Vous êtes sur la page 1sur 8

A soluo de Karl Popper para o problema da induo

Jlio Fontana*

Resumo: Esse trabalho um comentrio ao primeiro captulo da obra Conhecimento Ob-

jetivo de Karl Raymond Popper. Neste captulo, Conhecimento Conjectural: minha soluo do problema da induo, o lsofo, julga ter resolvido o problema da induo, o qual considera como um dos mais importantes problemas lsocos que aigiram o sculo XX. No obstante, o foco desse trabalho estar sobre o pensamento popperiano, como o prprio lsofo denomina, a induo, na verdade, o problema de Hume. Segundo o nosso epistemlogo h dois problemas na anlise da teoria indutiva de Hume: o problema lgico e o psicolgico. Resolver esses problemas, na verdade, solucionar boa parte das diculdades da teoria do conhecimento. Por isso, o pensamento popperiano to importante hoje para a disciplina de Teoria do Conhecimento, bem como para a losoa em geral. Palavras-chave: Filosoa Teoria do Conhecimento Induo Popper.

1- A teoria do conhecimento e a induo em David Hume

1.1. A teoria do conhecimento


Hume1 divide a origem do conhecimento entre impresses e idias:
Podemos, por conseguinte, dividir todas as percepes do esprito em duas classes ou espcies, que se distinguem por seus diferentes graus de fora e de vivacidade. As menos fortes e menos vivas so geralmente denominadas pensamentos ou idias. A outra espcie no possui um nome em nosso idioma e na maioria dos outros, porque, suponho, somente com fins filosficos era necessrio compreend-las sob um termo ou nomenclatura geral. Deixe-nos, portanto, usar um pouco de liberdade e denomin-las impresses, empregando esta palavra num sentido de algum modo diferente do usual. Pelo termo impresso, entendo, pois, todas as nossas percepes mais vivas, quando ouvimos, vemos, sentimos, amamos, odiamos, desejamos ou queremos. E as impresses diferenciam-se das idias, que so as percepes menos vivas, das quais temos conscincia, quando refletimos sobre quaisquer das sensaes ou dos movimentos acima mencionados.2

Destarte, o ponto de partida para Hume uma classicao de tudo aquilo que se d a conhecer como sendo de dois tipos: impresses e idias. As impresses so os dados fornecidos pelos sentidos, sejam internas como a percepo de um estado de tristeza sejam externas, como a viso de uma paisagem ou a audio de um rudo. As idias so representaes da memria e da imaginao e resultam das impresses como suas cpias modicadas; podem ser associadas por semelhana, contigidades espacial e temporal e causalidade. Nossos conhecimentos comeam com a experincia dos sentidos, isto , com as sensaes. Os objetos exteriores excitam nossos rgos dos sentidos e vemos cores, sentimos sabores e odores, ouvimos sons, sentimos a diferena entre o spero e o liso, o quente e o frio, etc. As sensaes se renem e formam uma percepo; ou seja, percebemos uma nica coisa ou um nico objeto que nos chegou por meio de vrias e diferentes sensaes. Assim vejo uma cor vermelha e uma forma arredondada, aspiro um perfume adocicado, sinto maciez e digo: Percebo uma rosa. A rosa o resultado da reunio de vrias sensaes diferentes num nico objeto de percepo.

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 8

55

As percepes por sua vez, se combinam ou se associam. A associao pode dar-se por trs motivos: por semelhana, por proximidade ou contigidade espacial e por sucesso temporal. A causa da associao das percepes a repetio. Ou seja, de tanto algumas sensaes se repetirem por semelhana, ou de tanto se repetirem no mesmo espao ou prximas umas das outras, ou, enm, de tanto se repetirem sucessivamente no tempo, criamos o hbito de associlas. Essas associaes so as chamadas idias. As idias, trazidas pela experincia, isto , pela sensao, pela percepo e pelo hbito, so levadas memria e, de l, a razo as apanha para formar pensamentos. A experincia escreve e grava em nosso esprito as idias, e a razo ir associ-las, combin-las ou separ-las, formando todos os nossos pensamentos. Agora que voc entendeu, vejamos os casos concretos:
A experincia me mostra, todos os dias, que, se eu puser um lquido num recipiente e levar ao fogo, esse lquido ferver, saindo do recipiente sob a forma de vapor. Se o recipiente estiver totalmente fechado e eu o destampar, receberei um bafo de vapor, como se o recipiente tivesse ficado pequeno para conter o lquido. A experincia tambm me mostra, todo o tempo, que se eu puser um slido (um pedao de vela, um pedao de ferro) no calor do fogo, no s ele derreter, mas tambm passar a ocupar um espao muito maior no interior do recipiente. A experincia tambm repete constantemente para mim a possibilidade que tenho de retirar um objeto preso dentro de um outro, se eu aquecer este ltimo, pois, aquecido, ele solta o que estava preso no seu interior, parecendo alargar-se e aumentar de tamanho.

