Vous êtes sur la page 1sur 11

DIREITO EMPRESARIAL

1) TTULOS DE CRDITO Denomina-se de direito cambirio o sub-ramo do direito empresarial que disciplina todo o regime jurdico aplicvel aos ttulos de crdito. O desenvolvimento dos ttulos de crdito permitiu que o mundo moderno mobilizasse suas prprias riquezas, ganhando tempo e espao. Assim, o crdito (consiste num direito a uma prestao futura que se baseia, fundamentalmente, na confiana, surgiu da constante necessidade de viabilizar uma circulao mais rpida de riqueza do que a obtida pela moeda manual. Em sntese, os ttulos de crdito so INSTRUMENTOS DE CIRCULAO DE RIQUEZAS. Nas sociedades mais antigas da histria vivia-se numa economia de escambo, isto o "mercado" se limitava s trocas de um bem por outro. Obviamente, com o passar do tempo e o desenvolvimento do sistema de trocas, o escambo mostrou-se insustentvel. Para superar as dificuldades, o prprio mercado criou, ento, um meio de troca muito mais eficincia: a moeda. Contudo, a economia com o passar do tempo foi se tornando cada vez mais complexa, e at mesmo a moeda passou a ser meio de troca ineficincia a todas as transaes ocorridas. Mais uma vez, o prprio mercado deu a sua soluo, criando os ttulos de crdito. Porm, vivemos um novo momento histrico, em que as complexidades das relaes econmicas tem demonstrado que nem a moeda nem os ttulos de crdito tradicionais (letra de cmbio, nota promissria, cheque, duplicata etc.). conseguem, de maneira eficiente, dar efetividade ao nmeros de transaes. Assim, a internet fez o mercado ignorar a distncia entre as partes de uma determinada relao jurdica, sobretudo as relaes empresariais. 1.1) CONCEITO, PRINCPIOS e CARACTERSTICAS O conceito de ttulo de crdito aceito de forma unnime pelos doutrinadores o que foi dado por Cesare Vivante. O jurista italiano definiu ttulo de crdito como: "documento necessrio ao exerccio do direito, literal e autnomo, nele mencionado". Tal conceito foi adotado pelo Cdigo Civil de 2002, no art. 887: "O ttulo de crdito,
documento necessrio ao exerccio do direito literal e autnomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei."

Os princpios informadores dos ttulos de crdito so: a) cartularidade O exerccio de qualquer direito representado no ttulo pressupe a sua posse legtima, ou seja, sempre que quiser exigir alguma obrigao que conste do ttulo de crdito precisa apresentar o documento original do ttulo. Em sntese, o direito do crdito mencionado na crtula no existe sem ela, no pode ser transmitido sem a sua tradio e no pode ser exigido sem a sua apresentao. Em obedincia ao princpio da cartularidade, (i) a posse do ttulo pelo devedor presume o pagamento do ttulo, (ii) s possvel protestar o ttulo apresentando-o, (iii) s possvel executar o ttulo apresentando-o, no suprindo sua ausncia nem mesmo a apresentao de cpia autenticada. Obs: Por questo de segurana muitas vezes se admite uma cpia autenticada, mas ainda subsiste a obrigao de apresentar o documento original quando o juiz determinar. Na prova, adotar a regra da cartularidade. a.1) A desmaterializao dos ttulos de crdito Vale destacar que o princpio da cartularidade vem sendo posto em xeque, em virtude do crescente desenvolvimento tecnolgico e da consequente criao de ttulos de crdito magnticos, ou seja, que no se materializam numa crtula. O prprio CC/02, no art. 889, 3, estabeleceu que: "O ttulo poder ser emitido a partir
dos caracteres criados em computador ou meio tcnico equivalente e que constem da escriturao do emitente, observados os requisitos mnimos previstos neste artigo."

