Vous êtes sur la page 1sur 131

VocabulArio Ambiental Infantojuvenil

Otvio Maia

VOCABULRIO AMBIENTAL INFANTOJUVENIL: necessrio, urgente e possvel! Em meados do sculo 20 o ator francs Pierre Dac nos alertou: o Futuro o Passado em preparao!. Grande questo! Qual Passado queremos ter daqui a 40 ou 50 anos? Qual ser o nosso legado? A gerao que agora, conosco, constri esse Passado que teremos, ter orgulho da capacidade e compromisso dos adultos com a Vida cuidada e acarinhada que deixaremos? Ou, pior, nos entender como adultos omissos, levianos e complacentes com a boa proteo daquilo de bom que precisar vir? Ora, urgente preparar o Futuro e recusar o Biocdio, com alegria e competncia, com conscincia e percia, com tica e determinao. Para tanto, no podemos admitir que as novas geraes se enfraqueam no conhecimento dos conceitos e denies que esto envolvidos nessa obra coletiva, e tambm no podemos sequestrar deles a ocasio para se apropriarem de maneira densa e animada do arsenal vocabular que robustece nossa compreenso e ao. decente, como feito neste livro, criarmos a oportunidade de crianas e jovens penetrarem em um universo semntico, que de fato atinja o infantil (sem infantilizlo) e o juvenil (sem entedi-lo), com um Vocabulrio que ganhe simplicidade (afastando o simplrio) e encanto sedutor (descartando a mera distrao). Este Vocabulrio ferramenta percuciente, sem esquecer o ldico, e consistente, sem ngir sosticao. Nem tudo nele primeira vista transparente, pois h ideias que no se traduzem com tanta facilidade; contudo, leve na procura da seriedade, sem ostentao banal e nem intrincamentos inteis. Como algumas coisas na vida melhor comear cedo antes que seja tarde, este Vocabulrio Ambiental Infantojuvenil chegou na hora, nos colocou juntos no caminho e, com beleza e pertinncia, nos ajudar na boa trilha para uma Vida frtil!
C F G

VocabulArio Ambiental Infantojuvenil

Mario Sergio Cortella Educador

VocabulArio Ambiental Infantojuvenil

Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia (Ibict) Diretor Emir Jos Suaiden Coordenao Geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos Ceclia Leite Oliveira Coordenao Geral de Pesquisa e Manuteno de Produtos Consolidados Maria Carmem Romcy de Carvalho Coordenao Geral de Tecnologias de Informao e Informtica Dalton Rosa Freitas

Otvio Borges Maia

Vocabulrio Ambiental Infantojuvenil

Endereos: SAUS, Quadra 5, Lote 6, Bloco H, 5 andar Setor de Autarquias Sul 70.070-912 - Braslia - DF Tel.: + 55 61 3217-6360 Rua Lauro Muller, 455, 4 andar Botafogo 22.290-160 - Rio de Janeiro - RJ Tel.: + 55 21 2275-0321 www.ibict.br

Braslia 2013

2013 Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia (Ibict) Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida, sejam quais forem os meios empregados, a no ser com autorizao escrita do Ibict, conforme a Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Coordenao editorial e textos tcnicos Otvio Borges Maia Textos ldicos Tino Freitas Reviso gramatical e ortogrca Joelma Fernanda Carneiro Silva Resenha Mario Sergio Cortella Abstract Rodrigo Jos Nunes Pinto Projeto grco e capa Romont Willy Diagramao Sandro Macedo, Romont Willy e Otvio Borges Maia Descrio da capa Sementes de pau-brasil (em cima), de castanheira (embaixo, esquerda) e de pinho (embaixo, direita) Descrio da quarta capa Sementes de seringueira (em cima, esquerda), de ip-rosa (em cima, direita) e de licuri (embaixo) Editado conforme o novo acordo ortogrco.
M217 Maia, Otvio Borges. Vocabulrio Ambiental Infantojuvenil / Otvio Borges Maia; colaborao: Tino Freitas; ilustraes: vrios ilustradores. Braslia: Ibict, 2013. 256 p.; il.; 22,5 x 21cm Inclui referncias. ISBN: 978-85-7013-096-9 e eISBN: 978-85-7013-097-6 1. Meio Ambiente - Dicionrios. 2. Divulgao Cientca. 3. Crianas e Cincia. 4. Cincia Recreativa. 5. Educao Ambiental. 6. Ensino Fundamental. 6. Ensino Mdio I. Ttulo. II. Maia, Otvio Borges . III. Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia. CDU (038) 502.2 CDD 363.7003

Comit de Enriquecimento de Contedo Henrique Eduardo Mendona Nascimento, doutor em Ecologia, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia (Inpa) Mrcia Rocha da Silva, mestre em Educao (divulgao cientca), editora do portal Canal Cincia do Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia (Ibict) Ronaldo Gonalves Morato, doutor em Medicina Veterinria, chefe do Centro Nacional de Pesquisa para a Conservao de Predadores Naturais (Cenap/ICMBio) Srgio Lucena Mendes, doutor em Ecologia, professor associado do Departamento de Cincias Biolgicas da Universidade Federal do Esprito Santo (UFES) Suzana Machado Pdua, doutora em Desenvolvimento Sustentvel (educao ambiental), presidente do Instituto de Pesquisas Ecolgicas (IP) O autor responsvel pela escolha e apresentao dos fatos contidos neste livro, bem como pelas opinies nele expressas, que no so necessariamente as da UNESCO, nem comprometem a Organizao. As indicaes de nomes e a apresentao do material ao longo deste livro no implicam a manifestao de qualquer opinio por parte da UNESCO a respeito da condio jurdica de qualquer pas, territrio, cidade, regio ou de suas autoridades, tampouco a delimitao de suas fronteiras ou limites. Esta publicao tem a cooperao da UNESCO no mbito do Projeto 914BRA2015, o qual tem o objetivo de atualizar e implementar processos organizacionais e de gesto da informao em Cincia, Tecnologia e Inovao, para consolidar as polticas pblicas de descentralizao e democratizao da produo e do acesso aos conhecimentos cientcos e tecnolgicos. Este livro no poder, em hiptese alguma, ser convertido em dinheiro, trocado ou substitudo por quaisquer outros produtos, bem como comercializado.

Aos que acreditam ser possvel transformar a Terra em um lugar melhor plantando rvores.

A divulgao cientca explica coisas complicadas de um jeito fcil de entender. Nela, a informao e o conhecimento se vestem das mais variadas formas e cores.

Sumrio

Apresentao BIODIVERSIDADE CLIMA ENERGIA E POLUIO

15 16 76 124

SUSTENTABILIDADE 170 Abstract Agradecimentos do autor Ilustradores Sobre o autor Sobre o consultor Sobre a revisora gramatical e ortogrca Canal Cincia Referncias bibliogrcas ndice O que QR Code? 223 225 231 239 241 243 245 247 249 253

Apresentao
A denio de termos tcnicos para crianas desaadora, pois nunca completa e sempre haver algo a mais a se perguntar sobre tal denio. Ao se perseguir a clareza e a simplicidade na tentativa de dizer verbalmente um conceito, contornando a sua complexidade tcnica, abre-se mo do detalhamento minucioso do seu signicado. Mas isso deve ser feito com cuidado para que a simplicidade no prejudique a completude do conceito. O Vocabulrio Ambiental Infantojuvenil (VAI) objetiva instigar um novo olhar das crianas e adolescentes para a terminologia usada na temtica ambiental, por meio de conceitos e ilustraes. Cada um dos 100 verbetes que compem esta obra divididos em quatro grandes temas (Biodiversidade, Clima, Energia e Poluio, e Sustentabilidade) est apresentado em dois formatos complementares, um de carter tcnico e outro de carter ldico, os quais foram elaborados a partir de conceitos disponveis em dicionrios infantis, tcnicos e na literatura tcnico-cientca, ao alcance das capacidades tanto de estudantes do ensino fundamental quanto do ensino mdio. As ilustraes, de carter explicativo, foram feitas por crianas e representam, visualmente, os verbetes. O leitor vai encontrar palavras em destaque (sublinhadas) em algumas denies. Elas remetem a outros verbetes deste Vocabulrio. A palavra ns e expresses como a gente e as pessoas foram utilizadas propositalmente, de forma coloquial, para indicar o ser humano. O VAI pretende, tambm, ser um instrumento de divulgao cientca, de apoio educao formal, e uma aventura da cincia que desperta o interesse pela educao ambiental, capaz de inuenciar o desenvolvimento do pensar e do fazer dacriana e do jovem, importantes agentes de transformao da sociedade na medida em que participam da construo coletiva de regras na famlia, na escola e nos grupos sociais que frequentam.

Emir Jos Suaiden Diretor do Ibict

BIODIVERSIDADE

Fui criado no mato e aprendi a gostar das coisinhas do cho Manoel de Barros

Natureza
No foi a gente que fez? natureza!

Tudo que existe no planeta Terra, que no tenha sido feito pelo ser humano. Os seres vivos do planeta (as plantas, os animais, os micrbios) e os lugares onde eles vivem (no ar, na terra e na gua) so elementos da natureza.

19

Meio Ambiente
Olhe ao redor. Respire fundo. Sinta a temperatura. Oua o som... Tudo isso que voc sente pertence ao seu meio ambiente.

Tudo que est em volta de um ser vivo (gente, planta, bicho ou micrbio) e inuencia o crescimento e a sade desse ser e da comunidade onde ele vive. Diz a Constituio da Repblica Federativa do Brasil que o Poder Pblico (os governos federal, estaduais e municipais) e todos os cidados tm o dever de defender o meio ambiente e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

20

Espcie

Homens e mulheres so de uma espcie; abelhas, de outra; as roseiras compem mais outra espcie. Cada uma reproduz entre si, gerando seres descendentes capazes de reproduzir entre si.

Grupo de seres vivos bem parecidos que podem cruzar uns com os outros sem a nossa interferncia e produzir descendentes tambm capazes de se reproduzirem uns com os outros. Esse conjunto de seres vivos est isolado reprodutivamente de outros grupos semelhantes, com os quais, se cruzarem, originaro indivduos incapazes de reproduzir. Por exemplo: cavalo uma espcie, jegue outra. s vezes, essas espcies aparentadas cruzam, e, desse acasalamento, nasce o burro. Mas o burro no capaz de reproduzir nem com o cavalo, nem com o jegue, nem com outro burro, apesar das semelhanas entre eles.

23

Populao

Um conjunto de seres vivos da mesma espcie forma uma populao. Numa colmeia existe uma populao de abelhas; num condomnio, h uma populao de seres humanos; num roseiral, uma populao de roseiras.

Conjunto de indivduos de uma mesma espcie que vivem juntos em determinado lugar.

25

Comunidade
Um conjunto de populaes, interagindo entre si, forma uma comunidade. Imagine um condomnio onde os humanos convivem com rvores e um grande jardim de rosas. H ainda uma colmeia. As abelhas se alimentam do nctar das rosas, ajudando na sua polinizao; as rosas oferecem sua beleza e perfume aos sentidos dos homens, mulheres e crianas que, travessas, vez em quando, procuram mel na colmeia. A essa interao entre as diferentes espcies numa mesma rea, chamamos de comunidade.

Conjunto de diferentes populaes de diferentes espcies que vivem juntas em determinado lugar, interagindo entre si.

26

Ecossistema
Conjunto de comunidades se relacionando com o ambiente em que habitam. Por exemplo, a Chapada dos Veadeiros um ecossistema, os manguezais de Alagoas outro.

Comunidade de seres vivos junto com o meio ambiente onde vivem. Ento, cada ecossistema de um jeito. O relevo, o tipo de solo, a temperatura, a umidade relativa do ar, a quantidade de chuva e de vento so diferentes em cada ecossistema. A comunidade de plantas, bichos e micrbios tambm varia em cada ecossistema.

29

Bioma
um conjunto de ecossistemas. Por exemplo, o Cerrado, bioma que abrange vrios estados do Brasil, como o de Gois, onde se encontra a Chapada dos Veadeiros.
Conjunto de seres vivos (plantas, animais, micrbios) espalhados por uma grande rea, com clima, vegetao e diversidade biolgica prprios. Clima e vegetao so as principais caractersticas que fazem um bioma ser diferente de outro. Quatro dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta esto no Brasil: Amaznia, Mata Atlntica, Cerrado e Pantanal. A Caatinga e o Pampa tambm so biomas brasileiros ricos em diversidade biolgica.

30

Biota
Num stio abandonado beira-mar, h 2 bem-te-vis, 3 cucas, 4 mos-peladas, 5 siris, 6 ings, 7 cajueiros, 8 embabas, 9 carnabas e 10 palmeiras. Na casa, no h ningum, mas tem milhares de caros e outros seres minsculos que l foram se abrigar. Todos juntos formam a biota daquele lugar. Entre uma ida e uma volta, ali tambm mora 1 gaivota.

Toda a fauna, a ora e outras formas de vida, como os fungos e os micrbios, que vivem em uma determinada rea. Esse conjunto de seres vivos forma a biota de um lugar.

