Vous êtes sur la page 1sur 10

Manual do Aluno 2013

Sumrio: 1 - Sistema Acadmico 2 - Atos e procedimentos acadmicos 2.1 - Matrcula 2.2 - Inscrio em disciplinas 2.3 - Disciplinas eletivas 2.4 - Troca de turno 2.5 - Curso de disciplinas fora do campus (Intercmbio) 2.6 - Trancamento de matrcula 2.7 - Trancamento de disciplina 2.8 - Iseno de disciplina 2.9 - Emisso de documentos 3 - Avaliao do rendimento escolar 3.1 - Avaliaes 3.2 - Segunda chamada 3.3 - poca Especial - EE 3.4 - Regime especial de aprendizagem domiciliar 3.5 - Vista e reviso de prova 3.6 - Frequncia s aulas 3.7 - Coeficiente de Rendimento - CR 3.8 - Questo disciplinar 3.9 - Penalidades 3.10 - Bolsa de estudos 3.10.1 - Bolsas de estudos meritria 3.10.2 - Concesso de bolsa do PROUNI 3.11 Reposio de faltas pelo professor 4 - Integrao entre teoria e prtica 4.1 - Programa de Atividades Complementares 4.2 - Estgio Curricular Supervisionado 5 - Biblioteca 6 - Internet e intranet 7 - Elaborao e defesa do Trabalho de Concluso de Curso 7.1 - Consideraes gerais 8 - Formatura e expedio de diploma 9 - Ouvidoria 10 - Financiamento educacional 11 - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ENADE 3

1 - Sistema Acadmico O sistema acadmico da UCAM oferece um conjunto de servios on line disponvel na internet e nos terminais da Universidade. O aluno novo dever se dirigir Secretaria/Coordenao de Admisso e Registro - CAR de sua unidade para adquirir sua senha de acesso ao sistema. 2 Atos e Procedimentos Acadmicos 2.1 Matrcula A matrcula um procedimento que vincula oficialmente o aluno Universidade, devendo ser renovada a cada semestre. A matrcula inicial para os alunos que ingressam na Universidade ser formalizada no momento da entrega de todos os documentos na Secretaria/CAR, onde ser preenchido o requerimento de matrcula junto com o Contrato de Prestao de Servios. Aps a entrega dos documentos, o aluno receber um boleto para pagamento e dever retornar com o comprovante Secretaria/CAR para a efetivao e a assinatura do livro de matrcula. A renovao de matrcula ser feita on line no site da Universidade atravs do login e senha do aluno. O sistema disponibilizar o Contrato de Prestao de Servio, plano de estudos e o boleto bancrio. Ao iniciar o perodo letivo, o aluno dever acessar o site www.ucam.edu.br onde poder confirmar seu plano de estudos e os perodos subseqentes; a matrcula ser renovada no prazo previamente estabelecido no Calendrio Acadmico. O aluno dever consultar no Calendrio Acadmico as datas para eventuais incluses, alteraes e troca de disciplinas em seu plano do estudo. Incluses, alteraes ou excluses no podero ser realizadas fora do perodo fixado no Calendrio Acadmico. Aquele que no tiver seu nome includo na lista de presena da turma em que estiver cursando, embora a disciplina conste do seu plano de estudo, dever comunicar o fato imediatamente Secretaria/CAR atravs de requerimento.

2.2 Inscrio em Disciplinas A cada perodo letivo, o aluno dever obedecer aos seguintes requisitos: Cumprir pr-requisitos exigidos pelo currculo do curso; No se inscrever em disciplinas com horrio coincidente; Inscrever-se em, no mnimo 04 (quatro) e, no mximo 07 (sete) disciplinas, sendo uma eletiva, para os cursos com durao at 04 (quatro) anos; (*) Inscrever-se em, no mnimo 04 (quatro) e, no mximo 09 (nove) disciplinas, sendo uma eletiva, para cursos com durao acima de 04 (quatro) anos. (*)
(*) Redao anterior: Inscrever-se em, no mnimo 04 (quatro) e, no mximo, em 09 (nove) disciplinas. (*) Texto alterado pela Deliberao n 13, 26 de setembro de 2011.

