Vous êtes sur la page 1sur 17

Maro/2012

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SO PAULO

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio rea Judiciria


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos Discursiva - Redao

- contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova Discursiva - Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc dever transcrever a redao, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - Voc ter 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova Discursiva - Redao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova devolva este Caderno de Questes ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova Discursiva - Redao. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


CONHECIMENTOS BSICOS Portugus Ateno: As questes de nmeros 1 a 8 referem-se crnica abaixo, publicada em 28/08/1991. 2. Atente para as seguintes afirmaes sobre o texto:

I. A analogia entre a baleia e a Unio Sovitica insinua, entre outros termos de aproximao, o encalhe dos gigantes.

II. As reaes dos envolvidos no episdio da baleia


encalhada revelam que, acima das diferentes providncias, atinham-se todos a um mesmo propsito.

Bom para o sorveteiro Por alguma razo inconsciente, eu fugia da notcia. Mas a notcia me perseguia. At no avio, o nico jornal abria na minha cara o drama da baleia encalhada na praia de Saquarema. Afinal, depois de quase trs dias se debatendo na areia da praia e na tela da televiso, o filhote de jubarte conseguiu ser devolvido ao mar. At a Unio Sovitica acabou, como foi dito por locutores especializados em necrolgio eufrico. Mas o drama da baleia no acabava. Centenas de curiosos foram l apreciar aquela montanha de fora a se esfalfar em vo na luta pela sobrevivncia. Um belo espetculo. noite, cessava o trabalho, ou a diverso. Mas j ao raiar do dia, sem recursos, com simples cordas e as prprias mos, todos se empenhavam no lcido objetivo comum. Comum, vrgula. O sorveteiro vendeu centenas de picols. Por ele a baleia ficava encalhada por mais duas ou trs semanas. Uma santa senhora teve a feliz ideia de levar pastis e empadinhas para vender com gio. Um malvado sugeriu que se desse por perdida a batalha e se comeasse logo a repartir os bifes. Em 1966, uma baleia adulta foi parar ali mesmo e em quinze minutos estava toda retalhada. Muitos se lembravam da alegria voraz com que foram disputadas as toneladas da vtima. Essa de agora teve mais sorte. Foi salva graas religio ecolgica que anda na moda e que por um momento estabeleceu uma trgua entre todos ns, animais de sangue quente ou de sangue frio. At que enfim chegou uma traineira da Petrobrs. Logo uma estatal, cus, num momento em que preciso dar provas da eficcia da empresa privada. De qualquer forma, eu j podia recolher a minha aflio. Metfora fcil, l se foi, espero que salva, a baleia de Saquarema. O maior animal do mundo, assim frgil, merc de curiosos. noite, sonhei com o Brasil encalhado na areia diablica da inflao. A bordo, uma tripulao de camels anunciava umas bugigangas. Tudo fala. Tudo smbolo.
(Otto Lara Resende, Folha de S. Paulo)

III. A expresso Tudo smbolo prende-se ao fato de


que o autor aproveitou o episdio da baleia encalhada para tambm figurar o encalhe de um pas imobilizado pela alta inflao. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 3.

I, II e III. I e III, apenas. II e III, apenas. I e II, apenas. III, apenas.

_________________________________________________________

Foram irrelevantes para a salvao da baleia estes dois fatores: (A) (B) (C) (D) (E) o necrolgio da Unio Sovitica e os servios da traineira da Petrobrs. o prestgio dos valores ecolgicos e o empenho no lcido objetivo comum. o fato de a jubarte ser um animal de sangue frio e o prestgio dos valores ecolgicos. o fato de a Petrobrs ser uma empresa estatal e as iniciativas que couberam a uma traineira. o aproveitamento comercial da situao e a fora descomunal empregada pela jubarte.

_________________________________________________________

4.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: (A) (B) (C) (D) (E) em necrolgio eufrico (1 pargrafo) = em faanha mortal. Comum, vrgula (2 pargrafo) = Geral, mas nem tanto. que se desse por perdida a batalha (2 pargrafo) = que se imaginasse o efeito de uma derrota. estabeleceu uma trgua entre todos ns (3 pargrafo) = derrogou uma imunidade para ns todos. preciso dar provas da eficcia (4 pargrafo) = convm explicitar os bons propsitos.
o o o o o

_________________________________________________________

5.

Esto plenamente observadas as normas de concordncia verbal em: (A) noite, davam-se aos trabalhos de poucos e diverso de muitos uma trgua oportuna, para tudo recomear na manh seguinte. Aos esforos brutais da jubarte no correspondiam qualquer efeito prtico, nenhum avano obtinha o gigante encalhado na areia. Sempre haver de aparecer aqueles que, diante de um espetculo trgico, logram explor-lo como oportunidade de comrcio. Como se v, cabe aos bons princpios ecolgicos estimular a salvao das baleias, seja no alto-mar, seja na areia da praia. Da baleia encalhada em 1966 no restou, lembranos o autor, seno as postas em que a cruel voracidade dos presentes retalhou o animal.
TRESP-Conhecimentos Bsicos1

1.

O cronista ressalta aspectos contrastantes do caso de Saquarema, tal como se observa na relao entre estas duas expresses: (A) (B) (C) (D) (E) drama da baleia encalhada e trs dias se debatendo na areia. em quinze minutos estava toda retalhada e foram disputadas as toneladas da vtima. se esfalfar em vo na luta pela sobrevivncia e levar pastis e empadinhas para vender com gio. o filhote de jubarte conseguiu ser devolvido ao mar e l se foi, espero que salva, a baleia de Saquarema. At que enfim chegou uma traineira da Petrobrs e Logo uma estatal, cus.

(B)

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


6. Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o ltimo pargrafo do texto. (A) Apesar de tratar do drama ocorrido com uma baleia, o cronista no deixa de aludir a circunstncias nacionais, como o impulso para as privatizaes e os custos da alta inflao. Mormente tratando de uma jubarte encalhado, o cronista no obsta em tratar de assuntos da pauta nacional, como a inflao ou o processo empresarial das privatizaes. V-se que um cronista pode assumir, como aqui ocorreu, o papel tanto de um reprter curioso como analisar fatos oportunos, qual seja a escalada inflacionria ou a privatizao. O incidente da jubarte encalhado no impediu de que o cronista se valesse de tal episdio para opinar diante de outros fatos, haja vista a inflao nacional ou a escalada das privatizaes. Ao bom cronista ocorre associar um episdio como o da jubarte com a natureza de outros, bem distintos, sejam os da economia inflacionada, sejam o crescente prestgio das privatizaes. Ateno: As questes de nmeros 9 a 15 referem-se ao texto abaixo.

