Vous êtes sur la page 1sur 112

mercado de trabalho

conjuntura e anlise
| agosto 2009 |

Governo Federal Ministrio do Trabalho e Emprego Ministro Carlos Roberto Lupi Secretrio Executivo Andr Peixoto Figueiredo Lima Secretaria de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica Ministro Daniel Barcelos Vargas (interino)

mercado de trabalho conjuntura e anlise


CORPO EDITORIAL Editor Responsvel Lauro Ramos Membros Carlos Henrique Leite Corseuil Luiz Eduardo Ruckert Parreiras Roberto Henrique Sieczkowski Gonzalez

Fundao pblica vinculada Secretaria de Assuntos Estratgicos, o Ipea fornece suporte tcnico e institucional s aes governamentais, possibilitando a formulao de inmeras polticas pblicas e programas de desenvolvimento brasileiro, e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus tcnicos.

Equipe de Apoio Italo Cabral de Souza Julio Castro Alves de Lima e Silva Luana Moreira de Souza Furtado Marina Ferreira Fortes Aguas

As opinies emitidas nesta publicao so de exclusiva e inteira responsabilidade dos autores, no exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do Ipea ou da Secretaria de Assuntos Estratgicos.

Presidente Marcio Pochmann AGRADECIMENTOS Diretor de Administrao e Finanas Fernando Ferreira Diretor de Estudos Macroeconmicos Joo Sics Diretor de Estudos Sociais Jorge Abraho de Castro Diretora de Estudos Regionais e Urbanos Liana Maria da Frota Carleial Diretor de Estudos Setoriais Mrcio Wohlers de Almeida Diretor de Cooperao e Desenvolvimento Mrio Lisboa Theodoro
Ao Ministrio do Trabalho e Emprego, ao IBGE, Fundao Seade e ao Dieese por cederem os dados necessrios elaborao desta edio.

Chefe de Gabinete Persio Marco Antonio Davison Assessor-Chefe de Comunicao Daniel Castro URL: http:/www.ipea.gov.br Ouvidoria: http:/www.ipea.gov.br/ouvidoria

SUMRIO

APRESENTAO ANLISE DO MERCADO DE TRABALHO NOTAS TCNICAS O ndice de Medo do Desemprego

5 7 19 21

Marcelo Souza Azevedo


A crise econmica internacional e os (possVeis) impactos sobre a Vida das mulheres

27

Observatrio Brasil da Igualdade de Gnero


ConseQuncias da Perda de um Emprego Formal no Brasil 37

Carlos Henrique L. Corseuil Rodrigo F. Dias Miguel Foguel Daniel D. Santos


O seguro-desemprego como resposta crise no emprego: alcance e limites 43

Brunu Amorim Roberto Gonzalez


Economia Solidria E POLITICAS PBLICAS INTRODUO InstitucionaliZao das Polticas Pblicas de Economia Solidria: BreVe traJetria e desafios 51 53

55

Valmor Schiochet
Subsdio aos debates sobre anteproJeto de lei para institucionaliZao de uma Poltica Nacional de Economia Solidria

61

Comit Permanente do Conselho Nacional de Economia Solidria


economia solidria: um noVo modo de ViVer 69

Eudes Xavier
ANEXO ESTATSTICO 75

ApreseNtaO

Em linhas gerais, se o desempenho do mercado de trabalho no primeiro semestre de 2009, por um lado, no foi satisfatrio, por outro cou acima das expectativas no incio da crise nas economias domstica e internacional. As evolues dos nveis de ocupao e rendimento so bem inferiores s registradas no mesmo perodo de 2008. Outros indicadores, todavia, no reagiram to mal, como foi o caso das taxas de desemprego e de informalidade.1 Alm disso, no ms de junho registrou-se melhora em praticamente todos os indicadores, o que vem sendo interpretado por muitos analistas como uma possvel evidncia de que as maiores diculdades teriam cado para trs. bem possvel que isto se revele verdadeiro nos prximos meses, desde que a ocupao mantenha o esboo de recuperao delineado no ltimo ms. Ainda que este cenrio venha a prevalecer, importante assinalar, a crise ter deixado sua marca: no ltimo ms de junho, pela primeira vez desde a implementao da atual metodologia da Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica (PME/IBGE) em 2002/2003, vericou-se uma retrao do nvel da ocupao em relao ao mesmo ms do ano anterior, revelando a magnitude do desaquecimento da demanda por mo de obra. Nesse contexto, alm da anlise dos indicadores de comportamento do mercado de trabalho metropolitano estrito senso, torna-se oportuno discutir a matria sob um prisma mais amplo, e incluir outros elementos na avaliao dos efeitos da crise econmica sobre o mercado de trabalho brasileiro. com o intuito de contribuir para um maior esclarecimento da questo que este nmero de Mercado de Trabalho: conjuntura e anlise traz quatro notas tcnicas, que, de uma forma ou de outra, so correlatas ao tema. A primeira nota, de Marcelo Azevedo, da Confederao Nacional da Indstria (CNI), apresenta o ndice de medo do desemprego, elaborado e divulgado pela CNI. Esta estatstica, que passou a ser difundida recentemente apesar de ter resultados registrados desde 1996, pode ser entendida como um indicador antecedente, dado que reete as expectativas acerca do comportamento do mercado de trabalho no curto e mdio prazos O autor discute a metodologia envolvida no clculo do ndice e apresenta a sua evoluo histrica, destacando o seu comportamento recente: elevao no ltimo trimestre do ano passado e no primeiro trimestre deste ano, com queda no segundo. A segunda nota trata do impacto da crise sobre as mulheres, e foi elaborada no mbito do Observatrio Brasil da Igualdade de Gnero. Seu objetivo vericar em que medida h uma evoluo distinta dos indicadores de desempenho do mercado de trabalho para cada sexo. Conclui-se que as mulheres foram proporcionalmente mais afetadas na evoluo do nvel de ocupao, e que este efeito da crise desencadeou uma retrao da oferta de trabalho relativamente maior para as mulheres.
1. Vale dizer que no caso do desemprego h indcios de que a trajetria desse indicador no foi pior devido a uma retrao na oferta de trabalho. Ver mais detalhes sobre o assunto na seo Anlise do Mercado de Trabalho deste volume.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

Carlos Henrique Corseuil, Rodrigo Dias, Miguel Foguel, e Daniel Santos, pesquisadores e bolsistas do Ipea, assinam a terceira nota, que discute o custo da perda de um emprego formal no Brasil. Os autores usam episdios de demisses nos dados da Relao Anual de Informaes Sociais do Ministrio do Trabalho e Emprego (Rais/MTE), entre 2000 e 2006, para analisar tanto o tempo que o indivduo leva para se reempregar no setor formal, como para comparar o salrio de reemprego com o que vigorava no momento da demisso. Os resultados apontam que 38% dos indivduos no conseguem se reempregar no setor formal num prazo de at um ano, e que h uma perda salarial de aproximadamente 13% associada demisso. A proposta da ltima nota tcnica vericar em que nvel se d a contribuio do seguro-desemprego para atenuar os efeitos da crise no mercado de trabalho. Os autores Brunu Amorim e Roberto Gonzalez, tambm pesquisadores do Ipea, contrastam a cobertura e a taxa de reposio deste mecanismo com a durao do desemprego. Os resultados indicam que seguro-desemprego atua como mecanismo de estabilizao ecaz, mas apenas por um perodo relativamente curto. Alm dessas notas, e de uma breve anlise centrada nos resultados disponveis para o primeiro semestre dos principais indicadores do desempenho do mercado de trabalho, este nmero rene tambm trs ensaios sobre economia solidria, enfocando o processo de institucionalizao das polticas de apoio ao setor. A partir de abordagens e perspectivas distintas, os textos logram fornecer um conjunto articulado de vises sobre o estado das artes dos desaos da economia solidria, e destacam a necessidade de seu fortalecimento e enraizamento nas polticas pblicas de Estado.

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

ANLisE Do MErCaDo DE TRaBaLHo

ANLIse DO MerCaDO De TraBaLHO

1 Introduo A m de balizar os resultados sobre a performance do mercado de trabalho, a anlise tem incio com um breve panorama do ambiente macroeconmico na primeira metade de 2009.1 No que se refere ao nvel de atividade, os indicadores apontam para uma tendncia de retrao da economia. De fato, o ltimo resultado disponvel para o produto interno bruto (PIB) referente ao primeiro trimestre de 2009 mostra uma diminuio de 1,8% frente ao mesmo perodo do ano de 2008, enquanto indicadores indiretos do nvel de atividade tais como vendas no varejo e produo industrial indicam que no houve recuperao no segundo trimestre. J os ndices de preo vm apontando taxas de crescimento menores do que as registradas para o igual perodo de 2008, sinalizando um desaquecimento do mercado interno. Em particular, o ndice Geral de Preos - Disponibilidade Interna (IGP-DI) apresentou taxas de inao anualizadas negativas no primeiro semestre do ano corrente. Portanto, o cenrio macroeconmico que serve de pano de fundo para a anlise do mercado de trabalho de retrao do nvel de atividade. No obstante, alguns indicadores antecedentes (o ndice de conana empresarial e o ndice de medo do desemprego este apresentado em nota tcnica neste volume e ambos levantados pela Confederao Nacional da Indstria (CNI) apontam uma reverso das expectativas para o segundo semestre e sinalizam para a retomada da atividade econmica.
A discusso das prximas sees mostrar que em boa medida o mercado de trabalho metropolitano vem reetindo essa realidade da economia.2 Em linhas gerais, o desempenho do primeiro semestre no foi satisfatrio, ainda que no tenha sido to fraco conforme chegou a ser temido ao nal do ano passado. Alm disso, no ms de junho observou-se melhora em praticamente todos os indicadores, o que vem sendo interpretado por muitos analistas como uma possvel evidncia de que o pior teria cado para trs. possvel que tal predio venha de fato a se concretizar, desde que o crescimento da ocupao, mais importante at mesmo do que a queda da taxa de desemprego ocorrida em junho, mantenha-se nos meses seguintes. Contudo, mesmo que isso se verique, os efeitos da crise tero sido grandes, pois pela primeira vez desde a implementao da nova metodologia da PME o crescimento da ocupao em 12 meses foi negativo.3 Os principais indicadores sero analisados em detalhes a seguir.
1. Esse panorama macroeconmico est fundamentado pelos nmeros disponveis na sinopse macroeconmica do ipeadata. Ver www.ipeadata.gov.br. 2. Para tanto, sero utilizados os dados de pesquisas domiciliares tanto do Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica (IBGE), a Pesquisa Mensal do Emprego (PME), quanto do Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos (Dieese), a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED); e, ainda, o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) este ltimo um registro administrativo nacional do emprego formal. 3. A ltima vez em que se havia detectado uma retrao da demanda no mercado de trabalho metropolitano no espao de 12 meses foi em 1999.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

2 Taxa de atiVidade e desocupao O grco 1 ilustra a evoluo da taxa de atividade4 ao longo dos anos de 2007 a 2009. Nota-se ali que, em 2009, esta taxa situa-se em um patamar inferior aos dos demais anos. Em especial em junho de 2009, assume o segundo menor valor do ano e a maior variao frente ao mesmo ms de 2008 de cerca de 0,6 ponto percentual (p.p.). Ao se considerar a variao entre os primeiros semestres de 2009 e 2008, a queda corresponde a 0,2 p.p., resultado que amortecido pelas variaes positivas nas regies metropolitanas de So Paulo e Recife.5
GRFICO 1

Taxa de participao
(Em %)
58,0

57,8

57,6

57,4

57,2

57,0

56,8

56,6

56,4

56,2

56,0
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out 2007 Nov 2008 Dez 2009

Fonte: PME/IBGE.

Para entender melhor a evoluo dessa taxa interessante desagreg-la segundo caractersticas da fora de trabalho.6 Na repartio por sexo, as mulheres mantiveram uma taxa praticamente estvel nos seis primeiros meses de 2009 vis--vis 2008, tendo os homens uma leve reduo de 0,4 p.p. No mesmo perodo, todas as faixas de escolaridade apresentaram queda de participao, mas o grupo com instruo inferior ao ensino fundamental completo foi o mais atingido (-1,2 p.p.). Com relao desagregao por idade, as pessoas mais afetadas por uma reduo no indicador encontram-se na faixa de 10 a 24 anos, com destaque para aqueles entre 15 e 17 anos (-1,9 p.p.). Entretanto, indivduos com mais de 24 anos passam a participar mais da fora de trabalho. O grco 2 mostra a trajetria da taxa de desemprego, ou taxa de desocupao, para o agregado das regies metropolitanas (RMs), entre 2007 e 2009. Este indicador, no primeiro
4. A taxa de atividade ou participao obtida pela diviso entre a populao economicamente ativa (PEA) e a populao em idade ativa (PIA). 5. Recife e So Paulo apresentam uma variao positiva de 0,9 e 0,4 p.p. Contudo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro tm uma variao negativa de 1,3, 0,9, 0,6 e 0,3 p.p., respectivamente. 6. Os dados encontram-se disponveis no anexo estatstico, ao nal deste volume.

10

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

semestre do corrente ano, cou entre os patamares registrados nos mesmos perodos de 2007 e 2008. Vale destacar que entre os meses de maro e maio de 2009 foram registrados os maiores valores para esta taxa desde outubro de 2007. Entretanto, no ms de junho esta taxa apresentou uma aprecivel recuperao, o que resultou em uma aproximao da curva referente a 2008 o hiato foi de apenas 0,2 p.p. frente a junho de 2008. 7 Essa comparao anual da taxa de desemprego exibe, porm, um padro diferenciado entre as RMs. Ao considerar a variao entre o primeiro semestre de 2009 e sua contrapartida em 2008, os resultados negativos concentram-se em Recife e So Paulo, com um crescimento de, respectivamente, 0,3 e 1 p.p.8 Dado que a RM de So Paulo tem um peso relativamente bem maior, esta inuencia bastante a taxa total e, com isso, a eleva em 0,4 p.p. na variao do semestre.9
GRFICO 2

Taxa de desocupao
(Em %)
10,5

10,0

9,5

9,0

8,5

8,0

7,5

7,0

6,5 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out 2007 Nov 2008 Dez 2009

Fonte: PME/IBGE.

Em linhas gerais, as taxas de desemprego aberto apuradas pela PED, do Dieese, corroboram o comportamento agregado captado pela PME. Em termos regionais, contudo, verica-se alguma divergncia: So Paulo mantm-se como a RM com maior crescimento deste indicador entre os primeiros semestres (0,8 p.p.), que tambm subiu em Salvador e Porto Alegre; mas esta taxa caiu nas demais RMs (Belo Horizonte, Recife e Distrito Federal).10

7. Isso de deveu em boa parte retrao da oferta. Um exerccio contrafatual simples mostra que, caso a taxa de participao tivesse se mantido no nvel de maio, a taxa de desemprego teria sido de 8,3% e, no caso do patamar de junho de 2008, teria sido igual a 9,1%. 8. Em Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte, a taxa de desemprego experimentou reduo de, respectivamente, 0,2, 0,3 e 0,5 p.p., enquanto no Rio de Janeiro este indicador cou estvel. 9. Ver anexo estatstico ao nal deste volume. 10. Uma possvel explicao para essas diferenas reside nas variaes nas taxas de participao, tanto devido natureza amostral das pesquisas, como pela j constatada importncia do lado da oferta para o comportamento das taxas de desemprego na PME.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

11

Por m, dois pontos interessantes merecem destaque na anlise da taxa de desocupao com base nos dados da PME. O primeiro diz respeito ao seu comportamento por faixa de escolaridade, o qual revela um aumento para os mais educados:11 0,6 p.p. ao se considerar a variao entre os semestres iniciais de 2008 e 2009, e 0,5 p.p. na comparao entre junho de 2008 e junho de 2009; para as demais faixas educacionais, as taxas mantiveram-se praticamente constantes. O segundo ponto se refere ao aumento do desemprego entre os chefes de domiclio. Apesar de o indicador ser menor para esta posio do que para os outros membros do domiclio, no perodo entre os seis meses iniciais de 2008 e de 2009, houve um crescimento de 0,5 p.p. para os chefes.

3 Ocupao e informalidade Ao analisar a ocupao e sua trajetria nos ltimos anos, observa-se que no primeiro semestre de 2009 a mdia da populao ocupada nas RMs correspondeu a aproximadamente 21 milhes de indivduos. Este valor agregado apresentou uma variao de 0,7%, se comparado ao mesmo perodo do ano anterior. Tal resultado positivo no capta, todavia, todos os movimentos da varivel ao longo do tempo, na medida em que existe uma convergncia entre as curvas de 2008 e 2009 durante o semestre, a qual culmina no cruzamento no ltimo ms, quando o nvel da ocupao vem a car abaixo do registrado em junho do ano passado.
GRFICO 3

Populao ocupada
(Em 1 mil pessoas)

Fonte: PME/IBGE.

O grco 4, que fornece a variao percentual anual do nmero de ocupados ms a ms, torna mais fcil constatar quo declinante e destoante do padro dos anos anteriores foi a evoluo deste indicador nos ltimos meses: pela primeira vez, desde o inicio da nova metodologia da PME, foi detectada uma variao negativa da ocupao (-0,1%). Vale assinalar que desempenho semelhante s pde ser observado na srie da
11. O grupo que engloba os trabalhadores com pelo menos 11 anos completos de estudo.

12

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

antiga metodologia da pesquisa,12 na qual a variao anual relativa a setembro de 1999 tambm alcana valores negativos (-0,2%).
GRFICO 4

Variao anual da populao ocupada - contnuo


(Em %)
4,5

4,0

3,5

3,0

2,5

2,0

1,5

1,0

0,5

0,0
de z ja n de z ja n de z ja n de z ja n ag o ag o ag o ag o ag o de z ja n ou t ou t m a ju i n m a ju i n m a ju i n m a ju i n m a ju i n m m m
2004 2005 2006

2007

2008

-0,5

Fonte: PME/IBGE.

Nos dados do CAGED,13 a queda da ocupao tambm visvel nos resultados do saldo da movimentao da mo de obra14 acumulado em 12 meses (grco 5). importante destacar que no primeiro semestre deste ano a variao do emprego formal atingiu valores menores que os registrados em anos anteriores para o mesmo perodo. A desagregao dos dados por setor de atividade aponta que a queda no saldo total sofre grande inuncia da indstria de transformao. E esta, embora tenha se recuperado, ainda apresenta um nmero mdio de desligamentos superior mdia de admisses nos seis meses iniciais de 2009.

12. A srie histrica da antiga metodologia da PME possui dados at o ms de dezembro de 2002. Os valores referentes populao ocupada, utilizados para o clculo da variao anual, consideravam pessoas de 15 anos ou mais de idade. 13. importante considerar que o CAGED e a PME diferenciam-se com relao ao perodo de referncia da pesquisa. A primeira fonte reporta todas as informaes aps o encerramento do ms, enquanto a segunda tem suas informaes reportadas ao longo de todo o ms. Assim, possvel que o CAGED capture com maior preciso as transies para o desemprego no caso de elas terem se concentrado no nal do ms. Cabe ressaltar, ainda, que este cadastro cobre todo o territrio nacional, e que as informaes divulgadas referem-se apenas aos vnculos formais. 14. O saldo da movimentao da mo de obra consiste na diferena entre o total de admisses e o total de desligamentos.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

2009

m a ju i n

ou t

ou t

ou t

ja n

ar

ar

ar

ar

ar

ar

13

GRFICO 5

Saldo da movimentao da mo de obra acumulado em 12 meses - contnuo


(Em milhares)
2.500.000

2.000.000

1.500.000

1.000.000

500.000

0
de z ja n de z ja n de z ja n de z ja n de z ja n m a ju i n m a ju i n m a ju i n m a ju i n m a ju i n ag o ag o ag o ag o ag o m

2004

2005

2006

2007

2008

Fonte: CAGED/MTE.

De volta aos dados da PME, a desagregao regional do nmero de ocupados possibilita vericar que Recife, Salvador, So Paulo e Belo Horizonte obtiveram aumento de, respectivamente, 3,7%, 2,4%, 0,8% e 0,6 %, quando comparados os valores mdios do primeiro semestre de 2009 com os do mesmo intervalo de 2008. O impacto negativo cou por conta de Porto Alegre (0,9%), enquanto o Rio de Janeiro manteve-se praticamente estvel. Com relao ocupao por gnero, entre o primeiro semestre de 2008 e o de 2009, observou-se maior crescimento na ocupao das mulheres (1,5%) do que na dos homens (0,1%). Na comparao entre junho 2009 e o mesmo ms de 2008, a variao masculina negativa em 0,8%, enquanto a feminina positiva (0,7%). A partir da abertura da ocupao por setores de atividade, possvel notar que, apesar de a indstria ter apresentado a maior queda no semestre (-4,0%), setores como comrcio e outros servios15 tambm contriburam para a diminuio da performance dos ocupados (respectivos -2,2 e 0,7). Os demais setores obtiveram desempenho positivo, com destaque para os segmentos da construo civil (+3,3%) e da administrao pblica (+3,2%). No que diz respeito aos ocupados por posio no emprego, uma comparao baseada nas mdias semestrais de 2008 e 2009 revela que a categoria dos militares e estatutrios apresentou aumento de 3,8%, seguida pelos empregados com carteira de trabalho assinada (2,8%). J os decrscimos caram a cargo dos empregadores (-0,6%), dos trabalhadores por conta prpria (- 1,0%) e dos empregados sem carteira assinada (-2,9%). importante frisar ainda que, embora pouco representativos no universo da populao ocupada (0,6%), os no remunerados apresentaram uma queda de 8,5% com relao ao ano anterior.

15. Esse agrupamento abrange as atividades de alojamento e alimentao; transporte, armazenagem e comunicao; e outros servios coletivos, sociais e pessoais.

14

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

2009

m a ju i n

ou t

ou t

ou t

ou t

ou t

ja n

ar

ar

ar

ar

ar

ar

O desempenho dos grupos de empregados com e sem carteira permite moldar a evoluo do grau de informalidade:16 o grco 6 conrma a sua permanncia em patamares inferiores aos dos anos anteriores, e comportamento em 2009 relativamente estvel at aqui. Nos seis meses iniciais de 2009, o valor mdio do nvel de informalidade cou em 38,1 %, o que representa uma queda de 1,1 p.p. em relao a 2008. Em suma, no s o fraco desempenho do nvel de ocupao preocupa, mas tambm o fato de ele no estar to aparente em funo do comportamento aceitvel da taxa de desemprego resultado do comportamento da oferta, como visto anteriormente suscita preocupaes por poder levar a diagnsticos excessivamente otimistas. De forma anloga, o grau de informalidade no reetiu at aqui o fraco desempenho da ocupao, o que, de um lado, sugere no ter havido substituio expressiva de empregos formais por ocupaes informais, mas, de outro lado, tambm indica que as perspectivas de crescimento no melhoraram a ponto de estimular a formalizao.
GRFICO 6

Evoluo do grau de informalidade


(Em %)
42,0

41,5

41,0

40,5

40,0

39,5

39,0

38,5

38,0

37,5

37,0 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set 2007 Out 2008 Nov Dez 2009

Fonte: PME/IBGE.

4 Rendimento e Massa Salarial A evoluo mensal do rendimento mdio real habitualmente recebido nos ltimos anos pode ser observada no grco 7. Nele constata-se que o rendimento cai de forma contnua de janeiro a junho de 2009, perodo ao nal do qual acumula uma perda de aproximadamente R$ 33 (ou 2,5%), embora permanea acima do apurado para o primeiro semestre do ano passado. Este comportamento faz com que a diferena para o mesmo perodo em 2008 caia de 5,9% em janeiro para 3,0% em junho.17 Ainda possvel vericar que nos ltimos anos no h registro de queda do rendimento que tenha persistido por tanto tempo.
16. O grau de informalidade aqui utilizado denido como a razo entre trabalhadores sem carteira, por conta prpria e no remunerados sobre o total de ocupados. 17. O crescimento de 4,2% quando comparada a mdia do primeiro semestre de 2009 com a de 2008.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

15

GRFICO 7

Rendimento mdio real habitual


(Em R$)
1.380,00

1.350,00

1.320,00

1.290,00

1.260,00

1.230,00

1.200,00 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set
2007

Out

Nov
2008

Dez
2009

Fonte: PME/IBGE.

Tanto a magnitude como a persistncia da queda observada para os rendimentos motivam o registro de maiores detalhes da evoluo deste indicador. Uma primeira hiptese a ser investigada diz respeito ao uso da rotatividade de trabalhadores por parte das rmas enquanto instrumento para reduo salarial. Ou seja, segundo esta hiptese, seria de se esperar uma queda do rendimento mdio se as rmas demitissem trabalhadores com salrios relativamente altos e contratassem outros com salrios mais baixos. A tabela 1 traz informaes sucientes para atestar essa hiptese, ao mostrar tanto o rendimento mdio como a participao na populao ocupada dos grupos de trabalhadores classicados de acordo com o tempo de permanncia no emprego. Se a hiptese estiver correta, a participao dos trabalhadores com pouco tempo de emprego deveria subir em detrimento da participao dos trabalhadores com maior experincia.
TABELA 1

Percentual da populao ocupada e rendimento mdio real habitual por tempo de permanncia no emprego (jan./jun. 2009)
2009 % da populao ocupada Janeiro Tempo de permanncia no emprego < 1 ano entre 1 e 2 anos 2 anos ou mais
Fonte: PME/IBGE.

Rendimento mdio Janeiro 766 959 1.586 Junho 774 933 1.536

Junho 19,69 12,24 68,07

20,34 11,78 67,88

Embora as primeiras duas colunas da tabela mostrem que esse movimento de fato tenha ocorrido, a magnitude muito pequena, no tendo atingido um ponto percentual. Tal dimenso parece no ser suciente para ditar o movimento observado no rendimento mdio. O fator que parece ter sido preponderante a queda de rendimento experimentada

16

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

pelos trabalhadores dos dois grupos mais experientes, que, alm de terem salrios mais altos, respondem por aproximadamente 80% da populao ocupada. O fato est ilustrado na terceira e na quarta colunas da mesma tabela. Na ausncia de um respaldo mais concreto para a hiptese de rotatividade nas rmas ter sido o fator preponderante para explicar a queda nos rendimentos, resta testar duas hipteses alternativas. A mais bvia seria uma queda do rendimento dos grupos majoritrios na populao ocupada, tal como mencionado para o caso do tempo de emprego. Outra possibilidade se ter uma realocao da mo de obra entre postos com remuneraes distintas. Exemplo disto pode ser obtido a partir da anlise da seo anterior: sugere-se ali que, no que diz respeito ao setor de atividade, a indstria deve ter perdido espao para os demais setores. Ora, dado que a indstria tende a pagar salrios relativamente altos, isto poderia explicar a queda do salrio mdio, ainda que o salrio de cada grupo se mantivesse inalterado. Os resultados dispostos na tabela 2 tendem a refutar essa hiptese. Uma vez mais, h um movimento muito tmido na participao do grupo de trabalhadores em questo no caso, aqueles que trabalham na indstria. E tambm, assim como na tabela 1, possvel detectar um movimento mais intenso de queda de rendimento de um grupo com participao expressiva na populao ocupada. No caso do setor de atividade, este grupo corresponde ao setor de servios, cuja participao gira em torno de 40% e a remunerao mdia experimenta uma queda de praticamente 7% entre janeiro e junho de 2009.18
TABELA 2

Percentual da populao ocupada e rendimento mdio real habitual por setores de atividade (jan./jun. 2009)
2009 % da populao ocupada Janeiro Setores de atividade Indstria Construo Comrcio Servios Administrao pblica
Fonte: PME/IBGE.

Rendimento mdio Janeiro 1.394 961 1.043 1.321 1.900 Junho 1.412 1.088 1.041 1.235 1.823

Junho 16,42 7,39 18,98 40,11 16,55

17,06 7,17 19,35 39,92 16,00

Portanto, conclui-se que a queda registrada no rendimento mdio no consequncia de movimentos de realocao dos trabalhadores entre postos de trabalho, mas sim um reexo de queda de rendimento estrito senso experimentada por grupos de trabalhadores com participao expressiva na populao ocupada. A concluso reforada quando se replica este tipo de anlise para grupos de trabalhadores classicados de acordo com seus nveis de escolaridade. Aqueles com pelo menos ensino mdio completo experimentam a maior perda salarial (3,9%) e representam o grupo com maior participao na populao ocupada (em torno de 57% no primeiro semestre de 2009).19 A combinao dessa queda no rendimento mdio com o fraco desempenho reportado para o nvel de ocupao se reete na massa salarial. O grco 8 mostra a evoluo mensal deste indicador para os ltimos anos. Dois fatos chamam ateno: i) uma queda contnua de janeiro a maio, que totaliza aproximadamente 3%; e ii) o nvel atingido no segundo
18. Vale assinalar tambm a queda de 4,2% do rendimento dos trabalhadores da administrao pblica. 19. Na verdade, a queda dos rendimentos dos grupos mais escolarizados suciente para sobrepujar o efeito estatstico de elevao dos rendimentos mdios como um todo devido ao crescimento relativo destes grupos no contingente de ocupados (o efeito composio) que prevaleceu nos anos anteriores.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

17

trimestre ser inferior ao registrado no ltimo trimestre de 2008. So fatos preocupantes na medida em que sugerem um possvel desaquecimento do consumo das famlias, o que poderia dicultar uma possvel recuperao da economia e do mercado de trabalho, ao menos no curto prazo. A intensidade desta recuperao no segundo semestre de 2009 vai depender, portanto, da velocidade na retomada dos investimentos.
GRFICO 8

Massa salarial
(Base: junho = 100)
105

100

100,00

95

90

85
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out 2007 Nov 2008 Dez 2009

Fonte: PME/IBGE.

