Vous êtes sur la page 1sur 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BACHARELADO EM CINCIAS E HUMANIDADES DISCIPLINA DE CONHECIMENTO E TICA

MONOGRAFIA

ASPECTOS DA TICA EM MAQUIAVEL

JULIO CEZAR RODRIGUES ELOI RA 21040110

SO BERNARDO, SP, 07 DE ABRIL DE 2011.

ii UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BACHARELADO EM CINCIAS E HUMANIDADES DISCIPLINA DE CONHECIMENTO E TICA

ASPECTOS DA TICA EM MAQUIAVEL

JULIO CEZAR RODRIGUES ELOI

Projeto de Monografia a ser apresentado Disciplina de Conhecimento e tica do Bacharelado em Cincias e Humanidades da Universidade Federal do ABC, desenvolvido sob a orientao do Prof. Daniel Pansarelli.

SO BERNARDO, SP, 07 DE ABRIL DE 2011.

iii UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BACHARELADO EM CINCIAS E HUMANIDADES DISCIPLINA DE CONHECIMENTO E TICA

ASPECTOS DA TICA EM MAQUIAVEL

APROVADO EM: ___/___/2011.

NOTA: __________

EXAMINADOR

_____________________ Prof Dr Daniel Pansarelli

SO BERNARDO, SP, 07 DE ABRIL DE 2011.

iv UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BACHARELADO EM CINCIAS E HUMANIDADES DISCIPLINA DE CONHECIMENTO E TICA

DEDICATRIA

Dedico esta monografia aos meus pais Jos Luiz e Ana Maria, pela confiana em mim depositada. A minha esposa Eliane pelo apoio imprescindvel na minha persistncia em lutar pelos meus objetivos.

v UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BACHARELADO EM CINCIAS E HUMANIDADES DISCIPLINA DE CONHECIMENTO E TICA

AGRADECIMENTOS

Ao Deus Criador dos Cus e da Terra, sem Ele nada podemos fazer. Ao Prof Dr Daniel Pansarelli, pela contribuio terica em ministrar to importante contedo, indispensvel na atualidade, em que no h diferena entre o pblico e o privado, ocasio em que as instituies nunca estiveram em to grave descrdito. Ao Major Alexandre de Oliveira Bleasby, Capito Fabiano Badia Veide, e 1 Sargento Edmilson Aparecido Giacometti, por diversas vezes flexibilizarem os horrios das tarefas deste militar, possibilitando conciliar a vida acadmica e militar.

vi UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BACHARELADO EM CINCIAS E HUMANIDADES DISCIPLINA DE CONHECIMENTO E TICA

Os homens ho-de aprender que a poltica no a moral e que se ocupa apenas do que oportuno.

Henry Thoreau

vii UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BACHARELADO EM CINCIAS E HUMANIDADES DISCIPLINA DE CONHECIMENTO E TICA

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a obra Discursos sobre a primeira dcada de Tito Lvio, de Maquiavel, sob o ponto de vista da tica, tendo como pano de fundo a poltica que envolvia as cidades-Estado italianas no contexto renascentista. Sero abordadas as diversas aes recomendadas conforme a razo do autor florentino, suas estratgias de conquista e manuteno de um Estado, o relacionamento entre a plebe e a elite, traando, conforme o caso, paralelos com os valores e costumes adotados na poltica atual.

Palavras Chave: tica. Moral. Razo. Poltica. Estado.

viii UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BACHARELADO EM CINCIAS E HUMANIDADES DISCIPLINA DE CONHECIMENTO E TICA

ABSTRACT

This working aims to analyze the book "Discourses on the First Decade of Titus Livius ", by Machiavelli, under the point of view of ethics, with the backdrop of the politics that surrounded the Italian city-states in Renaissance context. We will address the various recommended actions as the reason for the Florentine author, their strategies for achievement and maintenance of a state, the relationship between the plebs and the elite, tracing, as the case, parallels with the values and customs adopted in the current politics.

