Vous êtes sur la page 1sur 70

Automveis Transmisso

Treinamento Bsico

Automveis Transmisso Treinamento Bsico

ndice

Ttulo

Pg

Tipos de Acionamentos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 Embreagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9 Acionamento da embreagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 Sistema de Embreagem Automtica AKS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17 Caixa de Transferncia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 29 Engrenagem Planetria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31 Conversor de torque . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 35 Transmisso automtica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39 rvores de transmisso, rvores de trao, Juntas (de transmisso) . . 47 Acionamento de Eixo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 55 Diferencial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 59

Treinamento Bsico Transmisso

Tipos de Acionamentos
Os componentes que seguem so parte de uma transmisso de um Automvel: Embreagem, Caixa de Mudanas, rvore de Transmisso, Acionamento do Eixo e as rvores de acionamento para as rodas. Estes so combinados no termo Trem de Fora. Tarefas: transformao do torque do motor e velocidade rotacional, converso de torque e rodas de trao.
AT_100.1_0

Tipos de Acionamentos Em Automveis e Veculos Comerciais, eles diferem entre Trao nas Rodas Traseiras, Trao nas Rodas Dianteiras e Trao em Todas as Rodas. Trao nas Rodas Traseiras Motor Dianteiro O motor geralmente est montado sobre o eixo dianteiro ou um pouco atrs do mesmo. O acionamento efetuado atrs da rvore de transmisso s rodas traseiras. Com o arranjo da Trao no Eixo Traseiro, h uma distribuio favorvel do peso entre os eixos, dianteiro e traseiro.

Acionamento Transaxle Isso uma especialidade quando a caixa de mudanas est instalada no eixo traseiro de um veculo com motor dianteiro. Atravs desse sistema consegue-se uma distribuio igual do peso e uma habilidade neutra ao contornar curvas

AT_100.1_0007

Treinamento Bsico Transmisso

Motor traseiro e trao traseira Motores traseiros so instalados sobre ou atrs do eixo traseiro. Ao utilizar um motor de cilindros horizontais opostos (Boxer) somente necessrio um pequeno espao para o motor e a caixa de mudanas. O motor traseiro empregado raras vezes devido ao limitado espao para o porta-malas, o problema posicionar o tanque de combustvel, a resposta aos ventos laterais e a tendncia de sobre-esterar.
AT_100.1_0004

Motor entre eixos Isso utilizado para carros esportivos e de corrida. O motor est situado frente do eixo traseiro. Isso resulta numa melhor distribuio do peso entre os eixos e um centro de gravidade melhor.

AT_100.1_0

Motor sob o assoalho Isso apropriado para nibus e Veculos de Carga Pesada. O motor instalado no assoalho que est situado entre os eixos permite uma distribuio igual do peso.

AT_100.1_0008

Treinamento Bsico Transmisso

Trao Dianteira Na trao dianteira o motor est localizado tanto frente, acima ou detrs do eixo dianteiro. Motor, embreagem, caixa de mudanas e diferencial esto reunidos em um s bloco. As seguintes so as vantagens obtidas com a trao dianteira: baixo peso do veculo, curta distncia entre o torque do motor e as rodas motrizes, sem tnel de rvore de transmisso, grande porta-malas, quando o motor instalado lateralmente, acionamento simples do eixo, balano dianteiro pequeno e melhor utilizao da rea para os ps. uma melhor marcha reta para frente devido ao fato do veculo estar sendo puxado e no empurrado.

Desvantagens distribuio desfavorvel do peso entre os eixos dianteiro e traseiro, sub-estero em curvas rpidas, alto desgaste de pneus.

AT_100.1_0009

Treinamento Bsico Transmisso

Trao em todas as rodas Trao selecionvel em todas as rodas Atravs de uma caixa de transferncia que est conectada caixa de mudanas por flanges, h duas rvores de transmisso conectadas, uma ao eixo dianteiro, outra ao eixo traseiro. Geralmente, o eixo traseiro est sempre acionado e o eixo dianteiro acionado quando desejado. Os diferenciais podem ser adicionalmente equipados com sistemas de bloqueio. Quando no h um diferencial central, a trao nas quatro rodas no deve ser acionada em pistas secas.

Trao permanente em todas as rodas A trao e ambos os eixos est constantemente acionada. Automveis com motor e trao dianteira, so acionados atravs de uma caixa de transferncia que aciona os eixos, dianteiro e traseiro, atravs de rvores de transmisso. Um diferencial central distribui as diferentes rotaes entre os eixos, dianteiro e traseiro. Com isso so evitados esforos excessivos no trem de trao bem como desgastes no acionamento e nas rodas.

AT_100.1_0010

AT_100.1_0003

AT_100.1_0011.1

Treinamento Bsico Transmisso

Embreagem
A embreagem est disposta como um elo de conexo entre o motor e a caixa de mudanas no trem de fora de um automvel. Tarefas Transmitir o torque do motor caixa de mudanas. Possibilitar o fluxo da fora e a arrancada sem solavancos. Interromper o fluxo de fora entre o motor e a caixa de mudanas. Amortecer oscilaes de rotao. Proteger o motor e os componentes de transmisso de fora de sobre-cargas. Embreagens de Frico Pela quantidade de discos de embreagem diferenciamos: Embreagem de disco nico, Embreagem de discos mltiplos. Conjunto de embreagem de disco nico Componentes principais Placa de presso (plat) da embreagem (1), Disco da embreagem (2), Acionamento, consistindo do rolamento de encosto da embreagem (3) e garfo de acionamento da embreagem(4). 4

AT_25_0002

Treinamento Bsico Transmisso

Conjunto do plat da embreagem O volante do motor est parafusado junto com o conjunto do plat da embreagem. Nele esto instalados: a placa de encosto (debreagem), alavancas acionadoras, plat e, dependendo da srie, so instaladas no plat, 6 a 12 molas de presso ou, uma mola do tipo membrana (chapu chins). Em veculos de carga pesada tambm so utilizadas embreagens de plats duplos. Com a utilizao de dois plats, aumentada a rea de atrito sem aumento do dimetro, podendo ser transmitidos torques mais elevados.

Atualmente as novas sries de embreagens so somente equipadas com mola de membrana.. As embreagens de mola de membrana so caracterizadas pela estabilidade rotacional mais elevada e menor esforo no pedal. Alm disso, elas transmitem foras de presso mais elevadas com menor altura construtiva. A mola de membrana uma mola prato com fendas radiais. Ela construda em ao temperado e recebe tratamento trmico de superfcie especial.

AT_25_0010 AT_25_0016

Treinamento Bsico Transmisso

10

A mola tipo membrana cria uma alavanca de dois lados, a qual produz tenso entre dois anis basculantes num dos quais ela pode se apoiar. As molas de lminas de posio tangencial perifrica conectam o plat da embreagem e a capa entre si, sem permitir movimentos de rotao entre elas e, so usadas como molas de retrao ao debrear. Funcionamento A mola de membrana sofre uma tenso e essa finalidade prensar o plat contra a superfcie de atrito do volante do motor. As foras de atrito so aplicadas na superfcie de atrito do plat , a qual transmite o torque do motor para a rvore primria da caixa de mudanas.

Ao debrear, o rolamento de encosto pressionado contra a borda interna da mola de membrana ou puxada para longe dela. Com isso, a mola de membrana oscila nos anis basculantes e o plat se levanta e interrompe a distribuio de foras.

