Vous êtes sur la page 1sur 8

UMA ANLISE DOS EFEITOS DAS PRTICAS MGICAS A PARTIR DA OBRA AS TRAQUNIAS, DE SFOCLES.

Ps graduando Poliane da Paixo G. Pinto- UFG polianedapaixao@hotmail.com Graduando Rodrigo Santos M. Oliveira- UFG rodrigo.sm.oliveira@gmail.com

A Antiguidade, de um modo geral, marcada pela diversidade cultural e religiosa, pertinente ao forte contato entre os diversos povos. Oriente e Ocidente, se fundem na compreenso de um determinado mundo Antigo, no qual, percebemos assimilaes e repulsas acerca de algumas prticas. Entre tais prticas, podemos destacar a magia. Encarada nos dias atuais, como falsa no que tange sua eficcia, encontrava em sua prtica na Antiguidade, medo e curiosidade. Destacamos aqui como esta era percebida no conceito greco-romano, e ainda sua utilizao pelas mulheres, camada social em destaque dentro desta prtica. Por isto utilizaremos a obra As Traqunias, de Sfocles, para podermos entender tal utilizao pelo feminino. Antes de adentrarmos em nossa anlise, temos que entender o porqu deste estudo. O estudo da magia na Antiguidade, para o historiador contemporneo, se torna um trabalho de imensas dificuldades, j que percebemos uma preferncia da Igreja Catlica durante a Idade Mdia, por preservar documentao com tais estudos. Mas mesmo assim, encontramos diversos escritos que contm portas que nos do passagem uma compreenso mesmo que parcial desta prtica. A magia comeou a ser associada a demonizao e, por isso, seu conhecimento e registros, foram descartados em mundo que predominava uma cultura crist. De acordo com Richard Gordon (2004, p.15), a magia era algo intrnseco a rotina. Mesmo que apresentada desta maneira, a arte mgica no pode ser tida como

algo uniforme, pois assim como o autor apresenta, ela mudava com o passar do tempo, devido as novas interaes ocorridas com povos diversos. A magia se tornava ilcita quando negava as tradies e ainda desordenava o espao tempo das cidades antigas. Neste ponto se faz necessrio diferenciar o que entendemos como magia e como religio. Mesmo que ambas, em muitos momentos se tornem presentes juntas, no podemos defini-las como algo nico. Desta maneira, abrimos para a compreenso do macro e do micro individual humano. A diferenciao do que seriam magia e religio, nos deixa claro como eram assimilados estes saberes. De acordo com Daniel Ogden (2004) a magia respondia a um processo individual humano, enquanto a religio rendia culto ao superior (deuses) e se portava de forma coletiva. Por isto, a magia tornava-se ilegal, j que no se ligava a nenhum culto obrigatrio a alguma divindade e, na maioria dos casos, era feita nas trevas, ou seja, secretamente. Em muitos casos esta magia associada as mulheres. A mulher no se mostra como submissa ao poder patriarcal exerce sim estratgias de afirmao social, burlando os mecanismos de opresso como o caso de algumas personagens femininas como a prpria Dejanira (nossa personagem central) entre outras. A magia est intrinsecamente ligada ao feminina dentro da obra. Richard Ogden (2004), em seu estudo sobre as placas de maldio, prope que o ato de amaldioar est em extrema conexo com a figura da mulher, analisando que tal ao se associa a natureza feminina, pois foram encontradas inmeras placas com inscries de nomes femininos. O enredo da tragdia mostra-nos, assim como props Ogden, a forte presena da magia associada s mulheres, no entanto, a explicao de tal fato pelo conceito de natureza nos parece, no mnimo estranho, pois concebemos as aes femininas como sendo prticas de poder.

