Vous êtes sur la page 1sur 34

TTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES CAPTULO I DA INSTITUIO SEDE E FORO

Art. 1- O presente estatuto dispe sobre o Conselho Escolar da Escola Municipal .............................................................................. constitudo segundo as disposies contidas na Resoluo SEDUC/n 008/2009, de 02 de outubro de 2009.

Art. 2- O Conselho Escolar da Escola Municipal................................................tem sede no municpio de Araruama, Estado do Rio de Janeiro, na ............................... bairro ............................................... uma associao com personalidade jurdica de direito privado e sem fins lucrativos, tem sua durao por tempo indeterminado e se reger por este ESTATUTO, bem como pelos dispositivos legais que lhe forem aplicveis.

CAPTULO II DA NATUREZA E DOS FINS Art. 3- O Conselho Escolar um rgo colegiado representativo da Comunidade Escolar, de natureza deliberativa, consultiva, avaliativa e fiscalizadora, em conformidade com as polticas e diretrizes da Seduc, observando a Constituio, a LDB, o ECA, o Projeto poltico-pedaggico e o Regimento da Escola/Colgio para o cumprimento da funo especfica da escola.

Art.4 - O Conselho Escolar no tem finalidade/vnculo poltico-partidrio, religioso, racial, tnico ou de qualquer outra natureza, a no ser aquela que diz respeito diretamente atividade Poltico-Pedaggico.

Art. 5- Os membros do Conselho Escolar no recebero qualquer tipo de remunerao ou benefcio pela participao no colegiado, por se tratar de rgo sem fins lucrativos.

Art. 6- O Conselho Escolar tem por finalidade efetivar a gesto escolar, na forma de colegiado, promovendo a articulao entre os segmentos da comunidade escolar e os setores da escola, numa perspectiva de democratizao da escola, constituindo-se no rgo mximo de direo do Estabelecimento de Ensino.

Pargrafo nico - A Comunidade Escolar o conjunto constitudo pelos membros do magistrio, movimentos sociais organizados, alunos, pais ou responsveis pelos alunos e funcionrios que protagonizam a ao educativa da escola. Art. 7 - Gesto Escolar o processo que rege o funcionamento da escola, compreendendo tomada de deciso, planejamento, execuo, acompanhamento e avaliao das questes administrativas e pedaggicas, efetivando o envolvimento da comunidade, no mbito da unidade escolar, baseada na legislao em vigor e nas diretrizes pedaggicas administrativas fixadas pela Secretaria Municipal de Educao.

Art. 8 - A atuao e representao de qualquer dos integrantes do Conselho Escolar visar ao interesse maior dos alunos inspirados nas finalidades e objetivos da educao pblica, definidos no seu Projeto Poltico-Pedaggico, para assegurar o cumprimento da funo da escola que ensinar.

Art. 9 - A ao do Conselho Escolar estar articulada com a ao dos profissionais que atuam na escola, reservada a especificidade de cada rea de atuao.

Art. 10 - A ao do Conselho Escolar ser exercida com base nos seguintes compromissos:

a) educao um direito inalienvel de todo cidado; b) a escola deve garantir o acesso e permanncia a todos que pretendem ingressar no ensino pblico; c) a universalizao e a gratuidade da educao bsica um dever do Estado; d) a construo contnua e permanente da qualidade da educao pblica est diretamente vinculada a um projeto de sociedade; e) qualidade de ensino e competncia poltico-pedaggica so elementos indissociveis num projeto democrtico de escola pblica; f) o trabalho pedaggico escolar, numa perspectiva emancipadora, organizado numa dimenso coletiva;

g) a democratizao da gesto escolar responsabilidade de todos os sujeitos que constituem a comunidade escolar; h) a gesto democrtica privilegia a legitimidade, a transparncia, a cooperao, a responsabilidade, o respeito, o dilogo e a interao em todos os aspectos pedaggicos, administrativos e financeiros da organizao de trabalho escolar.

CAPTULO III DOS OBJETIVOS

Art. 11 - Os objetivos do Conselho Escolar so:

I. Democratizar as relaes no mbito da escola, visando qualidade de ensino atravs de uma educao transformadora que prepare o indivduo para o exerccio da plena cidadania;

II. Promover a articulao entre os segmentos da comunidade escolar e os setores da escola, a fim de garantir o cumprimento da sua funo que ensinar;

III. Estabelecer, para o mbito da escola, diretrizes e critrios gerais relativos sua organizao, funcionamento e articulao com a comunidade de forma compatvel com as orientaes da poltica educacional da Secretaria de Educao, participando e responsabilizando-se social e coletivamente, pela implementao de suas deliberaes.

TTULO II DO CONSELHO ESCOLAR CAPTULO I DA CONSTITUIO E REPRESENTAO Art. 12 O Conselho Escolar constitudo por um membro nato e por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar:

Art. 13 O Conselho Escolar ter como membro nato o Diretor, constituindo-se no Presidente do referido Conselho.

Art. 14 Os representantes do Conselho Escolar sero escolhidos entre seus pares, mediante processo eletivo.

Pargrafo nico: No ato da eleio, para cada representante ser eleito tambm um suplente.

