Vous êtes sur la page 1sur 20

VIVER E MORRER: RITOS DE PASSAGEM ENTRE MESOPOTMICOS, EGPCIOS, GREGOS E JAPONESES

(Atividades, 2012) Jnatas Ferreira de Lima UFRN Histria SEMINRIO DE HISTRIA ANTIGA E MEDIEVAL II Orientador(a): Dr Mrcia Vasques MESOPOTMICOS

1) Inanna caminhou para o mundo inferior, O seu vizir Ninshubur seguia a seu lado, A pura Inanna diz para Ninshubur: tu que s meu apoio constante, Meu vizir das palavras favorveis, Meu cavaleiro das palavras verdadeiras, Estou descendo ao mundo inferior... (KRAMER, S. N. p.. 182) a) Quem Inanna na mitologia da Sumria?

Segundo Kramer (1956, p. 178-179) muitos povos antigos possuam uma deidade especifica para o amor. Geralmente era atribuda uma caracterstica fsica feminina ao deus. Como exemplo o autor menciona Venus, Afrodite e Ishtar. Todas elas so belas garotas ou mulheres, eternamente jovens que mexem com o corao dos homens e das mulheres. Na Sumria tal divindade chamada pelo nome de Inanna. Alm de deusa do amor era a rainha do Cu, sendo casada com Dumuzi (ou Tammuz) o deus dos pastores.

b) Baseando-se nos textos trabalhados at o momento, discorra acerca dos problemas que a descida de Inanna at os infernos poderia causar.

Sendo uma deusa poderosa, senhora do Cu, Inanna no se satisfaz somente com este poder. Ela deseja tambm os domnios de sua irm mais velha, a deusa da morte e da tristeza, chamada pelo nome de Ereshkigal. Sua irm sua pior inimiga. A deusa Inanna fez um acordo com seu vizir Ninshubur, para que este pedisse a ajuda dos outros deuses da Sumria a fim de resgat-la do Inferno, caso no retornasse em trs dias. Ento, ao chegar diante de sua irm e dos Anunnaki, aps alguns desafios que a fizeram chegar despida, a deusa Inanna morre. Trs dias depois o seu vizir vai s cidades convencer os deuses e somente Enki coopera com a situao. Aps a ressurreio de Inanna, esta agora, est sob uma regra

dos Infernos, o pas de onde no se regressa: ela precisa trocar de lugar com algum deus vivo para retornar. Vigiada por demnios Inanna sai para Terra em busca desse sortudo que a substituir no Inferno. Em suma, foi seu marido Dumuzi, o deus dos pastores, o escolhido, uma vez que no demonstrou temor diante do fato de Inanna est sumida. Isso a irritou e os demnios capturaram Dumuzi. Assustado o deus dos pastores clama pelo irmo de Inanna, o deus do sol Utu. Bem, neste ponto o autor Kramer atenta para o fato de haver um problema nos textos, um tipo de interrupo. Mas segundo ele, por outras fontes que mostram Dumuzi um deus do Inferno, conclui-se que a tal suplica no deu certo e os demnios o levaram para o Grande Inferior. Que problemas essa descida aos infernos poderia causar: problemas com os deuses? Acredito que sim, pois cada deus possua seu domnio (alguns lidavam com mais de uma questo). Essa descida agitou o mundo dos deuses uma vez que Inanna morreu. Um deus morreu. Esse deus ressuscitou pela morte de outro e isso tornou Dumuzi um deus do submundo; problemas com o imaginrio dos homens? Sim, pois o mundo terreno era constantemente ameaado (ou beneficiado) pelas aes divinas, ou seja, por exemplo, espritos que poderiam sair do inferno, devoradores de carne humana. No algo para se achar graa. Principalmente por isso ser uma ameaa de uma deusa gananciosa; problemas com a ideia de morte? Podemos dizer que sim. Afinal, mesmo possvel ressuscitar do pas de onde no se regressa? possvel um mero humano no morrer? Os deuses morrem? Um homem poderia fazer frente a um deus? Enfim, todos esses questionamentos podem ser aplicados aps a leitura dessa descida aos infernos, pois nada mais que um choque com outras vises de morte dos sumerianos. Assim comenta Bottro sobre essa questo: [...] tratase, uma vez mais, de uma contradio, um ilogismo da mitologia, que explorava alternadamente os diversos aspectos da morte e do destino dos mortos. (BOTTRO, 2011, p. 106).

2) A partir da leitura dos trs textos dessa segunda unidade, responda:

a) Como se caracterizava o mundo inferior dos mesopotmicos?

