Vous êtes sur la page 1sur 34

Dirias e passagens

Perguntas e respostas

Controladoria-Geral da Unio - CGU Secretaria Federal de Controle Interno

Dirias e passagens
Perguntas e respostas

Controladoria-Geral da Unio Braslia, 2011

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIO SAS, Quadra 01, Bloco A, Edifcio Darcy Ribeiro 70070-905 - Braslia/DF cgu@cgu.gov.br

JORGE HAGE SOBRINHO Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da Unio LUIZ AUGUSTO FRAGA NAVARRO DE BRITTO FILHO Secretrio-Executivo da Controladoria-Geral da Unio VALDIR AGAPITO TEIXEIRA Secretrio Federal de Controle Interno MARCELO NUNES NEVES DA ROCHA Corregedor-Geral da Unio JOS EDUARDO ROMO Ouvidor-Geral da Unio MRIO VINCIUS CLAUSSEN SPINELLI Secretrio de Preveno da Corrupo e Informaes Estratgicas

COORDENAO DOS TRABALHOS: Ronald da Silva Balbe Eveline Martins Brito EQUIPE TCNICA RESPONSVEL: Cristiane Arajo da Silva Patricia Alvares de Azevedo Oliveira Saulo Jos Gomes

Tiragem: 5.000 exemplares Capa e editorao: Ascom/CGU Disponvel no stio www.cgu.gov.br Permitida a reproduo parcial ou total desde que indicada a fonte.

Apresentao
Com este manual, a Controladoria-Geral da Unio busca orientar os gestores e servidores pblicos federais quanto aos procedimentos para utilizao de dirias e passagens no mbito da Administrao Pblica Federal, na modalidade de despesa disciplinada. O que se pretende evitar erros e promover a racionalizao dos gastos governamentais, visando melhoria da qualidade do gasto pblico. Esta modalidade de despesa tpica e necessria para o servio pblico, principalmente dada a abrangncia em todo o territrio nacional das atividades exercidas e da descentralizao das aes e programas de polticas pblicas. Entretanto, ressalta-se a importncia de os gestores e servidores observarem estritamente os princpios da economicidade, da impessoalidade, da moralidade, da eficincia e, essencialmente, da motivao dos gastos, que no outra, o interesse pblico. Dividido em duas partes, a primeira conta com 27 perguntas e respostas que, em linguagem clara e com a utilizao, sempre que possvel, de exemplos, esclarecem quais situaes permitem a concesso de dirias e passagens e quais as vedaes constantes na legislao pertinente. A parte final traz as normas atualizadas sobre o tema: cinco decretos e uma portaria, editados entre 1973 e 2011.

ndice das Perguntas e Respostas


1. A que se destinam as dirias pagas na administrao federal? 2. Quem faz jus percepo de dirias? 3. Quais as situaes de deslocamento em que o servidor no faz jus diria? 4. Em quais situaes vedada a concesso de dirias? 5. Quando o servidor ter direito somente metade do valor da diria? 6. Quais os casos especiais previstos na legislao? 7. A quem cabe autorizar a concesso de dirias, passagens e locomoo aos servidores da administrao direta e indireta? 8. Quais os casos em que somente os Ministros de Estados podero autorizar as despesas com dirias, passagens e locomoo? 9. Quais os elementos essenciais para o ato de concesso? 10. Como providenciar a compra das passagens? 11. O que deve ser levado em conta quando se tratar de passagem area? 12. Em que momento e de que forma efetuado o pagamento das dirias? 13. Como realizada a prestao de contas? 14. Como proceder caso no sejam utilizadas todas as dirias recebidas? 15. Podem ocorrer afastamentos iniciados em sextas-feiras, sbados, domingos e feriados? 16. E se o servidor tiver necessidade de se afastar por tempo superior ao previsto?

17. Podem ser alterados percursos ou horrios pelo prprio servidor? 18. H necessidade de publicao dos atos de concesso de dirias? 19. Quem so os responsveis no caso de desacordo com os regulamentos? 20. A concesso de dirias e passagens corre conta de que rgo? 21. O que o SCDP - Sistema de Concesso de Dirias e Passagens? 22. Quais as principais caractersticas do SCDP? 23. Quais os benefcios trazidos pelo SCDP? 24. Quais as principais funcionalidades do sistema SCDP? 25. Como se d a gesto do Sistema? 26. Quem so os usurios do Sistema e como determinado seu perfil? 27. Quais so os perfis disponveis e suas respectivas atribuies?

Dirias e passagens

1. A que se destinam as dirias pagas na administrao federal?


As dirias destinam-se a indenizar o agente pblico ou colaborador eventual pelas despesas extraordinrias com hospedagem, alimentao e locomoo urbana, durante o perodo de deslocamento, em objeto de servio de interesse da administrao pblica, do servidor fora da localidade ondwe tem exerccio e do colaborador eventual. A concesso de dirias deve estar consignada informao consubstanciada de eventos motivadores do deslocamento.