momento Hume pensa em termos semelhantes a Locke, todavia, a partir da relao entre causa e efeito o quadro muda drasticamente. O conceito de causa e efeito constitui um dos ncleos das metafsicas racionalistas. Estes concebem a relao causal como conexo necessria entre os fatos, mas, analisando-se os fenmenos sensveis, verica-se a inexistncia de qualquer impresso a ela correspondente. Se, por exemplo diz Hume , torna-se o juzo causal a pedra esquenta porque os raios de sol incidem sobre ela, constata-se que a primeira e a ltima parte (a pedra esquenta e os raios de sol incidem sobre ela) tm como origem duas inquestionveis impresses sensveis, uma ttil e outra visual. O mesmo no acontece com a vinculao expressa na palavra porque. Qual seria, ento, a origem desta ltima? Para Hume a resposta encontra-se numa habitual associao entre posterior e o anterior. O fato de um fenmeno ser sempre seguido por outro, no tempo, faz com que os dois sejam relacionados como se houvesse conexo causal entre eles. Causa e efeito, enquanto impresses sensveis, no seriam mais que o anterior e o posterior de uma sucesso temporal, transformados em elos de uma vinculao necessria. Isso ocorre subjetivamente e seu fundamento encontra-se no sentimento de crena, algo muito diferente dos processos intelectuais de inferncia lgica. Exemplo:
Quando se v um corpo cair, no se deduz logicamente que ele v quebrar; espera-se, porm, que isso acontea e, sobretudo, acredita-se firmemente que isso v ocorrer em seguida. Como conseqncia, no possvel ter conhecimento cientfico da natureza, se por essa expresso entende-se certeza e demonstrao, isto , prova.

Experincias desse tipo, medida que vo se repetindo sempre da mesma maneira, vo criando em mim o hbito de associar calor com certos fatos. Adquiro o hbito de perceber o calor, e em seguida, um fato igual ou semelhante a outros que j percebi inmeras vezes. E isso me leva a dizer: O calor a causa desses fatos. Como os fatos so de aumento do volume ou da dimenso dos corpos submetidos ao calor, acabo concluindo: O calor a causa da dilatao dos corpos e tambm A dilatao dos corpos efeito do calor. assim, diz Hume, que nascem as cincias. So elas, portanto, hbito de associar idias, em conseqncia das repeties da experincia. Mas ser que ele concorda com isso? Vejamos mais profundamente o princpio da causalidade de Hume. exatamente esse princpio o divisor de guas do pensamento de Hume. At esse

Hume ainda chega concluso que essa crena necessria. As cincias da natureza, para Hume, correspondem a uma necessidade interior de colocao de ordem nas coisas, a m de que a sobrevivncia do homem seja garantida. Seus fundamentos seriam, portanto, irracionais, pois a crena que est na base de todo o conhecimento natural no tem qualquer estruturao lgica. Esta encontra-se apenas nos domnios da matemtica, cujas verdades so apodticas, necessrias e invariveis. preciso salientar, no entanto, para que no se perca o verdadeiro signicado da teoria do conhecimento de Hume, que seu objetivo no era destruir pura e simplesmente o trabalho dos cientistas. A anlise e a crtica que formulou dos fundamentos do conhecimento eram endereadas s grandes concepes metafsicas tradicionais. Elas armavam uma

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 8

56

certa ordem no mundo, determinada pela criador. A existncia desta seria provada, seja pelo argumento de que todas as coisas tm uma causa e, portanto, deve haver uma primeira. Todavia, para Hume, a causalidade no mais do que uma crena baseada na ao do hbito sobre a imaginao, e as idias tm todas, origem na experincia sensvel.

c)

Ontem joguei gua em uma brasa e ela apagou.

