Vous êtes sur la page 1sur 160

NOES DE HIDRULICA E PNEUMTICA

Autor: Dirceu Silveira Sampaio

NOES DE HIDRULICA E PNEUMTICA

Este um material de uso restrito aos empregados da PETROBRAS que atuam no E&P. terminantemente proibida a utilizao do mesmo por prestadores de servio ou fora do ambiente PETROBRAS. Este material foi classicado como INFORMAO RESERVADA e deve possuir o tratamento especial descrito na norma corporativa PB-PO-0V4-00005TRATAMENTO DE INFORMAES RESERVADAS". rgo gestor: E&P-CORP/RH

NOES DE HIDRULICA E PNEUMTICA


Autor: Dirceu Silveira Sampaio

Ao nal desse estudo, o treinando poder:


Reconhecer os conceitos bsicos da mecnica dos fluidos
aplicveis aos sistemas hidrulicos e pneumticos; Relacionar os conceitos de hidrulica e pneumtica s atividades prticas de operao e manuteno.

Programa Alta Competncia

Este material o resultado do trabalho conjunto de muitos tcnicos da rea de Explorao & Produo da Petrobras. Ele se estende para alm dessas pginas, uma vez que traduz, de forma estruturada, a experincia de anos de dedicao e aprendizado no exerccio das atividades profissionais na Companhia. com tal experincia, refletida nas competncias do seu corpo de empregados, que a Petrobras conta para enfrentar os crescentes desafios com os quais ela se depara no Brasil e no mundo. Nesse contexto, o E&P criou o Programa Alta Competncia, visando prover os meios para adequar quantitativa e qualitativamente a fora de trabalho s estratgias do negcio E&P. Realizado em diferentes fases, o Alta Competncia tem como premissa a participao ativa dos tcnicos na estruturao e detalhamento das competncias necessrias para explorar e produzir energia. O objetivo deste material contribuir para a disseminao das competncias, de modo a facilitar a formao de novos empregados e a reciclagem de antigos. Trabalhar com o bem mais precioso que temos as pessoas algo que exige sabedoria e dedicao. Este material um suporte para esse rico processo, que se concretiza no envolvimento de todos os que tm contribudo para tornar a Petrobras a empresa mundial de sucesso que ela . Programa Alta Competncia

Como utilizar esta apostila

Esta seo tem o objetivo de apresentar como esta apostila est organizada e assim facilitar seu uso. No incio deste material apresentado o objetivo geral, o qual representa as metas de aprendizagem a serem atingidas.

ATERRAMENTO DE SEGURANA

Autor

Ao nal desse estudo, o treinando poder:


Identificar procedimentos adequados ao aterramento e manuteno da segurana nas instalaes eltricas; Reconhecer os riscos de acidentes relacionados ao aterramento de segurana; Relacionar os principais tipos de sistemas de aterramento de segurana e sua aplicabilidade nas instalaes eltricas.

Objetivo Geral

O material est dividido em captulos. No incio de cada captulo so apresentados os objetivos especcos de aprendizagem, que devem ser utilizados como orientadores ao longo do estudo.
48

Riscos eltricos e o aterramento de segurana

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Estabelecer a relao entre aterramento de segurana e riscos eltricos; Reconhecer os tipos de riscos eltricos decorrentes do uso de equipamentos e sistemas eltricos; Relacionar os principais tipos de sistemas de aterramento de segurana e sua aplicabilidade nas instalaes eltricas.

Captulo 1

Objetivo Especco

No final de cada captulo encontram-se os exerccios, que visam avaliar o alcance dos objetivos de aprendizagem. Os gabaritos dos exerccios esto nas ltimas pginas do captulo em questo.

Alta Competncia

Captulo 1. Riscos eltricos e o aterramento de segurana

Captulo 1. Riscos eltricos e o aterramento de segurana

mo est relacionada a

1.6. Bibliogra a Exerccios 1.4.


CARDOSO ALVES, Paulo Alberto e VIANA, Ronaldo S. Aterramento de sistemas 1) Que relao podemos estabelecer entre eltricos - inspeo e medio da resistncia de aterramento. UN-BC/ST/EMI aterramento de segurana? Eltrica, 2007.

1.7. Gabarito
riscos eltricos e
1) Que relao podemos estabelecer entre riscos eltricos e aterramento de segurana? O aterramento de segurana uma das formas de minimizar os riscos decorrentes do uso de equipamentos e sistemas eltricos. 2) Apresentamos, a seguir, trechos de Normas Tcnicas que abordam os cuidados e critrios relacionados a riscos eltricos. Correlacione-os aos tipos de riscos, marcando A ou B, conforme, o caso: A) Risco de incndio e exploso (B) B) Risco de contato

_______________________________________________________________ COELHO FILHO, Roberto Ferreira. Riscos em instalaes e servios com eletricidade. _______________________________________________________________ Curso tcnico de segurana do trabalho, 2005. Apresentamos, seguir, trechos de Normas Tcnicas que Norma Petrobras N-2222. 2) Projeto de aterramentoa de segurana em unidades martimas. Comisso de abordam Normas Tcnicas - CONTEC, 2005. os cuidados e critrios relacionados a riscos eltricos.
Norma Brasileira ABNT NBR-5410. Instalaes eltricas de baixa tenso. Associao o caso: Brasileira de Normas Tcnicas, 2005.

Correlacione-os aos tipos de riscos, marcando A ou B, conforme, de contato

e do tipo de es durante toda na maioria das mant-los sob is, materiais ou

Todas as partes das instalaes eltricas devem ser projetadas e executadas de modo que seja possvel prevenir, por meios seguros, os perigos de choque eltrico e todos os outros tipos de acidentes. Nas instalaes eltricas de reas classificadas (...) devem ser adotados dispositivos de proteo, como alarme e seccionamento automtico para prevenir sobretenses, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou outras condies anormais de operao. Nas partes das instalaes eltricas sob tenso, (...) durante os trabalhos de reparao, ou sempre que for julgado necessrio segurana, devem ser colocadas placas de aviso, inscries de advertncia, bandeirolas e demais meios de sinalizao que chamem a ateno quanto ao risco. Os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas (...) devem ser avaliados quanto sua conformidade, no mbito do Sistema Brasileiro de Certificao.

A) Risco Proteo de incndio e exploso B) Risco Norma Brasileira ABNT NBR-5419. de estruturas contra descargas atmosfricas. Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2005. ( )

(A)

24

Norma Regulamentadora NR-10. Segurana em instalaes e servios em projetadas e executadas de modo que seja possvel eletricidade. Ministrio do Trabalho e Emprego, 2004. Disponvel em: <http:// prevenir, por meios seguros, os perigos de choque www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_10.pdf> - Acesso em: 14 mar. 2008. eltrico e todos os outros tipos de acidentes. NFPA 780. Standard for the Installation Protection Systems . National ( ) of Lightining Nas instalaes eltricas de Fire Protection Association, 2004.

Todas as partes das instalaes eltricas devem ser


(B)

25

a maior fonte sria, alm das ole, a obedincia na.

reas classificadas (...) devem ser adotados dispositivos de proteo,

21
(A)

como alarme e seccionamento automtico para Manuais de Cardiologia. Disponvel em: <http://www.manuaisdecardiologia.med. br/Arritmia/Fibrilacaoatrial.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008. prevenir sobretenses, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou Mundo Educao. Disponvel em: <http://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/ parada-cardiorespiratoria.htm> - Acessoanormais em: 20 mai. 2008. de operao. outras condies

Para a clara compreenso dos termos tcnicos, as suas


3) Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas a seguir: (V) (F) (V) O contato direto ocorre quando a pessoa toca as partes normalmente energizadas da instalao eltrica.

( ) Nas partes das instalaes eltricas Mundo Cincia. Disponvel em: <http://www.mundociencia.com.br/fi sica/eletricidade/ choque.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008.

sob tenso, (...) durante os trabalhos de reparao, ou sempre que for julgado necessrio segurana, devem ser colocadas placas de aviso, inscries de advertncia, bandeirolas e demais meios de sinalizao que chamem a ateno quanto ao risco. Os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas

Apenas as partes energizadas de um equipamento podem oferecer riscos de choques eltricos. Se uma pessoa tocar a parte metlica, no energizada, de um equipamento no aterrado, poder receber uma descarga eltrica, se houver falha no isolamento desse equipamento. Em um choque eltrico, o corpo da pessoa pode atuar como um fio terra.

( )

(V)

3. Problemas operacionais, riscos e cuidados com aterramento de segurana

odas as Unidades de Explorao e Produo possuem um plano de manuteno preventiva de equipamentos eltricos (motores, geradores, painis eltricos, transformadores e outros).

A cada interveno nestes equipamentos e dispositivos, os Para a clara compreenso dos termos tcnicos, as suas mantenedores avaliam a necessidade ou no da realizao de inspeo defi nies disponveis glossrio . Ao longo dos nos sistemasesto de aterramento envolvidosno nestes equipamentos. textos do captulo, esses termos podem ser facilmente Para que o aterramento de segurana possa cumprir corretamente o identifi cados, pois esto em destaque. seu papel, precisa ser bem projetado e construdo. Alm disso, deve ser mantido em perfeitas condies de funcionamento.

Nesse processo, o operador tem importante papel, pois, ao interagir diariamente com os equipamentos eltricos, pode detectar imediatamente alguns tipos de anormalidades, antecipando problemas e, principalmente, diminuindo os riscos de choque eltrico por contato indireto e de incndio e exploso.

