Vous êtes sur la page 1sur 10

29/11/13

Embarcados Sua fonte de informaes sobre Sistemas Embarcados Arduino UNO

Home

Sobre

Eventos Downloads Contato

Registre-se

Login

Arduino UNO

por Fbio Souza em sexta-feira, 29 de novembro de 2013.

Se voc j ouviu falar da plataforma Arduino, com certeza j ouviu falar tambm da placa Arduino UNO. Nesse artigo vamos abordar a placa Arduino UNO exibindo suas caractersticas de hardware e os recursos que essa simptica plataforma possui.

A placa Arduino UNO j est em sua terceira reviso e voc pode baixar seu esquema eltrico em formato PDF no site do Arduino, ou at mesmo todos os arquivos do projeto para edio. Ela tem duas camadas apenas e vrias caractersticas interessantes de projeto. A seguir sero apresentadas as principais caractersticas do seu hardware.

Alimentao
A placa pode ser alimentada pela conexo USB ou por uma fonte de alimentao externa, conforme exibido na figura abaixo:

A alimentao externa feita atravs do conector Jack com positivo no centro, onde o valor de tenso da fonte externa deve estar entre os limites 6V. a 20V., porm se alimentada com uma tenso abaixo de 7V., a tenso de funcionamento da placa, que no Arduino Uno 5V, pode ficar instvel e quando alimentada com tenso acima de 12V, o regulador de tenso da placa pode sobreaquecer e danificar a placa. Dessa forma, recomendado para tenses de fonte externa valores de 7V. a 12V.

O circuito regulador para entrada externa exibido a seguir. Nota-se que o CI responsvel pela regulao de tenso o NCP1117, da OnSemi. Destaque para o diodo D1 que protege o circuito caso uma fonte com tenso invertida for ligada.

www.embarcados.com.br/arduino-uno/

1/10

29/11/13

Embarcados Sua fonte de informaes sobre Sistemas Embarcados Arduino UNO

Quando o cabo USB plugado a um PC por exemplo, a tenso no precisa ser estabilizada pelo regulador de tenso. Dessa forma a placa alimentada diretamente pela USB. O circuito da USB apresenta alguns componentes que protegem a porta USB do computador em caso de alguma anormalidade. Na figura abaixo exibido o circuito de proteo da USB da placa Arduino UNO.

Os dois varistores (Z1 e Z2) podem suportar picos elevados de SURGE e energias elevadas de transientes. Seria prefervel se, ao invs de varistores, fossem conectados diodos supressores de ESD que tem capacitncia bem baixa, j que esto ligados a pinos rpidos de comunicao, mas o circuito funciona bem mesmo assim. O resistores de 22 Ohms (RN3A e RN3D), limitam uma corrente resultante de alguma descarga eltrica eventual de um usurio em contato com o conector USB, resultante de transientes rpidos, protegendo, dessa forma, os pinos do microcontrolador. Podem ser utilizados tambem para que

O fusvel resetvel (F1) de 500mA. impede que a porta USB do computador queime, caso ocorra algum problema de projeto ou uma falha no circuito e ultrapasse a corrente de 500 mA. quando a placa estiver conectada ao PC. O ferrite L1 foi includo no circuito para que rudos da USB externa no entrem no circuito da placa Arduino, atravs de seu terra.

Alm dos recursos apresentados anteriormente, a placa conta com um circuito pra comutar a alimentao automaticamente entre a tenso da USB e a tenso da fonte externa. Esse circuito est apresentado na figura abaixo. Caso haja uma tenso no conector DC e a USB conectada, a tenso de 5V ser proveniente da fonte externa e USB servir apenas para comunicao com o PC.

www.embarcados.com.br/arduino-uno/

2/10

29/11/13

Embarcados Sua fonte de informaes sobre Sistemas Embarcados Arduino UNO

Como pode-se observar na figura anterior existe na placa um regulador de 3,3V. (U2- LP2985), este componente responsvel por fornecer uma tenso continua de 3,3V para alimentao de circuitos ou shields que necessitem desse valor de tenso. Deve-se ficar atento ao limite mximo do valor da corrente que este regulador pode fornecer, que no caso de 50 mA.

A seguir so exibidos os conectores de alimentao para conexo de shields e mdulos na placa Arduino UNO:

IOREF - Fornece uma tenso de referncia para que shields possam selecionar o tipo de interface apropriada, dessa forma shields que funcionam com a placas Arduino que so alimentadas com 3,3V. podem se adaptar para ser utilizados em 5V. e vice-versa.

RESET - pino conectado a pino de RESET do microcontrolador. Pode ser utilizado para um reset externo da placa Arduino.

3,3 V. Fornece tenso de 3,3V. para alimentao de shield e mdulos externos. Corrente mxima de 50 mA.

5 V - Fornece tenso de 5 V para alimentao de shields e circuitos externos.

GND - pinos de referncia, terra.

VIN - pino para alimentar a placa atravs de shield ou bateria externa. Quando a placa alimentada atravs do conector Jack, a tenso da fonte estar nesse pino.