11 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ENADE O ENADE um componente curricular obrigatrio aos cursos de graduao, sendo registrado no Histrico Escolar do estudante somente a sua situao regular em relao a essa obrigao. Se no h dispensa oficial pelo Ministrio da Educao, pois, nem todo ingressante ou concluinte participa da amostra, o aluno inscrito dever participar do Exame no dia, hora e local marcados. O aluno que no teve a sua situao regularizada perante o ENADE, no estar apto a receber o ttulo de seu curso e, consequentemente, no poder participar da Colao de Grau do seu Curso de Graduao.

2.3 Disciplinas Eletivas O aluno deve verificar se no Currculo do seu curso h a exigncia mnima de disciplinas eletivas. Essas disciplinas visam complementao e aprofundamento do curso. 2.4 Troca de Turno Aps o perodo de matrcula, a troca de turno s ser permitida enquanto estiver disponvel a incluso, excluso ou troca de disciplinas indicadas no Calendrio Acadmico. Essa troca s se concretizar mediante apresentao de documentos que justifiquem e comprovem sua real necessidade. 2.5 Curso de Disciplinas Fora do Campus (Intercmbio) O aluno poder requerer autorizao para cursar at 02 (duas) disciplinas por semestre em outras unidades da UCAM. A autorizao poder ser concedida se houver vagas na unidade pretendida.

16

7.1 - Consideraes Gerais A elaborao e defesa do TCC obedecero regulamentao prpria de cada curso. De um modo geral, um trabalho elaborado com rigor metodolgico e cientfico, seguindo normas pr-estabelecidas e que se aprofunda num tema de escolha do aluno e acordado com seu orientador. 8 Formatura e Expedio de Diploma S poder participar da solenidade de formatura o aluno que estiver rigorosamente em dia com todas as suas obrigaes acadmicas. As comisses de formatura devero obter informaes sobre o evento de colao de grau na Secretaria/CAR e nas Coordenaes Acadmicas. Aps a colao de grau, o aluno deve requerer seu diploma junto Secretaria/CAR. Alm da regularidade de sua documentao, ele deve quitar eventuais pendncias na biblioteca. 9- Ouvidoria A Ouvidoria recebe e analisa informaes, reclamaes, crticas e sugestes encaminhadas pela comunidade acadmica ou externa. Seu objetivo maior a melhoria do desempenho institucional da UCAM aproximando o aluno da Universidade. As reclamaes, sugestes e denncias so recebidas atravs do site da Universidade e encaminhadas aos departamentos responsveis pelo atendimento da solicitao. Uma vez apuradas e analisadas, as questes so respondidas por e-mail ao solicitante. Maiores informaes no site: Fale com a UCAM (www.ucam.edu.br/comunidade/ouvidoria.asp). 10 Financiamento Educacional A UCAM participa do FIES, ProUni e Pravaler.

As atividades acadmicas desenvolvidas no Ncleo de Prticas Jurdicas (NPJ), bem como aquelas concernentes s disciplinas TMB I e II, TCC I e II, Plano de Negcios e Projeto Experimental I e II no podero ser cursadas em unidade da UCAM diferente daquela onde o aluno est matriculado. O pagamento das disciplinas cursadas em regime de intercmbio fica atrelado ao Campus onde aluno est matriculado. Os demais procedimentos so regulamentados pela Deliberao CEAC n. 002/2010, de 22/06/2010. 2.6 Trancamento de Matrcula Trancamento de matrcula o ato acadmico que permite ao aluno afastar-se temporariamente das atividades acadmicas por um prazo no superior a 04 (quatro) semestres, consecutivos ou intercalados, podendo reabri-la. No caso especfico dos cursos Superiores de Tecnologia, esse prazo ser de no mximo 02 (dois) semestres. Caso o aluno ultrapasse o prazo mximo de trancamento, dever realizar novo processo de admisso; seus crditos sero avaliados de acordo com a matriz curricular vigente. 2.7 Trancamento de Disciplina O aluno que desejar trancar disciplinas dever encaminhar seu requerimento Coordenao Acadmica no prazo limite previsto no Calendrio Acadmico. Ele dever, no entanto, continuar cursando, no mnimo, 04 (quatro) disciplinas por perodo. 2.8 Iseno de Disciplina A iseno de disciplina deve ser requerida na Secretaria/CAR, no ato da matrcula. O aluno dever apresentar o original do histrico escolar e o respectivo contedo programtico da IES onde cursou originalmente a disciplina. A Coordenao Acadmica far um estudo das disciplinas cursadas e, caso haja equivalncia do contedo programtico e da carga horria, a iseno poder ser concedida. Os pedidos sero analisados mediante o cumprimento dos prazos e documentos requeridos.