32

Biodiversidade
Se voc ganhar uma caixa cheia de bombons, ser melhor que ela contenha diversos sabores, no mesmo? Quanto mais diferentes, melhor para o seu paladar. A biodiversidade tambm assim. S que nessa caixa, que nessa metfora pode serum parque, um estado,um pas ou qualquer outro lugar que voc determinar, os bombonsso as plantas, os bichos, os micrbiose o ambiente em que eles vivem. Pode conter poucos tipos de bombons ou os mais diversos. Muitos bombons de tipos diferentes deixam a vida mais saborosa!
Riqueza da natureza representada pela diversidade de seres vivos e de ecossistemas, bem como pela raridade de alguns deles. a variedade de plantas, bichos e micrbios que existe em algum lugar, mais os ambientes onde vivem esses seres vivos. Essa biodiversidade (ou diversidade biolgica) pode ser observada tanto em oresta, deserto, montanha ou rio, quanto em unidade de conservao, municpio, estado, pas, continente, ilha ou oceano. A diversidade biolgica tambm pode ser observada em uma populao, na qual muitos indivduos apresentam pequenas diferenas em relao aos outros da mesma espcie.
35

Endmico
Planta ou bicho que, naturalmente, vive apenas em determinado local, como o mico-leo-dourado, encontrado apenas na Mata Atlntica do Rio de Janeiro.
Quando uma espcie s ocorre naturalmente numa rea geogrca restrita, ela chamada de endmica. O endemismo pode se referir a uma rea relativamente pequena, como um trecho da Serra do Cip, em Minas Gerais, ou a uma rea grande, por exemplo, o bioma Caatinga. Comparada a uma espcie no endmica que ocorre em uma grande rea (como o bem-te-vi, encontrado em todos os biomas do Brasil) , o tamanho da populao da espcie endmica menor e, s vezes, to pequena que ela considerada uma espcie rara. Por exemplo, o mico-leo-preto endmico da Mata Atlntica porque s pode ser encontrado nesse bioma. A sua populao pequena e s pode ser encontrada no Estado de So Paulo, em nenhum outro lugar do planeta. A ararinha-azul-de-lear e a palmeira licuri so endmicas da Caatinga. O peixe-boi de gua doce e a seringueira so espcies endmicas da Amaznia.

37

Flora
As plantas.

Conjunto de todas as plantas de um lugar, que pode ser o planeta, um pas, um estado ou municpio, um territrio, um bioma, um ecossistema, uma paisagem ou uma unidade de conservao, em um certo tempo. Por exemplo, a araucria pertence ora do Paran e o licuri uma palmeira tpica da ora do Raso da Catarina, no norte da Bahia, refgio da arara-azul-de-Lear. Mas, ambas, araucria e licuri, pertencem ora do Brasil.

38

Floresta

Verde. Muito verde. Tanto que olhando do cu no d pra ver o cho e os animais que l habitam. E, olhando do cho, quase no se v o cu, a no ser por algumas frestas. So assim as florestas.

Grande rea de terra coberta com muitas rvores, arbustos e outras plantas menores, onde vivem, tambm, espcies da fauna e de micro-organismos.

41

Coral
um dos seres mais estranhos do planeta. Parte dele parece pedra, mas no . Parte parece planta, mas no . De fato, o coral um animal marinho. Vive no fundo do mar, sozinho ou em grupo. Agrupado, forma recifes de corais, que acolhem vrias espcies da fauna e da flora marinha, como se fosse um tipo de hotel cinco estrelas.

Animal que vive nos oceanos. Existem muitos tipos de corais e eles so encontrados nas regies mais quentes do planeta. Crescem presos a pedras no fundo do mar ou sobre barcos e outros objetos que afundaram. O esqueleto do coral duro e pode ter vrias formas, tamanhos e cores. s vezes, esqueletos de milhares de corais, de um ou vrios tipos, crescem bem pertinho uns dos outros, formando recifes e atis, que parecem com amontoados de pedras dentro do mar. Mas os corais no so pedras! So seres vivos! Uma diversidade enorme de peixes e de outros animais marinhos vivem entre os corais, onde encontram abrigo e alimento.
43

Micro-organismo

Micrbio

Organismo minsculo de vrios tipos, encontrado em todos os cantos do planeta, visvel apenas em microscpios, e que podem ser tanto benficos quanto malficos aos seres vivos e ao ambiente.

Seres vivos, muito, muito pequenos, que no se consegue enxergar com os olhos, tais como os vrus, as bactrias e alguns tipos de fungos. Para v-los, necessrio usar um aparelho chamado microscpio, capaz de aumentar a imagem. Os micro-organismos (ou micrbios) esto espalhados por toda a parte e alguns deles podem causar doenas nas plantas, nos animais e nas pessoas. Mas muitos micro-organismos podem trazer benefcios, ajudando a aumentar a produo de alimentos, despoluindo o ambiente ou servindo como remdio.
E F

44

Fauna
Os animais.

Conjunto de todos os bichos de um lugar, que pode ser o planeta, um pas, um estado ou municpio, um territrio, um bioma, um ecossistema ou uma unidade de conservao, em poca especca. Por exemplo, o peixe-boi pertence fauna da Amaznia e o tuiui uma espcie tpica da fauna do Pantanal. Mas ambos pertencem fauna do Brasil.

46

Fauna silvestre brasileira


Todo animal que, naturalmente, passa a vida toda - ou parte dela - em terras, lagos, rios, mares ou ares do Brasil.

Conjunto de todos os animais pertencentes s espcies nativas (por exemplo, o pato-mergulho, a ararinha-azul e o boto-vermelho) e migratrias (como as tartarugas marinhas, a baleia jubarte ou diversas aves que visitam nossas terras em determinadas pocas do ano), que tenham todo o seu ciclo de vida ou parte dele ocorrendo no territrio ou nas guas jurisdicionais do Brasil (rios, lagoas, barragens e uma faixa do mar com 322 Km de largura). O conceito de fauna silvestre brasileira est na Lei de Crimes Ambientais (Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998) e engloba tanto os animais livres na natureza, quanto aqueles presos no cativeiro.

49

animais silvestres

Trfico de

Comrcio ilegal, proibido, de animais silvestres.

Comrcio proibido de animais silvestres, vivos ou mortos, caados ou capturados sem respeitar o que diz a Lei. Muitas espcies so ameaadas de extino por causa do trco. Os bichos tracados sempre sofrem maus-tratos.

50

Centro de triagem de

animais silvestres (Cetas)

Os animais que so resgatados das mos de traficantes ou que estavam ilegalmente em cativeiro vo para esses centros onde so medicados e preparados para retornarem natureza ou, quando isso no possvel, so relocados num ambiente onde eles possam viver bem.

Local adequado para receber animais silvestres apreendidos ou resgatados do trco pela polcia ambiental, pelos scais do Ibama ou de outros rgos de scalizao. O Cetas tambm recebe os animais silvestres criados ilegalmente comobicho de estimao, entregues por vontade prpria pelos seus criadores. No Cetas, os animais so identicados, ganham abrigo, gua e alimento, e os feridos e doentes recebem cuidados de veterinrios. O Cetas um local de passagem, como um hotel, onde os animais permanecem provisoriamente, at estarem em condies de serem levados para outro lugar. Uma vez recuperado e com boa sade, o animal pode ser solto no seu ambiente natural desde que no prejudique outros animais que j vivam nesse ambiente , pode ser levado para o cativeiro (zoolgico ou criadouro que esteja dentro da Lei) ou pode fazer parte de programas especiais de reproduo em cativeiro ou de soltura (por exemplo, reintroduo).
53

Crime ambiental

Ao fora da lei e que prejudica a natureza.

Ao que prejudica o meio ambiente e merece punio, por ser contra a Lei de Crimes Ambientais. A Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, caracteriza os crimes ambientais e dene as penalidades para quem os cometeu.

55

Espcie ameaada de extino

Tipo de bicho ou planta que, por causa da destruio da natureza, existe em um nmero pequeno de indivduos e, por isso, pode desaparecer do planeta.

Aquela que corre grande risco de desaparecer da natureza em futuro prximo, se nada for feito pela sua conservao. Para saber se uma espcie est ameaada de extino, preciso fazer muitas pesquisas sobre seu ciclo de vida e as atividades humanas que podem prejudicar a sua sobrevivncia na natureza. As maiores ameaas extino das espcies so alterao de ecossistemas (por exemplo, fragmentao orestal), espcies exticas invasoras, excesso de explorao comercial dos recursos naturais, poluio e mudanas climticas.

56

Espcie-bandeira
quando se escolhe um animal como smbolo de uma causa ambiental que, geralmente, tem a ver com a conservao da espcie a que pertence. O tatu-bola foi escolhido como mascote da Copa do Mundo de futebol de 2014, dessa forma, chamando a ateno para a conservao da sua espcie.
Espcie carismtica usada para chamar a ateno das pessoas sobre a importncia da conservao. As pessoas gostam tanto da espcie-bandeira, que cam felizes em contribuir com dinheiro para ajudar na sua conservao. A educao ambiental muito importante para uma espcie-bandeira virar celebridade, e a populao do local onde ela vive se orgulha de t-la na vizinhana. A presena da espciebandeira em uma regio promove o ecoturismo, empregos e atrai cientistas que desenvolvem pesquisas sobre ela e seu habitat. A conservao de uma espciebandeira leva, por tabela, conservao de outras espcies que convivem com ela. No Brasil, o mico-leo-dourado, um simptico primata endmico da Mata Atlntica, a espcie-bandeira mais conhecida. Essa espcie protagonista de um projeto de reintroduo que est dando muito certo no estado do Rio de Janeiro. Outra espcie-bandeira muito famosa o panda-gigante, endmico da China.
58

Espcie-guarda-chuva
quando se escolhe um animal como smbolo de uma causa ambiental que, geralmente, tem a ver com a preservao da rea onde aquela espcie habita, como um guarda-chuva aberto, protegendo da chuva tudo o que est sob seu aramado. As tartarugas-marinhas, por exemplo, so mascotes da conservao das praias e da biodiversidade dos oceanos.
Espcie que necessita de grandes reas para sobreviver, usada para chamar a ateno das pessoas sobre a destruio de um ecossistema e a necessidade de conserv-lo. Sua exigncia, quanto ao tamanho de rea conservada e quantidade de recursos disponveis (gua, alimento, abrigo, local para reproduo), maior do que as exigncias das outras espcies que convivem com ela. Uma vez protegido o espao necessrio sobrevivncia da espcie-guarda-chuva, muitas outras espcies so beneciadas. Os animais predadores, que esto no topo da cadeia alimentar, como a ona-pintada, so muitas vezes escolhidos como espcie-guarda-chuva. O conceito de espcie-guarda-chuva parecido com o de espcie-bandeira. Mas a principal funo da espcie guarda-chuva promover a proteo de extensas reas, de diferentes paisagens ou de um ecossistema inteiro. E a espcie no precisa ser carismtica para ser guarda-chuva!
61

Espcie nativa

Bicho ou planta que vive naturalmente numa determinada regio.

Espcie prpria de uma regio ou que existe originalmente nela. Por exemplo, a seringueira nativa do Brasil, mas s da Amaznia. Se plantada em outra regio, vira espcie extica. E o mico-leo-da-cara-dourada? Tambm nativo do Brasil, mas s da Mata Atlntica do sul da Bahia, de onde endmico.

63

Espcie extica
Planta ou bicho que naturalmente no pertence a um ambiente.

Espcie que no nativa de uma regio. No Brasil, o pandagigante uma espcie extica, porque nativo da China. As girafas, os elefantes africanos e os lees vistos nos zoolgicos do Brasil so espcies exticas, porque so nativos da frica. Tambm chamada de extica qualquer espcie da fauna ou da ora que no existia naturalmente em uma regio, tendo sido nela introduzida por acidente (como os ratos transportados para o Brasil nos navios portugueses na poca do descobrimento e da colonizao) ou de propsito pelo ser humano (a exemplo, algumas espcies de eucalipto, nativas da Austrlia, plantadas no Brasil para produo de celulose). Nesses casos, a espcie extica consegue se adaptar ao novo ambiente, sendo quase impossvel erradic-la.

64

Espcie extica invasora

Espcie extica que chega chegando, dominando o pedao, levando vantagem sobre as espcies naturais daquele lugar, podendo vir a causar srios danos ao meio ambiente.

Espcie extica que compete com espcies nativas, ocupando seus territrios e abrigos, consumindo os seus recursos (o javali compete com o cateto e o queixada) e, por tudo isso, ameaa o equilbrio da natureza. Pode causar prejuzos econmicos (como o mexilho-dourado nas turbinas das hidreltricas) e danos sade humana (por exemplo, o mosquito da dengue). As espcies exticas so consideradas a segunda maior causa de diminuio da biodiversidade no planeta, ou seja, da extino de espcies nativas.

67

Unidade de conservao

uma rea do planeta que a gente escolhe para preservar, deixar como est, sem sofrer grandes alteraes com o passar do tempo. como se a gente tirasse uma fotografia de uma montanha e, dez anos depois, tirasse outra e ela permanecesse a mesma, ou super parecida.
Extenso de terra, incluindo os rios, ou de mar, geralmente grande, onde a natureza muito bela e onde existem muitas espcies diferentes. As unidades de conservao so criadas pelos governos (Federal, Estadual, Municipal ou do Distrito Federal) para proteger o meio ambiente, preservar as orestas, as guas, a fauna e a ora. No Brasil, h vrios tipos de unidades de conservao, divididas em dois grupos. No grupo de proteo integral, temos as estaes ecolgicas, as reservas biolgicas, os monumentos naturais, os refgios de vida silvestre e os parques nacionais. O objetivo dessas reas a preservao da natureza. reas de proteo ambiental, reas de relevante interesse ecolgico, orestas nacionais, reservas extrativistas, reservas de fauna e reservas de desenvolvimento sustentvel so os nomes das unidades de conservao do grupo de uso sustentvel. Nessas reas, a conservao da natureza permite que alguns recursos naturais sejam usados com bastante cuidado. Em algumas reas protegidas permitido o ecoturismo. Muitas pesquisas sobre a biodiversidade so feitas nas unidades de conservao. A Reserva Particular do Patrimnio Natural um outro tipo de unidade de conservao, criada por qualquer pessoa, como donos de terras ou de fazendas, e no pelos governos.
69

Preservao
quando a gente escolhe um lugar e declara: para deixar como est!!! Aqui ningum mexe!!! E a natureza agradece.