49

3.1. Problemas operacionais


Os principais problemas operacionais verificados em qualquer tipo de aterramento so: Falta de continuidade; e Elevada resistncia eltrica de contato. importante lembrar que Norma Petrobras N-2222 define o valor de 1Ohm, medido com multmetro DC (ohmmetro), como o mximo admissvel para resistncia de contato.

Alta Competncia

Captulo 3. Problemas operaciona

3.4. Glossrio
Choque eltrico conjunto de perturbaes de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano ou animal, quando este percorrido por uma corrente eltrica. Ohm unidade de medida padronizada pelo SI para medir a resistncia eltrica. Ohmmetro instrumento que mede a resistncia eltrica em Ohm.

3.5. Bibliograa

CARDOSO ALVES, Paulo Alberto e VIAN eltricos - inspeo e medio da re Eltrica, 2007.

COELHO FILHO, Roberto Ferreira. Riscos Curso tcnico de segurana do trab NFPA 780. Standard for the Installation Fire Protection Association, 2004.

Norma Petrobras N-2222. Projeto de martimas. Comisso de Normas Tcn

Norma Brasileira ABNT NBR-5410. Instala Brasileira de Normas Tcnicas, 2005.

56

Norma Brasileira ABNT NBR-5419. Pr atmosfricas. Associao Brasileira d

Norma Regulamentadora NR-10. Seg eletricidade. Ministrio do Trabalho www.mte.gov.br/legislacao/normas_ em: 14 mar. 2008.

Caso sinta necessidade de saber de onde foram retirados os insumos para o desenvolvimento do contedo desta apostila, ou tenha interesse em se aprofundar em determinados temas, basta consultar a Bibliograa ao final de cada captulo.

86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 98 100 102 104 105 106 108 110 112 114 115

Alta Competncia

Captulo 1. Riscos eltricos e o aterramento de segurana

1.6. Bibliograa
CARDOSO ALVES, Paulo Alberto e VIANA, Ronaldo S. Aterramento de sistemas eltricos - inspeo e medio da resistncia de aterramento. UN-BC/ST/EMI Eltrica, 2007. COELHO FILHO, Roberto Ferreira. Riscos em instalaes e servios com eletricidade. Curso tcnico de segurana do trabalho, 2005. Norma Petrobras N-2222. Projeto de aterramento de segurana em unidades martimas. Comisso de Normas Tcnicas - CONTEC, 2005. Norma Brasileira ABNT NBR-5410. Instalaes eltricas de baixa tenso. Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2005. Norma Brasileira ABNT NBR-5419. Proteo de estruturas contra descargas atmosfricas. Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2005. Norma Regulamentadora NR-10. Segurana em instalaes e servios em eletricidade. Ministrio do Trabalho e Emprego, 2004. Disponvel em: <http:// www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_10.pdf> - Acesso em: 14 mar. 2008. NFPA 780. Standard for the Installation of Lightining Protection Systems. National Fire Protection Association, 2004. Manuais de Cardiologia. Disponvel em: <http://www.manuaisdecardiologia.med. br/Arritmia/Fibrilacaoatrial.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008. Mundo Educao. Disponvel em: <http://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/ parada-cardiorespiratoria.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008. Mundo Cincia. Disponvel em: <http://www.mundociencia.com.br/fisica/eletricidade/ choque.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008.

1.7. Gabarito
1) Que relao podemos estabelecer entre riscos eltricos e aterramento de segurana? O aterramento de segurana uma das formas de minimizar os riscos decorrentes do uso de equipamentos e sistemas eltricos. 2) Apresentamos, a seguir, trechos de Normas Tcnicas que abordam os cuidados e critrios relacionados a riscos eltricos. Correlacione-os aos tipos de riscos, marcando A ou B, conforme, o caso: A) Risco de incndio e exploso (B) B) Risco de contato

NVEL DE RUDO DB (A) 85 86 87 88 89 90 91 92 93 25 94 95 96 98 100 102 104 105 106 108 110 112 114 115

Todas as partes das instalaes eltricas devem ser projetadas e executadas de modo que seja possvel prevenir, por meios seguros, os perigos de choque eltrico e todos os outros tipos de acidentes. Nas instalaes eltricas de reas classificadas (...) devem ser adotados dispositivos de proteo, como alarme e seccionamento automtico para prevenir sobretenses, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou outras condies anormais de operao. Nas partes das instalaes eltricas sob tenso, (...) durante os trabalhos de reparao, ou sempre que for julgado necessrio segurana, devem ser colocadas placas de aviso, inscries de advertncia, bandeirolas e demais meios de sinalizao que chamem a ateno quanto ao risco. Os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas (...) devem ser avaliados quanto sua conformidade, no mbito do Sistema Brasileiro de Certificao.

(A)

24

(B)

Ao longo de todo o material, caixas de destaque esto presentes. Cada uma delas tem objetivos distintos.
(A) (V) (F) (V)

3) Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas a seguir: O contato direto ocorre quando a pessoa toca as partes normalmente energizadas da instalao eltrica. Apenas as partes energizadas de um equipamento podem oferecer riscos de choques eltricos. Se uma pessoa tocar a parte metlica, no energizada, de um equipamento no aterrado, poder receber uma descarga eltrica, se houver falha no isolamento desse equipamento. Em um choque eltrico, o corpo da pessoa pode atuar como um fio terra. A queimadura o principal efeito fisiolgico associado passagem da corrente eltrica pelo corpo humano.

A caixa Voc Sabia traz curiosidades a respeito do contedo abordado Alta de um determinado item do captulo. Competncia
(V) (F)

Captulo 1. Riscos elt

atribudo a Tales de Mileto (624 - 556 a.C.) a primeira observao de um fenmeno relacionado com a eletricidade esttica. Ele teria esfregado um fragmento de mbar com um tecido seco e obtido um comportamento inusitado o mbar era capaz de atrair pequenos pedaos de palha. O mbar o nome dado resina produzida por pinheiros que protege a rvore de agresses externas. Aps sofrer um processo semelhante fossilizao, ela se torna um material duro e resistente.

Trazendo este conhecimento para a realid observar alguns pontos que garantiro o incndio e exploso nos nveis definidos pela durante o projeto da instalao, como por ex

A escolha do tipo de aterramento fu ao ambiente;

A seleo dos dispositivos de proteo

A correta manuteno do sistema elt

Os riscos VOC eltricosSABIA? de uma instalao so divididos em dois grupos principais:

MXIMA EXPOSIO DIRIA PERMISSVEL 8 horas 7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 minutos 4 horas 3 horas e 30 minutos 3 horas 2 horas e 40 minutos 2 horas e 15 minutos 2 horas 1 hora e 45 minutos 1 hora e 15 minutos 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos 8 minutos 7 minutos

petrleo pelo pig de limpeza adas parafina. questes Devido s Importante um lembrete essenciais do baixas temperaturas do oceano, a parafina se acumula nas paredes da tubulao. Com o tempo, a massa pode contedo tratadovirno captulo. a bloquear o fluxo de leo, em um processo similar ao da arteriosclerose.

14

Uma das principais substncias removidas em poos de

O aterramento funcional do sist como funo permitir o funcion e eficiente dos dispositivos de pro sensibilizao dos rels de prote uma circulao de corrente para a por anormalidades no sistema eltr

Observe no diagrama a seguir os principais ris ocorrncia de incndio e exploso:

1.1. Riscos de incndio e exploso


IMPORTANTE! Podemos definir os riscos de incndio e exploso da seguinte forma: muito importante que voc conhea os tipos de pig de limpeza e de pig instrumentado mais utilizados na Situaes associadas presena de sobretenses, sobrecorrentes, sua Unidade. Informe-se junto a ela! fogo no ambiente eltrico e possibilidade de ignio de atmosfera potencialmente explosiva por descarga descontrolada de eletricidade esttica.

ATENO Os riscos de incndio e exploso esto presentes em qualquer instalao seu descontrole se traduz em os danos e muito importante que principalmente voc conhea especficos para passagem de pig pessoais, procedimentos materiais e de continuidade operacional. em poos na sua Unidade. Informe-se e saiba quais so eles.

RESUMINDO...

Recomendaes gerais
Antes do carregamento do pig, inspecione o interior do lanador; Aps a retirada de um pig, inspecione internamente o recebedor de pigs; Lanadores e recebedores devero ter suas

7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 minutos 4 horas 3 horas e 30 minutos 3 horas 2 horas e 40 minutos 2 horas e 15 minutos 2 horas 1 hora e 45 minutos 1 hora e 15 minutos 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos 8 minutos 7 minutos

ao da arteriosclerose.

IMPORTANTE! muito importante que voc conhea os tipos de pig de limpeza e de pig instrumentado mais utilizados na sua Unidade. Informe-se junto a ela!

J a caixa de destaque uma muito Resumindo importante que voc conhea os verso compacta procedimentos especficos para passagem de pig dos principais pontos no captulo. em poos abordados na sua Unidade. Informe-se e saiba
quais so eles.

ATENO

RESUMINDO...

Recomendaes gerais
Antes do carregamento do pig, inspecione o VOC SABIA? interior do lanador; Uma das principais substncias removidas em poos de Aps a retirada de um pig, inspecione internamente petrleo pelo pig de limpeza a parafina. Devido s baixas temperaturas do; oceano, a parafina se acumula o recebedor de pigs nas paredes da tubulao. Com o tempo, a massa pode Lanadores e recebedores devero ter suas vir a bloquear o fluxo de leo, em um processo similar ao da arteriosclerose.

