Vous êtes sur la page 1sur 6

HOME

PGINA INICIAL

A EMPRESA

ATITUDE.EDITORIAL

A REVISTA

O SETOR ELTRICO

ASSINE
REV ISTA

PUBLICIDADE

ANUNCIE CONOSCO

COLUNISTAS
ESPECIALIZADOS

EVENTOS
PARTICIPE

FAQ

DV IDAS

CONTATO

FALE CONOSCO

Voc est aqui: Home

Vestimenta de proteo contra queimaduras por arco eltrico


ATITUDE EDITORIAL

Edio 45, Outubro de 2009 Por Luiz K. Tomiyoshi V estimenta de prote o c ontra queimaduras por arc o eltric o As queimaduras por arcos eltricos representam uma parcela muito grande entre os ferimentos provocados por eletricidade em locais de trabalho. Apesar da seriedade e da importncia vital que isso representa para os trabalhadores que executam servios em eletricidade, este assunto tem recebido pouca ateno dos usurios em geral, quando comparado com outros perigos da eletricidade, como choques, incndios e outros aspectos da segurana industrial.

reconhecido que a tecnologia tem evoludo muito para preservar a integridade do equipamento ou da instalao, como proteo do sistema eltrico, deteco do arco interno, equipamentos resistentes a arco, entre outros. Essas tecnologias normalmente so aplicadas para proteo patrimonial e operacional da instalao na eventualidade de ocorrer falhas no sistema eltrico, segregando as partes afetadas ou confinando as consequncias da falha em invlucros como painis, de tal forma que no atinja as pessoas que eventualmente estiver na proximidade.

A maioria dos acidentes acontece quando o operador ou o eletricista precisa remover as barreiras de protees como portas de painis, instalar ou inserir e remover componentes operacionais como disjuntores com o equipamento energizado. Nestas situaes, o trabalhador fica totalmente exposto ao perigo e a sua segurana s depende da prtica segura e uso de Equipamento de Proteo Individual (EPI) adequado. justamente nesta condio de trabalho que devemos ficar atentos providenciando proteo.

A energia liberada por arco eltrico extremamente alta e pode causar ferimentos severos at a uma distncia de trs metros do ponto de falha nos equipamentos industriais de alta tenso mais comuns. O mesmo acontece no caso de distncia menor, em equipamentos de baixa tenso.A energia liberada varia de acordo com a configurao do sistema eltrico e nvel de curto-circuito disponvel no ponto da falha.

O risco pode ser avaliado pela mesma sistemtica adotada para dimensionamento e proteo dos equipamentos. As zonas de risco e o potencial podem ser determinados e calculados. Conhecendo a zona e o nvel de risco, podemos estabelecer medidas de proteo por solues de engenharia, tais como limitao de energia a um nvel suportvel, por meio do confinamento da energia e escolha adequada de Equipamentos de Proteo Individual (EPI). Equipamento de Prote o Individual (EPI)

No Brasil, a Norma Regulamentadora n 6, do Ministrio do Trabalho e Emprego, estabelece as exigncias legais para Equipamentos de Proteo Individual (EPI) para proteo dos trabalhadores contra riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. Nesta NR no est explicita a necessidade de proteo contra arcos eltricos, mas estabelece que o EPI deve proteger os trabalhadores contra agentes trmicos para cabea, face, membro superior e inferior e corpo inteiro. O arco eltrico, em uma falha, um agente trmico comparado solda eltrica a arco. A diferena que nos servios em eletricidade, os arcos ocorrem por falha, liberando energia muito superior a de uma mquina de solda e um risco suscetvel de ameaa segurana e sade do trabalhador. Logo, o trabalhador deve ser protegido pelo EPI da mesma maneira que protegemos os soldadores.