Verso de trao

Verso de presso
AT_25_0004

AT_25_0009

Treinamento Bsico Transmisso

11

Disco de Embreagem Os discos de embreagem transferem o fluxo de fora atravs da superfcie de atrito (volante de motor e plat) para a rvore primria da caixa de mudanas. Isso executado atravs de: discos rgidos de embreagem sem amortecimento de toro, discos de embreagem com revestimentos montados com molas sem amortecimento de toro, discos de embreagem com revestimentos montados com molas com amortecimento de toro. Discos de embreagem com amortecimento de toro tm molas de toro e amortecimento de atrito. O cubo do disco de embreagem est conectado com molas helicoidais parte do disco portadora do revestimento. Atravs das molas helicoidais, h a possibilidade de um deslocamento limitado de giro entre o cubo do disco e a parte portadora do revestimento do disco. A direo de orientao do atrito alojada na parte do cubo, o atrito entre a parte do cubo e a parte do disco amortecem as vibraes de toro criadas. Atravs da fora comum do molejo de toro e a direo do atrito, as vibraes de toro, as quais se originam no motor, so amortecidas e mantidas longe da caixa de mudanas.

a)

b)

AT_25_0011.1

AT_25_0011.2

c)

d)

AT_25_0011.3

AT_25_0011.4

a) Disco de embreagem elstico com segmentos assentados b) Disco de embreagem elstico com mola sob o revestimento. c) Disco de embreagem com amortecimento de toro, d) Disco de embreagem com revestimento de cermica sinterizada (para demandas operacionais extremamente elevadas).

Treinamento Bsico Transmisso

12

Embreagem de Discos Mltiplos Embreagens de lamelas so geralmente utilizadas em motocicletas e em transmisses automticas. Construo Discos mltiplos de embreagem (Lamelas) so montadas uma atrs da outra e alternadamente com discos acionadores de dentes externos e discos acionados de dentes internos (lamelas de ao). A maioria funciona em banho de leo. Os discos de embreagem de dentes externos encaixam nos sulcos da gaiola, os discos de dentes internos se encaixam nos entalhados do cubo. O disco de presso pode ter molas mltiplas de presso e est conectado, atravs do cubo, com a rvore primria da caixa de mudanas.

AT_25_0005

AT_25_0018

Treinamento Bsico Transmisso

13

Acionamento da embreagem
O acionamento da embreagem pode ser efetuado de forma manual ou hidrulica. Com a transmisso mecnica, as foras so tambm transferidas atravs de hastes/articulaes (como fora de trao ou de presso) ou atravs de um controle Bowden (cabo de ao) (somente como fora de trao) no acionador Acionamento hidrulico de embreagem Os componentes hidrulicos consistem de um cilindro mestre, tubulao, tubo de conexo, o servo-cilindro e o lquido hidrulico.

Bild AT_25_0007

AT_25_0006

Treinamento Bsico Transmisso

14

Vantagens da operao hidrulica arranjo simples da tubulao, fcil formao de ponte na distncia entre o pedal e a embreagem, por ex. em motor traseiro, sem necessidade de inspees em particular da unidade hidrulica. possvel amplificao utilizando transformao hidrulica Cilindro mestre O componente tem a tarefa de criar presso de fluido para a parte hidrulica do acionamento da embreagem.

Servo-cilindro Esse componente tem a tarefa de transferir a presso do fluido do cilindro mestre para operar o acionador.

AT_25_0013

AT_25_0012

Treinamento Bsico Transmisso

15

Acionador hidrulico de atuao central Ele utilizado no acionamento hidrulico da embreagem e est instalado na parte interna da carcaa da embreagem. Construo Um acionador hidrulico de atuao central e um servo-cilindro so considerados como um s componente e compe-se de: Carcaa, Rolamento de encosto, Fole de passagem, Mola de pr-carga, Embolo de presso.

Funcionamento O mbolo de presso funciona atravs da presso hidrulica, a qual provm do cilindro mestre e empurrado para frente sobre a bucha. O disco de presso pressionado contra a mola de membrana, a qual desacopla a embreagem. A mola de pr-carga assegura que quando a embreagem no est sendo acionada, que o rolamento de presso tenha uma presso constante mnima para evitar rudos de rolamento.

AT_25_0019

AT_25_0020

Treinamento Bsico Transmisso

16

Sistema de Embreagem Automtica AKS


O sistema de embreagem automtica (AKS) um sistema para a operao automtica da embreagem ao arrancar, na troca de marchas e ao parar. O sistema automtico de embreagem (AKS) consiste dos seguintes componentes: sensor de ngulo de rotao do sentido de engate, sensor de ngulo de rotao do sentido de seleo, sensor de ngulo de rotao do trambulador, unidade central de comando com aparelho de comando eletrnico integrado, cilindro mestre da embreagem, servo-motor de CC com engrenagem de rosca sem fim e sensor de curso, acionador central hidrulico, plat de embreagem auto-ajustvel. Para o reconhecimento da marcha selecionada servem os sensores de ngulo de rotao do sentido de engate e do sentido de seleo bem como para o reconhecimento da inteno de o sensor de rotao do trambulador. Paralelamente a esses sinais, o comando do AKS ainda necessita de uma srie de outros sinais de sistemas que so obtidos atravs do barranento de dados CAN.
AT_25_0021

Treinamento Bsico Transmisso

17

A transferncia de fora para a embreagem ocorre de forma hidrulica. Quando o motorista move a alavanca de mudanas para mudar marchas, isso reconhecido pelo sensor de ngulo de rotao. A unidade de comando na unidade central de comando analisa os sinais recebidos do sensor e controla se a operao da embreagem plausvel ou no para a situao requerida. O servo-motor energizado e transfere o seu movimento rotacional atravs da engrenagem rosca sem fim, com mecanismo de manivela para a haste de presso. A haste de presso aciona o mbolo no cilindro mestre e, com a elevao da presso hidrulica desacoplada a embreagem atravs do acionador hidrulico central. Na unidade central de comando h um sensor indutivo de curso integrado, o qual informa a unidade de comando sobre a atual posio da haste de presso.
AT_25_0022

Treinamento Bsico Transmisso

18

Treinamento Bsico Transmisso

19

A caixa de Mudanas est localizada entre a embreagem e a caixa do eixo motriz. Tarefas de uma caixa de Mudanas: converter ar rotaes do motor, permitir o funcionamento do motor em marcha lenta quando o automvel est parado. inverter o sentido de rotao das rodas motrizes. A necessidade da caixa de mudanas resulta das caractersticas do motor de combusto interna. A maior fora de trao ou potncia exigida na arrancada , na acelerao e em aclives. O motor de combusto interna no pode arrancar por fora prpria ou sob carga. A sua potncia menor em baixas rotaes e se eleva com o aumento de rotaes at o seu valor mais alto. A caixa de mudanas um conversor com o qual se pode escalonar as rotaes das rodas e portanto a velocidade.

AT_00_0068

Treinamento Bsico Transmisso

20

As caixas de mudanas com engrenagens corredias tm as seguintes desvantagens srias: Grande tamanho, dificuldade de trocas de marchas, gerao de muito rudo, engate de marchas com impacto, peso elevado no veculo e raras vezes so instaladas.

