Vous êtes sur la page 1sur 20

CATLOGO DE FORMAES

BRAS
LIA

Seu crescimento alinhado estratgia de sua organizao

DF
U C
IAB

M
T

JO

PE

SS

OA

PB

P OR T

OA

LEG

RE R

S RIO DE

JANEIRO RJ SALVADO

R BA

A experincia de quem trouxe a Internet para o Brasil cada vez mais perto de voc

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa RNP pioneira no acesso Internet no Brasil e responsvel pelo planejamento e manuteno da rede Ip, a rede ptica nacional acadmica de alto desempenho. Com Pontos de Presena nas 27 unidades da federao, tem mais de 800 instituies conectadas. So aproximadamente 3,5 milhes de usurios usufruindo de uma infraestrutura de redes avanadas para comunicao, computao e experimentao, que contribui para a integrao entre o sistema de Cincia e Tecnologia, Educao Superior, Sade e Cultura. A Escola Superior de Redes RNP especializada em capacitao, desenvolvimento profissional e disseminao de conhecimento em Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC). Possui mais de 8 anos de atuao no mercado, tendo alcanado a marca de 10 mil alunos treinados em todo o Brasil. Com unidades em 6 capitais brasileiras, oferece mais de 40 cursos nas seguintes reas: Administrao e Projeto de Redes, Administrao de Sistemas, Segurana, Mdias de Suporte Colaborao Digital, Governana de TI e Gesto de Identidade.

Os cursos so ministrados em laboratrios conectados rede de alta velocidade da RNP e privilegiam uma abordagem prtica de ensino. O ambiente laboratorial proporciona os mesmos recursos e ferramentas encontradas no suporte e gesto de TI em rgos pblicos e da iniciativa privada, preparando tcnicos e gestores de TI para superarem os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A excelncia dos servios prestados pela ESR, com foco em qualidade e inovao, aliada ao compromisso em gerar resultados e proporcionar maior vantagem competitiva a seus clientes, propicia relacionamentos duradouros e bem-sucedidos com organizaes de diversos segmentos de mercado.

GRADE CURRICULAR DA ESCOLA SUPERIOR DE REDES

Formaes
Mdias de Suporte Colaborao Digital Administrao de Sistemas Administrao e Projeto de Redes Segurana Gesto de Identidade Governana de TI

MID1 40h Administrao de Videoconferncia

ADS1 40h Introduo ao Linux

ADR1 40h Arquitetura e Protocolos de Rede TCP-IP

MID2 40h Introduo Voz sobre IP e Asterisk ADS2 40h Administrao de Sistemas Linux

ADR8 24h
Protocolos de Roteamento IP

ADR6 40h Tecnologias de Redes sem Fio

Legenda
Conhecimento prvio recomendado Curso futuro
Todos os cursos da ESR requerem ingls para leitura e noes de informtica e Internet.

MID4 40h Servio fone@RNP

ADS3 40h
Administrao de Sistemas Linux

ADR9 16h
OSPF Avanado

ADS4 40h
Administrao de Sistemas Linux

Redes e Segurana

ADR10 16h BGP Avanado ADR7 40h


IPv6 Bsico

ADR5 40h
Gerncia de Redes de Computadores

Servios para Internet

ADS5 40h Virtualizao de Servidores

esr.rnp.br/cursos/grade

SEG1 40h Introduo Segurana de Redes

GID3 40h ICPEdu

GTI 8 40h
Gesto da Segurana da Informao
NBR 27001 e NBR 27002

Introduo a Infraestrutura de Chaves Pblicas e Aplicaes

GTI 2 16h Fundamentos de Governana de TI GTI 11 40h Planejamento e Contratao de Servios de TI GTI 3 24h Gerenciamento de Servios de TI GTI 4 24h Governana de TI com COBIT GTI 7 16h ITIL v3 Fundamentos GTI 5 16h COBIT

