Vous êtes sur la page 1sur 74

Minhas Histrias

Desde que anunciaram que eu deixaria de ser fabricada, recebi centenas de histrias de todo o pas e at do exterior, atravs do meu site. Momentos inesquecveis que passei, nestes 56 anos de vida. Este livro a reunio destas histrias, na ntegra. Um registro de tantas lembranas e uma homenagem que dedico a todos os meus fs e amigos. Obrigada. Kombi.
2 3

BOb hIERONImUS

TESTAMENTO

A Kombi que enganou o guarda e cou famosa em Woodstock. Sou artista plstico e gosto de pintar murais, pois oferecem bastante espao para eu mostrar minhas ideias. Voc j viu o espao nas laterais da Kombi? Vou contar a histria que me ligou denitivamente a uma delas. Algum tempo antes do festival de Woodstock, conheci o guitarrista Bob Grimm, lder de uma banda de rock. Ele tinha interesse em assuntos esotricos como meditao, reencarnao, Atlntida, ovnis e paranormalidade. Naquela poca psicodlica, o misticismo estava em alta. Simpatizei com o Bob e comecei a acompanhar a banda nas turns, para ensinar aos caras um pouco de meditao e simbologia esotrica, assuntos de meu interesse e conhecimento. Um dia, o Bob me pediu para pintar a Kombi ano 1963 que ele usava para o transporte da banda, que na poca se chamava Taste. Muitas bandas usavam Kombis nos Estados Unidos, pois era um veculo barato e espaoso, ideal para transportar os msicos e os instrumentos. Enquanto trabalhava na Kombi, a banda mudou de nome para Light, uma referncia s meditaes que praticvamos. Eu j tinha pintado carros antes, principalmente Fuscas. Mas o meu favorito era a Kombi, por causa das laterais planas, que permitiam retratar melhor minha idia preferida, a losoa que chamo de Um Povo, Um Planeta. A pintura levou vrios meses, pois os desenhos eram cheios de detalhes. Comprei entradas para o festival de Woodstock, louco para retomar contato com alguns astros do rock, como Jimi Hendrix, que havia conhecido um ano antes, quando uma gravadora me sondou para fazer capas de discos dele. Quando soube que o pblico esperado era de 50 mil pessoas,

deduzi que seria impossvel me aproximar de Hendrix e de outras feras do rock e resolvi no ir. O pblico de Woodstock, em 1969, chegou perto de 500 mil pessoas. Voc pode achar que me arrependi por no ter ido, mas no. Ainda tenho minhas entradas intactas, verdadeiras relquias. O Bob e dois caras da banda foram ao festival com a Kombi que eu havia pintado, mas um guarda noquis deixar o carro entrar. Ento, eles inventaram que ela era uma obra de arte que seria exibida durante o festival e o guarda acabou cedendo. A Kombi entrou. Muitas fotograas desta Kombi foram publicadas em revistas como Life e Rolling Stone. A Kombi cou muito famosa. Sempre que se falava na histria de Woodstock, a Kombi era lembrada. Durante anos, no prestei muita ateno ao sucesso daquele carro. A imprensa no me associava Kombi. Mais tarde, alguns jornalistas reconheceram meu trabalho e comearam a fazer entrevistas comigo. A cada aniversrio de Woodstock, crescia o interesse pela Kombi e por mim. Isso atingiu o auge em2009, quando o festival completou 40 anos. Naquele ano, foi lanada uma miniatura da Kombi, com os meus desenhos muito bem reproduzidos. Esse interesse todo pelo carro me surpreendeu, pois eu, que vivi aquilo de perto, no tinha percebido que Woodstock foi o smbolo da revoluo espiritual nos Estados Unidos e no mundo. E que aquela Kombi, alm de levar a banda do meu amigo, acabou transportando tambm um pouco daqueles sonhos e ideais.

PAULA MARIA DE GODOI PARENTE

FRANCk ThIbAUD KChIg

TESTAMENTO

TESTAMENTO

Papai sempre foi um ser humano diferente. Lembro como se fosse ontem dos dias que ele me buscava no colgio. Eram nesse momentos que sua singularidade cava ainda mais evidente. De botas de couro e cala de algodo, era da Kombi azul e branca, 1967, que ele saia. Sempre de braos abertos, com uma expresso tranqila e um sorriso emoldurado pela barba, que iluminava meus piores dias. Era o inicio de Braslia e papai havia sido nomeado a diretor do Zoolgico por Juscelino K. E foi de um desses dias, que cou a lembrana mais bonita que guardo do papai. Eu era uma criana curiosa, e na nsia de descobrir a mim e ao mundo, por algumas horas o importunei questionando-o sobre o tamanho do meu rosto. Mais pai, qual o tamanho? Ento, papai estacionou a Kombi, desceu e depois de alguns minutos voltou de dentro do viveiro dos pssaros com uma or de girassol na mo. Gentilmente ele encostou a or em meu rosto e disse: Pronto lha, esse o tamanho do seu rosto.

Nasci na Frana, na cidade de Brest. Em 2005, fui estudar na Argentina e conheci a Iris. No teve jeito, me apaixonei. Outra paixo comeou logo depois, quando ela me contou as histrias de quando rodou pela Argentina com os pais, bordo de uma Kombi. Resolvemos viajar juntos, da mesma maneira. Foi quando a Renata entrou nas nossas vidas. Calma, no o que voc est pensando. Renata o nome da Kombi que a gente comprou. Uma belezinha ano 82, mas com corpinho de... De 82 mesmo. Depois de uma ampla e necessria reforma, que incluiu at uma cama, ela estava pronta, perfeita. Agora era s pegar a estrada e ir de Mar Del Plata, na Argentina, at Nova Iorque e depois voltar. S? Era uma meta ousada, sabamos, mas a gente tinha certeza que a Kombi daria conta do recado. Nascia o projeto Amerikando. Partimos no m de maro. No caminho, fazamos fotos e camisetas, que vendamos para ajudar no oramento. Conhecemos lugares incrveis, recebemos apoio de desconhecidos, famlias nos ofereceram hospedagem. Tenho que admitir que o carisma da Kombi ajudou bastante. Atravessamos o Brasil. Eu, a Iris e a Renata. Porto Alegre, Florianpolis, Rio de Janeiro, Salvador, Belm. noite, a Iris cozinhava, vamos as fotos tiradas durante o dia e preparvamos o trajeto do dia seguinte. Se me permite dizer, bom demais conviver assim com quem se ama. Saindo do Brasil - pegue um mapa para acompanhar - passamos pela Venezuela, Colmbia, cruzamos a Amrica Central inteira e chegamos ao Mxico. Sempre maravilhados com a exuberncia da natureza e a simpatia das pessoas. Tem muita gente boa por

esse mundo afora. Em muitas cidades, fomos recebidos de braos abertos por membros de clubes Volkswagen e fs da Kombi. Certa vez, o presidente de um desses clubes nos abraou, dizendo: a Volkswagen no uma marca, uma famlia. Ficamos arrepiados. Nove meses depois da partida, comemoramos o Ano Novo em Nova York. Demorou o dobro do tempo planejado, mas chegamos l. Misso cumprida? Mais ou menos. A gente tinha tomado gosto pela coisa. Decidimos seguir para Brest, na Frana, minha cidade natal. Sim, ir at a Europa de Kombi! Atravessamos os Estados Unidos at So Francisco e pegamos um navio. (Voc no achou que colocaramos a Kombi na gua, achou?) Mas no fomos direto para a Europa, desembarcamos no Japo. A Renata tem fome de asfalto, sabe? E se voc cou impressionado, os japoneses caram mais ainda. Fomos at entrevistados num programa de TV. Para variar, muito bem recebidos. De l para a Rssia, depois Monglia. A vieram os o: Cazaquisto, Uzbequisto, Turcomenisto e o Ir (que, em Portugal, se chama Iro). E, posso dizer com conhecimento de causa: a Kombi tem admiradores em todos esses lugares. Percorremos a Turquia e a Grcia. De navio para a Itlia, de onde seguimos para a Frana. Chegamos a Brest, minha cidade natal, no dia 26 de fevereiro de 2011 e fomos recebidos com festa pela famlia, amigos e membros dos clubes Volkswagen da regio. Foi inesquecvel. Mas voc no precisa acreditar na minha palavra. Est tudo registrado no nosso site: amerikando.com. D para dizer que somos um casal de sorte. Conhecemos 25 pases, rodamos 75 mil km e a nossa lua de mel durou dois anos. Em junho, nasceu Louis, nosso lho, concebido durante a viagem.

A Kombi continua conosco, faz parte dafamlia. E, apesar da idade, ainda nos leva para viajar nas frias e nais de semana. Se bobear, um dia desses voc ainda vai ver a Renata passando na porta da sua casa. Onde quer que ela seja.

EDUARDO MIgUEL DA SILVA

ADRIANO JOS GOmES DA SILVA

BOb WOLLhEIm

Meu pai no teve uma Kombi. Foram tantas que no consigo lembrar de todas. Mas a que mais me marcou foi uma vermelha e branca, que todos chamvamos de Candinha. Passei minha adolescncia acompanhando meu pai em seu trabalho dirio e a Kombi sempre ali. Aprendi muito com ele sobre trabalho, sobre a vida, sobre carros. Quando ele morreu, procurei uma funerria que tivesse uma Kombi para lev-lo ao cemitrio. No encontrei, infelizmente. Hoje, tenho em meu escritrio uma rplica da Candinha, que me inspira a cada dia.

eu a reformei usei por um tempo ento a vendi para um rapaz dos EUA que veio ao Brasil a trabalho, ele ento a usou por 1 ano todos os dias e quando o trabalho dele acabou por aqui ele me ofereceu a Kombi de volta e eu adiquiri ele novamente, na poca eu estava em uma transio de trabalho, estava procurando algum outro rumo prossional, ento comecei a fabricar algumas peas que so desejadas para a kombi deste modelo. Hoje sou fabricante de janelas SAFARI para kombi, e todas as outras janelas deste veiculo, e outros veiculos tambem, ento posso armar que a Kombi ajudou muito em minha vida. J minha kombi 1982 a diesel foi usada por mim para trabalho em uma transportadora de minha propriedade na poca, 1994, mas por infelicidade em 1998 foi furtada e at hoje no conseguimos recupera-la. Meu Pai ja falecido comprou uma Kombi 1977 a cruzeta ainda, e foi nesta que eu aprendi a dirigir, eram nais de semana em um clube em Mairipor que meu Pai permitia que eu dirigisse aquela Kombi, e com 12 anos eu ja pegava escondido de meu Pai a kombi e saia com meus amigos pelo bairro. Sou um grande adimirador, usuario e dependente deste veiculo. Esta minha histria com a Kombi!

No nal dos anos 70 eu, meu pai e minha me fomos moram em uma vila de fbrica de uma usina de acar em Igarassu, Pernambuco. A empresa forneceu transporte para os lhos dos funcionrios e eu estava entre aqueles que estudavam na Capital. Foi quando em 1981 adquiriram uma Kombi para fazer esse transporte. Ela era zero. Por mais de 10 anos ela nos transportou e ajudou na continuidade e concluso dos nossos estudos, indo do primrio at a universidade. Pena que justamente ao transportar alunos a Kombi pegou fogo e foi destruda totalmente, mas ningum cou ferido Graa a Deus. Fica aqui o registro agradecido e saudoso de momentos inesquecveis e graticantes. Agradeo ao Grupo Votorantim por ter fornecido o transporte durante tantos anos. Agradeo aos motoristas que nos transportaram. Agradeo aos que viabilizaram nossa formao. Agradeo quela Kombi que rodou por mais de dez anos conosco, nos vendo crescer de todas as formas e que deixou imensas saudades!

Nasci dentro de uma Kombi. Desde a minha infncia, meu av tinha transformado a sua Kombi e um mini-motorhome para viajar Brasil afora. Ele fez tudo com um marceneiro e minha av cuidou do resto como estofados, apetrechos e, claro, cortininhas como essas da edio especial. As histrias foram muitos, mas talvez a melhor que vivi foi quando numa viagem, acampados em um posto de gasolina, eu dormia no banco da frente tranquilamente quando escuto passos se arrastando ao nosso redor.... meus avs ronronando na cama atrs e eu ali congelado de medo, sem coragem de abrir as cortinas e olhar o que se passava.... me lembro de ter cado ali horas e horas, apavorado.... naturalmente o sono chegou e apaguei......e pela manh, quando todos acordaram, abro a cortininha e reparo que estvamos cercados de vaquinhas, super da paz, pastando em volta da Kombi.... Saudades dos meus avs, saudades das viagens de Kombi, saudades da Kombi. RIP!

RObSON CEZARINI

Minha Histria com a Kombi antiga... A Kombi que tenho hoje uma Standard 1975, j possu uma 1982 a Diesel e aprendi a dirigir em uma Kombi 1977 ainda a cruzeta. O interessante que em minha famlia sempre houveram outros veiculos porem a kombi sempre esteve presente, nunca camos sem uma Kombi. Esta ultima, uma modelo 1975 comprei do lho do propietario Sr. Nabuo Oshiro (VIZINHO DE MINHA FAMILIA) ha 7 anos atrz, este senhor comprou esta Kombi zero kilometro e trabalhou todo este tempo vendendo temperos na feira livre. Eu desde os 5 anos de idade, epoca que o Sr Nabuo comprou a kombi acompanho este exemplar que hoje me pertence, pois ha uns 9 anos atraz o Sr. Nabuo faleceu, a kombi cou parada por 2 anos e at que o lho do Sr Nabuo me vendeu. Quando a peguei ela estava feia, ento

Bob Wollheim

MARCIO FREIRE

MIChEL ROSSELLI MARSOLA

Desde pequeno ando de Kombi, com 41 resolvi comprar a minha, veio de Ilhus Ba para Salvador em segredo, ningum sabia da minha compra (carro velho, s problema etc...) ento quei em segredo na minha operao mas como no dou muita sorte pra essas coisas... ela estava em um caminho prancha e pegou a maior chuva no caminho dos seu 400 km e ia direto pra ocina, mas atrasou, a ocina fechou e tive que pedir para o motorista trazer pra minha casa... imagine a minha esposa os meus pais que moram ao meu lado vendo aquele caminho prancha com uma Kombi 75 que parecia ter vindo de uma voltinha na Sria hehehe..... ainda bem que tudo correu bem hehehe hoje ela esta reformada com a ajuda de meu pai que correu atras de cada pecinha (quem era contra hein!!!) e me faz um feliz proprietrio.

pois se na poca foi uns instrumento de trabalho do negcio da famlia (padaria), hoje a mim que ela me serve. Possuo duas kombis (uma 2012 e outra 2013), e a alguns anos trabalho com transporte escolar, e por ai vai...

DURVAL DE MORAES FARIAS JR

L pelos anos 80 meu pai tinha uma kombi jarrinha azul calcinha devia ser ano 1975. Foi uma viajem que cou gravado na minha memoria, fomos para Bertioga-SP, foi uma das melhores viajens que z com minha familia e com um carro, infelizmente no tenho fotos, mas cou guardado na memoria. Meu pai abriu as portas da kombi e estendeu um pano enorme fazendo um tipo de cabana, foi muito legal. Estou pensando em comprar uma kombi e repetir o mesmo com meus lhos. Este veiculo vai deixar saudades.

carro foi um fusca 69 era todo manchado tadinho bom agora eu tenho 38 anos e trabalho em casa tenho um banho e tosa e comprei uma kombi 82 bege vime ela e linda nessa foto ai ela nao estava reformada mas mesmo assim ela e linda foi amor a primeira vista e o pior e que eu tenho quase dois metros de altura e ela tem muito espao eu nunca bati meu brao ou perna eu so sei que depois que eu comprei ela minha vida mudou rsrsrsrsrsr nao mais e serio a gaby minha esposa gosta muito dela tambem essas historias provam que a kombi mudou a vida de muita gente,abraos a todos ai ta?marcelo

Quando minha me cou viva aos 32 anos, era uma mulher linda ....lembro que uma amiga lhe emprestou uma Kombi saia de blusa azul e branca, combinava com seus olhos para poder trabalhar recomear a vida, ainda hoje aos 81 anos ela sempre repete , me coloca sentada numa Kombi e te levo aonde voce quiser ...

MARCELO CONTES

SRgIO VIEIRA RIbEIRO ANA BEATRIZ BONAChELA FERLIN Pensar que muita coisa da minha vida tem relao com a Kombi, ao mesmo tempo, estranho e engraado. Por volta dos meus 14...15 anos, comecei a ter a curiosidade de dirigir um carro, sendo quase improvvel, que meu pai deixaria pegar seu carro para matar minha curiosidade, eu e alguns colegas da escola, comeamos a pegar emprestado a kombi do meu pai, a noite, que ele tinha por conta da padaria da famlia, para entrega de pes. Foi nesse tempo que aprendi a dirigir, mas no fazia gosto, pois queria estar dirigindo um carro, e no uma kombi, olha a discriminao. Muitas aventuras, poderia descrever por conta dessas andanas, o fato que hoje em dia ela minha companheira inseparvel, meu instrumento de trabalho, meu ganha po, devo muito a ela,

Meu romance com a kombi comeou a alguns anos atrs, no sei o motivo exato, talvez por ser a nica lembrana que tenho do meu av e por ter brincado tanto dentro dela. A kombi para mim, tem uma relao muito mais ntima com o dono, ela no um simples carro...a kombi tem um charme. Ela tem algo a mais. E isso que me encanta. Ela no um carro pra um, no egosta, ela um carro pra vrios, para amigos, famlia! E meu grande sonho sair da coleo de miniaturas, camisetas, quadros, almofadas e ter a minha de verdade. Descanse em paz querida.

Oi meu nome e marcelo contes eu sempre fui muito fa da volkswagen minha familia toda sempre teve fusca meu pai irmao e irma e eu tive varios nunca quis ter um carro novo meu primeiro

10

11

NILSON AgUIAR

AgUSTIN CARVALhO

CARLOS EDUARDO SOUSA

Minha histria recente. Devido diculdades em minha empresa, fui obrigado a vender uma Dobl com 10.000 km e comprar uma Kombi 1995 para fazer entregas. A paixo por ela foi tamanha, que quando soube do termino de sua produo pela VW, resolvi homenage-la com um poema que resume a grande importncia que esse automvel tem em nossas vidas. Compartilho-o, agora, com vocs com muita humildade, pois jamais z um poema em toda a minha vida. Bom, a vai: Uma europa devastada pela segunda grande guerra estava. Foi quando um certo holands, de nome Ben Pon, rabiscou nas folhas de uma agenda aquilo que seria uma lenda. Era um pequeno furgo, que em sua aparncia tinha o formato de po. E a ele quis o destino incumbir, os pilares da nova economia construir. Quando imprensa foi apresentada, alm de mercadorias, tambm gente poderia ser transportada. E dessa estranha kombinao, o nome Kombi surgiu em comemorao. Logo pelo mundo se espalhou, at que em terras brasileiras ela chegou! Muitos no sabem, mas aqui no Brasil, foi ela o primeiro automvel que se produziu. Atravs dos tempos ela se perpetuou, e nos anos 70 uma gerao marcou! Mas foi na labuta do dia-a-dia, que a Kombi instituiu a sua primazia. H quem diga que apenas uma casca-de-lata, at de bomba nuclear, na internet v chamar... Claro que respeitamos a opinio de quem no tem d, mas meu amigo... casca-de-lata, a senhora sua v. Aos apaixonados por Kombis de corao, se preparem pois vem ai a ltima edio. Bendito aquele que conseguir comprar, pois em joia ela ir se transformar.

Land Rover, Touareg ou Pajero uma dessas eu at posso vir a ter, mas de voc, minha querida kombosinha, eu jamais vou me esquecer. E tenha certeza disso que vos escrevo: Todas as kombis do mundo que restarem, por mais velhas e surradas que carem, em jias tambm vo se transformar.

Ol, minha histria com a Kombi muito especial. Eu morava no interior da Bahia quando estudava no ensino fundamental. Como vivi alguns anos na zona rural, ia de kombi para uma cidade prxima, onde estudava. Geralmente, a kombi levava vrios alunos, ento, tinhmos que sentar no colo um dos outros. O interessante que todo mundo queria car sentado prximo a porta, pois era muito gostoso abrir a porta e fechar para que outros alunos pudessem entram. E quando caia uma tempestade e nossa kombi atolava? Tinhamos que tir-la da lama seno no chegaramos em casa. Sempre que vejo uma kombi lembro dessa parte muito gostosa de minha histria.

Sempre fui apaixonado por futebol. Uns dos primeiros times que joguei chamava-se ESTRELA. Jogvamos com uma camisa azul e cales brancos (no tinha emblema, s os nmeros nas costas). Os jogos aconteciam aos domingos, as oito da manh. Era mais fcil chegar a segunda da aula, do que o domingo do futebol, tamanha a ansiedade. E o motivo era o treinador: O China, uma guraa. Ele cava gritando na beira do campo vai seu saco de b..., passou a noite da boate?. Era uma diverso a parte! Porm, melhor do que os gritos do China, era sua Kombi. Ele tinha uma Kombi azul que nos levava para os jogos. Era muito divertido, pois faltavam pedaos do cho, a porta mal fechava e o banco era aquela coisa. Mas era a Kombi do China! E ns adorvamos quando o jogo era longe, pois a diverso se transformava em aventura... Os pais dos jogadores, iam de carro atrs da Kombi, caso precisssemos de ajuda para chegar ao campo. Nem sei se ainda o China vivo. At gostaria de saber. Mas uma certa: as lembranas da Kombi do China e as aventuras do futebol esto fresquinhas na minha memria. Ah., nosso time era bom e sempre ganhvamos os campeonatos.

ENOQUE DE SOUSA ARRAIS

Dos meus 7 a 8 anos tenho grandes saudades em especial quando visitava meus avs que moravam em beira de BR Asfaltada no Maranhao, ns saindo da zona rural, percorrendo grandes distancias em lombos de mulos e jegues, depois embarcavamos em caminhoes tipo pau-de-arara e parte do caminho pegavamos a COMBIDA como entao era chamada a velha e boa KOMBI e chegvamos a casa de meus avs, lembro especialmente de umas brancas e vermelhas... faz parte da historia do pas, sem dvida

12

13

EDUARDO VISINONI

ANA RITA WhATELY

Michael J. Fox tem seu carro voador para voltar no tempo, eu tive um Kombi na Bahia. Foi h coisa de dois meses quando eu e meu lho Francisco tiramos frias juntos em Porto Seguro -Bahia. Estou separado da me do menino, e essa foi nossa primeira juntos. Um tempo pr l de especial em lugar nico. Para se locomover na cidade a gente usou geralmente taxi, mas para ir a praias do arraial, depois de cruzar de balsa rio, tnhamos Micronibus, Vans e uma Kombi. No pensei um segundo para escolher a Kombi e viajar no tempo com meu lho. Fazia dcadas que no entrava numa Kombi. Mas elas foram coisa cotidiano no ir e vir em minha vida de estudante primrio em So Paulo. Ao embarcar, j levei o guri ao lugar mais nobre: ao lado do motorista. No meu tempo de escola, a frente era o lugar dos alunos grandes, considerados e chamado de CDFs pelo restante. A molecada ai no fundo, em cima do motor, zoando e comemorando a infncia. Quantas histrias engraadas, segredos para montar o Cubo Mgico, quantas gurinhas negociadas e tambm olhares trocados com a meninas bonitas caro para sempre nos fundos de um Kombi escolar do Tio Francisco. Na volta da praia ensolarada e mgica, repetimos a viagem na Kombi. Agora, para contrapor , sentamos bem no fundo, espaos dos caras maus, como disse ao menino. Nisso, entre esse ir e vir numa Kombi na Bahia, um lho fez um tipo de travessia com o pai, um lao de conana e alegria foi xado como cinto de segurana pelo tempo. Talvez tenha sido a ltima vez que andamos de Kombi neste mundo. Talvez, no. Tem muita Kombi forte e mundo bom rodando por a.

Nasci em 1955, fui a quinta de 6 lhos, Qual o melhor caro para nos transportar ? Kombi, amos para fazenda e l todos meus tios que tinham famlia grande iam de Kombi cava um estacionamento, tinham Kombis de uma cor s ou as mais modernas embaixo azul e em cima branca. Brigas para car na janela, para ir a escola a mesma conduo primeiro meus 4 irmos e depois eu, na volta vinha de carona,qual o carro ? Kombi, Sentirei muitas saudades... Na faculdade de Desenho Industrial z um trabalho em que a personagem era uma Kombi que virava uma lanchonete (isso em 1977), lembranas, boas lebranas que KOMBI uma abreviatura de KOMBINATIONSFAHRZEUG (carro multiuso)! Foi uma sinergia to grande que agora queremos comprar a primeira Kombi para a agncia. Se algum souber quem queira vender. Obrigado Kombi, pois no nal de sua vida, voc nos deu vida nova e histria a contar.
Mrcio Abranches Pires

MRCIO AbRANChES PIRES

0 da VW - sempre viajava pra amaciar o motor recm montado da kombna. Ele sempre fazia isso: comprava uma restaurava e vendia, de todos os veculos que j teve o nico carro que deu um bom lucro. Nas viagens eu dormia em cima do motor, era pequeno e ali era gostoso pois eu ouvia o ronco - que por algum motivo - me embalava no sono. Quando acordava ia pro banco da frente - essa kombi era a que tinha tipo uma parede entre os bancos dianteiros aonde cava o estepe, ento pra conseguir pular a parede eu colocava o p numa caixa de ferramentas pra alcanar os bancos e l cava vendo meu pai dirigir... de vez em quando ele deixava eu mudar de marcha... no temos mais uma kombi j faz tempo; talvez seja a hora de compra a minha.

Engraado que enquanto termina-se uma histria, comease outra. Trabalho em uma agncia de Publicidade. Neste ano decidimos que precisvamos de um cone que representasse a agncia. Foram semanas rduas, queimando muito leo e parafuso, e nada. No encontrvamos algo que desse a liga. Mas como nada por acaso, como um grande insight, as palavras certas foram ditas: POR QU no tiramos uma foto da equipe toda em uma KOMBI... o que representa mais a unio que uma KOMBI? FEITO. Caiu como uma luva, pois era a linha estrutural que queramos dar a agncia. Uma agncia multiuso. Ah, para os que no sabem

JULIO CARLO ROChA FERREIRA RODRIgUES ALVES DA SILVA

Ol, meu nome Jlio Carlo, sou de Sorocaba interior de SP, tenho 26 anos e cresci viajando de Kombi... qua posso dizer dela, muita gente j devem ter falado de como passou a infncia em uma, mas vou apenas partilhar o que marcou minha memria; tinha uns 4 a 5 anos e meu pai mecnico - e que j trabalhou na ala

14

15

PIETER DEN HARTOg JR

Me chamo Pieter, tenho 19 anos e jamais imaginei que meu primeiro carro seria uma Kombi. Tudo comeou com a necessidade de transportar equipamentos de som e iluminao para eventos... vi umas 30 Kombis antes de achar a minha. Tive a sorte de encontrar uma com apenas 40 mil km rodados, ano 2009. Em dezembro completa 1 ano que estou com minha kombi. Cada detalhe mexido faz aumentar mais a paixo por este carro, que nico. Pintar as rodas, colocar leds, alm do visual interno com carpete preto e laranja no tem preo. Hoje virou sucesso entre os amigos e famlia, e j penso seriamente em comprar outro carro para o trabalho e deix-la apenas para lazer. Uma pena que este belssimo carro vai deixar de ser produzido. J deixa saudades.

FELIpE DE LImA FEITOSA

PAULO RIOS

Era o incio dos anos 70 e ns sete lhos pequenos, fora o cachorro. Meu pai pensou num jeito de acabar com as brigas pela janelinha, uma de duas no mximo, para levar a tropa toda. Chegou em casa e declarou solene: agora isso tudo acabou, pois comprei uma Kombi que tem uma janela para cada um! Ledo engano, enquanto as meninas se degladiavam por alguma especca, os meninos logo aprenderam como soltar os bancos de trs com seus parafusos borboleta...

permeiam o modo como era chamada entre os seminaristas, e creio que Urnaa chamavam pela forma, retangular... De todos os modos, eu gosto desta senhora... H quem diga que tem a direo ruim, mas eu gosto... Que v em paz...

com os domingos de praia, em todos os lugares que ela iria me levar, a minha volta pela Amrica Latina, tantos e tantos sonhos de infncia que naqueles minutinhos em que cava em frente ela, voltavam como se de fato, tudo isso um dia tivessem acontecido. Poderia ter um dia triste como fosse, mas ao v-la, ah ao v-la, j era certo, todos os nossos momentos eram relembrados e minha vontade de t-la s aumentava. Mas l em 2009 quando o cdigo de trnsito foi alterado, obrigando todos os carros fabricados no brasil aps 31/12/2013 sarem com air bags de fbrica, quis no ligar para o inevitvel, a Velha senhora seria descontinuada, mas a data est chegando e junto com ela uma dvida: Tem como descontinuar sonhos? Toda homenagem, desculpem o clich, mais que merecida!

MAURICIO MAChADO

EDUARDO PEREIRA

Nasci em 1969,e j havia uma kombi l na garagem, meu pai sempre teve kombi, no pra trabalho, apenas por gostar mesmo! Aprendi a dirigir em uma kombi, viajei muito fui passar carnaval no litoral, e sempre na kombi. Estou prestes a comprar uma, revesti-la todo internamente e fazer meu carro de passeio, amo este veculo e vou sentir saudades. Parabns VW e todos os admiradores da velha senhora!!!!!!!!!!! Meu av tem uma Kombi, ano 2010, e ela faz parte da minha histria. Na ltima vez que viajei para a casa dele, essa Kombi foi o principal meio de transporte. Nela dei risadas, ouvi histrias, conheci lugares, tirei fotos e posso dizer que, principalmente, levei muito vento na cara. A Kombi Casa, a Kombi carrega histrias.

Em meados da dcada de 60, em minha infncia, eu devia ter 6 anos, fomos, eu, meu pai e amigos dele, amantes de bom futebol, de Santa Cruz do Rio Pardo para Bauru, assistir Pel e Santos F.C. contra o Noroeste. Na estrada que liga as duas cidades, distncia de uns 90 kms, em certo momento da viagem, a Kombi foi chifrada e chacoalhada por um boi desgarrado. Ficou a marca na lateral traseira direita. Que susto engraado! Foi assunto da pra frente e na volta! Eu nunca me esqueci. O meu primeiro encontro com Pel cou marcado e na memria!

ThIAgO SILVA CERQUEIRA FAbIANO DE OLIVEIRA Tem como no car triste? Sempre sonhei em t-la um dia, uma 1965, saia e blusa de preferncia azul e branca claro. Quando via uma na rua ou estacionada em alguma ocina mecnica qualquer a reao era certa, minutos, minutos e mais minutos parado na sua frente, a velha senhora, ali, imvel, como se me chamasse para uma conversa, me deixando sonhar com os lhos,
19

Eu sou seminarista, ou seja, estudo para ser sacerdote. E entre as diversas casas de formao, o elemento mais comum no o tipo de formao, mas o transporte: praticamente todos os seminrios que conheo possuem ou possuram uma Kombi... Muitos nomes

18

AmILTON NAVAS

TESTAMENTO

MARIANA ESpNDOLA

No ano de 1970, com seis anos de idade eu cursava o primeiro ano primrio, estudava em um colgio chamado Instituto Anjo da Guarda, no bairro do Alto da Lapa em So Paulo. Todos os dias s 7:00 horas o Sr. Neno passava com a sua Kombi Escolar, branca, provavelmente ano 67, buzinava e eu, com mala e lancheira, descia rolando as escadas do sobrado onde morava e me atirava para dentro da Kombi. Era uma felicidade, pois eu era um dos primeiros passageiros e sempre sentado no banco da frente, de preferncia na janela. Essa era a grande disputa da garotada: Quem vai na frente com o Seu Neno. Depois de passar pela minha casa, o Seu Neno pegava mais dois colegas e em seguida passava na casa do meu melhor amigo, entrava ele e sua irm, a Kombi cava lotada, aquela baguna adorvel, o trajeto at a escola levava aproximadamente uma hora. s 12:20 tocava o sinal da ltima aula e todos saiam correndo em direo s vrias Kombis enleiradas na porta da escola, e novamente, a disputa era: Quem vai na frente com o Seu Neno, valia tudo, puxo de cabelo, segurar pela blusa, rasteira, tudo pelo prazer e alegria de andar no banco da frente da velha senhora. Geralmente a baguna na volta era muito pior, todos estavam felizes por voltarem para casa, o Seu Neno era uma pessoa de muita pacincia !!! Meu pai, um mecnico especializado em radiadores, j era um usurio de Kombi desde 1960, teve vrias delas, a ltima foi um modelo Luxo, ano 1972 nas cores Branco Lotus e vermelho Rubi, uma Jia, cou com ele at a sua morte em 2000. Aquela garotada cresceu, camos adolescentes, jovens, adultos mas a paixo pela Kombi nunca acabou, hoje sou casado com aquela menina, irm do meu melhor amigo, acredito que a Kombi tenha parte neste destino. Meus lhos, hoje adultos, tambm utilizaram o transporte escolar, mas infelizmente a Kombi

j no era mais uma opo, outros veculos substituram-na em funo do tamanho e principalmente pelo combustvel. Eles no tiveram a alegria de ir para a escola de Kombi mas curtiram um pouco da 72 do av. Recentemente tentei recuperar a velha senhora 72 que foi do meu pai, mas depois de muita procura descobrimos que foi restaurada, e hoje est rodando nas terras do oriente, mais precisamente no Japo. A tristeza foi grande, mas como a famlia apaixonada por Kombis, samos caa e encontramos uma substituta, ano 74, na cidade de Ibitinga, no interior de So Paulo, exatamente igual a 72. Hoje a Cydinha, como carinhosamente chamada a nossa 74, est restaurada, com placa preta e a grande diverso dos nais de semana. Abraos,

Quando pequena morava de favor com meus pais na casa de uma tia em Juiz de Fora - MG. Foram tempos de vacas magras e quase no sobrava dinheiro pro lazer. Mas, graas a Deus, essa minha tia tinha uma Kombi! E como tnhamos dias felizes naquela Kombi! Ela era vermelha e branca, cheia de pessoas vestindo seus melhores sorrisos e os dias do lado de fora eram sempre de sol. Minha infncia no teria sido a mesma se no fosse aquela Kombi. S2

haha Nem sei onde estava nessa hora. Mas um homem comeou a acenar para gente, acho q ele percebeu que no sabamos o que deveramos fazer!! Ele nos ajudou e seguimos o caminho correto por um tempo. Mas, para no perdermos o costume, nos damos conta que estamos errado novamente quando estvamos em plena ponte Rio-Niteri!! Minha tia comeava a rezar, meu irmo, ainda criana, no parava de perguntar, e os primos.... ah esses se divertiam com a histria toda!! No m das contas, todos chegam a Juiz Fora bem e muito felizes!! Tudo valeu muito a pena...

CLEITON REIS 2. A segunda histria vou ser mais breve. Esse episdio aconteceu na kombi do meu tio. Ele tem um mercado e a kombi era usado para os servios de l. Eis que surge uma me de uma grvida e pede para que me tio leve sua lha para ganhar nenm. O resultado todo mundo imagina. O parto foi feito pelo meu tio no prprio veculo, na SAUDOSA KOMBI. Bom descanso... v em paz! rsrs

Histria com a Kombi?? Ah... isso o que no falta. Um carro desse tamanho, que cabe tanta gente.... fatos inesquecveis acontecem para voc contar para a posteridade. Vou relatar apenas dois aqui para no me prolongar demais. 1. Final do ano, vero, vontade de ir para a praia (como bons mineiros) e pouco dinheiro no bolso. Soluo: bora de kombi para praia?? E l se foram, 9 mineiros de Juiz de Fora para Cabo Frio. Comeamos bem nossa viagem. Logo no incio j furamos o pneu. E l descem toda a familia buscap para fazer a troca. Uma hora depois... todos embarcam. Chegam no litoral. E l, parvamos na orla e todos olhavam. Chamados de farofeiros?? Vrias vezes!! rsrs Mas no importa. Estvamos todos juntos, felizes e se divertindo pra caramba. Uma semana se passou. Chegou a hora de voltar. No tnhamos muita experincia na estrada. Por conseguinte, camos perdidos na volta!

