Vous êtes sur la page 1sur 19

PRINCPIOS DAS BOAS PRTICAS DE LABORATRIO BPL

NORMA N NIT-DICLA-035 APROVADA EM SET/2011

REV. N 02 PGINA 01/19

SUMRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicao 3 Responsabilidade 4 Histrico da reviso 5 Documentos Complementares 6 Siglas 7 Consideraes Gerais Anexo - Documento n0 01 da Organization for Economic Cooperation and Development OECD Principles on Good Laboratory Practice (as revised in 1997). Paris 1998

1 OBJETIVO Esta Norma estabelece os requisitos a serem utilizados pelas instalaes de teste e adotados pela Cgcre para o reconhecimento da conformidade destas instalaes aos Princpios das Boas Prticas de Laboratrio BPL.

2 CAMPO DE APLICAO Este documento aplica-se Cgcre, aos inspetores e especialistas e s instalaes de teste que possuem ou pretendem obter o reconhecimento da conformidade aos Princpios das Boas Prticas de Laboratrio BPL.

3 RESPONSABILIDADE A responsabilidade pela reviso desta Norma da Dicla

4 HISTRICO DA REVISO 4.1 4.2 Foi feita a substituio do acrnimo Cgcre/Inmetro por Cgcre Foi alterada a denominao do Inmetro para Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

5 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES NIT Dicla-034 NIT Dicla-036 NIT Dicla-037 NIT Dicla-038 NIT Dicla-039 NIT Dicla-040 NIT Dicla-041 NIT Dicla-043 Aplicao dos Princpios de BPL aos Estudos de Campo.. Papel e Responsabilidade do Diretor de Estudo em Estudos BPL. Aplicao Dos Principios de BPL a Estudos de Curta Durao A Aplicao dos Princpios BPL aos Sistemas Informatizados. O Papel e Responsabilidades do Partrocinador na Aplicao dos Princpios e BPL. Fornecedores e BPL. Garantia da Qualidade e BPL. Aplicao dos Princpios de BPL a Organizao e ao Gerenciamento de Estudos em Mltiplas Localidades (Multi-Site).

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 02/19

6 SIGLAS BPL Cgcre CAS CT DE Dicla GQ GIT Inmetro IT OECD OCDE PE POP PP RF Boas Prticas de Laboratrio Coordenao Geral de Acreditao Chemical Abstract Service Comisso Tcnica Diretor de Estudo Diviso de Acreditao de Laboratrios Garantia da Qualidade Gerente da Instalao de Teste Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Instalao de Teste Organization for Economic Cooperation and Development Organizao para Cooperao Econmica e Desenvolvimento Plano de Estudo Procedimento Operacional Padro Pesquisador Principal Relatrio Final

7 CONSIDERAES GERAIS 7.1 Os Princpios das Boas Prticas de Laboratrio so aplicados s instalaes de teste que realizam estudos exigidos por rgos regulamentadores para o registro de produtos agrotxicos, farmacuticos, aditivos de alimentos e raes, cosmticos, veterinrios, produtos qumicos industriais, organismos geneticamente modificados OGM, visando avaliar o risco ambiental e a sade humana dos mesmos. 7.2 A Cgcre se utilizou da verso de documentos publicados pela Organization for Economic Cooperation and Development OECD para estabelecer procedimentos e documentos normativos utilizados no reconhecimento da conformidade de instalaes/unidades de teste aos princpios das BPL. 7.3 Os documentos que complementam esta norma so: NIT-Dicla-034; NIT-Dicla-036; NIT-Dicla-037; NIT-Dicla-038; NIT-Dicla-039; NIT-Dicla-040; NIT-Dicla-041; NIT-Dcla-043.

/ANEXO

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 03/19

ANEXO VERSO BRASILEIRA DA PUBLICAO Number 1 - OECD PRINCIPLES ON GOOD LABORATORY PRACTICE (as revised in 1997) Paris 1998. Nota: Por tratar-se de traduo de documento em lngua estrangeira, este Anexo no segue as prescries da NIE-Cgcre-020.

PRINCPIOS DAS BOAS PRTICAS DE LABORATRIO

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 04/19

SEO I INTRODUO 1. Escopo Os Princpios das Boas Prticas de Laboratrios devem ser aplicados em testes noclnicos para produtos farmacuticos, agrotxicos, cosmticos, veterinrios, aditivos alimentares, raes e produtos qumicos industriais. Esses produtos so geralmente substncias qumicas sintticas, mas podem ser de origem natural ou biolgica, bem como organismos vivos. O objetivo de testar essas substncias obter dados sobre suas propriedades e/ou sua segurana com respeito sade humana e ao meio ambiente. Estudos de segurana relacionados sade humana e meio ambiente cobertos pelos Princpios das Boas Prticas de Laboratrios incluem testes conduzidos em laboratrios, campo e casas de vegetao. Os Princpios das Boas Prticas de Laboratrios so aplicados a todos os estudos de segurana ambiental e de sade exigidos pelos rgos regulamentadores, visando o registro ou licena para produtos farmacuticos, agrotxicos, cosmticos, veterinrios, aditivos de alimentos e raes e produtos qumicos industriais, a no ser que sejam dispensados por legislao. 2. Definies 2.1 Boas Prticas de Laboratrio 1. Boas Prticas de Laboratrio um sistema de qualidade que abrange o processo organizacional e as condies nas quais estudos no-clnicos de sade e de segurana ao meio ambiente so planejados, desenvolvidos, monitorados, registrados, arquivados e relatados.