SEG2 40h
Segurana de Redes e Sistemas

GID1 24h Eduroam

SEG4 40h Tratamento de Incidentes de Segurana

Acesso Sem Fio Seguro para Comunidade Acadmica Federada

GTI 9 40h Gesto de Riscos de TI


NBR 27005

GID2 40h Federao CAFe SEG3 40h Anlise Forense


Implantao do Provedor de Identidade

Segurana em Redes sem Fio

SEG8 40h
Engenharia Reversa de Cdigo Malicioso

Teste de Invaso de Aplicaes Web

SEG10 40h Hardening em Linux

Cursos Avanados

SEG6 40h

SEG9 40h

Cursos Intermedirios

GTI 12 24h Elaborao de PDTI

Cursos Bsicos

GTI 6 24h Gerenciamento de Projetos de TI

GTI 1 24h Planejamento e Gesto Estratgica de TI

GTI 10 40h Planejamento e Projeto de Infraestrutura para Datacenter

GOVERNANA DE TI
Contar com profissionais capacitados em governana e segurana da informao um requisito fundamental para as organizaes, seja sob os aspectos regulatrios e operacionais, quanto por suas implicaes legais. A crescente necessidade das organizaes de otimizar a aplicao de recursos, reduzir custos e alinhar o setor de TI s estratgias de negcio ampliou a demanda por estes profissionais. Entre os objetivos da formao em Governana de TI est o treinamento dos tcnicos, coordenadores e gestores envolvidos no aperfeioamento das polticas de gesto de tecnologia da informao em rgos governamentais e setor privado.

GTI 1 24h

Planejamento e Gesto Estratgica de TI


Adquira os conhecimentos essenciais para o planejamento estratgico de TI na sua organizao. O foco do curso est no alinhamento da estratgia de TI com o alcance das metas do negcio atravs da melhoria contnua dos processos. Elabore uma poltica gerencial alinhada estratgia da sua organizao, com base na viso sistmica da governana de TI e de seu impacto nos negcios.

GTI 4 24h

Governana de TI com COBIT


O curso fornece uma viso ampla sobre a governana, processos e estratgias de TI nas organizaes, atravs da anlise dos impactos desta rea em franca ascendncia nos negcios. Esteja pronto para tomar decises sobre o uso eficaz dos recursos de TI, considerando o planejamento, gesto e controle dos processos. Curso destinado preferencialmente para profissionais em funes gerenciais, que precisam das ferramentas de governana de TI para alinhamento do setor de tecnologia da informao com os objetivos estratgicos de suas organizaes. O curso focado na aplicao da metodologia COBIT 4.1.

GTI 2 16h

Fundamentos de Governana de TI
Aprenda os processos bsicos da governana de TI e seu impacto sobre a governana corporativa. Conhea os modelos COBIT e ITIL e analise os impactos estratgicos de TI nos negcios de sua organizao. O curso apresenta uma viso geral das normas ISO/IEC 20000 e ISO 38500 e do guia de processos e prticas Val IT.

GTI 3 24h

GTI 11 40h
Cursos Intermedirios Cursos Avanados

Gerenciamento de Servios de TI
Aprenda a projetar, implantar e operar servios de TI com base nos padres internacionais, com foco no ITIL v3. Saiba selecionar fornecedores, negociar seus contratos, gerir os riscos envolvidos na terceirizao e praticar a melhoria contnua de servios na sua organizao, de forma consistente e estruturada. Quem conhece ITIL, sabe como os servios de TI de uma organizao devem funcionar.

Planejamento e Contratao de Servios de TI


Para contratar servios de tecnologia da informao, gestores de organizaes pblicas devem se basear na Instruo Normativa n4 do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Conhea a legislao especfica da rea e as principais recomendaes do TCU. Saiba quais so os modelos adotados com maior sucesso no setor pblico e garanta a eficcia no planejamento e contratao de servios de TI para sua organizao.

GTI 7 16h

ITIL v3 Fundamentos
Prepare-se para o exame de certificao da ITIL v3 Foundation. Adquira uma viso geral do Ciclo de Vida de Servios em que se baseia o ITIL v3, compreendendo a relao entre seus principais processos e suas vantagens e desafios. Domine a estratgia de servio em seus princpios, gerencie o portflio de servios e realize a gesto financeira do setor de TI de sua organizao.

Cursos Bsicos

GOVERNANA DE TI
O Acrdo n 1233/2012 do TCU estabelece a necessidade de um programa de capacitao em governana e em gesto de tecnologia da informao nos rgos da Administrao Pblica.

