Vous êtes sur la page 1sur 8

PROVA ESCRITA DE Durao da prova: 70 minutos Tolerncia: 10 minutos

G GE EO OG GR RA AF FI IA A
21 / Maro / 2011

1 10 0 A AN NO O T TU UR RM MA A B B TESTE DE ETAPA verso 2

NOTA PRVIA: . Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso da prova. . A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens dos Grupos I, II, III e IV. . Identifique claramente os grupos e os itens a que responde. . Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta azul ou preta. . interdito o uso de esferogrfica-lpis e de corrector. . As cotaes da prova encontram-se na pgina 8. . Pode utilizar rgua e mquina de calcular no alfanumrica. . Nos itens de resposta aberta com cotao igual a 20 pontos, cerca de 10% da cotao atribuda comunicao em lngua portuguesa.

. Nos grupos I, II, III e IV, em cada um dos itens, SELECCIONE a alternativa CORRECTA. . Na sua folha de respostas, indique claramente o NMERO do item e a LETRA da alternativa pela qual optou. . atribuda a cotao zero pontos aos itens em que apresente: - mais do que uma opo (ainda que nelas esteja includa a opo correcta); - o nmero e/ou letra ilegveis. . Em caso de engano, este deve ser riscado e corrigido, frente, de modo bem legvel. . No grupo V, nos itens em que pedido um nmero determinado de elementos: - se a resposta ultrapassar esse nmero, a classificao feita segundo a ordem pela qual esto apresentados; - a indicao de elementos contraditrios anula a classificao de igual nmero de elementos correctos.

Professor Rui Pimenta

p. 1 de 8

GRUPO I 1. Observe com ateno a Figura 1.

Figura 1 Bacia hidrogrfica do rio Mondego.

Fonte: Instituto da gua, Explorao das Principais Albufeiras de Portugal Continental 1993, MARN, IA, Lisboa, 1994
(adaptado).

1 Duas das bacias hidrogrficas que confinam com a bacia do rio Mondego so as dos rios...
A. Vouga e Tejo. B. Minho e Guadiana. C. Minho e Vouga. D. Tejo e Guadiana.

2 A probabilidade de haver cheias na seco terminal da bacia do rio Mondego elevada, pois
essa seco constituda por... A. vales muito encaixados. B. plancies de baixa altitude. C. vales de forte declive. D. rochas permeveis.

Professor Rui Pimenta

p. 2 de 8

3 A opo que representa correctamente a bacia hidrogrfica do rio Do, afluente do rio
Mondego, a que se encontra identificada pela letra...

4 De entre os principais problemas que afectam a qualidade da gua dos rios portugueses
salienta-se... A. a diminuio dos caudais ecolgicos, devido utilizao frequente das guas subterrneas para rega. B. o insuficiente tratamento das guas para consumo domstico, em consequncia da falta de estaes adequadas. C. a poluio resultante da insuficincia dos sistemas de tratamento de guas residuais urbanas e industriais. D. o aumento da carga slida dos rios junto foz, no Inverno, decorrente da existncia de barragens a montante.

5 A eutrofizao que ocorre em alguns sectores de muitos rios portugueses pode ser bastante
reduzida se a montante desses sectores se praticar uma agricultura... A. em socalcos. B. segundo o declive. C. intensiva. D. biolgica.

Professor Rui Pimenta

p. 3 de 8

GRUPO II 1. Observe com ateno os grficos A e B que se seguem.


30

Grfico A

Profundidade (m)

Grfico B

1 Atravs do grfico A possvel


A. compreender a variao da temperatura segundo a altitude e a latitude. B. concluir que medida que a profundidade aumenta, a temperatura das guas diminui. C. constatar que medida latitude diminui, a variao da temperatura torna-se quase insignificante com a profundidade. D. Todas as afirmaes anteriores so opo.

