Vous êtes sur la page 1sur 5

SENAI - Auxiliar de Laboratrio Qumico na Indstria de Bebidas

Turma 43372 DATA: 15 Janeiro de 2014 PROFESSOR: LCIO FLVIO GRUPO:

AVALIAO -TRABALHEM EM GRUPO;


- USEM FOLHAS EXTRAS SE NECESSRIO; -USEM CANETA; - CONSULTEM APENAS OS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS, PROIBIDO GOOGLE, ETC.

1. Material de laboratrio que no mede ,e, nem transporta volumes. a) pipeta volumtrica. b) pipeta graduada. c) bureta volumtrica. d) proveta e) nenhuma resposta acima. 2. Operaes e experimentos que liberam vapores txicos devem ser realizadas preferencialmente; a) Ao ar livre. b) No tubo de ensaio. c) Na capela. d) Na bureta. e) Na placa de Petri.

3. No podemos usar materiais do cotidiano, tais como: faca, colher, copos etc. no laboratrio. Para isso, temos uma vasta lista de materiais especficos para cada operao. Com base nos seus conhecimentos, julgue as sentenas: VF ( ( ) ( ) ( ) ( )

)O almofariz e o pistilo so empregados para triturar e pulverizar (tornar p os slidos). A bureta serve para medir volumes e extremamente exata. A pipeta volumtrica mede e transfere volumes fixos com grande preciso. A proveta usada para fecundar vulos com espermatozides na formao dos bebs de proveta. O condensador de serpentina mais indicada para condensar lquidos volteis em comparao ao condensador de cano reto (liebig)

4.Dada a aparelhagem de laboratrio, indique a que no est esquematizada.

a) Bquer d) Condensador e) Proveta

b) kitassato

c) Erlenmeyer

- EXTRA: explique qual a utilizao de cada um deles

5. (UFS) O instrumento de laboratrio representado abaixo :

a) cilindro graduado. . c) balo volumtrico.

b) frasco lavador e) balo de destilao.

d) funil de separao.

EXTRA: Justifique, explicando sua utilidade. 6.Em uma residncia, possvel encontrar vrios objetos cujas utilidades variam de acordo com a forma, por exemplo: copo, xcara e clice. Em um laboratrio qumico, no diferente, existindo vidrarias com formas distintas que so utilizadas em procedimentos laboratoriais especficos. Analise as imagens a seguir.

Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre vidrarias de laboratrio, considere as afirmativas a seguir. I. A vidraria (A) utilizada para separar os componentes de uma mistura constituda por dois lquidos miscveis. II. Para separar a gua dos demais componentes da gua do mar, sem a areia, utilizada a vidraria (B). III. Ao passar uma soluo aquosa de sulfato de cobre (azul) e sem corpo de fundo pelo aparato (C), m papel de filtro, o filtrado resultante ser incolor. IV. A vidraria (D) utilizada na determinao da concentrao de uma soluo cida. Esto corretas apenas as afirmativas: a) I e II b) I e III c) II e IV

d) I, III e IV

e) II, III e IV

EXTRA: Reescreva corretamente as sentenas incorretas 7. Em um acidente envolvendo cidos ou outro qualquer material corrosivo: a) Devemos molhar o local com gua abundante e avisar ao professor. b) Devemos correr imediatamente do local e avisar ao professor. c) Devemos enxugar o mais rpido possvel com papel para evitar queimar os colegas. d) Devemos ficar parados e avisar ao professor para que ele efetue os primeiros socorros.

e) devemos molhar o local com gua abundante e correr imediatamente do local.

8. Em casos de acidentes envolvendo fogo com o bico de Bunsen devemos: a) Chamar os bombeiros e evacuar o local imediatamente. b) Avisar ao professor e sair do local correndo mediatamente. c) No esperar por ajuda e evacuar o local o mais rpido possvel. d) No se desesperar,verificar se pode fechar a vlvula, no conseguindo, avisar ao professor e sair do local. e) No se desesperar,verificar se pode fechar a vlvula, no conseguindo, jogar um pano molhado sobre a chama , avisar ao professor e sair do local.

9. extremamente proibido dentro de um laboratrio, EXCETO: a) Cheirar as substncias para saber o que est usando. b) Deixar os cabelos , quando longos , amarrados como um rabo de cavalo. c) Trabalhar com cidos e bases concentradas sem luvas de procedimento. d) Mascar chicletes, balas e lanchar. e) Ficar misturando produtos desconhecidos para ver se descobre algo novo.

10. (UECE- 2006) Os equipamentos representados nas figuras so utilizados para separar:

a) c)

Componentes de uma mistura de gases. b) Componentes de um sistema de lquidos imiscveis.

Componentes de uma soluo slido-lquido. d) Gases provenientes de uma eletrlise.

11. (UFPB- 2006) A extrao de substncias qumicas - como as que apresentam atividade farmacolgica, obtidas a partir de qualquer material de origem natural, seja ele vegetal ou animal envolve diversas operaes de laboratrio. Nesse sentido, numere a 2 coluna de acordo com a 1, relacionando as operaes de laboratrio com os respectivos equipamentos utilizados. 1. secagem 2. filtrao a vcuo 3. destilao 4. medidas de volume de lquidos 5. triturao 6. filtrao A seqncia numrica correta : ( ) funil de Bchner ( ) proveta ( ) estufa ( ) almofariz e pistilo ( ) condensador

a) e)

6, 4, 1, 5 e 3. 6, 4, 3, 5 e 1.

b)

2, 4, 1, 5 e 3.

c)

1, 5, 3, 2 e 4.

d)

1, 5, 3, 6 e 4.

12. Qual Lei orienta a adequao dos laboratrios para a acessibilidade de portadores de necessidades especiais: a) NBR-13.923 da ABNT d) LDB 10639 de 1996 b) NBR 5413 da ABNT e) NRB 25 de 2013 c) LDB 9394 de 1996

13. A NR 5 dispe a seguinte orientao: a) sobre a construo; d) mapa de riscos do laboratrio b) sobre a ventilao; e) mapa de circulao; c) sobre os riscos de acidentes

14. Quais dos itens abaixo no devem fazer parte da sinalizao permanentes: a) obrigaes d) riscos de choque b) isolar locais de acidentes e) telefones de emergncia c ) sada de emergncia

15. ESCOLHA 4 APARELHOS USADOS EM LABORATRIO E DESCREVA SUA UTILIDADE:

16. ESPECIFIQUE AS DISPOSIES E ORIENTAES DAS SEGUINTES NORMAS TCNICAS: (faa um resumo se possvel) I- NBR-13.923 da ABNT II- NBR 5413 da ABNT III- NR 10 do MTE IV- NR 23 do MTE V- NR 8 do MTE VI NR 17 do TEM

17. RESUMIDAMENTE FAA UMA ABORDAGEM SOBRE ESPECIFICAES DAS CORES NA SINALIZAO DE SEGURANA: (aborde duas ou trs especificaes para cada cor). 18- CITE E EXPLIQUE A UTILIDADE DE 5 EPIs. 19- PARA RELEMBRAR DO JARDIM DE INFNCIA .... TENTEM DESENHAR 3 PLACAS DE SINALIZAO.

Vous aimerez peut-être aussi