Art. 15 O Conselho Escolar de acordo com o princpio da representatividade que abrange toda a comunidade escolar, constitudo pelos seguintes Conselheiros:

a) Um representante da equipe pedaggica; b) Um representante dos professores; c) Um representante dos funcionrios administrativos; d) Umrepresentante dos funcionrios de servios gerais; e) Um representante de alunos (alunos com idade acima de 13 anos); f) Um representante de pais ou responsveis de alunos; g)Um representante dos movimentos sociais organizados da comunidade (Associao de Moradores, Igrejas, Unidades de Sade, etc). Art.16 -So rgos do Conselho Escolar:

1) Assemblia Geral; 2); Diretoria Executiva 3); Conselho Fiscal 4). Conselheiros

DAASSEMBLIA GERAL Art.17 - A Assemblia Geral o rgo superior de deliberao nos termos deste Estatuto e compe-se dos Associados de que trata o artigo 15.

Art.18 - A Assemblia geral dos associados com direito a voto na forma deste Estatuto ser Ordinria ou Extraordinria, sendo as convocaes feita com antecedncia mnima de 7(sete) dias mediante cartas e/ou editais afixados em locais visveis dentro do estabelecimento.

Art. 19 - As Assemblias Gerais sero convocadas e presididas pelo Presidente da Diretoria Executiva que escolher, dentre os scios elegveis, quem desempenhar as funes de Secretrio.

Art.20 - O quorum para as Assemblias em primeira convocao, ser sempre da metade do nmero de Associados mais 1(um).

Pargrafo nico No edital de convocao constar sempre o observao que a Assemblia se realizar em Segunda convocao, meia hora aps o horrio determinado para o incio da primeira, com qualquer nmero de associados, exceto no caso de convocao, por solicitao de scio, em que devero estar presentes pelo menos metade mais 1(um) dos scios.

Art.21 - As deliberaes das Assemblias sero sempre tomadas por maioria simples de voto, exceto nas previstas no artigo 22 deste Estatuto.

Pargrafo nico A votao proceder-se-, em qualquer caso, por escrutnio secreto e os votos sero apurados por Associados escolhidos pela Mesa Diretora da Assemblia.

Art. 22 - Em caso de empate a deciso caber ao Presidente da Diretoria Executiva.

Art.23 - vedado discutir nas Assemblias assuntos que no tenham constado do edital de convocao, sendo nulas as deliberaes tomadas sem o cumprimento desta formalidade.

Art.24 - Sero reservados pelo Presidente da Diretoria Executiva 10 (dez) minutos para que qualquer Associado possa oferecer proposta que ser apresentada Assemblia para discusso e votao na reunio seguinte:

Art. 25 - De cada Assemblia ser lavrada uma ata que conter:

1) Hora do incio, a data e o local da reunio; 2) Os nomes dos componentes da mesa diretora dos trabalhos; 3) A transcrio do edital de convocao com a agenda de assuntos; 4) Referncia expressa de que a Assemblia se realizou em primeira ou segunda convocao; 5) Registro das deliberaes, sendo indispensvel a meno das discusses, sugestes e propostas no aprovadas, exceto se neste caso o proponente assim o requerer e isto lhe for concedido; 6) O registro, finalmente, do horrio de encerramento e de que a ata anterior foi lida e aprovada, bem como quem a redigiu e que dever assin-la juntamente com o Presidente.

Pargrafo nico As atas devero ser transcritas em livro prprio, sem rasuras, sem entrelinhas, emendas e rasuras, sendo complementada pelo livro de presena com as assinaturas dos presentes referida Assemblia.

Art.26 - A Assemblia Geral Ordinria reunir-se- anualmente at o dia 31(trinta e um) de maro e dever sempre: I Apreciar o relatrio e o balano referentes ao exerccio anterior, com base no parecer do Conselho Fiscal. II Deliberar sobre assuntos gerais de interesses da entidade e que tenham constado expressamente do edital de convocao;

Art. 27 - A Assemblia Geral Extraordinria realizar-se- sempre que necessrio na forma deste Estatuto, e poder decidir sobre quaisquer assuntos de interesse da entidade, desde que constante do edital de convocao.

Art. 28 - As Assemblias Gerais Extraordinrias podero ser convocadas pelo Presidente da Diretoria Executiva a pedido de, pelo menos, trs membros dos rgos de Administrao e Fiscalizao ou por 1/5 (um quinto) dos Associados, devendo ser realizada no prazo mximo de 30(trinta) dias, contados da data de recebimento de seu requerimento.

Pargrafo 1 - Na hiptese de o Presidente da Diretoria Executiva no convocar a Assemblia solicitada na forma do caput deste artigo, caber recurso ao Conselho Deliberativo.

Pargrafo 2 - O recurso referido no pargrafo anterior dever ser objetivo, devidamente fundamentado, explicitando os motivos que provocaram a solicitao e firmado com as assinaturas de todos aqueles que pediram a convocao da Assemblia Geral Extraordinria.

DAS ATRIBUIES DA DIRETORIA

DA DIRETORIA EXECUTIVA

Art. 29- Compete a Diretoria Executiva: I Elaborar o planejamento anual do Conselho Escolar da Escola Municipal ..........................................