EDUARDO PEREIRA

Nasci em 1969,e j havia uma kombi l na garagem, meu pai sempre teve kombi, no pra trabalho, apenas por gostar mesmo! Aprendi a dirigir em uma kombi, viajei muito fui passar carnaval no litoral, e sempre na kombi. Estou prestes a comprar uma, revesti-la todo internamente e fazer meu carro de passeio, amo este veculo e vou sentir saudades. Parabns VW e todos os admiradores da velha senhora!!!!!!!!!!!!

20

21

GUSTAVO HENRIQUE SILVA OLIVEIRA

DEbORAh SENA DA COSTA

GUSTAVO LOpES DE OLIVEIRA

Meu pai trabalhava no departamento administrativo de um hospital e as vezes ele vinha com uma Kombi 1975 azul para casa. Eu na fase de aprender a dirigir, as vezes fazia ele levar para dar umas voltas na kombosa e praticamente aprendia dirigir naquela Kombi. Depois veio uma 1986, bege, bem mais moderna... Lembro muito das duas. Nossa cidade era pequena, quando podia, ia com meu pai em algumas viagens para fazer compras para o hospital, em outras cidades maiores. Da-lhe carga, era de tudo, tintas, produtos secos e molhados, frutas, legumes, maquinas e equipamentos. Tambm viagens longas e picas para Santa Catarina e outros locais, tanto com a 75 e depois com a 86, com muitas e poucas pessoas. Muitas lembranas que puxando pela memria vo se aorando... Quando saiu a Kombi Flex, z questo de ir at uma concessionaria para ver as inovaes.... agora com as cortinas fechando eu digo, carei com saudades das Kombis....

Estou no ltimo ano da universidade que fao em outra cidade prxima minha e assim como duas geraes de universitrios antes de mim, eu venho para a universidade na Kombi de Seu Pascoal. Seu Pascoal j um homem aposentado que realiza essas viagens intermunicipais mais por prazer que por dinheiro. A Kombi a sua marca... Ela j estava l antes de eu nascer e mesmo quando foi trocada pelo modelo mais novo no deixou de ser a Kombi de Seu Pascoal. Reclamao ele s ouviu quando insinuou que iria realizar as viagens com outro carro menor porque j no tinha tantos passageiros. Todos s querem viajar de Kombi. Pascoal e a Kombi tm muitos apelidos: Pascoa, branquinha, Periquito, bichinha, etc. Mas uma coisa certa. Eles ajudaram na graduao de muitos prossionais da minha cidade, nos zeram olhar para o futuro, nos ensinaram sobre esforo e dedicao. Ele era a companhia aps as longas jornadas de estudo e trabalho e a Kombi era antes de tudo a certeza de que havia um caminho de volta para casa.

Meu pai era pedreiro e tinha uma kombi, ele vinha para casa de 15 em 15 dias, e a gente saa no m de semana, e eu como era pequeno ia de p segurando naquele apoio que tem no painel, feliz da vida!

ADILSON RIgO

MIRIAN MAIA

TESTAMENTO

No dia 05 de dezembro de 1986 eu estava enlouquecida para vir ao mundo, no aguentava mais esperar, desse jeito, minha me percebendo minha pressa percebeu que estava na hora em que eu iria nascer, correu em um vizinho amigo, que tinha uma Kombi, toda azul, modelo 62, e pediu ajuda dele para leva-la a maternidade e a partir dai comea minha paixo por elas. A pressa pra nascer deve ter se misturado com essa atrao fatal pelas Kombis que eu no aguentei chegar na maternidade, ali mesmo, dentro da Kombi eu comeei a vir ao mundo, ela foi minha

DANIELA REZENDE primeira viso e experincia com a vida aqui nesse mundo. E desde ento venho alimentando em mim essa linda paixo, alm de uma pequena coleo de miniaturas e a vontade gigante de ter uma, gravei na pela minha historia e meu amor eternizado por ela, a mais linda Kombi!

1985. Ainda ramos 2 de 3 irmos. Voltvamos do Santurio do Caraa com uma felicidade incomum: estvamos na Kombi, cabine dupla, 1982, movida diesel. Eu nunca entrara num carro to espaoso em minha vida.

A bordo de uma Kombi conheci o amor da minha vida. Em 1992 eu e minha namorada nos conhecemos na Kombi escolar. Na poca, eu com 8 e ela com 7 anos. Nos amontovamos em muitas crianas dentro de uma Kombi verde. Depois disso, nossas vidas tomaram rumos diferentes at que em 2012, 20 anos depois do primeiro encontro, nos reencontramos, e foi amor a primeira vista. Em um primeiro momento no lembrvamos que havamos nos conhecido h tantos anos, mas com a convivncia, percebemos que aquelas crianas hoje ainda se amam.

22

23

CAROLINE SOUZA

EUgENIO PACELLI FAVA DE SOUZA

RODRIgO BENEVENUTO

ULISSES ANTUNES

Meu av tinham uma casa em Araruama-RJ, uma cidade bem pequena, com uma lagoa linda (e limpa na poca). Eles levavam minha me, meu tio, primos, cachorros e passarinhos de Terespolis-RJ para l de Kombi! Minha me cresceu, se casou, teve uma lha (no caso, eu! hehehe) mas continuvamos indo para Araruama, e meu av sempre com sua Kombi!

Meu pai tinha um pequeno comercio de beneciamento de arroz, de dia ele comprava o cereal, a noite beneciava e fazia as entregas escondido dos scais da receita. Sempre com o motoradio ligado e uma moda sertaneja tocando na madrugada eu e ele e a nossa saudosa Kombinha cor alanranjada.

CARLOS JOS ALVES LITIERI BRENTZ Quando eu completei 12 anos, j tinha altura suciente para dirigir a Kombi, e sempre tive muita vontade de aprender! Minha me falou: Pai, vamos ensinar a Carol a dirigir na Kombi! Ele disse: Nunca! Na minha Kombi no! Resultado: L estava eu na Kombi! Sentava no lugar do motorista, minha me bem pertinho de mim, no meio, e meu av no carona! As ruas da cidade eram de terra, sem trnsito e eu s andava para frente! Dirigi alguns nais de semana, durante alguns anos a Kombi! Sempre ouvindo o meu av ao meu lado dizendo: Ai minha Kombi querida!!! E foi assim que aprendi a dirigir, na Kombi querida do meu av! Lembro com muita saudade desse tempo, daquela Kombi branca com roda boleada de ferro, e do meu querido av!

Me lembro bem 1997 quando meu av comprou uma kombi 0km, no dia foi festa e na primeira oportunidade zemos uma viagem de Petrolina-PE para Recife-PE, todo mundo bordo para visitar os familiares uma alegria s, levamos po com queijo, gua, refrigerante e assim por diante. Chegando em um determinado trecho meu av se me lembro bem entre Floresta-PE e ImbimirimPE passamos em um posto de gasolina que era s fachada para assaltos a caminhoneiros e no tinha gasolina. ento ele e meu pai zeram uns clculos e o inesperado aconteceu faltou gasolina, e uma viagem que era para durar 9 horas, durou 13 horas. E essa uma de muitas histrias que tivemos com a Kombi.

Tenho 58 anos de idade e durante a minha infncia uma Kombi sempre esteve presente na famlia. Meus pais moravam na rua Joo Julio no bairro do Paraiso SP e prximo a casa deles haviam um casal de Japoneses Sr. Onorio e Dona Ester que tinham uma Lavanderia e Tinturaria. Os laos de amizade entre eles foram to grandes que a lha deles recebeu o nome de minha me. Os meus pai se mudaram para Guarulhos e nos nais de semana eles iam nos visitar com a sua Kombi que no tinha um dos bancos atrs mas tinha dois cabos de vassoura no teto para carregar os cabides das encomendas. Era uma farra passear no carro e admirar sua forma estranha. H dois anos atrs eu cruzei com uma Kombi na Internet e a comprei s pra mim resgatando a minha infncia e emoo pela minha Kombi corujinha 1975. Coloquei faixa branca nos pneus, cortina , adesivos e curto ela na minha casa da praia nos passeios sem pressa, sem stress, de chinelo havaianas e achando o melhor ngulo do quebra vento para jogar ar pra dentro. Que felicidade deixar ela alegre sempre na pista da direita dando passagem aos carros mais velozes e stressados ainda mais agora que ganhou um irmozinho, um Fusquinha 1973

Na dcada de 80 meu pai tinha uma grca e comprou uma Kombi usada mas bem conservada na cor creme para transportar os impressos. Nos nais de semana amos todos (pai, me e 4 lhos) nessa Kombi para a praia. Eu adorava dirigir a Kombi, o barulho do motor dentro do carro era algo especial. A Kombi ainda era do modelo antigo (com os piscas redondos na frente) e tinha vrias janelinhas que abriam e o painel ainda era todo de metal, s tinha o velocmetro e o marcador de gasolina. Infelizmente essa Kombi to maravilhosa pegou fogo e meu pai ento adquiriu uma outra j do novo modelo azul marinho mas no fez o mesmo sucesso que a outra.

24

25

ALbERTO COSmE BRAgA JUNIOR

MARCO ANTONIO CARDOSO DE ANDRADE

HENRIQUE WILSON WERkhAUSEN FILhO

mIChELE DANDOLINI

Um pr adolescente, fazendo entrega de produtos de limpeza numa Kombi, pra ajudar o pai no comrcio. Pra passear na Ilha Comprida, prendia os bancos traseiros no assoalho e a churrasqueira em cima da tampa do motor, e era aquela festa. O vento lateral assustava um pouco na estrada, mas no desandava o gelo da cerveja e o tempero da picanha. Segunda-feira, de volta ao trabalho, desprende o banco do assoalho e no lugar, enche com fardo de papel higinico, pra buscar futuro na vida. Me dei conta j adulto, que ia viver da engenharia, mas sem esquecer que a simplicidade, versatilidade e robustez da Kombi poderiam moldar minha vida

Minha histria com a Kombi so vrias, mas como Comissrio de Bordo da Varig por vinte anos, a Kombi era nossa conduo pela empresa de casa para o aeroporto. Certa noite estava indo com minha esposa, tambm tripulante, para assumirmos um vo para o Canad a partir do Galeo. Em pleno vo o aeroporto do Rio fechou devido mal tempo e retornamos para o Aeroporto de Guarulhos em So Paulo. Finalmente liberados retornamos para o Galeo j atrasados! Desembarcamos e zemos sinal para Kombi da Varig e pedimos para nos levar ao vo de Toronto. O motorista parou ao lado do avio, subimos a escada externa do ngere fomos informados que no era nosso vo. Descemos correndo, sempre com duas malas, e no ptio do aeroporto corremos atrs de outra Kombi para nos levar ao nosso vo e de novo nos levaram ao avio errado, voltamos de novo para Kombi, quando nalmente chegamos ao avio certo. A Varig havia acionado os reservas, mas o comandante falou com a escala de vo e foi dito para que eu e minha esposa, titulares do vo assumssemos. Depois de tanta correria fomos para o Canad, alm de um vo tranquilo permanecemos em Toronto por dois dias e aproveitamos para irmos a uma estao de esqui. Olha Kombi fazendo parte da nossa vida!

Contar uma histria com a Kombi, no contar uma histria com uma Kombi. contar uma histria com vrias Kombis que tivemos o prazer (e porque no, em algumas, a infelicidade por descuido do antigo proprietrio) de ter. Contar a histria do empreendedorismo de meus pais. Tambm contar parte da minha vida. Contar que por muito tempo, foi um de meus beros e camas. lembrar dos passeios a praia, a cascatinha Mato Fino, ao stio do v e da v, dos tios e tias, e a casa dos amiguinhos. Das lies para aprender a dirigir no campinho. contar que, sem ela, talvez no tivssemos a indstria que hoje temos. Contar uma histria com a Kombi, contar a histria da delidade, conana, estabilidade e garra que este carro tem. Gostaria um dia de ter uma, e que no fosse a ltima, pois, saber que aquela foi a ltima!

BRUNO CSAR NUNES PEREIRA

Na verdade, eu nunca tive uma verdadeira histria com a kombi. Mas a histria sempre esteve dentro da minha cabea, como uma viajem com os amigos a praia, um tour pelo Brasil com a famlia, levar a bandinha da escola pra tocar em algum aniversrio de debutante, at mesmo breves idias de como tunar um modelo blusa e saia, com direito a tela de 40, retrovisores de nibus de viajem, entradas de ar e etc. A pena que a chance de ter uma chance dessas ainda no chegou, ainda mais agora... ou j passou em algum sonho que eu tive e j me esqueci. Agora o nico pode-forma vai car pro caf da manh mesmo.

SAULO ARAUjO DA SILVA

A minha historia e que eu ainda sonho em ter uma Kombi, mas infelizmente no tive dinheiro suciente para pode comprar uma nem que seja usada, mas estou fazendo um coleo de miniaturas, minha vida s vai est completa quando eu comprar uma Kombi, mesmo que ela no rode, mas eu vou ter uma para eu poder entrar nela e sonhar que estou viajando com os amigos e famlia. Vou buscar esse sonho at meu ultimo momento de vida.

A nossa historia com a kombi uma verdadeira historia de amor, nos casamos a 4 meses, e a kombi fez parte deste momento maravilhoso, fui conduzida at a cerimonia com ela. E no apenas pelo casamento, ela sempre teve um signicado especial, muito antes do casamento j tinhamos este sonho de reformar a nossa velha kombi 1975, quando pensamos em nos casar, logo veio na cabea que ela faria parte tambm, e posso dizer que ela fez mais sucesso que eu (a noiva) hehehe. Nossa Kombi o nosso xod e com certeza ainda teremos mais coisas boas pra passar juntos dela. http://vimeo.com/67065385#

26

27

CRISTINA TERESA SANTOS

Ganhei uma mquina de escrever antiga de um tio-av. Ela foime entregue no aniversrio de 4 anos de um priminho que eu no conhecia. Para trazer a mquina de So Paulo at Blumenau, ganhei uma carona na kombi de um tio da casa de um primo a outro. Foi um trajeto de pouco mais de 10 minutos, mas debaixo de muita chuva, muitas ladeiras e muitas curvas. O dilogo abaixo a transcrio da conversa com minha famlia, dentro da kombi: - Posso mesmo ir com vocs? Cabe mais um? - Claro que cabe, prima, uma kombi! (Hmmm to me sentindo a Miss. Sunshine) - A porta tem todo um esquema para abrir e fechar - T ali, aquela branca, ali - a nica kombi da rua, podia ser pink, amarela (Miss. Sunshine) - Deixa que eu cuido da porta. Entrem. - Quem cou com o v? - Onde? - V? - Poxa, ningum cou com o v. - Eu estou bem, eu estou bem. - Como ningum cou com o v? Eu to aqui no meio da rua com os braos abertos para nenhum carro passar por cima dele! - Que chuva, logo agora! - Choveu quando eu vim tambm, tive que vir saltando de marquise em marquise, mas mesmo assim me molhei bastante. - Voc veio a p? - Claro, to pertinho, imagina mas pra voltar carregando essa mquina esse negcio t cando pesado

- Mas voc se molhou, viu? - Vai car gripada. - No se preocupe. - Vou prender o cabelo. - Seu cabelo t molhado da chuva? - Sim. - Se eu soubesse que voc viria de carona conosco, prima, teria deixado a mquina no carro ao invs de carreg-la no aniversrio. - Pois , e o que voc vai fazer com essa mquina de escrever? - Decorar a minha casa; eu sou apaixonada por mquina de escrever. - A me vai na frente com o pai. As crianas j entraram? - Tambm tenho uma mquina de costura antiga que era da outra tia, irm da nona. - Eu j entrei. - Eu tambm. - Voc j tinha visto a mquina l em casa, da outra vez? - Sua vez, v. - J tinha inclusive feito uma foto dela. - O v j conseguiu atravessar a rua? - Entre voc agora, prima, que eu levo a mquina no colo. - Pera, v, deixa eu arrumar a colcha aqui no banco pra voc sentar. - Eu deixei a pra forrar. - Eu aprendi a datilografar em mquina de escrever, antes do computador. - Por isso que voc quis ser jornalista? - . No. Sei l - Cada louco com sua mania. - Ser que ainda funciona? Quero contar essa historia nela - Como voc vai carreg-la no avio?

(Miss. Sunshine in) - T todo mundo a dentro? - Ah, eu dou um jeito. - Prima, segura esses docinhos pra eu poder fechar a porta. - Tava timo o aniversrio, no tava? - Pera, deixa eu acomodar a mquina no meu colo. - Puxa a colcha - Tava sim, nossa, adorei rever toda a famlia e conhecer os que eu ainda no conhecia. - Agora devolve os meus docinhos. - Pena que sua tia no foi. - Voc no pegou nenhum cupcake de lembrana? - Com a bolsa numa mo e a mquina na outra, no tinha como. - Voc vai escrever com ela? - Eu vou tentar. - Acho que voc vai ter que trocar a ta - Vou ter que procurar onde comprar uma nova, v. Mas obrigada, ela era sua, n? Adorei - Presente de Natal. - Voc vai l pra casa? - No, eu co aqui na casa do meu primo. nessa mesma rua, s que mais pra trs. - Tenho que dar a volta na quadra, ento? - Isso mesmo, tio, eu contei umas quatro quadras quando eu vim, a p. Mas tava chovendo, melhor entrar mais pra frente. - Voc est atravessando o sinal vermelho, marido! - Numa ladeira como esta, se eu parar a kombi, a gente desaba. - Esse bairro cheio de morros - Bem que meu amigo falou que quem mora aqui tem a barriga da perna durinha - T to abafado aqui dentro

- Esse vero vai ser forte - Os vidros esto todos embaados, mano. - Da outra vez que eu vim, quando quei na casa da sua madrinha, o aniversariante estava dentro da barriga ainda - Nossa, j faz quatro anos! - S mais uma quadra e penso que j podemos virar. - Eu s contei trs at agora. - Abre um pouco mais essa sua janela, me. Continua aqui: www.panicmonday.com.br/post/37685235076/misssunshine

28

29

JOS RObERTO PETERS

ROgERIO KIYOSI SATO

MARIA LIgIA MONTEIRO DE ARAUjO

Meu trauma de lavar carro vem do tempo em que meu pai resolveu comprar uma Kombi. Eu tinha meus 13 anos e aos sbados nossa misso minha e de meus irmos era lavar o carro. Comevamos de manha e no comeo da noite ainda no tnhamos terminado. Como era grande aquele carro. Uma vez decidimos caprichar e tiramos os bancos e cintos de segurana, que naquela poca nem usvamos. No nal do sbado colocamos novamente os cintos e os bancos. No domingo a famlia toda embarcou na kombi: pai e me na frente e as crianas cinco ao todo nos bancos do meio e de trs. Foi o meu pai acelerar e o banco do meio caiu. Quem disse que a gente tinha parafusado bem. Meu pai e minha me depois que viram que ningum se machucou se afastaram um pouco. Anos depois camos sabendo: eles saram de perto pra rir.

Eu sempre fui admirador da kombi, foi nela que aprendi a dirigir, e depois fazendo fretes por perto.e a seguir pequenas viagens sempre na kombi. A kombi sempre foi meu ganha po, meu trabalho como freteiro. no ano de 2004 participei de um concurso para eleger o melhor motorista do brasil, venci, e grato a kombi que me deu esta alegria pois tudo que aprendi no trnsito ,na vida a kombi estava do meu lado, tenho ela at hoje, para mim ela muito importante!!!

JOO ANTONIO GOmES DE PINhO RITA FIDALgO Hoje, aos 52 anos de idade, j sinto saudade da Kombi. Por minha famlia ser grande (somos 9 lhos) meu pai sempre teve uma Kombi. Uma vez, quando tinha 4 ou 5 anos de idade, meu pai saiu para o trabalho e, ao retornar, j estava com uma nova Kombi para a famlia. Eu todo feliz falava pra todo mundo que meu pai tinha 2 Kombis. Pronto, passou a ser meu novo apelido: 2 Kombis.

Nos anos 80, quando eu era criana, meu pai tinha dois carros: um Voyage preto e uma Kombi branca. Eu gostava muito do primeiro, porque naquela poca criana podia andar solta no banco de trs, de joelhos, dando tchauzinho para o carro desconhecido que vinha logo em seguida. Mas foi na Kombi que eu descobri que estava crescendo, que no era to mais criana. Como era uma verso de carga, eu andava no banco da frente, e aquilo era uma aventura e tanto! Mas at hoje lembro o dia em que consegui pular sozinha l de trs (onde s vezes eu cava brincando) para a frente. Foi uma conquista, como se tivesse escalado o Everest! Um dia que at hoje em dia faz parte daquela seleo de memrias soltas que todo mundo tem de quando era criana.

RIkA STEIN

Ol. eu sou a rika. Na poca da escola, o pai da minha amiga Fernanda tinha uma Kombi e levava nossas bicicletas dentro dela para andarmos no Parque da Cidade, em Braslia. Infelizmente, recentemente, roubaram a sua histrica Kombi. Mas meu sogro comprou uma Kombi um dia desses e ela faz a alegria da galera quando usamos. Diverso garantida! Vai deixar saudade essa Kombi.

Meu nome Thomaz e j nem sei mais dizer quantas histrias j vivi numa Kombi. Conheci minha esposa em 1979 e da pra frente nunca mais as abandonei nem a esposa e nem a Kombi. Ela me auxiliou em vrios trabalhos de sucateiro a lotao. Criei meus 2 lhos e viajamos por todo o pas a bordo desta companheira. Agora j aposentado com muita tristeza que recebo a notcia que ela no ser mais fabricada. Comprei uma 2013 e como em todas as que j tive, a transformei num mini trailer que com certeza nos dar muitas alegrias.

30

31

ALEXANDRE BALLE

MARCIO MUSCIACChIO

Meu pai comprou a nossa Kombi 60, em 1966 eu tinha 3 meses. Ficou conosco durante 19 anos. Aprendi a dirigir nela. Ela levava a famlia toda para passear. Tenho um sonho de um dia poder comprar uma novamente e fazer dela meu carro de passeio. Todos de minha famlia lembram de nossa Kombi. Tenho muita saudades, para mim ela era um membro da famlia. Gostava de brincar de carrinho em miniatura na parte de trs entre os bancos. Outra curiosidade era que o banco do meio quebrou o suporte e tivemos que vir-lo, dessa forma passou a ser a nossa sala de visitas, quando saamos todos juntos. Nossa tenho muitas lembranas e histrias dessa velha companheira, pela que no vo mais fabrica-la.

Foi numa Kombi 1974 que aos 13 pra 14 anos aprendi a dirigir em uma quando voltava da feira com meus tios, donos de uma barraca. Era grande, pesada e eu mal alcanava os pedais. Mas foi o suciente para me deixar apaixonado por essa velha senhora. E hoje sonho com o momento em que eu puder comprar a minha Kombi e torn-la meu carro de uso dirio pro resto da vida.

eu vivesse a primeira experincia como motorista, que de tanto observar, no tive diculdade nenhuma em dirigir, s em primeira e segunda marcha..... e apreciar, aqueles momentos incrveis, que caram imortalizados em minha memria......quanto tempo....que saudade!!!!!!

As vezes me pego na garagem conversando com ela, falando dos meus planos de reforma, conto dos sonhos que tenho e que ela est presente em quase todos...rs Td mundo no meu prdio, pergunta se sou vender pamonha com ela, e eu na maior onda respondo: Que nada, pamonha engorda, vou vender legumes!!! Aqui vai uma fotinho da minha bebezinha e da minha tattoo ^^

JANAYNA LEITE MOLINA ANTNIO JOS PINhEIRO LImA Sou completamente louca e apaixonada por Kombi! A kombi sempre fez parte da minha vida, por anos foi o carro da minha famlia...j chegamos a ir de So Paulo Belm PA em uma Kombi!!! Mesmo com o passar dos anos, minha paixo no mudou, acho que s aumentou,tanto que eu tenho at tatuada!! Depois de muito tempo e luta consegui comprar minha bebezinha, ela ainda est precisando de reparos, de uns ajustes mas no troco,no vendo por nada nesse mundo!! MARIA JOS MAfEI

ALCINDO ZUQUI

Nossa historia com esta simptica senhora, foi em 2011, quando fomos pro Fim do Mundo literalmente com ela...(Patagonia Argentina - Ushuaia) foram 13000 km de pura adrenalina e emoo! Ela que j foi tantas coisas (foi tambem nossa casa, pois a transformamos em um moto-home. Enm,sabemos que ela vai deixar saudades, mas a nossa, continuara conosco Pra sempre no corao, na estrada e heheheheh na garagem e claro!!!!!

Olha! Tenho muitas histrias com a Kombi luxo 69 branca e vermelho cereja, que meu pai sr. Jurandyr comprou na Souza Ramos, concessionria Volkswagen da av. Celso Garcia no Belenzinho. A primeira lembrana, que ele mandou colocar cortininhas amarelas com botes pretos em todas as janelas da parte de trs, foi o primeiro carro de meu pai e ele tem saudade dela at hoje. A grande histria, foi uma viagem que zemos na virada do ano de 69 para 70, onde fomos para Parnaba, Piau, levamos uns cinco dias rodando, pelo Rio, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Cear e nalmente o Piau...Minha me, minhas duas irms e eu que tinha 10 anos...eu era apaixonado por carros e adorei esta viagem, onde alm de conhecer e atravessar todos estes estados brasileiros, com imagens fantsticas e momentos em famlia, deliciosos....o melhor estava por vir.....fomos a uma fazenda e um motorista e amigo da famlia sr. Olegrio, me falou do prazer de dirigir uma Kombi e eu conversando com ele e meu pai, vivi uma grande emoo, depois de muito insistir....meu pai, meio contrariado permitiu que

Somos 7 lhos, sempre andamos de kombi, minha me fazia a contagem na entrada,mesmo assim sempre carregvamos um amiguinho extra debaixo do banco! Nas frias, lotvamos a kombi com bias feitas de pneu de trator (grandes e pretas), que meu pai amarrava em cima,. amos de Guara SP para a Praia Grande, chegando na Marginal Tiet meu pai conseguiu entrar na contra mo. Foi to absurda a coisa que um guarda nos parou, cou com d da situao, vendo aquele monte de criancinhas e bias, que ordenou que um guarda nos escoltasse at a sada de So Paulo, pela Rod Anchieta, s hoje tenho noo do perigo que passamos, embora a pobreza, foram tempos felizes aonde meu pai quando entrava nos tuneis da Anchieta, no nos aguentava pedindo: Buzina pai, buzina,quase no nzinho do tunel ele buzinava e a gente eheheheheh....bons tempos com a Kombi.

32

33

CASSIO GASpARI

MARINA BORgES GARCIA

JOO AgUIAR PEREIRA

Entre um desemprego e outro, nos idos dos anos de 1982 e 83, eu e meu primo resolvemos abrir uma Transportadora e compramos uma Kombi ano 76 j com alguns bons Kms rodados e samos a procura de clientes. Em resumo, nosso maior cliente foi um frigorco de Sta.Catarina , que precisava desovar 1 caminho refrigerado toda manh pela cidade de So Paulo e l iamos ns os Kombistas. Carregvamos nossa Kombi at o teto com sacarias e caixas congeladas, repletos de carne de porco e frango para serem entregues durante todo o dia. Nem preciso detalhar muito, imaginem dois sujeitos se achando o mximo como Transportadores, terminarem o dia completamente exaustos, sujos de sangue e sal que iam se soltando das embalagens durante o descongelamento, sem falar claro no estado de nossa Kombi ao nal do dia, ainda mais no calor extremo. Por 1 ano sem parar e com nossa Kombi 76 Creme, zemos histria pela cidade de So Paulo. Parabns VW pelo grande sucesso, tenho saudades.

Um dia, em um nal de semana qualquer, minha saudosa tia Regiane (responsvel por muitas das memrias mais doces da minha infncia), nos colocou dentro da sua Kombi de entregar cestas bsicas e rumou para o Guaruj, mais especicamente para a praia do Guaiba...assim, de improviso mesmo. Tomamos banho de bica nesse dia e almoamos uma salada de frutas em conserva cujo gosto jamais consegui sentir de novo, mesmo experimentando vrias e vrias marcas.Passamos um dia lindo, desses de guardar para sempre... Saudades tia, muito obrigada.

praias, festas, trabalho, casamentos, velrios e outras atividades do nosso dia-a-dia, enm a Kombi esteve em vrios momentos da minha vida. Meu pai foi proprietrio de trs Kombi, uma delas foi Zero Km, que coisa boa o cheiro de carro novo, foi o primeiro carro que dirigi, so muitas recordaes que quem j andou em Kombi sempre guarda na memria e toda vez que anda em uma, volta a lembrar e ca sempre com um sorriso no rosto lembrando sembre de uma aventura que teve a bordo da Kombi. Me desculpem os politicamente corretos com seus carros com ABS, EBD, AIR-BAG, vidro e trava eltrica, direo hidrulica e ar condicionado (esses dois ltimos confesso que sinto falta) mas devido a no ter tantas mudanas como outros carros a Kombi nica e por isso faz a gente lembrar das emoes ali vividas. Meu pai comprou outra Kombi em 2010, e eu pude reviver todas emoes de quando era criana e adolescente, e agora com 43 anos passar as mesmas emoes para minhas lhas que adoram quando samos todos juntos num nico carro, v, v, pai, me, cachorro, periquito e papagaio, tudo junto e misturado na maior alegria. Adeus, querida companheira e guerreira, espero que a Volkswagen nos surpreenda em um futuro prximo com a sua volta assim como fez com os VW Fusca e Voyage, a o triste adeus se tornaria um feliz AT LOGO!!

MARIA CLARA HURNER

A est a nossa Amarelinha , como era chamada a Kombi/66, que transportava nosso Conjunto Musical Os tomos , de Propri (SE), na dcada de 70. Uma poca de muita alegria, com as boas msicas, que tocamos em todo interior de Sergipe e Alagoas. Na foto de 1971: Williams (Crooner), Ccero Donato (Baixo/Vocal), Augustinho (Base), Joo Bolinha (Bateria) e Maestro Muskito (Solo).

Eu tinha uns 10 anos e meu irmo 8. Devia ser 1993 ou perto disso. Meu tios tinham acabado de se formar em Agronomia e abriram um sacolo em Campo Grande/MS. Vida simples de recm-formados e recm-casados. Compraram uma Kombi sem os bancos, para carregar as caixas de verduras. Mas a Kombi tambm levava a gente pra l e pra c. Mas onde sentar? Sentar que nada! O divertido era ir em p, sambando dentro da Kombi, enquanto meus tios dirigiam pelas ruas tranquilas de Campo Grande. S tenho uma lembrana: muuuuuuita risada gostosa!

JAEDSON PADILhA SILVA

Sinnimo de espao, trabalho, famlia, diverso enm, so tantas coisas, se chorei ou se sorri, com certeza a Kombi fez parte das vrias emoes dos brasileiros, primeira viagem para a escola,

34

35

LEONARDO PIRES RAmOS

Meu nome Leonardo Ramos, sou Engenheiro Agrnomo e moro em Piracicaba, a 180km da capital do estado de So Paulo. Minha histria com a Kombi comeou em abril de 2011, quando comprei meu exemplar ano 1972 cor azul diamante. Ela era usada pelo antigo dono para levar trabalhadores para obras, mas

Contrariando a maioria, continuei rme na reforma que durou quase dois anos. O resultado foi um excelente trabalho de funilaria e pintura que hoje motivo de elogios e de muitos olhares e fotos por onde passa. Hoje em dia, participo de muitos encontros de antigos e sou muito bem recebido neles, fazendo sempre novos amigos. O hobby se transformou em negcio, a Kombi passou a ser alugada para eventos, ensaios fotogrcos de marcas de roupas e principalmente casamentos. tTenho transportado muitas noivas para a cerimnia de casamento e muito interessante ver a reao dos convidados ao se depararem com a inusitada cena da noiva chegando em uma Kombi antiga, o transporte passa a ser um evento parte, com direito a aplausos dos pedestres por onde a noiva passa, isto ... desla!!

que a Kombi no tinha mais conserto. Mas com ajuda dos meus amigos consegui erguer ela de novo com estilo . Transformando-a em RAT. Hoje eu e minha familia estamos muito felizes com esse novo estilo e fazendo muito sucesso !!!

apaixonei por ela pra mim ela estava tima, quando eu cheguei em casa com ela foi um quebra pau daqueles, pois ele falou que a kombi estava um lixo e queria que eu deszesse o negcio, eu disse que como j tinha feito no ia voltar atrs , resultado o negcio foi to srio que quase nos separamos e realmente ela estava bem ruim mas como disse antes eu no conhecia, mas hoje a cada dia que passa eu me apaixono ainda mais por ela, somos como uma s, ele continua no gostando dela mas nem me preocupo j falei casei com ela, no troco, no vendo e no empresto. inclusive hoje estou muito triste pois ontem ela me deixou na estrada e teremos que fazer o motor, detalhe eu e meu irmo vamos fazer isso, ele meu brao direito est sempre comigo e tb apaixonado por ela. Deixar ela na estrada ontem e seguir a p foi pra mim como se tivesse deixado algum da minha famlia o corao cou e est to apertado que d at vontade de chorar, mas logo colocaremos ela pra funcionar de novo e continuaremos sendo uma s. Eu ela e meu lho sempre juntos. I LOVE MY KOMBI.......

JOO MARCOS ChAVES

ANA LgIA SITTA

apesar disso apresentava um bom estado de conservao. No resist e a adquir rapidamente, iniciando o processo de reforma. Na poca, muitas pessoas me disseram que eu estava louco, que no deveria fazer aquilo, etc, etc...

Ol amigos !!! Sou do Rj e trabalho no Ceasa do Rio. Meu pai sempre teve Kombi quando criana e sempre fazia suas entregas de frutas nos quarteis da Aeronautica . Sempre quando podia estava direto com meu pai passeando de kombi todo feliz da vida !!! Mas uns 6 anos atrs resolvi comprar uma kombi (Coruja) identica ao do meu pai que comprei de um feirante, por muita insistncia minha acabei apanhando a Kombi. Mas minha felicidade foi tanta que acabei me envolvendo num acidente na minha prpria casa caindo com a ela numa altura de 4 mts fraturando 3 costelas e muitos hematomas. Aps o susto entrei em depresso por achar

Quando eu era pequena meu av tinha uma kombi azul dessas bem antigas, eu e meu irmo adorvamos andar nela principalmente se equilibrando na parte de trs . Ai eu cresci nunca tinha pensado em ter uma kombi, quando a mais ou menos 2 anos eu comecei a vender churrasquinho, eu e meu marido tnhamos um corsa wagon, mas ai vi que o negcio comeou a crescer e falei pra ele que teramos que trocar o carro e o que me veio na cabea foi uma kombi ele no gostou nada da ideia, pois disse que no gosta de kombis, mesmo assim eu consegui fazer a cabea dele e z o negcio, como eu no conhecia nada de kombi olhei uma me
37

36

LUIS RIbEIRO

Histria com Kombi minha vida, hoje estou vivendo de corpo e alma com esse veculo que era sonho e hoje realidade... Comecei a paixo quando iniciei um trabalho de criao de estilo de vida junto ao meu trabalho ,onde crio , fabrico, vendo e divulgo roupas das minhas marcas rodando o Brasil em cima de uma kombi 75, azul caiara levando sempre nossa losoa de vida que PEACE, LOVE & FREEDOM...... Comeamos com uma 2010 e com 200km coloquei 7 adultos e uma criana e comeou a viagem, fomos para o Farol de Sta. Marta em SC e essa viagem foi onde nasceu dentro de mim a vontade, o desejo e a real possibilidade de se viver assim.... hoje j z muitas viagens e espero viajarrrrrr muitoooooo ainda, no tenho mais a 2010 e a um ano tenho minha Kombeleza 75 que j me levou para SC, RJ, MG, MS, e semana que vem estou indo com ela para RS, quando voltar participo de alguns eventos em So Paulo, no nal do ms vamos para So Thom das Letras onde inauguraremos nossa Loja conceito e para o nal do ano a viagem mais longa que iremos fazer, Bahia no Festival Universo Paralello...... ento essa minha histria, na verdade histrias dirias pelas estradas e ruas desse nosso Brasil, e quem sabe um dia chegar, California...... Muita PAZ, AMOR E LIBERDADE, sempre de Kombi !!!!!