15

2.9 Emisso de Documentos A entrega de documentos solicitados pelo aluno obedecer aos seguintes critrios: Solicitao mediante requerimento padronizado; Pagamento no ato do requerimento da taxa de expedio de documentos; Retirada do documento aps o prazo estipulado mediante apresentao do protocolo e regularidade junto Biblioteca. A Secretaria/CAR somente prestar informaes acadmicas e/ou financeiras pessoa que assinou o contrato de prestao de servios educacionais.

Nos Cursos de Administrao e Cincias Contbeis o estgio supervisionado obrigatrio para os alunos do 6 o (sexto), 7o (stimo) e 8o (oitavo) perodos, totalizando 500 (quinhentas) horas. No Curso de Licenciatura em Pedagogia o estgio ocorre a partir do 3 (terceiro) perodo, totalizando 300 (trezentas) horas. No Curso de Comunicao Social o estgio supervisionado foi substitudo pelo Projeto Experimental atravs de laboratrios com carga horria de 324 (trezentas e vinte e quatro) horas/aula, correspondendo a 10% (dez por cento) da carga horria mnima do curso (Resoluo n 002/84 do MEC). Ateno: Os contratos de estgio, para a devida assinatura do Secretaria/CAR para a assinatura do Coordenador do Curso; O prazo de devoluo dos contratos aos alunos de at 03 (trs) dias teis.

3 - Avaliao do Rendimento Escolar A aprovao em cada disciplina exige o cumprimento das seguintes condies: Obteno de mdia igual ou superior a 6,0 (seis) em 02 (duas) das 03 (trs) avaliaes realizadas ao longo do semestre letivo. Realizao de, no mnimo, 02 (duas) das 03 (trs) avaliaes que sero realizadas para cada disciplina ao longo do semestre. Frequncia mnima obrigatria de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades acadmicas previstas para o perodo; Nas unidades onde houver cursos superiores de tecnologia, os critrios de avaliao devero obedecero a normas prprias. As notas das avaliaes vo de 0 (zero) a 10 (dez), com intervalos de meio (0,5) ponto decimal. Iniciada a prova e aps a sada do primeiro aluno, no ser permitida a entrada de mais ningum. Cabe ao professor estipular o limite de tempo mnimo para entrega da avaliao.

5 Biblioteca O aluno dever se cadastrar na biblioteca para ter acesso aos servios. 6 Internet e Intranet Os assuntos disponveis na intranet e/ou internet devero ser acessados no site. Podem ser verificados no site da UCAM, entre outras: informaes sobre todos os cursos de graduao e ps-graduao oferecidos; notas; freqncia; horrios; Calendrio Acadmico; Manual do Aluno; horas de Atividades Complementares; Boletim Comunitrio. Para acessar o site so necessrias a matrcula e uma senha do aluno. 7 Elaborao e Defesa do Trabalho de Concluso de Curso - TCC