Engrenagens com dentes inclinados tm maior funcionamento porque h mais dentes sendo utilizados.

suavidade

de

As engrenagens de dentes inclinados esto sempre engrenadas, e podem girar livremente no eixo. A unio positiva com eixo efetuada com um acoplamento por garras.

AT_26_0005 AT_26_0023

As engrenagens s se deixam engatar com o fluxo de fora interrompido e velocidades iguais.

AT_26_0011

Treinamento Bsico Transmisso

21

As caixas de mudanas esto divididas em diferentes categorias, Eixo regular e Eixo irregular. Caixa de mudanas com eixo regular instalada em veculos com motor dianteiro e de trao nas rodas traseiras. Ela conhecida como Caixa de mudanas de 3 rvores (rvore primria, rvore intermediria e rvore secundria). A rvore primria e a rvore secundria esto na mesma linha. Com exceo da velocidade direta, a transmisso efetuada atravs de dois pares de engrenagens.

rvore primria (1) Esta conectada ao disco da embreagem e aciona a rvore intermediria atravs das duas primeiras engrenagens. rvore intermediria (2) As engrenagens da rvore intermediria esto unidas de forma fixa entre si. rvore secundria (3) Sendo tambm a rvore acionada, ela unida atravs das mangas corredias (4) de forma solidria com as engrenagens livres (5).

AT_26_0002

AT_26_0007

Treinamento Bsico Transmisso

22

Caixas de mudanas com eixo irregular So instaladas em veculos de motor dianteiro e trao das rodas dianteiras e em veculos de motor traseiro e trao nas rodas traseiras, elas tambm so conhecidas como caixas de mudanas de 2 rvores (rvore primria e rvore secundria). Em todas as marchas, a transmisso efetuada por cada par de engrenagens, o sentido do fluxo da fora invertido.

Na rvore primria (1) bem como na rvore secundria (2) esto alojadas engrenagens motrizes e engrenagens livres. As engrenagens livres (3) so unidas s engrenagens fixas atravs das mangas corredias (4).

AT_26_0018

Treinamento Bsico Transmisso

23

Mecanismo de sincronizao A diferena principal entre uma caixa de mudanas no sincronizada e outra sincronizada que h um anel de sincronizao instalado entre a manga corredia e a engrenagem. Com o anel de sincronizao, podemos mudar as marchas para marchas superiores sem pisar duas vezes no pedal de embreagem e ao mudar para marchas inferiores sem a necessidade de acelerar entre as marchas, o que permite uma mudana de marcha mais segura em situaes difceis. Tarefas do mecanismo de sincronizao estabelecer uma rotao igual entre a manga corredia e a engrenagem (engrenagem de mudana), possibilitar uma troca de marcha silenciosa e rpida. Ao mudar de marcha, a manga corredia precisa ser empurrada sobre os dentes de acoplamento da engrenagem da mudana. Isso s fcil e silencioso quando a manga corredia e a engrenagem da mudana tm o mesmo nmero de rotaes. As adaptaes entre das diferentes rotaes so efetuadas atravs de atrito deslizante sobre o anel de sincronizao. O processo de adaptao chama-se sincronizao.
AT_26_0017

1. Corpo de sincronizao 2. Manga corredia 3. Garfo de comando 4. Anel de sincronizao

Treinamento Bsico Transmisso

24

O mecanismo de sincronizao com sincronizao interna (Sistema BorgWarner) consiste de uma manga corredia (1), corpo de sincronizao (2), 3 cabeas de acoplamento (3), anel de sincronizao (4), dentes de acoplamento (5) e engrenagens (6). A manga corredia tem garras de engate no lado interno, as quais se agarram nos dentes externos do corpo de sincronizao. As 3 cabeas de acoplamento se encontram nas reentrncias do corpo de sincronizao e so pressionadas contra as garras da manga corredia com duas molas . Dessa forma a manga corredia mantida no meio do corpo de sincronizao. O corpo de sincronizao (2) est fixo na rvore secundria. O anel de sincronizao (4) tem uma superfcie cnica de atrito no lado interno e dentes de bloqueio no lado externo. Os 3 recessos no anel de sincronizao limitam o giro do anel de sincronizao contra as cabeas de acoplamento. A engrenagem (6) tem uma superfcie cnica de atrito no lado do anel de sincronizao (7), atrs disso esto os dentes de acoplamento (5).

AT_26_0020

Treinamento Bsico Transmisso

25

Processo da mudana Na posio neutra a manga est situada no meio, os pinos esfricos so pressionados para dentro das reentrncias da manga corredia, com molas de presso. As engrenagens podem girar livremente na rvore. Atravs do movimento axial da manga corredia que pressiona os anis de sincronizao sobre os pinos esfricos contra a esfera cnica de atrito do corpo de sincronizao. A diferena de rotao subsistente das peas a serem acopladas ocasiona a rotao radial do anel de sincronizao. Atravs dessa rotao, que limitada por encostos, os dentes inclinados do anel de sincronizao so pressionados contra os dentes da manga corredia e impedem assim a continuao do movimento. Atravs da presso de mudana da manga corredia e a rotao radial do anel de sincronizao, origina-se, atravs da obliqidade dos dentes da mudana, uma fora de presso axial entre os pinos esfricos, anel de sincronizao e corpo de sincronizao, isso conduz uma diminuio da diferena de rotao entre a s peas a se acoplarem e estabelece a rotao sincronizada. Quando a rotao sincronizada foi estabelecida, ento uma mudana de fora contnua na manga corredia do anel de sincronizao, faz com que o mesmo oscile girando em ambos os sentidos at que os dentes da manga corredia possam ser empurrados sobre os dentes externos do corpo de sincronizao. A mudana de marcha foi efetuada.

AT_26_0022

AT_26_0022.1

AT_26_0022.2

Treinamento Bsico Transmisso

26

Nas caixas de mudanas da Mercedes-Benz utilizada a sincronizao externa. Essa construo reduz a fora de mudana atravs do maior dimetro do cone de atrito. Dessa forma atingida uma melhoria essencial na operao do veculo e no conforto ao dirigir. Durante a operao de mudana de marcha, a manga corredia no portamanga corredia empurrada axialmente contra a rotao do anel de sincronizao da engrenagem. O deslizamento sobre a superfcie de atrito ocasiona uma diminuio da diferena de rotao entre a engrenagem da mudana e o porta-manga corredia. Quando a rotao sincronizada foi estabelecida, ento a manga corredia pode ser empurrada sobre os dentes da mudana e assim ocorre uma unio positiva

AT_26_0026

AT_26_0024

Treinamento Bsico Transmisso

27

Treinamento Bsico Transmisso

28

Caixa de Transferncia
Se um veculo tem a necessidade de trao em eixos mltiplos ao mesmo tempo, ento necessria uma caixa de transferncia depois da caixa de mudanas entre os diferenciais dos eixos motrizes. Dependendo da utilizao do veculo, a caixa de transferncia tambm precisa realizar outras tarefas. Compensar as rotaes entre os eixos motrizes nos veculos com trao permanente nas quatro rodas. Bloquear a compensao de rotaes quando h diferena muito grande por resvalamento entre as rodas motrizes. Extenso da razo de transmisso, por ex. em veculos fora de estrada e veculos comerciais. Tomada de fora para agregados de trabalho. Diferentes mtodos de aplicao podem ser aplicados. Caixa de transferncia tipo pinho Transfere torque igualmente para cada eixo motriz e pode ser adicionalmente equipado com diferencial de resvalamento limitado.