NOTA tCNICA

o iNDICE DE mEDO DO DESEMPREGO Marcelo Souza Azevedo

a crise econmica internacional e os (possVeis) impactos sobre a Vida das mulheres Observatrio Brasil da Igualdade de Gnero

ConseQuncias da perda de um emprego formal no brasil Carlos Henrique L. Corseuil Rodrigo F. Dias Miguel Foguel Daniel D. Santos

o seguro-desemprego como resposta crise no emprego: alcance e limites Brunu Amorim Roberto Gonzalez

NOTA TCNICA

O NDICe De MeDO DO DesempregO


Marcelo Souza Azevedo*

1 O ndice de Medo do Desemprego: histrico e metodologia O ndice de Medo de Desemprego um indicador elaborado pela Confederao Nacional da Indstria (CNI) a partir de pesquisa de opinio pblica que exprime o sentimento dos brasileiros sobre o desemprego. A pesquisa tem abrangncia nacional e realizada trimestralmente.
A relevncia desse indicador reside no fato de que sua evoluo ajuda a antecipar variaes no ritmo de atividade econmica. Isto se d porque a avaliao do medo de desemprego antecede, em alguma medida, a evoluo do desemprego, assim como variaes futuras no consumo e poupana das famlias. Uma avaliao otimista, ou seja, de baixo medo do desemprego, sugere inclinao a aumentar o consumo e, assim, de maior atividade econmica no futuro. Uma avaliao pessimista, ou seja, de alto medo do desemprego, sugere a necessidade de cortar gastos e reduzir o consumo, com reexo negativo na atividade econmica. Cumpre ainda ressaltar que, por ser derivado de pesquisa de opinio pblica, o resultado obtido de forma clere em comparao com outras estatsticas. A pesquisa de opinio da qual se obtm o ndice de Medo do Desemprego teve incio em 1996. Embora usualmente trimestral, em 1998 e 1999 a periodicidade da pesquisa foi reduzida de modo a atender ao interesse da CNI de levantar a opinio pblica sobre outros assuntos relevantes. As pesquisas so domiciliares, realizadas pessoalmente por uma equipe de entrevistadores contratada pelo IBOPE Inteligncia, devidamente credenciada, com experincia e treinamento especco em pesquisas de opinio pblica, e com utilizao de questionrio elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. H ltragem em todos os questionrios aps a realizao das entrevistas e scalizao de aproximadamente 20% deles. So realizadas 2002 entrevistas no perodo de quatro a cinco dias corridos. So entrevistados brasileiros eleitores, com 16 anos ou mais, residentes em domiclios particulares permanentes de todas as regies do Brasil. O universo de eleitores estraticado. Cada estrato composto por apenas um estado brasileiro, com exceo dos estados do Acre, Amap e Roraima, que juntos constituem apenas um. Quando o estado possui regio metropolitana, seu universo estraticado em regio metropolitana e interior. O modelo de amostragem utilizado o de conglomerados em trs estgios. No primeiro estgio, os municpios so selecionados probabilisticamente por meio do modelo PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), com base na populao com 16 anos ou mais em cada municpio. No segundo estgio, so selecionados os conglomerados: setores censitrios, com PPT sistemtico. A medida de tamanho a populao de 16 anos ou mais residente nos setores. Por m, no terceiro estgio seleciona-se em cada conglomerado um nmero xo de eleitores segundo cotas de variveis descritas como se segue: Sexo: masculino e feminino; Grupos de idade: 16-17, 18-24, 25-29, 30-39, 40-49, 50-69, e 70 anos ou mais;
* Analista de Polticas e Indstria da Confederao Nacional da Indstria (CNI).

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

21

NOTA TCNICA

Instruo: at a 4 srie do ensino fundamental; 5 a 8 srie do ensino fundamental; ensino mdio; ensino superior; Atividade: setor de dependncia agricultura, indstria de transformao, indstria de construo, outras indstrias, comrcio, prestao de servios, transporte e comunicao, atividade social, administrao pblica, outras atividades, estudantes e inativos. As fontes de dados para a elaborao da amostra (em 2009) so: Censo 2000, Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD 2007), e Tribunal Superior Eleitoral (TSE 2008). O intervalo de conana estimado de 95% e a margem de erro mxima estimada de dois pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. At maro de 2008, a questo sobre o medo do desemprego fez parte do ndice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), tambm elaborado pela CNI e que sintetiza a opinio dos brasileiros sobre alguns aspectos capazes de afetar as suas decises de consumo. Em junho, o INEC foi reformulado e a questo do medo do desemprego deixou de ser utilizada em sua composio. Reconhecida a importncia da avaliao do medo de desemprego enquanto indicador antecedente da atividade econmica, a partir de abril de 2009 a CNI passou a divulgar o ndice de Medo do Desemprego em separado. Trata-se de um ndice de base xa (outubro de 1997 = 100), cuja construo se fundamenta na seguinte pergunta: Com relao ao desemprego, pensando no(a) Sr.(a.) e nas pessoas de sua famlia, o(a) Sr.(a.) diria que:. A partir das respostas cria-se um nmero ndice, que corresponde mdia ponderada pela frequncia relativa de cada resposta. So trs opes de respostas vlidas: i) est com muito medo de ser afetado pelo desemprego; ii) est com pouco medo de ser afetado pelo desemprego; e iii) no est com medo de ser afetado pelo desemprego. Para a primeira alternativa, atribui-se peso 3; para a segunda, peso 2; e para a alternativa iii), peso 1. Calcula-se a mdia destes escores ponderada pelas frequncias relativas das respostas. Por m, divide-se o valor pelo valor calculado em outubro de 1997, ou seja: (1) Onde:

IMDt : ndice de Medo do Desemprego no ms t ; f jt : frequncia relativa das respostas do tipo j no ms t ; E j : pesos da resposta do tipo j = 1, 2, 3 onde E1 = 3; E2 = 2; E3 = 1 ; e B : valor base. 2 O ndice de Medo do Desemprego para diferentes estratos Utilizando-se dos cortes que a pesquisa permite, pode-se observar a diferena da percepo do medo do desemprego para diferentes estratos da populao brasileira. Atualmente, a pesquisa comporta estes cortes desde 2002. Futuramente, ser disponibilizada a srie histrica desde seu incio. Por conta disso, para o clculo dos ndices estraticados, ser aqui utilizada como base a mdia de 2002. Com esta nova ponderao, o ltimo valor do ndice de desemprego 82,9 pontos, e sua mdia histrica, entre maro de 2002 e junho de 2009, 94,5 pontos.

22

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

NOTA TCNICA

Conforme evidencia o grco 1, o ndice comporta-se de forma muito semelhante para pessoas do sexo masculino e feminino, mas estas ltimas registram maior medo do desemprego como regra. A mdia histrica do ndice de Medo do Desemprego entre maro de 2002 e junho de 2009 89,1 pontos para os homens e 99,7 pontos para as mulheres.
GRFICO 1

ndice de Medo do Desemprego, por gnero


(Base: mdia 2002 = 100)

Fonte: CNI.

O grco 2 demonstra que o ndice de Medo do Desemprego inversamente proporcional renda familiar. Quanto maior a renda familiar, de um modo geral, menor o ndice. A mdia histrica do ndice de Medo do Desemprego entre maro de 2002 e junho de 2009 83,1 pontos para os as pessoas com renda familiar acima de 10 salrios mnimos (SMs), e alcana 101,1 pontos para as pessoas com renda familiar inferior a 1 SM.
GRFICO 2

ndice de Medo do Desemprego, por faixa de renda familiar


(Base: mdia 2002 = 100)

Fonte: CNI.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

23

NOTA TCNICA

Quando considerado o grau de escolaridade, verica-se que o medo do desemprego destacadamente inferior entre as pessoas com nvel superior. Entre as pessoas de escolaridade menor, o medo do desemprego maior, mas no h grande diferenciao entre as pessoas dos diferentes nveis de escolaridade pesquisados: at a 4 srie do ensino fundamental, entre a 5 e a 8 srie do fundamental, e o ensino mdio. A mdia histrica do ndice de Medo do Desemprego entre maro de 2002 e junho de 2009 para as pessoas de nvel superior 87,3 pontos. Para as pessoas dos outros nveis de escolaridade, o ndice supera os 90 pontos, e atinge 96,5 pontos para as pessoas que completaram entre a 5 e a 8 srie do ensino fundamental.
GRFICO 3

ndice de Medo do Desemprego, por escolaridade


(Base: mdia 2002 = 100)

Fonte: CNI.

3 O ndice de Medo do Desemprego em Junho de 2009 O ndice de Medo do Desemprego encontra-se em 89,0 pontos em junho de 2009. Tratase de uma queda de 8,4% na comparao com o ndice anterior, de maro de 2009, o que denota queda no medo do desemprego. Esta queda sucede dois trimestres consecutivos de alta no ndice na comparao com o ndice imediatamente anterior. Na comparao com o ndice de junho de 2008, a queda de 2,7%.
O ndice de junho de 2009 tambm idntico ao observado em setembro de 2008, quando os efeitos da crise econmica ainda no eram to pronunciados na economia brasileira. Cumpre ressaltar tambm que o valor de junho bastante baixo na comparao com o incio da dcada. O percentual de respondentes que armaram estar com muito medo do desemprego foi de 22,1% das respostas vlidas em junho de 2009. Este um percentual que pode ser considerado baixo; o nmero j superou 45% em 2003. O percentual de pessoas que armaram no estar com medo do desemprego, por sua vez, foi de 46% na mesma pesquisa. Este percentual elevado: trata-se do segundo maior da srie desde 2002, atrs somente do observado em maro de 2008.

24

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

NOTA TCNICA
GRFICO 4

ndice de Medo do Desemprego


(Base: outubro 1997 = 100)

Fonte: CNI.

4 O ndice de Medo do Desemprego: perspectiVa histrica O medo do desemprego est recuando desde o nal de 2002, com duas excees. No ms de maro de 2007, registrou-se aumento de 9,4% na comparao com o ms de dezembro de 2006, possivelmente em decorrncia de uma reavaliao de expectativas aps o perodo eleitoral, que afetou tambm uma srie de outras variveis ento utilizadas para compor o INEC. A segunda exceo foi o aumento do medo do desemprego recente, de 9,3% no acumulado entre os meses de dezembro de 2008 e maro de 2009, por conta do acirramento da crise internacional.
O valor mdio do ndice entre 2002 e 2005 supera 105 pontos. A partir de 2007, o valor mdio anual do ndice inferior a 95 pontos, embora em 2008 tenha sido apenas 90,4 pontos. A marcada tendncia de queda no medo do desemprego, em especial em 2007 e 2008, na comparao com os anos anteriores se deve a uma srie de fatores. Primeiramente, a queda no medo do desemprego pode ser explicada pelo forte crescimento do produto interno bruto (PIB) brasileiro, acima da mdia mundial, nesses dois anos, apesar dos impactos da crise econmica mundial no m de 2008. Com isso, registrou-se criao recorde de empregos. Em segundo lugar, cabe destacar que nesses dois anos a formalizao de empregos cresceu mais que o emprego informal. A formalizao do emprego trouxe mais segurana aos empregados, reduzindo assim a percepo de medo do desemprego. Tambm chama ateno o incremento de polticas assistencialistas como o benefcio do seguro-desemprego e o Programa Bolsa Famlia, os quais, embora no aumentem a segurana no emprego, certamente do amparo aos desempregados.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

25

NOTA TCNICA

A CrIse eCONmICa INterNaCIONaL e Os (pOssVeIs) ImpaCtOs sOBre a VIDa Das mULHeres


Observatrio Brasil da Igualdade de Gnero1

1 Introduo Ampliaram-se ao longo dos ltimos dez meses as matrias produzidas pela mdia em geral e pelos veculos especializados, bem como os encontros destinados a discutir, com pblicos variados, as causas, impactos e (possveis) respostas dos governos para enfrentar e debelar a crise que tem tirado o sono e os empregos de milhes de mulheres e homens em todos os continentes. A crise entrou decisivamente na agenda nacional e alguns dos temas que tm merecido espao neste cenrio so aqueles relacionados s consequncias geradas no mercado de trabalho brasileiro. Tem se conferido especial ateno aos movimentos das taxas de desemprego, dos nveis de ocupao e da massa salarial, quase sempre a partir de uma anlise que privilegia os impactos diferenciados segundo os setores de atividade econmica, faixa de renda, faixa etria, Unidade da Federao, grau de instruo e tipo do municpio.
As principais discusses sobre o tema, no entanto, tm ignorado os impactos diferenciados da crise sobre a oferta e a qualidade do emprego por sexo. As anlises produzidas neste contexto consideram trabalhadores, portanto, como uma massa homognea, cujos diferentes marcadores identitrios em nada interferem na forma de insero e participao dos grupos sociais no mercado de trabalho. Ocorre, entretanto, que a congurao do mercado de trabalho brasileiro, sua segmentao por sexo e desigualdades que o caracterizam podem implicar resultados bastante distintos segundo o sexo do(a) trabalhador(a). Pode-se imaginar, por exemplo, que o contexto de crise tem prejudicado mais intensamente a populao feminina, em razo de sua insero mais precria no mercado de trabalho. tambm razovel pensar que, neste momento inicial da crise, no qual o setor industrial parece ser o mais afetado, os homens tenham sido mais impactados, uma vez que este setor majoritariamente ocupado pela populao masculina. Estas e outras hipteses podem ser levantadas, e exatamente esta a perspectiva que se procura enfrentar com o trabalho aqui desenvolvido. Para tanto, esta nota tcnica traz uma srie de indicadores conjunturais sobre emprego e desemprego que permitem avaliar, em carter inicial, os primeiros impactos produzidos pela crise econmica e nanceira internacional na participao no mundo do trabalho e na ocupao masculina e feminina. Foram utilizados indicadores produzidos a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica (IBGE), e da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), do
1. Esta nota tcnica sintetiza e atualiza os principais resultados do Boletim Mulher e Trabalho, Edio Especial: a crise econmica internacional e os (possveis) impactos sobre a vida das mulheres, resultado de um esforo integrado de diversas organizaes que integram o grupo de trabalho para acompanhamento da crise no mbito do Observatrio Brasil da Igualdade de Gnero. Contriburam para a elaborao deste estudo os tcnicos do Ipea Natlia Fontoura, Marcelo Galiza e Roberto Gonzalez; da Organizao Internacional do Trabalho (OIT) Solange Sanches e Mrcia Vasconcelos; do Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica (IBGE) Ana Sabia e Cimar Pereira; da Universidade Federal Fluminense (UFF) Hildete Pereira e Alberto di Sabbato; e da Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres (SPM), Luana Pinheiro.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

27

NOTA TCNICA

Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos (Dieese). O CAGED um registro administrativo que traz informaes mensais sobre todos os estabelecimentos que tenham efetuado qualquer tipo de movimentao (admisso, desligamento ou transferncia) em seu quadro de empregados com contrato de trabalho regido pela CLT. Permite, assim, uma avaliao conjuntural do mercado de trabalho formal do pas ou seja, apenas dos trabalhadores que possuem carteira assinada. A PME, por sua vez, uma pesquisa domiciliar realizada mensalmente em seis regies metropolitanas (RMs) do pas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, So Paulo e Porto Alegre) que traz informaes, tambm de natureza conjuntural, referentes condio de atividade, condio de ocupao, rendimento mdio, posio na ocupao, posse de carteira de trabalho assinada, entre outras, contemplando, assim, toda a populao ocupada ou procura de trabalho, e no apenas os trabalhadores assalariados com carteira assinada. A PED, nos mesmos moldes da PME, cobre as RMs de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Distrito Federal, So Paulo e Porto Alegre.

2 Os resultados recentes do mercado de trabalho sob a perspectiVa de gnero Nos oito meses que se seguiram aos primeiros efeitos da crise no pas (setembro/2008 a abril/2009),2 o crescimento da populao economicamente ativa (PEA) feminina foi menor que o crescimento da PEA masculina em todas as RMs pesquisadas na PED. Houve decrscimo da PEA feminina em Salvador (-3,0%), em Belo Horizonte (-1,5%), em Porto Alegre (-2,3%) e em So Paulo (-1,9%), enquanto para os homens no se vericou decrscimo da PEA em qualquer das RMs. Importante destacar que observa-se, neste caso, uma reverso de fenmeno vericado em anos anteriores, quando se notava uma leve tendncia ao crescimento maior da PEA feminina em relao masculina, havendo indcios, portanto, de que o contexto de crise econmica retirou relativamente mais mulheres do mercado de trabalho do que homens. Em outras palavras, parece que o baixo dinamismo econmico tem conduzido as mulheres para a inatividade.
As informaes da PED sobre a taxa de participao de homens e mulheres no mercado de trabalho deixam mais clara essa tendncia, que, apesar de leve, ntida e previsvel, na medida em que expressa traos de nossa cultura patriarcal. Isso porque em situaes de perda de emprego/ocupao no ncleo familiar, h maior probabilidade de que mulheres retornem s suas casas e se responsabilizem pelas atividades domsticas do que homens, ou porque a perda de rendimento familiar impossibilita a manuteno de uma trabalhadora domstica que desenvolvia atividades que agora sero desempenhadas por elas, ou porque a procura de trabalho, especialmente em contexto de crise, envolve custos signicativos, que, para no onerarem demasiadamente as famlias, so direcionados busca de emprego para os homens. Assim, entre setembro/2008 e maio/2009, a taxa de participao das mulheres caiu mais do que a dos homens em todas as RMs pesquisadas. Os dados mostram queda na taxa de participao dos homens nas regies metropolitanas, mas esta queda sempre menos acentuada que a vericada entre as mulheres (grco 1).

2. At o fechamento da presente nota tcnica, a estimativa da PEA de maio de 2009, desagregada por sexo, ainda no havia sido divulgada pelo Dieese. Os demais dados apresentados ao longo do texto esto atualizados at maio de 2009.

28

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

NOTA TCNICA
Grfico 1

Variao da taxa de participao entre setembro de 2008 e maio de 2009, por RM, segundo sexo

* Os dados da RM de Recife referem-se ao perodo de set./08 a abril/09, pois as informaes de maio/09 ainda no estavam disponveis. Fonte: PED/Dieese.

No que diz respeito ao nvel de ocupao, nota-se que as variaes nos meses ps-setembro de 2008 foram, de forma geral, negativas para homens e mulheres, com quedas relativas um pouco mais acentuadas no caso das mulheres (-2,36% contra -1,59%). Interessante observar que, no mesmo perodo do ano anterior, a ocupao feminina crescia relativamente mais, quando comparada ocupao masculina. Ou seja, parece que a crise refreou um processo, at ento existente, de feminizao do mercado de trabalho (tabela 1). Como ser visto adiante, este resultado pode estar associado maior fragilidade dos vnculos femininos.
Tabela 1

Variao do nvel de ocupao e da taxa de desemprego nas RMs em perodos selecionados, segundo sexo
(Em %)

Perodo Mai./09-set./08 Mai./08-set./07

Variao no nvel de ocupao Homens -1,59 0,53 Mulheres -2,36 1,11

Variao na taxa de desemprego Homens 25,86 -10,14 Mulheres 9,18 -13,04

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenao de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Mensal de Emprego.

A tabela 1 evidencia, ainda, que a taxa de desemprego masculina elevou-se mais que a feminina quando se toma como referncia os meses imediatamente posteriores crise. possvel perceber que h um aumento da ordem de 25,86% na taxa de desemprego dos trabalhadores do sexo masculino das seis regies metropolitanas pesquisadas pela PME, enquanto este valor corresponde a inferiores 9,18% quando focadas as trabalhadoras. Se o nvel de ocupao caiu relativamente mais entre as mulheres, seria de se esperar que houvesse um maior aumento do desemprego para elas, em comparao aos trabalhadores homens. No entanto, o que justica a menor elevao na taxa de desemprego entre as mulheres parece ser a inatividade que as acomete mais intensamente no perodo de crise. Desse modo, as trabalhadoras que perdem seus postos de trabalho no se tornam necessariamente desempregadas, pois desistem de procurar emprego. A desagregao dos dados de ocupao segundo os setores de atividade econmica indica que as maiores quedas relativas na ocupao feminina ocorreram na indstria extrativa e de

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

29

NOTA TCNICA

transformao, gua, luz e gs (-8,28%) e nos servios de intermediao nanceira e atividades imobilirias (-3,43%). Entre os homens, as maiores quedas relativas foram em servios domsticos (-12,71%) e tambm na indstria (-5,90%) (tabela 2). Tal como apontado em diversos estudos anteriores, em termos absolutos, foi realmente o setor industrial o mais impactado neste primeiro momento de crise queda de 247 mil postos de trabalho no perodo analisado, dos quais 137 mil eram ocupados por homens e 110 mil, por mulheres. Seria de se esperar, assim, que tanto para homens quanto para mulheres fosse este o setor com maiores taxas de desligamentos. Interessante evidenciar, porm, que, apesar de ser a indstria um campo de trabalho altamente masculinizado, foram as trabalhadoras as que, proporcionalmente, mais perderam empregos neste setor talvez pela maior fragilidade de seus vnculos. Ou seja, a crise provocou um aprofundamento do perl masculino da indstria brasileira, indo na contramo do movimento de feminizao que parecia ter lugar no mesmo perodo do ano anterior.
Tabela 2

Variao do nvel de ocupao nas RMs segundo sexo e setor de atividade em perodos selecionados
(Em %)

Perodo Homem Mai./09-set./08 Mai./08-set./07 Mulher Mai./09-set./08 Mai./08-set./07

Intermediao Adm. pblica, Indstria, gua, Construo Comrcio, reparao Servios nanceira, atividades sade, educao luz e gs civil de veculos etc. domsticos imobilirias etc. -5,90 0,60 -8,28 5,55 -3,82 0,73 30,29 -3,74 0,99 1,03 -2,09 0,75 2,35 4,01 -3,43 2,97 5,23 -0,90 -0,27 -0,15 -12,71 6,44 -1,25 -1,81

Outros servios -4,23 -2,31 -1,70 1,51

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenao de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Mensal de Emprego.

Outro aspecto merecedor de destaque refere-se s atividades de trabalho domstico que, conforme mostra a tabela 2, desempregaram proporcionalmente muito mais homens do que mulheres: -12,71% e - 1,25%, respectivamente. O que estes dados parecem mostrar que o trabalho domstico executado por homens no se congura em um bem de primeira necessidade para as famlias, podendo ser mais facilmente dispensado do que o executado por mulheres. Isto ocorre devido estrutura diferenciada do mercado de trabalho domstico feminino e masculino, no qual as atividades desenvolvidas por trabalhadores e trabalhadoras so intrinsecamente diferentes: enquanto a eles cabem ocupaes como jardineiro, caseiro e motorista, s mulheres cabem as tarefas de cuidado com casa e crianas, que se constituem em atividades fundamentais para a reproduo cotidiana das famlias. Assim, abrir mo do trabalho exercido por estas trabalhadoras parece ser algo mais custoso para as famlias, especialmente para as mulheres, pois o trabalho dito reprodutivo lhes impe jornadas maiores e mais intensas de trabalho, e impacta decisivamente suas oportunidades de entrada e permanncia no mercado de trabalho. Como ltimo aspecto a se destacar nesta anlise de ocupao por setores de atividade, vale notar certa substituio da mo de obra masculina pela feminina nos empreendimentos da construo civil. Entre setembro de 2008 e maio de 2009, os dados da PME apontam uma queda de 3,82% no conjunto de postos ocupados por homens neste setor, enquanto h uma elevao da ocupao feminina da ordem de 30,29%, o que indica um movimento de feminizao da construo civil, tendncia que ser rearmada na anlise dos dados do CAGED a seguir. O detalhamento por posio na ocupao ainda mais revelador. Inicialmente, possvel perceber que foram os trabalhadores ocupados em postos de trabalho de pior qualidade

30

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

NOTA TCNICA

aqueles que mais perderam seus empregos, o que havia sido levantado como hiptese para explicar o freio no movimento de feminizao do mercado de trabalho que vinha ocorrendo. Frente ao cenrio econmico desfavorvel, parece que os primeiros empregos a serem eliminados so, de fato, aqueles mais frgeis. Como se pode observar na tabela 3, as demisses enfrentadas pelas mulheres no perodo de crise se deram especialmente entre aquelas que no contavam com carteira de trabalho assinada (-11,36%).
Tabela 3

Variao do nvel de ocupao nas RMs segundo sexo e posio na ocupao em perodos selecionados
(Em %)

Perodo Homem Mai./09-set./08 Mai./08-set./07 Mulher Mai./09-set./08 Mai./08-set./07

Trabalhador domstico -12,71 6,44 -1,25 -1,81

Servidor pblico/ Com carteira Sem carteira Conta prpria Empregador militar -5,05 5,02 -2,35 8,00 1,65 3,34 0,01 3,53 -7,05 -3,67 -11,36 -4,38 -3,13 -3,68 -1,22 0,02 -1,66 -1,26 -8,17 -5,64

Sem remunerao -27,89 4,76 12,29 13,39

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenao de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Mensal de Emprego.

Nesse mesmo perodo, contudo, vericou-se um aumento na ocupao feminina no trabalho sem remunerao, indicando que, no contexto de crise econmica, os postos de trabalho que se abriram para as mulheres foram aqueles de natureza mais precria, para os quais no h remunerao para o trabalho realizado. Uma das hipteses que as mulheres antes empregadas em outras ocupaes, desempregadas ou inativas, tenham tido que se inserir nos empreendimentos familiares talvez substituindo trabalhadores que tiveram que ser desligados na condio de colaboradoras, que trabalham, mas no tm renda prpria, o que rearma os valores sexistas fundantes da sociedade brasileira. Destaca-se, ainda, que entre os trabalhadores ocupados na categoria de empregadores, ou seja, donos de seus prprios negcios, registra-se reduo no nvel de ocupao tanto para homens quanto para mulheres, em maior intensidade para estas (-1,66% e -8,17%, respectivamente). Pode-se imaginar que a maior precariedade dos empreendimentos femininos seja o principal fator a explicar as desigualdades vericadas neste contexto de crise internacional. J para os trabalhadores do sexo masculino, a principal reduo nos postos de trabalho aps setembro de 2008 foi justamente entre os no remunerados, para os quais se vericou uma queda de 27,89%. Houve tambm uma reduo signicativa no total de ocupados em empregos domsticos (-12,71%), e sem carteira assinada (-7,05%). Vericou-se, ainda, um ligeiro crescimento nos postos com carteira assinada (1,65%),3 naturalmente menor do que o resultado observado no mesmo perodo do ano anterior. Os resultados apresentados at aqui, com base nas pesquisas domiciliares de emprego, possibilitaram uma anlise do mercado de trabalho global, ou seja, tanto daquelas ocupaes precrias e com vnculos frgeis quanto daquelas de maior qualidade e proteo social, alm da categoria de empregadores. Julga-se interessante conhecer, porm, em maior nvel
3. Nota-se, aqui, uma suposta divergncia de resultados entre a PME e o CAGED, que, como ser apresentado a seguir, aponta uma tendncia feminizao do mercado de trabalho formal aps setembro de 2008. Ressalta-se, entretanto, que a comparao dos dois resultados exige cautela, pois as diferenas metodolgicas entre as duas informaes so signicativas. No se avaliaram neste estudo as possveis razes de tal divergncia, mas esta poderia ser explicada, por exemplo, pelo fato de o CAGED considerar todo o territrio nacional, e no apenas as regies metropolitanas.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

31

NOTA TCNICA

de detalhamento, o funcionamento do mercado de trabalho formal e suas reaes frente ao quadro de crise econmica. Isto porque a destruio de ocupaes celetistas gera consequncias distintas tanto para trabalhadores(as) quanto para empresas, e mesmo para o governo que tem reduzida sua arrecadao e ampliados seus gastos no pagamento, por exemplo, do benefcio do seguro-desemprego. Os dados do CAGED permitem este tipo de anlise mais aprofundada do mercado formal, pois oferecem informaes sobre desligamentos e admisses de todos(as) os(as) trabalhadores(as) com carteira assinada. A partir da tabela 4, constata-se que os primeiros efeitos da crise internacional relativos ao emprego formal foram sentidos na indstria de transformao conforme tendncia j vericada pela PME e, tambm, na construo civil. Sob a perspectiva de gnero, este fato merece grande ateno. A indstria de transformao e a construo civil so, tradicionalmente, setores de atividade econmica masculinos. Nesse sentido, se os impactos da crise internacional sobre o emprego, at o momento, foram mais seriamente vericados nestes setores, espera-se que os homens tenham sido mais afetados.
Tabela 4

Variao absoluta e relativa de empregos com carteira assinada segundo subsetores de atividade econmica e sexo
Saldo CAGED out./07 a mai./08 Subsetores de atividade econmica Extrativa mineral Indstria de transformao Servios industriais de utilidade pblica Construo civil Comrcio Servios Administraao pblica direta e autrquica Agropecuria Total Homem Variao absoluta 6.237 91.099 5.529 152.219 149.850 240.632 3.429 -39.868 609.127 Variao relativa1 3,74% 1,79% 1,95% 10,14% 3,73% 3,77% 1,03% -3,01% Mulher Variao absoluta 1.266 89.154 1.542 11.791 127.639 214.123 9.547 -1.843 Variao relativa1 7,15% 4,31% 2,80% 11,25% 4,86% 4,20% 2,07% -0,80% Total Variao absoluta 7.503 180.253 7.071 Variao relativa1 4,07% 2,52% 2,08% Homem Variao absoluta -5.514 -400.004 -467 -47.574 11.671 45.987 -1.136 -113.339 Variao relativa1 -3,09% -7,45% -0,16% -2,67% 0,27% 0,68% -0,34% -8,36% Saldo CAGED out./08 a mai./09 Mulher Variao absoluta -233 -91.773 691 5.644 55.213 124.881 -15 -38.387 56.021 Variao relativa1 -1,18% -4,10% 1,20% 4,46% 1,94% 2,28% 0,00% -14,51% 0,49% Total Variao absoluta -5.747 -491.777 224 -41.930 66.884 170.868 -1.151 -151.726 Variao relativa1 -2,90% -6,47% 0,06% -2,19% 0,94% 1,39% -0,14% -9,36%

164.010 10,21% 277.489 454.755 12.976 -41.711 4,18% 3,96% 1,64% -2,68%

3,19% 453.219

4,25% 1.062.346 3,57%

-510.376 -2,51%

-454.355 -1,43%

Fonte:CAGED/MTE. Elaborao: Diretoria de Estudos Sociais (DISOC) do Ipea. Nota: 1. A variao relativa refere-se ao saldo lquido de admisses e desligamentos do perodo em anlise dividido pelo estoque estimado de trabalhadores celetistas no primeiro dia do perodo. Para estimar o estoque de trabalhadores celetistas no primeiro dia de outubro de cada ano, utilizou-se o estoque de trabalhadores celetistas ativos em dezembro de 2007, obtidos por meio da Rais, e ajustou-se tal resultado a partir da movimentao de emprego do CAGED. Por exemplo, o estoque no dia primeiro de outubro de 2007 equivale ao estoque de trabalhadores celetistas ativos em dezembro de 2007, subtrado do saldo lquido do CAGED no perodo de outubro de 2007 a dezembro de 2007.

