Vous êtes sur la page 1sur 65

Panorama do Novo Testamento Epstolas Gerais

Tiago
I e II Pedro

Judas
I, II e III Joo

Aula 7
IBCU

LOCAL , DATA e DESTINATRIOS

TIAGO
DATA PROVVEL LOCAL PROVVEL

I PEDRO

II PEDRO

JUDAS

40 ou 50 s
Jerusalm ?

63-65 aD
Roma

63 - 64 aD
Roma

60 ou 70 s
Jerusalm ??

Igrejas cristsCristos judeus DESTINATRIOS Cristos-judeus Cristos de uma gentlicas na sia em ambiente ORIGINAIS fora de Israel forma geral Menor grego

LOCAL , DATA e DESTINATRIOS

I JOO
DATA PROVVEL LOCAL PROVVEL

II JOO final 80s incio 90s


???

III JOO final 80s incio 90s


???

final 80s incio 90s


???

Uma senhora DESTINATRIOS Igrejas sob e/ou uma igreja ORIGINAIS influncia grega em especial ?

Gaio (Caio)

AUTORIA de TIAGO
> Tiago se apresenta como servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo (1:1). Mas quem seria? No NT h pelo menos 5 referncias a esse nome:
Tiago, filho de Zebedeu e irmo de Joo (Mc 1.19). Tiago, filho de Alfeu (Mc 3.18). Tiago, irmo de Jesus, filho de Jos e de Maria (Mc 6.3). Tiago, o mais jovem (Mc 15.40). Tiago, pai de Judas (no o Iscariotes) (Lc 6.16).

AUTORIA de TIAGO
> O apstolo Tiago, filho de Zebedeu, morreu em 44 aD como mrtir. Nessa poca as igrejas ainda no estavam desenvolvidas ao ponto de necessitarem dessa carta. > A carta pressupe uma autoridade reconhecida, o que descarta a autoria dos demais nomes, exceto o de Tiago irmo de Jesus. > Alguns eruditos contestam a autenticidade com base em problemas de estilo e contedo. O material existente hoje, contudo, no permite uma prova irrefutvel a favor de uma ou outra posio.

TIAGO Contexto Histrico


> O fato da autoria da carta ainda ser questo de debate ainda hoje, torna difcil precisar o momento histrico e seu contexto. > Apesar da carta estar relacionada vida cotidiana

dos crentes, no se reporta a qualquer situao


especfica de uma igreja local. Uma epstola didtica

e de exortao talvez seja o termo mais apropriado a


esse livro do NT.

TIAGO Contexto Histrico


> Tiago, com base nos rumores que ouvira a respeito da pregao de Paulo aos gentios, escreve uma carta de exortao aos cristos-judeus do imprio romano, fortalecendo a mensagem de Jesus.

> Paulo e Tiago esclarecem suas diferenas no conclio de Jerusalm, e chegam a um consenso doutrinrio.

NFASES em TIAGO
> A interpretao da carta tem produzido opinies conflitantes ao longo da histria: obra x f ou obra + f ? O que Tiago est dizendo? > Ao nosso ver Tiago se alinha perfeitamente com a mensagem do evangelho pois preocupa-se com a prtica da Palavra. Nesse aspecto h evidente paralelo entre Tiago e Mateus (o Sermo do Monte). > Em Atos e Glatas Paulo e Tiago discutem sobre diferentes objetivos e posies, mas chegam a um consenso. So nfases teolgicas diferentes, mas preservando o respeito mtuo.

NFASES em TIAGO
> Paulo rejeita a salvao por meio da obedincia lei, coisa que Tiago nunca defendeu.

> Tiago rejeita a interpretao falsa do evangelho de Paulo, (a f dispensa as obras); algo que Paulo nunca defendeu.
> A mensagem de ambos converge para a realidade do amor: cremos porque aceitamos o amor de Deus e fazemos o bem porque o amor de Deus est em ns e transborda de nossas vidas. So realidades complementares!