Key-words: Ethics. Moral. Reason. Politics. State.

ix UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BACHARELADO EM CINCIAS E HUMANIDADES DISCIPLINA DE CONHECIMENTO E TICA

SUMRIO

Introduo Desenvolvimento

10 11

Captulo 1: sobre a causa da grandeza e da liberdade da repblica romana______________11 Captulo 2: acerca da segurana na defesa da liberdade_____________________________12 Captulo 3: extino da inimizade entre o povo e o Senado__________________________12 Captulo 4: direito de acusao pblica__________________________________________13 Captulo 5: o problema das calnias____________________________________________14 Captulo 6: fundao ou reforma de uma repblica_________________________________15 Captulo 7: elogio aos fundadores de uma repblica________________________________16 Captulo 8: a religio dos romanos_____________________________________________17 Captulo 9: a importncia de se conservar a religio________________________________17 Captulo 10: servindo-se da religio____________________________________________18 Captulo 11: punio aos que desprezam a religio_________________________________19 Captulo 12: dificuldade para manter a liberdade__________________________________19 Captulo 13: a liberdade de um povo corrompido__________________________________20 Captulo 14: o governo livre numa cidade corrompida______________________________21 Concluso Referncias Bibliogrficas 22 23

10 INTRODUO

A monografia que aqui se inicia propriamente dita, uma escolha deste aluno, com base nas aulas da disciplina Conhecimento e tica, ministradas pelo Prof Daniel Pansarelli, no 1 quadrimestre de 2011, no Bacharelado em Cincias e Humanidades da UFABC. Como o assunto recorrente, tendo em vista possibilitar diversas comparaes com fenmenos ocorridos na poltica hodierna, alm de tambm do fato do autor j haver sido abordado, mesmo que brevemente na disciplina Estado e Relaes de Poder, do Prof Giorgio Romano, resolvi abord-lo. Considerado por muitos como o Pai da Cincia Poltica, Nicolau Maquiavel (Florena, 03 de maio de 1469 Florena, 21 de junho de 1527), reconhecido por fundar o pensamento poltico moderno, por assim dizer, maduro, confrontando com o iderio reinante na Idade das Trevas. O idealismo preconizado na Idade Mdia, oriundo do pensamento judaico-cristo, colocava a religio no centro das questes polticas, nas relaes entre as naes europias, sob a chancela papal. Maquiavel demonstra, com exemplos que tal prtica preconizada pela Igreja no passava da mais pura hipocrisia, problematizado a impossibilidade de manter a interferncia religiosa nos assuntos de Estado. A queda da autoridade moral religiosa, confirmada pelas aes da Igreja fora dos muros dos templos, a prova emprica. As pregaes de Jernimo Savonarola so o prenncio da Reforma. A razo aliada ao para atingir determinado objetivo a arma adotada por Maquiavel em sonhar com uma Itlia reunificada, o que s ir acontecer no sculo XIX. Uma famosa frase, os fins justificam os meios, que no se encontra em sua obra, traduz, para muitos, o modelo de ao proposta pelo florentino, os quais justificam ser um manual para tiranos. H controvrsias, e Rousseau alega que Maquiavel tentou dar lies ao povo. Posies antagnicas parte, o que temos um manual para a prtica do poder, aplicado as mais diversas situaes e inimigos. Diversos governantes na pennsula itlica, no souberam aproveitar os conselhos apresentados no Prncipe, os quais poderiam ter apressado o Rissorgimento. A prosperidade de uma nao e a tranqilidade de seu povo eram os maiores intentos de um governante, e a que reside a tica de Maquiavel. Nada mais nacionalista.

11 Captulo 1: sobre a causa da grandeza e da liberdade da repblica romana

Maquiavel refuta sobre a idia de que a repblica romana foi conduzida de forma inferior aos governos similares, justificando que a desunio entre o povo e o Senado foi a causa da grandeza e da liberdade daquela nao. Pois bem, recorrendo histria, saberemos que Roma possua a maior mquina de guerra de toda a Antiguidade, destruidora de imprios e subjugadora de povos, praticamente imbatvel a qualquer adversrio, fosse quem se dispusesse a tal aventura. A base desse exrcito eram os seus soldados, no incio, cidados romanos natos, mas com o aumento do territrio, dominados eram incorporados s legies, e para coeso da tropa, o remdio era a disciplina. Todavia para trazer a disciplina, tornam-se necessrias leis, sem um ordenamento jurdico a misso ficaria impossvel, pois at mesmo entre os brbaros existe um cdigo para a coexistncia pacfica. E onde se h disciplina, a Deusa da sorte (Fortuna) no tarda a sorrir. A oposio entre povo e aristocracia era a fonte principal para as leis que viriam proteger a liberdade. De tempos em tempos a populao exigia a promulgao de determinada lei, caso contrrio, negar-se-iam ao alistamento militar. Sem foras armadas, no h potncia. Sem poder de dissuaso ningum lhe ouve. Estava dado o aviso. A vontade de ser livre era o motor de propulso do povo romano, causava certa desordem, elogiada pelo autor, pois dessa forma o povo ganhou acesso ao Senado, na figura dos tribunos, legtimos representantes do povo, porque mesmo na ignorncia sabiam participar dos destinos da poltica romana. Quem sabe um dia o povo brasileiro desperte e resolva participar ativamente do dia-adia da poltica nacional? No precisa chegar ao ponto da desobedincia civil, mas apenas saber usar o voto, desvinculado do cabresto, exigir a prestao de contas dos governos, contribuir efetivamente para um Brasil mais forte, UM PAS DE TODOS. Efetivamente.