Os dados do CAGED conrmam que foram os homens que mais perderam postos de trabalho formais no perodo em anlise.4 Entre outubro de 2008 e maio de 2009 ocorreu uma eliminao de 454.355 postos de trabalho formais no Brasil, sendo que, considerados apenas os homens, a retrao do nmero de ocupaes foi maior (-510.376). Em outras palavras, no mesmo perodo, deu-se um aumento no nmero de mulheres ocupadas de 56.021. Em termos relativos, o estoque de trabalhadores formais homens reduziu-se 2,51% aps o perodo de oito meses analisado, enquanto o contingente de mulheres ocupadas no mercado formal aumentou 0,49%. Nesse sentido, pode-se dizer que tem ocorrido uma feminizao do mercado de trabalho formal, contrastando com a tendncia vericada na anlise do mercado de trabalho metropolitano.
4. Optou-se por iniciar a anlise do emprego formal a partir do ms de outubro de 2008 e no de setembro de 2008, pois foi em outubro que os dados do CAGED passaram a evidenciar uma clara desacelerao na gerao de empregos celetistas.

32

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

NOTA TCNICA

Nos setores da indstria de transformao e da construo civil, os mais afetados pela crise, nota-se que as mulheres foram menos atingidas no que diz respeito ao nvel de ocupao. No incio de outubro de 2008, 70,58% dos postos de trabalho da indstria de transformao eram ocupados por homens. Passados oito messes aps a crise internacional, a participao dos homens no setor caiu 0,74 ponto percentual, indicando que o nmero de postos de trabalho ocupados por mulheres na indstria caiu proporcionalmente menos em relao queda do nmero de postos ocupados por homens. Segundo as informaes do CAGED, at mesmo as indstrias txtil e de calados, de predominncia feminina,5 registraram uma reduo no estoque de emprego masculino proporcionalmente maior do que a ocorrida entre as mulheres. Na indstria txtil, ocorreu uma queda de 3,77% no total de vagas ocupadas por mulheres e de 4,85%, naquelas ocupadas por homens. Na indstria de calados, as quedas foram de 9,60% e 10,17%, para mulheres e homens, respectivamente. Esse processo de feminizao do emprego formal ainda mais curioso na construo civil. No perodo analisado, o resultado lquido entre admisses e desligamentos no setor foi -41.930. Desagregando este resultado por sexo do trabalhador, nota-se que a reduo de postos de trabalho ocupados por homem foi de 47.547, e o nmero de postos de trabalho ocupados por mulheres aumentou 5.644, o que revela ter ocorrido uma substituio de trabalhadores homens por mulheres na construo civil, algo que j havia sido vericado nos dados da PME. Outro setor que apresentou grande retrao no estoque de empregos formais no perodo analisado foi a agropecuria. No total, foram perdidos 151.726 postos de trabalhos, dos quais 38.387 (25,30%) eram ocupados por mulheres. No se deve atribuir tal resultado, porm, apenas crise internacional. Pelo menos grande parte desta retrao no emprego formal explicada por fatores sazonais, em especial entressafra da cana-de-acar. Observa-se que, no perodo compreendido entre outubro de 2007 e maio de 2008, o saldo vericado foi de -41.711 vagas. De qualquer forma, ainda que fosse esperado o resultado negativo na agropecuria para o perodo, sua magnitude nos ltimos oito meses foi bastante expressiva. Os setores tercirios (comrcio e servios) registraram crescimento do emprego formal no perodo analisado. Isto no signica, contudo, que no tenham sido afetados pela crise internacional. Comparados os resultados dos ltimos oito meses com os obtidos no perodo de outubro de 2007 a maio de 2008, tem-se que aqueles foram bastante tmidos. No comrcio, entre outubro de 2007 e maio de 2008, foram criados 277.498 empregos formais, enquanto entre outubro de 2008 e maio de 2009 este nmero foi de apenas 66.884. Nos servios, por sua vez, foram 454.755 contra 170.868. De todo modo, esses foram os setores que mais empregaram nos ltimos oito meses, em especial as mulheres. No comrcio, a maior parte dos novos postos de trabalho foi ocupada por mulheres: 55.213 (82,55%) de um total de 66.884 postos gerados. Nos servios, do total de 170.868 vagas criadas nos ltimos oito meses, 124.881 (73,09%) foram ocupadas por mulheres. Nesse contexto, a participao das mulheres nos setores tercirios cresceu razoavelmente no perodo.

5. No primeiro dia de outubro de 2008, 61,64% e 51,10% do total de trabalhadores celetistas das indstrias txtil e de calados, respectivamente, eram mulheres.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

33

NOTA TCNICA

3 Concluso O objetivo da presente nota tcnica foi analisar os dados recentes de mercado de trabalho sob a perspectiva das relaes de gnero. Se homens e mulheres tm inseres bastante diferenciadas no mundo do trabalho, provavelmente so diferentemente atingidos em um contexto de crise econmica. Esta hiptese inicial parece ter sido conrmada com o exame dos dados das pesquisas domiciliares de emprego do IBGE e do Dieese e do cadastro de admisses e desligamentos do Ministrio do Trabalho e Emprego.
Em um primeiro momento, observou-se que as mulheres foram relativamente mais afetadas pela crise internacional, e sugeriu-se que tal resultado pode ser reexo da maior fragilidade de seus vnculos empregatcios. Como estas ocupam majoritariamente os postos de trabalho de pior qualidade, e como so exatamente estes os primeiros postos a serem eliminados em um contexto de crise, as consequncias da crise sobre o emprego teriam recado mais sobre as mulheres, ainda que os setores mais atingidos sejam tradicionalmente masculinos. Alm do nvel de ocupao ter se reduzido proporcionalmente mais para as mulheres, registrou-se tambm que elas tm se retirado mais do mercado em direo inatividade, enquanto homens seguem na busca por emprego o que explicaria, assim, a ampliao relativamente maior das taxas de desemprego masculinas. Como resultado destas primeiras tendncias observadas, ressaltou-se que o processo de feminizao do mercado de trabalho, observado nos ltimos anos, foi refreado nos nove meses analisados. Destacou-se, ainda, que a dinmica do mercado de trabalho ps-setembro de 2008 reforou, em alguma medida, a precariedade do trabalho feminino. Sinal mais evidente disso, a par da prpria reduo das taxas de participao das mulheres no mercado de trabalho, foi a signicativa elevao do nmero de postos de trabalho femininos sem remunerao. Ainda nesse primeiro momento da anlise, foi tambm importante notar como o emprego domstico remunerado, exercido por cerca de 17% das mulheres ocupadas, reveste-se de importncia para a sociedade brasileira, pois, mesmo no cenrio de crise econmica, a variao no nvel de ocupao desta categoria foi pequena, reiterando a essencialidade deste trabalho para a reproduo das famlias e para o funcionamento do pas. Em um segundo momento, observou-se que o mercado de trabalho formal operou de forma favorvel s mulheres, o que bastante positivo, posto que neste mercado que se concentram as ocupaes de maior qualidade. Tal constatao, entretanto, leva reexo sobre os motivos pelos quais se deu tal movimento entre os(as) trabalhadores(as) com carteira assinada. Talvez a compreenso deste fenmeno esteja associada compreenso das estratgias do empresariado em relao aos critrios de demisso e admisso de trabalhadores(as). O ambiente de incerteza provocado pela crise pode ter levado empresrios a optarem por empregar de forma mais precria. Em termos prticos, isso pode representar, por exemplo, uma substituio de salrios altos por mais baixos. A feminizao do mercado de trabalho formal vericada no perodo analisado, nesse sentido, pode ser uma expresso desse movimento. Certamente, deve-se reconhecer que a feminizao do mercado de trabalho brasileiro um fenmeno em processo, e representa, sobretudo, a emancipao da mulher. Contudo, bastante provvel que a substituio de trabalhadores do sexo masculino por mulheres, nos nveis vericados neste estudo, esteja revelando uma estratgia de precarizao do emprego formal no contexto de crise. Anal, sabe-se que a discriminao de gnero ainda bastante presente no mercado de

34

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

NOTA TCNICA

trabalho brasileiro e se manifesta principalmente nos mais baixos salrios femininos em relao aos masculinos. Portanto, o atual momento de crise econmica parece aumentar os desaos no que diz respeito compatibilizao do acesso ao trabalho pelas mulheres, que faz parte do processo de emancipao feminina e minimiza as formas de dominao patriarcal no espao domstico, com a eliminao das desigualdades existentes na diviso sexual do trabalho.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

35

NOTA TCNICA

CONseQUNCIas Da PerDa De Um EmpregO FOrmaL NO BrasIL


Carlos Henrique L. Corseuil* Rodrigo F. Dias** Miguel Foguel* Daniel D. Santos***

1 Introduo Episdios de perda do emprego so invariavelmente acompanhados de perda de bem-estar para os trabalhadores envolvidos. A dimenso mais imediata desta perda de bem-estar diz respeito ao fato de que nem todos os trabalhadores conseguem se reempregar imediatamente. Evidncias disponveis para os Estados Unidos apontam que a probabilidade de reemprego oscilou em torno de 65% entre as dcadas de 1980 e 1990 (Farber, 2003).1 Outra dimenso relevante a eventual perda salarial experimentada por aqueles trabalhadores que conseguem se reempregar. Esta perda oscilou em torno de 5% a 10%, dependendo da fase do ciclo econmico (op. cit.).
O objetivo deste trabalho medir a perda de bem-estar associada a um episdio de perda de emprego formal no Brasil. Sero analisadas a probabilidade de reemprego no setor formal num perodo de at um ano, bem como a variao salarial experimentada por aqueles reempregados. A anlise ser complementada com uma investigao de como os resultados variam de acordo com caractersticas dos trabalhadores. A fonte primria de informao so os microdados da Relao Anual de Informao Social do Ministrio do Trabalho e Emprego (Rais/MTE). Este registro administrativo anual contm informaes diversas para cada vnculo empregatcio que esteve ativo em algum momento do ano em questo. O ponto de partida para a construo da amostra foi reunir todos os episdios de encerramento de vnculo empregatcio ocorridos entre os anos de 2000 e 2006. Diversas condies foram ento impostas para renar a amostra, a m de adequ-la aos propsitos do estudo. Foram considerados apenas trabalhadores cujo vnculo encerrado satisfez s seguintes condies no momento do encerramento: jornada semanal superior a 30 horas; atividade laboral no setor privado no agrcola; e regime contratual regido pela CLT e por tempo indeterminado.
*

Tcnicos de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos Sociais (DISOC) do Ipea. Bolsista do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) no Ipea.

**

Professor do Departamento de Economia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (IBMEC-RJ) e bolsista do PNPD no Ipea. 1. Outras dimenses tambm so levadas em considerao nas anlises dessa perda de bem-estar. Farber (2003) analisa a deteriorao da qualidade do posto de trabalho a partir das transies de empregos em tempo integral para empregos em tempo parcial, ou por tempo determinado. Fallick (1993) analisa a deteriorao da qualidade do posto de trabalho a partir das transies de empregos entre diferentes setores de atividade, o que implicaria um custo de ajustamento para o trabalhador aprender o novo ofcio, alm de no poder usar a (e no ser recompensado pela) expertise acumulada no emprego anterior.

***

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

37

NOTA TCNICA

Adicionalmente so retirados todos os episdios onde os trabalhadores continuam com outro vnculo empregatcio ativo, bem como aqueles cujos vnculos se encerraram por morte ou aposentadoria. Este procedimento leva a 20,9 milhes de episdios de encerramento de vnculo empregatcio.

2 EstimatiVas da probabilidade de reemprego e Variao salarial O grco 1 mostra a estimativa da probabilidade de reemprego no setor formal com base na proporo de episdios de desligamento sucedidos por episdios de reemprego de acordo com o intervalo de tempo decorrido entre o desligamento e o reemprego.2
A primeira barra da esquerda para a direita mostra que 13% dos trabalhadores considerados na amostra conseguem se reempregar num espao de tempo inferior a um ms. Esta proporo cai vertiginosamente a 5% para aqueles que conseguem se reempregar num espao de tempo entre dois e trs meses. A partir da a probabilidade de reemprego mantm certa estabilidade at o perodo entre seis e sete meses. Verica-se ento uma queda suave at uma proporo inferior a 2% para aqueles que completam um ano fora do formal. Por m, a ltima barra mostra que 38% dos trabalhadores desligados no se reempregam no perodo de um ano. Note-se que isso signica que 62% dos trabalhadores conseguem se reempregar, o que representa um nmero prximo ao mencionado anteriormente para os EUA.3
GRFICO 1

Histograma do tempo fora do setor formal

Fonte: Elaborao dos autores com base nos microdados da Rais 2000-2006.

2. Como a Rais referente ao ano t declarada no primeiro trimestre de t+1, praxe no haver informao disponvel para os trabalhadores de rmas que encerram suas atividades ao longo do ano t. Dessa forma, a data do desligamento destes trabalhadores, que corresponde data do fechamento do estabelecimento, no aparece na base. Para imputar a data, foi utilizado o seguinte procedimento: primeiro, procedeu-se seleo de todos os CNPJs* que apareciam na base em t-1 e no aparecem em t. Em seguida, foram identicados todos os trabalhadores desses estabelecimentos que possuam vnculo ativo em 31/12/t-1. De posse do identicador destes trabalhadores (PIS),** buscaram-se informaes sobre eles em outras rmas no ano t. Em sendo localizados um ou mais trabalhadores em outras rmas, assumiu-se que o menor ms de admisso entre eles seria o ms de fechamento do estabelecimento e o de desligamento de todos os trabalhadores da rma desaparecida. Para mais detalhes, ver Corseuil et al. (2009). *CNPJ: Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica. ** PIS: Programa de Integrao Social. 3. Vale observar que o perodo considerado para o reemprego em Farber (2003) no necessariamente de um ano. Na verdade, esse perodo nem xo e pode variar de um ms a trs anos.

38

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

NOTA TCNICA

O grco 2, por sua vez, mostra a variao salarial decorrente da comparao do salrio no vnculo terminado com o salrio de reemprego, tambm de acordo com intervalo de tempo decorrido entre o encerramento do vnculo original e o reemprego. O primeiro fato que chama ateno que, com exceo do grupo de trabalhadores que se reemprega no setor formal em menos de um ms, todos os demais que se reempregam antes de um ano incorrem em perdas salariais. Em geral pode-se armar que a tendncia de aumento da perda com o aumento do intervalo de tempo. No entanto, tal aumento tem intensidades bem distintas de acordo com o intervalo de tempo considerado. A perda salarial cresce fortemente nos primeiros trs meses, e ca praticamente constante depois de seis meses. Em mdia, tem-se uma perda salarial de 13% para um trabalhador que transita entre dois empregos formais num espao de tempo de at um ano. O nmero, uma vez mais, no difere muito do resultado disponvel para os Estados Unidos.
GRFICO 2

Variao percentual entre os salrios de reemprego e de desligamento por tempo fora do formal

Fonte: Elaborao dos autores com base nos microdados da Rais 2000-2006.

Finalmente, observa-se no grco 3 que, medida que aumenta o tempo fora do formal, no apenas a perda salarial cresce, como tambm as chances de recolocao neste setor diminuem. Para um recm-desligado, a probabilidade de reinsero logo no primeiro ms da ordem de 13%, e este percentual cai para a metade disto aps dois meses de desemprego. Este nmero volta a crescer entre trs e seis meses uma provvel coincidncia com o trmino ou proximidade do trmino do perodo de seguro-desemprego , e declina monotonicamente aps seis meses fora do setor formal. Para um indivduo fora do formal h um ano, a chance de conseguir voltar ao setor no ms seguinte chega a ser inferior a 5%.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

39

NOTA TCNICA

GRFICO 3

Probabilidade de conseguir um emprego formal aps o episdio de perda de emprego

Fonte: Elaborao dos autores com base nos microdados da Rais 2000-2006.

3 Heterogeneidade entre caractersticas indiViduais A m de saber em que medida esses custos associados perda de um emprego formal variam para diferentes segmentos da fora de trabalho, so feitas estimativas, por meio de regresses, para as associaes entre caractersticas individuais por um lado, e probabilidade de reemprego e salrio de reemprego, por outro.
O primeiro exerccio faz uso de um modelo probit para estimar como a probabilidade de reemprego num intervalo de at um ano varia de acordo com o sexo, a idade, e a escolaridade do trabalhador. Nele foram utilizados controles para a regio geogrca, o ano, e o trimestre em que o trabalhador foi desligado. A primeira coluna da tabela 1 mostra o valor estimado por mxima verossimilhana para os respectivos coecientes, bem como o desvio-padro entre parnteses. O segundo exerccio recorre a um modelo linear para estimar como o salrio de reemprego varia de acordo com o tempo fora do formal, e tambm com as mesmas caractersticas consideradas no primeiro modelo. A segunda coluna da tabela 1 mostra o valor estimado por mnimos quadrados ordinrios (mqo) para os respectivos coecientes, bem como o desvio-padro entre parnteses. A coluna 1 da tabela mostra resultados surpreendentes para a inuncia das caractersticas analisadas na probabilidade de reemprego. Tem-se que os trabalhadores com ensino fundamental ou mdio incompleto tm maior probabilidade de se reempregar no setor formal do que os trabalhadores com pelo menos o ensino mdio completo (grupo excludo). Os coecientes estimados para os termos linear e quadrtico da idade do trabalhador so respectivamente negativo e positivo, congurando um formato em U para o efeito da idade sobre a probabilidade de reemprego no setor formal com o menor nvel em torno de 30 anos de idade. Por m, as mulheres teriam uma probabilidade de reemprego maior que a dos homens.

40

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

NOTA TCNICA
Tabela 1

Consequncias da perda de um emprego por caractersticas individuais


Intercepto 0 a 7 anos de estudo 8 a 10 anos de estudo Mais de 10 anos de estudo Idade Idade Sexo masculino Menos de 1 ms f.f. At 1 ms f.f. 2 a 3 meses f.f. 4 a 6 meses f.f. 7 a 11 meses f.f. 12 meses f.f.
Fonte: Processado pelos autores a partir dos microdados da Rais. Obs.: 1. As especicaes incluem ainda dummies de regio, ano e trimestre do desligamento. 2. ff: fora do (setor) formal. 3. Valores entre parenteses correspondem aos desvios padro.

probit 0,4735 (0.0031) 0,1631 (0.0007) 0,155 (0.0008) -0,0476 (0.0002) 0,0008 (0) -0,3346 (0.0006)

mqo 5,2885 (0.0022) -0,5548 (0.0004) -0,3924 (0.0004) 0,0573 (0.0001) -0,0006 (0) 0,2738 (0.0004) 0,347 (0.0011) 0,2316 (0.0011) 0,0954 (0.0011) 0,0547 (0.0011) 0,006 (0.001) -

A segunda coluna da mesma tabela mostra resultados quase invertidos para a inuncia dessas caractersticas individuais no salrio de reemprego. Este tende a ser maior para homens, e a crescer de acordo com a escolaridade do trabalhador com a idade at os 50 anos e decrescer para idades mais avanadas. O salrio de reemprego tende a diminuir com o aumento do tempo fora do formal (ff ), mantidas as caractersticas individuais constantes. Uma possvel interpretao para o conjunto de resultados da tabela 1 passa pelo argumento de que trabalhadores com caractersticas mais valorizadas pelo mercado de trabalho podem ser mais exigentes para aceitar uma oferta. Isto faria com que estes demorassem mais a se reempregar, mas percebessem melhor remunerao, o que vem de encontro ao aqui demonstrado. Para os demais trabalhadores, que representam a maioria da amostra, o tempo fora do formal, contudo, torna-se prejudicial.

Referncias CORSEUIL, C. H. L.; DIAS, R. F.; FOGUEL, M. N.; SANTOS, D. D. O estigma da perda de um emprego formal no Brasil. 2009. Mimeo.
FALLICK, B. C. The industrial mobility of displaced workers. Journal of Labor Economics, v.11, n.2, p. 301-321, 1993. FARBER, H. Job loss in the United States: 1981-2001. NBER Working Paper n. 9707, 2003.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

41

NOTA TCNICA

O segUrO-DesempregO COmO respOsta CrIse NO empregO: aLCaNCe e LImItes


Brunu Amorim* Roberto Gonzalez*

1 INTRODUO Neste trabalho busca-se mostrar o alcance do programa do seguro-desemprego enquanto um instrumento de amparo ao trabalhador desempregado. Num momento de turbulncia do mercado de trabalho brasileiro como o atual, vale a pena ilustrar e reiterar o papel que pode exercer o seguro-desemprego, considerados tambm os seus limites de atuao.
O seguro-desemprego, em tese, importante por vrias razes, conforme abaixo. 1. Serve como um estabilizador automtico, isto , uma compensao de renda para trabalhadores sem emprego que ajuda a sustentar a massa salarial algo importante especialmente em perodos de recesso. 2. Tende a ser recebido por trabalhadores demitidos por setores mais atingidos pela recesso, dando uma resposta mais direta a determinados segmentos sociais e regies mais atingidas por ondas de demisses diferentemente de um programa de transferncia geral de renda. 3. Subsidia a busca por emprego, isto , melhora a probabilidade de o trabalhador conseguir um emprego melhor do que se no tivesse o benefcio. Deve-se pontuar que o seguro-desemprego, na verdade, age predominantemente sobre um tipo especco de transio para o desemprego, que aquele do emprego para o desemprego. Assim, no responde ao desemprego derivado da entrada no mercado de trabalho de pessoas que antes estavam inativas, como o caso de jovens ou mesmo de pessoas adultas (donas de casa, aposentados) que passam a procurar emprego em funo da queda da renda familiar. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministrio do Trabalho e Emprego (CAGED/MTE) para o perodo de janeiro a maio de 2009 mostram um aumento do total de desligamentos do setor formal em relao ao mesmo perodo do ano passado de 7,2% para o Brasil, e de 8,7% para as regies metropolitanas (RMs).12 tambm digno de nota, no mesmo perodo, o aumento da participao dos demitidos sem justa causa entre os desligados, que chegou a 62% no Brasil e a 63% nas RMs. Portanto, claro est o signicativo aumento do uxo de possveis demandantes do seguro-desemprego. Apenas para recordar, o Programa Brasileiro de Seguro-Desemprego, criado em 1986, atende aos trabalhadores formais demitidos sem justa causa que: i) receberam salrio consecutivo nos ltimos seis meses; ii) trabalharam com carteira assinada pelo menos seis meses

Tcnicos de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos Sociais (DISOC) do Ipea.

1. As RMs aqui referidas correspondem quelas usadas pelo Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica (IBGE) na elaborao da Pesquisa Mensal de Emprego (PME): Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e So Paulo.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

43

NOTA TCNICA

nos ltimos 36 meses; iii) no recebem nenhum benefcio da Previdncia Social de prestao continuada, exceto auxlio-acidente ou penso por morte; e iv) no possuem renda prpria para seu sustento e de seus familiares. Nesta nota, analisa-se a evoluo recente do seguro-desemprego nos ltimos dois anos, tanto para o Brasil quanto para as RMs. Enfatizam-se os aspectos que mais dizem respeito capacidade do programa de atender ao desempregado. O programa tem outras trs modalidades especcas (seguro do pescador artesanal, do empregado domstico, e a bolsa-qualicao), que no sero objeto de exame neste trabalho.

2 Cobertura do seguro-desemprego A cobertura do seguro-desemprego aqui denida como a razo entre o nmero de segurados e o nmero de demitidos sem justa causa, o que tambm pode ser denominado taxa de cobertura efetiva. A razo de utilizar-se este indicador que ele representa melhor o evento especco ao qual o seguro-desemprego se relaciona, isto , a sada do emprego por demisso, e no momento em que ocorre. Caso se tomasse como referncia o conjunto dos desempregados, este incluiria pessoas antes inativas que passaram a procurar trabalho, pessoas que antes trabalhavam na economia informal, assim como desempregados que receberam o benefcio no passado, mas que j esgotaram suas parcelas. De igual maneira, tambm no convm tomar como referncia o conjunto dos desligamentos como calculado no CAGED, pois alguns destes (aposentadoria, morte, transferncia) no obrigatoriamente correspondem passagem para uma situao de desemprego. Tendo em vista ainda que o objetivo aqui discutir a reao do seguro-desemprego em relao crise, julgou-se tambm desnecessrio considerar as demisses voluntrias e os trminos de contrato: estes estariam ligados mais ao movimento rotineiro das transies de emprego, o que corroborado pelo fato de que desde a crise foram as demisses sem justa causa que cresceram frente a todos os outros tipos de desligamento.
A liao ao seguro-desemprego condicionada pela situao prvia do mercado de trabalho: em um perodo de expanso de emprego, geram-se as condies para que o trabalhador reivindique o seguro-desemprego no momento de crise. Alternativamente, da maneira que o programa concebido, se o mercado de trabalho estiver em um momento de queda do tempo de permanncia no emprego do trabalhador, isto tende a repercutir negativamente na sua probabilidade de cumprir os requisitos do programa. O nmero de segurados, de acordo com o SAEG,2 expandiu-se consideravelmente no perodo anterior crise. Entre 2005 e 2008, o patamar de segurados elevou-se em 1,4 milho uma variao relativa de 26,1%. Nas regies metropolitanas, por sua vez, registrou-se uma elevao de 473,7 mil aumento de 27,6%. Quanto cobertura do seguro, porm, o que se nota uma trajetria de estabilidade. Mais especicamente, de janeiro de 2005 at maio de 2009, esta cobertura tem sido de cerca de 81% entre os demitidos sem justa causa no Brasil e de algo como 78% nas RMs. Entre o total de desligados, o percentual tem se situado em torno de 48% nas duas reas mencionadas, resultado ligeiramente inferior ao do perodo antes de 2005, quando chegava a passar de 50%.

2. O SAEG (Sistema de Acompanhamento Estatstico e Gerencial do Programa Seguro-Desemprego) rene os dados do programa desde 1986. Nesta nota, como no se pde ter acesso aos microdados, utilizam-se os dados disponveis no stio do Ministrio do Trabalho e Emprego.

44

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

NOTA TCNICA

A razo para a estabilidade do patamar da taxa de cobertura que a expanso do nvel de emprego formal acompanhada por altos nveis de rotatividade e realocao do emprego. Os dados do CAGED mostram, particularmente desde 2005, um aumento dos nmeros tanto de admitidos quanto de desligados, os quais cresceram quase no mesmo ritmo enquanto ambos cresceram num ritmo maior do que o das demisses sem justa causa. O seguro-desemprego, por seu turno, acompanha, grosso modo, a evoluo das demisses sem justa causa. Portanto, a expanso do nmero de segurados no perodo respondeu mais a um alargamento do mercado de trabalho formal, tendo sido mantida a mesma frequncia de demisses.
Grfico 1

Evoluo do nmero de admitidos, desligados e segurados (2005-2009)

Fontes: CAGED Trabalhador e SAEG. Obs.: O grupo demitidos rene todos os tipos de desligamento.

No momento atual bvio que o nmero de demisses e, por conseguinte, dos segurados, est predominantemente ligado situao corrente do mercado de trabalho. Deste modo, j se faz sentir a repercusso do aumento das demisses anteriormente mencionado. O nmero de segurados, de janeiro at maio de 2009, cresceu, em relao ao mesmo perodo do ano passado, mais de 18% no Brasil e mais de 20% nas RMs. Considerada a evoluo passada, pode-se dizer que a cobertura do seguro-desemprego entre os demitidos sem justa causa bastante razovel: o crescimento do nmero de segurados uma resposta efetiva crise. Porm, esta resposta encontra um limite tanto na taxa de cobertura do programa, que dicilmente crescer alm do patamar atual, quanto na evoluo do nmero de desempregados que se encontram fora de sua abrangncia, especialmente os oriundos de ocupaes informais.3

3 Taxa de Reposio O valor do benefcio do seguro-desemprego denido a partir da mdia salarial dos ltimos trs meses e varia de 1 a 1,87 salrio mnimo (SM), conforme a faixa de renda em que a mdia de salrio do trabalhador se ajustar (Lei no 7.998/1990). Para os trabalhadores com mdia salarial at 1,65 SM, o valor da parcela corresponde a 80% desta mdia salarial com
3. A criao do seguro-desemprego para o pescador artesanal em 1991, e do seguro para o trabalhador domstico em 2001, so, na realidade, duas pequenas aes na direo de alcanar trabalhadores fora do setor formal da economia. Se isto deveria ser estendido a mais grupos ou no, uma importante discusso que, contudo, foge ao escopo desta nota.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

45

NOTA TCNICA

piso mnimo de 1 SM. Para os trabalhadores com mdia salarial entre 1,65 e 2,75 SMs, o valor da parcela corresponde a 50% da diferena entre a mdia salarial e 1,65 SM, mais um fator xo de 1,32 SM. E, nalmente, para aqueles que recebem acima de 2,75 SMs, o valor da parcela xada em 1,87 SM. Portanto, a taxa de reposio do seguro ser tanto mais alta quanto mais prxima a mdia dos ltimos salrios estiver do salrio mnimo. O valor mdio real do benefcio do seguro no Brasil tem crescido desde 2004. Em 2009, este valor, de janeiro a maio, est 7% superior ao valor mdio de 2008, chegando, em termos reais, a cerca de R$ 587,00 no perodo mencionado. A poltica de valorizao do salrio mnimo que o patamar mnimo da parcela do seguro-desemprego tem muito a ver com este comportamento positivo. Dado que os aumentos reais do salrio mnimo so transmitidos a toda a tabela, no se eleva apenas o valor do piso, mas tambm os valores dos benefcios acima dele. Nos ltimos anos, observou-se uma tendncia de crescimento da taxa de reposio, que alcanou um patamar relativamente elevado: em 2007, o seguro-desemprego correspondeu em mdia a 68,3% do ltimo salrio recebido. Porm, h indicaes de que esta tendncia pode estar se revertendo, pois nos ltimos 18 meses os salrios dos demitidos sem justa causa cresceram mais do que o valor do benefcio.4 Uma hiptese seria que as demisses estejam se concentrando em trabalhadores de rendimentos maiores empregados da indstria, por exemplo , o que faria com que a reposio da renda para eles seja menor. E isto, por sua vez, pressionaria a taxa mdia de reposio para baixo.
Tabela 1

Evoluo do salrio mdio dos demitidos sem justa causa e do valor mdio do benefcio do seguro-desemprego (jan./2008 - jun./2009)
Salrio mdio demitidos sem justa causa Jan./08 Fev./08 Mar./08 Abr./08 Mai./08 Jun./08 Jul./08 Ago./08 Set./08 Out./08 Nov./08 Dez./08 Jan./09 Fev./09 Mar./09 Abr./09 Mai./09 Jun./09 742,38 761,69 761,14 795,29 791,65 819,64 814,25 829,69 894,93 831,76 846,81 849,23 873,45 919,81 888,08 908,60 902,97 933,11 No ndice 100,00 102,60 102,53 107,13 106,64 110,41 109,68 111,76 112,47 112,04 114,07 114,39 117,66 123,90 119,63 122,39 121,63 125,69 Valor mdio benefcio 497,18 499,02 524,15 522,77 522,47 523,29 524,56 527,42 530,62 533,55 537,36 541,60 554,66 587,13 588,92 590,38 591,56 n/d No ndice 100,00 100,37 105,43 105,15 105,09 105,25 105,51 106,08 106,73 107,32 108,08 108,93 111,56 118,09 118,45 118,75 118,98 n/d

Fontes: MTE, CAGED e SAEG.

