Vous êtes sur la page 1sur 2

A sade um direito de todos e dever do Estado.

. Em caso de diculdade para marcao de consultas e exames em seu municpio, procure a Secretaria Municipal de Sade ou o Conselho Municipal de Sade para orientaes e providncias.

CNCER DE PRSTATA

Converse com seu mdico e informe-se sobre a necessidade de investigao do cncer de prstata.

www.inca.gov.br

n 434

g-ds - NOV/07

O que a prstata?

uma glndula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifcio externo do pnis. Sintomas como dor lombar, problemas de ereo, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. Caso haja suspeita, os exames indicados so toque retal e dosagem de uma protena do sangue (PSA) atravs de exame de sangue. A maioria dos cnceres de prstata no causa sintomas at que atinjam um tamanho considervel. Em homens acima de 50 anos, podese realizar o exame de toque retal e dosagem de PSA para saber se existe um cncer de prstata sem sintomas. O valor limite do PSA aceitvel abaixo de 4ng/ml. Valores mais altos devem ser investigados.

O toque retal e a dosagem de PSA no dizem se voc tem cncer, eles apenas sugerem a necessidade ou no de realizar outros exames.

Que sintomas podem indicar um cncer de prstata?

Ter um destes exames alterados implica em ter cncer de prstata? E ter os exames negativos, garante que no haja cncer?

No. O toque retal identifica outros problemas alm do cncer de prstata e mais sensvel em homens com algum tipo de sintoma. O PSA tende a aumentar de acordo com o avano da idade. Cerca de 75-80% dos homens com aumento do PSA no tm cncer de prstata.

E os que tm mais de 50 anos, mas no apresentam qualquer sintoma?

possvel descobrir o cncer de prstata em indivduos sem sintomas?

No. Cerca de 20% dos homens com cncer de prstata sintomtico apresentam um PSA normal. Dependendo da regio da prstata, o cncer tambm pode no ser palpvel pelo toque retal. A melhor estratgia realizar os dois exames, j que so exames complementares.

O paciente e seu mdico devem decidir. Alguns mdicos recomendam a realizao do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com histria familiar de cncer de prstata (pai ou irmo) antes dos 60 anos, recomendam realizar estes exames a partir dos 45 anos. Entretanto, somente o mdico pode orient-lo quanto aos riscos e benefcios da realizao destes exames. No existem evidncias de que a realizao peridica do toque retal e dosagem de PSA em homens assintomticos diminua a mortalidade por cncer de prstata. Manter uma alimentao saudvel, no fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente seu mdico contribui para a melhoria da sade em geral e pode ajudar na preveno deste cncer. Menos de 10% dos cnceres de prstata tm algum componente hereditrio. Quanto mais jovem o homem em quem o cncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditrio.

O cncer de prstata pode ser prevenido? O cncer de prstata hereditrio?

O que um homem com sintomas e mais de 50 anos deve fazer?

Deve ir ao mdico para investigar esses sintomas. Geralmente, no cncer, mas somente o mdico pode dizer o problema.

Disque Sade: 0800-611997

Vous aimerez peut-être aussi