14

4 Integrao Entre Teoria e Prtica 4.1 Programa de Atividades Complementares Das Finalidades As Atividades Complementares so componentes curriculares obrigatrios e que possibilitam o reconhecimento, por avaliao, de habilidades, conhecimentos e competncias do aluno. As atividades podem ser adquiridas fora do ambiente escolar e incluem a prtica de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais e de interdisciplinaridades. Podem tambm ocorrer nas relaes com o mercado de trabalho e com as aes de extenso junto comunidade, atendendo s Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. O regulamento das Atividades Complementares e os demais formulrios do PAC esto disponibilizados no site da UCAM. O aluno deve procurar o Coordenador de Atividades Complementares de sua Unidade para obter maiores informaes. 4.2 Estgio Curricular Supervisionado O Estgio Curricular Supervisionado uma atividade obrigatria e diversificada, visando consolidao prvia dos desempenhos profissionais desejados de acordo com as peculiaridades de cada curso de graduao. Essas atividades devero ser acompanhadas pelas respectivas supervises que recebero o programa de Estgio e realizaro o preenchimento mensal do formulrio/relatrio (regulamentado pela Lei n. 11788 de 25/09/2008). No curso de Direito o estgio supervisionado (FUCAM/EMAG/NPJ) obrigatrio para os alunos do 7 (stimo), 8 (oitavo), 9 (nono) e 10 (dcimo) perodo, totalizando 360 (trezentos e sessenta) horas, distribudas eqitativamente nas reas de famlia, trabalho, penal e civil. O estagirio de Direito no pode cursar 02 (duas) reas simultaneamente; ele precisa obter a carteira de estagirio da OAB a partir do ingresso no Ncleo de Prtica Jurdica.

Aps o aluno ter acesso prova no ser permitida a desistncia, em nenhuma hiptese. Caso o aluno se retire de sala, o professor dever atribuir-lhe grau 0 (zero). As informaes sobre: notas, datas de provas ou a situao final do aluno somente sero disponibilizadas atravs do site.

3.1 Avaliaes A primeira avaliao (P1) ser realizada no perodo indicado no Calendrio Acadmico. A segunda avaliao (P2) consiste obrigatoriamente na realizao de uma prova escrita, em data fixada no Calendrio Acadmico. O professor pode acrescentar outro tipo de avaliao em conjunto com a prova escrita que dever valer no mnimo 7,0 (sete) e as demais aferies devero totalizar no mximo 3,0 (trs) pontos. A terceira avaliao (P3) opcional para os alunos que realizaram as 02 (duas) primeiras avaliaes. Ela dever conter toda a matria lecionada no semestre, uma vez que, das 03 (trs) notas obtidas, sero consideradas as 02 (duas) maiores. Ficar impedido de realizar a P3 o aluno que, na data de sua realizao, estiver reprovado por faltas. A P3 ficar arquivada na Secretaria/CAR at o final do semestre subsequente. O aluno que faltar a uma das avaliaes ter computadas as notas das duas outras para formar a mdia, que dever ser de, no mnimo 6,0 (seis) para aprovao no perodo. Observao. - Todas as avaliaes devero ser realizadas nos horrios estabelecidos e nas turmas onde o aluno originalmente matriculado (lembrando que seu nome precisa constar da lista de chamada). Uma avaliao realizada em outro local, sem o prvio consentimento da Coordenao, ter seu resultado automaticamente anulado. 3.2 Segunda Chamada No haver 2 chamada.

13

Situaes excepcionais sero resolvidas segundo orientaes da Resoluo n. 004, de 30 de julho de 2008, que dispe sobre o Regime Especial de Aprendizagem. 3.3 poca Especial - EE O aluno que no comparecer na data marcada a qualquer das avaliaes programadas poder requerer, no prazo de 03 (trs) dias teis a contar da data da prova no realizada, a concesso de poca Especial, mediante a comprovao de que se enquadra em uma das seguintes situaes: Gestante a partir de 8 (oitavo) ms de gestao e durante os 03 (trs) meses subsequentes; Portador de afeces congnitas ou adquiridas, infeces, traumatismo ou outras condies mrbidas, determinando distrbios agudos ou agudizados; Convocado e matriculado em rgo de formao de reserva ou reservista chamado para cerimnia nica do dia. A poca Especial de prova isenta o aluno de qualquer taxa. No poder, portanto, ser concretizada aps o encerramento do perodo letivo. A anlise de sua concesso prerrogativa da Coordenao Acadmica. A avaliao realizada em poca Especial ser arquivada na Coordenao Acadmica. A data de sua realizao ser agendada pela Coordenao do curso junto ao professor da disciplina. 3.4 Regime Especial de Aprendizagem Domiciliar Dever ser concedido de acordo com a Resoluo n. 004, de 30 de julho de 2008. 3.5 Vista e Reviso de Prova