12 Captulo 2: acerca da segurana na defesa da liberdade

O autor comea com duas perguntas: A quem se pode confiar com mais segurana a defesa da liberdade: aos aristocratas ou ao povo? Quais so os que tm mais motivos para instigar desordens: os que querem adquirir ou os que querem conservar? Os defensores das teses libertrias deixaro a cargo do povo, alis todo o poder emana do povo, j nos ensina a Carta Magna. No entanto, a questo deve ser analisada tomando-se certo cuidado, pois cada Estado possui caractersticas distintas, culturais e geogrficas, que fazem a diferena. Em Estados menores, sem pretenses expansionistas, como o caso de Esparta, a defesa da liberdade foi entregue aos nobres; em Roma, tal misso ficou a cargo do povo. Ao utilizar a histria, o autor pende para o lado dos nobres, pois em Esparta a liberdade foi mais duradoura que em Roma. Sabiamente, no entanto, Maquiavel entende que quem possui menor apetite deve guardar a liberdade, uma vez que enquanto a elite est interessada no domnio; a plebe pleiteia a sobrevivncia, sendo assim, um desejo mais forte em estar livre, porque a parte mais frgil nessa relao. Em nossa jovem democracia brasileira, nitidamente se nota que a salvaguarda da liberdade s elites nada trouxe de avano para o Pas, porque at hoje as conquistas sociais mais importantes foram fruto de lutas populares e at mesmo de presses externas, vide o exemplo da abolio da escravatura. O fisiologismo faz com que o mau carter das classes dominantes utilize-se desse expediente, o poder pelo poder, sem o qual no podero se perpetuar nas benesses da mquina pblica.

Captulo 3: extino da inimizade entre o povo e o Senado

13 O autor, alm de Esparta, exemplifica o caso de Veneza, como reino possuidor de um Senado pouco numeroso, o governo era exercido com pulso firme, havia um equilbrio entre governantes e governados. Caso Roma, muito diferente do ponto de vista da escala (populao e territrio), realmente sentisse a necessidade de se pacificar internamente, deveria tomar as atitudes a seguir, tais como: desobrigar seu povo do servio militar, como os venezianos; e recusar a imigrao, como os espartanos. Entretanto, tornaria se frgil e no haveria se tornado o maior imprio do ocidente, sua cultura e arte no se propagariam, muito provavelmente a Europa teria tomado outros contornos, ou seja, o mapa poltico seria outro, e Roma talvez nem tivesse sado do interior da Itlia. Exemplos atuais no faltam, ou existe alguma potncia que no possui uma retaguarda blica? Determinadas regras de convivncia em sociedade s se aplicam em ocasies em que no h necessidade de se recorrer s armas. Ou algum j viu a ONU impedir a invaso de algum pas por alguma superpotncia? Maquiavel recomenda que uma repblica no ambiciosa, que se mantm dentro de seus limites e cuja constituio impede a alterao de fronteiras, jamais levar seus vizinhos a declarar lhe a guerra. Esta talvez seja o maior dispositivo tico recomendado para uma convivncia pacfica entre naes. Dessa vez o autor transita habilmente do realismo para o idealismo, mostrando que sua razo reservou espao para a Moral. Mas, se a repblica no ambiciosa ousar ampliar o seu espao vital, fatalmente falhar, por no possuir vigor para o combate. Ser um castelo construdo na areia, que ruir. A histria possui vrios exemplos de situaes em que os Estados menos vocacionados para a conquista naufragaram, alguns ainda ingressando na galeria de Estados extintos, como a geografia poltica pode comprovar.