REgIS RAmbORgER TONET

assim com 1001 utilidades... sou proprietrio de 2 kombis no momento (1969 e 1970) minha primeira Kombi foi uma 1962, sa do RS at orianpolis junto com 3 colegas busc-la... fomos sem saber arrumar nada, nem mesmo um cabo de acelerador, mas o sonho era maior que qualquer coisa naquele momento.. e o amor foi crescendo a cada dia.. tanto que fundei o KOMBI CLUBE RIO GRANDE DO SUL... um clube para reunirmos os assim como eu apaixonados por esse cone que ajudou inmeros brasileiros a sobreviver... ela vai deixar saudades concerteza, mas para ns j proprietrios nos resta guardar a nossa bem guardada para fazer parte da histria de nossa famlia tambm.. forte abrao galera..

Luis Ribeiro

A kombi para min sempre foi sonho de consumo...pois foi um veiculo que sempre chamou ateno de quem ve passar pelos lugares e se trata de um veiculo que serviu para fazer qualquer tipo de coisa, um carro valente que jamais existir outro igual

38

39

RODRIgO SOARES

ANA LUZIA ALENCAR NObRE

do Atltico/MG. Depois de toda reformada, e estilizada com as cores e smbolos do CAM, z minha estreia numa Kombi. E como motorista titular! E isso mudou a minha vida! Alm de sentir uma sensao nova, uma experincia que nenhum dos outros VW que citei havia me dado: eu estava por cima!!! De dentro da Kombi eu vejo o mundo por cima! E chamo mais a ateno do que qualquer SYV modernoso que tem por a! Alm disso, possuir uma Kombi abriu um universo que pra mim era totalmente desconhecido, anal, no imaginava que havia tanta gente apaixonada por VW antigos, e ainda mais apaixonados pela Kombi, de todos os anos e modelos. Sem falar nas amizades criadas neste crculo totalmente novo para mim. Nossa GaloKombi est completou 5 anos de aquisio, e 4 de estrada (demorou um ano e meio pra car pronta), e at hoje motivo de alegria por onde passamos. No s pelos motivos atleticanos que esto nela. Mas por ela em si! Sim, muita gente no acredita em termos escolhido uma Kombi, com tantos outros carros por a. Na verdade, eu nunca tinha entrado numa Kombi at 2008! verdade! Mesmo na infncia, adolescncia e juventude (hoje eu tenho 40 anos), nunca havia entrado numa Kombi, nem como passageiro, muito menos como motorista. J dirigi fuscas (tenho um 95), braslias, variants (meu pai teve 2 e aprendi a dirigir numa Variant II, ano 79), mas Kombi, nunca! At que em 2008 resolvi, junto com 3 amigos, comprar uma Kombi para fazermos de veculo ofcial para assistir aos jogos Mas como teramos um veculo estiloso (sim, a Kombi tem estilo), e que conseguisse receber todos os amigos de uma s vez?! S a Kombi te proporciona isso!

Dcada de 80, em Braslia comeava a funcionar o transporte alternativo, que era feito, no incio, em Kombi, nela conheci uma pessoa que fazia esse trabalho pra completar a renda de funcionrio pblico. Ele saiu do Sul para morar em Braslia e eu sa do Nordeste, nos encontramos l, por acaso, em uma Kombi. Mais de 30 anos depois temos 2 lhos, 2 netas, e vivemos sossegados no paraso que o Sul do Brasil.

DIEgO FERNANDO DOTTA COUTO

A poesia, a emoo e muito barulho sempre acompanham uma viagem de kombi. O que Viajar de Kombi para voc?

40

41

JOS PAZINI

DIEgO FERNANDO DOTTA COUTO

Eu e a Kombi. A Kombi e eu. Tudo comeou em 1963. Logo, j sabia que ia ser uma parceria mais do que el. Uma relao de cumplicidade, cercada de muitos momentos especiais. Aquilo era quase a realizao de um sonho, a expresso mxima de uma felicidade que eu alimentava desde o dia que comecei a ajuntar meu suado dinheirinho, at o dia que, sentado a mesa do funcionrio da loja, pude bater no peito, em alto e bom som soltei a voz dizendo: - Que maravilha, eu tenho uma Kombi. A partir desse dia minha vida mudou. Eu tinha espao para tudo. Carregava os amigos pra l e pra c. Com nossos brilhantes topetes, calas boca de sino e muita descontrao, amos dar um passeio na praa central paquerar as garotas. Bom, verdade que com essa pomposa mquina era fcil ser notado e assim j tnhamos vantagem sobre os demais concorrentes que perambulavam a p na tentativa de conquistar as mooilas. Em casa, parece que tudo cou melhor. Minha famlia ali dentro, toda reunida saindo de Sorocaba e indo aos mais variados destinos, rumo a casa de parentes pelas cidades do Paran, ou em passeios por vrias cidades de So Paulo e tantos outros caminhos. Alis, pra falar a verdade, o destino s vezes pouco importava pois sempre a viso era privilegiada. Todo mundo tinha seu lugar reservado, sua janela preferida. Lembro que meu pai adorava ir na frente. amos conversando sobre os mais diversos assuntos, em especial do nosso querido Palestra Itlia que, naquela poca, s nos dava alegria, pois era uma verdadeira academia de futebol. Minha me adorava ir no ltimo banco. Dizia ela que, de l, enxergava a famlia toda e assim viajava mais tranquila. Meus irmos iam se revezando pelos bancos, ora querendo puxar

assunto com o pessoal da frente, ora admirando a paisagem l de traz. Bom, mas nem s de lazer tem essa relao homemmquina. Minha Kombi me ajudou nos mais variados trabalhos. Eu transportei de tudo dentro dela. Anal, ao retirar o banco central, o espao inacreditvel. Por ali, j passaram mquinas e ferramentas pesadas da poca que eu era proprietrio de uma mecnica de peas. Outrora, carreguei grandes tonis e barris de produtos qumicos na minha passagem por uma empresa especializada nesse ramo. Perdi a conta tambm dos favores. que os amigos e vizinhos sabiam exatamente onde encontrar ajuda na hora que fosse preciso transportar alguma coisa. Era algum precisar fazer uma mudana que j vinha um nome na cabea: a Kombi do Z. Mas eu no ligava, aquilo pra mim era pura diverso, uma espcie de desao, um novo teste que eu tinha que passar junto com minha querida mquina. E, mesmo com tanto tempo de histria, parece que a menina no cansa. Nunca reclamou de nada. Sempre esteve ali, preocupada em fazer o melhor, em mostrar que o melhor utilitrio j inventado. claro que hoje j poupo ela. Um descanso merecido para quem tanto me ajudou. Dou s um trabalhinho ali, outro aqui. O mximo de esforo que ela faz atualmente transportar os instrumentos musicais da banda do meu lho. Mas juro que s de vez em quando. Pra mim, s de saber que ela est ali h tantos anos do meu lado, sendo to el, j motivo para deixar um sorriso contnuo no canto da minha boca. a alegria que embala meu caf da manh e acalma meu nal de noite.

Queramos s nos conhecer, agora eu quero mais.

42

43

CRISThIANO ANTUNES

LUCIANA COELhO DE ANDRADE

LEANDRO KOROLkOVAS

HUgO NORA

Minha histria com a kombi foi bem cedo, tenho 15 anos de idade, e no dia do aniversario de 60 anos da vw foi o dia mais feliz da minha vida, comprei meu primeiro carro minha KOMBI, com ajuda do meu pai consegui realizar esse sonho... A kombi nico dono, rs. Antonio tinha a kombi desde zero.. e j estava parada a desde 1998 (ano que eu nasci) e foi eu quem a colocou para rodar novamente a margarida , foi amor primeira vista, uma kombi 1974 vermelha e branca de luxo nico dono, nunca reformada, pintura de fabrica no se acha todo dia (risos) eu meu pai ( jos antunes ) e meu irmo (thiago antunes ) com a ajuda do meu primo (ivan fortes ) me ajudaram a colocar a margarida pra rodar, tudo aqui mesmo em casa.. Como sou apaixonado pelo estilo ratlook no mexi na parte de funilaria, mas penso em restaurar ela.. e foi assim minha histria com a kombi !!

Meu nome Luciana Coelho, sou a caula entre 4 irmos lha de Antonio e Gilda. Meus pais se casaram em 1967 e minha me toda moderninha pra poca chegou de Kombi na igreja. Tenho essa foto na parede da minha casa, minha me j falecida e toda vez que vejo uma kombosa revive dentro de mim lembranas maravilhosas.

Na decada de 90 eu era um adolescente morando numa cidade pequena mas no muito longe do mar. Durante a semana trabalhvamos eu e meus irmos como ajudantes de motorista (de Kombi) fazendo entrega de panelas de refeio industrial. Era uma correria danada, tudo tinha que dar certo. No havia congestionamentos mas sempre havia um feijo que demorava pra cozinhar ou a sobremesa que no tinha congelado ainda... O seu Benito, e somente ele, dirigia a princesinha uma Kombi 1969 que era realmente charmosa apesar do cheiro de chuleta ou frango assado. Donas de casa tm sua beleza anal... Mas nos domingos essa dona de casa se transfomava. Saam as prateleiras e entravam os bancos.... No rdio nada de musica alem, era rock and roll... No bagageiro superior, pasmem.... pranchas de surf. Saa o canssao e sobrava animao.... Mar e surf... gua salgada pra temperar a alma. Pouca grana mas muitas recordaes. E a princesinha nunca deixou a gente na mo seja no trabalho ou na diverso. Espero que algum Kombi manaco tenha preservado a princesinha, ela merece.

VALDIR GOmES DE SOUZA

TESTAMENTO

CECLIA FAgUNDES

Sonhava ter uma Kombi antiga, saia e blusa vermelha e branca, para levar Netos para passear, antes mesmo de ser Av. Na Pscoa de 2011 ela chegou, com toda a minha famlia dentro, presente do meu irmo... e os netos chegaram em 2012 e 2013. Batizei minha Kombi de Sheherazade, pois todos tem uma bela histria de Kombi para contar.

Lembro quando ganhei o meu primeiro brinquedo uma kombizinha azul, mas minha alegria durou pouco meu irmo fez o favor de perd-la deixando-a cair. Nossa como chorei, e quei por vrios anos, observando a estrada para ver se a encontrava, nunca a encontrei, algum menino a encontrou e cou feliz e eu triste, acho que at hoje tento encontr-la. O primeiro carro que meu pai comprou foi uma Kombi parecida com a minha kombizinha porm a minha era azul e meu pai comprou uma verde e era apaixonado por ela por isso que hoje tenho a minha Kombi ano 1997 modelo 1998.

Sou fotografo publicitrio, me enchi o saco da prosso e fui fotografar surfe ...realizar o sonho de ter minha kombi, azul corujinha pra poder me deslocar com alguma imagem de valor de histrias .....por onde passo, sou saudado e respeitado ... como a vovzinha querida, frequentemente paro minha kombi nas laterais da praia pra fotografar e at o pessoal da sinaizao Dersa ou CETs dos lugares prestam apoio e segurana......AMO A KOMBI..... mas ....como viver um sonho abrir mo de dinheiro... ela esta quebradinha... j j volta ativa pra gente poder surfar retratar as belezas desse mundo !!!! ALOHA

44

45

ALEXANDRE CARLETI

GIOVANA HARDY

Olha o Kombo. Ao ver o anncio publicitrio no tive como resistir s memrias que fervilharam em minha mente. A Kombi fez parte de minha vida h mais ou menos uns 40 anos (ser mulher me impede a nmeros precisos kkkk). Naquela poca, em nossa famlia foi uma Kombi por ano. As cores eram aquelas verde gelo, azul... gelo, bege.....gelo (cores geladeira). Meu pai era comerciante e nelas levava sempre o que tinha de mais valor, a famlia e forma de mant-la. Ouvi dizer de muitas peripcias minhas, certa vez abri a porta com a Kombi em movimento e minha me me salvou segurando pela roupa. Ainda bem que no andvamos a mais que 80km por hora. Depois passamos a brincar de dirigir a Kombi com aquele volante imaginrio enorme e todos os passageiros balanando de um lado para o outro. Quando casei com minha esposa Branca, ela me mostrou uma foto da kombi do pai dela e ela no colo de sua av, daquele dia em diante tive uma ideia e consegui concretizar, comprei uma kombi antiga e z igualzinha a foto. Minha esposa cou super emocionada quando viu a kombi parada na frente de casa. Ai contei pra ela que era uma homenagem para meu sogro e para minha esposa que amo muito. Meu pai mudou os negcios outros carros de outras marcas foram adquiridos. Estudei e quando me formei voltei a me encontrar com a Kombi, agora um pouco mais moderna. Nesta poca, ao nal de todas as tardes ouvia olha o Kombo eram os meninos e meninas de rua de Goinia que atendidos na unidade de referncia iriam ser transportados para a casa de referncia noturna. Muitas vezes amos cantando msicas romnticas e hip-hops do momento. Outras atendamos emergncias as quais nossos companheiros de viagem alegres se envolviam por circunstncias da vida que levavam. Nossa, neste momento me recordo das visitas que fazamos s famlias deles. As ruas horrveis da periferia nos fazia subir no para choques traseiro para facilitar a trao das
46

rodas. Foi muito bom, pura aventura. Hoje co apreensiva com a despedida da Kombi, porque ela importantssima na vida de minha irm, signica liberdade e autonomia. Todos os dias ela vai para a APAE, numa Kombi-98, que ela personica e tem tanto cime que no pode imaginar que estou falando da Kombi neste momento. Aqui, a Kombi se torna imprescindvel por no precisar de maiores adaptaes para os decientes cadeirantes entrarem ou sarem, a porta ampla o bastante e a altura permite mais mobilidade que os micro usados largamente. Esta Kombi to especial na vida de minha irm, que apesar de muito depreciada esperada todos os dias com muita ansiedade e como mais uma possibilidade. A Kombi nunca foi arrojada nem sosticada mas promoveu aventuras e relacionamentos interpessoais de uma vida. Valeu Kombo!

que ia contar. No raro ela era carregada com caixas e caixas de um dos melhores vinhos e eu levava at Gramado - RS para algumas lojas. Que aventura de viagem. Curvas fechadas, noite, s vezes com chuva e frio (e sem aquecimento algum brrrr), subida de serra e no tinha como passar de 60km/h. Mas ela ali, rme e silenciosa, anal a carga abafava o barulho tpico do motor. Ouvindo alguma msica no rdio Bosch LD243 .J na volta era alegria. o ronco do motor em alta rotao para subir outros trechos da serra, curvas fechadas e a Kombi rme. Feliz de quem tem ou teve uma! V com Deus! Volte sempre!

RUDmAR MENDES MARIZ FILhO

JARbAS RIgOTTO

Com orgulho, j dirigi essa maravilha. Na verdade muito divertido dirigir ela. Desde 1993 at 2003, em uma vincola na serra gacha, algumas vezes carregvamos com vinho at a altura das janelas. A Kombi 85, meio judiadinha, e com motor 1600, pois o motor anterior fundiu em razo da vovzinha ter sido forada a levar um reboque pesado de Caxias do Sul - RS a Santana do Livramento - RS. Uma viagem desgastante de mais de 700 km. Mas voltando ao

No ano de 1995, meu padrasto adquiriu uma Kombi 1989 lcool que nos levava para todos os lugares, uma vez ele converteu a Kombi para gasolina e pouco tempo depois precisou viajar, quando fomos pegar ele no aeroporto eu esqueci da conveno e disse que a Kombi era lcool, resultado deu um certo prejuzo, mas no deixou ningum a p, completando a viagem de volta pra casa.

47

DANIEL ShImOmOTO DE ARAUjO

JOS BARAZAL ALVAREZ

CLEITON CAmpREghER

A parada de produo da Kombi representa a partida para outro plano daquele velho amigo, que embora voc no conviva diariamente com ele, ele sempre mora no seu corao. Quando eu era pequeno, trocava qualquer brinquedo para ir ver ouvir e entrar em uma Kombi. Desde que me entendo por gente gostava de Kombi, uma branca 75 que meu tio possuia, as viagens nessa perua, enm. Posteriormente, meu pai passou a pegar uma das 4 Kombis da empresa de construo que ele tinha para viajarmos para Monte Verde. (MG). Era uma bege vime, a lcool, 1985, placa QD-0056. A principio era para levar material para a casa, depois, levar a familia para viajar. Era um tempo feliz, onde simplesmente no levava brinquedo como uma criana normal. O brinquedo era a Kombi. Meus pais calavam as rodas com blocos e l cava eu, com meus 5 anos de idade, entrando e saindo, contemplando o motor, brincando de dirigir...chegava at a dormir nos bancos da Kombi. O tempo passou e a paixo pela Kombi sempre a mesma. Sempre que vejo algum conhecido com uma, fao questo de dar uma voltinha, nem que seja no quarteiro, para matar a saudades...se for da dcada de 80 ento... voltar para a infncia! Com a Kombi fora de linha, parte uma parte da minha historia, da historia de algumas familias (muitas delas que se sustentaram com o auxilio de uma) e digo que uma grande parte da histria do transporte de pessoas e cargas no Brasil, do veiculo que seguramente transportou e transporta parte do PIB deste pas. A Kombi pode estar de partida. Mas a memria e tudo aquilo que ela representa est e estar vivo sempre no corao e na alma de muitas pessoas. E na histria do automvel no mundo, especialmente no Brasil

Segue em anexo uma de muitas fotos por ns (*) tiradas em viagens com nossa Kombi / Safri - Karamnn Ghia, toda original ano de fabricao 1985. Moro em So Bernardo do Campo - SP, quase ao lado da fbrica VW Anchieta. Temos muitas histrias e fotos de viagens pelo Brasil afora. Esta a segunda Kombi / Safari que temos, sendo a primeira comprada no ano de 1.984. Rodamos com motor home h 28 anos. A viagem mais longa em uma s saida de S. B. do Campo, foi at a Bolvia, passando por Bonito - MS, Guia Lopes da Laguna - MS, Bella Vista (Paraguai), Nioaque - MS, Aquidauana - MS, Pantanal Sul, Corumb - MS, Ouerto Quijarro e Puerto Suarez (ambas na Bolvia), Campo Grande - MS, Trs Lagoas - MS, Botucatu - SP e retorno a Sp. J o quinto motors home que temos, sendo o primeiro e o ltimo, duas Kombis Safari / K. Ghia. Ambas totalmetne originais, sendo

que na atual, at as cortinas e vidros das janelas tem o logo da Karmann Ghia. Fico vossa disposio para eventual ampliao no relato destas viagens. A cada 15 dias, fazemos trechos com at 200 km de raio e nas frias, viagens longas em visita a regies tursticas, no comuns.

Em pleno 2013 temos 3 kombis como veculos ambulantes para vender po e sabe por que? Porque um veiculo de baixo custo e manuteno barata. Isso que cabe 1 tonelada nela. 2 delas so 2010 e outra 2005 motor de fusca e olha que chega nos surpreender como pode aguentar estradas de sitio e interiores com estradas pssimas. Essa a historia de uma padaria que h 5 anos trabalham com a Kombi.

EDENILSON NOgUEIRA

Em 1994 eu fui em uma viagem de minha cidade So Jorge do Patrocnio PR, a Maring, junto com meu tio, ele morava l e vinha buscar frutas de poca para vender em Maring, nesta viagem eu ajudei ele a colher as frutas aqui mesmo em minha cidade. Os proprietrios tinham frutas plantadas a beira do carreador dos stios, onde eram muitas e no davam contam das mesma vendia por um preo barato e meu tio na ocasio compravam para vender. Ento em um dia de Domingo de madrugada resolvi ir com ele para a cidade dele, foi uma aventura pois ele tinha uma kombi ano 1979 azul nos carregamos esta kombi at no caber mais, alm das frutas ele comprou um frango caipira e levou junto, quando foi l pela as 7 horas da manh este frango comeou a cantar, disse ao meu tio este frango no frango j virou galo, da o meu tio comeou a dar risada e no parava mais. Foi a viagem com uma kombi carregada de frutas e de muita histrias contada durante as 5 horas de viagem de minha cidade ate o destino Maring.

48

49

EDSON GOUVEIA

HAmILTON DE LCCO E JAhIR ELEUThRIO

TESTAMENTO

ADILSON RIbEIRO DE OLIVEIRA

Kombi cultura Quando tivemos a ideia de criar o sebo mvel On The Road, pensamos que isso fosse bastante comum. Mas a comeamos a viajar, camos mais conhecidos pela internet e vimos que a ideia era recebida pelas pessoas como uma novidade. Pelo menos no Brasil, eu no conheo ningum que saia de Kombi pelo pas com um monte de livros e discos no carro, como a gente faz. Eu acho que essa a grande contribuio da Kombi pra gente: permitir levar cultura para todos os lugares. E a Kombi inspira algo cultural: o carro referncia do mundo hippie, da contracultura. Ento

tudo casou superbem. No carro s vai coisa de primeira, que a gente mesmo seleciona. Levamos mais ou menos uns 600 itens, entre livros e discos. Nossa Kombi de 2010, comprada dos Correios. Quase no zemos mudanas, pois o carro estava inteiro e bem customizado. O piso de borracha, as laterais so protegidas por madeira. A gente vai pra estrada quando recebe convites. Por enquanto no samos muito da regio Sul, mas claro que a gente toparia ir para o Norte do pas, por exemplo. J passamos por So Paulo, pelo litoral paranaense e agora vamos para Santa Catarina. De l, nosso plano seguir para algumas cidades do interior e mostrar nosso material para quem normalmente no tem tanto acesso cultura. Tambm pretendemos aumentar nosso acervo, porque trabalhamos com doaes e com o que compramos pelos lugares por onde passamos. Muitas pessoas perguntam se vale a pena ter uma Kombi, se vale a pena rodar com ela por a ao invs de car parado em algum lugar, como um sebo tradicional. Acho que alm dessa vantagem de poder levar cultura para as pessoas, a Kombi no deixa a gente esttico. O nosso pblico nunca o mesmo, sempre tem um contato novo, uma novidade. Acho que o Jack Kerouac aprovaria a nossa ideia. E tenho certeza que ele gostaria de conhecer nossa seo de LPs de jazz.

Ola, pessoal, meu nome Edson Gouveia, hoje aos 21 anos, a alguns anos atrs, at os dias de hoje, meus pais sempre trabalharam o dia todo, sem tempo pra me buscar na escola e assim como qualquer criana, nesta situao, eu era levado em casa por uma Kombi Escolar quando eu largava da escola, apesar da minha idade mesmo com o passar dos anos, eu no esqueo nunca que j andei bastante em uma dessas por muitos anos, uma das coisas que me marcou muito no meu primrio e na minha infncia.

Bom a Kombi esta em minha vida desde que eu era um beb pois meu pai teve vrias ai comeou a paixo. J tive trs outros carros mas sempre pensava quero ter uma Kombi at que esse ano consegui comprar a minha e estou muito feliz e acho que vai ser difcil viver sem ela

50

51

LUCIANO DE PINhO

WILmA MARIA QUARESmA SANTOS

A Manuela esta Kombi Azul Nigara std 73 da foto anexa - ela foi adquirida na vspera de Natal de 2009 e passou por uma restaurao razovel para car como est. Ela a companhia do Wenceslau (meu Fusca Verde Guaruj 71), e s proporciona alegrias, inclusive nas horas em que as coisas no saem exatamente como planejadas, como ao viajar com ela num dia de muito calor e trnsito intenso... mas anal, que carro pode proporcionar tanto charme s nossas ruas, levar ao destino esperado e ao mesmo tempo uma sesso de sauna gratuita para 9 pessoas? Essa a Kombi, que vai deixar saudade.

ISAbEL CRISTINA VERgA FERNANDES

Em 1987 a minha lha tinha apenas um aninho e nos estvamos passeando em uma cidade vizinha de onde morvamos chamada parauapebas-PA, e fazamos isso td nal de semana e amos na kombi da empresa a qual at hoje ainda estamos, e aconteceu um acidente a minha amiga bateu a cabea ao descer da kombi bem na porta na parte de cima ela desmaiou e foi aquele corre corre para socorre-la e entramos tds e samos e nesse interim eu estava com a minha Natalia no colo e qdo a amiga caiu eu coloquei a minha lha no cho, samos as pressas na kombi para socorrer a Zenaide e deixei minha lha qdo j tinhamos sado q dei por falta da menina quei desesperada e gritava muito cade a Natalia e ningum sabia de longe td mundo olhou e viu um senhor onde estvamos com a menina no brao, voltamos para peg-la e foi aquele choro meu, abraado com minha lha.

Nos meus 5 anos de idade, o amigo do meu pai, que era Palmeirense, tinha uma Kombi verde. Certa vez, eles combinaram uma pescaria e como eu era muito apegada ao meu pai, disse que queria participar da pescaria tambm. O seu Silo, dono da Kombi, disse que eu s iria se eu fosse Palmeirense (explica-se a cor do veculo). Hoje, tenho 46 anos, sou Palmeirense de corao, meu pai faleceu a 7 meses e eu nunca mais e apaguei imagem daquela linda Kombi verde, que virou um momento eterno na minha vida.

MARCONI FREITAS LImA

A primeira Kombi que vi foi no incio dos anos 60 que pertencia ao Circo Garcia, que estava numa temporada na cidade de Feira de Santana - Bahia. O circo estava armado na praa do Frum, antigo campo do Gado. Eu um menino vindo de Ipir, uma pequena cidade , vizinha a Feira de Santana, deslumbrado com o Circo e tambm com a kombi, pois a imagem dela permanece em minha memria.

Luciano de Pinho

52

53

FAbIANO LImA

Foi mais ou menos em 2007, o meu pai tinha sofrido com uma enchente que ocorreu no Municpio de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro e ele precisou vender a casa aonde ele morava para comprar uma outra na mesma cidade. A casa do meu pai era grande e cava em uma rea valorizada, que tinha acabado de passar por um processo de urbanizao e infraestrutura. Foi durante uma viagem de frias da esposa dele, que ele decidiu colocar a casa para vender, com medo de ocorrer outra chuva e a rua encher e ver aquele corre corre para salvar os mveis. Ele no conseguiu vender a casa, porm ele conseguiu trocar por uma menor, e junto desta casa menor tinha um brinde para compensar o valor da casa anterior. O brinde era uma Volkswagen Kombi 1968, bem consumida pelo tempo e pelo trabalho. Ela estava toda pintada, e mal pintada em azul e a pintura mal dava pra perceber que foi feita para esconder uma campanha publicitria poltica que se estendia pelas laterais, o que era perceptvel que o dono andou trabalhando na Kombi como carro de som de propaganda poltica. Na rua em que o meu pai passou a morar havia um problema com falta dgua, e ele utilizou aquela velha senhora, para ir at algumas ruas de distncia, at a casa do meu tio, irmo dele, para que buscasse gua com alguns barris. Por muito tempo o meu pai precisou daquela kombi para transportar gua, apenas para o consumo, e graas a ela... as minhas frias que neste ano estavam dando tudo errado, deram certo, porque pelo menos, eu tomei banho.. Isso foi em um nal de semana que eu cheguei l na casa dele e vi aquela kombi, caindo

aos pedaos, e ele me contou a histria, de como ela veio de brinde com a casa. No sbado ainda, o meu pai decidiu nos levar a passeio at a casa de uma tia da esposa dele. Naquela Kombi fomos: Eu, meu pai dirigindo, a esposa, os meus dois irmos menores, duas irms da esposa do meu pai e ainda mais UM FOGO, que ele queria levar de presente para a tia-sogra dele. Tnhamos uma peculiaridade dentro do veculo que faz por em dvida sobre como o Ivo transportou tudo isso? Enm, a Kombi no tinha bancos atrs. Era s uma lata, com pessoas e um fogo dentro. Improvisamos um banco de madeira, mas no primeiro buraco da Washington Lus, o banco foi abaixo junto com as duas irms da esposa do meu pai. No foi uma viagem agradvel todos agachados com medo de sentar no cho daquele veculo que tinha mais buracos que um escorredor de macarro. Em um momento inclusive passamos por uma estrada nas proximidades da Washington Lus que era toda em barro, e terra batida, e naquele calor, a poeira entrava pelos buracos. E comeou uma gritaria dentro daquele veculo: fuuumaaaa, fumaaaa, taaa pegando fogo! O meu pai parou imediatamente, e constatou o bvio, a estrada era de terra, no havia cheiro de queimado, e a fumaa era apenas... poeira. Chegando at Lote XV, Belford Roxo, aonde residia essa tia da esposa do meu pai, tinhamos que subir uma ladeira, e a esposa do meu pai falou: Ivo essa chaleira no vai subir esse morro, ela vai descer rolando na metade e a gente VAI MORRRER!. O meu pai, teimoso, no deu ouvidos, e pisou no acelerador at o m e ela subiu GRITANDO, BERRANDO, aquele som inconfundvel dos motores VW refrigerados a ar.

Na metade da ladeira, comeamos a sentir um cheiro forte de queimado, e a Kombi, morreu. O meu pai soltou o carro que foi descendo de r, devagar, e a esposa dele dizia - minha nossa senhora do cu, me ajuda nessa hora! - E chegou de volta na entrada da ladeira. A familia prosseguiu subindo a p, e eu e o meu pai camos l embaixo com a kombi que havia esquentado a bobina de ignio. O meu pai pegou um pano, umideceu, e jogou em cima da bobina enquanto eu segurava a porta do motor. E ele tirava e colocava o pano umidecido, at a bobina esfriar, e assim fazendo a Kombi voltar a funcionar, e subir aquele penhasco... ou melhor... aquela ladeira em que morava a tia da esposa dele.

barbante na tampa da trava de combustvel e l dentro era uma espcie de balco de atendimento. Parece que a Komboza gostava daquele servio, no tinha outro automvel melhor para aquela atividade. Aprendi a dirigir nela, em madrugadas calmas alguns trechos era eu quem conduzia, volanto com folga, parecia um timo de navio, girava vrias voltas para esquerda e para direita para poder conduzir a nossa Kombi. Olha, dar r nela era tarefa de motorista com M maisculo. Que saudades! Espero que a Volks tenha um veculo a altura para substituir esse patrimnio cultural brasileiro que foi a Kombi! Literalmente foi o ganha po da minha famlia e sei que a de muitas at hoje.

RAfAEL GODINhO

RICARDO CARNEIRO

A kombi marcou a minha infncia. Meu pai era padeiro, daqueles que entregava pes nas casas e a Kombi era o seu instrumento de trabalho. Modelo 74 amarelinha, tirvamos o banco do meio para colocar um caixo de madeira para caber os pes e as caixas de leites, naquela poca os leites eram somente de saquinhos. De madrugada amos na panicadora carregar a komboza (nome carinhoso que a chamvamos) e de l saamos para as entregas. Percorramos vrios bairros da cidade de Itu-SP fazendo as entregas para o fregueses xos. Ao amanhecer, com os primeiros raios de sol, a Kombi recebia os clientes que vinham ao ouvir a sua inconfundvel buzina. A porta lateral era amarrada com um

Por muitos anos, nossa famlia foi sustentada por kombis. Durante 15 anos ou mais o que garantiu o sustento desta famlia foram kombis. Pelo fato de meu Pai sempre ter kombi eu Rafael e meu irmo Vinissius aprendemos a dirigir em Kombi. No periodo de 1994 2008 este veculo fez parte da nossa histria. Sem contar as alegrias de Criana ao entrar em um carro espaoso e fazer de seu interior uma extenso de sua diverso... Nossa Famlia agradece a VW e a Kombi

54

55

ANDREA ANDRADE CUNhA PAIVA

RODRIgO BARbIERI PENA

JOS CARLOS GONALVES

Me considera uma Kombiana legtima. Meu falecido av tinha uma Kombi Bege 1965, estvamos indo para fazenda e no caminho atravessamos um pequeno riacho quando sentimos um cheiro de queimado. Meu av Geraldo parou e ao abrir o compartimento do carburador assustou-se pois tinham vrios peixes sobre ele. Quem tem Kombi, sempre tem uma tima histria para compartilhar.

Adquiri minha kombi inicialmente para trabalho. Foi amor primeira vista um modelo luxo, duas cores, vermelha fenix2 e branca, original de fabrica sem ter sido restaurada ainda; hoje utilizo-a para tudo meu carro de lazer meu carro de trabalho, mascote ocial da empresa e da famlia. uma caminhonete notvel. Minha kombi uma 1982 mod. 83 luxo , saia e blusa , carburao dupla lcool (no meu tempo no tinha etanol ainda, hahahaha). E recentemente descobri que meu primo adquiriu uma kombi irm gmea da minha, ainda no conseguimos nos reunir para tirar uma foto de toda famlia de gringos juntamente com as kombis gmeas.... uma verdadeira lastima para a historia desta pequena notvel ser encerrada , certamente seus feitos iro ser contados em inmeras geraes mundo a fora, um veiculo que esta diretamente ligado ao crescimento e vida de todos nos !!!

uma casa prpria, mas nosso segundo investimento seria uma Kombi. Eu conheo todos os modelos j fabricados (atravs de documentrios, livros, revistas de carros) e tinha um projeto de comprar uma Kombi nova para personaliz-la ao longo de toda uma vida... A notcia do ltimo ano da Kombi me abalou, pois sempre sonhei em ter uma Kombi e no terei esse sonho realizado... Mas a Kombi car para sempre em minha memria!

Comeo estas simples linhas dizendo que eu e meu irmo mais velho aprendemos a dirigir em uma kombi do ano de 1962 azul calcinha. Esta kombi era do meu pai Jos Gabriel (TET) e tnhamos a kombi carinhosamente chamada de perua porque meu pai tinha uma mercearia no bairro de So Joo climaco na rua Alencar de Araripe. Esta kombi era o xod dele no deixava ningum encostar nos ramos crianas e ele s deixava a gente encostar eu e meus irmos para lav-la. Era uma festa nos trs e minha me. Os anos passaram e a maior idade chegou primeiro foi meu irmo a dirig-la. Mas como eu disse ele era muito ciumento e muito bravo para nos ensinar queria que ns andssemos a 30 km/ hora. Depois foi a minha vez a mesma coisa andava pelas ruas do bairro: Alencar Araripe, Marechal Pimentel, Via Anchieta e outras. Eu sei que cinto saudades daquele tempo as viagem para a praia, carregar a kombi para fazer entregas etc... Muito obrigado por esta oportunidade para homenagear meu pai e porque no a VOLKS.

ANNA LUCIA LOpES

Meu tio tinha supermercado na cidade e Kombis eram seu meio de fazer entrega, eu tinha muitas amigas, nenhuma com 18 anos e habilitao, assim minha tia resolveu o problema, nos levava para vrios lugares na Kombi, porque cabia a mulherada inteira e sempre era a maior farra ir para a balada de Kombi, ns eramos conhecidas como as mulheres lindas da Kombi, sim era uma mulher mais bonita q a outra e at o dj da cidade gritava nos bailes, gente as meninas da Kombi de Pariquera chegaram, sim porque como morvamos no vale do Ribeira, uma cidade bem prxima a outra, ns iamos nos bailinhos das cidades visinhas, Eu, minha tia, e todas as amigas e primas. Inesquecvel de mais minha adolescncia e a Kombi. Alis coitada da minha tia, administrar no mnimo 10 adolescentes em uma Kombi no devia ser tarefa fcil...rsrsrs

DANIEL AUgUSTO

Fiquei muito triste quando soube que este seria o ltimo ano de fabricao da Kombi. Desde criana eu tenho grande paixo por esse que o mais simptico carro de todos. Tenho at um Lego rplica da Kombi corujinha! Sim, esta da foto. Est montado e ca exposto em cima do meu piano, que meu instrumento de trabalho. Hoje tenho 25 anos, sou msico, eu e minha companheira estamos batalhando para comprar primeiro

56

57

VANESSA MIRY UChIYAmA KOgA

A Kombi sempre esteve presente na famlia do meu pai. Meu av tinha uma grca, e ele a usava para fazer entregas durante a semana. Nos nais de semana, ele reunia toda a famlia para viajar. At que meu pai conheceu minha me, e eles saam para namorar...com a kombi. quando tinha bailes, meu pai levava minha me , e minhas tias ( dos lados materno e paterno). Depois que eles se casaram, meu av continuou com as entregas e as viagens. Quando meu av resolveu morar no interior de So Paulo e cultivar mexericas ponkan, qual era o carro que ele utilizava para levar as frutas para o Ceasa? Kombi! At hoje, quando todos se recordam dos passeios e entregas, lembramos com carinho da kombi. Seja ela bege, branco e vinho...

