Vous êtes sur la page 1sur 99

Neuromarketing

Prof. Pedro Celso Julio de Camargo

Data: 10/07/2013
1

Vamos aos fatos!

1. Somos seres biolgicos

Nosso crebro decide milsimos de segundos antes de termos conscincia do ato.

10

A evoluo biolgica muito mais lenta do que a evoluo cultural, por isso agimos ainda como nossos ancestrais.
11

O crebro pode processar 126 informaes por segundo, 7.560 por minuto e quase meio milho por hora. De 80% a 95% das nossas atividades cognitivas acontecem abaixo dos nveis conscientes.
12

Nossos sentidos captam aproximadamente 11 milhes de bits de informao por segundo, enquanto a parte consciente do crebro capaz de processar apenas 40 bits de informao por segundo.
13

Temos uma tendncia natural e evolutiva mentira e ao autoengano.


14

*Falsas memrias; * Transitoriedade; * Distrao; * Escurecimento verbal.

15

5 - Acontece que nossos instintos nos do respostas antigas para lidarmos com um novo ambiente.

16

A memria abrange o arquivo e a

recuperao de
experincias Falsa memria Transitoriedade Distrao
17

6- Existem fatores internos que nos fazem agir.

18

Dopamina
A dopamina est intimamente ligada ao humor e faz parte de nossa resposta prazer

19

20

Serotonina

A serotonina est ligada s nossas percepes sensoriais, emoes e humor.

21

Serotonina

22

Hormnios
Os hormnios produzem um efeito enorme sobre nosso humor. So substncias qumicas que ajudam o organismo a se manter funcionando. A palavra hormnio derivada do termo grego hormo, que significa pr em marcha, portanto, fazer agir.
23

John Coates foi ao prego da bolsa de valores e coletou amostras de saliva de 250 agentes financeiros jovens. Testosterona prejudica o julgamento e para Coates, a testosterona a molcula que explica a exuberncia 24 irracional.

Ciclo circadiano

25

Os consumidores tm um repertrio comportamental que resulta da interao entre a filogenia (a histria evolutiva da espcie) e a ontogenia (a histria evolutiva do indivduo) 26

Fato

27

A economia busca o comportamento racional puro...

...Mas o crebro dinmico ( emocional, racional e automtico)


28

1. Herd behavior ou comportamento de bando; 2. Jogo do ultimato

29

Com todos estes fatos nota-se que pesquisa qualitativa de comportamento do consumidor est distante da realidade.

30

como poste, uns usam para se iluminar e outros para se encostar.

31

Estatstica igual a biquni, mostra tudo, mas esconde o essencial.

32

33

hbitos
uma vantagem evolutiva. 1. no temos que engajar o crebro numa nova ao ( gasta energia cerebral) 2. podemos evitar perigos aderindo ao seguro um caminho comprovado anteriormente. Consumidores tm hbitos e seguem rotinas similares (e automticas) todos os dias
34

Est se acostumado a observar o consumidor, mas na verdade o que voc identifica so os hbitos e no os reais motivos de escolha, deciso e compra
35

Plula anticoncepcional altera a pesquisa de branding


Mulheres que tomam contraceptivos hormonais, so melhor em lembrar a ideia principal de um evento emocional. J as mulheres que no usam so melhores em detalhes.
Estudo da Universidade da Califrnia.
36

As pesquisas de comportamento do consumidorentrevistas, focus group, observacional, questionrios e etnogrfica no identificam o motivo da compra, porque o sujeito tambm no sabe dizer, ele apenas justifica seu ato.
37

Engajamento emocional Como voc pode medir emoo perguntando s pessoas? O simples ato de pensar sobre o sentimento altera o prprio sentimento.
38

39

Sistema automtico: (intuitivo, instintivo e com pouca conscincia dos atos) Animal/Irracional; Sistema reflexivo: (reflexivo e racional) Humano/Racional.
40

41

42

43

Quando se trata de satisfazer nossos desejos e necessidades usamos muito mais o crebro reptiliano.

44

O crebro reptiliano mudou pouco nos ltimos 200.000.000 anos, e uma relquia do nosso passado prmamfero. As partes superiores do crebro so adies mais recentes.
45

* O crebro reptiliano trata da sobrevivncia e da reproduo. * a fonte da nossa "luta ou fuga" (medo e agresso). * A maioria do nosso prazer e dor se origina no crebro reptiliano. * Competir, dominar, comer, guardar territrio so funes bsicas do reptiliano. A maioria das questes do nosso ego esto enraizadas aqui.

46

Decises automticas x emocionais x racionais. O crebro dinmico isso significa que todas as rea esto ativas sempre, mas h domnio de uma sobre a outra em certos momentos. Temos muito mais fibras saindo do sistema lmbico para o crtex do que ao contrrio A dopamina est no centro da deciso.
47

Pesquisa do comportamento do consumidor com uso de equipamentos de diagnstico por imagem, para entender quais so os efeitos das aes de marketing.