Enumeremos algumas caractersticas desse mundo inferior: 1) era tambm chamado de o pas de onde no se regressa (KRAMER, p. 179) ou o pas sem retorno (BOTTRO, 2011, p. 95) dentre outros apelidos; 2) esse mundo era domnio da deusa Ereshkigal

(KRAMER, p. 179) que em outras literaturas aparece com um esposo chamado Nergal (BOTTRO, loc. cit.); 3) o destino de todos os homens aps a morte (BOTTRO, Ibid, p. 90-91); 4) possua sete juzes, chamados de Annunaki (BOTTRO, 2004, p. 322); 5) durante a noite o deus do sol Shamash frequentava os domnios do submundo (BOTTRO, loc. cit.); 6) possua um porteiro chamado Nedu (BOTTRO, loc. cit.). Contudo essas caractersticas podem vir a ser contraditrias, como por exemplo, no caso de um pas sem retorno, como os mortos podem agir no mundo dos vivos? (BOTTRO, 2004, p. 332) E eles agiam.

b) Enumere algumas atitudes dos vivos que poderiam contribuir para abrandar a estadia dos mortos no inferno mesopotmico.

Destaquemos alguns:

(BOTTRO, 2004, p. 329).

1) Chorar e enterrar segundo os ritos (coloc-los em terra para que possam estar em condies de alcanar seu lugar supremo, seu lugar de sonho, sua residncia de paz, de repouso, sua morada eterna); 2) Sepultar o morto (o no cumprimento deste rito era passivo de pena para o transgressor);

(BOTTRO, 2004, p. 330).

3) As tumbas so individuais; 4) O morto deve ser enterrado com alguns objetos que o pertenciam em vida (vasilhas, adornos, utenslios de trabalho, de guerra de jogos), pois acreditava-se que se poderia precisar deles no outro mundo. Entendo que, um enterro digno, em terra, individual, com alguns objetos que me pertenceram em vida, me possibilitaria uma boa passagem para um bom descanso no Alm. Chamaria a triste morte de a hora do descanso, de o sono da paz e o pas sem retorno de residncia eterna e ai daqueles que no me sepultem. Sero punidos. Aps, no perturbem minha sepultura nem meu nome, no gosto da ideia de me tornar fantasma.

c) O que Jean Bottro nos diz acerca da ideia de julgamento no inferno mesopotmico?

No estou conseguindo identificar a ideia de julgamento infernal mencionado por Bottro. Mas encontrei algumas coisas na Internet:

Nergal aquele que tudo queima, o destruidor, pois esta sua ltima limitao. Quando uma pessoa morre, ela ir, se tiver medo, queimar nas chamas de seu terror. Ela ir ser devorada pelos ces de seus desejos no satisfeitos, cortada em pedaos por sua culpa, at que todo este indivduo seja purificado, e um pouco, apenas um pouco de metal, que pode ser ouro, ou cobre ou mercrio, prata ou at mesmo chumbo, seja encontrado. Este teste acontece a cada vez que se respira: a cada respirao, as pessoas morrem e renascem, e portanto, a cada dia as pessoas nascem ao nascer do dia e morrem ao adormecer, e no sono, o gosto da morte pode ser sentido nos sonhos do que no realizados durante o dia. Aqui, na Manso dos Mortos, esta pessoa dever ser um heri, caminhando sem medo pela terra de seu prprio Mundo Subterrneo, zombada pelas leis que desprezou ou se rebelou contra. Esta pessoa dever encontrar os demnios que ela mesma criou, deve lutar as batalhas que ocorreram dentro de si mesma a cada dia. Isto justia: entre cada respirao, ele dever ver o julgamento que ser passado por sobre

ele. Apenas coragem e perseverance na verdade e na viso interior so as armas desta pessoa l. (DAVIES, Wilfred; ZUR, G. The Phoenician Letters. Manchester: Mowat Publishing,1979. p. 45. Disponvel em: <http://www.angelfire.com/me/babiloniabrasil/eternal.html>. Acesso em: 15 nov. 2012.).

Alm desta citao, o Wikipdia, sobre Histria da Mesopotmia em portugus, destaca o seguinte acerca do julgamento no ps-morte mesopotmico: No existia concepo de julgamento ps-morte entre os mesopotmicos. Acreditava-se que o "esprito" dos mortos atravessava um rio at o "sombrio" mundo dos mortos, onde permaneceria pela eternidade. Enfim, no conheo o suficiente para dar algum crdito estas citaes. No entanto a palavra julgamento, no fcil de ser lida nos dois textos de Bottro referidos abaixo. Por outro lado, se comentar as duas citaes feitas, poderia dizer que h uma contradio. Nergal, esposo de Ereshkigal, aquele que queima os mortos e estes passam por uma srie de provaes at que encontrem seus demnios, os enfrentem com coragem e passem pelo julgamento. Bem diferente do mundo montono de descanso e paz prometido. E isso contraditrio com o dizer que aparece no Wikipdia, no qual se afirma no existir julgamento ps-morte entre os mesopotmicos. O autor Bottro, sempre est questionando essas contradies. Ora se diz no retornar, ora diz interagir com os vivos, afinal, os mortos retornam em formas espirituais e intercedem at pelos vivos. Seja qual for a ideia de julgamento, acredito que ela bem diferente dos egpcios que claramente esto preocupados com o julgamento de Osris. No mais os mesopotmicos se preocupam em ter uma boa passagem para o mundo dos mortos e no est clara sua preocupao com algum julgamento ps-morte.

