Vous êtes sur la page 1sur 6

Aconselhamento Psicolgico ROTEIRO DE ENTREVISTA

1. Data da entrevista (dia) (ms) (ano)

2. Nome da entrevistadora: ____________________________________________________

SEO UM: Identificao do/da entrevistado/a Primeiro, ns queremos perguntar algumas questes mais gerais sobre voc. Nome, idade e local de formao. 1.1. Qual o seu nome? Marcelo Cavalcanti 1.2. Qual a sua idade? 23 anos 1.3. Em que Universidade / Faculdade voc se formou? Em que ano foi a formatura? Me formei na UFPE em 2013 1.4. Quais reas de atuao (at agora)? Explique. Tenho atuado na rea de Sade Mental, mais especificamente num centro de ateno psicossocial.

SEO DOIS: Formao e Trajetria profissional Gostaramos de iniciar a entrevista falando um pouco do seu percurso acadmico. Que cursos e influencias contriburam para o seu processo de formao. Tambm estamos interessados nas suas primeiras experincias na rea, estgios e atuaes anteriores. 2.1. Durante a sua formao acadmica, como foi apresentada a rea do aconselhamento psicolgico? Por meio de uma disciplina que ento era parte da grade obrigatria do 6 perodo 2.2. Como voc avalia essa apresentao? Com sinceridades, avalio que foi um tanto inconsistente.

2.3. Durante sua formao, o planto psicolgico lhe foi apresentado? Se sim, de que forma (quais modelos tericos)? Sim, na disciplina de aconselhamento, a ideia de planto me foi apresentada a partir do referencial terico da ACP (abordagem centrada na pessoa). 2.4. O planto psicolgico lhe foi apresentado na sua formao? Igual a pergunta anterior 2.4. Alm da graduao em psicologia voc teve a oportunidade de fazer algum outro processo de formao que veio a contribuir com a sua prtica? Sim, pude no inicio da graduao participar de um projeto de exteno no HC-UFPE que abordava a questo da humanizao e formao em sade, aps pude participar do programa de educao pelo trabalho (PET-Sade), onde me inseri num cotidiano da unidade de ateno bsica de engenho do meio e durante o estgio de concluso pude fazer uma breve formao em psicologia analtica. Tambm busquei participar durante a graduao de grupos paralelos como o grupo Foucaul, que ocorria no diretrio acadmico de filosofia, tambm de um grupo de estudos sobre a filosofia Deleuziana e seus pressupostos clnica. Mantive por certo tempo tambm uma formao em processos de facilitao de grupos atravs do sistema Biodanza. Tambm desenvolvi pesquisas no Labint, no Labeshu e no departamento de fundamentos scio-filosficos da educao (alocado no Centro de Educao). Cheguei tambm a participar por um semestre de um ncleo no departamento de cincia poltica.

2.5. Na sua prtica voc j se utilizou da matriz terica do aconselhamento ou do planto psicolgico? Com sinceridades, no. Acabei sempre buscando suporte terico em outros locais para alm da disciplina apresentada em sala de aula na graduao.

2.6. O que voc pensa sobre o aconselhamento ou o planto psicolgico como rea de atuao do (a) psiclogo (a)? Acho complexo esse conceito por entender que ele pouco problematizado (ao menos nos referenciais que me fora apresentado). A mim parece que tai noo parte de certa concepo de psicologia que j se mostra problemtica mesmo a partir do nome Aconselhamento. Realmente no creio que seja esta a nossa funo, nem que tenhamos uma formao especfica em ferramentas do aconselhar. E quanto ao planto, dos modos que me foi apresentado, entendo-o como apenas um outro nome para processos de triagem. No sendo assim, me sinto mais confortvel lanando mo de outras formas de nominao, que seja uma

interveno pontual, ou uma anlise breve. Porm, uma nomeao que seja contextualizada com a localidade e com os tipos de interveo que o cotidiano nos solicite a fazer.

SEO TRS: Prtica Profissional Nesse bloco traremos questes mais voltadas para o seu cotidiano. As perguntas versam sobre o pblico atendido, as modalidades de interveno e as relaes com as outras profisses. 3.1. Na sua opinio quais so as atribuies do Aconselhamento? Num cotidiano de sade mental, se fosse para usar forosamente esse conceito, seriam atibuies mais objetivas, como algumas orientaes prticas de encaminhamentos do cotidiano das pessoas usurias do servio. Enquanto elemento teraputico, no me sinto confortvel com esse conceito, prefiro usar a noo de oficina, de projeto individual (quando elaboramos um meio especfico para um usurio, diante da especificidade em questo que for trabalhada), ou mesmo interveno. 3.2. Qual a relao do seu trabalho com o de outros profissionais dentro do campo da sade? Trablha-se numa lgica de equipe multiprofissional, assim sendo, h sempre atividades que envolvem diferentes profissionais atuando ao mesmo tempo sobre a mesma quarto. J desenvolvi atividades em conjunto com assistentes sociais, enfermeiras, oficineiros variados (trabalhamos com a concepo de oficinas teraputicas que so facilitadas por profissionais de diversas reas). 3.3. Qual o seu pblico de atendimentos? (idade, classe social, plano de sade, s recebe encaminhamentos) Pessoas acima dos 16 anos, encaminhadas pelo plano de sade, com idades e oriundas de camadas sociais variadas. Em suma com diagnsticos de esquizofrenia ou transtornos neurolgicos graves. 3.4. Quais so as demandas mais comuns oriundas do publico para o servio de psicologia? Um cuidado e acompanhamento mais aproximado quando em estado de surto. Demanda de escuta de sofrimento psiquico, que acolhido no espao de psicoterapia individual e processos teraputicos em grupo. 3.5. Na sua opinio, o Aconselhamento pode ajudar na resposta s demandas desse pblico?