MXIMA EXPOSIO DIRIA PERMISSVEL 8 horas 7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 minutos 4 horas 3 horas e 30 minutos 3 horas 2 horas e 40 minutos 2 horas e 15 minutos 2 horas 1 hora e 45 minutos 1 hora e 15 minutos 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos tricos e o aterramento de segurana 8 minutos 7 minutos

Em Ateno esto destacadas as informaes que no IMPORTANTE! devem ser esquecidas. muito importante que voc conhea os tipos de pig
de limpeza e de pig instrumentado mais utilizados na sua Unidade. Informe-se junto a ela!

ATENO
muito importante que voc conhea os procedimentos especficos para passagem de pig em poos na sua Unidade. Informe-se e saiba quais so eles.

RESUMINDO...

dade do E&P, podemos controle dos riscos de as normas de segurana xemplo:

Todos os recursos Antes didticos presentes nesta apostila tm do carregamento do pig, inspecione o interior do lanador; como objetivo facilitar o aprendizado de seu contedo.
Aps a retirada de um pig, inspecione internamente o recebedor de pigs; Lanadores e recebedores devero ter suas

Recomendaes gerais

uncional mais adequado

o e controle;

Aproveite este material para o seu desenvolvimento profissional!

trico.

tema eltrico tem namento confivel oteo, atravs da o, quando existe a terra, provocada rico.

15

scos eltricos associados

Sumrio
Introduo Captulo 1 - Conceitos bsicos
Objetivos 1. Conceitos bsicos 1.1. Propriedades dos fluidos
1.1.1. Massa especfica 1.1.2. Peso especfico 1.1.3. Densidade 1.1.4. Presso 1.1.5. Viscosidade

17

19 21 21
22 22 23 23 24

1.2. Hidrosttica
1.2.1. Presso atmosfrica 1.2.2. Presso hidrosttica

25
26 27

1.3. Vazo e velocidade


1.3.1. Vazo 1.3.2. Velocidade 1.3.3. Fluxo

28
29 30 31

1.4. Exerccios 1.5. Glossrio 1.6. Bibliografia 1.7. Gabarito

33 35 36 37

Captulo 2 - Hidrulica
Objetivos 2. Hidrulica 2.1. Fundamentos da Hidrulica
2.1.1. Fora e presso 2.1.2. Potncia hidrulica

39 41 42
42 45

2.2. Principais componentes de um circuito hidrulico


2.2.1. Bombas hidrulicas 2.2.2. Cilindros e motores hidrulicos 2.2.3. Vlvulas 2.2.4. Acumuladores hidrulicos 2.2.5. Fluidos e circuitos hidrulicos

46
47 57 63 73 79

2.3. Simbologia aplicada a circuitos hidrulicos

86

2.4. Principais cuidados na manuteno


2.4.1. Vazamentos 2.4.2. Desgaste de bomba pneumtica 2.4.3. Perda de presso de pr-carga nos acumuladores 2.4.4. Emperramento das vlvulas direcionais hidrulicas

87
87 87 87 88

2.5. Cuidados nas instalaes e partidas de unidades hidrulicas


2.5.1. Retirada da embalagem e inspeo visual 2.5.2. Colocao da unidade na base 2.5.3. Pr-partida do sistema hidrulico 2.5.4. Pr-partida do sistema eltrico 2.5.5. Partida da unidade 2.5.6. Flushing (limpeza) das linhas

88
89 90 90 91 91 92

2.6. Limpeza de sistemas hidrulicos


2.6.1. Anlise da limpeza do fluido 2.6.2. Norma de limpeza 2.6.3. Tcnicas de montagem e desmontagem 2.6.4. Alguns cuidados na manuteno

92
93 94 94 95

2.7. Exerccios 2.8. Glossrio 2.9. Bibliografia 2.10. Gabarito

97 100 102 103

Captulo 3 - Pneumtica
Objetivos 3. Pneumtica 3.1. Pneumtica - fundamentos
3.1.1. Propriedades fsicas do ar 3.1.2. Lei de Bernouille

105 107 107


108 109

3.2. Compresso
3.2.1. Compressores tipos

110
110

3.3. Preparao do ar comprimido


3.3.1. Tratamento da umidade 3.3.2. Resfriador posterior 3.3.3. Reservatrio de ar comprimido 3.3.4. Secadores por refrigerao 3.3.5. Secador por absoro 3.3.6. Secador por adsoro

116
116 117 118 120 121 121

3.4. Distribuio do ar comprimido


3.4.1. Redes de distribuio 3.4.2. Configuraes de redes 3.4.3. Implementao da rede 3.4.4. Drenagem de umidade 3.4.5. Unidades de condicionamento (filtros reguladores)

123
123 124 125 126 126

3.5. Principais componentes de um circuito pneumtico


3.5.1. Vlvulas pneumticas 3.5.2. Cilindros e motores pneumticos 3.5.3. Circuitos pneumticos - elaborao e interpretao

128
128 129 130

3.6. Simbologia aplicada a circuitos hidrulicos e pneumticos 3.7. Defeitos mais freqentes dos sistemas pneumticos
3.7.1. Vazamentos 3.7.2. Desgaste dos compressores 3.7.3. Saturao de secadoras de ar 3.7.4. Queima de solenides das vlvulas direcionais 3.8.1. Montagem 3.8.2. Teste de presso

134 135
135 135 135 136 137 137

3.8. Cuidados nas instalaes e manutenes de unidades pneumticas 136

3.9. Limpeza de sistemas pneumticos 3.10. Exerccios 3.11. Glossrio 3.12. Bibliografia 3.13. Gabarito

138 139 142 143 144

Introduo

o mundo atual, vivemos em uma era de contrastes no que diz respeito s escalas e dimenses envolvidas nos processos produtivos. Sob influncia da nanotecnologia - cuja unidade de medida o nanmetro, que corresponde a um bilionsimo de metro - os equipamentos usados na instrumentao e nos sistemas de interface com os tcnicos de operao so cada dia mais compactos, necessitando de cada vez menos energia para seu funcionamento. Por outro lado, em funo das crescentes demandas dos processos produtivos, principalmente na indstria de petrleo e gs, os elementos finais de controle so cada vez maiores, requerendo mais energia para seu funcionamento.

17
Sistemas de potncia precisam ser construdos de forma a preencher a lacuna que se abre entre as duas extremidades de controle. Isso permite que os comandos dados atravs dos supervisrios de baixa potncia efetivamente atuem nos equipamentos de grande porte e alto consumo energtico existentes no campo. Atualmente, so utilizadas quatro formas de gerar e transmitir energia: a mecnica, a eltrica, a hidrulica e a pneumtica. As duas primeiras so nossas velhas conhecidas. A mecnica move nossos carros; eltrica alimenta nossas casas. Elas tambm esto presentes em diversas aplicaes nos processos industriais. J o uso dos sistemas hidrulicos e pneumticos sob presso como meio de gerao e transmisso de energia relativamente recente. Seu desenvolvimento foi posterior Primeira Guerra. Na rea industrial, em especial na de petrleo, esses sistemas esto entre as principais fontes de energia para acionamento de vlvulas, sobretudo nas plantas de processo. Assim, importante conhecer os conceitos bsicos de Hidrulica e Pneumtica envolvidos nos sistemas de fornecimento e transmisso de energia, com vasta gama de aplicaes na Petrobras.

RESERVADO

RESERVADO

Conceitos bsicos

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Enumerar as propriedades dos fluidos; Distinguir presso atmosfrica e presso hidrosttica; Identificar as principais grandezas envolvidas nas reas de Hidrulica e Pneumtica; Identificar as expresses matemticas envolvendo a Hidrosttica.

RESERVADO

Captulo 1

Alta Competncia

20

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

1. Conceitos bsicos

oda vez que se lida com algum elemento, necessrio conhecer seu comportamento e a propriedade para que se possa faz-lo de forma segura.

Para um eletricista, importante conhecer o comportamento dos eltrons e as suas propriedades; se o trabalho estiver relacionado rea nuclear, fundamental conhecer o comportamento das radiaes. Da mesma forma, deve-se conhecer o comportamento dos fluidos para atuar com segurana em circuitos hidrulicos ou pneumticos. A mecnica dos fluidos a cincia que estuda os seus comportamentos, subdividida em duas reas bsicas: a hidrosttica, que estuda os fluidos em equilibrio esttico, ou seja, em repouso, e a hidrodinmica, que estuda os fluidos em movimento. De forma parecida, a Hidrulica compe essas duas cincias estudando o comportamento dos fluidos em movimento e em repouso, porm em suas aplicaes prticas.

21

1.1. Propriedades dos uidos


So classificadas como fluidos as substncias capazes de escoar e tomar a forma de seus recipientes. O primeiro exemplo de fluido que vem mente a gua, no estado lquido, porm, os fluidos podem ser divididos em: Lquidos: fluidos praticamente incompressveis que ocupam volumes definidos e possuem superfcies livres; Gases: fluidos compressveis e capazes de se expandir at ocupar todas as partes do recipiente. Os fluidos apresentam diferentes propriedades. Sendo assim, importante destacar o peso especfico, a massa especfica, a densidade, a presso e a viscosidade, por serem os mais importantes para o estudo de sistemas hidrulicos e pneumticos de aplicao prtica.