Nos Estados Unidos e na Europa, em funo da necessidade e da obrigatoriedade legal para proteo contra os efeitos trmicos do arco eltrico, foram desenvolvidos normas para verificar e determinar o desempenho dos tecidos e vestimentas utilizados como EPIs pelas entidades como a ASTM, nos Estados Unidos, a CENELEC, na Europa e a IEC, com abrangncia internacional. Descreveremos adiante as particularidades de cada norma.

Equipamento eltric o prova de arc o

As normas tcnicas internacionais e brasileiras prescrevem que os equipamentos eltricos devem ser dimensionados e construdos para suportar os esforos mecnicos e trmicos em casos de curto-circuito sem danificar o equipamento. No caso de equipamentos prova de arco, todo o material da combusto deve ser direcionado para cima para no atingir o trabalhador, as portas e as coberturas de proteo no devem abrir para que no haja rajadas de fragmentos, o arco no deve provocar furos no painel, a integridade do aterramento deve ser mantida e a amostra de tecido deve ser colocada a certa distncia, na posio vertical e horizontal para que no inflame. Esta condio encontrada em situaes normais de operao, em que o equipamento mantido fechado, porm, para manuteno ou inspeo e verificao, muitas vezes precisamos abrir a porta, remover as coberturas de proteo, remover ou inserir componentes, como disjuntores ou gavetas de CCMs, alterando toda a condio de segurana estabelecida pelas normas. Portanto, mesmo para equipamentos prova de arco, o trabalhador especializado fica

exposto ao risco. A prote o de queimadura Por Arc o Eltric o Existem estudos e modelos matemticos, publicados pelo IEEE, para clculo da energia liberada pelo arco eltrico nas condies das instalaes eltricas, normalmente existentes no nosso parque industrial, em funo do nvel de curto-circuito existente no equipamento e a distncia de trabalho em relao ao ponto onde possa ocorrer o arco (modelo matemtico no anexo). No entanto, de acordo com estudos de A. M. Stoll da marinha americana, o corpo humano pode sofrer queimadura de segundo grau quando exposto a uma energia na forma de calor de 5 Joule/cm2. Com base no valor da energia liberada por um arco e o limite do calor que o corpo humano pode suportar para no sofrer queimadura de segundo grau, podemos avaliar e identificar vestimentas para proteger o trabalhador contra queimaduras por arco eltrico.

Em 1999, a ASTM definiu um indicador denominado ATPV (Arc Thermal Performance Value) para medir o desempenho dos tecidos e caracterizar as roupas de proteo contra arco eltrico. ATPV o valor mximo da energia incidente sobre o tecido sem permitir que a energia no lado protegido (Figura 1) exceda o valor limiar de queimadura do segundo grau, ou seja, 5 Joules por cm2 . Este valor medido por testes especficos expondo o material aos arcos eltricos em diferentes condies de corrente e de tempo de exposio.

Figura 1 V alor mximo da energia inc idente sobre o tec ido

Em alguns casos, no possvel medir esta energia devido carbonizao do tecido. Nestes casos, utilizado um valor denominado EBT (Breakopen Threshold Energy), que o valor mdio dos cinco valores mximos de energia incidente que no provoca o "break open" do tecido, ou seja, o material carbonizado no apresenta abertura na camada interna (prximo parte protegida) maior do que 0,5 pol2 em rea ou rachadura maior do que 1 polegada de comprimento.

Como regra, cada fabricante de roupa de proteo deve fornecer os valores do ATPV ou EBT, em funo do tipo da confeco, independentemente dos valores fornecidos pelos fabricantes de tecidos. Caso a roupa seja fabricada com vrias camadas de um tecido, ou composio de tecidos diferentes, o mesmo se aplica para o conjunto.

Carac terstic as dos materiais das vestimentas de prote o c ontra arc os eltric os

De acordo com o NFPA 70 E, as fibras de algodo tratado retardante de chamas, meta-aramida, para-aramida, poli-benzimidazole (PBI) so materiais com caractersticas de proteo trmica em geral. A fibra de para-amida, alm da proteo trmica, ainda tem uma caracterstica que evita o break open, ou seja, rachadura do material carbonizado.

