Vous êtes sur la page 1sur 28

EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL - ECF

PERGUNTAS E RESPOSTAS
(Atualizado at 17/07/2013)

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 2

NDICE

1. CONCEITOS...................................................................................................................................5 2. OBRIGATORIEDADE DE USO DO ECF......................................................................................11 3. PROCEDIMENTOS PARA USO/MANUTENO DO ECF.........................................................15 4. OBRIGATORIEDADE/DISPENSA DE USO DO TEF...................................................................19 5. CUPOM FISCAL...........................................................................................................................22 6. OBRIGAES ACESSRIAS.....................................................................................................26

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 3

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 4

1. CONCEITOS

Qual a vantagem da Automao Comercial?

A obrigatoriedade de uso do Equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF no deve ser vista como um obstculo imposto pelo Governo, ao contrrio, o uso do ECF traz para a empresa usuria uma srie de benefcios, entre eles: - maior controle gerencial sobre suas operaes e/ou atividades; - criao de imagem positiva do estabelecimento frente ao consumidor e ao Estado; - simplificao e rapidez na emisso do documento fiscal; - dispensa de autorizao de impresso de documentos fiscais; - reduo dos custos operacionais e despesas.

Qual a legislao que trata do ECF?

As principais normas sobre ECF so: - Convnio ICMS n 09/2009 - Estabelece normas relativas ao Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e ao Programa Aplicativo Fiscal-ECF (PAF-ECF) aplicveis ao fabricante ou importador de ECF, ao contribuinte usurio de ECF, s empresas interventoras e s empresas desenvolvedoras de PAF-ECF; - Decreto n 21.073/1998 - Dispe sobre a obrigatoriedade de uso de Equipamento Emissor de Cupom Fiscal ECF, por estabelecimento que promova venda a varejo e por prestador de servio, e d outras providncias; - Decreto n 18.592/1995 - Dispe sobre o uso de Equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF. Estas e as demais normas referentes utilizao do ECF esto disponveis na pgina da SEFAZ, em Legislao > Legislao Tributria Estadual > Legislao do ICMS > Legislaes Especficas > Equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF.

O que ECF ?
Decreto n 18.592/1995, art. 43, I; Convnio ICMS n 09/2009, clusula primeira

Emissor de Cupom Fiscal (ECF) o equipamento de automao comercial e fiscal com capacidade para emitir, armazenar e disponibilizar documentos fiscais e no fiscais e realizar controles de natureza fiscal referentes a operaes de circulao de mercadorias ou a prestaes de servios, implementado na forma de impressora com finalidade especfica (ECF-IF) e dotado de Modulo Fiscal Blindado (MFB) que recebe comandos de Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) externo. O ECF compreende trs tipos de equipamento: - ECF-PDV: com capacidade de efetuar o clculo do imposto por alquota incidente e indicar, no Cupom Fiscal, o GT atualizado, o smbolo caracterstico de acumulao neste totalizador e o da situao tributria da mercadoria; - ECF-MR: aquele que, sem os recursos citados no item anterior, apresenta a possibilidade de identificar as situaes tributrias das mercadorias registradas atravs da utilizao de Totalizadores Parciais; - ECF-IF: com capacidade de atender s mesmas disposies do ECF-PDV, constitudo de mdulo impressor e perifricos.

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 5

Quais as caractersticas do ECF ?


Decreto n 18.592/1995, art. 4

O ECF dever apresentar, no mnimo, as seguintes caractersticas: - dispositivo que possibilite a visualizao, por parte do consumidor, do registro das operaes; - emissor de Cupom Fiscal; - emissor de Fita Detalhe; - Totalizador Geral (GT); - Totalizadores Parciais; - Contador de Ordem da Operao; - Contador de Redues; - Contador de Reincio de Operao; - Memria Fiscal; - capacidade de impresso do Logotipo Fiscal (BR); - capacidade de impresso, na Leitura "X", na Reduo "Z" e na Fita Detalhe, do valor acumulado no GT e nos Totalizadores Parciais; - bloqueio automtico de funcionamento ante a perda, por qualquer motivo, de dados acumulados nos contadores e totalizadores; - capacidade de impresso do nmero de ordem sequencial do ECF; - dispositivo inibidor do funcionamento, na hiptese de trmino da bobina autocopiativa destinada impresso da Fita Detalhe; - lacre destinado a impedir que o ECF sofra qualquer interveno, nos dispositivos por ele assegurados, sem que esta fique evidenciada, colocado conforme o indicado no parecer de homologao do equipamento; - nmero de fabricao, visvel, estampado em relevo diretamente no chassi ou na estrutura do ECF onde se encontre a Memria Fiscal, ou, ainda, em plaqueta metlica fixada nesta estrutura de forma irremovvel; - relgio interno que registrar data e hora, a serem impressas no incio e no fim de todos os documentos emitidos pelo ECF, acessvel apenas atravs de interveno tcnica, exceto quanto ao ajuste para o horrio de vero; - um nico Totalizador Geral (GT); - rotina uniforme de obteno, por modelo de equipamento, das Leituras "X" e da Memria Fiscal, sem a necessidade de uso de carto magntico ou nmero varivel de acesso; - capacidade de emisso da Leitura da Memria Fiscal por intervalo de datas e por nmero sequencial do Contador de Reduo; - capacidade de assegurar que os recursos fsicos e lgicos da Memria Fiscal, do "software" bsico e do mecanismo impressor no sejam acessados diretamente por aplicativo, de modo que estes recursos sejam utilizados unicamente pelo "software" bsico, mediante recepo exclusiva de comandos fornecidos pelo fabricante do equipamento; - capacidade, controlada pelo "software" bsico, de informar, na Leitura "X" e na Reduo "Z", o tempo em que permaneceu operacional no dia respectivo e, dentro deste, o tempo em que esteve emitindo documentos fiscais. - Contador de Cupons Fiscais Cancelados;

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 6

- Contador de Notas Fiscais de Venda a Consumidor; - Contador de Notas Fiscais de Venda a Consumidor Canceladas; - Contador de Cupons Fiscais - Bilhete de Passagem; - Contador de Cupons Fiscais - Bilhete de Passagem Cancelados; - Contador de Leitura X.

Que documentos fiscais posso emitir atravs de ECF ?


Decreto n 18.592/1995, arts. 13, I, e arts. 16 e 28

Atravs do ECF possvel emitir: - Cupom Fiscal ou Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2, nas operaes de venda ou revenda de mercadorias a varejo; - Bilhetes de Passagem modelos 13 a 16, nas prestaes de servios de transporte rodovirio, aquavirio ou ferrovirio, de passageiros. O ECF poder emitir tambm Comprovante No-Fiscal, desde que cumpridas as exigncias previstas no art. 28 do Decreto n 18.592/1995, a exemplo da expresso "No Documento Fiscal".

O que PAF-ECF ?
Convnio ICMS n 09/2009, clusula segunda

Programa Aplicativo Fiscal-ECF (PAF-ECF) o programa aplicativo desenvolvido para possibilitar o envio de comandos ao Software Bsico do ECF, sem capacidade de alter-lo ou ignor-lo, para utilizao pelo contribuinte usurio do ECF. Obtenha mais esclarecimentos sobre PAF-ECF na pgina da SEFAZ na Internet (www.sefaz.pe.gov.br) , em Servios > Emissor de Cupom Fiscal - ECF > PAF-ECF > Perguntas e Respostas.

O que Mdulo Fiscal Blindado (MFB) ?


Ato COTEPE/ICMS n 16/2009

Mdulo Fiscal Blindado (MFB) um mdulo passvel de remoo isolada do ECF sem o mecanismo impressor, e onde est contido o hardware que executa as funes fiscais, dotado do sistema de blindagem com as especificaes nos termos do Ato COTEPE/ICMS n 16/2009, no sendo passvel de manuteno, tendo sua vida til cessada em caso de violao ou na ocorrncia de qualquer outro evento relacionado no item 3.4.6 do referido Ato.

O que Interveno Tcnica ?