2. Quem faz jus percepo de dirias?


Far jus percepo de dirias o servidor civil da administrao federal direta, autrquica e fundacional que se deslocar, a servio, da localidade onde tem exerccio para outro ponto do territrio nacional, ou para o exterior. Far jus tambm o colaborador eventual que seja convidado a prestar servios ou participar de eventos de interesse dos rgos ou entidades da Administrao Pblica Federal.
Caso 1: Um servidor do quadro da administrao pblica municipal ou estadual pode receber diria para viagem a servio de interesse da administrao pblica federal? Sim. Neste caso dever ser concedida diria a ttulo de colaborador eventual, correndo conta do rgo interessado, imputando-se a despesa dotao consignada sob a classificao de servios. O mesmo tratamento deve ser dado a empregados de empresas pblicas e sociedades de economia mista das trs esferas de governo e a servidores de outros poderes.

Quais as situaes de deslocamento em que o servidor no faz jus diria?


Quando o deslocamento da sede for exigncia permanente do cargo; Quando o deslocamento da sede ocorrer dentro da mesma regio metropolitana; Quando o servidor nomeado ou designado para servir no exterior; e Quando governo estrangeiro ou organismo internacional de que o Brasil participe ou
7

3.

Perguntas e respostas

com o qual coopere custear as despesas com pousada, alimentao e locomoo urbana.
Caso 2: Servidor federal, lotado na cidade de Goinia. Caso tenha que se deslocar a servio at Aparecida de Goinia tem direito a receber diria? No. Deslocamentos dentro da mesma regio metropolitana no tm direito a diria.

4. Em quais situaes vedada a concesso de dirias?


Em viagens para o exterior de pessoas sem vnculo com a administrao pblica federal, ressalvadas aquelas designadas ou nomeadas pelo Presidente da Repblica; No custeio de membros de colegiado representantes de outros entes da federao, de outros Poderes ou de empresas pblicas e sociedades de economia mista.

5.

Quando o servidor ter direito somente metade do valor da diria?


quando o afastamento no exigir pernoite fora da sede; no dia de retorno sede de servio; quando a Unio custear, por meio diverso, as despesas de pousada; quando o servidor ficar hospedado em imvel pertencente Unio ou que esteja sob administrao do governo brasileiro ou de suas entidades; e quando designado para compor equipe de apoio s viagens do Presidente ou do Vice-Presidente da Repblica.
Caso 3: Servidor teve que viajar a servio com retorno no mesmo dia. Tem direito a receber diria? Neste caso, este servidor ter direito a receber somente a metade do valor da diria por no ter ocorrido pernoite. Caso 4: Quantas dirias devero ser concedidas nas situaes abaixo exemplificadas?
8

Nos deslocamentos dentro do territrio nacional:

Dirias e passagens

a) Sada de Braslia pela manh para Goinia, com retorno sede tarde e outra viagem noite do mesmo dia para incio de programao no dia seguinte pela manh, em outra cidade e retorno para Braslia noite. No primeiro trecho (Braslia/Goinia/Braslia) o valor corresponder a 0,5 (metade) do valor da diria e no segundo trecho (Braslia/Outra cidade/Braslia) a 1,5 (uma e meia) do valor das dirias, sendo obrigatrio o registro de 2 (duas) Propostas de Concesso de Dirias e Passagens PCDPs no Sistema SCDP . b) Sada de Braslia pela manh para Goinia, sem retorno sede, seguindo na noite do mesmo dia para incio de programao no dia seguinte em outra cidade, e retorno para Braslia noite. A Unidade dever registrar apenas 1 (uma) Proposta de Concesso de Dirias e Passagens PCDP no Sistema SCDP e o valor a ser recebido 1,5 (uma e meia) do valor das dirias.

Nos deslocamentos para o exterior: quando o afastamento no exigir pernoite fora da sede; no dia da partida do territrio nacional, quando houver mais de um pernoite; no dia da chegada ao territrio nacional; quando a Unio custear, por meio diverso, as despesas de pousada; quando o servidor ficar hospedado em imvel pertencente Unio ou que esteja sob administrao do Governo brasileiro ou de suas entidades; e quando o governo estrangeiro ou organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere custear as despesas com alimentao ou pousada.

6. Quais os casos especiais previstos na legislao?


Quando o servidor for designado a acompanhar titular de cargo de natureza especial ou dirigente mximo de autarquia ou fundao pblica federal, afastando-se da sede do servio, ele ter direito a receber o mesmo valor atribudo autoridade acompanhada; Quando o servidor for designado para compor equipe de apoio s viagens do Presidente ou do Vice-Presidente da Repblica, nos deslocamentos dentro do territrio
9

Perguntas e respostas

nacional, ele ter direito a receber metade da diria, com base de clculo no valor atribudo a titular de cargo de natureza especial; O servidor que acompanhar Ministro de Estado, na qualidade de assessor, far jus a diria correspondente de titular de cargo de natureza especial; Nos casos de afastamento da sede do servio para acompanhar, na qualidade de assessor, titular de cargo de natureza especial ou dirigente mximo de autarquia ou fundao pblica federal, o servidor far jus a dirias no mesmo valor atribudo autoridade acompanhada; Ser devida a indenizao, equivalente a R$ 45,00 por dia, aos servidores de toda e qualquer categoria funcional que se afastarem da zona considerada urbana de seu municpio de sede sem direito percepo de diria , para execuo de atividades de: -- campanhas de combate e controle de endemias; -- marcao, inspeo e manuteno de marcos divisrios; e -- topografia, pesquisa, saneamento bsico, inspeo e fiscalizao de fronteiras internacionais. Com o objetivo de cobrir despesas de deslocamento at o local de embarque, e do desembarque at o local de trabalho ou de hospedagem (e vice-versa), ser concedido um adicional no valor de R$ 95,00, por localidade de destino, nos deslocamentos dentro do territrio nacional; As dirias no exterior podero ser pagas em dlares norte-americanos, ou euros, ou por seu valor equivalente em moeda nacional, conforme solicitao do servidor; Quando a misso no exterior abranger mais de um pas: -- dever ser concedida a diria aplicvel ao pas onde houver o pernoite; e -- no retorno ao Brasil, prevalecer a diria referente ao pas onde o servidor haja cumprido a ltima etapa da misso.
Caso 5: Um servidor precisa realizar um trabalho de topografia fora da zona urbana da sede do municpio em que est lotado. Ele tem direito diria? No, ter direito a receber uma indenizao correspondente a R$ 45,00.
10