2.2

Definies relacionadas Organizao de uma Instalao de Teste 1. Instalao de teste um conjunto de pessoas, local, instalaes e equipamentos necessrios para conduzir o estudo de sade no-clnico e de segurana do meio ambiente. Para estudo multi-site, aqueles que so conduzidos em mais de um local, a Unidade Operacional Principal abrange o local onde o Diretor de Estudo est localizado e todas as Unidades Teste, as quais individual ou coletivamente podem ser consideradas como Unidade Operacional. Unidade de Teste (so) a(s) localidade(s) onde uma fase(s) de um estudo conduzida. Gerncia da Instalao de Teste (so) a(s) pessoa(s) que tem autoridade e responsabilidade formal pela organizao e funcionamento da Unidade Operacional de acordo com os Princpios das Boas Prticas de Laboratrio. Gerncia da Unidade de Teste (se designado) a pessoa(s) responsvel por assegurar que a(s) fase(s) do estudo, pela qual ele (ela) responsvel, so conduzidos de acordo com os Princpios das Boas Prticas de Laboratrio. Patrocinador uma instituio ou indivduo que encomenda, patrocina e/ou submete ao rgo regulamentador um estudo BPL.

2. 3.

4.

5.

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 05/19

6. 7.

Diretor de Estudo a pessoa responsvel pela conduo geral do estudo BPL. Pesquisador Principal um indivduo que, para um estudo multi-site (conduzido em mais de um local), representa o Diretor de Estudo e tem responsabilidades definidas para as fases por ele delegada. A responsabilidade do Diretor de Estudo pela conduo global do estudo no pode ser delegada ao Pesquisador Principal. Isto inclui aprovao do Plano de Estudo e suas emendas, aprovao do relatrio final, e garantia de que todos os Princpios das Boas Prticas de Laboratrio aplicveis so seguidos. 8. Programa da Garantia da Qualidade significa um sistema definido com pessoal designado e independente da conduo do Estudo e que se destina a garantir a gesto da Instalao de Teste em conformidade com os presentes Princpios das Boas Prticas de Laboratrio. 9. Procedimentos Operacionais Padro (POPs) so procedimentos documentados os quais descrevem como conduzir testes ou atividades no especificadas em detalhes no Plano de Estudo ou mtodos de ensaio. 10 Agenda Mestra uma compilao de informaes para auxiliar na avaliao da carga de trabalho e na rastreabilidade dos estudos na Instalao de Teste. 2.3 Definies relacionadas ao Estudo BPL 1. Estudo no clnico de segurana ambiental e a sade, daqui a diante referido simplesmente como Estudo um experimento ou conjunto de experimentos nos quais uma substncia teste examinada sob condies laboratoriais ou no meio ambiente para obter dados sobre suas propriedades e/ou sua segurana, com o objetivo de submisso s autoridades regulamentadoras apropriadas. Estudo de curta durao um estudo com curto perodo de durao e com tcnicas amplamente utlizadas e rotineiras. Plano de Estudo o documento que define o objetivo do estudo e o detalhamento experimental para a conduo do estudo, e inclui quaisquer emendas. Emenda ao Plano de estudo uma alterao planejada ao plano de estudo aps a data do incio do estudo. Desvio ao Plano de estudo uma alterao no planejada ao plano de estudo aps a data do incio do estudo. Sistema teste so quaisquer sistemas biolgico, qumico ou fsico ou uma combinao destes, usados no estudo. Dados brutos so todos os registros originais e documentos, ou cpias fiis destes, resultantes das observaes originais e atividades de um estudo. Dados brutos tambm incluem, por exemplo, fotografias, microfilme ou cpias de microficha, mdia magntica de computadores, fitas com gravaes de observaes ditadas, registro de dados de equipamentos automatizados ou quaisquer outros dados estocados em um meio que seja reconhecido como capaz de prover um modo seguro de armazenamento da informao por um perodo declarado, conforme o item 10.

2. 3.

4. 5 6. 7

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 06/19

8.

