Vous êtes sur la page 1sur 4

Inerente a todo e qualquer tipo de helicptero e como o prprio nome sugere, basicamente, o efeito solo pode ser descrito

como a capacidade de um helicptero em manter-se mais estvel quando prximo ao solo e pode ser melhor observado durante o vo pairado (hoovering). Inicialmente acreditava-se que tal efeito era decorrente de uma bolha de alta press o formada pelo rotor principal em baixo da aeronave, uma esp!cie de colch o de ar. "e acordo com esta teoria, o fluxo de ar gerado pelo rotor, ao atingir o solo, ! defletido para fora e para cima, novamente em dire# o do rotor, formando um ciclo de fluxo de ar.

$ps mais estudos sobre o fenmeno, chegou-se a outra teoria, que n o anula completamente a primeira mas adiciona fatores importantes para uma melhor compreens o do que realmente ocorre. %abe-se que quando uma asa produ& sustenta# o ('ngulo de ataque positivo) fora do efeito solo (()* + (ut of )round *ffect), devido a diferen#a de press o entre o intradorso e o extradorso, ! gerado em sua ponta, um vrtice (turbilhonamento do ar). *ste, por sua ve&, gera um vento de ,do-n-ash. (em dire# o ao solo) que causa um aumento do arrasto indu&ido e consequentemente diminui# o da sustenta# o, exigindo ent o que para se ter a mesma sustenta# o, use-se mais pot/ncia.

$ nova teoria sustentada, di& que, quando perto do solo, os vrtices sofrem uma

deforma# o f0sica, diminuindo de tamanho e intensidade. Isso fa& com que o vento de ,do-n-ash. tamb!m se1a redu&ido, fa&endo com que o arrasto indu&ido se1a menor e a sustenta# o efetiva aumente, possibilitando que se1a necessrio menos pot/ncia para manter o helicptero no vo pairado prximo ao solo (2I)* + 2oovering In )round *ffect) e gerando maior estabilidade.

*xplicando em termos prticos, o efeito solo ! observado devido 3 combina# o de dois fatores, forma# o do ,colch o de ar. de alta press o e diminui# o do arrasto indu&ido quando perto do solo, disponibili&ando assim maior pot/ncia efetiva e mantendo a altitude do helicptero estvel. 4ormalmente o efeito pode ser sentido a uma dist'ncia do solo de 5 a 6 da dimens o do disco do rotor, sendo que, quanto mais distante do solo o helicptero est, menor a intensidade do efeito. 5 7omentrio de 8 9eoria de voo ( :o do 2elicptero 5;<;=<>;55 ?uitas pessoas ao verem um helicptero em vo, n o entendem muito bem como ele voa ou tem uma id!ia errada de como isso acontece. *nt o, vamos 3s explica#@es. Aara produ&ir sustenta# o, o helicptero conta com o rotor principal (podem ser dois). ( rotor ! o con1unto responsvel pela sustenta# o e locomo# o do helicptero. $coplado ao motor, possui como elemento gerador de sustenta# o, as ps. 7omo isso ocorreB $ p ! exatamente como uma asa de avi o, ou se1a, produ& as mesmas for#as, entre elas a sustenta# o necessria ao vo. $ p corta a camada de ar, fa&endo com que o ar passe pelo extradorso e pelo intradorso, criando uma diferen#a de press o que empurra a p pra cima e gera a sustenta# o. *xatamente igual 3 asa do avi o. Aor!m, a maioria avi@es, possui um sistema de propuls o e que funciona exatamente como o rotor principal de um helicptero, a h!lice. $s h!lices, que tamb!m funcionam como asas, produ&em sustenta# o no sentido hori&ontal, ou se1a, como a h!lice est na vertical e a sustenta# o ! sempre perpendicular ao plano da asa, a h!lice ! empurrada para frente, fa&endo com

que o avi o se movimente. Aara uma asa (asa, p ou h!lice) produ&ir sustenta# o, ela precisa avan#ar pela camada de ar. Arecisa do que chamamos de ,vento relativo.. :ento relativo ! o ar que atinge o bordo de ataque, passa pela rea da asa e sai no bordo de fuga. ( sistema propulsor do avi o, ao fa&er com que ele avance pela camada de ar, gera o vento relativo para a asa. ( helicptero por sua ve&, por n o possuir um sistema exclusivo para propuls o, precisa gerar o seu vento relativo e isso acontece fa&endo com que o rotor gire em torno do seu eixo (mastro).

$s ps ir o avan#ar na camada de ar assim como a asa do avi o e ir o gerar sustenta# o da mesma forma. 7omo o helicptero n o possui um sistema especifico para propuls o, ele precisa usar as ps do rotor principal para conseguir se movimentar. Isso acontece inclinando o disco do rotor na dire# o em que se dese1a deslocar. "isco do rotor ! um plano ,imaginrio. criado pelo giro das ps. Cma peculiaridade. $ sustenta# o gerada pela asa de um avi o, ! conseguida exclusivamente pela diferen#a de press o. 4o helicptero ! um pouco diferente. $l!m da diferen#a de press o entre o extradorso e o intradorso das ps de um rotor, o ar que ! 1ogado para baixo tamb!m gera sustenta# o. Isso se explica pela terceira lei de 4e-ton, a lei do par a# o-rea# o. ,9oda a# o provoca uma rea# o de igual intensidade, mesma dire# o e em sentido contrrio.. ( ar que ! empurrado para baixo pela p, produ& uma componente de for#a vertical para baixo. 7omo toda a#ao gera uma rea# o, a rea# o ! uma for#a que empurra a p para cima. *nt o temos queD de toda sustenta# o gerada pelas ps do rotor, em m!dia, =EF ! por diferen#a de press o e >EF ! por a# o-rea# o. *ste princ0pio (a# o-rea# o) tamb!m explica a propuls o dos avi@es a 1ato. ( vo pairado.

7omo visto anteriormente, o helicptero produ& o seu prprio vento relativo atrav!s do giro do rotor. %endo assim, diferentemente do avi o, n o ! necessrio que o mesmo este1a em movimento para conseguir se sustentar no ar. Isso possibilita ao helicptero o vo pairado, que consiste apenas em redu&ir a velocidade hori&ontal 3 &ero, para qualquer dire# o. Aara isso basta manter o disco do rotor perfeitamente alinhado com o plano hori&ontal, assim, a componente da sustenta# o n o ser dividida entre sustenta# o e tra# o e toda for#a produ&ida ser dedicada a manter-lo no ar. :G( H IJ*49* :G( A$IJ$"(

Vous aimerez peut-être aussi