Essa novidade chamou ateno de uma grande emissora com um programa no horrio nobre do domingo, fazendo que ela se destacasse como nunca:http://www.tocasando.com.br/noticia. aspx?id=3930 Essa minha paixo por ela fez com que eu e mais 3 amigos aqui de Curitiba, crissemos o 1 Kombi Clube do Brasil, o KOMBI CLUBE CURITIBA, hoje com quase 700 Associados: http:// kombiclubecuritiba.nafoto.net/ Somos o unico clube do Brasil que realizou uma despedida como a nossa querida kombi merece... um gigantesco corao partico com kombis de verdade: http: //www.gazetadopovo.com.br/automoveis/conteudo. phtml?id=1405402&tit=Adeus-gigante-para-a-veterana-Kombi Kombi... ontem... hoje e sempre Segue a poesia que criei para este momento de despedida:

1.060 kg de peso, 4,28 metros de comprimento, foi criada para atender seu cliente em todo momento, 800 kg de carga ela pode levar, fcil de dirigir e de estacionar, Um veculo multiuso que seu criador nem poderia imaginar. 90 diferentes arranjos de carroceria ela j chegou a ter, nibus, picape, bombeiro, ambulncia, polcia, transportadora , Sorveteira, leiteira, padeira, aougueira, funerria, mercearia, Correio e camping, qualquer coisa ela podia ser. Em abril de 1947, Um furgo de carga nasceu, Suportando todas as provas, E esta combinao para sempre prevaleceu. O peso da carga colocado entre os eixos, Garantindo uma excelente distribuio de massa, Em outubro de 1949 o utilitrio era apresentado imprensa, Assim comeando sua produo em massa. Ainda sem nome, a marca referia-se a ela apenas como VW Tipo 2, Em 8 de maro 1950, deixava a linha de produo, a primeira fornada, Batizada de Kombinationsfahrzeug combinao carga e passeio, Estava ela ai para atender todos os anseios. No mundo muitos nomes ela tem, Kombi no Brasil, Rugbrd na Dinamarca, Barndoor nos EUA, Junakeula na Finlndia, Papuga na Polnia e Bulli na Alemanha. Na frente dois faris ovais com uma grande logo VW ao centro, 2 vidros planos em um pra-brisa bipartido sua marca pessoal,

Pintura interissa ou saia-e-blusa, combinao muito querida, Deixou para tras a Rural, a Veraneio, com quem ela concorria. Presente em ruas, estradas, lamaais, Esnobava robustez e nada era para ela demais, Suas qualidades, a simplicidade mecnica e manuteno, Garantida por sua rede de concessionrias sempre a mantiveram ecaz Composio Original e Todos os Diretios Reservados a Marco Rebuli do Kombi Clube Curitiba.

BENEDITO NIVALDO DOS SANTOS

MARCO REbULI

TESTAMENTO

Em 2005 comprei uma kombi 1975, pois o fusca que ainda est comigo um 1969, estava apertado para eu e minha esposa e 2 lhos viajarmos para os encontros de VW Antigos aqui do sul do pais, na poca ela foi restaurada e pinatada de branco e laranja, era a unica no Brasil... pela sua cor ela foi escolhida por uma das maiores operadoras de telefonia celular para ser a garota propaganda em um comercial nacional. Ela cou muito conhecida no Brasil, de tal forma que uma noiva famosa aqui em Curitiba, queria chegar na igreja com a kombi do comercial, eu aceitei e depois desta zemos mais de 80 casamentos com a KOMBI CASAMENTEIRA, nica nas Amricas: http://casamentos.kombi.br.nafoto.net/

POESIA TCNICO-HISTRICA SOBRE A KOMBI Esboado em Wolfsburg na Alemanha, Logo aps a Segunda Guerra Mundial, Pelo seu criador o holands Ben Pon, Teve a idia de fazer um utilitrio semigual. Desenho retilnea tipo po de forma, Furgo simples de estilo singular, Os primeiros prottipos chamados Tipo 2, Com um desenho e funo que veio para car.

Foi na dcada de 70 a 80 meu falecido PAI Sr Vicente tinha uma tradio, era reunir toda famlia um total de 10 pessoas e irmos para Aparecida sempre no ms de Outubro, e como ns no tnhamos conduo, e meu Pai fretava uma Kombi mais ou menos daquele ano ou mais velha de um certo armazm do nosso bairro, e colocvamos as comidas e bebidas no alcolicas claro, e passvamos o dia em Aparecida. Pois bem no tnhamos uma Kombi mas ela fez parte da minha infncia e da minha famlia.

58

59

MARCUS VINICIUS FERREIRA SANTOS

LUCAS FAChI

1976. Natal. Todos os meninos do bairro queriam andar na Kombi da D. Glorinha. Mas isto s iria acontecer no Natal, quando ela levava a garotada para passar um dia no seu stio. Foram logos dias de espera, mas chegou a data. Entramos em 15 meninos, de 7 a 12 anos. ramos todos muito pobres e a festa que D. Glorinha preparava para ns, com boa comida, doces e brinquedos era o que de melhor acontecia para ns. E qual era o meu sonho: ganhar uma kombizinha de plstico. Todos os meus colegas tinham uma! E qual no foi a minha surpresa quando eu recebi a minha, azulzinha, linda! Hoje eu venci na vida. E meu sonho ainda ter uma Kombi, ano 76, azul e branca. E eu sei que vou conseguir.

cara de sono. Eu apenas vi ele dizendo ao meu Pai para que ele prosseguisse pois imaginava que ele estivesse sozinho. Salvei meu Pai e a Kombi 1974 da apreenso apenas por estar com ele na viagem!!! Kombi. O veiculo mais carismtico que algum poderia criar!!

Desde sempre quis ter uma Kombi, at que descobri que meu tio tinha uma abandonada na garagem do mercado dele, que no usava mais.. com muito tempo de negcio, consegui convenc-lo de me vender! Ela uma 1966, com motor 1.200 modelo Standard e se chama Carla! {: Faz 1 ano e alguns dias que tenho ela, (comprei no dia 23/09/2012) e j tem muita histria pra contar, no me desfao dela por nada!

CLAUDIOmIR VINCENSI

Recordo quando era criana que meu pai entregava cigarros na antiga Santa Cruz Funos do Brasil, e eu ia junto na Kombi 77 marrom, na parte traseira em cima do motor, usando um pelego vermelho, recordo at hoje o cheiro do fumo dos charutos que ele transportava.

JOO MARTINS NETO

Corria o ano de 1989, e meu Pai possua na poca uma Kombi 1974 STD azul caiara tirada 0km da concessionria, mas que j se encontrava em mal estado de conservao. Estvamos indo para o litoral de SP pela Rodovia dos Imigrantes apenas eu e meu Pai, quando um guarda rodovirio pediu para ela parar. Eu dormia em um dos bancos traseiros acordei com o guarda dizendo que apreenderia a perua pelo fato de ela no ter as mnimas condies de rodar naquele estado. O guarda mudou de ideia quando eu me levantei com aquela

60

61

LUIZA LObO DE GODOI

OSwALDO FRIAS

Passamos nossa infncia andando de Kombi! Sem o banco do meio! 5 irmos, papai e mame, cachorro, ajudantes, amigos, tudo cabia na Kombi! Na subida da estrada da fazenda papai dizia: faz fora pra Kombi subir e ia bem devagarzinho, quase parando, e a gente, um monte de bobinhos, cvamos vermelhos de tanto fazer fora para a Kombi subir. E l no alto do morro ele dizia: pronto, subiu, uhuh, aquilo era uma festa! Outras vezes fazamos uma competio de equilbrio, todo mundo em p na Kombi e, em cada curva um ia para o cho, era a maior diverso do mundo andar de Kombi! E as viagens, meu Deus que viagens! amos de Braslia para Goinia e vice-versa. Nossa, levvamos tudo, at tamborete, violo e cacho de banana! Era to longe que a gente dormia, acordava, brigava, brincava e no tinha chegado. Nas paradas quando papai abria as duas portas de uma s vez, a gente descia correndo, como loucos, querendo abraar a liberdade, era uma loucura . Mas o mais encantador era quando papai chegava, devagarzinho, a gente via a Kombi l de longe, ela ia surgindo, parecia uma carinha do sorria. A Kombi chegava e era uma festa, era o papai chegando, e a ele dizia: vamos passear de Kombi e a garotada gritava de alegria, pois cabia todo mundo! Saamos por Braslia vendo a beleza dos monumentos. Parvamos para comer pipoca. Ah, subir e descer da Kombi era o maior desao. Era to alta! Certo dia a emoo foi demais!

Papai era diretor e fundador do ZOO de Braslia e, no sei por que ele acabou tendo que ir buscar dois presentes para o ZOO no aeroporto... Era domingo, l fomos todos ns, que felicidade! Mas que surpresa, eram duas onas, uma em cada jaula. As duas caixas foram colocadas na Kombi e ns, molecada, voltamos sentados ao redor dos belos animais. Acho que mame era mais criana que a gente, pois hoje penso, ningum tinha medo, s sentamos alegria e imenso prazer, com uma pitada enorme de aventura. Enm, viajar de Kombi, andar de Kombi, ver a Kombi, tudo era s felicidade! Por isso, hoje relato, a Kombi tem um signicado to importante para mim, pois fez parte da nossa histria, das nossas vidas! Dentro da Kombi aprendi a compartilhar, aprendi lies to bonitas, aprendi que uma viagem pode ser belssima e nica, pois: CABE TODO MUNDO NA KOMBI!

No ano de 1980 comprei uma Kombi ano 1974 bege. Eu e minha famlia viajvamos sempre com ela por todo lado. Foi com a Kombi que ensinei meus quatros lhos a dirigirem, a Kombi se tornou minha companheira para meu dia-a-dia, pois era minha conduo para o trabalho e no nal de semana tambm. Eu adorava a Kombi. Recordo-me de vrias histrias com a Kombi, mas uma delas especial: uma vez compramos umas colmeias de abelhas na cidade de Embu e amos levar para Mairipor onde eu tinha um sitio. Eu e meu lho Marcelo preparamos a Kombi

para transportar os enxames, fechando com tela as colmeias e isolando a parte da frente da Kombi. No meio do caminho, atravessando a cidade de So Paulo para acessar a Ferno Dias, paramos no farol e notamos que as pessoas na rua apontavam para a Kombi com cara de assustados. Olhamos para trs e as abelhas estavam soltas na parte traseira da Kombi, principalmente agrupadas nos vidros! Decidimos ento continuar a viagem toda com a Kombi ate chegar ao sitio com muitas abelhas soltas. Estvamos protegidos apenas por uma tela na, que susto passamos aquele dia e por sorte nada aconteceu. Na foto est a Kombi junto com meus lhos Marcelo (esq.) e Renato (dir.)

WAgNER JUNIOR ALVES

RICARDO GALARRETA

Em 01/03/1966, a minha Me sentiu que o beb ia nascer, pediu para meu tio lev-la ao Hospital na Kombi, no sei o ano do carro, mais no deu tempo de chegar e nasci no banco traseiro, hoje tenho 47 anos e minha Me 78, tenho dois VW. Abraos.

Eu me sinto privilegiado. Aprendi a pilotar em uma KOMBI de feira. Parabrisas duplo, azul escura e carregada de barraca de feira. O engraado era que ela tinha 1/4 de volta do volante em falso, mas pra mim era o mximo. Toda vez que vejo uma desse modelo, tenho vontade de compr-la e deixar exatamente igual a que aprendi a dirigir. Isso eu tinha 14 anos, hoje eu tenho 45 anos.

62

63

CARLOS ALBERTO DE VALENTIm SEU NEN

TESTAMENTO

Quando eu era jovem, nos anos 1960, tinha o costume de viajar pelo Brasil com alguns amigos. Em 1969, resolvemos ir at Assuno ver o jogo do Brasil contra o Paraguai, pelas eliminatrias da Copa do Mundo do Mxico, que aconteceria no ano seguinte. A viagem foi longa e desconfortvel. Foi nesse momento que eu comecei a me interessar pela Kombi. Como eu sempre gostei muito de viajar e de acompanhar de perto as Copas, decidi que essas seriam as desculpas para viver minhas aventuras mundo afora. Em 1985 eu deixei meu emprego e juntei dinheiro para nalmente comprar minha primeira Kombi. Era um modelo furgo, comprado em sociedade com um amigo boliviano radicado no Recife, que depois acabou cando com

o carro. Equipamos o modelo com beliche, isolamento termo acstico, geladeira e at com um fogozinho de duas bocas. A Kombi seria a nossa casa ambulante para a Copa de 1986, que tambm aconteceu no Mxico. Deixamos o Brasil no dia 1 de abril de 1986 e camos na estrada por 9 meses, percorrendo mais de 49 mil quilmetros e 17 pases diferentes. Quando chegamos ao Mxico, logo comeou a correr um burburinho sobre uns malucos que estavam viajando de Kombi para ver o Brasil jogar. Fomos ao treino da Seleo e pude conhecer alguns jogadores como os goleiros Leo e Carlos, alm do saudoso tcnico Tel Santana. Naquela poca era mais fcil ter contato direto com os craques. Mas a Kombi ajudou um pouco, pois ela chamava a ateno por onde passava e logo camos conhecidos. Muita gente nos parava para conversar e contar histrias, mostrar o carro para os lhos e at para tomar um cafezinho que eu mesmo preparava dentro da Kombi. Para a segunda viagem, na Copa de 1994, nos EUA, eu comprei um modelo zero quilmetro, cuja placa era CUP 0094, ou seja: Copa 94! A Kombi foi de avio, de Boeing 747. Eu consegui encontrar de novo com os jogadores da Seleo, tenho fotos com o Bebeto, o Romrio e o Ronaldo. E consegui ver todos os jogos do Brasil, como na Copa de 1986. No tive problemas para descolar estacionamento ou um lugar para parar a Kombi e descansar um pouco. No vou dizer que eu prera dormir na Kombi do que em um hotel 5 estrelas, mas que na Kombi eu me sinto em casa. E est toda equipada, parece uma casa mesmo. Essa coisa de equipar a Kombi no muito comum aqui no Brasil, mas l nos Estados Unidos eu conheci pessoas que transformavam a Kombi em Motor Home, pra pegar a estrada e dormir no carro, com muito conforto.

Minha terceira Copa com a Kombi foi em 1998, na Frana. No vi todos os jogos do Brasil, mas consegui assistir nal. Perdemos, mas a viagem foi tima. A Kombi foi de navio. Percorri a Pennsula Ibrica e, depois da Copa, passei at pelo Crculo Polar rtico. Imagina s, de Kombi 94 num frio daqueles, com tanta neve. E a Kombi aguentou. Antes de embarcar a Kombi de volta, conheci um italiano e acabei emprestando a Kombi para ele durante um ano, at voltar para busc-la em 1999. Tenho essa Kombi at hoje. As pessoas me perguntam se eu no gasto muito com as Kombis. No, s com o combustvel mesmo, porque elas nunca me deixaram na mo. Em junho, acompanhei os jogos da Copa das Confederaes em Braslia e no Rio de Janeiro. Sempre de Kombi. Meu plano agora pegar minha outra Kombi, modelo 2008, e reche-la de histrias, assim como z com as outras duas. E claro: vou de Kombi para a Copa do ano que vem. Dessa vez vai ser fcil, pois pertinho!

Tambm cou na memria, o barulho que fazia quando o revestimento do banco estava molhado. to saudoso lembrar das paisagens que vi por aquelas janelinhas. Pastos, rios, cidades. Da alegria em pegar a mangueira e lavar, sempre com a inspeo minuciosa do meu pai, Seu Expedito. No temos nenhuma foto dela, mas acredito que a reconheceria se a visse hoje. O corao no teria diculdade em lembrar de algo que nos fez tanto bem. :)

LUCAS PIROLLA

Sou apaixonado pela minha Kombi! Um carro de design incrvel, mesmo com 50 anos de idade! Uso para ir ao Aeroclube e passear na cidade, mas j z mudana e at trouxe um piano para casa com ela (mesmo no sabendo tocar piano rs).

LILIAN DUVAIZAN

BFK2529. J faz um bom tempo...desde ltima vez que andamos nela. Pelos meus clculos, uns 13 anos. Ela foi espao pra ganha po do meu pai, que por muito tempo vendeu caldo de cana com ela. Tambm j foi cama em viagens mais longas pra Poos de Caldas. E foi nela que, pela primeira vez, segurei num volante. Lembro-me dos detalhes do painel e de como achava interessante dar seta.

64

65

MARIA TERESA R DE MORAES TOSTES

DAVI BICUDO

LZARO MOURA

Era a irm caula de seis e tnhamos um fusca. Meu pai sempre dizia: S compro Volkswagen, a melhor marca! No entendia muito de carro muito menos de marca. Achava apenas o fusca pequeno demais para oito pessoas e alm do mais nunca tinha a chance de ir na janela. Ah, como seria gostoso car vendo as pessoas, os carros, as rvores, utuando ao meu lado... No adiantava, tinha que me conformar sempre com o banco do meio no colo dos irmos. Mais tarde, meu pai comprou mais um Volkswagen e adivinhe s? Mais um fusca... Continuei no meio... no colo... pegando no mximo uma pontinha da paisagem que continuava a me convidar. Acontece que quando queramos viajar, a famlia inteira no mesmo carro no dava. Ento foi a que meu pai um dia falou: - Precisamos mesmo de uma Kombi. No sabia muito bem do que se tratava mas quando vi, sa correndo a contar as janelas: 1, 2, 3, 4... ser ? Meus irmos ocuparam todas e sobrou apenas uma janela atrs, ou seja, o bagageiro. Mas l fui eu, muito feliz, mesmo com toda a bagagem, pois aquela janela era minha, s minha! E mais... muito mais... Ela era grande, enorme, panormica!!! Enm, uma paisagem inteira s pra mim!

O que um brasileiro, dois italianos, trs mexicanos, um lipino e uma francesa tem em comum? Uma Kombi alugada, pouco dinheiro e muita vontade de conhecer as cataratas do Iguau!

A Kombi sempre fez parte das minhas doces lembranas da infncia. Dentre as brincadeiras preferidas de menino, a de carrinho, o meu carrinho preferido era sempre uma kombi, pois me inspirava nas excurses da minha igreja que era nas kombis. Isso me fascinava, pois me dava a oportunidade de escolher em que kombi viajaria.

com mais dois professores de escolas isoladas, o dio Zupiroli e o Francisco Assis Teixeira. As distncias variavam de 20 a 30 quilmetros em estradas rurais e de fazendas. Como a velha KOMBI estava um pouco desgastada, pois foi o veculo mais barato que encontrei para essa funo, permitia a entrada de muita poeira, meus colegas professores batizaram o veculo de NVEM PASSAGEIRA, se no me engano em referncia a uma msica muito em voga na poca. Mas aquela KOMBI foi nossa companheira durante cinco anos lecionando na zona rural, onde nos chamavam de TRS MOSQUETEIROS.

ANSELmO DONIZETTI DE OLIVEIRA

JOS FELIpE FILhO

Essa foi provavelmente uma das viagens mais multiculturais dentro de uma Kombi j feitas. Uma grande aventura para esses intercambistas que vieram estagiar no Brasil atravs da AIESEC (que inclusive parceria da Volks! olha que coincidncia feliz).

Sou Jos Felipe Filho, brasileiro, casado em segunda npcias, fui lavrador, servente de pedreiro, pedreiro, mestre de obras, comerciante de materiais de construo, onde usava uma KOMBI 1960 nas entregas, professor de escolas isoladas e nalmente cartorrio, funo pela qual me aposentei. Nos anos 1970 1980, a mesma KOMBI 1960, que foi meu meio de transporte para as escolas na zona rural deste municpio de Planalto, juntamente

Quando criana na dcada de 70 meu Tio tinha uma Kombi que era o carro que levava toda a famlia para So Vicente no litoral, passeios inesquecveis com tios, avs, primos...a crianada toda solta dentro...sem cintos de segurana...normalmente eu e meus primos gostvamos de car no chamado chiqueirinho na parte traseira da Kombi em cima do motor...aquele Sol ardente...motor quente...horas dentro do carro, pois naquela poca subir ou descer a serra no era to rpido como hoje...mas todos muitos felizes! Esta apenas 1 histria de muitas...com certeza vai deixar saudades...

66

67

ThIAgO FERNANDO RINALDI PELLI

ANTONIO LINO

Antonio Lino

A famlia de minha me de feirantes. Na minha infncia, meus tios e avs carregavam todo o material da barraca de roupas em uma tradicional Kombi Azul e Branca como essa do site. Desde meus 3 at meus 10 ou 11 anos eu adorava quando meu tio passava em casa e me levava para dar uma volta na Pilula do Tio Z. Nas frias eu sempre ia trabalhar ou atrapalhar eles. Tinha que madrugar ento quando era umas 10 horas da manh eu sempre ia pra Kombi tirar um cochilo. Eu era to apaixonado por aquela Kombi que eu tinha vrias kombis de brinquedo. Uma delas era a mais especial, porque ela era azul como a do Tio Z. Por acaso era tambm a mais simples e baratinha, toda de plstico. Uma vez meu cachorro pegou esta kombi e mordeu ela todinha. Ainda assim, brinquei anos com ela toda furada de dentes de cachorro. As pessoas sabem desta minha paixo por kombis, ento sempre ganho um presente relacionado. Recentemente ganhei um baleiro, um porta-retratos e uma caneca em formato de kombis.

Durante um ano e trs meses, morei numa Kombi. Ao volante de casa (um domiclio nada imvel), rodei mais de trinta mil quilmetros pelo Brasil. Sou escritor. E com tanta histria pra contar, a viagem virou livro. Nas pginas do Encaramujado (www. encaramujado.com.br), conto sobre as gentes e os lugares que conheci pelo caminho. E presto assim uma singela homenagem minha companheira de aventuras: a Kombi que me deixou tantas e to boas memrias.

RAphAEL MANENTI

Fui num casamento onde o noivo chegou na igreja de Kombi. Quando acabou a cerimnia ele foi para o salo de festas junto com a noiva em outro carro. De repente estavam perguntando para todos, no lado de fora da igreja, quem tinha carteira de motorista. Eu, sempre prestativo falei que tinha. Da me entregaram a chave da Kombi do noivo e ainda me zeram dar carona pra um pessoal que eu nunca tinha visto. Seguimos o cortejo at o salo de festas. Foi a nica vez que dirigi uma Kombi. no comeo estranhei, mas depois at que me adaptei ao volante enorme e aos pedais...foi inesquecvel.

68

69

MARCO GUImARES

havia, pendurada na dobradia, uma pequena trouxa de pano (as mochilas no existiam...) com uma marmita... Provavelmente um trabalhador ciclista tirou uma na enquanto meu pai esperava abertura do sinal e pendurou ali a marmita... Meu pai voltou ao local tentando a devoluo... debalde! De volta ao lar, vendo o contedo, arroz e um ovo frito, ele chorava por ter deixado o outro sem to pouco...Tenho 75 anos e tenho saudades de meu pai e das nossas Kombi (tivemos 3) era como dizia a propaganda, o carro que leva o barco e as pessoas que levam o barco.

histrias aqui registradas: A Kombi foi, durante dcadas, um smbolo de coletividade e integrao de pessoas como uma moldura de quadro - presente em inmeras demonstraes de unio entre indivduos em busca de um objetivo: Transportar pessoas, objetos e suas histrias, nos momentos de lazer ou na rotina diria do trabalho. Em todas as ocasies, abrir a porta dela signicava e continuar signicando para muitos de ns, partilhar espao, amizade e afeto.

LUDmILA GONDIm PAULO HENRIQUE DEbIASI Uma vida de Kombi, essa a minha vida e da minha famlia. Tudo comea no dia em que meu pai tira sua CNH com uma Kombi cheia de brinquedos dentro. Da pra frente so mais de 30 anos de histrias com a Kombi, uma delas comigo aos 2 anos. Meu pai lavava a Kombi na rua e eu brincava com o sabo. De repente a Kombi comeou a descer e eu estava na frente. Meu pai disse que por mais que gritasse no me via. Ele e meu irmo, na poca com 4 anos, tentaram segurar a Kombi, mas sem sucesso. Ela desceu o morro, bateu na mureta de proteo de caiu na rua de baixo com as rodas para cima. Nesse momento todos pensaram que eu estava morta, mas no, l estava eu em cima do passeio. Ningum sabe se ela passou por cima de mim ou se eu sai da frente, acredito na ltima opo. Meu irmo tem uma pequena cicatriz no dedo at hoje, pois o

Anos 70, auge da Discotec e quase todo nal de semana entrvamos numa Kombi e iamos passear, geralmente na Regio dos Lagos, RJ (Foto). Eu trabalhava, passeava e at namorava numa Kombi.

Certa vez tive - l pelo ano de 1993 - a oportunidade de viajar numa Kombi, acompanhado de meus pais, meu irmo, meus primos, minha av e meu tio, de Curitiba-PR para Itapo-SC. Uma viagem com gosto especial: Uma demonstrao de unio familiar e carinho de todos, por todos que ali estavam. Obrigado ao tio Pedro e tia Zenobia, bem como minha falecida av Helena pelo belo e inesquecvel passeio. Ainda na dcada de 90, a Kombi do transporte escolar foi mais uma parte da escola - onde eu e meu irmo - pudemos por em prtica as lies sobre dividir, compartilhar e respeitar os colegas. Obrigado Sr. Vicente da Kombi 014, pela innita pacincia e humildade. Essas boas lembranas que tive relacionadas com o carro apenas reforam e conrmam o ponto comum da grande maioria das

para-choque cortou seu dedo. Se era para esquecermos a Kombi no funcionou. muito amor com esse carro, a querida po-deforma est presente at hoje em nossas vidas, com ela que meu pai trabalha ainda hoje e com ela que z minha ltima viagem no nordeste com alguns amigos que se apaixonaram por ela tambm.

MARCO ANTONIO GUImARES

Fizemos uma sociedade: pai e lho para comprar uma... conseguimos! Durante a semana meu pai a usava, nos ns , toda a famlia! S alegria ! Um fato marcante: certa vez ao voltar do trabalho, num semforo, meu pai ouviu pequeno rudo na lateral... nada de excepcional. Chegando em casa vericou a lateral:

70

71

NILSON ROChA

Meu nome Nilson, tenho 44 anos, quando tinha 11 anos existia no meu bairro (ainda existe) Kombis que faziam lotada ento um motorista passou por mim e perguntou-me: sabe fazer lotada? E eu disse sei mas eu nunca tinha trabalhado na lotada e l fui eu com 11 anos no meu primeiro emprego informal. Trabalhei com vrios motoristas chamando passageiro e fazendo troco at os 16 anos. Em outubro do ano passado aps 2 anos de pesquisa consegui comprar a minha Kombi 75, meu brinquedinho preferido espero que dure pra sempre.

sempre com a herica KOMBI AZUL 1975. Sua manuteno era sempre em autorizada VW - MINAS AUTO. A geral de sbado era sagrada no posto PRACINHA. Sempre que podia ia com meu pai nestas aventuras como ajudante para abrir as porteiras ou para carregar e descarregar. Era uma poca mgica em que nos aventurvamos e nos divertamos a cada frete ou carreto. o tempo passou e meu pai vendeu a KOMBI. Ela se foi mas as poeira das estradas o barulho do motor, aquele visual dos postos de gasolina, o prprio chacoalhar do carro pelas estradas caram para sempre em minha mente e principalmente em meu corao!........ SAUDADES da KOMBI 78 AZUL do papai.

a ser usada por outros movimentos e projetos, como o Conexo Cultural, o ProjetoCoruja, Jardim Edite, Materia Brasil, e por a vai. Ela est sempre a servio de quem se preocupa com nossos espaos e nossa cidade. E bora na kombo.s.a.!

DOUgLAS SChwAbE

FAbIO ROgERIO PARREIRA EDmIR MARCOS FAgUNDES O ano era 1978 e meu pai havia acabado de comprar seu primeiro carro; uma KOMBI. Vieram as primeiras lies de pilotagem com compadre Mauricio pois naquela poca no havia auto escola em nossa cidade. Havia uma licena para aprendiz que em companhia de motorista prossional habilitado podia circular em permetro urbano. Enm atravs de uma banca examinadora volante do detran MG a habilitao e com ela as portas do mundo se abriram. Em 78 no tinham muitas estradas asfaltas e tampouco linhas de nibus. Meu pai ento virou entregador de padaria, caminho de mudanas e lotao para estudantes, jogadores de futebol, pescadores, is de igrejas entre outros. Tambm levava gente em casamentos, batizados, velrios...

Abril de 1974, estava eu com 13 para 14 anos, meu pai j falecido tinha uma kombi saia e blusa, gren e branco lotus, com todos os frisos possveis, e enfeites (acessrios) de poca. Tinha at nome, cacilda, fazia parte da familia, pois aonde iamos quem levava era ela. Em uma destas viagens, meu irmo j com 18 anos e habilitado, parou ela em uma estrada de terra em atibaia/sp, desceu dela e disse: agora quem dirige vc. Ele foi me orientado e andamos aproximadamente de 6 a 7 kms at chegarmos num lago que existia na poca, foi quando pediu para que encostasse , a cacilda. Parei e quando desci dela, minhas pernas tremiam tanto que no consegui parar em p. Todos riam, mas a minha alegria em ter conseguido dirigir era maior do que as risadas. Depois desse dia nunca mais parei de dirigir (j estou cando velho), e por alguns anos ainda a cacilda nos acompanhou, (at

volante esporte zemos em casa para ela), at que por diculdades meu pai teve que vender. Fui com ele entrega-la e voltei o caminho todo cho-rando , e nunca esqueci a nossa cacilda.

Acionado pelos modelos volks a ar comecei com um fusquinha 1968 bege caf com leite, um xod, mesmo que no muito aceito pelos meu familiares que no apreciavam a simplicidade do bom e velho fusquinha, depois de longos 7 anos em viagens manutenes e muita histria acabei vendendo e comprando a kombi clipper 1976 toda cheia de graa por onde passa chama a ateno equipada com suspenso a ar e um estilo prprio muita alegria s quem tem sabe o prazer que guiar uma kombi

CAROLINA FERRS

Era uma vez uma perua coletiva... A kombo.s.a. nasceu para apoiar o movimento de interveno urbana CafeNaRua. A ideia do movimento criar e testar diferentes usos para nossos espaos pblicos, sempre levando uma caf como desculpa para reunir e conversar com as pessoas. Aos poucos, a kombo.s.a. comeou

72

73

JOS FASCINI FILhO

CLARE BROOkES Vw fUNERALS

I was a Kombi fan before I even learned to walk. In 2004, I started a company that rented Kombis for marriages. The idea came to me when I realized that if I ever got married, I would want to go to the ceremony in a Kombi and not in a Rolls Royce or a limousine. And since I also realized the same thing would apply to my last journey, in 2007 I decided I would start VW Funerals, a hearse company. My family has been in the funeral business since 1930, so I know everything about the appropriate funeral etiquette. I choose the Kombi because its got lots of internal space to accommodate large cofns and ower arrangements. Today, we have two Kombis that we use specically for this. The rst one is a van that was used in the past to carry dead bodies. Weve installed extra large windows on both sides so that the cofn and the owers can be seen, and weve also added a special stand for the cofn and a roof rack where family members can place an object a tribute to the memory of their deceased loved one. The second one had previously been used to carry passengers, and so it was harder to adapt. We also have a third Kombi that we use exclusively to carry family members. Our Kombi hearse business started out very slowly as people were not used to the idea of being carried in a motorhome after dying. England is different from Brazil in that people dont normally hire Kombis for funerals. After lots of time and effort, people realized it could be great to have their very last trip in a Kombi. Weve become amazingly popular throughout England and our business is now nally becoming viable. Weve been hired for more than 500 funerals and were very popular among the families of those who had lots of fun in life or who used to take trips in a Kombi in the 60s, 70s or 80s. They come to us because they think it

would be great to offer their loved ones a wonderful last trip in a special Kombi. We also service many hippie families they like to have lots of owers and objects near the cofn. Our clients want something different from the traditional hearse. Our service is unique and we allow people to personalize their Kombi hearses. I remember once we held the funeral of a man who was terrible at surng, but very good at ironing clothes. His wife decided to attach an ironing board to the roof rack, as if it were a surfboard being carried by a surfers vehicle. Family and friends found it funny. On the streets, people were really surprised. In fact, an old lady that was walking out of the supermarket carrying some bags was so surprised she tripped and fell down. I wanted to stop and help her but I couldnt, because I was driving the Kombi hearse. Since Volkswagen will stop producing the Kombi, I started thinking about what its funeral would be like. There would be a Kombi for every production year since the van was launched. They must be aligned according to their year of production, and the very last model would be the rst in line. This last Kombi must be a gold one, decorated with beautiful Brazilian owers, and it would be pulled by four classic Beetles throughout the streets of Brazil, as if it were taking part in a Carnival parade. The nal destiny of the bus would be a museum in Brazil, and we would see a kind of guard of honor formed by surfboards right in front of the place. There, people from all over the world would be able to see it. Rest in peace, Kombi!

Pelo tamanho da famlia j da pra ver que sempre tivemos Kombi. Quando viemos para So Paulo (somos de Marlia), meu Pai colocava um fogo dentro da Kombi e saamos andando em So Paulo para conhecer tudo. Sempre por perto a Kombi fazia sucesso, foi o primeiro carro que pude dirigir aps tirar CNH, foi tambm a ltima Kombi da famlia uma cabine dupla DIESEL, fazia sucesso com os amigos pois cabia todo mundo. Hoje na empresa temos um modelo 2012, que sempre que d pego nos nais de semana para andar e relembrar dos bons momentos.

74

75

EDUARDO GEDRAIT PIRES

TESTAMENTO

SANDROmAR MILAN

Ter uma kombi o sonho de todo proprietrio de fusca. Estava eu em 2010, com meu fusca 1969 pronto, quando me despertei para Kombi. Lembrei do transporte escolar, dos vendedores de porta a porta, da kombi da pamonha, da Kombi que prestava servios ao antigo Matarazzo de Papis e, que meu pai trazia pra casa, e decidi comprar uma.

Um ano de busca e achei uma STD 1974, na Cidade de Batatais (400 km de distncia de casa) que pertenceu a um convento. Estava integra, apenas judiada pela pintura gasta. Comprei. Trouxe rodando at Ipero (300 km de distncia) onde foi totalmente restaurada. Cinco meses de briga com o funileiro e ela cou pronta e veio pra So Paulo, rodando, para nalizar a restaurao.

A surgiu o problema. Como era a Kombi STD original em 1974? Ningum sabia responder. Recorri ao Forum Fusca Brasil e nada (mais de 20 mil usurios). Manuais? Nada. Folhetos? Nada. Com muito custo e muita pesquisa, ela cou pronta e ganhou placa preta pelo Fusca Clube do Brasil. J estvamos em 2011. Da, pensei: Todo esse trabalho de pesquisa car perdido? No! Vou fundar um clube de kombis e surgiu o Sampa Kombi do Brasil. Nele, todas as informaes necessrias para a restaurao de uma Kombi, desde informaes tcnicas, indicao de prossionais, busca de peas, realizao de encontros, esto concentradas e disposio dos scios. Tudo ia bem quando surgiu um e-mail de Rio Negro (PR) oferecendo uma Kombi 1958. Pensei. No pode ser verdade. A produo comeou em 1957. Ningum do Forum Fusca Brasil conhece ou j viu uma Kombi 1958. Preciso v-la pessoalmente. E, novamente, embarquei na Rodoviria do Tiete, rumo a uma cidade desconhecida, em busca de outra Kombi. Cheguei de manh, fui muito bem recebido pela famlia Stritzinger e fechei negcio na hora. Estava muitssimo bem conservada, com todos itens originais, apenas com a tapearia judiada pelos 54 anos de vida e a pintura errada. O motor tambm j no era mais o 1200 de 30 cavalos de potencia. Veio de guincho pra SP. Um ano de reforma, agora utilizando as informaes do clube e, placa preta. Depois a descoberta. Era a kombi brasileira mais velha que se tem conhecimento. O chassi dela nmero 2.300. E o Sampa Kombi Clube, com seus 400 scios e 30 mil seguidores no Facebook, continua auxiliando todos os apaixonados por este veiculo to simples, a manter a lenda da Kombi viva, daqui para a eternidade.