II Aplicar os recursos destinados ao Conselho Escolar da Escola Municipal. ........................................nas formas previstas neste Estatuto; III Apresentar ao Conselho Fiscal, para apreciao, o balano e o relatrio das atividades referentes ao exerccio anterior, at 10 (dez) de maro. IV Zelar para que a Associao alcance os objetivos previstos no artigo 10 deste Estatuto sendo vetados gastos ou comprometimentos de despesas superiores ao total da receita anual.

Art.31 - A diretoria compe-se de membros do Conselho Escolar que, atravs de eleio interna, assumem cargos com a finalidade de proceder s tomadas de deciso objetivando organizar e zelar pelo pleno funcionamento do Conselho Escolar. A Diretoria assim constituda:

I Presidente; II Vice-Presidente; III Tesoureiro; IV Secretrio

Pargrafo nico: O mandato da Diretoria ser de dois anos, mesmo que haja substituio durante o exerccio, sendo permitida uma reconduo.

Art. 30 O conselho Escolar toma decises coletivas e sua durao ser por tempo indeterminado, esclarecendo que os associados no respondem pelas obrigaes sociais.

DO PRESIDENTE

Art. 31 -So atribuies do Presidente:

I - articular e mediar a participao coletiva na escola; II presidir as reunies da Diretoria e das Assemblias Gerais; III representar o Conselho Escolar, em suas relaes sociais, junto Secretaria Municipal de Educao, entre outros; IV convocar os conselheiros para reunies ordinrias e extraordinrias; V divulgar as decises do Conselho e da Assemblia Geral; VI assinar as correspondncias do Conselho, juntamente com o Secretrio; VII prestar qualquer esclarecimento sobre o Conselho Escolar quando solicitado; VIII zelar pela construo de memria histrica do Conselho Escolar e da Escola; IX determinar a lavratura de atas para todos os eventos e solenidades de significao educacional; X levar para as reunies inovaes, temas, informaes, discusses significativas que contribuam para o crescimento de uma viso critica do homem e da sociedade; XI criar condies para que as discusses, durante as reunies, se realizem dentro de princpios ticos; XII abrir, em nome do Conselho Escolar, conta bancria conjunta com o Tesoureiro; XIII assinar os balanos e as prestaes de contas; XIV exercer as demais atribuies atinentes s suas funes; XV representar o Conselho Escolar ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente.

DO VICE-PRESIDENTE

Art. 32 - So atribuies do Vice-Presidente:

I auxiliar o Presidente; II substituir o Presidente em suas faltas e impedimentos; III exercer as demais atribuies atinentes aos Conselheiros; IV assumir as funes do Presidente quando este, por motivo justo, deixar o cargo.

DO SECRETRIO

Art. 33 - So atribuies do Secretrio:

I lavrar as atas das reunies da Diretoria, das Assemblias Gerais e dos demais eventos determinados pelo Presidente; II manter atualizados o arquivo e as correspondncias do Conselho; III assinar, junto com o Presidente, todas as correspondncias a serem expedidas pela Diretoria do Conselho; IV zelar pela preciso do controle, do recebimento e da expedio de correspondncias; V exercer as demais atribuies atinentes aos Conselheiros.

DO TESOUREIRO

Art. 34 -Compete ao Tesoureiro:

I Abrir, em nome do Conselho Escolar, conta bancria conjunta com o Presidente da Diretoria Executiva do Conselho; II aplicar todos os recursos recebidos e arrecadados; III elaborar a prestao de contas nos prazos estabelecidos. IV Escriturar o livro-caixa e demais papis da Tesouraria

Art. 35 - As fontes de recursos, mencionados no inciso II, do art. 29, para manuteno do Conselho Escolar, quando houver, so provenientesde repasse da Unio e/ou Estado, doaes de pessoas fsicas ou jurdicas, interessadas no processo educacional, bem como verbas provenientes de atividades desenvolvidas na unidade escolar.

DO CONSELHO FISCAL

Art. 36 - constitudo no mbito da unidade escolar, por meio de Assemblia Geral, o Conselho Fiscal que atuar como rgo de controle e fiscalizao do colegiado e ser composto de trs membros titulares e trs suplentes, garantida a representao do segmento de pais e de professores e servidores.

Art. 37 - Compete ao Conselho Fiscal:

I fiscalizar aes e movimentao financeira, entradas, sadas e aplicao de recursos, emitindo pareceres para posterior apreciao dos rgos competentes; II examinar e aprovar a programao anual, o relatrio e a apresentao de contas; III solicitar ao Conselho Escolar, sempre que se fizer necessrio, esclarecimentos e documentos comprobatrios da receita e despesa.

Art. 38 - O mandato do Conselho Fiscal tem a durao de dois anos, permitida apenas uma reconduo.

Art. 39 - O Presidente do Conselho Escolar e o Tesoureiro devero apresentar prestao de contas do total dos recursos recebidos no exerccio.

DAS ELEIES, DA POSSEE DO EXERCCIO Art. 40 As eleies do Conselho Escolar realizar-se-o a cada binio, em reunio de cada segmento convocada para este fim.

Art. 41 O edital de convocao para as eleies dos representantes de cada segmento ser expedido pelo Presidente do Conselho Escolar com antecedncia nunca inferior a05 (cinco) dias do trmino da gesto.