Espcime qualquer material derivado do sistema teste para exame, anlise ou reteno. 9. Data do incio do experimento a data na qual os primeiros dados especficos do estudo so coletados. 10. Data do trmino do experimento a data na qual os ltimos dados do estudo so coletados. 11. Data do incio do estudo a data na qual o Diretor de Estudo assina o Plano de Estudo. 12. Data do trmino do estudo a data na qual o Diretor de Estudo assina o Relatrio Final. 2.4 Definies relacionadas Substncia Teste 1. 2. Substncia teste o objeto sob investigao em um estudo. Substncia de Referncia (item de controle) qualquer item usado para prover uma base de comparao com a substncia teste. 3. Lote uma quantidade especfica de uma substncia teste ou substncia de referncia produzida durante um ciclo definido de fabricao, de tal maneira que tenha caractersticas uniformes e possa ser indicado como tal. 4. Veculo qualquer agente carreador que facilita a mistura, disperso ou solubilizao da substncia teste ou da substncia de referncia para facilitar a administrao/aplicao no sistema teste.

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 07/19

SEO II PRINCPIOS DAS BOAS PRTICAS DE LABORATRIO 1. Organizao e Pessoal da Instalao de Teste 1.1 Responsabilidades da Gerncia da Instalao de Teste 1. Cada Gerncia da Instalao de Teste deve assegurar que estes Princpios das Boas Prticas de Laboratrio so cumpridos na Instalao de Teste. 2. Pelo menos, deve: a) Garantir que exista uma declarao que identifique o(s) indivduo(s) dentro da Instalao de Teste que preenche as responsabilidades de gerenciamento como definido por estes Princpios das BPL; b) Garantir que um nmero suficiente de pessoal qualificado, instalaes, equipamentos e materiais apropriados, estejam disponveis para a conduo apropriada e a tempo hbil do estudo; c) Garantir a manuteno do registro das qualificaes, treinamento, experincia e descrio de cargo para cada profissional; d) Garantir que o pessoal entenda claramente as funes que desempenha e, onde necessrio, providenciar treinamento para estas funes; e) Garantir que POPs apropriados e tecnicamente vlidos estejam estabelecidos e seguidos; e aprovar todos os POPs originais e revisados; f) Garantir que haja um Programa da Garantia da Qualidade com pessoal designado, e assegurar que as responsabilidades da garantia da qualidade so executadas de acordo com os Princpios das BPL. g) Garantir que para cada estudo um indivduo com qualificaes, treinamento e experincia apropriados, seja nomeado pela Gerncia como Diretor de Estudo antes do incio do estudo. A substituio do Diretor de Estudo deve ser feita de acordo com procedimentos definidos, e deve ser documentada. h) Garantir, no caso de estudo multi-site, a nomeao de um Pesquisador Principal, se necessrio, que seja apropriadamente treinado, qualificado e com experincia para supervisionar a(s) fase(s) delegada(s) do estudo. A substituio do Pesquisador Principal deve ser feita de acordo com procedimentos definidos, e deve ser documentada. i) garantir a aprovao documentada do plano de estudo pelo Diretor de Estudo. j) garantir que o Diretor de Estudo disponibilize o plano de estudo aprovado ao pessoal da Garantia da Qualidade. k) garantir a manuteno de um arquivo histrico de todos os Procedimentos Operacionais Padro-POP; l) garantir que um indivduo seja identificado como responsvel pelo gerenciamento do(s) arquivo(s). m) garantir a manuteno da Agenda Mestra;

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 08/19

n) garantir que os suprimentos da Instalao de Teste tenham os requisitos apropriados para uso em um estudo; o) garantir para um estudo multi-site a viabilizao de um canal claro de comunicao entre o Diretor de Estudo, Pesquisador Principal, o programa da Garantia da Qualidade e o pessoal envolvido no estudo. p) garantir que a substncia teste e substncia de referncia so apropriadamente caracterizadas; q) estabelecer procedimentos para garantir que sistemas computadorizados so adequados ao uso pretendido, e que so validados, operados e mantidos de acordo com os Princpios das BPL; 3. Quando uma ou mais fases de um estudo so conduzidas em uma Unidade de Teste, a Gerncia da Unidade de Teste (se designada) ter as responsabilidades definidas acima com as seguintes excees: 1.1.2 g), i) j) e o). 1.2 Responsabilidades do Diretor de Estudo 1. 2. O Diretor de Estudo o ponto nico de controle do estudo e tem a responsabilidade global pela conduo do estudo e pelo seu relatrio final. As responsabilidades do Diretor de Estudo incluem, mas no se limitam s funes a seguir. O Diretor de Estudo deve: a) aprovar o plano de estudo e quaisquer emendas ao plano de estudo, atravs de assinatura datada; b) garantir que o pessoal da Garantia da Qualidade tenha uma cpia do plano de estudo e de quaisquer emendas prontamente e que haja comunicao eficaz com o pessoal da Garantia da Qualidade como requerido durante a conduo do estudo; c) garantir que o plano de estudo, emendas e os Procedimentos Operacionais Padro estejam disponveis ao pessoal envolvido no estudo; d) garantir que o plano de estudo e o relatrio final para um estudo multi-site identifiquem e definam as atribuies de quaisquer Pesquisador(es) Principal(is), e quaisquer Instalao(es) de Teste(s) e Unidade(s) de Teste(s) envolvida(s) na conduo do estudo; e) Garantir que os procedimentos especificados no Plano de Estudo sejam seguidos; que quaisquer Desvios ao Plano de Estudo sejam avaliados, e documentados o impacto relativo qualidade e integridade do Estudo e se necessrio, tomam aes corretivas apropriadas; e, durante a conduo do Estudo, reconhecer desvios aos POP; f) garantir que todos os dados brutos gerados so completamente registrados e documentados; g) garantir que os sistemas computadorizados usados no estudo tenham sido validados; h) assinar e datar o relatrio final para indicar aceitao pela responsabilidade da validade dos dados e para indicar o grau de conformidade do estudo com estes Princpios das BPLs. i) garantir que depois de terminar o estudo, o plano de estudo, o relatrio final, dados brutos e o material de suporte sejam arquivados.