ESBOO de TIAGO
Conf. Bblia Vida Nova. Ed. Vida Nova. 8 ed. 1980

A. O propsito de Deus sobre o progresso do crente na religio pura (1:1-27)


B. Os testes da religio pura:

a) Da parcialidade egostica (2:1-13)


b) Da f operante pelo amor (2:14-26)

c) Do amor como modo de vida (3:1-18)


d) Da faco egoista (4:1-12)

ESBOO de TIAGO
Conf. Bblia Vida Nova. Ed. Vida Nova. 8 ed. 1980

e) Da vida dirigida pelo eu (4:13-17)

f ) Do amor na aquisio e mordomia de


bens (5:1-6) g) Da pacincia sob a opresso (5:7-11) h) Da restrio nos compromissos (5:12) i ) Da orao que prevalece (5:13-20)

TIAGO - Anlise
> O tema da religio pura abordado por Tiago sob a premissa crist de que ela resulta do amor de Deus experimentado no corao. > A religio pura se torna manifesta tambm quando posta prova, evidenciando assim o que de procedncia carnal e o que espiritual. > A despeito da semelhana estilstica com a literatura de sabedoria do VT (Eclesiastes, Provrbios, Salmos e J), o essncia do contedo cristo .

TIAGO - Anlise
> Fortalecimento e encorajamento so dirigidos aos cristos aprovados nos testes, enquanto repreenso e admoestao queles que pela sua conduta carnal e egosta, falham ou so desmascarados nos testes.

> Tiago utiliza de paradoxos para ressaltar valores espirituais em reas problemticas da vida humana: maledicncia, preconceito, ganncia, desobedincia a Deus, desprezo pelo sofredor e necessitado, inveja, conflitos, prepotncia, egosmo, etc.
> A necessidade de orao intercessria e a confisso de pecados enfatizada.

TIAGO - Aplicaes
> A cultura crist religiosa do Brasil, tem determinado uma polarizao quanto ao que fazemos ou deixamos de fazer quando a questo boas obras. > Falhamos em exercitar a prtica do amor (boas obras) como elemento eficaz de testemunho de nossa f. Mas algum dir: "Voc tem f; eu tenho obras". Mostre-me a sua f sem obras, e eu lhe mostrarei a minha f pelas obras. Tiago 2:18

TIAGO - Aplicaes
... Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razo da esperana que h em vocs. I Pe 3:15b

> Se nossa resposta a esse estmulo se resume a argumentos de interpretao bblica associados a uma lista de coisas que no praticamos, estamos falhando! O amor de Deus sempre transborda!
Que o Senhor faa crescer e transbordar o amor que vocs tm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocs. I Tes 3:12

AUTORIA de I PEDRO
> A carta auto explicativa Pedro, apstolo de Cristo, o autor ! Silvano, o redator (5:12) Pedro, apstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus

... 1:1a
> Existem vrias controvrsias sobre essa autoria, com base em estilo lingustico e nvel do grego usado na carta, mas os argumentos no so irrefutveis !

I PEDRO Contexto Histrico


> uma carta aberta de cunho apostolar, escrita em grego de bom nvel. Lembram as cartas de Paulo em detalhes de vocabulrio e estilo. > A carta foi enviada de Roma: Babilnia o nome fantasia de Roma utilizado por Pedro (I Pe 5:13). > Em 65 aD Nero manda incendiar Roma e culpa os cristos pelo incndio. I Pe 4:12 pode ser uma indicao da perseguio velada que teria precedido essa poca.

I PEDRO Contexto Histrico


Amados, no se surpreendam com o fogo que surge entre vocs para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. I Pe 4:12 Aquela (igreja) que est em Babilnia, tambm eleita, envia-lhes saudaes ... I Pe 5:13

I PEDRO Contexto Histrico


> Para Pedro a perseguio alcanou at as igrejas da sia Menor, da essa carta de encorajamento. O portador da carta foi Silvano. (I Pe 5:12) > A carta considera uma situao de dificuldades vividas pela igreja sob Nero. A perseguio de fato da igreja em Roma teria ocorrido em 67/68 aD.

ESBOO de I PEDRO
Conf. Bblia Vida Nova. Ed. Vida Nova. 8 ed. 1980

A. Saudaes aos leitores (1:1-2) B. A doxologia da Trindade (1:3-12)

C. Nossa relao com Deus (1:13 - 2:10)


D. Nossa relao com os homens (2:11 - 3:12)

E. Benos decorrentes da justia (3:13 - 5:11)


F. Saudaes finais (5:12-14)

NFASES em I PEDRO
> A carta aborda a vida do cristo num mundo ao qual no pertence, objetivando firmar as igrejas como povo de Deus e testemunhando a quem de fato pertencem Jesus!