Dirias e passagens

Caso 6: O servidor tem direito a receber adicional embarque/desembarque se viajar na viatura do rgo? No, neste caso ter direito a receber somente as dirias correspondentes.

moo aos servidores da administrao direta e indireta?

7. A quem cabe autorizar a concesso de dirias, passagens e locoDe acordo com o caput do art. 3 do Decreto N 7.446, de 1 de maro de 2011, a concesso dever ser autorizada pelo respectivo Ministro de Estado, sendo que poder haver delegao ao Secretrio-Executivo, ou autoridade equivalente, conforme o 1 do artigo acima. J o 2 desse mesmo artigo estabelece que poder haver subdelegao unicamente aos dirigentes mximos: I das unidades diretamente subordinadas aos Ministros de Estado; II das entidades vinculadas; e III das unidades regionais. No caso de afastamento do Pas, a concesso de dirias, passagens e locomoo ser autorizada pelo respectivo Ministro de Estado, vedada a delegao ( 5, art. 3, do Decreto N 7.446/2011).

autorizar as despesas com dirias, passagens e locomoo?


O art. 4 do Decreto N 7.446/2011 estabelece as seguintes despesas: I deslocamentos de servidores por prazo superior a dez dias contnuos; II mais de quarenta dirias intercaladas por servidor no ano; e III- deslocamentos de mais de dez pessoas para o mesmo evento.

8. Quais os casos em que somente os Ministros de Estados podero

A competncia prevista acima poder ser delegada ao Secretrio- Executivo, ou autoridade equivalente, ou dirigentes mximos das entidades vinculadas, vedada a subdelegao ( nico, do art 4, do Decreto N 7.446/2011).
11

Perguntas e respostas

9. Quais os elementos essenciais para o ato de concesso?


Nome, cargo ou funo de quem solicitar a concesso de dirias e passagens; Nome, cargo, emprego ou funo e matrcula do servidor beneficirio; Descrio objetiva do servio a ser executado; Indicao dos locais onde o servio ser realizado; Perodo provvel do afastamento; Valor unitrio, quantidade de dirias e a importncia total a ser paga.

10. Como providenciar a compra das passagens?


As viagens devem ser programadas com antecedncia mnima de dez dias. Aquelas cuja data da solicitao seja inferior a dez dias da viagem devem ser justificadas e autorizadas pela autoridade superior. Esta autorizao pode ser delegada e subdelegada. Devero ser atribudos a servidor formalmente designado, no mbito de cada unidade administrativa, de acordo com o disposto no regulamento de cada rgo e entidade, os seguintes procedimentos: a)verificao da cotao de preos das agncias contratadas, comparando-os com os praticados no mercado; b)indicao da reserva; c)solicitao e autorizao para emisso de bilhetes de passagens. A emisso dos bilhetes dever ser realizada pela agncia de viagens contratada, a partir da reserva solicitada pelo servidor formalmente designado. A solicitao da emisso do bilhete de passagem area deve ser ao menor preo, prevalecendo, sempre que disponvel, a tarifa promocional em classe econmica, observados os parmetros estabelecidos neste manual, sem prejuzo do estabelecido no art. 27 do Decreto n 71.733/1973. Dever ser adotada, preferencialmente, a modalidade prego na realizao de licitaes
12

Dirias e passagens

para a contratao de agncia de viagens para emisso de bilhetes de passagens areas. Quaisquer alteraes de percurso, data ou horrio de deslocamento sero de inteira responsabilidade do servidor, se no forem autorizados ou determinados pela Administrao.
Caso 7: Tendo em vista os diversos tipos de tarifas aplicadas pelas empresas areas brasileiras, em que tarifa devem ser adquiridas passagens para o Ministro de Estado, quando em viagem no territrio nacional? A tarifa de menor valor aplica-se a todos. Entretanto, em alguns casos devem ser observadas tambm a convenincia e oportunidade, a fim de que o servidor ou a autoridade no tenha problemas de embarque e atrasos nos seus compromissos, devendo para tanto ser justificada a compra em tarifa mais onerosa.

area?