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 09/19

1.3

Responsabilidades do Pesquisador Principal O Pesquisador Principal ir assegurar que a(s) fase(s) delegada(s) do estudo a ele (ela) so conduzidas de acordo com os Princpios das BPL.

1.4

Responsabilidades do Pessoal do Estudo 1. Todo pessoal envolvido na conduo do Estudo deve ter conhecimento da aplicao dos Princpios BPL nas atividades referentes a seu envolvimento no Estudo. 2. O pessoal do estudo ter acesso ao plano de estudo, e aos Procedimentos Operacionais Padro aplicveis ao seu envolvimento no estudo. responsabilidade do pessoal cumprir as instrues fornecidas nestes documentos. Quaisquer desvios destas instrues devem ser documentados e comunicados diretamente ao Diretor de Estudo, e/ou se apropriado, ao Pesquisador Principal. 3. Todo o pessoal envolvido no estudo responsvel por registrar os dados brutos pronta e exatamente de acordo estes Princpios das BPLs. Todos so tambm responsveis pela qualidade dos dados produzidos. 4. O pessoal do estudo deve tomar precaues para minimizar o risco sade prpria e para garantir a integridade do estudo. Eles devem comunicar pessoa apropriada quaisquer alteraes no estado de sade, que sejam relavantes, com o objetivo de que as pessoas nestas condies possam ser excludas de operaes que possam afetar o estudo.

2.

Programa da Garantia da Qualidade 2.1 Geral 1. A Instalao de Teste deve ter documentado um programa da Garantia da Qualidade para assegurar que os estudos executados esto em conformidade com os Princpios das BPL. 2. O Programa da Garantia da Qualidade deve ser conduzido por uma ou mais pessoa(s) nomeada(s) pela Gerncia da Instalao de Teste, devendo estar diretamente ligadas mesma e ser familiarizadas com os procedimentos de teste. 3. A(s) pessoa(s) da Garantia da Qualidade no deve(m) estar envolvida(s) na conduo dos estudos. Porm, permitido que pessoas envolvidas em determinado estudo BPL atuem como Garantia de Qualidade em estudos conduzidos em outras reas. 2.2 Responsabilidades do Pessoal da Garantia da Qualidade 1. As responsabilidades do pessoal da Garantia da Qualidade incluem, mas no esto limitadas s seguintes funes. Eles devem: a) Manter cpias de todos os planos de estudo aprovados e Procedimentos Operacionais Padro em uso na Instalao de Teste e ter acesso agenda mestra atualizada;

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 10/19

b)

Verificar que o plano de estudo contm as informaes requeridas para a conformidade com estes Princpios das BPLs. Esta verificao deve ser documentada; Conduzir inspees para verificar se todos os estudos so conduzidos de acordo com estes Princpios das BPLs. As inspees devem tambm verificar se os planos de estudo e Procedimentos Operacionais Padro esto disponveis ao pessoal envolvido e esto sendo seguidos. Inspees podem ser de trs tipos como especificado pelos Procedimentos Operacionais Padro do Programa da Garantia da Qualidade: - Inspees de Estudo, - Inspees das Instalaes, - Inspees de Processo. Devem ser mantidos registros de quaisquer inspees. Inspecionar os relatrios finais para confirmar que os mtodos, procedimentos e observaes so exata e completamente descritos, e que os resultados relatados refletem exatamente e completamente os dados brutos dos estudos; Relatar prontamente, atravs de relatrios documentados, quaisquer resultados das inspees Gerncia, Diretor de Estudo e, quando aplicvel, ao Pesquisador Principal e sua respectiva Gerncia. Elaborar e assinar uma declarao de conformidade aos Princpios BPL, para ser includa no relatrio final, que identifique os tipos de inspees e as datas de conduo, incluindo a(s) fase(s) do estudo inspecionada(s), e as datas em que os resultados da inspeo foram relatados Gerncia, Diretor de Estudo e ao Pesquisador(es) Principal(is), se aplicvel. Esta declarao deve servir tambm para confirmar que o relatrio final reflete os dados brutos.

c)

d)

e)

f)

3.