> A evidncia disso esperada no relacionamento dos cristos entre si e tambm na sua vida em pblico, pois agora pertencem a Cristo, o qual os resgatou com sua vida. A consequncia uma vida marcada por amor e servio na capacitao e dependncia do Esprito Santo.

NFASES em I PEDRO
> Qualquer um que perguntar ao cristo sobre a sua f em Cristo, merecedor de uma resposta clara e objetiva.
> O exemplo do Senhor amando seus inimigos, para ser adotado por seus discpulos. As igrejas so exortadas a perceberem a perseguio como algo normal, devendo se preparar para esses momentos. O apstolo consola e encoraja os crentes perseverana.

I PEDRO - Anlise
> A carta uma exortao alegria em meio a perseguies (em curso ou iminentes) da parte do governo romano.

> O esprito de Pedro ao escrever o de um pastor fiel e preocupado com as almas de que cuida, consolando o rebanho a respeito da prometida e aguardada vinda de Cristo.
... mediante a f, so protegidos pelo poder de Deus at chegar a salvao prestes a ser revelada no ltimo tempo. I Pe 1:5

I PEDRO - Anlise
> A carta marcada por imperativos em reas de comportamento e relacionamento (familiares, autoridades, casamento, irmos na f, etc). Pelo menos 34 situaes ao longo da carta. O que mostra um estilo muito mais ntimo do que formal. Uma carta do corao de Pedro!

I PEDRO - Aplicaes
> Uma vida crist alinhada com esse mundo e avessa s dificuldades, est longe da realidade proposta por Jesus. > A igreja de Cristo no recebeu a promessa de ganhar o mundo todo com sua pregao e testemunho. Seremos sempre uma minoria faz parte da identidade da Igreja. > Sabendo disso, conseguimos aceitar e sofrer as consequncias ?

AUTORIA de II PEDRO
> Esse o livro mais contestado e polmico do NT. No pelo contedo, que se ajusta bem no contexto temtico do NT, mas quanto carta ser realmente de Pedro. > Ningum menciona a carta no Sc. II. Nem os apologetas, nem os principais Pais da Igreja e nem o Cnon Muratri. Orgenes a primeira exceo confivel a cit-la. A carta s foi aceita como apostlica (cannica) bem mais tarde (Sc. IV).

AUTORIA de II PEDRO
> As maiores dificuldades esto na cosmoviso e a linguagem tipicamente gregas exposta no texto. Sem dvida o escrito que mais fundo penetrou no mundo grego. Isso no seria apropriado a um pescador judeu inculto e iletrado. > Nesse aspecto II Pedro at mesmo diferente de I Pedro, se assemelhando em muitos aspectos carta de Judas.

AUTORIA de II PEDRO
> Quanto carta ela auto explicativa Pedro, servo e apstolo de Cristo, o autor ! Simo Pedro, servo e apstolo de Jesus Cristo, queles que, mediante a justia de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma f igualmente valiosa ... II Pe 1:1 > H estudiosos que atribuem as diferenas entre as cartas ao de um redator na 2. Judas chega a ser cogitado como tendo sido secretrio de Pedro.

II PEDRO Contexto Histrico


> Em funo das questes relacionadas autoria abordadas anteriormente, h muita controvrsia sobre o pano de fundo histrico dessa epstola. > Mas assumindo-se ser a carta de autoria de Pedro, o contexto histrico o mesmo comentado para a 1 carta.

ESBOO de II PEDRO
Conf. Bblia Vida Nova. Ed. Vida Nova. 8 ed. 1980

A. Saudao de Pedro aos leitores (1:1-2)

B. O conhecimento da Palavra (1:3-21) C. Os falsos mestres (2:1-22) D. A vinda do Senhor (3:1-18)

NFASES em II PEDRO
> Prximo do fim (1:13-15), Pedro desafia seus leitores a buscar com afinco uma vida condizente com o chamado e a vocao em Cristo. Caracterizada por virtudes, conhecimento, moderao, piedade, amor fraternal e extensivo a todos, sem exceo.

> A revelao de Deus em Jesus Cristo fundamentada no seu testemunho ocular e audvel da transfigurao de Cristo, e na palavra proftica do Esprito Santo. Ela a Palavra de Deus, reproduzida em palavras humanas (1:21).