Decises tomadas e aes executadas por governos, organizaes e cidados, para proteger a natureza contra a destruio ou contra mudanas que perturbem o equilbrio e a harmonia entre as plantas, os animais, os micrbios e o ambiente. Preservar no mexer, deixar a natureza como ela , na sua condio original, sem interferncias humanas.

70

Conservao
quando a gente escolhe um local e declara: Pode mexer aqui. Mas se for usar algo, devolva assim que puder, pois outras pessoas podem vir a precisar. E a natureza agradece.
Decises tomadas e aes executadas pelos governos, organizaes e cidados, para proteger os solos, as guas dos rios e dos oceanos, a fauna e a ora da destruio, poluio ou desperdcio. Conservao mexer com cuidado, sem destruir a capacidade da natureza de se renovar e de se recuperar ao longo do tempo, utilizar os recursos naturais norenovveis sem acabar com eles.

73

Reintroduo
quando uma espcie ameaada de extino devolvida natureza de forma segura, num ambiente especialmente protegido para garantir a sua conservao e o aumento da sua populao.
Soltura de animais nascidos em cativeiro em reas naturais das quais desapareceram (porque foi muito caado, por exemplo) ou nas quais esto ameaados de extino, como no desmatamento. Essas reas de soltura devem ser dentro dos limites da distribuio original da espcie, ou seja, em regies onde a espcie sempre foi encontrada livre. O principal objetivo da reintroduo criar uma nova populao da espcie em seu ambiente original. Os ingredientes de um projeto de reintroduo so: existncia de uma populao da espcie em cativeiro; estudos sobre o seu ciclo de vida que mostrem como a espcie vive na natureza; conservao do ambiente natural necessrio sobrevivncia da espcie; preparao dos animais (ensin-los a procurar abrigo, alimento e gua, por exemplo); monitoramento dos animais aps a soltura e educao ambiental. Os projetos de reintroduo mais conhecidos no Brasil so o do mico-leodourado, no Rio de Janeiro, do mutum-do-sudeste, em Minas Gerais, e das tartarugas-marinhas, em vrias praias brasileiras. Pode custar muito caro reintroduzir um nico animal! Muito mais barato conservar a natureza e deixar a fauna viver em paz no seu ambiente natural.
74

CLIMA
Pesam sobre o Sistema Terra e o Sistema Vida, incluindo a espcie humana, graves ameaas vindas das atividade humana descuidada e irresponsvel, a ponto de destruir o frgil equilbrio do planeta. Leonardo Boff

Clima
Pode ser difcil de entender desrtico ou polar. Mas fcil de dizer quente ou frio. H muitos tipos de clima no planeta. Cada um depende da combinao de muitas coisas, como a vegetao, o solo e a mistura de vrios fenmenos que acontecem na atmosfera, como os ventos, as chuvas e a umidade do ar. Eles existem e voc sente na pele!
Condio atmosfrica ou condio do tempo, formada pela temperatura, chuva, vento, umidade, vegetao e por outras coisas que acontecem na natureza. O clima de um local depende muito da sua posio geogrca na Terra. Na Antrtica e no rtico, o sol brilha por menos horas e o clima frio. Na regio tropical, onde est o Brasil, o sol brilha por mais horas e o clima quente. O movimento da Terra ao redor do sol tambm inuencia o clima, determinando as estaes do ano: primavera, vero, outono e inverno.
79

Mudanas climticas
quando o clima de uma regio fica muito diferente. s vezes, o clima muda porque a natureza quer. Essa mudana demora muito, muito tempo para acontecer. Outras vezes, o clima muda rpido, em pouco tempo, porque a gente modifica o ambiente, poluindo o ar, desmatando ou queimando a floresta.
Mudanas naturais do clima que ocorrem lentamente, podendo demorar milhares de anos para acontecer. A Terra passou por um longo perodo de frio, conhecido como a Era do Gelo, antes do clima mudar para o atual. Outras mudanas do clima ocorrem em perodos de tempo bem curtos, em poucos anos, e so diferentes das mudanas climticas naturais porque so provocadas pelo ser humano, como o aquecimento global.
80

Aquecimento global
Muita gente diz que o planeta est ficando quente depressa demais por causa da poluio que a gente produz como as fumaas das queimadas, das fbricas e dos carros. Imagine que voc est num automvel com os vidros fechados, mantendo radiao solar em seu interior, tornando aquele espao insuportavelmente quente. No aquecimento global, os poluentes, na atmosfera, equivalem aos vidros das janelas do carro, impedindo a sada do calor, tornando o planeta mais quente.
Aumento da temperatura do planeta, causado pela grande quantidade de gases de efeito estufa lanados na atmosfera pelas indstrias, pela queima de combustveis fsseis nas mquinas, nos veculos de transporte e de trabalho, pelas derrubadas ou queimadas de orestas. O aquecimento global provoca o aumento da temperatura do ar e dos oceanos, trazendo natureza muitas consequncias, diferentes em cada regio do planeta: derretimento da neve e do gelo nas calotas polares, elevao do nvel dos mares e oceanos, menos dias de chuva durante o ano e mais chuva em um nico dia, enchentes, reas secas cada vez mais secas (podendo se transformar em desertos) e espcies que se extinguem por no conseguirem suportar o aumento da temperatura.
83

Efeito estufa
Imagine que voc est num carro desligado, sob o sol numa tarde de vero. Os raios solares atravessam os vidros e aquecem o interior do automvel. Voc sente o calor mesmo com os vidros abertos, pois parte da radiao solar permanece no carro, mantendo-o aquecido. Assim o efeito estufa: faz de conta que a atmosfera o carro, e voc o planeta Terra. Ou seja, o efeito estufa que mantm nosso planeta aquecido e em condies favorveis para a vida.
Fenmeno natural que torna possvel a existncia de vida na Terra. Gases presentes na atmosfera formam um escudo invisvel, que mantm a temperatura do planeta prpria para a sobrevivncia dos seres vivos. Esse fenmeno recebe este nome porque semelhante ao produzido pela passagem da luz do sol atravs do vidro de uma estufa de plantas. Os raios solares atravessam o vidro, provocando o aquecimento do interior da estufa, e o calor ca guardado, porque o vidro no o deixa escapar. No efeito estufa, o escudo invisvel formado por gases deixa boa parte da radiao do sol atravessar a atmosfera para aquecer o planeta. s vezes, a radiao bate em alguma coisa (por exemplo, no mar, nas praias, na neve, no solo, em pedras, nas estradas, nas casas) e reetida na forma de calor. Parte desse calor reetido no consegue atravessar o escudo de gases de volta para o espao, deixando a Terra aquecida.
84

Gases do efeito estufa


So gases que ajudam a manter o calor do sol em nosso planeta, possibilitando, assim, que haja vida por aqui. Sem eles, a temperatura seria to fria, mas to fria, que nem gente, nem bicho, nem planta, nem nada conseguiria viver em nosso planeta. Os principais gases do efeito estufa so vapor dgua, gs carbnico, metano, oznio e xido nitroso. Alguns desses gases so de origem natural, outros so produzidos por ns.
Gases que formam a atmosfera e mantm o planeta aquecido, porque so capazes de absorver e reetir a radiao do Sol. Os principais gases do efeito estufa na atmosfera so vapor dgua (H2O), gs carbnico (CO2), metano (CH4), oznio (O3) e xido nitroso (N2O). O gs carbnico gerado principalmente pela queima de combustveis fsseis (carvo, gs natural e petrleo) e pelas queimadas. O metano encontrado no pum do boi e de outros animais, ou produzido na decomposio sem oxignio de resduos de esgoto ou orgnicos, e na produo de combustveis fsseis. O oznio formado por reaes qumicas de molculas de oxignio produzidas pela radiao solar e encontrado, tambm, nos gases poluentes. O xido nitroso encontrado em rejeitos das indstrias ou produzido pela decomposio de fertilizantes usados na agricultura ou na queima de biocombustveis e de combustveis fsseis. Existem outros gases poluentes totalmente produzidos pelas atividades humanas que tambm se acumulam na atmosfera, fazendo aumentar o calor, como o clorouorcarbonetos (CFC), hidrouorcarbonos (HFC) e outras substncias com cloro e bromo.
87

Buraco na camada de oznio


Alguns poluentes que a gente produz destroem parte da camada de oznio e criam um buraco, por onde entram os raios ultravioletas do sol, causando danos vida no planeta. A partir do exemplo do automvel, como se voc abrisse um teto solar no carro e, enquanto estivesse em seu interior, ficasse exposto alm do calor aos raios solares, que poderiam machucar sua pele.
A poluio provocada pelas atividades humanas possui substncias que destroem o oznio, conhecidas pela sigla SDOs. Essas substncias tambm interferem nas mudanas climticas globais. Reaes qumicas entre SDOs e oznio diminuem a quantidade desse gs na estratosfera e, consequentemente, a espessura da camada formada por ele, ao ponto de provocar buracos nela. Nos anos de 1970, foi detectado um buraco na camada de oznio sobre a Antrtica e, em seguida, outro em regies prximas ao Polo Norte. A rarefao da camada de oznio traz prejuzos humanidade queimaduras, cncer de pele, catarata, alterao no sistema imunolgico e ao meio ambiente reduo de colheitas e alterao da fotossntese. Para tampar os buracos, preciso reduzir a quantidade de poluio na atmosfera.
88

Ilha de calor urbana


quando a populao sofre com muito calor por causa da falta da natureza na cidade. Isso acontece quando a gente troca o verde pelo cinza e a cidade fica cheia de ruas asfaltadas, muitos edifcios e demais construes de concreto, com pouco espao para as rvores, parques gramados e terra.

Mudana atmosfrica em que o ar da cidade se torna mais quente do que o das regies vizinhas. A retirada da vegetao, a falta de espelhos dgua, a impermeabilizao do solo pela pavimentao das ruas, a grande quantidade de edifcios, a poluio atmosfrica, principalmente a fumaa emitida pelos veculos e indstrias, fazem com que o calor seja rapidamente absorvido durante o dia pelos materiais usados na construo das cidades e facilmente liberado noite, aumentando o calor.

91

Servios ambientais
So servios que a natureza oferece aos seres vivos, de graa como a purificao da gua e do ar, e a polinizao , sem que esses precisem oferecer algo em troca.
Conjunto de benefcios fornecidos ao homem pela natureza, de graa. Vrios deles so imprescindveis vida. So muitos os exemplos de servios ambientais ou ecossistmicos. A vo alguns: alimentos (frutos, razes, peixes e outros animais, mel), matria-prima para a gerao de energia (madeira, carvo, petrleo), plantas ornamentais, toterpicos (medicamentos obtidos de plantas), gua limpa, puricao do ar, regulao do clima, puricao e descontaminao de guas sujas (esgotos) despejadas no ambiente, controle de enchentes e de eroso, controle de pragas e doenas, formao de solos, ciclagem de nutrientes, polinizao, disperso de sementes, belezas cnicas e at mesmo recreao e lazer quem no gosta de dar um bom mergulho nas guas geladas de uma cachoeira? J pensou se esses servios ambientais tivessem de ser substitudos por aes humanas? Custariam muito caro!
92

Polinizao
o transporte do plen pela ao do vento, da gua, dos animais ou mesmo do ser humano que promove a fecundao das plantas.

Transporte ou transferncia do plen em uma mesma or (das anteras para o estigma do gineceu) ou de uma or para outra or em plantas da mesma espcie, a m de fertilizar as sementes. Pode ocorrer com a interferncia humana, que colhe e armazena o plen em frascos de vidro na geladeira, para espalh-lo sobre uma populao de plantas no melhor momento de orescimento. A polinizao livre quando ocorre com a ajuda do vento, da gua, dos insetos, dos morcegos ou dos pssaros, sem a interferncia humana.

95

Fotossntese
como as plantas, algas e algumas bactrias produzem o oxignio usado por todos os seres vivos para respirar e o prprio alimento para sobreviver.
Reao qumica que acontece nas plantas, pela combinao de gua, gs carbnico (CO2) e luz do sol. A planta absorve a luz do sol, que fornece a energia necessria para a transformao da gua e do CO2 em acar (glicose), que o alimento da planta, responsvel por seu crescimento. Durante o dia, ocorre a fotossntese quando a planta absorve CO2 e libera oxignio (O2) para a atmosfera. Durante a noite, a planta respira, absorvendo O2 e liberando CO2. As algas e algumas bactrias tambm so capazes de realizar a fotossntese.
97

Evapotranspirao

No s a gente que transpira. A natureza tambm, mas de jeitos bem diferentes do nosso! O calor faz a gua do solo e das chuvas virar vapor que vai para a atmosfera. O calor ainda faz as plantas perderem gua na forma de vapor. Essa transpirao da natureza, a gente chama de evapotranspirao.

Processo combinado de evaporao da gua das camadas superciais do solo, da gua da chuva acumulada pela vegetao e da transpirao natural dos vegetais.

99

Fenmeno natural
algo que ocorre na natureza sem que haja a interveno humana, como a erupo de vulces ou uma simples chuva.

Erupo vulcnica, raio, relmpago, enchente, terremoto, furaco, tornado, tromba-dgua, tsunami e pororoca so coisas que acontecem na natureza sem a interferncia humana. At conseguimos prever alguns eventos naturais, mas no podemos impedir que ocorram.

100

Desastre natural
quando a natureza fica brava e mostra a sua fora, causando destruio, como num terremoto ou num furaco.