4 Tempo de desemprego O benefcio do seguro-desemprego concedido ao trabalhador durante um perodo de trs a cinco meses, de forma contnua ou alternada, a cada perodo aquisitivo de 16 meses, conforme o tempo em que ele permaneceu no setor formal ao longo dos ltimos 36 meses.
4. Cf. IPEA. Polticas sociais: acompanhamento e anlise. Anexo Estatstico, n. 16, tabela 4.15, 2008.

46

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

NOTA TCNICA

Se trabalhou com carteira de 6 a 11 meses no perodo, ele tem direito a trs parcelas do seguro. Se trabalhou de 12 a 23 meses, so a ele concedidas quatro parcelas. E se trabalhou 24 meses ou mais no perodo de 36 meses, o trabalhador tem direito ao recebimento de cinco parcelas do seguro. O perodo de recebimento do seguro pode ser estendido por at dois meses, para alguns grupos especcos escolhidos pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), que o responsvel por gerir e deliberar sobre as normas do programa. Em geral, o perodo do recebimento do seguro visto como uma limitao do programa. No por acaso, em alguns momentos difceis do mercado de trabalho, o CODEFAT costuma estender o perodo de recebimento do seguro para parcelas da populao consideradas as mais prejudicadas pelas demisses. Exemplo mais recente disso veio aps a ecloso da crise mundial ano passado. Por meio da Resoluo no 592, de fevereiro deste ano, o CODEFAT criou critrios para a escolha dos setores cujos trabalhadores demitidos podem ser beneciados por aumentos transitrios no nmero de parcelas recebidas. Com base nestes critrios, editou a Resoluo no 595, que beneciou trabalhadores demitidos em dezembro de 2008 em determinados setores e em Unidades da Federao (UFs) especcas, com a prorrogao do recebimento do seguro por mais dois meses. A Resoluo no 606 estendeu a prorrogao estabelecida pela Resoluo no 595 para demitidos em mais setores e mais UFs. A Resoluo no 607, por m, estendeu por dois meses o recebimento do seguro para os trabalhadores demitidos no ms de janeiro de 2009, em determinados setores e UFs. Dados do SAEG mostram que 55% dos benecirios do seguro, no ano de 2007, receberam at quatro parcelas.5 A questo saber se este perodo consegue cobrir a maior parte do tempo de procura por emprego do trabalhador. Para veric-lo, foram retirados alguns dados de distribuio do tempo de desemprego por classes de faixa etria, grau de instruo e por RM, para o perodo de janeiro de 2005 a maio de 2009, da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE. Porm, haver a limitao de que eles foram calculados para todo o universo de desempregados, e no exclusivamente para aqueles que tm direito a receber o seguro. Ao longo do perodo 2005-2009, manteve-se certo padro. Para o total das RMs, mais de 60% dos desocupados esto nessa condio h menos de seis meses. A anlise por atributos indica uma proporo maior de pessoas desempregadas por mais de seis meses na faixa etria de 50 a 59 anos, comparativamente faixa de 18 a 24 anos. Ao mesmo tempo, no houve grandes diferenas em termos de educao. Estas vm da anlise das RMs, onde perceptvel que uma alta taxa de desemprego no corresponde necessariamente a um alto tempo de desemprego. guisa de exemplo, o Rio de Janeiro, apesar de ter a menor taxa mdia de desemprego, teve a maior proporo de desempregados por tempo superior a seis meses. J Belo Horizonte, outra RM com uma das menores taxas de desemprego, teve sempre mais de 84% dos desempregados que permaneceram assim por, no mximo, seis meses.

5. Este dado foi retirado de: Dieese. Anurio do sistema pblico de emprego, trabalho e renda. Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos, livro III, 2008.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

47

NOTA TCNICA

Tabela 2

Distribuio dos desempregados por faixas de tempo de desemprego


(Mdia anual, 2006-2009)

Tempo de procura x RMs Total das RMs De 0 a menos de 3 meses De 3 a menos de 6 meses De 6 a menos de 12 meses De 12 a menos de 24 meses De 24 a menos de 36 meses 36 meses ou mais TOTAL
Fonte: PME/IBGE.

2006 Mdia 40,4 20,7 16,2 12,4 6,2 4,0 100,0

2007 Mdia 40,7 20,8 16,2 12,4 6,1 3,9 100,0

2008 Mdia 41,3 20,7 16,1 12,3 6,0 3,6 100,0

20091 Mdia 41,8 20,7 16,1 12,1 5,9 3,5 100,0

Nota: 1. Os dados do ano de 2009 referem-se ao perodo de janeiro a maio.

Uma estimativa feita, com base na PME,6 para o perodo 2002-2006, calculou o tempo de desemprego restringindo-se a anlise aos trabalhadores entre 18 e 59 anos demitidos de empregos com carteira assinada. Encontrou-se uma mediana para o tempo de desemprego de sete meses. Esta mediana foi maior para as mulheres (oito meses) e para os trabalhadores mais velhos relativamente aos mais jovens. Nos grupos de raa, de escolaridade do trabalhador e de tempo em que ele permaneceu no ltimo emprego, no houve diferenas signicativas. Novamente, observaram-se diferenas mais notveis entre as regies metropolitanas. Enquanto em Belo Horizonte e em Porto Alegre o tempo mediano de procura por um emprego no perodo 2002-2006 foi de trs e quatro meses, respectivamente, no Rio de Janeiro e em Salvador pelo menos 50% dos desempregados permaneceram nesta condio por um perodo maior ou igual a um ano. De novo, verica-se aqui a divergncia entre taxa de desemprego e tempo de desemprego. Tomem-se como exemplos Recife e Salvador. Enquanto a taxa de desemprego mdia em 2006 destas duas RMs foi bastante parecida (9,8% para ambas as regies), a durao mediana do desemprego em Recife foi metade da durao registrada em Salvador para o perodo 2002-2006. A concluso a que se pode chegar que o nmero de parcelas do seguro-desemprego, para uma grande proporo de trabalhadores demitidos com carteira, no suciente para cobrir o seu perodo de busca por emprego. Mesmo as medidas de extenso do perodo de recebimento do benefcio, que pode chegar no mximo a sete meses, provavelmente deixam de atender uma grande proporo de desempregados de longa durao. Outra evidncia forte destes resultados diz respeito aos diferentes comportamentos do tempo de desemprego entre as regies, algo ao qual se deve estar sempre atento no momento da seleo das reas que devem ser priorizadas para aumentos temporrios do tempo de recebimento do benefcio.

5 Consideraes Finais A anlise das trs dimenses do seguro-desemprego aponta que o benefcio atua como mecanismo de estabilizao ecaz, mas apenas por um perodo relativamente curto. H duas razes para isto.
1. medida que o tempo de desemprego se prolonga, os trabalhadores que esto cobertos pelo seguro esgotam suas parcelas, e aumenta o tempo em que estes cam sem renda o que pode levar os desempregados a procurar ocupao na economia informal.
6. Cf. Ipea. Polticas sociais: acompanhamento e anlise. n. 14, 2007,

48

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

NOTA TCNICA

2. Em um cenrio de aprofundamento da crise, o desaquecimento do mercado interno pode gerar uma queda de renda no apenas em funo das demisses, mas tambm da diminuio dos rendimentos da economia informal. Assim, se o seguro-desemprego importante para amenizar o primeiro efeito da crise, que foi a escalada das demisses, sua capacidade para substituir a renda do trabalho limitada para trabalhadores de rendimentos mdios e altos, e, o que mais preocupante, para alguns segmentos mais vulnerveis (mulheres, trabalhadores acima de 50 anos) e nas regies em que a gerao de emprego for retomada mais lentamente. A extenso emergencial do seguro no reduziu signicativamente esta limitao, cuja gravidade ser tanto maior quanto mais demorar a retomada da gerao de emprego.

RefernciaS Ipea. Polticas sociais: acompanhamento e anlise. Anexo Estatstico, n. 16, tabela 4.15, 2008.
Dieese. Anurio do sistema pblico de emprego, trabalho e renda. Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos, livro III, 2008. Ipea. Polticas sociais: acompanhamento e anlise. N. 14, 2007.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

49

ECONOmIa sOLIDrIa e pOLtICas pBLICas

INTRODUO

institucionaliZao das polticas pblicas de econmia solidria: breVe traJetria e desafios Valmor Schiochet

subsdios aos debates sobre anteproJeto de lei para institucionaliZao de uma poltica nacional de economia solidria Comit Permanente do Conselho Nacional de Economia Solidria

economia solidria: um noVo modo de ViVer Eudes Xavier

INTRODUO

Com o propsito de divulgar as principais questes que cercam o desenvolvimento da economia solidria no Brasil, este nmero do Boletim Mercado de Trabalho: conjuntura e anlise traz aos seus leitores trs textos relativos ao processo de institucionalizao das polticas pblicas de apoio ao setor. Elaborados a partir de diferentes perspectivas, esses textos compem um quadro cuja leitura capaz no apenas de proporcionar uma viso integrada da questo. Mostra tambm o grau de amadurecimento atingido pelas lutas de pessoas e instituies que vm se dedicando, ao longo dos ltimos anos, ao objetivo de consolidar no pas um setor da economia capaz de se desenvolver com base em uma lgica distinta daquela que rege o paradigma capitalista estrito. No primeiro texto, Valmor Schiochet traa a trajetria da economia solidria nas ltimas duas dcadas, e demonstra como o enfrentamento dos desaos, o experimentalismo programtico e o acmulo de conquistas amadurecem agora na proposta de institucionalizao de um corpo integrado de conceitos, instrumentos e prticas de apoio e fomento. O segundo texto corresponde a uma verso, para divulgao, de um documento de subsdios elaborao de um anteprojeto voltado para formalizao em lei de uma Poltica Nacional de Economia Solidria. Elaborado no mbito do Comit Permanente do Conselho Nacional de Economia Solidria, nele encontram-se detalhados e sistematizados os principais pontos que devem constar do debate. O terceiro e ltimo texto sobre a matria, de autoria do deputado federal Eudes Xavier, presidente da Frente Nacional em Defesa da Economia Solidria, fornece ao leitor uma viso do trabalho parlamentar em curso, voltado para dotar o pas de um arcabouo legal de apoio ao setor. A partir de ngulos distintos, esses textos constituem um conjunto muito bem articulado de vises sobre o momento atual das lutas da economia solidria. Um momento que se congura, tambm no plano mundial, enquanto luta do sistema capitalista para superar mais uma de suas crises. Nesse sentido, para alm das oportunidades imediatas de gerao de trabalho e renda, a economia solidria portadora de uma importncia estratgica cujo sentido, conforme argumentado nos mesmos textos, somente poder emergir plenamente a partir de seu fortalecimento e enraizamento denitivo nas polticas pblicas de Estado.

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

INstItUCIONaLIZaO Das POLtICas PBLICas De ECONOmIa SOLIDrIa: BreVe traJetrIa e DesafIOs


Valmor Schiochet*

Economia solidria um conceito utilizado para denir as atividades econmicas organizadas coletivamente pelos trabalhadores que se associam e praticam a autogesto. O professor Paul Singer costuma sublinhar as duas especicidades que, em sua viso, fundamentam as caractersticas das organizaes econmicas solidrias: por um lado, o estmulo solidariedade entre os membros, por meio da autogesto, e, por outro lado, a prtica da solidariedade para com a populao trabalhadora em geral, com nfase especial na ajuda aos menos favorecidos. O princpio da economia solidria a apropriao coletiva dos meios de produo, a gesto democrtica das decises por seus membros, e a deliberao coletiva sobre os rumos da produo, sobre a utilizao dos excedentes (sobras) e, tambm, sobre a responsabilidade coletiva quanto aos eventuais prejuzos da organizao econmica. No Brasil, a economia solidria ressurgiu na dcada de 1980 como uma resposta dos(as) trabalhadores(as) crise social provocada pela estagnao econmica e pela reorganizao do processo de acumulao capitalista. No entanto, ganha visibilidade na dcada seguinte quando se insere no debate sobre as potencialidades transformadoras inerentes luta popular e da classe trabalhadora. A resposta dos(as) trabalhadores(as) e comunidades empobrecidas passa a ter carter emancipatrio. Foi uma agenda poltica sustentada em prticas econmicas concretas: trabalhadores desempregados ocuparam fbricas fechadas e ativaram sua produo por meio da sua organizao coletiva e de autogesto; agricultores familiares e assentados da reforma agrria organizaram cooperativas de crdito, de produo e de servios, em contraposio subordinao agroindstria capitalista; comunidades urbanas e rurais organizaram coletivamente grupos de produo, compras coletivas e fundos solidrios e rotativos de crdito; populaes de catadores de lixo (nos lixes e nas cidades) organizaram sua atividade de coleta e reciclagem por meio de associaes e cooperativas. Estes so alguns exemplos da prtica da economia solidria no pas. Entende-se aqui que a economia solidria congura uma proposta socializante e democrtica dos movimentos sociais para a questo social, assentada no acirramento do conito e das contradies existentes entre as conquistas democrticas (universalidade constitucional de direitos em 1988) e o crescente desemprego e excluso social decorrentes da opo neoliberal para superar a crise de acumulao capitalista. Essa questo social caracteriza a conjuntura nacional na dcada de 1990. Aps a derrota do projeto democrtico popular em 1989, com perspectivas de reformas estruturais profundas, assistimos ao descenso da luta de massas, desmobilizao e fragmentao do movimento sindical e dos movimentos sociais. No mbito da ao do Estado, sua reorganizao ao fazer frente s exigncias da crise da acumulao do capital signicou a implementao

* Professor da Universidade Regional de Blumenau/SC, doutor em sociologia poltica pela Universidade de Braslia. Foi diretor de Estudos e Divulgao da Secretaria Nacional de Economia Solidria no perodo 2003-2007.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

55

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

de polticas explcitas de crescente transferncia dos recursos pblicos para o sistema nanceiro, e consequente reduo da responsabilidade pblica para a questo social. Ento, aquilo que se chamou de Estado mnimo, nada mais foi do que um Estado mximo para o capital, na sua capacidade de transferncia de recursos pblicos da sociedade para um determinado setor da economia, mais estrangeiro do que propriamente nacional, e mnimo para atender aos direitos do povo e prover a nao de um projeto de desenvolvimento. Portanto, uma conjuntura permeada por desemprego, precarizao, excluso, desigualdade, descenso da luta social e poltica neoliberal compe o contexto da expanso da econmica solidria, das experincias econmicas concretas, de empreendimentos econmicos solidrios, e da crescente opo dos movimentos sociais, sindical, universidades e organizaes populares por uma nova forma de luta social a partir da organizao econmica das pessoas. No h como negar que a economia solidria uma estratgia prpria da sociedade civil. Contudo, com a chegada ao poder local das foras democrtico-populares, passou a ser incorporada tambm na agenda dos governos. Foi na segunda metade na dcada passada que foram implantados os primeiros programas e aes governamentais de apoio economia solidria.1 Tais iniciativas ganharam maior relevncia e visibilidade quando implantadas em municpios metropolitanos como Porto Alegre, So Paulo, Recife e Belm. Assim, a economia solidria emerge igualmente a partir da ao governamental e no apenas da sociedade civil. J existem anlises e avaliaes publicadas sobre estas experincias. A prpria Secretaria Nacional de Economia Solidria, junto com a Rede de Gestores de Polticas Pblicas de Economia Solidria, promoveram estudos e debates sobre tais iniciativas (SENAES/MTE, 2008). preciso considerar tambm que a economia solidria entrou na agenda das polticas governamentais como que pela porta dos fundos. Rero-me aqui s iniciativas de cooperao econmica e autogesto surgidas no mbito dos programas de gerao de trabalho e renda. Apesar de adotarem a perspectiva da empregabilidade (responsabilizao do trabalhador pelo emprego ou desemprego), volumes substantivos de recursos destes programas foram apropriados pelo movimento social e sindical para a promoo de aes de qualicao prossional e apoio a projetos de gerao de renda. Programas de gerao de trabalho e renda tambm estavam presentes nas polticas assistenciais e de desenvolvimento local. Muitos empreendimentos econmicos solidrios surgiram, por exemplo, no mbito do Programa de Desenvolvimento Local e Integrado e Sustentvel (Dlis) e do Plano Nacional de Qualicao Prossional (Planfor). Os dados do Sistema Nacional de Informaes em Economia Solidria (Sies) tambm demonstram a importncia do apoio governamental (vrios rgos e instncias) para o surgimento da economia solidria no pas ao longo da dcada de 1990. Mas foi a partir da primeira situao que a economia solidria foi se consolidando enquanto uma poltica especca, integrando uma agenda presente, de maneira crescente, nos planos e programas de governos. Este processo ocorreu a partir de um amplo experimentalismo de polticas de apoio economia solidria. Tal diversidade pode ser entendida em funo da especicidade das questes locais, das compreenses polticas sobre o potencial da economia solidria no enfrentamento das questes sociais, da priorizao poltica, administrativa e oramentria das aes implementadas, assim como em funo dos diversos entendimentos sobre o signicado da prpria economia solidria. Observam-se, por exemplo,
1. Em Blumenau (SC), em 1997, foi institudo um programa de apoio s formas cooperativas e associativas e autogesto, por meio da criao de uma coordenao especca na estrutura do poder pblico municipal para sua gesto, enquanto estratgia da poltica local de enfrentamento ao desemprego.

56

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

em alguns governos, aes mais aprofundadas do ponto de vista da ao em si e do consenso interno com relao economia solidria, ao tempo em que, em outros, vericam-se aes mais pontuais e residuais. Do ponto de vista das polticas pblicas, a incluso da economia solidria nas aes governamentais explicitava os limites e contradies do Estado mnimo para o social, pois a economia solidria exigia uma posio cada vez mais ativa dos governos: compor equipes qualicadas de gestores, planejar aes de longo prazo, viabilizar capacidade de alocao de recursos, integrar o Estado economia real das comunidades. De alguma maneira pode-se armar que as exigncias da economia solidria contriburam para a crtica das polticas neoliberais e para a defesa da participao mais ativa do Estado no enfrentamento das questes sociais. Esse experimentalismo foi tomando corpo e maior organicidade com a disposio dos gestores para a troca de informaes e experincias. Neste sentido, a constituio da Rede de Gestores destas polticas permitiu um salto de qualidade para o debate e as prticas das agora denominadas polticas pblicas de economia solidria. Isto porque a iniciativa dos gestores de dialogarem entre si, trocarem experincias, saber o que estava sendo implementado nos municpios e estados e realizar avaliaes crticas foi consolidando uma compreenso de que havia unidade na diversidade. A Rede de Gestores foi fundamental para construir um processo de identidade do que se entende hoje por poltica pblica de economia solidria. A realizao de processos mais sistemticos de ocinas e atividades formativas de gestores ampliadas com o apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidria permitiram a sistematizao de documentos e declaraes sobre os princpios, as diretrizes, as caractersticas, os instrumentos e a institucionalidade das polticas pblicas de economia solidria. Tal acmulo de prticas e reexes foi fundamental para a elaborao do texto-base da Primeira Conferncia Nacional de Economia Solidria em 2006 (I Conaes). Com as deliberaes da conferncia, as polticas pblicas de economia solidria passaram, de forma denitiva, a compor a centralidade da estratgia poltica do movimento de economia solidria no pas. A prpria conferncia e, em especial, a criao da Secretaria Nacional de Economia Solidria e ainda, posteriormente, a criao do Conselho Nacional de Economia Solidria conguram uma nova institucionalidade no Brasil para as polticas de economia solidria. No entanto, tais avanos polticos e institucionais ainda no alteraram uma das principais caractersticas das polticas de economia solidria: so polticas de governo, isto , sua existncia depende dos partidos, coalizes ou grupos polticos que assumem a direo do Poder Executivo. Por isso, a economia solidria ainda no foi incorporada na agenda dos direitos (da cidadania) e dos deveres (pblicos). Esta a questo da institucionalizao das polticas pblicas de economia solidria. Como incorporar a economia solidria na agenda do Estado brasileiro? Como traduzir as demandas e necessidades da economia solidria em direitos dos(as) trabalhadores(as) e em dever do Estado? Como garantir que as aes governamentais permaneam para alm dos processos eleitorais? Portanto, a questo da institucionalizao das polticas pblicas de economia solidria refere-se a dois aspectos: i) sua caracterizao de poltica de governo para poltica de Estado, entendendo que a economia solidria representa uma possibilidade de que as polticas governamentais sejam permanentes, por serem apropriadas pela estrutura de Estado, no s pela equipe de governo; e ii) sua insero no campo dos direitos, da constituio de sujeitos de direitos e das obrigaes pblicas (deveres do Estado para assegurar este conjunto de direitos).

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

57

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

Para aprofundar um pouco mais a problemtica da institucionalizao das polticas de economia solidria, tambm necessrio constatar seu carter de transversalidade. Em sua trajetria, estas polticas foram forjando sua identidade no interior de outras polticas, das polticas de trabalho e renda, de assistncia social, de desenvolvimento rural, de desenvolvimento econmico etc. A economia solidria se apresentava como parte de outras polticas polticas setoriais ou temticas que a precederam na agenda dos governos e do Estado, e que a englobaram e no como uma poltica especca. Muitas destas polticas possuem alto grau de institucionalizao, e algumas delas so organizadas em sistemas pblicos, a exemplo do Sistema Pblico de Emprego, Trabalho e Renda (SEPTR), do Sistema nico de Assistncia Social (Suas) ou do recente Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (SISAN). Portanto, ao se tratar da questo da institucionalizao, fundamental incluir esta relao entre economia solidria e outras polticas. Isto coloca novos desaos: como abordar a economia solidria j includa em outras institucionalidades polticas existentes? Como identicar as especicidades que permitem demonstrar as particularidades dos direitos inerentes economia solidria? Como dar institucionalidade prpria economia solidria sem gerar sobreposio das aes? O fato que a economia solidria vinha ganhando um status prprio. E, talvez, a criao da Secretaria Nacional de Economia Solidria seja o marco histrico nesta direo, assim como a implantao do Conselho Nacional de Economia Solidria e alguns correlatos em algumas Unidades da Federao. A economia solidria vai obtendo maior visibilidade no interior das estruturas dos governos com a criao das coordenaes de economia solidria, departamentos de economia solidria, e, em alguns casos, a exemplo da Unio, de secretarias de economia solidria. Pelo menos no mbito da atuao do Poder Executivo, a economia solidria vai se armando a partir de estruturas especcas de gesto. Na implementao dessas polticas gura outro tema com destaque: a questo da participao e do controle social que, aps a Constituio de 1988, se consolida na realizao das conferncias nacionais, nos conselhos paritrios e em outros mecanismos. Os sujeitos da economia solidria vo disputar a poltica nos conselhos j existentes ou construir um espao prprio de participao e controle social da poltica? Quando da criao do Conselho Nacional de Economia Solidria e realizao da I Conferncia Nacional de Economia Solidria j se delineava uma posio clara sobre a questo. Tambm aqui o desao aprofundar a institucionalizao da participao e do controle social, mas de forma a assegurar os necessrios mecanismos de articulao e a integrao da economia solidria com as outras polticas pblicas, reconhecendo suas especicidades, suas trajetrias e seus sujeitos. Para concluir, ainda permanece um desao. Discutiu-se at aqui sobre as polticas no mbito de governo e como elas se constituem enquanto polticas mais permanentes. A proposio que parece mais simples a ideia de que precisamos transformar nossos programas e nossas aes em legislao, em lei. Leis municipais, estaduais e nacionais. Assim, estabelecidas a compreenso, a poltica, as aes com seus objetivos, bem como seu pblico, seus instrumentos e seus mecanismos de controle em lei, ter-se-ia assegurada, do ponto de vista do Estado, a poltica a ser operada pelos governantes enquanto uma exigncia pblica. No seria mais uma opo de governo: seria uma exigncia pblica para a implementao de polticas. Embora isso se evidencie fundamental, h que se ter clareza de ainda ser insuciente para se institucionalizar a poltica. Por qu? Porque a institucionalizao da poltica no legalizar a poltica simplesmente, criar aquelas condies da chamada hegemonia da econo-

58

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

mia solidria, ou capacidade que a economia solidria tem de certa direo cultural e moral sobre a sociedade e sobre os governos para a implementao de sua poltica. A lei por si s importante, mas no resolve o problema da institucionalizao. Porque a institucionalidade no se resume legalizao: corresponde tambm criao das condies polticas para que qualquer governo que constrangido do ponto de vista social e moral a implementar um conjunto de aes de apoio economia solidria. Esta uma questo fundamental, cujo debate deve ser aprofundado. Foram aqui registrados avanos importantes do ponto de vista da direo da institucionalizao da poltica pblica de economia solidria no pas. H tambm denies j tomadas e que necessitam ser implementadas. As resolues da I Conferncia Nacional de Economia Solidria propem a criao um Sistema Nacional de Economia Solidria, o fortalecimento do Conselho Nacional de Economia Solidria, a implantao de conselhos nos estados e municpios, e aponta para a urgncia de uma legislao especca para instituir formalmente os sujeitos, os direitos, e os instrumentos para assegurar os direitos da economia solidria. Isto a exemplo de alguns municpios e estados que j aprovaram em seus legislativos leis especcas para a economia solidria. Ao colocar na ordem do dia a questo da legislao com a apresentao pelo conselho da proposta de Lei Nacional da Economia Solidria , a economia solidria amplia as exigncias para institucionalizao de sua poltica. Alm do poder executivo e da sociedade civil, h necessidade de participao dos parlamentos. A criao de frentes parlamentares um indicativo deste avano. A par da frente parlamentar existente no Congresso Nacional, h ainda outras frentes em assembleias legislativas estaduais. Mas mais do que apoiadores, a economia solidria vai se deparar com outros interesses de classe representados de maneira dominante nos parlamentos. Neste caso, a institucionalizao requer a construo de consensos mais amplos. Mas a ideia de tornar legal a poltica de economia solidria por si s tambm pode ser ingnua. Em si no a lei (texto formal) que cria direitos e deveres. A lei somente se tornar ao viva caso a economia solidria apresente fora poltica para exigir a permanncia das iniciativas em curso. E esta fora depende, por sua vez, da fora tico-poltica originria das alianas e compromissos entre a economia solidria e demais sujeitos e lutas emancipatrias. Nesta fora reside a perspectiva de que a criao de novas institucionalidades signique a armao de novos valores e de novas bases para o processo de desenvolvimento.

Referncias Frana Filho, G. C.; Laville, J.; Medeiros, A.; Magnen, J. (Org.). Ao pblica e economia solidria. Uma perspectiva internacional. Salvador e Porto Alegre: Edufba, UFRGS Editora, 2006
Schiochet, V. Polticas Pblicas. In: CATTANI, A. D; LAVILLE, J.; GAIGER, L. I.; HESPANHA, P. (Coord.). Dicionrio internacional da outra economia. Coimbra: Ed. Almedina, 2009. SENAES/MTE. Polticas pblicas de economia solidria: reexes da rede de gestores. Rede de Gestores de Polticas Pblicas de Economia Solidria, Recife, Ed. Universitria da UFPE, 2008. SENAES/MTE. Economia solidria como estratgia e poltica de desenvolvimento. I Conferncia Nacional de Economia Solidria, Documento Final, 2007.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

59

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

SUBsDIO aOs DeBates sOBre aNteprOJetO De LeI para INstItUCIONaLIZaO De Uma POLtICa NaCIONaL De ECONOmIa SOLIDrIa
Comit Permanente do Conselho Nacional de Economia Solidria*

O presente documento tem como objetivo subsidiar a elaborao, pelo Conselho Nacional de Economia Solidria (CNES), de proposta de um anteprojeto de lei para a institucionalizao de Poltica e/ou Sistema Pblico de Economia Solidria no plano nacional. Trata-se de apresentar as motivaes e pilares que devem embasar a redao de uma proposta preliminar, assim como alguns pontos em aberto, de modo a fornecer elementos adicionais tanto para a discusso quanto para a posterior consolidao de anteprojeto no mbito do CNES.

1 Por Que uma lei Que institucionaliZa uma poltica nacional de economia solidria? As primeiras polticas pblicas de economia solidria remontam segunda metade dos anos 1990, quando municpios e governos estaduais passaram a criar estruturas e desenvolver programas e aes com vistas a apoiar e fomentar a economia solidria. A partir de 2003, tambm o governo federal passa a desenvolver polticas estruturadas para apoiar a economia solidria no Brasil.
Desde que essas polticas comearam a ser desenvolvidas, um tema permanente tem sido como institucionaliz-las, ou seja, como fazer com que estas polticas sejam incorporadas pela estrutura do Estado, para que, em vez de polticas de governo, muitas vezes transitrias, se perenizem como polticas de Estado. Contudo, importante destacar que institucionalizar uma poltica muito mais do que lhe dar permanncia no tempo. Mais do que uma estratgia particular de um governo, trata-se de compreend-la enquanto direito dos milhes de homens e mulheres que vivem e fazem a economia solidria no Brasil, e, portanto, entender enquanto dever do Estado dispor dos meios que efetivem este direito. A histria recente do Brasil tambm mostra que a lei em si no cria a realidade. Porm, a lei a representao de uma realidade de lutas e processos histricos de mobilizao social. Por isso, ela um importante instrumento de luta para que a sociedade civil organizada possa reivindicar o reconhecimento de direitos perante a estrutura do Estado. Mais do que um projeto de lei, a proposta pretende ser uma sntese do que os diferentes sujeitos sociais esperam da ao do Estado em relao economia solidria. Nesse sentido, ela apresenta uma agenda para que o Estado brasileiro atue no apoio economia solidria, e, alm de uma proposta tcnica, busca-se uma espcie de carta de intenes que consolide as demandas da economia solidria em termos de instrumentos estruturados e permanentes de polticas pblicas. Por isso, a poltica (e a lei que a institucionaliza) no pode ser considerada como m em si, mas como um meio para a concretizao das demandas e direitos da economia solidria.

* Texto elaborado no mbito do Comit Permanente do Conselho Nacional de Economia Solidria.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

61

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

Assim, o primeiro grande objetivo de um projeto de lei para institucionalizar uma poltica nacional de economia solidria reconhecer a economia solidria e o trabalho associado como um direito que constitui um instrumento de mobilizao para que segmentos da sociedade o reivindiquem perante o Estado. Mas no se pode esquecer um segundo grande objetivo de uma lei dessa natureza, que dar condies jurdicas para que o Estado desenvolva suas aes de apoio e fomento economia solidria.