Captulo 4: direito de acusao pblica

14 Neste captulo, busca-se tratar do direito de levar uma acusao ao povo ou a um magistrado, sendo meio legtimo para se evitar recorrer ao uso da emoo transmitida pelos caminhos ilegais. Tal amparo mostrou-se eficaz no episdio envolvendo um inimigo do povo, chamado Coriolano, que ousou castigar a plebe, recusando o trigo numa poca de escassez de vveres. Ardil tramado na surdina, Coriolano no imagina que a informao chegaria a quem menos imaginava. Teria sido morto por linchamento, caso no houvesse interveno dos tribunos. A interpretao que se tem desse acontecimento a de que se torna imprescindvel outorgar ao povo uma maneira legal de demonstrar sua insatisfao gerada por algum. Caso no exista esse meio, ocorrncias graves ocorrero, com grandes cicatrizes para todos os lados, piorando a situao. Mesmo que os mtodos legais venham a produzir eventualmente alguma injustia, seus limites so conhecidos e menos violentos que as aes particulares, pois a intensidade utilizada to somente para cessar a ao de um transgressor. A prescrio de o Estado manter muitos magistrados me parece um tanto exagerada, dado o fato de que Maquiavel acredita que a existncia de poucos juzes facilita a vida dos poderosos. O caso brasileiro no atende essa justificao para a quase inexistente condenao dos ricos. A quantidade no interfere no resultado, o resultado o produto da qualidade das instituies, alicerada pela cultura de um povo, cuja tica e procedimento moral esto solidamente firmados, sem os quais a razo no pode triunfar sobre a emoo e a tradio. O socorro de potncias estrangeiras exemplificado pelo autor decorre do simples fato de no haver um aparelho de segurana estatal com fora suficiente para deter eventuais crises. Por isso a importncia de se ter foras prprias, no sendo necessrio recorrer a exrcitos de outros pases ou mercenrios, conforme relatado em O Prncipe.

Captulo 5: o problema das calnias

15 O presente captulo trata de diferenciar as calnias das denncias, com vista a eliminar determinados focos de tenso emitidos por falsas acusaes, que causam danos irreparveis ordem pblica. O autor explica que a calnia dispensa elementos de prova, sendo algo vazio, inconsistente, visando apenas atacar pessoa, quando na realidade est ferindo a sociedade. No entanto, as acusaes necessitam de certos requisitos, devendo ser circunstanciada em fatos, informaes precisas para um devido enquadramento. Outrossim, diferenciam-se as acusaes so procedimentos formais, geralmente remetidos aos tribunais, ao passo que as calnias so ditas nas praas ou na roda dos escarnecedores. Caso no esteja regulamentado o processo de acusao, a repblica corre grande perigo, pois graves instabilidades corroero suas energias, criando vrias desordens. Portanto, o mal deve ser cortado pela raiz. Enquanto que em Roma havia organizado um sistema em que se podia acusar formalmente, em Florena as calnias comandavam as desordens que ali se instalavam. Tal como foi o exemplo do comandante militar Joo Guicciardini, caluniado pelo fracasso na batalha contra a cidade de Luca. O mesmo tentou se defender, mas no havia em Florena meios formais para isso, as informaes eram transmitidas ao sabor do vento, numa oralidade muitas vezes dissonante da realidade.

Captulo 6: fundao ou reforma de uma repblica

Talvez seja aqui o ponto em que autor mais polemiza em sua moral ao tecer elogios a Rmulo, famoso assassino de seu irmo Remo. Justifica que tal homicdio ocorreu para um bem maior, a criao da cidade que seria o maior imprio de toda a antiguidade. Sustenta sua tese no fato de que a civilizao romana foi forjada a partir da forma e do esprito em que organizou o Estado. Os Estados fundados sobre vrias pessoas no podem ser bem organizados, porque suas idias no tero coerncia e consistncia.