Creio que at poderia, mas no contexto em questo, acabamos buscando outras ferramentas terico-metodolgicas que, segundo nosso entendimento, nos favorecem mais do que as teorias constituidas e legitimadas sobre aconselhamento. 3.6. Voc acredita que o Aconselhamento ou o Planto psicolgico podem ser teis para algum tipo de servio de psicologia? Se sim, em quais casos? Como j disse, antes de tudo acho problemtica toda a questo da nomeao. Como entendemos que nomeaes produzem sentidos e conseuqentemente formas de lidar com o real, um primeiro passo seria alterar tal nomeao para a ento ver a que tal construo terica poderia ser til. E quanto ao planto, entendo que o que proposto sob esse nome j necessariamente feito nas mais diversas instituies sob vrios outros, como triagem, interveno, etc. 3.7. Como a sua relao com o cliente/paciente/usurio? No referencial que adotamos, uma relao de proximidade que nos permite valorizar o afeto estabelecido. (mesmo por entender que em sade mental, o afeto importante veculo catalizador de reestruturao psiquica, como props Nise). Ao mesmo tempo, nosso cotidiano de imerso no servio nos leva a passar o dia inteiro junto com os usurios, sem diferenciao alguma mesmo em momentos como almoo e breves momentos onde no h atividades. (comemos ao mesmo tempo, a mesma comida, e na msma mesa, inclusive). 3.8. Qual a forma de tratamento que voc utiliza com a pessoa que chega ao servio de sade mental (trmites burocrticos)? Ao chegar um cliente, qual o primeiro procedimento? e a partir dai? Quando a pessoa procura o servio, ela passa primeiramente por um processo de triagem operada pela equipe de psicologia, onde aps uma primeira escuta, marcado o atendimento ambulatorial em psiquiatria. Em seguida, caso o sistema de clinical day (modelo adotado pela instituio na qual nenhum usurio passa mais de 6 horas por dia na clnica) seja indicado, negocia-se com o usurio ou a famlia os dias que ir ao servio, que variam dependendo do quadro e das atividades indicadas a esta pessoa. Ento, a pessoa entra no servio e passa a ser acompanhada pela equipe e a conhecer os outros usurios, compartilhando do cotidiano. 3.9. De que forma so dados os diagnsticos e so elaborados os planos de ao para o tratamento do (a) usurio (a) do servio? O diagnstico sugerido em dilogo entre a pessoa da equipe de psicologia que fez a triagem e a/o psiquiatra que atendeu o sujeito. Em seguida, caso haja indicao, negocia-se com o usurio e a famlia as atividades indicadas e desejadas.

3.10. Voc percebe a emergncia do Aconselhamento no decorrer do plano teraputico? Usamos principalmente a concepo de processos teraputicos em grupo. E tambm, por nos utilizar de referenciais tericos especficos (psicologia analtica, arteterapia, esquizoanlise), no enxergo emergncia de aconselhamento. 3.11. Voc v outros profissionais de sade se utilizando do Aconselhamento em suas prticas? No com essa nomenclatura e seus consequentes pressupostos. 3.12. Que tipo de tcnicas e instrumentos voc emprega na sua prtica profissional? Fundamentalmente psicologia analtica Junguiana, arteterapia e esquizoanlise. 3.13. Voc percebe alguma influncia ou se utiliza deliberadamente das tcnicas do Aconselhamento Psicolgico? E do Planto Psicolgico? Novamente, no. 3.14.Voc j sentiu a necessidade de utilizar tcnicas diretivas na sua prtica ou j se percebeu adotando essa postura? Em alguns poucos casos estremos de situaes de surto onde o usurio colocaria em risco ele prprio e alguns outros, sim. 3.15. Voc consegue apontar vantagens e desvantagens do Aconselhamento Psicolgico? Creio que j apontei no decorrer das demais respostas

SEO QUATRO: 4.1. Quais so as maiores dificuldades na atuao do (a) psiclogo (a)? Lidar com um campo abstrato que constantemente atravessado por normativas variadas, o que faz com que nossa atuao seja necessariamente um local de posicionamentos variados, algumas vezes at mesmo conflitivos. Na minha percepo uma dificuldade que encontro em atuar nessa rea dessa forma, ver que em alguns nveis, ela facilmente vendvel a projetos violentos de higienizao dos modos de vida e subjetividade, o que faz com que sempre tenhamos arcabouos tericos e metodolgicos consistentes e conscientes de suas funes e consequencias. 4.2. Na sua opinio o que deveria mudar? Quais intervenes deveriam ser feitas no cenrio da psicologia na cidade do Recife e no Brasil? Na minha opinio, deveria deixar de ser tanto um curso de mercado, que se preocupa mais com questes forjadas por aglomerados capitalistas e focada em lucro, e se preocupar mais com o sofrimento real e cotidiano, para alm do que apresentado por uma mdia de massas e

feito sob moldes para uma classe mdia e alta amortecida pelos privilgios de que dispe. Ou seja, creio que deveriamos ser um grupo menos vendvel, colocar os ps no cho, subir os morros de casa amarela e conversar com dona fulana, esquisofrnica e com cinco filhos para criar, e a sim pensar sobre nossas formas de atuar. Infelizmente creio que somos anda um grupo de profissionais to amorfos, engessados e amortecidos quanto grande parte da classe mdia que nos funda e sustenta.

Vous aimerez peut-être aussi