Vous êtes sur la page 1sur 8

Unidade Departamental de Engenharias

Licenciatura em Engenharia Eletrotcnica e de Computadores

LABORATRIOS DE ENGENHARIA ELETROTCNICA 2013/14


ATIVIDADE LABORATORIAL COM OSCILOSCPIO

Alunos: N _____ Nome: _______________________________________ N _____ Nome: _______________________________________

Francisco Nunes

ATIVIDADE LABORATORIAL COM OSCILOSCPIO


OBJETIVOS:

Aprender a utilizar os comandos bsicos do osciloscpio, nomeadamente no que diz respeito seleo das escalas horizontal e vertical mais adequadas para visualizar um sinal e seleo do modo de operao vertical, atravs da visualizao de sinais peridicos de forma sinusoidal, quadrangular e triangular. Efetuar medies de amplitude e perodo, calculando a frequncia respetiva. Utilizar o osciloscpio na visualizao simultnea de dois sinais peridicos com a mesma frequncia. Utilizar o osciloscpio em modo X-Y para visualizar uma funo vo(vi) que relaciona os dois sinais presentes nas entradas do osciloscpio.

INTRODUO O osciloscpio um equipamento que permite visualizar sinais eltricos peridicos no tempo que se apresentam nas suas entradas sob a forma de tenses (diferenas de potencial). A boa visualizao desses sinais depende de uma escolha adequada da escala horizontal (eixo do tempo base de tempo) e das escalas verticais (eixo das tenses). Assim, as escalas selecionadas devero ser as mais baixas possvel (para se obter maior rigor nas medies) que permitam:

visualizar pelo menos um perodo completo das formas de onda em observao (seletor horizontal TIME/DIV) visualizar os valores mximo e mnimo de cada sinal (seletor vertical VOLTS/DIV)

2/8

LEEC Laboratrios de Engenharia Eletrotcnica 2013/14

Francisco Nunes

Os osciloscpios mais comuns permitem visualizar dois sinais distintos, existindo, no entanto, equipamentos mais sofisticados que permitem visualizar simultaneamente 3, 4 ou mesmo 8 sinais diferentes. O comando VERT/MODE permite selecionar o modo de operao vertical, podendo ser escolhida a visualizao de um ou de ambos os sinais em simultneo, a soma dos dois sinais ou a sua representao em modo X-Y canal 2 (Y) em funo do canal 1 (X). Antes de se iniciar a observao de um sinal, o seletor AC/GND/DC dever ser colocado na posio GND para se proceder ao ajuste do nvel zero, na posio desejada no cran do osciloscpio, atravs do boto POSITION dos menus VERTICAL. Posteriormente, dever recolocar-se esse seletor na posio DC ou AC. O boto HORIZONTAL POSITON permite deslocar horizontalmente os sinais visualizados para facilitar as medies de tempos no eixo da escala horizontal.

Francisco Nunes

LEEC Laboratrios de Engenharia Eletrotcnica 2013/14

3/8

O bloco de comandos TRIGGER permite controlar a forma como disparado o varrimento horizontal do cran, saindo o seu estudo fora do mbito do presente trabalho. Selecionando o modo X-Y nos comandos VERTICAL VERT-MODE e HORIZONTAL TIME/DIV, o osciloscpio deixa de representar os sinais presentes nas entradas dos canais 1 e 2 em funo do tempo passando a representar o canal 2 (Y) em funo do canal 1 (X). A escala vertical (tenso) selecionada atravs do comando VOLTS/DIV do canal 2, passando a escala horizontal a ser selecionada pelo comando VOLTS/DIV do canal 1. Assim, no eixo horizontal mede-se agora uma tenso em vez do tempo. As pontas de prova disponibilizam os sinais nas entradas do osciloscpio, atravs de fichas BNC-macho que ligam s correspondentes fichas BNC fmea do osciloscpio. Do outro lado existe um par de pinas para adquirir um sinal sob a forma de uma tenso eltrica. A pina do tipo crocodilo deve ser ligada ao terminal de referncia das tenses a medir (massa ou GND) enquanto a pina central (amovvel) ser ligada ao terminal positivo do sinal. O osciloscpio tem uma referncia comum para ambos os canais, s permitindo visualizar simultaneamente sinais referidos ao mesmo ponto. Assim, as pinas crocodilo das duas pontas (massa) devero ser ligadas no mesmo ponto do circuito eltrico ou em pontos que se encontrem ao mesmo potencial. Convm nunca esquecer que os sinais observados no osciloscpio so gerados externamente a este equipamento. Assim, a atuao nos seus comandos apenas permite alterar a forma como esses sinais so visualizados, no alterando nunca as suas caratersticas, nomeadamente no que diz respeito sua amplitude e sua frequncia. MATERIAL UTILIZADO: 1 osciloscpio GW GOS-622B 2 pontas de prova de osciloscpio 1 gerador de sinais GW GFG-8017G 1 placa de bread-board 1 cabo coaxial BNC-crocodilos 1 condensador de 100nF (100 nano farad) 1 resistncia de 10k (10 kilo ohm)