RESERVADO

Alta Competncia

Dependendo do tipo de fluido e da sua aplicao, cada propriedade poder ter um papel fundamental, secundrio ou incuo. Por exemplo, na dinmica dos lquidos, a massa especfica e a viscosidade ocupam papel primordial por interferirem diretamente em sua forma de escoamento. No caso dos gases, os princpios da termodinmica sero determinantes em funo da sua compressibilidade, que a capacidade de ser comprimido. 1.1.1. Massa especca a massa de uma unidade de volume de uma substncia, e representada por . Por exemplo, o litro como unidade de volume, pode-se dizer que a massa especca da gua de 1kg/l a 4oC. = massa / volume

22

A massa especfica de uma substncia dimensional, ou seja, uma grandeza que precisa ser expressa com a sua unidade (kg/l, g/cm3, ton/m3 etc...) e no deve ser confundida com a densidade que uma grandeza adimensional, ou seja, que no pode ser expressa por uma unidade de medida. A massa especfica deve ser sempre referenciada a uma temperatura em funo da dilatao ocorrida nos materiais quando aquecidos, o que altera sua massa especfica. 1.1.2. Peso especco Peso uma fora exercida pela ao da gravidade sobre uma massa, logo peso igual fora, portanto peso especfco fora por unidade de volume. Se um indviduo tem uma massa de 60 quilogramas, ele exercer sobre o solo uma fora de aproximadamente 600 N (60 Kg . 10 m/s2).

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

Assim, peso especfico de uma substncia o peso de uma unidade de volume dessa substncia e representado por w: w = peso/volume 1.1.3. Densidade A densidade de um corpo o nmero adimensional que representa a relao de peso da unidade de volume de uma substncia comparada ao peso da mesma unidade de volume de uma substncia tomada como padro. Normalmente, a substncia padro utilizada para slidos e lquidos a gua porque seu peso especfico, quando expresso em Kgf/l (quilograma-fora por litro), equivale a 1 (um) .

23
1.1.4. Presso A presso definida como a razo entre a fora exercida sobre uma superfcie e a rea dessa superfcie. Presso = Fora / rea Isso significa que quanto maior for a rea onde se aplica uma determinada fora, menor ser a presso obtida. Ao contrrio, quando a mesma fora aplicada sobre uma rea cada vez menor, maior ser a presso obtida. Dessa forma, a presso obtida a partir de uma fora constante inversamente proporcional rea. Se for considerada a relao anterior, sob o ponto de vista da presso constante exercida sobre uma determinada rea, a fora obtida ser proporcinal rea. Em um fluido a presso transmitida com igual intensidade em qualquer direo. Quando a presso exercida sobre uma rea surge uma fora sempre perpendicular a ela, expressa pela frmula (F = P . A).

RESERVADO

Alta Competncia

ATENO
Presso absoluta aquela referenciada ao vcuo, ou seja, ausncia de atmosfera. Presso manomtrica aquela usual e que est referenciada presso atmosfrica local (mede-se com um manmetro).

1.1.5. Viscosidade A viscosidade expressa a resistncia ao escoamento exercida por um fluido quando submetido a uma fora externa, logo, fluidos ditos de alta viscosidade exercem grande resistncia ao escoamento, enquanto os de baixa viscosidade exercem pouca ou quase nenhuma resistncia ao escoamento. Pode ser considerada como a fora de atrito interna do fluido que aparece quando uma camada de fluido forada a se mover em relao outra. A viscosidade de um fluido determina o seu perfil de velocidade dentro de uma tubulao e, portanto, tem influncia direta sobre o clculo de sua vazo. O conceito de viscosidade foi definido por Isaac Newton a partir das tenses de cisalhamento provocadas pela movimentao de uma camada de fluido sobre a outra, ou seja pelas foras internas de atrito. Em seu estudo, assumiu que a viscosidade seria independente do tempo para um mesmo fluido e tambm no deveria variar em funo da intensidade das tenses de cisalhamento aplicadas. Dessa forma, quando o fluido possui viscosidade, independente do tempo e da tenso de cisalhamento aplicada para uma determinada temperatura, chama-se Newtoniano. Sempre se consideram Newtonianos os fluidos usados nos circuitos hidrulicos.

24

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

A unidade SI (Sistema Internacional) de viscosidade, ou viscosidade absoluta, o Pascal Segundo ou Poiseuille (no confundir com o poise). A unidade de Poiseuille Newton segundo por metro quadrado (N.s/m2). a) Viscosidade cinemtica Define-se como viscosidade cinemtica a diviso da viscosidade absoluta de um fluido pela sua densidade. Como existem diferentes tipos de viscosidade, existe certa confuso no que diz respeito s unidades de viscosidade. A unidade de viscosidade cinemtica no SI o metro quadrado/ segundo, ou m2/s. A unidade de viscosidade cinemtica no SI o stoke (St) com dimenso de cm2/s. Na prtica, o mais utilizado o seu submltiplo, o centistoke.

25
b) Viscosidade dinmica A viscosidade dinmica (1 poise) definida como uma fora tangencial de 1 d/cm2, resistindo vazo de duas lminas mveis e paralelas do fluido, com velocidade diferencial de 1 cm/s, separadas entre si por um centmetro. Como o poise muito grande, usa-se normalmente seu submltiplo, o centipoise. O poise a unidade no SI de viscosidade dinmica.

1.2. Hidrosttica
A palavra hidrosttica formada pelo radical hidro, que significa gua e statica, que significa imvel. A partir dessa anlise, pode-se conceituar hidrosttica como a parte da Fsica que estuda os lquidos em repouso ou o equilbrio esttico. A referncia gua deve-se ao fato de que a substncia mais abundante na natureza. A partir dela, todos os conceitos comearam a ser definidos.

RESERVADO

Alta Competncia

1.2.1. Presso atmosfrica O planeta Terra envolvido por uma camada de ar que se chama atmosfera. O ar composto por um conjunto de gases e, portanto, constitui matria e possui peso (fora). O peso do ar exerce presso sobre a superfcie terrestre, que denominada presso atmosfrica.
Atmosfera

Terra

26

A camada de gases que envolve a Terra chamada de ar atmosfrico ou simplesmente atmosfera. A presso atmosfrica foi determinada pela primeira vez pelo fsico italiano Torricelli (1608-1647), discpulo de Galileu, que realizou a seguinte experincia: Ele encheu um tubo de vidro com mercrio e emborcou a extremidade, tampada com o dedo, dentro de uma cuba contendo o mesmo lquido. Ao destampar o tubo, verificou que o mercrio do tubo descia at a altura de 76 cm. Torricelli concluiu, ento, que a presso atmosfrica equivale presso exercida por uma coluna de mercrio de 760 mm de altura.
Vcuo

76 cm

Coluna de mercrio

A presso da atmosfera que age sobre a superfcie livre do lquido (mercrio), equilibra uma coluna de mercrio de 76 cm de altura.

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

Torricelli determinou, ento, uma unidade de presso, expressa em mmHg (milmetros de mercrio). Assim: 1 atmosfera (atm) = 760 mmHg 1.2.2. Presso hidrosttica J sabido que os fluidos sempre se ajustam ao formato do seu recipiente. Mesmo a gua, na natureza, toma a forma do oceano, do lago ou do rio. E assim como acontece com o ar na atmosfera, seu peso exerce sobre a superfcie desse recipiente, rio ou lago, uma presso que chamada de presso hidrosttica. Pode-se observar, intuitivamente, que quanto mais fundo se mergulha um objeto em um fluido qualquer, maior ser a massa de fluido acima do objeto mergulhado. Portanto, maior ser o peso desse fluido sobre a superfcie de tal objeto. Isso indica que maior ser a presso exercida pelo fluido sobre o objeto.

27

VOC SABIA? Muitos submarinos, durante a Segunda Guerra Mundial, ao tentarem escapar de seus inimigos, foram esmagados quando desceram a profundidades superiores a sua capacidade.

A relao entre presso do fluido e profundidade determinada pelo Princpio Fundamental da Hidrosttica (Lei de Stevin), segundo o qual a presso em um ponto qualquer no interior de um lquido proporcional massa especfica () do lquido, acelerao da gravidade local (g) e altura (h) da coluna de lquido acima do ponto considerado. Isto : p = .g.h

RESERVADO

Alta Competncia

Observe que a expresso anterior se refere apenas coluna de lquido. No se pode esquecer que acima dela existe ainda a presso atmosfrica. Quando se trabalha com presses manomtricas referenciadas presso atmosfrica local, estas j expressam diretamente a presso manomtrica naquela profundidade. Entretanto, para obter a presso absoluta em uma determinada profundidade de lquido, deve-se somar a presso atmosfrica, alterando a expresso para: p = patm + .g.h Veja como a teoria se aplica na prtica: Um recipiente de forma cilndrica, hermeticamente fechado, possui 1L de gua em seu interior. Sabendo que a altura do cilindro de 30cm, determine a presso que a gua exerce no fundo do recipiente.

28

Bem, sendo o cilindro hermeticamente fechado, supe-se que a presso atmosfrica no aja diretamente sobre o fluido (gua). Dessa forma, a presso no interior do cilindro ser dada apenas pelo peso da gua em cada ponto. Sendo assim: p = .g.h = 1000 kg/m3 . 10m/s2 . 0,3m = 3000 N/m2 supondo g = 10 m/s2 e = 1000 kg/m3 Observe que o formato do recipiente foi absolutamente irrelevante, pois a nica coisa que importa a altura da coluna de lquido acima do ponto onde se quer calcular a presso.

1.3. Vazo e velocidade


A produtividade de um poo de petrleo indicada atravs da vazo de certa quantidade de barris de petrleo por dia. Mas, o que vem a ser vazo e como pode ser medida?

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

1.3.1. Vazo A vazo de um fluido pode ser definida como o volume de fluido que escoa, por uma unidade de tempo. Isso significa que a vazo a rapidez com que um volume escoa. Ou seja: Vazo (Q) = Vol / t

VOC SABIA? A explorao da Bacia de Campos comeou no final de 1976. O primeiro poo foi o 1-RJS-9-A, que deu origem ao campo de Garoupa. Mas a explorao comercial da Bacia de Campos s comeou em agosto de 1977, com o poo 3-EM-1-RJS, no campo de Enchova. Esse poo tinha vazo de 10 mil barris/dia.

