Vous êtes sur la page 1sur 3

Direito e moral

Direito e Moral podem ser facilmente associados se pensarmos o direito como sendo o conjunto de normas que tentam regular e organizar a vida em sociedade, solucionando os conflitos entre os indivduos, visto que a moral um ramo das Cincias Sociais que tambm se preocupa com o estudo de normas reguladoras da vida social. Nem sempre fcil diferenciar as normas do direito das normas da moral, em face de semelhana entre elas em muitos aspectos. Por exemplo, ambos os sistemas de normas, direito e moral, valorizam princpios como o respeito vida, liberdade, integridade fsica, psicolgica e espiritual dos homens, propriedade legitimamente obtida, igualdade de direitos, entre outros.

Diferena

A palavra direito possui mais de um significado correlato: sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituies para regular as relaes sociais:[1] o que os juristas chamam de direito objetivo, a que os leigos se referem quando dizem "o direito probe a poligamia". Neste sentido, equivale ao conceito de "ordem jurdica". Este significado da palavra pode ter outras ramificaes: o como o sistema ou conjunto de normas jurdicas de um determinado pas ou jurisdio ("o direito portugus"); ou o como o conjunto de normas jurdicas de um determinado ramo do direito ("o direito penal", "o direito de famlia")

faculdade concedida a uma pessoa para mover a ordem jurdica a favor de seus interesses:[1] o que os juristas chamam de direitos subjetivos, a que os leigos se referem quando dizem "eu tenho o direito de falar o que eu quiser" ou "ele tinha direito quelas terras".

ramo das cincias sociais que estuda o sistema de normas que regulam as relaes sociais: o que os juristas chamam de cincia do direito, a que os leigos se referem quando dizem "eu preciso estudar direito comercial para conseguir um bom emprego".

Apesar da existncia milenar do direito nas sociedades humanas e de sua estreita relao com a civilizao[2]. Costuma-se dizer que "onde est a sociedade, ali est o direito" (Ubi societas, ibi jus), h um grande debate entre os filsofos do direito acerca do seu conceito e de sua

natureza. Mas, qualquer que sejam estes ltimos, o direito essencial vida em sociedade, ao definir direitos e obrigaes entre as pessoas e ao resolver os conflitos de interesse. Seus efeitos sobre o cotidiano das pessoas vo desde uma simples corrida de txi at a compra de um imvel, desde uma eleio presidencial at a punio de um crime, dentre outros exemplos. O direito tradicionalmente dividido em ramos, como o direito civil, direito penal, direito comercial, direito constitucional, direito administrativo e outros, cada um destes responsvel por regular as relaes interpessoais nos diversos aspectos da vida em sociedade. A diviso do direito em ramos decorre da importncia do mtodo sistemtico (metodologia cientfica) no significando que na realidade do fato jurdico as normas sejam estanques uma das outras. A realidade que o direito forma um sistema jurdico, assim considerando seu aspecto dogmtico. No mundo, cada Estado adota um direito prprio ao seu pas, donde se fala em direito brasileiro, direito portugus, "direito chins" e outros. Aqueles "direitos nacionais" costumam ser reunidos pelos juristas em grandes grupos: os principais so o grupo dos direitos de origem romano-germnica (com base no antigo direito romano; o direito portugus e o direito brasileiro fazem parte deste grupo) e o grupo dos direitos de origem anglo-sax (Common Law, como o ingls e o estadunidense), embora tambm haja grupos de direitos com base religiosa, dentre outras (ver Direito comparado). H tambm direitos supranacionais, como o direito da Unio Europia. Por sua vez, o direito internacional regula as relaes entre Estados no plano internacional.A seguir so apresentadas algumas definies e consideraes de diferentes autores sobre o significado da palavra Moral. Vale destacar que alguns a igualam a tica, mas o importante saber que atualmente ambas tem significados e usos diferentes entre si. A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes. Moral o conjunto das normas para o agir especfico ou concreto. A Moral est contida nos cdigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas. Segunto Augusto Comte (1798-1857), "a Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpticos sobre os impulsos egostas." Entende-se por instintos simpticos aqueles que aproximam o indivduo dos outros.

Roux A. La pense d'Auguste Comte. Paris: Chiron, 1920:254. Moral: (substantivo) 1. o mesmo que tica. 2. O objeto da tica, a conduta enquanto dirigida ou disciplinada por normas, o conjunto dos mores. Neste significado a palavra usada nas seguintes expresses: "a moral dos primitivos", "a moral contempornea" etc.

Abbagnano N. Dicionrio de Filosofia. So Paulo: Mestre Jou, 1970:652. Para Piaget, toda Moral um sistema de regras e a essncia de toda a moralidade consiste no respeito que o indivduo sente por tais regras.

Piaget J. El juicio moral en el nio. Madrid: Beltrn, 1935:9-11. Eu sei o que moral apenas quando voc se sente bem aps fazlo e o que imoral quando voc se sente mal aps. A diferena fundamental entre o direito e a moral reside na sano aplicada quando uma das normas descumprida.

As regras do direito tm carter obrigatrio, impostas pelos poderes competentes de uma sociedade e, quando descumpridas, do origem a sanes para coagir os homens e reprimir novos atos da mesma natureza. J as regras da moral, quando descumpridas, ensejam sentimentos de natureza ntima em cada indivduo, ou seja, arrependimento, vergonha, censura pessoal e mesmo social, mas no geram sanes de ordem pblica, aplicadas por autoridades legalmente constitudas. Mas inegvel que, apesar dessa diferena, as normas da moral e do direito se entrelaam de muitas formas diferentes e, pode-se afirmar que as normas da moral e as normas de direito so conjuntos que tm uma grande rea de interseco considervel, ainda que cada um deles possua partes no comuns. 'nem tudo o que moral Direito, e nem tudo o que Direito moral' Inmeras vezes, as normas morais tornam-se normas de direito por desejo da sociedade, que adota as referidas normas da moral, que a elas atribui tanta importncia que opta por torn-las normas obrigatrias, cujo descumprimento passvel de sano. Pode haver, contudo, normas de direito que no tenham origem em normas morais, uma vez que a produo de normas jurdicas no requer necessariamente que seja conhecida como norma moral. A moral vem de encontro com a negao da coao e da influencia de terceiros, a ordenao entre adequar o pensamento e o modo de agir, que no Direito no acompanha o mesmo raciocnio moral. Afinal, nem tudo que se passa no mundo jurdico considerado de ordem moral e sim mais tcnica. Alm de visar prevalncia individual, sendo um foro ntimo, a relao de tica nas relaes subjetivas.

Vous aimerez peut-être aussi