11. O que deve ser levado em conta quando se tratar de passagem


A autorizao para emisso do bilhete, quando se tratar de passagem area, dever levar em considerao o horrio e o perodo da participao do servidor no evento, a pontualidade, o tempo de traslado e a otimizao do trabalho, visando garantir condio laborativa produtiva, preferencialmente com base nos seguintes parmetros: a) deve ser escolhido prioritariamente o voo com percursos de menor durao, evitando-se, sempre que possvel, trechos com escalas e conexes; b) o embarque e o desembarque devem estar previstos para o perodo entre sete e vinte e uma horas, salvo a inexistncia de voos que atendam esses horrios; c) em viagens nacionais, deve-se priorizar os voos cujo horrio previsto para chegada antecedam em no mnimo trs horas o incio previsto dos trabalhos, evento ou misso; d) em viagens internacionais, de durao superior a oito horas, realizadas em perodo noturno, deve-se priorizar os voos do dia anterior ao evento.

13

Perguntas e respostas

dirias?

12. Em que momento e de que forma efetuado o pagamento das


As dirias sero pagas antecipadamente e de uma s vez. So consideradas excees definidas por critrio da autoridade competente: situaes de emergncia, devidamente caracterizadas; e quando o afastamento compreender perodo superior a quinze dias, caso em que podero ser pagas parceladamente.
Caso 8: Se o perodo de viagem se estender por mais de 15 dias, o servidor ter direito a receber de uma s vez a quantia correspondente s dirias? A critrio do proponente, as dirias ocorridas aps 15 dias podero ser pagas de uma s vez, antecipadamente. Entretanto, importante que a autoridade concedente avalie a viabilidade, oportunidade e prudncia, podendo ser pagas parceladamente.

13. Como realizada a prestao de contas?


O servidor dever apresentar, no prazo mximo de cinco dias, contados do retorno sede originria de servio, original ou segunda via dos canhotos dos cartes de embarque, ou outros meios admissveis que comprovem a viagem, visando composio do processo de prestao de contas. A autorizao de nova viagem sem prestao de contas da anteriormente realizada de competncia e responsabilidade da autoridade mxima dos rgos e entidades. Em caso de viagens ao exterior, com nus ou com nus limitado, o servidor ficar obrigado, dentro do prazo de trinta dias, contado da data do trmino do afastamento do Pas, a apresentar relatrio circunstanciado das atividades exercidas no exterior. Observao: permitida a utilizao do recibo de passageiro, obtido quando da realizao do chek-in via internet, para fins de comprovao de viagem a servio, por ter a mesma confiabilidade do carto de embarque, assim como declarao fornecida pela empresa de transporte.

14

Dirias e passagens

Como proceder caso no sejam utilizadas todas as dirias recebidas?


O servidor dever devolver as dirias em excesso no prazo de cinco dias, contados da data do retorno sede originria de servio. Quando, por qualquer motivo, no ocorrer o afastamento, o valor recebido dever ser restitudo em sua totalidade, tambm no prazo de cinco dias.

14.

Caso concreto
Por meio de auditoria realizada em rgo da administrao indireta, com objetivo de examinar a regularidade das concesses de dirias envolvendo deslocamento de servidores, verificou-se que as justificativas apresentadas relativas aos deslocamentos realizados em finais de semana, continham expresses genricas, sem discriminar de forma clara a necessidade do deslocamento ser realizado neste perodo. Geralmente se limitavam a explicar que a viagem se deu por necessidade do servio ou que os trabalhos eram de natureza contnua. A equipe, por meio de Nota de Auditoria, orientou a Entidade de que quando houver necessidade dos deslocamento serem realizados em sextas-feiras, sbados, domingos e feriados, que os motivos apresentados para a concesso das dirias, sejam descritos de forma completa e clara.

15. Podem ocorrer afastamentos iniciados em sextas-feiras, sbados, domingos e feriados?


As propostas de concesso de dirias devero ser expressamente justificadas nas viagens ocorridas nessas datas. A autorizao do pagamento pela autoridade superior configura aceitao da justificativa.

15

Perguntas e respostas

16. E se o servidor tiver necessidade de se afastar por tempo superior ao previsto?


O servidor ter direito s dirias correspondentes ao perodo prorrogado, desde que autorizada sua prorrogao.

Caso concreto
Por meio de auditoria realizada pela CGU em rgo pblico federal em processos referentes s Concesses de Dirias e Passagens, a equipe detectou que determinados servidores participaram de eventos internacionais, tendo permanecido no exterior aps o trmino do evento. No entanto, foi apresentada justificativa de que eles adiaram o retorno ao pas por estarem de frias. Verificou-se, ainda, que os referidos servidores receberam o valor das dirias correspondentes ao perodo de deslocamento quando j no se encontravam mais a servio da Administrao, contrariando o 4, Art. 5 do Decreto 5.992/06). Logo, quando houver alterao da data de deslocamento por parte do servidor, visando a interesse prprio, este no ter direito ao recebimento de dirias referentes ao deslocamento a servio da administrao.

vidor?

17. Podem ser

alterados percursos ou horrios pelo prprio ser-

Sim, mas sero de inteira responsabilidade do servidor, quando no autorizadas ou determinadas pela administrao.
Caso 9: Se o compromisso que originou a viagem terminar em uma sexta-feira, pode ser alterado o retorno para domingo ou segunda-feira, independentemente de horrio? As eventuais alteraes de percurso ou de datas e horrios de deslocamento, quando no autorizados ou determinadas pela administrao, sero de inteira responsabilidade do servidor, eximindo-se
16

Dirias e passagens

a administrao pblica de qualquer responsabilidade sobre acontecimentos que possam ocorrer no perodo e local diferente do estipulado na autorizao de viagem.

18.
rias?