Referncias BOTTRO, J. Mesopotamia. La escritura, la razn y los dioses. Traduccin Jos Luis Rozas Lopes. Madrid: Ctedra, 2004. La mitologia de la muerte. p. 315-337. BOTTRO, Jean. No comeo eram os deuses. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2011. KRAMER, S. A histria comea na Sumria. Portugal: Publicaes Europa-Amrica, 1956. Cap. XIV - O Inferno: a primeira narrativa da ressurreio. p. 177-190.

EGPCIOS

01)

Apoiando-se nas leituras dos dois textos referenciados abaixo, faa um

comentrio sobre as relaes entre os vivos e os mortos na sociedade egpcia. D exemplos dessas relaes se utilizando das fontes egpcias presentes nos dois textos.

Selecionei alguns apontamentos de Pierre Montet acerca do tema (MONTET, 1989, pp. 311-312; 315; 323; 328):

Nesta primeira seleo (p. 311), notemos que assim como muitos homens, em qualquer poca, o fato da morte era entendido como algo no necessariamente atrativo. No seu estado saudvel, o ser humano no quer deixar de existir, no deseja que seu nome seja esquecido, ou mesmo no quer deix-lo sem ter construdo algo para ficar aos vivos. A angstia do homem egpcio o fez suplicar pelo afastamento da morte, esta que no leva em conta a idade, o status social, enfim, tudo que est vivo, ou lhe atribudo vida, morrer, deixar de existir.

Nesta segunda (p. 311-312), temos o argumento de conforto junto ao imaginrio do Alm. Semelhante ao sono, a experincia levou-os a entender a morte como um descanso, de certa forma, um estado em que no h mais luta pela vida, isto , dvidas, brigas, discusses acaloradas, afazeres domsticos e provavelmente a servido, no so elementos que se encontram no outro mundo. No entanto, esse imaginrio do Alm influencia o cotidiano dos vivos. No se vive sem levar em conta que deixar este mundo. E para onde se vai? Olhando, parece um sono inabalvel. Nenhum deles, que agora dormem, retornou para revelar o destino dos defuntos. Deu-se crdito ao imaginrio do Alm, e construram tumbas para os que fossem dignos de ter uma vida aps a morte. Os governantes so divindades ao mesmo tempo em que so submissos aos seus poderes. Na tumba se reproduz uma cena do cotidiano, para que esta sustente o status do rei no Alm; seus servos tero a honra de o servirem no outro mundo, pois so sepultados com ele. O imaginrio do Alm os leva a verem o prprio Egito (idealizado) como esse mundo dos defuntos. Apesar das incertezas mediante o morto, o imaginrio tornou-se to presente no cotidiano que no se questionava essa realidade paralela, pois fazia parte dos ofcios sacerdotais, das pinturas, da cincia dos astros, da agricultura, da poltica de governo, das cheias e secas do Nilo, da distino entre Oriente (nascer) e Ocidente (morrer). O desconhecimento do outro mundo foi perdendo fora diante do imaginrio vivido, ou seja, tornado real pelo homem egpcio.

Nesta terceira (p. 315), o ser humano egpcio, levando em considerao que inevitvel a partida para o outro mundo, questiona a existncia ou no de punies por pecados cometidos durante a vida. Independente de quais sejam esses pecados ou para quem est se pecando, o egpcio deseja a todo o custo passar pelo tribunal dos mortos. Ou

seja, que seu corao seja pesado e liberado por Osris. Para livrar o corao da condenao, precisava-se em vida estar limpo e para isso acreditou-se que, se pronunciar via escrita a negao dos erros, um tipo de magia, provavelmente, sendo esta dotada de convico, estarse-ia livre do(s) pecado(s). A morte era to visada na vida dos homens egpcios, que Osris era a deidade mais falada no cotidiano, tambm por ser o deus do espao agrrio. Osris era a base para o imaginrio da ressurreio. Esta era a palavra mais consoladora que poderia existir, para aquele que gostaria de continuar vivendo no Egito.

