 Do Juiz,
Defensoria Pblica da Unio no Recife Av. Conde da Boa Vista, n 800, 6 andar, Edf. Apolnio Sales, Boa Vista- Recife/PE. CEP: 50.060-004 Telefone: (81) 3194-1200 www.dpu.gov.br Pgina 11 de 14

Recife

do Ministrio Pblico, do acusado e defensor, dos assistentes e auxiliares da justia. 4.2 Da priso e da liberdade provisria. 5 Das citaes e intimaes. 5.1 Forma, lugar e tempo dos atos processuais. 5.2 Dos atos processuais. 5.3 Atos das partes, dos juzes, dos auxiliares da Justia e de terceiros. 5.4 Dos prazos: caractersticas, princpios e contagem. 5.5 Da sentena. 5.5.1 Conceito, requisitos, classificao, publicao e intimao. 5.5.2 Sentena absolutria: providncias e efeitos. 5.5.3 Sentena condenatria: fundamentao da pena e efeitos. 5.5.4 Da coisa julgada. 5.6 Procedimento comum. 5.6.1 Procedimento dos Juizados Especiais Criminais no mbito da Justia Federal (Leis n. 9.099/95 e 10.259/2001). 5.6.2 Procedimento no jri. 5.7 Das nulidades. 5.7.1 Dos recursos em geral: princpios bsicos e modalidades. 5.7.2 Da reviso criminal. 5.7.3 Das excees. 5.8 Do Habeas corpus. 5.8.1 Do desaforamento. 5.8.2 Do processo e do julgamento dos crimes de responsabilidade dos funcionrios pblicos. 5.8.3 Do processo e do julgamento dos crimes de calnia e injria, de competncia do juiz singular. 5.8.4 Do processo e do julgamento dos crimes de trfico e uso indevido de substncias entorpecentes (Lei n 11.343/2006) 6 Interceptao telefnica (Lei n. 9.296/96). 7. Da priso em flagrante (Lei n 11.449/2007). DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Constituio: conceito, objeto e classificaes. 1.1 Supremacia da Constituio. 1.2 Aplicabilidade das normas constitucionais. 1.3 Interpretao das normas constitucionais. 2 Dos princpios fundamentais. 2.1 Dos direitos e garantias fundamentais. 2.3 Dos direitos e deveres individuais e coletivos. 2.4 Dos direitos polticos. 2.5 Dos partidos polticos. 3 Da organizao do Estado. 3.1 Da organizao poltico-administrativa. 3.2 Da unio. 3.3 Dos estados federados. 3.4 Dos Municpios. 3.5 Da administrao pblica. 3.6 Disposies gerais. 3.7 Dos servidores pblicos. 4 Da organizao dos poderes no Estado. 4.1 Do poder legislativo. 4.2 Do Poder Executivo. 4.3 Atribuies e responsabilidades do presidente da Repblica. 5 Do Poder Judicirio. 5.1 Disposies gerais. 5.2 Do Supremo Tribunal Federal. 5.3 Dos Tribunais superiores. 5.4 Dos Tribunais e Juzes eleitorais e militares. 5.5 Das funes essenciais justia. 5.6 Do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica. 6 Do controle da constitucionalidade: sistemas. 7 Do Sistema Tributrio Nacional. 7.1 Dos Princpios gerais. 8 Seguridade Social. 8.1 Organizao e princpios constitucionais. 9 Regime Geral de Previdncia Social DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificao, espcies e invalidao. 1.1 Anulao e revogao. 1.2 Prescrio. improbidade administrativa.(Lei n 8.429/92). 2 Controle da administrao pblica: controle administrativo, controle legislativo e controle judicirio. 2.1 Domnio pblico. 2.2 Bens pblicos: classificao, administrao e utilizao. 3 Contrato administrativo: conceito, peculiaridades, controle, formalizao, execuo e inexecuo. 3.1 Licitao: princpios, obrigatoriedade, dispensa e exigibilidade, procedimentos e modalidades. 3.2 Contratos de concesso de servios pblicos. 4 Agentes administrativos:
Defensoria Pblica da Unio no Recife Av. Conde da Boa Vista, n 800, 6 andar, Edf. Apolnio Sales, Boa Vista- Recife/PE. CEP: 50.060-004 Telefone: (81) 3194-1200 www.dpu.gov.br Pgina 12 de 14