Comunicao USB
Como interface USB para comunicao com o computador, h na placa um microcontrolador ATMEL ATMEGA16U2.

www.embarcados.com.br/arduino-uno/

3/10

29/11/13

Embarcados Sua fonte de informaes sobre Sistemas Embarcados Arduino UNO

Este microcontrolador o responsvel pela forma transparente como funciona a placa Arduino UNO, possibilitando o upload do cdigo binrio gerado aps a compilao do programa feito pelo usurio. Possui um conector ICSP para gravao de firmware atravs de um programador ATMEL, para atualizaes futuras.

Nesse microcontrolador tambm esto conectados dois leds (TX, RX), controlados pelo software do microcontrolador, que indicam o envio e recepo de dados da placa para o computador. Esse microcontrolador possui um cristal externo de 16 MHz. interessante notar a conexo entre este microcontrolador com o ATMEL ATMEGA328, onde feita pelo canal serial desses microcontroladores. Outro ponto interessante que facilita o uso da placa Arduino a conexo do pino 13 do ATMEGA16U2 ao circuito de RESET do ATMEGA328, possibilitando a entrada no modo bootloader automaticamente quando pressionado o boto Upload na IDE. Essa caractersticas no acontecia nas primeiras placas Arduino, onde era necessrio pressionar o boto de RESET antes de fazer o Upload na IDE.

O crebro do Arduino UNO


O componente principal da placa Arduino UNO o microcontrolador ATMEL ATMEGA328, um dispositivo de 8 bits da famlia AVR com arquitetura RISC avanada e com encapsulamento DIP28. Ele conta com 32 KB de Flash (mas 512 Bytes so utilizados pro bootloader), 2 KB de RAM e 1 KB de EEPROM. Pode operar a at 20 MHz, porm na placa Arduino UNO opera em 16 MHz, valor do cristal externo que est conectado aos pinos 9 e 10 do microcontrolador. Observe que, para o projeto dessa placa, os projetistas escolheram um cristal com dimenses bem reduzidas. Possui 28 pinos, sendo que 23 desses podem ser utilizados como I/O . A imagem abaixo exibe a sua pinagem:

www.embarcados.com.br/arduino-uno/

4/10

29/11/13

Embarcados Sua fonte de informaes sobre Sistemas Embarcados Arduino UNO

Esse microcontrolador pode operar com tenses bem baixas, de at 1,8 V., mas nessa tenso apenas opera at 4MHz. Possui dois modos de consumo super baixos, o Power-down Mode e o Power-save Mode, para que o sistema possa poupar energia em situaes de espera. Possui, como perifricos uma USART que funciona a at 250kbps, uma SPI, que vai a at 5MHz, e uma I2C que pode operar at 400kHz. Conta com um comparador analgico interno ao CI e diversos timers, alm de 6 PWMs. A corrente mxima por pino de 40mA, mas a soma da corrente de todo o CI no pode ultrapassar 200mA. Ele possui um oscilador interno de 32kHz que pode ser utilizado, por exemplo, em situaes de baixo consumo.

Entradas e sadas
A placa Arduino UNO possui pinos de entrada e sadas digitais, assim como pinos de entradas e sadas analgicas, abaixo exibido a pinagem conhecida como o padro Arduino:

Conforme exibido na figura, a placa Arduino UNO possui 14 pinos que podem ser usados como entrada ou sada digitias. Estes Pinos operam em 5 V, onde cada pino pode fornecer ou receber uma corrente mxima de 40 mA. Cada pino possui resistor de pull-up interno que pode ser habilitado por software. Alguns desse pinos possuem funes especiais:

PWM : 3,5,6,9,10 e 11 podem ser usados como sadas PWM de 8 bits atravs da funo analogWrite(); Comunicao serial: 0 e 1 podem ser utilizados para comunicao serial. Deve-se observar que estes pinos so ligados ao microcontrolador responsvel pela comunicao USB com o PC; Interrupo externa: 2 e 3 . Estes pinos podem ser configurados para gera uma interrupo externa, atravs da funo attachInterrupt().

Para interface com o mundo analgico, a placa Arduino UNO possui 6 entradas, onde cada uma tem a resoluo de 10 bits. Por padro a referencia do conversor AD est ligada internamente a a 5V, ou seja, quando a entrada estiver com 5V o valor da converso analgica digital ser 1023. O valor da referncia pode ser mudado atravs do pino AREF. A figura a seguir exibe a relao entre os pinos do microcontrolador ATMEL ATMEGA328 e a pinagem do Arduino UNO:
www.embarcados.com.br/arduino-uno/ 5/10

29/11/13

Embarcados Sua fonte de informaes sobre Sistemas Embarcados Arduino UNO

Quem manipula a placa e projeta o circuito que ser conectado aos seus I/Os deve ter muito cuidado pois, entre os pinos do microcontrolador e a barra de pinos, no h nenhum resistor, que limite a corrente, alm disso, dependendo do local onde est trabalhando pode-se provocar curto circuito nos pinos j que a placa no possui isolao na sua parte inferior, como mostrada na figura a seguir:

A placa no conta com boto liga/desliga Se quiser desligar a alimentao, tem que puxar o cabo. O cabo USB tipo B no to comum quanto o mini USB, utilizado bastante em celulares. Isso pode ser um problema, caso perca o cabo que veio com a placa.