Nesta quarta seleo (p. 323), os homens racionalizaram uma eternidade paralela ao imaginrio dos mortos e da ressurreio: o legado que se deixaria para os filhos. Voltamos aquele primeiro medo da morte: quem pronunciar meu nome e meus feitos aos povos, ou num grau menor, aos meus vizinhos, aps minha morte? A importncia dos filhos em primeiro lugar, e dos pupilos em segundo, gira entorno da continuidade da profisso, das ideias, dos ensinamentos, dos feitos, da memria, ou seja, um recurso que eterniza o individuo mesmo no existindo no espao social. Para aqueles, como os governantes (faras), uma imagem que os representam tambm d, ao mesmo, um carter eterno e de juventude, j que no h representaes (pinturas) de idosos no Egito. Os filhos (a prole), na lgica, so os primeiros pupilos de um animal. Como ser que torna racional o cotidiano, o homem pensou da mesma forma, e o primeiro sinal dessa prtica era o ensino dos ofcios aos filhos. Ofcios que seguem uma linhagem, geralmente paterna. O sacerdote herda os ofcios de seu pai que era sacerdote e na mesma lgica a linhagem divina do fara, no qual o filho mais apto (geralmente o primognito) herdaria o governo. Trata-se de um jogo de heranas.

Nesta ltima seleo (p. 328), temos o pranto diante da perda de um ente querido, ou no. Contudo sendo voc legitimado pelos seus prximos (no necessariamente pela famlia) como um grande homem, estaria garantida a sua eternidade, esta, comprovada nas citaes ao seu nome feitas pelas geraes seguintes. Ao prantear pelo ente falecido, era lcito desabafar os sentimentos, caso ainda achasse pouco, poder-se-ia contratar profissionais do pranto (os carpideiros), pensamos at que se forem mais carpideiras (mulheres) seria mais marcante o funeral. Mas prantear no se limitaria apenas aos gritos, lgrimas, faces de bocas tortas e lbios tremulantes, rostos vermelhos e constantemente corpos caindo de joelhos sobre o cho empoeirado, mas alem dessas reaes naturais do corpo, havia as simblicas. O impacto do enterro no estava apenas nas reaes naturais, mas tambm nas que caracterizavam o sentimento de passagem do defunto ao outro mundo: o rasgar das vestes era uma dessas simbologias; o jogar lama nos rostos tambm; no caso das mulheres carpideiras, o mostrar dos seios, agitados pelo balanar dos braos bem como o bater das mos na cabea. Mas nem tudo era visto como uma histeria, pois nem todos se davam aos prantos e alguns acompanhavam o enterro recitando os mritos do defunto, destacando sua importncia e o respeito que os vivos esto lhe prestando, comprovando este ser um grande homem que agora segue ao Ocidente: a terra dos mortos.

10

No geral, o autor apresenta muitas outras questes que podem ser apresentadas como exemplo da relao dos homens egpcios com seus mortos; como a questo do enterro do defunto com seus pertences e at as oferendas de comida feita nos enterros, mas foram estas acima que optei por destacar. Na sequncia, temos o autor Sergio Donadoni. Da mesma forma, selecionaremos algumas passagens de seu texto para serem comentadas (DONADONI, 1994, p. 218-219; 232):

Nesta seleo (p. 218), percebemos a ideia de vida eterna. Mesmo a viso de um corpo morto no causa impresso suficiente para abalar a crena de vida que esse defunto agora vive. Independente da crena funerria dos egpcios, a memria aparece mais uma vez como elemento eternizador de um homem falecido.

Nesta segunda (p. 218), observemos como a morte no ruptura, mas uma continuao do viver. O Estado de Morte, na verdade, de Vida. Aps a morte, passando pelo tribunal de Osris, ser possvel viver realmente uma vida digna, coisa no muito fcil no mundo anterior. Um mundo sem secas, trabalhos forados, sem cansao, campos sempre prontos para colheita, servos sempre a disposio do senhor. Recebendo oferenda dos vivos para que estes tambm desfrutem de um bom lugar no outro mundo.

11

J nesta seleo (p. 219), a angstia da incerteza diante do morto aperta o corao do homem egpcio. Todas as coisas da vida perecem, se desmancham, e no diferente com o homem. Lamentar no vai livrar o ser vivo da morte. Nem os mortos retornam para avisar os vivos sobre a existncia de um Alm utpico. A morte um temor a ser vencido pela magia funerria. Quem se beneficiar desta? Faras, sacerdotes, governadores, ricos, pobres? Quem puder pagar. Quem puder oferecer. Os vivos do vida aos mortos e este ciclo continua e continua.

Nesta ltima (p. 232), apesar de ser no Egito ptolomaico, identificamos a prtica de assistncia aos vivos que ficam diante da perda de um ente. Um reconhecimento da dor da perda. Uma preocupao de vivos para vivos. Depois de muitos sculos, seria um Egito que entrava numa etapa de reformulao do entendimento do ps-morte? Um desejo pela vida eterna, agora abalada por um crdito crescente incerteza? At que ponto os helenos influenciaram os egpcios? No entanto a oferenda aos vivos, diante da morte, e nem tanto mais aos mortos, parece ganhar mais fora nesse perodo.

