Vous êtes sur la page 1sur 5

Balano Patrimonial Composio do Balano Ativo Passivo Patrimnio Lquido Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE) Regimes de Competncia e de Caixa

Receitas e Despesas Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos Notas Explicativas Parecer dos Auditores Independentes Clculo do Ebitda

Balano Patrimonial O balano de uma empresa considerado por muitos autores uma "fotografia" daquela empresa, demonstrando suas posies patrimonial e financeira em um certo momento. O balano pode retratar a situao da companhia a cada ano fiscal ou trimestre (a publicao das informaes financeiras trimestrais no obrigatria, mas a lei exige que sejam entregues aos rgos responsveis em at 45 dias antes do fim do exerccio). O balano precisamente til para fornecer informaes contbeis que ajudam a compreender o que ocorreu com a empresa em um determinado perodo. Ao se estudar a Lei das Sociedades Annimas (conhecida como "Lei das S/A"), nota-se que ela exige que as companhias divulguem diversos relatrios que permitem aos investidores comparar as informaes de uma companhia com seus concorrentes. Esses relatrios, que sero abordados mais adiante, so:
Balano patrimonial Demonstraes do Resultado do Exerccio Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos Notas Explicativas

A Lei das Sociedades Annimas exige ainda que as Assemblias Gerais Ordinrias sejam realizadas at o trmino do ms de abril. Considerando que h um limite de at 30 dias antes da realizao das Assemblias Gerais Ordinrias para que os balanos sejam entregues Bolsa e CVM, o prazo limite para que eles fiquem prontos o final de maro. Ressalte-se que necessrio public-los no mnimo cinco dias antes das Assemblias Gerais Ordinrias.

Composio do Balano O balano composto por trs partes, que so o ativo, o passivo e o patrimnio lquido, que so analisadas a seguir. Note-se que a seguinte igualdade sempre pode ser verificada: Ativo = Passivo + Patrimnio Lquido. Isso verdade porque o passivo e o patrimnio lquido se referem origem de recursos, enquanto que o ativo indica aplicao de recursos. Logo, a igualdade se verifica, pois s se pode aplicar aquilo que tem origem.

Ativo Ativos so todos os bens e direitos da empresa, incluindo seus recursos e aplicaes que representam benefcios presentes ou futuros. Por "bens" so entendidos os terrenos, mquinas, dinheiro, veculos etc, e por "direitos", entendem-se as contas a receber, duplicatas a receber, aes, ttulos de crdito etc. Em resumo, para ser Ativo o item deve preencher os requisitos abaixo ao mesmo tempo: constituir bem ou direito da empresa; ser de propriedade, de posse ou de controle de longo prazo da empresa; ser monetariamente mensurvel; ocasionar benefcios presentes ou futuros

O Ativo se divide em trs grandes grupos: ativo circulante, ativo realizvel a longo prazo e ativo permanente. As contas, em cada grupo, so expostas em ordem decrescente de liquidez. Ativo Circulante: Neste grupo entram o dinheiro (item mais lquido de todos) e os itens que so transformados em dinheiro, consumidos ou vendidos no curto prazo, como estoques, aplicaes, duplicatas a receber, investimentos temporrios entre outros. Ativo Realizvel a Longo Prazo: Os ativos deste grupo transformam-se em dinheiro com menor velocidade que o Circulante. Alguns exemplos de ativo realizvel a longo prazo so emprstimos concedidos a acionistas, diretores, coligadas etc. Os indicadores so parecidos com os do circulante, entretanto a realizao se dar apenas num prazo superior ao do exerccio social, ou seja, dali a mais de um ano. Ativo Permanente: No Permanente se encontram certos investimentos e itens utilizados por muito tempo pela empresa e de lenta reposio. Por exemplo, fazem parte do ativo permanente os prdios, mveis, veculos, mquinas, equipamentos e similares da empresa. O Permanente se divide em trs grupos: 1) Investimentos:so participaes em outras sociedades, que no se destinam venda. Neste subgrupo entram ainda os investimentos em aplicaes permanentes sem vnculo com a atividade-fim da empresa, como obras de arte, terrenos etc. 2) Imobilizado:aqui se encontram aplicaes relacionadas atividade operacional da companhia, como marcas e patentes, veculos, equipamentos, imvel (onde a empresa est localizada) etc. 3) Diferido:neste subgrupo se incluem despesas e aplicaes de recursos realizadas em um exerccio que afetaro (um ou mais) exerccios futuros. Como exemplo de ativo diferido pode-se citar gastos properacionais para constituio da sociedade, despesas com pesquisa e desenvolvimento de produtos e servios, entre outras.