Recife

investidura e exerccio da funo pblica. 4.1 Direitos e deveres dos servidores pblicos. Regimes jurdicos. 4.2 Processo administrativo: conceito, princpios, fases e modalidades. 5 Poderes da administrao: vinculado, discricionrio, hierrquico, disciplinar e regulamentar. 5.1 O poder de polcia: conceito, finalidade e condies de validade. 6 Interveno do Estado na propriedade: desapropriao, servido administrativa, requisio, ocupao provisria e limitao administrativa. 6.1 Direito de construir e seu exerccio. 6.2 Loteamento e zoneamento. 6.3 Reversibilidade dos bens afetos ao servio. 7 Princpios bsicos da administrao. 7.1 Responsabilidade civil da administrao: evoluo doutrinria e reparao do dano. 7.2 Enriquecimento ilcito e uso e abuso de poder. 7.3 Sanes penais e civis. 8 Servios pblicos: conceito, classificao, regulamentao, formas e competncia de prestao. Concesso e autorizao dos servios pblicos. 9 Organizao administrativa: noes gerais. Administrao direta e indireta, centralizada e descentralizada. 10. Desapropriao. 10.1 Bens suscetveis de desapropriao. 10.2 Competncia para decret-la. 10.3 Desapropriao judicial por necessidade ou utilidade pblica. 10.4 Indenizao e seu conceito legal. 10.5 Caducidade da desapropriao. 10.6 Imisso na posse do imvel desapropriado. DIREITO PREVIDENCIRIO: 1. Seguridade social: princpios, segurados. Contribuintes. Filiao e inscrio dos segurados. Inscrio do contribuinte individual e segurado especial. Salrio de contribuio. 2. Previdncia social: conceito, princpios, beneficirios da previdncia social, segurado, dependentes. Prestao da previdncia social. Perodo de carncia. Perodo de graa. Salrio de benefcio, renda mensal dos benefcios. 3. Benefcios: auxlio-doena, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de contribuio, aposentadoria por tempo de servio, aposentadoria por idade, aposentadoria especial, penso por morte, salrio-maternidade, salrio-famlia, auxlio-recluso, auxlio-acidente, seguro-desemprego. 4. Assistncia social: conceito, princpios. Benefcio de prestao continuada. LEGISLAO ESPECIFCA DA DEFENSORIA PBLICA: Lei Complementar n 80/94 e Lei 1.060/50.

Defensoria Pblica da Unio no Recife Av. Conde da Boa Vista, n 800, 6 andar, Edf. Apolnio Sales, Boa Vista- Recife/PE. CEP: 50.060-004 Telefone: (81) 3194-1200 www.dpu.gov.br

Pgina 13 de 14

Recife

ANEXO II - CALENDRIO DE ATIVIDADES

FASE

DATA

Publicao do edital

10/02/2014

Perodo de inscrio

12/02/2014 a 11/03/2014

Divulgao do local de prova

14/03/2014

Realizao da prova

23/03/2014

Divulgao do gabarito da prova objetiva

25/03/2014

Recursos do gabarito da prova objetiva Resultado definitivo da prova objetiva e resultado provisrio da prova discursiva Recursos da prova discursiva

26/03/2014 e 27/03/2014

23/04/2014

24/04/2014 e 25/04/2014

Divulgao do resultado final/homologao

06/05/2014

Defensoria Pblica da Unio no Recife Av. Conde da Boa Vista, n 800, 6 andar, Edf. Apolnio Sales, Boa Vista- Recife/PE. CEP: 50.060-004 Telefone: (81) 3194-1200 www.dpu.gov.br

Pgina 14 de 14

Vous aimerez peut-être aussi