4/8

LEEC Laboratrios de Engenharia Eletrotcnica 2013/14

Francisco Nunes

CONDUO DO TRABALHO Antes de iniciar o trabalho identifique, na sua bancada, todo o material a utilizar. Ligue o disjuntor de alimentao das tomadas existente no extremo esquerdo da sua bancada. No se esquea de voltar a desligar o disjuntor no final do trabalho.

Ligue o osciloscpio carregando no boto POWER (verde). Aps alguns segundos, dever conseguir visualizar um trao horizontal. Ajuste a sua luminosidade e nitidez atuando nos botes INTEN e FOCUS. A. Visualizao de um sinal operao com um canal Efetue as ligaes representadas na figura seguinte:

Francisco Nunes

LEEC Laboratrios de Engenharia Eletrotcnica 2013/14

5/8

Selecione os seguintes comandos no osciloscpio: Menu horizontal: Time/div = 0,5ms/div Menu trigger: AUTO Coupling = DC Source = CH1 Menu vertical: vert mode = CH1 CH1 = 2 volt/div CH1 seletor AC/GND/DC = GND Ajuste o boto CH1 position vertical para colocar o trao em cima do eixo horizontal. CH1 seletor AC/GND/DC = AC Ligue o gerador de sinais carregando no boto POWER (verde). Selecione uma forma de onda sinusoidal com uma frequncia de 500Hz (0,5 x 1kHz). Ajuste a amplitude do sinal para um valor de 5V. Desenhe a forma de onda visualizada, registando as escalas utilizadas.

CH1: __________/div

Base de tempo: _____/div OBS.

Mea, no osciloscpio, o perodo do sinal visualizado: T = ______ Calcule a sua frequncia: f = 1 / T = _______

6/8

LEEC Laboratrios de Engenharia Eletrotcnica 2013/14

Francisco Nunes

B. Visualizao simultnea de dois sinais operao com dois canais Ligue a segunda ponta de prova ao canal CH2 do osciloscpio e ao circuito, de acordo com a figura seguinte:

Selecione os seguintes comandos no osciloscpio: Menu vertical: vert mode = DUAL CH2 = 2 volt/div CH2 seletor AC/GND/DC = GND Ajuste o boto CH2 position vertical para colocar o trao em cima do eixo horizontal. CH2 seletor AC/GND/DC = AC Mea, no osciloscpio, e registe a amplitude do sinal visualizado em CH2: Amplitude CH2 = _______

Francisco Nunes

LEEC Laboratrios de Engenharia Eletrotcnica 2013/14

7/8

Modifique, no gerador de sinais, a forma de onda para quadrada e, posteriormente, para triangular. Qual a forma de onda observada no canal CH2 para cada caso? Quais as suas amplitudes? Quadrada: Forma de onda: _______________________________________ Amplitude: ________ Triangular: Forma de onda: _______________________________________ Amplitude: ________ C. Visualizao de funes (figuras de Lissajous) operao em modo X-Y Selecione, no gerador de sinais, uma frequncia de 50Hz (0,5 x 100Hz), com forma de onda sinusoidal. Seleccione o modo de operao X-Y atuando nos comandos VERTICAL VERT MODE (posio X-Y) e HORIZONTAL TIME/DIV (rode o seletor totalmente para a esquerda). No comando TRIGGER SOURCE selecione a posio LINE. Ajuste lentamente a frequncia do gerador de sinais para obter uma imagem parada no osciloscpio. O que observa? _______________________________________________________ Altere, sucessivamente, a frequncia do gerador de sinais para metade, para o dobro e para o triplo, ajustando-a, em cada caso, para tentar obter uma imagem parada no osciloscpio. As imagens observadas so denominadas Figuras de Lissajous. Observe as mesmas figuras com formas de onda quadradas e triangulares. D. Apresente os comentrios que achar adequados ao trabalho que acabou de efetuar. _______________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________
8/8 LEEC Laboratrios de Engenharia Eletrotcnica 2013/14 Francisco Nunes

Vous aimerez peut-être aussi