Esse fenmeno passa a permitir a criao de ttulos no cartularizados, ou seja, no documentados em papel, cria situaes em que, por exemplo, o credor pode executar um determinado ttulo de crdito sem a necessidade de apresentlo em juzo. Ex: so as chamadas DUPLICATAS VIRTUAIS, as quais podem ser executadas mediante a apresentao, apenas, do instrumento de protesto por indicaes e do comprovante de entrega das mercadorias (art. 15, 2 da Lei 5.474/68).

Art. 365 CPC. Fazem a mesma prova que os originais: 2o Tratando-se de cpia digital de ttulo executivo extrajudicial ou outro documento relevante instruo do processo, o juiz poder determinar o seu depsito em cartrio ou secretaria. (Includo pela Lei n 11.419, de 2006). Enunciado 461 CJF: "Art. 889. As duplicatas eletrnicas podem ser protestadas por indicao e constituiro ttulo executivo extrajudicial mediante a exibio pelo credor do instrumento de protesto, acompanhado do comprovante de entrega das mercadorias ou de prestao dos servios." Enunciado 462 CJF: "Art. 889, 3. Os ttulos de crdito podem ser emitidos, aceitos, endossados ou avalizados eletronicamente, mediante assinatura com certificao digital, respeitadas as excees previstas em lei."

b) literalidade O ttulo de crdito vale pelo o que est nele escrito. Nem mais, nem menos, Em outros termos, nas relaes cambiais somente os atos que so devidamente lanados no prprio ttulo produzem efeitos jurdicos perante o seu legtimo portador. Assim, o credor pode exigir tudo o que est expresso na crtula, no devendo se contentar com menos. Por outro, o devedor tambm tem o direito de s pagar o que est expresso no ttulo, no admitindo que lhe seja exigido nada mais. Assim, o endosso e o aval, por exemplo, tem que ser feitos no prprio ttulo, sob pena de no produzirem efeitos. c) autonomia Por esse princpio, entende-se que o ttulo de crdito configura documento constitutivo de direito novo, autnomo, originrio e completamente desvinculado da relao que lhe deu origem. Assim, as relaes jurdicas representadas num determinado ttulo de crdito so autnomas e independentes entre sim razo pela qual o vcio que atinge uma delas, por exemplo, no contamina as outras. Em suma, o legtimo portador do ttulo pode exercer seu direito de crdito sem depender das demais relaes que o antecederam, estando completamente imune aos vcios ou defeitos que eventualmente as acometeram.

Exemplo: "A" compra um carro de "B", sendo esta compra instrumentalizada por meio da emisso de uma nota promissria no valor de R$ 10.000,00. "B", por sua vez, tem uma dvida perante "C" no valor aproximado de R$ 10.000,00. Nesse caso, "B" poder quitar a dvida que tem perante "C", utilizando-se da nota promissria dada por "A", endossando-a (endosso o ato cambial prprio para transferir um ttulo de crdito) para "C" que se torna titular dessa nota, podendo cobrar o seu respectivo valor de "A" na data do vencimento. Nessa hiptese, "A" no poder recursar-se ao pagamento do ttulo, ainda que alegue eventual nulidade da venda que "B" lhe fez. A justificativa est no princpio da autonomia, pois se as relaes apresentadas naquele ttulo so autnomas e independentes, os eventuais vcios que maculam a relao de "A" com "B" no atingem a relao de "B" com "C" nem a relao deste com "A". Assim, se no fosse este princpio, no haveria segurana nas relaes cambiais, e os ttulos perderiam suas principais caractersticas: a negociabilidade e a circulabilidade. Afinal, ningum se sentiria seguro ao receber um ttulo de crdito como pagamento, via endosso. Em decorrncia, a pessoa que recebe como pagamento um ttulo de crdito via endosso, no precisa se preocupar em investigar a origem nem as relaes que eventualmente o antecederam. c.1) Abstrao dos ttulos de crdito Apontado como um sub-princpio da autonomia, a abstrao entende-se quando o ttulo circula, ele se desvincula da relao que lhe deu origem. Assim, no exemplo acima, quando "B" endossou o ttulo para "C", fazendo-o circular, tal ttulo se desvinculou da operao que lhe deu origem - a compra e a venda do carro. A abstrao, significa, portanto, a completa desvinculao do ttulo em relao causa que originou sua emisso. Assim, a CIRCULAO DO TTULO fundamental para que se opere a abstrao. c.2) Inoponibilidade das excees pessoais a defesa ao terceiro de boa-f. No exemplo acima, se "A", procurado por "C", no paga a dvida constante do ttulo, "C" poder executar "A" e este, ao apresentar os embargos, no poder opor o vcio existente na relao originria, travada entre "A" e "B". Com efeito, os vcios relativos relao que originou o ttulo so oponveis apenas contra "B", mas no contra "C" terceiro de boa-f que recebeu o ttulo legitimamente.

