Vous êtes sur la page 1sur 4

Como se tornar um Web Designer Profissional

por THIAGO RODRIGUES em 10/03/2012 na categoria WEBMASTER

Este um guest post escrito por Thiago Rodrigues do blog Tudo Criativo. Ento voc quer se tornar um web designer, mas voc no tem ideia por onde comear? No entre em pnico! No to difcil quanto parece, mas exige um pouco de tempo e esforo, principalmente se voc no quer ou no pode pagar um curso. muito comum encontrar Web Designers autodidatas, mas voc tem que saber por onde comear. Neste post vamos dar uma olhada no passos bsicos para se tornar um web designer. Vamos l ento! O que faz o bendito do Web Designer: Um web designer cria os elementos visuais de um site, tais como cores, layout, formatao, etc. Para isso ele deve ter uma boa compreenso dos fundamentos do projeto e aprender a usar alguns softwares para os projetos. Designers grficos e web Designers so frequentemente considerados como iguais, apesar dos dois terem bons conhecimentos de informtica e usarem softwares similares, definitivamente no so iguais. Um Web Designer requer conhecimentos especficos de vrias reas (de ilustrao, vetores at um mnimo de programao) e algumas habilidades tcnicas.

Os melhores softwares para se tornar um web designer ou desenvolvedor web


Os principais softwares grficos que voc deve aprender a usar so: Adobe Illustrator (pode ser substitudo pelo Corel Draw, ou usar ambos) e o Adobe Photoshop (este insubstituvel). Alm disso, recomendado aprender o Adobe Fireworks e o Adobe Dreamweaver. Estes programas no so difceis de usar, mas eles so bastante complexos e preciso tempo para domin-los. Voc tambm ter de aprender algumas das linguagens de programao bsicas, tais como HTML, CSS, Javascript, Flash, PHP e jQuery. Voc deve ter habilidades competentes sobre os dois primeiros, mas aconselhvel, pelo menos, estar familiarizado com o resto deles tambm. Ah, e um pouco de conhecimento de SEO no faz mal a ningum. Felizmente hoje em dia h uma srie de recursos de aprendizagem disponveis, a maioria das quais so gratuitas. Tutorias existem aos montes na internet e sites muito bem esquematizados para te auxiliar. Web design um campo em constante desenvolvimento, ento voc estar em um estado de formao permanente. Voc sempre ter algo novo para aprender, e, embora s vezes possa ser cansativo, tambm emocionante e tira parte da rotina que inerente a qualquer outro trabalho. fundamental ter um olhar aguado para a esttica e uma abordagem pr-ativa com a tecnologia. Essas

habilidades tm um importante componente inato, mas eles poderiam ser treinados tambm. Pesquisar em blogs, livros e seus arredores em busca de inspirao. Fique de olho nas tendncias de entrada. Mas acima de tudo, ser apaixonado pelo seu trabalho.

Escolha seu caminho

Se voc quiser se tornar um especialista (e ser visto como um tambm) voc precisa de experincia, certo? Isso significa que o trabalho feito que mostra o que voc pode fazer. mais provvel que voc no tenha clientes ainda, ento uma boa ideia comear por fazer o seu prprio site. Voc futuramente vai precisar ter um portflio, mas por enquanto, estamos em busca de presena online. Inclusive voc certamente voltar diversas vezes a redesenhar seu site e fazer coisas mais sofisticadas, conforme for melhorando suas habilidades. Quando voc est trabalhando para si mesmo fcil perder o foco ou entrar em um loop infinito de mudanas em seu trabalho. Meu conselho definir uma data para lanar o seu site e cumpri-lo. Faa um calendrio de trabalho e agende todos os seus projetos, a partir do seu aprendizado vise a criao do seu portflio. Lembre-se de ser organizado (mantendo uma

lista de coisas a fazer pode ser til) e sempre (SEMPRE) teste o seu trabalho antes de lan-lo. Trabalhe em qualquer projeto como se fosse um pago. Dessa forma, voc estar preparado para eventuais problemas quando voc est trabalhando em um projeto profissional.

Agora sim: Torne-se um Web Designer


Quando voc controla as ferramentas, conhece o campo e tem seu prprio site, hora de comear a trabalhar em projetos para os outros. Primeira coisa que voc tem a fazer decidir se voc quer trabalhar em uma empresa ou agncia ou como Web Designer freelancer. Design uma questo muito subjetiva e web design no excepo. Se voc deve aprender a vender-se. Trabalhar em suas habilidades de comunicao, criar uma marca pessoal, marketing pessoal e lembre-se de ser organizado e aprender com suas experincias, levar os problemas como oportunidades de aprender e melhorar a si mesmo como um designer profissional. Agora voc est no caminho para o sucesso, lembre-se que preciso pacincia, nada de bom vem fcil. Tenha uma atitude positiva e aproveite o passeio! Boa sorte a todos!

Vous aimerez peut-être aussi