1 - O edital de convocao no estabelecer data das reunies das eleies dos segmentos, fixando somente a data da posse dos novos representantes do Conselho, a qual no exceder 10 (dez) dias aps o trmino da gesto anterior.

2 - As datas, horrios e locais de reunies para as eleies dos representantes sero estabelecidas pela Comisso Eleitoral constituda para este fim.

Art.42 Para dirigir o processo eleitoral ser constituda uma Comisso Eleitoral de composio partidria com um ou dois representantes de cada segmento que compe a Comunidade Escolar, escolhidos em Assemblia convocada pelo Conselho Escolar.

Pargrafo nico Os membros da Comisso Eleitoral no podero candidatar-se ao Conselho Escolar.

Art. 43 Havendo segmento (s) composto(s) por um s funcionrio, esse ser automaticamente Conselheiro, devendo tal condio ser observada na ata de posse.

Pargrafo nico No caso de afastamento e licenas do Conselheiro citado neste artigo, esse ser representado pelo profissional designado para sua funo.

Art. 44 O edital de convocao para as reunies de eleio dos representantes dever ser afixado em local visvel da unidade escolar, no mnimo de 05 (cinco) dias teis, antes da sua realizao durante o perodo letivo.

Art. 45 A eleio poder ocorrer mediante voto secreto, por aclamao ou outro procedimento a ser decidido pelo prprio segmento, devendo, para tanto, ser lavrada ata.

Art. 46 Tm direito a voto: os servidores em efetivo exerccio na escola, pais ou responsveis de alunos.

1 - Considerar-se-o em efetivo exerccio, portanto com direito a voto, os servidores que estiverem afastados com amparo da lei, em decorrncia de: a)Licena gala; b) Frias; c)Licena nojo; d)Jri e outras obrigatrias por lei; e)Licena-prmio; f)Licena para tratamento de sade; g)Licena gestante.

2 - No segmento dos professores, o integrante do Quadro efetivo do Magistrio detentor de lotao em unidades diferentes, um voto em cada escola.

3- Nenhum membro da Comunidade Escolar poder votar em mais de uma categoria na mesma escola, ainda que represente segmentos diversos ou acumule funes, respeitada a seguinte hierarquia:

a) Professor; b) Funcionrio; c) Aluno; d) Pai.

4 - No segmento dos pais, o voto ser um por famlia (pai ou me ou responsvel legal), independente do nmero de filhos matriculados na escola.

Art. 47 No sero permitidos votos por procurao.

Art. 48 Havendo empate e no havendo renncia de nenhum dos candidatos proceder-se- a nova eleio.

Pargrafo nico A escola poder definir procedimentos nesse caso: sorteio, antiguidade, idade, etc.

Art. 49 Para cada Conselheiro ser eleito um Suplente que o substituir em suas ausncias ou vacncia do Cargo.

1 - O Conselheiro no poder se fazer representar por outrem em nenhuma hiptese a no ser por seu suplente. 2 - Para o cumprimento deste artigo excetua-se o previsto no Art. 31 deste Estatuto.

Art. 50 A posse dos representantes eleitos dar-se- em reunio especialmente convocada pelo Presidente do Conselho para esse fim.

1- A data da reunio de posse dos representantes eleitos no poder ultrapassar o perodo de 30 dias aps o pleito.

2 - A reunio de posse ser pblica. 3 - O ato de posse dos Conselheiros consistir de: a)Assinatura da Ata e Termo de Posse; b) Cincia do Estatuto, mediante leitura do mesmo.

Art. 51 Os elementos do Conselho Escolar que se ausentarem por 3 (trs) reunies consecutivas ou 5 (cinco) intercaladas sero destitudos assumindo os respectivos suplentes . Pargrafo nico As ausncias podero ser justificadas, por escrito ou verbalmente, em reunio do Conselho e sero analisadas pelos conselheiros, cabendo-lhes as decises da aceitao ou no da justificativa apresentada.

Art. 52 O mandato ser cumprido integralmente, no perodo para o qual os representantes foram eleitos, exceto em caso de destituio ou renncia. Pargrafo nico O Conselheiro representante do Segmento dos pais, em caso de transferncia do aluno, ser automaticamente substitudo pelo seu suplente.

Art.53 No caso de vacncia do cargo de qualquer um dos Conselheiros e no havendo mais suplentes, sero convocadas novas eleies de representante do respectivo segmento para complementao do perodo em vigor, obedecidas s disposies deste Estatuto, no Art. 44.

Art. 54 So requisitos para admisso no Conselho Escolar:

- Ser professor, desde que estejam em efetivo exerccio na Unidade Escolar; - Funcionrios lotados na Secretaria Municipal de Educao, no podendo em nenhuma hiptese ocupar o cargo de Presidente do Conselho; - Pais de alunos da Unidade Escolar; - Trabalhadores na Educao no docentes e docentes.

CAPTULO II

DO FUNCIONAMENTO DO CONSELHO ESCOLAR Art. 55 O Conselho Escolar encaminhar aes que visem ao estabelecimento s diretrizes de organizao e funcionamento da escola e sua articulao com a comunidade nos limites da legislao pertinente, compatveis com a poltica educacional da Secretaria Municipal de Educao, responsabilizando-se pelas suas deliberaes.