48

Atravs de aparelhos que registram imagens do crebro, os neurocientistas esto detectando quais as reas do crebro humano que so ativadas quando as pessoas so expostas a comerciais de TV, aos discursos polticos ou ainda aos produtos expostos nas prateleiras dos pontos de venda.

49

Trs so os interesses e parmetros da pesquisa em neuromarketing:

A ateno; O engajamento emocional; A memria.


50

Ateno Quanta ateno voc est prestando ao comercial de TV , propaganda no outdoor e ao produto no PDV. Toda cincia por traz da mensurao da ateno vem das pesquisas em ADD e ADHD. (Attention deficit disorder / Attention deficit hyperactivity disorder).
51

Engajamento emocional No basta estar atento preciso estar emocionalmente engajado ao que v e compra. Toda cincia por traz da mensurao do engajamento emocional vem das pesquisas sobre manias e fobias. Coisas pelas quais somos obcecados, o que temos medo ou nojo.

52

Memria Que parte do que voc estava vendo vai para a memria de longo prazo? Toda cincia por traz da mensurao da memria vem dos estudos de Alzheimer.

53

54

55

56

57

58

59

60

O uso de expresso facial:

organismos sociais competentes vo


ler os sinais sociais de seus pares. Nos

primatas, o rosto evoluiu para transmitir o


estado emocional interno do organismo.
61

62

Facial Imaging's its technology consists in mapping 143 points on the face, activated by 43 facial muscles (medo surpresa, felicidade, nojo, tristeza, raiva e nojo).
63

O uso de expresso facial

Organismos sociais competentes vo


ler os sinais sociais de seus pares. Nos

primatas, o rosto evoluiu para transmitir o


estado emocional interno do organismo .
64

vdeos
65

66

67

68

69

70

71

Anatomia e Fisiologia do Branding.


Pedro De Camargo

72

73

Dar frio na barriga

74

75

Curioso falar de brand experience, sem tocar na biologia. A experincia sensorial.

76

Branding entender e falar s as bases biolgicas do comportamento.

Sobrevivncia e reproduo
77

Segundo a pesquisa cientfica feita por Dr. Eran Zeidel, os consumidores fazem a leitura de uma marca no como qualquer outra palavra - ao invs disso eles ativam reas do crebro normalmente utilizadas para processar as emoes.
78

79

H uma maior ativao no crtex dorsolateral direito (associado com a considerao de mltiplas fontes de informao), H aumento da atividade no crtex rbito-frontal direito (associado com a avaliao de recompensas) H aumento da atividade no crtex frontal inferior esquerdo (associada com vocalizao em silncio).
80

Branding est na Voz


81

FALA SRIO! QUEM FALA GROSSO VENDE MAIS!


Um estudo recente da universidade de Aberdeen descobriu que a memria feminina extremamente sensvel s vozes masculinas mais grossas, profundas. No experimento foram mostrado s mulheres pesquisadas imagens de objetos enquanto ouviam o nome do objeto, s vezes com voz masculina e outras com voz feminina.
82

Campanhas
Estudos de neuroimagem sugerem que regies associadas com emoes especficas podem ser ativadas pela viso da expresso facial da mesma emoo, fenmeno descrito como contgio emocional.
83

84

85

86

87

Todos os dias o consumidor est exposto em mdia a 3.000 mensagens publicitrias, destas, uma pessoa normal vai lembrar apenas de 8. Ento como tornar-se uma das 8 e no uma das 2.992 no notadas?
88

Propaganda em movimento cria engajamento e aumenta a lembrana da pea segundo uma neuropesquisa.

89

Se temos ancestrais em comum porque no teramos comportamento parecidos? A Gentica Comparativa mostrou que: Com os chimpanzs compartilhamos 98,9% dos genes, Com os camundongos 95%, Com as galinhas 60%, Com as minhocas 50% dos genes, Com as vespas nasonia 40% dos nossos genes e; 25% dos nossos genes esto presentes em todos os seres vivos.
90

91

92

93

Questo
Porque quando se trata de seres humanos a teoria da evoluo e seleo natural so aplicadas do pescoo para baixo?

94

O nosso comportamento irracional e o comportamento de compra est ligada aos instintos e s emoes e sentimentos simples. Somos animais humanos e buscamos basicamente sobrevivncia e reproduo. Estes fatos dirigem nosso comportamento de consumo.

95

Conhecida tambm como rabo-forcado, joo-grande, alcatraz, grapir. O macho negro com o papo vermelho, que se infla para chamar a fmea para o acasalamento

96

97

98

Insanidade fazer a mesma coisa, da mesma maneira e esperar um resultado diferente


Muito obrigado Pedro Camargo Acesse meu blog www.pedrocamargo.co Facebook - www.facebook.com/escritorpedrocamargo
99

Vous aimerez peut-être aussi