Ora, o terceiro de boa-f e portador legtimo do ttulo no pode ser atingido por defesas relativas a negcio do qual ele no participou. O ttulo chega a ele completamente livre dos vcios que eventualmente adquiriu em relaes pretritas.
Artigo 17 Decreto-lei 57663/66: "As pessoas acionadas em virtude de uma letra no podem opor ao portador excees fundadas sobre as relaes pessoais delas com o sacador ou com os portadores anteriores, a menos que o portador ao adquirir a letra tenha procedido conscientemente em detrimento do devedor."

Obs: Vale dizer que a boa-f do portador do ttulo se presume. Por essa razo, se o devedor quiser opor excees pessoais contra ele, dever se desincumbir do nus de provar a sua m-f, demonstrando, por exemplo, que houve conluio entre o atual portador do ttulo e seu antigo titular. IMPORTANTE: No se confunde a abstrao como subprincpio dos ttulos de crdito e a abstrao que caracteriza os chamados ttulos de crditos abstratos, que no tm sua emisso condicionada a certas causas previstas em lei (ex: ttulos causais). Alguns autores ainda apontam outros princpios, como a independncia (seriam os ttulos autossuficientes, ou seja, que no dependem de nenhum outro documento para complet-los. Ex: letra de cambio, nota promissria, cheque e duplicata) e a legalidade (significa que os ttulos de crdito so tipos legais, ou seja, s receberiam a qualificao de ttulo de crdito aqueles documentos assim definidos em lei). Alm disso, os ttulos de crdito possuem algumas caractersticas, tais como: a) natureza essencial comercial Em razo da primordial funo de circular riquezas com segurana. b) documentos formais Em razo de observarem os requisitos essenciais previstos na legislao cambiria, so considerados bens mveis (art. 82 a 84 do CC/02), sujeitando-se aos princpios que norteiam a circulao desses bens. como o que prescreve que a posse da boa-f vale como propriedade, e so ttulos de apresentao, por serem documento necessrios ao exerccio dos direitos nele contidos.

c) constituem ttulos executivos extrajudiciais o que dispe o art. 585 do CPC, por configurarem obrigao lquida e certa. d) obrigaes quesveis Cabe ao credor dirigir-se ao devedor para receber a importncia devida, e que a emisso do ttulo e a sua entrega ao credor tm, em regra, natureza pro solvendo, isto , no implica novao (operao jurdica do Direito das obrigaes que consiste em criar uma nova obrigao, substituindo e extinguindo a anterior) no que se refere relao jurdica que deu origem ao ttulo: a relao jurdica que originou o ttulo, portanto, no ir se confundir com a relao cambiria pelo ttulo emitido. e) ttulo de resgate Em razo de sua emisso pressupor futuro pagamento em dinheiro que extinguir a relao cambiria, e tambm um ttulo de circulao, uma vez que sua principal funo a circulabilidade do crdito. 1.2) CLASSIFICAES 1.2.1) Quanto forma de transferncia ou circulao a) ao portador aquele que circula pela mera tradio (art. 904 CC/02), uma vez que neles a identificao do credor no feita de forma expressa. Assim, qualquer pessoa que esteja com a simples posse do ttulo considerada titular do crdito nele mencionado. b) nominal - " ordem" e "no ordem" aquele que identifica expressamente o seu titular, ou seja, o credor. A transferncia da titularidade do crdito, pois, no depende apenas da mera entrega do documento (crtula) a outra pessoa: preciso, alm disso, praticar um ato formal que opera a transferncia da titularidade do crdito. Nos ttulos nominais " ordem" esse ato formal o endosso, tpico do regime jurdico cambial (art. 910 CC/02). J nos ttulos nominais com clusula "no ordem" esse ato formal a cesso civil de crdito, a qual, submete-se ao regime jurdico civil. c) nominativos Segundo o art. 921 do CC/02 so emitido em favor de pessoa determinada, cuja nome consta de registro especfico mantido pelo emitente do ttulo. Nesse caso,