16

Como a violncia utilizada por Rmulo foi para construir, o resultado de sua obra o justificou. O autor sustenta que s devem ser reprovadas as aes cuja violncia leve destruio. Finaliza, ainda, que Rmulo agiu em causa coletiva, deixando de lado suas ambies pessoais. Aqui reside uma contradio no autor, pois poderia Rmulo no querer governar Roma? No seria mais fcil abdicar em favor de seu irmo? J que eram gmeos, no poderiam se separar para outras reas? Citando outro exemplo, Maquiavel lembra do conflito entre os foros (oficiais espartanos) contra o seu monarca, agis, que pretendia realizar uma reforma legislativa, luz do cdigo de Licurgo. Visando restaurar o antigo vigor da Lacedemnia, o rei insistia nas alteraes, enquanto que os foros rechaavam qualquer possibilidade de mudana, temendo uma tirania. No houve escolha: os foros foram assassinados e o projeto do rei foi promulgado. Sendo assim, conclui-se que para instituir uma repblica, a tarefa deve ser confiada a um nico homem, independentemente das aes ticas que venha utilizar para seu intento.

Captulo 7: elogio aos fundadores de uma repblica

O autor instituiu uma hierarquia para tecer seus elogios, pela ordem: os fundadores ou chefes de religies, os fundadores de repblica, e os comandantes militares que ampliaram os territrios de sua ptria. Diferentemente, bastante cido aos que destruram religies, os que perderam reinos, at mesmo os inimigos das artes, os ignorantes e os inteis. Aconselha aos que criaram repblicas que no se deixem enveredar pelo caminho da tirania, para que no criem inquietaes que tirem sua tranqilidade, expondo-se facilmente s crticas e perigos desnecessrios.

17 Fao um adendo ao comentrio de Maquiavel, tendo por base as manifestaes ocorridas no mundo rabe, as quais recentemente derrubaram os lderes do Egito e da Tunsia, podendo ainda alterar a conformao da Arglia e do Imen. Tal asssertiva verdadeira, confirmada historicamente, porque as ditaduras se impem pelo terror, pela compra das classes dominantes, oprimindo o povo, enquanto no se forma uma oposio ferrenha que possa mudar o curso da situao. H uma discusso sobre a tolerncia de determinadas culturas a regimes totalitrios, mas a humanidade necessita verdadeiramente de liberdade. Isso no quer dizer que no possa haver governos firmes, mas tal rigor no pode perpetuado em regimes antidemocrticos. A participao popular essencial para a felicidade e manuteno de uma nao. o sustentculo de um pas, so os quadros que vo integrar suas instituies. Sem povo no h nao, sem nao no h pais que mantenha um territrio.

Captulo 8: a religio dos romanos

A religio mostrou-se ao longo do tempo um elemento de coeso social, sobretudo em algumas culturas teocrticas, quando o dirigente religioso e o soberano poltico agiam em sintonia. O exemplo que extramos de Roma de que os juramentos, por serem invocados aos deuses, possuam maior apelo do que as leis, feitas por homens. Com alguns exemplos Maquiavel prova que a fora dos juramentos realmente foi o fiel da balana nos momentos em que a lei ou o patriotismo falharam. Na composio das foras militares at hoje se faz presente a figura do capelo, algo que remete antiguidade, posto que as tropas no partiam para o campo de batalha sem consultarem seus sacerdotes, a fim de saber se os deuses apoiavam a campanha, caso contrrio, continuavam nos acampamentos, em busca do comando divino. O autor adverte para que os Estados no esqueam da religio, sob a pena de queda. Creio que a religio possui efeito psicolgico sob as massas, de forma que seu ordenamento tico seja visto com bons olhos, pois cria o sentimento de unio aos comuns e at mesmo de nacionalidade, como foi na Inglaterra de Henrique VIII, e como o caso das repblicas islmicas, nas quais o lder religioso possui mais importncia que o lder poltico, de forma que os dois precisam manter-se sempre em sintonia, a fim de se evitar as crises.

Captulo 9: a importncia de se conservar a religio

18

Para manter a credibilidade de uma religio, deve-se manter a liturgia, de acordo com os costumes. Os governantes que legaram em segundo plano essas questes, alterando as formas de cultos, desprezando-os, pavimentaram seus prprios caminhos junto s runas, pois se corromperam com as prticas seculares e, pior ainda, puseram em descrdito um dos pilares mais relevantes de uma nao: a religio. Todavia, o autor traa uma importante comparao com a Igreja primitiva e a Igreja sediada em Roma, cujo carter institucional a aproximou da poltica, mais a distanciou da tica. Salienta que os habitantes da capital, mais prximos do Papa, eram justamente os menos religiosos. Vale registrar, por oportuno, que havia naqueles tempos, pessoas que eram eleitas Supremos Pontfices sem serem sacerdotes. Ou seja, o cargo era pendia mais para o poltico do que para o espiritual. E se os Papas se interessavam cada vez mais pelos assuntos seculares, a linha tnue que separa o santo do profano estava cada vez mais frgil. Tecendo loas aos reinos da Espanha e da Frana, Maquiavel declara que o sucesso desses estados reside na unio entre a religio e os governos centrais. Coisa que na Itlia no existia, devido a interferncia da Igreja nos assuntos das cidades-estado, no possua fora para reunificar o pas, deixando-o dividido e frgil, suscetvel a interferncias estrangeiras.

