Vous êtes sur la page 1sur 3

LAR ESPRITA MARIA MXIMO Sesso Pblica de 19/05/04 Bem-aventurados os que so mansos e pacficos

(Captulo IX de o Evangelho Segundo o Espiritismo)

Injrias e violncias Bem-aventurados os que so brandos, porque possuiro a Terra.(MATEUS, cap. V, v. 4.) Bem-aventurados os pacficos, porque sero chamados filhos de Deus. (Id., v. 9.) Enquanto aguarda os bens do cu, tem o homem necessidade dos bens da Terra para viver. Apenas, o que Jesus recomenda que no d a estes ltimos mais importncia do que aos primeiros. Quando a Humanidade se submeter lei de amor e de caridade, deixar de haver egosmo; o fraco e o pacfico j no sero explorados, nem esmagados pelo forte e pelo violento. Ser essa a condio da Terra, quando, de acordo com a lei do progresso e a promessa de Jesus, estiver transformada num mundo feliz, pela expulso dos maus. INSTRUES DOS ESPRITOS A afabilidade e a doura A benevolncia para com os seus semelhantes, fruto do amor ao prximo, produz a afabilidade e a doura. Entretanto, nem sempre h que confiar nas aparncias. A educao e a frequentao do mundo podem dar ao homem o verniz dessas qualidades. A essa classe tambm pertencem esses homens, de exterior benigno, que como verdadeiros tiranos domsticos, fazem com que suas famlias e seus subordinados lhes sofram o peso do orgulho e da tirania. No basta que os lbios produzam belas palavras, pois se no tiverem origem no corao, ser hipocrisia. Sabe-se que pelas aparncias, se consegue enganar os homens, porm jamais a Deus - Lzaro. (Paris, 1861.) A pacincia A pacincia tambm uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres a mais fcil de todas. Outra h, porm, muito mais penosa e, conseqentemente, muito mais meritria: a de
Lus Laranjeira

perdoarmos aos que Deus colocou em nosso caminho para serem instrumentos do nosso sofrer e para nos porem prova a pacincia. Tendes no Cristo o vosso modelo. Mais sofreu ele do que qualquer de vs e nada tinha de que se penitenciar, ao passo que vs tendes de expiar o vosso passado e de vos fortalecer para o futuro. - Um Esprito amigo. (Havre, 1862.) Obedincia e resignao A doutrina de Jesus ensina, em todos os seus pontos, a obedincia e a resignao, duas virtudes companheiras da doura, apesar de serem confundidas com a negao do sentimento e da vontade. A obedincia o consentimento da razo; a resignao o consentimento do corao. O covarde no pode ser resignado, do mesmo modo que o orgulhoso e o egosta no podem ser obedientes. Jesus foi a encarnao dessas virtudes que a antigidade material desprezava. Cada poca marcada, assim, com o cunho da virtude ou do vcio que a tem de salvar ou perder. A virtude da vossa gerao a atividade intelectual; seu vicio a indiferena moral. Toda resistncia orgulhosa ter de, cedo ou tarde, ser vencida. Bem-aventurados, no entanto, os que so brandos, pois prestaro dcil ouvido aos ensinos. - Lzaro. (Paris, 1863.) A clera O orgulho nos induz a julgar-nos mais do que somos; a nos considerarmos to acima dos nossos irmos, que a menor comparao nos irrita e aborrece. Assim surge a clera. At mesmo as impacincias, que se originam de contrariedades muitas vezes infantis, decorrem da importncia que cada um liga sua personalidade, diante da qual entende que todos se devem dobrar. Em suma, a clera no exclui certas qualidades do corao, mas impede se faa muito bem e pode levar prtica de muito mal. O esprita, principalmente, concitado a isso por outro motivo: o de que a clera contrria caridade e humildade crists. - Um Esprito protetor. (Bordus, 1863.) Segundo a idia falsssima de que lhe no possvel reformar a sua prpria natureza, o homem se julga dispensado de empregar esforos para se corrigir dos defeitos em que de boa-vontade se compraz, ou que exigiriam muita perseverana para serem extirpados. assim, por exemplo, que o indivduo, propenso a encolerizar-se, quase sempre se desculpa com o seu temperamento. Todas as virtudes e todos os vcios so inerentes ao Esprito. A no ser assim, onde estariam o mrito e a responsabilidade?

Lus Laranjeira

Compenetrai-vos, pois, de que o homem no se conserva vicioso, seno porque quer permanecer vicioso; de que aquele que queira corrigir-se sempre o pode. De outro modo, no existiria para o homem a lei do progresso. - Hahnemann. (Paris, 1863.).

Prece de Critas Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a fora queles que passam pela provao, dai a luz quele que procura a verdade, ponde no corao do homem a compaixo e a caridade. Deus ! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolao, ao doente o repouso. Pai ! Dai ao culpado o arrependimento, ao Esprito a Verdade, criana o guia, ao rfo o pai. Senhor ! Que vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes. Piedade, Senhor, para aqueles que vos no conhecem, esperana para aqueles que sofrem. Que a vossa bondade permita aos Espritos consoladores derramarem por toda parte a Paz, a Esperana e a F. Deus ! Um raio, uma fasca do vosso amor pode abrasar a terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lgrimas secaro, todas as dores se acalmaro. Um s corao, um s pensamento subir at vs, como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moiss sobre a montanha, ns vos esperamos com os braos abertos, oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeio, e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericrdia. Deus ! Dai-nos a fora de ajudar o progresso a fim de subirmos at vs; dai-nos a caridade pura, dai-nos a f e a razo; dai-nos a simplicidade que far das nossas almas o espelho onde se refletir a Vossa Imagem. Que assim seja !

Lus Laranjeira

Vous aimerez peut-être aussi