portanto, a transferncia s se opera validamente por meio de termo no referido registro, o qual deve ser assinado pelo emitente e pelo adquirente do ttulo (art. 922 do CC/02). 1.2.2) Quanto ao modelo a) Livre aquele para o qual a lei no estabelece uma padronizao obrigatria, ou seja, a sua emisso no se sujeita a uma forma especfica preestabelecida. o que ocorre, por exemplo, com a letra de cmbio e com a nota promissria, ttulos de crdito que podem ser criados em uma simples folha de papel, bastante que constem requisitos essenciais desse ttulo. b) Vinculado aquele que se submete a uma rgida padronizao fixada pela legislao cambiria especfica, s produzindo feitos legais quando preenchidas as formalidades legais exigidas. o que ocorre com o cheque e com a duplicata. Esta, por exemplo, em obedincia ao disposto no art. 27 da Lei de Duplicatas (Lei 5.474/68), deve ser emitida segundo as normas fixadas pelo Conselho Nacional Monetrio. 1.2.3) Quanto estrutura a) ordem de pagamento So a letra de cmbio, cheque e duplicata; se caracterizam por estabelecerem trs situaes jurdicas distintas a partir da sua emisso: em primeiro lugar, tem-se a figura do sacador, que emite o ttulo, ou seja ordena o pagamento; em segundo lugar, temse a situao do sacado, contra quem o ttulo emitido, ou seja, trata-se da pessoa que recebe a ordem de pagamento; por fim, tem-se a figura do tomador (beneficirio), em favor de quem o ttulo emitido, isto , pessoa a quem o sacado deve pagar, em obedincia ordem que lhe foi endereada pelo sacador. Ex: Correntista que emite o cheque (sacador); instituio financeira que cumprir a ordem de pagamento que lhe foi dada (sacado); terceiro que recebe o cheque como forma de pagamento que ir descont-lo (tomador).

b) promessa de pagamento a nota promissria. Existem apenas duas situaes jurdicas distintas: de um lado tem-se a figura do sacador ou promitente, que promete pagar determinada quantia; de outro, tem-se a situao do tomador, beneficirio da promessa que receber o valor prometido. 1.2.4) Quanto as hipteses de emisso a) casual aquele que somente pode ser emitido nas restritas hipteses em que a lei autoriza a sua emisso. Ex: duplicada. b) abstrato aquele cuja emisso no est condicionada a nenhuma causa preestabelecida em lei. Em sntese, podem ser emitidos em qualquer hiptese. o caso, por exemplo, do cheque, que pode ser emitido para documental qualquer relao negocial. 5) ACEITE Aceite a concordncia expressa do devedor principal (ocorre depois da emisso). O aceite necessrio porque em alguns ttulos de crdito o devedor no assina no momento da emisso. (para a pessoa ser devedora do ttulo ela precisa ter concordado expressamente) Somente dois ttulos no so assinados na emisso: duplicata e letra de cmbio. Portanto, nos demais ttulos no preciso o aceite. * Efeitos O aceitante somente se torna devedor principal aps o aceite. Lembrando que o devedor principal, aps o aceite, pode ser executado. *Prazo Se o vencimento for certo (tem data), o aceite deve ocorrer at a data do vencimento. Existe a possibilidade do vencimento a certo termo da data (15 dias do dia 02/09/13), a vista ou a certo termo da vista (15 dias da vista). Nesses casos em que no se tem uma data exata foi estabelecido o prazo de um ano para dar aceite. Em suma, se no tiver vencimento em data certa o aceite deve ser feito em no mximo um ano.