29

Plataforma Cidade de Armao dos Bzios acoplada plataforma fixa de Garoupa, na bacia de Campos. Esta uma plataforma do tipo SMU (Safety Maintenance Unity), que atua ao mesmo tempo como um Flotel (hotel flutuante) e uma unidade de apoio e manuteno de plataformas. So adotadas para o clculo, em geral, as seguintes unidades de medida: m/s (metro cbico por segundo); m3/h (metro cbico por hora); l/s (litro por segundo) ou l/h (litro por hora).

RESERVADO

Alta Competncia

1.3.2. Velocidade Embutido no conceito de vazo, um volume que escoa ou que se desloca no tempo, percebe-se, intuitivamente, um conceito de movimento associado. Se um objeto qualquer se desloca por uma distncia x em um tempo t, pode-se determinar sua velocidade: V=x/t V (velocidade) = x (distncia)/ t (tempo) Com isso, possvel estabelecer que se um fluido est escoando, suas partculas esto em movimento e possuem velocidade e, portanto, todo o fluido escoando est em movimento e em velocidade.

30

A velocidade nem sempre a mesma para todas as partculas do fluido, nem mesmo possuem a mesma direo. Essa variao se d tanto em valor (mdulo) quanto em direo, uma vez que a velocidade pode ser definida como uma grandeza vetorial. Entretanto, se o fluido escoa em um duto, seja ele aberto ou fechado, possuir uma velocidade mdia em cada ponto. Essa velocidade mdia a velocidade considerada para o clculo da vazo. Alm disso, apenas sua parcela ortogonal seo reta por ela atravessada utilizada. Agora, supondo que um duto qualquer por onde escoe um fluido, num ponto em que possua uma seo reta de rea A, a vazo do fluido poderia ser considerada como correspondente ao produto da rea da seo transversal atravessada pelo fluido pelo valor (mdulo) da velocidade mdia com que ele a atravessa. Dessa forma, se um fluido incompressvel, ou seja, que no altera o seu volume com a presso, atravessa uma rea qualquer de um duto fechado (uma tubulao, por exemplo), em um determinado intervalo de tempo, nesse mesmo intervalo de tempo, um volume igual ir atravessar qualquer outra rea do duto, mesmo se esta no for idntica a anterior.

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

Isso significa que: A vazo de um fluido incompressvel (gua, por exemplo) em um duto forado (tubulao, por exemplo) ser sempre constante, em qualquer ponto do duto; Se a rea do duto variar, a velocidade do fluido ir variar inversamente, de forma a manter a vazo constante. 1.3.3. Fluxo Considerando velocidade como uma grandeza vetorial, pode-se criar outro vetor, que chamado de uxo, composto pelo produto do vetor velocidade pela rea por ele atravessada. Chega-se a um valor, dimensionalmente igual ao da vazo (m3/h), porm associado a uma direo.

31
Quando se fala de volume de um fluido que passa por uma unidade de tempo em uma tubulao, identifica-se a vazo. IMPoRtante! Quando se quer saber qual o sentido em que o fluido se movimenta, usa-se o termo sentido de fluxo, e jamais sentido de vazo, porque a vazo uma grandeza apenas modular, enquanto o uxo uma grandeza vetorial que possui um mdulo e uma direo. Embora constitua um fenmeno que participa com freqncia do nosso cotidiano, o escoamento dos fluidos um tema bastante complexo e nem sempre sujeito anlise matemtica exata, uma vez que cada elemento do fluido pode estar sujeito a diferentes vazes e aceleraes.

RESERVADO

Alta Competncia

Por ora, o estudo se concentrar apenas no caso de dutos forados, que se aplica s plantas de processos. Neste caso, o vetor velocidade do fluido pode assumir diferentes mdulos e direes em cada ponto de uma mesma seo reta do duto. Em alguns pontos, o vetor velocidade pode estar at apontando contrariamente direo de fluxo. Considera-se o escoamento em dutos forados como unidirecional, porque a soma de todos os vetores de velocidade em uma mesma seo reta aponta na direo do fluxo.

32

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

1.4. Exerccios
1) Um mergulhador consulta seu manmetro de pulso que indica a presso absoluta de 1,6x105 N/m2. Antes do mergulho, ele verificou a presso atmosfrica local e anotou o valor de 1x105 N/m2. A que profundidade se encontra esse mergulhador? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 2) Complete as lacunas a seguir: a) O ___________________de uma substncia o peso de uma unidade de volume dessa substncia e representado por w, sendo w = peso/volume. b) ____________________de uma substncia a massa de uma unidade de volume da substncia e representada por , sendo = massa / volume. c) A ___________________ expressa a resistncia que o fluido exerce ao escoamento, quando submetido a uma fora externa. d) Define-se a _____________________como o volume, por unidade de tempo, que escoa atravs de determinada seo transversal de um conduto livre ou de um conduto forado. e) A __________________varia em diversos pontos da mesma seo reta. Essa variao se d tanto em valor quanto em direo.

33

RESERVADO

Alta Competncia

3) Leia as definies a seguir e complete corretamente com presso hidrosttica ou presso atmosfrica: o peso do ar exercendo presso sobre a superfcie terrestre. a presso exercida por um fluido sobre um corpo nele mergulhado.

34

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

1.5. Glossrio
Atrito - fora que inibe o deslizamento de objetos, agindo no sentido oposto ao deslizamento. Centistoke - unidade de viscosidade cinemtica (submltiplo do stoke). Fluido - corpo cujas molculas so to pouco aderentes entre si que deslizam umas sobre as outras, tomando o corpo, sem consistncia, a forma do vaso que o contm. Grandeza vetorial - grandezas que so completamente definidas quando so especificados o seu mdulo, direo e sentido. Incuo - sem efeito, indiferente, irrelevante etc. Manmetro - instrumento para medir e indicar a presso de gases e vapores. Parcela ortogonal - parcela do duto que forma um ngulo reto. Planta de processo - unidade de processo. Stoke - unidade de viscosidade cinemtica. Tenso de cisalhamento - definida como fora por unidade de rea, que atua tangencialmente superfcie, e no perpendicularmente, como a tenso normal. Termodinmica - cincia que estuda as interaes energticas e as correspondentes variaes de propriedades de um sistema.

35

RESERVADO

Alta Competncia

1.6. Bibliograa
CHERESOURCES. A process design engineers perspective on using equivalent lengths of valves and ttings in pipeline pressure drop calculation. Rio de Janeiro: Paper, 2008. GILES, Ranald V. Mecnica dos uidos e hidrulica. Coleo Schaum. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1972. RIBEIRO, Marco Antnio. Medio de vazo - fundamentos e aplicaes. 5 Edio. Rio de Janeiro: 2002.

36

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

1.7. Gabarito
1) Um mergulhador consulta seu manmetro de pulso que indica a presso absoluta de 1,6x10 5 N/m 2. Antes do mergulho, ele verificou a presso atmosfrica local e anotou o valor de 1x10 5 N/m2. A que profundidade se encontra esse mergulhador? Considerando que o mergulhador est em um lago ou mar aberto para atmosfera, a presso absoluta no ponto em que ele se encontra resultante de dois componentes: a presso atmosfrica na superfcie da gua e a presso exercida pela coluna dgua. Portanto: p = patm + .g.h = 1,6x105N/m2 Como a presso atmosfrica na superfcie fora anotada pelo mergulhador (1,0x105N/m2) temos que: 1,6x105N/m2 = 1,0x105N/m2 + .g.h --> .g.h = 0,6x105N/m2 supondo g = 10 m/s2 e = 1000kg/m3 h = 0,6x105N/m2 / (10m/s2 . 1000kg/m3) = 6x104N/m2 / 1x104kg/m2s2 bem, como a unidade N (Newton) equivale dimensionalmente a kg.m/s2 temos que: h = 6x104(kg/m2s2)m / 1x104kg/m2s2 = 6m Portanto, o mergulhador encontra-se a 6 metros de profundidade. 2) Complete as lacunas a seguir: a) O peso especco de uma substncia o peso de uma unidade de volume dessa substncia e representado por w, sendo w = peso/volume. b) Massa especca de uma substncia a massa de uma unidade de volume da substncia e representada por , sendo = massa / volume. c) A viscosidade expressa a resistncia que o fluido exerce ao escoamento, quando submetido a uma fora externa. d) Define-se a vazo do uido como o volume, por unidade de tempo, que escoa atravs de determinada seo transversal de um conduto livre ou de um conduto forado. e) A velocidade do uido varia em diversos pontos da mesma seo reta. Essa variao se d tanto em valor quanto em direo. 3) Leia as definies a seguir e complete corretamente com presso hidrosttica ou presso atmosfrica: Presso atmosfrica Presso hidrosttica o peso do ar exercendo presso sobre a superfcie terrestre. a presso exercida por um fluido sobre um corpo nele mergulhado.

37

RESERVADO

RESERVADO

Hidrulica

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Identificar fundamentos de Hidrulica; Relacionar equipamentos hidrulicos s suas caractersticas; Listar os defeitos mais freqentes em equipamentos hidrulicos; Identificar os cuidados bsicos para instalao e partida de unidades hidrulicas; Distinguir procedimentos caractersticos dos processos de limpeza, montagem e desmontagem de sistemas hidrulicos.