Captulo 10: servindo-se da religio

O exemplo do stio cidade de Veios ratifica a idia da aliana entre a religio e as armas. As guas do lago haviam subido e o exrcito romano estava cansado de manter um cerco quela cidade, que j durava cerca de dez anos. Mas a lenda de que Apolo profetizou a rendio da cidade na poca das cheias fez os soldados agentarem as agruras do combate, conquistando Veios logo aps. Outro exemplo a eleio de tribunos patrcios sob a crena de que os deuses estavam irritados e s poderiam tirar a peste e a fome com nova eleio mediante a troca da classe dos eleitos. O incrvel que essa falcia funcionou, pois deixou o povo atemorizado e a elite virou o jogo poltico. Quantos europeus morreram nas Cruzadas? Difcil quantificar, mas o fato que as classes mais baixas foram impulsionadas pela religio, e os poderosos pelo poder.

19

Captulo 11: punio aos que desprezam a religio

Apesar de as campanhas militares sempre ouvir os augrios (pressgios), em determinadas ocasies a razo sobrepujava-se religio. Em tais situaes era necessrio tomar as devidas precaues para evitar a acusao de desprezo pela religio. Na destruio dos samnitas, o comandante Paprio, mesmo com a vantagem ttica, consultou os agouros, a fim de confirmar sua deciso. Entretanto, as aves sagradas no colaboraram. Mesmo assim, o exrcito marchou e aniquilou os adversrios. pio Pulcro tambm no teve apoio dos augrios, quis guerrear com os cartagineses e foi derrotado. No entanto, por ser derrotado Pulcro teve sua conduta condenada, ao passo que Paprio foi elogiado em Roma. Os augrios eram consultados apenas para elevar o moral da tropa em combate, no sendo uma exclusividade dos romanos, tendo em vista que no h vitria sem confiana.

Captulo 12: dificuldade para manter a liberdade

Quando acidentalmente um povo adquire a liberdade, dificilmente conseguir mantla. Maquiavel compara a um animal feroz, que criado na jaula, ao ser liberto, tornaria se presa fcil ao primeiro predador. H que se fazer um comentrio ao argumento do renascentista. Existem povos e povos e o carter de seu povo ditar o seu futuro, pois a libertao de um jugo opressor deve se limitar a pelo menos duas variveis: a oportunidade e a fora do esprito de nacionalidade. Quanto oportunidade, ela decorre quando o domnio afrouxado, seja pelo estado de guerra do dominante com outra potncia de igual projeo, sendo a ocasio ideal para se soltar das amarras, pois o opressor est mais ocupado medindo foras com um oponente equivalente. Ao critrio do esprito de nacionalidade, no se deve pensar em libertao quando no h cultura e histria comuns, conceitos que funcionam como um amlgama nos ideais de libertao. Sem essas duas variveis, um povo estar fadado a ser assimilado culturalmente pela metrpole.

20

lugar comum dizer que quem possui a liberdade s perceber sua importncia quando vier a perd-la. Por isso, o governante deve neutralizar os inimigos declarados da liberdade, evitando se indispor com o povo, com o qual deve haver empatia. O governante deve identificar rapidamente quem so os indivduos que pretendem utilizar a liberdade para dominar seus semelhantes, os quais devero ser eliminados ou satisfeitos com honrarias. Para os que querem vivem em segurana, que so a esmagadora maioria, no precisam de muito para se contentar pois o maior desejo a vida em segurana. Mas esse remdio s eficaz em povos que no foram corrompidos. Uma breve consulta no ndice de Percepo de Corrupo, publicado anualmente pela Transparncia Internacional, e na lista de pases por ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), traz uma prova interessante: os pases mais corruptos so os que possuem menor IDH e no raro, so os que mais praticam abusos contra as liberdades.