A razo do mrito e a do voto Um ministro, ao tempo do governo militar, irritado com a campanha pelas eleies diretas para presidente da Repblica, buscou minimizar a importncia do voto com o seguinte argumento: Ser que os passageiros de um avio gostariam de fazer uma eleio para escolher um deles como piloto de seu voo? Ou prefeririam confiar no mrito do profissional mais abalizado? A perfdia desse argumento est na falsa analogia entre uma funo eminentemente tcnica e uma funo eminentemente poltica. No fundo, o ministro queria dizer que o governo estava indo muito bem nas mos dos militares e que estes saberiam melhor que ningum prosseguir no comando da nao. Entre a escolha pelo mrito e a escolha pelo voto h necessidades muito distintas. Num concurso pblico, por exemplo, a avaliao do mrito pessoal do candidato se impe sobre qualquer outra. A seleo e a classificao de profissionais devem ser processos marcados pela transparncia do mtodo e pela adequao aos objetivos. J a escolha da liderana de uma associao de classe, de um sindicato deve ocorrer em conformidade com o desejo da maioria, que escolhe livremente seu representante. Entre a especialidade tcnica e a vocao poltica h diferenas profundas de natureza, que pedem distintas formas de reconhecimento. Essas questes vm tona quando, em certas instituies, o prestgio do "assemblesmo" surge como absoluto. H quem pretenda decidir tudo no voto, reconhecendo numa assembleia a "soberania" que a qualifica para a tomada de qualquer deciso. No por acaso, quando algum se ope a essa generalizao, lembrando a razo do mrito, ouvem-se diatribes contra a "meritocracia". Eis a uma tarefa para ns todos: reconhecer, caso a caso, a legitimidade que tem a deciso pelo voto ou pelo reconhecimento da qualificao indispensvel. Assim, no elegeremos deputado algum sem esprito pblico, nem votaremos no passageiro que dever pilotar nosso avio.
(Jlio Castanho de Almeida, indito)

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

7.

Analisando-se aspectos sintticos de frases do texto, correto afirmar que em (A) Muitos se lembravam da alegria voraz com que foram disputadas as toneladas da vtima as formas verbais sublinhadas tm um mesmo sujeito. todos se empenhavam no lcido objetivo comum configura-se um caso de indeterminao do sujeito. uma tripulao de camels anunciava umas bugigangas a voz verbal ativa, sendo umas bugigangas o objeto direto. eu j podia recolher a minha aflio no h a possibilidade de transposio para outra voz verbal. Logo uma estatal, cus o elemento sublinhado exerce a funo de adjunto adverbial de tempo.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

8.

Est inadequada a correlao entre tempos e modos verbais no seguinte caso: (A) Muitos se lembrariam da alegria voraz com que eram disputadas as toneladas da vtima.

9. (B) Foi salva graas religio ecolgica que andava na moda e que por um momento estabelecera uma trgua entre todos. Um malvado sugere que se d por perdida a batalha e comecemos logo a repartir os bifes. Depois de se haver debatido por trs dias na areia da praia a jubarte acabara sendo salva por uma traineira que vinha socorr-la. J informado do salvamento da baleia, o cronista teve um sonho em que o animal lhe surgiu com a fora de um smbolo.

Deve-se presumir, com base no texto, que a razo do mrito e a razo do voto devem ser consideradas, diante da tomada de uma deciso, (A) (B) (C) (D) (E) complementares, pois em separado nenhuma delas satisfaz o que exige uma situao dada. excludentes, j que numa votao no se leva em conta nenhuma questo de mrito. excludentes, j que a qualificao por mrito pressupe que toda votao ilegtima. conciliveis, desde que as mesmas pessoas que votam sejam as que decidam pelo mrito. independentes, visto que cada uma atende a necessidades de bem distintas naturezas. 3

(C)

(D)

(E)

TRESP-Conhecimentos Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


10. Atente para as seguintes afirmaes: 13. Est correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase: (A) A argumentao na qual se valeu o ministro baseava-se numa analogia em cuja pretendia confundir funo tcnica com funo poltica.

I. A argumentao do ministro, referida no primeiro


pargrafo, rebatida pelo autor do texto por ser falaciosa e escamotear os reais interesses de quem a formula.

II. O autor do texto manifesta-se francamente favorvel razo do mrito, a menos que uma situao de real impasse imponha a resoluo pelo voto. (B) As funes para cujo desempenho exige-se alta habilitao jamais cabero a quem se promova apenas pela aclamao do voto.

III. A conotao pejorativa que o uso de aspas confere


ao termo "assemblesmo" expressa o ponto de vista dos que desconsideram a qualificao tcnica. Em relao ao texto, est correto SOMENTE o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 11. (C)

Para muitos, seria prefervel uma escolha baseada no consenso do voto do que a promoo pelo mrito onde nem todos confiam.

I. II. III. I e II. II e III.


14. (D) A m reputao de que se imputa ao "assemblesmo" anloga quela em que se reveste a "meritocracia".

(E)

A convico de cuja no se afasta o autor do texto a de que a adoo de um ou outro critrio se faa segundo natureza do caso.

__________________________________________________________________________________________________________________

Considerando-se o contexto, so expresses bastante prximas quanto ao sentido: (A) (B) (C) (D) (E) fazer uma eleio e confiar no mrito do profissional.

Est inteiramente adequada a pontuao do seguinte perodo: (A) Em qualquer escalo do governo costuma haver mais cedo, ou mais tarde, atritos entre o pessoal tcnico-administrativo estabilizado, por concurso, e o pessoal indicado para cargos de confiana que ficam ao sabor, das convenincias polticas.

especialidade tcnica e vocao poltica. classificao de profissionais e escolha da liderana. avaliao do mrito e reconhecimento da qualificao. (B) transparncia do mtodo e desejo da maioria.

_________________________________________________________

12.

O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do plural para preencher de modo adequado a lacuna da seguinte frase: (A) As acusaes que ...... (promover) quem defende o "assemblesmo" baseiam-se na decantada "soberania" das assembleias. No ...... (convir) aos radicais da meritocracia admitir que pode haver boas resolues obtidas pelo critrio do voto. (D) (C) Por que ...... (haver) de caber a um simples passageiro as responsabilidades do comando de uma aeronave? O que aos bons polticos no ...... (poder) faltar, sobretudo nos momentos de deciso, o esprito pblico. No ...... (caber) s associaes de classe, em assembleias, avaliar o mrito tcnico, julgar a qualificao profissional de algum. (C)

Em qualquer escalo, do governo, costuma haver mais cedo ou mais tarde, atritos entre o pessoal tcnico-administrativo estabilizado por concurso, e o pessoal indicado para cargos de confiana, que ficam ao sabor das convenincias polticas.