2 Quais so os fundamentos para uma lei Que institucionaliZa uma poltica nacional de economia solidria? A construo de um marco jurdico apropriado para a economia solidria tem sido uma das principais demandas do movimento organizado, reforada pelas resolues dos Anais da I Conferncia Nacional de Economia Solidria (Conaes), e pela instituio do Comit Temtico do Marco Jurdico dentro do Conselho Nacional de Economia Solidria.
Especicamente em relao institucionalizao de uma poltica nacional, as demandas apontam para uma lei que institua ou consolide os instrumentos de ao pblica de modo estruturado e permanente, a includa a previso de um fundo especco para o desenvolvimento da economia solidria que agregue as vrias possibilidades de nanciamento das polticas setoriais (Art. 70 e Art. 102 dos Anais da Conaes). A necessidade de instrumentos legais que regulamentem, reconheam e fomentem a economia solidria no Brasil se baseia em referncias de fontes diversas, como, por exemplo: a Constituio Federal, em vrios de seus artigos, tais como: Art. 1o, Art. 3o, Art. 5o (vrios incisos), Art. 7o, Art. 146, Art. 174, Art. 187, e Art. 192; a existncia de polticas e aes voltadas economia solidria no Plano Plurianual (PPA) 2008-2011; e os Anais da I Conferncia Nacional de Economia Solidria (junho 2006), e de outras conferncias (Segurana Alimentar, Desenvolvimento Rural Sustentvel e Solidrio).

3 Quais so os principais eixos de uma poltica nacional de economia solidria? A proposta de minuta de projeto de lei da economia solidria deve ser estruturada a partir de quatro grandes eixos:
denies gerais; poltica de economia solidria; sistema nacional de economia solidria; e nanciamento da poltica pblica de economia solidria. Estes eixos foram denidos a partir da anlise tanto de leis estaduais e municipais que institucionalizam polticas pblicas de fomento economia solidria, como de leis que institucionalizam outras polticas em mbito federal, tais como as polticas de agricultura familiar, de habitao de interesse social, de assistncia social e de segurana alimentar, alm de outros documentos, como os supracitados Anais da Conaes. A seguir, apresenta-se um resumo dos quatro captulos estruturantes da proposta.

62

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

CAPTULO I - DAS DEFINIES O objetivo do captulo deve ser reconhecer juridicamente a economia solidria como uma realidade da sociedade brasileira, como direito dos sujeitos sociais que fazem a economia solidria, e como dever do Estado brasileiro de modo que este possa foment-la, cumprindo seus preceitos constitucionais. Trata-se de um captulo de denies conceituais, no qual se denir o que economia solidria e quem so os sujeitos de direito e os pblicos benecirios desta poltica. Para a redao do captulo, o principal subsdio so denies presentes nas leis estaduais e municipais de economia solidria preexistentes.
Provavelmente o ponto mais importante do captulo reside em uma conceituao adequada para a economia solidria, a m de conferir identidade aos sujeitos que a fazem no Brasil, mas sem limitar a ampliao deste conjunto de organizaes e formas econmicas solidrias. comum que grupos e movimentos sociais busquem que suas diferentes manifestaes sejam reconhecidas pela lei. Contudo, deve-se lembrar que esta lei de toda a economia solidria e, para tratar especicamente de cada uma destas formas de manifestao, o espao de uma lei no seria suciente. Assim, tem-se que encontrar uma denio que d unidade e identidade a todos, delimite do que se trata quando se fala em economia solidria, mas, ao mesmo tempo, reconhea a diversidade do movimento, sem fechar suas portas a novas possibilidades. Devem ser consideradas cinco caractersticas mnimas para a denio de empreendimento econmico solidrio enquanto principal benecirio da poltica: carter coletivo: o fazer junto; a dimenso associativa da atividade econmica; carter primordialmente econmico: trata-se da atividade econmica como razo primordial para a existncia da organizao; autogesto/gesto democrtica: diz respeito s decises, tarefas e aos resultados compartilhados; carter permanente: para marcar a diferena em relao a uma organizao eventual um mutiro ou outra forma coletiva de organizao, por exemplo; e livre adeso dos participantes. Devem ser tambm tomadas como mnimas as caractersticas relativas a segurana e sade do trabalho e ao combate ao trabalho infantil, incluindo-se ainda caractersticas desejveis, como, por exemplo, a preservao do meio ambiente.

Principais Questes e obserVaes Denir, para ns da lei, a economia solidria mais geral, em termos de princpios norteadores e as caractersticas das organizaes da economia solidria que sero benecirias da poltica. Para isso deve-se buscar um conceito mnimo-mximo: nem to restrito que deixe de fora parte da economia solidria, nem to amplo que acarrete perda da identidade.
No caso das caractersticas chamadas desejveis, considerar se devem constar da lei, ou se podero vir a constituir critrios de excluso ainda que no sejam mnimas. Para tanto, necessrio contemplar a economia solidria em suas diferentes formas societrias, traduzindo a preocupao de no engessar e de no perder a identidade. Com este objetivo, recomenda-se indicar tambm aqueles que no se encaixam nas caractersticas de economia solidria.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

63

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

Faz-se necessrio ainda considerar outros possveis pblicos da poltica: agricultores familiares, por exemplo, desde que associados em algum espao coletivo, como compras coletivas de insumos, uso coletivo de um equipamento, comercializao conjunta, entre outros, alm de benecirios de outros programas sociais interessados em desenvolver atividades econmicas solidrias.

CAPTULO II - DA POLTICA DE ECONOMIA SOLIDRIA O objetivo do captulo deve ser conceituar e delimitar o que so as polticas pblicas para a economia solidria, assim como denir quais as principais aes e instrumentos que o Estado deve desenvolver para apoiar a economia solidria.
Para a redao do captulo, o principal subsdio so as resolues dos Anais da I Conaes, buscando-se organizar as aes e instrumentos a serem desenvolvidos pelo Estado, de acordo com os principais eixos apresentados nas resolues da conferncia. Tambm devem ser levados em considerao outros documentos e sistematizaes acerca das demandas e prioridades da economia solidria, como, por exemplo, as trs principais demandas dos empreendimentos econmicos solidrios mencionadas no Sistema de Informaes em Economia Solidria e em vrios espaos do movimento de economia solidria e no prprio CNES. As aes includas na proposta se referem principalmente s polticas de: i) formao e assistncia tcnica; ii) comercializao e redes de produo e consumo; e iii) crdito e nanas solidrias. Como se poder notar, a descrio dessas polticas no exaustiva. Aqui no se pretende destacar cada uma das atividades, programas, aes e projetos que o Estado desenvolve hoje ou deve desenvolver no futuro, mas sim destacar em linhas gerais quais os eixos prioritrios e estruturantes nos quais o Estado deve atuar para apoiar a economia solidria. Portanto, h que se resistir ao impulso de reconhecer todas as aes que so desenvolvidas, e buscar agrup-las de modo geral. Por exemplo: no se trata apenas de um centro de formao em economia solidria, mas sim de uma poltica nacional de formao; no apenas de feiras de economia solidria, mas de uma poltica nacional de comercializao; e assim por diante. importante destacar que os Comits Temticos do Conselho Nacional de Economia Solidria devem examinar com ateno o captulo em anlise particularmente artigos e pargrafos referentes a seus respectivos temas , de modo a conferir-lhe uma redao mais prxima possvel da descrio das polticas que se quer do Estado brasileiro.

Principais Questes e obserVaes Deve-se buscar armar as polticas que se quer, conferindo identidade a todas as aes desenvolvidas em cada um dos eixos e contemplando toda a diversidade da economia solidria, sem, contudo, recorrer a extenso detalhamento de cada uma das aes.
Dado que a realidade econmica e social da economia solidria diversa em seu prprio interior, existindo, por exemplo, empreendimentos economicamente mais frgeis e outros mais robustos, uma possibilidade seria a denio de categorias econmicas para o pblico alvo benecirio das polticas. Ou seja, assim como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) obedece a uma classicao (PRONAF A, PRONAF B etc.), a questo se no se deve criar tambm uma classicao conforme a realidade socioeconmica dos benecirios, prevendo graus e direitos diferentes para o acesso s polticas de economia solidria.

64

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

Por exemplo, nas polticas de nanciamento e crdito aos empreendimentos econmicos solidrios, os empreendimentos mais pobres deveriam ter condies facilitadas na possibilidade de equalizao de taxas de juros. Do mesmo modo, outra questo se a lei no deve prever acesso diferenciado e privilegiado aos empreendimentos econmicos solidrios que atuem em setores ou em condies consideradas mais relevantes os empreendimentos que desenvolvam atividades ambientalmente importantes, como a produo agroecolgica, por exemplo. Vale lembrar, porm, que um detalhamento tal como as categorias e formas de acesso aos instrumentos da poltica pode ser objeto de normativa complementar posterior, permanecendo a lei com um carter mais geral e sucinto.

CAPTULO III - SISTEMA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDRIA Depois de denir quem so os sujeitos de direito benecirios da poltica pblica de economia solidria e quais so os instrumentos e prioridades desta poltica, o Captulo III tem por objetivo delimitar o desenho institucional da poltica, ou seja, sua estrutura de gesto e execuo. Neste caso, prope-se que tal delimitao se d por meio de um Sistema Nacional de Economia Solidria. Neste sentido, trata-se de denir os entes (pblicos e privados) que devero integrar o sistema e como se organizaro para desenvolver a poltica.
Atualmente no Brasil existem algumas polticas que esto organizadas em sistemas pblicos. o caso do Sistema nico de Sade (SUS), o Sistema Pblico de Emprego, Trabalho e Renda (SPETR), o Sistema nico de Assistncia Social (Suas) e o Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (SISAN), entre outros. Cada um destes sistemas tem uma lgica prpria de funcionamento. No caso da proposta, h a opo de utilizar como subsdio o desenho institucional estabelecido pelo Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (SISAN). Esta opo se fundamenta no fato de ser este o sistema que coloca maior nfase na participao social em todas as esferas da poltica, assim como por ser o sistema mais exvel na delimitao de responsabilidades e atribuies entre os entes, e, portanto, o modelo que parece mais prximo de atender a atual realidade da economia solidria. Outra opo no colocar o foco na denio de um lugar institucional especco no governo federal enquanto responsvel pela poltica, mas sim incluir vrios rgos com aes e polticas de apoio (total ou parcial) economia solidria. Em primeiro lugar, porque se considera que a poltica de economia solidria deve adquirir um carter transversal no governo federal, sendo assumida por diferentes reas setoriais; e, em segundo lugar, porque se quer ressaltar a permanncia da poltica, independente de eventuais mudanas nos rgos responsveis. Porm, importante destacar que esse modelo de sistema no a nica opo, o que exige que se aprofunde o debate sobre qual o sistema pblico mais adequado: um sistema mais voltado atuao do Estado e baseado na relao entre os diferentes entes federativos, denindo responsabilidades e obrigaes para estes o Suas, por exemplo; um sistema pblico mais aberto, que apenas dena os rgos e entes que desenvolvem a poltica o SISAN, por exemplo; ou um sistema hbrido, a meio caminho entre os dois anteriores. Ou, ainda, se o melhor de fato se ter um sistema. Enm, so debates que devem ser aprofundados.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

65

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

Principais Questes e obserVaes Deve-se denir em que grau de detalhamento o sistema pblico de economia solidria denir as competncias e atribuies dos diferentes entes federativos e das entidades da sociedade civil.
Faz-se necessria a clareza sobre a nfase do sistema, ressaltando o pacto federativo e a participao social. preciso denir que a adeso ao sistema dever ser pr-requisito para acesso s fontes de nanciamento da poltica. Tambm devem ser includos artigos que xem com preciso como se dar o controle social em relao ao desenvolvimento das polticas pblicas de economia solidria. H que se denir a relao do sistema pblico de economia solidria com outros sistemas pblicos e com os sistemas (e propostas de sistemas) j existentes na economia solidria, como, por exemplo, os sistemas de informao, comrcio justo e solidrio, formao, e nanas.

CAPTULO IV FINANCIAMENTO O captulo deve ter por objetivo denir e prever como a poltica pblica de economia solidria e o Sistema Nacional de Economia Solidria sero nanciados. No caso, a opo que parece mais indicada instituir um Fundo Nacional de Economia Solidria, cujo objetivo ser nanciar as aes pblicas de apoio e fomento economia solidria, estabelecidas e apresentadas nos captulos anteriores. Trata-se de prever recursos para: nanciamento e crdito de empreendimentos econmicos solidrios; desenvolvimento de polticas de formao e assistncia tcnica; abertura de canais de comercializao dos produtos e servios produzidos pela economia solidria, entre outras atividades previstas. Alm disso, o captulo deve propor fontes de recursos que constituiro este fundo, assim como a forma pela qual se dar a sua gesto.
Para a redao do captulo, o principal subsdio a lei que institui o Fundo Nacional de Habitao de Interesse Social (FNHIS). Assim como o FNHIS, o fundo que estar sendo proposto ser constitudo a partir de fontes diversas de recursos, gerido por um comit gestor escolhido e vinculado ao Conselho Nacional de Economia Solidria. importante destacar que a opo de criao de um Fundo Nacional de Economia Solidria no a nica possvel para o nanciamento da poltica pblica de economia solidria. Existem polticas que so nanciadas a partir de fundos, como o caso, por exemplo, da assistncia social, e outras que no o so caso do PRONAF. O PRONAF, que pode ser considerado um exemplo prximo da realidade da economia solidria, no possui um fundo especico para o seu nanciamento: os recursos do programa so provenientes principalmente da Unio para as polticas de assistncia tcnica, comercializao e equalizao de taxas de juros, entre outras e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para as aes de crdito. Dessa maneira, a criao de um fundo especco , novamente, apenas uma opo, existindo outras que podem cumprir o objetivo de nanciar os diferentes eixos das polticas de economia solidria. Na verdade, necessrio discutir qual a possibilidade mais adequada para a economia solidria.

66

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

Principais Questes e obserVaes A legislao precisa esclarecer quais so as vantagens e as desvantagens de um Fundo Nacional de Economia Solidria. preciso reetir se um fundo signicaria centralizar e burocratizar o acesso aos recursos pblicos, dicultando-o, ou, ao contrrio, se representaria a consolidao da organizao de acesso da economia solidria s polticas pblicas.
Caso seja criado um fundo, preciso denir qual ser a relao entre os seus recursos e os recursos da Unio operados pelos diferentes rgos nas suas aes e polticas para a economia solidria. Deve haver clareza se a criao do fundo representar uma centralizao de recursos para a economia solidria, nos moldes do PRONAF, ou se sua no criao seria mais positiva, por manter os recursos descentralizados entre diferentes rgos. A legislao precisa indicar quais sero as principais fontes do fundo. Alm disso, a legislao dever explicitar ainda os critrios para acessar seus recursos pelos sujeitos constituintes do Sistema Nacional de Economia Solidria. Neste caso, tambm necessrio estabelecer critrios e classicaes para denir as diferentes formas de acesso aos fundos pelos empreendimentos econmicos solidrios.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

67

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

eCONOmIa sOLIDrIa: Um NOVO mODO De VIVer


Eudes Xavier*

A Frente Nacional em Defesa da Economia Solidria, criada em maio de 2007, parte do reconhecimento dado pelo parlamento s estratgias utilizadas pelo movimento de Economia Solidria no Brasil. A defesa deste novo modo de viver, incorporado pela prtica da economia solidria, reete os esforos realizados desde os anos 1980 para resgatar a cidadania de milhares de trabalhadores e trabalhadoras alijados(as) do mundo do trabalho. Com o passar do tempo o movimento consolidou-se socialmente, rompendo as barreiras da excluso social para ecoar no Congresso Nacional. No fosse a valentia e insistncia dos sujeitos sociais histricos, numa busca dedicada e obstinada por alternativas de trabalho e renda, pelo resgate da cidadania dos sujeitos marginalizados economicamente, bem provvel que a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidria no existisse. Trata-se, portanto, de reconhecer um acmulo social histrico, conquistado palmo a palmo por meio de um trabalho cansativo, mas recompensador, que ao mesmo tempo em que busca amenizar as diculdades de homens e mulheres, mes e pais de famlia em diculdade, tem o objetivo de conter o avano do capitalismo em sua face mais desumana: o desemprego e a barbrie social. Antes de se focalizar a matria propriamente em questo, preciso relembrar os primeiros projetos organizados pela Critas Brasileira, no incio da dcada de 1980. necessrio fazer justia ao movimento sindical, com a retomada das primeiras fbricas desativadas, sob um novo prisma, onde os trabalhadores tiveram resgatados os seus direitos humanos, passando a ser mais que simples fora de trabalho assalariado. preciso rememorar as primeiras incubadoras de cooperativas, incentivadas pelas universidades. Resgatar, de forma justa, as experincias das gestes do Partido dos Trabalhadores (PT), que contriburam decisivamente para a consolidao de polticas pblicas de economia solidria, como foi o caso da cidade de Porto Alegre (1989-1992), ou o surgimento dos primeiros bancos de crdito popular, na prefeitura de Belm, na dcada de 1990. Falamos do governo do Rio Grande do Sul (19992002), onde se fortaleceu a ideia do desenvolvimento de cadeias produtivas territoriais. A partir do surgimento da Rede de Gestores Pblicos, em 2002, bem como do Frum Social Mundial (FSM), Frum Brasileiro de Economia Solidria (FBES) e Secretaria Nacional de Economia Solidria (Senaes), alm do Conselho Nacional de Economia Solidria (CNES), em 2003, o movimento foi criando corpo. Estes foram momentos importantes para a consolidao da economia solidria no Brasil. Etapas de um acmulo de foras, que se constituiu antes nas ruas, a partir das trabalhadoras e trabalhadores que buscavam sadas criativas para sobreviver. A Frente Parlamentar da Cmara dos Deputados nada mais que uma caixa de ressonncia deste momento histrico e social, que transcende as iniciativas exclusivas dos ativistas da economia solidria, buscando o apoio de outros setores comprometidos com a justia social. Para criar a Frente Parlamentar na Cmara dos Deputados, coletaram-se mais de 184 assinaturas dos(as) parlamentares eleitos(as) para representar o povo e os estados brasileiros.
* Deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores do Cear (PT/Cear) e presidente da Frente Nacional em Defesa da Economia Solidria.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

69

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

Alm de deputados federais e senadores, estavam presentes, no dia do lanamento da frente, representantes de vrios rgos governamentais e no governamentais, entre eles do Ministrio do Trabalho e Emprego, do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, Ministrio da Cultura, Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome e do Ministrio do Meio Ambiente, representantes das assembleias legislativas dos estados do Cear e Rio Grande do Sul. Tambm se zeram representar entidades como a Central nica dos Trabalhadores, a Associao Nacional dos Trabalhadores em Autogesto, a Unio Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar, o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria, a Rede Unitrabalho e muitos representantes do Frum Brasileiro de Economia Solidria. A economia solidria ganha fora. Hoje ela responsvel por uma grande articulao nacional, mas tambm global. Em diversos pases, como tambm no Brasil, a economia solidria tem permitido que milhares de pessoas saiam da linha da pobreza. Trata-se da oportunidade dada a indivduos e famlias para melhorarem as suas condies de vida, tanto no aspecto alimentar como tambm cultural, educacional, sem falar no fortalecimento dos vnculos familiares fator importante para evitar as situaes de risco social da infncia e juventude. Dados do relatrio Tendncias Mundiais do Emprego Juvenil (2006)1 mostram que, no Brasil, metade dos desempregados jovem e tem entre 16 e 24 anos. Destes, 52% trabalham na informalidade. Podemos citar pases da frica, ndia e Amrica Latina, mas tambm Rssia e Estados Unidos, entre outros pases desenvolvidos, nos quais a economia solidria tem sido utilizada principalmente como alternativa de trabalho e renda para os imigrantes. No Brasil, a economia solidria vem superando pouco a pouco a fase de experimentao. O governo federal no tem medido esforos para consolidar as polticas pblicas solidrias elaboradas a partir da contribuio dos diversos sujeitos que atuam na rea. A consolidao da Secretaria Nacional de Economia Solidria, que tem frente o professor Paul Singer, reconhecido economista ligado ao pensamento de esquerda latino-americano, tem sido responsvel por diversos programas, principalmente em articulao com outras esferas do governo. Este rgo vem se articulando com o Conselho Nacional de Economia Solidria (CNES), por uma poltica interministerial e republicana, que leva em conta as vrias esferas de governo e da sociedade. Por sua vez, o CNES congrega entidades que se organizam em redes, com os movimentos sociais e demais entidades da sociedade civil, no intuito de contribuir para a integrao das polticas de economia solidria em territrio brasileiro. O rgo possui cinco eixos temticos: comercializao, redes e cadeias de produo e consumo, crdito e nanas solidrias, formao e assistncia tcnica, institucionalidade da poltica nacional e marco jurdico. a que o debate retorna ao Congresso Nacional. Por isso a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidria se torna to importante. A luta da frente ocorre num contexto de prioridades polticas e oramentrias. No que tange poltica, h muitas questes a serem debatidas, assim como tambm no que se refere s questes oramentrias. Reporte-se aqui a Karl Marx, quando arma que a histria de toda a sociedade at hoje tem sido a histria da luta de classe. Todos sabem que, no congresso, relacionam-se diversas representaes, inclusive de classe. Por esse motivo torna-se difcil o debate sobre muitas questes, principalmente aquelas sobre as quais os interesses so conitantes. o caso do Fundo Nacional de Economia Solidria. Trata-se de garantir recursos para a continuidade e avano das polticas pblicas para o setor. Tambm o caso do marco
1. Global employment trends for the youth. International Labour Ofce. Geneva, Switzerland, 2006.

70

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

legal, que pode ser compreendido como a legislao que regulamenta as atividades de produo, distribuio e consumo no espectro da economia solidria. Portanto, faz-se necessrio articular as aes do movimento concreto, nas ruas, nos projetos e nos empreendimentos solidrios, com a necessidade premente de ampliar apoio no parlamento. Principalmente porque queremos entender a economia solidria num contexto amplo, abrangente, que tem o objetivo de contribuir para a segurana alimentar, a agricultura familiar, a reforma agrria, a regulamentao fundiria, o desenvolvimento sustentvel, a preservao da identidade tnica e cultural, o recorte de gnero, e a democratizao da informao e tecnologias de produo. Trata-se de um enorme desao: estabelecer a justia social e econmica, criando condies para inverter a lgica perversa que pretende tratar o trabalho como mercadoria. No mbito das polticas pblicas federais experimenta-se um momento sem precedentes na histria brasileira. So vrios programas que compem a lgica de integrao e transversalidade empreendida pelo governo federal. Destacam-se os programas levados a cabo pelo Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), e pelo Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA). Em maior ou menor grau, todos os ministrios do governo Lula participam de algum tipo de ao. No caso do MDA, por intermdio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), aplicado o conceito de territrios da cidadania, que so espaos geogrcos naturalmente integrados por sua dinmica social, poltica e econmica. Por meio da SDT, em conjunto com a Senaes, o Programa Territrios da Cidadania identica os empreendimentos familiares rurais e econmicos solidrios, incentivando o associativismo democrtico e integrando diversos programas sociais do governo federal, com foco no desenvolvimento regional. O objetivo organizar cadeias produtivas via redes de apoio mtuo, estruturando at mesmo uma Base de Servio de Comercializao (BSC) para garantir a distribuio da produo. O programa tambm prev a formao de sistemas estaduais de apoio agricultura familiar (Secafes). H linhas de nanciamento para a infraestrutura de produo e tecnologia, suporte tcnico e capacitao prossional e de gestores. Trata-se de um processo complexo, que leva em conta a demanda existente e orienta a produo para supri-la. Outros programas tambm contribuem para a ampliao dessas polticas. Um exemplo o Fome Zero, sob responsabilidade do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. O programa mantm aes importantes de incluso produtiva e segurana alimentar, e reconhecido como referncia mundial entre os programas de incluso social e combate fome. No mbito do Ministrio do Trabalho e Emprego, o Senaes oferece o Programa Economia Solidria em Desenvolvimento, cujos eixos de atuao preveem o apoio a cadeias produtivas, gerao de trabalho e renda, a bancos comunitrios e fundos rotativos, centros de formao, qualicao e alfabetizao, feiras de comercializao etc. Tambm est em processo de elaborao o Sistema Nacional de Comrcio Solidrio (SNCS), e, em andamento, um mapeamento nacional dos empreendimentos de economia solidria, por intermdio do Sistema Nacional de Informaes da Economia Solidria (Sies). Alm destes, muitos estados e municpios criaram rgos responsveis pela implementao de polticas pblicas de economia solidria. o caso da Prefeitura de Fortaleza, que mantm uma coordenadoria de economia solidria ligada sua Secretaria do Desenvolvimento Econmico, onde so desenvolvidos programas como o Credjovem Solidrio, que oferece crdito para jovens oriundos da rede municipal de ensino. O programa j nanciou 77 empreendimentos solidrios, dos quais 60 conseguiram adquirir sustentabilidade. O problema que toda essa poltica pblica, construda ao longo dos anos, ainda depende do resultado das urnas para garantir sua continuidade. A democracia represen-

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

71

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

tativa, que tem como principal caracterstica o revesamento do poder institudo atravs do voto, no garante a continuidade deste processo. Assim, as polticas pblicas precisam institucionalizar-se para serem de fato incorporadas como direitos civis. Compreende-se a institucionalizao como um processo de incorporao de direitos, por meio da qual o trabalhador e a trabalhadora possam ter assegurada a satisfao de suas necessidades bsicas. E isso s pode ocorrer com a ajuda do parlamento. do parlamento o dever de legislar. do parlamento o dever de instituir instrumentos de sustentao dos investimentos para a economia solidria, sem os quais esta no passa de um sonho bom. do parlamento o dever de instituir leis que regulamentem a atividade dos empreendimentos econmicos solidrios, sejam eles pequenos empreendimentos de agricultura familiar ou bancos comunitrios. Esta uma preocupao de todos os sujeitos que constrem a economia solidria, inclusive dos rgos de governo, que incluem o apoio institucionalizao da economia solidria como um eixo programtico de sua atuao. Hoje, duas proposies de lei esto tramitando no Congresso Nacional. A primeira, de autoria do deputado Pompeu de Matos, do Partido Democrtico Trabalhista do Rio Grande do Sul (PDT/RS), j aprovada na Cmara dos Deputados, tramita agora no Senado e est sendo analisada na Comisso de Assuntos Sociais. O Projeto de Lei no 131/2006 dispe sobre a organizao e funcionamento das cooperativas de trabalho e institui o Programa Nacional de Fomento s Cooperativas de Trabalho (PRONACOOP), que disponibilizar linhas de crdito com recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT), do Oramento da Unio, alm de outros recursos que venham a ser alocados pelo poder pblico. O contedo do projeto contempla a autonomia e a autogesto, a adeso voluntria e livre, a participao econmica dos membros cooperados, o aspecto comunitrio e intercooperativo, assim como o processo formativo e educativo. , portanto, um processo comum aos princpios da economia solidria e garante os requisitos mnimos aos quais todo trabalhador deve ter direito. Ademais, esto autorizados a operar os recursos do PRONACOOP, alm dos bancos ociais, os bancos cooperativos e as cooperativas de crdito. Por isso a Frente Parlamentar de Defesa da Economia Solidria est dialogando com os senadores no sentido de garantir a aprovao desta lei, que atualmente est sendo analisada na Comisso de Assuntos Sociais do Senado Federal. Outro projeto que contribui para a institucionalizao da economia solidria o Projeto de Lei Complementar no 93/2007, de autoria da deputada Luiza Erundina, do Partido Socialista Brasileiro de So Paulo (PSB/SP), que cria o Segmento Nacional de Finanas Populares e Solidrias. Seu contedo prev a criao do Conselho Nacional de Finanas Populares e Solidrias, que ter como principal nalidade o assessoramento e apoio tcnicoadministrativo ao setor nas reas de gesto nanceira, tecnologias creditcias, sistemas de informtica, formao de quadros tcnicos, gesto administrativa e demais atividades inerentes. Alm disso, a proposio regulamenta o funcionamento dos bancos populares, que podero captar depsito e poupana, operar ttulos de capitalizao e investimentos, receber pagamento e dar quitao, entre outras atividades. A proposio tramita atualmente na Cmara dos Deputados, na Comisso do Trabalho. Por se tratar de um tema de enorme relevncia, est prevista uma audincia pblica para aprofundar o debate sobre a matria, de modo a dar maior visibilidade aos contedos da futura lei. Outro debate ora em curso diz respeito ao marco legal propriamente dito. H muito tempo o movimento debate o assunto. O Senaes, o CNES, o FBES e a Frente Parlamentar Nacional realizaram uma srie de reunies com o intuito de consolidar um anteprojeto de lei que pudesse ser posteriormente apresentado ao Congresso Nacional. Recentemente, no

72

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

Economia solidria E POLTICAS PBLICAS

dia 2 de julho, este coletivo promoveu o seminrio Economia Solidria, Crise Econmica e Institucionalidade da Poltica. No evento, foi pautada a II Conferncia Nacional de Economia Solidria, a democratizao do Estado e o marco regulatrio para a parceria com entidades da sociedade civil, entre outros temas de igual relevo. Embora no haja unanimidade nas propostas, o sentimento comum indica pontos de convergncia que levam a crer num carter pedaggico e projetivo. preciso que os diversos sujeitos envolvidos com a economia solidria possam compreender que participam de uma nova forma de relacionarse com a economia, com o trabalho e com a sociedade. Trata-se de uma inverso de valores que benecia a ao coletiva e solidria. No universo da economia solidria, a apropriao do trabalho antes social, por isso a produo est voltada para a autogesto, assim como a distribuio para a cooperao, e o consumo para o desenvolvimento comunitrio. A economia solidria projeta, portanto, uma nova sociedade, com outros valores, prximos dos princpios socialistas.