Manter o CR igual ou superior a 07 (sete). Ter idade at 24 (vinte e quatro) anos (confirmao de dependncia financeira, segundo legislao utilizada para o imposto de renda); Apresentar documento comprobatrio de vnculo com a empresa ou instituio que justifica a concesso do benefcio e demais documentos indicados no Formulrio para Solicitao de Bolsas. A primeira mensalidade do semestre ser sempre cobrada integralmente, com o percentual da bolsa incidindo somente a partir da segunda mensalidade.

Ateno:

3.10.1 - Bolsas de Estudos Meritrias A UCAM premiar semestralmente com bolsa de estudos integral o aluno de maior CR acumulado de toda a Universidade. As regras e condies para esta premiao esto previstos na Resoluo n 005 de 27/08/2010. Os 03 (trs) primeiros colocados de cada curso de graduao tambm tero direito a bolsas de estudos parciais. (ver ntegra da Resoluo 005, de 27/08/2010). 3.10.2 - Concesso de Bolsa do PROUNI Destina-se concesso de bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50% e 25%) para estudantes de curso de graduao em instituies de ensino superior privado com ou sem fins lucrativos (Lei n. 11.096 de 13 de janeiro de 2005). 3.11 Reposio de Faltas pelo Professor Nos casos de falta do docente e havendo necessidade de completar a carga horria de cada disciplina, a aula perdida dever ser reposta pelo professor. O horrio ser decidido pela Coordenao Acadmica e previamente divulgado aos alunos.

Observaes:

12

acadmicos. Se ele tem crticas a fazer, ele deve ser corts e cordial, lembrando, sempre, que o dilogo a melhor maneira de resolver conflitos. 3.9 Penalidades O aluno que estiver em desacordo com as condutas de convivncia na UCAM sofrer as seguintes penalidades: Advertncia verbal; Advertncia escrita (constando do assentamento do aluno); Suspenso (constando do assentamento do aluno); Excluso.

A UCAM prev perodos para vista de prova aps cada avaliao. O aluno poder ter contato com sua avaliao, avaliar os erros/acertos e verificar com o professor as possveis dvidas quanto correo. O aluno dever manter-se informado quanto aos prazos e datas divulgados pelo professor ou pela Coordenao. obrigao do aluno comparecer na data fixada para vista de prova, sob pena de no poder exigir a sua entrega posteriormente.O no comparecimento vista de prova implica na perda do direito vista e reviso. Aps a vista de prova, a folha com o desenvolvimento das questes deve ser entregue ao aluno. A UCAM no se responsabiliza pela guarda das provas aps a data fixada para vista. A vista de prova um direito do aluno. Ela ser realizada na semana subsequente e no incio do tempo de aula, o que no implica em suspenso da aula regular. O aluno poder solicitar a reviso de prova, fundamentando o pedido em formulrio prprio na Secretaria/CAR, no prazo de 02 (dois) dias teis aps a data da vista de prova. A aceitao do pedido de reviso ficar a critrio da coordenao do curso, de acordo com a fundamentao apresentada. A reviso da avaliao ser feita pelo professor da disciplina sem a presena do aluno. Aps a reviso, se o aluno ainda estiver inconformado com a correo, ele poder solicitar um recurso de reviso atravs de uma banca examinadora no prazo de 02 (dois) dias teis aps haver tomado cincia do resultado da reviso. O deferimento do pedido de recurso de reviso ficar a critrio da coordenao do curso antes de ser encaminhado banca examinadora a ser constituda. A banca examinadora poder ser formada por professores de outras unidades da UCAM. 3.6 Frequncia s aulas

3.10 Bolsa de Estudos A Universidade concede bolsas de estudo nas seguintes situaes: Mrito; PCS portador de diplomas de curso superior; Convnios.

