Vous êtes sur la page 1sur 8

PROVA ESCRITA DE Durao da prova: 60 minutos Tolerncia: 10 minutos

G GE EO OG GR RA AF FI IA A
18 / Maio / 2011

1 10 0 A AN NO O T TU UR RM MA A B B TESTE DE ETAPA verso 1

NOTA PRVIA: . Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso da prova. . A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens dos Grupos I, II, III e IV. . Identifique claramente os grupos e os itens a que responde. . Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta azul ou preta. . interdito o uso de esferogrfica-lpis e de corrector. . As cotaes da prova encontram-se na pgina 8. . Pode utilizar rgua e mquina de calcular no alfanumrica. . Nos itens de resposta aberta com cotao igual a 30 pontos, cerca de 10% da cotao atribuda comunicao em lngua portuguesa.

. Nos grupos I, II, III e IV, em cada um dos itens, SELECCIONE a alternativa CORRECTA. . Na sua folha de respostas, indique claramente o NMERO do item e a LETRA da alternativa pela qual optou. . atribuda a cotao zero pontos aos itens em que apresente: - mais do que uma opo (ainda que nelas esteja includa a opo correcta); - o nmero e/ou letra ilegveis. . Em caso de engano, este deve ser riscado e corrigido, frente, de modo bem legvel. . No grupo V, nos itens em que pedido um nmero determinado de elementos: - se a resposta ultrapassar esse nmero, a classificao feita segundo a ordem pela qual esto apresentados; - a indicao de elementos contraditrios anula a classificao de igual nmero de elementos correctos.

Professor Rui Pimenta

p. 1 de 8

I
O mapa da Figura 1 mostra a localizao das principais minas e jazidas minerais, em Portugal Continental. 1 Os minrios existentes nas minas e nas jazidas assinaladas no mapa da Figura 1 classifi-camse como... A. recursos energticos e minerais no metlicos. B. rochas ornamentais e minerais no metlicos. C. rochas ornamentais e minerais metlicos. D. recursos energticos e minerais metlicos. 2 O investimento que, nos ltimos anos, se realizou no sector mineiro em Portugal deveu-se, sobretudo, ... A. valorizao dos minrios nos mercados internacionais. B. descoberta de novos minrios e de novas jazidas de grande dimenso. C. melhoria das condies de trabalho oferecidas aos trabalhadores do sector mineiro. D. criao de novas indstrias nacionais que utilizam os minrios explorados. 3 A dinmica registada, nos ltimos anos, no sector mineiro contribui para o desenvolvimen-to das regies onde se localizam as minas, porque... A. resolve, a mdio prazo, os problemas ambientais associados s minas abandonadas. B. reduz a dependncia energtica do pas, relativamente aos combustveis fsseis. C. valoriza, significativamente, as paisagens agrcolas tradicionais consideradas patrimnio nacional. D. favorece o aparecimento de actividades relacionadas com a explorao das minas. 4 Para atenuar os impactos ambientais resultantes da actividade mineira, deve-se... A. investir na qualificao profissional dos mineiros. B. executar correctamente os planos de recuperao. C. depositar os resduos perigosos nas pedreiras desactivadas. D. melhorar a acessibilidade nas reas envolventes. 5 Algumas minas portuguesas cuja actividade foi encerrada por falta de viabilidade econmica tm sido alvo de interveno, com o objectivo de minimizar o impacto ambiental, e ainda de... A. assegurar as condies de explorao das jazidas, melhorando a qualidade de vida da populao. B. aumentar a profundidade das perfuraes com recurso a novas tecnologias, viabilizando a actividade mineira. C. contribuir para que haja a reposio dos recursos do subsolo, garantindo a sua utilizao futura. D. melhorar as condies de vida da populao, atravs da reconverso das minas para o turismo.
Professor Rui Pimenta p. 2 de 8

