Vous êtes sur la page 1sur 15

TDAH: MITOS E SUAS CONSEQUENCIAS

O Conhecimento acerca do TDAH tem sido cercado de idias falsas, desprovidas de embasamento cientfico. A Cincia, na sua busca pelo conhecimento da natureza, faz exigncia de alguns critrios e usa de rigor para assegurar que um determinado acontecimento uma verdade cientfica. Importante lembrar que, diante de um fato isolado observado, no devemos apressadamente inferir que o fato antecedente gerou o fato posterior at que vrias repeties do fenmeno em circunstncias idnticas tenham se repetido, e que se possa estabelecer um vnculo lgico entre os acontecimentos em jogo. Outra exigncia da Cincia que, sempre que possvel, o fenmeno possa ser repetido empricamente. Vamos examinar em seguida algumas falsas crenas que as pessoas tm mantido em relao ao TDAH. Mito 1 O TDAH um distrbio fantasma, no existe. Na verdade criaram uma boa desculpa para pais e professores justificarem suas dificuldades de educar e de colocar limites a certas crianas mais difceis que as outras.

Resposta: O transtorno tem sido descrito tanto na cultura ocidental quanto na oriental. Os estudos com gmeos e com crianas adotadas mostram que o papel predominante do fator hereditrio, cabendo ao ambiente uma participao menos expressiva na gnese do problema.

Veja a carta assinada por 80 profissionais experientes sustentando que o TDAH um transtorno legtimo. Mito 2 As crianas com TDAH no so diferentes das demais. Nenhuma criana consegue ficar quieta ou prestar ateno por muito tempo seguido. Resposta: verdade que as capacidades de controle da atividade motora, dos impulsos e da capacidade vo se desenvolvendo no perodo da infncia. A diferena entre uma criana com TDAH e outra talvez no possa ser bem percebida na hora do recreio da escola, quando de se esperar que todas as crianas estejam correndo, pulando ou gritando. Porm, ao soar a campainha do fim do recreio, quando todos retornam sala de aula, a podemos observar que uma determinada criana sistematicamente no consegue parar, e nas aulas frequentemente incapaz de sustentar a ateno, desviando a sua ateno para outros estmulos com maior facilidade do que as demais. A diferena quantitativa e no qualitativa. Quer dizer, tudo que uma criana com TDAH mostra no seu comportamento as demais tambm apresentam, s que naquela que tem TDAH isto aparece de uma forma mais intensa, frequente e trazendo inmeros prejuzos em todas as esferas de sua vida, escolar, familar e social. Mito 3 O TDAH um transtorno muito mais freqente no sexo masculino. Resposta: Durante muitos anos o componente da hiperatividade foi considerado o fato mais importante nesse transtorno e, como os meninos costumam apresentar mais hiperatividade que as meninas, acreditou-se que esse problema seria bem mais comum no sexo masculino.

Em 1980 (DSM-III) a denominao utilizada passou a ser Distrbio do Dficit de Ateno. Com essa mudana as dificuldades de ateno destronaram a hiperatividade. O que ficou evidente que nas meninas o tipo clnico que cursa sem hiperatividade (Tipo Predominantemente Desatento) mais comum. Por essa razo, por ser menos ruidoso, esse tipo pode passar mais tempo sem ser identificado, ou ser facilmente confundido com outras condies, como depresso, deficincia intelectual leve, problemas psicolgicos, etc. Mito 4 Os sintomas de TDAH geralmente desaparecem espontaneamente no final da adolescncia. Resposta: Era exatamente isso que se pensava enquanto o fator hiperatividade era o mais importante no quadro clnico, pois existe uma tendncia da hiperatividade declinar com o passar dos anos, ao passo que os sintomas de desateno tendem a persistir. Na verdade nem sempre a hiperatividade desaparece, ela apenas evolui de acordo com a idade. Por exemplo, uma criana hiperativa pula sem parar, trepa nos armrios da casa, corre de um lado para outro. Quando essa mesma pessoa chega idade adulta no de se esperar que ela continue com o mesmo comportamento, mas podemos ver que ela est sempre andando de um lado para outro, faz tudo como se estivesse com muita pressa, no consegue deixar as mos paradas, assume inmeras tarefas simultaneamente, sem conseguir finalizar a maioria delas, tem dificuldade de planejamento, seguir metas e de se organizar de uma maneira geral. Mito 5 Se uma criana com TDAH consegue fazer com muita ateno uma atividade do seu interesse (videogame, por exemplo) e no consegue fazer os deveres escolares, a razo para isso parece ser uma falta de vontade ou motivao. Resposta: Na verdade o termo dficit de ateno no descreve fielmente o que ocorre e provavelmente ser substitudo no futuro, pois o que ocorre com essas pessoas uma inconstncia ou m-regulao da ateno. Existe um prejuzo na capacidade de a pessoa dirigir sua prpria ateno, ou seja, uma dificuldade na ateno voluntria.