Estamos conscientes de que a economia solidria no pode sozinha eliminar as desigualdades impostas pelo sistema de valores capitalista, mas pode e deve contribuir para a humanizao dos processos relacionais entre capital e trabalho. No para eliminar os conitos inerentes destas relaces, mas, ao contrrio, para mostrar as diferenas e explicitar as alternativas existentes. Entende-se que isto pode tornar-se pedaggico e contribuir para aumentar a resistncia aos processos vexatrios de explorao do trabalho. preciso tambm levar em conta as demandas que j foram apontadas e amadurecidas durante as ltimas dcadas. Entre estas, inclui-se a criao de um sistema nacional de economia solidria. Com este sistema, ser possvel estabelecer instrumentos para implementar uma poltica nacional de formao e assistncia tcnica, uma poltica nacional de comercializao, entre outras. Seu funcionamento deve priorizar a participao popular em todas as esferas da poltica, evitando a centralizao burocrtica e dando lugar transversalidade entre os setores governamentais. Desta forma, ampliariam-se os espaos de participao poltica, no aprendizado da gesto da coisa pblica, no controle social. No h dvida de que a vigncia de um sistema nacional de economia solidria pode signicar uma verdadeira revoluo democrtica. Para isso, preciso radicalizar a velha mxima da esquerda setentista, que a partir do poeta Bertold Brecht anunciou que apenas quando somos instrudos pela realidade que podemos mud-la.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

73

ANEXO ESTATSTICO

POPULAO ECONOMICAMENTE ATIVA OCUPAO MOVIMENTAO DE MO-DE-OBRA DESEMPREGO SEGURO-DESEMPREGO RENDIMENTOS INFORMALIDADE

Advertncia

Os dados deste Anexo Estatstico que so provenientes da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica (IBGE), apresentam valores distintos daqueles que foram publicados at o nmero 38 deste boletim, em decorrncia de novos fatores de expanso das amostras. Para mais informaes, consultar: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/ notatecnicareponderacao2009.pdf

ANEXO ESTATSTICO
ndice de Tabelas

I.

POPULAO ECONOMICAMENTE ATIVA


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. PEA por regio metropolitana PEA por gnero PEA por grau de instruo PEA por faixa etria Taxa de participao por regio metropolitana Taxa de participao por gnero Taxa de participao por grau de instruo Taxa de participao por faixa etria Populao economicamente inativa que gostaria de trabalhar A1 A1 A2 A2 A3 A3 A4 A4 A5

II. ocupao
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Nvel de ocupao por regio metropolitana Nvel de ocupao por gnero Nvel de ocupao por grau de instruo Nvel de ocupao por faixa etria Nvel de ocupao por posio na ocupao Empregados por categoria de ocupao Nvel de ocupao por setor de atividade A7 A7 A8 A8 A9 A9 A10

III. moVimentao de mo-de-obra


1. 2. 3. 4. 5. 6. Admisses por UF Desligamentos por UF Variao do nvel de emprego por UF Admisses por setor de atividade Desligamentos por setor de atividade Variao do nvel de emprego formal por setor de atividade A11 A12 A13 A14 A15 A16

IV. desemprego
1 Taxa de desemprego por regio metropolitana: PME 2 Taxa de desemprego aberto: PED 3 Taxa de desemprego oculto por desalento: PED 4 Taxa de desemprego oculto por precariedade: PED 5 Taxa de desemprego total: PED 6. Taxa de desemprego por gnero: PME 7. Taxa de desemprego por grau de instruo: PME 8. Taxa de desemprego por faixa etria: PME 9. Taxa de desemprego por posio na famlia: PME 10. Composio do desemprego por gnero: PME 11. Composio do desemprego por posio na famlia: PME 12. Composio do desemprego por faixa etria: PME 13. Composio do desemprego por grau de instruo: PME 14. Composio do desemprego por faixa de durao: PME A17 A17 A18 A18 A19 A19 A20 A20 A21 A21 A22 A22 A23 A23

V. seguro-desemprego
1. Requerentes, segurados e valor mdio do benefcio A25

VI. rendimentos
1. 2. 3. 4. 5. Rendimentos mdios reais habitualmente recebidos por regio Rendimentos mdios reais efetivamente recebidos por regio Rendimentos mdios reais habitualmente recebidos por posio na ocupao Rendimentos mdios reais efetivamente recebidos por posio na ocupao Salrio mnimo real A27 A27 A28 A28 A29

VII. informalidade
1. 2. 3. Participao dos empregados sem carteira assinada na ocupao total por regio metropolitana Participao dos empregados por conta prpria na ocupao total por regio metropolitana Diferencial de rendimentos efetivamente recebidos pelos empregados do setor privado com e sem carteira assinada, por regio metropolitana 4. Diferencial de rendimentos efetivamente recebidos pelos empregados do setor privado com carteira assinada e os trabalhadores por conta prpria, por regio metropolitana A31 A31 A32 A32

I.

POPULAO ECONOMICAMENTE ATIVA


TABELA I.1

PEA por regio metropolitana


(Em mil pessoas)

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008

RE 1.366 1.470 1.461 1.486 1.548 1.511 1.492 1.465 1.516 1.471 1.524 1.522 1.518 1.563 1.534 1.510 1.538 1.508 1.533 1.528 1.525

SA 1.512 1.599 1.654 1.722 1.735 1.832 1.805 1.799 1.790 1.811 1.821 1.817 1.815 1.812 1.842 1.827 1.852 1.842 1.834 1.815 1.835

BH 2.031 2.142 2.229 2.246 2.362 2.437 2.510 2.489 2.525 2.534 2.526 2.557 2.541 2.500 2.470 2.460 2.470 2.487 2.523 2.546 2.493

RJ 5.057 5.188 5.275 5.257 5.325 5.351 5.446 5.408 5.444 5.458 5.500 5.537 5.506 5.464 5.456 5.392 5.385 5.379 5.364 5.420 5.399

SP 8.446 8.965 9.130 9.182 9.335 9.549 9.774 9.695 9.777 9.820 9.879 9.939 9.900 9.803 9.852 9.856 9.929 9.883 9.906 9.844 9.878

PA 1.712 1.765 1.777 1.800 1.834 1.853 1.907 1.887 1.925 1.908 1.926 1.931 1.941 1.933 1.890 1.838 1.860 1.860 1.859 1.862 1.862

Total IBGE 20.125 21.128 21.525 21.693 22.139 22.535 22.930 22.743 22.977 23.003 23.175 23.304 23.221 23.074 23.044 22.884 23.035 22.959 23.020 23.015 22.993

CT n.d 1.360 1.379 1.446 1.443 1.481 1.564 1.567 1.580 1.566 1.556 1.558 1.567 1.539 1.545 1.554 1.549 1.546 1.539 n.d 1.547

Total n.d. 22.488 22.904 23.139 23.582 24.015 24.494 24.309 24.557 24.569 24.731 24.862 24.788 24.613 24.589 24.438 24.584 24.505 24.559 n.d. 24.535

2009
a

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009

Fonte: PME/IBGE e PME/Ipardes. Mdia referente ao perodo (mar.-dez.) n.d.= no disponvel.

TABELA I.2

PEA por gnero


(Em mil pessoas)

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

Masculino 11.306 11.737 11.857 11.928 12.139 12.281 12.446 12.399 12.432 12.458 12.502 12.570 12.494 12.501 12.485 12.458 12.534 12.490 12.493 12.458 12.486

Feminino 8.820 9.392 9.668 9.765 10.000 10.254 10.488 10.343 10.545 10.545 10.673 10.734 10.726 10.573 10.558 10.427 10.501 10.469 10.527 10.556 10.506

Jan.-jun./2008 Junho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE. Mdia referente ao perodo mar.-dez.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

A1

I.

POPULAO ECONOMICAMENTE ATIVA

TABELA I.3

PEA por grau de instruo


(Anos de escolaridade, em mil pessoas)

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

<8 7.008 7.174 6.963 6.669 6.503 6.244 6.001 6.008 6.074 6.031 6.014 5.948 6.009 5.890 5.839 5.808 5.717 5.680 5.640 5.614 5.716

8 - 10 4.089 4.233 4.215 4.161 4.172 4.189 4.173 4.151 4.187 4.225 4.208 4.261 4.186 4.102 4.051 4.007 4.062 4.054 4.100 4.105 4.063

> = 11 8.989 9.686 10.307 10.830 11.430 12.072 12.732 12.554 12.690 12.719 12.925 13.073 13.003 13.058 13.130 13.047 13.220 13.201 13.252 13.260 13.185

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE. Mdia referente ao perodo mar.-dez.

TABELA I.4

PEA por faixa etria


(Em mil pessoas)

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

10 a 14 95 127 107 64 73 64 62 68 67 54 54 56 59 50 66 47 58 61 50 50 55

15 a 17 569 616 598 521 538 496 480 489 472 477 481 490 471 436 454 448 460 452 422 415 442

18 a 24 3.996 4.073 4.090 3.989 4.013 3.986 3.921 3.914 3.956 3.925 3.999 3.955 3.921 3.807 3.760 3.761 3.866 3.837 3.834 3.789 3.808

25 a 49 12.506 13.041 13.239 13.457 13.684 13.964 14.155 14.053 14.072 14.074 14.249 14.407 14.375 14.359 14.309 14.166 14.154 14.145 14.262 14.234 14.212

> = 50 2.959 3.272 3.490 3.662 3.831 4.025 4.317 4.219 4.411 4.472 4.393 4.396 4.395 4.422 4.454 4.463 4.497 4.464 4.451 4.526 4.476

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE. Mdia referente ao perodo mar.-dez.

A2

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

I.

POPULAO ECONOMICAMENTE ATIVA


TABELA I.5 (Em %)

Taxa de participao por regio metropolitana


Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

RE 48,5 51,3 49,8 49,7 51,2 49,0 47,3 46,6 48,2 46,7 48,2 48,0 47,6 48,9 48,0 47,2 47,9 47,0 47,9 47,7 47,6

SA 56,1 57,6 57,8 58,5 57,6 59,0 56,8 56,9 56,3 56,7 56,9 56,7 56,5 56,4 56,8 56,1 56,9 56,3 56,0 55,5 56,3

BH 54,7 56,3 57,2 56,4 58,1 58,8 59,1 58,9 59,3 59,5 59,4 59,8 59,4 58,6 57,7 57,5 57,7 57,9 58,4 58,8 58,0

RJ 54,4 54,8 55,0 54,0 54,1 53,6 54,0 53,5 53,9 54,0 54,5 55,0 54,6 54,2 53,8 53,1 53,1 53,0 53,0 53,4 53,2

SP 57,1 59,8 59,9 59,3 59,2 59,7 60,1 59,8 59,9 60,0 60,5 61,1 61,0 60,0 60,1 60,1 60,4 60,3 60,4 59,8 60,2

PA 56,1 56,7 56,3 56,3 56,6 56,5 57,5 57,2 57,7 57,3 57,7 57,7 58,1 57,7 56,5 55,2 56,0 55,8 55,5 55,4 55,7

Total IBGE 55,3 57,1 57,2 56,6 56,9 56,9 57,0 56,7 57,0 57,0 57,4 57,8 57,6 57,1 56,7 56,3 56,7 56,5 56,6 56,4 56,5

CT n.d. 59,9 59,0 60,1 58,7 59,0 61,2 61,6 62,0 60,9 60,5 60,5 61,0 59,9 60,1 60,3 59,9 59,7 59,0 n.d. 59,8

Total n.d. 57,3 57,3 56,8 57,0 57,0 57,3 57,0 57,4 57,3 57,6 58,0 57,8 57,3 56,9 56,6 56,9 56,7 56,8 n.d. 56,8

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE.

Mdia referente ao perodo mar.-dez.

n.d.= no-disponvel.

TABELA I.6 (Em %)

Taxa de participao por gnero


Masculino 66,3 67,7 67,3 66,7 66,8 66,5 66,6 66,5 66,6 66,6 67,0 67,1 66,8 66,4 65,9 65,8 66,2 66,1 66,2 66,1 66,1 Feminino 45,7 47,8 48,3 47,7 48,1 48,5 48,7 48,2 48,7 48,6 49,2 49,7 49,7 49,0 48,7 48,1 48,3 48,1 48,3 48,2 48,3

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE. Mdia referente ao perodo mar.-dez.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

A3

I.

POPULAO ECONOMICAMENTE ATIVA

TABELA I.7

Taxa de participao por grau de instruo


(Anos de escolaridade, em %)

Perodo 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009


a

<8 40,9 42,1 41,3 39,9 39,2 38,1 37,2 37,4 37,4 37,1 37,1 36,9 36,9 36,7 36,8 36,6 36,3 36,2 35,9 35,8 36,3

8 - 10 57,1 58,9 58,4 56,9 57,4 57,2 56,7 55,9 56,6 56,9 57,3 58,1 58,4 57,1 55,0 54,6 54,9 55,0 55,2 54,9 54,9

> = 11 74,9 76,2 76,3 75,9 76,2 76,2 76,2 75,6 76,3 76,3 77,1 77,6 77,2 76,2 75,6 75,1 75,7 75,4 75,8 75,6 75,5

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./ 2009
Fonte: PME/IBGE.
a

Mdia referente ao perodo mar.-dez.

TABELA I.8 (Em %)

Taxa de participao por faixa etria


10 a 14 2,6 3,5 3,0 1,8 2,0 1,7 1,7 1,8 1,8 1,4 1,4 1,5 1,5 1,3 1,8 1,3 1,6 1,6 1,3 1,4 1,5 15 a 17 24,0 26,0 25,5 22,5 23,6 22,1 21,7 22,0 21,6 21,5 21,9 22,1 21,5 19,8 20,1 20,2 20,6 20,5 19,2 18,5 19,9 18 a 24 68,3 70,2 70,8 69,5 70,6 70,9 70,7 70,3 70,8 70,0 72,0 72,4 71,7 69,8 69,0 68,6 70,2 69,9 69,8 69,5 69,5 25 a 49 76,6 78,5 78,8 78,6 79,1 79,7 79,9 79,4 79,7 79,8 80,6 80,9 81,0 80,5 80,0 79,7 79,7 79,5 79,8 79,6 79,7 > = 50 36,0 38,0 38,2 38,0 38,3 38,4 39,2 38,7 39,6 40,1 39,3 39,9 39,8 39,8 39,5 39,0 39,2 39,0 39,0 39,6 39,2

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE. Mdia referente ao perodo mar.-dez.

A4

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

I.

POPULAO ECONOMICAMENTE ATIVA


TABELA I.9

Populao economicamente inativa que gostaria de trabalhar


Perodo 2002b 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009 Disponveis Marginalmente ligadas PEA
a

Total 3.168 2.811 2.806 2.800 2.566 2.300 2.077 2.181 2.137 2.127 1.909 1.903 1.835 1.928 2.226 2.196 2.092 2.114 2.058 2.080 2.127

No-disponveis 442 404 365 343 371 408 386 373 389 374 383 386 374 483 454 402 396 354 347 368 387

Total 3.610 3.215 3.171 3.144 2.938 2.709 2.463 2.554 2.526 2.501 2.292 2.289 2.209 2.410 2.680 2.598 2.488 2.468 2.404 2.448 2.514

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009

1.082 985 1.024 1.027 992 920 817 849 813 808 740 771 726 847 983 992 912 913 856 856 919

Fonte: PME/IBGE.
a Pessoas economicamente inativas que gostariam e esto disponveis para trabalhar, e que estiveram na PEA no perodo de 358 dias anterior semana de referncia da pesquisa. b

Mdia referente ao perodo mar.-dez.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

A5

II.

OCUPAO
TABELA II.1

Nvel de ocupao por regio metropolitana


(Em mil pessoas)

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

RE 1.196 1.267 1.275 1.289 1.323 1.329 1.354 1.325 1.363 1.350 1.388 1.387 1.370 1.441 1.402 1.373 1.377 1.348 1.372 1.373 1.374

SA 1.286 1.332 1.389 1.455 1.497 1.581 1.598 1.584 1.574 1.600 1.616 1.622 1.629 1.630 1.636 1.625 1.631 1.614 1.612 1.612 1.622

BH 1.816 1.910 1.992 2.049 2.161 2.252 2.346 2.312 2.354 2.380 2.373 2.407 2.408 2.363 2.313 2.294 2.307 2.318 2.353 2.371 2.326

RJ 4.549 4.712 4.797 4.851 4.906 4.969 5.076 5.045 5.045 5.083 5.120 5.152 5.124 5.127 5.096 5.048 5.012 5.012 5.009 5.077 5.042

SP 7.371 7.703 7.976 8.243 8.352 8.586 8.952 8.830 8.965 9.031 9.085 9.169 9.092 9.103 8.924 8.875 8.884 8.876 8.892 8.957 8.901

PA 1.563 1.598 1.623 1.666 1.686 1.718 1.795 1.767 1.810 1.806 1.816 1.824 1.838 1.843 1.784 1.728 1.741 1.745 1.746 1.758 1.750

total IBGE 17.780 18.520 19.052 19.554 19.926 20.435 21.122 20.862 21.110 21.251 21.399 21.561 21.461 21.507 21.154 20.943 20.953 20.913 20.984 21.148 21.016

CT n.d. 1.239 1.267 1.340 1.343 1.389 1.480 1.475 1.488 1.482 1.487 1.486 1.492 1.475 1.461 1.455 1.452 1.451 1.455 n.d. 1.455

total n.d. 19.759 20.319 20.894 21.269 21.824 22.602 22.337 22.598 22.733 22.886 23.047 22.953 22.982 22.615 22.398 22.405 22.364 22.439 n.d. 22.444

Jan.-Jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009

Fontes: PME/IBGE e PME/Ipardes. Mdia referente ao perodo mar.-dez. n.d.= no-disponvel.

TABELA II.2

Nvel de ocupao por gnero


(Em mil pessoas)

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
Fonte: PME/IBGE.
a

Masculino 10.188 10.554 10.777 10.999 11.149 11.370 11.687 11.606 11.657 11.721 11.773 11.834 11.772 11.849 11.697 11.617 11.619 11.589 11.586 11.616 11.621

Feminino 7.593 7.966 8.275 8.555 8.777 9.065 9.435 9.256 9.454 9.530 9.625 9.727 9.689 9.658 9.457 9.326 9.333 9.324 9.398 9.532 9.395

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009

Mdia referente ao perodo mar.-dez.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

A7

II.

OCUPAO

TABELA II.3

Nvel de ocupao por grau de instruo


(Anos de escolaridade, em mil pessoas)

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009


a

0 555 561 527 479 473 424 375 366 392 384 384 378 387 377 367 372 368 340 337 355 356

1-3 1.182 1.174 1.120 1.089 1.055 976 919 931 938 914 893 916 883 894 909 916 862 863 838 866 876

4-7 4.421 4.572 4.576 4.508 4.391 4.336 4.300 4.283 4.336 4.336 4.345 4.268 4.336 4.280 4.158 4.110 4.078 4.057 4.042 4.017 4.077

8 - 10 3.457 3.531 3.550 3.604 3.601 3.662 3.727 3.696 3.742 3.797 3.753 3.815 3.738 3.710 3.638 3.595 3.604 3.592 3.627 3.674 3.622

> = 11 8.125 8.647 9.240 9.842 10.372 11.007 11.773 11.556 11.676 11.791 11.996 12.161 12.094 12.223 12.058 11.928 12.005 12.037 12.113 12.200 12.057

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Mdia referente ao perodo mar.-dez.

Fonte: PME/IBGE.

TABELA II.4

Nvel de ocupao por faixa etria


(Em mil pessoas)

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008


a

10 a 14 78 104 88 54 61 52 51 54 56 46 44 47 49 45 55 42 53 51 41 43 48

15 a 17 375 381 385 347 362 337 341 337 350 348 347 357 338 331 331 323 312 309 298 300 312

18 a 24 3.134 3.120 3.167 3.164 3.168 3.193 3.267 3.212 3.282 3.312 3.376 3.340 3.329 3.290 3.125 3.083 3.098 3.103 3.108 3.124 3.107

25 a 49 11.380 11.816 12.086 12.464 12.646 12.957 13.266 13.160 13.143 13.201 13.363 13.542 13.468 13.522 13.337 13.181 13.133 13.128 13.231 13.293 13.217

> = 50 2.814 3.100 3.327 3.525 3.689 3.895 4.196 4.099 4.279 4.345 4.268 4.274 4.277 4.320 4.305 4.314 4.356 4.322 4.306 4.387 4.332

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Mdia referente ao perodo mar.-dez.

Fonte: PME/IBGE.

A8

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

II.

OCUPAO
TABELA II.5

Nvel de ocupao por posio na ocupao


(Em mil pessoas)

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

Com carteira

Empregados Conta-prpria Sem NoMilitar/RJU carteira remunerados 3.775 4.059 4.292 4.370 4.315 4.231 4.157 4.077 4.257 4.296 4.315 4.244 4.194 4.119 3.958 3.944 3.919 3.934 3.999 4.004 3.960 1.346 1.359 1.382 1.433 1.470 1.501 1.598 1.570 1.557 1.627 1.623 1.653 1.659 1.641 1.681 1.588 1.655 1.592 1.564 1.628 1.618 11 12 9 8 7 8 8 9 13 7 6 6 4 8 3 4 6 4 7 4 5 3.449 3.700 3.872 3.793 3.817 3.961 3.978 3.964 3.913 4.006 3.989 3.988 4.026 4.027 3.940 3.959 3.944 3.884 3.893 3.922 3.924 Empregadores No-remunerados Total 891 1.016 1.001 1.006 987 972 979 974 988 946 991 999 982 1.003 985 959 961 976 955 974 968 216 176 166 154 151 141 138 144 144 128 125 136 126 134 141 128 140 130 124 127 132 17.780 18.520 19.052 19.554 19.926 20.435 21.122 20.862 21.110 21.251 21.399 21.561 21.461 21.507 21.154 20.943 20.953 20.913 20.984 21.148 21.016

8.092 8.198 8.331 8.790 9.179 9.621 10.263 Jan.-jun./2008 10.124 Julho 10.238 Agosto 10.240 Setembro 10.350 Outubro 10.534 Novembro 10.470 Dezembro 10.574 Janeiro 10.445 Fevereiro 10.361 Maro 10.328 Abril 10.393 Maio 10.441 Junho 10.489 Jan.-jun./ 2009 10.409
Fonte: PME/IBGE.

Mdia referente ao perodo mar.-dez.

TABELA II.6

Empregados por categoria de ocupao


(Em mil pessoas)

2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009


a

Setor privado Com carteira Sem carteira 7.217 7.349 7.475 7.866 8.240 8.663 9.303 9.168 9.238 9.288 9.387 9.565 9.539 9.617 9.489 9.380 9.332 9.413 9.430 9.479 9.420 2.624 2.879 3.023 3.057 2.941 2.844 2.833 2.759 2.918 2.949 2.955 2.913 2.876 2.838 2.711 2.653 2.629 2.616 2.653 2.719 2.664 379 355 341 353 368 359 356 357 362 346 354 358 343 369 353 367 368 373 408 401 378

Setor pblico Com carteira Sem carteira 271 272 290 280 301 301 292 286 302 302 299 301 289 297 257 291 276 275 311 270 280 Militar/RJU 1.346 1.359 1.382 1.433 1.470 1.501 1.598 1.570 1.557 1.627 1.623 1.653 1.659 1.641 1.681 1.588 1.655 1.592 1.564 1.628 1.618

Domsticos Com carteira Sem carteira 497 494 515 571 572 599 603 600 638 606 610 611 589 588 604 613 627 607 603 609 610 880 908 979 1.034 1.073 1.086 1.031 1.032 1.037 1.045 1.060 1.031 1.028 983 990 1.001 1.014 1.043 1.035 1.015 1.016

Perodo

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./ 2009
Fonte: PME/IBGE.

Mdia referente ao perodo mar.-dez.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

A9

II.

OCUPAO

TABELA II.7

Nvel de ocupao por setor de atividade


(Em mil pessoas)

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009


a

Indstria(1) Construo Comrcio(2) 3.123 3.257 3.366 3.452 3.465 3.480 3.601 3.538 3.641 3.733 3.649 3.646 3.698 3.610 3.604 3.487 3.433 3.427 3.403 3.460 3.469 1.358 1.398 1.394 1.417 1.433 1.476 1.538 1.512 1.529 1.543 1.571 1.579 1.589 1.575 1.500 1.539 1.542 1.534 1.533 1.549 1.533 3.679 3.736 3.794 3.854 3.901 3.967 4.065 4.037 4.023 3.952 4.079 4.148 4.124 4.233 4.128 4.058 4.034 4.052 4.068 4.037 4.063

Intermediao Adm. nanceira(3) pblica(4) 2.298 2.486 2.607 2.717 2.843 3.039 3.186 3.157 3.200 3.251 3.250 3.231 3.147 3.215 3.170 3.212 3.180 3.186 3.250 3.225 3.204 2.856 2.929 2.992 3.065 3.125 3.193 3.355 3.286 3.367 3.388 3.370 3.473 3.487 3.451 3.397 3.341 3.408 3.372 3.428 3.507 3.409

Servios domsticos 1.377 1.402 1.494 1.605 1.644 1.685 1.635 1.632 1.675 1.651 1.670 1.641 1.617 1.571 1.593 1.614 1.641 1.650 1.638 1.623 1.627

Outros servios(5) 2.983 3.160 3.271 3.316 3.390 3.466 3.625 3.586 3.556 3.604 3.679 3.718 3.686 3.741 3.654 3.592 3.613 3.586 3.560 3.628 3.605

Outras atividades(6) 106 152 134 127 125 129 117 113 119 129 130 124 112 111 108 101 101 107 106 117 107

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE.

Mdia referente ao perodo mar.-dez.

1 - Indstria Extrativa e de transformao e produo e distribuio de eletricidade, gs e gua. 2 - Comrcio, reparao de veculos automotores e de objetos pessoais e domsticos e com. a varejo de combustveis. 3 - Servios prestados empresa, aluguis, atividades imobilirias e intermediao nanceira. 4 - Educao, sade, servios sociais, administrao pblica, defesa e seguridade social. 5 - Atividades de alojamento e alimentao; transporte, armazenagem e comunicao; e outros servios coletivos, sociais e pessoais. 6 - Agricultura, pecuria, silvicultura e explorao orestal; pesca; organismos internacionais e outras instituies extraterritoriais; e atividades mal especicadas.

A10

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

TABELA III.1
Jan.-jun./ 2008a 44.642 10.797 91.330 6.466 131.490 9.778 30.330 66.752 34.437 160.129 74.035 45.252 173.345 34.871 40.988 308.429 1.063.084 208.144 665.787 2.833.223 649.733 497.326 604.983 130.832 169.730 287.632 130.223 21.585 46.436 31.110 20.609 20.391 28.981 47.146 23.931 96.814 95.235 81.405 82.162 82.778 97.900 20.592 30.613 48.059 21.459 112.894 107.904 113.657 474.689 474.671 477.837 124.213 117.877 123.318 121.348 454.158 111.010 85.783 102.617 21.490 29.084 47.379 21.744 34.291 33.905 32.558 31.274 204.001 186.165 190.698 172.816 55.941 54.056 54.895 53.716 48.859 148.096 29.068 117.924 394.450 93.675 72.172 95.509 17.990 22.046 40.605 22.108 7.278 8.243 9.387 8.635 7.927 8.032 8.013 42.971 14.744 6.906 33.388 39.525 64.531 38.734 34.826 23.679 4.790 5.052 34.804 104.560 21.005 90.860 271.401 61.475 48.379 68.428 11.049 15.449 28.494 15.540 10.665 15.309 10.154 8.273 8.204 5.569 16.639 19.318 15.743 13.969 12.710 9.551 11.946 7.567 30.190 7.295 6.438 47.677 131.179 25.791 99.747 383.142 95.623 80.474 89.407 20.207 27.651 42.131 21.429 36.363 33.610 31.616 31.519 31.608 20.613 25.447 6.729 7.312 7.181 6.904 6.972 4.325 5.422 16.108 14.665 13.199 13.524 12.545 7.946 10.212 9.664 5.526 24.722 10.149 7.574 26.108 4.960 7.070 42.462 142.866 28.101 103.794 392.085 95.160 84.139 88.282 19.730 28.244 43.975 23.452 5.350 5.048 5.890 5.243 4.511 3.143 4.491 4.799 2.046 2.406 2.073 2.224 1.838 1.291 1.319 1.414 26.179 27.784 26.178 24.824 21.411 14.473 20.030 18.716 17.179 1.769 4.975 12.153 5.617 28.131 10.576 7.964 28.964 5.390 7.054 51.525 168.728 31.229 122.194 459.839 115.512 85.836 105.542 25.072 27.972 47.527 25.255 1.026 992 1.161 1.477 1.230 649 1.020 1.030 1.157 17.873 18.707 19.371 17.394 12.666 7.619 10.571 9.202 11.360 13.055 1.158 18.644 2.014 4.861 10.095 5.672 27.705 10.375 7.391 29.256 5.329 6.321 50.752 162.031 31.431 109.147 447.957 103.198 74.352 94.578 20.394 25.861 54.485 23.117 2.059 1.854 1.881 1.925 1.584 1.048 1.571 1.536 1.778 2.156 9.085 8.796 8.871 9.397 8.234 6.107 8.573 8.794 9.213 9.111 Jul./2008 Ago./2008 Set./2008 Out./2008 Nov./2008 Dez./2008 Jan./2009 Fev./2009 Mar./2009 Abr./2009 Mai./2009 13.472 1.920 12.305 1.154 19.271 1.692 4.639 10.523 5.943 28.010 11.336 8.071 32.904 6.122 6.350 53.628 184.862 40.302 114.913 419.205 100.791 71.212 84.233 19.133 27.118 46.824 22.642

III.

ipea
2006a 69.649 17.580 143.625 7.937 221.093 15.290 44.209 94.335 59.823 267.041 146.967 84.592 333.564 110.055 70.359 473.212 1.706.007 314.285 1.047.227 4.074.928 933.008 730.675 881.310 170.662 227.021 386.167 200.528 216.939 256.590 454.710 545.751 268.853 327.013 193.899 242.953 986.199 1.161.486 830.160 950.005 1.067.382 1.250.348 4.635.279 5.380.429 1.168.783 1.361.327 339.581 390.245 1.820.555 2.069.420 531.251 610.700 75.928 87.510 109.173 120.327 353.967 408.028 92.780 103.426 146.384 161.965 295.833 345.458 61.787 73.860 111.763 144.739 52.139 59.515 18.041 21.656 243.209 272.339 9.522 13.001 161.560 184.960 16.278 21.148 79.334 95.132 2007a 2008a

Admisses por UF
Jun./2009 11.245 2.351 13.293 1.039 21.326 1.640 5.294 11.470 7.436 32.357 11.645 7.996 36.880 6.685 7.160 52.668 196.940 30.568 112.610 412.413 98.635 70.386 83.087 18.713 29.945 48.025 24.542 Jan.-jun./ 2009b 60.408 11.312 69.786 6.558 115.166 9.848 29.059 64.117 35.616 166.372 66.027 46.563 184.302 35.781 40.393 298.712 986.606 187.422 662.405 2.514.641 608.919 466.399 545.129 123.249 166.791 282.967 140.437 887.299 1.216.550 1.233.554 1.419.511 1.350.446 1.348.575 1.356.349 7.924.985

2002a

2003a

2004a

2005a

RO

51.199

55.768

65.619

69.691

AC

11.687

10.728

11.884

14.943

AM

86.413

88.113

117.620

131.903

RR

5.221

5.966

7.311

8.228

PA

143.755

160.830

201.677

208.479

AP

9.491

10.699

12.901

14.584

TO

31.305

32.726

41.636

42.363

MA

60.558

62.670

70.431

85.854

PI

46.875

46.111

48.839

54.121

CE

215.582

210.583

227.205

240.637

RN

97.748

105.122

137.285

137.839

MOVIMENTAO DE MO-DE-OBRA

PB

74.189

67.107

73.471

79.613

PE

254.078

251.413

274.965

311.754

AL

88.185

93.277

99.851

103.837

SE

55.944

52.951

61.982

64.234

BA

348.538

349.688

406.076

470.493

MG

1.276.156

1.275.231

1.452.415

1.579.880

ES

221.484

222.795

255.143

291.455

RJ

890.500

863.172

930.436

1.017.193

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

SP

3.067.642

2.972.094

3.426.878

3.811.240

PR

710.236

735.432

860.828

898.971

SC

531.525

556.244

655.009

692.088

RS

757.568

777.864

914.638

869.708

MS

131.314

140.349

162.065

163.467

MT

182.489

201.391

253.451

240.380

GO

298.605

301.347

346.598

380.208

DF

164.092

159.672

180.282

195.838

Total 9.812.379 9.809.343 11.296.496 12.179.001 12.831.149 14.341.289 16.659.331 8.503.768 1.502.808 1.484.006 1.554.571 1.451.205 1.275.674

Fonte: Caged/MTE.