Instalaes 3.1 Geral 1. A Instalaa de Teste deve ter dimenso, construo e localizao adequadas para atender aos requisitos do estudo e minimizar perturbaes que possam interferir na validade do mesmo. 2. A planta da Instalao de Teste deve prover um grau adequado de separao entre as diferentes atividades para garantir que cada estudo seja conduzido adequadamente.

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 11/19

3.2

Instalaes do Sistema Teste 1. A Instalao de Teste deve ter um nmero suficiente de salas ou reas para assegurar o isolamento dos sistemas teste e o isolamento de projetos individuais, envolvendo substncias ou organismos com potencial risco biolgico. 2. Salas ou reas adequadas devem estar disponveis para diagnstico, tratamento e controle de doenas, a fim de assegurar que no existe algum grau de deteriorao do(s) sistema(s) teste. 3. Deve haver salas ou reas necessrias para armazenamento de suprimentos e equipamentos. Estas salas ou reas devem ser separadas das reas do(s) sistema(s) teste e deve prover proteo adequada contra infestao, contaminao e/ou deteriorao.

3.3

Instalaes para manuseio da Substncia Teste e da Substncia de Referncia 1. Para prevenir contaminao ou erros, deve haver salas ou reas separadas para recebimento e armazenamento da substncia teste, substncia de referncia e mistura da substncia teste com um veculo. 2. As salas ou reas de estocagem da substncia teste devem ser separadas de salas ou reas que contenham o sistema teste. Estas salas ou reas devem ser adequadas para preservar a identidade, concentrao, pureza e estabilidade, e garantir condies seguras de armazenamento para substncias perigosas.

3.4

Instalaes de Arquivos As instalaes de arquivos devem prover um armazenamento seguro e recuperao de planos de estudo, dados brutos, relatrios finais, amostras de sistema teste e espcimes. A planta e as condies do arquivo devem proteger seu contedo da deteriorao.

3.5

Descarte de Resduos O manuseio e descarte de resduos devem ser feitos de maneira a no colocar em risco a integridade dos estudos. Isto inclui a coleta, armazenamento, locais de descarte e procedimentos de descontaminao e transporte.

4.

Equipamentos, Materiais e Reagentes 1 Equipamentos, incluindo os sistemas computadorizados validados, utilizados para a gerao, arquivo e recuperao de dados e aqueles utilizados para controle de fatores ambientais relevantes para o estudo devem estar localizados apropriadamente, ter configurao apropriada e capacidade adequada. 2 Equipamentos utilizados em um estudo devem ser periodicamente inspecionados, limpos, passar por manuteno e calibrao de acordo com os POPs. Devem ser mantidos registros destas atividades. A calibrao deve, onde apropriado, ser rastrevel a padres nacionais ou internacionais de medio.

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 12/19

3 Equipamentos e materiais usados em um estudo no devem interferir adversamente com os sistemas teste. 4 Produtos qumicos, reagentes e solues devem ser rotulados para indicar identidade (com concentrao, se apropriado), data de validade e instrues especficas de armazenamento. As informaes de procedncia e datas de preparao e de estabilidade devem estar disponveis. A data de validade pode ser estendida com base em uma avaliao ou anlise documentada.

5.

Sistema Teste 5.1 Fsico / Qumico 1. Equipamentos usados para a gerao de dados fsico-qumicos devem estar apropriadamente localizados, devem ter configurao apropriada e capacidade adequada. A integridade do sistema teste fsico-qumico deve ser assegurada.

2. 5.2

Biolgico 1. Condies apropriadas devem ser estabelecidas e mantidas para a estocagem, o cultivo, a guarda, o manuseio e cuidados de sistemas biolgicos, com o objetivo de assegurar a qualidade dos dados. 2. Os sistemas teste - animais e plantas - recentemente recebidos devem ser isolados at que suas condies de sade e integridade avaliadas. Se qualquer mortalidade ou morbidade ocorrer, este lote no deve ser utilizado em estudos e, quando apropriado, devem ser humanamente destrudos. No incio do experimento, os sistemas teste devem estar livres de quaisquer doenas ou condies que possa interferir no objetivo ou na integridade do estudo. Sistemas-teste que se tornem doentes ou inadequados durante a conduo do estudo devem ser isolados, quando aplicvel, e tratados para que no ocorra a interferncia nos resultados dos estudos. Quaisquer diagnoses e tratamentos de quaisquer doenas antes ou durante o estudo devem ser registrados. 3. Registros de procedncia, data de chegada e condies do sistema teste no recebimento devem ser mantidos. 4. Sistemas teste biolgicos devem ser aclimatados ao ambiente por um perodo adequado antes da primeira administrao/aplicao da substncia teste ou substncia de referncia. 5. Todas as informaes necessrias para identificar apropriadamente o sistema teste devem aparecer claramente nas reas de acomodao ou recipientes. Sistemas teste individuais que so removidos das reas de acomodao ou recipientes durante a conduo do estudo devem trazer consigo identificao adequada, onde possvel.