Fenmeno natural que ocorre em rea habitada, causando destruio e morte de pessoas. Um evento extremo, como tambm chamado o desastre natural, pode causar destelhamentos, inundaes nas reas adjacentes aos rios, quedas de barreiras, deslizamento de encostas ngremes e, geralmente, prejudica o fornecimento de gua e de energia eltrica, a comunicao, o transporte, bem como as atividades comerciais e industriais.

102

Desastre ambiental
Qualquer acidente provocado pelo ser humano que prejudique a natureza, como o navio que derrama leo no mar, sujando a gua, matando aves, peixes e outros seres vivos.

Acontecimento, interveno ou acidente, provocado pelas aes humanas, causando estragos ao meio ambiente, alm de prejuzos econmicos e sociais. Os desastres ambientais prejudicam a vida de muitos seres vivos e, por vezes, a recuperao ou restaurao de um ecossistema, atingido por um desastre, pode demorar dezenas de anos, alm de custar muito, muito dinheiro.

104

Branqueamento de corais
J pensou se o arco-ris ficasse todo branco no cu? Certamente, voc acharia algo estranho no ar. Pois bem, um coral todo branco , de verdade, o sinal de que h algo estranho no mar. O normal que os corais mostrem todo o seu colorido e convidem os seres marinhos a conviver em seu meio. Mas o aquecimento e a poluio da gua do mar podem deix-los doentes a ponto de perderem a cor e at a vida.
Doena que deixa os corais sem cor e enfraquecidos, provocada pelo aumento da temperatura da gua do mar e pela poluio. Alta concentrao de dixido de carbono na atmosfera (CO2) tambm favorece o branqueamento dos corais, pois deixa a gua do mar mais cida, provocando reaes qumicas que diminuem a quantidade de carbonatos que so usados na construo de esqueletos de coral.
107

Desertificao

Transformao de uma rea em um ambiente parecido com um deserto: seco, quase sem vegetao, onde a gua rara e a vida muito difcil para os seres vivos. A deserticao resultado tanto de mudanas naturais do clima, quanto das atividades humanas ou da combinao dos dois. O uso inadequado do solo e da gua na agropecuria, como a irrigao mal planejada das plantaes ou o desmatamento indiscriminado para formao de pastagens, pode provocar a deserticao, com reduo da biodiversidade e da produtividade agrcola.

Quando uma pessoa fica careca, no nasce cabelo. A desertificao como se determinada regio ficasse careca. S que em vez de no nascer cabelo, o que no nasce ali a vegetao.

108

Desmatamento
O ser humano, s vezes, interesseiro. Maltrata a natureza s pensando em ganhar dinheiro. No desmatamento, por sinal, acontece um grande estrago ambiental: derrubam-se rvores, queima-se a floresta.

Corte das rvores da oresta para uso e comercializao da madeira, ou para uso da terra para agricultura, criao de gado, expanso das cidades ou instalao de uma grande obra de engenharia. As rvores cortadas so transformadas em tbuas de madeira ou viram carvo vegetal. O desmatamento mata e expulsa os animais que vivem nas rvores e entre elas. O desmatamento legal quando permitido por uma autoridade da Administrao Pblica, que o considera necessrio. ilegal quando destri a oresta de forma no planejada, sem autorizao.

111

Fragmentao florestal
A gente est destruindo as florestas pouco a pouco. Como elas so enormes, no d para acabar com todas de uma hora pra outra ainda bem! Mas essa ao destruidora faz com que uma grande floresta se transforme em vrias florestas menores. E a isso chamamos de fragmentao. Pior para os animais, que perdem espao para fazer seu deslocamento e reproduo natural.

Consequncia do desmatamento, que resulta na formao de pequenas orestas ou de pequenas reas de vegetao natural, separadas umas das outras como ilhas no oceano, causando o isolamento de populaes de plantas e animais que no conseguem atravessar as reas desorestadas.
112

Corredor ecolgico
Numa casa, o corredor serve como um caminho para a gente se deslocar do quarto para a sala, ou para a cozinha ou, ainda, para outro quarto. Com o corredor ecolgico acontece algo parecido: um caminho de vegetao que ajuda a manter o trnsito de seres vivos entre ambientes naturais que foram separados pelo desmatamento.
Faixas de orestas plantadas pelo ser humano ou trechos de vegetao conservada, como a matar ciliar, que fazem a ligao entre grandes fragmentos orestais (matas nativas remanescentes ou unidades de conservao), possibilitando a movimentao da biota entre eles. Essas conexes feitas pelo corredor ecolgico garantem a sobrevivncia do maior nmero possvel de espcies a longo prazo, principalmente daquelas ameaadas pela destruio de seus ecossistemas. O corredor facilita que animais e plantas se espalhem por todos os lados e voltem a ocupar reas de onde elas foram extintas, e aumenta a chance de sobrevivncia daquelas espcies que precisam de grandes espaos, como as espcies guarda-chuvas. Para dar certo, a criao ou manuteno de corredores ecolgicos depende de muito esforo, planejamento e participao das autoridades pblicas, de organizaes da sociedade civil e da comunidade da regio pela qual eles atravessaro.
115

Mata ciliar
Os olhos da gente so protegidos por uns pelos que chamamos de clios. Tem tanto do lado de cima quanto do lado de baixo dos olhos. Agora, imagine que os olhos so rios. A mata ciliar a vegetao que est nas margens dos rios, de um lado e de outro, protegendo aquele ambiente de problemas como a eroso.
Conjunto das rvores e de todas as plantas que vivem nas margens dos rios, riachos, crregos, lagos, lagoas, represas e nascentes, formando corredores de vegetao. Lembra os clios que protegem os olhos, da o nome mata ciliar. Sua funo proteger o solo, para que no seja carregado pelas guas da chuva para dentro dos rios e lagoas. A mata ciliar ajuda o solo a absorver e ltrar a gua das chuvas, e fornece abrigo e alimentos para os animais. considerada rea de preservao permanente pelo Cdigo Florestal, o que signica que no pode ser destruda. As matas ciliares so consideradas corredores ecolgicos.
117

Reflorestamento
O ser humano, s vezes, super legal. Pensa e age para devolver natureza sua forma original. o que acontece, por exemplo, no reflorestamento: numa rea desmatada, novas rvores so plantadas.

Plantio de rvores para restaurar ou recuperar uma oresta destruda pelo desmatamento ou pelo fogo. Reorestar plantar muitas rvores em terras onde existiram orestas.

118

Recuperao
Mame vive dizendo que para escovar os dentes todos os dias aps a refeio. Se no fizer direitinho, pode dar crie e perder parte do dente. Se perder, no d para colocar um pedao de dente novo. Mas d para deix-lo quase perfeito, usando um material parecido com o do dente. Na natureza tambm pode ser assim: h mal feitos que so impossveis de serem desfeitos, mas possvel fazer um remendo, usar artifcios para que fique parecido com o ambiente original. A isso chamamos recuperao.
Recuperar um ecossistema destrudo, como despoluir um rio, ou uma populao reduzida (por exemplo, proibir a pesca de uma espcie muito consumida) a uma boa condio, porm diferente de como era originalmente.

182

121

Restaurao
Quando a gente leva uma queda e machuca o joelho, passamos um remdio que, com o tempo, vai sarando por dentro, coa um pouco, cria uma casquinha, at que um dia, sem que a gente perceba, a pele ficou do jeito que era antes, como se nada tivesse acontecido. Com a natureza, s vezes d para fazer o mesmo. E quando possvel transformar uma rea devastada no que ela era antes, chamamos de restaurao.

Devolver a um ambiente ou a um ecossistema destrudo (por exemplo, por meio do reorestamento), ou a uma populao reduzida ou extinta (por exemplo, por meio da criao de uma unidade de conservao ou da reintroduo) a sua condio original ou o mais prximo possvel dela.

122

ENERGIA E POLUIcaO
A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfcie da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o ri, exceto o homem. Monteiro Lobato

Energia limpa
aquela gerada a partir de fontes que no poluem, por exemplo, a energia solar e a energia elica (dos ventos). So fontes renovveis e, por isso, causam menos impacto ambiental.

Tipo de energia que no gera poluio, como a elica, a solar, a geotrmica (energia obtida a partir do calor proveniente do interior daTerra) ou aquela obtida dos motores movidos a nitrognio. Algumas fontes de energia limpa so chamadas de energias alternativas.

127

Energia hidreltrica
Ocorre quando usamos o movimento das guas (de um rio ou do mar, por exemplo) para gerar energia eltrica.

Energia eltrica produzida por uma turbina, que uma mquina movida pela gua. A passagem de grande quantidade da gua sobre a turbina a faz girar, e esse movimento cria uma energia chamada de cintica, que transformada em energia eltrica em uma outra mquina: o gerador eltrico. s vezes, construmos uma barragem para criar uma grande queda dgua articial para mover enormes turbinas, como na Usina Hidreltrica de Itaipu, no rio Paran, localizada na fronteira entre oBrasile oParaguai, e na Usina Hidreltrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Par. A energia hidreltrica tambm pode ser produzida em menor quantidade em uma usina chamada de Pequena Central Hidreltrica (PCH), que causa um dano ambiental menor, porque no exige a construo de uma barragem. A energia hidreltrica renovvel, porque o recurso natural utilizado para ger-la no se esgota. As usinas hidreltricas so fonte de energia limpa, porque no geram poluio atmosfrica, porm alguns estudos comeam a mostrar que elas no so totalmente limpas, devido emisso de gs metano, resultado da decomposio da vegetao que ca submersa nos reservatrios.
129

Barragem
Construo que represa a gua (de um rio, por exemplo), como se fosse uma grande caixa-dgua, e controla a passagem do lquido para um outro nvel mais baixo, como se houvesse uma portinha na lateral inferior da caixa dgua e a gente escolhesse a hora de abrir e fech-la. A fora do movimento da gua, passando por essa portinha, movimenta algumas mquinas que, assim, geram energia eltrica.
Barragem,reservatrio ou represa uma barreira articial construda por ns, em um rio, para reter grande quantidade de gua e controlar o uxo dela nos perodos de chuva e de seca. Algumas barragens retm tanta gua que fazem o rio desaparecer debaixo de um enorme lago. Por exemplo, o reservatrio da Usina Hidreltrica de Itaipu fez o rio Paran submergir desde o Salto de Sete Quedas at a foz do rio Iguau. Outras barragens facilitam a navegao de barcos, porque apenas aumentam a profundidade do rio. A gua armazenada nas barragens pode ser utilizada para produzir energia hidreltrica, abastecer as cidades, para irrigar plantaes, para recreao e prticas esportivas. O estudo de impacto ambiental mede o tamanho das transformaes provocadas pelos reservatrios no ambiente, pois eles inundam grandes reas, s vezes cobertas por orestas, interferem no ciclo de vida dos peixes e de outras espcies aquticas, deslocam populaes humanas e de animais do lugar onde vivem.
131

Resgate de fauna
Ao preventiva em que vrios animais de uma regio so resgatados antes que sofram o impacto ambiental destrutivo, decorrente de uma grande obra, como na construo de uma usina hidreltrica.

O resgate de fauna a captura de animais silvestres em vida livre, quando uma grande obra feita pelo ser humano provoca muitas mudanas no meio ambiente, como durante o enchimento do reservatrio de uma usina hidreltrica. Muitos animais morrem durante ou aps o resgate, que s pode ser feito por pessoas treinadas e com permisso para faz-lo. O animal resgatado pode ser devolvido natureza, solto em rea semelhante quela em que vivia, desde que no prejudique outros animais que j vivam nessa rea. Os resgatados tambm podem ser levados para o cativeiro (zoolgico, aqurio, criadouros comercial, cientco ou conservacionista, que estejam dentro da Lei), fazer parte de programas especiais de reproduo ou de soltura (por exemplo, reintroduo) ou, ainda, guardados, mortos, em museus ou colees cientcas para estudos.

133

Estudo de Impacto Ambiental (EIA)

o estudo, obrigatrio, dos possveis danos que uma ao nossa, no futuro como a construo de uma usina ou de um condomnio , possa causar no ambiente.

Pesquisas que medem os prejuzos que uma obra ou atividade humana causam sobre o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. O EIA deve ser feito antes da instalao da obra ou do incio da atividade, por um grupo de prossionais de diversas reas, como engenheiros, economistas e bilogos. Grandes estradas, ferrovias, portos, aeroportos, extrao de minrio e de combustveis fsseis (petrleo, xisto, carvo), usinas de gerao de eletricidade, linhas de transmisso, barragens de hidreltricas, aterros sanitrios, oleodutos, emissrios de esgotos sanitrios, grandes projetos agropecurios ou de desmatamento e a instalao de parques industriais so exemplos de obras e atividades que s podem ser realizadas aps a concluso do EIA.
134

Matria-prima
Cada produto feito a partir de modificaes em um primeiro elemento retirado da natureza, o qual chamamos de matria-prima. O po, por exemplo, usa o trigo como matria-prima. Uma grande quantidade de trigo misturada a pores menores de gua, ovos, fermento, sal, acar e leo, depois de algum tempo aquecendo no forno, d origem ao po que a gente come no caf da manh.

Material retirado da natureza que sofre modicaes, para depois ser usado na fabricao de algum produto. Geralmente, as matrias-primas so recursos naturais como o petrleo, o minrio de ferro e a madeira. Um exemplo a bauxita, mineral (recurso natural) encontrado no solo, utilizado como matria-prima para produzir latinhas de alumnio.

