Vous êtes sur la page 1sur 2

A FORMAO DO INDIVDUO NA MODERNIDADE: uma anlise eliasiana

Marcel Luis de Moraes Oliveira[1] Resumo: O escopo desse artigo desenvolver uma anlise sobre a formao do indivduo na sociedade moderna tal como esta concebida pelo socilogo alemo Norbert Elias. Este autor fundamenta sua teoria na relao indissocivel entre o indivduo e a sociedade e nos processos interacionais e histricos resultantes da civilizao que configuram a personalidade e as aes do indivduo ao mesmo tempo em que moldam a sociedade. Palavras-chave: Norbert Civilizao Elias; Indivduo; Sociedade;

clara, como uma rede de funes que as pessoas exercem umas sobre as outras de maneira interdependente:
cada pessoa singular est realmente presa; est por viver em permanente dependncia funcional de outras; ela um elo nas cadeias que ligam outras pessoas, assim como todas as demais, direta ou indiretamente, so elos nas cadeias que as prendem. Essas cadeias no so visveis e tangveis, como grilhes de ferro. So mais elsticas, mais variveis, mais mutveis, porm no menos reais, e decerto no menos fortes. E a essa rede de funes que as pessoas desempenham umas em relao a outras, a ela e a nada mais, que chamamos sociedade (ELIAS, 1994a, p. 21).

importante ressaltar que essa rede de funes um todo produzido historicamente um conjunto de condies histricas especficas foi necessrio para essas redes se configurassem dessa maneira e esse um ponto-chave para compreenso do pensamento eliasiano. Elias
estabelece relaes entre a constituio do Estado e a formao da conscincia e autocontrole individuais, explicitando como a sociedade transforma, ao longo de seu desenvolvimento, a coao externa em auto-coao. A sua segunda obra Sociedade de Corte (1987), atesta a grandeza da viso e transformao sociais, sobretudo, da esfera das relaes entre Estado e individuo que ele examinou, com base em sua teoria das civilizaes (ALVES, 2009, p.5).

THE FORMATION OF THE INDIVIDUAL AT MODERNITY: an eliasian analysis Abstract: This article aims to develop an analysis about the formation of the individual at modern society as it is designed by the German sociologist Norbert Elias. This authors thesis is based on the inseparable relation between the individual and society and on the interactional and historic process resulting from the civilization that configures the personality and the actions of the individuals at the same time as it molds the society. Key words: Norbert Elias; Individual; Society; Civilization
apenas na sociedade que a criana pequena, com suas funes mentais maleveis e relativamente indiferenciadas, se transforma num ser mais complexo. Somente na relao com outros seres humanos que a criatura impulsiva e desamparada que vem ao mundo se transforma na pessoa psicologicamente desenvolvida que tem o carter de um indivduo e merece o nome de ser humano adulto. () Somente ao crescer num grupo que o pequeno ser humano aprende a fala articulada. Somente na companhia de outras pessoas mais velhas que, pouco a pouco, desenvolve um tipo especfico de sagacidade e controle dos instintos. () tudo isso depende da estrutura do grupo em que ele cresce e, por fim, de sua posio nesse grupo e do processo formador que ela acarreta. (ELIAS, 1994a, p.27)

Decorrente dessa configurao social e produto do devenir histrico, Elias (1994a) afirma que a prpria noo de eu
constitui a expresso de uma singular conformao histrica do indivduo pela rede de relaes, por uma forma de convvio dotada de uma estrutura muito especfica (p. 23).

Ou seja, o surgimento de um self, de uma conscincia de si mesmo interna e irredutvel rede social corresponde estrutura psicolgica estabelecida em certos estgios de um processo civilizador (Op. cit., p. 32). De maneira simplificada, podemos definir o self como
a capacidade humana, somente desenvolvida pela socializao, de se ver a si prprio atravs dos olhos alheios ou, simplesmente, de perceber e sentir o prprio ego como objeto, alm de sujeito (VILA NOVA, 2009, p.133)

A sensao de uma unidade interior, isolada e independente da sociedade produto dessa evoluo, da a necessidade funcional dos termos indivduo e sociedade e sua aparente (e ilusria) dissociao. Essa evoluo, que no necessariamente indica progresso, corresponde s mudanas estruturais que aconteceram na sociedade a longo prazo e est relacionado ao desenvolvimento da capacidade humana de sntese e representao simblica, entrelaada a interiorizao das limitaes e autocontrole dos impulsos, sob o efeito das transformaes provocadas pela formao do Estado Moderno. As transformaes gerais sofridas pelas sociedades acarretam em alteraes ocorridas nas estruturas de personalidade dos indivduos que a formam. As estruturas de personalidade e da sociedade evoluem em uma inter-relao indissolvel (ELIAS, 1994b, p. 221). Para o autor, a mudana nas estruturas de personalidade um aspecto especfico do desenvolvimento de estruturas sociais (Op. cit., p. 221). Esta civilizao[2], para Elias, constitui em mudanas na conduta e sentimentos humanos rumo a uma direo muito especfica. Esse processo no racional, no sentido que no planejado e tampouco irracional, considerando que no surgiu de maneira incompreensvel como uma mera sequncia de mudanas

