Vous êtes sur la page 1sur 2

INTRODUO AO PENSAMENTO FILOSFICO

Professor: Franklin Leopoldo e Silva Monitora: Thamires Araujo Sala: Azul

Aula 1 O Nascimento da Filosofia: A Experincia da Realidade Como Interrogao e Inquietao 15/4/2013


A interrogao uma atitude inerente natureza humana: sempre houve uma busca por respostas a questes como a origem do mundo e o funcionamento dos fenmenos da natureza. As respostas foram, em um primeiro momento, dadas pelo que os antroplogos chamam de fabulao. Quando a inteligncia incomodada, h a fabulao, ou seja, a criao de explicaes, atravs da imaginao e da inteligncia, para determinados fatos. So criados, assim, os mitos, que evoluem at atingir a complexidade interna de religies. Esta fabulao continua presente no ser humano mesmo depois da racionalizao do pensamento e torna-se um elemento cultural: a fabulao um elemento intrnseco ao ser humano. Com o tempo, determinado modelo de explicao comea a tornar-se insuficiente e procura-se avanar sentido a outro: o pensamento filosfico justamente a mudana de atitude em relao forma de interrogao, a passagem da interrogao mtico-religiosa ao pensamento racional. Esta passagem caracterizada como uma crise do pensamento, pois revela a conscincia da possibilidade de dar diferentes explicaes para um mesmo fenmeno. medida que o homem foi se tornando mais independente da natureza e de formas de transcendncia, tambm seu pensamento foi avanando no mesmo sentido, ganhando autonomia. Assim, em vez de pensar em funo da natureza que age sobre ele, que o supera, o Homem comea a pensar em funo de si mesmo. Ainda que seja o abandono de um modo de pensamento no-racional, o pensamento filosfico s se d a partir da reflexo sobre a sapincia, que se trata de uma sabedoria arcaica. A notcia que temos desta sapincia nos dada atravs da poesia, principalmente atravs de Homero: no se trata de um relato objetivo, mas que, ainda assim, busca explicar o mundo. O heri de Homero aquele que, por possuir certo discernimento (sabedoria), agrada os deuses e alcana grandes feitos. Esta a primeira indicao de que h no homem uma liberdade, uma espcie de livre-arbtrio: depende dele a melhoria, o mantimento ou a perda de sua sabedoria. o heri quem escolhe: os deuses apenas observam e, conforme o caso, castigam. At hoje a palavra sabedoria carrega um pouco desta significao, pois s sbia uma pessoa que parece entender a si mesma e o mundo: no se trata de cincia, ao contrrio, uma espcie de intuio. Outro elemento importante presente nesta origem o thaumatos, que pode significar magia ou o espanto diante de algo sem explicao. A Filosofia nasce justamente da tentativa de ultrapassar este espanto em relao ao mundo. Tem, assim, um parentesco com os antigos mgicos, pois os filsofos tambm lidam com enigmas e mistrios. A Filosofia , no entanto, a busca da verdade passando pelo humano e no mais pelo divino: o filsofo distingue-se, assim, do sacerdote, por no possuir propriamente um dom, mas certo domnio

da sua alma, do seu esprito e a capacidade de aplicar este conhecimento atravs do exame do mundo e de ideias. H trs aspectos fundamentais do pensamento crtico: o exame e a crtica das evidncias naturais - daquilo que jamais colocado em dvida - da cultura; a crtica das tradies e suas imposies - durante muito tempo, o passado tendeu a sacralizar as coisas e o filsofo mantm uma posio crtica diante desta tradio; e a crtica a outras filosofias, a outras maneiras de se chegar a explicaes para as mesmas perguntas. Na busca por novas respostas para estas interrogaes, h duas perspectivas que podem ser tomadas: a realista, segundo a qual a realidade tem a primazia do conhecimento e que era a dominante at Descartes; e a idealista, segundo a qual so as ideias o ponto de partida para o conhecimento. Nesta perspectiva mais moderna, tudo o que externo colocado em dvida, em um movimento que vai do mundo externo em direo ao eu. Ainda que mais moderna, esta perspectiva j era emblemtica no pensamento de Scrates, segundo o qual a frase presente no orculo de Delfos, conhece-te a ti mesmo, representaria a tarefa fundamental do filsofo. Ele no foi o primeiro filsofo, mas uma espcie de paradigma da Filosofia, pois abandona todo o estudo da natureza, em voga at ento, e passa a estudar a alma. Sem refutar a existncia do mundo exterior, comea-se a achar que no se deve ser apenas passivo diante dos fatos: h, inclusive, uma reflexo acerca do prprio pensamento e o ato de conhecer tambm se torna objeto, tornando as condies do pensamento to importantes quanto ele prprio.

Observao: Este relatrio foi preparado pela monitora do curso, uma estudante universitria, com base em suas anotaes da aula. apenas uma verso do contedo apresentado, destinada a apoiar o aluno em seus estudos. No substitui a presena no curso, nem outras pesquisas sobre o tema, podendo conter eventuais incorrees caso identifique alguma, por favor, aponte-a.

Vous aimerez peut-être aussi