1.2. A induo
Para Hume, tudo aquilo que podemos investigar se divide em duas classes: a) relaes de idias: matemtica e lgica, b) matrias de fato: tudo o que acontece no mundo real, que nos dado pelo sentido. As relaes de idias so conhecidas apenas pela razo enquanto as matrias de fato s nos so conhecidas pela experincia.3 Diz o lsofo italiano Battista Mondin que o princpio fundamental da losoa de Hume o da imanncia, interpretado empiristicamente.4 De acordo com esse princpio, a nica fonte de conhecimento a experincia, e o objeto da experincia no uma coisa externa, mas sua representao. Apoiando-se neste princpio, Hume arma que as representaes ou as impresses constituem o dado ltimo do conhecimento humano, o limite contra o qual o homem se choca e no qual deve deter-se. Se existe alguma coisa alm das impresses, no podemos conhec-la. O que signica conhecer as matrias de fato? Signica conhecer suas causas e seus efeitos.5 Por exemplo: saber o que a gua saber, entre outras coisas, que ela pode ser usada para apagar o fogo, para matar a sede, para matar um animal, etc. Estas so efeitos da gua. Contemplando um terreno comido e destrudo pela eroso, posso dizer: a gua foi a causa disso. Destarte, se todo conhecimento, toda cincia, toda tecnologia se baseiam no conhecimento de relaes entre causas e efeitos ento somente a experincia pode ser a gnese de todo conhecimento. E como se descobrem causas e efeitos? Hume responde que so descobertos no pela razo, mas pela experincia. Mas o que signica dizer que uma coisa causa de outra? Signica que estou armando a existncia de uma relao necessria entre elas. Ao armar uma relao causal, estou dando um pulo enorme para longe dos fatos. a) Faz um ano, uma chuva apagou um incndio; b) Dois meses atrs apaguei um fsforo num copo de gua;

Esto aqui alguns fatos, mas at a no se fez cincia alguma. Mas quando damos o salto e conclumos: a gua apaga o fogo, a sim, fazemos cincia. A cincia busca o invisvel. O que nos autoriza a pular dos enunciados relativos aos fatos passados, para o enunciado relativo a todos os fatos, at mesmo os futuros? A concluso de que o futuro ser semelhante ao passado, de que a totalidade dos casos ser semelhante aos alguns que examinei, no lgica. Dizer que no lgica armar que o enunciado sobre todos no estava contido no enunciado sobre alguns. Se digo: Todos os homens so mortais. Scrates homem ento Scrates mortal, o raciocnio lgico. A concluso estava contida nas duas premissas. Portanto, a passagem do todos para alguns lgica, demonstrativa, analtica. Ser possvel o caminho inverso? Hume diz que no. No o raciocnio (lgico) que nos leva a supor que o passado semelhante ao futuro e a esperar efeitos semelhantes de causas que so aparentemente semelhantes.6 Ser necessrio que as experincias se repitam, se acumulem, criem hbitos mentais. Os hbitos e costumes nos fazem ver a realidade por meio das rotinas, das repeties. Eles criam formas peculiares de contemplar o mundo. Aquilo que j aconteceu muitas vezes, da mesma maneira, deve continuar a acontecer da mesma forma sempre. Assim, a contragosto somos forados a admitir que, nas teorias, no so apenas os fatos que falam. o costume, um fato psicolgico, que faz com que liguemos esses fatos de certa forma.7 Foi-se o ideal de um discurso que enuncia os fatos apenas. Porque aqui, sub-repticiamente, o homem introduz sua crena. Hume indicou que a passagem do alguns para o todos se d graas ao auxlio de um pressuposto emocional. A inferncia indutiva necessita da imaginao para estabelecer a ligao entre o particular e o universal. A psicologia da forma mostra que o conhecimento depende de nossa capacidade para encher os espaos vazios deixados por fragmentos de informaes. Sem a imaginao, caramos nos fragmentos, no particular. Nunca daramos o vo universal da cincia.8 Diante de tudo isso, Rubem Alves conclui:
As teorias, essas ambiciosas generalizaes que abarcam o passado e o futuro, o aqui e os confins do espao, so construdas sobre nossa crena na continuidade do universo, uma exigncia que brota da f, dos sentimentos, dos hbitos.9