12

02)

Comparando com o que fora estudado acerca da sociedade mesopotmica, o

post-mortem egpcio melhor ou pior? Por qu?

Segundo as leituras em Kramer, Bottro e Potts que trabalham com mesopotmicos, morrer para estes, no era algo to quisto como era com egpcios, de acordo com Donadoni, Monet e os autores das dissertaes. Acredito que os ttulos dados ao outro mundo resumem a ideia: pas sem retorno, sem regresso, sem volta para os mesopotmicos e Vai para que regresses, [...] Morres para que vivas segundo os textos egpcios. Morte, para homens sumerianos, significava o fim e nem sempre o mundo do Alm era um lugar entendido como de descanso ou agradvel. Era muito mais um mundo de escurido, solido. Viver era mais importante para mesopotmicos e viver bem, com corao alegre. Por outro lado, os egpcios desejavam uma vida melhor e nada mais adequado do que lan-la para o Alm. O Alm no Egito era sim a verdadeira vida, ideal tanto para o fara quanto para o sdito. Diante dessa concepo, melhor morrer egpcio, mas ter vivido como mesopotmico.

Referncias

DONADONI, Sergio. O morto. In: ______. O homem egpcio. Lisboa: Editorial Presena, 1994.

MONTET, Pierre. O Egito no tempo de Ramss. So Paulo: Crculo do Livro/Cia das Letras, 1989. Cap. XII. Os funerais.

13

GREGOS ou HELENOS

1)

Identifique e reescreva o que Jean-Pierre Vernant caracteriza como bela

morte. Em seguida, aponte argumentos presentes na Ilada e na Odisseia que mostrem o que a bela morte ou o seu oposto.

Segundo Vernant, existem dois modos distintos para se viver e morrer no mundo homrico. O personagem que exemplifica bem esse dilema Aquiles. Para ele haveria duas opes de vida e morte: a primeira aquela desejada por qualquer guerreiro, isto , que seu nome seja cantado pelas geraes futuras, mas para isso ir-se-ia viver pouco, morrendo em batalha ainda jovem; a segunda, que sua vida seria longa, at a velhice, e seu nome no chegaria nem do outro lado da cidade. Qual seria ento a bela morte? Para um guerreiro como Aquiles, na Ilada, com certeza o destino o encaminhava para a primeira. A segunda opo no caiu bem aos olhos dos gregos, mas, obviamente, um povo guerreiro no veria com bons olhos uma vida acomodada na simplicidade, ou mesmo na riqueza, e na longevidade de dias. A morte em batalha a mais bela para um guerreiro, mas se este no construiu seu nome nas vitrias, de que servir essa morte? Nem todos os guerreiros eram como um Aquiles e no passavam, muitas vezes, de mais um que caia como mosca no campo de batalha. Mas, para um guerreiro, o simples fato de morrer em seu ofcio, era glria suficiente para seu nome, ou o nome de sua nao. Vejamos nas obras homricas estes argumentos discutidos acima: Na Odissia, Tirsias, que se encontrava no submundo, fala a Ulisses, companheiro de Aquiles na guerra de Tria, na Ilada: Quanto a ti, a mais suave das mortes te sobrevir, longe do mar: ela te arrebatar quando te sentires enfraquecido por uma velhice opulenta, rodeado de povos afortunados. Esta a verdade que te predigo. Ulisses (Odisseu), o rei de taca, um guerreiro e navegador, seria privado da bela morte e viveria uma velhice opulenta, de riquezas, e ento, morreria. Mesmo que seu nome fosse imortalizado como heri grego, aquela morte to desejada no campo de batalha, no foi conquistada, diferente de seu companheiro Aquiles. No submundo Ulisses encontra Aquiles e comenta: [...] Aquiles, ningum at hoje foi mais feliz do que tu, nem o ser porvir. Outrora, enquanto vivias, ns [...] te honrvamos como a um deus; agora, que ests aqui, reinas sobre os mortos; por isso, no deves afligir-te por haver morrido. Na lgica de Ulisses e dos guerreiros ainda vivos, inclusive na de Aquiles, aquele que sofre a bela morte tem a honra de ser imortalizado dentre