(B)

Em qualquer escalo do governo, costuma haver, mais cedo ou mais tarde, atritos entre o pessoal tcnico-administrativo, estabilizado por concurso, e o pessoal indicado para cargos de confiana, que ficam ao sabor das convenincias polticas.

Em qualquer escalo do governo costuma haver, mais cedo ou mais tarde, atritos, entre o pessoal tcnico-administrativo, estabilizado por concurso e o pessoal, indicado para cargos de confiana, que ficam ao sabor das convenincias polticas.

(D)

(E)

(E)

Em qualquer escalo do governo costuma haver mais cedo, ou mais tarde atritos, entre o pessoal tcnico-administrativo estabilizado, por concurso, e o pessoal indicado, para cargos de confiana, que ficam ao sabor das convenincias polticas.
TRESP-Conhecimentos Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


15. Atente para a redao do seguinte comunicado: Viemos por esse intermdio convocar-lhe para a assembleia geral da prxima sexta-feira, aonde se decidir os rumos do nosso movimento reinvindicatrio. As falhas do texto encontram-se plenamente sanadas em: (A) Vimos, por este intermdio, convoc-lo para a assembleia geral da prxima sexta-feira, quando se decidiro os rumos do nosso movimento reivindicatrio. (C) 17. Sobre webmail INCORRETO afirmar: (A) a forma de acessar o correio eletrnico atravs da Web, usando para tal um navegador (browser) e um computador conectado Internet. Exige validao de acesso, portanto, requer nome de usurio e senha. Via de regra, uma de suas limitaes o espao em disco reservado para a caixa de correio, que gerenciado pelo provedor de acesso. HTTP (Hypertext Transfer Protocol) o protocolo normalmente utilizado no webmail. a forma de acessar o correio eletrnico atravs da Web, desde que haja um software cliente de e-mail instalado no computador.

(B)

(D)

(B)

Viemos por este intermdio convocar-lhe para a assembleia geral da prxima sexta-feira, onde se decidir os rumos do nosso movimento reinvindicatrio.

(E)

_________________________________________________________

(C)

Vimos, por este intermdio, convocar-lhe para a assembleia geral da prxima sexta-feira, em cuja se decidiro os rumos do nosso movimento reivindicatrio.

18.

Joo possui uma pasta em seu computador com um conjunto de arquivos que totalizam 4GB. A mdia de backup adequada, dentre outras, para receber uma cpia da pasta (A) DVD-RW. CD-R. Disquete de 3 e 1/2 polegadas de alta densidade. Memria CACHE. Memria RAM.

(D)

Vimos por esse intermdio convoc-lo para a assembleia geral da prxima sexta-feira, em que se decidir os rumos do nosso movimento reivindicatrio.

(B) (C) (D)

(E)

Viemos, por este intermdio, convoc-lo para a assembleia geral da prxima sexta-feira, em que se decidiro os rumos do nosso movimento reinvindicatrio.

(E)

_________________________________________________________

19.

Em relao organizao de arquivos, correto afirmar: (A) Uma pasta pode conter apenas arquivos. Arquivos e pastas de sistemas podem ser renomeados ou movidos, mas nunca excludos. Dois arquivos com o mesmo nome podem coexistir desde que estejam em pastas ou subpastas diferentes. Arquivos podem ser classificados e exibidos de diversas formas, exceto por data da criao. Arquivos e pastas de documentos do usurio podem ser renomeados, mas no podem ser movidos.

_________________________________________________________

Noes de Informtica 16. Em relao a hardware e software, correto afirmar:

(B)

(C) (A) Para que um software aplicativo esteja pronto para execuo no computador, ele deve estar carregado na memria flash. (D) (B) O fator determinante de diferenciao entre um processador sem memria cache e outro com esse recurso reside na velocidade de acesso memria RAM.

(E)

_________________________________________________________

20. (C) Processar e controlar as instrues executadas no computador tarefa tpica da unidade de aritmtica e lgica.

Muitas vezes o alinhamento justificado de pargrafos no Microsoft Word deixa grandes espaos entre as palavras, numa mesma linha ou em vrias linhas do texto, que podem, alm de comprometer a esttica do texto, dificultar a leitura. Uma soluo para esse problema, no Microsoft Word 2010, habilitar a hifenizao automtica do texto. Isso pode ser feito por meio da opo Hifenizao da guia (A) (B) (C) Layout da Pgina. Inserir. Pgina Inicial. Exibio. Pargrafo. 5

(D)

O pendrive um dispositivo de armazenamento removvel, dotado de memria flash e conector USB, que pode ser conectado em vrios equipamentos eletrnicos.

(E)

Dispositivos de alta velocidade, tais como discos rgidos e placas de vdeo, conectam-se diretamente ao processador.

(D) (E)

TRESP-Conhecimentos Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Direito Eleitoral 21. Num determinado municpio, a conveno partidria realizada no ltimo dia do prazo legal deliberou a respeito da formao de coligao, deliberao esta contrria s diretrizes legitimamente estabelecidas pelo rgo de direo nacional, que, por isso, anulou a deliberao e todos os atos dela decorrentes. Em vista disso, houve necessidade de escolha de candidatos. Nesse caso, observadas as demais exigncias legais, (A) (B) (C) (D) (E) dever ser realizada nova conveno partidria para esse fim nos quinze dias posteriores anulao. dever ser realizada nova conveno partidria para esse fim nos trinta dias posteriores anulao da deliberao. o partido ficar sem candidatos para esse pleito eleitoral, por j ter esgotado o prazo legal para realizao das convenes. o pedido de registro de novos candidatos dever ser apresentado Justia Eleitoral nos dez dias seguintes deliberao relativa anulao. o pedido de registro de candidatos s poder ser feito por estes pessoalmente, diretamente Justia Eleitoral, nos quinze dias seguintes ao ato de anulao.

22.

Pedro radialista e titular de um programa numa emissora da cidade. Tendo sido escolhido candidato a Prefeito Municipal pela o conveno de seu partido, adotou variao nominal coincidente com o nome do seu programa. Em tal situao, a partir de 1 de julho do ano da eleio, a emissora de rdio, em sua programao normal, (A) (B) (C) (D) (E) poder divulgar o nome do programa, porque no o mesmo que o do candidato. poder divulgar o nome do programa, porque j existia antes da conveno partidria. poder divulgar o nome do programa, desde que no difunda opinio favorvel ao candidato. s poder divulgar o nome do programa se no for apresentado ou comentado pelo candidato. no poder divulgar o nome do programa, por expressa vedao legal.

23.