H necessidade de publicao dos atos de concesso de di-

Todos os atos de concesso de dirias devero ser publicados no boletim interno ou de pessoal do rgo ou entidade concedente. Todas as viagens ao Exterior devem ser publicadas no Dirio Oficial da Unio.

19. Quem so os responsveis no caso de desacordo com os regulamentos?


A autoridade proponente, a autoridade concedente, o ordenador de despesas e o servidor que houver recebido as dirias respondero solidariamente pelos atos praticados em desacordo com os regulamentos dispostos.

20. A concesso de dirias e passagens corre conta de que rgo?


A princpio, corre conta dos recursos oramentrios do rgo ao qual pertence o servidor. Apesar disso, h excees previstas na legislao. So elas: nos deslocamentos do Presidente da Repblica e do Vice-Presidente da Repblica, no territrio nacional, as despesas correro conta dos recursos oramentrios consignados, respectivamente, Presidncia da Repblica e Vice-Presidncia da Repblica e sero realizadas mediante a concesso de suprimento de fundos a servidor designado pelo ordenador de despesas competente; correro, ainda, conta dos recursos oramentrios consignados Presidncia da Repblica e Vice-Presidncia da Repblica as dirias das autoridades integrantes das respectivas comitivas oficiais; as dirias relativas a assessor de Ministro de Estado correro conta dos recursos
17

Perguntas e respostas

oramentrios consignados ao respectivo Ministrio; e as despesas de alimentao e pousada de colaboradores eventuais sero indenizadas mediante a concesso de dirias correndo conta do rgo interessado, imputando-se a despesa dotao consignada sob a classificao de servios. O dirigente do rgo concedente da diria estabelecer o nvel de equivalncia da atividade a ser cumprida pelo colaborador eventual com a tabela de dirias.

21. O que o SCDP - Sistema de Concesso de Dirias e Passagens?


Esse Sistema foi desenvolvido pelo Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto com vistas a otimizar o gerenciamento das solicitaes e pagamentos de dirias e passagens, diminuindo o custo e o tempo de processamento do pedido, proporcionando melhor condio de atendimento e consulta dos usurios e oferecer instrumentos para melhorar a gesto do processo, colaborando com a eficincia administrativa e maior transparncia. O SCDP de utilizao obrigatria pelos rgos da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional para a concesso, o registro, o acompanhamento, a gesto e o controle de dirias e de passagens e envio de informaes para a Controladoria Geral da Unio (CGU). O sistema possibilita, ainda, o compartilhamento de uma base de dados nica, administrada pelo Gestor Central do Ministrio do Planejamento e pelos Gestores Setoriais de cada Ministrio, o que permite um maior controle fsico e financeiro das dirias e passagens emitidas. Todas viagens no mbito de cada rgo e ou entidade devem ser registradas no SCDP , mesmo nos casos de afastamento sem nus ou com nus limitado.

22. Quais as principais caractersticas do SCDP?


Inteiramente operacionalizado pela web; Sistema nico para toda administrao pblica federal;

18

Dirias e passagens

Integrao on-line com o Sistema de Informaes Organizacionais do Governo Federal (Siorg), Sistema Integrado de Administrao de Recursos Humanos (Siape) e Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (Siafi); Aderncia e uniformidade na aplicao da legislao atual; Minimiza a ocorrncia de possveis falhas, irregularidades e fraudes.

23. Quais os benefcios trazidos pelo SCDP?


Requisies de dirias e passagens so executadas eletronicamente, elevando o nvel de confiabilidade e diminuindo o tempo de emisso; Sistema totalmente integrado, evitando a redundncia e a consequente inconsistncia de dados; Acompanhamento de trechos de viagens e conexes nacionais e internacionais; Clculo automtico de valores de dirias, de despesas com locomoo e descontos do auxlio-alimentao e do auxlio-transporte, dentro de tabelas especficas, enquadradas s diversas regies do pas; Atualizao tempestiva das tabelas correspondentes s dirias; Execuo do pagamento de dirias nacionais sem necessidade de acesso diretamente ao SIAFI; Consulta on-line e emisso automatizada de relatrios gerenciais de acompanhamento.

24. Quais as principais funcionalidades do sistema


Cadastramento da viagem com seus respectivos trechos; Reserva das passagens; Autorizao da solicitao; Emisso do bilhete;

SCDP?

19

Perguntas e respostas

Clculo automtico de valores de dirias, despesas com locomoo e descontos com auxlio alimentao e vale transporte; Aprovao de viagens e pagamento de dirias efetuadas por meio de certificados digitais, objetivando garantir a validade jurdica dos documentos gerados; Controle do oramento de cada rgo para gastos com dirias e passagens. No havendo mais recursos, o sistema automaticamente avisa que a solicitao no foi aceita; Registro de todos os acessos, propiciando o controle fsico (SERPRO) e administrativo (auditoria interna e externa - CGU) do sistema.

25. Como se d a gesto do Sistema?


Os responsveis pela gesto do sistema so: Gestor central na Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao SLTI, do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto; Gestor setorial nos rgos usurios do SCDP .

26. Quem so os usurios do Sistema e como determinado seu perfil?


Todas as pessoas que utilizarem o sistema so denominadas usurios. O nvel de permisso de acesso determinado pelo perfil. Chama-se proposto o servidor ou colaborador eventual indicado para receber a diria. O proposto no um usurio. Se ele for utilizar o sistema, dever ser cadastrado como um usurio com perfil de solicitante.