Os materiais sintticos como polister, nylon e mistura de algodo-sinttico no devem ser utilizados para proteo contra arcos eltricos, pois elas derretem sobre a pele quando exposto alta temperatura consequentemente agravando a queimadura.

Algodo e mistura algodo-poliester, seda, l e nylon so considerados materiais inflamveis. Os tecidos com fibras de algodo tratado retardante de chamas meta-aramida, para-aramida, polibenzimidazole podem iniciar a ignio, mas no mantm a combusto quando a fonte for removida.

As vestimentas fabricadas com materiais naturais, como algodo, seda e l so consideradas aceitveis, de acordo com a Associao Nacional dos EUA para Proteo contra Incndios (NFPA), se a anlise determinar que o tecido no continuar queimando nas condies de exposio ao arco eltrico.

A NFPA expressa claramente que as fibras sintticas puras de nylon, polister, rayon ou mistura destes materiais com algodo no devem ser utilizadas como material de proteo contra arcos eltricos. Alguns tecidos resistentes a chamas como modacrylico no resistente a chama e algodo tratado retardante de chamas no-durveis, conforme critrio de teste de durabilidade da ASTM, no so recomendados para uso de proteo dos trabalhadores em servios de eletricidade.

As caractersticas das roupas de proteo para arcos eltricos devem ser diferentes daquelas normalmente utilizadas para proteo por efeitos trmicos das chamas. A transmisso do calor liberado por arco predominante por radiao (aproximadamente 90%) em um espao de tempo muito curto, podendo atingir temperaturas altssimas, como 20.000 C. O calor das chamas transferido por conveco e radiao (50/50%) temperatura em torno de 2.000 C, dependendo do tipo de material combustvel e do tempo de exposio, podendo variar em funo do tipo de proteo requerido, por exemplo, para fuga ou para combate a incndio.

Para proteo da cabea e, mais especificamente para a face, h a necessidade de manter a visibilidade e, da mesma maneira que os tecidos, a ASTM tem uma norma especfica para testes de protetor facial. Normalmente, os visores utilizam policarbonato, que possui uma caracterstica de absorver impactos, mas com baixa performance de proteo contra o calor do arco. O desenvolvimento tem levado utilizao do polipropionato para proteo contra arcos eltricos, com proteo bem superior ao policarbonato.

Independentemente da proteo contra queimaduras por arcos eltricos, recomendado sempre o uso de capacete e culos de segurana.

Testes para tecidos e roupas de proteo contra arcos eltricos.

Atualmente, h trs normas para testes de tecidos e roupas para proteo contra queimaduras por arcos eltricos, a ASTM F 1959/F1959M-1999, a IEC 61482-1 e a Cenelec ENV 50354:2000, da comunidade europeia.

Tanto a ASTM como a IEC estabelecem critrios de teste e anlise para estabelecer quantitativamente a caracterstica trmica do material e o desempenho de proteo com determinao do ATPV ou EBT, permitindo comparar o desempenho de diferentes materiais de proteo e escolher a proteo mais adequada para o nvel de risco existente no local de trabalho. A Cenelec estabelece critrio de teste qualitativo definindo a corrente e o tempo do arco, sem medio da energia, e verifica se o material passou ou no passou no teste dentro dos parmetros estabelecidos pela inspeo visual e tempo de combusto do material.

ASTM F 1959;F 1959M 1999 O arranjo consiste em dois eletrodos verticais (ao inox 303 ou 304) de 19 mm de dimetro e 450 mm de comprimento no mesmo eixo, distanciado de 305 mm. A uma distancia de 305 mm do eixo dos eletrodos, so colocadas trs peas para fixar as amostras de tecido de 610 x 305 mm (H x L), com distanciamento angular de 120 entre si. Cada pea equipada com dois calormetros de cobre atrs do tecido e mais dois outros, um de cada lado da amostra. Os calormetros atrs da amostra medem a energia atrs do tecido e os outros dois medem a energia incidente.