Art. 56 O Conselho Escolar funcionar somente com um quorum mnimo de metade mais um de seus membros.

I. As reunies ordinrias sero mensais, convocadas pelo Presidente do Conselho ou, no seu impedimento, por representantedesignado pelo mesmo, dentre os seus componentes, com 72 (setenta e duas) horas de antecedncia e com pauta claramente definida no edital de convocao;

II. As reunies extraordinrias realizar-se-o sempre que necessrio:

a)Por convocao do Presidente do Conselho; b) Por solicitao de 2/3 (dois teros) de seus membros, atravs de requerimento dirigido ao Presidente do Conselho especificando o motivo da convocao.

1 - As reunies extraordinrias sero convocadas com 24 (vinte e quatro) horasde antecedncia e com pauta claramente definida na convocatria.

2- O cronograma das reunies ordinrias ser estabelecido na primeira reunio anual do Conselho Escolar.

Pargrafo nico Das reunies sero lavradas Atas, por Secretrios ad hoc, em livro prprio.

Art. 57 As deliberaes do Conselho Escolar s sero vlidas quando tomadas por metade mais um dos presentes reunio.

1- No havendo total esclarecimento sobre a matria a ser votada, a reunio ser adiada, visando a estudos que melhor embasem a argumentao dos Conselheiros, em busca do desejvel consenso.

2- A ausncia do(s) Conselheiro(s) implica a aceitao das decises tomadas.

Art. 58 Para a divulgao das deliberaes do Conselho Escolar que devam ser tornadas pblicas, sero utilizados editais ou livro de avisos, garantindo um fluxo de comunicao permanente, de modo que as informaes sejam divulgadas a todos em tempo hbil.

CAPTULO III

DAS ATRIBUIES DO CONSELHO ESCOLAR Art. 59 As atribuies do Conselho Escolar so definidas em funo das condies reais da escola, da organicidade do prprio Conselho e das competncias dos profissionais em exerccio na unidade escolar.

Art. 60 So atribuies do Conselho Escolar:

I. Acompanhar o projeto poltico-pedaggico da escola; II. Acompanhar e avaliar o desempenho da escola face s diretrizes, prioridades e metas estabelecidas no seu Plano Anual, redirecionando as aes quando necessrio; III. Definir critrios para a cesso do prdio escolar para outras atividades que no as de ensino, observando os dispositivos legais emanados da mantenedora, garantindo o fluxo de comunicao permanente, de modo que as informaes sejam divulgadas a todos em tempo hbil; IV. Analisar projetos elaborados e/ou em execuo por quaisquer dos segmentos que compem a comunidade escolar, no sentido de avaliar a importncia dos mesmos no processo ensino-aprendizagem;

V.Arbitrar sobre o impasse de natureza administrativa e/ou pedaggica, esgotadas as possibilidades de soluo pela equipe escolar; VI. Propor alternativas de soluo dos problemas de natureza administrativa e/ou pedaggica, tanto daqueles detectados pelo prprio rgo, como dos que forem a ele encaminhados por escrito pelos diferentes participantes da comunidade escolar; VII. Apreciar e emitir parecer sobre desligamento de um ou mais membros do Conselho Escolar quando do no-cumprimento das normas estabelecidas no Regimento Escolar, neste Estatuto, e/ou procedimento incompatvel com a dignidade da funo, encaminhado-o para a Secretaria Municipal de Educao; VIII. Fazer cumprir as normas disciplinares relativas a direitos e deveres de todos os elementos da comunidade escolar, dentro dos Parmetros do Regimento Escolar e da legislao em vigor; IX. Articular aes com segmentos da sociedade que possam contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem; X. Elaborar e/ou reformular o Estatuto do Conselho Escolar sempre que se fizer necessrio; XI. Promover, sempre que possvel, crculos de estudos envolvendo os Conselheiros a partir de necessidades detectadas, visando a proporcionar um melhor desenvolvimento do seu trabalho; XII. Tomar cincia, visando acompanhamento, de medidas adotadas pelo Diretor nos casos de doenas contagiosas, irregularidades graves e solues emergenciais ocorridas na escola. XIII. Discutir, analisar, rejeitar ou aprovar a criao de instituies auxiliares e seus estatutos quando no for da competncia de rgos especficos; XIV. Definir as diretrizes para a atuao das instituies auxiliares; XV. Acompanhar a atuao das instituies auxiliares visando ao desenvolvimento de um trabalho integrado e coerente com o projeto poltico-pedaggico da escola, propondo, se necessrio, alteraes nos seus Estatutos, ouvindo o segmento a que diz respeito; XVI. Discutir sobre a proposta curricular da escola, visando ao aperfeioamento e enriquecimento desta, respeitadas as diretrizes emanadas da Secretaria Municipal de Educao; XVII. Definir providncias cabveis, nos casos que lhe forem encaminhados, relativas sanes aplicveis a alunos, pais, funcionrios, professores e diretor, de acordo com o previsto no Regimento Escolar, respeitada a legislao vigente;

