Vous êtes sur la page 1sur 8

CURSO TCNICO QUMICA Prof Tas 1 PARTE GESTO AMBIENTAL E RECURSOS HIDRICOS EDUCAO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE Envolve

e todas as coisas vivas e no vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma regio dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. O termo meio ambiente considerado pelo pensamento geral como sinnimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. EDUCAO AMBIENTAL A educao ambiental visa preparar o ser humano para a preservao da natureza e para o uso sustentvel de seus recursos. Legislao: No Brasil, a educao ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999, referida pelo N 9.795. ECOLOGIA Ecologia uma cincia que estuda os seres vivos e suas interaes com o meio ambiente onde vivem. EQUILIBRIO AMBIENTAL Equilbrio ambiental o estado de um ecossistema onde a fauna e a flora so mais ou menos constantes, mostrando assim, uma relao de dependncia e ajuste complexo entre as duas. No equilbrio ambiental, vrios elementos naturais, que fazem parte da cadeia alimentar ou no, esto em equilbrio, mantendo assim, a continuidade das espcies e o ecossistema ajustado. Ex.: Quando chove, aumenta a quantidade de gua nos mares, rios, lagos e no prprio solo. Com o calor, a gua evapora-se, voltando para a atmosfera em forma de vapor dgua. Esse vapor vai constituir as nuvens, que daro origem a novas chuvas DESEQUILBRIO AMBIENTAL A natureza demorou milhes de anos para equilibrar os ecossistemas. Porm, uma pequena mudana pode provocar o desequilbrio ecolgico. O desequilbrio ecolgico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema reduzido em quantidade, adicionado ou subtrado. Esta mudana pode originar reaes em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.

Exemplo e consequncias Homens comeam a caar cobras numa determinada rea ecologicamente equilibrada. Com a diminuio no nmero de cobras aumenta consideravelmente o nmero de sapos (alimento destas cobras). Com isso, a quantidade de insetos comea a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espcies que tambm se alimentam de insetos. Isso pode at provocar a extino de certas espcies, caso elas sejam encontradas apenas naquela rea. Com a diminuio das cobras, pode tambm aumentar o nmero de roedores (ratos, por exemplo) que podem invadir reas residenciais prximas em busca de alimentos. Desenvolvimento sustentvel Desenvolvimento sustentvel significa obter crescimento econmico necessrio, garantindo a preservao do meio ambiente e o desenvolvimento social. Sugestes para o desenvolvimento sustentvel: - Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumnio, plstico, vidro, ferro, borracha, etc.; - Coleta seletiva de lixo; - Tratamento de esgotos industriais e domsticos para que no sejam jogados em rios, lagos, crregos e mares; - Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrnicos em locais especializados. Estas baterias nunca devem ser jogadas em lixo comum; - Gerao de energia atravs de fontes no poluentes como, por exemplo, elica, solar e geotrmica. - Substituio, em supermercados e lojas, das sacolas plsticas pelas feitas de papel; - Uso racional (sem desperdcio) de recursos da natureza como, por exemplo, a gua; - Diminuio na utilizao de combustveis fsseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustveis; - Utilizao de tcnicas agrcolas que no prejudiquem o solo; - Substituio gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos (metr); - Criao de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilizao de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro; - Incentivo ao transporte solidrio (um veculo circulando com vrias pessoas); - Combate ao desmatamento ilegal de matas e florestas; - Combate ocupao irregular em regies de mananciais; - Criao de reas verdes nos grandes centros urbanos; - Manuteno e preservao dos ecossistemas. - Valorizao da produo e consumo de alimentos orgnicos. - Implantao, nos grandes centros urbanos, da tcnica do telhado verde.

Presidncia da Repblica Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurdicos LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Mensagem de Veto Regulamento Dispe sobre a educao ambiental, institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental e d outras providncias.

O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPTULO I DA EDUCAO AMBIENTAL Art. 1o Entendem-se por educao ambiental os processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Art. 2o A educao ambiental um componente essencial e permanente da educao nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os nveis e modalidades do processo educativo, em carter formal e no-formal. Art. 3o Como parte do processo educativo mais amplo, todos tm direito educao ambiental, incumbindo: I - ao Poder Pblico, nos termos dos arts. 205 e 225 da Constituio Federal, definir polticas pblicas que incorporem a dimenso ambiental, promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservao, recuperao e melhoria do meio ambiente; II - s instituies educativas, promover a educao ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem; III - aos rgos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - Sisnama, promover aes de educao ambiental integradas aos programas de conservao, recuperao e melhoria do meio ambiente; IV - aos meios de comunicao de massa, colaborar de maneira ativa e permanente na disseminao de informaes e prticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimenso ambiental em sua programao; V - s empresas, entidades de classe, instituies pblicas e privadas, promover programas destinados capacitao dos trabalhadores, visando melhoria e ao controle efetivo sobre o ambiente de trabalho, bem como sobre as repercusses do processo produtivo no meio ambiente;