Programao da placa
A placa Arduino UNO programada atravs da comunicao serial, pois o microcontrolador vem programado com o bootloader. Dessa forma no h a necessidade de um programador para fazer a gravao (ou upload) do binrio na placa. A comunicao feita atravs do protocolo STK500.

A programao do microcontrolador tambm pode ser feitar atravs do conector ICSP (in circuit serial programming) utilzando um programador ATMEL.

Caractersticas fsicas
www.embarcados.com.br/arduino-uno/ 6/10

29/11/13

Embarcados Sua fonte de informaes sobre Sistemas Embarcados Arduino UNO

A placa Arduino UNO possui pequenas dimenses cabendo na palma da mo. Possui 4 furos para que a mesma possa ser fixada em alguma superfcie. A figura a seguir exibe as suas dimenses fsicas:

fonte: http://blog.arduino.cc/2011/01/05/nice-drawings-of-the-arduino-uno-and-mega-2560/

Resumo da placa Arduino UNO

Concluso
Sem dvida a placa Arduino UNO uma tima ferramenta para quem est comeando. uma ferramenta simples e possui um hardware mnimo, com vrias caractersticas interessantes de projeto. Sua conectividade USB e facilidade em programar , sem dvida nenhuma, um grande atrativo.

importante lembrar que a placa Arduino no possui a facilidade de debugar em tempo real, como outras placas de desenvolvimento. No possvel colocar breakpoints, consultar variveis ou mesmo parar o firmware em tempo real para conferir endereos de memria ou variveis.

Nos prximos artigos vamos fazer exemplo pra mostrar como o ARDUINO UNO realmente didtico, verstil e simples de usar e, assim, entendero porque todo mundo fala desse tal Arduino.

www.embarcados.com.br/arduino-uno/

7/10

29/11/13

Embarcados Sua fonte de informaes sobre Sistemas Embarcados Arduino UNO

Referncias
Site do Arduino Arduino Uno Reportagem do Estado (apesar dessa matria dizer que existe controle analgico, o arduino apenas conta com entradas analgicas) Review de Gadget Gangters Circuitos USB site da digikey

Fbio Souza
Engenheiro eletricista com experincia no desenvolvimento de hardware e software(linguagens C, C++ e Assembly) para rea de automao industrial.
Tw eetar 1 Curtir 26 Share 1

Posts Similares

Montagem de PCIs com componentes SMDs No vdeo abaixo apresentado o processo de fabricao da BeagleBone Black, montada pela Circuit Co. Essa placa possui todos seus componentes SMDs(surface-mount devices), exceto um veja+

Placas Arduino trajetria at o UNO Voc sabe como as placas Arduino evoluram? Sabe qual a ltima reviso das placas USB bsicas? Este artigo exibir a evoluo das placas bsicas da plataforma veja+

Open Hardware: OpenCores Muito se fala do j difundido open source software (OSS), foi e uma verdadeira revoluo na indstria possibilitando que muitas pessoas construam software em conjunto, veja+

www.embarcados.com.br/arduino-uno/

8/10

29/11/13

Embarcados Sua fonte de informaes sobre Sistemas Embarcados Arduino UNO


0

Comentrios

0 comentrios Start the discussion


Mais votados Comunidade Compartilhar

Entrar

Nenhum comentrio at o momento.

As s i n a r fe e d

Ad d D i s q u s to yo u r s i te

Oportunidades Engenheiro de Desenvolvimento de Software Embarcado Campinas-SP Embedded Software Engineer/Analyst Zona Sul So Paulo Gerente de P&D So Paulo/SP Analista Programador na Fanem Guarulhos/SP Engenheiro de Desenvolvimento de Firmware So Paulo/SP Estagirio de Engenharia de Desenvolvimento So Paulo/SP Mais oportunidades Newsletter
Email Assinar

Enquete Atual

Qual a linguagem de programao principal usada no seu projeto atual?


Assembly Java Lua VHDL Nenhuma
Votar

C Python Bonescript Verilog

C++ Shell Script Wiring (Arduino) Outra

Enquetes Realizadas Tipo de

Processador

Total de votos 341 O Novo Embarcados

www.embarcados.com.br/arduino-uno/

9/10

29/11/13

Embarcados Sua fonte de informaes sobre Sistemas Embarcados Arduino UNO

Posts populares Primeiras impresses do ODROID-XU1,473 visualizaes Embedded Linux Build Systems 1,102 visualizaes BeagleBone Black + Yocto984 visualizaes Anatomia de um Sistema Linux embarcado902 visualizaes Links Sobre Eventos Downloads Login Contato Comunidade Seja Colaborador Oportunidades Publicidade Anuncie Conosco Embarcados - Todos os Direitos Reservados Fique por dentro Registre-se Newsletter

Desenvolvido por

www.embarcados.com.br/arduino-uno/

10/10

Vous aimerez peut-être aussi