RESERVADO

Captulo 2

Alta Competncia

40

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

2. Hidrulica

qui comea o estudo da aplicabilidade prtica dos sistemas hidrulicos de potncia. Esses sistemas so normalmente utilizados para transmisso de potncia para acionamentos diversos. O mecanismo de freio ou de direo do automvel um bom exemplo da aplicao prtica de princpios e sistemas hidrulicos para transmisso de potncia. Mas, agora, importante pensar na aplicabilidade em processos industriais, observando vantagens e desvantagens dessa aplicao. Existem apenas quatro mtodos conhecidos de transmisso de potncia, do ponto de vista comercial: mecnica, eltrica, pneumtica e hidrulica.

41

VOC SABIA? A transmisso mecnica a mais antiga e conhecida. Tudo comeou com a inveno da roda, mas dispe, hoje, de artifcios muito mais apurados como engrenagens, correias, molas, polias, dentre outros.

O uso de sistemas eltricos, com geradores, motores eltricos, condutores e uma gama muito grande de outros componentes, teve incio no sculo XIX e constitui, atualmente, a forma mais barata e eficaz de se transmitir energia a grandes distncias e mesmo de fazer a sua distribuio comercial. O uso dos sistemas pneumticos e hidrulicos sob presso, como meios de transmisso de potncia mais recente. Seu desenvolvimento foi posterior Primeira Guerra Mundial.

RESERVADO

Alta Competncia

Comparados aos sistemas eltricos, por exemplo, tanto os sistemas hidrulicos quanto os pneumticos tm um rendimento baixo - de modo geral, em torno de 65% - principalmente por perdas de carga e vazamentos internos nos componentes. A construo dos elementos exige tecnologia de preciso, o que encarece os custos de gerao. Apresentam, no entanto, algumas vantagens como, por exemplo, facilidade de controle da velocidade e inverso praticamente instantnea do movimento. Os sistemas so geralmente compactos, se comparados s demais formas de transmisso de energia. Uma vantagem fundamental torna os sistemas pneumticos e hidrulicos preciosos para a indstria do petrleo e seus derivados: o fato de que so absolutamente seguros em reas classificadas, uma vez que no constituem fonte de ignio, como a energia eltrica. Por isso, apesar de todo o avano tecnolgico em relao aos dispositivos eltricos, os principais meios de acionamento em plantas de processo de qualquer material inflamvel ou explosivo, at hoje, ainda so o pneumtico e o hidrulico.

42

2.1. Fundamentos da Hidrulica


importante conhecer o conceito de presso, fora e potncia hidrulica, assim como as suas interligaes, na escolha dos circuitos hidrulicos adequados a cada aplicao. 2.1.1. Fora e presso de suma importncia resgatar os conceitos de fora e presso. Para isso, deve-se ler com ateno o princpio de Blaise Pascal: A presso exercida em um lquido confinado em forma esttica atua em todos os sentidos e direes com a mesma intensidade, exercendo foras iguais em reas iguais.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

VOC SABIA? Blaise Pascal, nascido em Paris a 19 de junho de 1623, foi um importante filsofo, fsico e matemtico francs. Dedicou-se aritmtica, desenvolveu clculos de probabilidade, a frmula de geometria do acaso, o Tringulo de Pascal e o tratado sobre as potncias numricas. Faleceu em 19 de agosto de 1662.

Imagine um recipiente cheio de um lquido praticamente incompressvel. Quando aplicada uma fora F em um mbolo de rea A, o resultado ser uma Presso = F.A aplicada ao fluido, que agir igualmente e de forma normal (perpendicular) sobre todas as paredes do recipiente (circuito confinado) que o contm, independente da forma desse recipiente, como possvel verificar ao observar a ilustrao a seguir:

43

A presso idntica em qualquer ponto do circuito, independente da forma. Mas qual a diferena entre fora e presso? Do ponto de vista da fsica, fora representa a capacidade de alterar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, provocando a acelerao ou a deformao do mesmo.

RESERVADO

Alta Competncia

A presso, por sua vez, uma grandeza modular (sem sentido e sem direo) que indica o estado de tenso entre as molculas em um determinado ponto. Quando a presso exercida sobre uma rea surge uma fora sempre normal perpendicular a ela. A fora criada pelo exerccio de presso sobre uma rea grandeza vetorial, ou seja, possui sentido, direo e intensidade. Relao entre fora e presso: F = P.A (fora igual a presso sobre rea). a) Multiplicao de fora Observando a ilustrao a seguir, suponha que seja aplicada uma fora F1 sobre a superfcie A1 e uma fora F2 sobre a superfcie A2. Por uma simples utilizao do princpio de Blaise Pascal, a presso P, desenvolvida no interior do sistema, atua igualmente em toda a superfcie interna. Dessa forma, diz-se que:
P = F1 / A1 = F2 / A2 F2 = (A2/A1) x F1

44

Multiplicador de fora vulgo macaco hidrulico

Assim, foi criado um multiplicador de fora pela razo de reas entre os dois pistes. Como aplicao prtica, um bom exemplo o macaco hidrulico.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

b) Multiplicao de presso Suponha agora, observando a ilustrao a seguir, que o mbolo esteja em equilbrio esttico e que na cmara 1 seja aplicada uma presso P1 e na cmara 2 uma presso P2. Como o mbolo est em equilbrio: A1 . P1 = F = A2 . P2 P2 = (A1/A2) P1

P1

A1 F

F A2

P2

Multiplicador de presso

Com isso, gera-se um multiplicador de presso pela razo das reas dos mbolos. Entre as aplicaes prticas para o multiplicador de presso est a bomba com acionamento pneumtico. 2.1.2. Potncia hidrulica A partir da mecnica convencional, sabe-se que a potncia obtida pelo produto da fora aplicada a um objeto e a velocidade obtida. Dessa forma: Potncia = F . v Usando um pequeno artifcio matemtico, preciso multiplicar e dividir simultaneamente a expresso por A, a rea de aplicao da fora, o que no alterar o resultado: Potncia = F/A . v . A

45

RESERVADO

Alta Competncia

Mas F/A = P (presso) e v A = Q (vazo volumtrica) e, portanto, a potncia de um sistema hidrulico dada pelo produto: Potncia hidrulica = P . Q

IMPoRtante! A potncia de um sistema hidrulico determinada por sua capacidade de fornecer vazo mantendo a presso do fluido. Ela ir balizar a especificao de pistes hidrulicos, motores hidrulicos, bombas etc. Veja um exemplo de aplicao:

46

preciso determinar a potncia do motor de uma bomba que ir proporcionar uma elevao de presso de 106 N/m2 vazo de 10-5 m3/s. A potncia requerida ser de: P . Q = 106. 10-5 = 10 watts Considerando o rendimento do sistema, o motor da bomba dever dispor, pelo menos, de: 10 / 0,65 = 15,4 watts

2.2. Principais componentes de um circuito hidrulico


Um circuito hidrulico constitudo por diversos componentes tais como, bombas, cilindros, vlvulas, entre outros, cada um com uma funo especfica. Na operao, corriqueiro o contato com muitos deles, por isso, importante estar informado sobre os principais.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

2.2.1. Bombas hidrulicas Uma bomba hidrulica possui um mecanismo de converso de energia mecnica em energia hidrulica. Opera criando um vcuo parcial na linha de entrada e provocando a suco de fluido para o seu interior. Por ao mecnica, pressiona e conduz esse fluido linha de sada, forando-o para o interior do sistema hidrulico. Dessa forma, a bomba hidrulica produz vazo do fluido para o interior do sistema. A resistncia vazo gera a presso do sistema e quanto maior essa resistncia, maior dever ser a presso exercida pela bomba. 2.2.1.1. Bombas hidrodinmicas So bombas de fluxo contnuo que no suportam presso na sada. Quanto maior a resistncia vazo, maior h deslizamento interno do fluido, ou seja, maior o volume do fluido que retorna da cmara de sada para a cmara de entrada. Nesse tipo de bomba, podese fechar completamente a sada de fluido, que ela continua em funcionamento. So tambm chamadas de bombas de deslocamento no-positivo. Os tipos mais comuns de bombas hidrodinmicas so a centrfuga e a de hlice axial.

47

RESERVADO

Alta Competncia

As lminas, ao girar, propiciam a fora centrfuga que causa a ao de bombeamento.


Sada

48

Tipo centrfugo (impulsor)

Impulsor

O fluxo axial gerado por uma hlice rotativa.

Hlice

Entrada Tipo axial (hlice)

Bombas: centrfuga e axial

ATENO
As bombas hidrodinmicas raramente so utilizadas em potncia, porque sua vazo com a presso. Essas bombas transferncia de fluidos. (centrfugas e axiais) sistemas hidrulicos de se reduz rapidamente so mais usadas para a

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

2.2.1.2. Bombas hidrostticas Tambm chamadas de bombas de deslocamento positivo, fornecem uma quantidade de fluido constante a cada rotao ou ciclo. Normalmente, proporcionam fluxo pulsante. Nesse tipo de bomba, o deslizamento da vazo desprezvel. No entanto, o fechamento total da sada de fluido pode ser desastroso, porque proporciona o aumento da presso, sem limite, at a ruptura de partes internas ou mesmo da carcaa da prpria bomba. Os tipos mais comuns de bombas de deslocamento positivo so as de pisto e as de engrenagem. Como so os tipos mais utilizados em sistemas hidrulicos de potncia, por trabalhar em regimes de mdia e alta presso, seu funcionamento tambm ser detalhado a seguir. a) Bombas de engrenagem Externa Esse tipo de bomba constitudo por um sistema de duas engrenagens que giram dentro de uma caixa com folgas bem apertadas entre si e com a parede da caixa. As engrenagens giram em direes opostas e encaminham o leo lateralmente, no espao entre os dentes e a parede da caixa, empurrando-o para o sistema hidrulico. A eficincia da bomba medida pela folga entre a engrenagem e a carcaa da bomba.
4. A presso de sada, atuando contra os dentes, cauda uma carga no-balanceada nos eixos, como indicam as setas. Sada Engrenagem motriz 3. O leo forado para a abertura de sada quando os dentes se engrenam novamente.