Para cada disparo do arco, so testadas trs amostras de tecido simultaneamente e coletados no mnimo 20 dados dos calormetros, para validao estatstica o que significa que necessrio pelo menos sete testes para cada srie com 21 amostras.

IEC 61482-1 O arranjo similar ao da ASTM e consiste de dois eletrodos verticais (ao ou outro material) no mesmo eixo, distanciado de 300 mm. A uma distancia de 300 mm do eixo dos eletrodos so colocadas trs peas com abertura vertical de 550 x 200 mm (H x L), com distanciamento angular de 120 entre si para fixar as amostras de tecidos, cada pea equipada com dois calormetros de cobre. O calormetro atrs da amostra mede a energia atrs do tecido e outro colocado ao lado da amostra mede a energia incidente.

Para cada disparo do arco, so testadas trs amostras de tecido simultaneamente e coletados no mnimo 20 dados dos calormetros para validao estatstica, o que significa que necessrio pelo menos sete testes para cada srie com 21 amostras.

Cenelec ENV 50353:2000 O arranjo do equipamento e circuito eltrico fixo e consiste em dois eletrodos colocados verticalmente no mesmo eixo distncia de 30 mm. O eletrodo superior de alumnio e o inferior de cobre. Os eletrodos so cercados nos trs lados por uma caixa de teste na forma de cilindro parablico. As partes superior e inferior so seladas por material isolante, de tal forma que o calor seja direcionado para a parte frontal aberta.

Faceando a abertura, colocada uma placa vertical com dimenso de 400 x 400 mm, a uma distancia horizontal com o eixo do arco de 300 mm.

Existem dois nveis de teste controlando a corrente nos eletrodos e com o tempo definido de 500 ms: Classe 1 4 kA, 500 ms Classe 2 7 kA, 500 ms A escolha do nvel de teste estabelecida em funo da classe de proteo requerida para proteo estabelecida pelo fabricante do tecido ou roupa. Os testes so feitos em duas amostras para validao, o que significa dois disparos de arcos. A avaliao feita por inspeo visual de acordo com o seguinte critrio: - Tempo de combusto (queima) do tecido ou roupa deve ser menor ou igual a cinco segundos aps exposio ao arco. - Os materiais no devem fundir. - No deve existir nenhum furo maior do que 5 mm (medido em qualquer direo) - No caso de roupas, alm dos critrios anteriormente, as costuras devem ser mantidas.

O material aprovado para as condies de teste se nenhuma das condies anteriores ocorrer.

O teste no mede o fluxo de calor nem a performance do material. O teste serve para avaliar se a roupa ou tecido adequado para as condies de teste (4 kA ou 7 kA com durao de 500 ms) e no possvel fazer extrapolao para outras condies.

Conc luso A escolha da vestimenta ou roupa de proteo contra queimaduras por arco eltrico requer uma avaliao detalhada da natureza do arco eltrico e das prticas de trabalho e no deve ser realizada somente por analogia com os demais agentes trmicos. A engenharia eltrica pode e deve contribuir na identificao e avaliao do risco e tomar medidas para proteger as pessoas, alm da proteo da instalao e equipamentos eltricos.

O ser humano comete erros, assim como ocorrem falhas nos equipamentos e instalao eltrica. A engenharia reconhece que as falhas eltricas so inerentes a qualquer sistema eltrico, motivo pelo qual desenvolvemos tecnologias, como dispositivos de deteco e proteo e equipamentos mais resistentes a arcos eltricos. Alm da proteo dos equipamentos e da instalao a engenharia eltrica tambm deve estar focada e contribuir no desenvolvimento das tecnologias para proteger as pessoas avaliando os riscos.

As normas para proteo contra arcos eltricos so elaboradas pelos grupos da eletricidade, como o caso do IEC, CENELEC e NFPA, e no pelo grupo de segurana do trabalho em especial.