AT_28_0004

Caixa planetria A distribuio do torque distribuda em diferentes razes, por ex. 35% para o eixo dianteiro e 65% para o traseiro. possvel um diferencial adicional e a expanso da razo de distribuio.

AT_28_0003.1

Caixa de Transferncia de sem-fim (Diferencial Torsen) Eles distribuem o torque em partes iguais aos eixos de trao em condio no bloqueio e, atuam simultaneamente como bloqueio autnomo de diferencial
AT_28_0005

Treinamento Bsico Transmisso

29

Treinamento Bsico Transmisso

30

Engrenagem Planetria
Um kit simples de Planetrio consiste de Engrenagem solar, Engrenagem anelar, Engrenagem planetria, Suporte portador das engrenagens planetrias. As engrenagens planetrias so pivotadas com o eixo do suporte portador das engrenagens planetrias. Elas rolam nos dentes internos da engrenagem anelar e nos dentes externos da engrenagem solar.

AT_27_0009

1. Engrenagem anelar 2. Engrenagem planetria 3. Suporte portador das engrenagens planetrias 4. Engrenagem solar
AT_27_0002

Treinamento Bsico Transmisso

31

Funcionamento As diferentes razes de transmisso so alcanadas quando so acionadas, a engrenagem solar (4), a engrenagem anelar (1) ou o suporte portador das engrenagens planetrias (3). Para isso, necessrio que uma respectiva parte no acionada seja freada. A sada de fora realizada atravs do componente que, no acionado, nem freado. H a possibilidade de 5 razes de transmisso no mesmo sentido e 2 na direo de rotao oposta. O componente do jogo planetrio de engrenagens acionado atravs de uma embreagem de lamelas e deslocado no sentido de rotao. Ao imobilizar, o correspondente componente freado e fixado carcaa da caixa de mudanas atravs de uma embreagem de lamelas ou de um freio de cinta. Exemplo de uma caixa planetria de 3 marchas 1 marcha A engrenagem solar (4) a engrenagem motora, a engrenagem anelar (1) est imobilizada por freio. As engrenagem planetrias (2), rolam ao longo dos dentes da engrenagem anelar (1). O suporte portador das engrenagens planetrias (3) e a rvore acionadora conectada tm o mesmo sentido de rotao porm o suporte portador das engrenagens gira numa velocidade inferior a engrenagem solar. Ocorre uma relao de transmisso de rpido para lento.

2 marcha A engrenagem anelar (1), a engrenagem motora, a engrenagem solar (4) est imobilizada. As engrenagens planetrias (2) rolam ao longo dos dentes da engrenagem solar (4). O suporte portador das engrenagens planetrias (3) e a rvore acionadora possuem o mesmo sentido de rotao, porm o suporte portador de engrenagens gira numa velocidade inferior a engrenagem anelar. Ocorre uma relao de transmisso de rpido para lento, porm numa intensidade menor que da 1 marcha.

3 marcha Atravs do acionamento da engrenagem solar e da engrenagem anelar ocorre um bloqueio do jogo de engrenagens planetrias. As engrenagens planetrias no giram mais e atuam como dispositivo de arrastamento. A sada de fora tem o mesmo sentido de rotao que o acionamento e ocorre, nesse caso, atravs do suporte portador das engranagens. A transmisso est em marcha direta 1:1.

Marcha a r A engrenagem solar a engrenagem motriz, o suporte portador das engrenagens planetrias est imobilizado. As engrenagens planetrias provocam uma inverso de rotao da engrenagem anelar atravs da sada de fora. Ocorre uma inverso de sentido de rotao e uma relao de transmisso de rpido para lento.

Treinamento Bsico Transmisso

32

Um kit planetrio simples no pode ser utilizado em transmisses automticas porque no h suficientes razes de transmisso disponveis e so necessrias duas rvores de acionamento. Por essa razo, 2 ou 3 kits planetrios simples so instalados um aps o outro. Um kit Ravigneaux consiste de uma engrenagem anelar comum, Um suporte portador comum de engrenagens planetrias, duas diferentes grandes engrenagens solares, engrenagens planetrias curtas e longas. Como no jogo de planetrias simples, os diferentes estgios de transmisso so obtidos com o acionamento e a imobilizao de determinados componentes ou atravs do bloqueio de todo o jogo de engrenagens planetrias.

Um kit Simpson montado combinando dois kits simples de planetrias juntos com uma engrenagem solar em comum. Um kit Simpson consiste de uma engrenagem solar comum, duas engrenagens anelares de igual dimetro e nmero de dentes, duas engrenagens planetrias similares, dois suportes portadores de engrenagens planetrias.

AT_27_0014

AT_27_0016

Treinamento Bsico Transmisso

33

Treinamento Bsico Transmisso

34

Conversor de torque
Tarefas do conversor de torque converter e transferir o torque do motor, permitir arrancadas suaves sem embreagem, amortecer a vibrao do motor. Construo O conversor de torque hidrodinmico consiste de Bomba, Turbina, Roda principal com giro livre. A bomba, a turbina e a roda principal so unidades com ps curvas e funcionam numa carcaa fechada abastecida com leo hidrulico. A bomba acionada pelo volante do motor atravs da carcaa do conversor com a rotao do motor.

AT_27_0003

Treinamento Bsico Transmisso

35

Circulao do leo Uma bomba de leo acionada atravs da bomba do conversor de torque. Isso proporciona uma presso de abastecimento de aproximadamente 3 a 4 bares no conversor de torque e bombeia o leo hidrulico atravs de um regulador, um radiador de leo e um reservatrio. A presso de abastecimento no conversor de torque hidrodinmico evita a formao de borbulhas (cavitao), o que reduziria o fator de eficincia. Alm disso, so evitados danos nas ps da bomba, da turbina e da roda principal. Funcionamento Faixa de converso. Ao arrancar , a bomba de torque comea a girar, a turbina e a roda principal esto paradas. O leo flui da bomba para a turbina, transfere a sua energia e circulado de volta. A turbina comea a girar quando o torque da turbina maior do que o torque de resistncia na rvore primria da transmisso. O leo que flui para fora da turbina, encontra as ps da roda principal e tenta gir-las no sentido oposto de rotao da bomba e da turbina. Entretanto, este sentido de rotao bloqueado pela roda livre. O leo se apia nas ps curvadas a 90 da roda principal e o efeito que criada uma forte contrapresso nas ps da turbina, cujo resultado a elevao da fora de giro.

AT_27_0004.1

1. Bomba 2. Roda principal 3. Turbina

Treinamento Bsico Transmisso

36

Atravs da elevao da fora de giro, o torque na rvore da turbina (rvore primria da transmisso) maior do que aquele, alimentado pelo torque do motor, no conversor de torque. A roda principal conduz o fluxo de leo num ngulo favorvel para as ps da bomba. Com isso encerrada a circulao do leo

Com o aumento de rotao da turbina diminui a diferena de rotao entre a bomba e a turbina. O fluxo de leo experimenta menos deflexo e flui sobre as ps da roda principal. Portanto, a fora de apoio reduzida e com isso a fora adicional sobre as ps da turbina. A fora do torque reduzida.

AT_27_0004.2

Se a bomba e a turbina tm aproximadamente a mesma rotao, ento a roda principal recebe fluxo pelo lado traseiro, assim a roda livre se libera e a roda principal comea a girar. A partir desse ponto no h mais fora de contrapresso na turbina e com isso no h mais reforo de torque.
AT_27_0004.3

Isso chamado Ponto de Acoplamento.