GTI 6 24h

Gerenciamento de Projetos de TI
Diferente do trabalho de rotina, a capacidade de gerenciar projetos cada vez mais exigida dos profissionais de TI, envolvidos no contexto dinmico de participao em diversos projetos simultaneamente. Domine as ferramentas de planejamento, gesto e controle de projetos de TI, com base no conjunto de boas prticas do Project Management Body of Knowledge (PMBok), do Project Management Institute (PMI).

GTI 1

GTI 12 24h

Elaborao de PDTI
O Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informao (PDTI) um documento que identifica estruturas, processos e recursos humanos e materiais para a implantao, gesto e expanso estruturada da rea de TI. Elabore um PDTI e domine uma metodologia eficiente para apoiar o planejamento estratgico dos sistemas de informao de sua organizao.

GTI 4

GTI 5 16h

COBIT
Aprenda os fundamentos para a implantao da governana de TI atravs da nova metodologia COBIT 5, que atende as necessidades atuais dos stakeholders e alinha as tcnicas mais recentes em governana corporativa com o gerenciamento de TI. Melhore a gesto de tecnologia da informao de sua organizao por meio do suporte de prticas estruturadas de controle, auditoria e gerenciamento sistmico dos processos de TI.

GTI 8 40h

GTI 10 40h

Gesto da Segurana da Informao


NBR 27001 e NBR 27002
Realize a gesto da segurana da informao com base nas normas tcnicas NBR 27001 e NBR 27002. Identifique vulnerabilidades e riscos associados segurana da informao, aplicando os princpios fundamentais de uma poltica de segurana. Conquiste a capacidade de propor planos de continuidade de negcios para a sua organizao, considerando aspectos vigentes de legislao e direito digital.

Aprenda a planejar a infraestrutura de um datacenter com uma viso crtica das opes disponveis no mercado. Conhea as boas prticas de elaborao dos critrios de projeto de datacenter, e gerencie a contratao de fornecedores de equipamentos e servios para a soluo de arquitetura fsica e lgica mais adequada sua organizao.

GTI 9 40h
NBR 27005
Desenvolva a capacidade de propor controles para tratar e mitigar os riscos de segurana da informao em sua organizao. Identifique ameaas, vulnerabilidades e riscos associados segurana da informao e aplique a metodologia de anlise e gesto de riscos da norma NBR 27005. Voc tambm vai obter conhecimento sobre a legislao vigente.

Cursos Avanados

Cursos Intermedirios

Gesto de Riscos de TI

Cursos Bsicos

Planejamento e Projeto de Infraestrutura para Datacenter

ADMINISTRAO E PROJETO DE REDES


Os cursos da formao em redes preparam voc para os desafios dirios do suporte a roteadores, switches e estaes de trabalho. Domine os protocolos e tecnologias para projetar e operar redes corporativas locais (LAN) e de longa distncia (WAN), assim como provedores de acesso internet. Contando com a experincia de 25 anos da RNP em redes avanadas, voc conhecer os principais aspectos da configurao e gerenciamento de redes de computadores.

ADR5 40h

ADR7 40h

Gerncia de Redes de Computadores


Seja capaz de analisar as diversas solues de gerncia e de fornecer suporte adequado a elas. Monte uma soluo integrada de gerenciamento de redes em laboratrio e experimente dificuldades reais enfrentadas por profissionais de TI na gerncia das redes. Curso indicado para gerentes e analistas que pretendem assumir a gerncia de redes na organizao onde atuam.

IPv6 Bsico
Curso para administradores de redes LAN e WAN que fornecem suporte implantao do protocolo IPv6 nas suas organizaes, assim como para tcnicos de provedores que administram Sistemas Autnomos e planejam a implementao do IPv6 em suas redes. Seja capaz de realizar a transio entre IPv4 e IPv6 e de atribuir, configurar, planejar e gerenciar uma rede com endereamento IPv6, alm de tratar de questes de segurana relativas ao novo protocolo e de suas configuraes de roteamento.

ADR1 40h

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP-IP


No curso introdutrio da formao em redes voc aprende a configurar uma rede TCP/IP e conect-la internet. apresentado ao histrico das tecnologias de redes em geral e de redes IP em particular. Conhece o modelo OSI, a arquitetura TCP/IP, endereamento IP, protocolos e aplicaes IP (ICMP, TCP, UDP, SNMP, SSH, DNS, HTTP, FTP, TFTP, SMTP), alm de uma introduo aos conceitos bsicos de roteamento IP. Com isso, voc fica pronto para buscar nveis intermedirios de conhecimento em redes TCP/IP.