NFASES em II PEDRO
> O captulo 2 inteiramente dedicado ao conflito com os falsos mestres (gnsticos ?) > A volta de Jesus fortemente relembrada ao final da carta bem como as implicaes e

acontecimentos: a destruio desse mundo e os


novos cus e nova terra. A carta no busca ser

cronolgica nesse tema.

II PEDRO - Anlise
> A marca dessa epstola a declarao de verdades contra a falsidade. > A verdade da parte de Deus respaldada tanto pela palavra proftica quanto pelo testemunho de Pedro (na Transfigurao de Cristo). > Uma advertncia contra falsos mestres (cap 2) > A certeza da 2 vinda de Jesus uma realidade

futura de instaurao de um novo Cu e uma nova Terra.

II PEDRO - Aplicaes
> Nossa vida no presente moldada ou afetada pela certeza dos acontecimentos futuros ? ... esperamos novos cus e nova terra, onde habita a

justia. Portanto, amados, enquanto esperam estas


coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpveis. Tenham em mente que a pacincia de nosso Senhor significa salvao ... II Pe 3:13b-15a

AUTORIA de JUDAS
> A carta afirma ser autoria de Judas, servo de Jesus Cristo e irmo de Tiago. Trata-se aqui de um irmo de Jesus (Mt 13:55; Mc 6:3).

Judas, servo de Jesus Cristo


e irmo de Tiago, aos que

foram chamados, amados por


Deus Pai e guardados por

Jesus Cristo... Ju 1:1

AUTORIA de JUDAS
> Pouco se sabe desse irmo de Jesus alm da forte suposio de que ele escreveu II Pedro como secretrio de Pedro.
> A igreja primitiva a reconhecida como cannica (Tertuliano e Clemente de Alexandria). O Cnon Muratri tambm a inclui. > O uso aberto de escritos apcrifos trouxe uma insegurana que, ao longo do tempo, ps dvidas em relao autenticidade e autoridade da carta.

JUDAS Contexto Histrico


> Judas uma carta aberta s igrejas judaico-crists do mundo grego que adverte contra o gnosticismo destrutivo.

> Semelhante ao ambiente cultural observado em


Corinto, a principal caracterstica a liberdade tica

exacerbada, propiciando os desvios de conduta.

ESBOO de JUDAS
Conf. Bblia Vida Nova. Ed. Vida Nova. 8 ed. 1980

A. Saudao e propsito da carta (1-4) B. Juzos de Deus contra os maus (5-11) C. Acusao contra os falsos cristos (12-16) D. Contraste: cristos falsos x cristos genunos (17-23)

E. Doxologia (24-25)

NFASES em JUDAS
> Judas v a ameaa da influncia dos falsos mestres gnsticos na vida dos cristos: a frouxido e liberdade tica, como a que ameaava a igreja em Corinto. > H semelhanas no-acidentais com II Pedro. Tenney, defende a possibilidade de Judas ter sido estimulado a escrever sua carta ao ler II Pedro, mas organizou seu texto de forma independente.

> Na carta de Judas os falsos mestres no temem autoridades humanas, angelicais e nem o prprio Deus. Seus discursos provocam divises na igreja.

NFASES em JUDAS
> Mais do que teolgica ou devocional, uma obra de forte cunho apologtico.

> A carta pressupe que os leitores conhecem o AT e

as tradies judaicas no-bblicas que utiliza na


argumentao.

JUDAS- Anlise
> Seu contedo nitidamente influenciado pela tradio judaica da poca sem qualquer outro paralelo no NT. So citados escritos judaico-apocalpticos como a Ascenso de Moiss (v. 9) o Apocalipse de Enoque (v. 14) e tambm lendas judaicas (v. 9,11), sem evidncias no AT.
> uma advertncia contra certos cristos nominais cujo carter e conduta moral ameaavam a comunho da igreja.