Foi na dcada de 90 que a histria com a Kombi comeou. O meu pai comprou uma 1980, Bege, pra fazer transporte escolar; camos quatro anos com ela. A segunda, foi uma Azul e Branca, 1973; Ficou quatro anos na famlia; Foi com ela que eu aprendi dirigir. E a terceira, 1997, Branca neve, essa cou oito anos na famlia. amos para a quarta Kombi, mas ento decidimos parar com o transporte escolar. Deixaram saudades, lembro com muito carinho das trs.

VERA BRONZE

Nasci em 1950. Quando iniciaram a produo da Kombi em 1957, eu tinha 7 anos. O tempo foi passando e com 17 anos queria muito aprender a dirigir. S que no tnhamos condies nanceiras para Auto escola. Imagine, nem carro tnhamos e,mais,meu pai no sabia dirigir. Mas meu pai tinha um grande amigo - Olivio - que dirigia uma Kombi, que era da fbrica que ele trabalhava. Pois , quando ele soube do meu desejo de aprender a dirigir, comeou a me ensinar! Aprendi muito! Depois de algum tempo e trabalhando consegui tirar minha habilitao. A PRIMEIRA KOMBI A GENTE NUNCA ESQUECE!!!!!

76

77

TACIANA COLOmbO

Charmosa, mas ciumenta! Nunca tive intimidade com os carros, nem ao menos sei dirigir, mas neste ltimo ano, convivendo com um namorado apaixonado por mecnica e jipeiro das antigas, descobri histrias inacreditveis, que me fazem crer que os possantes so dotados de uma inteligncia sensorial, - digamos assim. No raro, adquirem certas qualidades humanas. So sentimentais, temperamentais e at conspiram silenciosamente. Conta a histria de uma famlia de mecnicos, que o ancio, falecido h alguns anos, consegue comandar os veculos, que passaram por ele, mesmo a sete palmos do cho. Certa vez, um de seus antigos clientes precisou de socorro. O lho do falecido estranhou o fato do homem chegar a p na ocina. Imediatamente, o cara explicou que o automvel parou de funcionar do nada, na rua do cemitrio. Sabendo dos poderes msticos do pai, o mecnico lho perguntou: - Vem c, por acaso tu acertou a dvida com meu pai? - No. Estava explicado. O velho conseguiu dar uma lio no credor. O carro quebrou bem na lateral da sua lpide.

o m de semana e, por precisar de cuidados especiais, passei dias afastada do meu amado. Depois da confuso, pensei numa pequena vingana, mas a piadinha sobre o seu temperamento, me rendeu uma caminhada de 13 quadras at em casa, numa manh chuvosa de sbado. Pifou novamente. Por m, o namorado desmontou as mangueiras de alimentao, trocou as braadeiras, apertou tudo, limpou a sada do tanque.... Voltou a funcionar, mas no h mais garantias. Meu namorado est nervoso. O relacionamento entre eles, denitivamente, cou abalado. - Ela me cansou, j no mais charmosa. Estamos em processo de divrcio! A briga j dura trs dias. Esto sem se falar. - Isso que d ser bgamo! Retruquei. ... Nenhuma mulher aguenta tanta concorrncia!

tive a oportunidade no exrcito. L eu dirigia uma Kombi 73, verde oliva, e a partir da, resolvi um dia ter a minha. A primeira Kombi foi uma 78 branca, que z muitas viagens de So Paulo para as prais de Floripa. A segunda Kombi foi uma cabine dupla, 84 bege, que tambm z muitas viagens, principalmente para Itatiaia. O destino ainda me reservava uma surpresa. A empresa que trabalhei a extinta Telesp, me concedeu uma Kombi 95 branca zero Km. Ficamos juntos por 7 anos, sempre viajando pelo interior de So Paulo, sempre bem conservada e limpa, mas nos separamos, eu fui desligado da empresa. Esta me deixou muitas saudades. Atualmente eu tenho uma Kombi 74, tambm branca, que estou fazendo uma pequena restaurao. A minha vontade era ter um modelo de cada, principalmente a edio 50 anos e last edition. Pena que a Volks no fez esforos pra manter a Kombi em produo. Acho que teria formas de se adequar as regras de transito de 2014, mas fazer o que. Vou sentir muitas saudades da boa e velha Kombi.

sem ter contato com uma, at que comecei a trabalhar em uma escola de ensino fundamental, a Kombi servia para transportar materiais e levar criana para casa em caso de emergncia, porm, durante 2 semana houve um surto de Escabiose (sarna humana) na cidade e precisvamos levar as crianas para triagem mdica, eu quei encarregada do transporte, amos cantamos msicas e pardias, o que chamava ateno da populao que chamava nossa Kombi de Expresso Sarninha, a Kombi cou famosa e guardada no corao dos meus queridos ex-alunos. Depois no meu prximo emprego utilizvamos a Kombi para levar jornais, mateirais impressos, promotoras e at gatos de um lado para o outro. A Kombi fez mais do que parte da minha vida, tornou-se parte do que eu sou hoje.

FRANCINE ALSLEbEN CEgANTINI

VALDEmIR TADEU DE MEDEIROS Meu namorado tem uma Kombi a diesel. Modelo 1983. Ano 1982. Foi batizada de Charmosa. O problema que a balzaquiana ciumenta. Outro dia resolvemos viajar com ela. Na estrada, comemoramos seu bom comportamento, mas no dia seguinte, quem disse que a danada quis pegar no tranco? At que chegou

O carro da minha famlia durante longo deliciosos anos foi uma Kombi azul, l viajvamos, acampvamos e muito mais, meu pai fez questo de virar um banco de frente para o outro para que e meu irmo brincarmos e interagirmos durante a viagem. Quando precisou vend-la, meu pai chegou a chorar. Passei anos

Me chamo Valdemir, e no poderia car de fora desta histria. A minha experincia com Kombi foi ainda na minha infncia, mas s

78

79

MAURCIO SOUZA LOpES SILVA

A minha historia com Kombi comeou com o meu pai na feira como se pode ver na foto eu entrando na Kombi do meu pai carregada com caixas vazias de frangos que havia sido vendido na feira, e na outra foto pode ser visto a minha Kombi 1970 que adquiri em 2013.

fogo selvagem, que tratava de queimados na capital federal. Lembro que no existia a famigerada SACOLINHA de plstico descartvel que tanto polui nosso mundo hoje. Os comerciantes de ento usavam muito saco de papel e jornal velho como embalagem. Foi da que tivemos a idia de aproveitar a visita de cada dupla de escoteiros nas casas que doavam em mdia 7 saquinhos de leite por semana, para recolher tambm todo seu jornal velho. Improvisamos macas com nossos bastes para carregar aquele peso extra, logo enchemos uma sala com tanto jornal, que precisvamos vender e seria por quilo. No foi difcil pois todo jornal velho da regio estava conosco. Tnhamos uma caderneta de poupana do grupo e muitos meses depois conseguimos dinheiro suciente para comprar a to sonhada kombi, verde, cheia de bancos, 15 anos de estrada, que pra kombi no nada. Que prmio! No haveria melhor recompensa pelos meses de boa ao, pela prtica de reciclagem e ecologia, palavras que penso inexistentes naqueles anos. Eis que surge uma carta, vinda de Belo Horizonte, dando conta de um tal Jamboree, um encontro estadual de grupos escoteiros que s acontecia a cada quatro anos. Por acaso seria desta vez na cidade de Ituiutaba-MG, quase chegando em Gois. Se iramos? claro que sim e de KOMBI! O mais jovem grupo escoteiro do estado, chegando numa conferncia estadual com sua prpria viatura, era muito orgulho pra um garoto de 13 anos. Atravessamos todo o triangulo mineiro, lavamos a kombi antes de entrar na cidade, ajeitamos as fardas e chegamos. Que orgulho, trs dias

de reunies, cursos e atividades e nossa kombi ali, interativa, polivalente e pau pra toda obra. At no desle nal de despedida ela participou. Na volta, pra no passar o dia sem uma boa ao, o chefe resolve dar carona para um casal de hippies, daqueles mochileiros que fazem artesanato nas praas. Estavam na beira da estrada com um beb, sob um sol forte de meio dia. Algum do grupo falou baixinho: j tem muito mochileiro aqui dentro, no cabe mais nada. Como no, somos escoteiros e temos uma KOMBI, respondeu a maioria j se ajeitando para criar espao.

LUIZ CLAUDIO JORgE

A revoluo dos meninos. Dentre as muitas passagens que j tive com as kombis, essa de longe a mais marcante: Era o ano de 1979, estvamos morando nos conns do tringulo mineiro e um colega de trabalho do meu pai resolve fundar um grupo escoteiro. Eu tinha 12 anos ento, idade suciente para no comear como lobinho, seria j escoteiro e poderia usar o chapu da polcia orestal no lugar de um bon azul. Grupo montado e registrado na capital como o 77 de MG, rapidamente ramos mais de 20 meninos, acampando ou fazendo atividades sociais todo m de semana. s vezes caminhvamos 10 a 15 quilmetros de marcha para acampar em alguma fazenda na beira do Rio Grande ou cachoeiras. Fazamos alguma benfeitoria ao fazendeiro por gratido e praticvamos ECOLOGIA sem saber que teria esse nome um dia. Muitos dos utenslios mais pesados eram levados de carro por um dos pais e quando o evento era mais longe, pedamos transporte para as prefeituras. Naquela poca ningum falava em RECICLAGEM de materiais, entretanto fazamos coletas semanais de saquinhos de leite vazios para doar ao hospital do

PLINIO RUVIRA SUNIgA SILVA

A primeira vez que dirigi um carro foi uma Kombi. Lembro-me bem desde dia. Estava na rua com meus primos esperando para ir ao Salo do Automvel em 2002, se no me engano, e meu tio chegou. Na poca com 10 anos o meu sonho era dirigir e meu tio deixou que eu e meus dois primos assumssemos o volante. Cada um dirigiu um pouco e demos uma volta no quarteiro que parecia uma eternidade. Meu pai cou muito nervoso, e no queria que eu fosse ao salo, mas acabou cedendo e foi um dos dias mais felizes da minha vida.

80

81

ANTONIO SOUZA FILhO

Senhora. Infelizmente ela se vai, uma pena mesmo... Queria ver o centenrio da Kombi, mas no considero a Last Edition como um Adeus, mas sim um At Logo! Quem sabe daqui um tempo, pela falta de um veculo verstil para movimentar esse Brasil ela volte no Estilo Fusca Itamar ou at mesmo depois de um bom tempo ela volte pra car de vez... Porque no?! Olha o Fusca ai de volta! Sonhar preciso! Valeu Kombi, tamo junto! |o\ /o|

Apesar disso, eu trabalhava com ela nos ns de semana fazendo pequenos carretos, fretes e chegando at a remover entulho em obras com ela para pagar a faculdade, foi um momento muito difcil para mim, mas minha senhora KOMBI me ajudou a pagar as mensalidades em atraso e comeou a sobrar dinheiro at para ir na balada, minha namorada at que tinha um pouco de vergonha por sair comigo na KOMBI, mas eu no ligava e at achava divertido. Meu sonho ter uma KOMBI personalizada, colorida com estilo de sursta, talvez um dia eu consiga reformar minha senhora para ela car uma senhorita mais atraente.

LISELENA MARIA BERSCh NEUmANN

Minha relao com a Kombi uma coisa que vem desde pequeno. Fiel companheira de pescaria do meu pai que, entre tantos carros, teve no total 7 Kombis, sendo a stima o atual carro dele, uma Kombi 2011 que eu, apesar de ter meu carro, no resisto e pego ela para os roles do fds. Dessa convivncia surgiu meu carinho e admirao por esse patrimnio histrico mundial. Olhar para uma Kombi, lembrar diretamente do meu pai, meus avs j falecidos e de tantas viagens e coisas boas e divertidas que j aconteceram a bordo de uma Kombi. Muitos julgam ser um carro jurssico, ultrapassado, careta, mas enm... Ela j viu muitos carros entrarem e sarem de linha e ela esteve sempre ali, rme e forte, com todos aqueles que precisaram dela seja para o que for. Estar a bordo de uma sinnimo de risadas e histrias curiosas que cada um j presenciou com a Velha

Ir ao Colgio uma atividade muito corriqueira, normal. Podemos ir de carro, nibus, van ou at a p, mas quando a Professora vem de Kombi algo muito inusitado. Foi no ano de 1995, quando eu lecionava no Colgio da minha cidade em Arroio do Meio - RS, para a turminha do Maternal. Minha lha, minha aluna, carteira de motorista recente e e a Kombi minha conduo. As esquinas j conheciam nossa Kombi, pois o ltimo pneu, aquele do lado esquerdo, pegava com muita facilidade o cordo da calada. Viagem com emoo... Sair da Kombi... Bom, sair da Kombi era algo hilrio, eu a professora, grvida, o material escolar, a lha minha aluna e a porta do caroneiro. Tudo conspirava a favor, tudo saa pela mesma porta, a do carona. A Kombi bege, saudades.

Atualmente meus alunos esto formados ou cursando Publicidade, Direito, Administrao, Engenharias, Farmcia... Um jogador de futebol... Feliz por eles! Agradecida Kombi bege!

MARCO ANTONIO DEL SASSO GRACILIANO

LUCAS TOmAZ

Para muitos a KOMBI nos dias de hoje considerada um carro de pessoas mais velhas, venho aqui discordar e dizer que apesar de meus 23 anos, sou um apaixonado por KOMBI. Nesse ano de 2013, comecei minha faculdade de Publicidade e Propaganda, mas estava tendo muita diculdade em pagar as parcelas, resolvi ento vender meu antigo carro e comprar uma KOMBI 1985, confesso que ela no estava nas melhores condies de conservao.

Trabalhei por 10 anos em uma empresa que fazia instalao de equipamentos de telecomunicaes para empresas do grupo TELEBRAS. Viajei o Brasil inteiro a trabalho e diversas vezes de KOMBI. Poucos podem acreditar mas ja fui de So Paulo a Joo Pessoa com uma, devido a quantidade grande de instrumentos que tivemos que levar. Entre outras aventuras, conheci minha esposa nesta viagem, e de KOMBI.

82

83

GINgER REhm

TESTAMENTO

RICARDO gOmES

Me chamo Ricardo, tenho 40 anos moro em Santos. A Kombi um dos veculos mais usados aqui no litoral e na minha adolescncia lembro que se pegava muito delas para subir os morros, serviam de conduo para quem morava por l. Uma vez conheci uma garota que morava no morro, no sabia seu nome nem seu endereo mas quei de olho para prestar ateno nos horrios que costuma usar o transporte e quei no ponto das lotaes espera, s para poder pegar a mesma Kombi que ela e puxar papo. Deu certo, a conheci, chegamos a namorar e aprendi que a kombi aproxima as pessoas. Passou o tempo no vingou o namoro mas mais adiante aprendi a dirigir e conheci um grupo de decientes fsicos, o qual acabei conhecendo minha esposa. Eu j dirigia mas morria de medo do volante. Uma vez, para impressionar minha esposa, eles locaram uma kombi para ir um evento mas no havia motorista. Ento encarei a empreitada e levei todos ao passeio, suando frio na estrada mas perdi o medo e a volta foi tranquila.

We are the Rehms. A family of three who have traveled in our Kombi, Red Beard, from California to the tip of South America. For the last four years, our Kombi Westfalia has been our home as we traveled around the U.S.A., through Mexico and Central America, down the Pacic coast of South America to Ushuaia, Argentina (el n de mundo) and back up the Atlantic coast of South America, completing an entire loop of South America. Weve seen 19 countries, slowly, in our beloved VW. Because of our bus, we have met many friends, many classic VW groups and had many doors opened. Strangers have helped us with car repairs and allowed us to camp at their homes. Everyone has a kombi story to tell! Whats next? Were gearing up the bus for another continent! Check out our map and blog at www.bodeswell.com or on Facebook.

ELYNE RENATA RODRIgUES

Ela levou a gente para o Altar na data que no vai se repetir 23/03/13.

Elyne Renata Rodrigues

84

85

JEffERSON ESTEVAm

ERIC AkIO SAITO

ThIAgO PETRUCELLI DE LIRA

Lembro-me de quando era criana e andava na Kombi amarela do meu tio, os tempos foram passando, comecei a frequentar a escola, fui por um perodo de tempo com ela pra escola, fui crescendo e adivinhem em qual carro aprendi a dirigir? Claro que foi numa Kombi que dei as primeiras aceleradas, agora estou comprando uma T4 pra trabalhar com turismo. Ela no sai da mente nem do corao.

Desde pequeno fui ssurado por carros. Acho que desde meu aniversrio de 1 ano que foi todo de Formula 1, peguei gosto por carro. Meu pai no tinha carro prprio na poca. Foi quando a Kombi surgiu na minha vida. A empresa que meu pai trabalhava deu uma Kombi, pra ele viajar scalizando obras. E aos nais de semana o carro cava com ele pra usar a vontade. Foi quando peguei uma paixo pela Kombi. Viajava com meu pai, achava demais. Tenho timas recordaes da famlia inteira unida viajando de Kombi na minha infncia. Porm meu pai parou de usar Kombi para trabalhar, a empresa deu outro carro e desde ento no havia andado mais de Kombi, mas a paixo pelo carro sempre prevaleceu. Sempre foi o carro que eu tive mais vontade de ter. Foi quando tive a oportunidade de trabalhar com transporte e tive que escolher um utilitrio para ser meu companheiro. E obviamente escolhi a Kombi. Procurei bastante e acabei comprando uma Furgo 2010, na qual meu ganha po hoje. Trabalho numa transportadora viajando bastante com ela. Sou apaixonado pelo carro, meu xod apesar de ser um carro de trabalho. E hoje quando viajo, levo meu pai, e passamos as vezes pelas mesmas estradas daquela poca e bate uma saudade em ambos. No canso de ouvir as mesmas histrias que ele conta. Fiquei realmente triste ao saber do m desse carro. O Brasil precisa dele! Deveriam abrir uma exceo pois no h nada parecido que possa substituir este carro to carismtico e importante na vida da maioria dos Brasileiros.

MURILO CESAR LUIZ ALVES

Para que eu no perca minhas raizes, no me iluda com as vaidades. Ao amor que nunca acaba e a todos os amigos, loucos ou no, que j entraram na vakinha... Vakombi mais que uma kombi branca com manchas pretas. No o conjunto de rodas, chassi ou o velho motor Volkswagem. Nada tem a ver com as beliches improvisadas ou o rack sobre o teto. Vakombi existe na minha mente. Ela real. Ela uma ideia. Vakombi signica dividir o que se tem. Levar amor, entretenimento e cultura aos que precisam ou no, pois no sei distingui-los. um modo simples de ir e fazer alguma coisa na prtica. Vakombi se traveste naquilo que a necessidade mandar, tentando criar um ambiente simbitico por onde passa. Vakombi visita lugares no to bonitos. Entra em lugares onde as pessoas so esquecidas. Ela no espera ser bem recebida. Ela existe pra servir; dar e no esperar o troco. Ela precisa ter os ouvidos abertos e enxergar alm da superfcie. Vakombi tem uma misso: espalhar o AMOR.

A kombi esteve na minha vida entre os anos 1967 e 1970. Nessa poca minha tia era casada com tio Carlinhos, que tinha uma kombi. Ela era muito querida e passear nela era um acontecimento. E ainda foi muito til quando ele e meu pai formaram uma rma de distribuio de hortifrutis. Quando minha tia desquitou dele, acabou a festa. Sempre tive um carinho especial pela kombi. Que saudade, cara...

86

87

ThYAgO SZOkE

BRUNO ANDRETO DELghINgARO

Fabricada no Brasil desde 1957, a Kombi um verdadeiro cone na histria dos brasileiros. E fcil saber o porqu: sendo o mais longevo veculo em produo no Brasil, no h quem nunca tenha vivido uma situao com uma Kombi. Este meu caso. Pela minha famlia j passaram 5 Kombis, desde os anos 1950. Ambos meu avs tiveram Kombis, sendo meu av paterno o pioneiro no assunto: dirigiu uma Kombi do primeiro lote vendido no Brasil, ainda importado, quando trabalhava para uma confeitaria. Depois disso adquiriu para uso prprio outras duas Kombis, em momentos diferentes, que levaram a famlia - enorme, como era comum naquela poca - para passeios em todo o Brasil. Com meu av materno, no foi diferente: teve duas Kombis de primeira gerao e uma Clipper, ano 1976, logo que foi lanada. Foi uma festa, todos queriam saber se ela era to boa de dirigir quanto a antiga e, bem, as excelentes vendas esto a para conrmar. Guardo foto dessa Kombi at hoje! O mais curioso disso tudo que ambos passaram para carros Volkswagen quando se aposentaram, antes do meu nascimento, de forma que muitos anos se passaram at que eu viesse a andar numa. Surpreendentemente, sempre fui apaixonado por Kombi, mesmo sendo um veculo com apelo to comercial. Desde criana, era doido para ter uma! E aqui que comea a minha histria. Quem no se lembra de quando era criana e o Natal era poca de escrever cartinha para o Papai Noel? Uns pediam bicicleta, outros pediam um videogame, outros mochila... adivinhem qual foi o meu pedido no Natal, quando tinha 8 anos? Sim, uma Kombi! Devo ter envelhecido meus pais uns 5 ou 10 anos quando leram a minha carta, tamanho choque que causei. Fui simples e direto: Papai Noel, como bom menino que fui este ano, quero realizar meu sonho, que ter uma Kombi! Branca, com desembaador no

vidro traseiro. No precisa ter placa, j que no tenho carta e s vou dar umas voltas at fazer 18 anos. Mas prometo que vou cuidar muito bem dela. Peguei algumas folhas de papel sulte e z um caminho da calada at a rvore de Natal, passando pela garagem, mostrando onde o bom velhinho deveria estacion-la. Bolei at um meio-o imaginrio, alinhado com o piso da sala, para car mais fcil manobr-la para fora de casa. Montei tudo dia 24 de dezembro e mal consegui dormir noite. No dia 25 acordei bem cedo, e fui at a sala na ponta dos ps, corao saindo pela boca, para descobrir se ela estaria l, estacionada: mas, no estava. Lembro que chorei muito, decepcionado que quei por ganhar um carrinho em escala 1:18, e no o objeto dos meus sonhos, em escala 1:1. Fiquei chateado por dias, o que levou meus pais a me contarem que o Papai Noel, na verdade, era apenas uma histria. No preciso dizer que quei chateado em dobro... No me rendi: nosso vizinho de frente, um senhor de idade, tinha uma Kombi branca, cabine dupla, motor gasolina, ano 1981, l pelos idos de 1991. nico dono, muito bem conservada, lembro que quei tmido de pedir para dar uma volta, mas a paixo pelo carro era maior e l fomos seu Francis (dono da Kombi), meu pai e eu para um rpido passeio. Que legal! Fui sentado no centro, no banco dianteiro, e me apaixonei pelo barulho, conforto (sim!), e espao interno. Virei f maior do que j era. Anos se passaram e outras Kombis zeram parte da minha vida. Em todas andei de carona, algo que me entristece ainda hoje. De tempos em tempos comento com meus amigos se algum tem uma Kombi pra emprestar pra dar umas voltas, mas sem nenhum resultado. Ainda me pego pensando em uma, branca ou prata, com vidros verdes

e desembaador, para passear em nais de semana e levar coisas para a casa de praia. A Kombi sempre morou e sempre morar no meu corao. Mas at hoje me entristeo no por aquelas em que andei apenas como passageiro, mas por aquela que nunca foi minha, em Natal algum. Nem por uma voltinha...

VALRIA GARDINI

Minha histria apaixonante por Kombi , comeou com 9 anos de idade, quando minha famlia abriu uma distribuidora de alimentos. Aprendi a dirigir com 10 anos em uma Kombi ano 76, exatamente o ano que nasci. Ainda no tenho a minha, e no quero outro automvel, somente a Kombi e de preferncia colorida para vender livros. No momento comecei uma coleo com miniaturas!

Ah, se todo mundo pudesse ter uma Kombi... sou do ano de fabricao 1993 e, desde minhas primeiras horas de vida, uma Kombi 1990 faz parte dela. Por necessidade na serralheria da famlia, meu pai sempre foi adepto robustez e facilidade de manuteno da Kombi. Depois de usar uma 1969 at o m, acabando no ferro velho, ele comprou a que nos acompanha at hoje. So muitas histrias, momentos, lembranas. Como esquecer os passeios de nal de semana, indo chcara e indo pescar, na companhia dos avs... a festa com os primos, pois cabia todo mundo em p... sempre foi pau pra toda obra: carregava portes no bagageiro, ferramentas nos bancos e assim, ajudava um pai de famlia nas atividades do dia-a-dia. Foi o segundo carro que este que vos escreve dirigiu, depois de fantasiar viagens e conhecer o mundo pela imaginao bordo dela. Hoje, tenho quase 20 anos; a Kombi, 23. Ela j no tem a mesma sade de 18 anos atrs, com seus 432 mil kms, alm de vrios furos no assoalho, mas ela continua com um charme que no d pra resistir! Meu plano para o futuro restaur-la, transform-la em um motorhome e viajar pelo mundo, eternizando a companheira mais valente e simptica que pode existir!

88

89

JOO MARQUES

SILVIA MEgALE

PLINIO RUVIRA SUNIgA SILVA

No havia dia que passasse sem que algum nos tirasse uma fotograa ou pedisse para lhe contarmos a nossa historia, algo que quase sempre resultava num convite para jantar ou para dormir em sua casa. Ningum podia resistir aos encantos da kombi celeste e branca com ores que passeava pelo continente Americano a cumprir um sonho de 2 jovens loucos. Claro que no faltaram as avarias no caminho, pequenas e grandes, mas parecia que sempre que a Amlia no queria avanar havia uma razo e cada avaria se terminava transformando numa amizade, cada problema sempre tinha soluo e parece que no h mecnico no mundo que no saiba o que uma kombi e a oportunidade de poder trabalhar numa parecia um privilgio. Um privilgio que muitos tomavam como uma ddiva e que muitas vezes nem nos deixavam pagar, pelo contrrio insistiam que cssemos em suas casas e, assim conhecemos lindas famlias e amigos que eternamente levaremos nos nossos coraes. Um emprego estvel, uma vida de luxo, mas um sonho por realizar. Foi assim que no inicio de 2012 decidimos deixar tudo e comprar a nossa primeira kombi. Assim que a vimos camos apaixonados, pois apesar do seu estado quase catico, pudemos ver a sua beleza interior e durante trs meses dedicamos todo o nosso tempo a restaurar todo o seu esplendor. Em Agosto de 2012, a nossa Amlia Frida estava nalmente pronta: nova cara, novo interior, pronta para ser a nossa casa por mais de um ano viajando por toda a Amrica Latina, desde o Mxico ao Brasil, percorrendo mais de 30.000 km no ano mais feliz da nossa vida. Com os seus j 37 anos, pois nasceu em 1976 em Puebla, Mxico, foi ela quem nos guiou com toda sua experincia. So mil as histrias que temos para contar, mas nunca esqueceremos, por exemplo uma menina de 10 anos que se apaixonou tanto pela Amlia Frida, que no descansou enquanto no convenceu os seus pais e a ns que tnhamos de passar o Natal juntos e foi assim que o Natal de 2012 o passamos em Bogot, com uma famlia humilde, mas to especial que partilhou conosco o seio do seu lar neste dia to especial. Assim, nos tornamos Kombinautas...

1970...eu tinha apenas 6 anos quando entrei pela primeira vez numa kombi. At ento eu s tinha andado de fusquinha. ramos em 4 pessoas na famlia: meus pais, eu e minha irm. Ento nosso fusca era mais que suciente para ns. Bom, at o dia em que tivemos que ir de So Paulo at Presidente Epitcio... a viagem era sem m e o fusquinha pedia vrias vezes para parar. Ao chegar em nosso destino, onde moravam meus tios com seus 6 lhos, eis que conheci a gloriosa kombi!!! Um carro! No, uma caminhonete! No, um caminho! No, denitivamente, nada semelhante a uma kombi: quadrada, dura, sem nenhum conforto, mas ENORME, GIGANTE, to gigante que dentro dela ns 8 (eu, minha irm e meus 6 primos) fazamos a maior baguna: brincvamos, corramos, pulvamos de um banco para outro, aprontvamos tudo o que podamos e no podamos dentro daquela perua azul-clara que durante anos foi nossa diverso nas nossas frias... Saamos para passear numas 12 pessoas dentro da kombi; tomar sorvete, pescar, atravessar a fronteira para Mato Grosso, ver jacar noite...E fora das frias passou a ser nosso dia-a-dia para irmos escola durante anos a o: me, a perua chegou!!! E saamos correndo para subirmos em nossa van escolar dos anos 70 rumo escola.... Veculo simples, de formas disformes, que tirava todo mundo do lugar cada vez que passava numa valeta, mas que at hoje transporta milhares de brasileiros, balanando seus fgados e coraes..... dona kombi, nunca capricharam muito no seu sistema de amortecedores!!!! Mas no tem problema, a nossa gerao sempre ir se recordar de voc com muita alegria e nostalgia! Mas quer saber de uma coisa, tenho certeza de que voc voltar! O fusca no voltou? Beijos. Te amo e obrigada por todos bons momentos que tivemos juntas....

A primeira vez que dirigi um carro foi uma Kombi. Lembro-me bem desde dia. Estava na rua com meus primos esperando para ir ao Salo do Automvel em 2002, se no me engano, e meu tio chegou. Na poca com 10 anos o meu sonho era dirigir e meu tio deixou que eu e meus dois primos assumssemos o volante. Cada um dirigiu um pouco e demos uma volta no quarteiro que parecia uma eternidade. Meu pai cou muito nervoso, e no queria que eu fosse ao salo, mas acabou cedendo e foi um dos dias mais felizes da minha vida.

90

91

CELINA REbOUAS BRESSANE

ALLISON ROSSATI

ThAIS S

Vamos l! Acredite se quiser... Sou de uma famlia numerosa, a quinta de dez... seis homens e quatro mulheres. Sempre gostei de automveis, carros, motores, demonstrando o meu grande interesse em dirigir. Certo nal de semana, em nossa propriedade no interior, Guararema (aqui em So Paulo), tive um sonho: aprendi a dirigir aos doze anos de idade: cmbio, marchas, freio de mo, manobras, r, espelhos, farolete e a direo, meu guia principal juntamente com a embreagem, freio e acelerador. O carro escolhido por meu pai foi uma perua Kombi, da Volkswagen, o carro da famlia. Ao acordar pela manh, contei a todos o meu sonho; papai nomeou um primo que estava conosco para darmos uma volta, como companhia instrutora na Kombi. Estrada de terra... Muita vontade de dirigir... Novos caminhos... Um novo mundo... L fomos ns! Percurso: 1 marcha, 2 marcha, curvas a diante, manobras; r e logo voltamos, pois tudo aconteceu to certo quanto o sonho. Acredite se quiser! Sou Celina, aos sessenta e um anos de idade, uma das fs da Kombi! Obrigada por este sonho se tornar realidade.

que estava no sitio deles, participa da entrega das verduras junto de meu tio e meus primos: Antonio Boscarini e Raul Boscarini. Um utilitrio que sem duvida entrar para eternidade deixando muitas saudades, de boa parte dos brasileiros que comearam a vida a bordo de Volkswagem Kombi com nome original alemo Kombinationsfahrzeug. Vai deixar saudades

Moro no Amap (extremo norte do Brasil), estava na universidade ainda. Certo dia um colega de trabalho (ramos bolsistas de um cursinho preparatrio para o vestibular, ramos professores) convidou eu e minha namorada para viajarmos um congresso em Fortaleza-Ce. Topamos de cara e como bons bolsistas estvamos lisos, mas topamos. O congresso era de estudantes de Letras (eu fazia Geograa), mas por ser uma cidade praiana, topei. Primeiro passo era arranjar dinheiro pra chegar a Belm (cidade vizinha que liga o norte ao resto do Brasil). Depois de l, o dinheiro reduziu bastante e resolvemos alugar uma kombi no aeroporto de Belm e ir dirigindo por mais de 1400 km. Conseguimos, na poca quem alugou a kombi foi um colega que tinha mais de 2 anos de CNH, eu era apenas uma permissionria. Mas devido s imprudncias e barbeiragem dos 2 outros habilitados, o grupo resolveu entregar o volante somente mim dentro do Maranho. E assim dirigir por 2 dias e chegamos a Fortaleza e ao trmino do encontro retornamos so e salvos e desde ento recordo com felicidade desse veculo.

RICARDO SANChEZ

Em 1964 minha me enfrentava problemas com uma forte depresso. O mdico prescreveu entre outras coisas que ela fosse passear mais, principalmente com a famlia. Meu pai, com poucas posses na poca, fez emprstimo com parentes e comprou nosso primeiro carro, uma Kombi ano 1962, cor verde areia, que era de um fazendeiro de Pirassununga (SP). Logo comeamos a fazer grandes passeios em famlia, o que muito ajudou na recuperao de minha me. A viagem que foi inesquecvel, assim como essa Kombi, foi a que zemos a Aparecida no Vale do Paraba. A via Dutra estava sendo duplicada e nossa Kombi, toda brilhante com cortininhas nas janelas, parabarros de borracha e calotas cromadas deslava com orgulho ultrapassando muitos e chamando ateno de todos! No Santurio, pagamos nossa promessa pela melhora de minha me, e pela Kombi que pudemos comprar. Inesquecvel ...

Tudo comea na cidade de Ja SP, onde meu tio Raul Boscarini, comeou sua vida ao lado de minha tia Maria Jovelina Rossati, na plantao de verduras, primeiramente o transporte era em uma bicicleta, que aps as coisas melhorarem um pouquinho, mas bem pouquinho partiram para VW Kombi, onde ao decorrer dos anos, diversas Kombi, passaram pela vida deles, mantendo a tradio da marca que atualmente possuem um caminho VW 8-150, talvez os caminhos no seriam os mesmos sem este utilitrio to resistente que com valor to acessvel, como era e ainda . algumas vezes

92

93

OTVIO A. F. COSTA

JOS MAURCIO DE ARRUDA MEYER

Creio que minha histria com a Kombi seja diferente da maioria das histrias aqui relatadas. No tive nenhuma ligao forte com ela na minha infncia, nenhum de meus avs ou pais tiveram Kombi e tambm nunca fui para a escola em uma... Apesar dessa distncia entre ns, algo nela me chamava a ateno. Na minha adolescncia estreitei os laos com a famlia a ar, dirigindo o Fusca 1300 1977 de minha me, pra todo lado, inclusive em viagens ao interior de So Paulo, onde levava meu av para tratamento mdico. Como todo jovem, tambm era apaixonado por carros, em especial os esportivos da poca, como o Gol GTI, um sonho muito distante para mim na poca. Porm, quando eu e meus amigos nos juntvamos para falar de carros, sempre dizia sobre minha vontade de ter uma Kombi antiga, com dois vidrinhos na frente. Imaginem s, sempre fui motivo de muitos risos e piadas... O tempo passou e minha vontade de ter a Kombi continuou aumentando, at que em 2007, depois de muita procura, encontrei um modelo 1972 Stander Azul Diamante, toda original. Fiquei apaixonado, era ela!!!!! Eis que, aos 34 anos, dirigi, pela primeira vez, uma Kombi antiga e a paixo se transformou em amor !!! Seis anos depois e 11 modelos de Kombi na garagem ainda no foram sucientes para me fazer parar... sempre tem espao para um modelo diferenciado. Apesar de cada uma ter uma particularidade e histria diferente, no tenho a preferida, porm, uma em especial tem minha ateno redobrada: uma Barndoor 1950 - Luxo, com todas as caractersticas de quando foi fabricada na Alemanha, inclusive o motor. Trata-se de um dos primeiros exemplares fabricados e um dos ltimos nessa congurao que se tem registro.

Mesmo com a garagem bem apertada, ao lado da primeira kombi fabricada, estou reservando uma vaga para a ltima, ou melhor, para a Last Edition...isto , se eu conseguir o direito de compra, pois sei que no ser fcil! isso. Um pouco diferente das outras histrias, a Kombi no fez parte do meu passado, ela faz parte do meu presente e far, por muito tempo, parte de meu futuro.

por carros foi muito alm ,sou customizador de carros tenho uma ocina ,talvez aquele simples fato mudou o rumo de minha historia !Recentemente z um curso de Design onde a minha primeira tentativa foi fazer um sketch de uma kombi !De resto mando minha foto daquele episdio com a kombinha logo no canto da foto (era vermelha e branca ) e de quebra vai uns sketches de algumas inclusive a ultima edio !!!! Com toda certeza vai deixar saudade ,cou show essa limited ....um sonho pra mim !!!Valeu vov ........