Qual a consequncia para recusa do aceite? A falta de aceite traz, tanto para letra de cambio quanto para duplicata, o protesto. Todavia, somente na letra de cmbio o efeito da falta o vencimento antecipado do ttulo. 6) Endosso (falou algumas coisas) Com o endosso voc se torna garantidor. As nicas situao que voc endossa um ttulo de crdito mas no vira garantidor quando voc escreve expressamente que "no garante" ou quando existir uma clusula proibitiva de novo endosso (quando endossante endossa ttulo de crdito e probe um novo endosso) Art. 15, Decreto-lei 67663/66. Endosso a mesma coisa que transmisso ordem. Assim, por razo lgica endosso no a mesma coisa de transmisso "no ordem". Assim, quando estiver escrito o este termo, significa que este ttulo no est sendo endossado, est sendo apenas objeto de uma cesso civil de crdito. Endosso (Decreto-lei 57663/66 ordem ttulo de crdito Ato unilateral (devedor no precisa ser Depende da "comunicao" do dever; comunicado endosso); pode alegar vcios anteriores) #Protesto do ttulo? necessrio para se cobrar o endossante. H duas situaes em que o protesto no necessrio, na cdula de crdito bancrio (art. 44, Lei 10931/04) e no caso do cheque protestado ou apresentado no banco. Diferena entre endosso mandato x endosso cauo 7) Aval este precisa saber, ser avisado; relaes anteriores podem ser alegados) Prevalece regra autonomia (no se No existe autonomia (os vcios das Cesso Civil de Crdito (290/296 CC/02) No ordem

Transmite ttulo de crdito e garante Transmite o ttulo de crdito

uma garantia pessoal (que no o devedor principal) dada terceiro. Como regra endosso atrs e o aval na frente. O avalista um garantidor solidrio (Art. 47, Decreto 57663). O avalista sendo solidrio, no tem benefcio de ordem. #Falta da vnia conjugal Segundo STJ causa anulao; segundo doutrina, gera ineficcia para o cnjuge que no assinou. Avalista simultneo e sucessivo - diferenas. 8) Protesto (Lei 9492/97) a) conceito b) procedimento #possibilidade de envio arquivo eletrnico; c) motivos - falta de pagamento (aps o vencimento) - falta de aceita (at o vencimento) - falta de devoluo #Triplicata titulo executivo? Sim, apenas quando se demonstrar a falta de devoluo. d) peculiaridades - O protesto interrompe o prazo prescricional, segundo art. 202, III CC. Cuidado, pois a smula 153 do STF diz ao contrrio (porm posterior ao CC). Prevalece, portanto, a norma do Cdigo Civil. e) Consequncias do protesto tardio - o portador do ttulo (credor) no pode acionar endossantes (art. 53, Decreto 57663/66; art. 13 4 Lei 5474/68; art. 47, 1 Lei 7357/85; #E o avalista, pode ser acionado? Depende de que ele avalista; se for avalista do endossante ser possvel

9) TITULOS EM ESPCIE a) Letra de cambio Esse ttulo atualmente est em desuso. A ideia de surgimento apareceu na idade mdio, onde havia um feudo, posteriormente substitudo por um burgo. Naquela ocaiso, casa cidade tinha sua prpria moeda (...)

Vous aimerez peut-être aussi