Vous êtes sur la page 1sur 3

Qualidade Total, conceito e evoluo.

Prezado leitor, abordaremos neste primeiro artigo o conceito de qualidade e sua evoluo no decorrer do tempo. Podemos perceber que a mensagem transmitida pelos principais autores de obras relacionadas qualidade, tais como William E. Deming; Joseph M. Juran; Kaoru Ishikawa, Philip B. Crosby e Armand V. Feigenbaum, associadas aos conceitos atualmente disseminados por alguns estudiosos e entidades relacionadas gesto pela qualidade total, alinham-se quase que homogeneamente buscando como objetivo o compromisso com a padronizao e melhoria do processo de qualidade de toda a empresa atravs da investigao do processo produtivo visando a identificao e eliminao de causas de problemas que afetam a qualidade, eliminao do desperdcio, estimulao do trabalho em equipe, valorizao dos resultados e dos colaboradores envolvidos, e satisfao das necessidades e expectativas dos stakeholders (clientes internos e externos, empregados, acionistas, fornecedores e sociedade em geral), criando um clima de inovao para a melhoria contnua da qualidade. Qualidade Total , portanto, a filosofia que coloca a qualidade como ponto central dos negcios e atividades da Organizao, disseminando-a em todas as atividades e para todas as pessoas, mantendo como foco a satisfao de todos os envolvidos no processo. Os seguintes princpios constituem a base dessa filosofia: - No aceitao de erros. Segundo Farias Filho (2000) O estudo sobre a evoluo da qualidade como companheira da evoluo da humanidade, j apresentada, est distribudo em etapas que podem ser caracterizadas fazendo-se uma correlao com a situao scioeconmica do ser humano em seu processo evolutivo. Com base na compreenso desta citao, refora-se o entendimento de que a funo qualidade potencialmente est direta e decisivamente relacionada ao ser humano ( s pessoas ), reforando -se assim, a perspectiva de que pode ser encarada como uma funo de ordem vital, tanto para as organizaes quanto para os indivduos. O quadro abaixo visa demonstrar a escala evolutiva da funo qualidade atravs do tempo. Disseminao Garantia de da Desenvolvimento Constncia Aperfeioamento Gerncia contnuo ( Satisfao dos clientes Gerncia do de melhoria de contnua Ser ( internos e externos ); Humano; propsitos; ); processos; Delegao; informaes; qualidade; participativa;

1900 INSPEO: Os atributos de um produto eram examinados, medidos ou testados, a fim de assegurar a sua conformidade. Utilizao de referenciais e/ou modelos para comparao ( desenhos, especificaes, moldes, etc... ) 1930 CONTROLE ESTATSTICO DO PROCESSO: Programas de capacitao dos processos e tcnicas de amostragem. Manuteno das caractersticas anteriores com a associao de modelos estatsticos visando identificao de desvios da qualidade e suas causas. 1950 GARANTIA DA QUALIDADE: Surgimento da necessidade de implementao de um Sistema da Qualidade em que todas as aes so planejadas e sistematizadas de modo a garantirem uma confiana adequada de que um produto e/ou servio satisfar determinados requisitos de Qualidade. - Quantificao dos Custos da Qualidade - Tcnicas de confiabilidade - Programa Zero Defeitos. 1970 GESTO INTEGRADA DA QUALIDADE TOTAL: Manuteno das caractersticas anteriores com a incluso de uma outra caracterstica de crescente relevncia: O fator Humano, isto , a humanizao da empresa. Todos os colaboradores da empresa, assim como clientes e fornecedores, devem ser envolvidos na realizao da qualidade. O enfoque valoriza os clientes ( internos e externos ) e a sua satisfao como fator de preservao e ampliao da participao no mercado. 1990 GESTO ESTRATGICA DA QUALIDADE TOTAL: Abordagem gerencial que usa a melhoria contnua como uma arma estratgica para fortalecimento da competitividade e rentabilidade.

Requer que os objetivos e metas da qualidade sejam orientados para os objetivos estratgicos do negcio. Requer valores, princpios, pensamento sistmico, liderana inovadora, satisfao dos clientes externos e internos e desenvolvimento de todos os integrantes da organizao. Requer a contnua avaliao e melhoria de produtos, servios, processos e relacionamentos. Dentro do processo de evoluo da funo qualidade podemos verificar que houveram significativas alteraes quanto forma de visualizao da mesma no decorrer do tempo, como podemos ver no quadro abaixo:

Vous aimerez peut-être aussi