Decreto n 18.592/1995, arts. 8 e 10

Interveno Tcnica o conjunto de aes atribudas s empresas autorizadas, credenciadas para tal, com o propsito de manuteno, reparo, preparao e programao para uso fiscal dos ECFs. Aps uma interveno tcnica que resulte em primeira instalao de lacre, acrscimo do Contador de Reincio de Operao, ou em qualquer hiptese em que haja remoo do lacre, a empresa credenciada deve incluir o Atestado de Interveno em ECF na ARE Virtual, mediante certificao digital, acessando as seguintes opes: Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF) > Atestado de Interveno Tcnica em ECF. Esta incluso deve ser efetuado at o dia 10 do ms subsequente ao da interveno.

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 7

Em seguida, o contribuinte-usurio tem at o dia 15 do ms subsequente ao da interveno para acessar o referido sistema e confirmar a incluso do Atestado de Interveno.

Quem a empresa credenciada ?


Decreto n 18.592/1995, art. 7

Empresa credenciada o estabelecimento inscrito no Cadastro de Contribuintes do Estado de Pernambuco - CACEPE que recebeu, atravs de Despacho numerado, autorizao da SEFAZ para garantir o funcionamento e a integridade do equipamento, bem como para nele efetuar interveno tcnica quando necessrio. Podem ser credenciados o fabricante, o importador, ou outro estabelecimento possuidor de Atestado de Capacitao Tcnica fornecido pelo fabricante ou importador da respectiva marca.

O que Leitura X ?
Decreto n 18.592/1995, art. 8, 3, art. 20, art. 22, I e art. 43, II

o documento fiscal emitido pelo ECF com indicao dos valores acumulados nos contadores e totalizadores sem que isso importe no zeramento ou a diminuio desses valores. Deve ser emitida no incio de cada dia, quando da entrada ou retorno de interveno tcnica, troca da bobina etc. Esta leitura dever ser mantida junto ao equipamento no decorrer do dia para apresentao fiscalizao, caso seja solicitada pela mesma. Sua emisso poder ser solicitada pelo Auditor a qualquer hora.

O que Reduo Z ?
Decreto n 18.592/1995, art. 21, 1 e art.43, III

o documento fiscal emitido pelo ECF quando do encerramento das atividades dirias, contendo informaes idnticas s da Leitura X, e indica a totalizao dos valores acumulados, implicando exclusivamente, no zeramento dos totalizadores parciais. No momento da sua emisso os valores so gravados na Memria Fiscal. Obs. Caso no seja emitida a Reduo Z at s 24:00h (meia-noite), o equipamento concede uma tolerncia de 2 horas, quando sofrer um bloqueio automtico (travamento) s retornando sua operacionalidade aps emisso da Reduo Z.

O que so contadores e totalizadores ?


Decreto n 18.592/1995, art. 43; Convnio ICMS n 09/2009, clusula terceira, IV

Contadores so acumuladores de nmeros, enquanto os totalizadores so acumuladores de valores, como segue: - Contadores - acumulam nmeros de vezes em que foi efetuada determinada operao/prestao. Os ECFs apresentam os seguintes contadores, entre outros; a) Contador de Ordem de Operao COO (representa o nmero do Cupom Fiscal) ; b) Contador de Redues CZR; c) Contador de Cupom Fiscal CCF; d) Contador de Leitura X CLX; e) Contador de Reincio de Operao CRO; f) Contador de Cupons Fiscais Cancelados CFC; g) Contador Geral de Operao No Fiscal GNF.

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 8

-Totalizadores - acumulam os valores monetrios referentes s prestaes e operaes realizadas. So divididos em: a) Totalizador Geral (GT) um totalizador nico que acumula todos os valores brutos registrados nos demais totalizadores parciais, irredutvel, exceto quando da reiniciao; b) Totalizador Parcial o totalizador destinado a acumular o valor lquido do item e das operaes tributadas e no tributadas, devendo ser reduzido a zero quando da emisso da Reduo Z. Pode ser de operao ou prestao tributada, no-tributada ou no-fiscal. Os totalizadores parciais tributados possibilitam a vinculao de alquota ou carga tributria. So identificados por "Tnn,nn%" onde nn,nn% representa a alquota. A tributao na fonte indicada pela letra "F" (totalizador de substituio tributria). Os totalizadores parciais no-tributados so: Isento (indicado por I) e No-Tributado (indicado por N).

O que Ponto de Venda ?


Convnio ICMS n 09/2009, clusula quadragsima quarta

o local no recinto de atendimento ao pblico onde se encontra instalado o ECF, no estabelecimento do contribuinte.

O que Memria Fiscal ?


Decreto n 18.592/1995, art. 43, X

Memria Fiscal o banco de dados implementado em memria PROM ou EPROM, inviolvel, com capacidade de armazenar os dados de interesse fiscal relativos a, no mnimo, 1.825 (mil, oitocentos e vinte e cinco) dias, fixada estrutura interna do ECF de forma permanente, coberta por resina termo-endurecedora opaca, impedindo o acesso e a remoo da mesma.

O que Fita Detalhe ?


Convnio ICMS n 09/2009, clusula terceira, V, pargrafo nico; Decreto n 18.592/1995, art. 22; Decreto n 21.073/1998, art. 1, 3, II

Fita Detalhe a via impressa, destinada ao fisco, que representa o conjunto das segundas vias de todos os documentos emitidos pelo ECF, num determinado perodo, em ordem cronolgica. Deve ser impressa pelo ECF concomitantemente emisso dos documentos. No caso de ECF dotado de Memria de Fita Detalhe, o arquivo eletrnico armazenado neste dispositivo equipara-se Fita Detalhe. Saliente-se que desde 01 de janeiro de 2011 vedada a utilizao de ECF que no possua requisitos de "hardware" que implementem Memria de Fita Detalhe.

O que Mapa Resumo ECF ?


Decreto n 18.592/1995, art. 23, 1 e art. 24

Mapa Resumo ECF o documento no qual o usurio de ECF dever registrar, diariamente, todas as operaes/prestaes realizadas, tomando como base as Redues Z emitidas. O Mapa Resumo ECF deve ser conservado, em ordem cronolgica, pelo prazo decadencial (cinco anos), juntamente com as respectivas Redues "Z", sendo que, no ltimo mapa do perodo de apurao, juntar-se-, tambm, a Leitura da Memria Fiscal referente ao mesmo perodo.

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 9

O que Situao Tributria ?

Situao Tributria o regime de tributao da mercadoria comercializada ou do servio prestado, devendo, quando for o caso, ser indicada com a respectiva carga tributria efetiva.

O que Comprovante No-Fiscal ?


Decreto n 18.592/1995, art. 28

o comprovante emitido pelo ECF aps o recebimento de uma conta (gua, luz, telefone, carn, extrato, etc) cuja emisso iniciada logo aps a autenticao da conta, e dever conter a expresso "NO DOCUMENTO FISCAL" e a denominao "COMPROVANTE NO-FISCAL".

O que TEF ?

TEF Transferncia Eletrnica de Fundos - uma forma de pagamento de operao ou prestao promovida atravs de cartes magnticos (de bancos ou de crdito), e cuja operao requer, normalmente, uma linha telefnica e aparelhos especiais que cuidam da comunicao. Existem, basicamente, duas formas para que se realizem as transaes eletrnicas: - atravs do carto magntico do banco neste caso os dbitos so feitos automaticamente na conta corrente do consumidor; - atravs do carto de crdito neste caso, existem algumas regras de pagamento e recebimento das contas, realizadas em datas pr-fixadas. Veja mais esclarecimentos sobre o TEF na seo 4. Obrigatoriedade/Dispensa de Uso do TEF, deste informativo.

O que comprovante de Crdito ou Dbito ?


Decreto n 21.073/1998, art. 3, 1

O comprovante de Crdito ou Dbito o documento destinado formalizao de pagamento relativo aquisio de mercadorias ou servios por meio de carto de crdito ou de dbito em conta. Este comprovante somente ser emitido pelo ECF aps a totalizao do Cupom Fiscal ao qual ele est vinculado.