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 8

57

2- A soluo de Karl Popper para o problema da induo


Desde a Antigidade, os lsofos empregam mtodos dedutivos e indutivos para o estudo da realidade.10 Donald Williams em The Ground of Induction (O fundamento da induo 1947), considerou que resolver o problema da induo seria resolver o maior problema da Filosoa. A est a importncia do objeto de estudo desse trabalho. As primeiras palavras de Popper em sua obra Conhecimento Objetivo so:
Julgo haver resolvido importante problema filosfico: o problema da induo. Devo ter chegado soluo em 1927 ou por a. Essa soluo tem sido extremamente frutfera, capacitando-me a resolver bom nmero de outros problemas filosficos.11

nh e por todo o futuro, enquanto nosso sistema existir. No verdade que seu conhecimento do passado o levou a dar um salto: do dado para o no-dado, do acontecido para o no-acontecido, do conhecido para o desconhecido, do visvel para o invisvel. Chegamos a concluso que quando conclumos sobre o futuro a partir do passado, estamos fazendo um raciocnio indutivo: do conhecido ao desconhecido, do visvel ao invisvel. Vamos examinar agora o nosso segundo exemplo. 2nd) Vamos supor que voc est viajando pelo mundo inteiro. Nessa sua viagem, voc comea a perceber a cor dos cisnes os quais se depara. O primeiro era branco, o segundo tambm. Vai para outro lugar, e l encontra um outro cisne branco, e outro, e outro, e assim acontece por toda a sua viagem. No nal voc contabiliza: 10 mil cisnes visto, todos eles brancos. Automaticamente, voc realiza um salto indutivo: Todos os cisnes so brancos. Neste caso especco, a passagem no foi do passado para o futuro, mas de alguns para todos, ou da parte para o todo. Note que sempre que passamos do passado, ou do particular para o geral, ampliamos o que sabemos. Sobre esse problema da induo que Karl Popper polemiza com os empiristas, e para isso remete-se a Hume15:
Aproximei-me do problema da induo atravs de Hume, cuja afirmativa de que a induo no pode ser logicamente justificada eu considerava correta.16

Apesar de Popper ter reivindicado para si tal soluo, ele mesmo confessa que poucos lsofos, contudo, apoiariam a tese de que resolvi o problema da induo.12 Isso, na verdade, ocorre em face de poucos lsofos tm-se dado ao incmodo de estudar ou mesmo criticar minhas concepes de tal problema, ou de tomar conhecimento do fato de haver eu feito algum trabalho a esse respeito. Reclama ainda o lsofo que muitos livros publicados bem recentemente no fazem a menor referncia a minha obra, embora muitos deles dem mostras de ter sido inuenciados por alguns ecos bastante indiretos de minhas idias. E as obras que tomam conhecimento de minhas idias costumam atribuir-me opinies que nunca sustentei, ou criticar-me com base em evidentes incompreenses ou interpretaes errneas, ou com argumentos invlidos.13 Antes de analisarmos a soluo dada por Popper ao problema da induo, relembremos no que consiste a induo. O que pretende um mtodo indutivo? A induo tem como programa construir um discurso da cincia a partir dos fatos observados. uma forma de argumentar, de passar de certas proposies a outras. Rubem Alves diz que a induo uma forma de pensar que pretende efetuar, de forma segura, a passagem do visvel para o invisvel.14 Como assim passagem do visvel para o invisvel? Vejamos dois exemplos: 1st) Voc v o Sol nascer uma vez, duas vezes, cem vezes. A partir desses fatos, dados do passado, voc levado a concluir que no existe coisa mais normal e bvia que o Sol se levantar ama-

Hume, na verdade, levantou dois problemas no que concerne a induo: o problema lgico e o problema psicolgico.

2.1. O problema lgico da induo


O problema lgico consiste na seguinte questo: Somos justicados em raciocinar partindo de exemplos (repetidos), dos quais temos experincia, para outros exemplos (concluses), dos quais no temos experincia? A resposta de Hume ao problema lgico : No, por maior que seja o nmero de repeties.17 Hume argumenta que no pode haver argumentos lgicos vlidos que nos permitam armar que aqueles casos dos quais no tivemos experincia alguma asse-

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 8

58

melham-se queles que j experimentamos anteriormente. Conseqentemente, mesmo aps observar uma associao constante ou freqente de objetos, no temos motivo para inferir algo que no se rera a um objeto que j experimentamos.18 Em sua Lgica da Pesquisa Cientca, Popper diz o seguinte quanto ao problema lgico da induo:
Or, est longe de ser bvio, de um ponto de vista lgico, haver justificativa no inferir enunciados universais de enunciados singulares, independentemente de quo numerosos sejam estes; com efeito, qualquer concluso colhida desse modo sempre pode revelar-se falsa: independentemente de quantos casos de cisnes brancos possamos observar, isso no justifica a concluso de que todos os cisnes so brancos.19