Sou de uma famlia grande. O quarto de seis irmos. Nasci em 1956. A primeira Kombi da famlia chegou em 1966, zero bala. Passei horas dentro dela em sua primeira noite na garagem. Que cheiro delicioso! Loucas aventuras nos trouxe nossa Kombi. Inesquecvel a nossa ida a Barra Bonita (sou de Marlia, SP) quando papai chegou a construir cortininhas pra ela. Dormimos em cinco dentro dela. Sem o banco do meio papai dormiu de atravessado. Ao seu lado eu de c e Teresa, a caula, do lado de l. Mame no banco de trs e Augusto, mais velho que eu, no banco da frente. Onde amos era uma farra. Baralho, colcho, comilana... era fcil ir de Marlia praia distante quase 600km. A viagem quinzenal a Palmital, SP, em direo ao estado do Paran, era uma delica! O que trazamos de frutas! Caixas e caixas. Um momento de emoo proibida? D VDO pai! No meninos! 80 j ta muito bom! timas lembranas levarei comigo e nossas Kombis. Quem dera eu pudesse comprar a Last Edition. E as fotos que no tirei permanecem na retina da memria.

AURELIO CASTRO GUImARES OSNIR BRAmbILA Acho que tinha uns 3 para 4 anos ,quando meu pai estava lavando a kombi dele que usava para buscar verduras no Ceasa , foi quando percebi que a minha Kombi de brinquedo era parecida, nisso meu pai me explicou que era igualzinha tentando fazer com que eu achasse isso ,s que vi que tinha algo diferente ,o teto da minha abria e era em dois tons ...Despertei desde ento essa paixo por carros lembro com se fosse hoje ! Hoje minha paixo

Em 1970 meu pai comprou uma Kombi, ano 1961, modelo Luxo, nas cores azul e branca, e fomos fazer uma viagem para So Paulo. Na Rodovia Castelo Branco, trecho recm construdo, meu pai abusou e deu tudo que o motor 1.200 podia aguentar, quando chegamos em cima da ponte de Osasco o motor travou. Depois de muito desgaste e tempo, entramos em So Paulo dentro da Kombi, mas rebocado por um carro guincho. Essa histria est na minha mente desde criana. Depois meu pai teve outra kombi, com a qual, ele entregava remdios e viajava todo o norte do Paran e z muitas viagens com ele. Sempre que eu vejo uma Kombi, lembro do meu falecido pai, que se ele fosse vivo iria comprar esse modelo retr para presente-lo.

94

95

MARCELO AmORIELLO

NINO SmITh BENDELAk

MAX SIEgERS

A minha histria com a Kombi comeou em 2002 onde adquiri a minha primeira Kombi. Foi uma furgo 1980; depois uma standard 1995; depois uma standard 1975; depois uma standard 1996; depois uma furgo 2002 e agora uma furgo 2008; todas as seis tm uma histria e um carinho especial. Nesses anos foram transportados milhares de caixas de ovos por toda So Paulo.

aventuras com estas Kombis. Este meu tio comprou esta Kombi em 1966 e trabalhou com ela por toda a vida, a Kombi foi sua el companheira por dcadas. Hoje ela est comigo, rme e forte e me alegrando muito, como fazia quando eu tinha apenas 01 ano de vida. A Kombi mgica e inexplicavelmente carismtica, basta observar o rosto das pessoas ao observar uma Kombi, todos sorriem.

Quando eu z 18 anos meu pai me deu uma Kombi pra lanternar e pintar. Confesso que o servio no foi dos melhores, porm ela tinha um motor 1.6, dois carburadores, pintei de amarela e coloquei adesivos por toda a lataria e uma luz vermelha e um super som. Tirei os bancos traseiros e no lugar coloquei um colcho pra poder descansar nos intervalos de uma balada e outra rsrs. Foi uma das melhores fases da minha vida e muitas viagens pelo estado do Rio de Janeiro e Regio dos lagos e tudo isso com aquela familiar folga na direo de sempre kkkkkkkk.

My parents had one. White with a blue peace dove above the VW sign in the front. My rst driving experiences, long summer nights with friends when we were young, party here, party there, everyone in, back home. Will always remember our Bully. In good memory, with regards from Germany. Max

NAZARENO SANTOS DA CUNhA

PEDRO ALEXANDRE OLmpIO DE SOUZA ROgRIO DA SILVA FERREIRA Em 2007, eu e minha famlia samos de So Paulo. Na altura de ilhus, o nosso gol 96 preto pifou e se no fosse a kombi de um senhor que nos ajudou, sabe Deus o que seria da nossa viagem. Kombi voc vai deixar muitas saudades. Kombi branca conduzida por um anjo. Kombi voc no uma van voc a van,e que vai estar sempre no meu corao. SANDRO DAURIA VULCANO Bem, meu pai tinha uma padaria no ano de 1997 em So Caetano do Sul (hoje faliu e virou igreja dos mormons), e tnhamos uma kombi azul. O nome dela era Ambrsia e, eu no auge dos meus 14 anos, me achando um homem e que tinha acabado de aprender dirigir, roubei a Ambrosia do meu pai e quei passeando no bairro Cermica, em SCS. Porm acabou a gasolina perto do parque Chico Mendes, no sei como, s sei que estacionei, subi pra casa, me enei debaixo das cobertas e quei quietinho quietinho. Meu pai achou a kombi, colocou a gasolina o foi para casa de boa, e ele s soube dessa histria h alguns dias atrs, depois de eu estar casado e ter famlia, pois quem doido de falar que roubou o carro do pai para dar um rol? kkk. Minha histria com minha kombi uma relao de amor e dio pois odeio o modelo por ser espartano demais e sem detalhes de acabamento que deixariam seus donos mais confortveis dentro dela j que passamos o dia todo dirigindo esse carrinho. At investi um pouco no meu conforto, coloquei ar condicionado, vidro eltrico, central multimdia etc. ,no entanto acabamos criando um vnculo muito forte com a mesma pois fomos vivenciando muita coisa juntos. Meu modelo 2007 tinha muita histria pra contar. Junto comigo, ela viu minha lhinha nascer levava-a para diversos lugares, trabalho ou lazer l estava minha kombi, quase morri quando tive que trocar por uma modelo 2013, mas minha lhinha vivia dizendo papai seu carro est sangrando... rsrsrs. Era um vazamento no sistema de arrefecimento, e sim se estou satisfeito com meu novo carro digo que no pelos mesmos motivos do incio do texto...mas s questo de tempo para criar um novo vnculo com o novo velho carrinho!

ANDR DA COSTA

A primeira palavra que eu pronunciei quando criana foi puua, que segundo minha diz signicava Perua, nome popular da Kombi na dcada de 70, quando nasci. Era o nico lugar onde meu pai conseguia me fazer dormir, bastava uma volta no quarteiro com a Kombi e eu j embalava no sono. Vivi no meio de Kombis a vida toda, a do meu Bisav, a do meu Tio Hlio e por ltimo a do meu Tio Z. Foram vrias viagens e

Vou contar a histria da minha me Anna Lucrcia.....A poca era nal da dcada de sessenta!! Meu av tinha uma indstria de pes, no bairro do Brs, precisamente na Rua Visconde de Parnaba. A m de fazer entregas s padarias que no produziam pes, ele mantinha uma Kombi para faz-las. Minha me com seus vinte e poucos anos, universitria, 1,50 m de altura tinha um fusca para supostamente ir faculdade. No era bem o que acontecia, ela adorava sair com a Kombi, mesmo com aquele cheiro de po quente. Dizia que se sentia alta e imponente quando a dirigia ! Meu av sem opo, recolocou os bancos traseiros na Kombi para minha me sair com as amigas e retirou todos os bancos do fusca, que passou a ser o carro para entregas !!!

96

97

LUpERCIO BARbOSA DE SOUZA

MAURICIO LUIZ BERTONI

Cheguei em So Paulo vindo da Bahia em 1960, com 12 anos de idade. L eu s tinha visto os jeeps e ouvia falar mum carro parecido com um bezouro, o fusca... e outro que era uma perua, acontece que perua eu conhecia e muito, e me perguntava como podia ser ele... j vim com essa curiosidade, a perguntava para o meu irmo, que j estava aqui, a cada carro que passava se aquele era uma perua at que ele quis saber porque eu tanto fazia essa pergunta. Ento passou a procurar uma perua para me mostrar. A est a Kombi, disse ele, e eu de imediato retruquei No Kombi, Perua!. Coisas de Nordestinos naquela poca, no conhecia quase nada... Seis anos depois j com 18 anos entrei em uma rma como vendedor de carns, e com uma kombi 66 viajei por todo o estado de So Paulo com uma equipe de 9 homens... em 69 comecei a dirigir numa 67... e em 1994 aduiri minha primeira Kombi, uma 69, isso porque queria recuperar uma a a tranformei na Xod, comigo at hoje. 4 anos desmontada no fundo de minha casa, onde troquei tudo que fosse removvel, e no nal de 97 ela comeou a rodar... zeradinha. 16 anos depois, ela enfeita minha garagem e est com 42 mil Km. E j ganhou trs rplicas em madeira, feitas por mim, numa escala de 10.1.

Rancharia at a Aucareira, mais ou menos 60 Km por dia. Fomos para Cambori-Sc, em famlia mais ou menos 9 pessoas, e foi uma delcia. Era muito espao, minha proposta no tir-la de circulao e sim remodel-la. Na poca tinha uns 20 anos, que lembrana...

ALAN VIEIRA

Minha primeira experincia com a Kombi, foi com os 09 anos de idade, quando meu pai levou os 4 lhos para a Guarapari. Foi um passeio e tanto, ns levamos camas dentro dela. A viagem foi tranquila. Na volta a Kombi comeou dar um cheiro tipo de tomate frito rsrsr. Falei com meu pai , at que ele parou e foi vericar o motor do carro. Ele constatou que a bateria estava sem gua, ai desceu um barranco onde tinha um crrego e buscou um pouco de gua para completar a bateria. Foi muito legal esta viagem. At hoje temos esta Kombi em casa, j velhinha e acabada ca parada no quintal. Que saudade...

PAULO SILVIO PEREIRA

Lupercio Barbosa de Souza

Tive uma Kombi ano 75, 0 Km, s foi alegria, ela tinha at um apelido, BOATE BISTECA, porque tinha um objeto de taxi com luz que eu apagava e ligava, piscando o objeto sucessivamente. Da o apelido. O meu servio com a Kombi azul e branca, era no transporte em uma Aucareira , no percurso de Quat a

Quando era criana a Kombi sempre fez parte na minha vida. Era a van que me levava e trazia da escola, perua escolar. Tive um tio que at ganhou uma perua Kombi, em uma rifa. Infelizmente para ele, neste caso a perua era um animal com o nome Kombi, em homenagem ao veculo. O tempo foi passando, eu fui crescendo. J no ia mais de Kombi para a escola, comecei a trabalhar. Ento surgiu a oportunidade de dirigir a Kombi. Eram idas semanais de SP ao Guaruj com equipamentos, s vezes via Anchieta, s vezes via Imigrantes, s vezes voltando pela Mogi Bertioga. Hoje infelizmente no tenho mais essa oportunidade. Mas a lembrana ca viva, atravs de um amigo querido que fez este lindo trabalho da foto com uma pea de Kombi...

98

99

JULIO CESAR CASSEmIRO

Boa tarde.... Minha histria com a KOMBI muito boa... Meu pai desempregado, passando por diculdade em razo de ter perdido trs safras seguidas de soja e milho, virou para minha me e disse que iria comprar uma KOMBI. Eu quei s prestando ateno no papo do meu pai, no gostei muito da idia, contudo meu pai foi e comprou KOMBI antiga, no me recordo o ano (aquela KOMBI com porta traseira dupla). Sem falar que meu pai no entendia muito bem da manuteno da KOMBI pois este andava muito em estrada de terra. Vivia fundindo o motor por falta de manuteno do ltro de ar do motor. Sem falar nas madrugadas que meu pai ia trabalhar e a KOMBI no pegava, e eu tinha que ajud-lo a empurrar, kkkk. Nessa hora de empurrar a KOMBI queria trocar de pai. E quando meu pai me levava no colgio de KOMBI, meus amigos sempre chegavam de carro luxo, eu as vezes preferia ir a p s para meus amigos no verem que eu estava chegando de KOMBI. Contudo essa KOMBI velha a qual quebrava, tinha vergonha de ser visto andando nela, foi quem pagou os estudos no colegial da minha irm e meus estudos. Depois de muito trabalho conduzido pela KOMBI velha, foi possvel comprar uma Kombi zero km e esta nova Kombi bem mais luxuosa foi quem pagou minha faculdade de DIREITO. O tempo passou e meu pai foi trocando a KOMBI todo ano por uma nova KOMBI... HOJE entendo que a KOMBI fez e faz parte da minha vida...tenho orgulho de falar que a KOMBI salvou minha vida, pois, era de l que vinha meu sustento. Hoje depois de 18 anos possuo o modelo KOMBI em minha famlia, tenho orgulho de ter uma KOMBI e andar nela... Sem falar na unio da famlia, parece uma farofa carioca, todo mundo interagindo de uma s

vez nos passeios de KOMBI, isso no tem preo... Sempre cabe a famlia e mais um amigo. Na categoria de utilitrio no existe carro que aguente o batido do dia a dia... AMO A KOMBI...

ento que ele esperasse irmos pra escola, pois no queramos assistir sua partida. Enm ela se foi, choramos muito, mas ela cou pra sempre em nossos coraes. No deixem sua histria morrer, no parem de fabric-la, a Kombi faz parte da nossa histria.

MARIbEL BOff

HAYDEE LOpES ChAVES

KOMBI, esta minha paixo. Tenho miniaturas e um dia hei de ter uma de verdade. Meus lhos me perguntam me, o que tu quer com uma coisa velha destas, s que falta tu andando de Kombi. Eis que me pergunto, de onde vem esta paixo? Respondo: quando era criana, meu pai tinha um depsito de bananas e para fazer entregas comprou uma Kombi, apropriada na poca para entrega de mercadorias. Fui crescendo e ela foi envelhecendo com a gente, foram tantas emoes. Ainda criana, quando meu time, Internacional ganhava, meu pai colocava eu e meu irmo atrs, com a bandeira na janelinha e samos no centro da cidade para deslar. Nossos passeios de m de semana e frias, eram na nossa Kombi; conforme fomos crescendo e meu irmo comeou a dirigir, era ela que nos levava pra sair. Nos domingos de Motocross lotvamos de amigos nossa companheira e l amos ns para mais um dia de pura diverso. Com o passar do tempo, a nossa Kombosa, como carinhosamente a chamvamos, foi envelhecendo, cou fraquinha, no tinha mais foras para sua luta diria, ento meu pai decidiu vend-la. Quem disse que deixamos, no queramos de maneira alguma nos separar da nossa companheira de tantos anos. Mas foi inevitvel, meu pai precisava de uma carro mais ecaz para o trabalho. Pedimos

Tive Kombi de 1981 a 2011. Meu marido era tetraplgico, ento era o carro ideal para ele. Tiramos o banco do meio, adaptamos rampas e amos para a estrada. Tnhamos uma pequena malharia, fabricvamos durante 6 dias e um dia por semana amos para estrada, visitvamos uma, duas cidades, percorrendo as vezes 600 km por dia. A Kombi nunca me deixou na mo, nunc a apresentou nenhum problema, saiamos e voltvamos sempre a noite, mas eu tinha uma conana enorme na minha Kombi e s caia na estrada, afundava o p e ela respondia direitinho . Tenho muita saudade dos tempos da Kombi. Era o transporte preferido pelos lhos, pois servia pra carregar todos os amiguinhos para as festinhas e ningum queria ser deixado em casa primeiro, todos queriam dar uma volta na Kombi da tia Hayde. A minha Kombi era famosa e muito conhecida na cidade de Caapava do sul, onde morvamos e eu fui professora. Meus alunos sempre aprontavam com a minha Kombi, como sequestra-la para irem aos bailes no interior, isto sem eu saber, pois eu no trancava, deixava-a aberta, porque se forassem a fechadura sairia mais caro colocar fechadura nova do que somente abrir a porta e entrar, sem contar as vezes que eu entrava na Kombi de manh cedo para ir lecionar e tinha algum bebum dormindo calmamente dentro dela, mas era s curar a

ressaca e acordar uns quilmetros alm de onde tinha comeado a dormir. Estas so algumas das minhas historias com as duas Kombis que tive, uma de 1971, amarela, que era chamada de rayo-vac e uma branca, 1994, chamada ambulncia. Era feliz e no sabia.

RONALDO CAmILLO JUNIOR

Meu pai comeou no seguimento de transporte de passageiros com uma Corujinha em 1976, tenho at uma rplica que ganhei da minha esposa. Puxa vida vai deixar saudades... Fui feito em uma, aprendi a dirigir em uma, fui para escola durante anos em uma... bem queria ter uma dessa de comemorao...
101

100

LUIZ OTVIO SETEmbRE DE OLIVEIRA

EDINALDO ApARECIDO

LUCAS GOmES DE SOUZA

Nascemos juntos em 1957, me lembro de ter andado em uma no ano 1965, a chamavam de Cliper, me corrijam se eu estiver errado, me lembro de meu av ter levado duas mulas para o stio nesta poca, nos anos 1972 lembro de meu pai ter feito uma viagem para o Paran, numa Kombi com carroceria de madeira, nos anos 1980 meu pai teve vrias Kombis, beges e tambm na cor branca. Em 1981 ele me emprestava uma de suas Kombis e eu passeava com minha namorada na poca, hoje esposa, e ns fomos para o nosso stio e a Kombi encalhou, minha namorada cou de p sobre o para-choque traseiro para tracionar melhor as rodas traseiras, e conseguimos sair do atoleiro. Outro dia vi uma Kombi de 1957 toda original, parecia ter sado de uma concessionria, se eu tivesse mais recursos, compraria a ltima srie para guarda-la para coleo. Deixar saudades esse veculo to verstil e to original conhecido no mundo inteiro.

Eu j fui cobrador de lotao, e antigamente no existia essas Vans modernas de hoje em dia. Eu tinha 4 irmos que j eram cobrador, eu s tinha 10 anos de idade, quando um dos motoristas foi buscar um dos meus irmos para trabalhar, e todos os 4 j havia sado para trabalhar com outro perueiro, chamado na poca, e eu sa e falei que todos j tinha sado, quando o motorista me perguntou, vo sabe passar troco? eu respondi, mais ou menos. Ele me perguntou se eu queria trabalhar, e como minha me tinha sado para trabalhar, eu fui. Foi da por diante que tomei gosto pelo trabalho e graas Deus nunca mais parei de trabalhar, hoje tenho 32 anos e hoje sou encarregado de jardinagem. Um forte abrao, e obrigado pela oportunidade de contar um pouco da minha histria em um Kombi, que chamavamos de Perua.

Pois bem no nal da dcada de 80 meu tio Dirceu comprou uma kombi na antiga Gaucha Car (maior concessionria VW da Amrica Latina) que pertencia a um convento de Gravata. Era uma kombi luxo 1975 ltima srie antiga saia e blusa azul e branca, viajamos e me criei dentro dela e ali dentro dele projetei sonhos e concretizei alguns. A kombi para min sempre representou a unio dos colegas e da famlia, kombi mais que um carro um estilo de vida..... Parabns kombi pelos seus 56 anos de sucesso... Um grane abrao do seu amigao lucas souza....

me sentindo o mximo no banco da frente. O que dizer da Kombi? Digo que a Kombi tem jeito de infncia feliz, jeito de famlia, e lembranas do meu pai. A Kombi no era um veculo, era um membro da nossa famlia.

JOS AUgUSTO ALVES DA SILVA

ERNANI BOTI MARTINEZ

AUgUSTO CESAR RIZZATO EDUARDO CUEVAS Pois bem, foi l pelos anos de 1971. Como sempre algum tinha que ter uma kombi em casa, e era justamente o sr. Mario Ariyoshi. Foi num m de semana e estava l a kombi a nos levar em um baile na regio. Itaguaj era nosso ponto nal e eis que apareceu uma curva e tambm muita areia pela nossa frente. Ai nem precisa dizer mais nada, a coitada quase zero km cou de pernas para o ar como se tivesse culpa do mau motorista que na poca nem habilitao tinha, coitado do Mrio levou 2 anos de castigo sem dirig-la novamente...

Lembro-me que desde criana andava em uma kombi, meu papai teve todos os modelos; passageiro, furgo, carroceria,ba e etc. Mas me apaixonei por ela quando dirigi uma em Natal-RN nos Correios, eles tambm sentiro falta delas! Adorei essa nova verso mais potente e refrigerado a gua e novo motor! Ento eu digo que a Kombi fez faz e sempre far parte da minha vida! Grato! Eduardo Cuevas... de: Salvador-Bahia

O que dizer da Kombi? A primeira da famlia foi uma 73 que era o xod do meu pai, durante muitos anos ela esteve na famlia, mas ento veio a poca das vacas magras e com tristeza meu pai foi obrigado a vend-la para honrar com o sustento da casa. Todos sentamos em v-la ir embora mas ningum como meu pai. Mas algum tempo depois chegou a 62, meio estranha com as setas dianteiras salientes mas logo nos apegamos a ela. Desta foi mais fcil a separao pois viria depois uma mais nova, e veio a 80, mas descobrimos que esta havia sido severamente castigada pelo ltimo dono e novamente foi embora. Por ltimo, a 84 que cou com meu pai at a nova despedida mas desta vez foi ele quem partiu, nos deixando a velha Suruana como ele a chamava. Aprendi a dirigir numa Kombi, quando desrespeitei pela primeira vez o horrio de chegar em casa na minha adolescncia foi nela que dormi, e que alegria quando nos dias de chuva meu pai ia me buscar na escola e trazia todos os garotos da nossa rua (e eu

Eu trabalhava numa papelaria e tnhamos uma Kombi bem antiga e por vezes ela abria a porta lateral. Eu vim com ela pra casa (moro na Zona Sul de So Paulo) para fazer uma entrega em Santo Andr no dia seguinte, logo cedo. Quando estava chegando em casa, a porta abriu. Eu parei, desci, fechei a porta e fui pra casa. Quando cheguei em casa, cad a nota? Voltei l onde a porta tinha aberto e a nota estava l, por incrvel que parea. Foi sorte, pois j era tarde da noite, ento ningum havia passado l, at eu voltar. Esta apenas uma das histrias. Para vocs entenderem o por qu da importncia pra mim s citar que tenho quase 55 anos e eu tinha 19 anos, ou seja, era novo de carta, e nada mais legal que dirigir, quando se novo e o trnsito no era o caos que hoje. Ela carregada de papel sulte assentava no cho e era uma delcia dirig-la.

102

103

TIAgO DEANgELO

JOEL ROSSO

EDILENE OLIVEIRA GOmES

Treinamento de uma equipe de funcionrios-jogadores. L pelos idos de 1996, na poca em que trabalhava em uma cermica da nossa cidade, foi montado um time de vlei para participar dos jogos regionais do Sesi. Como consequncia deste movimento, nas noites de quinta feira sempre amos treinar, e como veiculo de transporte, quem levava? A boa e velha Kombi da empresa. Sempre ia e voltava sem nunca dar problemas. Mas aconteceu que numa desta noites de treinamentos, por sinal, vspera de feriado, e como neste dia s haviam 2 jogadores e o material para ser lavado a treino, deixamos a Kombi de lado e fomos com a camioneta por pensar mais gil e pequena. E bingo, no meio do caminho fomos fazer uma curva e l se foi o jogo de embreagem. E agora, vspera de feriado, tudo fechado (na poca no tinha celular ainda), andamos, viramos e mexemos e achamos uma boa alma, com o qual enjambramos um reboque que nos trouxe de volta a empresa, mas saiu caro este retorno. Concluso: Prximos treinos e jogos, VAMOS DE KOMBI, MAIS CONFIVEL.

Passei minha infncia toda, a adolescncia, at me casar, andando de Kombi. Meus pais no tinham como ir para o stio deles nos nais de semana e o meu padrinho, Valter Costa, tinha uma Kombi e os levava, religiosamente, todo nal de semana para ver os bois e trazer a feira da semana. Ele vendia uma e comprava outra, sempre com a placa com os nmeros 1933, ano do seu nascimento. Mesmo eu tendo comprado um carrinho, ele no deixava que eu levasse meus pais e eu acabava indo com eles na Kombi. Quando casei, me mudei para Viosa, MG, e ele trouxe todos os meus presentes de casamento e alguns mveis na gloriosa Kombi de luxo que tinha, com vidros verdes. Em vrias outras vezes ele veio trazer meus pais at minha casa, de Kombi, e passava o dia conosco. Infelizmente ele no poder comprar a ltima edio da amada Kombi, pois no est entre ns, mas a lembrana e a saudade dele e das Kombis caro para sempre em minha memria...

Sou de janeiro de 1980 e desde que eu me conheo por gente, me lembro do meu pai com uma Kombi 1969. Nela, meu pai levava um time de futebol da garotada da rua para jogar futebol, amos para o litoral , interior paulista, Minas Gerais e tambm alm de passeios e viagens, era com ela que meu pai sustentava os 3 lhos. Ela nunca nos largou na mo, exceto uma vez sentido Ilha Bela, mas at ai ok, porque passamos a noite dormindo dentro dela e pra mim e meu irmo foi uma baita aventura. Logo cedo juntou um pessoal e demos um tranco nela e voltamos numa boa. Muitos aprenderam a dirigir em um outro Volks, o fusca. Eu aprendi na veterana 69. No nal ela foi aposentada e guardada no canto de uma antiga ocina do meu pai. Servia apenas para guardar algumas coisas, como rao para os ces, e algumas ferramentas, e assim eu entrava pra namorar dentro dela sem ser incomodado. A Kombi de fato fez parte da minha histria.

RONY LOChER

Nos dos dos anos 70, tive que vender meu Chevette, pois como estudante universitrio, tive um acidente, contando com uma certa irresponsabilidade minha. Tentei me virar pra consertar o carro, mas no consegui mais pagar em dia as prestaes do

carro. Eu agora com 18 anos e a p! Naquela poca, trabalhava como vendedor numa empresa que fabricava terceiros-eixos para caminhes em Diadema-SP. Da ento tive o maior prazer da minha vida, pois a empresa tinha uma Kombi ano 70, saia verde e blusa branca, que atendia ao setor de compras. Fiz um acordo com a gerncia, e cava com a Kombi pela manh, fazendo compras, e a tarde visitava meus clientes. Ela tinha um pequeno problema na caixa de cambio, e na terceira marcha, eu tinha que segurar a alavanca com a perna esquerda, nas subidas, para essa marcha no escapar. Essa fase minha com a Kombi marcou tanto a minha vida, que esse ano ainda, agora com 55 anos, consegui encontrar uma, de um convento de freiras no interior de So Paulo, super conservada e ano 1992, a qual depois de compr-la, fao questo de postar uma foto; anal so mais de 35 anos de um sonho nalmente realizado.

104

105

RObERTO LUCIANO DE BARROS

FERNANDO DA SILVA TROmbELLI

ANDRE DE SOUZA MELO

PAULO RObERTO FURLAN

No ano de 1992, meu av tinha uma Kombi e meu pai com 21 anos, estava aprendendo a dirigir com ele. Na poca eu tinha 3 anos e em uma certa tarde, fomos eu, meu pai e meu av dar uma volta com a Kombi, am de meu pai pegar experincia. Meu Pai e meu av sentados a frente, e eu no ltimo banco de trs. Estvamos em um passei gostoso, quando meu pai, teve a grande ideia de usar o freio com o p esquerdo, o p da embreagem. Logo, com a parada brusca, eu que no estava com cinto de segurana, fui parar quase no para-brisas. Lembro-me bem como se fosse hoje, minha cabea cou com um galo durante semanas. Bom minha histria com a kombi veio desde quando eu ainda estava na barriga da minha me, nas diversas viagens que ela fazia com meu pai tios e avs a bordo de uma kombi STD 1974 azul caiara, que meu av teve por mais de 20 anos, nessa foto a moa de vestido azul em p ao lado esquerdo da foto minha me, grvida de mim, ou seja j nasci andando de kombi. Meu av sempre trabalhou com kombis, ele era motorista e fazia transportes de materiais e de pessoas a bordo de sua kombi, passei minha infncia andando na kombi dele com ele e com meus tios e desde ento sempre tive vontade de ter a minha, nesse ano de 2013 que ser o m de produo da kombi no brasil, nalmente consegui comprar a minha, uma STD 1975 tambm azul caiara igual a que meu av tinha e que fez parte da minha infncia, em 2014 vou iniciar o projeto de restaurao dela e j comear a ensinar a paixo por kombi para minhas 3 lhas e meu sobrinho que hoje tem 4 anos e no pode ver uma kombi na rua... rsrsrsrs. Se depender de mim e de minha famlia a kombi nunca ser esquecida.

Na poca formamos um time de futebol, chamado Atltico da Vila Santa Helena, em So Manuel. Ns amos todos os domingos jogar nas fazendas, com perua kombi do Manuelo Santaren, j falecido. Durante a semana era txi, e no sbado a noite amos para Lenis Paulista namorar. A perua kombi cou marcado em nossas vidas e ir deixar muitas saudades em nossas infncias.

FLAVIA SCOZ

EDVALDO ARCE

com muito prestigio que venho contar um pouco da minha histria com a Kombi. Eu tenho 30 anos e ando de kombi s h 29 anos. Meu av aposentado da VW, tirou essa kombi 1985 cabine dupla a lcool, carburao dupla e em perfeito estado... no vendemos ela por nada, muitas viagens para praia e chcara bordo dela... praticamente j levou toda gerao da minha famlia, inclusive minha lha com 5 anos de idade, chora para andar de Kombi, e olha que temos carro novo na garagem...co muito feliz de meu av, com 80 anos ainda dirigir sua Kombi e de boca cheia dizer que o melhor carro que j teve.

Bom kombi , minha Juju na minha vida foi sempre minha razo de viver. Minhas alegrias e algumas poucas tristezas (quando ia para a ocina, kkk), mas sempre digo que muito viajei, conheci lugares, me diverti graas aos ganhos que ela me proporcionou... devo muito ela... ela foi ambulncia, guincho, j transportei moto com pneu furado, cachorro(como na foto), doente para hospital. At uma vez a recepcionista do hospital pediu para eu levar um doente para casa, pois, ele morava no mesmo bairro. Obrigado Volks... pela oportunidade de desfrutar desta maravilha por mais de 15 anos...

Compramos uma Kombi h trs dias. Depois de um pouco mais que um ano a p, eu e meu noivo conseguimos um dinheiro, e decidimos juntos por uma Kombi. Ontem dirigi ela pela primeira vez, em direo a praia com os amigos se divertindo atrs. Ela enorme e suas janelas parecem frames de um lme. Ela precisa de muitos reparos mas eu j amo cada partezinha de sua histria que nem conheo. ocialmente nosso primeiro carro, e sair com ela sempre uma aventura, nunca sabemos o que vai acontecer, mas todos adoram quando paramos. Nossos planos customizar ela toda e pegar a estrada numa viagem volta, porque acredito que nunca se volta o mesmo de uma viagem, ainda mais com uma kombi pra se contar histrias, porque nela cabe de tudo, cabem os amigos, cabe uma cama, cabem as minha roupas, os meus sonhos, nossos equipamentos de vdeo, meus trabalhos de arte, e todas as lembranas divertidas de cada pea pra contar pros amigos!

106

107

ELISETE RASERA

WAgNER BARbOSA DE GOES

CLEbER FONSECA

Minha historia com a kombi comea l atras, em 1976. Meu pai tinha uma azul e branca, na poca a luxo. Muitas viagens e acampamentos e nunca nos deixou na mo. Foi com ela que aprendi a dirigir. Nossos caminhos se desencontram at que em 2001 quei desempregado e a nica oportunidade foi o transporte alternativo (no rio, transporte de passageiros legalizado) e desde ento dirijo kombi. Fico triste pelo nal de uma amiga que nos ltimos anos ajudou-me a trazer o sustento da minha casa. DESCANSE EM PAZ AMIGA.

VALDENIR SOARES LImA

tentativas a procura de um mecnico, encontramos um ajudante de mecnico em dom Eliseu-Pa, seu nome, Silvio, com muita disposio e otimismo ele nalmente descobriu o problema, era necessrio fazer ajuste nas vlvulas, o que foi feito depois de muitas tentativas at encontrar o ponto certo. Isso j era 3 horas da manh, todos muitos cansados, as crianas enjoando, mas continuamos a viagem. Aps chegarmos em salinas depois de 28 horas de viagem, dormindo e se alimentando dentro da Kombi. Estvamos exaustos mas com a certeza de ter alcanado nosso objetivo, o perodo em que camos no foi muito confortvel mas quanto a Kombi nunca mais me deu problema, o erro maior foi procurar o mecnico errado. Hoje, sempre que reunimos os amigos e famlia pedem pra contarmos novamente essa historia. Hoje, lembramos com carinho desses momentos entre amigos. Essa mesma kombi me rendeu bons negcios.

Durante os ltimos 7 meses, a CNB War Kombi, nome dado carinhosamente por nossa torcida, foi o transporte ocial da equipe de League Of Legends do CNB e-Sports Club. Apesar de ser um carro simples, cativava e chamava muita ateno de todos por onde passvamos. Fez sucesso em nossas redes sociais e foi o 1o veiculo personalizado de uma equipe de Esportes Eletrnicos no Brasil. Infelizmente, a Kombi ser vendida e no teremos mais nosso Kombo que a cada ronco forte na subida, era um grito de emoo VAI Kombo!

A kombi azul era a atrao da Escola Primeiros Tempos nos idos de 1993 a 1995. Meninos e meninas, educadores e pais sempre tinham um bom motivo para dar uma banda. Passeios, eventos, cursos, copa do mundo de futebol, aniversrios, tudo era motivo para andar de kombi. Obrigada aos educadores e pais que sempre conaram o deslocamento de seus lhos na azulona...

Minha historia muito engraada, comprei minha primeira Kombi em 2002, uma Kombi Karat, fui obrigado a trocar por outra mais velha por diculdade nanceira, peguei uma 1997. Pra minha surpresa, precisei fazer o motor dela. Recebi ela da ocina em uma sexta, o mecnico me garantiu que eu poderia viajar pra qualquer lugar, viajei na manh de sbado rumo ao litoral salinas-Pa. 20 km aps a sada ela comeou a perder fora, mas prossegui, 70 km depois ela perdeu totalmente a fora, vrios mecnicos mexeram nela sem conseguir xito algum. J ao entardecer trocaram a agulha do carburador por uma mais grossa, melhorou um pouco, resolvemos continuar a viagem. Detalhe, a sada era de imperatriz - Ma. Aps 60 km j a noite comeou novamente a perder fora. ramos 8 adultos e 4 crianas at ento, todos ansiosos pra chegar na praia com pensamento positivo acreditando que conseguiramos chegar. Foi um tempo de muita luta, o maior desao era encontrar algum que pudesse resolver nosso problema, depois de 12 horas de

OLgA MARIA C. LADEIA DAVID CAmARgO

Lembro uma vez em que fui com minha turma de amigos pra um stio, e na viagem uma amiga q estava com uma desiluso amorosa comeou a cantar: ningum me ama, ningum me quer, ningum me chama de meu amor o caminho todo e s esse trecho... a Kombi era branca e meio velhinha, mas s falar de Kombi lembro desse dia kkkk

108

109

EDUARDO SILVA

VICTOR JOS HACkbARTh

LUIZ ANTONIO CORREIA DA LUZ

Quando andvamos em lugares desconhecidos, ela chamava mais ateno do que se estivssemos com um disco voador. Tambm pudera, tratava-se de uma Kombi importada da Alemanha, com pintura saia e blusa (vermelho e branco), muito semelhante a edio 50 anos que a VW lanou em 2007, porm, foi na dcada de 90 que meu pai tinha esta Kombi, quando as Kombis sequer tinham porta de correr. J nossa kombosa, no tinha s porta de correr, tinha ar quente, corredor entre os bancos dianteiros, forrao interna completa (como todas deveriam ser), desembaador de vidros traseiros, e um motorzo de botar inveja a muito carro pequeno. Tenho algumas histrias para contar dessa Kombi, uma delas foi que, nas primeiras viagens ns achvamos que ela no passava de 70 km/h, no entanto, a 60 km/h ela ultrapassava todo mundo, que seu velocmetro marcava em milhas. At hoje, meu pai lamenta t-la vendido, infelizmente os reveses da vida nos fazem tomar certas decises que trazem este tipo de sentimento. No sabemos direito como essa Kombi veio parar no Brasil, e j faz alguns anos que no a vejo rodando, possivelmente est na mo de algum colecionador. Este ano, 2013, minha famlia aumentou, nasceu minha terceira lha. H muito tempo eu buscava um pretexto para comprar uma Kombi, e enm tivemos o pretexto. Adquirimos, com muita sorte um Kombi 1998 azul, toda original e bem conservada. Sou o feliz terceiro dono da belezinha que tem at o manual de instrues e os carimbos da reviso. A azulona s sai pra passear e espero poder conserv-la at o m de nossas vidas.