ADR8 24h

ADR6 40h
Entre as competncias fundamentais para o profissional de redes est a capacidade de projetar redes sem fio indoor e outdoor e de configurar corretamente equipamentos e sistemas de segurana. O curso fornece conhecimento terico e prtico para projeto, montagem e avaliao de redes locais sem fio baseadas no padro IEEE 802.11, e tambm sobre os equipamentos necessrios para a operao de redes sem fio. Planeje a instalao de uma rede local sem fio, saiba como configur-la e domine a ferramenta de monitorao NetStumbler.

Seja capaz de configurar protocolos de roteamento de uma rede TCP/IP e de conect-la internet, e de projetar esquemas de roteamento para redes de computadores de diversos tamanhos. Conhea as ferramentas de software livre que podem ser usadas em sua instituio sem custo adicional. O curso fornece uma viso geral dos protocolos de roteamento IP RIP, OSPF e BGP. Tambm apresenta as configuraes bsicas de cada protocolo, com o estudo de casos reais usando simuladores de alto desempenho.

OSPF Avanado
Open Shortest Path First (OSPF) o protocolo de roteamento substituto do RIP. Concebido para operar em redes grandes, oferece suporte a rotas para hosts, sub-redes e redes especficas. Possibilita a configurao de uma topologia virtual de rede, independente da topologia das conexes fsicas. um protocolo popular por permitir a neutralidade de fornecedor e por sua grande escalabilidade e flexibilidade de configurao. Este curso prepara voc para ser um especialista no uso do protocolo OSPF.

BGP Avanado
O curso fornece habilidades para gerenciar e solucionar problemas em redes configuradas com o Border Gateway Protocol (BGP), em provedores de servios e ambientes corporativos. Otimize a escalabilidade do protocolo de roteamento BGP em uma rede tpica e configure uma rede de provedor para se comportar como um Sistema Autnomo (AS), e atravs do BGP realizar o roteamento inter-domnio em redes com mltiplos domnios.

Cursos Avanados

ADR9 16h

ADR10 16h

Cursos Intermedirios

Protocolos de Roteamento IP

Tecnologias de Redes sem Fio

Cursos Bsicos

SEGURANA
As vantagens proporcionadas pela internet, como o comrcio eletrnico e as transaes bancrias on-line, facilitam a nossa vida, mas ao mesmo tempo produzem riscos crescentes com forte impacto na rea de segurana da informao. A formao em Segurana prepara voc para pensar preventivamente e tratar os incidentes quando no for possvel evit-los. As prticas laboratoriais refletem a sua realidade ao lidar com incidentes de segurana e investigaes forenses, contribuindo para torn-lo um profissional cada vez mais valorizado nas corporaes.

SEG1 40h

Introduo Segurana de Redes


Curso introdutrio destinado a profissionais com pouca prtica que precisam de noes gerais de segurana de redes. Voc conhece a histria e os conceitos de segurana fsica e lgica atravs de um panorama atual da rea (vulnerabilidades, ataques mais comuns, estatsticas etc.), noes de segurana relacionadas arquitetura TCP/IP (endereamento, servios, protocolos, DNS, roteamento), criptografia, polticas e padres de segurana da informao.

SEG2 40h

Segurana de Redes e Sistemas


Aprenda sobre permetros de segurana com a implementao de uma soluo completa de proteo de redes, utilizando tcnicas como firewall, IDS, IPS e VPN. O amplo escopo de conceitos abordados permitir a aplicao das tcnicas de autenticao e autorizao e dos requisitos de configurao segura de servidores Linux e Windows. Aumente a segurana dos servidores de sua rede, com a realizao de auditorias e a implantao de um permetro e sistemas de autenticao seguros.