VI - sociedade como um todo, manter ateno permanente formao de valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuao individual e coletiva voltada para a preveno, a identificao e a soluo de problemas ambientais. Art. 4o So princpios bsicos da educao ambiental: I - o enfoque humanista, holstico, democrtico e participativo; II - a concepo do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependncia entre o meio natural, o scio-econmico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade; III - o pluralismo de idias e concepes pedaggicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade; IV - a vinculao entre a tica, a educao, o trabalho e as prticas sociais; V - a garantia de continuidade e permanncia do processo educativo; VI - a permanente avaliao crtica do processo educativo; VII - a abordagem articulada das questes ambientais locais, regionais, nacionais e globais; VIII - o reconhecimento e o respeito pluralidade e diversidade individual e cultural. Art. 5o So objetivos fundamentais da educao ambiental: I - o desenvolvimento de uma compreenso integrada do meio ambiente em suas mltiplas e complexas relaes, envolvendo aspectos ecolgicos, psicolgicos, legais, polticos, sociais, econmicos, cientficos, culturais e ticos; II - a garantia de democratizao das informaes ambientais; III - o estmulo e o fortalecimento de uma conscincia crtica sobre a problemtica ambiental e social; IV - o incentivo participao individual e coletiva, permanente e responsvel, na preservao do equilbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparvel do exerccio da cidadania; V - o estmulo cooperao entre as diversas regies do Pas, em nveis micro e macrorregionais, com vistas construo de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princpios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justia social, responsabilidade e sustentabilidade; VI - o fomento e o fortalecimento da integrao com a cincia e a tecnologia; VII - o fortalecimento da cidadania, autodeterminao dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.

CAPTULO II DA POLTICA NACIONAL DE EDUCAO AMBIENTAL Seo I Disposies Gerais Art. 6o instituda a Poltica Nacional de Educao Ambiental. Art. 7o A Poltica Nacional de Educao Ambiental envolve em sua esfera de ao, alm dos rgos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - Sisnama, instituies educacionais pblicas e privadas dos sistemas de ensino, os rgos pblicos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e organizaes no-governamentais com atuao em educao ambiental. Art. 8o As atividades vinculadas Poltica Nacional de Educao Ambiental devem ser desenvolvidas na educao em geral e na educao escolar, por meio das seguintes linhas de atuao inter-relacionadas: I - capacitao de recursos humanos; II - desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentaes; III - produo e divulgao de material educativo; IV - acompanhamento e avaliao. 1o Nas atividades vinculadas Poltica Nacional de Educao Ambiental sero respeitados os princpios e objetivos fixados por esta Lei. 2o A capacitao de recursos humanos voltar-se- para: I - a incorporao da dimenso ambiental na formao, especializao e atualizao dos educadores de todos os nveis e modalidades de ensino; II - a incorporao da dimenso ambiental na formao, especializao e atualizao dos profissionais de todas as reas; III - a preparao de profissionais orientados para as atividades de gesto ambiental; IV - a formao, especializao e atualizao de profissionais na rea de meio ambiente; V - o atendimento da demanda dos diversos segmentos da sociedade no que diz respeito problemtica ambiental. 3o As aes de estudos, pesquisas e experimentaes voltar-se-o para: I - o desenvolvimento de instrumentos e metodologias, visando incorporao da dimenso ambiental, de forma interdisciplinar, nos diferentes nveis e modalidades de ensino;