O primeiro carro de meu pai (Hlio Correia da Luz) foi uma Kombi 1.961. Ele era chefe da Volkswagen em Umuarama. Alguns anos depois ele abriu uma ocina mecnica s da marca e cou com esta Kombi at car toda enferrujada e velhinha. Depois teve seu segundo carro uma Kombi 1.975. Depois esta j estava bem velhinha de tanto ele viajar e comprei para ele de presente uma terceira Kombi ano 1.987. Eu dizia para ele que poderia comprar outro carro mas ele amava a Kombi e no aceitaria outro carro. Como sempre eu tambm gostava pois cresci e tive minha infncia e juventude sempre andando de Kombi alm de ter trabalhado de mecnico na ocina de meu Pai dos 10 anos at os meus 26 anos. Ele faleceu em 2.009 e em homenagem a ele comprei uma Kombi Zero em fevereiro de 2010 cuja placa numero 1.927 data do ano nascimento de meu Pai e a deixei bem equipada toda de luxo como meu Pai sempre fazia com a dele. Em 2.011 vendi esta Kombi para o Presidente do Clube da Kombi de Curitiba Dr. Ronaldo e agora acabei de comprar uma Kombi Safari ano 1.987 porque no consigo viver sem uma Kombi em minha garagem. Meu carro atual uma Amarok e meus dois ltimos foram o Jetta. Entretanto, nada se compara a Kombi pois amo por demais dirigir uma Kombi e agora que consegui adquirir uma Kombi Safari me sinto realizado. A memria de meu querido Pai continuar comigo em minhas muitas viagens que farei com esta Kombi Safari.

Trs geraes de Kombis Tanto meu av paterno, quanto meu av materno eram felizes proprietrios de Kombis. Meu av paterno possua uma Kombi luxo que usava para passeio, j meu av materno fazia fretes. Sei que parece trgico, mas meu av materno teve um infarto fulminante e morreu, em 2003, abraado ao volante de sua Kombi. Todos falaram que ele morreu feliz, pois morreu fazendo o que gostava, dirigir sua Kombi. Meu pai, desde que eu era pequeno, tinha Kombi. Ele usava tanto para passear com a famlia, quanto para trabalhar. Ao todo, ele teve trs kombis, mas a que mais me marcou, foi uma Kombi ano 72.

A histria da minha kombi comea em 2012, porm ela j e o carro mais amado aqui na minha casa, sendo que ainda tenho um fusca e uma braslia. Meus lhos e seus amigos adoram brincar dentro da kombi, ela ano 1974 e onde passa chama a ateno.

110

111

ROSEmEIRE FENDER MARQUES

MRCIO TRIgUEIRO DE LUCENA

GILbERTO PEREIRA DA SILVA

Eu gostaria de expressar a minha tristeza por no poder mais contar com esse vevulo to util em minha vida, porque desde menina meu pai teve uma Kombi 1975 branca. Ele comprou para carregar a famlia e ir para a chcara que tinha em Parelheiros. Hoje ele j falecido mas utilizou muito a kombi pois sem ela, no poderia levar tudo que precisava at ento fui crescendo e vendo meu pai com a sua kombi. Eu me casei fui morar no litoral sul de SP na cidade de Iguape-Barra do Ribeira e l segui minha vida junto ao meu marido e lhos onde at hoje tenho um pequeno comrcio de onde tiro meu sustento. E vejam s em 1995 meu marido com uma kombi zero e eu fomos trabalhando com ela pois ele vai at SP pra fazer compras e ela nunca nos deixou na mo. Passaramse 13 anos e meu marido em 2008 comprou outra kombi modelo atual, muito econmica e j estamos com ela h cinco anos e ela tudo pra ns pequenos comerciantes ela nos leva aonde for, carrega tudo que preciso pra mercearia, leva os lhos , as malas e etc. Agora eu pergunto como vou car sem a kombi? Choro s de pensar que ela vai sair de linha, no acho justo pois ela um veculo acessvel de preo, boa de manuteno, est mais possante mudou muito de uns anos pra c, quero lhes pedir no faam isso com a gente que depende desse utilitrio to til para o povo brasileiro, procurem um jeito de no tirarem de circulao, por que a Volkswagen no mudou ou se atualizou nos acessrios de segurana, no possvel que no tenha uma alternativa para poder seguir em frente e no tir-la do mercado. Eu contei minha histria onde utilizo esse veculo chamado Kombi. Tenho ela no meu corao e sei que vou levar para sempre na minha vida preciso dela no faam isso por favor.

Minha histria com a Kombi comea no nal dos anos 70, quando criana ainda lembro de uma viagem com toda a famlia de Anpolis/GO at So Paulo/SP, meu pai guiava uma Kombi 1966 de luxo azul e branca (saia e blusa), eu e meus 3 irmos cvamos em um colcho adaptado no salo entre muitas brincadeiras e boas lembranas. Depois de adulto tive vrias kombis devido a esta nostalgia que sinto at hoje, por m, minha atual uma 1975 de luxo vermelho rubi e branco prola que est sendo restaurada minuciosamente. Sou komblatra assumido, possuo vdeos de antigas propagandas, livros e diversas literaturas sobre o carro, tudo que eu fao tem um pouco desta minha paixo por Kombi. Tenho uma empresa que fabrica peas com design retr e no mix de produtos ofereo

um quiosque temtico em bra e vidro inspirada na frente de uma antiga Kombi corujinha. Assim vou vivendo eternamente grato a VW por ter concebido aquele que considero o melhor carro j inventado, assim termino minha histria com um agradecimento amoroso h esta maravilhosa empresa.

LUCIANO DA ROChA SOUZA

Hoje tenho 36 anos e na minha adolescncia junto dos meus irmos passamos uma noite na Kombi. Lembro que era vero e que estvamos em Bertioga na casa de praia e no conseguimos dormir pois tinha muitos pernilongos. Ento meu tio falou vamos dormir na Kombi Fomos todos a beira do innito. No mar, uma bela lua e ao amanhecer mais um belo raiar de sol. Foi maravilhoso. ca a dica pra voc, que tem Kombi e coragem tambm conta. Voc, Kombi, vai deixar saudades...

Meu nome Gilberto Pereira, e trabalho com uma Kombi transportando os alunos da Escola de Futebol do Corinthians na cidade de Hortolndia SP. uma pena a Kombi estar saindo de linha, porque um excelente carro para o transporte, nenhuma concorrente at hoje conseguiu um carro utilitrio que chegue perto da versatilidade e potncia da Kombi. Fico muito orgulhoso em ter participado da entrega de roupas e mantimentos aos desabrigados em Xerem Duque de Caxias, ali pude vericar como a Kombi til nos momentos bons e ruins.

112

113

Jose Alexandre de Oliveira Galvao

JOSE ALEXANDRE DE OLIVEIRA GALVAO

Quando eu, por volta de 10 ou 11 anos de idade, o pai de um amigo e tambm ate hoje meu vizinho Sr. Elias, usava sua Kombi azul claro para vender de porta em porta frutas, legumes e verduras e nas folgas enchia de crianas para passearmos na represa Guarapiranga prximo ao nosso bairro. Durante um tempo eu saia com ele para ajudar nas vendas, era uma diverso para eu pegar o microfone e ao mesmo tempo de uma maneira seria anunciar os produtos! Ele at me dava uns trocados pelo trabalho. Sinto saudades de sua velha Kombi que depois foi substituda por uma mais nova.

Melhor Amigo...virou Melhor Namorado! Esse ano compramos nosso ap e j estamos pensando em nosso casamento! =D Pelo carinho que tenho por essa Kombi, hoje me emocionei ao ver em uma revista o deslanamento dela e tive que vir contar minha histria! Boa aposentadoria Kombi! =D

LUCAS JOS FREITAS DA SILVA

AmANDA MAChADO

Vou me casar por causa de uma Kombi!! No meu aniversrio de 2011, estava com um grupo de amigos comemorando em uma balada, quando fomos ir embora meu carro quebrou, como era de madrugada meus amigos sugeriram deixa-lo l at o dia seguinte, mas como eu era muito apegada a ele z uma carinha triste com o veredito, e um amigo muito solicito se ofereceu para reboc-lo com o carro do pai dele. Fomos ento at a casa dele e quei surpresa ao ver que o carro do pai era uma Kombi, fui sentada na frente com ele e mais uma amiga, fomos bem prximos e conversando pelo caminho, rebocamos meu carro deixamos em casa, e como amos comer um lanche e eu iria levar alguns amigos embora...acabamos fazendo isso com a Kombi...foi o m de noite mais divertido que tive...e por causa disso acabei me dando conta que esse amigo to solicito era mais que especial e comeamos a namorar...hoje estamos juntos h 2 anos, graas Kombi... o

Meu primeiro carro uma Kombi ano 2004 tenho muitas historias boas pra contar sobre ela, se fosse contar passaria o dia todo. Tem 6 anos que a tenho com muito orgulho de transportar aluno nesses anos todos. J z viagens longas para outros Estados, morei na fazenda e ela sempre sendo a guerreira junto comigo. Sinto muito o m da fabricao dessa peruinha desaforada e valente.

114

115

ROLANDO VANUCCI

TESTAMENTO

Em 2007 eu vivia uma fase difcil. Tive de vender minha casa por um preo muito abaixo do mercado para poder pagar contas urgentes e, com o dinheiro que sobrou, decidi montar meu prprio negcio. Comprei uma Kombi 1997 para vender hot dog nas ruas de So Paulo. Um minuto depois dessa deciso, lembrei-me das massas com molhos deliciosos que faziam sucesso nas reunies com amigos. Resolvi inovar e montei a primeira Kombi de massas de So Paulo, talvez do Brasil. S no sabia que essa deciso, tomada em um momento de desespero e necessidade, mudaria totalmente minha vida. Como a legislao de So Paulo s regulamenta a venda de pastel e hot dog nas ruas, minha Kombi de massas s poderia funcionar em um local privado. Escolhi trabalhar com ela em Perdizes, o bairro em que cresci, no estacionamento da Selletta, loja de lingerie que ca no cruzamento da Av. Sumar com a Rua Caiubi. Batizei a Kombi de Rolando Massinha. Tomei coragem e fui conversar com Dona Sueli, proprietria da Selletta. Ela cou sensibilizada com a minha histria e me permitiu parar a Kombi no estacionamento. Era uma troca: ela me deixava usar o ponto no perodo noturno e eu cuidava da loja enquanto ela estivesse fechada. O incio foi difcil porque as pessoas achavam que era mais uma Kombi de hot dog. Durante os dois primeiros meses, no vendi uma massa sequer, mesmo trabalhando diariamente entre 18 horas e 6 horas da manh.

Um dia, em uma matria para o dia das crianas, o Fantstico falou da Kombi. Muita gente que havia visto a Kombi Rolando Massinha na avenida me reconheceu na TV e as coisas comearam a mudar. No incio, eu fazia os molhos e terceirizava as massas. Mas h pouco mais de dois anos, com o sucesso da Kombi, comprei um ponto comercial e montei uma fbrica de massas. Desde ento, passei a vender a massa e molho que produzo: so pores de 430 gramas acompanhadas de queijo parmeso ralado e po italiano. Como o produto artesanal e de qualidade, a Kombi Rolando Massinha acabou cando muito conhecido na regio. A Kombi apareceu em muitas reportagens de rdio, TV, jornais, revistas e sites. Participo de eventos gastronmicos como O Mercado, Chefs na Rua, 12 Horas de Buteco, Feirinha Gastronmica e Virada Cultural, entre outros. Tambm fao eventos particulares, sociais ou corporativos, festivais de msica, feiras e exposies. Para esses eventos, comprei outras duas Kombis. Alm disso, aquela velha Kombi rendeu outros frutos: abri um restaurante, na Rua Cayowaa, 857, e uma loja delivery na Rua Homem de Melo, 960, ambas em Perdizes. No m de novembro, mais uma Kombi vai para a rua: a Rolando Doguinho, em parceria com a Linguiaria Real Bragana, empresa de uma amiga, a renomada chef Patricia Polato. Nosso hot dog ser uma verso gourmet, com salsicha tipicamente alem, molhos diferenciados e po assado na hora em um forno instalado na Kombi, que car em frente ao Shopping Vila Olmpia. E em dezembro lanarei a Kombi Rolando Churrinho, que

oferecer churros gourmet. Ela vai car ao lado da Rolando Massinha, na Av. Sumar. Minha histria e minhas receitas esto no livro Rolando Massinha - Uma histria de vida, com uma receita de amor (Editora vora), lanado no dia 18 de novembro. Sou muito grato Volkswagen, pois foi atravs da Kombi que dei a volta por cima e me tornei um empreendedor de sucesso. Poderia comprar qualquer van para fazer meu trabalho, mas amo a Kombi, no abro mo dela.

116

117

NOEL VILLA BAS

TESTAMENTO

MARCO ANTONIO BOTELhO

Os meus primeiros 4 anos de vida foram marcados por uma Kombi bege 1970 que meu pai usou durante anos para trabalhar em seu stio. Fazia de tudo com ela, do transporte de insumos venda de porcos, at o passeio com a famlia aps ser devidamente lavada! Com o passar dos anos, ela estava meio judiada, mas estava rme e forte no trabalho. Certa vez, ganhamos um gatinho e meu pai colocou-o dentro dela, porm o bichinho fugiu com a mesma velocidade que entrou s que pelo pequeno buraco de ferrugem do outro lado da porta! Uma pena no ter fotos dela, mas jamais a esqueceremos.

de espoleta (na poca muito usado pela garotada e realmente parecia de verdade) e sai dando tiro pra cima : - Cerveja grtis o caramba! Some daqui cambada de desocupados! Depois de passado o susto, eu e minha irm camos na gargalhada! ee saudades do kombao!

RICO PEREIRA CORRA

LEONARDO DE SOUZA FERNANDES

Dcada de 80, como milhares de crianas deste imenso Brasil, eu era mais um garoto trasportado em uma Kombi para escola. Naquela poca no me dava conta da quantidade de crianas que iam e viam, eu me sentia especial! Por qu? Respondo: Eu era o que morava mais longe e que cava mais tempo dentro da perua, conversando com o Tio ou Tia do transporte escolar. Meu nome rico e hoje com 36 anos sempre que vejo uma Kombi com crianas, lembro do saudoso som e balano da minha infncia.

Meu pai, o sertanista Orlando Villas Bas, tinha vrios amigos alemes que moravam em So Paulo e, por intermdio deles, conheceu Wolfgang Sauer, presidente da Volkswagen. Em 1974, Sauer deu um grande presente ao meu pai: uma Kombi azul zero quilmetro equipada para viagens. O carro foi montado na fbrica da Volks especialmente para ele. Tem um tanque de combustvel extra, bancos que viram camas, pia, armrio com cabides e bloqueio do eixo traseiro. Meu pai usava o carro sempre que estava em So Paulo e tambm para viajar.. Ele adorava a Kombi, era muito cuidadoso com ela.

Foi muitas vezes a Braslia, de onde pegava um avio da FAB para o Xingu, com a Kombi cheia de comida e remdios para serem distribudos aos ndios. Quando eu tinha 8 anos, viajamos para o Araguaia, acampando e dormindo na Kombi. Na adolescncia, viajei muito com minha turma de amigos. Meu pai morreu em 2002 e a Kombi, que estava com quase 100 mil quilmetros, cou sob minha responsabilidade. Era o carro preferido dele, resolvemos guard-lo. Hoje ela est em tima companhia, sob os cuidados de um amigo da famlia que coleciona automveis antigos.

Bom, minha histria com a kombi foi um tanto quanto hilria. Data de 1990; eu tinha um estabelecimento, um bar, em sociedade com minha irm e necessitava de um veculo para transportar mercadorias. Compramos uma Kombi ano 1980, um tanto quanto sofrida. Uma certa noite, ao fechar o bar, carregamos a Kombi com algumas caixas de cerveja para levar pra casa, pois nosso depsito era muito pequeno para guardarmos todo estoque; ao virar uma curva fechada na asa norte, plano piloto onde morvamos, as portas da Kombi se abriram e com isso as caixas de cerveja saram deslizando para a rua. Nisso, uma turma de adolescentes que estava na esquina, correreu na direo da Kombi gritando: - Cerveja de graa! Quando vi aquele bando de gente correndo na nossa direo no perdi tempo, levantei o banco da Kombi, peguei meu revolver

118

119

FERNANDO DE OLIVEIRA

Compramos uma Kombi usada para reformar e fazer parte da nossa famlia: LaRoots, banda de reggae de Lajeado-RS! Hoje ela est na mecnica, passando por reformas profundas em motor, caixa, espao interno e parte eltrica. Muitos irmos ajudando a Maria Joana a seguir seu caminho espalhando as mensagens de paz e amor do reggae atravs da msica!

Em anexo, o cartaz do projeto de 2002. E nele tambm artes feitas para o meu blog usando a Kombi como objeto de desejo, que fazem parte de uma srie de criaes que brincam com carros e sapatos femininos! Artes que so uma homenagem de despedida.

EmANOEL SOARES LUIZ PAULO ARAUjO Ol a todos! Tenho 23 anos e estou vivo hoje por causa de uma Kombi azul e branca que meu pai tinha. Foi nela que minha me, j sentindo as dores do parto, foi levada s pressas para o hospital. Segundo o mdico, por pouco no nasci dentro da Kombi, mas se tivesse nascido no teria problema! Com certeza estaria aqui pra contar essa histria. Um abrao! #KOMBIETERNA.

Duas em uma. E as artes em homenagem. Entre 1996 e 2006 dei aula de Publicidade em uma tradicional escola paulistana. E pra resumir: A escola tinha uma Kombi-faztudo que entre outras coisas servia para levar as meninas do time de handebol em competies. Um belo dia o motorista ocial da escola no apareceu e eu larguei a sala de aula pra dirigir a Kombi. Alm da aventura toda, nascia denitivamente ali o meu amor pela Kombi(que antes era apenas um namoro, com direito a diversos ertes). Nasceu tambm uma ideia! Sugeri para o festival de artes na escola que todos os alunos deveriam criar peas de teatro com o ttulo Aconteceu em uma Kombi. Com direito a pesquisa histrica sobre a querida Kombi e o uso dela como cenrio geral para todos os grupos! Isso foi em 2002 e por problemas tcnicos o festival no aconteceu. Porm, aquilo tudo mexeu com a escola de um jeito novo e especial, anal todo mundo conhece a Kombi e j viu ao menos uma delas como ambulncia, lotao, furgo, etc mas como cenrio em um projeto educacional no! Durante muito

tempo os alunos do Colgio Bilac na Praa da rvore lamentaram no ter sido possvel realizar o projeto todo. Porm, com certeza a Kombi ganhou novos admiradores naquele momento!

120

121

UbIRATA PRESSELER

EDUARDO CINTRA

MAURICIO CESAR ALMEIDA

Nos anos oitenta, trabalhei como motorista dos topgrafos em uma empresa chamada STE - Servios Tcnicos de Engenharia. Era a empresa de Engenharia que acompanhava a construo do asfalto entre Candelria-RS e Sobradinho-RS. A Kombi que eu dirigia era sempre a que estava mais limpa e brilhante, modstia parte. Um dia, chuvoso, voltando do trecho, desviei de uma poa dgua para evitar sujar minha Kombi. S que eu no contava com a ajuda dos amigos que vinham na outra Kombi. Isso mesmo, eles passaram bem no meio da poa e o resultado foi um efeito semelhante a arte moderna na lateral da Kombi que eu estava dirigindo, sem contar com alguns respingos de gua suja dentro do veculo. Para mim, foi um momento de muita tristeza, mas para os da outra Kombi deve ter sido o momento mais marcante da vida deles, pois conseguiram sacanear o cara que melhor cuidava da Kombi da empresa!

Era mais um rveillon e voltvamos da tradicional festa realizada em Angra dos Reis/RJ, quando na estrada o pneus traseiro direito da Kombi furou... Passado o susto, pois na poca inexistiam pneus sem cmara, retomado o controle da direo, o pai do colega buscou um acostamento para realizarmos a troca do pneu. Durante o intervalo at a parada eu e mais 4 colegas elaboramos a estratgia de troca e, para surpresa de todos, a Kombi mal estacionou e como num pit-stop de frmula 1, trocamos o pneu em poucos segundos...foi incrvel !!!

Kombi foi importante para minha vida. E como ela prestou tantos servios a um mundo inteiro de pessoas, acho justo que ela possa descansar!

PEDRO ALmEIDA

mARIA ApARECIDA DA SILVEIRA VALENTE

Um dia, o tio Toniho (era o nome do kombeiro que me levava pra escola) me esqueceu na porta da escola e foi embora. At hoje eu me lembro da traseira da Kombi se distanciando e eu pensando: como eu vou embora agora?

LEONARDO FRANCESChI Minha primeira Kombi comprei em 1991, era uma 1975 com 3 portas por lado (conhecida como Lotao ). Comprei ela com problemas e fui restaurando e depois de uns 7 anos vendi. Acabei comprando uma alguns anos depois, mas j era uma furgo 94/95 que est comigo at hoje. Ambas usei para meu trabalho com eventos e sempre ouo que devo trocar por um VUC...Nem pensar...quero mais duas...uma para deixar totalmente customizada e a outra para fazer par com a atual. Fora as miniaturas que coleciono.

Sou do sul, minha famlia de origem italiana, minha bisav veio da Itlia pra trabalhar no Brasil, na roa. Tenho 18 anos, meu primeiro carro foi um VW Passat 1977 que estou reformando ainda. Meu Bisav tinha uma VW Kombi que o vidro era dividido em dois. Na roa, antigamente, se tinha muitos lhos. Minha bisa tinha 13 lhos... S com uma Kombi mesmo pra levar todo mundo pra Missa nos Domingos e pros churrascos na casa dos amigos quando carneava algum boi. Meu pai disse que achava que o vidro era dividido em dois porque um vidro era pra minha av e um pro meu avo!!

Eu tenho sim uma histria, como tm tambm meus nove irmos. Tenho quase 64 anos e sou a terceira lha de uma famlia de 10 irmos... Motivo mais que justo de ter sido adquirida uma Kombi para comportar to nume famlia. Me lembro bem, era toda de uma cor s, clara, quase cor de manteiga. E no foi s essa alias, vieram outras, at que os lhos comearam a casar podendo ento meu pai mudar para uma Variant. Eu, especialmente, alm de desfrutar dos passeios em famlia, devo confessar que ao atingir meus 17 ou 18 anos , como todo adolescente, aproveitava momentos em que meu pai no ocupava a mesma, e tomava a direo da Kombi. Foi assim mesmo que a doce Kombi me ajudou a aprender a dirigir, no sem, naturalmente, alguns sustos e trapalhadas. Porm, foi nela mesma que plantei a raiz de meus futuros sonhos de sair pelo mundo dirigindo um automvel. Por isso logo que vi esse site, me lembrei de como a

RENATO ARRUDA

Houve uma poca em que eu morava em So Jos do Rio Preto. Precisei de um veculo para trabalhar ,na oportunidade consegui comprar uma Kombi 82. Deixou muitas saudades, j que na ocasio eu a usava para trabalhar, acampar e fazer fretes. Enm, foi uma das pocas que eu ganhei mais dinheiro! Eu posso dizer que sou louco por Kombis! A situao hoje em dia no ajuda muito, mas um dia terei uma outra!

122

123

ERNESTO RUSChE JUNIOR

Entre 1973 e 1994 fui proprietrio de Fusca. Em 1995,eu e minha esposa, compramos uma Kombi furgo branca. Nossa lha era pequena e como sempre gostamos de viajar e acampar transformei a Kombi num pequeno Motor-Home. Fizemos diversas viagens aventurescas pelo Brasil, Chile e Argentina com esta Kombi. Eu a tenho at hoje e pretendo continuar com ela. Tenho muitas fotos em papel, das diversas aventuras pela Patagnia, Cordilheira dos Andes e Pantanal Matogrossense. Cada uma tem uma histria mais empolgante que a outra. Quanto ao meu querido Fusca, infelizmente foi roubado. Mas,nossa Kombi-Home ainda est a, para o que der e vier!

de 1500 cilindradas, 12volts, de luxo, vermelha e branca e com para choques brancos com garras tubulares. Nesta poca eu j tinha 8 anos de idade. Foi ai que tive o privilgio de aprender a dirigir o primeiro carro da minha vida, na Kombosa 0 km. Em 1976, compramos uma Kombi nova 0 km. J era uma com frente nova, 1600 cilindradas, azul e branca, tambm de luxo, com seu interior todo forrado e com frisos cromados nas laterais. Foi uma emoo muito grande, pois era lanamento da Kombi com frente nova, com maior espao interno, uma grande visibilidade e seu sistema de frenagem muito melhor. Na poca, meus pais, tinham casa na praia, onde me divertia muito dirigindo a kombosa. Em 1980, compramos uma Kombi 0 km, sendo sua cor, verde indai e branco. Era feita por encomenda, pois estas eram escolhidas em catlogos. Era linda. Tinha calotas cromadas, carburao dupla e sistema de ar quente com moderno estofado. Mas o destino nos pregou uma pea, e em 1985, a nossa kombosa pegou fogo e no restou nada. O sistema de ao da bateria fechou em curto com a carroceria, assim provocou perda total. Passamos ento 12 anos sem dirigir kombis. Com a necessidade de trabalho no ramo de construo, decidi comprar uma kombosa 1992, branca com motor mais moderno e possante. Eu e meu lho, fomos personalizando a kombosa, com pintura bicolor (cinza e branco), som amplicado, sobre aros cromados e algumas coisinhas a mais. Todos da famlia curtem muito, pois, e sempre ser o melhor carro para todos os ns. No a toa que um mesmo modelo de carro possa passar por trs geraes, e ainda ser muito querido.

ANDR LUIS GUImARES

Trs Geraes nas Kombis. Tudo comeou com meus adorveis pais. Meu pai, construtor de obras, comprou sua primeira Kombi em 1969. Era uma Kombi 1962, com 1200 cilindradas, 6 volts e sua cor original era cinza e branco. Era de luxo, toda forrada internamente e com acabamento externo com detalhes cromados. Nesta poca, eu com apenas 5 anos, j desfrutava das aventuras em famlia, em Iguaba no litoral da Regio dos lagos. Em 1970, meus pais compraram uma Kombi 1967, cor azul pastel, mais moderna e com motor de 1300 cilindrada, 12 volts e com 4 janelas traseiras. (Infelizmente, no possumos fotos desta Kombi). Em 1972, j com melhores condies, compraram uma Kombi 0 km, onde da em diante, foi s alegria. Sentamos o cheirinho de Kombi nova e foram momentos inesquecveis. Era uma com motor

124

125

HELVIO SILVA DE MELO

Tivemos kombi escolar por vrios anos, as kombis da Tia Neyde em Juiz de Fora MG. Foram pocas cheias de histrias e momentos inesquecveis que temos gravados em nossas memrias. Uma vez minha me, Neyde, emprestou-me uma das kombis para acamparmos. Chegando ao local, deparei com um gramado e areia por cima. Achei estranho mas coloquei a kombi estacionada ao lado de um bambuzal, sombra. A noite descobri o porque daquela areia: Veio um p dgua , e eu j pensava em amarrar a kombi no bambuzal!!! , pois camos ilhados!. Hoje at rimos desses momentos, mas confesso-lhes, ainda sinto um friozinho na espinha!

cidade, fazendo a felicidade de muitas pessoas sem condies..... Foram varias peruas Kombi, branca, amarela, marrom....saa de uma e comprava logo outra....Tambm vrios anos: 71, 73, 74 , 75, sendo a ultima um modelo 76, branca..... Saudade das viagens de m de ano onde toda a famlia se reunia em Galia para comemorar.... Fazamos os assados, passvamos num stio no caminho da rodovia SP 294, onde vendia frutas, abacaxis, melancias, laranja..... Era uma poca de mesa farta... no tinha misria.... e tudo que sobrava era distribudo para famlias pobres........ Saudade..... Cresci e em 94, ao trabalhar eu uma distribuidora da Gillette do Brasil, viajamos todo o interior do estado a bordo de um Kombi 94... Foram dois anos de incansveis viagens por todas as estradas do Estado de so Paulo... Mais uma vez vem a saudade..... e hoje quase vinte anos se passaram e a Kombi se vai.... Deixar saudade de um tempo, tempo que j no volta mais....com toda sua simplicidade, participou de uma vida muito boa, de nossa famlia.... Obrigado Kombi por fazer a felicidade de milhes de pessoas, inclusive a minha....

por uma Kombi Luxo vermelha e branca e nela eu, de motorista, levava comigo mais 10 pessoas que me pagavam o suciente para a gasolina e para pagar a faculdade. Se no fosse a Kombi, eu nunca teria terminado a faculdade. Hoje, com 67 anos, graas a Kombi sou funcionrio pblico estadual aposentado.

DAVID PhILO

Minha paixo pela Kombi comeou em 1975, eu tinha ento 4 anos, meu pai comprou uma Kombi de para-brisa dividido , era branca , linda, usvamos para transportar mercadoria da nossa loja na 25 de maro e para passear no m de semana. Quando completei 9 anos, meu pai me ensinou a dirigir nela, adorava, com ela tivemos muitas alegrias, como todo carro ela tambm cansou. Meu Pai a levou para uma concessionria em Aruj , onde foi totalmente reformada, o Gerente da loja pediu para meu pai deixa-la para exposio, pois cou como zero, e todos podiam admirar a nossa Kombi.

DIEgO REbELO

A minha relao com a Kombi desde a minha primeira infncia. Eu ia e voltava do jardim de infncia (na Tijuca, no Rio de Janeiro) em uma Kombi de segunda gerao. Em 1997, com 6 anos de idade, eu via pela TV o comercial da terceira gerao da Kombi. Um pouco mais velho (com uns 8 anos de idade), eu gostava de passear de Kombi com o irmo da minha av. Em 2002, uma Kombi me tirou do sufoco quando eu e minha tia voltamos da ilha de Paquet e fomos deixados por um barqueiro em um lugar isolado perto de So Gonalo. Atualmente, moro em Iguaba Grande, no litoral do RJ, onde o transporte pblico municipal feito nica e exclusivamente por Kombis. Apesar de possuir uma bicicleta motorizada, eu s vezes necessito pegar uma Kombi, principalmente quando estou levando uma carga grande. O prprio motor dessa bicicleta foi levado de perto dos correios (onde eu o peguei vindo da importadora) at a minha casa em um bagageiro de Kombi.

PAULO CUNHA

JONAS KRUmmENAUER GONALVES

No sou, nem nunca fui proprietrio de uma Kombi... Mas ela fez parte da minha infncia, atravs de meu pai que sempre gostou deste veculo, para passear e para o trabalho, pois sempre teve padaria. Uma padaria na poca grande para a cidade, Panicadora Cinelndia, aqui em Bauru, isto na dcada de setenta, encerrando as atividades em 81.... E como disse, sempre utilizando a KOMBI para fazer entregas do po, que era na poca produzido em nossa padaria e distribuda para as demais que existiam na poca, em hospitais, no restaurante do trem que ia para Corumba.... E que saudade desta viagem de trem.... saudade do trem.... que o tempo levou..... Lembro tambm de quando pegava pezinhos e distribua em instituies de caridade da

SANTOS MARTINS CALDEIRA

Me lembro bem daquele ano de 1994, eu estava com 15 anos de idade na poca, e a Kombi, foi o primeiro veculo que eu dirigi na minha vida. Nunca vou me esquecer daquela perua branca que era do mesmo ano, quase zero quilmetro, em que eu pude sentir a sensao de liberdade de estar dirigindo pela primeira vez sem apenas car olhando, como era at ento.. Ficou marcado para mim isso, e sempre vou me lembrar da Kombi com carinho.

Residia em Pirapozinho (cerca de 20 km de distncia de Presidente Prudente ) com 20 anos de idade passei no vestibular para administrao de empresas na Toledo de Pres. Prudnte. Sabem como paguei meus estudos? Troquei meu carro, um Aero Willis 64,

126

127

DEUSDEDITh LADISLAU hOSE AgUIAR

FbIO DE CILLO PAgOTTO

ROBERTO BRAGA

Em meados do ano de 1988, aproximadamente, eu trabalhava em uma empresa com vendas de armarinhos e transportava mercadorias para vendas na pronta entrega ,para ajudar nas despesas. Mas o mais interessante que sou de So Jos do Rio Preto - So Paulo - e trabalhava no estado do Par. Viajava uns 2,100 km (dois mil e cem quilometros)at comear as vendas na cidade de Santana do Araguaia ou Conceio do Araguaia, passando pelo sul do Par, Redeno, Rio Maria e Xinguara, indo ate Maraba, Altamira, Uruara, na rodovia Tranzamazonica. Chegando no meu destino nal, que a cidade de Itaituba, s margens do Rio Tapajs, passando por balsas, pontes, desvios, atoleiros e muita poeira e barro, muita aventura! Toda viagem dava uma histria, totalizando mais de 20.000 km em uma perua Kombi, por mais de noventa dias.

poupou sua Kombi pois sabia que Catarina - nome dado a suas kombis - dicilmente o deixava na mo. Por isso, faa chuva ou faa Tsunami, ele saa com ela para tudo quanto lado. Passamos momentos de pura emoo quando o volante quebrou e saiu da estria da direo. Problema? Lgico que no! Nada que um Grifo bem apertado na estria, vire o volante. Imagina eu com 10 anos vendo isso. rsrsrs Em m, essa s uma das histrias com as Kombis do meu pai. Hoje eu tenho uma Kombi Cabine Dupla na cor Bege, lgico. Meu pai vive me falando que essa Kombi cabine dupla no sabe se quer ser Kombi ou pick-up. rsrsr

A minha historia com a Kombi comeou antes de eu nascer. Meu Pai comprou a Kombi Turismo exposta no 1 Salo do Automvel em 1960! Viajamos com ela, nas mudanas de casa ela que trabalhava e era a primeira moradora e trabalhou muito. Nela aprendi a dirigir com 8 anos! Depois de 20 anos meu Pai ia vend-la, no deixei e z uma restaurao completa. Hoje tratada como raridade e item de coleo e so meus lhos que querem passear na perua, e ainda escrevi um livro com a Histria da Kombi, da srie Clssicos do Brasil pela Editora Alade, na qual ela capa.

IZIDIO DA CRUZ RAfAEL DANDREA

RICARDO COSTA ANDRADE DE ALmEIDA A Kombi foi o veculo que levou geraes de crianas para a escola. Eu particularmente e meus dois irmos zemos muita baguna na Kombi azul da escolinha. Nunca vou me esquecer das musiquinhas que inventvamos para provocar o motorista. Meu irmo mais novo dormia sobre o motor junto com os pequeninos... nada mais anos 70 do que isto!

Minha Histria com Kombi se inicia em minha infncia. Meu pai sempre teve Kombi e at hoje tem uma 2011. A primeira foi uma luxo azul e branca que ele comprou de um cliente do banco onde trabalhava, no qual eu tenho uma vaga lembrana. Depois dela, veio uma sequencia de Kombis bege que eu me lembro muito bem, pois ali tive muitas histrias com meu pai. Meu pai usava muito a Kombi pq tnhamos um stio que pra chegar no havia nenhum outro carro que chegava alm dela. J viu uma Kombi andando de lado numa descida, tipo drift? Pois ! Chuva+barro+descida= drift de Kombi. Meu pai nunca

Meu falecido sogro era diretor de um time de futebol amador e tinha uma Kombi, ano 1970 branca. Certa vez marcamos um jogo em outro municpio e no tnhamos conduo para levar todos os atletas. Depois de muito pensar e procurar algum que ajudasse a levar os jogadores, no encontramos ningum. O jeito foi colocar a nossa famlia e mais os atletas dentro da Kombi. Rodamos 40 quilmetros com 22 pessoas dentro da mesma, foi e voltou numa boa! Esta kombi 1979 esta com 57.000 km. Ela era uma lanchonete. Eu e meu saudoso pai, Carmino Braga, compramos ela e a transformamos em um motorhome em 1983, nela colocamos um frigobar, microondas, tv digital 14, dvd, vaso qumico, fogo duas bocas e forno. Eu viajei bastante, meu pai algumas vezes foi pescar com amigos e ele era um apaixonado por esta kombi!