ADR6

ADS2

SEG6 40h

SEG10 40h

Segurana em Redes sem Fio


O curso aborda os problemas de segurana e padres que afetam redes sem fio, com nfase em redes Wi-Fi (IEEE 802.11a/b/g/n), conhecimento imprescindvel para profissionais de segurana, auditores e administradores de rede. Conhea os riscos que ameaam este tipo de rede e as tcnicas para mitigar os riscos atravs de ferramentas baseadas em Linux e Windows. Projete e implemente redes sem fio seguras e aprenda a avaliar a segurana de uma rede sem fio existente.

Hardening em Linux
Hardening em Linux consiste na anlise de ameaas, minimizao de riscos e execuo de atividades corretivas das vulnerabilidades identificadas. Este curso destinado para administradores de redes e de servidores Linux interessados em proteger suas redes e realizar tunning em seus servidores web, atravs da implementao de mdulos de segurana e Web Application Firewall (WAF). Proteja sua infraestrutura de tentativas de ataque e acidentes, utilizando o sistema operacional para hospedar servios locais e em rede.

SEG2

SEG2

SEG3 40h

SEG4 40h
O curso descreve as fases de tratamento de incidentes de segurana com apoio de atividades prticas e simulao de casos. Crie um grupo de atendimento a incidentes de segurana (Computer Security Incident Response Team CSIRT) e adquira as competncias necessrias ao seu gerenciamento. Voc tambm aprende a elaborar um relatrio de incidentes para a alta direo de sua organizao, o que contribuir para sua valorizao profissional.

Domine tcnicas e ferramentas de anlise forense computacional e desenvolva a capacidade de implantar procedimentos de anlise de incidentes e coleta de evidncias em uma imagem de disco de uma mquina comprometida. Elabore uma cronologia do ataque, com a descrio completa da ocorrncia de cada evento. Compreenda as particularidades do processo de anlise forense em Linux e Windows e saiba todas as informaes que precisam ser coletadas em cada situao enfrentada.

SEG8 40h

SEG9 40h
Por causa de sua ampla disseminao, aplicaes web sofrem ataques em escala crescente. Um teste de invaso ou pentest um mtodo para verificar a segurana de um ambiente, plataforma ou sistema, por meio da simulao de ataques reais que exploram as vulnerabilidades encontradas. No uma varredura, que recorre ao simples uso de ferramentas automatizadas. um processo cclico que depende principalmente do conhecimento tcnico do auditor de segurana que o realiza. Este curso fornece as competncias necessrias para voc se tornar um especialista em pentest.

Curso para profissionais de segurana de nvel avanado, que trata da anlise esttica de programas maliciosos (malwares). Apresenta tcnicas de anlise do cdigo de um arquivo desconhecido, assim como mtodos, ferramentas e dicas para reverter os mecanismos que os desenvolvedores de malware empregam para impedir as anlises. Apoiado por atividades prticas em laboratrio, voc percorre as fases de uma anlise completa de um malware real, aplicando o conhecimento adquirido e simulando os desafios enfrentados pelo profissional de segurana.

Cursos Avanados

Engenharia Reversa de Cdigo Malicioso

Teste de Invaso de Aplicaes Web

Cursos Intermedirios

Anlise Forense

Tratamento de Incidentes de Segurana

Cursos Bsicos

ADMINISTRAO DE SISTEMAS
A demanda por profissionais especializados em sistemas operacionais Unix e Linux exige capacitao completa na formao de administradores de sistemas. Nos cursos da formao em Administrao de Sistemas voc aprende a instalar e administrar sistemas Linux, configurar com segurana redes TCP/IP e servios para internet. Voc tambm compreende a tecnologia de virtualizao e seu papel no futuro da TI, sendo capacitado em projeto, implementao e gerenciamento de plataformas virtualizadas.

Teste seus conhecimentos com a prova de autoavaliao on-line, disponvel na aba Conhecimentos prvios dos cursos de Administrao de Sistemas.

ADS3 40h Administrao de Sistemas Linux:

Redes e Segurana

Domine os fundamentos da arquitetura TCP/IP, sua pilha de protocolos e os servios oferecidos. Esteja preparado para executar os procedimentos para administrar com segurana uma rede TCP/IP local e conect-la internet. Configure e monitore a rede com a implementao de firewall, NAT, roteamento e tunelamento, usando ferramentas como Wireshark, Iptables, RKHunter, IPSec e OpenVPN.