II
O estudo da populao na Unio Europeia mostra realidades muito diversas. O quadro da Figura 2 permite verificar alguns dos contrastes existentes em 2004.
Taxa de Natalidade ( 0/00 ) UE - 25 Alemanha ustria Blgica Chipre Dinamarca Eslovquia Eslovnia Espanha Estnia Finlndia Frana Grcia Holanda (Pases Baixos) Hungria Irlanda Itlia Letnia Litunia Luxemburgo Malta Polnia Portugal Reino Unido Repblica Checa Sucia 10,5 8,6 9,7 11,1 11,2 11,9 10,0 9,0 10,6 10,4 11,1 12,7 9,2 11,9 9,4 15,9 9,7 8,8 8,8 12,1 9,7 9,3 10,4 12,0 9,6 11,2 Taxa de Mortalidade ( 0/00 ) 9,5 9,9 9,1 9,8 7,0 10,3 9,6 9,3 8,7 13,2 9,1 8,4 9,4 8,4 13,1 7,2 9,4 13,8 12,0 7,9 7,5 9,5 9,7 9,8 10,5 10,1 Taxa de Crescimento Migratrio ( 0/00 ) 4,0 1,0 7,6 3,4 21,3 1,0 0,5 0,9 14,3 0,2 1,3 1,7 3,2 0,6 1,8 11,4 9,6 0,5 2,8 3,4 4,8 0,2 4,5 3,4 1,8 2,8

Figura 2 Indicadores demogrficos da Europa dos 25 (2004)

1 Os dois pases que apresentavam as taxas de crescimento natural mais baixas na Europa dos 25, em 2004, eram... A. Hungria e Litunia. B. Litunia e Estnia. C. Letnia e Hungria. D. Letnia e Estnia.

2 Os dois pases que apresentavam as taxas de crescimento natural mais baixas na Europa dos 25, em 2004, eram... A. 5,2 . B. 3,8 . C. 2,0 . D. 5,2 .
Professor Rui Pimenta p. 3 de 8

3 Os imigrantes que entram ilegalmente na UE, provenientes de pases como a Albnia e Marrocos, fazem-no, sobretudo, para Itlia e Espanha, porque estes so os pases da UE... A. economicamente, mais atractivos. B. demograficamente, mais envelhecidos. C. com maior tradio emigratria. D. geograficamente, mais prximos.

4 Os valores da taxa de mortalidade registados na maioria dos pases que integravam a Europa dos 15 explicam-se, sobretudo, pela... A. degradao das condies na segurana alimentar. B. epidemia provocada pela gripe das aves. C. frequncia dos acidentes rodovirios. D. elevada percentagem de populao com 65 e mais anos.

5 Os valores das taxas de crescimento migratrio apresentados pela maioria dos pases que constituam a Europa dos 15 so indicativos de que se tratava de uma... A. rea repulsiva, pelas elevadas taxas de desemprego e pelo reduzido nmero de cuidados de sade que oferece aos imigrantes. B. rea atractiva, pelas condies econmicas e pela elevada qualidade de vida que poder oferecer aos imigrantes. C. rea atractiva, pelas condies econmicas e pelo reduzido nmero de cuidados de sade que oferece aos imigrantes. D. rea repulsiva, pelas elevadas taxas de desemprego e pela elevada qualidade de vida que poder oferecer aos imigrantes.

Professor Rui Pimenta

p. 4 de 8

III
1. Observe com ateno o mapa que se segue.

1 De acordo com o mapa, a taxa de crescimento natural A. no se encontra representada. B. traduz-se pela diferena Imigrao e a Emigrao. entre a

C. revela diferenas significativas a nvel regional. D. traduz-se no espao portugus por um contraste norte-sul.

2 Considerando as reas com taxas de crescimento natural mais negativo em 2005, podemos afirmar que no mapa A. genericamente, elas se situam no litoral. B. o norte claramente mais penalizado que o sul . C. no perceptvel qualquer tendncia espacial. D. genericamente, interior. elas se situam no
Tipologia dos perfis demogrficos concelhios, com base na evoluo das taxas de natalidade e mortalidade.

3 As reas com taxa de crescimento natural positivo A. pressupe sempre valores positivos para as taxas de natalidade e de mortalidade. B. situam-se preferencialmente em torno das reas Metropolitanas. C. registam-se predominantemente a partir dos anos 90. D. Duas das afirmaes anteriores constituem opo de resposta.

4 As reas com taxa de crescimento natural negativo desde 1980 A. resultam duma quebra acentuada da taxa de mortalidade. B. situam-se predominantemente no litoral. C. resultam tambm da quebra acentuada ta taxa de mortalidade infantil. D. constituem a cor que predomina no mapa.