Hume inevitvel para um emprico.24 Sendo assim, sem a apresentao de uma soluo para a epistemologia irracionalista de Hume, a cincia no poder estar fundamentada na lgica indutiva. Popper diz possuir essa soluo:
... no h choque entre minha teoria de no-induo e a racionalidade, ou o empirismo, ou o procedimento da cincia.25

Para iniciarmos aqui o esboo da soluo de Popper para o problema lgico da induo de Hume, devemos primeiro ver como o lsofo formulou esse problema: 1st) Pode a alegao de que uma teoria explanativa univesal verdadeira ser justicada por razes empricas; isto admitindo a verdade de certas asseres de teste ou asseres de observao (que, pode-se dizer, so baseadas em experincia)? A resposta de Popper, nesse caso, semelhante a de Hume: No. Nenhuma quantidade de asseres de teste verdadeiras justicaria a alegao de que uma teoria explanativa universal verdadeira.26 2nd) Pode a alegao de que uma teoria explanativa univesal verdadeira, ou falsa, ser justicada por razes empricas; isto , pode a admisso da verdade de asseres de teste justicar a alegao de que uma teoria universal verdadeira, ou a alegao de que falsa? Popper d a essa questo uma resposta positiva. Sim, a admisso da verdade de asseres de teste s vezes nos permite justicar a alegao de que uma teoria explanativa universal falsa.27 3rd) Pode uma preferncia, com respeito verdade ou falsidade, por algumas teorias universais em concorrncia com outras ser alguma vez justicada por tais razes empricas? Popper responde que sim.28 Essas respostas se tornam evidentes quando passamos a conhecer o famoso mtodo hipottico-dedutivo de Popper. Primeiro, para ele, todas as teorias so hipteses; todas podem ser derrubadas.29 No podemos concluir da que o lsofo tenha sugerido abandonarmos a procura da verdade, pelo contrrio, diz Popper, nossas discusses crticas de teorias so dominadas pela idia de encontrar uma teoria explanativa verdadeira (e vigorosa).30 O mtodo de Popper tambm no desconsidera o empirismo, mas essa ati-

Popper considera a refutao da inferncia indutiva de Hume clara e conclusiva.20 No entanto, o lsofo no embarca no irracionalismo de Hume. O que seria o irracionalismo de Hume? Hume diz que a repetio no tem qualquer fora como argumento, embora domine nossa vida cognitiva ou nosso entendimento. Isso o levou concluso de que o argumento, ou a razo, desempenha apenas um papel menor em nosso entendimento. Nosso conhecimento desmascarado como sendo no s da natureza de crena, mas de crena racionalmente indefensvel de uma f irracional.21 Popper, citando Russell mostra o choque entre a resposta de Hume ao problema lgico da induo e a racionalidade, ao empirismo e aos procedimentos cientcos:
A filosofia de Hume... representa a bancarrota da racionalidade do sculo XVIII; Assim, importante descobrir se h alguma resposta a Hume dentro de uma filosofia que seja inteira ou principalmente emprica. Se no houver, no h diferena intelectual entre a sensatez e a demncia. O luntico que acredita ser um ovo escaldado s ser condenado com base em que pertence a uma minoria.22

Resolver o problema lgico da induo muito importante, como mostra Reinchenbach:


... esse princpio determina a verdade das teorias cientficas. Elimin-lo da Cincia significaria nada menos que priv-la do poder de decidir quanto verdade ou falsidade de suas teorias. Sem ele, a Cincia perderia indiscutivelmente o direito de separar sua teorias das criaes fantasiosas e arbitrrias do esprito do poeta.23

Russell concorda dizendo que se a induo (ou o princpio da induo) for rejeitada, qualquer tentativa para chegar a leis cientcas gerais partindo de observaes particulares ilusria e o ceticismo de

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 8

59

tude possui um outra funo, a de serem responsveis pelas refutaes das hipteses que formulamos.31