Captulo 13: a liberdade de um povo corrompido

A impossibilidade de um povo corrompido manter a liberdade decorre do fato de seu tecido social estar comprometido com disputas internas, no havendo unidade de comando nas aes de Estado. Quando as lutas entre os lderes romanos tornaro se mais importantes do que a administrao da coisa pblica, as instituies se deterioraram, fazendo com que as fronteiras do imprio se tornassem cada vez mais permeveis, convidando os inimigos externos para se aventurarem cada vez mais, de tal forma que as invases brbaras fossem impossveis de serem barradas. De sorte que o que vemos atualmente, remete aos escritos de Maquiavel, nos quais as coincidncias so impressionantes, haja vista que a massa corrompida torna as leis impotentes, vide o que noticiado cotidianamente sobre a classe poltica brasileira, que mantm os trabalhadores na ignorncia, ao sabor do po e circo, presos aos tributos mais pesados do mundo, impedindo de todas as formas a mobilidade social, destruindo geraes, cassando a esperana de uma vida melhor.

21 O remdio de Maquiavel diz em sua bula que necessrio recorrer a meios extraordinrios, a fim de acabar com a desigualdade que a corrupo introduziu no Estado.

Captulo 14: o governo livre numa cidade corrompida

Imagine uma cidade em que a corrupo atingiu o estgio mximo e suas instituies esto no fundo do poo. A situao ora apresentada, no muito distante do que podemos verificar em alguns pases no sculo XXI, demonstra que no existem leis que possam reprimir o desregramento universal. As boas leis s se conservam como os bons costumes, a tica deve caminhar ao lado da moral, cuja razo o mentor. De fato, as leis estabelecidas no momento pr-corrupo, so incapazes, por si s de impedir a destruio das instituies. o que se chama da tal guerra perdida. Todavia, se as leis acompanharem a evoluo dos acontecimentos, mesmo assim no podero controlar o comportamento de um povo corrompido, devido ausncia de confiana nas instituies. O grande perodo de segurana em que passou o imprio, aliado fragilidade de seus adversrios, tais como a Grcia, Cartago e o Egito, fez com que os cidados no mais considerassem o carter (valor) na escolha de seus representantes para os cargos pblicos, criando a prtica do favor, que conhecemos atualmente por peixada, ou seja, os relacionamentos foram sendo cada vez mais importantes do que a capacidade de trabalho e a postura tica. Era o prenncio do fim, porque o povo foi encurralado pelos poderosos de m ndole que se perpetuavam no poder, no permitindo mais que os bem intencionados participassem da vida pblica, aliado ao fato de certo hbito nessa vida precursora do clientelismo, caminhando para um abismo ao qual no podiam perceber.

22 CONCLUSO

Para Maquiavel, o foco o bem servir ao Estado, utilizando-se dos mtodos que atinjam os objetivos, sejam eles relacionados tica ou no, pelo menos a tica sob o ponto de vista da sociedade ocidental, que erigiu aos ditames do cristianismo. Destarte, a tica do ponto de vista do autor florentino trabalhar com a finalidade de trazer o bem comum sociedade italiana, a despeito de algumas baixas terem a possibilidade de ocorrer, em busca do bem maior, que o fortalecimento do Estado, a reunificao daquelas cidades-estado. A maioridade poltica evidenciada na obra de Maquiavel, mostra que no h ruptura entre tica e poltica, mas sim a diferenciao entre as duas formas de tica: a crist e a secular. A tica crist, na razo de Maquiavel, no suficiente para os assuntos de Estado, por vincular o ente terrestre (governo humano) com a instncia mstica (o domnio divino). Tais coisas so distintas para Maquiavel, o qual no poderia imaginar que nos dias atuais possam existir regimes teocrticos. O interesse pela mudana na geografia poltica do mapa da Europa, objeto de consideraes a respeito da histria de seu povo, outrora forte e temido, combinado com a observao de seu tempo e experincias diplomticas, cujos exemplos so extrados nas monarquias da Espanha e da Frana, gera a teoria idealizada na formao de um governo com brao forte, tendo que camuflar suas intenes em muitos momentos, o paradigma de referncia de Maquiavel. No apagar das luzes da Idade Mdia, Maquiavel combina razo, tica e poltica, criando uma espcie de manual da razo poltica, no qual a tica controlada, desligada do senso comum, adaptada e justificada para o uso do poder.

Vous aimerez peut-être aussi