JUDAS- Anlise
> Com base em fatos do VT e da tradio judaica (511), Judas aponta para a certeza do julgamento e castigo divinos para os que trilham esses caminhos.
> Sua culpa e suas motivaes so destacadas (1216) na forma de 12 aspectos: Rochas submersas Pastores egocntricos Nuvens sem gua rvores sem frutos rvores desarraigadas Ondas bravias Estrelas errantes Queixosos Descontentes Seguindo seus desejos Cheias de s Aduladoras

JUDAS- Anlise
> Os cristos so prevenidos quanto a essa ameaa e buscar a edificao mtua atravs da orao e do amor e na expectativa da misericrdia de Cristo. > Judas exorta a igreja a

demonstrar compaixo para


com os fracos e instveis na f,

atravs de aes salvadoras


para com esses, sem a mnima

conivncia com seu pecado.

JUDAS- Aplicaes
> Como tratamos os que se afastam da f ou tendem ao desvio ? Aplicamos a proposta da carta: compaixo, recuperao e misericrdia; sem qualquer concesso ao erro em si ?
Tenham compaixo daqueles que duvidam; a outros,

salvem-nos, arrebatando-os do fogo; a outros ainda,


mostrem misericrdia com temor, odiando at a

roupa contaminada pela carne.


Judas 1:22-23

AUTORIA de I , II e III JOO


> No h menes ou citaes na 1 carta que indiquem seu autor. Exceto se tratar de um presbtero (lder) nas outras duas cartas.

O presbtero senhora eleita e aos seus filhos II Jo 1:1a O presbtero ao amado Gaio III Jo 1:1a
> Os escritos dos Pais da Igreja dos primeiros sculos e o Cnon Muratri, no trazem informaes seguras sobre a autoria dessas cartas.

AUTORIA de I , II e III JOO


> H razes intrnsecas aos textos para se aceitar que I Joo e o Evangelho de Joo procedem do mesmo autor. Da mesma forma, o paralelismo textual e estilstico encontrados entre II e III Joo e esses escritos faz com se se aceite, majoritariamente, que o autor das 3 cartas Joo, filho de Zebedeu. Faltam evidncias conclusivas para se admitir um outro autor.

AUTORIA de I , II e III JOO


O que era desde o princpio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mos apalparam isto proclamamos a respeito da Palavra da vida. A vida se manifestou; ns a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocs a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada. I Jo 1:1-2 No princpio era aquele que a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princpio (...) Aquele que a Palavra tornou-se carne e viveu entre ns. Vimos a sua glria, glria como do Unignito vindo do Pai, cheio de graa e de verdade. Jo 1:1-2,14

I, II e III JOO Contexto Histrico


> O pano de fundo so as comunidades crists que estavam combatendo heresias gnsticas em terras com influncia da cultura e lngua gregas.

> No possivel determinar se essas igrejas eram de

cristos-judeus ou cristos-gentios.

I, II e III JOO Contexto Histrico


> Ocorreram divises nessas igrejas que Joo no lamenta, por entend-las inevitveis.

Eles saram do nosso meio, mas na realidade no

eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos,


teriam permanecido conosco; o fato de terem sado

mostra que nenhum deles era dos nossos. I Jo 2:19

ESBOO de I JOO
Conf. Bblia Vida Nova. Ed. Vida Nova. 8 ed. 1980

A. A base da vida crist (1:1-5) B. O significado do andar na luz (1:6 - 2:2)

C. Resultados da comunho com o Pai (2:3-28) D. Justia, sinal de filiao (2:29 - 3:24)
E. Praticando a discriminao e discernimento espirituais (4:1-6)

ESBOO de I JOO
Conf. Bblia Vida Nova. Ed. Vida Nova. 8 ed. 1980

F. O amor, prova da filiao (4:7-21) G. Grandes certezas do cristo (5:1-20) H. Admoestao contra a idolatria (5:21)

NFASES em I JOO

> I Joo e o Evangelho de Joo se posicionam claramente contra a heresia mais comum entre as igrejas do final do 1 e 2 sculos o gnosticismo (o esprito bom ... a matria m ...).

> Crer ou negar a encarnao do Filho de Deus tornava possvel conhecer os que eram, respectivamente, os verdadeiros e os falsos (anticristo) cristos.

NFASES em I JOO
Todo aquele que cr que Jesus o Cristo nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama tambm ao que dele foi gerado. I Jo 5:1
Se algum confessa publicamente que Jesus o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. Jo 4:15

Quem que vence o mundo? Somente aquele que cr que Jesus o Filho de Deus. I Jo 5:5

NFASES em I JOO
> O fato de Cristo haver se tornado homem possibilita que na sua morte se torne salvador dos homens, nos libertando de toda culpa.

Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocs no pequem. Se, porm, algum pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele a propiciao pelos nossos pecados, e no somente pelos nossos, mas tambm pelos pecados de todo o mundo. I Jo 2:1-2

NFASES em I JOO
> A obedincia aos mandamentos de Cristo e o amor aos irmos, so evidncias que algum, de fato, ama a Deus e encontrou a salvao pela f em Cristo. > Se algum afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmo, mentiroso, pois quem no ama seu irmo, a quem v, no pode amar a Deus, a quem no v. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame tambm seu irmo. I Jo 4:20-21

I JOO- Anlise
> A igreja encorajada em I Joo a viver de forma coerente com a comunho que professam ter com o Pai e seu Filho Jesus. > Mais do que mera exigncia tica, a justia, o amor e o conhecimento so realidades espirituais, fruto da revelao e graa de Deus em Cristo. > Sem perder o foco do cuidado pastoral com a vida dos crentes, evidente no texto a exposio doutrinria sobre a encarnao de Deus em Cristo (anti-gnosticismo).

I JOO- Aplicaes
> A carta nos desafia como indivduos e igreja a

professar uma f inequvoca no Deus encarnado


Jesus Cristo como salvador, numa poca em que

valores de f absolutos so fortemente rejeitados e


taxados de intolerncia religiosa ou fanatismo.

ESBOO de II JOO
Conf. Bblia Vida Nova. Ed. Vida Nova. 8 ed. 1980

A. Andando na verdade e no amor (1-6) B. Contrastando caminhos no-bblicos (7-11)

C. Concluso (12-13)

II JOO- nfases e Anlise


> A carta incentiva seus destinatrios a se amarem mutuamente como forma concreta de obedincia aos mandamentos de Deus.

> Adverte-se os cristos contra falsos mestres (gnsticos) que negam a humanidade de Cristo. Estes so chamados de anticristo. > Esses falsos mestres no devem manter qualquer tipo de comunho com a igreja pelo risco que representam.

II JOO- nfases e Anlise


De fato, muitos enganadores tm sado pelo mundo, os quais no confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal o enganador e o anticristo. (...) Se algum chega a vocs e no trouxer esse ensino, no o

recebam em casa nem o sadem.(7,10)

II JOO- Aplicaes
> Nos tempos do apstolo Joo era mais fcil no receber em casa e nem saudar os que buscavam desviar as famlias da verdade: comeava por no abrir a porta de casa para eles ...

> Hoje a coisa est mais difcil e dissimulada ... alm da porta da rua, temos: o portal da internet ... o canal da TV e do rdio ... o facebook ... o twitter ... e no vai parar a ! Voc tambm vigia essas portas ?

ESBOO de III JOO


Conf. Bblia Vida Nova. Ed. Vida Nova. 8 ed. 1980

A. Saudaes a Gaio e recomendaes (1-8) B. Contrastando lderes (9-12) C. Concluso (13-15)

III JOO- nfase e Anlise


> uma carta de encorajamento e louvor dedicao e fidelidade de um certo Gaio, especificamente no suporte e hospitalidade aos pregadores/obreiros itinerantes (missionrios) que apoiavam as igrejas.

> Por outro lado so mencionados problemas e dificuldades na igreja causadas por um outro lder de nome Ditrefes, cujas palavras de difamao sero pessoalmente tratadas pelo apstolo em tempo oportuno.

III JOO- Aplicaes


> Encorajamento e reforo positivo sempre cai bem, seja a quem for dirigido. > No nos acanhemos em elogiar o trabalho dos irmos e incentivar seu desenvolvimento. O verso abaixo aplicado por cada um a si mesmo, no ao prximo ... Assim tambm vs, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inteis, porque fizemos somente o que devamos fazer. Lucas 17:10

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
GUNDRY, R.H. Panorama do Novo Testamento. Ed. Vida Nova.

4 edio, 1987.

HRSTER, G. Introduo e Sntese do Novo Testamento. Editora Evanglica Esperana, 1996.

TENNEY, M.C. O Novo Testamento Sua Origem e Anlise.

Shedd Publicadora , 1 edio, 2008.

Bblia Vida Nova. Editora Vida Nova. 8 edio, 1980

Vous aimerez peut-être aussi