14

os vivos e rei no submundo, e no haveria coisa melhor para um guerreiro e nem a morte seria uma aflio. Mas, at para Aquiles, aquele que carregava consigo o ideal de guerreiro e foi abenoado com a bela morte, a vida no submundo no significava nada e no era glria alguma vive-la. dito pelo prprio Aquiles a Ulisses: no tentes consolar-me a respeito da morte; preferia trabalhar, como servo da gleba, s ordens de outrem, [...] do que reinar sobre mortos, que j nada so!. Na Ilada, por sua vez, vemos que para que o guerreiro seja honrado com a bela morte, necessrio no ultraj-la, possuindo um enterramento digno. Aquele guerreiro abatido em combate, que foi despedaado, ou estraalhado por feras, cujos restos foram abandonados (e comido por bestas ou rapineiras), e nem sequer foram queimados, se arrisca a no possuir glria alguma, nem dentre os vivos, cujo nome nem ser lembrado, muito menos no Hades, pois nem o porto da morte alcanar. Esse o risco corrido por aqueles que almejam a bela morte do guerreiro. A punio que Aquiles gostaria de atribuir ao guerreiro Heitor de Tria, arrastando seu corpo com cavalos, aps t-lo derrotado, privando-o de um funeral adequado, seria um exemplo de um risco corrido pelo guerreiro em batalha. A posterior, o pai de Heitor convence Aquiles e aquele consegue enterrar seu filho para que este seja digno de uma bela morte, como um grande guerreiro.

Referncias

HOMERO. Ilada. Ediouro (Clssicos de Bolso).

HOMERO. Odisseia. So Paulo: Ed. Abril, 1978. VERNANT, J. P. A bela morte e o cadver ultrajado. Disponvel em: http://historia-ufrn.blogspot.com/2009/05/bela-morte-e-o-cadaverultrajado.html

15

GRCIA/ROMA

Leia as duas sentenas abaixo: 1) A doutrina da transmigrao pressupe que nos seres vivos, tanto nos homens como nos animais, exista algo individual e constante, um Eu que preserva a sua identidade por fora da sua prpria essncia, independentemente do corpo que perece (BURKERT, 1993, p. 570). Na Eneida, Sibila responde a uma pergunta de Eneias: 2) [...] No lhe permitido [ Caronte, o barqueiro] transportar os mortos para as margens horrveis por cima das roucas ondas, antes que seus ossos tenham encontrado a paz no tmulo. Durante cem anos as almas erram e volitam ao longo dessas margens. Somente ento, tendo sido admitidas, vem por sua vez os marnis to desejados (VIRGLIO, Eneida, canto VI, 1994, p. 126).

Questo a): Procure em livros, dicionrios ou pela internet, uma boa definio para o termo transmigrao.

Transmigrao (das almas), s vezes chamada de metempsicose, baseada na idia de que uma alma pode passar de um corpo e residir em outro (humano ou animal) ou em um objeto inanimado. Essa idia aparece de vrias formas em culturas tribais em muitas partes do mundo (por exemplo: frica, Madagascar, Oceania e Amrica do Sul). A noo era familiar na Grcia Antiga, notvel no orfismo, e foi adotada em uma forma filosfica de Plato e dos pitagricos. A crena possui alguns significados para os gnsticos e algumas vertentes ocultas do cristianismo e judasmo e foi introduzida no pensamento renascentista atravs da recuperao dos livros Hermticos.1

Disponvel em: <http://www.mb-soft.com/believe/tto/transmig.htm>. Acesso em: 7 dez. 2012. Baseado nas seguintes obras: HEAD, J. (Ed.) Reencarnao no mundo do pensamento de 1967 e HOLZER, A.W. Born Again de 1970.

16

Questo b): Depois de entendido e referenciado o termo, cite, pelo menos, uma passagem da obra Eneida na qual a ideia de transmigrao aparea. Justifique sua resposta atravs da transcrio da citao e da explicao da mesma.

Cada um de ns sofre os seus Manes; a seguir somos enviados para o amplo Elsio, cujas ridentes campinas em nmero pequeno ns ocupamos. Finalmente, depois que um longo dia, volvido o crculo dos tempos, apagou a mancha profunda e purificou a origem celeste, fasca do sopro primitivo; quando todas essas almas viram rodar a roda durante mil anos, o deus os chama em longas filas para as bordas do rio Letes, a fim de que esqueam o passado e tornem a ver as abbadas do alto, e comecem a querer voltar para corpos (VIRGLIO, p. 135).