ADS1 40h

Introduo ao Linux
Curso destinado a qualquer interessado em se iniciar no sistema operacional Linux, o software livre mais utilizado no mercado. Domine a interface grfica e manipule arquivos e diretrios, edite texto, use a linguagem de programao Shell Script e instale programas e pacotes com os utilitrios yum, apt e rpm. Entre diversas outras funes, voc tambm aprende a configurar dispositivos como CD/DVD, pen drives, placas de rede, hard disk SCSI e placas de vdeo.

ADS2 40h
Conhea a histria e a arquitetura do Linux, suas prticas de instalao, configurao e administrao. Crie e administre parmetros, senhas e contas de usurios, faa backup e servio de impresso, registre eventos, monitore a atividade de usurios e a contabilidade de processos, configure o ncleo do sistema operacional e aplique noes bsicas de segurana, entre outras atividades relacionadas a esta importante comunidade de software livre.

Servios para Internet

Instale e configure servios DNS, mail (sendmail, postfix, pop3, IMAP4), Web, SSL, e servios adicionais como Telnet, SSH, FTP, NFS, NIS. Saiba operar a integrao com o sistema Windows atravs do software Samba. De nvel avanado, o curso apresenta cenrios que facilitam a compreenso dos conceitos associados a cada um dos servios estudados. Os servios apresentados so executados em mquinas virtuais KVM, um software usado para virtualizao. Voc aprende a instalar, gerenciar e criar mquinas virtuais.

Seja capaz de realizar um diagnstico completo em sua organizao, visando a implantao de uma estrutura virtualizada de servidores. Projete e configure ambientes virtuais, avaliando e escolhendo a soluo de virtualizao mais adequada para a sua instituio, atravs da comparao entre as solues dos fabricantes VMware, Citrix e Microsoft. O curso proporciona a simulao completa de um ambiente de produo.

Cursos Avanados

ADS4 40h Administrao de Sistemas Linux:

ADS5 40h

Virtualizao de Servidores

Cursos Intermedirios

Administrao de Sistemas Linux

Cursos Bsicos

MDIAS DE SUPORTE COLABORAO DIGITAL


Aplicaes como videoconferncia, webconferncia e VoIP apoiam as necessidades colaborativas de organizaes, gerando economia de tempo e de custos. Esta rea de formao capacita profissionais na configurao, administrao e operao das mdias de suporte a reunies, distribuio de udio e vdeo, troca de arquivos e compartilhamento de informaes entre pessoas e equipes. Assim, contribui para a formao de profissionais responsveis pelo gerenciamento dos ambientes de comunicao e colaborao essenciais para o sucesso de qualquer organizao.

MID1 40h

Administrao de Videoconferncia
Aprenda a planejar, instalar e gerenciar a infraestrutura necessria para a operao de um sistema completo de videoconferncia. Voc vai conhecer os protocolos para transmisso simultnea de udio, vdeo e dados, e ser capaz de especificar a soluo de videoconferncia mais adequada para sua organizao. Esteja preparado para montar e administrar o ambiente apropriado para cada evento, a operar o servio, fornecer o suporte aos participantes e resolver os problemas mais comuns no sistema de videoconferncia.

ADS1

ADR1

MID2 40h

Introduo Voz sobre IP e Asterisk


Neste curso voc aprende a instalar uma soluo completa de Voz sobre IP utilizando softphones, adaptadores ATA com aparelhos telefnicos analgicos e telefones IP, utilizando o protocolo SIP. Voc tambm aprende a instalar e configurar o Asterisk e verificar a qualidade de servio (QoS) aplicada soluo de VoIP.

MID4 40h

Servio fone@RNP
Curso destinado aos profissionais das instituies usurias da RNP designados como responsveis tcnicos pelo servio de Voz sobre IP, o fone@RNP, em suas instituies. Seja capaz de instalar, operar e manter em sua instituio o conjunto de servidores que constituem a rede do servio fone@RNP.

GESTO DE IDENTIDADE
A nova rea de formao em Gesto de Identidade conta com a expertise de pesquisadores brasileiros para proporcionar a organizaes dos setores corporativos pblico e privado: administrao unificada dos usurios no mesmo repositrio, integrao entre software e processos; sincronismo de usurios e senhas atravs de uma poltica segura, garantindo o nvel adequado de acesso para cada funcionrio; e automatizao dos processos relacionados criao, bloqueio e excluso de contas.