Esperamos que em breve, no Brasil, tambm formemos um grupo de trabalho para desenvolvermos medidas de segurana contra queimaduras por arco eltrico.

Anexo Passos para c lc ulo de energia do arc o

Nota - O clculo da energia do arco um estudo de anlise de risco de segurana e, como todos os clculos de engenharia, devem ser realizados por profissionais habilitados. O resultado dos clculos, pela simples utilizao da frmula, no reflete o nvel de energia existente. Todos os parmetros devem ser analisados, assim como a aplicabilidade do modelo matemtico na respectiva instalao.

Passos para c lc ulo da energia do arc o

Tenso entre 208 V e 15.000 V trifsico;

A. Para tenso do sistema menor que 1.000 V

Frequncia de 50 Hz e 60 Hz; Corrente de curto-circuito slido entre 700 A e 106.000 A; Aterramento de sistema slido e isolado com e sem resistncia; Arco dentro do invlucro de equipamentos e em locais abertos; Espaamento entre condutores entre 13 mm e 152 mm; Curtos circuitos trifsicos.

1 Obter dados do sistema e instalao eltrica 2 Determinar a corrente de curto circuito trifsico no ponto ou equipamento 3 Determinar a corrente de arco eltrico

Em que:

Log Logaritmo na base 10 la Corrente do arco eltrico (kA) K (- 0,153) para configurao aberta (- 0,097) para configurao em caixa fechada Ibf Corrente presumida de curto circuito slido trifsico simtrico valor r.m.s (kA) V Tenso do sistema (kV) G Distncia dos condutores (mm) ver Tabela I

B. Para tenso do sistema entre 1.000 V e 15.000 V

C. Para tenso do sistema acima de 15.000 V

4 Calcular a energia incidente normalizada

Em que: En Energia incidente (J/cm2) para tempo de 200 ms e distancia de 610 mm.

K1 (- 0,792) para configurao sem compartimento (sem invlucro) (- 0,555) para configurao em compartimento K2 (0) para sistema isolado e aterrado por alta resistncia (- 0,113) para sistema solidamente aterrado G a distancia dos condutores em mm (barramento) ver Tabela 1

5 Definir a distancia de trabalho

6 Determinar o tempo de durao do arco em segundos, considerando a corrente de arco calculado no passo 3 e para 85% da mesma corrente.

7 Clculo da energia incidente

Em que: E a energia incidente (J/cm2) Cf o fator de clculo 1,5 para tenso igual ou menor do que 1 kV 1,0 para tenso acima de 1 kV En a energia normalizada t Tempo do arco (segundos) D Distancia do ponto do arco (mm) x o expoente de distancia (ver Tabela 1)

Repetir o clculo para determinar a energia normalizada e energia incidente para corrente igual a 85% da corrente calculada considerando respectivo tempo de extino do arco. Utilizar o maior valor para escolha da vestimenta de proteo.

Para instala o fora da c ondi o Listada Nos casos em que a tenso acima de 15.000 V ou as distncias entre condutores/barramentos forem acima de 152 mm, deve ser aplicado o mtodo terico do Lee para clculo da energia, utilizando a equao:

Em que: E Energia incidente (J/cm2) V Tenso do sistema (kV) t Tempo em segundos D Distancia do arco (mm) Ibf Corrente de curto-circuito slido trifsico Refernc ias ASTM- F-1959/F1959M- 99 "Standard Test Method for Determining the Arc Thermal Performance Value of Materials for Clothing 1999. CENELEC ENV 50354:2000 Electrical test methods for materials and garments for use by workers at risk from exposure to an electric arc 2000. IEC 61482-1:2002 Live working- flame resistant materials for clothing for thermal protection of workers Thermal hazards of an electric arc Part 1 Test methods 2002. IEC 62271-200 High voltage switchgear and control gear Annex A 2003. Standard IEEE-1584TM 2002 IEEE Guide for Performing Arc-Flash Hazard Calculations 2002. IEEE "Predicting Incident Energy to Better Manage The Electric Arc Hazard on 600 V Power Distribution Systems". Paper N. PCIC 98-36; Richard L. Doughty, Dr. Thomas E. Neal, H. Landis Floyd, II. NFPA 70E National Fire Protection Association, "Standard for Electrical Safety Requirement for Employee Workplace - 2000 Edition". ASTM-F-2178 Standard Test Method for Determining the Arc Rating Of Face Protective Products. LUIZ K. TOMIYOSHI engenheiro eletricista, membro snior do IEEE e lder de segurana em eletricidade corporativa para Amrica Latina da Dupont. Veja tambm: Itens relac ionados: 20/12/2013 00:00 - Avaliao da confiabilidade humana 08/01/2013 11:17 - Engenheiros em formao 17/10/2012 12:19 - Certificao de competncias pessoais em atmosferas explosivas 10/01/2012 16:51 - Lanado Guia O Setor Eltrico de Normas Brasileiras 25/07/2011 17:26 - Segurana em trabalhos com eletricidade

Itens mais atuais: 15/12/2009 11:40 - Pr-sal d injeo de nimo em setor offshore 15/12/2009 11:28 - Compartilhando informaes da automao ma rede corporativa 19/11/2009 21:05 - Retrofit de sistemas de iluminao 19/11/2009 20:58 - Rels e contatores 19/11/2009 20:06 - Transmisso - Sistema de segurana patrimonial aplicado a linhas de transmisso de energia eltrica Itens mais antigos: 27/10/2009 11:42 - Instalao de rel foto eltrico 27/10/2009 11:40 - Sondagem conjuntural do setor eletroeletrnico 27/10/2009 11:27 - Aula prtica manuteno 26/10/2009 11:09 - Radiografia - DR: uma questo de proteo 26/10/2009 11:00 - PLC - Power Line Communication << Pgina anterior Prxima pgina >>

LTIMAS ATUALIZAES

LTIMOS FASCCULOS

LTIMAS EDIES

LTIMOS ARTIGOS

LTIMOS POSTS

Alumnio versus cobre em projetos de painis eltricos Monitoramento de subestaes e linhas de transmisso Coordenao e seletividade Uma reviso de conceitos e os benefcios das tcnicas disponveis Iluminao pblica: de quem a responsabilidade? Janeiro de 2014

Captulo I - Introduo ao uso dos painis eltricosClimatizao eficiente com termoacumulao para produo abaixo de 10 TR Captulo I - Introduo inspeo Captulo I - Princpios bsicos de transformadores de potncia Captulo I - Fatores limtrofes, arranjos e aterramento de geradores Captulo XII - Planejamento data centers de alto desempenho

Janeiro de 2014 Dezembro de 2013 Novembro de 2013 Outubro de 2013 Setembro de 2013

Alumnio versus cobre em projetos de painis eltricos Monitoramento de subestaes e linhas de transmisso Coordenao e seletividade Uma reviso de conceitos e os benefcios das tcnicas disponveis Iluminao pblica: de quem a responsabilidade? Revista O Setor Eltrico agora em tablets e smartphones

Um sistema comum de legislao da ONU para o ciclo total de vida das instalaes em atmosferas explosivas Roberval Bulgarelli 2014 comea com boas novas para a segurana das instalaes eltricas Avaliaes e reconhecimentos em sustentabilidade - Parte III Revises normativas para 2014

Desenvolvido por Tikao Web Solution 2.0

2010 O Setor Eltr ico. Todos os dir eitos r eser vados Av. Gen. Olmpio da Silveir a, 655, Conjunto 62 - Santa Ceclia So Paulo E-mail: contato@atitudeeditor ial.com.br

Tel.: (11) 3872-4404

Vous aimerez peut-être aussi