Vous êtes sur la page 1sur 4

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.

br

TRATAME T!
O fundamental no tratamento da fibromialgia a educao. Esses pacientes freqentemente j consultaram vrios mdicos, j se submeteram a uma serie de exames caros e evasivos e receberam poucas respostas para as suas perguntas, o que gera um alto grau de frustrao. muitos se fala que o sintomas esto relacionados com ansiedade e stress de tal maneira que eles acabam se sentindo culpados pelo fato de no conseguirem controlar as suas emo!es. "or outro lado, muitos desses pacientes tendem a exagerar os sintomas procurando, com isso, provar que o que di#em verdade. Obviamente o efeito produ#ido exatamente o oposto. Educar um paciente que di#er discutir realisticamente e completamente o diagnostico e o prognostico. $eve%se explicar ao paciente que a fibromialgia uma doena comum. $eve%se esclarecer que o diagnostico clinico e que no existem altera!es laboratoriais. lm disso, importante esclarecer que tal doena no altera a sobrevida e nem deformante. &ric'clicos so medicamentos com efeito benfico em fibromalgia. mitriptilina e cicloben#aprima tem sido utili#ados. amitriptilina tem demonstrado aumentar a durao do sono, tem efeito analgsico (por potenciali#ar api)ides end)genos* e tem efeito relaxante muscular por redu#ir a atividade de neur+nio motor. Embora o efeito antidepressivo da droga possa a ajudar na mel,ora de um paciente com dor cr+nica, pacientes sem evidencia de depresso respondem a esse tratamento. s doses utili#adas so relativamente baixas (- a -. mg / dia* quando comparadas com as doses antidepressivas (0- a 1.. mg / dia*. fluoxetina no se tem mostrado benfica para tais pacientes. ntiinflamat)rios no%,ormonais e cortic)ides t2m sido utili#ados, porem no so efetivos. Outras modalidades de tratamento utili#adas so fisioterapia, acupuntura, tratamento com laser, estimulao nervosa transcut3nea e infiltrao dos pontos gatil,o. 4m estudo que submeteu tais indiv'duos a um programa de condicionamento aer)bico mostrou mel,ora importante da sensao generali#ada

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br de dor e diminuio de sensibilidade nos pontos gatil,o, mas no mel,orou a qualidade do seu sono. "acientes com apnia durante o sono devem ser tratados com cirurgia ou com presso positiva continua.

RE"URS!S #$S$!TERA%&UT$"!S
Eletro acu'untura( eletro%acupuntura com agul,as inseridas nos locais dos tecidos profundos na fibromialgia tende a exacerbar a dor. 5sto ocorre porque os nocireceptores situados nos tecidos profundos esto em um estado de ativao e sensibili#ados, e o estimulo dado pelas agul,as torna%se muito grande. fibromialgia, com ra#ovel tempo de durao. para a aplicao desta terapia. Massagem( 6 utili#ado a massagem dos tecidos profundos nas reas sintomticas de acordo com a toler3ncia do paciente. Este procedimento deve ser personali#ado porque o paciente pode refletir a piora da dor ao invs da mel,ora. reduo da dor. )uiro'ra*ia( 6 um dos mtodos mais utili#ados pelos pacientes fibromialgicos, podendo ser utili#ada em conjunto com outros recursos terap2uticos, incluindo massagem e alongamento. inibio da dor gerada por7 massagem tem efeito de relaxante muscular, mel,ora e remove os catab)litos, auxiliando na j a eletro%acupuntura inseridas nos pontos tradicionais c,ineses tem permitido alivio aos pacientes com vantagem da eletro%acupuntura que no necessita de algum com treinamento na acupuntura tradicional c,inesa

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br 8obilidade espin,al devido a manipulao, diminuindo a umento da amplitude de movimento. 8el,ora nas ades!es articulares nos caos cr+nicos. Mobili+ao e alongamento muscular( mobili#ao e o alongamento muscular proporcionam importantes gan,os funcionais em relao 9 mobilidade do tronco, mobilidade torcica e relaxamento muscular. : tambm uma mel,ora do quadro doloroso, o sono mais continuo e com menor tempo de lat2ncia. Reeducao %ostural ,lobal -R%,.( ;este recurso, os pacientes so avaliados de acordo com a postura da <"= e a partir desta avaliao feito um tratamento de alongamento das cadeias musculares afetadas. longamento muscular conceituado como sendo qualquer manobra terap2utica que alongue as estruturas de tecido mole encurtadas e sua aplicao indicada quando estes encurtamentos alteram a reali#ao das atividades da vida diria ( 4$*. ;a maioria dos casos , mel,ora da dor , mel,ora da postura e o 'ndice de flexibilidade normal ou pr)ximo do normal. /idrotera'ia( Exerc'cios em piscina aquecida so benficos na fibromialgia, pois redu# as foras exc2ntricas e favorece movimentos lentos, redu#indo as c,ances de microtraumas. 4m programa gradual de exerc'cios para mel,orar a condio aer)bica um beneficio terap2utico para os pacientes com fibromialgia, com mel,ora dos pontos dolorosos, condio,cardiovascular e utili#ao do oxig2nio pelos tecidos.

transmisso central da dor de estruturas adjacentes 9 manipulao.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br Exerc'cios de alongamento ajudam a manter ou mel,orar a flexibilidade e a relaxar os m>sculos contra'dos e r'gidos. Exerc'cios de fortalecimento ajudam a redu#ir as distens!es musculares. 4m programa de exerc'cios para a ,idroterapia pode incluir atividades com duas sess!es por semana, comeando com tr2s repeti!es de cada exerc'cio e ir gradativamente aumentando a intensidade destes. O programa para fortalecimento indicado desde de que se alterne durante as sess!es, a parte do corpo a ser trabal,ada, evitando trabal,ar membros superiores e inferiores em uma mesma terapia. Eletrotermotera'ia( Os procedimentos fisioterap2uticos como o uso do forno de ?eer, ondas curtas e ultra%som no t2m eficcia no tratamento da fibromialgia. O uso do calor superficial (bolsas quentes, ban,os, toal,as >midas, infra% vermel,o, parafina* so benficos na terapia para a reduo da dor. eletroterapia tambm utili#ada, principalmente com as eletroestimulao transcut3nea (&E;@* e corrente interferencial (A5*.

%R!, 0ST$"!
remisso completa ocorre em cerca de B-C dos pacientes. so freqentes. s recidivas

pesar de sua nature#a aparentemente benigna, essa doena

causa, naqueles que portam e em seus familiares, uma diminuio importante da qualidade de vida. Esses indiv'duos trabal,am e produ#em menos, e t2m tend2ncia ao retraimento f'sico e ps'quico. reduo da funo muscular de tais pacientes e o seu 'ndice de incapacidade so semel,antes ao de pacientes com artrite reumat)ide.

Vous aimerez peut-être aussi