2 A variao da temperatura registada no grfico A


A. praticamente nula no equador. B. particularmente significativa na zona ftica, a partir dos 1000 metros. C. est relacionada com a absoro da radiao solar pela gua dos oceanos/mares. D. Apenas duas das afirmaes anteriores so opo.

3 Segundo o grfico B, no equador e nos trpicos, at os primeiros 1000 metros de profundidade A. a quantidade de sais dissolvidos na gua menor devido evaporao. B. verifica-se um aumento da salinidade. C. a inverso da temperatura registada nas grandes latitudes, fica a dever-se fuso dos gelos (gua doce). D. a variao da salinidade pode ser da ordem dos 1%o.

4 As guas marinhas podem ser caracterizadas pela


A. cor, temperatura, salinidade e densidade. C. cor, temperatura, sabor e densidade. B. cor, sabor e densidade. D. cor, temperatura e sabor.

5 Nos oceanos/mares de latitudes mdias e elevadas as substncias nutritivas


A. no condicionam a quantidade de peixe existente. B. so abundantes, tornando-os ricos em plncton. C. so praticamente inexistentes. D. Nenhuma das afirmaes anteriores opo.
Professor Rui Pimenta p. 4 de 8

GRUPO III 1. Considere o mapa que se segue Figura 2.

1 Linha de costa significa a rea que estabelece o limite entre o... A. mar e o continente, ao nvel atingido pela mar baixa. B. continente e o mar, ao nvel atingido pela mar mais alta em perodo de forte ondulao . C. mar e o continente, segundo o nvel atingido pela mar ao nascer e ao pr do sol. D. continente e o mar, ao nvel atingido pela mar mais alta em perodo de fraca ondulao.

Figura 2

2 As letras A, B e C assinaladas na Figura 2


significam, respectivamente,... A. costa baixa e arenosa, costa alta e rochosa e costa baixa e rochosa. B. costa alta e rochosa, costa baixa e rochosa e costa baixa e arenosa. C. costa baixa e arenosa, costa baixa e rochosa e costa alta e rochosa. D. Nenhuma das afirmaes anteriores opo.

3 2 C B A 1

3 As letras 1, 2 e 3 foram utilizadas na Figura 2 para representar, respectivamente,...


A. calcrio, areias e arenitos e granitos. B. granitos, areias e arenitos e calcrio. C. areias e arenitos, calcrio e granitos. D. calcrio, sedimentos finos (aluvies) e granitos.

4 O traado actual da linha de costa...


A. resulta de sucessivas alteraes ocorridas em virtude de variaes climticas. B. pode ser fruto de movimentos tectnicos ocorridos no passado. C. corresponde ao resultado final de sucessivas transgresses e regresses marinhas. D. Todas as afirmaes anteriores so opo.

5 A linha de costa portuguesa faz fronteira com...


A. o oceano Atlntico a este e a sul. B. o oceano Atlntico a oeste e o mar Mediterrneo a Sul. C. o oceano Atlntico. D. o mar Mediterrneo a sul e o oceano Atlntico a este.

Professor Rui Pimenta

p. 5 de 8

GRUPO IV 1. Considere as imagens A, B e C que se seguem.

Imagem A

Imagem C

1 Na imagem A
A. retrata uma antiga rea de costa alta. B. possvel identificar uma arriba morta. C. a presena de dunas o que se destaca em primeiro plano. D. Todas as afirmaes anteriores so opo.

Imagem B

2 Na imagem B, a ligao entre a ilha e a linha de costa designa-se por


A. haff-delta. C. restinga. B. istmo. D. cordo litoral.

3 A imagem C
A. retrata uma rea da linha de costa que evolui fundamentalmente por aco da fora hidrulica. B. torna possvel a observao da plataforma de abraso. C. retrata uma rea de arriba morta. D. Apenas duas das afirmaes anteriores so opo.