27. Quais so os perfis disponveis e suas respectivas atribuies?


Os perfis disponveis e suas atribuies esto abaixo relacionados: a) Solicitante: o responsvel pelo cadastro inicial, prorrogao, complementao e,
20

Dirias e passagens

cancelamento da viagem, bem como pelo cadastro dos dados da prestao de contas. cadastra uma PCDP (Proposta de Concesso de Dirias e Passagens) incluindo o roteiro da viagem; anexa documentos (e-mail, arquivos, documentos digitalizados, etc.) que determinam o deslocamento, e outros que justifiquem a necessidade da viagem e os benefcios do evento para o rgo ou entidade; encaminha a PCDP ao representante administrativo para a reserva de passagem; efetua as correes solicitadas de data, de roteiro e de justificativas; efetua uma prorrogao/antecipao de retorno viagem; efetua uma complementao/reduo de viagem; altera e exclui uma PCDP; cancela a viagem; formaliza a prestao de contas de viagem; anexa documentos recebidos: relatrios de viagem, bilhetes de passagem, canhotos de carto de embarque, comprovantes de gastos para reembolso, comprovantes de depsitos correspondentes devoluo de valores pelo proposto, etc; altera trechos; encaminha a prestao de contas. b) Representante Administrativo: o responsvel por fazer a pesquisa de preo junto agncia de viagem contratada pelo rgo e cadastrar essas informaes no Sistema. mantm contato com a agncia de viagem contratada; verifica a pesquisa de preos de passagens e anexa PCDP; define a reserva de passagens de acordo com o menor preo e que melhor atenda ao objetivo da viagem, tendo como parmetro o horrio e o perodo de participao do servidor no evento, a pontualidade, o tempo de traslado e a otimizao do trabalho, visando garantir condio laborativa produtiva (se no escolher a de menor preo deve justificar);
21

Perguntas e respostas

encaminha a PCDP ao Proponente para a aprovao administrativa da viagem; cancela bilhete e reenvia a PCDP para a agncia de viagem. c) Proponente/Concedente (exige certificao digital): o responsvel pela avaliao da indicao do proposto e pertinncia da misso, efetuando a autorizao administrativa. ainda o responsvel pela aprovao da prestao de contas. seleciona uma PCDP para aprovao e analisa os dados da viagem bem como os documentos anexados PCDP; aprova administrativamente a viagem, devolve para corrigi-la ou no aprova (cancela a PCDP e a viagem cancelada); aprova a prestao de contas. d) Autoridade Superior (exige certificao digital): o responsvel pela aprovao das viagens urgentes que possuam passagem area cuja data da solicitao seja inferior a dez dias do incio da viagem. verifica a PCDP de viagem com programao inferior a 10 dias e analisa os dados da viagem, bem como os documentos anexos PCDP; aprova: -- Viagem Nacional - a PCDP encaminhada para pagamento ao Ordenador de Despesas; -- Viagem Internacional - a PCDP encaminhada ao Consultor Jurdico/Responsvel pela verificao de enquadramento legal e outros dados da Viagem; devolve para corrigi-la ou no aprova (cancela a PCDP , a viagem cancelada). e) Consultor Viagem Internacional (exige certificao digital): o responsvel por verificar se o enquadramento legal da viagem internacional est de acordo com a misso. aprova - a PCDP encaminhada para o Ministro ou para o Dirigente Mximo da Instituio (ou autoridade com competncia para autorizar afastamento do Pas); altera o enquadramento, se necessrio; devolve para corrigir.
22

Dirias e passagens

f) Ministro/Dirigente (exige certificao digital): o responsvel pela autorizao das viagens internacionais. viagem internacional aprova a PCDP (autoriza o afastamento do Pas); no aprova (a PCDP cancelada, a viagem cancelada); devolve para corrigir. g) Ordenador de Despesa (exige certificao digital): o responsvel pela autorizao da despesa relativa a dirias e passagens, podendo fazer a alterao do projeto/ atividade e do empenho. verifica a PCDP e analisa os dados da viagem; aprova - A PCDP encaminhada para a execuo financeira; se necessrio, devolve para corrigir; se precisar pode alterar o projeto atividade ou o empenho; no aprova - a PCDP cancelada, a viagem cancelada. h) Coordenador Financeiro (exige certificao digital): o responsvel por cadastrar, no SCDP , os empenhos de dirias e passagens gerados no SIAFI e efetuar o pagamento das dirias de um proposto. Deve estar cadastrado no SIAFI e autorizado a emitir Ordem Bancria (OB). efetua empenhos no SIAFI; efetua Adiantamento de Viagem e Reembolso de Despesa (AV/RD) e a OB para o pagamento; mantm atualizadas as tabelas de empenho, projeto atividade (insere e atualiza os dados); cancela a execuo financeira OB e AV/RD no SCDP; aps a confirmao a PCDP encaminhada para a Prestao de Contas; efetua pagamento de faturas (manual). i) Coordenador Oramentrio: o responsvel por cadastrar e acompanhar as informaes na tabela Cadastra Teto Oramentrio.
23