Todas as solicitaes de bolsas de estudo passaro pelo processo de avaliao a cada incio de semestre, cabendo ao aluno apresentar a documentao exigida e aguardar o resultado. O prazo para os pedidos de bolsas ser publicado a cada semestre pela coordenao geral. O aluno bolsista se submeter ao regimento de bolsa de estudo onde, entre os pr-requisitos, destaca-se: Estar em dia com a respectiva prestao contratual; No ter reprovao por frequncia ou por nota em qualquer das disciplinas cursadas no semestre anterior;

11

Para efeito de contagem das faltas, a ausncia a cada tempo de aula corresponde a 01 (uma) falta. O perodo de durao da aula abrange 03 (trs) tempos e cabe ao professor escolher o momento de realizar a chamada, registrando a presena ou ausncia do aluno. Ao trmino da chamada nominal feita pelo professor da disciplina, o aluno ausente em mais de 50% (cinqenta por cento) do tempo destinado s aulas do dia, ser considerado ausente. Ateno: Caso o aluno ultrapasse o limite de faltas permitido, ele ser reprovado. No haver abono de faltas. Em caso de justificativa, o aluno dever entrar com requerimento no prazo de 72 (setenta e duas) horas na Secretaria/CAR. No sero aceitos atestados mdicos, declaraes de empresas, ou quaisquer outros documentos para justificativa de faltas. Se o impedimento ocorrer por motivo de sade e perdurar por mais de 30 (trinta) dias, o aluno poder requerer o regime especial de aprendizagem domiciliar, observados os requisitos exigidos para a concesso do benefcio (Resoluo n. 004 de 30 de julho de 2008). 3.7 Coeficiente de Rendimento - CR O CR o indicador da avaliao do aluno. Ele obtido pela mdia ponderada das notas alcanadas nas disciplinas cursadas. No clculo do coeficiente so no so consideradas as isenes, trancamentos e cancelamentos de disciplinas. O CR calculado com a seguinte frmula: CR =
(A B) C

O CR ser avaliado de acordo com os seguintes intervalos:


0,0 a 2,9 3,0 a 4,9 5,0 a 6,9 D I R = = = Deficiente Insuficiente Regular 7,0 a 8,9 9,0 a 10,0 B E = = Bom Excelente

Ao final de cada semestre, a UCAM far a apurao cumulativa semestral do CR do aluno para determinar sua classificao. Esse indicador determinar a posio relativa de cada aluno na turma e na concluso do curso. Essa classificao final pode ser exigida pelas universidades nacionais ou estrangeiras para qualquer movimentao acadmica como, por exemplo, transferncia e iseno de vestibular para novo curso. O CR um importante indicador no histrico escolar do aluno, sobretudo para: Escolha do orientador de trabalho monogrfico de final de curso; Seleo de estgio ou concurso de monitoria; Desempate na lotao das turmas/disciplinas; Ingresso no mercado de trabalho; Admisso em cursos de especializao no Brasil e no exterior; Transferncias externas; Iseno de vestibular para os portadores de diploma de curso superior; Eventual concesso de descontos na mensalidade a ttulo de premiao ou de incentivo para aprimoramento da taxa de aproveitamento; Seleo para os cursos de mestrado ou doutorado.

A = mdia final das disciplinas nas quais o aluno obteve aprovao B = quantidade de crditos das disciplinas nas quais o aluno obteve aprovao C = total de crditos solicitados (aprovados + reprovados)

3.8 Questo Disciplinar A sala de aula onde se aprende. O aluno deve, portanto, se comportar de forma a no prejudicar o andamento e o desenvolvimento dos trabalhos

10

Vous aimerez peut-être aussi