A partir disto, iniciaremos a anlise das prticas mgicas, na obra As Traqunias, escrita pelo tragedigrafo Sfocles. Este autor realizou suas produes trgicas em um momento de bastantes transformaes no contexto ateniense. Inicialmente o tragedigrafo conviveu no perodo em que certo otimismo pairava sobre os moradores da plis de Atenas, que havia participado das guerras Greco Prsicas, e se aliar a Esparta, e a outras cidades gregas, contra os Persas. Atenas se considera como a grande vitoriosa por ter liderado as ltimas batalhas (de Salamina e de Platia). Neste contexto de exaltao as vitrias da plis, Sfocles produz As Traqunias, obra que, segundo Albin Lesk (1990, p.121), foi escrita e representada entre os anos de 420 e 410 a.C. A narrativa da pea se centra nos acontecimentos dos ltimos momentos da vida do heri Hracles no qual encontraremos dois focos: um no prprio heri, e outro em sua companheira, Dejanira. O enredo se inicia na espera ansiosa da esposa pelo heri que estava a realizar os ltimos de seus trabalhos. Aqui nos centraremos na questo da imagem que construda de Dejanira, pessoa que ser instrumento do destino por realizar atravs de prticas mgicas a ao de dar fim a vida de Hracles. Sabendo que as peas trgicas eram representadas nas polis, corrente encontrarmos nestas narrativas aes que buscam ordenar o espao pblico que se encontra em desordem. Geralmente quem possui essa funo de organizao o heri. Quando Dejanira tenta realizar a mesma ao, cai em uma armadilha do destino, levando os acontecimentos ao desfecho trgico. Desde o inicio da pea, Dejanira no apresenta atitudes que cabem a uma pessoa livre, chegando a receber conselhos de uma escrava, como diz no seguinte trecho:
Escrava:

Dejanira, minha ama, muitas so j as vezes que te vejo desfeita em lgrimas e gemidos, chorando a ausncia de Hracles. Agora , porm, se lcito chamar razo homens livres por meio de conselhos de escravo, necessrio torna-se, pois, que eu te fale das tuas aflies. (SFOCLES, v. 49 54)

Assim quando Dejanira, como uma pessoa livre, aceita o conceito de uma escrava, demonstra sua fragilidade, pois em momentos de crise segue conselhos de pessoas com procedncia duvidosa. Esta ao no correta aos pertencentes da polis, pois quando se segue conselhos tolos, a desordem instaurada. Outra falha de Dejanira est no fato desta tentar ir contra o destino que lhe foi revelado por orculos:

Dejanira: Que estarias prestes a alcanar o fim da sua vida ou ento no caso de levar a bom termo esse trabalho, viveria depois feliz o resta da sua existncia. (SFOCLES, v. 79 81)

Aps uma extenso de versos, que caracterizam a espera de Dejanira por Hracles, e consequentemente sua fragilidade, por volta do verso 350 o mensageiro revela a verdade a esposa: seu amado havia realizado alguns trabalhos uma rainha da Ldia, nfale, e aps estes labores partiu para a invaso da Eubia pela jovem Iole, que seria a nova companheira de Hracles. Depois dessa revelao Dejanira comea a pensar na maneira de mudar o desfecho. Neste momento, ela abandona de vez as caractersticas de uma moradora livre da polis, pois alcana ira, e reconhece que esta ao no correta:
Dejanira:

Estes so os meus receios: que Hracles, meu esposo de nome, o seja de fato daquela jovem! Mas, como disse, a ira no prpria de uma mulher sensata, e possuo a esperana de uma soluo que vos direi. (SFOCLES, V.549-554)

Mas mesmo sabendo que sua atitude no era de uma mulher sensata, Dejanira opta por agir com insensatez usando o sangue do centauro Nesso, que foi morto por Hracles por tentar raptar sua esposa, com uma flecha envenenada com o sangue da Hidra de Lerma. Aqui chegamos ao objetivo de nosso texto, depois de mostrar todos os passos da esposa do heri, que demonstra sua natureza fraca e, portanto insensata diante das situaes de crise, Dejanira se vendo sem ao, a qual pudesse mudar os rumos dos acontecimentos parte para a realizao de prticas mgicas, que vo contras as leis atenienses, como diz Maria do Cu Zambujo Fialho, em uma nota de traduo da obra. Segundo Dereck Collins (2009, p.200), em sua obra Magia no Mundo Grego Antigo, no tpico em que trata da magia na lei grega e romana, a utilizao de philtron para aumentar a feio do esposo ou amante, possua uma quantidade de indcios considervel no Perodo Clssico at a Antiguidade Tardia, levando punio aquele que utilizasse do artificio com o intuito de levar a morte ao companheiro. Por mais que fosse uma prtica comum, na tragdia, Sfocles no apresenta uma imagem positiva da prtica, pois est possua uma soluo incerta, levando ao fim trgico daqueles que decidem agir por tais meios. Perante isso, Dejanira resolve aplicar o sangue do centauro, que seria usado como filtro amoroso, em uma tnica que daria de presente a Hracles, mas antes esta revela ao coro de mulheres de Trquis, quais eram suas intenes e sua compreenso quanto s prticas. Mesmo entendo-as como uma arte negativa a utiliza para atingir o seu objetivo, o que poderia trazer a vergonha ao autor, como diz no trecho:

Dejanira: Longe de mim saber ou instruir-me em ousadias criminosas, e s que as praticam tenho horror. Mas se, por ao de uns filtros, de sortilgios que prendam Hracles, eu puder prevalecer sobre ela, sobre a jovem, est pronta a obra se o ato no vos parece temerrio; caso contrrio, desistirei! (...) Que apenas convosco fique guardado o meu segredo. que as aes vergonhosas, quando na sombra permanecem, no fazem morrer de vergonha o seu autor. (SFOCLES, v. 582 589)

Depois de ter enviado a tnica, com sangue, Dejanira se desespera por perceber que algo estava errado, pois o local onde o sangue antes estivera, brota uma espuma granulosa (SFOCLES, v. 703). Ento esta reassume sua posio de mulher sensata e aconselha o abandono de prticas mgicas duvidosas, que tem as aes de resultado incerto (SFOCLES, v. 671). Quando informada que Hracles sofria das dores de seu presente apenas sai em silncio, no se alterando nem agindo por sentimentos tolos, apenas tirando sua vida na companhia somente de sua escrava, e levando a culpa das duras palavras do seu filho Hilo. Diferentemente da imagem apresentada anteriormente Dejanira no fala tolamente, e segue o nico caminho que poderia trazer novamente a ordem, sua morte que precedida pela morte ritualstica do heri, em uma pira no monte Eta (construda por seu filho) como forma de se purificar. Assim a ordem restaurada com a morte de ambos, Dejanira e Hracles, personagens responsveis por trazerem a desordem ao ambiente da polis, mas que reconhecem suas aes tolas e as abandonam. Vale ressaltar que o tragedigrafo no

coloca nem o heri, nem a esposa como tolos simplesmente, mas sim os apresentam como seres livres que assumem posies de insensatez. No caso de Dejanira ao agir atravs de prticas mgicas duvidosas, mostra sua fraqueza que j era percebida perante suas aes geradas apenas pelos sentimentos e pelos conselhos recebidos por escravos. Conclumos com isto que as prticas indevidas da magia no eram bem vista pelos gregos. Tal utilizao deveria seguir um ritual pertinente a uma ordenao da tradio e dos valores rememorados. Quando havia um afastamento deste propsito, percebemos a presena de uma desordem apenas restaurada quando se volta ritualizao devida. Dejanira desafia o Destino j traado para seu amado Hracles, por motivos egostas e de paixo (outra forma condenvel quando havia excesso), caracterizando esta prtica mgica como exclusiva para interesses individuais e no para a manuteno da sua sociedade. Desta forma, conseguimos compreender,

mesmo que de maneira no objetiva, a percepo no imaginrio grego, do perodo de confeco desta obra, de como se dava o entendimento e assimilao desta arte to ambgua, permitida em alguns momentos e negada em outros.

BIBLIOGRAFIA: SOFCLES. As Traqunias, Trad. Maria do Cu. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1996.

COLLINS, Derek. Magia no mundo Grego Antigo. Traduo: Lcia Sano. So Paulo: Madras, 2009. OGDEN, Daniel; LUCK, Georg; GORDON, Richard; FLINT, Valerie. Bruxaria e Magia na Europa- Antiga Grcia e Roma. Traduo de Marcos Malvezzi Leal. So Paulo: Madras, 2004

LESKY, Albin. A Tragdia Grega. Sao Paulo: Perspectiva, 1990.

Vous aimerez peut-être aussi