Vous êtes sur la page 1sur 5

Revises para o 1teste( 2perodo)

1.O aluno interpreta o significado de fssil, identificando as condies gerais que permitem a sua formao e conservao.

O que so fsseis? So restos de seres vivos ou da sua atividade que ficaram preservados nas rochas, no passado geolgico. So importantes porque atravs do seu estudo podemos ficar a conhecer melhor a vida na Terra ao longo de 500 milhes de anos da Terra(1/9 do tempo geolgico) nomeadamente: - a idade relativa das rochas - o conhecimento dos climas do passado - conhecimento dos ambientes do passado - a evoluo dos seres vivos Quais so as condies ideais para um organismo ser fossilizado? Os organismos devem possuir partes duras como conchas,ossos,sementes ou troncos. O meio aqutico o mais propcio fossilizao. Em casos raros pode ocorrer a fossilizao de tecidos moles, como pele e rgos internos.(mumificao) Os sedimentos depositados devem ser finos e impermeveis. Proteo dos seres vivos do contato com o ar ou com a gua de modo a que a sua decomposio seja mais lenta.

2.O aluno associa diferentes processos de fossilizao s caractersticas do ambiente de fossilizao e ao tipo de ser vivo. Quais so os processos de fossilizao que existem?

Moldagem: tipo de fossilizao em que fica moldada na rocha sedimentar a forma interna ou externa do ser vivo. Exemplo: peixe e amonite Mineralizao: o tipo de fossilizao em que h a transformao do fssil em pedra.(exemplo: tronco de rvore e dinossauro) Conservao: tipo de fossilizao em que h a preservao integral ou parcial do corpo do ser vivo na resina, no asfalto ou no gelo.(exemplo: conservao do mamute bb no gelo; conservao do inseto no mbar.)

V a pgina 64 do manual!

3.Explica como os fsseis de idade permitem a datao das rochas que os contm e os fsseis de ambiente a identificao de paleoambientes e ambos a reconstituio da evoluo da vida na Terra, contribuindo para a histria dos ltimos 500 milhes de anos da Terra(1/9 do tempo geolgico). O que so fsseis de idade e porque que eles ajudam a conhecer a idade relativa das rochas? Os fsseis de idade so aqueles que permitem determinar a idade relativa das rochas em que se encontram. Isto possvel porque a rocha est dividida em estratos. os fosseis l representados so de idade porque s estiveram numa era e depois no continuaram. Esta imagem est na pgina 73 do manual. Consulta essa pgina.presta ateno s imagens.

Para os seres vivos se tornarem fsseis de idade tm de ter algumas caractersticas. Quais? -terem vivido numa s era - terem ocupado uma grande rea geogrfica - terem existido em grande abundncia

D exemplos de fsseis de idade.

TRILOBITES- s existiram na Era Paleozica

FSSEIS DE DINOSSAUROS- s existiram na Era Meszoica.

FSSEIS DE AMONITES- s existiram na Era Meszoica.

FSSEIS DE MAMUTES- s existiram na Era Cenozica

O que so fsseis de ambiente e como que eles permitem identificar os paleoambientes?

Os fsseis de ambiente (ou de fcies) so aqueles que do informaes sobre o ambiente de formao da rocha em que se encontram. Permitem reconstruir ambientes antigos ou paleoambientes. Exemplo: os fsseis de corais: so bons fsseis de ambiente porque os corais(animais) vivem em guas quentes, de pouca profundidade e com alguma agitao martima. Se encontrarmos uma rocha com fsseis de corais sabemos o ambiente em que viveu: um ambiente de guas quentes, pouca profundidade e alguma agitao martima.

Fssil de coral

4.Utiliza o conceito de datao relativa aplicando-o a estratos sobrepostos.

4.Associa a histria da Terra a mudanas cclicas ao nvel da litosfera,biosfera, hidrosfera, e/ou atmosfera(por exemplo glaciaes,) traduzidas em novas Eras: PrCmbrico-Paleozico- Mesozico-Cenozico.. As principais mudanas cclicas que criaram as Eras foram: - as glaciaes (que alteraram a temperatura do planeta) - as transgresses( Na transgresso o mar sobe e cobre a zona litoral interior. H mais espcies marinhas nesta fase.) - as regresses(Na regresso marinha o nvel do mar desce e a linha da costa recua.Nos perodos de regresso h menos espcies marinhas.) 5.Caracteriza as principais etapas da histria da Terra(Eras/Perodos)ao longo do tempo utilizando o conceito de Escala do tempo Geolgico. O que a escala do tempo geolgico?

A escala do tempo geolgico um calendrio da histria geolgica da Terra que se baseia em grandes acontecimentos geolgicos do nosso planeta. Cada intervalo de tempo nesta escala est relacionado com um conjunto correspondente de rochas, fsseis e acontecimentos geolgicos. A escala do tempo geolgico est dividida em etapas. Quais? A etapa maior chama-se on Pr-Cmbrico.A seguir ao Pr-Cmbrico existem Eras divididas em perodos.
muito importante saber isto!

6.O que so fsseis vivos? Chamam-se fsseis vivos porque praticamente no se alteraram de forma ao longo dos anos, provando que se conseguem adaptar muito bem aos variados ambientes que existiram na Terra. Exemplos:

Celacanto

Limulus(caranguejo ferradura)

Gingko biloba

Nautilus

7.Quanto sua constituio, os fsseis podem ser divididos em 2 tipos. Quais? - Somatofsseis (ossos, dentes, carapaas, conchas, corpos, troncos, folhas) - Icnofsseis(pegadas, ovos, ninhos, galerias)

Vous aimerez peut-être aussi