Vous êtes sur la page 1sur 6

A Equao da Hiprbole Definio: A hiprbole o lugar geomtrico dos pontos de um plano cuja diferena

das distncias, em valores absolutos, a dois pontos fixos desse plano constante. Sejam dois pontos distintos F1 e F2 de um plano , cuja distncia d(F1 , F2) = 2c. Seja um nmero real a tal que 0 < 2a < 2c. Hiprbole o conjunto de todos os pontos P do plano, tais que:

ou

[Figura 1: Hiprbole] Como podemos ver, a hiprbole uma curva com dois ramos. Analisando a equao (2), podemos ver que um ponto P est na hiprbole se, e somente se:

Quando P est no ramo da direita, a diferena igual a +2a:

e quando P estiver no ramo da esquerda, a diferena ser 2a:

Considerando a reta que passa por F1 e F2, as interseces com a hiprbole sero os pontos A1 e A2. Traamos uma perpendicular a esta reta, passando pelo centro C do segmento F1 e F2.

[Figura 2: Eixos de Simetria da Hiprbole] A hiprbole uma curva simtrica em relao s estas duas retas, como tambm ao ponto C. Se P1 um ponto da hiprbole, existem outros pontos P2, P3 e P4 tais que: P2 o simtrico de P1 em relao reta horizontal; P3 o simtrico de P1 em relao reta vertical; P4 o simtrico a P1 em relao ao ponto C. Pela simetria, conclumos que:

Elementos da Hiprbole
Os principais elementos de uma hiprbole esto relacionados abaixo, considerando a figura 3:

[Figura 3: Elementos da Hiprbole] Focos: F1 e F2 Distncia focal: a distncia 2c entre os focos, onde c = CF1=CF2 Centro: o ponto mdio C do segmento F1F2 Eixo real ou transverso: o segmento A1A2, de comprimento 2a, onde a = CA1 = CA2 Eixo imaginrio ou conjugado: o segmento B1B2, de comprimento 2b. O valor de b definido pela relao pitagrica:

onde a, b e c so as medidas dos lados do tringulo retngulo CA2M. Assntotas: so as retas r e s das quais a hiprbole se aproxima cada vez mais medida que os pontos se afastam dos focos. Esta aproximao contnua e lenta de forma que a tendncia da hiprbole tangenciar suas assntotas no infinito. Considerando uma circunferncia de raio CF1 ou CF2, cujo centro C o mesmo centro da hiprbole, traamos pelos vrtices A1 e A2 cordas perpendiculares ao segmento F1F2 e marcamos as interseces com a circunferncia. Esses pontos so os vrtices do retngulo MNPQ inscrito circunferncia. Esse retngulo tem dimenses 2a e 2b. As retas r e s que contm as diagonais desse retngulo so as assntotas da hiprbole.

Abertura: o ngulo chamado de abertura da hiprbole Excentricidade: a excentricidade e da hiprbole o nmero dado pela relao:

A excentricidade da hiprbole est intimamente relacionada com sua abertura. Se mantivermos o segmento c fixo e variarmos apenas o comprimento do segmento a, teremos uma abertura maior quando a menor e vice-versa. Ento, se diminuirmos o valor de a teremos uma excentricidade maior e = c / a. Assim os ramos da hiprbole estaro mais abertos. Quando a = b o retngulo MNPQ se transforma num quadrado, torando as assntotas perpendiculares e a abertura da hiprbole ser igual a = 45. Para este caso especfico a hiprbole recebe o nome de Hiprbole Equiltera.

Equao Reduzida da Hiprbole


1 Caso: O Eixo Real est sobre o Eixo dos x: Tomando um sistema ortogonal, com o centro C da hiprbole na origem do sistema, temos que:

[Figura 4: Eixo rel sobre eixo dos x]

Seja um ponto P(x, y) da hiprbole, cujos focos so os pontos F1( c,0) e F2( c,0). Por definio temos que:

Em coordenadas:

Quadramos ambos os lados:

Quadramos novamente ambos os lados:

Substitumos a relao (4) na (5), obtendo:

Dividindo ambos os lados por a2b2, resulta em:

Que a equao da hiprbole.

2 Caso: O Eixo Real est sobre o Eixo dos y: Tomando um sistema ortogonal, com o centro C da hiprbole na origem do sistema, temos que:

[Figura 5: Eixo real sobre o eixo dos y] Analogamente ao primeiro caso, chegamos equao da hiprbole:

Referncias
[1] Geometria Analtica Steinbruch & Winterle [2] Matemtica: Cincia e Aplicaes V3 Iezzi, Dolce, Et al

Vous aimerez peut-être aussi