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 13/19

6. Durante o uso, as reas de acomodao ou recipientes para os sistemas teste devem ser limpos e desinfetados em intervalos adequados. Qualquer material que entre em contato com o sistema teste deve estar livre de contaminao em nveis que possam interferir no estudo. Nos biotrios, as camas dos animais devem ser trocadas de acordo com os requisitos da prtica de manejo de animais. O uso de agentes de controle de peste deve ser documentado. 7. Sistemas teste usado nos estudos de campo devem estar localizados de tal forma a evitar a interferncia no estudo proveniente do deslocamento por deriva e do uso anterior de agrotxicos.

6.

Substncia Teste e Substncia de Referncia 6.1 Recebimento, Manuseio, Amostragem e Armazenamento 1. Devem ser mantidos registros incluindo a caracterizao da substncia teste e da substncia de referncia, data de recebimento, data de validade, quantidades recebidas e utilizadas nos estudos. 2. Devem ser identificados procedimentos para manuseio, amostragem e estocagem com o propsito de assegurar a homogeneidade e estabilidade em graus aceitveis e para evitar contaminao ou erros de mistura. 3. Os recipientes de estocagem devem trazer informaes sobre identificao, data de validade e instrues especficas de armazenamento. 6.2 Caracterizao 1. Cada substncia teste e substncia de referncia devem ser apropriadamente identificadas (por exemplo, cdigo, nmero de CAS, nome, parmetros biolgicos). 2. Para cada estudo, deve ser conhecida a identidade, o nmero do lote, pureza, composio, concentraes ou quaisquer outras caractersticas para definir apropriadamente cada lote da substncia teste ou substncia de referncia. 3. Em casos onde a substncia teste fornecida pelo patrocinador, deve haver um mecanismo, desenvolvido em cooperao entre o patrocinador e a Instalao de Teste, para verificar a identidade da substncia teste objeto do estudo. 4. A estabilidade da substncia teste e da substncia de referncia sob condies de armazenamento e de ensaio deve ser conhecida para todos os estudos. 5. Se a substncia teste administrada ou aplicada em um veculo, a homogeneidade, a concentrao e a estabilidade da substncia teste neste veculo devem ser determinadas. Para as substncias teste usadas em estudos de campo (por exemplo, mistura de tanque), este parmetros podem ser determinadas em experimentos de laboratrio separado. 6. Uma amostra de cada lote da substncia deve ser retida, para fins analticos, para todos os estudos, exceto para os estudos de curta durao.

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 14/19

7.

Procedimentos Operacionais Padro 7.1 A Instalao de Teste deve ter escritos Procedimentos Operacionais Padro aprovados pela gerncia da instalao de teste, para garantir a qualidade e integridade dos dados gerados por aquela instalao de teste. Revises dos Procedimentos Operacionais Padro devem ser aprovadas pela gerncia da unidade operacional. 7.2 Cada setor ou rea da instalao de teste deve ter imediatamente disponveis Procedimentos Operacionais Padro, vigentes e que sejam relevantes s atividades que esto sendo conduzidas. Livros texto, mtodos analticos, artigos e manuais podem ser usados como suplementos para estes Procedimentos Operacionais Padro. 7.3 Desvios dos Procedimentos Operacionais Padro relativos ao estudo devem ser documentados e dada cincia pelo Diretor de Estudo e, quando aplicvel, pelo(s) Pesquisador (es) Principal (is). 7.4 Procedimentos Operacionais Padro devem estar disponveis, mas no se limitar, s categorias de atividades da unidade operacional abaixo. Os detalhes dados para cada ttulo devem ser considerados como exemplos ilustrativos. 1. Substncia Teste e Substncia de Referncia Recebimento, identificao, rotulagem, armazenamento. Equipamentos, Materiais e Reagentes a) b) Equipamentos Uso, manuteno, limpeza e calibrao. Sistemas Computadorizados Validao, operao, manuteno, segurana, controle de alteraes e sistema de backup. Materiais, Reagentes e Solues Preparao e rotulagem. manuseio, amostragem e

2.

c)

3.

Guarda, Relato, Armazenamento e Recuperao de Registros Codificao de estudos, coleta de dados, preparao de relatrios, sistemas de indexao, manuseio de dados, incluindo o uso de sistemas computadorizados.

4.

Sistema Teste (onde apropriado) a) Preparao da sala e de suas condies ambientais para o sistema teste; b) Procedimento para recebimento, transferncia, disposio apropriada, caracterizao, identificao e cuidados do sistema teste; c) Preparao, observao e exame do sistema teste, antes, durante e no fim do estudo; d) Manuseio individual do sistema teste encontrados mortos ou moribundos durante o estudo;

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 15/19

e) Coleta, identificao e manuseio de espcimes, incluindo necropsia e histopatologia. f) Implantao e colocao dos sistemas-testes nos locais de teste (parcelas experimentais) 5. Procedimentos da Garantia da Qualidade Atividades do pessoal da Garantia da Qualidade no planejamento, agenda, conduo, documentao e relatrios das inspees.

