Vous êtes sur la page 1sur 3

4

1.0 SNDROME DE ZELIG

1.1 Surgimento

Em 1986 o neurologista Francs Franois Lhermitte, fez pela primeira vez a definio do comportamento de identificao imposta pelo ambiente. Essa sndrome recebeu essa denominao devido a um homem chamado Leonard Zelig, o mesmo foi considerado sem personalidade ou homem-camaleo, este era capaz de assumir hbitos e caractersticas diversificadas, em um mesmo ambiente. De acordo com Ovadia a dependncia dos outros o induz no somente a identificao psicolgica, mas tambm fsica (p.33). Ovadia tambm cita o caso de um professor de literatura de 65 anos, Joo D. que aps sofrer uma leso cerebral causada pela falta de oxignio no crebro, durante um infarto. Este passou apresentar um comportamento irritadio e competitivo, parecendo ser outra pessoa.

1.2 Conceito

uma patologia onde o individuo afetado adapta sua personalidade ao espao onde se encontra e assume caractersticas da pessoa com quem conversa, o estmulo pode ser concreto ou partir de sinais apresentados pelo interlocutor; na base desse distrbio encontra-se uma leso muito grave nos lbulos frontais, em particular a rea que governo comportamento social, e relao entre personalidade e ambiente, na prtica, trata-se de um sistema que, dentro do crebro, cria a identificao individual. Comprovado cientificamente, que esse comportamento pode ser atribudo a distrbios em circuitos que governam a capacidade de empatia e a possibilidade de sintonizar-se com emoes dos outros. Contudo encontramos os neurnios espelhos: na falta de freios inibidores provenientes dos lbulos frontais, o mecanismo especular tem a vantagem de provocar a perda da identidade pessoal devido a uma continua adequao a personalidade alheia.

1.3 Sintomas

Os sintomas encontrados em um determinado paciente foram: graves distrbios de memrias autobiogrficas (que compreende episdios importantes da prpria histria de vida), ocorrncias de confabulaes (discursos fantasiosos e incoerentes), e desconhecimento da prpria doena. J amnsia antergrada segundo Ovadia:

uma forma singular de perda de memria: no danifica recordaes precedentes ao aparecimento da doena, mas impede a fixao mnemnica de qualquer evento posterior. Os pacientes vivem um eterno presente e ignoram inclusive o fato de estarem doentes (p.30).

A autora esclarece que casos de amnsia antergrada so casos muitos raros, e normalmente sua ocorrncia est frequentemente associada amnsia retrgrada. Para Stratton e Hayes (2009) amnsia retrgrada :
Distrbio da memria, em que uma pessoa incapaz de lembrar coisas que aconteceram antes do evento que a levou amnsia. Em geral, a amnsia retrgrada ocorre aps algum tipo de dano no crebro, mas pode acontecer em menor grau aps concesso. No incomum para pessoas que sofreram um acidente com choque severo a perda da lembrana dos poucos minutos em que ocorreu o acidente (p.08).

A decorrncia das amnsias retrgradas e antergradas so manifestaes de leses em reas fundamentais da memria: hipocampo e corpos mamilares, que so duas pequenas protuberncias na base do crebro, responsvel pelas recordaes e armazenamento das informaes. Estes distrbios no interferem na memria semntica nem na memria episdica. A memria semntica refere-se a situaes gerais como andar, dormir ou escrever. As pessoas podem esquecer o conhecimento de dada informao, mas no o ato, j a memria episdica rene as lembranas no ligadas a vida pessoal.

1.4 Pblico atingido

Pessoas que sofreram leses nos lbulos frontais causadas pela ausncia de oxignio, como por exemplo, aps sofrer um infarto, podem adquirir a sndrome de zelig. Aqueles que fazem uso de drogas, como por exemplo, ansiolticos benzodiazepnicos ou drogas usadas como pr-anestsicos podem desenvolver a amnsia antergrada que um distrbio que no danifica as recordaes antes do aparecimento da doena, mas impede a fixao mnemnica de qualquer evento posterior doena, ou seja, essas pessoas vivem sempre o presente e ignoram o fato de estarem com alguma doena.

1.5 Tratamento

Por se tratar de uma leso irreversvel no loblo frontal e ainda ser agravada por amnsia antergrada, que impede o paciente a recordar as inmeras personalidades que vive a

cada momento, ajudar um paciente a curar-se da sndrome de zelig infelizmente, impossvel. Os neurologistas reconhecem, porm, que no importa qual o comportamento assumido, algumas de suas caractersticas de personalidades permanecem preservadas. Como mdico, barman, ou chefe ele mantm o entusiasmo, o desejo de ensinar e liderar, est sempre pronto a novos projetos.

Vous aimerez peut-être aussi