O partido Beta, no horrio eleitoral gratuito, fez, durante trinta segundos, afirmao difamatria contra o candidato a Governador do Estado pelo partido Delta. O candidato atingido pela afirmativa difamatria pediu o exerccio do direito de resposta, que foi deferido pela Justia Eleitoral. O tempo reservado ao partido responsvel pela ofensa de trinta segundos. A resposta ser veiculada no horrio destinado ao partido responsvel pela ofensa, em at (A) (B) (C) (D) (E) quarenta e oito horas aps a deciso, durante um minuto, em dois tempos de trinta segundos. vinte e quatro horas aps a deciso, durante trinta segundos. setenta e duas horas aps a deciso, durante dois minutos, em quatro tempos de trinta segundos. quarenta e oito horas aps a deciso, durante trinta segundos. vinte e quatro horas aps a deciso, durante um minuto, em dois tempos de trinta segundos.

24.

O comit financeiro do partido Alpha, tendo cumprido as exigncias eleitorais e recebido seu nmero de registro de CNPJ, iniciou a arrecadao de recursos financeiros campanha eleitoral. Pretendem fazer doaes:

I. II. III. IV.

cooperativa no beneficiada com recursos pblicos, composta por cooperados que no so concessionrios ou permissionrios de servio pblico. entidade esportiva privada, sem participao em campeonatos das divises principais. sindicato representativo de categoria profissional patronal de mbito estadual. pessoa jurdica sem fins lucrativos que no recebe recurso do exterior.

Dentre os pretendentes, o comit financeiro do partido Alpha NO poder receber doaes das entidades indicadas em (A) (B) (C) (D) (E) 6

I e II. I e III. I e IV. II e III. II e IV.


TRESP-Anal. Jud-Judiciria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


25. Antes do dia 5 de julho do ano da eleio, os Deputados Federais abaixo indicados praticaram as seguintes condutas:

I. Paulus participou de congressos, em ambiente fechado e s expensas dos partidos polticos, para tratar da organizao
dos processos eleitorais.

II. Petrus divulgou debates legislativos, sem mencionar possvel candidatura e sem formular pedido de votos ou de apoio
eleitoral.

III. Cicerus divulgou atos parlamentares, mencionando possvel candidatura e formulando pedido de apoio eleitoral. IV. Lucius participou de entrevista realizada pela Rdio da Cidade, com exposio de plataforma eleitoral e projetos polticos,
formulando pedido de votos. Sero consideradas propaganda eleitoral antecipada SOMENTE as condutas de (A) (B) (C) (D) (E) Cicerus e Lucius. Paulus e Petrus. Paulus e Lucius. Petrus e Cicerus. Paulus e Cicerus.

26.

Os dados pessoais do eleitor Jos da Silva (filiao, data de nascimento, profisso, estado civil, escolaridade, telefone e endereo) podero ser fornecidos (A) (B) (C) (D) (E) a qualquer pessoa que justifique adequadamente o pedido. ao seu credor, desde que justifique o pedido com demonstrao da dvida e a inrcia do devedor. a entidades autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, desde que exista reciprocidade de interesses. aos jornalistas em geral, desde que desenvolvam matria relacionada sua profisso. aos parentes do eleitor, quando estiverem buscando o seu paradeiro.

27.

O eleitor Pedro encaminhou Justia Eleitoral documento comprobatrio de que determinado partido poltico est recebendo recursos financeiros de procedncia estrangeira. Nesse caso, o processo de cancelamento do registro e do estatuto do partido (A) (B) (C) (D) (E) depender de representao fundamentada do Ministrio de Relaes Exteriores. poder ser determinado de ofcio, sem qualquer defesa do partido. depender de representao formulada por outro partido poltico. depender de representao formulada pelo Ministrio Pblico Eleitoral. poder ser iniciado pelo Tribunal Superior Eleitoral com base na denncia formulada por Pedro.

28.

Paulo proprietrio de uma van de aluguel com a qual faz transporte de alunos para uma escola particular. No dia da eleio, transportou todos os onze membros de sua famlia, da zona rural para os locais de votao. A conduta de Paulo (A) (B) (C) (D) (E) foi ilcita, por se tratar de veculo de aluguel. foi ilcita, por se tratar de transporte de eleitores da zona rural. foi lcita, porque se limitou a transportar os membros de sua famlia. foi ilcita, por se tratar de utilitrio e no de automvel de passeio. s poder ser considerada lcita se tiver obtido prvia autorizao da Justia Eleitoral.

Direito Constitucional 29. De acordo com o texto da Constituio da Repblica e com a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, em matria de controle de constitucionalidade correto afirmar: (A) (B) (C) (D) Viola a clusula de reserva de plenrio a deciso de rgo fracionrio de tribunal que, embora no declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder pblico, afasta sua incidncia, no todo ou em parte. A clusula de reserva de plenrio no se aplica aos processos de competncia da Justia do Trabalho e da Justia Eleitoral. Aos magistrados dos juizados especiais vedado o exerccio do controle incidental de constitucionalidade de leis e atos normativos. As decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas aes diretas de inconstitucionalidade e nas aes declaratrias de constitucionalidade, produzem eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio, mas no vinculam a atuao da administrao pblica. Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar as aes declaratrias de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual. 7

(E)

TRESP-Anal. Jud-Judiciria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


30. Ao disciplinar o controle de constitucionalidade de leis e atos normativos, a Constituio da Repblica estabelece que (A) (B) (C) o controle de constitucionalidade no pode ser exercido por juzes em estgio probatrio. os atos normativos municipais no podem ser objeto de controle abstrato e concentrado de constitucionalidade. as decises proferidas pela maioria absoluta dos membros dos Tribunais, no exerccio do controle incidental de constitucionalidade, produzem efeitos contra todos e vinculantes relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio. a pretenso deduzida em ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo prescreve em vinte anos. todos os legitimados propositura da ao direta de inconstitucionalidade tambm o so, observados os demais requisitos, para promoverem a ao declaratria de constitucionalidade.

(D) (E)

31.

Compete Unio legislar privativamente, dentre outras matrias, sobre (A) (B) (C) (D) (E) oramento. custas e servios forenses. procedimentos em matria processual. direito eleitoral. proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico.

32.

Suponha que um Senador da Repblica tenha apresentado projeto de lei dispondo sobre o regime jurdico dos servidores pblicos da Unio. O projeto de lei foi aprovado pelo Senado Federal e pela Cmara dos Deputados e, na sequncia, o encaminhado sano e promulgao pelo Presidente da Repblica, que o vetou integralmente no 11 dia til do recebimento do projeto. Na sequncia, o veto presidencial foi apreciado, sucessivamente, em cada uma das Casas legislativas, sendo rejeitado pela maioria absoluta de seus membros. Ao final, o projeto de lei foi enviado ao Presidente do Senado Federal, que o promulgou, uma vez que o Presidente da Repblica estava ausente do Pas. A situao acima descrita contm erros, do ponto de vista jurdico. A alternativa que apresenta, apropriadamente, um desses erros : (A) (B) (C) (D) (E) O projeto de lei somente poderia ter sido apresentado por Deputado Federal. O veto presidencial foi exercido fora do prazo constitucional. O veto presidencial deveria ter sido apreciado pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal em sesso conjunta. O veto presidencial poderia ter sido rejeitado por maioria simples de cada uma das Casas legislativas. O projeto de lei deveria ter sido encaminhado ao Presidente da Cmara dos Deputados para promulgao.