Passivo No Passivo esto expostas as dvidas e obrigaes da empresa, tambm conhecida pelo termo

Passivo Circulante: Neste grupo se encontram as obrigaes da empresa que so pagas dentro de um ano, como por exemplo contas a pagar, salrios, impostos, dvidas com fornecedores de matria prima, financiamentos com prazo de at um ano etc. Exigvel a Longo Prazo: Aqui so expostas as dvidas da companhia com vencimento superior a um ano, tais como ttulos a pagar, financiamentos de longo prazo, fornecedores etc.

Patrimnio Lquido O Patrimnio Lquido representa os investimentos dos acionistas da empresa, mais o lucro acumulado no decorrer do tempo retido na empresa (no distribudo). O Patrimnio Lquido dividido nas seguintes contas: - Capital Social: So os recursos que os acionistas investiram na empresa ou lucros no distribudos a eles. - Reservas de Capital: Aportes de capital por parte dos acionistas, alm de reavaliao do valor de ativos (com aumento de valor) e lucros no distribudos. - Reservas de Reavaliao: Significa as contrapartidas da valorizao do ativo permanente devido a novas avaliaes. - Reservas de Lucro: Surgem quando se retm lucros para objetivos ou atividades especficas, como por exemplo expanso da companhia ou determinados investimentos. - Lucros ou Prejuzos Acumulados: Como apenas uma parte do lucro da empresa distribuda sob a forma de dividendos aos acionistas, a maior parte desse lucro , em geral, retida na prpria empresa para reinvestimento no negcio. Esta conta indica o acmulo de lucros (ou prejuzos) de exerccios precedentes.

Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE) Trata-se de uma sntese, esquematizada, das receitas e despesas da companhia num certo perodo de um ano. Assim, chega-se ao resultado obtido naquele exerccio, isto , lucro ou prejuzo, o qual em seguida transferido para as contas do patrimnio. Para apurar o resultado do exerccio, a estrutura a seguinte: RECEITA BRUTA (de vendas / servios) (-) Dedues, descontos concedidos, devolues (-) Impostos sobre vendas RECEITA LQUIDA (-)Custo dos produtos vendidos LUCRO BRUTO (-) DESPESAS OPERACIONAIS: De vendas, Administrativas Financeiras Outras Despesas Operacionais (+) Outras Receitas Operacionais LUCRO OPERACIONAL (-) Despesas No Operacionais (+) Receitas No Operacionais () Resultado da Correo Monetria LUCRO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA (LAIR) (-) Proviso Para Imposto de Renda LUCRO LQUIDO ANTES DE CONTRIBUIES E PARTICIPAES

LUCRO LQUIDO DO EXERCCIO LUCRO POR AO Algumas observaes a respeito da estrutura demonstrada para a DRE: - No campo "Contribuies" podem entrar as contribuies a instituies ou fundos de assistncia ou previdncia dos funcionrios e tambm doaes. - "Participaes" no lucro podem se referir participao da Administrao, das partes beneficirias (fundadores, reestruturadores etc), de empregados da empresa e de debntures. - O Lucro por Ao deve ser indicado, de acordo com a legislao brasileira, no final da DRE. Para calcullo basta dividir o Lucro Lquido pelo nmero de aes em que se divide o capital da companhia.