49

2. O leo transportado atravs da carcaa em cmaras formadas entre Entrada os dentes, a carcaa e as placas laterais.

1. O vcuo criado aqui quando os dentes se desengrenam. O leo succionado do reservatrio.

Esquema de funcionamento da bomba de engrenagem externa

RESERVADO

Alta Competncia

Interna Consiste em um sistema de duas engrenagens, uma interna e outra externa. A engrenagem interna tem um dente a menos que a externa. Enquanto as engrenagens giram, de um lado forma-se uma cmara de volume crescente, enquanto do outro, uma de volume decrescente. Quando o fluido impelido da entrada para a sada, uma vedao positiva mantida pela caracterstica construtiva das engrenagens em que a crista dos dentes da interna seguem os contornos da externa.

Volume decrescente Volume crescente

50

Orifcio de entrada

Placa de orifcio

Orifcio de sada Bomba tipo gerotor


Esquema de funcionamento da bomba de engrenagem interna

O volume de sada de uma bomba de engrenagem determinado pelo produto do volume de fluido deslocado por cada dente da engrenagem e pelo nmero de rotaes por minuto. Em decorrncia disso, a substituio das engrenagens originais ou a variao das rotaes da bomba acarreta alterao de volume da bomba de engrenagem.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

b) Bombas de palheta Desbalanceada Nesse tipo de bomba, um eixo de acionamento faz girar um rotor provido de ranhuras. Em cada ranhura h uma palheta retangular chata que se move radialmente. Quando o rotor gira, a fora centrfuga aciona as palhetas para fora e elas tocam a parede interna do rotor com suas extremidades, criando uma vedao positiva entre o topo e a parede. Devido excentricidade do rotor em relao carcaa da bomba, as cmaras de entrada de leo se ampliam e o movimento das palhetas conduz o leo sada da bomba. Nesse ponto, as cmaras diminuem de tamanho e empurram o leo para o sistema hidrulico. Balanceada

51
Na ilustrao, v-se que as diferenas de presso agindo sobre as reas laterais do rotor geram, no eixo do rotor, esforos que podem ser muito srios quando em aplicaes de alta presso. Para compensar essa condio, a forma da cavidade interna da bomba onde gira o rotor alterada de circular para elptica e a bomba passa a ter duas cmaras de entrada e duas cmaras de sada opostas entre si, de forma que os esforos proporcionados por cada uma se anulam mutuamente. As bombas de palheta usadas em sistemas industriais so geralmente de projeto balanceado.
Cmaras de bombeamento Eixo Entrada Volume crescente Sada Volume decrescente
Sada

Rotor
Entrada Anel elptico Palheta Rotao

Sada Rotao

Sada

Entrada

Carcaa

Palhetas

Rotor Entrada Aberturas de presso opostas Eixo motriz cancelam cargas laterais no eixo

Bomba de palheta desbalanceada

Bomba de palheta balanceada

RESERVADO

Alta Competncia

De volume varivel e presso compensada Em uma bomba do tipo palheta, uma forma de variar a vazo est na variao da excentricidade do eixo. Isso possvel se a cmara (anel) for dissociada da carcaa externa e um parafuso de ajuste da excentricidade for acrescentado, conforme ilustrao a seguir.

Bomba de palheta com volume varivel e presso compensada

52

Na ilustrao anterior, se for acrescentada uma mola com tenso ajustvel que permita o deslocamento automtico do anel quando a presso interna for suficientemente alta, o anel se mover automaticamente para uma posio central onde a vazo diminui at chegar a zero.

Regulagem da mola

Exemplo de bomba de palheta com volume varivel e presso compensada, com regulagem da mola

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

As bombas de presso compensada e volume varivel devem ser providas de dreno de carcaa. Qualquer acmulo de fluido dentro da carcaa pode impedir o seu movimento. Normalmente, os acmulos de fluido dentro da carcaa so direcionados cmara de entrada da bomba. Como esse tipo de bomba fica muito tempo operando na posio central, em que no h vazo principal, uma pequena vazo de controle e lubrificao mantida e direcionada para um dreno externo. c) Bombas de pisto No mercado esto disponveis trs tipos de bombas de pisto: a axial, a radial e a em linha. Axial As bombas axiais so assim conhecidas porque os pistes esto dispostos no eixo ou paralelamente ao eixo de rotao da bomba. Pelas caractersticas de seus componentes, subdividem-se ainda em: Axial simples: o mecanismo de uma bomba de pistes axiais consiste basicamente de cilindros, pistes com sapatas, uma placa de deslizamento, alm de molas e outros dispositivos. Quando o tambor de cilindros gira, a sapata desliza sobre a placa de deslizamento, que no gira. Como ela est colocada em ngulo com o eixo de giro, os pistes so forados a alternar dentro dos cilindros. Em metade do ciclo, eles so retirados de dentro dos cilindros, provocando a suco do fluido. Na metade seguinte do ciclo eles so introduzidos no cilindro expulsando o fluido.
Placa de deslizamento Sapato do pisto Tambor do cilindro

53

Pisto

Bomba de pistes axiais - detalhe

RESERVADO

Alta Competncia

Em geral, para melhor desempenho, vrios cilindros so adaptados na mesma placa de deslizamento, como mostrado na ilustrao anterior. Axial com compensao de presso: nesse caso, a placa de deslizamento conectada a um pisto que varia o seu ngulo em funo da presso de sada, diminuindo sua vazo, pela reduo do ngulo, medida que a presso aumenta.
Sem fluxo Fluxo pleno

A presso do sistema transmitida aqui Mola Dreno Pisto compensador

54

Bomba de pisto axial com compensao de presso

Axial com eixo inclinado: esse um tipo de bomba usado para vazo constante ou at, o que mais comum, como motor hidrulico. Nessa variante no existe placa de deslizamento; os pistes so fixados por articulaes a uma placa que gira solidria a eles. Um pivot central absorve os esforos radiais do tambor.

Bomba de pisto axial com eixo inclinado

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

Radial So assim conhecidas porque o movimento dos pistes acontece perpendicularmente ao eixo de rotao da bomba. Pelas caractersticas de seus componentes, subdividem-se ainda em: Radial com anel excntrico: nesse tipo de bomba, o conjunto gira em torno de um pivot estacionrio por dentro de um anel ou rotor. Conforme o conjunto gira, a fora centrfuga faz com que os pistes sigam o contorno do anel externo excntrico com relao ao bloco dos cilindros. Assim como nas bombas axiais, em metade do ciclo as cmaras dos pistes expandem e succionam o fluido e em metade do ciclo elas contraem e expulsam o fluido. Nesse tipo de bomba possvel, tambm, fazer a compensao de presso pela alterao da excentricidade.
Linha de centro do bloco do cilindro

Linha de centro

55

Carcaa

Sada Pinos

Pistes

Entrada Blocos dos cilindros

Anel de reao

Detalhe de bomba com anel excntrico

Radial em estrela: nesse tipo de bomba, os cilindros esto fixos na carcaa e os pistes se movem por ao de um came central. Como em cada ciclo de giro o pisto precisa succionar para depois expelir o fluido, um conjunto de vlvulas do tipo check colocado para coletar o fluido da entrada e garantir que seja direcionado para a sada. Normalmente, essas bombas no possuem variao de vazo ou compensao por presso, entretanto so teis em circuitos de alta presso, com altas vazes.

RESERVADO

Alta Competncia

56

Detalhe de bomba de pistes em estrela

Em linha : as bombas de pistes em linha tm funcionamento idntico ao das de pisto em estrela e so muito utilizadas em circuitos de altas vazes, com altas presses. So bombas alternativas nas quais, ao invs dos pistes ficarem dispostos em estrela, so dispostos em linha, necessitando cada um de seu prprio excntrico de acionamento. Nesse caso, cada came est defasado um do outro por ngulo igual a 360o dividido pelo nmero de cilindros, mais ou menos ao estilo de um eixo de comando de vlvulas num motor a combusto. Esse tipo de procedimento, em geral, reduz as dimenses da carcaa da bomba. 2.2.1.3. Principais problemas nas bombas Todo equipamento passvel de problemas, que podem ser mecnicos e/ou qumicos. No caso especfico das bombas, os principais problemas so a cavitao e a aerao. Esses problemas reduzem significativamente a vida til do equipamento e, em algumas vezes, podem at impedir o seu funcionamento.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

a) Cavitao A cavitao ocorre quando o vcuo relativo causado pela suco da bomba gera presses absolutas abaixo da presso de vapor do fluido. Com isso, surgem bolhas de vapor na cmara de suco que iro colapsar na cmara de presso, devolvendo quase instantaneamente enorme quantidade de energia ao sistema, sob a forma de ondas de choque. Essas ondas de choque acabam ocasionando eroso nos internos e na carcaa da bomba. Alm disso, a presena dessas bolhas diminui a taxa de fluxo da bomba e torna instvel a presso na sada. Quando em contato com as superfcies internas, as bolhas criam reas sem lubrificao, o que aumenta muito o desgaste da bomba. Um sinal de que a bomba est cavitando o rudo e a vibrao ocasionados pelas ondas de choque. O rudo se parece, muitas vezes, com o som de castanholas tocando dentro da bomba.