33.

Suponha que, num processo judicial, aps a constatao do desaparecimento injustificado de bem que estava sob a guarda de depositrio judicial, o magistrado decretou a priso civil do depositrio. Considerando a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal sobre a matria, a priso civil foi decretada (A) (B) (C) regularmente, uma vez que a essa pena est sujeito apenas o depositrio judicial, e no o contratual. regularmente, uma vez que a essa pena est sujeito o depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do depsito. irregularmente, uma vez que a pena somente pode ser aplicada ao depositrio infiel que assuma contratualmente o nus da guarda do bem. irregularmente, uma vez que ilcita a priso civil de depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do depsito. irregularmente, uma vez que inconstitucional a priso civil por dvida, qualquer que seja seu fundamento.
TRESP-Anal. Jud-Judiciria-A01

(D) (E) 8

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


34. Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal a respeito dos princpios constitucionais que regem a Administrao Pblica, analise:

I. A nomeao de cnjuge, companheiro ou parente da autoridade nomeante, para o exerccio de cargo em comisso ou de
confiana na administrao pblica, somente pode ser coibida por lei especfica de cada ente federativo, no se podendo extrair essa proibio da prpria Constituio da Repblica.

II. A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se
originam direitos, ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial.

III. No admissvel, por ato administrativo, restringir, em razo da idade, inscrio em concurso para cargo pblico.
Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. I e II, apenas. I e III, apenas. II, apenas. II e III, apenas.

35.

Suponha que um acrdo proferido por determinado Tribunal Regional Eleitoral tenha declarado a inelegibilidade de certo candidato s eleies. Na ocasio, o Tribunal interpretou a lei aplicvel ao caso de modo divergente da interpretao conferida por outros Tribunais Regionais Eleitorais. Contra esse acrdo, o candidato (A) (B) no poder interpor qualquer recurso. poder interpor recurso fundado em divergncia jurisprudencial, bem como fundado no fato de que o acrdo versou sobre matria de inelegibilidade. poder apenas interpor recurso com fundamento em divergncia jurisprudencial. poder apenas interpor recurso fundado em violao de disposio expressa da Constituio da Repblica. poder apenas interpor recurso fundado em violao de disposio expressa de lei.

(C) (D) (E)

36.

De acordo com as normas da Constituio da Repblica, correto afirmar que (A) so inelegveis, no territrio de jurisdio do titular, o cnjuge e os parentes consanguneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, ou de quem o haja substitudo dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio. so inelegveis os brasileiros natos extraditados. so alistveis como eleitores os militares, ainda que conscritos, durante o perodo de servio militar obrigatrio. vedado ao legislador estabelecer outros casos de inelegibilidade alm daqueles previstos na Constituio da Repblica. o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos podem concorrer a outros cargos no exerccio dos respectivos mandatos.

(B) (C) (D) (E)

Direito Civil e Direito Processual Civil 37. Joo Cabral de Melo Neto autor da grandiosa obra literria Morte e Vida Severina. Analisando o nome do autor, protegido pelo Cdigo Civil brasileiro, o seu agnome (A) (B) (C) (D) (E) Neto. Joo, apenas. Cabral, apenas. Joo Cabral. de Melo. 9

TRESP-Anal. Jud-Judiciria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


38. Minotauro, empresrio milionrio, celebrou contrato de doao com seu amigo de infncia Aquiles. Atravs do referido contrato Minotauro doou para Aquiles uma pequena propriedade imvel, onde ele pudesse organizar seu comit eleitoral, j que pretende se candidatar nas prximas eleies municipais. O contrato de doao, em regra, (A) (B) (C) (D) (E) oneroso, bilateral e solene. gratuito, bilateral e de natureza real. gratuito, unilateral e de natureza real. gratuito, bilateral e de carter pessoal. gratuito, unilateral e de carter pessoal.

39.

Plato, prefeito da cidade "Magnfica", est sendo demandado judicialmente pela empresa de publicidade X em R$ 50.000,00 pelos servios prestados durante a campanha eleitoral. Ocorre que Plato j efetuou o pagamento da quantia mencionada na data aprazada pelas partes. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, salvo se houver prescrio, a empresa de publicidade X, em razo da demanda de dvida j paga, ficar obrigada a pagar a Plato (A) (B) (C) (D) (E) R$ 25.000,00. R$ 50.000,00. R$ 75.000,00. R$ 100.000,00. R$ 125.000,00.

40.

Os juzes Antonio, Paulo, Pedro e Jos fazem parte da composio do TRE-SP. O juiz Paulo sobrinho do juiz Pedro; o juiz Antonio irmo do juiz Pedro, mas no pai do juiz Paulo, e o juiz Jos no parente de nenhum dos juzes, mas amigo de infncia do juiz Pedro. Neste caso, de acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, (A) (B) (C) (D) (E) apenas Pedro e Paulo no podero participar juntos do julgamento do mesmo processo. os quatro juzes no podero participar juntos do julgamento do mesmo processo. apenas Pedro e Antonio no podero participar do julgamento do mesmo processo. todos os juzes podero participar juntos do julgamento do mesmo processo, no havendo impedimento legal. apenas Pedro e Jos no podero participar juntos do julgamento do mesmo processo.

41.

Beatriz est sendo executada judicialmente pelo descumprimento de obrigao contratual, cujo valor da causa R$ 62.000,00. Na referida execuo, Beatriz foi considerada litigante de m-f porque interps recurso com o intuito manifestamente protelatrio. De acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, a multa pela litigncia de m-f NO exceder (A) (B) (C) (D) (E) R$ 620,00.

R$ 1.240,00. R$ 3.100,00. R$ 6.200,00. R$ 9.300,00.

42.

Considere o processo em que for

I. r: pessoa incapaz. II. ru: o Municpio de So Paulo. III. ru: partido poltico. IV. ru: o Estado de So Paulo.
De acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, NO se far a citao pelo correio nas hipteses indicadas APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 10

I e II. I e IV. III e IV. I, II e III. I, II, e IV.


