Vous êtes sur la page 1sur 8

Escola Secundria Leal da Cmara Ano letivo: 2011/2012 Portugus 24.03.

12

Diario de Leitura DOs Maias (I capitulo)

Comecei hoje por procurar no Google o livro dos maias, isto porque tinha desistido de tal maneira de o ler que o emprestei a uma amiga minha. Um livro destes maior que a bblia e parecesse com ela, muitos dizem que Os Maias a bblia da lngua portuguesa (ver para crer). Mas agora que tenho o livro em PDF (proveniente de uma biblioteca virtual) torna-se mais leve a leitura.

Neste captulo, a histria comea com a discrio e o historial do Ramalhete, uma casa que a famlia Maia no outono de 1875 passa a habitar, algo deveras muito aborrecido mas que eu espero no estar de acordo com esta afirmao ao finalizar a minha leitura. Pelos vistos a casa esteve desabitada por muito tempo e durante esse tempo servia apenas para guardas moblias do palacete de Benfica. Deparo-me com a cena mais interessante, Pedro apaixonou-se por Maria Monforte. Afonso (pai de Pedro) no gostou, mas mesmo assim, casaram-se s escondidas e partiram para Itlia. Deixando o Afonso sozinho e deprimido. Pobre Afonso, pelo que percebi, o nome de Pedro no podia ser mencionado naquela casa (Ramalhete)

(II capitulo)

Gostava de dizer que tinha passado um dia para continuar a leitura mas no seria verdade, a minha falta de interesse pelo livro fez com que fosse necessrio ler este livro num curtssimo perodo de tempo. Algo desagradvel para qualquer um. Passando leitura, este um captulo menos aborrecido e mais curtinho

Depois da louca viagem para Itlia, Pedro e Maria vo para Frana. Maria pelos vistos engravidou e Pedro tr-la para Lisboa devido a este acontecimento. Pedro vai para Benfica, mas no encontra o seu pai, pois este j tinha partido para Sta. Olvia (porque Pedro tinha mandado uma carta para ele a contar tudo antes de voltar para Portugal, a desfeita foi tanta que o fez mudar de casa). Mesmo assim no percebi o porqu de tanto alarido, porque que Afonso contra este casal? Devem estar mesmo apaixonados.

Nasceu a filha deles, mas o pai no informou o seu pai do nascimento da filha. E depois vem o segundo filho, credo E ai Pedro decide reconciliar-se com seu pai. Houve uma reviravolta! Por fim ao! Maria apaixona-se por um italiano? Acho eu, que estava hospedado em sua casa (de Pedro e Maria) a recuperar de um incidente ou acidente, provocado por Pedro. Eles fogem com Maria (a filha de Pedro e Maria), no sei para qu dar o mesmo nome aos filhos se eles ainda estavam vivos. O pobre do Pedro fica assim sem mulher, mas pelo menos ainda tem o seu filho. Pedro procura o seu pai em busca de consolo, este acolhe-o como se fosse o seu filho (risos) Para finalizar este captulo do meu dirio de leitura, Pedro, suicida-se!

(III capitulo)

Aps a leitura do terceiro captulo, resolvi fazer uma pausa, claro que no li tudo! Apenas algumas pginas, as que mais me interessavam Este um captulo de pequenas emoes, onde se visa contrastes entre as educaes tradicionais (a de Eusebiozinho) e inglesa (Carlos). Fico alegre por saber que Afonso boa pessoa ao educar Carlos (seu neto) como um filho, para mim esta relao de pai e filho a que conta.

Carlos passa a infncia em Santa Olvia, descrita a educao liberal de Carlos com um professor ingls que d a primazia ao exerccio fsico e s regras duras que Afonso impe ao neto, nesta severa educao inglesa de Carlos, no entra a religio (o que acho bem). Tantas regras neste tempo. Inda bem que no nasci naquele tempo ou pelo menos, ainda bem que eu no tenho conhecimento de ter nascido naquele tempo. Isto poe-me a imaginar Alencar diz que a filha de Maria Monforte, a Maria Eduarda morreu! Em Londres. Tantas mortes, embora este seja o meu tema preferido, prefiro livros policiais, em que h muito suspense.

(IV capitulo)

Agora sim, um dia se passou, uma noite bem dormida com certeza. Gostava de aproveitar as frias como se no houvesse amanh (estar em casa a fazer nada) mas tenho de ler este livro. Reparo que o me dirio esta feito muito pressa, mas tem de ser. O fator tempo desaparece, e o fator criatividade/pacincia tambm

De volta aos acontecimentos meu querido dirio, anos passam-se (na histria, no na minha vida, na minha vida apenas meses se passam desde que no te escrevo). Carlos est prestes a formar-se em medicina, algo que gostaria de fazer, talvez noutra vida Pois nesta no tenho capacidades suficientes para esse feito. Ou talvez seja a preguia que fala mais alto.

Muita boa gente j tinha morrido (para variar), Carlos tem vrios casos com mulheres, algo surpreendente. Depois de formadinho, parte para a Europa (acho que Portugal no pertencia a europa nessa altura) e chega no outono de 1875 que estranho, ou ele voltou para trs do tempo, ou eu estava a ler o livro no passado e s agora cheguei ao presente presente na pgina 96 (risos). Este instala-se no Ramalhete, abre um consultrio no Rossio mas ningum aparece para uma consulta (talvez por falta de anncios). Ega visita-o no consultrio e falam coisas simpticas.

(V capitulo)

Por fim! Uma doente ento assim que os mdicos so? Contentes pela misria dos outros Algo muito comum de se ver em sries de televiso, na foxlife principalmente, onde esto as minhas sries preferidas, j agora, estou a ler o livro enquanto vejo este canal Possivelmente me inspire a leitura.

Como j tinha dito mais acima, aparece uma doente no consultrio de Carlos (a 1 doente, mulher do padeiro Marcelino). Graas a ela o consultrio teve uma enorme popularidade, isto porque Carlos curou-a (ela j estava perto de bater as botas). Mais tarde, Ega que estava desaparecido diz-lhe que estar apaixonado por Raquel Cohen, que era casada Boa escolha! Ega prope a Carlos conhecer a famlia Gouvarinho, este aceita, e apaixonasse pela Condessa Gouvarinho, que numa ida pera (quem me dera!) a Condessa demonstra que o sentimento mtuo. J ouo os sinos a tocar Mas melhor no lanar foguetes antes do tempo, pois sendo a morte algo inevitvel neste livro, um deles ou os dois podero vir a morrer

(VI capitulo)

Este captulo no foi nada de especial. Logo agora que estava a apanhar o gosto pela leitura

No h muito a dizer sobre este captulo, apenas uma reunio entre amigos, em que no fim Ega bbado revela a verdadeira histria da me de Carlos ao prprio Carlos. Que chocante. No me tinha apercebido que ele no sabia J agora, Carlos tem 27 anos no momento, algo que ficou na minha cabea. Aparece muitas personagens e locais neste episdio, como o Alencar.

(VII capitulo)

Craft joga com Afonso numa partida de xadrez, o meu jogo no online preferido, se ao menos soubesse jogar. Sempre que jogo invento sempre as regras, a ltima vez que o joguei foi com a minha ex-vizinha, uma amiga minha que tem metade da minha idade (ou mais) que embora seja nova, ela d-me sempre uma abada.

Carlos comea a escrever, porque no tem tido muitos doentes (e eu que pensava que naquela altura as pessoas viviam doentes devido falta de higiene e etc.), eu num futuro longnquo gostaria de escrever tambm livros. No deste tamanho, claro. At j formei uma parceria com uma amiga minha para que no futuro publiquemos um livro (eu dou as ideias e ela escreve). Carlos v pela segunda vez, Maria Eduarda acompanhada do marido, no era que tinha morrido? Eu pensava que lhe tinham dito que tinha morrido. Talvez fosse mentira. A Condessa visita o Carlos no consultrio com a desculpa de que o filho est doente. E depois, no Ramalhete, joga-se domin, ouve-se msica e conversa-se (boa vida). Nada que uma pessoa comum no faa, verdade?

(VIII capitulo)

Carlos e o seu amigo (maestro Cruges) vo visitar Sintra, que demora dois dias. Sintra mesmo um local fantstico, eu lembro-me de ir l todas as semanas ao fim-de-semana de comboio. Quando era pequeno. Depois, perdi o gosto.

Encontram-se com o Eusebiozinho, que est acompanhado por duas espanholas. Na verdade a viagem tinha o propsito de qualquer coisa a ver com a Sra. Castro Gomes, que ele pensava que estava em Sintra, mas afinal

(IX capitulo)

Aps este folhear de folhas, no Ramalhete, Carlos recebe uma carta a convid-lo a jantar, destino? Gouvarinhos.

Ega expulso por Cohen, isto porque ele descobre do caso que ele tinha com a mulher dele. Cohen descobriu cartas de Raquel e Ega. No dia seguinte sabido que Raquel fora agredida

pelo marido e que partir para Inglaterra com o marido. Tambm gostava de ir para Inglaterra, especialmente Londres, seria um sonho concretizado, no para visitar porque j visitei, mas para viver. Ega dorme nessa noite no ramalhete e decide deixar lisboa, compreendo esta deciso.

(X capitulo)

Gostava tanto de acabar este meu dirio de leitura! Comeo a ficar impaciente, a leitura est a dar cabo de mim e comeo a desejar que algum morra neste livro para apimentar a leitura. Carlos e a condessa de Gouvarinho tornam-se ntimos, isto dura j h trs semanas, mas Carlos j est farto

Mas de volta a leitura isto comea a ficar muito confuso para mim, pelos visto encontram-se num hipdromo, onde h ocorre corridas de cavalos. Carlos aposta num cavalo chamado Vladimiro e ganho! Acho que ganhou 12 libras. Isto deve ser mais fcil que o euro-milhes Carlos recebe um bilhete de maria Eduarda, para a visitar.

(XI capitulo)

OMG! Carlos inicia namoro com Maria Eduarda! Eles no so irmos? Carlos visita -a diariamente (inda por cima)

Ega volta a Lisboa! Inda bem, Carlos tem o seu amigo de volta. E os Cohen tambm Ser que a histria vai comear a ficar empolgante? Vamos ver o que acontece at o fim, pelo que j ouvi dizer, isto uma histria de dois irmos que se apaixonou, certo?

(XII capitulo)

Ega fica hospedado no Ramalhete, este nome tem piada. No sei porque, acho que h alguma expresso, onde Ramalhete usado. Ega diz a Carlos que tinha vindo com a Gouvarinho, e que o conde os tinha convidado para jantar na prxima segunda-feira. Carlos que j se tinha fartado dela no sei se ia se sentir confortvel nesse jantar.

A Gouvarinho estava mesmo uma chata nesse jantar, deus me livre. Eu tinha recusado o convite se soubesse que o clima ia estar tenso. A Gouvarinho beija Carlos. Mas isso no impede de Carlos se declarar a Maria Eduarda. Carlos confidencia tudo a Ega, o que normal, pois so unha com carne.

(XIII capitulo)

XIII captulo, ou seja 13-18 captulos lidos, ainda faltam quatro para ler. At agora ainda no me identifico com nenhuma personagem deste livro, reparo tambm que o que tenho vindo a escrever cada vez menos em cada captulo. Ea de Queirs era mesmo um bom escritor, no aja duvida, tantas boas criticas acerca dos seus manuscritos Gostava de ter a mesma opinio, mas tambm no posso dizer nada de mal, pois na minha vida s devo ter lido 2 livros de verdade a contar com este. O resto s de banda desenhada, e deve estar ai a raiz dos meus problemas com a lngua portuguesa, no ler.

Enquanto li esta parte estava na minha cama, meio dormido, mas a ler e a sonhar acordado. Tive vrias ideias para o meu futuro dirio de leitura minha escolha. Mas que s o tempo as revelar. Ega cruza-se com o marido de Raquel Cohen, s falta espancarem-se em pblico. Ega sendo o bom amigo que de Carlos, d-lhe o concelho de acabar de uma vez por todas com o romance que este tem com a Gouvarinho (j devia ter acabado h muito tempo). H uma troca de ameaas entre Carlos e Dmaso, pois este o difama. Por fim, Carlos e Maria Eduarda visitam em conjunto a casinha que alugaram a Craft. Estes dois acabam por ter relaes sexuais, pela primeira vez sem saberem que so irmos. Que desgraa!

(XVI capitulo) Afonso parte para Sta. Olvia, depois de fazer anos (acho eu). Ega parte para Sintra por alguns dias. Sabe-se que Carlos e maria Eduarda pretendiam fugir at Outubro para Itlia, coincidncia? O que vir a seguir? Eles vo para Frana, do um desgosto ao av, tm uma filha, depois vo para Lisboa, tm um filho que no fim na histria se apaixona pela irm o ciclo desta famlia invulgar. Mas no, no vai acontecer nada do que eu disse atrs.

Carlos visita seu av aps um bom tempo de no se verem. Entretanto Maria visita o Ramalhete. Maria diz a Carlos que s vezes ele a fazia lembrar da sua querida mezinha (risos). Pelos visto a me dela mentiu-lhe acerca da sua vida, pois Maria descreve sua me como sendo da ilha da Madeira que se casara com um austraco e que tiveram uma filha que morreu em pequena. Depois de tanto drama, que veio a seguir, Carlos pede a Maria em casamento.

(XV capitulo)

Fui hoje passear um pouco no jardim. mesmo aqui ao p da minha casa, tem patos, pombos (os ratos do ar) e vrios outros animais Imprimi dois ou trs captulos para os ler aqui fora, dos quais s li um. Ou seja j estou quase a acabar a minha leitura.

Maria Eduarda conta a Carlos tudo! Que ela no sabia nada do pai, apenas que era nobre e belo, tinha uma irm que morrera, e que, se lembrava do av que lhe contava histrias de navios, Maria tem tambm uma filha, a Rose, filha de um irlands que morreu na guerra. Nem tudo verdade, pois Afonso nunca conheceu sua neta, neste caso Maria E ela no tem nenhuma irm morta, mas sim, um irmo vivo. Carlos conta isto a Ega, Ega sugere que se casem aps da morte do av. Porqu?

(XVI capitulo)

Neste episdio, Guimares d a Ega um cofre que continha papis importantes que lhe tinha sido tambm confiado pela me de Carlos Guimares, antes de morrer (em Paris). Guimares pede-lhe que entregue o cofre a Carlos ou irm dele. E aqui que Guimares diz que Maria Eduarda irm de Carlos, sem saber que ele no sabia Ega fica horrorizado com o incesto cometido por estes dois e pede a Vilaa para dar a notcia a Carlos, talvez por este no ter coragem suficiente. Este capitulo daqueles em que se tem de ler algumas partes mais que uma vez, o que no bom, pois comprido o captulo

(XVII capitulo)

Tempo de revelaes! Ega procura Vilaa para contar o parentesco existente entre o casal. Ega leu o que havia dentro do cofre, onde estava escrito tudo o que j sabamos (Maria Monforte declara que Maria Eduarda sua filha do casamento com Pedro da Maia). Vilaa v-se obrigado a entregar a Carlos os papis, e estes pede explicaes a Ega. Pergunto-me se ainda h casos caricatos como estes hoje em dia. Carlos conta isto a Afonso, seu av, na esperaa de este dizer que no verdade. E aqui a coisa piora Carlos vai ter com Maria para lhe contar mas a atrao to intensa que ele dorme com ela sabendo que sua irm. Acabando assim por no lhe contar.

Carlos regressa ao ramalhete depois disto. Afonso o olha com horror, e morre no dia a seguir! uma pena, pois gostava muito da sua personagem Maria parte para Paris, aps de saber o sucedido por Ega, e Ega parte para o Norte. E Carlos parte para Santa Olvia (todos partem).

(XVIII capitulo)

E prontos, fim Passados dez anos sem Carlos e Ega se verem, eles encontra-se em janeiro de 1887 e almoam juntos. E conversam acerca do pas. Vo para o Ramalhete e comentam o casamente de Maria com um fidalgo francs, pobre Carlos. mesmo m sorte apaixonar-se pela irm e depois vir a saber que ela j tinha arranjado outro E Carlos, sozinho! Espero que ele encontre algum merecedor do seu amor

Vous aimerez peut-être aussi