5 Os concelhos com um perfil demogrfico mais positivo A. localizam-se junto ao litoral em reas com maior densidade populacional e dinamismo econmico. B. apesar disso, continuam a revelar grandes desequilbrios ao nvel do saldo migratrio. C. com o passar do tempo tendem a diminuir o seu poder atractivo sobre a populao. D. Nenhuma das afirmaes anteriores opo.

Professor Rui Pimenta

p. 5 de 8

IV 1. Portugal, tradicionalmente um pas de emigrantes, tem sido, nas ltimas dcadas, destino de muitos estrangeiros de diferentes provenincias, como o caso dos britnicos, cujas caractersticas etrias, em 1991 e em 2001, esto representadas na Figura 3.

Figura 3 Pirmides etrias dos britnicos residentes em Portugal, 1991 e 2001

Fonte: Valente Rosa, M. Joo; Seabra, Hugo de; Santos, Tiago, Contributos dos Imigrantes na Demografia Portuguesa. O papel da populao de nacionalidade estrangeira. Acime. Lisboa. Outubro de 2003.

1 Uma pirmide etria A. representa a estrutura activa duma determinada populao. B. um grfico de barras verticais. C. permite identificar a algumas caractersticas relativas populao, nomeadamente no que se refere Taxa de Natalidade e Esperana Mdia de Vida. D. Nenhuma das afirmaes anteriores opo.

2 De acordo com os dados da Figura 3, as nicas classes etrias em que se verificou uma diminuio do nmero de imigrantes britnicos a residir em Portugal, entre 1991 e 2001, foram a... A. dos homens dos 10 aos 14 anos e a das mulheres dos 15 aos 19 anos. B. dos homens e a das mulheres dos 15 aos 19 anos. C. das mulheres dos 25 aos 29 anos e a dos homens dos 0 aos 4 anos. D. das mulheres e a dos homens dos 25 aos 29 anos. 3 A pirmide etria representada na Figura 3 mostra que, entre 1991 e 2001, o nmero de imigrantes britnicos com idade entre 50 e 54 anos, a residir em Portugal, registou um aumento... A. superior a 100%.
Professor Rui Pimenta p. 6 de 8

B. entre 50% e 75%. C. inferior a 50%. D. entre 75% e 100%. 4 As caractersticas etrias dos imigrantes britnicos representadas na Figura 3 vo ter consequncias, em Portugal, na... A. demografia, porque aumenta significativamente a taxa de natalidade. B. economia, porque contribuem para a criao de riqueza. C. demografia, porque diminui a taxa de mortalidade. D. economia, porque aumentam as despesas com as reformas. 5 A pirmide etria dos imigrantes de origem africana residentes em Portugal dever apresentar, comparativamente dos imigrantes britnicos, uma... A. forma semelhante da Figura 3. B. base mais larga e um topo mais estreito. C. base e um topo mais largos. D. base mais estreita e um topo mais largo. V 1. A Figura 4 representa a estrutura etria da populao portuguesa em 1970 e em 2001. 1.1 Mencione duas razes explicativas da variao do peso percentual da populao com 65 e mais anos, entre 1970 e 2001.

1.2 Apresente duas causas da descida percentual da populao com menos de 20 anos, que a pirmide etria de 2001 pe em evidencia.

1.3 Refira duas causas da emigrao, um dos fenmenos que esta na origem das caractersticas da classe etria dos 25 aos 29 anos, na pirmide etria de 1970.

2 Exponha os problemas que levanta a actual temdncia evolutiva da estrutura etria portuguesa, considerando: a renovao de geraes; o ndice de envelhecimento.
Fonte dos dados: Rosa, M. J. Valente e Vieira, C. A populao portuguesa no sculo XX. 2003.

FIM

Professor Rui Pimenta

p. 7 de 8

COTAES Grupo I
12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 6 6 6 6 pontos pontos

Grupo II

12345-

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

7 7 7 7 7

pontos pontos

30 pontos Grupo III


12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7 7 7 7 7

35 pontos Grupo IV
12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8 8 8 8 8

35 pontos Grupo VI
1.1 1.2 1.3 2. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

40 pontos
10 10 10 30 pontos

60 pontos Total 200 pontos

Professor Rui Pimenta

p. 8 de 8

Vous aimerez peut-être aussi