2.2. O problema psicolgico da induo


O problema psicolgico consiste na seguinte questo: Por que, no obstante, todas as pessoas sensatas esperam, e crem que exemplos de que no tm experincias conformar-se-o com aqueles de que tm experincia? Isto : Por que temos expectativas em que depositamos grande conana?32 A resposta de Hume ao problema psicolgico : Por causa do costume ou hbito; isto porque somos condicionados pelas repeties e pelo mecanismo de associao de idias, mecanismo sem o qual, diz Hume, dicilmente poderamos sobreviver.33 Tem-se notado com freqncia que a explicao de Hume acerca do problema psicolgico da induo pouco satisfatria em termos loscos. Sem dvida, contudo, ela pretende ser uma teoria psicolgica e no losca, pois procura dar uma explicao causal a um fato psicolgico o fato de que acreditamos em leis, em assertivas que armam a regularidade de eventos constantemente associados armando que este fato devido ao (isto , constantemente associado ao) hbito ou costume.34 Popper arma que a psicologia popular de Hume est errada em pelo menos trs pontos: 1st) O resultado tpico da repetio: se verdade que a repetio cria expectativas inconscientes, estas s se tornam conscientes a partir do momento em que algo sai errado (no percebemos as batidas do relgio, mas notaremos o silncio, se o relgio parar).

te, da mera repetio de impresses dos sentidos (como no caso do relgio que deixa de funcionar). Popper confessa que estava disposto a admitir isso, mas normalmente, e na maioria dos casos, elas no podem ser explicadas dessa maneira.35 Na obra Conhecimento Objetivo, Popper diz que a induo a formao de uma crena por meio de repetio um mito. Primeiramente em animais e crianas, mas depois tambm em adultos, foi que observei a imensamente forte necessidade de regularidade a necessidade que os leva a procurar regularidades; que s vezes os faz experimentar regularidades mesmo onde no h nenhuma; que os faz aferrar-se dogmaticamente a suas expectativas; e que os torna infelizes e pode mesmo impeli-los ao desespero e beira da loucura se certas regularidades admitidas rurem.36 Quando Kant disse que nossa inteligncia impe suas leis natureza, estava certo s que no notou quantas vezes nossa inteligncia falha ao tent-lo: as regularidades que tentamos impor so psicologicamente a priori, mas no h menor razo para admitir que sejam vlidas a priori, como pensou Kant. A necessidade de tentar impor tais regularidades a nosso ambiente claramente inata e baseada em impulsos, ou instintos. H a necessidade geral de um mundo que se conforme com nossas expectativas.37 Diante disso, Popper concluiu:
... expectativas podem surgir sem qualquer repetio, ou antes de qualquer uma; e depois levou-me a uma anlise lgica que mostrou que elas no podem surgir de outra forma, porque a repetio pressupe similaridade e a similaridade pressupe um ponto de vista uma teoria, ou uma expectativa.38

2nd) A gnese dos hbitos: hbitos e costumes, via de regra, no se originam na repetio. Mesmo os hbitos de andar, falar e comer em horas determinadas tm incio antes de que a repetio possa ter um papel importante. 3rd) O carter daquelas experincias e tipos de comportamento que podem ser descritos como acreditar numa lei, ou esperar uma sucesso ordenada de eventos: a crena numa lei no corresponde precisamente ao comportamento que revela a expectativa de uma sucesso de eventos aparentemente baseados numa lei; contudo, as duas coisas esto sucientemente interligadas para que sejam tratadas em conjunto: podem talvez resultar, excepcionalmen-

Destarte, a teoria indutiva de Hume sobre a formao de crenas no tem possibilidade de ser verdadeira, por razes lgicas. Em outras palavras, Popper em Conjecturas e Refutaes, diz que foi levado por consideraes puramente lgicas a substituir a teoria da induo pelo seguinte ponto de vista:
... em vez de esperar passivamente que as repeties nos imponham suas regularidades, procuramos de modo ativo impor regularidades ao mundo. Tentamos identificar similaridades e interpret-las em termos de leis que inventamos. Sem nos determos em premissas, damos um salto para chegar a concluses que podemos precisar pr de lado, caso as observaes no as corroborem.39

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 8

60

Assim, nalizo a exposio da crtica de Popper ao problema lgico e psicolgico da teoria da induo de Hume. Vejamos agora algumas concluses as quais Popper chegou aps o exame do problema da induo. 1st) A induo isto , a inferncia baseada em grande nmero de observaes um mito: no um fato psicolgico, um fato da vida corrente ou um procedimento cientco. 2nd) O mtodo real da cincia emprega conjecturas e salta para concluses genricas, s vezes depois de uma nica observao. 3rd) A observao e a experimentao repetidas funcionam na cincia como testes de nossas conjecturas ou hipteses isto , como tentativas de refutao. 4th) A crena errnea na induo fortalecida pela necessidade de termos um critrio de demarcao que conforme aceito tradicionalmente, e equivocadamente s o mtodo indutivo poderia fornecer. 5th) A concepo de tal mtodo indutivo, como critrio de vericabilidade, implica uma demarcao defeituosa. 6th) Se armarmos que a induo nos leva a teorias provveis (e no certas) nada do que precede se altera fundamentalmente.