AT_27_0004.4

Treinamento Bsico Transmisso

37

Caractersticas do conversor de torque hidrodinmico sem desgaste mecnico, processo de arranque suave, ao arrancar o motor no pode ser estrangulado, o aumento de torque se auto-ajusta continuamente para a respectiva situao de marcha, ao arrancar, o aumento de torque mximo, batidas de torque e vibraes de toro do motor so amortecidas pelo leo hidrulico, necessidade de pouco espao atravs da construo compacta, funcionamento silencioso. Embreagem de derivao do conversor (1) Ela dever deter a perda de fluxo do conversor hidrodinmico de torque na rea do acoplamento e assim diminuir o consumo de combustvel. A embreagem de derivao do conversor conectada atravs de uma vlvula magntica, a qual controla a presso de leo atravs da rvore primria para a embreagem de derivao do conversor. A presso de leo pressiona um pacote de lamelas juntas e permite uma transmisso direta de torque da bomba para a turbina.

AT_27_0013

AT_27_0012

Treinamento Bsico Transmisso

38

Transmisso automtica
Podemos diferenciar: caixa de mudanas semi-automtica, transmisso automtica. Caixa de mudanas semi-automtica A interrupo da distribuio de foras (debreagem) operada atravs de servo-motor (AKS). A mudana de marchas operada manualmente. Transmisso totalmente automtica A seleo da transmisso efetuada independentemente sem interrupo da fora de trao. A troca na transmisso operada com ou sem escalonamento. Construo de uma transmisso totalmente automtica Conversor de torque hidrodinmico utilizado como embreagem de arrancada e tem o efeito de elevao de torque na rea de converso Caixa planetria Ela operada pelo conversor de torque e efetua converso de torque e de rotaes, bem como a inverso do sentido de rotao para a marcha a r. Comando mecnico hidrulico Ele tem a tarefa de mudar individualmente as marchas superiores e inferiores de forma independente e automtica. O comando tem lugar independente da Posio da alavanca de seleo, Velocidade do veculo, Carga do motor.

AT_27_0023

Treinamento Bsico Transmisso

39

Modo de operao Dependendo das variveis de influncia da posio da alavanca selecionadora, da carga do motor e da velocidade do veculo, as presses das vlvulas comutadoras so comandadas de tal forma que determinadas embreagens de lamelas , respectivamente freios de cinta so acionados Com isso, ocorrem, nas engrenagens planetrias, atravs de acionamentos e imobilizaes de terminadas partes, as correspondentes razes de transmisso para os escalonamentos das marchas individuais. No diagrama de blocos do sistema hidrulico exibido, est a cooperao dos componentes, presses hidrulicas e o passo do fluxo de leo. O sistema de comando hidrulico consiste do: Sistema de gerao de presso Bomba de leo leo hidrulico como meio de trabalho Sensor de informao Cursor de seleo manual Vlvula estranguladora Regulador Centrfugo Interruptor kickdown Receptor de informao (Atuador) Vlvula comutadora Freio de cinta Embreagem de lamelas Embreagem de uma via (roda livre)

Treinamento Bsico Transmisso

40

Bomba de leo Geralmente essa uma bomba de engrenagem esta instalada na entrada da transmisso automtica e acionada pelo conversor de torque. Isso cria uma presso de servio, a qual conduzida ao cursor de seleo manual, ao regulador centrfugo e vlvula estranguladora. Cursor de seleo manual Ele est localizado na caixa de comando e acionado pelo motorista atravs da alavanca selecionadora. Correspondendo posio do cursor de seleo, comandada a presso de servio s vlvulas comutadoras. Regulador centrfugo Este regulador acionado pela rvore de sada da transmisso automtica. Ele converte a presso de servio, dependendo da velocidade do veculo, na presso do regulador. Essa presso tambm atua nas vlvulas de comutao. Quando o veculo est parado, o peso centrfugo est em posio de repouso e a presso de servio se desintegra atravs do orifcio de transbordamento aberto. Com velocidade crescente os pesos centrfugos se movem para fora e fecham o orifcio de transbordamento com as esferas. A presso do regulador aumenta com o aumento da velocidade.

Vlvulas estranguladoras Ela est conectada atravs de articulaes com a membrana de uma unidade de vcuo. Estando a vlvula estranguladora fechada atua um alto vcuo, de forma que a vlvula estranguladora est quase fechada. Isso converte a presso de servio, a qual depende da carga do motor na presso de modulao, a qual atua nas vlvulas comutadoras e opera contra a presso do regulador. A presso de modulao aumenta com o aumento da carga do motor. Vlvulas comutadoras Elas so necessrias para o comando dos elementos de comutao (embreagem de lamelas, freio de cinta). Nas vlvulas comutadoras, a presso do regulador opera contra a presso de modulao e o efeito comutao ascendente e comutao descendente. O processo de comutao pode ser comandado para ativar ou desativar a embreagem de lamelas ou o freio de cinta.

Treinamento Bsico Transmisso

41

Elementos comutadores Podemos diferenciar: Embreagem de acionamento (embreagem de lamelas), Embreagem de freio ou cinta de freio, Embreagens de sentido nico ( roda livre . Embreagens de acionamento Embreagem fechada. A presso de servio comandada pela vlvula comutadora e atua sobre o mbolo. Este aciona a mola prato que pressiona juntando o pacote de lamelas. A conexo por atrito est realizada. Embreagem liberada. A presso de servio no atua, o mbolo pressionado de volta pela ao da mola prato. A conexo por atrito interrompida. Atravs dos correspondentes comandos da presso de servio a embreagem pode tanto ser fechada totalmente, com tambm ser operada com resvalamento. Embreagem de sentido nico (roda livre) Ela tem a tarefa de conectar determinadas partes das engrenagens planetrias girando em combinao e em determinado sentido. A embreagem de sentido nico consiste do anel externo, do anel interno e os corpos de aperto operando numa gaiola. Ao girar o anel externo para a direita, com o anel interno imobilizado, os corpos de aperto atuam e provocam a imobilizao do conjunto. No sentido de rotao para a esquerda o conjunto liberado.

AT_27_0007

AT_27_0027

Treinamento Bsico Transmisso

42

Freio de cinta Ele consiste de uma cinta de ao com um revestimento de atrito, haste do mbolo, mbolo, carcaa e sistema de regulagem. Funcionamento Se a presso de servio pressiona a superfcie do mbolo pela direita, ento a haste do mbolo aciona a cinta de freio e pra o tambor da embreagem. Para liberar a cinta de freio, a presso de servio atua sobre a superfcie do mbolo pela esquerda.

AT_27_0023

AT_27_0020

Transmisso automtica 722.5 com comando hidrulico

Treinamento Bsico Transmisso

43

Comando eletro-hidrulico da embreagem Com o comando eletro-hidrulico da embreagem, o comando hidrulico da transmisso automtica vinculado a um comando eltrico / eletrnico da transmisso automtica. Nisso, o mdulo de comando eletrnico da transmisso automtica geralmente est conectado atravs de um sistema de barramento de dados CAN com outros mdulos de comando eletrnico, tais como mdulo de comando do motor e, se instalado no veculo, mdulo de comando ABS / ASR. Vantagens Elevado conforto de mudanas, curtos tempos de mudanas, uso comum de sensores, reduo de rudo, reduo no consumo de combustvel, diminuio de emisso de poluentes, possvel seleo de modo de mudanas, por ex. Economia, Esporte, Inverno, Manual (Tiptronic), possibilidade de determinao de programa de mudanas pelo tipo de motorista (adaptao do comando da transmisso automtica).