Segundo nossa citao, o termo transmigrao, significa basicamente, remeter idia de que uma alma pode passar de um corpo e residir em outro (humano ou animal) ou em um objeto inanimado. Relendo a passagem acima da narrativa de Virglio, destaquemos os pontos que embasam tal conceito: referindo-se alma (Manes, deus familiar, refere-se aos antepassados), ela enviada ao Elsio. Por um tempo, a alma permanece se purificando da sujeira que a vida acarreta, at que ela retorne para a sua forma celeste, pura, como era no principio (primitivo). Esse tempo, semelhante a uma roda, dura mil anos. Passado esse perodo, as almas so chamadas pelo deus que s ordena em fila, nas bordas do rio Letes, para que ao tomarem de sua fonte, esqueam de seu passado e anseiem pelo desejo de voltar a habitar em corpos. Esse pensamento chamado de orfismo, uma vez que na mitologia, Orfeu desceu at Hades e retornou, logo, se ele retornou, agora seria capaz de orientar os vivos acerca da vida no submundo, antes que se desa at l. O orfismo um dos cultos de mistrio oriundos da Grcia. Sobre o orfismo, Burkert (1993, p. 570) acrescenta: os rficos e os bquicos coincidem nas suas preocupaes com o funeral e a vida no alm e, porventura, tambm no que se refere ao mito do Dionsio Zagreu, enquanto os rficos e os pitagricos revem-se na doutrina da metempsicose e do ascetismo. Nesta citao, destacamos a relao dos rficos com a metempsicose, que como j mostramos na citao da questo a, um tipo de sinnimo para a crena ou doutrina, da transmigrao de almas.

Referncias BURKERT, W. Religio grega na poca clssica e arcaica. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1993. VIRGLIO. Eneida. Traduo, textos introdutrios e notas de Tassilo Orpheu Spalding. So Paulo: Crculo do livro, 1994.

17

JAPONESES (FILME: A PARTIDA)

1) Relacione o comportamento diante da morte da sociedade japonesa (atual e tradicional) com os textos trabalhados nesta unidade.

Selecionei algumas citaes de autores que estudamos nesta unidade, apenas para ilustrar a atividade ritual, aproximando o modelo ritual apresentado no filme A Partida, que japons, ao que comentam os autores:
A morte no se relaciona simplesmente com um cadver, com o fim de uma vida, mas trata-se igualmente de uma nova condio, uma nova iniciao vida eterna, ao reino dos mortos (dependendo das crenas de cada grupo sobre o destino dos homens). Os rituais de sepultamento igualmente simbolizam a separao do mundo dos vivos; estes devem zelar pelo bom encaminhamento dos ritos segundo os costumes do grupo. O no-cumprimento destas prescries pode ocasionar resultados, como o destino da alma que pode errar sobre a terra, ou ocasionar outros riscos para o mundo dos vivos (RODOLPHO, 2004, p. 142). Os ritos de sepultamento so necessrios a fim de que o falecido possa ser aprovado e acolhido pela comunidade dos mortos. Algum que no seja enterrado de acordo com o costume est arriscado a ter uma existncia errante, sem descanso, vagando entre o reino dos vivos e o dos mortos. O significado de vrios ritos de passagem se destaca nas comunidades cuja vida religiosa d muita importncia ao culto aos ancestrais (GAADER, 2005, p. 32).

(DAMATTA, 1997, 151).

2) Por que o ritual funerrio importante? Quais aspectos do ritual funerrio podem ser observados no filme? D exemplos. 3) Analise o ciclo nascimento-morte-nascimento no filme. D exemplos. Observe os seguintes aspectos: * Tipos de oferendas depositadas ao morto; * Comportamento em relao ao tratamento do corpo; * Atitudes diante dos diferentes tipos de morte; * As crenas no Alm-tmulo.

18

Certamente melhor que haja um ritual do que a pura negao deles. Respondendo tanto a questo 02 quanto a 03, segue abaixo uma estruturao que fiz de acordo com os elementos que surgem no decorrer do filme, abordando esses elementos propostos por ambas as questes e na linha dos estudos feitos na vigente unidade:

A PERSPECTIVA DE NASCIMENTO-MORTE-NASCIMENTO: 1. Existe um medo, popular, de se encontrar com o morto, talvez seja por isso, que o acondicionador de corpos bem pago; 2. H uma preocupao com os mortos, principalmente se deixou de fazer algo para eles (como estar presente num rito desses de passagem) acredita-se numa relao espiritual com o falecido; 3. Aparentemente tem-se um repudio morte e aos os que trabalham com ela; 4. Um detalhe que o corpo pode ser enterrado com um pertence que marcasse sua vida e o jovem acondicionador (no filme) passa a inserir a participao de familiares no ritual de passagem, quem sabe, para romper com os tabus das pessoas diante da morte, sensibilizando-as.

RITUAL DE PR-ACONDICIONAMENTO: 1. Antes dos acondicionadores chegarem o corpo permanece coberto e no pode ser visto o rosto at a chegada deles; 2. No caso de corpo em putrefao: o corpo mantido coberto at a chegada dos acondicionadores se descobre o defunto e carrega-o at o caixo.