lucionando a problemtica instaurada por Hume. Diante de tudo isso, percebe-se a importncia das concluses chegadas por esse lsofo, as quais no se reduzem ao estabelecimento do critrio de demarcao ou da proposta do mtodo crtico-conjectural como soluo do problema da induo. O pensamento popperiano muito rico e devemos explor-lo em nosso contexto. Alguns sinais de mudana tm sido notados no mbito brasileiro quanto aceitao e estudo de Karl Popper. Isso pode ser vericado em face da vasta bibliograa do epistemlogo a qual foi traduzida para o portugus no espao de oito anos (1974-1981). Por ltimo quero ressaltar que Popper parece ser um autor extremamente frtil para aqueles que valorizam o debate e a discusso de idias. A partir de uma interpretao crtica de sua obra, ele nos parece um autor sugestivo para os que querem ser crticos do atual progresso dos resultados da presente transformao do Brasil.

Bibliografia
ALVES, Rubem. Filosoa da Cincia: introduo ao jogo e a suas regras, So Paulo: Loyola, 9 edio, 2005. CHAU, Marilena. Convite Filosoa, So Paulo: tica, 2000. HUME, David. Investigao acerca do entendimento humano, So Paulo: Nova Cultural, 2004. MAGEE, Bryan. As Idias de Popper, So Paulo: Cultrix, 1973. MONDIN, Battista. Curso de Filosoa, vol II, So Paulo: Paulus, 9 edio, 2003. OHEAR, Anthony. Karl Popper: losoa e problemas, So Paulo: Fundao Editora da UNESP, 1997. PELUSO, Luis Alberto. A Filosoa de Karl Popper: epistemologia e racionalismo crtico, Campinas, SP: Papirus/PUCCAMP, 1995. POPPER, Karl R. Autobiograa Intelectual, So Paulo, Cultrix/Edusp, 1977. Conjecturas e Refutaes: o progresso do conhecimento cientco, Braslia: UNB, 2 edio, 1982. Conhecimento Objetivo: uma abordagem evolucionria, Belo Horizonte: Itatiaia, 1999. A Lgica da Pesquisa Cientca, So Paulo: Cultrix/ Edusp, 1975. ZILLES, Urbano. Teoria do Conhecimento e teoria da cincia, So Paulo: Paulus, 2005.

3- Concluso
Como vimos, Donald Williams armou que resolver o problema da induo era resolver o maior problema da Filosoa. Popper se julgou capaz para tal e como foi mostrado resolveu o problema sem abdicar da racionalidade, do empirismo e dos procedimentos cientcos. A questo da induo fundamental, pois, ela reporta indagao se agimos ou no de acordo com a razo. Hume no acredita na capacidade da razo humana em relao ao conhecimento indutivo, j Popper defende a racionalidade e a considera o fundamento do saber, destacando a induo genuna como sendo um raciocnio hipottico (conjectural). A anlise popperiana mostrou que existe um conito entre os problemas lgico e psicolgico da induo instaurados por Hume. Este fato acarretou um ceticismo e um certo irracionalismo humeano, uma vez que o lsofo reduz a razo a um papel menor no entendimento humano. Ao contrrio de Hume, Popper faz um apelo racionalidade e ao emprego do mtodo crtico-hipottico (conjectural) como sendo a base da verdadeira induo e do conhecimento cientco, so-

Nova verso, com correes do autor, entregue em 11/09/2006.