137

Combustvel fssil

formado a partir da decomposio de plantas e animais durante milhes de anos. Est no subsolo do planeta em forma, por exemplo, de gs, carvo mineral e petrleo. No renovvel, ou seja, um dia, o que j existe vai acabar e no ser possvel fazer um novo a tempo de ser utilizado. Ainda o tipo de combustvel mais consumido por ns.

Matria orgnica em decomposio, como restos de plantas e animais mortos acumulados ao longo de milhes de anos no fundo da terra entre as rochas. O combustvel fssil extrado e queimado para produzir energia e calor, movimentar mquinas e veculos. Petrleo, carvo mineral e gs natural so os combustveis fsseis que mais usamos e a queima deles (combusto) libera gs carbnico (CO2), um dos gases do efeito estufa. Como so recursos naturais que podem acabar sem que haja tempo de se formarem novamente, so chamados de recursos naturais no renovveis.
138

Petrleo
Bem abaixo do solo, existe um lquido grosso formado a partir de animais, rvores e plantas, que morreram h um tempo. A partir da extrao do petrleo, a gente faz produtos que tornam nosso dia a dia mais prtico, como a gasolina, o gs de cozinha e o plstico.

Lquido escuro ou amarelo esverdeado, espesso e pegajoso, encontrado abaixo da superfcie da terra (subsolo) ou abaixo do fundo do mar. Como o petrleo um leo natural muito grosso, ele no se mistura gua. O petrleo formado a partir de animais, rvores e plantas, mortos ao longo de milhares de anos e, por isso, considerado um combustvel fssil. usado para fazer gasolina, querosene, leo para motores, plstico e muitos outros produtos. Para ser utilizado, o petrleo precisa ser renado para car mais no e limpo.

141

Carvo vegetal
um material leve, de cor negra, obtido a partir da queima incompleta da madeira. o que utilizamos como combustvel, por exemplo, nas churrasqueiras e nas lareiras. tambm utilizado como remdio, auxiliando no combate a envenenamentos e diarreia.

So pedaos de madeira queimados, de cor preta, usados como combustvel para foges e fornos lenha, churrasqueiras e aquecedores. O carvo vegetal produzido em carvoarias, onde a lenha queimada em fornos. Mas essa queima no total. A queima total ocorre quando o carvo usado como combustvel. Algumas madeiras produzem um tipo de carvo vegetal chamado de carvo ativado. Esse carvo consegue absorver substncias txicas e ltrar impurezas e poluentes, sendo usado como puricador de gua, como remdio contra diarreia e envenenamentos e como ltro de gases txicos, liberados pelas indstrias.

142

Biocombustvel

qualquer combustvel de origem vegetal ou animal, no fssil, ou seja, no produzido a partir de restos de plantas e animais escondidos no subsolo. O etanol (lcool combustvel) um biocombustvel extrado da cana-de-acar. A gasolina e o diesel, criados a partir do petrleo, no o so.

Combustvel retirado de plantas ou feito de gordura animal que, quando queima, produz energia para fazer mquinas e veculos funcionarem. O biocombustvel um recurso natural renovvel e causa menos poluio do que o uso de combustvel fssil. O etanol (ou bioetanol), feito da cana-de-acar, o biocombustvel mais conhecido. Ele tambm pode ser feito de milho ou beterraba.

145

Poluio

a sujeira que a gente faz ao transformar o mundo, sem se preocupar com a natureza!!! E se continuarmos assim, a Terra pode ficar doente. E isso no bom para os seres vivos!

Resduos e rejeitos produzidos por ns, que sujam o meio ambiente, fazendo mal sade dos seres vivos e ao prprio meio ambiente.

147

Poluio atmosfrica
Acontece quando h muita sujeira, visvel ou invisvel, espalhada no ar, prejudicando o bem-estar da natureza e dos seres vivos, como a fumaa das queimadas ou a produzida pelos automveis.

Sujeira lanada no ar na forma de partculas, gases, gotculas ou energia em quantidade que o torna imprprio para a respirao, inconveniente ao bem-estar, prejudicial sade dos seres vivos e aos materiais (por exemplo, s esculturas em praas e parques). Na maioria das vezes, a poluio atmosfrica causada por ns, mas tambm pela grande quantidade de plen ou poeira suspensos no ar e por emisses vulcnicas.

149

Poluio visual

quando h uma grande quantidade de cartazes, faixas, letreiros, outdoors e edifcios, prejudicando a viso da paisagem natural de determinado ambiente, causando um desconforto, um mal estar na pessoa.

Excesso de propaganda, banners, placas e luminosos colocados, principalmente, nas reas comerciais das cidades, atrapalhando e incomodando a viso de quem passa. Pichaes, os de eletricidade e telefnicos, edicaes muito grandes ou com falta de manuteno, lixo espalhado pelo cho e lixeiras lotadas tambm so interferncias do ser humano que sujam e enfeiam a paisagem.

151

Poluio sonora
Um som alto que se repete vrias vezes por dia, durante semanas, ou meses, mesmo que no se perceba na hora em que se est ouvindo, pode causar estresse, perda parcial da audio e at surdez. Por exemplo, quem mora perto de um aeroporto e convive todo o tempo com o som das turbinas dos avies sofre com a poluio sonora.

Emisso de som ou rudo desagradvel, muito alto ou em frequncia prejudicial sade, segurana e ao bem-estar das pessoas ou animais, tanto por um perodo curto quanto prolongado de tempo. Exemplos dessa poluio acontecem nas casas noturnas, no trnsito com as buzinas de automveis, nos canteiros de obras ou nas casas de mquinas de elevadores e de navios.

152

Poluio do solo

Acontece quando h substncias poluentes espalhadas no solo, prejudicando o bem-estar da natureza e dos seres vivos, como agrotxicos e chorume.

Contaminao das terras por qualquer coisa em quantidade capaz de alterar as suas caractersticas naturais, como fertilizantes, resduos orgnicos, resduos slidos e lquidos, sujeira e produtos qumicos derivados da minerao e das indstrias.

154

Poluio da gua
Acontece quando h muita sujeira, visvel ou invisvel, espalhada na gua, prejudicando o bem-estar da natureza e dos seres vivos ao seu redor, como um esgoto ao ar livre - no qual h xixi e coc em grande quantidade misturados gua, trazendo mau cheiro e atraindo insetos e roedores que podem transmitir doenas.

Despejamento nos oceanos, lagos e rios de qualquer coisa em quantidade capaz de alterar as caractersticas naturais das guas, tornando-as imprprias para uso e consumo, ou prejudiciais sade do meio ambiente e dos seres vivos. Por exemplo: vazamentos de leo dos campos petrolferos ou dos pores dos navios; lanamento de produtos qumicos e esgotos nos rios.

157

Zonas mortas dos oceanos


Muitas vezes criadas a partir da poluio nos oceanos, causada pelo ser humano, Essas regies quase no possuem oxignio em sua composio e, por isso, quase impossvel que haja vida marinha por l.

reas dosoceanoscom pouco ou semoxignio, nas quais os peixes, os crustceos e boa parte dos seres vivos marinhos no conseguem sobreviver. As zonas mortas so causadas pela poluio das guas, mas tambm podem surgir em decorrncia da grande quantidade de gua doce vinda de um rio para o mar, como em uma enchente, por exemplo. Fertilizantes usados nas lavouras, esgoto domstico, dejetos de gado e o lixo industrial despejados nos rios e oceanos so ricos em nitrognio. Quando chega ao mar, esse nitrognio serve de alimento para algas, que proliferam em grande quantidade. Quando morrem, essas algas servem de alimento para bactrias, que consomem o oxignio da gua durante a comilana. Resultado dessa cadeia de acontecimentos: o surgimento de zonas mortas. H centenas delas no mundo.
159

Rejeito

todo o lixo que no pode ser reaproveitado ou reciclado.

Resduo slido que no pode ser reutilizado nem recuperado, ou que no serve para reciclagem, compostagem ou produo de energia. o lixo do lixo, que acaba acumulado em aterros sanitrios.

161

Resduo slido
quando a gente usa ou transforma a natureza, e o que resta aps essa utilidade - lixo seco ou mido - pode ser reciclado ou reaproveitado.
Lixo seco ou mido. O lixo seco inclui papel, caixas de papelo, latas, garrafas e embalagens plsticas, vidros, isopor, espuma, tecido, lmpadas, pilhas e aparelhos eletrodomsticos que no servem mais. Muitos tipos de resduos slidos secos podem ser reciclados ou reaproveitados. O lixo mido inclui restos de comida, cascas e bagaos de frutas, verduras e legumes, cascas de ovos, alimentos estragados e sobras de poda de plantas de jardim ou do corte de grama. Tudo isso so resduos orgnicos que podem ser utilizados na compostagem.

163

Resduo lquido
lquido, sujo, txico e pode cheirar mal, como o chorume, ou pode ser quase invisvel, como o mercrio.

A gua utilizada nas residncias, escolas, lojas, restaurantes, hospitais, fbricas, indstrias, frigorcos e nas granjas de criao de animais, o lodo das estaes de tratamento de esgoto, o leo de cozinha usado e o chorume lquido fedorento, muito poluente, resultante da decomposio de resduos orgnicos so exemplos de resduos lquidos.

165

Resduo perigoso
quando a gente usa ou transforma a natureza, e o que resta, aps essa utilidade, no pode ser jogado fora de qualquer jeito: deve ser colocado em um local especialmente construdo, para que no prejudique a sade do planeta e de seus habitantes.

Lixo que pode fazer muito mal sade dos seres vivos e ao meio ambiente se no for jogado fora com cuidados especiais. So exemplos de resduos perigosos: pilhas, baterias, tintas e solventes, remdios vencidos, lmpadas uorescentes, venenos contra insetos (inseticidas) e ervas daninhas (agrotxicos), as embalagens desses venenos, produtos de limpeza, equipamentos eltricos e eletrnicos, equipamentos mdicos que utilizam radiao (por exemplo, aparelhos de Raio X) e armas nucleares. Alguns resduos perigosos podem ser reciclados, outros no. Os que no podem devem car guardados para sempre dentro de embalagens prprias e em locais preparados para evitar qualquer contaminao do meio ambiente. O resduo perigoso tambm chamado de resduo txico.

166

Resduo de Equipamentos Eletroeletrnicos (REEE)


o tipo de lixoque mais cresce no planeta, a partir do descarte de eletrodomsticos, equipamentos eletrnicos, baterias e pilhas, formando uma sucata no-biodegradvel e, por vezes, txica.
Um dos tipos de lixo perigoso mais produzido no mundo tambm conhecido como resduo tecnolgico ou lixo eletrnico formado por computadores, monitores e teclados de computadores, impressoras, telefones celulares, cmeras fotogrcas, televisores, geladeiras, aparelhos de som, acumuladores de energia e outros aparelhos que so jogados fora, porque deixaram de funcionar ou de ser teis, ou porque estavam fora de moda, sendo substitudos por modelos com tecnologia mais avanada e novos designs, estimulando o consumismo. O REEE possui em sua composio metais txicos, como o chumbo, o mercrio, o berlio e o cdmio, alm de outros compostos qumicos. Quando jogados fora no solo, aterros ou lixes, so prejudiciais sade do meio ambiente e das pessoas, porque podem penetrar no solo com a gua das chuvas e contaminar o lenol fretico. Pouco desse lixo reciclado, pois o processo custoso e exige tecnologias avanadas.
169

SUSTENTABILIDADE
Necessrio, somente o necessrio, o extraordinrio demais. Urso Balu, do desenho animado Mogli, o menino lobo (Disney, 1967)

Sustentabilidade
Se o mundo inteiro fosse uma pessoa, a sustentabilidade seria a forma de agir para encontrar o equilbrio entre o que se consome para se ter energia e viver com sade. Nesse caso, consumir o necessrio, com inteligncia, sem desperdcios, para manter a sade do planeta e de todos os seres vivos.
Capacidade de uma atividade humana continuar a existir por um longo perodo gerando lucro, agredindo o mnimo possvel a natureza, reduzindo o uso de recursos naturais e fazendo a compensao das agresses provocadas no ambiente e na sociedade. Sustentabilidade melhorar a qualidade de vida, desenvolver os negcios, ganhar dinheiro causando pouco impacto sobre o meio ambiente, ao longo do ciclo de vida de produtos ou dos servios prestados por ns e pela natureza.
172

Desenvolvimento sustentvel

viver o presente pensando no futuro, controlando o uso do que a natureza nos oferece de forma que as prximas geraes tambm possam utilizar desses recursos (como a gua, a terra e a madeira das rvores) para o seu bem estar.
quando todas as pessoas tm qualidade de vida, satisfazendo suas necessidades no dia a dia sem acabar com os recursos naturais, consumindo-os com cuidado e sem desperdcio, usando fontes de energia limpa, preservando a natureza, as espcies e os ecossistemas, para que as futuras geraes tambm possam ter qualidade de vida.

175

Economia verde
Economia em que a moeda o uso consciente dos recursos naturais, atravs da promoo de aes que buscam o bem-estar entre o ser humano e a natureza. Quanto mais a gente economizar nessa moeda, mais ricos seremos no futuro.

Cincia que estuda como se chegar ao desenvolvimento sustentvel. Imagine a seguinte operao matemtica: some muitos empregos, consumo consciente, reciclar, reutilizar, energia limpa, valorao da biodiversidade. Agora, subtraia desperdcio de recursos naturais e impactos ambientais. Resultado: qualidade de vida para todos, diminuio das desigualdades entre ricos e pobres, conservao da biodiversidade e preservao dos servios ambientais. A economia verde tambm chamada de economia de baixo carbono, porque incentiva atividades humanas que do dinheiro sem produzir muitos gases do efeito estufa. Ela desaa todo mundo a melhorar de vida sem aumentar a pegada ecolgica.