Para o socilogo alemo Norbert Elias, a noo de indivduo deve ser analisada dentro de um contexto mais amplo que a relao entre indivduo e sociedade, quebrando qualquer possvel dicotomia e/ou antagonismo entre os dois termos. Segundo Elias, o indivduo no pode ser considerado em seu isolamento, tampouco a sociedade pode ser considerada substantivamente. At ento e segundo o prprio autor, esta relao era disputada por duas correntes antagnicas que pretendiam explicar o papel do indivduo na sociedade: uma delas compreende a sociedade como produto da racionalidade humana, criada a partir de determinado planejamento por indivduos especficos e com objetivos bem traados; a segunda linha, em oposio primeira defende o indivduo como elemento passivo de um conjunto que segue sua evoluo de maneira independente. Elias fornece ento sua compreenso sobre essa relao, inicialmente definindo o termo sociedade, tema que possui uma variedade de significados e nem sempre definido de maneira

caticas e aleatrias. um processo contnuo, ainda no acabado e sem a possibilidade de definio de uma causa nica ou algum tipo de ponto inicial. Considerando a continuidade do processo, a progressiva diferenciao social e o crescente aumento das divises e especializaes entre as funes[3], Norbert Elias (1994a) afirma que
quanto mais essa diviso avana numa sociedade e maior o intercambio entre as pessoas, mais estreitamente elas so ligadas pelo fato de cada uma s poder sustentar sua vida e sua existncia social em conjunto com muitas outras (p. 44).

internalizados pelos automaticamente.

indivduos

reproduzidos

quase

O aumento no nvel de autocontrole do s impulsos selvagens acaba por determinar uma segunda natureza, que parte constitutiva da personalidade dos indivduos e tem sua estrutura determinada pelas configuraes sociais existentes e pelas instituies civilizatrias, como a famlia, escola, trabalho, etc. Essa modificao na personalidade e na maneira como o indivduo percebe e se relaciona com o mundo, com si mesmo e com os outros, por sua vez, molda suas relaes com os outros indivduos, alterando, num processo contnuo, a estrutura da sociedade.

Em outras palavras, a civilizao aumenta tambm os nveis de interdependncia e individualizao dos indivduos participantes do grupo. Esses nveis variam de grupo para grupo e a sociedade industrial moderna, marcada por um alto grau de complexidade (VELHO, 1994), onde se percebe o nvel de especializao maior do que em qualquer outra poca histrica da humanidade (VIANA, 2001). O grau de especializao das funes na sociedade moderna pode ser percebido na quantidade de tempo dispensado na preparao das pessoas para o mercado de trabalho, sob a forma de instituies educadoras. Essa dependncia resultante da especializao crescente entre as pessoas molda suas condutas e seus hbitos que so cada vez mais pautados nos semelhantes e na expectativa em relao a suas reaes num processo de domnio dos seus impulsos e paixes e policiamento do prprio comportamento, uma vez que as pessoas passam a ser obrigadas a viver de maneira pacfica e so constantemente observadas pelas outras (controle social). Esse mecanismo, identificado por Elias (1994b) como autocontrole passa ento a fazer parte da personalidade do indivduo, num processo de internalizao concomitante a civilizao que transformava as aes conscientes dos indivduos em aes cada vez mais inconscientes:
o controle mais complexo e estvel da conduta passou a ser cada vez mais instilado no indivduo desde os seus primeiros anos, como uma espcie de automatismo, uma autocompulso qual ele no poderia resistir, mesmo que desejasse (Op. cit. pp. 195-196).

Referncias bibliogrficas

ALVES, Catharina Edna Rodriguez. Norbert Elias: Um judeu-alemo, ecltico, excntrico e polmico. III Seminrio Nacional de Filosofia e Educao. Santa Maria: 2009. ELIAS, Norbert. A Sociedade dos Indivduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994a. _______. O Processo Civilizador, 2 vols. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994b. _______. Os Alemes: a luta pelo poder e evoluo do habitus nos sculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994. VIANA, Nildo. Indivduo e Sociedade em Norbert Elias. Estudos/UCG, Goinia, v. 28, n. 5, p. 931-946, 2001. VILA NOVA, Sebastio. Introduo sociologia 6. Ed. rev. e aum. So Paulo: Atlas, 2004.

[1] Graduando em Cincias Sociais pela Fundao Universidade Federal do Vale do So Francisco. [2] O termo civilizao aqui est sendo usado na concepo eliasiana e indica o processo civilizador, no um estado que, uma vez alcanado, permanece esttico. [3] Aqui possvel observar uma aproximao das idias de Norbert Elias com as de mile Durkheim em Diviso do trabalho social.

Alm de as aes se tornarem cada vez mais inconscientes e pautadas no outro, a civilizao traz uma srie de modificaes na estrutura da personalidade e identidade do indivduo processo chamado de psicologizao:
A aventura que o pensamento independente altamente individualizado, a postura atravs da qual a pessoa prova que uma inteligncia criativa, no tem como precondio apenas um talento natural individual muito particular. Ela s possvel dentro de uma estrutura especfica de equilbrios de poder; sua precondio uma estrutura social bastante especfica. E depende, alm disso, do acesso que o indivduo tem, numa sociedade assim estruturada, ao tipo de aprendizagem e ao pequeno nmero de funes sociais que, elas apenas, permitem desenvolver-se sua capacidade independente de reflexo (ELIAS, 1994b, p.232).

O indivduo Eliasiano um ser resultante de todo seu contexto histrico-social e no pode ser estudando desassociado deste contexto, tampouco pode ser compreendido fora das relaes sociais que moldam suas funes psicolgicas. Produtos e produtores do meio em que esto inseridos, ningum dvida de que os indivduos formam a sociedade ou de que toda sociedade uma sociedade de indivduos (ELIAS, 1994a, p. 16). Para compreend-lo necessrio compreender como se deu a evoluo nas estruturas e nas normas de conduta social que controlam as pulses dos indivduos, conformando hbitos culturais civilizados e padres de relacionamento que so

Vous aimerez peut-être aussi