O que POS ?

Os aparelhos POS (Point of Sale), conhecidos tambm como ponto de venda, so pequenos aparelhos que esto disponveis nos estabelecimentos comerciais para pagamento de compras com carto de crdito ou de debito. Os comprovantes das vendas so impressos pelo prprio POS, no sendo necessrio o uso de um computador, automao comercial ou ECF. O POS deve ser utilizado nos casos de dispensa de uso do TEF. No caso do contribuinte estar obrigado a emisso de comprovante de pagamento de operao ou prestao mediante carto de crdito ou dbito por meio de ECF, o POS deve estar interligado ao ECF.

2. OBRIGATORIEDADE DE USO DO ECF ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 10

Quem est obrigado a usar o ECF ?


Decreto n 21.073/1998, art. 1 e art. 5 1

Esto obrigados ao uso do ECF os contribuintes que exeram atividade de venda ou revenda de mercadorias ou bens ou de prestaes de servios sujeitos ao ICMS, em que o adquirente seja pessoa fsica ou jurdica no contribuinte de ICMS, salvo as excees previstas na legislao.

Quais as excees previstas na legislao quanto obrigatoriedade de uso do ECF ?


Decreto n 21.073/1998, art. 1, I, II, III, e 4 a 7, e art. 5, 1

No esto obrigadas ao uso do ECF as seguintes situaes: - at 31/05/12, as operaes efetuadas por contribuinte optante do Simples Nacional cuja receita bruta anual no seja superior a R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais); - de 01/06/12 a 31/12/2012, as operaes efetuadas por contribuinte optante do Simples Nacional cuja receita bruta anual no seja superior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais); - a partir de 01/01/2013, as operaes efetuadas por contribuinte optante do Simples Nacional cuja receita bruta anual no seja superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais); - as operaes realizadas com veculos sujeitos a licenciamento por rgo oficial (aqueles que necessitam de placa e licena do DETRAN para circular); - as operaes realizadas fora do estabelecimento, observando-se que a partir de 01/08/2012, o contribuinte que realize operaes exclusivamente fora do estabelecimento somente fica dispensado da aquisio do ECF quando autorizado pela Secretaria da Fazenda, conforme Portaria SF n 162/2012; - as operaes realizadas por concessionrias ou permissionrias de servio pblico, sendo este relativo a fornecimento de energia ou gs canalizado ou a distribuio de gua; - as operaes realizadas por contribuinte que no possua CNAE relativa a comrcio varejista e que utilize a Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, emitida por sistema eletrnico de processamento de dados, ou a Nota Fiscal Eletrnica NF-e, nos termos da legislao especfica sobre a matria; - a partir de 01/01/2013, as operaes realizadas por contribuinte que possua CNAE relativo a comrcio varejista, utilize NF-e em todas as suas operaes, e tenha sido dispensado do uso do ECF pela ARE do seu domiclio fiscal, nas situaes em que: for concessionria de veculos automotores; for cooperativa de produtores; realizar venda de mercadoria exclusivamente de forma no presencial, por meio da internet ou de telemarketing; exercer, preponderantemente, as seguintes atividades econmicas: 1. indstria, desde que no possua recinto de atendimento ao pblico destinado a venda de mercadorias a pessoas fsicas; 2. comrcio atacadista, desde que no possua recinto de atendimento ao pblico destinado a venda de mercadorias a pessoas fsicas; 3. prestao de servio relacionada no Anexo 1 do Decreto n 14.876/1991, com fornecimento de mercadoria, quando prevista a incidncia em relao a esta, nos termos de lei complementar.

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 11

- as operaes destinadas a no-contribuinte do ICMS inscrito no Cadastro de Contribuintes do Estado de Pernambuco - CACEPE, hiptese em que ser emitida a Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, ou a Nota Fiscal de Produtor; - as prestaes de servio de telecomunicaes; - as prestaes de servio de transporte de carga e valores e de comunicao.

Como deve proceder o contribuinte que realize exclusivamente vendas fora do estabelecimento para obter a dispensa de uso do ECF ?
Decreto n 21.073/1998, art. 1, I, b, 6; Portaria SF n 162/2012

O interessado deve encaminhar requerimento Agncia da Receita Estadual - ARE de seu domiclio fiscal, solicitando a dispensa da aquisio do ECF, preenchendo os seguintes requisitos: - estar com a situao regular perante o CACEPE; - estar cadastrado na SEFAZ, no sistema e-fisco, exclusivamente com a forma de atuao, PORTA A PORTA, POSTOS MVEIS OU POR AMBULANTES, tendo como opo de Tipo de Unidade indicada a opo Unidade Produtiva, vedada a realizao de operao de venda no endereo constante no respectivo cadastro no CACEPE; - estar regular com a obrigao tributria principal, observando-se, inclusive, na hiptese de parcelamento, a regularidade do pagamento das cotas vencidas; - estar regular quanto transmisso ou entrega dos documentos de informao econmico-fiscais ou do arquivo digital do Sistema de Escriturao Fiscal - SEF, conforme o caso. Observao: A dispensa de aquisio de ECF por estabelecimento que realize exclusivamente operaes fora do estabelecimento ser concedida pela ARE, aps diligncia de visita fiscal, mediante despacho no processo de requerimento e o devido registro no e-fisco. A referida dispensa dever ser revogada, na hiptese da Secretaria da Fazenda constatar que o contribuinte realiza operaes de venda a varejo em estabelecimento fixo.

Como deve proceder o contribuinte para obter a dispensa de uso de ECF quando no se tratar de venda fora do estabelecimento, e a referida dispensa depender de autorizao da ARE do seu domiclio fiscal ?
Decreto n 21.073/1998, art. 1, 5 e 7

Nos casos previstos no art. 1, 5, II, do Decreto n 21.073/1998, o interessado dever apresentar requerimento Agncia da Receita Estadual - ARE do seu domiclio fiscal preenchendo os seguintes requisitos: - estar com a situao regular perante o CACEPE; - estar regular com a obrigao tributria principal, observando-se inclusive, na hiptese de parcelamento, a regularidade quanto ao pagamento das cotas vencidas; - estar regular quanto transmisso ou entrega de documentos de informaes econmicofiscais ou de arquivo digital de sistema de escriturao, conforme o caso. A dispensa do uso do ECF ser concedida pela ARE, aps diligncia fiscal, quando necessria, e ser revogada quando constatada a realizao de vendas a varejo no estabelecimento, sem a emisso do correspondente documento fiscal.

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 12

Qual a receita bruta a ser considerada pelo optante do Simples Nacional, para a obrigatoriedade do uso do ECF ?
Decreto n 21.073/1998, art. 5, V, 2

Regra geral, para o clculo da receita bruta anual dever ser considerado o somatrio da receita bruta do ano anterior de todos os estabelecimentos da mesma empresa situados no territrio de cada Unidade da Federao. Entretanto, uma vez ultrapassado o limite fixado para dispensa de uso do ECF no decorrer de determinado exerccio, o contribuinte ficar obrigado ao seu uso a partir do ms subsequente quele em que tenha sido alcanado ou ultrapassado o referido limite.

O contribuinte optante do Simples Nacional se encontra dispensado do uso de ECF no exerccio em que estiver iniciando a sua atividade?
Decreto n 21.073/1998, art. 5, V, 2

A princpio, sim. Regra geral, a receita bruta anual a ser considerada a do ano anterior. Como no ano de incio de atividade no existe a referida receita, o contribuinte do Simples Nacional se encontra desobrigado do uso do ECF no exerccio fiscal em que iniciar a sua atividade. Entretanto, uma vez ultrapassado o limite fixado para dispensa de uso do ECF no decorrer deste exerccio, o contribuinte ficar obrigado ao seu uso a partir do ms subsequente quele em que tenha sido alcanado ou ultrapassado o referido limite.

Se um contribuinte possui uma atividade de comrcio e outra de prestao de servios no sujeita incidncia do ICMS, a receita bruta a ser considerada aquela relativa atividade de comrcio ?
Decreto n 21.073/1998, art. 5, 3

No. Para efeito de aplicabilidade do Decreto n 21.073/1998, receita bruta o produto da venda de bens e servios nas operaes de conta prpria, o preo dos servios prestados e o resultado auferido nas operaes em conta alheia, no includo o Imposto sobre Produtos Industrializados IPI, as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos.

O comerciante varejista que utilizar NF mod-1 ou 1-A por processamento de dados ou Nota Fiscal Eletrnica - NF-e est dispensado de uso do ECF ?
Decreto n 21.073/1998, art. 1, I, d e 5

No. A partir de 1 de janeiro de 2012, no h dispensa de uso do ECF por este motivo, se o contribuinte for inscrito no CACEPE com CNAE relativa a comrcio varejista, exceto a partir de 1 de janeiro de 2013, para o comerciante varejista que utilizar a NF-e em todas as suas operaes e apresentar requerimento a ARE de seu domiclio fiscal preenchendo os requisitos previstos no 7 do art. 1 do Decreto n 21.073/1998, solicitando a dispensa do uso do ECF, nas situaes em que: - for concessionria de veculos automotores; - for cooperativa de produtores; - realizar venda de mercadoria exclusivamente de forma no presencial, por meio da internet ou de telemarketing; - exercer, preponderantemente, as seguintes atividades econmicas: 1. indstria, desde que no possua recinto de atendimento ao pblico destinado a venda de mercadorias a pessoas fsicas;

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 13

2. comrcio atacadista, desde que no possua recinto de atendimento ao pblico destinado a venda de mercadorias a pessoas fsicas; 3. prestao de servio relacionada no Anexo 1 do Decreto n 14.876/1991, com fornecimento de mercadoria, quando prevista a incidncia em relao a esta, nos termos de lei complementar.

Contribuinte do regime normal que possui apenas CNAE de comrcio atacadista e que efetua vendas espordicas a varejo est obrigado ao uso de ECF ?
Decreto n 21.073/1998, art. 1

Sim. O que determina a obrigatoriedade do ECF no a CNAE do contribuinte e sim se o adquirente pessoa fsica ou jurdica no contribuinte do ICMS. Havendo qualquer operao, mesmo que espordica, destinada a pessoa fsica ou jurdica no contribuinte do ICMS, o vendedor da mercadoria quando for comerciante atacadista estar obrigado ao uso do ECF, exceto se utilizar Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, emitida por sistema eletrnico de processamento de dados, ou a Nota Fiscal Eletrnica NF-e.

O contribuinte com atividade de comrcio varejista solicita a dispensa do uso de ECF, alegando que efetua suas vendas fora do estabelecimento atendendo a pedidos por telefone, feitos diretamente pelo consumidor final. Neste caso, o contribuinte dever ter a sua solicitao atendida ?
Decreto n 21.073/1998, art. 1, 5, II, "c"; Decreto n 14.876/1991, arts. 670 a 673

Sim, desde que o contribuinte comercialize exclusivamente de forma no presencial (pela internet ou por telemarketing), utilize NF-e em todas as suas operaes, e seja dispensado do uso do ECF mediante solicitao ARE do seu domiclio fiscal. Esclarecemos, entretanto, que a operao citada no se enquadra como "operao realizada fora do estabelecimento". Esta, prevista nos artigos 670 a 673 do Decreto n 14.876/1991 e tambm conhecida como "sem destinatrio certo" ou " procura de venda", uma operao em que o contribuinte pe a mercadoria em um veculo e sai procura de comprador eventual.

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 14

3. PROCEDIMENTOS PARA USO / MANUTENO DO ECF

Como fazer para adquirir um ECF ?

O interessado dever procurar as empresas que comercializam os equipamentos e escolher, entre os tipos de ECFs homologados pela COTEPE/ICMS, aquele mais adequado sua atividade comercial. Aps a escolha do ECF, dever solicitar SEFAZ/PE o Pedido de Uso do ECF. Onde encontrar a relao dos ECFs autorizados pela SEFAZ ?

A lista de ECFs homologados pela SEFAZ encontra-se disponvel no endereo eletrnico www.sefaz.pe.gov.br, em Servios > Emissor de Cupom Fiscal - ECF > Servios Disponveis > Tabela de Equipamentos Fiscais Autorizveis.

Como proceder para solicitar autorizao para uso do ECF ?


Decreto n 18.592/1995, art. 2-A

O interessado dever procurar uma das empresas credenciadas pela SEFAZ para programao do ECF para uso fiscal, o que feito atravs de Interveno Tcnica. O pedido de uso do ECF ser efetuado pelo contribuinte no endereo eletrnico www.sefaz.pe.gov.br, na ARE Virtual, com utilizao de certificao digital, no mdulo Equipamento Emissor de Cupom Fiscal Pedido de Uso de ECF, at o dia 15 (quinze) do ms subsequente ao da interveno tcnica inicial, que dever estar previamente registrada no referido sistema, devendo ser fornecidas as seguintes informaes: - identificao e endereo do contribuinte; - marca modelo, nmero de fabricao e nmero atribudo ao equipamento, pelo estabelecimentousurio; - os seguintes dados sobre o Programa Aplicativo Fiscal - PAF-ECF: a) nmero do registro estadual do PAF-ECF, emitido pela SEFAZ; b) nome e verso do PAF-ECF.

preciso apresentar alguma documentao SEFAZ para solicitar o pedido de uso do ECF ?
Decreto n 18.592/1995, art. 2-A, 1

No. Relativamente ao pedido de uso de ECF, os seguintes documentos devero permanecer em poder do contribuinte para apresentao SEFAZ, quando solicitado: - cpia do documento fiscal referente entrada do ECF no estabelecimento; - cpia do contrato de arrendamento mercantil, se houver, dele constando clusula segundo a qual o ECF s poder ser retirado do estabelecimento aps anuncia do Fisco; - folha demonstrativa acompanhada de: a) Cupom de Reduo Z, efetuada aps a emisso de Cupons Fiscais com valores mnimos; b) Cupom de Leitura X, emitido imediatamente aps o Cupom de Reduo Z, visualizando o Totalizador Geral irredutvel; c) indicao de todos os smbolos utilizados, com o respectivo significado; d) Cupom de Leitura da Memria Fiscal, emitido aps as leituras anteriores.

A partir de que momento fica o contribuinte autorizado a utilizar o ECF ?


Decreto n 18.592/1995, art. 2-A, 2

O contribuinte que tenha solicitado autorizao para uso do ECF fica obrigado utilizao do mencionado equipamento desde o momento da comunicao do pedido de uso, observando-se que: - no caso de posterior constatao de irregularidade pela SEFAZ, a utilizao do ECF ficar suspensa at a correspondente regularizao pelo contribuinte; - no havendo correo da irregularidade no prazo definido em intimao realizada pela SEFAZ, a autorizao para uso do ECF ser cancelada, sem prejuzo da apurao do imposto devido e da aplicao das penalidades cabveis.

Onde posso encontrar a relao das empresas credenciadas para efetuar a interveno no ECF ?

A lista das empresas credenciadas para interveno tambm est disponvel no endereo eletrnico www.sefaz.pe.gov.br, em Servios > Emissor de Cupom Fiscal - ECF > Servios Disponveis > Consulta Empresas Credenciadas para Interveno em ECF.

Quais as situaes em que a empresa credenciada dever fazer a interveno no ECF, e qual o procedimento a ser adotado ?
Decreto n 18.592/1995, art 10

A empresa credenciada dever fazer a interveno no ECF quando da primeira instalao do lacre, quando ocorrer acrscimo do Contador no Reincio de Operao, ou em qualquer hiptese em que haja remoo do lacre. Em seguida, dever incluir o Atestado de Interveno em ECF, no Sistema Eletrnico Integrado de Informaes Fazendrias - e-Fisco, no endereo eletrnico www.sefaz.pe.gov.br, mediante utilizao de certificao digital, at o dia 10 do ms subsequente quele em que tenha ocorrido a interveno. Alm disso, o contribuinte-usurio dever confirmar, no referido sistema, a incluso do Atestado de Interveno em ECF efetuada pelo credenciado, at o dia 15 do ms subsequente quele em que tenha ocorrido a interveno.

Como atribuir a situao tributria do item ?


Decreto n 18.592/1995, art. 13, VI

A situao tributria do item deve ser estabelecida pelo regime tributrio a que est sujeita a mercadoria ou o servio, ou seja, deve ser estabelecida a carga tributria incidente com um totalizador especfico. Exemplo: se a mercadoria tributada pela alquota de 17%, dever existir um totalizador "T17,00%" cadastrado, onde "T" indica que aquela mercadoria tributada e 17,00% representa a carga tributria correspondente. Assim sendo, todos os itens (mercadorias ou servios) tributados com a alquota de 17,00% devero estar vinculados a esse totalizador. O mesmo procedimento aplica-se s demais situaes tributrias.

Como devo guardar a Fita Detalhe, e por quanto tempo ?


Decreto n 18.592/1995, art. 3, inciso V22, III

A bobina que contm a Fita Detalhe deve ser armazenada inteira, sem seccionamento, por equipamento e mantida em ordem cronolgica pelo prazo decadencial (05 anos), em relao a cada ECF. ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 16

possvel o uso de ECF que no possua requisitos de "hardware" que implementem Memria de Fita Detalhe ?
Decreto n 21.073/1998, art. 1, 3, II

Desde 01 de janeiro de 2011 vedada a utilizao de ECF que no possua requisitos de "hardware" que implementem Memria de Fita-Detalhe.

possvel utilizar no ECF bobina de papel autocopiativo, ou apenas bobina de papel trmico ?
Ato COTEPE/ICMS n 04/2010; Convnio ICMS n 09/2009, clusula quinquagsima quinta; Portaria SF n 188/2011

A partir de 01/01/2012 no pode ser mais utilizado em ECF bobina de papel que se apague. Deve ser utilizada em ECF a bobina de papel trmico que atenda s especificaes do Ato COTEPE/ICMS 04/2010. A bobina de papel para uso em ECF com mecanismo de impressor trmico para uso em equipamento Emissor de Cupom Fiscal somente poder ser fabricada por empresa credenciada pela COTEPE/ICMS, e deve manter a integridade dos dados impressos, no mnimo, pelo perodo decadencial (5 anos). A utilizao de bobina de papel trmico para uso em equipamento emissor de Cupom Fiscal - ECF, existente nos estoques dos contribuintes do Estado de Pernambuco, sem as especificaes tcnicas previstas no Ato COTEPE/ICMS n 04/2010, somente foi permitida at 31/12/2011.

O que deve fazer o contribuinte quando ocorrer um problema e no for possvel usar o ECF ?
Decreto n 21.073/1998, art. 1, 2

Quando no for possvel a emisso dos documentos fiscais atravs de ECF por motivo de fora maior ou caso fortuito, tais como falta de energia eltrica, pane, quebra ou furto do equipamento, estes podero ser emitidos por qualquer meio, inclusive o manual, devendo a empresa anotar, no livro Registro de Utilizao de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrncia (RUDFTO): - o motivo e a data da ocorrncia da impossibilidade de emisso do documento fiscal via ECF; - os modelos e os nmeros dos documentos fiscais emitidos sem o uso do ECF. Nestes casos, estes documentos devem ser devidamente escriturados no livro Registro de Sadas, em linhas especficas, diferentes das utilizadas para escriturao do Mapa Resumo de ECF.

Quais os casos em que se deve providenciar a cessao de uso do ECF ?

Geralmente, a cessao de uso do ECF ocorre quando: - o contribuinte encerra suas atividades comerciais; - ocorre esgotamento da memria fiscal (desde que o equipamento no possua receptculo para MF esgotada); - o contribuinte deseja trocar o ECF por outro que atenda melhor suas necessidades; - ocorre caso de defeito irreversvel para o funcionamento do equipamento; - ocorre caso de sinistro (incndio, furto, etc.); - a COTEPE cancela o ato homologatrio do equipamento, a partir da data prevista no Ato/COTEPE; - o contribuinte possui mais de um equipamento e deseja se desfazer de algum.

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 17

Como proceder para solicitar a cessao de uso do ECF ?


Decreto n 18.592/1995, art. 3

Utilizando-se de certificao digital, o contribuinte apresentar o Pedido de Cessao de Uso de ECF, mediante acesso ao endereo www.sefaz.pe.gov.br da Internet, na opo ARE Virtual, mdulo Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF) > Pedido de cessao de uso de ECF, at o dia 15 do ms subsequente ao da efetiva cessao do uso, devendo observar o seguinte: - na hiptese de ECF que no possua recurso de Memria da Fita Detalhe - MFD, obter a leitura da Memria Fiscal - MF em meio digital e grav-la em mdia tica no-regravvel do tipo CD ou DVD, no formato previsto no Ato COTEPE/ICMS n 17/2004 e conservar esse arquivo em seu poder at que ocorra a prescrio dos crditos tributrios decorrentes das operaes a que se refiram; - na hiptese de ECF que possua recurso de MFD, alm da exigncia indicada no item anterior, obter a leitura da MF e gravar o arquivo de dados referente MFD, no formato previsto no supramencionado Ato COTEPE/ICMS n 17/2004 e conservar esse arquivo em seu poder at que ocorra a prescrio dos crditos tributrios decorrentes das operaes a que se refiram; guardar o Cupom de Leitura dos Totalizadores e Cupom de Leitura da Memria Fiscal pelo prazo de 5 anos, para apresentao SEFAZ, quando solicitado.

Existe algum prazo para deferimento do pedido de cessao de uso do ECF ?


Decreto n 18.592/1995, art. 3, 2

O pedido de cessao de uso de ECF ser deferido de ofcio quando da respectiva incluso no sistema de controle de ECF disponvel no endereo eletrnico www.sefaz.pe.gov.br, sem prejuzo de posterior fiscalizao e da apurao do imposto devido, se houver.

Qual o procedimento a ser adotado quando houver o extravio, roubo, perda ou furto do ECF ?
Decreto n 14.876/1991, art. 34, I, c, art. 88

O contribuinte dever adotar o seguinte procedimento no caso de extravio, roubo, perda ou furto do ECF: a) apresentar requerimento por escrito na repartio fazendria de seu domicilio fiscal comunicando o extravio, roubo, perda ou furto do ECF. Na referida comunicao devero constar os dados do ECF (marca, modelo, verso do software, srie e nmero de fabricao do equipamento), e ser anexada a seguinte documentao: cpia do registro da ocorrncia policial (Boletim de Ocorrncias); cpia da publicao em jornal de grande circulao comunicando a ocorrncia do extravio, roubo, perda ou furto, constando a marca, modelo, verso do software, srie e nmero de fabricao do equipamento furtado, roubado ou extraviado e a data da ocorrncia; Reduo Z emitida no dia anterior ao evento; ltima Leitura da Memria Fiscal. b) lavrar termo circunstanciado no livro Registro de Utilizao de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrncias - RUDFTO; c) efetuar o Pedido de Cessao de Uso do ECF, at o dia 15 do ms subsequente ao da efetiva cessao do uso (data da ocorrncia do extravio, roubo, perda ou furto), pela Internet atravs da Are Virtual. ATENO:o contribuinte dever proceder ao estorno do crdito fiscal relativo aquisio do ECF (bem do ativo fixo).

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 18

4. OBRIGATORIEDADE/DISPENSA DE USO DO TEF

Os pagamentos com carto magntico podem ser feitos atravs de ECF ?


Decreto n 21.073/1998, art. 3, caput , 1 e 5

Para os contribuintes usurios de ECF, a impresso do comprovante de pagamento de operao ou prestao efetuado com carto de crdito ou dbito automtico em conta corrente referente ao uso de TEF dever ocorrer obrigatoriamente no ECF, devendo o comprovante estar vinculado ao documento fiscal emitido na operao ou prestao respectiva ou ao "comprovante no-fiscal" relativo a operaes de pagamento de contas de gua, energia, carns, etc. Apenas os contribuintes optantes do Simples Nacional com receita bruta anual de at R$ 420.000,00 (de 01/07/2007 a 31/12/2012) ou R$ 360.000,00 (a partir de 01/01/2013) e os bares, restaurantes e similares credenciados pela SEFAZ, esto dispensados do uso do TEF interligado ao ECF. A operao de TEF no dever ser concretizada sem que a impresso do comprovante tenha sido realizada no ECF.

Quem est dispensado de emitir o comprovante de pagamento de operao ou prestao mediante carto de crdito ou dbito automtico em conta corrente por meio de ECF (TEF) ?
Decreto n 21.073/1998, art. 3, 5; Portaria SF n 035/2010

Esto dispensados de emisso de comprovante de pagamento via carto de crdito/dbito atravs do ECF os contribuintes nas seguintes situaes: - contribuinte inscrito no CACEPE na condio de optante do Simples Nacional, com receita bruta anual de at: R$ 420.000,00 (quatrocentos e vinte mil reais) - de 01/07/2007 a 31/12/2012; R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) - a partir de 01/01/2013. - contribuinte que exercer, como atividade preponderante, o fornecimento de alimentao, bebida e outras mercadorias em bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares, desde que credenciados nos termos da Portaria SF n 035/2010.

Como deve fazer o contribuinte que possua atividade preponderante de fornecimento de alimentao, bebida e outras mercadorias em bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares para ficar dispensado do uso do TEF ?
Decreto n 21.073/1998, art. 3, 5, IV; Portaria SF n 035/2010, art. 1

O credenciamento para a no-emisso por meio de ECF do comprovante de pagamento de operao realizada mediante carto de crdito ou dbito (TEF) automtico, independentemente de requerimento do contribuinte. A SEFAZ somente efetua o credenciamento para contribuintes do ICMS inscritos no CACEPE, com CNAEs 5510-8/01, 5510-8/02, 5510-8/03, 5590-6/01, 5590- 6/02, 5590-6/03, 5590-6/99, 5611-2/01, 5611-2/02, 5611-2/03, 5620-1/03, 9312-3/00, 9313-1/00, 9319-1/01, 9321-2/00, 9329-8/01, 93298/02 ou 9329-8/03.

O contribuinte do segmento de bares, restaurantes, lanchonetes e similares, dispensado do uso do TEF em virtude de ter sido credenciado pela SEFAZ, pode perder o credenciamento ?
Portaria SF n 035/2010, art. 2

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 19

Sim. Para manuteno do referido credenciamento, o contribuinte deve obedecer s seguintes condies: estar com a situao cadastral regular perante o CACEPE; no ter scio que participe de empresa em situao irregular perante a SEFAZ; estar regular quanto transmisso ou entrega de documento de informao econmico-fiscal correspondente aos perodos fiscais a partir de maro de 2010; estar regular quanto obrigao tributria principal, originada a partir da competncia de maro de 2010, cujo dbito do imposto esteja constitudo ou no, inclusive quanto s quotas vencidas, na hiptese de parcelamento; ter o equipamento destinado ao registro ou processamento de dados relativos ao pagamento de operaes ou prestaes, fornecido pela administradora de carto de crdito ou pela instituio financeira responsvel por efetuar dbito automtico em conta corrente, contendo os dados a serem impressos nos comprovantes das operaes referentes ao nome empresarial e endereo do estabelecimento iguais aos que constam do sistema de cadastro da SEFAZ, devendo o referido equipamento ser utilizado exclusivamente no respectivo estabelecimento, tendo sido para este autorizado pela administradora, vedado o seu uso em outro estabelecimento, ainda que da mesma empresa; ter no estabelecimento credenciado apenas ECF que possua requisitos de "hardware" que implementem Memria de Fita Detalhe. Alm do disposto acima, a Diretoria Geral de Planejamento da Ao Fiscal - DPC descredenciar o contribuinte, mediante edital, quando for constatada prtica de qualquer das seguintes infraes, apuradas mediante processo administrativo-tributrio, com deciso definitiva transitada em julgado: - embarao ao fiscal; - utilizao, de forma irregular, de qualquer benefcio fiscal concedido pela legislao em vigor; - falta de emisso de documento fiscal; - realizao de operao ou prestao com a entrega de cupom, nota de pedido ou assemelhados, que no correspondam ao documento fiscal exigido pela legislao.

O que deve fazer o contribuinte do segmento de bares, restaurantes, lanchonetes e similares que perder o credenciamento para ser dispensado do uso do TEF ?
Portaria SF n 035/2010, arts. 3 e 4

O contribuinte ter o prazo de at 30 dias, contados da data da publicao do edital de descredenciamento , para voltar a estar regular quanto s condies previstas para manuteno do referido credenciamento. A no-regularizao do contribuinte no prazo indicado implicar: a obrigatoriedade de emisso por meio de ECF do comprovante de pagamento de operao ou prestao realizadas mediante carto de crdito ou dbito automtico em conta corrente; a apreenso do equipamento fornecido pela administradora de carto de crdito ou pela instituio financeira responsvel por efetuar dbito automtico em conta corrente; o impedimento da utilizao do crdito presumido previsto no art. 36, XV e 14, do Decreto n 14.876/1991. O contribuinte que promover a respectiva regularizao aps o prazo somente voltar a ser considerado regular, para efeito de recredenciamento, mediante publicao de edital da DPC, quando comprovado o saneamento das situaes que tenham motivado o descredenciamento.

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 20

Contribuinte obrigado ao uso do ECF poderia utilizar o POS porque o TEF sofreu dano, por falha no fornecimento de energia eltrica, de forma que o mesmo no deixe de efetuar vendas com pagamento por meio de cartes de crdito ou dbito ?
Decreto n 21.073/1998, art. 1, 2, e art. 3 caput e 5

O artigo 3 do Decreto n 21.073/1998 determina que, para os contribuintes obrigados ao ECF, a emisso de comprovante de pagamento atravs de carto de crdito/dbito somente poder ser feita por meio do ECF (atravs do TEF), salvo as excees previstas no seu pargrafo 5. O pargrafo 2 do artigo 1 do citado decreto prev que poder ser emitido documento fiscal por meio diverso do ECF em razo de caso fortuito ou fora maior, mas no estende esta previso de exceo aos comprovantes de pagamento mediante carto de crdito/dbito, para que pudesse ser utilizado o POS em separado. Assim, para os contribuintes obrigados ao uso do TEF, no h previso legal para uso do POS no caso de impossibilidade de uso do TEF, mesmo em caso fortuito ou fora maior.

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 21

5. CUPOM FISCAL

Como identificar se o documento emitido pelo ECF um Cupom Fiscal ?


Decreto n 18.592/1995, art. 13

O Cupom Fiscal deve conter, no mnimo, impressos pelo prprio ECF: - denominao Cupom Fiscal; - razo social, endereo, IE e CNPJ do emitente; - data (dia, ms e ano) e hora de incio e trmino da emisso; - nmero de ordem de cada operao, obedecida a sequncia numrica consecutiva; - nmero de ordem sequencial do ECF (n do caixa), atribudo pelo estabelecimento; - indicao, por cdigo, da situao tributria de cada item registrado, observada a seguinte codificao: Tn, F, I, N; - discriminao, cdigo, quantidade e valor unitrio da mercadoria; - valor total da operao; - logotipo fiscal (smbolo BR); - marca, modelo, n de fabricao e verso do "software" bsico; - o nmero registrado no Contador Geral de Comprovante No-Fiscal.

Existe valor mximo para emisso de Cupom Fiscal ?


Decreto n 14.876/1991, art. 133, 4

No. O Cupom Fiscal emitido por ECF no tem limitao de valor, isto , deve ser emitido e entregue ao comprador independentemente do valor da operao/prestao.

Quando o consumidor solicita outro documento para substituir o Cupom Fiscal, posso emiti-lo ?
Decreto n 18.592/1995, art. 15

Sim. No caso do consumidor solicitar, por qualquer razo, um outro documento fiscal que no o Cupom Fiscal emitido por ECF, podero ser emitidas a Nota Fiscal de Venda a Consumidor modelo 2 ou a Nota Fiscal modelo 1 ou 1-A, conforme solicitao do adquirente dos bens, mas em nenhuma hiptese a empresa est desobrigada de emitir o Cupom Fiscal, devendo este ser emitido antes dos documentos citados. A empresa, nesses casos, dever anexar o Cupom Fiscal via fixa do documento fiscal emitido e consignar nas vias deste, o nmero sequencial atribudo no estabelecimento para o ECF (n do caixa) e o nmero do Cupom Fiscal.

possvel a emisso de cupom fiscal para registrar operaes sujeitas ao ICMS e ISS ?
Decreto 18592/1995, artigo 43, XXIII

Sim. O ECF pode ser utilizado para emisso de comprovantes fiscais (ICMS ou ISS), e comprovantes no fiscais para registro de operaes no relacionadas ao ICMS e ao ISS.

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 22

Como deve ser efetuada a emisso do Cupom Fiscal de um produto sujeito a reduo de base de clculo ?
Decreto n 18.592/1995, art 13, 8

No caso de venda de mercadorias sujeita reduo de base de clculo, no campo indicativo da alquota Tn, a situao tributria n corresponder carga lquida efetiva praticada na operao.

Como informada uma operao de desconto no Cupom Fiscal emitido por ECF ?
Decreto n 18.592/1995, art. 30

Ser permitida a operao de desconto em um Cupom Fiscal que ainda no tenha sido totalizado, e desde que: - o ECF no imprima , isoladamente, o subtotal nos documentos emitidos; - o ECF possua Totalizador Parcial de desconto para a acumulao dos respectivos valores lquidos.

possvel utilizar o Cupom Fiscal para entrega de mercadoria no domiclio do adquirente ?


Decreto n 14.876/1991, art. 364

permitida a entrega em domiclio com Cupom Fiscal nas operaes internas dentro do mesmo Municpio, ou entre os Municpios de Recife, Jaboato dos Guararapes, Paulista, Olinda e Camaragibe. O Cupom Fiscal deve discriminar as mercadorias e conter, por qualquer meio indelvel, a identificao (nome, CNPJ ou CPF) e o endereo do adquirente da mercadoria.

O Cupom Fiscal pode ser emitido quando o adquirente da mercadoria domiciliado em outro Estado ?
Decreto n 21.073/1998, art. 1; Protocolo ICMS n 42/2009

Sim. O Cupom Fiscal deve ser emitido sempre que o adquirente da mercadoria seja nocontribuinte do ICMS, independentemente do local do seu domiclio. Entretanto, de acordo com o Protocolo ICMS n 42/2009, toda operao interestadual est sujeita emisso de Nota Fiscal Eletrnica - NF-e. Assim, nas sadas interestaduais para pessoa fsica ou jurdica no-contribuinte do ICMS, deve-se emitir Cupom Fiscal e NF-e, escriturando pelo Cupom Fiscal.

Como proceder quando o adquirente desiste da compra aps a emisso do Cupom Fiscal ?
Decreto n 18.592/1995, art. 29, caput e 1, e art. 32, I

O ECF permite a operao de cancelamento de cupom emitido, somente se a emisso do "Cupom de Cancelamento" ocorrer imediatamente aps a emisso do Cupom Fiscal a ser cancelado, que dever conter, ainda que no verso, as assinaturas do operador do ECF e do supervisor do estabelecimento.

Como proceder quando houve cancelamento de venda e no foi emitido o Cupom fiscal de Cancelamento ?
Decreto n 18.592/1995, art. 32, I, b

Neste caso, deve-se emitir uma Nota Fiscal de Entrada e anexar a esta o cupom referente venda desfeita.

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 23

O contribuinte que emitir um Cupom Fiscal com valor incorreto, por erro de digitao (por exemplo: ao invs de R$ 200,00 emitiu R$ 20.000,00), como dever proceder para sanar a irregularidade ? E quando o erro for detectado no ms subsequente emisso do Cupom Fiscal, qual o procedimento ?
Decreto n 18.592/1995, art. 29 32, I, b; Portaria SF n 393/1984, arts. 12 e 37; Portaria SF n 073/2003, XXXII, d

O Decreto n 18.592/1995 estabelece no seu artigo 29 que o ECF-PDV e o ECF-IF podero emitir Cupom Fiscal Cancelamento, desde que o faam imediatamente aps a emisso do cupom a ser cancelado. Ainda este decreto, no artigo 32, I, estabelece que em relao aos documentos fiscais emitidos por este sistema, s ser permitido cancelamento, imediatamente aps a emisso, hiptese em que dever conter, no verso do documento, as assinaturas do operador do ECF e do responsvel pelo estabelecimento. A operao acima descrita trata de erro detectado no ms subsequente ao da emisso do cupom fiscal, o que no permite o seu cancelamento, conforme os citados artigos. A legislao estadual no possui previso legal especfica para esta situao, da o contribuinte dever adotar os procedimentos descritos a seguir, que so anlogos substituio de NF com erro e devoluo de mercadoria efetuada por consumidor final, previstas respectivamente; nos artigos 12 e 37 da Portaria 393/84: - se o erro for percebido antes de ser apresentado escriturao, dever ser emitida Nota Fiscal de Entrada simblica, no valor da diferena entre a operao irregular e a real, a fim de corrigir o erro e promover o estorno do dbito indevido, e comunicar o fato SEFAZ; - se o erro for percebido aps a apresentao da escriturao, dever ser emitida Nota Fiscal de Entrada simblica no valor da diferena entre a operao irregular e a real, com o objetivo de anular o erro e promover o estorno do dbito indevido. Nesta situao, dever ser solicitada SEFAZ autorizao para substituio do arquivo (Portaria SF n 073/03, XXXII, d) atravs da ARE Virtual, na o campo justificativa. Os arquivos para substituio devero ser encaminhados com o mximo de informaes, a fim de respaldar a alterao pretendida.

Uma indstria que vende sua produo para consumidor final pode faz-lo atravs de Cupom Fiscal? E o IPI, como deve ser informado no ECF ?
Decreto Federal n 7.201/2010, art. 408

Nestes casos, o IPI integra a base de clculo do ICMS. Como no possvel fazer constar do Cupom Fiscal o destaque do IPI e o clculo correto do ICMS, deve-se observar o disposto no Regulamento do IPI (Decreto n 7.2012/2010): art. 408. Nos estabelecimentos industriais ou equiparados a industrial, que possurem seo de venda a varejo isolada das demais, com perfeita distino e controle dos produtos sados de cada uma delas, ser permitida, para o movimento dirio da seo de varejo, uma nica nota fiscal com destaque do imposto, no fim do dia, para os produtos vendidos. Assim, os cupons fiscais sero emitidos como se no houvesse IPI, e ao final do dia ser emitida Nota Fiscal complementar para destacar o IPI e o ICMS relativo ao IPI, no informados anteriormente nos cupons fiscais.

Como proceder no caso de troca ou devoluo de mercadorias ?


Decreto n 14.876/1991, art. 682, 2

No caso de devoluo/troca de mercadoria, ainda que parcial, o vendedor dever: - emitir uma Nota Fiscal de Entrada, que dever conter: a) a discriminao da mercadoria devolvida, para o que sero adotados, pelo vendedor, controles que permitam a sua perfeita identificao;

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 24

b) a indicao do Cupom Fiscal referente respectiva venda; c) o cdigo indicativo da operao. - emitir, no caso de troca, novo Cupom Fiscal relativo s mercadorias efetivamente comercializadas. Obs.: O contribuinte poder emitir uma nica Nota Fiscal de Entrada para corresponder s devolues ocorridas no dia. A emisso de Nota Fiscal de Entrada permite que o vendedor possa se creditar do imposto debitado por ocasio da sada da mercadoria, desde que haja prova idnea da devoluo.

Como efetuada a venda para entrega futura atravs do ECF? E quanto escriturao Fiscal?
Decreto n 14.876/1991, art. 669; Decreto n 21.073/1998, art. 1

A operao de venda para entrega futura no est relacionada nas hipteses de dispensa do uso de ECF previstas no Decreto n 21.073/98. Portanto, no momento da venda dever ser emitido o respectivo Cupom Fiscal. Na escriturao, o contribuinte dever proceder baixa do dbito relativamente a este Cupom Fiscal, no mesmo perodo fiscal de realizao da venda, atravs do SEF, no campo Ajustes da Apurao - estorno de dbito, identificando o motivo do estorno (simples faturamento - venda para entrega futura). Quando da efetiva sada da mercadoria dever ser emitido novo Cupom Fiscal (este sim correspondente operao de venda originada de encomenda para entrega futura, com destaque do imposto), escriturando o mesmo de acordo com as regras gerais de escriturao.

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 25

6. OBRIGAES ACESSRIAS

Quais as obrigaes do contribuinte como usurio de ECF ?


Decreto n 18.592/1995

Estando com o equipamento devidamente autorizado e lacrado, o usurio dever: - emitir diariamente Leitura X antes de iniciar o uso do equipamento (art. 20); - emitir Cupom Fiscal para todas as vendas efetuadas, e entregar ao comprador independentemente de solicitao deste (art. 13); - emitir Reduo Z ao final de cada dia (art. 21); - emitir, ao final de cada ms, a Leitura da Memria Fiscal relativamente s operaes/prestaes realizadas durante o ms (art. 23, 1); - emitir Leitura X no incio e no fim da bobina de Fita Detalhe (art. 22, I); - no caso do equipamento necessitar de interveno tcnica, procurar uma empresa credenciada para realizar a interveno; - manter guardada a bobina de Fita Detalhe inteira, sem seccionamento, por equipamento e em ordem cronolgica, pelo prazo de cinco anos (art. 22, III); - no caso de Interveno Tcnica que implique na necessidade de seccionamento da bobina da Fita Detalhe, devero ser apostos nas extremidades do local seccionado o n do Atestado de Interveno correspondente e a assinatura do tcnico interventor (art. 22, pargrafo nico); - manter as Leituras de Memria Fiscal e as Redues Z disposio do Fisco, pelo prazo de cinco anos (art. 21 e art. 23, 1); - escriturar o Mapa Resumo ECF diariamente, no livro Registro de Sadas, com base nas Redues Z e conservar, em ordem cronolgica, pelo prazo de cinco anos (art. 24, 5 e art. 25); - manter no estabelecimento, para apresentao ao Fisco sempre que for solicitado, tabela de mercadorias e servios, que conter (art. 13, 4): a) o cdigo da mercadoria ou do servio; b) a unidade de medida; c) o valor unitrio; d) a situao tributria.

Quando o contribuinte deve emitir uma Leitura de Memria Fiscal ?


Decreto n 18.592/1995, art. 23, 1

A leitura da Memria Fiscal dever ser emitida ao final de cada perodo fiscal de apurao, relativamente s operaes neste efetuadas, e mantida disposio do Fisco pelo prazo de 5 anos, anexada ao Mapa Resumo de ECF do dia de sua emisso. Poder ser emitida ainda quando solicitado pelo Fisco, ou por necessidade do contribuinte.

Para os contribuintes obrigados ao uso do ECF, qual o documento a ser emitido nas operaes com contribuintes e com no-contribuintes do ICMS ?
Decreto n 18.592/1995, art. 15; Decreto n 21.073/1998, art. 1; Convnio ICMS 42/2009

Os contribuintes que se enquadrem nessa situao devem observar o que segue:

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 26

- nas sadas internas para pessoa fsica ou jurdica no-contribuinte do ICMS: emitir Cupom Fiscal, e escritur-lo, ainda que emita tambm a Nota Fiscal mod. 1 ou 1-A, ou Nota Fiscal Eletrnica NF-e, se solicitado pelo adquirente; - nas sadas interestaduais para pessoa fsica ou jurdica no-contribuinte do ICMS: emitir Cupom Fiscal e NF-e, escriturando pelo Cupom Fiscal; - nas sadas internas e interestaduais para contribuinte do ICMS: emitir NF-e.

Como o contribuinte deve proceder para escriturar documentos fiscais que no foram emitidos pelo ECF ?
Decreto n 18.592/1995, art. 15

Os documentos fiscais emitidos por solicitao do adquirente, em substituio queles emitidos no ECF devero ser lanados apenas na coluna "OBSERVAES" do livro Registro de Sadas, indicando-se o nmero e a srie. Isto porque as operaes constantes nesses documentos j estaro devidamente registradas no ECF, e, consequentemente, sero debitadas quando da escriturao do Mapa Resumo ECF no Livro Registro de Sadas.

Para os perodos fiscais at agosto/2012, o contribuinte obrigado escriturao do SEF 1 (SEF 2003) por itens de mercadorias nos termos da Portaria SF n 073/2003, inciso IV, e que tambm seja usurio de ECF, estaria obrigado a escriturar o Cupom Fiscal por itens?
Portaria SF n 073/2003, inciso VI

No. Para os perodos fiscais at agosto/2012, quando o contribuinte for usurio ECF, dever manter os dados concernentes a itens de mercadorias, servios e outros constantes do documento fiscal, sem realizar a sua transmisso junto com o arquivo SEF 1 (SEF 2003), para posterior apresentao SEFAZ, mediante intimao fiscal. Para os perodos fiscais a partir de setembro/2012, o contribuinte usurio de ECF est obrigado a informar no eDoc os itens do Cupom Fiscal emitido no ECF?
Portaria SF n 190/2011, art. 13, 2

At o perodo fiscal junho de 2013, o contribuinte usurio de ECF no est obrigado transmisso do eDoc, desde que no se enquadre em nenhumas das demais hipteses de obrigatoriedade previstas na Portaria SF n 190/2011. Continuam obrigados a informar os itens no eDoc os contribuintes que: - j entregavam o SEF 2003 com itens; - so beneficirios do PRODEPE, ainda que no estejam usufruindo do benefcio; - realizem operaes sujeitas substituio tributria na qualidade de contribuinte-substituto; ou - so usurio de outro sistema de processamento de dados (PED) que no seja sistema de emisso de NF-e. Caso o contribuinte se enquadre em qualquer destas hipteses de obrigatoriedade, informar no eDoc inclusive os itens dos documentos fiscais emitidos pelo ECF. As administradoras de cartes de crdito, dbito e similares devem informar SEFAZ as operaes realizadas pelos contribuintes que utilizam os cartes de crdito/dbito como forma de pagamento nas suas vendas ?
Decreto n 21.073/1998, art. 3, 7; Portaria SF n 121/2007

Sim. As administradoras de cartes de crdito, de dbito ou similares devero informar SEFAZ, mensalmente, mediante arquivo digital, os valores relativos a pagamentos efetuados por meio dos ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 27

respectivos sistemas e correspondentes a operaes e prestaes realizadas por contribuintes do ICMS, conforme procedimentos previstos na Portaria SF n 121/2007. O referido arquivo ser transmitido mesmo que no tenha ocorrido movimentao no perodo a que se referir, atravs do endereo eletrnico www.sefaz.pe.gov.br, na opo Servios > Emissor de Cupom Fiscal - ECF > Informaes para as Administradoras de Cartes.

Qual o prazo que as administradoras de cartes de crdito, dbito e similares possuem para apresentar o arquivo digital relativo s operaes realizadas pelos contribuintes que utilizam os cartes de crdito/dbito como forma de pagamento nas suas vendas ?
Portaria SF n 121/2007, inciso III

As administradoras tm at o ltimo dia do ms subsequente ao perodo fiscal a que se referir o mencionado arquivo digital, para efetuar a transmisso via Internet.

ECF - PERGUNTAS E RESPOSTAS 28

Vous aimerez peut-être aussi