AT_27_0022

Transmisso automtica 722.6 com comando eletrnico

Treinamento Bsico Transmisso

44

Transmisso automtica no escalonada com empuxo por cinta de elos de ao (transmisso infinitamente varivel) A transmisso automtica por empuxo de cinta de ao tem a transmisso efetuada sem escalonamento sem ponto de mudana atravs de toda a faixa de marcha. Construo Polia cnica primria, Polia cnica secundria, Cinta de elos de ao de empuxo, Kit de engrenagens planetrias, Cilindro de presso, Embreagem de lamelas. A polia cnica primria acionada pelo motor e est conectada com a polia cnica secundria atravs de uma cinta de empuxo por elos de ao. Atravs do deslocamento axial de uma metade da polia de localizao diagonalmente oposta, os braos de alavancas de acionamento so modificados em sentidos opostos sem escalonamento, isto , uma polia diminui a outra aumenta.

O comando hidrulico depende da posio da alavanca seletora e da velocidade do veculo. Como embreagem de arrancada pode ser utilizada uma embreagem de partculas magnticas.

AT_27_0001

AT_27_0019

Treinamento Bsico Transmisso

45

Treinamento Bsico Transmisso

46

rvores de transmisso, rvores de trao, Juntas (de transmisso)


O torque convertido pela caixa de mudanas transmitido ao diferencial do eixo e s rodas motrizes. Trao nas rodas traseiras com motor dianteiro. O fluxo de fora flui pelo trem de trao da caixa de mudanas atravs da rvore de transmisso ao diferencial e em seguida pelos semi-eixos e pelas juntas de velocidade constante para as rodas motrizes. Trao nas rodas dianteiras com motor dianteiro. A transmisso do torque ocorre da caixa de mudanas atravs do mecanismo do eixo , juntas de velocidade constante (juntas homocinticas) s rodas motrizes. Tarefas Transferir torque, possibilitar mudanas de ngulos, permitir mudanas longitudinais (deslocamento axial), amortecer vibraes de toro.
AT_100.1_0005

AT_33_0009

Treinamento Bsico Transmisso

47

rvores de transmisso Elas esto dispostas entre a caixa de mudanas e o eixo traseiro nos veculos com motor dianteiro e trao nas rodas traseiras. As rvores de transmisso consistem do tubo da rvore articulada com pea corredia e cruzetas. Sendo muito grande a distncia entre a caixa de mudanas e a caixa do diferencial em veculos com suspenso independente de rodas, utilizada uma rvore de transmisso de duas partes e apoiada por um mancal intermedirio.
AT_41_0005.2

Para possibilitar um deslocamento do eixo entre a caixa de mudanas e o diferencial, so instaladas por ex. articulaes secas e articulaes de cruzetas. Mancal intermedirio Nesse caso a rvore de transmisso est apoiada de forma elstica. O mancal intermedirio est fixado no assoalho do veculo atravs de um suporte de rolamento. Ele contm um rolamento de esferas, o qual est alojado numa bucha de borracha. Atravs da diviso da rvore de transmisso, alcanado um funcionamento com pouca vibrao e mais silencioso evitando tambm rudos ressonantes.

AT_41_0013

Treinamento Bsico Transmisso

48

Semi-eixos Eles esto dispostos entre o diferencial e as rodas motrizes e so tambm designados eixos de transmisso. Semi-eixos consistem do tubo e das juntas de velocidade constante. Juntas (articulaes) So utilizadas: Juntas universais (de cruzeta), Juntas de esferas, Juntas de discos, Juntas trpodes. Junta universal As forquilhas da junta so conectadas entre si atravs da cruzeta de articulao. Na maioria das vezes a cruzeta instalada nas forquilhas atravs de rolamentos de agulhas encapsuladas e livres de manuteno.

AT_41_0008

AT_41_0005.1

Treinamento Bsico Transmisso

49

Nos veculos comerciais, as juntas universais so utilizadas para ngulos de declinaes de at 15 . Construes especiais permitem declinaes de at 25 . Se a rvore de transmisso est equipada com somente uma junta universal ento ela s pode funcionar uniformemente quando a junta no est flexionada. Se houver um ngulo de deflexo, ento a cada meia volta da rvore disposta antes da articulao h um retardo e um avano da rvore disposta depois da articulao. Por meio de duas juntas universais dispostas uma atrs da outra as rvores funcionam com uniformidade na frente e atrs das articulaes, quando os ngulos de deflexo so da mesma grandeza. As condies para o funcionamento uniforme so de que as forquilhas das duas articulaes de cruzetas estejam num plano paralelo entre si.
AT_100.1_0003

As mudanas de distncias que ocorrem dos movimentos ascendentes e descendentes da suspenso (mudanas longitudinais) entre as juntas universais so compensadas pela luva corredia. Juntas universais so utilizadas por ex. entre caixas de mudanas e diferenciais de eixos.

Treinamento Bsico Transmisso

50

Junta de velocidade constante Juntas de velocidade constante (Juntas homocinticas) transferem o movimento giratrio de forma uniforme tambm em ngulos de deflexo maiores . Junta de deslocamento de velocidade constante Junta trpode As juntas trpodes permitem um ngulo de deflexo de at 26 e um deslocamento axial de at 55 mm.
AT_41_0016

As juntas trpodes podem ser utilizadas em suspenso independente de rodas tanto no eixo dianteiro como no eixo traseiro. A estrela trpode est sempre orientada para o lado do diferencial.

Junta trpode

Junta homocintica Juntas homocinticas permitem ngulos de deflexo de at 22 e um deslocamento axial de at 45 mm. Elas so articulaes de esferas, cujas esferas so guiadas por uma gaiola e correm por uma pista reta da estrela da esfera e da rtula esfrica. Elas so instaladas no lado do diferencial do eixo.

AT_41_0011

Junta homocintica

Treinamento Bsico Transmisso

51

Junta compacta de velocidade constante Junta de esfera e rtula As juntas de esfera e rtula permitem ngulos de deflexo de at 47 . Elas no permitem deslocamento axial. Elas consistem de estrela esfrica, rtula esfrica, gaiola e as esferas. A rtula esfrica e a estrela esfrica tm pistas curvas onde correm as esferas.