Muitas dizem que tentam se esforam para ler, estudar, mas no conseguem. claro que depois de algum tempo essas pessoas vo de antemo evitar ou desistir antes mesmo de iniciarem essas tarefas to penosas para elas.

Na verdade a criana com TDAH costuma, em alguns casos, concentrar-se com maior facilidade em atividades mais dinmicas, mais motivantes, ldicas e pouco repetitivas. A isso costuma-se chamar de Hiperfoco. Mito 6 Os medicamentos usados no tratamento do TDAH provocam efeitos colaterais srios e podem causar dependncia. Resposta: A maioria dos especialistas com experincia no acompanhamento de pessoas com o transtorno, afirmam que os medicamentos utilizados para o tratamento do TDAH so eficazes e seguros. evidente que qualquer medicamento pode produzir efeitos adversos, e os medicamentos para o TDAH no fogem a essa regra. Devem ser administrados por profissional com experincia no seu manejo. Mito 7 O uso de medicao para tratar o TDAH pode predispor a criana se tornar um dependente de outras drogas no futuro. Resposta: Estudos j foram realizados acompanhando as crianas que tinham feito uso de medicamentos para TDAH, e comparando esse primeiro grupo com outro grupo de crianas que, por qualquer razo, no tinham feito tratamento para TDAH. O resultado que a ocorrncia de abuso de drogas na juventude revelou-se maior ou idntico no grupo no tratado para TDAH, o que mostra que o tratamento medicamentoso, na verdade, no capaz de induzir ao abuso de drogas. Mito 8 Apresentar TDAH na infncia traz poucas conseqncias para a vida da pessoa e por isso no se justifica um tratamento nessa idade.

Resposta: Alguns casos de TDAH menos intensos, quando acompanhados de alto nvel intelectual e ambiente familiar bem estruturado (fatores de resilincia ou proteo), podem passar pela vida sem que o transtorno cause grandes prejuzos na sua qualidade de vida. Todavia, na maior parte dos casos, o TDAH compromete seguramente a qualidade de vida da pessoa, e sem dvida, isto significa que ela seria capaz de desenvolver melhor o seu potencial se tivesse em tratamento para TDAH. Prejuzos na auto estima, rendimento escolar e profissional abaixo da real capacidade, conflitos com colegas e cnjuges, maior comorbidade com outras doenas, como depresso, ansiedade, dentre outras, maior tendncia maior a ter mltiplos casamentos, gestaes indesejadas, abuso de lcool e drogas, so algumas das possveis conseqncias que a falta do tratamento do TDAH traz para a vida das pessoas. Sam Goldstein, experiente psiclogo norte-americano, afirma que o risco de no tratar certamente maior que o risco do tratamento. Mito 9 TDAH e Hiperatividade so sinnimos. Todas as crianas com TDAH so hiperativas. Resposta: Os sintomas de Hiperatividade s esto presentes no tipo combinado e predominantemente hiperativo. No tipo predominantemente desatento no est presente o sintoma de hiperatividade. Mito 10 Uma vez diagnosticada como TDAH, a criana tem uma boa desculpa para seu rendimento escolar prejudicado. Resposta: Nem sempre o diagnstico de TDAH responde por todas as questes referentes ao rendimento escolar prejudicado. Transtornos de aprendizagem como dislexia, discalculia, disortografia, m qualidade de ensino, didtica equivocada, mtodos de ensino obsoletos e falta de recursos pedaggicos podem explicar alguns casos que no necessariamente esto associados ao TDAH.