GID3 40h

ICPEdu
Aprenda a implantar uma Infraestrutura de Chaves Pblicas Acadmica em sua instituio. Veja os fundamentos necessrios para instalao e operao dos componentes que constituem uma ICP: autoridades certificadoras e de registro. A utilizao de certificados digitais confere credibilidade aos servios e processos administrativos da instituio, bem como garante a identidade de seu portador. Alm disso, permite que processos sejam executados com maior eficincia e agilidade, trazendo benefcios como a eliminao do papel e economia de tempo e recursos.

GID1 24h

GID2 40h

Eduroam
Acesso Sem Fio Seguro para Comunidade Acadmica Federada
Adquira os conhecimentos necessrios para a construo do ambiente de autenticao seguro e distribudo do eduroam. Integre a sua instituio ao servio de acesso sem fio usado pela comunidade internacional de educao e pesquisa, permitindo a mobilidade entre estudantes e pesquisadores quando visitam outras instituies participantes, que tm acesso internet com a autenticao (login) da sua instituio de origem.

Federao CAFe
Voc vai conhecer todas as atividades envolvidas na integrao da sua instituio Federao CAFe, infraestrutura de autenticao e autorizao interdomnios, que permite ao usurio manter todos os seus atributos e informaes na sua instituio de origem, e acessar recursos oferecidos via web por outras instituies na federao. Curso para profissionais que administram e operam as bases de dados das suas instituies.

Cursos Avanados

Cursos Intermedirios

Implantao do Provedor de Identidade

Cursos Bsicos

Introduo a Infraestrutura de Chaves Pblicas e Aplicaes

PROGRAMA DE FORMAO AVANADA


A Escola Superior de Redes oferece o Programa de Formao Avanada para estimular e valorizar o aprendizado contnuo de seus alunos. Est aberto a qualquer aluno da ESR, sendo composto de cinco trilhas de formao, cada uma com uma competncia central obrigatria, e cursos eletivos e opcionais, que complementam e especializam o aprendizado. Cada trilha possui cursos que ultrapassam os limites de sua rea temtica, pois exploram a multidisciplinaridade da grade curricular ESR, sem perder o foco na atualizao e reciclagem profissional de cada rea de atuao. A carga horria mnima do Programa de Formao Avanada de 120 horas de aula, podendo chegar a 400 horas, a depender da rea escolhida. O Programa de Formao Avanada permite que o aluno que realiza trs ou mais cursos regulares na ESR obtenha um currculo com aprofundamento tcnico em uma das trilhas de formao oferecidas. Como resultado da conquista do conjunto de conhecimentos de uma trilha de formao, o aluno recebe um certificado unificado exclusivo, de maior valor agregado, que reflete a soma do contedo programtico e da carga horria de cursos inter-relacionados. Confira as trilhas de formao oferecidas pela ESR: esr.rnp.br/pfa

esr.rnp.br

INFORMAES GERAIS
Ementas detalhadas dos cursos em esr.rnp.br Inscries on-line Condies de pagamento Pessoas jurdicas: empenho e boleto bancrio. Faturamento aps a realizao do curso. Pessoas fsicas: 3x sem juros. Inclusos material didtico, certificado e coffee break. Material didtico exclusivo, elaborado por especialistas brasileiros e refletindo a realidade nacional do suporte e gesto de TI. Certificado on-line prtico e ecolgico, atestando a carga horria total dos cursos realizados. Garanta sua Progresso Funcional Turmas regulares no calendrio de cursos no site da ESR. Turmas exclusivas in-company Programas de capacitao especialmente preparados para as necessidades de sua organizao. Fale conosco Para esclarecer dvidas e obter mais informaes, entre em contato com a Coordenao de Marketing e Vendas pelo telefone (61) 3243-4339 ou e-mail mkt@esr.rnp.br ESR.RNP @ESR_RNP

A experincia de quem trouxe a Internet para o Brasil cada vez mais perto de voc

Ministrio da Cultura Ministrio da Sade Ministrio da Educao Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

Para download deste catlogo acesse: http://esr.rnp.br/publicacoes/catalogo

Vous aimerez peut-être aussi