8.

Execuo do estudo 8.1 Plano de Estudo 1. Para cada estudo, deve ser elaborado um plano escrito antes do incio do estudo. O plano de estudo deve ser aprovado atravs de assinatura datada do Diretor de Estudo e verificados quanto conformidade com as BPLs pelo pessoal da Garantia da Qualidade como especificado nesta norma. O plano de estudo deve ser tambm aprovado pela gerncia da instalaa de teste e pelo patrocinador, se requerido pelo rgo regulamentador ou fiscalizador no pas onde o estudo est sendo conduzido. 2. a) Emendas ao plano de estudo devem ser justificadas e aprovadas por assinatura datada do Diretor de Estudo e mantida junto com o plano de estudo. b) Desvios ao plano de estudo devem ser descritos, explicados, dada cincia e datados prontamente pelo Diretor de Estudo e, caso pertinente, pelo Pesquisador Principal e mantido com os dados brutos do estudo. 3. Para estudos de curta durao, pode ser usado um plano de estudo geral acompanhado de um suplemento especfico do estudo. 8.2 Contedo do Plano de Estudo O plano de estudo deve conter, mas no estar limitado, s seguintes informaes: 1. Identificao do Estudo, da Substncia Teste e da Substncia de Referncia a) Ttulo descritivo; b) c) d) 2. Declarao da natureza e do propsito do estudo; Identificao da substnciateste por cdigo ou nome (IUPAC, nmero do CAS, parmetros biolgicos, etc.); Substncia de referncia a ser utilizada.

Informaes referentes ao Patrocinador e Unidade Operacional a) b) Nome e endereo do patrocinador; Nome e endereo da(s) instalao(es) de teste(s) e unidade(s) teste(s) envolvida(s); c) Nome e endereo do Diretor de Estudo; d) Nome e endereo do(s) Pesquisador(es) Principal(is), e a(s) fase(s) do estudo a ele (ela) delegadas pelo Diretor de Estudo e que esto sob a responsabilidade do(s) Pesquisador(es) Principal(is).

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 16/19

3.

Datas a) A data de aprovao do plano de estudo por assinatura do Diretor de Estudo. A data de aprovao do plano de estudo por assinatura da gerncia da instalao de teste e do patrocinador, se requerido pelo rgo regulador ou fiscalizador no pas onde o estudo est sendo conduzido. b) As datas propostas para incio e trmino do experimento. Mtodos de testes Referncia aos Guias de Testes (Test Guidelines) da OCDE ou a outros mtodos reconhecidos. Outros aspectos (onde aplicveis) a) A justificativa para seleo do sistema teste; b) Caracterizao do sistema teste, tal como espcie, linhagem, sublinhagem, fonte de suprimento, nmeros, faixa de peso corpreo, sexo, idade e outras informaes pertinentes; O mtodo de administrao e a razo desta escolha; O nvel e/ou concentrao das doses, freqncia e durao da administrao/aplicao; Informaes detalhadas do desenho experimental, incluindo uma descrio da cronologia do estudo, todos os mtodos, materiais e condies, tipo e freqncia de anlises, medidas, observaes e exames a serem realizados e mtodos estatsticos a serem utilizados (se houver).

4.

5.

c) d) e)

6.

Registros Uma lista dos registros a serem arquivados, incluindo os dados brutos originais.

8.3

Conduo do Estudo 1. Cada estudo deve ter uma nica identificao. Todos os itens que dizem respeito a este estudo devem carregar esta identificao. Os espcimes do estudo devem ser identificados de tal maneira que confirme a sua origem. A identificao deve tornar possvel a rastreabilidade, tanto para os espcimes quanto para o estudo. 2. O estudo deve ser conduzido de acordo com o plano de estudo. 3. Todos os dados gerados durante a conduo do estudo devem ser registrados diretamente, prontamente, exatamente e legivelmente, pela pessoa que gerou os dados. Os registros devem ser assinados ou rubricados e datados. 4. Qualquer alterao nos dados brutos no deve tornar ilegvel o dado registrado anteriormente, deve indicar o motivo da mudana, ser datado e assinado ou rubricado pela pessoa que faz a alterao.

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 17/19

5. Dados gerados atravs de entradas diretas de um computador devem ser identificados no dia da entrada dos dados pelas pessoas responsveis por estas entradas. Sistemas computadorizados devem sempre prover rastreabilidade possibilitando uma auditoria completa para mostrar todas as alteraes dos dados sem mascarar os dados originais. Deve ser possvel associar todas as mudanas dos dados com as pessoas que fizeram as alteraes, por exemplo, usando assinaturas com data e tempo (eletrnica). Devem ser dadas as razes das alteraes.

9.