Soma dos meses de janeiro a dezembro.

A11

Soma dos meses de janeiro a junho.

TABELA III.2
Jan.-jun./ 2008a 40.806 9.368 77.115 5.906 122.867 8.944 24.690 55.876 27.969 149.646 73.503 51.294 177.775 74.851 38.043 262.274 844.594 177.070 582.659 2.255.478 540.571 440.510 523.536 108.379 135.394 222.762 110.500 20.105 41.614 25.323 21.557 18.829 26.010 40.184 19.665 92.292 90.421 73.820 70.011 99.259 93.209 96.253 70.404 87.360 18.406 27.217 41.976 18.584 410.624 391.079 405.569 105.199 100.312 100.874 32.437 30.385 27.344 30.129 107.108 419.805 105.009 76.807 93.744 20.085 29.334 49.717 20.575 172.158 166.395 178.658 202.254 49.256 49.263 49.582 60.162 49.212 182.017 30.207 100.377 415.334 93.847 68.325 87.473 19.679 30.071 46.843 21.202 6.498 5.829 5.822 6.591 6.157 5.814 6.507 6.219 8.356 7.673 27.006 26.158 26.389 33.789 32.024 32.087 7.585 7.532 50.029 192.622 33.299 110.202 556.933 111.297 76.222 96.106 26.152 30.771 55.308 19.714 7.179 7.118 6.587 6.627 6.757 7.969 12.296 12.158 11.150 12.545 12.828 13.954 25.734 23.663 24.020 27.219 27.363 26.372 32.308 14.923 7.857 38.162 8.479 6.757 48.594 157.979 29.516 116.285 421.818 94.031 74.067 86.609 18.105 24.327 40.296 21.604 5.736 5.194 5.063 5.120 6.792 6.662 6.023 10.808 9.850 9.034 12.706 13.464 13.657 13.414 10.907 5.775 25.195 15.538 12.410 27.085 9.946 6.031 42.040 143.735 28.471 98.314 392.180 92.666 78.465 87.535 17.522 22.866 35.917 20.057 5.146 4.697 5.325 5.994 6.482 6.471 4.659 3.772 1.806 2.022 1.785 1.700 1.457 1.993 1.985 1.422 22.468 21.845 22.634 24.641 23.310 25.848 23.562 21.200 22.822 1.870 4.783 12.555 5.467 26.759 13.046 12.154 51.216 20.972 8.385 47.028 159.329 30.740 116.036 425.608 104.670 86.129 100.808 20.132 29.050 39.613 21.964 1.218 1.064 1.115 1.211 960 953 914 993 1.085 14.344 14.073 15.294 17.847 16.862 20.689 16.873 15.562 12.640 1.716 1.508 1.661 1.944 1.924 2.528 1.638 1.575 1.918 1.563 14.124 1.077 20.787 1.516 4.243 10.974 5.396 24.475 13.002 7.522 40.241 22.009 7.064 46.835 146.429 26.682 102.455 375.935 95.261 73.516 91.643 20.080 26.415 39.823 18.137 8.177 7.434 7.405 8.785 7.855 9.290 7.513 7.196 7.914 7.037 Jul./2008 Ago./2008 Set./2008 Out./2008 Nov./2008 Dez./2008 Jan./2009 Fev./2009 Mar./2009 Abr./2009 Mai./2009 8.111 1.477 12.453 1.105 19.953 1.698 4.617 11.749 4.909 25.857 13.128 7.022 27.580 7.122 7.221 44.568 147.344 30.241 106.993 374.684 89.109 73.284 88.309 17.821 26.345 41.721 22.597

A12
2006a 64.978 16.400 130.620 7.269 200.287 13.878 42.069 80.603 52.283 233.481 131.626 71.516 294.679 98.000 62.771 448.123 1.553.713 282.316 931.069 3.602.301 846.612 669.353 829.211 164.155 222.890 365.106 187.154 11.602.463 12.723.897 200.575 230.345 413.557 498.404 244.297 304.120 181.977 233.087 891.875 1.070.932 746.530 876.099 945.021 1.139.445 4.023.740 4.854.822 1.023.997 1.206.731 314.507 360.871 1.652.157 1.938.698 472.531 569.778 67.143 76.472 109.678 117.005 307.619 355.228 80.623 93.531 131.380 148.434 256.111 304.017 53.886 62.536 95.585 125.395 45.034 58.805 16.337 19.707 215.206 263.613 8.180 12.427 138.976 176.224 16.374 20.649 71.001 89.752 2007a 2008a

Desligamentos por UF
Jun./2009 8.273 1.839 12.309 1.046 20.269 1.816 5.091 12.633 5.200 26.605 10.909 7.152 27.090 6.659 6.430 46.549 151.344 37.219 107.155 384.811 92.671 69.265 84.481 16.776 24.492 40.677 28.093 Jan.-jun./ 2009b 46.044 10.010 83.961 6.220 128.593 10.307 27.165 72.232 32.770 161.199 80.546 54.117 211.374 75.187 41.888 275.614

2002a

2003a

2004a

2005a

RO

46.444

52.369

59.584

64.807

AC

10.872

10.881

11.064

12.607

AM

75.316

77.977

94.889

111.964

RR

5.180

5.719

6.397

6.765

PA

130.435

148.360

163.473

190.682

AP

8.704

10.938

9.995

13.273

TO

30.880

29.700

35.833

41.369

MA

57.316

56.577

60.392

72.972

PI

41.549

44.158

42.949

47.559

CE

184.751

191.938

195.965

209.762

RN

86.992

98.042

119.293

119.443

PB

67.029

70.459

60.758

68.845

PE

236.905

237.584

237.539

271.524

AL

80.373

82.405

90.169

98.132

SE

45.108

50.469

52.091

56.590

BA

311.240

323.186

353.352

406.541

III.

MG

1.180.740

1.199.582

1.277.161

1.424.471

906.160 182.869 647.238 2.375.036 568.408 454.726 539.385 110.436 153.495 238.047 132.452

ES

197.932

209.792

219.136

250.795

RJ

817.854

804.625

822.606

896.082

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

SP

2.867.964

2.800.585

2.929.226

3.338.309

PR

651.647

673.062

738.180

826.597

SC

482.084

510.563

564.258

628.457

RS

714.880

730.183

797.816

843.445

MS

119.843

127.849

141.978

158.855

MT

171.610

185.078

225.683

246.156

GO

279.342

280.568

309.345

348.536

DF

146.975

151.261

154.088

170.482

Total

9.049.965 9.163.910 9.773.220

10.925.020

15.207.127 7.142.380 1.299.590 1.244.883 1.271.730 1.389.804 1.316.495 1.542.245 1.318.298 1.224.375 1.384.693 1.244.241 1.217.018 1.236.854 7.625.479

Fonte: Caged/MTE.

Soma dos meses de janeiro a dezembro.

MOVIMENTAO DE MO-DE-OBRA

ipea

Soma dos meses de janeiro a junho.

TABELA III.3
Jan.-jun./ 2008a 3.836 1.429 14.215 560 8.623 834 5.640 10.876 6.468 10.483 532 -6.042 -4.430 -39.980 2.945 46.155 218.490 31.074 83.128 577.745 109.162 56.816 81.447 22.453 34.336 64.870 19.723 203.218 1.480 4.822 6.962 4.266 239.123 5.787 2.971 -948 1.562 4.522 4.814 10.540 2.186 3.396 6.083 2.875 282.841 7.585 12.151 12.374 13.635 14.695 17.404 6.001 8.976 8.873 1.405 -250 -2.338 1.169 61.401 64.065 83.592 72.268 34.353 19.014 17.565 22.444 14.240 1.854 3.520 5.214 1.145 -1.139 17.547 -20.884 -172 3.847 8.036 -1.689 -8.025 -6.238 906 -40.821 31.843 19.770 12.040 -29.438 -33.921 6.685 4.793 5.313 -6.446 -353 780 2.414 3.565 2.044 1.770 -2.480 -15.225 -88.062 -12.294 -19.342 -285.532 -49.822 -27.843 -27.678 -15.103 -15.322 -26.814 -4.174 -654.946 2.218 1.506 36.752 6.388 -767 -2.795 6.382 13.367 38.142 4.945 2.802 -8.408 3.486 8.191 3.567 1.646 1.447 -2.400 -290 -7.972 -1.184 -319 -917 -26.800 -3.725 -16.538 -38.676 1.592 6.407 2.798 2.102 3.324 1.835 -175 -101.748 4.343 7.160 4.593 1.424 -118 -4.403 -2.977 10.629 9.947 7.596 4.300 4.245 -5.759 -6.861 -473 -5.389 -4.836 -977 -4.986 1.039 422 -869 -370 5.480 -95 2.494 5.674 747 2.208 5.378 8.058 3.395 9.179 993 2.118 2.118 1.784 180 -2.337 -601 -249 5.300 4.815 4.165 818 -919 -5.711 -3.202 -1.243 204 351 565 -751 -1.971 -3.328 -168 1.027 192 -402 150 1.372 -2.470 -4.190 -22.252 -15.582 -1.331 4.497 9.399 489 6.158 34.231 10.842 -293 4.734 4.940 -1.078 7.914 3.291 34.818 240 384 288 524 381 -702 -666 -8 -101 3.711 5.939 3.544 183 -1.899 -11.375 -3.532 -2.484 -5.643 -192 -72 46 266 270 -304 106 37 72 81 -2.143 498 618 -879 276 3.230 -2.627 -131 -10.985 -16.680 -743 3.917 15.602 4.749 6.692 72.022 7.937 836 2.935 314 -554 14.662 4.980 106.205 3.529 4.634 4.077 -453 -4.196 -13.070 -6.302 -6.360 -1.280 -1.069 343 346 220 -19 -340 -1.480 -67 -39 -140 593 908 1.362 1.466 612 379 -3.183 1.060 1.598 1.299 2.074 5.361 443 -148 49 -682 -6 22 -1.226 1.034 2.153 -1.792 1.049 5.324 -1.000 -871 9.060 37.518 10.061 7.920 44.521 11.682 -2.072 -4.076 1.312 773 5.103 45 131.557 Jul./2008 Ago./2008 Set./2008 Out./2008 Nov./2008 Dez./2008 Jan./2009 Fev./2009 Mar./2009 Abr./2009 Mai./2009

III.

ipea
2006a 4.671 1.180 13.005 668 20.806 1.412 2.140 13.732 7.540 33.560 15.341 13.076 38.885 12.055 7.588 25.089 152.294 31.969 116.158 472.627 86.396 61.322 52.099 6.507 4.131 21.061 13.374 16.364 26.245 41.153 47.347 24.556 22.893 11.922 9.866 94.324 90.554 83.630 73.906 122.361 110.903 611.539 525.607 144.786 154.596 25.074 29.374 168.398 130.722 58.720 40.922 8.785 11.038 -505 3.322 46.348 52.800 12.157 9.895 15.004 13.531 39.722 41.441 7.901 11.324 16.178 19.344 7.105 710 1.704 1.949 28.003 8.726 1.342 574 22.584 8.736 -96 499 8.333 5.380 2007a 2008a

Variao do nvel de emprego por UF


Jun./2009 2.972 512 984 -7 1.057 -176 203 -1.163 2.236 5.752 736 844 9.790 26 730 6.119 45.596 -6.651 5.455 27.602 5.964 1.121 -1.394 1.937 5.453 7.348 -3.551 119.495 Jan.-jun./ 2009b 14.364 1.302 -14.175 338 -13.427 -459 1.894 -8.115 2.846 5.173 -14.519 -7.554 -27.072 -39.406 -1.495 23.098 80.446 4.553 15.167 139.605 40.511 11.673 5.744 12.813 13.296 44.920 7.985 299.506

2002a

2003a

2004a

2005a

RO

4.755

3.399

6.035

4.884

AC

815

-153

820

2.336

AM

11.097

10.136

22.731

19.939

RR

41

247

914

1.463

PA

13.320

12.470

38.204

17.797

AP

787

-239

2.906

1.311

TO

425

3.026

5.803

994

MA

3.242

6.093

10.039

12.882

PI

5.326

1.953

5.890

6.562

CE

30.831

18.645

31.240

30.875

RN

10.756

7.080

17.992

18.396

MOVIMENTAO DE MO-DE-OBRA

PB

7.160

-3.352

12.713

10.768

PE

17.173

13.829

37.426

40.230

AL

7.812

10.872

9.682

5.705

SE

10.836

2.482

9.891

7.644

BA

37.298

26.502

52.724

63.952

MG

95.416

75.649

175.254

155.409

ES

23.552

13.003

36.007

40.660

RJ

72.646

58.547

107.830

121.111

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

SP

199.678

171.509

497.652

472.931

PR

58.589

62.370

122.648

72.374

SC

49.441

45.681

90.751

63.631

RS

42.688

47.681

116.822

26.263

MS

11.471

12.500

20.087

4.612

MT

10.879

16.313

27.768

-5.776

GO

19.263

20.779

37.253

31.672

DF

17.117

8.411

26.194

25.356

Total

762.414

645.433 1.523.276 1.253.981 1.228.686 1.617.392 1.452.204 1.361.388

Fonte: Caged/MTE.

a Soma dos meses de janeiro a dezembro.

A13

b Soma dos meses de janeiro a junho.

TABELA III.4

A14
Siup Agropecuria Construo civil Comrcio Servios Outros/ignorados Indstria transformao 1.794.460 2.066.171 2.121.599 2.026.046 2.040.075 2.512.042 2.551.984 2.692.463 3.126.985 3.525.765 1.880.499 311.570 319.198 376.379 299.041 221.602 117.476 216.799 221.522 281.783 281.015 249.233 246.138 1.496.490 50.091 46.848 66.214 46.818 39.441 47.204 63.288 66.406 61.347 70.994 38.880 6.200 6.046 6.009 5.186 4.627 4.046 6.903 6.654 6.843 6.876 6.258 6.204 39.738 919.971 1.052.518 1.116.777 1.032.656 926.269 1.005.910 1.091.798 1.257.480 1.428.582 1.866.537 935.443 180.852 177.557 180.580 168.202 142.747 81.156 151.465 138.627 168.517 152.788 162.176 166.244 939.817 1.882.359 2.109.061 2.293.126 2.234.658 2.274.583 2.639.535 2.912.498 2.940.198 3.298.542 3.774.888 1.812.052 322.898 327.209 338.907 354.477 348.992 270.353 283.068 270.441 308.549 293.078 298.366 303.306 1.756.808 2.940.430 3.426.286 3.712.195 3.402.894 3.390.358 3.767.385 4.218.210 4.717.250 4.969.393 5.856.365 2.930.355 509.570 531.702 537.091 516.994 467.804 362.849 452.142 482.005 519.142 482.602 477.454 471.045 2.884.390 Administrao pblica 86.262 79.794 97.241 88.016 72.855 72.036 97.546 85.068 97.321 105.502 69.331 13.666 6.911 5.361 4.307 3.354 2.572 11.678 20.573 14.230 10.340 8.462 7.956 73.239 457.624 840.289 905.673 949.651 1.031.572 1.211.892 1.198.355 1.025.525 1.310.749 1.405.119 809.121 152.921 110.281 104.959 98.353 82.593 46.891 91.511 90.850 117.140 120.357 142.999 151.831 714.688 19.609 10.287 4.647 59 1.032 135 207 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Admisses por setor de atividade


Total

Extrativa mineral

III.

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

1999a 2000a 2001a 2002a 2003a 2004a 2005a 2006a 2007a 2008a 2008 2009

Jan.-jun./2008b Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009

30.619 36.878 34.171 31.582 33.158 40.357 45.115 46.759 48.370 54.161 28.087 5.131 5.102 5.285 4.645 3.955 1.956 2.984 2.882 3.307 3.390 3.627 3.625 19.815

8.181.425 9.668.132 10.351.643 9.812.380 9.809.343 11.296.496 12.179.001 12.831.149 14.341.289 16.659.331 8.503.768 1.502.808 1.484.006 1.554.571 1.451.205 1.275.674 887.299 1.216.550 1.233.554 1.419.511 1.350.446 1.348.575 1.356.349 7.924.985

Fonte: Caged/MTE.

Soma dos meses de janeiro a dezembro.

MOVIMENTAO DE MO-DE-OBRA

Soma dos meses de janeiro a junho.

ipea

TABELA III.5

III.

ipea
Siup Agropecuria Construo civil Comrcio Servios Outros/ignorados Indstria transformao 1.779.561 1.873.308 2.017.777 1.864.875 1.911.284 2.007.432 2.374.436 2.442.224 2.732.401 3.347.090 1.562.598 274.075 264.622 262.377 290.311 302.391 390.716 271.929 277.978 317.558 280.832 248.533 244.137 1.640.967 66.090 62.138 64.674 41.541 36.294 42.638 49.755 59.037 53.595 63.029 31.597 5.080 4.926 4.963 5.860 5.577 5.026 6.190 5.847 6.375 6.302 5.992 5.401 36.107 1.033.114 1.054.145 1.150.181 1.062.081 974.424 955.147 1.006.745 1.171.684 1.251.827 1.668.669 738.290 145.774 141.675 147.811 166.053 165.478 163.588 140.141 135.785 152.394 139.400 144.769 147.923 860.412 1.867.783 1.933.589 2.083.321 1.951.397 2.048.675 2.235.595 2.522.683 2.603.404 2.893.451 3.392.670 1.679.929 297.606 273.050 285.647 299.887 271.106 285.445 333.849 280.716 318.246 287.431 283.760 285.784 1.789.786 2.925.528 3.142.358 3.401.233 3.117.097 3.130.073 3.297.262 3.648.505 4.195.641 4.382.290 5.208.106 2.491.542 458.278 436.511 432.438 480.852 428.508 479.977 449.690 424.487 469.862 423.323 433.425 448.168 2.648.955 Administrao pblica 77.086 76.612 85.467 77.812 63.025 72.418 75.947 76.815 82.069 95.186 36.619 7.115 5.300 4.419 5.512 5.183 31.038 9.444 6.082 7.089 5.308 7.011 7.128 42.062 577.175 830.494 922.801 909.072 973.374 1.132.618 1.211.233 1.018.951 1.289.656 1.386.887 582.091 107.981 115.276 130.271 136.775 133.115 181.378 103.612 89.893 109.902 97.673 90.072 94.662 585.814 19.138 4.723 3.390 91 208 90 131 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Desligamentos por setor de atividade


Total

Extrativa mineral

MOVIMENTAO DE MO-DE-OBRA

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

1999 2000a 2001a 2002a 2003a 2004a 2005a 2006a 2007a 2008a 2008 2009

Jan.-jun./2008b Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009

31.951 33.169 31.720 25.999 26.553 30.020 35.585 34.707 38.608 45.490 19.714 3.681 3.523 3.804 4.554 5.137 5.077 3.443 3.587 3.267 3.972 3.456 3.651 21.376

8.377.426 9.010.536 9.760.564 9.049.965 9.163.910 9.773.220 10.925.020 11.602.463 12.723.897 15.207.127 7.142.380 1.299.590 1.244.883 1.271.730 1.389.804 1.316.495 1.542.245 1.318.298 1.224.375 1.384.693 1.244.241 1.217.018 1.236.854 7.625.479

Fonte: Caged/MTE.

Soma dos meses de janeiro a dezembro.

Soma dos meses de janeiro a junho.

A15

TABELA III.6

A16
Siup Agropecuria Construo civil Comrcio Servios Outros/ignorados Indstria transformao 14.899 192.863 103.822 161.171 128.791 504.610 177.548 250.239 394.584 178.675 317.901 37.495 54.576 114.002 8.730 -80.789 -273.240 -55.130 -56.456 -35.775 183 700 2.001 -144.477 -15.999 -15.290 1.540 5.277 3.147 4.566 13.533 7.369 7.752 7.965 7.283 1.120 1.120 1.046 -674 -950 -980 713 807 468 574 266 803 3.631 -113.143 -1.627 -33.404 -29.425 -48.155 50.763 85.053 85.796 176.755 197.868 197.153 35.078 35.882 32.769 2.149 -22.731 -82.432 11.324 2.842 16.123 13.388 17.407 18.321 79.405 14.576 175.472 209.805 283.261 225.908 403.940 389.815 336.794 405.091 382.218 132.123 25.292 54.159 53.260 54.590 77.886 -15.092 -50.781 -10.275 -9.697 5.647 14.606 17.522 -32.978 14.902 283.928 310.962 285.797 260.285 470.123 569.705 521.609 587.103 648.259 438.813 51.292 95.191 104.653 36.142 39.296 -117.128 2.452 57.518 49.280 59.279 44.029 22.877 235.435 Administrao pblica 9.176 3.182 11.774 10.204 9.830 -382 21.599 8.253 15.252 10.316 32.712 6.551 1.611 942 -1.205 -1.829 -28.466 2.234 14.491 7.141 5.032 1.451 828 31.177 -119.551 9.795 -17.128 40.579 58.198 79.274 -12.878 6.574 21.093 18.232 227.030 44.940 -4.995 -25.312 -38.422 -50.522 -134.487 -12.101 957 7.238 22.684 52.927 57.169 128.874 471 5.564 1.257 -33 824 45 47 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Variao do nvel de emprego formal por setor de atividade


Total

Extrativa mineral

III.

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

1999a 2000a 2001a 2002a 2003a 2004a 2005a 2006a 2007a 2008a 2009

Jan.-jun./2008b Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009

-1.332 3.709 2.451 5.583 6.605 10.337 9.530 12.052 9.762 8.671 8.373 1.450 1.579 1.481 91 -1.182 -3.121 -459 -705 40 -582 171 -26 -1.561

-196.001 657.596 591.079 762.414 645.433 1.523.276 1.253.952 1.228.686 1.617.392 1.452.204 1.361.388 203.218 239.123 282.841 61.401 -40.821 -654.946 -101.748 9.179 34.818 106.205 131.557 119.495 299.506

Fonte: Caged/MTE.

Soma dos meses de janeiro a dezembro.

MOVIMENTAO DE MO-DE-OBRA

Soma dos meses de janeiro a junho.

ipea

IV.

DESEMPREGO
TABELA IV.1 (Em %)

Taxa de desemprego por regio metropolitana : PME


Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

RE 12,5 13,8 12,7 13,2 14,6 12,0 9,3 9,6 10,1 8,3 8,9 8,9 9,7 7,8 8,6 9,1 10,4 10,6 10,5 10,2 9,8

SA 15,0 16,7 16,0 15,5 13,7 13,7 11,5 11,9 12,1 11,6 11,3 10,7 10,3 10,0 11,2 11,0 11,9 12,4 12,1 11,2 11,7

BH 10,6 10,8 10,6 8,8 8,5 7,6 6,5 7,1 6,8 6,1 6,1 5,9 5,2 5,5 6,4 6,8 6,6 6,8 6,7 6,9 6,7

RJ 10,1 9,2 9,0 7,7 7,9 7,2 6,8 6,7 7,3 6,9 6,9 7,0 6,9 6,2 6,6 6,4 6,9 6,8 6,6 6,3 6,7

SP 12,7 14,1 12,6 10,2 10,5 10,1 8,4 8,9 8,3 8,0 8,0 7,7 8,2 7,1 9,4 10,0 10,5 10,2 10,2 9,0 9,9

PA 8,8 9,5 8,6 7,4 8,0 7,3 5,9 6,4 6,0 5,3 5,7 5,6 5,3 4,7 5,6 6,0 6,4 6,2 6,1 5,6 6,1

Total IBGE 11,7 12,3 11,5 9,8 10,0 9,3 7,9 8,3 8,1 7,6 7,6 7,5 7,6 6,8 8,2 8,5 9,0 8,9 8,8 8,1 8,7

CT n.d. 8,9 8,1 7,4 6,9 6,2 5,4 5,9 5,8 5,4 4,5 4,6 4,8 4,2 5,4 6,3 6,3 6,1 5,5 n.d. 5,9

Total n.d. 12,1 11,2 9,7 9,8 9,1 7,7 8,1 7,9 7,4 7,4 7,3 7,4 6,6 8,0 8,3 8,8 8,7 8,6 n.d. 8,5

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009

Fontes:PME/IBGE e PME/Ipardes. Mdia referente ao perodo mar.-dez.

n.d.= no-disponvel.
TABELA IV.2 (Em %)

Taxa de desemprego aberto: PED


Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

SP 12,2 12,7 11,8 10,6 10,4 10,1 9,3 9,6 9,6 9,4 9,3 8,5 8,6 8,3 9,2 9,8 10,8 10,9 10,8 10,3 10,3

DF 12,6 14,5 13,2 12,4 11,4 11,5 10,9 11,6 10,0 10,1 10,4 10,5 10,4 9,9 10,0 10,2 11,1 11,5 11,7 11,2 11,0

POA 10,2 11,0 10,7 10,3 10,3 9,6 8,4 8,7 8,7 8,3 8,3 7,9 7,7 7,4 7,6 7,8 9,0 9,7 10,1 9,5 9,0

SAL 16,5 17,1 15,0 14,3 14,9 13,9 12,2 12,2 12,2 12,2 12,2 12,6 11,9 11,7 11,5 11,5 12,0 12,7 13,6 13,9 12,5

RE 11,4 13,6 14,4 13,8 13,5 12,4 12,1 12,3 13,4 13,0 12,5 11,2 10,9 10,2 10,5 10,8 11,8 12,5 12,4 11,8 11,6

BH 11,6 14,7 12,7 11,0 9,8 8,8 7,6 8,3 7,4 7,4 7,0 6,7 6,4 6,7 6,9 7,6 8,3 9,1 8,9 8,5 8,2

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PED/Dieese.

Mdia referente ao perodo mar.-dez.

n.d.= no-disponvel.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

A17

IV.

DESEMPREGO

TABELA IV.3 (Em %)

Taxa de desemprego oculto por desalento: PED


Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

SP 2,0 2,1 1,9 1,6 1,5 1,3 1,1 1,1 1,2 1,3 1,1 1,0 0,9 1,0 1,0 1,1 1,2 1,1 1,0 0,9 1,1

DF 3,6 3,6 3,7 3,0 3,2 2,9 2,8 3,0 2,7 2,7 2,4 2,6 2,4 2,6 2,7 2,9 3,0 2,8 2,6 2,5 2,8

POA 1,8 2,0 1,7 1,4 1,3 1,1 n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d.

SAL 3,2 3,4 3,1 2,8 2,1 1,7 2,3 2,5 2,3 2,2 1,9 2,0 1,9 2,3 2,5 2,7 2,5 2,3 2,4 2,3 2,4

RE 4,5 4,7 4,5 4,1 3,8 3,5 3,1 3,1 3,5 3,6 3,2 2,8 2,7 3,1 3,3 3,6 3,8 3,5 3,4 3,1 3,5

BH 2,4 2,8 2,6 2,7 2,0 1,6 1,3 1,4 1,2 1,2 1,3 1,3 1,0 0,9 1,0 1,0 1,1 1,1 1,3 1,4 1,2

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PED/Dieese.

Mdia referente ao perodo mar.-dez.

n.d.= no-disponvel.

TABELA IV.4 (Em %)

Taxa de desemprego oculto por precariedade: PED


SP 4,9 5,1 5,1 4,9 4,1 3,6 3,1 3,3 3,2 3,3 3,1 3,0 2,8 2,5 2,3 2,6 2,9 3,0 3,0 3,0 2,8 DF 4,3 4,6 4,2 3,7 4,2 3,4 3,0 3,0 3,1 3,1 3,0 2,9 2,9 2,9 2,9 3,1 3,1 3,2 2,7 2,7 3,0 POA 3,5 3,6 3,6 2,9 2,8 2,4 2,0 2,0 2,3 2,2 2,1 1,9 1,8 1,8 1,6 1,7 1,7 1,8 1,8 n.d. 1,7 SAL 7,7 7,6 7,6 7,4 6,7 6,2 5,9 5,9 5,9 5,5 5,6 5,9 6,1 5,8 5,4 5,2 5,5 5,5 5,6 5,1 5,4 RE 4,7 4,6 4,5 4,3 4,1 4,0 4,8 4,4 5,0 5,1 5,1 5,3 5,0 5,0 4,8 5,1 5,1 5,2 5,0 4,9 5,0 BH 4,1 4,7 4,1 3,3 2,2 1,8 1,1 1,3 1,0 1,1 1,2 1,0 0,9 0,8 0,9 0,8 0,8 0,7 0,8 1,1 0,9

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009


a

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PED/Dieese.

Mdia referente ao perodo mar.-dez.

n.d.= no-disponvel.

A18

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

IV.

DESEMPREGO
TABELA IV.5 (Em %)

Taxa de desemprego total: PED


Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

SP 19,1 19,9 18,8 17,0 15,9 15,0 13,5 14,0 14,1 14,0 13,5 12,5 12,3 11,8 12,5 13,5 14,9 15,0 14,8 14,2 14,2

DF 20,7 22,8 21,1 19,1 18,8 17,8 16,7 17,6 15,8 15,9 15,8 16,0 15,7 15,4 15,7 16,3 17,2 17,5 17,0 16,4 16,7

POA 15,4 16,6 15,9 14,6 14,4 12,9 11,3 11,7 11,9 11,3 11,2 10,6 10,2 9,8 10,0 10,4 11,7 12,1 12,6 12,0 11,5

SAL 27,4 28,1 25,7 24,5 23,7 21,9 20,3 20,7 20,4 19,9 19,7 20,4 19,9 19,8 19,4 19,4 20,1 20,5 21,6 21,3 20,4

RE 20,5 22,9 23,3 22,2 21,4 19,9 19,7 19,7 21,6 21,3 20,4 18,9 18,2 17,9 18,3 19,1 20,3 20,7 20,4 19,4 19,7

BH 18,1 19,8 19,4 16,9 14,0 12,3 10,0 10,9 9,6 9,7 9,5 9,0 8,3 8,4 8,8 9,4 10,2 10,8 11,0 11,0 10,2

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PED/Dieese.