TRESP-Anal. Jud-Judiciria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Direito Administrativo 43. O Estado contratou, mediante prvio procedimento licitatrio, a construo de um conjunto de unidades escolares em diferentes localidades. No curso da execuo do contrato, identificou decrscimo na demanda escolar em Municpio no qual seria construda uma das unidades. Diante dessa situao, decidiu reduzir, unilateralmente, o objeto inicialmente contratado, no o contando, contudo, com a concordncia da empresa contratada. De acordo com a Lei n 8.666/1993, a contratada (A) (B) (C) est obrigada a aceitar a supresso quantitativa determinada pela Administrao, desde que no ultrapasse 25% do valor inicial atualizado do contrato. no est obrigada a aceitar a supresso, em face do princpio da vinculao ao edital, exceto quando decorrente de contingenciamento de recursos oramentrios. est obrigada a aceitar a supresso quantitativa determinada pela Administrao, desde que no ultrapasse 50% do valor do contrato, assegurado o direito ao recebimento por materiais j adquiridos e eventuais prejuzos devidamente comprovados. no est obrigada, em nenhuma hiptese, a aceitar a supresso do objeto do contrato, que somente poder ser implementada por acordo entre as partes e observado o limite de 50% do valor inicial atualizado do contrato. poder rescindir o contrato, unilateralmente, desde que comprove que a sua execuo tornou-se economicamente desequilibrada, fazendo jus indenizao por prejuzos comprovados e lucros cessantes.

(D) (E)

44.

Diretor-Presidente de determinada sociedade de economia mista firmou contrato para a execuo de obra pblica com empresas vencedoras dos correspondentes procedimentos licitatrios, instaurados para diferentes lotes do empreendimento. Posteriormente, restou comprovado conluio entre os licitantes, bem como o estabelecimento, no Edital, de condies de participao que objetivavam favorecer a determinados licitantes e propiciar o arranjo fraudulento. Em tal situao, s penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa (A) (B) (C) (D) (E) sujeitam-se apenas os licitantes que tenham praticado atos com o objetivo de fraudar o procedimento licitatrio, desde que comprovado o dano ao errio. sujeita-se apenas o Diretor-Presidente da sociedade de economia mista, desde que comprovada conduta dolosa ou enriquecimento ilcito. sujeitam-se os agentes pblicos e os particulares que tenham concorrido para a prtica do ato ou dele tenham se beneficiado, direta ou indiretamente, independentemente de dano ao errio. sujeitam-se os agentes pblicos e os particulares que tenham concorrido para a prtica do ato ou dele tenham se beneficiado, desde que comprovado dano ao errio. sujeitam-se apenas os agentes pblicos que tenham concorrido, de forma ativa ou passiva, para a prtica do ato ou dele tenham se beneficiado.

45.

Os bens pblicos podem ser classificados, de acordo com a sua destinao, como bens (A) (B) (C) (D) (E) de uso especial aqueles de domnio privado do Estado e que no podem ser gravados com qualquer espcie de afetao. de uso especial aqueles utilizados por particular mediante concesso ou permisso de uso. de uso comum do povo aqueles afetados a determinado servio pblico, tais como os edifcios onde se situam os rgos pblicos. dominicais aqueles destinados fruio de toda a coletividade e que no podem ser alienados ou afetados atividade especfica. dominicais aqueles de domnio privado do Estado, no afetados a uma finalidade pblica e passveis de alienao.

46.

Diferentes rgos pblicos necessitam adquirir, periodicamente, material hospitalar para o desempenho de suas atividades, no sendo possvel, contudo, estabelecer, a priori, a quantidade exata de cada aquisio e sendo conveniente, em razo dos prazos de validade, a compra parcelada para entregas futuras. De acordo com a legislao que rege as licitaes e contratos pblicos, referidos rgos (A) (B) (C) (D) (E) podero valer-se do Sistema de Registro de Preos, realizando, cada um deles, obrigatoriamente, licitao na modalidade prego. podero valer-se do Sistema de Registro de Preos, ainda que no tenham participado do certame licitatrio, mediante consulta ao rgo gerenciador, desde que devidamente comprovada a vantagem. podero valer-se do Sistema de Registro de Preos, mediante a realizao, por apenas um dos rgos, de licitao exclusivamente na modalidade prego. no podero valer-se do Sistema de Registro de Preos, que apenas se aplica a compras para entrega imediata, devendo adotar, cada um deles, a licitao na modalidade prego. somente podero valer-se do Sistema de Registro de Preos se realizarem licitao conjunta, na modalidade concorrncia, indicando os quantitativos pretendidos e o preo unitrio mximo admitido por cada rgo. 11

TRESP-Anal. Jud-Judiciria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


47. De acordo com a Constituio Federal brasileira, as pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servio pblico respondem pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. Isso significa que a responsabilidade extracontratual do Estado (A) (B) (C) independe da comprovao de dolo ou culpa do agente, bastando a comprovao do nexo de causalidade entre a ao do agente pblico e o dano e a ausncia de condies excludentes. depende da comprovao do dolo ou culpa do agente pblico, caracterizadora da falha na prestao do servio pblico. independe da comprovao de dolo ou culpa do agente, o qual responde pelos danos causados perante os terceiros, podendo exercer direito de regresso em face da Administrao na hiptese de causas excludentes da ilicitude da sua conduta. de natureza objetiva, sendo afastada quando comprovada a culpa ou dolo exclusivo do agente que, em tal hiptese, responde diretamente perante o particular. de natureza subjetiva, condicionada comprovao de culpa exclusiva do agente pblico.

(D) (E)

48.

A atividade da Administrao consistente na limitao de direitos e atividades individuais em benefcio do interesse pblico caracteriza o exerccio do poder (A) (B) (C) (D) (E) regulamentar, exercido mediante a edio de atos normativos para fiel execuo da lei e com a prtica de atos concretos, dotados de autoexecutoriedade. de polcia, exercido apenas repressivamente, em carter vinculado e com atributos de coercibilidade e autoexecutoriedade. disciplinar, exercido com vistas aplicao da lei ao caso concreto, dotado de coercibilidade e autoexecutoriedade. de polcia, exercido por meio de aes preventivas e repressivas dotadas de coercibilidade e autoexecutoriedade. disciplinar, consistente na avaliao de convenincia e oportunidade para aplicao das restries legais ao caso concreto, o que corresponde denominada autoexecutoriedade.

Direito Penal e Direito Processual Penal 49. Sobre o habeas corpus e seu processo, de acordo com o Cdigo de Processo Penal, considere:

I. A competncia para processar e julgar, originalmente, o habeas corpus, cuja autoridade coatora for um Secretrio de
Estado, do Tribunal de Justia do respectivo Estado.

II. A utilizao do habeas corpus assegurada ao agente que responde processo por infrao penal, a que a pena
pecuniria seja a nica cominada ou contra deciso condenatria a pena de multa.