XVIII. Propor Secretaria Municipal de Educao a instaurao de sindicncia para apurar irregularidades quando 2/3 (dois teros) dos seus membros acharem necessrio, a partir de evidncias comprovadas; XIX. Receber e analisar recursos de qualquer natureza, interposto por quaisquer membros dos segmentos, atravs de seu representante no Conselho, quando esgotadas as possibilidades de soluo a nvel de administrao escolar; XX. Recorrer a instncias superiores sobre decises a que no se julgar apto portratar-se de matria que extrapola o mbito escolar; XXI. Assessorar, apoiar e colaborar com o Diretor em matria de sua competncia e em todas as suas atribuies, com destaque especial para:

a) O cumprimento das disposies legais; b) A preservao do prdio e dos equipamentos escolares; c)A divulgao do edital de matrculas; d) A aplicao de penalidades previstas no Regimento Escolar quando encaminhada pelo Diretor; e) Adoo e comunicao ao(s) rgo(s) competente(s) das medidas de emergncia em caso de irregularidades graves na escola.

1- Para fins deste Estatuto considerar-se-o irregularidades graves:

a)Aquelas que representam risco de vida e/ou integridade fsica das pessoas; b) Aquelas que caracterizem risco ao patrimnio escolar; c)Desvio de material de qualquer espcie e/ou recursos financeiros; d) Aquelas que, comprovadamente, se configurem como trabalho inadequado, acarretando prejuzo pedaggico.

2 - A proposio da instaurao de sindicncia ser feita mediante instrumento prprio assinado por todos os proponentes, acompanhadas das provas.

SEO I

DAS ATRIBUIES DOS CONSELHEIROS Art. 61 A ao de todos os membros ser sempre visando ao coletivo e qualidade de ensino, evitando-se o trato de interesse individuais.

Art. 62 A atuao dos Conselheiros ser restrita s reunies do Conselho, ficando vedada ainterferncia no trabalho de qualquer profissional ou aluno.

Pargrafo nico Os conselheiros podero, individual ou coletivamente, agir junto a rgos externos quando tal tarefa lhes for delegada em reunio do Conselho.

Art. 63 So atribuies do Presidente do Conselho:

I. Convocar, atravs de edital e envio de comunicado, todos os Conselheiros com 72 (setenta e duas) horas de antecedncia, para reunio ordinria, em horrio compatvel com o da maioria dos Conselheiros e com pauta claramente definida na convocatria; II. Convocar, sempre que justificadas, reunies extraordinriascom 24 (vinte e quatro) horas de antecedncia e pauta claramente definida; III. Presidir as reunies do Conselho Escolar; IV. Diligenciar pela efetiva realizao das decises do Conselho Escolar; V.Estimular a participao de todos os Conselheiros em todas as reunies do Conselho Escolar; VI. Diligenciar para o efetivo registro das reunies do Conselho, indicando secretrio ad hoc; VII. Providenciar as comunicaes e divulgaes definidas pelo Conselho Escolar, incluindo relao dos presentes; VIII. Aplicar as penalidades previstas neste Estatuto; IX. Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto.

Art. 64 So atribuies dos Conselheiros:

I. Organizar seus segmentos, agindo como porta-voz de interesses e posies de seus pares; II. Promover reunies com seus segmentos a fim de discutir questes referentes organizao e funcionamento da escola visando ao encaminhamento de sugestes e proposies ao Conselho; III. Representar seus segmentos, visando sempre funo social da Escola; IV. Participar das reunies ordinrias e extraordinrias sempre que convocados. V.Divulgar as definies do Conselho a seus pares; VI. Colaborar e auxiliar o Diretor na execuo das medidas definidas no Conselho Escolar, desenvolvendo aes no mbito de sua competncia; VII. Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto.

CAPTULO IV DOS DIREITOS, DEVERES, PROIBIES E PENALIDADES

SEO I DOS DIREITOS Art. 65 Os conselheiros alm dos direitos assegurados por toda a legislao aplicvel, tero os seguintes direitos:

I. Participar das reunies do Conselho, opinando, argumentando e representando seus segmentos; II. Articular-se com os demais Conselheiros, solicitando convocao de reunio extraordinria do Conselho em conformidade com o artigo 44, inciso II, deste Estatuto;

III. Receber no ato de posse, informaes sobre as disposies contidas neste Estatuto; IV. Ser informado, em tempo hbil, de todas as reunies do Conselho Escolar; V.Solicitar, em reunio do Conselho, esclarecimentos de qualquer natureza acerca das atividades da escola; VI. Consultar, quando se fizer necessrio, atas e livros do Conselho Escolar; VII. Votar durante as reunies do Conselho Escolar; VIII. Solicitar ao Diretor da Escola o uso do espao fsico escolar, a fim de reunir-se com seu segmento de forma autnoma para deliberar assuntos do projeto polticopedaggico sem prejuzo das atividades pedaggicas responsabilizando-se por sua limpeza e conservao.

SEO II DOS DEVERES Art. 66 Aos Conselheiros, alm de outras atribuies legais, compete:

I. Representar as idias e reivindicaes de seus segmentos; II. Manter discrio sobre assuntos tratados que no devam ser divulgados; III. Organizar seu segmento promovendo eleies de representantes nos prazos previstos no artigo29 e seus pargrafos deste Estatuto; IV. Conhecer e respeitar este Estatuto assim como as deliberaes do Conselho Escolar; V.Participar das reunies do Conselho Escolar e estimular a participao dos demais Conselheiros nas mesmas; VI. Justificar, oralmente ou por escrito, suas ausncias nas reunies do Conselho; VII. Orientar seus pares quanto a procedimentos corretos para encaminhamento de problemas referentes Escola.