Relatando os resultados do estudo 9.1 Geral 1. Deve ser preparado um relatrio final para cada estudo. No caso de estudos de curta durao, pode ser preparado um relatrio final padronizado acompanhado de uma extenso especfica do estudo. 2. Relatrio(s) do(s) Pesquisador(es) Principal(is) ou de cientistas envolvidos no estudo devem ser assinados e datados pelos mesmos. 3. O relatrio final deve ser assinado e datado pelo Diretor de Estudo para indicar aceitao da responsabilidade pela validade dos dados. A extenso da conformidade com estes Princpios das Boas Prticas de Laboratrio deve ser indicada. 4. Correes e adies ao relatrio final devem ser feitos na forma de adendos. Adendos devem especificar claramente o motivo da correo ou adies e deve ser assinado e datado pelo Diretor de Estudo. 5. Reformatao no relatrio final para cumprir com os requisitos de submisso de uma autoridade de registro nacional ou autoridade reguladora no configura uma correo, adio ou adendo ao relatrio final. Contedo do Relatrio Final O relatrio final deve incluir, mas no estar limitado, s seguintes informaes: 1. Identificao do Estudo, da Substncia Teste e da Substncia de Referncia a) b) c) d) Um ttulo descritivo; Identificao da substncia teste por cdigo ou nome (IUPAC, nmero do CAS, parmetros biolgicos, etc.); Identificao da substncia de referncia por nome; Caracterizao da substncia teste incluindo pureza, estabilidade e homogeneidade.

9.2

2.

Informaes sobre o Patrocinador e a Instalao de Teste a) Nome e endereo do patrocinador; b) Nome e endereo da(s) instalao(es) de teste(s) e unidade(s) de teste(s) envolvida(s);

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 18/19

c) d) e)

Nome e endereo do Diretor de Estudo; Nome e endereo do(s) Pesquisador(es) Principal(is) e a(s) fase(s) do estudo delegada(s), se aplicvel; Nome e endereo de cientistas que contriburam com relatrios para o relatrio final. Datas Data do incio e trmino dos experimentos

3.

4.

Declarao Uma declarao do Programa da Garantia da Qualidade listando os tipos de inspees feitas e suas datas, incluindo a(s) fase(s) inspecionada(s), e as datas nas quais os resultados foram relatados gerncia da Instalao de Teste, ao Diretor de Estudo e, se aplicvel, ao Pesquisador(es) Principal(is). Esta declarao deve servir tambm para confirmar que o relatrio final reflete os dados brutos.

5.

Descrio de Materiais e Mtodos a) b) Descrio dos mtodos e materiais utilizados; Referncia aos Guias de Testes (Test Guidelines) da OCDE ou a outros mtodos utilizados.

6.

Resultados a) b) c) d) Um sumrio dos resultados; Todas as informaes e dados exigidos pelo plano de estudo; Uma apresentao dos resultados, incluindo clculos e determinaes de importncia estatstica; Avaliao e discusso dos resultados, e onde apropriado, concluses.

7.

Armazenamento O(s) local(is) onde o plano de estudo, amostras do sistema teste e substncia de referncia, espcimes, dados brutos e relatrio final sero armazenados.

NIT-DICLA-035

REV. 02

PGINA 19/19

10.

Armazenamento e Reteno de Registros e Materiais 10.1 Devem ser retidos em arquivos pelo perodo especificado pelas autoridades apropriadas: a) Os plano de estudo, dados brutos, amostras de substncia teste e da substncia de referncia, espcimes, e o relatrio final de cada estudo; b) Registros de todas as inspees executadas pelo programa da Garantia da Qualidade, assim como as agendas-mestras. c) Registros de qualificaes, treinamentos, experincia e descrio de cargos do pessoal; d) Registros e relatrios da manuteno e calibrao dos equipamentos; e) Documentao da validao para os sistemas computadorizados; f) Um arquivo histrico de todos os Procedimentos Operacionais Padro; g) Registros de monitoramento ambiental. No caso de no haver um perodo de tempo requerido, a disposio final de quaisquer materiais de um estudo deve ser documentada. Quando amostras de substncia teste e de substncia de referncia e espcimes so descartadas antes do trmino do perodo de reteno requerido por alguma razo, isto deve ser justificado e documentado. Amostras de substncia teste, substncia de referncia e espcimes devem ser retidas somente enquanto sua integridade permitir avaliao. 10.2 Materiais retidos nos arquivos devem ser indexados com o objetivo de facilitar armazenamento e recuperao de forma ordenada. Apenas pessoal autorizado pela Gerncia da Instalao de Teste deve ter acesso ao arquivo. Entradas e retiradas de materiais dos arquivos devem ser apropriadamente registradas.

10.3

Se a instalao de teste ou um arquivo contratado ficar inoperante ou extinguir-se e no tiver sucessores legais, o arquivo deve ser transferido para os arquivos do patrocinador(es) do estudo (s). ______________________

Vous aimerez peut-être aussi