128

129

EDSON JOS DE AZEVEDO

A Kombi sempre fez parte da minha vida, proporcionando momentos inesquecveis. Lembro-me como se fosse hoje dos tempos em que amos com a velha Kombi ano 1968, azul marinho, acampar na praia. Ela pertencia ao meu tio Joo, que todo vero nos levava para acampar em Enseada, balnerio de So Francisco do Sul, segunda cidade mais antiga do Brasil, vizinha de Joinville, Santa Catarina, cidade onde nasci e ainda moro. Era incio da dcada de 1970, poca da minha adolescncia, quando ouvamos Raul Seixas e comevamos a curtir os Secos e Molhados, banda que fez muito sucesso com Ney Matogrosso e sua trupe. Incio do vero, frias escolares se aproximando e eu em contagem regressiva para embarcar na velha Kombi azul do tio Joo que nos levaria para acampar na praia da Enseada. Naquela poca, as barracas de camping eram novidade por aqui, estavam caindo no gosto popular. Na temporada de vero, as areias da praia da Enseada cavam repletas de barracas multicoloridas armadas ao longo da extensa faixa de areia. Na velha Kombi azul, alm da barraca e dos apetrechos de acampamento, das bolsas com roupas, comidas, louas e tudo o mais, iam, alm do meu tio Joo que era nosso motorista, minha tia, meus trs primos, eu, minha me, minha irm, meu cunhado e meus quatro sobrinhos. Era uma verdadeira festa dentro da inesquecvel Kombi azul que nunca nos deixou na mo. Quando a Kombi chegava ao local escolhido por meu tio para acamparmos e comevamos a descer, as pessoas que estavam na praia olhavam incrdulas ao ver tanta gente sair de dentro da velha Kombi azul 1968, alm, claro, de toda a bagagem

que era retirada de dentro dela e do bagageiro xado no teto. Enquanto as mulheres cuidavam das bagagens e das crianas, ns montvamos a grande barraca marrom-laranja. noite, a velha Kombi azul servia como dormitrio. Os bancos traseiros do meio eram retirados para dar mais espao para as crianas dormirem. Passvamos semanas acampados na praia tendo como companheira a velha Kombi azul. Hoje, meu tio Joo e muitos outros personagens dessa histria j no esto mais entre ns. Aquelas crianas que se divertiam na areia da praia e nas guas do mar, cresceram, casaram e se tornaram pais. E nas areias da Enseada j no mais permitido acampar. Mas ainda guardo na lembrana os bons tempos em que amos com a velha Kombi azul dirigida pelo tio Joo acampar na praia.

FERNANDO CRUCELLO

Era dia 30 de dezembro de 2005 vspera de Rveillon. Uma amiga da famlia acabava de chegar no BRASIL/SP, vindo da Sua num inverno de -20 Graus. Olhei para os meus irmos e pensei: vamos passar o rveillon no RIO DE JANEIRO? Assim que que concordamos arrumamos as malas e peguei o meu carro. Ao parar na porta de casa meu irmo perguntou: Voc ta louco? Ser que a KOMBI chega? Respondi: Ela vai e volta sem problema algum! Demoramos de So Paulo ao RIO 5 horas e meia, a volta foi mais demorada 450km de muita chuva apenas 6 horinhas de viagem, muita histria e muita curtio!

Fernando Crucello

130

131

RAfAEL DANDREA

LUCAS TRANA

Meu nome Lucas, tenho 32 anos e moro no interior de So Paulo em uma cidade chamada Franca. Minha histria com a Kombi um pouco diferente das muitas por ai, que geralmente contam de lembranas de quando criana, que o av tinha uma etc etc etc. Comigo, a paixo foi no to imediata assim. Para falar a verdade eu achava a Kombi horrvel quando menino, morria de medo de andar em uma! Tambm n, com tantos apelidos q ela tinha como por exemplo: desintera famlia. Mas dai o tempo passou, eu fui crescendo e comecei a me interessar por carros antigos e adivinhem qual modelo que apareceu para eu terminar uma restaurao? Isso isso isso, ela mesma, uma Kombi 1961 standard 2 srie cinza. A, amigo, foi paixo primeira vista. Terminei a restaurao, z algumas viagens com ela (guas de Lindia foi uma delas) e da apareceu um negcio bom e me desz dela...

Tenho saudades at hoje, mas nunca saiu de meus pensamentos a vontade de ter outra kombinha, e em janeiro de 2013 eu consegui achar uma muito boa, 1973 branca. O senhorzinho (dono) ainda dono me disse assim: Tenho essa Kombi desde 1991, ela me ajudou a comprar minha casa e a criar meus lhos, essa Kombi me fez muito feliz... Hoje no posso andar mais nela porque eu tive um derrame, mas tenho certeza que voc ser muito feliz nela e conquistar muita coisa nela. Comprei e a uso tanto para trabalhar quanto para me divertir e sempre que posso vou a cachoeiras com os amigos e a viagens com a namorada. Essa por enquanto minha historia com a Kombi... E ao Sr Geraldo que me vendeu mando um recado: Ela j est e continuar me fazendo muito feliz.... Obrigado a todos que perderam um tempo lendo minha histria!

ALbERTO NASCImENTO fILhO

Tenho uma Kombi 1965 e foi mais que um sonho realizado poder compr-la e fazer minha esposa aceitar tambm!!rs Meu pai era mecnico e meu av funileiro. Minha infncia foi em uma ocina e, de todos os carros, a Kombi sempre foi minha preferida e eu sempre dizia que compraria uma quando crescesse. Meu pai teve uma 58 por muitos anos e depois teve outras. Vendo essa paixo passando de pai pra lho e depois pro neto, resolvi vender minha moto e ir atrs desse Po Pulmann que me faz muito feliz!! E hoje poder olhar na minha garagem e ver uma Kombi 65, uma Variant 73 e um Fusca 74 me faz um cara de sorte!!

Sempre fui apaixonado por Kombis. No que elas sejam bonitas, mas so sem dvida senhoras interessantes. Sai de casa para comprar um carro de rodzio, quando passei pela loja e vi essa Kombi no resisti e comprei. Hoje estamos felizes (ambos) e as vezes saio com ela mesmo fora do rodzio, por puro prazer.

132

133

MARIA DO CARmO DA FONSECA BRANDO

Ela chegava, era branquinha e muito asseada, um prazer car dentro dela, aspirando seu perfume de carro bem cuidado. Com pouco comeamos a passear, a ir pra lugares antes distantes, da cidade. At que um dia, paramos no alto de uma avenida. Ali comeou minha longa histria com a kombi. Abravamo-nos, beijvamo-nos, com sofreguido... embora a pureza dos tempos e das idades. Passamos a ir mais longe, aos festivais de inverno de Ouro Preto. O frio terrvel, nas voltas era preciso estacionar em qualquer cantinho, esperando que a neblina se dissipasse. Oh, como eu gostava daquela kombi branquinha, do calor que dela emanava.Um belo dia a kombi deixou de aparecer. Assim, do nada, sem que se falasse sobre o assunto. A cada uma que dobrava a esquina, meu corao se acelerava em batimentos extras. Mas no era ela, a minha kombi. Nunca mais foi. Durou o tempo que deveria durar. Da forma que chegou, foi-se. Numa manobra de classe, de um motorista impecvel. Na memria, entretanto, jamais se apaga, uma vez que os momentos dentro nela xaram-se como algo nobre - marca de um passado feliz e descontrado. Indestrutvel. Como seu branco alvo, suas portas que corriam qual o tempo, seu espao amplo, no qual cabiam as mais deliciosas expectativas e fantasias...

com o dinheiro da venda de um terreno que minha me, gacha de nascimento e paraibana por opo, ganhou num programa de rdio. Meu pai, at hoje no sei se por machsa de paraibano ou empolgao da carta(CNH)recm conquistada h 04 meses, decidiu que levaria seus oito lhos e esposa de Kombi ao extremo sul do pas. Detalhe: ramos oito lhos o mais novo com 9 meses e o mais velho com 13 anos. Uma coisa interessante foi a preparao de armaes quadradas de madeiras sob medida, que encaixavam no espao entre os bancos, onde se apoiavam na horizontal os encostos desmontados, de forma que do pra-brisas traseiro at a divisria dos bancos dianteiros tudo era plano como um forno de padaria, onde ns dormamos enleirados, brincvamos e passvamos o tempo. No espao embaixo dos bancos iam as panelas de presso e todo tipo de bugiganga de viagem, fogareiro para as latas de feijoadas esquentadas nas clareiras beira da estrada. Passando pela Bahia o odmetro marcava 49.999 km, da meu pai entregou o volante pra minha me (que nunca dirigiu) pra ela alcanar os 50.000 km. A cada sada para a estrada tnhamos quer contar as cabeas e fazer a chamada para certicar que estavam todos bordo, o que no evitou que uma de minhas irms casse para trs em Jundia-SP adormeceu no sof da casa onde nos hospedamos enquanto meus pais se despediam dos antries. Tivemos muitas aventuras nos 45 dias que durou essa gauchada. Cada um de ns guarda at hoje as lembranas daquela empreitada. Lembro do anoitecer na ponte Rio - Niteri, os cacaus maduros na beira das estradas baianas, as uvas dos japoneses no Paran, a ventania

que quase nos acidenta em Santa Catarina, da solidariedade de um guarda rodovirio em guiar aquele Paraba at a sada de So Paulo. Nossa Kombi foi usada at como cavalo pra cercar uma vaca, que depois de morta e esquartejada foi levada no assoalho para ser assada para os convivas. Em So Gabriel-RS, meu irmo comprou sua primeira revista de Tex Willer edio especial de natal. At hoje temos uma coleo desta revista em casa, em torno de 100 exemplares. Lembro at do toca-tas que meu pai ganhou de presente em Iju-RS. J as lembranas de minha me so do tipo car com o corao na mo com tantas crianas soltas nos postos de gasolina, onde parvamos pra cozinhar e tomar banho. Meu irmo mais velho atropelou seu primeiro cachorro com ela, aos 13 anos. No retorno ela foi vendida, e pouco tempo depois se destruiu em um incndio na garagem de seu novo dono. Ela passou rpido em nossas vidas, mas as lembranas que nos trouxe nos acompanham at hoje. E sempre rendem boas risadas quando nos encontramos em famlia.

com ela... Minha Kombi ... meu carro de trabalho, meu carro de lazer, minha companhia na estrada, meu hobby. Minha Kombi velhinha, de 1975, mas minha paixo,e o meu maior sonho restaur-la para que que comigo, no s por mais 19 ou 20 anos, mas enquanto eu tiver vida...

MIkE S

My wife and I restored our 1975 Campmobile 13 years ago and in that time we have travelled over 30,000 miles together, camping, sightseeing and going to VW events. I have included a photo taken of us driving across the sea oor at low tide, near Ministers Island, New Brunswick. Through a moment of inattention we became stuck on a sandbar, but were freed after a lovely German family on holidays came to our rescue. The experience left us with new friends, and is just one example of how the VW bus brings out the best in people. Calypso, our camper, is a joyful, inseparable part of our lives and we look forward to many more miles and smiles together.

CLAUDIO MARCELO DOmINgUES

IZA PORTO DE OLIVEIRA

Minha paixo pela Kombi ja vem h 19 longos anos. Sempre trabalhamos juntos, passamos noites beira de estradas espera de um socorro, mas nunca nos abandonamos, estivemos em todas as situaes possveis e o que mais me orgulho de ter conquistado as poucas coisas que tenho na direo junto

Era o nal do ano de 1978, quando samos de Campina GrandePB com destino a Santa Maria-RS. O plano era chegar a tempo de assistir o casamento da minha tia, irm caula de minha me. A Kombi papai adquiriu na Cavesa, com 4 anos de uso, comprada

134

135

OTTO JR

MAURICI PORfIRIO SChNEIDER

Durante 2 longos anos, 5 vezes por semana, eu ia e voltava do colgio numa Kombi escolar. Era a Kombi do Maurcio. 17 pessoas. Isso mesmo, 17 pessoas todos os dias. E no eram crianas. ramos adolescentes do ginsio e segundo grau. A matemtica era: 3 na frente, 5 em cada banco e 4 no chiqueirinho. Olha, era um aperto s. Fora a baguna, o calor na poca do calor, o frio na poca do frio. Hoje em dia, em 2013, parece mentira e difcil acreditar que uma Kombi escolar trafegue com 17 pessoas diariamente, e olha que o colgio era longe, depois de recolher todos os alunos ainda era necessrio pegar longas e movimentadas avenidas na Belo Horizonte do incio dos anos 80. Mas a legislao na poca era bem mais branda. Me lembro que numa poca o Maurcio inverteu os bancos atrs, colocou um de frente para o outro. E partir da comecei a passar mal todos os dias at o dia em que vomitei!!! Ganhei o privilgio de ir na frente, lugar garantido aos mais antigos, que no era o meu caso. E sempre quando voltava para trs eu passava mal. At que descobri que o problema era andar de costas! At hoje se eu andar de costas eu co rapidamente enjoado! Aprendi na Kombi!!! rsrs Outra coisa que me lembro era como o meu pai cava impressionado com a responsabilidade do Maurcio e sua Kombi, nunca, nenhum dia ele e sua Kombi atrasaram ou deixaram de nos pegar. Bons tempos. Vamos em frente. Ainda vou ter a minha Kombi!!!!! Forte abrao a todos os amantes desse sensacional carro!!!

Kombi para ser feito o servio. Meu patro logo comeou a fazer o trabalho solicitado e eu estava l o tempo todo observando cada detalhe daquela Kombi. Tudo era to perfeito, tudo to lindo no seu interior, em seus detalhes, no motor. Eu estava adorando participar daquela reviso, ento pedi para meu patro se poderia lavar a Kombi no meu horrio de folga, ele permitiu, mas no iria pagar pelo servio, j que ele no foi solicitado pelo proprietrio do carro, mas mesmo assim eu queria lavar para conhecer melhor a Kombi, quei duas horas limpando e apreciando cada detalhe, achava tudo to perfeito, tudo to bem conservado, at encontrei o manual do veiculo, ali estava um dos primeiros livros que li com toda ateno. Falava sobre todo o cuidado que deve ter com a Kombi, passo a passo, explicava tudo que uma pessoa teria que fazer quando surgisse alguma dvida ou qualquer coisa parecida. Foi um dia to bom pra mim, no sabia que poderia melhorar ainda. Quando o proprietrio da Kombi chegou para buscar seu carro e viu que estava limpa, perguntou ao meu patro quem havia feito o trabalho, meu patro logo respondeu: foi o menino ali o senhor. . Ento quei trmulo, porque achava que iria ganhar uma bronca, por fazer uma coisa que no tinha pedido. Aquele senhor veio se aproximando e perguntou educadamente: Menino, porque fez este trabalho em minha Kombi? Senhor, no quero que que zangado comigo, mas hoje foi o dia mais feliz da minha vida. Limpei sua Kombi e senti uma emoo muito forte, um conhecimento de cada detalhe que a Volkswagen ofereceu para seus clientes em segurana e conforto. O homem se sentou do meu lado e me perguntou quanto queria pelo servio, logo respondi: nada, no senhor somente fez por gostar de sua

Kombi. Ento ele me convidou para dar uma volta e me levar num lugar que jamais iria esquecer. Pedi a autorizao para meu patro e para meu pai. E l fomos ns para o lugar to especial. Era uma das revendedoras da Volkswagen, a Blusa em Blumenau. Conheci toda a loja do Sr. Jorge Boatim. Ele fez com que eu me sentisse a vontade, me mostrou sua loja com mais de vinte unidades das mais lindas Kombis j fabricadas. Fiquei to emocionado que chorei, no conseguia me controlar, era muito especial para mim aquele momento. Fiz uma amizade muito grande com aquele senhor que me levou para conhecer a loja e dali em diante sempre lavava sua Kombi quando ele levava para fazer reviso. Esta foi minha historia que vivi com uma Kombi. Hoje tenho 43 anos e sou apaixonado por Kombi e com minha honestidade e meu trabalho, tenho uma ano 1990. Estou muito feliz, porque com ela fao um trabalho muito importante para as pessoas da minha comunidade e fao isso com maior amor e carinho, atravs de um sonho de criana.

Toda criana tem um sonho, uma paixo. Eu tinha meu sonho, minha paixo. Com apenas dois anos de idade, ganhei uma carona de um amigo de meu pai. Ele tinha uma Kombi ano 1972, ela era muito linda! Seus pneus novos com suas calotas brancas, sua cor era vermelha com branca, tinha radio AM/FM e lugares para nove pessoas. Eu queria car todo o tempo andando com aquela Kombi, mas a viagem era curta. Perguntei ao amigo de meu pai como ele conseguiu comprar aquele carro e ele me respondeu, falando com uma voz muito grossa: Meu lho, com muito trabalho e honestidade. Ento quei pensando... Eu sou honesto s falta um trabalho. Comecei a trabalhar em uma ocina de automveis, lavando as peas dos motores com muita ateno e cuidado, porque o meu patro era muito brabo, mas eu queria ter meu emprego para poder um dia comprar uma Kombi. Certo dia apareceu um senhor muito educado e muito bem embarcado, estava com uma Kombi seminova, queria fazer uma pequena reviso, ento deixou sua

136

137

MARCOS BATISTA

TERCIA CRISTINA DE LUCENA

Quero narrar neste texto um pouco da histria da minha Kombi, ou at mesmo a histria da minha famlia. Em 1972 meu tio Walter comprou uma Kombi 0km, para seu comrcio, ou melhor, para sua barraca na feira. Mas, aps alguns meses, o tio Walter a colocou venda, sendo ento o maior interessado na Kombi o Meu tio Manoel que o chamvamos de tio Bebeu, e a assim o fez, a Com essa Kombi ele escreveu a sua histria, buscou e levou por vrias vezes os pais ao Pernambuco, socorreu e atendeu as necessidades da famlia e amigos. Com essa Kombi ele criou suas lhas, ajudou nos estudos das mesmas, forneceu o po de cada dia para sua esposa Maria. Tudo isso por nada menos que 42 anos. Hoje, com muitas saudades do tio Bebeu, sou o dono dessa Kombi, pois ele faleceu h quatro meses e fui honrado pela minha tia Maria. Assim encerro minha histria dessa Kombi que se mistura profundamente com a histria da minha famlia.

Oi pessoal, a minha histria com a Kombi vem desde a minha infncia, porque meu pai sempre teve Kombi (uma branca, uma azul cu e outra azul Royal e como a nossa famlia era muito grande, para caber todo mundo aqui de casa, s a Kombi!). Cresci dentro de uma Kombi, muito feliz por sinal... Depois de muitos anos, inventamos de vender frutas e verduras para entrega em domiclio e o que nos salvou foi uma Kombi bem velhinha que meu namorado tinha... Saamos no inicio da madrugada para comprarmos as frutas e verduras para vendermos e comearmos o nosso negcio. Passaram alguns anos, o namoro acabou e negcio acabou, mas a minha histria com a Kombi continuava... Fui estagiar pela faculdade numa rdio famosa (Transamrica) e passei a dirigir novamente uma Kombi que serviria para promoes da rdio. Da em diante, foram mais alguns anos neste emprego e sempre todo incio de ano era de praxe trocar a Kombi na Locadora. Eu amava fazer isso, porque ela fazia parte de minha vida mesmo, era o nosso camarim, nossa pousada, nosso porto seguro. Depois disso, passei a alugar Kombi quando precisava viajar, at que, ano passado, meu marido trabalhou em uma empresa que disponibilizou pra ele trabalhar viajando uma Kombi zero, na cor prata... Pronto! A enlouqueci de vez e me apaixonei pela Kombi do trabalho do meu marido e pra qualquer lugar que amos, pedia sempre pra ele ir com ela e esquecamos a nossa Dobl em casa, por incrvel que parea... Eu gostava muito mais de andar de Kombi a andar de Dobl, que eu amava demais tambm, mas a Kombi tinha feito parte de minha vida toda n? No tinha como esconder a minha paixo por ela e a cor prateada fez com que me apaixonasse ainda mais... Mas,

infelizmente, meu marido saiu do emprego, perdemos a Kombi da empresa e por diculdades nanceiras tivemos que vender a Dobl e infelizmente hoje estamos com um carro de ano 1994 pela situao nanceira que estamos, mas nunca me esquecerei da Kombi... Ela fez parte da minha vida inteirinha. Obrigada a todos vocs por me dar a oportunidade de narrar a minha histria com esse carro maravilhoso e apaixonante que a Kombi!

LOURDETE MARIA PAIVA GONALVES

SIDNEI COSTA ROgERIO

A nossa Kombi foi batizada pelo nome de Buiuna. Ela veio de Imperatriz - Ma trazendo meu pai seu Tet, minha me Dona Lurdiana, meu irmo Raimundo Antnio, um casal de cachorrinhos e toda a mudana que puderam trazer. Essa viagem foi uma saga, porque ela j era usada e deu muitos problemas nos faces. A nossa saudosa Buiuna nos deu muitas alegrias em Braslia e foi atravs dela que a famlia prosperou: tnhamos uma banca de ovos na Feira Permanente do Gama e tambm nos levou muitas vezes ao Vale do Amanhecer - Planaltina. At hj ns lembramos da importncia dessa amiga de todas as horas ...naquele tempo ela era muito necessria e todos a amavam.

MARALICE FONSECA

No ano de 1976 meu pai possua uma Kombi que utilizava em seu trabalho. Um dia estava indo buscar rao na fbrica e colocou o meu irmo de 3 anos na parte de trs da Kombi, levando-o consigo. Com a kombi em movimento o meu irmo, muito levado, abriu a porta por dentro, caindo no asfalto - o que meu pai nem notou. Vinha vindo atrs um caminhoneiro que viu meu irmo cair, parou o caminho, o pegou e foi entreg-lo para o meu pai que j estava na fbrica. Meu pai se assustou muito com a situao, pois nem havia dado falta ainda do meu irmo. Foi um fato muito cmico que nunca nos esquecemos.

Em meados de 2005 comprei uma Kombi 1980, para o meu pai trabalhar, a que vem a histria. Me casei em 28 de dezembro de 2005 e eu iria passar a minha lua de mel no Rio de Janeiro. S um detalhe, no tinha mais passagem. A que veio a ideia do meu Pai porque vocs no vo de kombi?. De primeiro momento achei um absurdo e disse ir para lua de mel de Kombi? T fora. Mas no teve jeito, fui obrigado a ir de carro. Cheguei no Rio e foi uns dos passeios mais maravilhosos do mundo e vai car marcado no resto de minha vida. Por cima a lua de mel foi com uma galera animada todos de Kombi 80 em Pleno Rio de janeiro show de bola.

ANTONIO MIgUEL MORENA PIRES D AVILA

Tenho uma Kombi 1963 azul calcinha, como a turma chama, a mecnica no mais a original e deve ter trabalhado muito na feira pois precisei colocar sobre cavaletes e tirar a bateria, caso contrario fugia para a feira! Tenho mais uma sucata de uma 1974, esta amarela, que utilizo como depsito, e mais duas capotas uma delas para o ganso nadar e a outra como bebedouro para a porcada. Pois e isso ai Kombi tem 1001 utilidade. Bye, bye.

138

139

CARLOS RENATO CALDAS

Era criana, meu tio tinha uma Kombi antiga, no me recordo o ano mas da dcada de 60. Sempre que tinha oportunidade, pedia a ele que fosse dar uma volta comigo. Meu pai no entendia, pois deixava de andar no seu Passatt 76, lanamento da poca. Foi assim que comeou minha paixo por elas. Aps 40 anos consegui ter a minha, um modelo standard ano 1966, que passou por vrias reformas e personalizaes, hoje tenho trs modelos todas do modelo split window. Quem possuidor e apaixonado, sabe muito bem o prazer de dar uma voltinha ou uma viagem com esse utilitrio, que vai deixar saudades.

pela minha malcriao, meu irmo foi no meu lugar na volta. Meu pai pediu pra eu sentar na frente junto com ele na kombi e me falou: - As coisas se conquistam com educao, agora pode entrar na frente, foi a melhor viagem do mundo, nunca esqueci, e elas no pararam por a, j vivi inmeras. Kombi sempre fez parte da minha vida. :D

MARCELO VIANA

Quando vim de So Paulo em 1982 tinha dez anos, chegando em Belo Horizonte comecei a conviver com meus primos. Ento eles sempre iam para Abre Campo, uma cidade no interior, e meu Tio Chiquito enchia a kombi de crianas, lhos dele e sobrinhos. Era a melhor coisa do mundo, visitar a av, brincar no cafezal, andar de carro de boi que saudades. Hoje tenho uma Kombi 1997, trabalho com ela em uma transportadora e hoje eu que levo minhas sobrinhas para passear. Ningum pode negar a kombi carregou o Brasil nas costas por muitos anos e hoje nada mais justo do que essa homenagem. Se estivesse ao meu alcance j estaria na garagem. Viva la Kombi.

RICARDO AkIRA ObAYAShI

EDISON LAVORENTI ERICO OLIVEIRA OLIVEIRA Trabalhei com uma Kombi, por mais de quatro anos transportando frango, cheguei a colocar quase 2 mil quilos naquela coitada. ela ia devagar, mas ia. S me deixava na mo quando eu esquecia de por gasolina. Pena que os carros bons acabam indo embora.

WANDOmbERg LImA DA SILVA

Meu pai comercializava carros usados e um dia ele apareceu com Kombi. No me lembro o ano dela mas isto foi em 76/77. Foi amor primeira vista, rez o motor com poucos ajuste, botei um tkr, cara preta, que na poca era um sonzo, com dois alto falantes nas portas dianteira e duas caixas de som no fundo. Rapaz, z sucesso com a turma. Todo mundo queria andar na Kombi. Sonzo do Led Zepellin nas alturas, Rolling Stones, Bob Marley, etc. As minas piravam, altas festas ali dentro, no tempo em que se podia namorar dentro do carro. Inesquecvel.

Conheci a Kombi com 10 anos de idade. E nunca mais esqueci. At aquele dia nunca tinha imaginado pisar em uma kombi e passei a ir todos os dias de Kombi para a escola. Era uma azul clara, com o vidro dianteiro bipartido, duas leiras de bancos voltadas pra frente e uma para trs (uma adaptao pra caber mais crianas). Era um momento muito legal. O motorista, a gente conhecia como tio Mauro e contava muitas estorias dele e de sua Kombi. A que mais me marcou foi quando ele usou a Kombi para carregar a bateria da banda Queen em um show que aconteceu em So Paulo em 1981. Adorava andar naquele carro, era uma sensao de liberdade e alegria tudo misturado! Alm disso, o tio da Kombi sempre colocava o rdio (um AM) em uma estao pra ouvir as 7 mais do dia, as 7 campes... Tenho muita vontade de ter uma Kombi e ainda vou ter uma pra viajar! A Kombi, pra mim isso: liberdade! Obrigado pelas boas lembranas Kombi!

RObERTO HAUSLADEN

Eu me lembro muito bem, eu chorava muito, muito mesmo e meu pai no dava ateno eu queria muito mesmo mas meu irmo foi no meu lugar. Maria Fumaa, o nome da Kombi onde meu pai me ensinou uma lio que levo at ento. Eu tinha 8 anos quando chorava para andar no banco da frente com meu pai, no entanto

Meu pai tinha uma Kombi 75 azul. Viajvamos nas nossas frias de inverno, toda famlia, pai, me e ns, os quatro irmos, com cortininha nos vidros da Kombi. As frias inesquecveis de nossa infncia foi uma que ns estvamos em So Joaquim/SC, uma das cidades mais frias do Brasil. A noite, aqueles pingos de gelo caindo em cima de ns, dormindo na nossa Kombi que no tinha forrao . Tempos bons!

140

141

ALESSON GALhARDO

MARCOS NIppER

WILLIANS MAggI JUNIOR

Ns fazemos escolar pelo interior da cidade h mais de 12 anos e desde o comeo sempre utilizamos a kombi, veculo muito resistente e econmico. Aprendi a dirigir em uma quando tinha de 12 para 13 anos..... Sempre vamos ser gratos a VW por nos proporcionar alegria pois so tantas histrias e aprendizados por trs dessa perua maravilhosa que nem sabemos como descrever. Podemos dizer com certeza que somos kombimanacos e fs dessa perua que vai deixar muitas saudades.

lugares da minha cidade que Balnerio Camboriu-SC. Agora tenho uma kombi de carroceria e leva muito peso mesmo ela muito forte. Gostaria que a kombi voltasse a ser comercializada com uma outra cara com motor mais forte e direo hidrulica ou eltrica ,enm amo kombi e no vou esquec-la nunca.

JOO ROSA NUNES jUNIOR NUNES

Minha infncia est ligada diretamente a Kombi azul e branca que meu av tinha. Ele tinha um carinho enorme pela Kombi, mantinha ela em perfeito estado de conservao. Morvamos na roa, em um sitio no interior do RJ. Me lembro das viagens para a cidade com minhas tias e minha av. Eu sempre viajava em p, atrs do banco do motorista para car vendo meu av dirigir a Kombi. No importava quantas horas durasse a viagem. Quando amos a igreja na cidade, minha av levava na mala da kombi, bolos, suco e caf para a ceia depois do culto. Meu av usava a Kombi no trabalho tambm, ele transportava o carregamento de Aipim para o sitio, j que a nossa renda era da farinha feita nos barraces que tinham no sitio do meu av. Resumindo a Kombi era essencial nas nossas vidas. Tanto para o po de cada dia, mas tambm para o divertimento da famlia.

JEffERSON PEREIRA COSTA

A minha historia com a kombi comea em 1999, quando trabalhei nela como cobrador de transporte urbano. Aquela kombi de teto baixo, duas portas, lateral com tranca no meio, com seu jeito simples mas aguentando muito peso. A capacidade era de nove mas a gente chegava a levar doze pessoas e ela no reclamava, transportava com tranquilidade. Em dois mil e oito, j no era mais cobrador. Passei a exercer a prosso de motorista e o meu primeiro carro foi uma kombi com teto alto e radiador na frente, agora doze lugares trabalhando no sistema integrado de transporte de feira de Santana Bahia, onde estou trabalhando at hoje. Um carro simples mas de muita serventia e o principal, manuteno barata. um excelente carro, pena que vai sair de linha mas deixa um legado onde quase todas as pessoas ou j andaram ou j tiveram uma historia com ela (kombi)...

Era uma vez minha querida Kombi 1986, seu nome era Doris e foi uma homenagem ao nibus da banda Stillwaters do lme Almost Famous. Durante os anos 90 e 2000, nossa banda circulou pelos principais bares e festivais do pas, nossa guerreira Doris encarou montanhas, estradas de terra, subidas interminveis e milhares de kilometros de asfalto, sempre levando a banda CRIATUA e todos nossos equipamentos com muito conforto e segurana, criando um astral que s a Kombi pode proporcionar. Pelas janelas da Doris vimos o mundo passar e nunca nos esqueceremos da nave me. Verdadeira emoo movida a rock and roll e timas histrias que nunca sero esquecidas...

Me casei em 1987, estava desempregado, tinha uma grana e z festa. Viajei e quando voltei da lua de mel, z um balano nanceiro e tinha me sobrado algum dinheiro. Resolvi comprar uma Kombi do meu vizinho e trabalhar com ela. Comprei caixas de isopor e cerveja de latinha. Eu morava em Conceio de Macabu, RJ, prximo a Maca. Fui vender cerveja na Praia, ganhei uma boa grana montei um restaurante e z entregas de marmitas. Nunca esquecerei de minha Kombi. Ela me ajudou muito estou triste por esta noticia.

MARCIO GIANOCARO

ELENAI MIGUEL FRANCISCO

Eu Nunca tive uma Kombi, mas desde pequeno ia todos os dias numa perua escolar e sempre no famoso chiqueirinho, onde ca o estepe. Era muito gostoso, quase uma aventura com aquele barulho caracterstico da Kombi que de vez em quando quebrava ou furava o pneu. Foram anos muito bacanas que no voltam mais .

Eu gosto muito de kombi ja tive kombi envidraada que usei pra tranporte escolar. Depois usei transporte de pessoas para vrios

142

143

AQUILES DUARTE

EDNALDO CAmpOS

RAImUNDO CORREA

Sempre fui apaixonado pela Kombi, uma paixo to grande que eu comprei uma ao meus 18 anos. Sou apaixonado pela marca, tive Golf, New Beetle, 3 Saveiros mas a que me rendeu uma estoria foi a famosa Kombi. Reformei por inteiro e pintei de verde oliva. Certo dia estava dando uma banda e encontrei um comboio do Exrcito Nacional. Ningum entendeu nada. Um homem cabeludo com uma kombi cheia de som, rodas 17 no meio deles ... At hj de certo eles se perguntam quem era aquele louco... Hj se tornou o smbolo da paz mas j lutou muito e ajudou a humanidade... Ela trabalhou muito hoje hora de ela descansar e viajar. Foi judiada e hj tratada com carinho. Obrigado Volkswagen, obrigado Kombi.

Na dcada de 80 comecei a construir a sonhada casa de praia no belssimo litoral norte paulista. Escolhido terreno, engenheiro equipe de pedreiros, nossos coraes pulavam de alegria para nalmente iniciarmos a obra. Logo veio a decepo pois no havia materiais de construo que se faziam necessrios e tudo tinha que ser comprado na capital, onde morvamos. Depois de muito pensar, vi (literalmente vi) uma Kombi diesel cabine dupla passando pela estrada. A alegria voltou. Comprei uma usada e cerca de 50 % da casa foi transportada nesta abnegada perua. Coloquei tantos azulejos, certa feita, que o peso fez com que a dianteira casse quase no ar e deu para sentir quase uma direo hidrulica. A coitadinha trabalhou tanto que depois da casa pronta, as crianas pediram para deixa-la no gramado da frente. Plantamos muitas ores e a cabine tornou-se o clubinho dos meninos...

Eu tive trs Kombis e a ltima dela tinha um motor a lcool, de Santana 1.8 que era furgo, e eu utilizava para transportar verduras para o projeto social de 850 famlias carentes que hoje est parado pois depois de 3 anos de uso desta kombi ela trincou o chassis em trs partes e no teve como recuper-la para o projeto e por isso parou o projeto.

DOUgLAS EDUARDI FERREIRA DE CASTILhO

CARLOS MAgNO FREITAS

Nesse ano de 2013 comprei minha primeira Kombi, de modelo furgo e de 1990, comecei a us-la pra transportar equipamentos de udio, de 7 meses que estou com ela , j pude passar por muitas situaes como por exemplo passar a madrugada inteira empurrando querendo dar tranco aonde tinha uma turma me ajudando a empurr-la, irmos, primos e amigos, uns empoleirados no pra-choque outros j no teto acenando l no pra-brisa, sendo guinchado por outro carro e passando na frente de policia e tudo mais . Enm tive que fazer o motorzinho dela inteiro, trocar as rodas e envelop-la com a cara da minha empresa...de 7 meses pra c o visual dela mudou bastante e aqui em Maring PR aonde moro ela nica e creio eu a mais chamativa, aonde passo sempre tem algum olhando, tirando foto, perguntando sobre ela...

No inicio dos anos 90 eu e meus familiares esta vamos indo a um batizado de uma sobrinha em Santa luzia MG e fomos na Kombi do meu cunhado s que a Kombi era muito velha e no tinha os bancos de passageiros ento tivemos que sentar em tamburtes (bancos de madeira), foi um passeio terrvel porm muito divertido principalmente nas curvas!

144

145

Este livro assim como seu contedo so de propriedade nica e exclusiva da Volkswagen (ou licenciados ou autorizados para a Volkswagen e esto protegidas por direito autoral). O contedo no pode ser copiado, reproduzido, distribudo, transmitido, exibido, mostrado, vendido, licenciado, ou explorado para qualquer que seja a nalidade, sem o consentimento prvio dos respectivos proprietrios. A ordem das histrias foi feita de maneira aleatria para melhor diagramao e leitura.

Vous aimerez peut-être aussi