AT_41_0002

Junta dupla Juntas duplas permitem ngulos de deflexo de at 50 . Elas no permitem deslocamento axial. Duas juntas universais so transformadas num conjunto s. Para que seja assegurado um funcionamento perfeito, as extremidades das rvores a serem conectadas so centradas no interior da junta. Elas so aplicadas em veculos comerciais para o acionamento de eixos articulados

AT_41_0012

Treinamento Bsico Transmisso

52

Junta de disco Juntas de disco so juntas elsticas, que no necessitam ser lubrificadas e tm somente um pequeno ngulo de deflexo e permitem mudanas lineares. Na transmisso de potncia, elas so instaladas principalmente como elos elsticos para amortecer vibraes e rudos ocorrentes. Elas so instaladas em veculos cujos diferenciais esto fixos na carroaria ou chassi. Podemos diferenciar: junta de disco de tecido, junta silent block. Discos de tecido (discos Hardy) permitem ngulos de deflexo de at 5 e um deslocamento axial de at 1,5 mm. Elas consistem de diversas buchas de ao, as quais esto envoltas em cordes txteis de tal forma que duas buchas adjacentes evoluem num pacote de novelo. Os cordes txteis e as buchas de ao so vulcanizados em borracha. Juntas de disco nico sevem como elo elstico de conexo para rvores de transmisso e diferenciais de eixos.
AT_41_0014

AT_41_0015

Treinamento Bsico Transmisso

53

Treinamento Bsico Transmisso

54

Acionamento de Eixo
As tarefas dos acionamentos de eixos so: Elevar e transferir torque O torque da caixa de mudanas precisa ser aumentado no acionamento do eixo para assegurar que torque suficiente aplicado s rodas motrizes. Reduzir as rotaes Atravs da reduo constante da caixa do diferencial as rotaes convertidas pela caixa de mudanas so reduzidas para mais lentas. Inverter a distribuio das foras Estando o motor orientado na direo do eixo do veculo, o fluxo de fora precisa ser mudado em 90 , j que as rvores de trao esto sempre dispostas transversalmente no veculo. A mudana de direo do fluxo de fora pode ocorrer atravs de um diferencial acionado por pinho ou por rosca sem-fim. Nos veculos com o motor orientado no sentido transversal em relao linha longitudinal, o sentido do fluxo de fora no precisa ser mudado. Aqui se utilizam engrenagens de dentes frontais Tipos de construo: Acionamento de eixo por coroa e pinho Acionamento de eixo por engrenagens de dentes frontais,
AT_35_0021

Acionamento de eixo por coroa e pinho O acionamento do eixo por coroa e pinho consiste do pinho acionador e da coroa. Podemos diferenciar acionamento de eixo por eixos no deslocados e acionamento de eixo por eixos deslocados (acionamento hipide), de utilizao mais freqente.

AT_35_0022

Treinamento Bsico Transmisso

55

Vantagens do acionamento hipide Maior suavidade de funcionamento, devido ao maior nmero de dentes em contato. Maior capacidade de trabalho, por ser o dimetro e a largura do dente do pinho de maior tamanho. Menor espao requerido, por ter a coroa dimetro menor para um mesmo desempenho. Com isso, os veculos com motor dianteiro e trao nas rodas traseiras podem instalar a rvore de transmisso em posio mais baixa. O tnel da rvore de transmisso pode ter altura inferior e o centro de gravidade tambm mais baixo. Devido ao deslocamento da linha de ataque do pinho no eixo, ocorrem movimentos deslizantes mais fortes entre os respectivos flancos de dentes em relao a eixos com a linha de ataque do pinho no deslocado. Isso torna necessria a utilizao leo hipide de extrema presso.

Dentes Gleason Os flancos de dentes dos dentes da coroa so partes de um arco de crculo. As costas dos dentes se tornam mais estreitas de fora para dentro. A altura dos dentes se torna menor para dentro.

AT_41_0017

Os tipos de dentes utilizados so os dentes americanos Gleason ou os dentes alemes Klingelnberg.

Dentes Klingelnberg A forma do dente um pedao de espiral. As costas dos dentes tm largura constante de fora para dentro.

AT_41_0018

Treinamento Bsico Transmisso

56

Acionamento de eixo com engrenagens de dentes frontais Isso consiste de pequena engrenagem de dentes frontais e engrenagem grande de dentes frontais. Ambas as engrenagens tm dentes inclinados, as quais so de manufatura mais barata do que os dentes helicoidais. O servio de montagem tambm mais simples.

Indicaes gerais O perfeito engrenado do conjunto do pinho de acionamento e a coroa condio incondicional para o funcionamento suave e longa vida til do diferencial. Como o conjunto de pinho e coroa manufaturado em par para o funcionamento perfeito, eles so marcados com identificao do fabricante. O nmero de identificao gravado na frente da cabea do pinho e no lado do flange da coroa. utilizado leo SAE 90 (consultar tambm a recomendao de produtos de operao no Sistema de Informa co de Oficina (WIS)). Com as engrenagens hipide so necessrios leos da mesma classe SAE. Eles tm uma capacidade de absorver presso ainda mais alta e melhor poder de adeso, o que alcanado utilizando aditivos qumicos. Atravs dos aditivos, criada uma pelcula de fosfato na superfcie dos dentes o que oferece certa proteo e retm mais o leo. O leo hipide pode tambm ser utilizado com os dentes Klingelnberg mas, no em caixas de mudanas sincronizadas porque os aditivos qumicos podem danificar os anis de sincronizao.

AT_26_0018

Treinamento Bsico Transmisso

57

Treinamento Bsico Transmisso

58

Diferencial
A tarefa do diferencial Equilibrar a velocidade rotacional das rodas motrizes. Ao contornar uma curva, a roda externa curva do veculo tem que percorrer uma distncia maior do que aquela interna curva. Diferenas na superfcie da pista tambm podem provocar distncias diferentes. Por essa razo, as rodas de um eixo tm rotaes diferentes. Como as rodas motrizes so acionadas juntas atravs do pinho e da coroa, elas no devero ser conectadas juntas com um eixo rgido. Ao contornar uma curva, devido diferente velocidade perifrica, as rodas resvalariam. O diferencial equilibra a diferena de rotao da roda. Ao contornar a curva, a roda externa curva gira to mais rpida quanto a interna gira mais lenta Distribuir o torque igualmente em cada roda motriz O diferencial transfere torque igual s duas rodas motrizes, tambm ao contornar curvas quando uma das rodas motrizes gira mais rpida que a outra. A magnitude do torque transfervel determinada atravs da roda motriz, a qual tem a pior aderncia com a pista.
AT_35_0004

Treinamento Bsico Transmisso

59

Diferencial de engrenagens cnicas Construo As engrenagens compensadoras de dentes retos esto suportadas na caixa do diferencial (caixa de satlites) a qual est fixada coroa com parafusos e gira com ela. As engrenagens diferenciais tm contato com as engrenagens das rvores do eixo (planetrias), as quais esto unidas s rvores do eixo. Modos de funcionamento Conduzindo em linha reta para frente Ambas as rodas motrizes e engrenagens das rvores do eixo (planetrias) giram na mesma velocidade. As engrenagens diferenciais cnicas (satlites) no giram mas, circulam com a caixa do diferencial. Agora elas no agem como engrenagens mas sim como arrastadores e transmitem as rotaes de trao em partes iguais para a engrenagem da rvore do eixo da direita e da esquerda Uma roda gira em falso e a outra est parada A engrenagem da rvore do eixo da roda resvalando opera a rotao das engrenagens cnicas do diferencial as quais giram em torno da engrenagem da rvore de eixo que est parada. A diferena de rotao compensada atravs da roda resvalando, a qual gira com o dobro da velocidade da coroa. A disperso do torque efetuada igualmente e se ajusta roda motriz com a pior aderncia.

Como a roda motriz resvalando no pode transferir qualquer torque, a outra roda motriz tambm no transfere qualquer torque e portanto no h qualquer fora motriz. O veculo permanece parado. Contornando curvas Como resultado das diferentes distncias percorridas pelas rodas, as rodas motrizes e com elas tambm as engrenagens das rvores do eixo no diferencial, precisam girar em velocidades diferentes. Isso possibilitado atravs das engrenagens diferenciais cnicas, as quais equilibram as diferenas de rotao entre as rodas motrizes da direita e da esquerda. Portanto, as engrenagens diferenciais giram em torno do seu eixo, as quais esto suportadas na caixa do diferencial.