176

Qualidade de vida
um tipo de felicidade que existe quando h harmonia entre as pessoas e o ambiente em que vivem.

Conjunto de coisas que fazem parte do dia a dia das pessoas: habitao, sade, educao, esporte, cultura, lazer, trabalho, transporte, alimentao. Qualidade de vida viver em um lugar agradvel, na cidade ou no campo, que seja limpo, sem poluio, organizado e confortvel. ter alimento de boa qualidade e em quantidade suciente, ter trabalho e dinheiro para comprar coisas de que precisamos. Uma cidade com boa qualidade de vida respeita o meio ambiente, oferece boas escolas, bons hospitais, transporte pblico para todas as pessoas, centros comunitrios, praas e parques onde se pode brincar, praticar esportes e fazer amigos. se sentir bem, onde se vive e da forma como se vive.

179

ndice de Desenvolvimento Humano (IDH)


o resultado de uma conta feita para medir como a gente est se relacionando com o ambiente em que vive.
Nmero calculado pela Organizao das Naes Unidas (ONU) que leva em conta aspectos da vida, como quantos homens e mulheres trabalham, quantas pessoas sabem ler e escrever, quantas crianas vo escola, quanto tempo as pessoas vivem e como o dinheiro que existe em um pas est dividido entre as pessoas. O IDH como uma rgua, s que usada para medir o tamanho da qualidade de vida de um pas. Se o IDH de um pas igual a 1, signica que as pessoas que vivem nele tm uma vida tima. Se o IDH zero, signica que muitas coisas precisam ser feitas nesse pas para que a populao tenha uma vida saudvel, com boa alimentao, boas escolas, boas casas, bons transportes, bons hospitais e postos de sade, menos pobreza, menos doenas e menos poluio.
180

Pegada ecolgica
Quando a gente anda na areia da praia, deixa uma pegada, que reflete a ao do nosso peso sobre o solo. A pegada ecolgica, por sua vez, no deixa uma marca fcil de perceber, mas reflete a ao da atividade humana sobre um determinado ambiente, que pode ser uma cidade, um pas ou todo o planeta.
Medida que indica a quantidade de natureza necessria para fornecer os recursos naturais utilizados como matrias-primas para produzir tudo que um ser humano consome durante um ano. Essa medida leva em conta o modo de vida de cada pessoa, onde ela mora, o que tem, o que compra e consome, em que quantidade consome, do que se alimenta, qual transporte utiliza, quanto de gua e energia gasta no seu dia a dia, inclusive para dar destinao correta ao lixo que produz. A medida considera outras coisas, como, por exemplo, a capacidade da Terra de se recuperar dos recursos tirados dela. A unidade de medida da pegada ecolgica o hectare global (gha), ou seja, uma rea de terra e de mar. Difcil de entender? Imagine o planeta todo picadinho em pequenos pedaos. Cada pedacinho tem um pouco do que cada humano precisa para viver. Ento, quanto maior o consumo de uma pessoa, quanto mais coisas ela precisar para viver, mais pedacinhos do planeta ela vai usar. Se todos os 7 bilhes de habitantes da Terra precisarem de muitos pedacinhos, vo faltar pedacinhos, natureza e recursos naturais. Vai faltar planeta!
183

Ciclo de vida
Cada ser vivo tem o seu ciclo de vida, que o que acontece desde a sua fecundao at a sua morte. O nosso, por exemplo, comea quando um vulo fecundado pelo espermatozoide. Depois de nove meses, a criana nasce e, naturalmente, cresce, cresce, cresce, fica jovem, cresce mais um pouco, fica adulto s vezes namora, casa, tem filhos , amadurece (e nessa fase no cresce mais) e envelhece. Depois morre. O ciclo de vida de um brasileiro dura, em mdia, 75 anos. O da mosca, por sua vez, dura um ms.

Sequncia de mudanas pelas quais passa um ser vivo ao longo de sua vida. O ciclo de vida envolve a fecundao, o nascimento, o crescimento, a reproduo, o envelhecimento e a morte de animais, plantas e micrbios.

184

Ciclo de vida de produto


A vida de um produto no uma vida assim como a sua, que precisa respirar e se alimentar. O ciclo de vida dele comea na escolha da matria-prima usada para fabric-lo, e termina quando esse produto j cumpriu a sua funo. O ciclo de vida de um jornal que um produto comea na escolha das rvores que daro origem ao papel usado na impresso (voc sabia que o papel feito a partir do tronco das rvores?) e termina quando foi lido. E se no precisa mais dele, o jornal cumpriu a sua funo de levar as notcias at o leitor. Ao ser jogado fora, o jornal, como todo produto, pode ser reutilizado ou reciclado. A fabricao, o transporte at as bancas de revistas e a venda para as pessoas so etapas que tambm fazem parte do ciclo de vida do jornal.
Caminho percorrido por um produto desde o seu incio at o seu m. a histria de vida dele, que comea na escolha da matria-prima, que ser utilizada para fabric-lo, e termina quando esse produto j cumpriu a sua funo. A fabricao, o transporte at as lojas e a venda para as pessoas so etapas que tambm fazem parte do ciclo de vida do produto. Quando o produto no tem mais utilidade e jogado fora, vira resduo e pode ser reutilizado ou reciclado.
187

6 Erres da sustentabilidade

Repensar, repor, reparar, reduzir, reutilizar e reciclar. So os erres que fazem parte do ciclo de vida de produtos e do consumo consciente de cada cidado. Cada erre tem o seu prprio signicado e juntos nos ajudam a diminuir nossa pegada ecolgica.

O tempo passa. E um jeito bacana de passar o tempo divertindo-se com o Jogo dos 7 erros. Brincadeira pura de observar o que est errado. Mas, com os 6 erres, o papo srio! Para que o tempo passe com qualidade no s para voc, como tambm para seus filhos e netos, preciso observar o que est errado no jogo da vida real, corrigindo o nosso jeito de lidar com os recursos naturais, de forma a consumir menos e reutilizar mais.

188

Repensar

construir um produto de forma que ele cause o menor dano ambiental possvel, tanto na sua criao e fabricao, quanto durante o seu uso e descarte.

Usar a imaginao para inventar ou inovar um produto que seja mais eciente por exemplo, as lmpadas de LED consomem menos energia e iluminam mais , mais barato, mais durvel, fabricado com menos matria-prima e que possa ser reciclado no m do ciclo de vida do produto.

191

Repor
Mudar a composio dos produtos industrializados, trocando elementos que podem fazer mal s pessoas e natureza por outros mais saudveis.

Reparar
Consertar fica mais barato! Que tal fabricar um produto fcil de ser consertado e com peas que possam ser substitudas quando ele estragar? Um exemplo quando quebra o copo do liquidificador. Um novo copo pode ser comprado na loja, sem a necessidade de adquirir outro liquidificador.

Substituir, durante a fabricao dos produtos, toda matria-prima ou substncias txicas prejudiciais sade do ser humano, dos animais, das plantas ou do meio ambiente , por outras mais seguras, que no faam mal. Por exemplo, usar batata ou milho, ao invs de petrleo, como matria-prima para produzir plstico

mudar o conceito de que o produto seja descartvel, ou seja, quebrou, joga no lixo. A indstria deve pensar o produto em partes para que, quando quebradas, possam ser trocadas, e o produto reparado com sucesso, sem que seja preciso comprar um novo.

192

193

Reduzir
agir de forma a consumir menos, reduzir a produo de lixo e diminuir os riscos ou poluio causados por ele ao ambiente (por exemplo, no utilizar fraldas descartveis).

A moda gastar menos! Usar menos matria-prima, menos energia e gua, e gerar menos poluio, resduos e rejeitos, durante a fabricao do produto. Que tal uma embalagem mais econmica e reciclvel e usar biocombustvel ao invs de leo diesel durante o transporte dos produtos at as lojas? O erre de reduzir desaa a nossa criatividade a descobrir maneiras de gastar menos ao longo do ciclo de vida do produto, da extrao da matria-prima at a sua destinao nal, quando o produto no for mais til.

194

Reutilizar
Fazer novo uso de um produto em vez de jog-lo no lixo. Por exemplo, aps usar o requeijo, no jogar o copo fora, mas reutiliz-lo como copo para gua ou suco.

Fabricar um produto que possa ser montado e desmontado, como um quebra-cabea. Quando o produto no for mais til ou estragar e no puder ser reparado , suas partes podero ser usadas novamente. Sabe aquele computador antigo, lento, com pouca memria? Muito bem, abrimos o gabinete, trocamos a placa-me, inserimos novas memrias e pronto: est novinho em folha e mais rpido para navegar na internet!

197

Reciclar
transformar o lixo em matria-prima (plstico, papel, alumnio ou vidro, por exemplo) para a criao de novos produtos, como garrafas PET que podem ser transformadas em fibra de polister para a confeco de camisetas.

a mgica do ciclo de vida de produto! Transformar resduos em matria-prima. O recurso natural extrado da natureza para a fabricao de um produto retorna ao ciclo de produo por meio da reciclagem, reduzindo bastante a necessidade de extrao de novos recursos naturais para produzir novos produtos.

199

Coleta seletiva
Do mesmo jeito que a gente aprende o significado das cores no semforo - dessa forma, o trnsito organizado deixa a vida da gente mais fcil -, se a gente aprender a separar o lixo em recipientes de cores diferentes - vidro, no verde, metal no amarelo, plstico no vermelho e papel no azul -, com o apoio das cooperativas de catadores ou do servio de limpeza urbana, nossa vida e o ambiente em que moramos tambm ficaro mais organizados e mais saudveis.
Recolhimento de resduos corretamente separados para reciclagem ou reutilizao. Geralmente, a coleta seletiva feita por catadores que ganham dinheiro vendendo os resduos s fbricas recicladoras ou aos sucateiros.
200

Consumo consciente
consumir algum produto (que pode ser comida, mvel, combustvel ou outro qualquer) de forma inteligente, sabendo que ele foi produzido com respeito ao ambiente e aos recursos naturais, para que estejam disponveis s geraes futuras.
Fazer boas escolhas na hora de comprar e ter atitudes que ajudam a conservar a natureza. O consumidor responsvel (ou consciente) escolhe produtos durveis, que agridem menos o meio ambiente, pesquisa sobre o ciclo de vida de produtos para entender o impacto deles ao longo da fabricao, distribuio, consumo e descarte nal, busca o melhor preo, evita embalagens desnecessrias, leva a prpria sacola ao mercado, tem sua prpria caneca no trabalho para no precisar usar os descartveis, produz menos lixo, colabora com a coleta seletiva. Consumo consciente viver bem com pouco, tendo uma pegada ecolgica pequena e conscincia do impacto do seu consumo individual sobre a vida coletiva.
203

Compostagem

Tipo de reciclagem a partir da ao de micro-organismos sobre resduos orgnicos, transformando-os em adubo ou gs.

Mistura de restos de vegetais, restos de comida, coc de animais e papel, transformada em adubo por micro-organismos. O processo de decomposio dessa mistura chamado de fermentao e produz gs, que pode ser reaproveitado. A compostagem pode ser feita em casa, em caixas de madeira ou de plstico, e uma forma de reciclar resduos slidos orgnicos. O composto orgnico formado na compostagem fofo, no cheira mal e pode ser usado em hortas e jardins, para enriquecer o solo com nutrientes que ajudam as plantas a crescer melhor.

205

Aterro sanitrio

como se fosse uma lixeira gigantesca, a cu aberto, preparada para receber e tratar da melhor forma possvel todo o lixo produzido numa cidade ou regio.

Local preparado para armazenar o lixo que no foi reciclado ou reaproveitado, sem perigo de poluir o meio ambiente. No aterro, o solo impermeabilizado e o lixo, compactado por tratores, recoberto por uma camada de terra. O chorume recolhido e tratado e os gases provenientes da decomposio do lixo (principalmente metano e CO2) so aproveitados para gerar energia. Os aterros ajudam a proteger o meio ambiente porque evitam a proliferao de insetos e ratos que podem transmitir doenas, no exalam mau cheiro e no contaminam o lenol fretico com chorume.

206

Impermeabilizao do solo

a perda da capacidade natural do solo do nosso planeta em absorver a gua. Isso acontece, principalmente, por causa da ao humana, que substitui a superfcie natural do planeta por asfalto, caladas e residncias, entre outras construes.

Reduzir a capacidade do solo de absorver e deixar passar atravs dele lquidos e gases. A impermeabilizao do solo pode ser feita com cimento, asfalto, argilas ou plsticos especiais. s vezes, necessria, como nos audes para armazenamento de gua e aterros sanitrios. Outras vezes, prejudicial, por exemplo, quando a vegetao retirada, dando lugar a casas, edifcios, calamento ou asfaltamento de ruas e caladas, o que causa alagamento nas cidades quando chove muito.

209

Lenol fretico

como um rio que fica embaixo da terra, mas bem pertinho da superfcie, podendo servir de fonte de gua doce para os habitantes do planeta.

Depsito de gua formado pela gua das chuvas, no subsolo, em local pouco profundo e naturalmente impermeabilizado com argila ou rochas, s vezes usado por meio de poo artesiano.

211

Educao ambiental

Tudo o que ensina voc a tirar nota 10, quando o assunto ser legal com a natureza.

Ideias e prticas que ensinam o cidado a cuidar do meio ambiente para que todos possam viver em um planeta saudvel. Sensibiliza e conscientiza a sociedade sobre a importncia de preservar a natureza. Livros, revistas, gibis, programas de TV, lmes, atividades escolares, palestras, campanhas e a internet podem ajudar a aumentar o nosso conhecimento, motivar-nos a mudar o nosso jeito de usar os recursos naturais e a participar ativamente na defesa do meio ambiente.