SEO III DAS PROIBIES Art. 67 Aos Conselheiros vedado:

I. Tomar decises individuais que venham interferir no processo pedaggicoadministrativo; II. Expor pessoa ou grupo a situaes vexatrias; III. Transferir a outra pessoa o desempenho do encargo que lhe foi confiado; IV. Interferir no trabalho de qualquer profissional no mbito escolar; V.Divulgar assuntos que no se destinem a domnio pblico, tratados nas reunies do Conselho Escolar.

SEO IV DAS PENALIDADES Art. 68 O elemento do Conselho Escolar que deixar de cumprir as disposies deste Estatuto ficar sujeito s seguintes penalidades:

a)Advertncia verbal, em particular, aplicada pelo presidente do Conselho; b) Advertncia verbal, em reunio do Conselho com registro em ata e cincia do advertido; c)Repreenso, por escrito, aplicada pelo Presidente e cincia do advertido; d) Afastamento do Conselheiro, por meio de registro em ata, em reunio do Conselho.

Art.69 Nenhuma penalidade poder ser aplicada sem prvia defesa por parte do Conselheiro.

CAPTULO V DOS DIREITOS DOS SEGMENTOS Art. 70 Os membros dos segmentos, alm dos direitos assegurados por toda a legislao aplicvel, tero os seguintes direitos:

I. Ter conhecimentos do Estatuto do Conselho Escolar; II. Destituir o representante de seu segmento quando este no cumprir as atribuies dos Conselheiros.

CAPTULO VI DAS DISPOSIES ESTATUTRIAS E CONDIES PARAALTERAO E DISSOLUO Art. 71 Compete privativamente Assemblia Geral:

I dissoluo do conselho escolar, quando houver extino da Unidade de Ensino, criao de outra legislao ou por opo da Secretaria Municipal de Educao. II destituir os administradores; III alterar o estatuto;

Pargrafo nico: Para as deliberaes a que se referem os incisos I, II e III exigido o voto concorde de dois teros dos presentes assemblia especialmente convocada para esse fim, no podendo ela deliberar, em primeira convocao, sem a maioria absolutados associados, ou com menos de um tero nas convocaes seguintes.

CAPTULO VII DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS Art. 72 - O presente Estatuto ser alterado quando necessrio, pelo Conselho Escolar, devendo as alteraes propostas serem submetidas apreciao do rgo competente e entraro em vigor aps sua aprovao.

Art. 73 Os caso omissos neste Estatuto sero resolvidos pelo prprio Conselho, ou se for o caso, tero sua soluo orientada pela Secretaria Municipal de Educao.

Art. 74 - O presente Estatuto entrar em vigor aps a sua aprovao pela Secretaria de Educao.

Araruama/RJ, ..../..../.......

___________________________________ PRESIDENTE DO CONSELHO ESCOLAR

QUALIFICAO DA DIRETORIA

Diretoria Executiva:

Presidente: (diretor) Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo: Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Vice presidente: Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo: Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Secretrio: Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo: Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Tesoureiro: Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo: Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

CONSELHO FISCAL

Membros Titulares:

Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo:

Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Nome: Nacionalidade:

Estado Civil: Profisso:

Naturalidade: Endereo:

CPF: C.I.:

Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo:

Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Membros Suplentes:

Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo:

Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo:

Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo:

Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

CONSELHEIROS

Representante da equipe pedaggica: Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo: Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Suplente: Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo: Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Representantedos professores: Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo: Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Suplente: Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo: Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Representante dos funcionrios administrativos Nome: Nacionalidade: Estado Civil: Profisso:

Naturalidade: Endereo:

CPF: C.I.:

Suplente: Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo: Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Representante dos funcionrios de servios gerais: Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo: Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Suplente: Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo: Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Representante dos alunos: (acima de 13 anos) Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Estado Civil: Profisso: CPF:

Endereo:

C.I.:

Suplente: Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo: Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Representante de pais e/ou responsveis de alunos: Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo: Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Suplente: Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo: Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Representante dos movimentos sociais organizados da comunidade:

Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo:

Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

Suplente: Nome: Nacionalidade: Naturalidade: Endereo: Estado Civil: Profisso: CPF: C.I.:

ATA EXTRAORDINRIA DO CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL________________________________________. Aos ______ dias do ms de _______ do ano de dois mil e doze, ( ____/___/_____) iniciadas s ___________ horas na Escola Municipal __________________________________________, situada _______________________ Bairro ________________, nesta cidade de Araruama/RJ, foi realizada a reunio para eleio do Conselho Escolar da Escola Municipal __________________________________________. Os trabalhos tiveram incio com explanao feita pela direo da Escola Municipal,___________________________________,Sr /Sr. __________________________________, a respeito do que o Conselho e suas atribuies. A(o) Diretor(a) designou a Sr _________________________________, para secretariar a reunio. A seguir foi realizada a reunio, em primeira convocao, para eleio dos membros da Diretoria Executiva, Do Conselho Fiscal, dos Conselheiros e respectivos suplentes do Conselho Escolar, para o binio 201___/201___, tendo sido designado por voto direto e secreto, os seguintes membros e seus respectivos suplentes que tomam posse neste ato: Diretor/Presidente: ________________________________________________ brasileiro(a), natural de _____________________, __________estado civil_____ identidade n ______________ , expedida em __/__/___, CPF ________, ___(profisso)___________, residente _________________, Bairro __________________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro. Vice Presidente: _________________________________ brasileiro(a), natural de __________________(___), __________estado civil_____ identidade n _______________ expedida em ____/____/_______, CPF ______________, ________(profisso)_____, residente _________________, Bairro ____________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro. Vice Presidente: ___________________________________________ ,brasileiro(a), natural de __________________(___), __________estado civil_____ identidade n