Mdia referente ao perodo mar.-dez.

n.d.= no-disponvel.

TABELA IV.6 (Em %)

Taxa de desemprego por gnero : PME


Masculino 9,9 10,1 9,1 7,8 8,1 7,4 6,1 6,4 6,2 5,9 5,8 5,8 5,8 5,2 6,3 6,7 7,3 7,2 7,3 6,8 7,0 Feminino 13,9 15,2 14,4 12,4 12,2 11,5 10,0 10,5 10,3 9,6 9,8 9,4 9,7 8,6 10,4 10,6 11,1 10,9 10,7 9,7 10,7

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE. Mdia referente ao perodo mar.-dez.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

A19

IV.

DESEMPREGO

TABELA IV.7

Taxa de desemprego por grau de instruo


(Anos de escolaridade, em %)

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

<8 12,0 12,0 10,5 8,8 8,9 8,1 6,7 7,1 6,6 6,5 6,5 6,4 6,7 5,7 6,9 7,0 7,1 7,4 7,5 6,7 7,1

8 - 10 15,4 16,6 15,8 13,4 13,6 12,6 10,6 10,9 10,6 10,1 10,8 10,4 10,7 9,5 10,2 10,3 11,3 11,4 11,5 10,5 10,9

> = 11 9,6 10,7 10,4 9,1 9,2 8,8 7,5 7,9 8,0 7,3 7,2 6,9 7,0 6,4 8,2 8,6 9,2 8,8 8,6 8,0 8,6

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE. Mdia referente ao perodo mar.-dez.

TABELA IV.8 (Em %)

Taxa de desemprego por faixa etria


15 - 17 34,2 38,2 35,4 33,3 32,6 31,9 28,8 30,9 25,6 27,0 27,8 27,0 28,1 24,1 27,2 27,9 32,0 31,7 29,5 27,7 29,3 18 - 24 21,6 23,4 22,5 20,6 21,1 19,8 16,6 17,9 17,0 15,5 15,5 15,5 15,1 13,5 16,9 18,0 19,9 19,1 18,9 17,6 18,4 25 - 49 9,0 9,4 8,7 7,4 7,6 7,2 6,3 6,3 6,6 6,2 6,2 6,0 6,3 5,8 6,8 7,0 7,2 7,2 7,2 6,6 7,0 > = 50 4,9 5,3 4,7 3,7 3,7 3,2 2,8 2,9 3,0 2,8 2,8 2,8 2,7 2,3 3,3 3,3 3,1 3,2 3,3 3,1 3,2

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE. Mdia referente ao perodo mar.-dez.

A20

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

IV.

DESEMPREGO
TABELA IV.9 (Em %)

Taxa de desemprego por posio na famlia: PME


Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE. Mdia referente ao perodo mar.-dez.

Chefe 7,1 7,2 6,4 5,6 5,6 5,0 4,3 4,4 4,4 4,2 4,3 4,3 4,2 3,9 4,7 5,0 4,9 5,0 4,9 4,6 4,9

Outros 15,7 16,9 15,9 13,6 13,7 12,9 11,0 11,6 11,3 10,5 10,5 10,1 10,4 9,3 11,2 11,5 12,6 12,2 12,2 11,2 11,8

TABELA IV.10 (Em %)

Composio do desemprego por gnero: PME


Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE.
a

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009

Masculino 47,7 45,4 43,6 43,5 44,8 43,3 41,9 42,2 41,6 42,1 41,0 42,2 41,1 41,6 41,7 43,3 43,9 44,1 44,5 45,1 43,8

Feminino 52,3 54,6 56,4 56,5 55,2 56,7 58,1 57,8 58,4 57,9 59,0 57,8 58,9 58,4 58,3 56,7 56,1 55,9 55,5 54,9 56,2

Mdia referente ao perodo mar.-dez.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

A21

IV.

DESEMPREGO

TABELA IV.11 (Em %)

Composio do desemprego por posio na famlia: PME


Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

Chefe 29,2 27,6 26,1 26,4 26,1 24,8 25,3 24,6 25,2 25,9 25,9 27,0 25,8 26,8 26,5 27,3 25,2 26,0 25,7 26,4 26,2

Outros 70,8 72,4 73,9 73,6 73,9 75,2 74,7 75,4 74,8 74,1 74,1 73,0 74,2 73,2 73,5 72,7 74,8 74,0 74,3 73,6 73,8

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE. Mdia referente ao perodo mar.-dez.

TABELA IV.12 (Em %)

Composio do desemprego por faixa etria: PME


10 a 14 0,7 0,9 0,7 0,5 0,5 0,6 0,6 0,7 0,6 0,5 0,6 0,5 0,6 0,4 0,6 0,2 0,2 0,5 0,4 0,4 0,4 15 a 17 8,3 9,0 8,6 8,1 7,9 7,6 7,6 8,0 6,5 7,4 7,5 7,6 7,5 6,7 6,5 6,4 7,1 7,0 6,1 6,2 6,6 18 a 24 36,8 36,5 37,4 38,6 38,2 37,7 36,0 37,3 36,1 35,0 35,1 35,3 33,7 33,0 33,6 34,9 36,9 35,9 35,6 35,6 35,4 25 a 49 48,0 47,0 46,7 46,5 46,9 48,0 49,1 47,5 49,7 49,9 49,8 49,6 51,5 53,4 51,4 50,7 49,0 49,7 50,7 50,4 50,3 > = 50 6,2 6,6 6,6 6,4 6,4 6,2 6,7 6,4 7,1 7,3 7,0 7,0 6,7 6,5 7,9 7,6 6,8 6,9 7,1 7,4 7,3

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE.

Mdia referente ao perodo mar.-dez.

A22

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

IV.

DESEMPREGO
TABELA IV.13

Composio do desemprego por grau de instruo


(Anos de escolaridade, em %)

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

<8 36,2 33,2 29,9 27,7 26,4 24,2 22,5 22,8 21,8 22,6 22,1 22,1 22,9 21,6 21,4 21,1 19,7 20,5 20,8 20,1 20,6

8 - 10 26,9 26,9 26,9 26,1 25,7 25,1 24,6 24,2 23,9 24,4 25,6 25,6 25,5 25,0 21,9 21,2 22,0 22,6 23,2 23,1 22,3

> = 11 36,8 39,8 43,2 46,2 47,8 50,7 52,9 53,0 54,3 53,0 52,3 52,3 51,6 53,3 56,7 57,7 58,4 56,9 56,0 56,8 57,1

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE. Mdia referente ao perodo mar.-dez.

TABELA IV.14 (Em %)

Composio do desemprego por faixa de durao


<1 20,8 18,3 20,5 22,5 21,6 24,3 23,8 23,7 24,4 22,8 23,9 24,2 23,9 24,0 33,2 28,6 24,7 23,4 22,7 24,8 26,2 1-6 40,8 47,6 43,6 43,9 46,5 46,7 48,9 48,6 49,3 50,9 49,1 47,6 48,6 49,6 46,0 51,4 53,9 55,2 55,2 52,9 52,4 7 - 11 9,8 10,8 9,8 9,1 9,3 8,3 8,4 6,9 7,6 9,1 10,9 11,3 10,6 9,4 7,1 6,2 6,8 6,0 7,3 7,6 6,8 12 - 23 14,4 12,0 13,5 12,7 12,4 12,2 10,7 11,8 9,8 9,8 9,0 9,1 9,4 10,2 8,1 7,8 7,4 8,4 8,5 8,5 8,1 > = 24 14,3 11,4 12,6 11,8 10,2 8,5 8,3 9,0 8,8 7,4 7,2 7,9 7,5 6,9 5,7 6,0 7,2 7,0 6,4 6,3 6,4

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

Jan.-mar./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: PME/IBGE.

Mdia referente ao perodo mar.-dez.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

A23

V.

SEGURO-DESEMPREGO
tABELA V.1

Requerentes, segurados e valor mdio do benefcio


Perodo 2002b 2003b 2004b 2005b 2006b 2007b 2008b 2008 2009 Requerentes 4.884.001 5.051.407 4.892.760 5.473.693 5.857.041 6.275.716 6.950.857 3.477.550 596.442 544.377 564.004 493.700 632.922 641.862 732.282 622.069 803.849 683.233 630.302 476.986 3.948.721 Segurados 4.803.535 4.971.712 4.812.008 5.362.968 5.749.511 6.149.789 6.816.600 3.409.205 585.365 534.934 553.620 484.104 620.850 628.522 716.876 609.242 785.728 666.692 612.236 461.848 3.852.622 Taxa de habilitao 98,35 98,42 98,35 97,98 98,16 97,99 98,07 98,04 98,14 98,27 98,16 98,06 98,09 97,92 97,90 97,94 97,75 97,58 97,13 96,83 97,57 V.M.B.a 1,42 1,38 1,39 1,36 1,31 1,29 1,30 1,30 1,26 1,27 1,28 1,29 1,29 1,30 1,34 1,26 1,27 1,27 1,27 1,27 1,28

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009
Fonte: MTE.

Nota: A atualizao das estatsticas do seguro-desemprego esto sendo coletadas na seo SAEG.net, no site do Ministrio do Trabalho e Emprego.
a b

Valor mdio do benefcio em SMR. Os valores anuais se referem a soma dos valores dos respectivos anos diferentemente das demais tabelas que so mdias.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

A25

VI.

RENDIMENTOS
TABELA VI.1

Rendimentos mdios reais habitualmente recebidos por regio


(Em R$ de junho de 2009)

Perodo 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
b

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009

RE 960,50 832,02 811,29 837,32 876,93 900,30 887,84 888,13 862,47 882,08 888,39 880,61 893,00 918,79 909,99 876,82 845,76 883,13 848,99 849,90 869,10

SA 967,11 913,77 895,07 911,80 961,16 985,70 1.051,79 1.027,96 1.043,33 1.037,09 1.096,08 1.083,11 1.095,39 1.098,71 1.037,70 1.047,08 1.070,06 1.063,82 1.082,40 1.081,20 1.063,71

BH 1.133,04 1.026,94 1.024,71 1.047,94 1.089,76 1.129,28 1.181,25 1.149,47 1.172,65 1.178,47 1.218,06 1.228,18 1.209,30 1.271,49 1.203,68 1.232,15 1.211,06 1.188,77 1.239,45 1.259,20 1.222,38

RJ 1.331,42 1.130,20 1.117,12 1.141,23 1.172,43 1.240,40 1.305,43 1.274,54 1.325,70 1.372,28 1.352,46 1.332,89 1.333,44 1.301,12 1.313,39 1.335,90 1.366,15 1.373,14 1.323,47 1.306,40 1.336,41

SP 1.473,83 1.307,13 1.286,58 1.302,53 1.368,57 1.393,70 1.426,63 1.427,48 1.394,95 1.420,97 1.436,90 1.406,66 1.439,40 1.455,79 1.536,40 1.511,43 1.495,78 1.466,05 1.456,21 1.450,20 1.486,01

PA 1.230,86 1.123,69 1.130,77 1.117,02 1.154,28 1.203,05 1.233,35 1.243,01 1.195,12 1.220,07 1.232,31 1.246,55 1.224,46 1.223,62 1.286,00 1.298,23 1.291,42 1.299,22 1.270,06 1.267,30 1.285,37

Total IBGE 1.317,69 1.161,19 1.146,36 1.163,95 1.210,00 1.248,61 1.291,00 1.279,07 1.276,07 1.302,45 1.314,74 1.298,26 1.309,61 1.316,43 1.345,21 1.343,30 1.340,81 1.331,08 1.316,72 1.312,30 1.331,57

CTb n.d. 1.097,72 1.132,42 1.123,44 1.211,79 1.223,53 1.293,58 1.283,29 1.246,16 1.256,71 1.288,53 1.306,85 1.315,68 1.409,26 1.377,40 1.350,89 1.391,75 1.301,60 1.307,59 n.d. 1.345,85

Total n.d 1.156,75 1.145,39 1.161,12 1.210,12 1.246,85 1.291,18 1.279,37 1.273,97 1.299,25 1.312,91 1.298,86 1.310,03 1.322,92 1.347,46 1.343,83 1.344,38 1.329,02 1.316,08 n.d. 1.332,57

Fonte: PME/IBGE e PME/Ipardes.


a b

Valores corrigidos pelo INPC de Curitiba. Mdia referente ao perodo mar.-dez.

n.d.= no-disponvel. TABELA VI.2

Rendimentos mdios reais efetivamente recebidos por regio


(Em R$ junho 2009)

Perodo 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
b

RE

SA 985,75 907,90 889,83 930,57 979,11 1.018,15 1.057,31 1.019,13 1.032,56 1.007,28 1.067,78 1.064,29 1.073,27 1.124,89 1.222,03 1.036,38 1.045,46 1.039,57 1.071,73 1.068,14 1.052,26

BH 1.137,66 1.018,66 1.018,59 1.055,59 1.104,97 1.141,28 1.199,88 1.127,85 1.149,91 1.155,96 1.192,64 1.201,95 1.192,79 1.297,04 1.569,01 1.191,02 1.174,92 1.158,24 1.212,04 1.231,94 1.193,63

RJ 1.307,73 1.132,19 1.117,19 1.146,39 1.180,85 1.256,17 1.342,00 1.273,36 1.313,70 1.370,31 1.339,73 1.327,66 1.332,26 1.403,39 1.650,15 1.319,39 1.341,08 1.355,49 1.308,04 1.288,13 1.322,43

SP 1.486,66 1.284,02 1.302,17 1.323,83 1.397,30 1.425,18 1.465,71 1.414,78 1.382,42 1.416,49 1.432,48 1.402,80 1.427,30 1.569,75 1.883,35 1.505,42 1.477,30 1.460,88 1.450,02 1.449,18 1.468,56

PA 1.208,43 1.110,51 1.125,80 1.126,02 1.168,45 1.226,63 1.265,51 1.241,95 1.194,43 1.209,57 1.231,04 1.240,74 1.223,12 1.281,22 1.596,20 1.278,20 1.272,20 1.297,04 1.267,49 1.257,94 1.274,57

Total IBGE 1.315,69 1.148,35 1.150,16 1.177,50 1.229,46 1.273,05 1.322,89 1.269,66 1.262,92 1.292,46 1.303,70 1.289,69 1.299,81 1.399,86 1.677,97 1.328,27 1.317,38 1.317,78 1.306,45 1.301,47 1.314,27

CTa

Total

a b

943,99 813,21 788,72 841,52 896,30 923,10 909,30 Jan.-mai./2008 875,70 Junho 845,05 Julho 858,82 Agosto 875,41 Setembro 868,60 Outubro 876,36 Novembro 926,78 Dezembro 1.282,03 Janeiro 851,60 Fevereiro 817,71 Maro 866,33 Abril 844,31 Maio 833,24 Jan.-mai./2009 842,64
Fonte: PME/IBGE e PME/Ipardes.

n.d. n.d. 1.058,03 1.142,03 1.084,23 1.145,55 1.109,72 1.172,75 1.221,49 1.228,90 1.253,06 1.271,65 1.297,42 1.321,11 1.249,16 1.268,22 1.216,61 1.259,68 1.230,27 1.288,11 1.286,13 1.302,47 1.279,36 1.288,97 1.294,09 1.299,41 1.453,45 1.403,61 1.563,30 1.669,94 1.300,07 1.326,30 1.361,66 1.320,48 1.283,19 1.315,36 1.263,14 1.303,42 n.d. n.d. 1.302,02 1.316,39

Valores corrigidos pelo INPC de Curitiba. Mdia referente ao perodo mar.-dez.

n.d.= no-disponvel.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

A27

VI.

RENDIMENTOS

TABELA VI.3

Rendimentos mdios reais habitualmente recebidos por posio na ocupao


(Em R$ de junho de 2009)

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009 Com carteira 1.276,08 1.180,28 1.176,71 1.166,54 1.206,43 1.217,80 1.242,50 1.222,00 1.210,38 1.256,85 1.258,40 1.253,18 1.302,50 1.296,72 1.284,61 1.296,13 1.280,34 1.267,17 1.264,93 1.234,00 1.271,20

Setor privado Sem carteira 805,76 740,13 735,38 766,96 790,68 830,12 840,88 842,69 849,60 874,44 845,00 834,08 813,73 817,63 872,60 870,36 879,84 840,81 887,29 885,80 872,78 Total 1.151,07 1.056,45 1.049,69 1.054,71 1.097,48 1.122,90 1.150,17 1.135,56 1.124,86 1.165,96 1.161,21 1.156,73 1.191,02 1.188,93 1.193,93 1.203,41 1.193,07 1.175,20 1.178,20 1.156,90 1.183,45

Setor pblico 1.836,09 1.705,69 1.670,01 1.732,96 1.827,78 1.940,39 2.019,58 1.981,76 1.971,64 2.028,85 2.077,42 2.087,98 2.075,63 2.102,85 2.167,92 2.117,99 2.103,86 2.118,39 2.032,35 2.045,10 2.097,60

Conta-prpria 1.131,04 916,21 910,27 928,53 971,95 1.035,82 1.078,57 1.074,54 1.083,72 1.105,99 1.089,80 1.084,15 1.063,88 1.068,11 1.113,44 1.110,69 1.118,29 1.099,28 1.098,59 1.128,60 1.111,48

Total 1.317,69 1.161,19 1.146,36 1.163,95 1.210,00 1.248,61 1.291,00 1.279,07 1.276,07 1.302,45 1.314,74 1.298,26 1.309,61 1.316,43 1.345,21 1.343,30 1.340,81 1.331,08 1.316,72 1312,30 1.331,57

Fonte: PME/IBGE. Mdia referente ao perodo mar-dez.

TABELA VI.4

Rendimentos mdios reais efetivamente recebidos por posio na ocupao


(Em R$ de maio de 2009)

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009

Jan.-mai./2008 Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Jan.-mai./2009

Com carteira 1.303,43 1.202,41 1.206,54 1.204,09 1.254,86 1.275,76 1.300,52 1.224,62 1.215,37 1.258,52 1.254,77 1.256,95 1.303,01 1.430,67 1.763,89 1.297,77 1.274,07 1.266,74 1.266,17 1.231,00 1.267,15

Setor privado Sem carteira 777,40 712,99 719,88 753,65 776,93 825,75 826,74 810,70 833,86 853,04 820,62 814,54 789,31 825,16 930,86 836,48 846,26 815,51 862,12 862,99 844,67

Total 1.162,69 1.064,42 1.066,07 1.078,97 1.130,41 1.166,78 1.192,40 1.130,59 1.124,98 1.162,24 1.152,74 1.154,97 1.185,88 1.294,36 1.580,66 1.197,29 1.180,84 1.169,53 1.178,13 1.149,59 1.175,08

Setor pblico 1.871,47 1.718,61 1.699,37 1.782,68 1.908,36 2.036,47 2.122,60 1.985,64 1.980,57 2.029,49 2.074,24 2.092,18 2.077,75 2.288,70 3.000,14 2.123,85 2.089,02 2.121,92 2.031,05 2.044,20 2.082,01

Conta-prpria 1.079,11 872,30 884,71 913,54 947,67 1.006,59 1.062,00 1.050,50 1.045,19 1.082,98 1.066,22 1.054,56 1.039,49 1.066,66 1.136,37 1.064,07 1.072,16 1.069,79 1.073,63 1.106,22 1.077,17

Total 1.315,69 1.148,35 1.150,16 1.177,50 1.229,46 1.273,05 1.322,89 1.269,66 1.262,92 1.292,46 1.303,70 1.289,69 1.299,81 1.399,86 1.677,97 1.328,27 1.317,38 1.317,78 1.306,45 1301,46589 1.314,27

Fonte: PME/IBGE. a Mdia referente ao perodo fev.-dez.

A28

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

VI.

RENDIMENTOS
TABELA VI.5

Salrio mnimo real


(Em R$ de junho de 2009)

Perodo 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009

SMR 123,13 169,94 198,74 237,89 289,07 332,11 388,82 377,07 349,72 351,39 385,72 388,19 391,91 395,48 406,48 456,86 457,78 460,29 463,06 465,00 451,58

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009

Fonte: Elaborao prpria a partir dos dados da PME/IBGE.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

A29

VII.

INFORMALIDADE
TABELA VII.1 (Em %)

Participao dos empregados sem carteira assinada na ocupao total por regio metropolitana
Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009

RE 23,9 24,6 23,9 23,5 23,6 22,2 19,8 19,9 20,8 20,8 20,6 19,2 19,2 18,2 17,6 18,6 17,8 18,4 17,7 17,5 17,9

SA 22,0 22,0 21,2 22,4 22,8 21,9 22,0 21,3 22,7 23,3 22,6 22,6 23,4 21,6 21,1 20,5 19,2 19,3 19,4 19,6 19,9

BH 19,9 21,4 22,2 20,8 20,4 20,7 19,4 19,6 19,3 19,7 20,9 19,3 18,4 17,9 17,6 17,4 18,6 18,2 18,7 18,0 18,1

RJ 20,9 20,5 20,7 20,4 19,6 18,6 18,2 18,1 18,5 18,3 19,1 18,4 17,9 18,1 17,6 17,4 17,1 17,7 17,7 17,6 17,5

SP 21,9 23,1 24,4 24,3 23,2 21,9 20,4 20,2 21,2 21,0 20,5 20,4 20,4 20,1 19,8 20,1 19,9 19,9 20,4 20,4 20,1

PA 18,1 18,6 19,0 19,1 18,9 18,8 18,4 18,6 18,3 19,2 18,2 17,9 18,2 17,5 16,6 16,7 17,4 17,3 17,1 17,1 17,1

PME IBGE 21,2 21,9 22,5 22,3 21,7 20,7 19,7 19,5 20,2 20,2 20,2 19,7 19,5 19,2 18,7 18,8 18,7 18,8 19,1 18,9 18,8

CT n.d. 17,1 17,8 16,3 14,9 15,0 16,8 16,9 16,9 17,3 16,7 16,5 16,6 15,7 16,0 15,0 14,5 14,7 14,4 n.d. 14,9

Total n.d. 21,6 22,2 22,0 21,2 20,4 19,5 19,4 20,0 20,0 19,9 19,5 19,4 18,9 18,5 18,6 18,4 18,5 18,8 n.d. 18,6

Fonte: PME/IBGE e PME/Ipardes. Mdia referente ao perodo mar.-dez. n.d.= no-disponvel.

TABELA VII.2 (Em %)

Participao dos empregados por conta prpria na ocupao total por regio metropolitana
Jan.-jun./2008 Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Jan.-jun./2009 RE 22,6 24,1 24,2 22,6 22,0 21,2 22,8 22,4 23,2 22,6 22,9 23,7 23,6 23,9 24,3 23,6 23,2 22,5 23,9 23,5 23,5 SA 22,3 22,4 24,5 23,1 22,5 22,7 21,3 22,2 21,0 21,1 20,7 19,9 20,0 20,5 20,0 21,2 21,5 21,1 21,7 21,8 21,2 BH 19,5 19,4 19,0 18,6 18,2 17,8 16,7 17,0 16,3 17,1 16,2 16,0 16,5 16,5 16,9 16,5 16,2 16,5 16,6 16,5 16,5 RJ 22,4 22,6 23,3 23,2 23,1 22,8 22,3 22,6 22,2 22,4 22,0 21,5 21,9 21,6 21,2 21,9 22,3 22,7 22,6 22,4 22,2 SP 16,4 17,5 17,9 16,5 16,1 17,2 16,7 16,7 16,3 16,8 16,7 16,6 16,9 16,7 16,8 16,9 16,5 16,0 15,6 15,7 16,3 PA 19,5 19,5 18,7 17,8 18,7 18,2 17,3 17,3 16,6 16,8 17,2 17,8 17,3 17,8 16,9 17,5 17,9 17,2 17,5 17,6 17,4 PME IBGE 19,4 20,0 20,3 19,4 19,2 19,4 18,8 19,0 18,5 18,9 18,6 18,5 18,8 18,7 18,6 18,9 18,8 18,6 18,6 18,5 18,7 CT n.d. 20,6 19,5 19,5 19,5 19,8 18,1 18,2 18,3 18,0 17,4 17,6 17,8 18,2 18,4 19,5 19,6 20,3 20,3 n.d. 19,6 Total n.d. 20,1 20,2 20,2 20,2 19,4 18,8 19,0 18,5 18,8 18,6 18,4 18,7 18,7 18,6 18,9 18,9 18,7 18,7 n.d. 18,8

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

Fonte: PME/IBGE e PME/Ipardes. Mdia referente ao perodo mar.-dez. n.d.= no-disponvel.

ipea

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

A31

VII.

INFORMALIDADE

TABELA VII.3

Diferencial de rendimentos efetivamente recebidos pelos empregados do setor privado com e sem carteira assinada, por regio metropolitana
(Em %)

Perodo 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

Jan.-mai./2008 Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Jan.-mai./2009

RE 88,8 84,7 74,2 79,8 91,8 81,2 78,5 69,6 87,6 66,8 59,8 77,1 80,4 76,4 145,4 62,7 72,4 70,9 86,2 64,7 71,4

SA 84,5 96,6 91,8 83,5 81,7 86,3 79,1 61,8 79,9 79,7 96,8 97,2 87,7 98,6 99,9 56,6 48,3 62,0 66,7 47,2 56,2

BH 59,2 62,0 78,8 71,3 63,9 54,8 51,6 51,6 51,7 37,9 43,2 39,4 36,7 45,6 106,8 44,1 49,7 37,2 36,3 45,7 42,6

RJ 66,9 59,9 54,6 50,0 56,2 53,5 51,1 47,6 22,4 33,7 40,1 58,7 65,1 62,0 93,0 49,5 62,9 58,3 45,4 63,2 55,8

SP 65,1 73,6 74,9 63,1 59,1 51,3 58,8 51,8 51,0 50,5 55,6 50,3 70,6 83,7 84,8 63,2 47,5 57,8 47,6 37,4 50,7

PA 54,3 51,3 48,4 51,4 55,0 52,6 52,4 45,6 39,4 54,0 51,5 56,7 50,5 67,7 81,3 40,6 52,0 52,9 45,4 37,4 45,7

PME IBGE 67,0 68,5 67,5 59,6 61,3 54,2 57,0 51,1 45,8 47,5 52,9 54,3 65,1 73,4 89,5 55,1 50,6 55,3 46,9 42,6 50,1

CT n.d. 47,6 51,8 46,1 46,5 37,5 43,5 36,2 46,0 51,0 36,7 39,2 43,4 49,5 75,7 50,7 41,2 36,2 34,8 n.d. 40,7

Total n.d. 67,1 66,4 58,7 60,3 53,0 56,0 50,0 45,8 47,8 51,7 53,2 63,5 71,6 88,6 54,9 49,9 54,0 46,0 n.d. 51,2

Fonte: PME/IBGE e PME/Ipardes.


a

Mdia referente ao perodo fev.-dez.

n.d.= no-disponvel.

TABELA VII.4

Diferencial de rendimentos efetivamente recebidos pelos empregados do setor privado com carteira assinada e os trabalhadores por conta prpria, por regio metropolitana
(Em %)

Perodo 2002a 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2008 2009
a

Jan.-mai./2008 Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Jan.-mai./2009

RE 40,9 62,5 49,9 42,3 54,3 44,8 46,9 35,4 52,1 41,6 39,0 39,2 49,0 45,3 119,6 45,8 41,8 65,8 61,0 58,0 54,5

SA 44,6 63,7 57,4 54,2 58,1 61,3 58,5 55,2 58,1 57,3 69,4 69,6 56,4 52,9 61,8 49,6 53,6 46,2 47,8 53,7 50,2

BH 9,4 18,4 19,6 19,4 13,8 12,9 10,2 6,6 2,8 10,0 6,8 14,6 12,2 3,6 39,6 9,2 3,3 6,7 7,0 0,4 5,3

RJ 19,7 35,3 29,7 25,0 27,7 22,0 16,9 1,7 10,1 14,1 22,2 23,6 27,0 36,6 60,7 31,2 28,4 26,8 19,8 12,0 23,7

SP 12,1 34,8 34,8 29,5 31,4 24,8 19,3 19,1 12,8 10,8 7,6 8,0 20,0 32,0 45,2 12,5 7,8 7,3 7,8 1,3 7,4

PA 3,3 8,3 13,7 11,4 1,6 5,0 6,3 5,4 -2,1 -2,7 1,3 7,4 0,2 11,1 34,3 -0,9 3,1 -0,1 0,5 -3,0 -0,1

PME IBGE 20,5 37,8 36,3 31,7 32,3 26,6 22,3 16,7 16,3 16,2 17,7 19,2 25,4 34,1 55,2 22,0 18,8 18,4 17,9 11,3 17,7

CT n.d. 8,9 10,5 -0,6 -3,1 0,8 3,4 0,1 6,9 8,9 -1,4 0,1 -2,2 2,5 25,5 6,0 2,4 4,5 -1,1 n.d. 2,9

Total n.d. 35,7 34,4 29,2 29,3 24,6 20,8 15,4 15,6 15,7 16,2 17,7 23,2 31,5 53,0 20,8 17,6 17,4 16,5 n.d. 18,1

Fonte: PME/IBGE e PME/Ipardes. Mdia referente ao perodo fev.-dez. n.d.= no-disponvel.

A32

mercado de trabalho | 40 | ago. 2009

ipea

Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada - Ipea 2009

EDITORIAL Coordenao Iranilde Rego Reviso Cludio Passos de Oliveira Marco Aurlio Dias Pires Reginaldo da Silva Domingos Leonardo Moreira de Souza (Estagirio) Natalia Jesus de Abreu Costa (Estagiria) Editorao Bernar Jos Vieira Jeovah Szervinsk Jnior Renato Rodrigues Bueno Nailton Pontes Diniz de Oliveira (Estagirio) Paulo Arthur Campos Alves (Estagirio)

Livraria SBS - Quadra 1 - Bloco J - Ed. BNDES - Trreo 70076-900 - Braslia - DF Tel.: (61) 3315-5336 Correio eletrnico: livraria@ipea.gov.br

Triagem: 130 Exemplares

Vous aimerez peut-être aussi