Regimes de Competncia e de Caixa A contabilidade utiliza o chamado Regime de Competncia, e no o de Caixa, o que significa que todos os valores (receitas e despesas) so lanados na Demonstrao dos Resultados, sejam eles efetivamente recebidos ou no naquele exerccio. Se o regime utilizado fosse o de Caixa, apenas as receitas e despesas realmente recebidas naquele perodo seriam consideradas na apurao do resultado. As entidades que visam ao lucro devem utilizar o regime de competncia e as sem fins lucrativos podem usar o regime de Caixa.

Receitas e Despesas interessante que se tenha uma definio formal de receitas e despesas, pois, apesar de intuitivamente serem de fcil compreenso, so termos muito utilizados na contabilidade e na anlise de empresas. Receitas significam entradas no ativo da empresa, na forma de bens ou direitos que provocam um aumento da situao lquida. Despesas so gastos da companhia para, direta ou indiretamente, gerar receitas no futuro. As despesas podem diminuir o ativo e/ou aumentar o passivo exigvel. Entretanto, elas sempre provocam redues na situao lquida. Equivalncia Patrimonial Equivalncia Patrimonial diz respeito parte proporcional que cabe a uma empresa sobre a variao do Patrimnio Lquido de outras empresas nas quais tenha participao acionria relevante.

Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido A Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido (DMPL) uma demonstrao que fornece a movimentao de todas as (ou diversas) contas do Patrimnio Lquido (PL) ocorrida durante o exerccio. Dessa forma, toda alterao do PL, seja uma reduo ou um aumento, so comprovados por meio dessa demonstrao, bem como a formao e o uso dado s reservas.

Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos A Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos (DOAR) destina-se a comprovar, num determinado perodo, as modificaes que originaram as variaes no capital circulante lquido da empresa, alm de apresentar informaes sobre financiamentos e emprstimos (ou seja, origens de recursos) e investimentos (ou seja, aplicaes de recursos) da firma durante o exerccio, no qual tais recursos afetam o seu capital circulante lquido.

Notas Explicativas Quando publicadas, as notas explicativas situam-se aps as demonstraes financeiras, e podem dar informaes teis complementao destas. As notas explicativas devem indicar: - Os critrios de avaliao dos elementos patrimoniais. - Os investimentos em outras sociedades, caso estes sejam relevantes. - O aumento do valor de elementos do ativo a partir de reavaliaes. - nus reais sobre elementos do ativo e garantias dadas a terceiro, alm de responsabilidades eventuais ou contingentes (como causas trabalhistas, contingncias fsicas etc). - Taxas de juros, datas de vencimento e garantias das obrigaes de longo prazo. - Nmero, espcies e classes das aes do capital social da empresa. - Opes de compra de aes outorgadas e exercidas no exerccio. - Ajustes de exerccios passados - Eventuais acontecimentos subseqentes data de encerramento do exerccio que possam ter algum efeito de relevncia a respeito da situao financeira e dos resultados futuros da empresa.

Parecer dos Auditores Independentes As empresas abertas tm, obrigatoriamente, suas demonstraes financeiras auditadas por auditores independentes, registrados na CVM, os quais emitem sua opinio por meio de um parecer indicando se as demonstraes indicam de forma adequada a situao patrimonial e financeira da companhia naquela data.

Clculo do Ebitda Ebitda uma sigla em ingls que significa Earnings Before Interest, Tax, Depreciation and Amortization, ou seja, Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciao e Amortizao (em portugus, a sigla seria LAJIDA). O Ebitda uma conta que mede a gerao bruta de caixa da companhia. As empresas brasileiras passaram a empregar o Ebitda em grande parte por causa do processo de globalizao, em que empresas brasileiras passaram a lanar seus papis no mercado norte-americano e a divulgar informaes em consonncia com os princpios contbeis utilizados naquele pas. O clculo do Ebitda o seguinte: Receita lquida (-) Custo dos Produtos Vendidos (-) Despesas com vendas, despesas gerais e despesas administrativas Ebit (+) Depreciao (+) Amortizao Ebitda

Vous aimerez peut-être aussi