II - a difuso de conhecimentos, tecnologias e informaes sobre a questo ambiental; III - o desenvolvimento de instrumentos e metodologias, visando participao dos interessados na formulao e execuo de pesquisas relacionadas problemtica ambiental; IV - a busca de alternativas curriculares e metodolgicas de capacitao na rea ambiental; V - o apoio a iniciativas e experincias locais e regionais, incluindo a produo de material educativo; VI - a montagem de uma rede de banco de dados e imagens, para apoio s aes enumeradas nos incisos I a V. Seo II Da Educao Ambiental no Ensino Formal Art. 9o Entende-se por educao ambiental na educao escolar a desenvolvida no mbito dos currculos das instituies de ensino pblicas e privadas, englobando: I - educao bsica: a) educao infantil; b) ensino fundamental e c) ensino mdio; II - educao superior; III - educao especial; IV - educao profissional; V - educao de jovens e adultos. Art. 10. A educao ambiental ser desenvolvida como uma prtica educativa integrada, contnua e permanente em todos os nveis e modalidades do ensino formal. 1o A educao ambiental no deve ser implantada como disciplina especfica no currculo de ensino. 2o Nos cursos de ps-graduao, extenso e nas reas voltadas ao aspecto metodolgico da educao ambiental, quando se fizer necessrio, facultada a criao de disciplina especfica. 3o Nos cursos de formao e especializao tcnico-profissional, em todos os nveis, deve ser incorporado contedo que trate da tica ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas.

Art. 11. A dimenso ambiental deve constar dos currculos de formao de professores, em todos os nveis e em todas as disciplinas. Pargrafo nico. Os professores em atividade devem receber formao complementar em suas reas de atuao, com o propsito de atender adequadamente ao cumprimento dos princpios e objetivos da Poltica Nacional de Educao Ambiental. Art. 12. A autorizao e superviso do funcionamento de instituies de ensino e de seus cursos, nas redes pblica e privada, observaro o cumprimento do disposto nos arts. 10 e 11 desta Lei. Seo III Da Educao Ambiental No-Formal Art. 13. Entendem-se por educao ambiental no-formal as aes e prticas educativas voltadas sensibilizao da coletividade sobre as questes ambientais e sua organizao e participao na defesa da qualidade do meio ambiente. Pargrafo nico. O Poder Pblico, em nveis federal, estadual e municipal, incentivar: I - a difuso, por intermdio dos meios de comunicao de massa, em espaos nobres, de programas e campanhas educativas, e de informaes acerca de temas relacionados ao meio ambiente; II - a ampla participao da escola, da universidade e de organizaes no-governamentais na formulao e execuo de programas e atividades vinculadas educao ambiental noformal; III - a participao de empresas pblicas e privadas no desenvolvimento de programas de educao ambiental em parceria com a escola, a universidade e as organizaes nogovernamentais; IV - a sensibilizao da sociedade para a importncia das unidades de conservao; V - a sensibilizao ambiental das populaes tradicionais ligadas s unidades de conservao; VI - a sensibilizao ambiental dos agricultores; VII - o ecoturismo. CAPTULO III DA EXECUO DA POLTICA NACIONAL DE EDUCAO AMBIENTAL Art. 14. A coordenao da Poltica Nacional de Educao Ambiental ficar a cargo de um rgo gestor, na forma definida pela regulamentao desta Lei. Art. 15. So atribuies do rgo gestor:

I - definio de diretrizes para implementao em mbito nacional; II - articulao, coordenao e superviso de planos, programas e projetos na rea de educao ambiental, em mbito nacional; III - participao na negociao de financiamentos a planos, programas e projetos na rea de educao ambiental. Art. 16. Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, na esfera de sua competncia e nas reas de sua jurisdio, definiro diretrizes, normas e critrios para a educao ambiental, respeitados os princpios e objetivos da Poltica Nacional de Educao Ambiental. Art. 17. A eleio de planos e programas, para fins de alocao de recursos pblicos vinculados Poltica Nacional de Educao Ambiental, deve ser realizada levando-se em conta os seguintes critrios: I - conformidade com os princpios, objetivos e diretrizes da Poltica Nacional de Educao Ambiental; II - prioridade dos rgos integrantes do Sisnama e do Sistema Nacional de Educao; III - economicidade, medida pela relao entre a magnitude dos recursos a alocar e o retorno social propiciado pelo plano ou programa proposto. Pargrafo nico. Na eleio a que se refere o caput deste artigo, devem ser contemplados, de forma eqitativa, os planos, programas e projetos das diferentes regies do Pas. Art. 18. (VETADO) Art. 19. Os programas de assistncia tcnica e financeira relativos a meio ambiente e educao, em nveis federal, estadual e municipal, devem alocar recursos s aes de educao ambiental. CAPTULO IV DISPOSIES FINAIS Art. 20. O Poder Executivo regulamentar esta Lei no prazo de noventa dias de sua publicao, ouvidos o Conselho Nacional de Meio Ambiente e o Conselho Nacional de Educao. Art. 21. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 27 de abril de 1999; 178o da Independncia e 111o da Repblica. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Paulo Renato Souza Jos Sarney Filho

Vous aimerez peut-être aussi