Perguntas e respostas

j) Gestor Setorial (exige certificao digital): o responsvel pelo acompanhamento dos procedimentos necessrios implantao e operao do Sistema, bem como de interao com o Gestor Central. Tal Agente Pblico dever sempre orientar os demais Agentes e servidores do rgo no processo de concesso de dirias e passagens, na aplicao da legislao pertinente e na boa articulao entre os usurios envolvidos. Compete-lhe, ainda, a disseminao das informaes e capacitao de todos os usurios, no mbito do rgo, incluindo os rgos Vinculados (Autarquias e Fundaes). providencia um ofcio do Dirigente do rgo ao Planejamento - MP , solicitando a disponibilizao do SCDP para uso, e, indicando o gestor setorial (titular e substituto); representa o rgo junto ao MP; marca apresentaes do sistema e reunies com o representante do MP; providencia listagem de usurios (conforme indicao das autoridades do rgo) com respectivos perfis e substitutos, para utilizao do SCDP e subsidiar o processo de certificao digital; informa qual a equipe de informtica do rgo que acompanhar o processo de certificao digital; atualiza tabelas com dados setoriais; mantm as unidades internas informadas dos passos para implantao, inclusive da certificao digital; acompanha a preparao do ambiente de treinamento e produo pela equipe de setor financeiro; trata com os intervenientes do SCDP no rgo e esclarece dvidas sobre o processamento do sistema; apresenta ao MP qualquer problema relativo ao SCDP , que no puder ser solucionado no mbito do rgo. k) Auditor: o responsvel pela auditoria no sistema. Tem permisso para efetuar todas as consultas no sistema. efetua consultas para auditoria;
24

Dirias e passagens

extrai relatrios. l) Administrador Setorial: efetua consultas para gerenciamento; extrai relatrios. m) Assessor: o responsvel pela anlise prvia das solicitaes de viagem, em sua rea de atuao. Esse perfil de utilizao opcional. expressa sua concordncia ou discordncia com relao s PCDPs que estejam disposio dos seus respectivos Assessorados (Proponente, Autoridade Superior, Ordenador de Despesas, Consultor de Viagem Internacional, Ministro ou Dirigente) para aprovao.

25

Dirias e passagens

Tabela Valor da Indenizao de Dirias aos servidores pblicos federais, no Pas (Redao dada pelo Decreto n 6.907, de 2009) Deslocamentos Deslocamen- para Belo Hori- DeslocamenClassificao do Car- tos para Bra- zonte/ Fortaleza/ tos para ougo/Emprego/Funo slia/Manaus / Porto Alegre/ tras capitais Rio de Janeiro Recife/ Salvador/ de estado So Paulo A) Ministro de Estado 581,00 551,95 520,00 B) Cargos de Natureza 406,70 386,37 364,00 Especial C) DAS-6; CD-1; FDS-1 321,10 304,20 287,30 e FDJ-1 do BACEN D) DAS-5, DAS-4, DAS3; CD-2, CD-3, CD-4; FDE-1, FDE-2; FDT-1; 267,90 253,80 239,70 FCA-1, FCA-2, FCA-3; FCT1, FCT2; FCT3, GTS1; GTS2; GTS3. E) DAS-2, DAS-1; FCT4, FCT5, FCT6, FCT7; cargos de nvel superior e FCINSS. F) FG-1, FG-2, FG-3; GR; FST-1, FST-2, FST-3 do BACEN; FDO1, FCA-4, FCA-5 do BACEN; FCT8, FCT9, FCT10, FCT11, FCT12, FCT13, FCT14, FCT15; cargos de nvel intermedirio e auxiliar 224,20 212,40 200,60

Demais deslocamentos 458,99 321,29 253,50

211,50

177,00

224,20

212,40

200,60

177,00

27

Perguntas e respostas

Tabela - Anexo II ao Decreto n 5.992, de 19 de dezembro de 2006 (atualizada pelo Decreto n 6.907, de 21 de Julho de 2009) ESPCIE VALOR R$ Indenizao de que trata o art. 16 da Lei no 8.216/91, e o art. 15 da Lei n 45,00 8.270/91. Adicional embarque/desembarque 95,00

Valores de Dirias no Exterior (Redao dada pelo Decreto n 6.576, de 2008) GRUPOS/PASES Classe I Afeganisto, Armnia, Bangladesh, Belarus, Benin, Bolvia, BurkinaFasso, Buto, Chile, Comores, Repblica Popular Democrtica da Coria, Costa Rica, El Salvador, Equador, Eslovnia, Filipinas, Gmbia, Guiana, Guin Bissau, Guin, Honduras, Indonsia, Ir, Iraque, Laos, Lbano, Malsia, Maldivas, A 220 Marrocos, Monglia, Mianmar, Nambia, Nauru, Nepal, Nicargua, Panam, Paraguai, Rep. Centro Africana, Repblica Togolesa, Salomo, Samoa, Serra Leoa, Sria, Somlia, Sri Lanka, Suriname, Tadjiquisto, Tailndia, Timor Leste, Tonga, Tunsia, Turcomenisto, Turquia, Tuvalu, Vietn, Zimbbue.