III. Jos, Juiz de Direito de uma determinada comarca do Estado de So Paulo, recebeu, aps regular distribuio, um
habeas corpus questionando uma ordem dada por um Delegado de Polcia da cidade. Aps requisitar informaes, tomou conhecimento de que a ordem foi ratificada por Pedro, outro Juiz de Direito da mesma comarca, para o qual o Inqurito Policial foi distribudo. Neste caso, cessa de imediato a competncia do Magistrado Jos, para quem foi distribudo o habeas corpus, conhecer do writ. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I. III. I e II. I e III. II e III.

50.

Paulo, Juiz de uma determinada comarca do Estado de So Paulo, prolatou uma deciso contra a qual cabe recurso em sentido estrito. Uma das partes interps o recurso no prazo legal, apresentando as suas razes e a parte contrria, por sua vez, as contrarrazes, posteriormente. Apresentadas as contrarrazes, os autos foram remetidos a Paulo que exerceu o juzo de retratao e reformou a deciso impugnada. Neste caso, a parte contrria (A) (B) (C) (D) (E) no poder recorrer de qualquer forma da nova deciso. poder recorrer da nova deciso por simples petio, se couber recurso, no sendo mais lcito ao juzo modific-la. poder recorrer da nova deciso por petio nos autos, se couber recurso, com abertura de novos prazos para razes e contrarrazes, sendo lcito ao juzo modific-la novamente. poder recorrer da nova deciso por simples petio, se couber recurso, sendo lcito ao juzo modific-la novamente. poder recorrer da nova deciso por petio nos autos, se couber recurso, com abertura de novos prazos para razes e contrarrazes, no sendo mais lcito ao juzo modific-la.
TRESP-Anal. Jud-Judiciria-A01

12

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


51. Analise as seguintes situaes sobre as testemunhas, de acordo com o Cdigo do Processo Penal:

I. Tcio, padre de uma parquia na cidade de So Paulo, mantm contato, no exerccio de sua atividade religiosa, com uma
determinada pessoa que lhe conta com detalhes, em funo da f no confessionrio, que presenciou um delito de homicdio na porta da sua casa, praticado contra um vizinho. Tcio poder figurar como testemunha, mas est proibido de prestar depoimento em juzo, salvo se quiser e for desobrigado pela parte interessada.

II. O Presidente do Superior Tribunal de Justia arrolado como testemunha em um processo crime que tramita em uma
das Varas Criminais da Comarca de So Paulo. Neste caso, ele ser inquirido em local, dia e hora previamente ajustados com o juiz do processo, podendo optar, tambm, pela prestao de depoimento por escrito, caso em que as perguntas, formuladas pelas partes, lhes sero transmitidas por ofcio.

III. Em regular audincia de instruo e julgamento est sendo ouvida testemunha arrolada pela acusao. O juiz no poder
indeferir perguntas formuladas pelo advogado do ru, mesmo se no tiverem relao com o processo. Est correto o que consta SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

I. II. I e II. I e III. II e III.

52.

Rubens est sendo processado por crime de peculato, praticado no dia 03 de fevereiro de 2008, quando tinha 20 anos de idade. A denncia foi recebida no dia 05 de junho de 2008. Por sentena judicial, publicada no Dirio Oficial no dia 10 de novembro de 2011, Rubens foi condenado a cumprir pena de 02 (dois) anos e 06 (seis) meses de recluso, em regime inicial aberto, e ao pagamento de 10 (dez) dias-multa. A pena privativa de liberdade aplicada pelo Magistrado foi substituda, na forma do artigo 44, do Cdigo Penal, por uma pena restritiva de direitos de prestao de servios comunidade, pelo prazo da pena privativa de o liberdade aplicada, e por 10 (dez) dias-multa, no valor unitrio mnimo. A sentena transitou em julgado no dia 1 de janeiro de 2012. Nesse caso, aps o trnsito em julgado, a prescrio para as penalidades aplicadas ao ru verifica-se no prazo de (A) (B) (C) (D) (E) 02 anos para a pena privativa de liberdade e para as multas. 08 anos para a pena privativa de liberdade e 02 anos para as multas. 04 anos para a pena privativa de liberdade e para as multas. 04 anos para a pena privativa de liberdade e 02 anos para as multas. 08 anos para a pena privativa de liberdade e para as multas.

53.

Moacir foi conduzido ao Distrito Policial acusado de praticar crime de desacato, pois teria xingado um Policial Militar quando foi abordado em uma operao bloqueio da "Lei Seca" na cidade de So Paulo. Foi lavrado o respectivo Termo Circunstanciado e encaminhado ao Frum local. Moacir ostenta vasta folha de antecedentes criminais e no fazia jus a qualquer benefcio legal. O Ministrio Pblico ofereceu, ento, denncia contra Moacir, acusando-o de praticar o delito em questo (desacato). Designada audincia de instruo, debates e julgamento, o acusado foi regularmente citado e compareceu ao ato acompanhado de seu advogado. Iniciado o ato processual, o Magistrado concedeu a palavra ao advogado de Moacir para responder aos termos da denncia. Em seguida, o Magistrado, em deciso fundamentada, rejeitou a denncia apresentada pelo Ministrio Pblico. Contra essa deciso (A) (B) no caber recurso. caber apelao, no prazo de trs dias, que ser julgada por turma composta de trs Juzes em exerccio no primeiro grau de jurisdio, reunidos na sede do Juizado. caber apelao, no prazo de cinco dias, que ser julgada por turma composta de trs Juzes em exerccio no primeiro grau de jurisdio, reunidos na sede do Juizado. caber apelao, no prazo de dez dias, que ser julgada por turma composta de trs Juzes em exerccio no primeiro grau de jurisdio, reunidos na sede do Juizado. caber apelao, no prazo de quinze dias, que ser julgada por turma composta de trs Juzes em exerccio no primeiro grau de jurisdio, reunidos na sede do Juizado. 13

(C)

(D)

(E)

TRESP-Anal. Jud-Judiciria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


54. Considere as seguintes situaes hipotticas de cidados processados pela Justia Pblica:

I. Jos, no reincidente, condenado a cumprir pena de 04 anos de recluso por crime de denunciao caluniosa e poder
iniciar o cumprimento da pena em regime aberto.

II. Paulo condenado a cumprir pena de 02 anos de recluso por crime de coao no curso do processo, e tem sua pena
privativa de liberdade substituda por uma pena restritiva de direitos e por multa.

III. Murilo registra condenao anterior por crime de falso testemunho e est sendo processado por crime de peculato. Nesse
caso, no poder ter a sua pena privativa de liberdade substituda pela restritiva de direitos, por expressa vedao legal. De acordo com o Cdigo Penal, est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I. II. III. I e II. II e III.