__________________ , expedida em __/__/___, CPF _______________, ___(profisso)_____, residente _________________________, Bairro ____________________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro. Tesoureiro: _______________________________________ brasileiro(a), natural de _________________(___), __________estado civil_____ identidade n __________________ , expedida em __/__/___, CPF _________________, ___(profisso)___________, residente _________________, Bairro __________________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro. Secretria: ___________________________________________ brasileiro(a), natural de _________________(__), __________estado civil_____, identidade n __________________ , expedida em __/__/___, CPF ____________________, ___(profisso)___________, residente _________________, Bairro __________________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro.Representantes da equipe pedaggica: __________________________________________ brasileiro(a), natural de __________________(___), __________estado civil_____ identidade n _________________ expedida em ____/__/_____, CPF _____________________, ___(profisso)_____, residente _______________________, Bairro __________________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro. eSuplente: _________________________, brasileiro(a), natural de _____________________, __________estado civil_____ identidade n _______ data da expedio__/__/___, CPF ________, ___(profisso)_____, residente _________________, Bairro__________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro. Representantes dos professores:________________________________________________ brasileiro(a), natural de __________________(___), __________estado civil_____ identidade n ______________ ,expedida em ____/__/____, CPF ________, ___(profisso)_____, residente _________________, Bairro __________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro. esuplente______________________________ brasileiro(a), natural de __________________(___), ____estado civil_____ identidade n _________________, expedida em __/__/___, CPF _________________, ___(profisso)_____, residente _________________, Bairro __________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro. Representantes dos funcionrios administrativos:_______________________________ brasileiro(a), natural de _____________________(___), __________estado civil_____ identidade n _______, expedida em __/__/___, CPF ________, ___(profisso)_____, residente _________________, Bairro__________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro. esuplente:______________________ brasileiro(a), natural de ___________________(__), __________estado civil_____ identidade n ____________________ ,expedida em ___/__/___, CPF _________________, ___(profisso)_____, residente ,_________________, Bairro,__________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro., Representantes dos funcionrios deservios gerais:________________________________________ brasileiro(a), natural de __________________(___), __________estado civil_____ identidade n _________________ data da expedio__/__/___, CPF ______________, ___(profisso)_____, residente _________________, Bairro __________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro. esuplente: _____________________________________________ brasileiro(a), natural de __________________(___), __________estado civil_____ identidade n

______________ expedida em ___/__/_____, CPF __________________, ___(profisso)_____, residente _______________________, Bairro ______________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro. Representantes dos alunos:________________________________________________ brasileiro(a), natural de __________________(___), __________estado civil_____ ,identidade n _______________ expedida em ____/__/______, CPF ___________________, ___(profisso)_____, residente _________________, Bairro ______________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro e suplente:____________________________ , brasileiro(a), natural de __________________(__), ______estado civil_____ identidade n ________________ expedida em _____/__/_______, CPF ___________________, ___(profisso)_____, residente _______________________, Bairro _______________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro. Representantes dos pais e/ou responsveisdos alunos: ___________________________________________ brasileiro(a), natural de ___________________(__), _________estado civil_____ , identidade n ________________ , expedida em ____/__/______, CPF _______________, ___(profisso)_____, residente ______________________, Bairro ________________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro. Representante dos movimentos sociais organizados da comunidade:____________________________________ brasileiro(a), natural de ___________________(__), __________estado civil_____ identidade n _______ data da expedio__/__/___, CPF ________, ___(profisso)_____, residente _________________, Bairro__________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro. suplente____________________________, brasileiro(a), natural de __________________(___), __________estado civil_____ identidade n _______ data da expedio__/__/___, CPF ________, ___(profisso)_____, residente _________________, Bairro__________, Araruama, Estado do Rio de Janeiro.

Compareceram _____votantes, dos quais _____eram pais e ______funcionrios. Os eleitos foram empossados neste ato. A Presidente observou que tomaria as providncias necessrias para o registro desta ata na qual consta a eleio dos membros do Conselho Escolar da Escola Municipal ______________________________________ no Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas (CRCPJ) para os devidos fins de direito. Nada Mais havendo a ser tratado,a Presidente deu por encerrado a reunio s _______ horas e mandou que lavrasse a ata que lida e achada conforme, segue devidamente datada e assinada. Araruama, ____ de ________ de 201___. Eu _____________________________________, secretria da reunio, subscrevo e assino, juntamente com a presidente.

Vous aimerez peut-être aussi