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 8

61

Notas
* Membro-pesquisador da Associao Paul Tillich do Brasil, autor de artigos e resenhas publicadas nas revistas Inclusividade do Centro de Estudos Anglicanos, Ciberteologia e Religio & Cultura da PUC-SP/Paulinas e Correlatio da UMESP. 1 David Hume nasceu em Edimburgo, na Esccia, no dia 07 de maio de 1711. A sua famlia queria que estudasse advocacia, o que ele no quis. Mais tarde a famlia tentou fazer com que se dedicasse ao comrcio, mas tambm desta vez o resultado foi negativo. Em 1735, Hume foi para a Frana a m de continuar seus estudos, o que fez com muita seriedade e dedicao, considerando negligenciveis todas as coisas, com exceo do aprimoramento de seus talentos literrios. Em 1739 terminou sua obra mais importante, o Tratado sobre a natureza humana, que teve uma acolhida fria. Hume, que aspirava antes de tudo fama, sentiu-se profundamente abatido e desiludido. Durante alguns anos foi secretrio do general Saint Clair, ao qual acompanhou em vrias misses no exterior. Em 1748 publicou Ensaios sobre o intelecto humano. Em 1749 retornou a Londres. Seguiram-se alguns anos de intensa atividade: entre 1751 e 1757 apareceram as Pesquisas sobre os princpios da moral, a Histria da Inglaterra e a Histria natural da religio, todas com grande sucesso. Em 1756, Hume viajou novamente a Frana como secretrio do embaixador ingls em Paris, onde cou conhecendo a Rousseau. De volta Inglaterra, hospedou em sua casa, em 1766, o escritor francs; mas o temperamento difcil deste provocou um rompimento que deu assunto para muitos comentrios. Mais tarde os dois se reconciliaram. Durante dois anos Hume foi tambm subsecretrio de Estado. Em 1769 recolheu-se vida privada. Morreu em sua casa na cidade natal, aos 25 de agosto de 1776. Hume, no obstante seu pensamento ser muito singular, arrolado dentre os empiristas ingleses. Os empiristas so contrrios ao inatismo. Para os empiristas, a razo, a verdade e as idias racionais so adquiridos por ns atravs da experincia. Antes da experincia, dizem eles, nossa razo como uma folha em branco, onde nada foi escrito; uma tbula rasa, onde nada foi gravado. Somos com uma cera sem forma e sem nada impresso nela, at que a experincia venha escrever na folha, gravar na tbula, dar forma cera. Quem so os empiristas? Os mais famosos so Francis Bacon, John Locke, George Berkeley e David Hume. O empirismo uma caracterstica muito marcante da losoa inglesa. Na Idade Mdia, por exemplo, os lsofos importantes como Roger Bacon e Guilherme de Ockham eram empiristas; em nossos dias, Bertrand Russell foi um empirista. Hume vai surgir na corrente empirista, contudo ir abordar a questo

3 4 5 6 7 8

9 10

11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22 23

24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39

do conhecimento humano de uma perspectiva nova. O que ir distingui-lo dos demais empiristas o seu princpio da causalidade. A idia que ele possui de causalidade leva-nos a classic-lo como ctico. HUME, Investigao acerca do entendimento humano, pp. 35-36. HUME, Op. cit., p. 47. MONDIN, Curso de Filosoa, vol II, p. 112. HUME, Op. cit., p. 49. ALVES, Introduo Filosoa da Cincia, p. 128. Cf. HUME, Op. cit., p. 62. Uma boa exposio da teoria da induo de Hume apresentado por MAGEE, As idias de Popper, pp. 22-23. Idem, p. 131. Ver exposio sobre os mtodos (caminhos do conhecimento) em ZILLES, Teoria do conhecimento e teoria da cincia, pp. 45-49. POPPER, Conhecimento Objetivo, p. 13. POPPER, Conhecimento Objetivo, p. 13. Idem., ibid. ALVES, Filosoa da Cincia, p. 119. J vimos na primeira parte do seminrio o que Hume acha sobre a induo. POPPER, Conjecturas e Refutaes, p. 72. POPPER, Conhecimento Objetivo, p. 15. POPPER, Conjecturas e Refutaes, p. 72. POPPER, A Lgica da Pesquisa Cientca, pp. 27-28. POPPER, Conjecturas e Refutaes, p. 72. Ver POPPER, Conjecturas e Refutaes, p. 81. RUSSELL, apud POPPER, Conhecimento Objetivo, p. 16. REINCHENBACH Apud. POPPER, A Lgica da Pesquisa Cientca, p. 28. RUSSELL, apud POPPER, Conhecimento Objetivo, p. 16. Idem, p. 17. Idem, p. 18. Idem, p. 18. Idem, p. 19. Idem, p. 39. Idem, ibid. Idem, p. 40. Idem, p. 15. Idem, p. 16. POPPER, Conjecturas e Refutaes, p. 72. Idem, p. 73. POPPER, Conhecimento Objetivo, pp. 33-34. Idem, p. 34. Idem, ibid. POPPER, Conjecturas e Refutaes, pp. 75-76.

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 8

62

Vous aimerez peut-être aussi