213

Ecoturismo
quando o contato com a natureza a principal motivao para o turista, seja para recreao ou para a apreciao.

Viagem ou excurso por reas naturais. O turismo ecolgico valoriza as belezas cnicas, os patrimnios naturais (cavernas, cachoeiras, unidades de conservao), os esportes de aventura e oferece aprendizado e recreao em contato com a natureza, ajuda a conscientizar as pessoas sobre a importncia de um meio ambiente equilibrado essencial qualidade de vida e incentiva a conservao. Tambm gera emprego e aumento da renda das pessoas que moram nas reas naturais visitadas ou prximas a elas.
215

Conselho Nacional do Meio

Ambiente (Conama)

um grupo que se rene para pensar e decidir sobre o meio ambiente e o bem-estar de quem vive no Brasil.

rgo colegiado que rene representantes dos governos federal, estaduais e municipais, do setor empresarial e da sociedade civil organizada (as organizaes no governamentais, por exemplo) com o objetivo de discutir diferentes opinies e pensamentos sobre os problemas ambientais, estud-los e propor solues e normas (chamadas de resolues), para garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial qualidade de vida, como reza a Constituio Federal. Asreunies do Conama so pblicas e acontecem a cada trs meses, pelo menos. Qualquer cidado pode assistir s reunies.

216

Programa das Naes Unidas

para o Meio Ambiente (Pnuma)

Na Organizao das Naes Unidas (ONU), existem alguns grupos de trabalho que conversam sobre assuntos especiais. Por exemplo, no Unicef, o tema o direito das crianas. Na Unesco, a conversa sobre educao, cincia e cultura. Por sua vez, no Pnuma que os representantes de quase todo o mundo se renem para conversar sobre o meio ambiente.

Rede mundial da Organizao das Naes Unidas (ONU), que trabalha para proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentvel e a economia verde. Foi criado em 1972 e sua sede ca no Qunia, frica.

219

Carta da Terra
Escrita por um grupo preocupado com o bem-estar do planeta e endereada a cada um de ns, essa carta descreve como devemos agir para que, no s a gente, mas tambm as futuras geraes, possam desfrutar, de forma sustentvel, do que a natureza nos oferece, em busca de um mundo melhor, mais pacfico e menos desigual.
uma carta na qual est escrito o que podemos fazer para tornar a vida igualmente boa para todos que vivem na Terra, como, por exemplo, respeitar a diversidade biolgica e cultural, utilizar os recursos oferecidos pela natureza de forma cuidadosa, ser compreensivo, tolerante e solidrio com o prximo e com todas as formas de vida. A Carta diz que a proteo do meio ambiente, o desenvolvimento sustentvel, a erradicao da pobreza, a liberdade para escolher governantes e para defender ideias, o respeito aos direitos humanos e a paz so coisas inseparveis, que dependem uma das outras. A Carta da Terra foi divulgada pela primeira vez durante a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio92 ou Eco92), em 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Desde ento, o texto da Carta passou a ser debatido e melhorado por uma rede mundial de pessoas e organizaes, civis e governamentais, que a reescreveram vrias vezes at o texto nal car pronto no ano 2000. Todo mundo pode participar dessa rede mundial lendo a Carta da Terra com os amigos e descobrindo como usar os ensinamentos dela no dia a dia, em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade na qual se vive. Para ler a Carta da Terra, acesse o endereo http://www.cartadaterrabrasil.org na Internet.
221

Abstract
The denition of technical terms to children is challenging for being never complete, always allows them to wonder about something else. The search for a detailed, meticulous meaning commonly obstruct the clarity and simplicity of it when building a verbal concept or outlining its technical complexity. Therefore, explaining a notion or an idea must be done carefully so that simplicity does not compromise the completeness of the concept. The Environmental Vocabulary for Children (EVC) aims at nding a new way to look at the terminology used in the environmental themes for children, using concepts and illustrations. Each of the 100 entries of the dictionary presented in this work divided into four major themes Biodiversity, Climate, Energy and Pollution, and Sustainability is presented in both playful and technical complementary formats. They were prepared from available concepts found in childrens dictionaries, technical and scientic literature, seeking to be simple and clear to students at all ages. The entries are represented by explanatory illustrations made by children. The EVC also aims to be a tool for disseminating scientic support to formal education and to be a scientic adventure to arouse childrens interest in environmental education. As a consequence, it is expected to inuence the development of thinking and doing of children and the young ones. As important transformation agents of society, children are frequently involved in the construction of collective rules in the family environment as well as in school and social groups to which they belong.

223

Agradecimentos do autor

Aos pequenos ilustradores, donos de grande talento, que deram cor e alegria a este livro. Nilce Nass, que plantou a semente de um glossrio que se transformou neste Vocabulrio, e por me convidar a experimentar o desao de escrever para o pblico infantojuvenil. A Ary Mergulho Filho, que me apresentou Maria Carolina Hazin, que me apresentou Elizabeth de Andrade Hazin, que me apresentou Clara Etiene Lima de Souza, que me apresentou Tino Freitas, que me apresentou a Escolinha de Criatividade. Profa. Elizabeth Hazin, da Universidade de Braslia (UnB), que, com poucas palavras, apontou para onde navegar sem perigo de naufragar. Ao Tino Freitas, alegre parceria, que aceitou o desao de adequar os verbetes linguagem ldica, na qual o criativo e o imaginativo, muitas vezes, precisaram render-se ao tecnicismo. Joelma Fernanda, colega de todas as tardes no Canal Cincia, pelas contribuies ao longo da empreitada, pelo acalento nos momentos de impacincia e incentivo nos de exausto. Ao Prof. Mario Sergio Cortella, que acolheu o meu convite com carinho e tamanha presteza. 225

A Emir Jos Suaiden, Ceclia Leite Oliveira, Jos Carlos Cordeiro da Costa Jnior, Alice Arajo Cunha, Regina Coeli Silva Fernandes , Reginaldo de Arajo Silva, Alexandre Alves da Silva e Robson Lopes de Almeida, do Ibict, Ary Mergulho Filho e Rafaela Sampaio Marques, do Setor de Cincias Naturais da Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (Unesco), pelo apoio, orientaes e servios institucionais que viabilizaram a execuo do projeto VAI. s coordenadoras Valria Biasi e Edileuza Ferreira Martins de Medeiros e s professoras Auristeni da Silva Vncio, Christiana de Ftima Montes, Cristiane Politowski Naegele, Dirciley Marques Sucena, Izabela Cristina Fernandes Farias, Larissa Milena de Oliveira, Maria Aparecida Fonseca, Roseane Lucena de Oliveira, Wanessa da Silva Ferreira Vera, do ensino fundamental I, Joelma Fernanda Carneiro Silva e Janete Joana Van Der Geest, do ensino fundamental II, do Centro Educacional Maria Auxiliadora (Cema), localizado no SHIGS 702, bloco C, Asa Sul, Braslia, DF. diretora Iracema Dalto Inglez e s professoras Cludia Regina Magalhes, Cristiana de Campos Aspesi, Eunice Maria de Almeida Dourado, Ivonete Lopes Eglem de Oliveira, Jacqueline Queiroz Galvo, Joelma Hedilene Gonalves Lemes e Maria Beatriz Filipe Nogueira de Almeida, da Biblioteca Infantil 104/304 Sul (Escolinha de Criatividade), Secretaria de Estado de Educao, Governo do Distrito Federal, localizada na EQS 104/304, bloco D, rea Especial Asa Sul, Braslia, DF. Sonia Maria de Oliveira Bragana, Rosilene Vieira, Paula Assad e Anglica Tonel Abrantes Coelho, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hdricos (Iema), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hdricos, Governo do Esprito Santo http://www.meioambiente.es.gov.br/. Andrea Godoy Herrera, do Departamento de Documentao, Fundao SOS Mata Atlntica http://www. sosma.org.br/.

227

Carla de Cssia, Arturo Rodriguez e Paulo Pereira Jnior, da Comunicao Corporativa, Grupo Bayer no Brasil http://www.bayerjovens.com.br/. advogada Simone Nunes Ferreira, pela reviso do Termo de Cesso de Direitos Patrimoniais e do Termo de Cesso de Direitos de Uso de Imagem. Ao advogado Cludio de Barros Goulart pelas sugestes ao Termo de Cesso de Direitos Patrimoniais. Ao Leonel Gonalves Pereira Neto, Analista de Conservao de Germoplasma Sementes, da Embrapa Recursos Genticos e Biotecnologia, pelo emprstimo de dezenas de sementes de rvores brasileiras para realizao de ocina de desenho pelos Roedores de Livros. A Henrique Eduardo Mendona Nascimento, Mrcia Rocha da Silva, Marcos Sorrentino, Ronaldo Gonalves Morato, Srgio Lucena Mendes e Suzana Machado Pdua pela participao do Comit de Enriquecimento de Contedo, que teve a funo de identicar o uso de linguagem adequada ou erros conceituais, a partir da experincia prossional e olhar distinto de cada membro, apresentando contribuies que preservaram a completude dos conceitos e a coerncia das denies com o objetivo do VAI. Aos diagramadores Romont Willy e Sandro Macedo, que souberam valorizar cada elemento da composio deste livro. A todos os amigos e colegas de trabalho, ouvidos sempre pacientes, que tambm contriburam com sugestes, indicaes, incentivos e ilustraes feitas por seus lhos, sobrinhos ou netos. E l se foram 20 meses de trabalho, pelo menos 1.500 desenhos, 1.013 mensagens de correio eletrnico, dezenas de ligaes telefnicas e algumas reunies...

229

Ilustradores
Nome
Alessandro Hammer Lauret4 Alice Vieira de Matos2 Antnio Cirilo Goulart Peres Nunes1 Artur Ferreira Dentello
1

Pginas
54 8 75 e 210 208 e 240 72 255 2 42 e 230 212
3

Beatriz da Silva Guedes Toscano1 Beatriz Macedo Gomes


3

Bernardo Caporalli Figueiredo1 Bruno Victor Liberal


1

Caio Henrique Aranha Nunes5 Carlos Eduardo Medeiros Gomes

146-147 45C 238 94

Cassiano Ossipe dos Santos Viana1 Catharine Souza Cruz


1

Clara Maral Campos Daniel Maroccolo de Aquino Danielle Lucas Cardoso2 David Martins Peres
1 1

40 182 153 12 51 103 39 e 110 160 222 105 e 116

Eduardo Borges Maia Eduardo Santos Souza1 Elias Augusto Santos5 Elisa Borges das Neves Guimares1 Evelyn Freire Luza de Oliveira3 Felipe Abro Jana Carneiro Oliveira5 Felipe Santos de Freitas1

231

Nome
Filipe Costa Alencar Dantas3 Gabriel do Nascimento1 Gabriel Garzia Verga3 Gabriela de Arajo Carvalho Menezes3 Gabriela Dionsio Mansano3 Girgio Lemos Giraudo1 Giovanna Lumy Mora Oda5 Giovanna Sampaio Medeiros Rocha1 Giovanni Targa5 Helena Amaral Schettino1 Helosa Barbosa Bertolino Simeo1 Ian Domingues Lopes Ian Gonalves Negro1 Isabela Braga Conte3 Isabela Teixeira Monteiro
4

Pginas
14 228 136 246 218 71 e 132 173 45E 189 119 141 e 236 89, 139, 150, 167, 177, 181, 186, 202 e 207 24 e 62 190 28 220 96 e 224 148 130 217 204 234 168-169 6-7, 98, 128, 156 e 178
2

Isabella Yukari Yoneyama5 Isadora Peixoto Alves


1

Jamyle Gonalves Rodrigues Silva3 Joo Gabriel Santos Andrade Joo Luiz Pires Peres Soares2 Joo Marcelo Machado Squarisi Joo Paulo Bernardes de Barros1 Joo Pedro dos Santos Carneiro Jlia Feitosa Arajo de Carvalho1 Jlia Machado Marcondes Campos Jlia Rodrigues de Castro1 Juliana Canton Tassinari
3 1

196 6-7 e 98 31

233

Nome
Kleber Cardoso Azevedo Jnior2 Leonardo da Vitria4 Leonardo Nunes Gazzola5 Lia Conceio Costa3 Lvia Peres Gomes3 Lucas Kousuke Matsunaga Lucas Lino Rogrio Macedo de Souza Lucas Vilas Boas Iwano1 Lusa Paz Duarte1 Lusa Zanatta Figueiredo1 Luza Gomes Barreto Luma Xavier Freire1 Masa Lorena Mattos Carneiro Maria Alice Van Roosmalen1 Maria Eduarda Fernandes Versiane Maria Fernanda Bertolino dos Santos1 Mariana Conceio Corte Real
3 2

Pginas
85 195 93 e 126 59 162 66, 82, 87, 90, 114, 135 e 144 170-171 36 45F 60 198, 248 e 250 57, 81, 113 e 224 226 65 108-109 101 34 164-165 106 185
1

Mariana Maria Costa de Oliveira5 Marina Cruxn Marra Silveira Marina Mohn Mateus Pontes Avelar
1

22 e 27 45A
1

Mateus Valeriano de Morais1 Matheus Cruxn Marra Silveira Murilo Hideki Ashiguti5 Natlia Mendes de Arajo
6