Normas Aplicveis aos Servidores Pblicos Federais Instruo: 55. Para responder questo de nmero 55, considere a Lei n 8.112/1990.
o

Andr titular de cargo em comisso de natureza gerencial no Tribunal Regional Eleitoral. Em razo de sua conduta inadequada foi responsabilizado por leso aos cofres pblicos. Assim, Andr foi punido com a destituio do cargo em comisso. Nesse caso, a penalidade aplicada implica a (A) (B) (C) (D) (E) indisponibilidade de bens e o ressarcimento ao errio, com prejuzo da ao penal. indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, sem prejuzo da ao penal cabvel. instaurao de ao penal e multa pecuniria, com prejuzo das medidas de natureza cvel. incompatibilizao do servidor para nova investidura no cargo pblico federal, pelo prazo de 10 (dez) anos. incompatibilizao do servidor para nova investidura em cargo pblico federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.
o

Instruo: 56.

Para responder questo de nmero 56, considere a Lei n 11.416/2006.

O Adicional de Qualificao AQ foi concedido aos analistas judicirios Srgio e Olga, em razo dos conhecimentos adicionais adquiridos em ttulos, diplomas e certificados de cursos de ps-graduao, em sentido amplo ou estrito em reas de interesse dos rgos do Poder Judicirio. Nesses casos, analise:

I. Esse adicional ser devido a partir da concluso do ttulo, diploma ou certificado. II. Sero considerados, para os efeitos desse adicional, os cursos e as instituies de ensino reconhecidos por quaisquer
rgos pblicos de educao.

III. Sero admitidos cursos de ps-graduao lato sensu somente com durao mnima de 360 (trezentas e sessenta) horas. IV. O adicional mencionado no ser concedido quando o curso constituir requisito para ingresso no cargo.
Diante disso, est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 14

I e III. I e IV. II e III. II e IV. III e IV.


TRESP-Anal. Jud-Judiciria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Regimento Interno do TRE-SP 57. Considere:

I. Conhecer, processar e relatar reclamaes e representaes contra Juzes Eleitorais, encaminhando-as ao Tribunal para
julgamento.

II. Presidir sindicncias contra Juzes Eleitorais, nas quais obrigatria a presena do Procurador Regional Eleitoral. III. Relatar as tomadas de contas de verbas federal e estadual e os recursos administrativos. IV. Mandar publicar, no prazo legal, listagem dos candidatos registrados, comunicando aos partidos interessados eventuais
cancelamentos. Compete ao Presidente do TRE-SP as condutas indicadas APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. I e III. III e IV. I, III e IV. II, III e IV.

58.

Deocleciano, Desembargador do Tribunal de Justia de So Paulo, far parte da composio do Tribunal Regional Eleitoral de So Paulo. De acordo com o Regimento do TRE-SP, o prazo para a posse, contados da publicao oficial da nomeao, ser de (A) (B) (C) (D) (E) trinta dias, improrrogveis. trinta dias prorrogveis excepcionalmente pelo TRE-SP por, no mximo, sessenta dias. quarenta e cinco dias, improrrogveis. quarenta e cinco dias prorrogveis excepcionalmente pelo TRE-SP por igual perodo. sessenta dias prorrogveis excepcionalmente pelo TRE-SP por, no mximo, noventa dias. Noes de Administrao Pblica

59.

Com relao s diferenas entre uma entidade estatal e um rgo pblico, considere as afirmativas abaixo:

I. Entidade estatal um ente com personalidade jurdica, ou seja, capacidade para adquirir direitos e contrair obrigaes em
nome prprio.

II. rgos pblicos constituem centros de competncia despersonalizados, partes componentes de uma entidade poltica ou
administrativa.

III. Quando a Unio opta por transferir a titularidade de determinada competncia a autarquias e fundaes pblicas
estamos perante o fenmeno da desconcentrao, mediante o qual so criados os rgos pblicos.

IV. rgo pblico uma pessoa jurdica, j que apenas parte da estrutura maior, o Estado. V. Os rgos pblicos cumprem o que lhes foi determinado pelo Estado e no tm, portanto, vontade prpria.
Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II, III e IV. II e IV. II, III e V. I, II e V. I e IV.

60.

O diretor de um rgo pblico qualquer tem poder para definir o perodo durante o qual sero gozadas as frias dos seus servidores. Esse dirigente obrigado a conceder frias anuais a todos os servidores do rgo. Os dois casos referem-se, respectivamente, ao exerccio de poder (A) (B) (C) (D) (E) distributivo e coercitivo. discriminativo e assertivo. disciplinar e vinculado. arbitrrio e obrigatrio. discricionrio e vinculado. 15

TRESP-Anal. Jud-Judiciria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001

PROVA DISCURSIVA REDAO

Ateno:

Devero ser rigorosamente observados os limites mnimo de 20 (vinte) linhas e mximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribudos Redao.

Escolha UMA (apenas uma) das seguintes propostas para elaborar a sua redao e identifique na Folha de Redao Definitiva, no campo apropriado para tal, o nmero da proposta escolhida.

PROPOSTA N 1

Existem alguns argumentos relevantes contra a adoo do financiamento pblico exclusivo para as campanhas eleitorais e muitos a favor. Est chegando a hora de decidir a respeito dele. uma das principais ideias em debate no Congresso e entre especialistas em legislao eleitoral, desde quando as discusses sobre a reforma poltica se intensificaram a partir do incio desta legislatura. Foi j aprovada pela Comisso de Constituio, Justia e Cidadania do Senado e est no anteprojeto de reforma elaborado pela Comisso Especial da Cmara dos Deputados.
(Marcos Coimbra. CartaCapital, 15/10/2011. www.cartacapital.com.br/politica/financiamento-publico-pros-e-contras/)

Considerando o que est transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: A arrecadao de recursos nas campanhas eleitorais e as implicaes da instituio do financiamento pblico exclusivo

PROPOSTA N 2

Ainda que outros pensadores, antes e depois dele, tenham refletido sobre a mesma questo, no h como negar a relevncia do pensamento de Montesquieu para a histria da separao dos poderes. A advertncia feita em sua obra mais clebre, Do esprito das leis, publicada em 1748, mantm ainda hoje a sua pregnncia: Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses trs poderes: o de fazer leis, o de executar as resolues pblicas e o de julgar os crimes ou as divergncias dos indivduos. A grande distncia que nos separa do filsofo francs no tempo e no espao no deve constituir obstculo para que reconheamos a dvida que temos para com suas ideias.

Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

A separao dos Poderes no Brasil e sua importncia para a democracia brasileira

16

TRESP-Anal. Jud-Judiciria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001

PROPOSTA ESCOLHIDA: N :
O

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

TRESP-Anal. Jud-Judiciria-A01

17

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi