Vous êtes sur la page 1sur 4

Colgio Ideal Prof.

Edson Paulo (Sociologia)


Modelos contemporneos de explicao sociol gica
A sociologia fruto das condies histricas que se criaram como consequncia da expanso do capitalismo no Ocidente, do desenvolvimento da urbani ao e da produo em massa! A necessidade de plane"amento, a revoluo tecnolgica e o desenvolvimento das cincias f#sicas e naturais foram elementos decisivos para que uma nova concepo da sociedade se formulasse entre cientistas, filosficos e intelectuais, dando origem a teorias que procuraram explicar a realidade social e o comportamento coletivo! $arxismo % &rinc#pio terico de explicao da vida social de grande influncia nos sculos '(' e '' e que se desenvolveu na perspectiva de responder aos graves conflitos da vida social! A teoria desenvolvida por )arl $arx propunha princ#pios de pr*xis social e sua difuso se deu + medida que se multiplicaram pelo mundo os partidos socialistas e comunistas e os movimentos sociais revolucion*rios! O marxismo foi respons*vel pelo est#mulo + ao pol#tica transformadora, pelo olhar da sociologia voltado para as diferenas e desigualdades sociais e pelo desenvolvimento de explicaes cient#ficas de alcance mais abrangente no tempo e no espao!

O marxismo foi respons*vel pelo est#mulo + ao pol#tica transformadora, pelo olhar da sociologia voltado para as diferenas e desigualdades sociais e pelo desenvolvimento de explicaes cient#ficas de alcance mais abrangente no tempo e no espao! !s no"os acontecimentos do sculo ## A sociologia contempor,nea desenvolvida a partida da segunda metade do sculo '', quando transformaes sociais modificaram a maneira de pensar a vida coletiva! A revoluo tecnolgica modificaram a geopol#tica, abalaram as instituies e reorgani aram as formas de poder e o equil#brio internacional! A chamada -erceira .evoluo -ecnolgica % aquela que se baseou no desenvolvimento da inform*tica e da eletr/nica % exigiram que novos conceitos fossem propostos! 0sse processo estimulou a sociologia contempor,nea!

Sociologia Contempornea
A sociologia contempor,nea apresenta modelos tericos importantes que tm renovado esse campo do conhecimento e oferecido explicaes valiosas para a compreenso da realidade social na atualidade! As propostas surgiram na 0uropa e nos 0stados 1nidos! Escola de C$icago 2onstitu#da de professores e pesquisadores que procuravam estudar a cidade numa atitude pragm*tica e interverncionista! 3ohn 4e5e6 % 4iante da hegemonia da ra o instrumental e do poder do 0stado, tornava7se necess*rio reativar a 8esfera p9blica:, base permanente da democracia! Escola de %ran&furt A escola de ;ran<furt sucedeu a cem anos de tradio do pensamento social na Alemanha, revendo seus principais autores, como )arl $arx, 0ngels, ;reud, =eber e >iet che! A atuao de seus membros foi mais acadmica e terica do que pol#tico7partid*ria, mas repercute at os dias de ho"e!

0m ?@AB, nos movimentos sociais revolucion*rios, autores como Cerbert $arcuse foram celebrados, e a -eoria 2r#tica alcanou enorme acolhida, inspirando ideologicamente tais manifestaes! 4e maneira geral, as teorias desenvolvidas pela 0scola de ;ran<furt procuraram rever os princ#pios marxistas, incorporando conceitos importantes da sociologia do conhecimento e da psican*lise! -inham por ob"eto de pesquisa a ao revolucion*ria e a an*lise da mercantili ao das relaes sociais e da produo cultural! .eali aram a an*lise e a den9ncia dos meios de comunicao, aos quais atribu#ram o sucesso da doutrina na ista na Alemanha! >ome de relevo da -eoria 2r#tica o de 3urgen Cabermas!

'urgen (a)ermas* A grande cr#tica que tece em relao + sociedade contempor,nea a prevalncia da ra o instrumental sobre a ra o comunicativa! A ao comunicativa estabelecida pela rede de relacionamentos humanos e pela reflexo perde seu poder de estabelecer o consenso entre os indiv#duos! + escola francesa* Pierre ,ourdieu

O nome que mais se distinguiu na sociologia francesa contempor,nea foi o &ierra Dourdieu, titular da c*tedra de sociologia no Collge de France, iniciou sua pesquisa pela an*lise da educao e do patrim/nio cultural das fam#lias! &rocurando rever as heranas cl*ssicas e buscando conciliar a an*lise da realidade ob"etiva com a da sub"etividade, Dourdieu se dedicou ao que chamou de 8construtivismo estruturalista:! 2onstrutivismo di ia respeito aos esquemas mentais de percepo, pensamento e ao que caracteri avam o comportamento dos indiv#duos e que ele chamou de habitus. Habitus % E respons*vel pela forma como as instituies sociais, os valores e as relaes so intro"etados pelos indiv#duos! ;a em parte do habitus a forma de perceber, sentir, fa er, pensar e representar incorporada, de maneira geralmente inconsciente, pelos agentes

sociais! O habitus tem o poder de definir a individualidade e de garantir certa persistncia de nossa maneira de ser no decorrer da vida, sendo o elemento primordial de nossa individualidade! O autor concebia o habitus como a forma particular pela qual certas tendncias se organi am, compondo o indiv#duo! O habitus prim*rio consiste em disposies internas do su"eito % que internali am padres de vida social % herdadas da fam#lia e estruturadas pela experincia individual e pela educao! -ransformaram7se ao longo da vida, a partir da experincia da vida adulta, em habitus secund*rio! 0ssas formaes constituem, entretanto, unidades singulares que, como programas de computador, fornecem m9ltiplas possibilidades de ao aos su"eitos! 1ma das mais importantes contribuies de Dourdieu para a sociologia, porm, foi a noo de campo, pela qual ele designava esferas aut/nomas da vida social, historicamente constitu#das, envolvendo relaes sociais e de produo prprias, sistemas hier*rquicos e de dominao, alm das instituies particulares! &rop/s um conceito de sociedade formada por diferentes inst,ncias, ao mesmo tempo aut/nomas e interdependentes, que mantm relaes de concorrncia e poder!

-efer.ncia*
2OF-A, 2ristina! Sociologia* /ma Introduo 0 ci.ncia da sociedade. GH edio! 0ditora $oderna, Fo &aulo, IJ?J!

Vous aimerez peut-être aussi