45B 21 B e 1F 68 52

Nathielly Mayumi Sobu Ishibashi5 Nayara da Silva Barreto


3

235

Nome
Nicole Moreira de Albuquerque1 Otvio Borges Maia Pedro Freitas Frana1 Rafael Cruxn da Silva Lima1 Rafael da Silva Cavalcante5 Rahides Farias Lima6 Raissa de Souza Renato da Paixo Costa5 Sandra Salomoni Pereira1 Sofia Jasmim Oliveira Sofia Pereira Berger1 Soraya Cristina Lepesquer Botelho1 Tauana da Silva Cherutti3 Toms Pinheiro Hargreaves1 Valentina Arantes Gadlha Vincius Pastori5 Vincius Tiezzi Capeli
4 1

Pginas
232 11, 239 e 256 45D 33 78 1D e 1E 4 214 252 122-123, 143, 155 e 158 48 18 e 242 76-77 47 16-17 124-125 120 C e 1G
6

Vitor Rodrigues Alves6 Vitria Sammy Martins Rodrigues Waldir Hisashi Santana Tokuda5 Ysaque Emanoel Ferreira Lima
4

A 174 201

Aluno(a) da Biblioteca Infantil 104/304 Sul (Escolinha de Criatividade), Braslia, DF. Aluno(a) do Centro Educacional Maria Auxiliadora (Cema), Braslia, DF. 3 Desenho premiado no Concurso de Desenhos Infantis da Fundao SOS Mata Atlntica. 4 Desenho premiado no Prmio Ecologia do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hdricos (Iema), ES. 5 Desenho premiado no Concurso de Pintura Infantil Bayer-Pnuma. 6 Participante do Projeto Roedores de Livros, Ceilndia, DF.
1 2

237

Sobre o autor
Otvio Borges Maia Formado em Medicina Veterinria pela Escola de Veterinria da Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Medicina Veterinria Preventiva. Foi pesquisador e professor nas reas de doenas infecciosas, microbiologia, zoologia, manejo e conservao de fauna. Trabalhou como Analista Ambiental no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama/MMA) e no Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade (ICMBio/ MMA) no perodo de 2002 a 2010, quando coordenou o Sistema de Autorizao e Informao em Biodiversidade (Sisbio) um dos vencedores do Prmio Inovao na Gesto Pblica Federal em 2009 , sendo um dos responsveis pelo seu desenvolvimento e implementao. Participou dos trabalhos do Conselho de Gesto do Patrimnio Gentico (CGEN) de 2002 a 2008. Atualmente, Analista em Cincia e Tecnologia vinculado ao Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia (Ibict/MCTI), no qual integra a equipe do Canal Cincia.

238

Sobre o consultor
Tino Freitas Escritor e jornalista, formado em Comunicao Social, possui 12 livros publicados. Tambm desenvolve textos crticos e literrios sobre Literatura Infantojuvenil em publicaes diversas (revistas, sites) com circulao em todo o territrio nacional. mediador de leitura do projeto Roedores de Livros e, a partir dessa experincia premiada e reconhecida nacionalmente, realiza ocinas sobre Mediao de Leitura para crianas e adultos. Desenvolve ainda projetos grcos para publicaes infantojuvenis. Foi nalista do Prmio Jabuti (2011), na categoria Literatura Infantil e Finalista do Prmio Bienal Brasil do Livro e Leitura (2012), categoria Literatura Infantojuvenil. Foi premiado com o 3 Lugar do Prmio Glria Pond (Literatura Infantil) da Biblioteca Nacional (2010). Sua obra foi selecionada para o Catlogo de Bologna, Itlia (2011 e 2013) e recebeu trs Selos Altamente Recomendvel para Criana, da Fundao Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ (2011 e 2012); alm de integrar, por duas vezes, a seleo Os 30 Melhores Livros Infantis do Ano, Revista Crescer (2010 e 2011).

241

Sobre a revisora gramatical e ortogrfica

Joelma Fernanda Carneiro Silva

Formada em Letras pela Faculdade de Filosoa, Cincias e Letras de Belo Horizonte e ps-graduada em Literatura: uma abordagem interdisciplinar. H 21 anos leciona portugus e literatura para crianas e adolescentes em instituies pblicas e privadas. Atualmente, bolsista do Programa de Capacitao Institucional (PCI) do Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia (Ibict/MCTI), no qual integra a equipe do Canal Cincia.

243

canal cincia
Portal de Divulgao Cientfica e Tecnolgica

O Canal Cincia um servio de divulgao cientca do Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia (Ibict), uma das unidades de pesquisa do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao (MCTI). Entre os pioneiros em fazer, na internet, a ponte entre cincia e tecnologia e a sociedade, o portal Canal Cincia promove, h 10 anos, sua misso precpua de difundir o saber e valorizar a atividade cientca no Brasil, por meio da divulgao de pesquisas desenvolvidas nas instituies de ensino e pesquisa nacionais,

canal cincia

em linguagem acessvel, de fcil leitura e compreenso. www.canalciencia.ibict.br www.facebook.com/canalcienciaibict @canal_ciencia e-mail: canalciencia@ibict.br

245

Referncias bibliogrficas
AMBIENTE BRASIL. Glossrio Ambiental. Disponvel em: <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/ glossario_ambiental.html>. Acesso em: 25 mar. 2013. BORBA, Francisco (Org.). Palavrinha viva (Dicionrio ilustrado da lngua portuguesa). Curitiba: Editora Positivo. 2008. 464 p. DOW, Kirstin; DOWNING, Thomas . O atlas da mudana climtica: o mapeamento completo do maior desafio do planeta. So Paulo: Publifolha. 2007. 120 p. ECODESENVOLVIMENTO. Glossrio de termos. Disponvel em: < http://www.ecodesenvolvimento.org/glossario-determos/a>. Acesso em: 25 mar. 2013. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio infantil ilustrado da lngua portuguesa (Aurelinho). 2 ed. Curitiba: Editora Positivo. 2008. 376 p. BRASIL, Anna Maria; SANTOS, Ftima. Dicionrio O ser humano e o meio ambiente de A a Z. 4 ed. So Paulo: Brasil Sustentvel Editora. 2010. 704 p. BRASIL. Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos; altera a Lei no9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 3 ago. 2010. Seo 1. p. 3. Disponvel em: http://www. in.gov.br. Acesso em: 25 mar. 2013. BRASIL. Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, 1, incisos I, II, III e VII da Constituio Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 19 jul. 2000. Seo 1. p. 1. Disponvel em : http://www.in.gov.br. Acesso em: 25 mar. 2013. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Vocabulrio bsico de recursos naturais e meio ambiente. 2 ed. Rio de Janeiro: IBGE. 2004. 332 p. KIDS.NET.AU. O motor de busca para crianas, pais e professores [traduo]. Disponvel em: <http://www.kids. net.au/>. Acesso em: 25 mar. 2013. PLANETA SUSTENTVEL. Glossrio. Disponvel em: <http:// planetasustentavel.abril.com.br/glossario/a.shtml>. Acesso em: 25 mar. 2013. PIAZZATTO, Luciano; PIAZZATTO, Raquel (Orgs.). Dicionrio socioambiental brasileiro. Curitiba: Tecnodata Educacional. 2009. 368 p. Rambaldi, Denise Maral; Oliveira, Daniela Amrica Surez (Orgs.). Fragmentao de ecossistemas: causas, efeitos sobre a biodiversidade e recomendaes de polticas pblicas. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente. 2005. 510 p. SCHOOL SPECIALTY PUBLISHING (Org.). Childrens Dictionary. Columbus: American Education Publishing. 2003. 918 p. TRIGUEIRO, Andr. Mundo sustentvel 2: novos rumos para um planeta em crise. So Paulo: Editora Globo. 2012. 400 p.

247

ndice
6 Erres da sustentabilidade, 188 Aquecimento global, 83 Aterro sanitrio, 206 Barragem, 131 Biocombustvel, 145 BIODIVERSIDADE, 16 Biodiversidade, 35 Bioma, 30 Biota, 32 Branqueamento de corais, 107 Buraco na camada de oznio, 88 Carta da Terra, 221 Carvo vegetal, 142 Centro de triagem de animais silvestres (Cetas), 53 Ciclo de vida, 184 Ciclo de vida de produto, 187 CLIMA, 76 Clima, 79 Coleta seletiva, 200 Combustvel fssil, 138 Compostagem, 205 Comunidade, 26 Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), 216 Conservao, 73 Consumo consciente, 203 Coral, 43 Corredor ecolgico, 115 Crime ambiental, 55 Desastre ambiental, 104 Desastre natural, 102 Desenvolvimento sustentvel, 175 Deserticao, 108 Desmatamento, 111 Economia verde, 176 Ecossistema, 29 Ecoturismo, 215 Educao ambiental, 213 Efeito estufa, 84 Endmico, 37 ENERGIA E POLUIO, 124 Energia hidreltrica, 129 Energia limpa, 127 Espcie, 23 Espcie ameaada de extino, 57 Espcie extica, 64 Espcie extica invasora, 67 Espcie nativa, 63 Espcie-bandeira, 58 Espcie-guarda-chuva, 61 Estudo de Impacto Ambiental, 134 Evapotranspirao, 99 Fauna, 46 Fauna silvestre brasileira, 49 Fenmeno natural, 100 Flora, 38 Floresta, 41 Fotossntese, 97 Fragmentao orestal, 112 Gases do efeito estufa, 87 Ilha de calor urbana, 91 Impermeabilizao do solo, 209 ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), 180 Lenol fretico, 211 Mata ciliar, 117 Matria-prima, 137 Meio Ambiente, 20 Micrbio, 45 Micro-organismo, 44 Mudanas climticas, 80 Natureza, 19 Pegada Ecolgica, 183 Petrleo, 141

249

Polinizao, 95 Poluio, 147 Poluio atmosfrica, 149 Poluio da gua, 157 Poluio do solo, 154 Poluio sonora, 152 Poluio visual, 151 Populao, 25 Preservao, 71 Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), 219 Qualidade de Vida, 179 Reciclar, 199 Recuperao, 121 Reduzir, 194 Reorestamento, 118 Reintroduo, 74 Rejeito, 161 Reparar, 193 Repensar, 191 Repor, 192 Reservatrio, 131 Resgate de fauna, 133 Resduo de Equipamentos Eletroeletrnicos (REEE), 169 Resduo lquido, 165 Resduo perigoso, 166 Resduo slido, 163 Resduo tecnolgico, 169 Restaurao, 123 Reutilizar, 197 Servios ambientais, 92 SUSTENTABILIDADE, 170 Sustentabilidade, 172 Trco de animais silvestres, 50 Unidade de conservao, 69 Zonas mortasdosoceanos, 159

251

O que QR Code?
O QR Code Quick Response Code (Cdigo de Resposta Rpida) uma tecnologia usada para transmitir rapidamente informaes a dispositivos mveis. Foi inventado no Japo em 1994, pela Denso Wave, uma empresa do grupo Toyota, para facilitar a identicao das partes de carros nas fbricas. Desde ento, os QR Codes evoluram e hoje so utilizados em diversos tipos de produtos. Esse tipo de cdigo capaz de armazenar at 100 vezes mais dados e caracteres do que os cdigos de barra tradicionais e deve ser lido por aparelhos celulares (smartphones) e tablets que tm cmera fotogrca. A informao que pode ser escondida no QR Code pode ser um endereo na internet, um texto, uma imagem e muito mais. Com ele, tudo ca mais fcil, pois possibilita a comunicao rpida entre os meios on-line e off-line, fornecendo uma forma de comunicao complementar e interativa. Para a leitura de um QR Code, baixe um software (aplicativo) adequado ao seu dispositivo mvel. Execute o aplicativo e posicione a cmera digital sobre o cdigo para que seja escaneado, sem precisar digitar nada. Em instantes, o aplicativo ir exibir o contedo decodicado ou ir redirecion-lo para um link (endereo na internet) que estava escondido no cdigo. Lembre-se que para visualizar o contedo em algum site, o aparelho celular ou tablet dever contar tambm com funcionalidade de navegao na internet e um plano (ou pacote) de dados. Agora que voc j aprendeu como funciona um QR Code, divirta-se decodicando os enigmas ocultos neste livro!

253

Compartilhe a leitura deste livro com a sua famlia, amigos e colegas. E quando sentir que j aprendeu o necessrio com ele, passe-o adiante. Como uma rvore que nasce, cresce, oresce e frutica, ajude a dispersar a informao e o conhecimento.

254

O Forest Stewardship Council (FSC) uma organizao independente, no governamental, sem ns lucrativos, criada em 1993 para promover o uso responsvel das orestas ao redor do mundo. A certicao FSC uma garantia internacionalmente reconhecida que identica, por meio de sua logomarca, produtos madeireiros e no madeireiros originados do bom manejo orestal. O selo FSC garante que o papel deste livro foi fabricado a partir de matria-prima obtida de forma legal, e de orestas exploradas de acordo com os princpios, critrios e normas difundidos pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil http://br.fsc.org), os quais conciliam a extrao lucrativa de rvores, para a produo de celulose e papel, com a conservao e benefcios sociais.

Este livro no poder, em hiptese alguma, ser convertido em dinheiro, trocado ou substitudo por quaisquer outros produtos, bem como comercializado.

256

A temtica ambiental vem se tornando cada vez mais presente e essencial no nosso dia a dia e, com ela, novas palavras e conceitos passam a fazer parte das nossas conversas, leituras e das notcias veiculadas. No Vocabulrio Ambiental Infantojuvenil, a cincia, o ldico e a arte se juntam para melhor dizer o signicado dessas palavras e conceitos e para popularizar o que a cincia dene. Esperamos, assim, contribuir para que crianas de todas as idades despertem seu interesse pela educao ambiental e pelos debates em torno do maior desao desse sculo: harmonizar a conservao ambiental, a justia social, o crescimento econmico e a paz. Otvio Maia

e-book ISBN: 978-85-7013-097-6

Vous aimerez peut-être aussi