AT_35_0015

Treinamento Bsico Transmisso

60

Bloqueio do diferencial Tarefa Bloquear a compensao de rotao entre as rodas de um eixo motriz ou entre dois eixos motrizes. Um diferencial sem bloqueio tem o efeito de que cada roda motriz acionada com a mesma velocidade rotacional. O torque, que transmitido s rodas determinado pela roda, a qual tem uma aderncia mais baixa com a pista. Um diferencial com bloqueio de diferencial designa mais torque para a roda com melhor aderncia com a pista. Bloqueio de compensao comutvel (Bloqueio de diferencial) A operao pode ser realizada de forma mecnica, manual ou automtica. Na condio acionada, o dentado interno da manga corredia conecta com o dentado externo da caixa do diferencial bloqueando a rvore do eixo caixa do diferencial, dessa forma as engrenagens de compensao no podem circular pelas engrenagens das rvores do eixo. O diferencial est 100% bloqueado. Trafegando em pista com adeso normal deve ser liberado o bloqueio do diferencial

AT_35_0016

AT_35_0010

Treinamento Bsico Transmisso

61

Diferencial auto-blocante Eles asseguram que a diferena rotacional entre as rodas motrizes de um eixo se bloqueie automaticamente. Maior torque aplicado roda motriz com melhor aderncia ao solo. Os valores usuais de bloqueio esto entre 25% e 75%. Podemos diferenciar Bloqueio de diferencial com embreagem de lamelas Diferencial Torsen Embreagem Visco Bloqueio automtico de diferencial (ASD) (Dispositivo antiresvalamento) Diferencial de bloqueio automtico com embreagens de lamelas Construo Dois anis de presso e duas embreagens de lamelas so adicionados aos componentes usuais de bloqueio de diferencial. Os anis de presso tm dispositivos de arraste em suas superfcies laterais, os quais se agarram nos sulcos longitudinais da caixa do diferencial. Elas esto unidas fixamente caixa do diferencial, estando entretanto deslocveis no sentido axial. As lamelas esto montadas entre a superfcie externa dos anis de presso e o diferencial.

As lamelas com dentado externo se agarram aos sulcos longitudinais da caixa do diferencial e as lamelas com dentado interno se agarram aos sulcos externos da rvore do eixo. Os dois anis de presso possuem 4 superfcies trapezoidais nas faces internas de topo, nas quais esto apoiados os eixos das engrenagens cnicas do diferencial. Arruelas de presso esto montadas como uma pr-carga para as lamelas.

AT_35_0005

Treinamento Bsico Transmisso

62

Modo de funcionamento O torque que recebido do acionamento do diferencial aumentado atravs da transmisso no acionamento do eixo e ento transferido aos anis de presso atravs da coroa e da caixa do diferencial. Igual aderncia positiva pista A cada roda motriz transferido 50% do torque. O torque transferido s rvores dentadas de trao, atravs da coroa caixa do diferencial e atravs dos anis de presso, os quais esto girando axialmente s embreagens de lamelas. Adeso diferente pista Se a roda motriz direita gira em falso, ento as rodas cnicas do diferencial tambm giram. Os eixos pressionam os anis contra ambos os pacotes de lamelas. Atravs da fora de aperto, um atrito dependente de carga criado entre as lamelas com dentado interno, que giram mais depressa, e as lamelas com dentado externo do pacote direito de lamelas.

Esse momento de atrito conduzido atravs da caixa do diferencial, do pacote esquerdo de lamelas, dentado da rvore esquerda roda motriz esquerda. Aqui ele atua adicionalmente ao torque normal do lado esquerdo de trao. Exemplo, valor de bloqueio 40% Se a roda motriz direita gira mais depressa que a roda motriz esquerda, ento 40% do momento de carga da coroa bloqueada, Portanto a roda direita girando mais depressa recebe 20% menos troque e a roda esquerda 20% mais. Com isso resulta: Roda esquerda Roda direita 50% + 20% = 70% 50% - 20% = 30% Diferena 40%

Essa diferena equivalente a um valor de bloqueio de 40% e significa que a roda motriz esquerda transfere 40% mais torque que a roda motriz direita.

Treinamento Bsico Transmisso

63

Bloqueio Automtico do Diferencial (ASD) (dispositivo antiresvalamento) Este sistema automtico de funcionamento mais um desenvolvimento do diferencial de bloqueio automtico com embreagens de lamelas. Ao arrancar e acelerar, at certa velocidade, o diferencial est bloqueado com um valor de bloqueio de 100%. A trao e a adeso lateral so afetadas positivamente nessa rea. Construo O sistema montado a partir dos seguintes componentes: Mecnica: Diferencial com cilindro anelar e embreagens de lamelas, Hidrulica: Reservatrios de leo, bombas de leo, unidades Hidrulicas ASD com armazenagem de presso e vlvula magntica. Eletrnica: Sensor de rotaes, mdulo de comando ASD, display de funcionamento e de falha.

Modo de funcionamento O mdulo de comando transfere a velocidade das rodas motrizes e no motrizes atravs de um sensor de rotao. Se as diferenas de velocidade das rodas motrizes e no motrizes excedem 2 km/h, ento ser ativado o ASD, sempre que a velocidade no exceda 35 km/h. O mdulo de comando ASD controla a vlvula magntica atravs da unidade hidrulica ASD. Essa abre e cria a conexo entre o armazenamento de presso e os cilindros anelares das rvores do eixo traseiro. A presso de leo a aproximadamente 30 bar atua nos cilindros anelares e puxa ambas as engrenagens cnicas de acionamento para fora. Com isso a fora de aperto nas embreagens de lamelas elevada e o diferencial bloqueado.

Treinamento Bsico Transmisso

64

Embreagem Visco Essa pode ser integrada caixa do diferencial das rodas motrizes traseiras. Nos veculos com trao em todas as rodas, ela est montada entre os dois acionamentos de eixos, do eixo dianteiro e do eixo traseiro. Construo Os componentes substanciais da embreagem Visco so, carcaa, cubo, lquido de silicone, lamelas furadas com denteado externo e as lamelas com fendas radias com denteado interno. O denteado externo das lamelas se agarram no denteado da carcaa, o denteado interno no denteado do cubo, o qual est conectado rvore de acionamento. Modo de funcionamento Grandes diferenas de rotao entre as rodas motrizes so compartilhadas pelo lquido de silicone atravs das lamelas. A elevao da temperatura ocasiona um aumento da presso na carcaa por meio da qual ocorre um efeito de bloqueio entre as lamelas. Isso bloqueia as diferenas de rotao entre as rodas motrizes. A embreagem Visco prov a roda motriz com melhor aderncia pista, dependendo do resvalamento, com mais torque. Os valores de bloqueio so variveis e esto entre 2% e 98%.
AT_35_0006

AT_35_0023

Treinamento Bsico Transmisso

65

Treinamento Bsico Transmisso

66

123456789 !"$%&
Edio: 05/2008

Mercedes-Benz do Brasil Ltda Global Training Caixa Postal 1834 Campinas / SP 13001-970 treina@mercedes-benz.com.br

Vous aimerez peut-être aussi