4 A forma do litoral representada pela imagem B


A. formou-se, exclusivamente, devido proximidade entre a ilha de Peniche e a linha de costa. B. resultou da conjugao verificada entre a pouca profundidade entre a pequena ilha e o antigo litoral e o aumento da velocidade das guas registado em torno da ilha de Peniche. C. resulta de sedimentos/materiais depositados por aco do oceano. D. corresponde a uma reentrncia.

5 O esturio
A. do Tejo um dos maiores da Europa. B. do Tejo e do Sado assumem particular importncia em Portugal, j que as suas grandes dimenses baralham a variedade e diversidade da fauna e da flora. C. corresponde s oscilao peridicas do nvel do mar. D. a parte do rio sujeita aco das correntes martimas.
Professor Rui Pimenta p. 6 de 8

GRUPO V 1. Considere o excerto de texto retirado do stio www.quercus.pt.

Os recursos hdricos em Portugal: Uma distribuio desigual () A precipitao repercute-se na quantidade de gua escoada pelos rios em Portugal () Os rios do Norte do Pas, como o Rio Douro, e os que atravessam serras chuvosas, como o Rio Zzere que atravessa a Cordilheira Central, so mais caudalosos. O Rio Guadiana, que atravessa a plancie alentejana, tem um caudal especfico muito mais baixo. O Rio Tejo, o rio mais comprido em Portugal, marca a diviso entre o Norte hmido e o Sul seco, que constitui a caracterstica espacial mais peculiar do territrio portugus. () Sandra Oliveira
Temperatura (C) e precipitao (mm) em diferentes reas de Portugal.

1.1 Diga o que entende por caudal. 1.2 Aponte duas razes para a irregularidade do regime dos rios portugueses. 2 Considere o pequeno texto que se segue: Embora a poluio da gua possa ser acidental, a maior parte das vezes resulta de escoamentos descontrolados de origens diversas. As principais fontes poluidoras so: - as guas residuais urbanas () O seu volume est em aumento constante, chegando em certas cidades a atingir os 600 litros por habitante e por dia, o que significa cerca de 50 quilos de substncias secas e slidas por habitante e por ano; - as guas de origem industrial (); - a poluio de origem agrcola, proveniente essencialmente de certos produtos utilizados na agricultura, como os adubos, insecticidas e dejectos de origem animal. Fonte:
http://defpraiasmatosinhos.no.sapo.pt/Poluicao.htm#Poluicao Adaptado). Rios (Acesso em 2011-03-19,

2.1 Explique a importncia das redes de drenagem e de tratamento das guas residuais.

Professor Rui Pimenta

p. 7 de 8

GRUPO VI
1. Considere a informao que se segue Figuras 3 e 4 e Texto 1. Figura 3

Texto 1
Em termos de senso comum, existe uma ideia concebida de que, sendo o nosso pas banhado Atlntico, a norte e a sul pelo oceano rico em 1.1 Defina plataforma continental. ser necessariamente Figura 4

recursos piscatrios.

1.2 Refira dois dos factores que conduzem maior abundncia de recursos piscatrios na plataforma continental. 2 Justifique a razo de Portugal no ser rico em recursos piscatrios (texto 1), clarificando questes como: - o porqu da relativa pouca importncia da ZEE portuguesa em termos de pesca; - a principal caracterstica da frota de pesca portuguesa e o tipo de pesca que lhe est associado; - os principais problemas com que se debate o sector da pesca.

FIM
COTAES Grupo I
12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 6 6 6 6 pontos pontos

Grupo II

12345-

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

6 6 6 6 6

pontos pontos

30 pontos Grupo III


12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 6 6 6 6

30 pontos Grupo IV
12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 6 6 6 6

30 pontos Grupo V
1.1 1.2 2.1 ....... ....... ....... 10 10 20 pontos

30 pontos Grupo VI
1.1 1.2 2. ....... ....... ....... 10 10 20 pontos

40 pontos Total
Professor Rui Pimenta

40 pontos 200 pontos


p. 8 de 8

Vous aimerez peut-être aussi