Classe II Classe III Classe IV Classe V

200

190

180

170

28

Dirias e passagens

Valores de Dirias no Exterior (Redao dada pelo Decreto n 6.576, de 2008) frica do Sul, Albnia, Andorra, Arglia, Argentina, Austrlia, Belize, Bsnia-Herzegovina, Burundi, Cabo Verde, Camares, Camboja, Catar, Chade, China, Chipre, Colmbia, Dominica, Egito, Eritria, Estnia, Etipia, Gana, Gergia, GuinEquatorial, Haiti, Hungria, Imen, Ilhas Marshall, ndia, Kiribati, Lesoto, B 300 Lbia, Macednia, Madagascar, Malau, Micronsia, Moambique, Moldvia, Nger, Nigria, Nova Zelndia, Palau, Papua Nova Guin, Paquisto, Peru, Polnia, Qunia, Repblica Dominicana, Repblica Eslovaca, Romnia, Ruanda, So Tom e Prncipe, Senegal, Sudo, Tanznia, Uruguai, Uzbequisto, Venezuela. Antgua e Barbuda, Arbia Saudita, Azerbaidjo, Bahamas, Bareine, Botsuana, Brunei Darussalam, Bulgria, Canad, Cingapura, Congo, Costa do Marfim, Cuba, Djibuti, Emirados rabes, Fiji, Gabo, Guatemala, Jamaica, Jordnia, Letnia, Libria, C 350 Litunia, Mali, Malta, Maurcio, Mauritnia, Mxico, Repblica Democrtica do Congo, Repblica Tcheca, Rssia, San Marino, Santa Lcia, So Cristovo e Nvis, So Vicente e Granadinas, Taiwan, Trinidad e Tobago, Ucrnia, Uganda, Zmbia.

280

270

260

250

330

320

310

300

29

Perguntas e respostas

Valores de Dirias no Exterior (Redao dada pelo Decreto n 6.576, de 2008) Alemanha, Angola, ustria, Barbados, Blgica, Cazaquisto, Coria do Sul, Crocia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da Amrica, Finlndia, Frana, Granada, Grcia, Hong Kong, Irlanda, Islndia, Israel, D 460 Itlia, Japo, Kuaite, Liechtenstein, Luxemburgo, Mnaco, Montenegro, Noruega, Om, Pases Baixos, Portugal, Reino Unido, Repblica Quirguiz, Seicheles, Srvia, Suazilndia, Sucia, Sua, Vanuatu.

420

390

370

350

Classes CLASSE

CARGO, FUNO, EMPREGO, POSTO OU GRADUAO A - Ministros de Estado, Titulares de Representaes Diplomticas Brasileiras, Secretrios de Estado, Observador Parlamentar, Ministro de 1 Classe da Carreira Diplomata, Cargos em Comisso de Natureza Especial, DAS-6 e CD-1, Presidente, Diretores e FDS-1 do BACEN, Presidente de Empresas Estatais, Fundao Pblica, Sociedade de Economia Mista e Fundao sob superviso Ministerial. B - Comandantes do Exrcito, da Marinha e da Aeronutica, Almirante-de-Esquadra, General-de-Exrcito e Tenente-Brigadeiro. A - Cargos em Comisso DAS-5 e CD-2, FDE-1, FCA-1 e Cargos Comissionados Temporrios do BACEN, Ministro de 2 Classe da Carreira Diplomata, Diretor de Empresa Pblica, Sociedade de Economia Mista e Fundao sob superviso Ministerial. B - Vice-Almirante, General-de-Diviso, Major-Brigadeiro, ContraAlmirante, General-de-Brigada e Brigadeiro.

II

30

Dirias e passagens

Classes A - Conselheiro e Secretrio da Carreira de Diplomata, Chefes de Delegao Governamental, Cargos em Comisso DAS-4, DAS-3, CD-3 e CD-4, FDE-2, FDT-1, FCA-2, FCA-3 ou nvel hierrquico equivalente nas Empresas Pblicas, Sociedades de Economia Mista e Fundaes sob superviso Ministerial. B - Oficial Superior. A - Oficial-de-Chancelaria, Titular de Vice-Consulado de Carreira, Delegado e Assessor em Delegao Governamental, Cargo em Comisso DAS-2, DAS-1, FDO-1, FCA-4, FCA-5 e cargos de Analista e Procurador do BACEN ou de nvel equivalente nas Empresas Pblicas, Sociedades de Economia Mista e Fundaes sob superviso ministerial e ocupante de cargo ou emprego de nvel superior. B - Oficial-Intermedirio, Oficial-Subalterno, Guarda-Marinha e Aspirante-a-Oficial. A - Assistente de Chancelaria, Tcnico de suporte e demais cargos comissionados do BACEN e ocupante de qualquer outro cargo ou emprego. B - Aspirante e Cadete Suboficial e Subtenente, Sargento, Aluno, Taifeiro, Cabo, Marinheiro, Soldado, Grumete, Recruta e Aprendiz-Marinheiro.

III

IV

Legislao Pertinente
- Decreto n 7.446, de 1 de maro de 2011 - Decreto n 6.907, de 21 de julho de 2009; - Decreto n 5.992, de 19 de dezembro de 2006; - Decreto n 3.643, de 26 de outubro de 2000; - Decreto n 71.733 de 18 de janeiro de 1973; - Portaria 205 MPOG, de 22 de abril de 2010.
31

Esta obra foi impressa pela Imprensa Nacional SIG, quadra 6, lote 800 70610-460 - Braslia-DF

Conhea mais sobre a CGU www.cgu.gov.br @cguonline cguonline

Vous aimerez peut-être aussi