O TDAH um transtorno da ateno. Uma vez que a ateno e concentrao so condies necessrias para todo e qualquer processo de aprendizagem, o TDAH interfere no desempenho acadmico e escolar global. Mito 11 Um tratamento base apenas de medicamentos pode resolver satisfatoriamente quase todos os casos de TDAH. Resposta: O tratamento do TDAH est baseado em um trip de aes: Psicoeducao (informao sobre o transtorno), Psicoterapia (nos casos em que h prejuzo psicolgico) e Medicao.

HIPERATIVIDADE A hiperatividade um dos componentes mais conhecidos do TDAH - Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade. A criana hiperativa mostra atividade maior que outras crianas da mesma idade. comum as crianas serem ativas, sem que isto seja uma hiperatividade anormal ou patolgica. A diferena que a criana hiperativa mostra um excesso de comportamentos, em relao s outras crianas, alm de dificuldade em manter a concentrao, impulsividade e agitao. A criana hiperativa um desafio para seus pais, familiares e professores. A hiperatividade pode ocorrer em diferentes graus de intensidade, com sintomas variando entre leves a graves. A depender da gravidade destes sintomas, a hiperatividade pode comprometer o desenvolvimento e a expresso lingustica, a memria e habilidades motoras. Pode afetar crianas, adolescentes e at mesmo alguns adultos, embora o mais comum seja encontrar meninos hiperativos. importante que as causas da hiperatividade sejam identidicadas de forma correta. A falta de um bom diagnstico diferencial pode levar a tratamentos inadequados. Saber mais sobre diagnstico e tratamento para hiperatividade no TDAH faz toda a diferena na hora de ajudar seu filho. Nem todas as formas de hiperatividade tem relao com dficit de ateno. Outras causas possveis so alteraes metablicas e hormonais, intoxicao por

chumbo, complicaes no parto, abuso de substncias durante a gestao, entre outras. Problemas situacionais, como crises familiares (luto, separao dos pais e outras mudanas) podem ser traumticas para crianas e levarem a um quadro de hiperatividade reativa. Todas estas possveis causas devem ser investigadas antes de iniciar o tratamento da hiperatividade, especialmente quando se desconfia de

hiperatividade em bebs. Um especialista em comportamento infantil pode ajudar a distinguir entre a criana normalmente ativa e enrgica e a criana realmente hiperativa. As crianas at mesmo as menores podem correr, brincar e agitar-se felizes durante horas sem cochilar, dormir ou demonstrar qualquer cansao. Para garantir que a criana realmente hiperativa seja tratada adequadamente - e evitar tratar erroneamente uma criana normal - importante que seu filho receba um diagnstico preciso.

http://www.youtube.com/watch?v=ZE_pUZCNI0E

http://www.youtube.com/watch?v=xG7KfQls-PM HIPERATIVOS FAMOSOS

Albert Einstein

Beethoven

Tom Cruise

Salvador Dali

Jim Carrey

Leonardo da Vinci

Walt Disney

Thomas Edison

Galileo Galilei

Danny Glover

Whoopi Goldberg

Dustin Hoffman

John Lennon

Wolfgang Amadeus Mozart

Napoleon Bonaparte

Isaac Newton

Nostradamus

Pablo Picasso

Socrates

Steven Spielberg

Van Gogh

Michael Phelps

Vous aimerez peut-être aussi