OS QUE LIDAM COM A MORTE E O MORTO: 1. A agncia, no filme, faz orientaes (vdeo aulas) em DVD de seus servios (no comercial); 2. Aqueles que trabalham no acondicionamento dos falecidos, no escolhem religio, trabalham em funo do morto apenas (no Japo); 3. As pessoas assistem ao trabalho dos acondicionadores, atentos, e at curiosos, pois no um trabalho comum, nem divulgado, as pessoas parecem saber desse ritual, apenas quando falece algum; 4. Aqueles que trabalham com a morte, tm uma sensibilidade apurada para a questo a morte apenas uma passagem, deixar para trs este mundo e partir para um outro. A morte um porto. Muitos de seus servidores entendem-se como guardies desse porto at breve, dizem.

19

TRATAMENTO DO CORPO NO RITUAL DE PASSAGEM (ACONDICIONAMENTO): 1. Segundo o filme, as famlias acondicionavam o corpo, ao passar do tempo isso se tornou atividade de agncias funerrias (mercado de nicho); 2. Tambm, segundo o filme, no vero japons o movimento funerrio mais baixo; as funerrias contratam os acondicionadores; 3. O acondicionamento: 1 usa-se algodo para inserir o corpo e para limpeza (a limpeza tira a fadiga, a dor e os desejos deste mundo) e representa o primeiro banho de um novo nascimento antigamente, uma cuba era usada para a limpeza, mas agora, por razes de higiene usado um pano esterilizado para limpeza do corpo; 2 no ritual de vestir, para preservar a dignidade do falecido faz-se com que os familiares no vejam a pele do defunto e so vestidos com o mximo cuidado; 3 uma vez que o defunto vestido, o rosto barbeado antes que a maquiagem seja aplicada; os homens, sobretudo, devido aos msculos contrados e pele seca, parecem ter uma barba longa. Portanto, barbeamos com muito cuidado. A pele do morto extremamente frgil. Ela pode se soltar com um simples toque, por isso deve-se proceder com a mxima delicadeza; 4 s vezes, preciso inserir um tampo no nus um algodo inserido com uma pina mdia at o final do reto, para evitar o vazamento de fluidos; 5 Para preparar para a partida do morto, colocam-se meias; 4. Dois podem fazer o acondicionamento do falecido (um faz e o outro observa ou auxilia); 5. Faz-se todo um procedimento ritual para que o corpo possa, ento, ser posto no caixo; 6. Existe um tratamento especfico para homem e para mulher (tipos de maquiagens); 7. O corpo masculino vestido numa fralda; 8. Caso o corpo esteja branqueado uma maquiagem utilizada para colorar a pele (fazer reviver um corpo frio dar a ele beleza eterna. Isso tudo feito com muita tranquilidade, preciso e, sobretudo, com infinito afeto participar do ltimo adeus e acompanhar o morto em sua viagem sentir-se em uma sensao de paz e extraordinria beleza: opinio do jovem funcionrio; 9. O corpo carregado (aps ter sido vestido com roupas especiais) para o caixo; o defunto sempre colocado com suas mos unidas sobre o ventre. Somente o rosto do falecido visvel aos enlutados, uma reza feita e o caixo fechado (com algum item de gosto do falecido dentro).

ESPAO DO VELRIO: 1. Numa casa em que seus moradores esto em luto, tem-se uma mensagem comunicando tal estado (no h uma roupa especifica para luto, mas quando velado oficialmente usa-se costumeiramente, o preto, quando o caixo cremado);

20

2. No salo de velrio h oferendas como tigelas de arroz, incensos e um pequeno sino que marca o incio da atividade ritual prestada; 3. No velrio h oferenda de flores, velas, um altar; 4. As pessoas se ajoelham no recinto destinado ao velamento, e todos sempre permanecem nesta posio at o final; 5. Os enlutados observam todo o trabalho dos acondicionadores (a colocao dos algodes ocultada dos que assistem); 6. Aparentemente aqueles (familiares) que velam o corpo no reprimem seus sentimentos; 7. As pessoas do muito respeito atividade dos acondicionadores; 8. No entanto para aquelas que (ainda) no conhecem a atividade, h um preconceito e tem-se vergonha daqueles que realizam a atividade de acondicionamento (tabus).

OS CAIXES: 1. Os caixes possuem uma janela que possibilita a viso do rosto do falecido; 2. Quanto mais se pode pagar por um caixo, mais este ser ornamentado; (so feitos de compensado e possuem acessrios de metal, no entanto os mais caros so feitos de madeira macia de cipestres; 3. Os caixes so queimados cremao.

FILOSOFIAS: 1. Elementos do presente que retomam uma memria (como tocar um violoncelo no filme), esto presentes na cultura japonesa;

2. Pedras: pedra-carta. Os antigos, antes da inveno da escrita procuravam uma pedra, que expressasse seus sentimentos e a davam aos seus entes queridos, quem recebia a pedra podia ler os sentimentos do outro pelo peso e textura. Por exemplo, uma pedra lisa era sinal de um corao sereno; uma pedra spera, de que a pessoa estava em dificuldades.

Vous aimerez peut-être aussi