57
b) Aerao um fenmeno parecido com a cavitao, mas ocorre em razo da entrada de ar no sistema. Por isso chamado de aerao. Indica a necessidade de se prestar ateno vedao na suco da bomba. Caso haja presso abaixo da presso atmosfrica e baixa vedao, pode haver admisso de ar na cmara de suco, ocasionando o fenmeno de aerao. 2.2.2. Cilindros e motores hidrulicos preciso que se apresente a energia hidrulica realizando o trabalho mecnico. O trabalho mecnico pode ser produzido de duas formas diferentes: a giratria, realizada pelos motores hidrulicos; e a linear, realizada pelos cilindros. importante conhecer melhor cada uma delas. De modo geral, todas as bombas vistas anteriormente so, potencialmente, motores hidrulicos giratrios. Nas bombas, imposta uma relao torque X velocidade angular (energia) para obter outra relao presso X vazo (energia).

RESERVADO

Alta Competncia

No caso dos motores, esses binmios so invertidos, forando uma relao presso X vazo e obtido no eixo um binmio equivalente de torque X velocidade angular. Os motores hidrulicos so muito utilizados em situaes nas quais se requer potncia para movimento ou nas situaes em que motores a combusto ou eltricos no so viveis (exemplo: motores submersos, ou que trabalham em ambientes explosivos) ou em locais onde a transmisso mecnica no vivel. Os cilindros hidrulicos tambm so motores, porm, so motores lineares e possuem a caracterstica de que seu movimento limitado ao curso de um mbolo. Normalmente, esses cilindros so utilizados mais para gerar fora mecnica para a realizao de um trabalho do que para gerar movimento, como no caso dos motores giratrios. Dessa forma, dito que os cilindros hidrulicos tm por funo realizar movimentos retilneos e transmitir fora. Basicamente, o cilindro hidrulico se compe de um cilindro e um mbolo, a exemplo de uma seringa de injeo. Se fechado todo o mbolo e soprado pelo bocal onde se fixa a agulha, v-se o mbolo se mover para fora da seringa. A fora mxima de um cilindro funo da rea til do mbolo e da presso mxima de trabalho admissvel: F=P.A A velocidade do mbolo vai depender da vazo do fluido no cilindro. De qualquer forma, pode-se dizer que o binmio fora X velocidade do mbolo (energia) obtida a partir do binmio presso x vazo do fluido aplicado (energia). Conforme sua construo, os cilindros podem gerar foras de trao ou compresso.

58

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

a) Tipos de cilindros Cilindro de ao simples : esse tipo de cilindro pode transmitir fora em apenas um sentido. O retorno depende de ao externa.

A - Porta de admisso do fluido no cilindro

Cilindro com retorno por mola: nesse caso, o cilindro tambm tem ao simples, mas o retorno no depende de ao externa, pois ocorre em funo de mola. Esse tipo de cilindro muito utilizado na Petrobras, como atuador de vlvulas de segurana (SDV) devido a sua caracterstica fail safe. Essa caracterstica faz com que, em caso de falha hidrulica ou perda de comando, a vlvula assuma uma posio segura, normalmente fechada.

59

A - Porta de admisso do fluido no cilindro

Cilindro de ao dupla: nesse tipo de cilindro, deve-se manter o prtico B despressurizado e aberto e injetar fluido atravs do prtico A para avanar o pisto. O retorno do pisto depende da inverso das presses, ou seja, para retornar, preciso despressurizar o prtico A, mant-lo aberto e injetar fluido pelo prtico B. Entretanto, observe que a fora aplicada depende da presso e da rea atuada.

RESERVADO

Alta Competncia

No caso desse cilindro, uma vez considerada a disposio de uma unidade de suprimento hidrulico com presso constante, durante o processo de acionamento, a rea envolvida corresponde ao crculo completo da superfcie do mbolo. Entretanto, no retorno, a rea corresponde apenas a uma coroa circular da superfcie do mbolo, ao redor do eixo do pisto, que menor do que a rea. Dessa forma, a fora aplicada durante o avano maior do que a fora aplicada durante o retorno. Como o volume da cmara de retorno menor e ela pode ser preenchida mais rapidamente do que a de avano, a velocidade de retorno maior que a velocidade de avano.

A - Porta de admisso do fluido no cilindro

B - Porta de admisso do fluido no cilindro

60
Cilindro com haste dupla ou passante: esse tipo de cilindro opera como um cilindro de dupla ao, mas como as reas em ambas as cmaras so iguais, fica garantido que as foras e as velocidades se igualam em ambas as direes - de atuao e de retorno.

A - Porta de admisso do fluido no cilindro

B - Porta de admisso do fluido no cilindro

Cilindro telescpico: com esse tipo de construo, conseguese grandes cursos utilizando reduzido espao para montagem. A altura de montagem praticamente corresponde ao primeiro estgio do cilindro.

A
Ao simples

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

A
Ao dupla

b) Cuidado com o dimensionamento de cilindros Sendo um equipamento real, o cilindro de acionamento est sujeito a limitaes fsicas. Uma delas a deformao por excesso de carga que pode ocorrer na haste do mbolo. Essa deformao chamada de flambagem. Essa deformao chamada de flambagem e, via de regra, pode ser calculada atravs da frmula de Euler, considerando que seu dimetro, na maioria das vezes, pequeno em relao ao seu comprimento. Carga de flambagem:

61

K=
Onde:

.E. J
sK2

sK2 = comprimento livre de flambagem em cm E = mdulo de elasticidade (Kp/cm2) = 2,1 x 106 para o ao J = Movimento de inrcia (cm4) para seo circular Carga mxima de trabalho: Fora = K/S S = coeficiente de segurana. Essa informao fornecida pelo fabricante do equipamento, seguindo o seu grau aceitvel de risco.
RESERVADO

Alta Competncia

O comprimento a ser considerado livre de flambagem, pode ser determinado nas distintas formas de carregamento, de acordo com a frmula de Euler. Para os clculos, a rigidez adicional fornecida pelo tubo desprezada. Isso assegura aos cilindros standard a necessria segurana para absorver as tenses de flexo adicionais.
Solicitaes segundo carga de Euler

Caso 1

Caso 2 (basico)

Caso 3

Caso 4

Uma extremidade livre, outra fixa

Duas extremidades articuladas

Uma extremidade articulada e outra fixa

Duas extremidades fixas

F
Representao esquemtica

F
L L

F
L

62

comprimento sem flambagem

sK = 2 L

sK = 2 L

sK = L . 0.7

sK = L 2

F
Situao de montagem do cilindro hidrulico

Guiar a carga com cuidado, porque h possibilidade de travamento

Observao

Inadequando, provvel ocorrncia de travamento

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

c) Aplicao para cilindros hidrulicos H uma grande quantidade de aplicaes possveis no cotidiano para os cilindros hidrulicos. Bons exemplos so a utilizao dos cilindros nas cadeiras dos dentistas (regulagem), nos caminhes de coleta de lixo (acionamento da caamba), entre outras. Nas plantas de processo, entretanto, a utilizao mais significativa como atuadores de vlvulas. 2.2.3. Vlvulas Sabendo-se sobre a gerao de potncia hidrulica (bombas) e a transformao de energia hidrulica novamente em movimento ou trabalho mecnico (cilindros e motores), sero verificados, em seguida, como direcionar, regular, bloquear e liberar essa energia hidrulica, de forma que ela efetivamente realize aquilo que se deseja, no momento em que se deseja. Esse o papel das vlvulas no circuito hidrulico. a) Tipos de vlvulas Existe, no mercado, uma infinidade de vlvulas para atender aos requisitos dos circuitos. Muitas so desenvolvidas especificamente para as aplicaes a que se destinam. Vlvulas fail safe (falha segura): so vlvulas acionadas atravs de comando hidrulico, que retornam posio fechada por ao de mola. Isso garante que na falha de comando ou energia, assuma a posio segura. O tipo de montagem apresentada comum para vlvulas gaveta:

63

RESERVADO

Alta Competncia

Funcionamento interno

64

Vista externa da vlvula

Vlvulas de manobra: so vlvulas utilizadas para alinhamento de tanques. Em alguns casos - no carregamento de navios, por exemplo - podem possuir aberturas proporcionais s operaes.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

Nas ilustraes a seguir, verifica-se dois cilindros de ao simples, conectados a um mesmo eixo, cumprindo a funo de cilindro de dupla ao. Uma cremalheira transforma o movimento linear do eixo em movimento rotativo para a vlvula. Esse tipo de montagem comum para vlvulas do tipo esfera ou borboleta. Nesse tipo de vlvula, quando h falta de energia, a vlvula mantida na ltima posio.

Vlvula de manobra - vista externa

65

Vlvula de manobra - funcionamento

Vlvulas de bloqueio: constituem o tipo mais simples de vlvula e nada diferem das utilizadas em processo, por exemplo. As vlvulas de bloqueio em circuitos hidrulicos, na maioria das vezes, so atuadas manualmente e tm por objetivo isolar determinadas partes do circuito, por razes operacionais ou de manuteno. A maioria das vlvulas de bloqueio utilizadas em circuitos hidrulicos do tipo esfera ou plug. Alguns tambm consideram a vlvula de bloqueio como direcional. Sua simbologia em circuito hidrulico, na maioria das vezes, segue a simbologia usual de vlvula:

RESERVADO

Alta Competncia

Simbologia usual:
A

Simbologia como vlvula direcional:


P

Vlvulas de reteno: tambm chamadas de check valves, em circuitos hidrulicos tm a funo de bloquear a passagem de fluido em um sentido e permitir passagem livre no outro. A ilustrao a seguir mostra uma vlvula de reteno simples, na qual o elemento de reteno um assento mvel (plug) pressionado contra uma sede, por mola.

Assento mvel

Mola

66

Funcionamento

Simbologia

Vlvulas limitadoras de presso diretamente operadas: so vlvulas baseadas no equilbrio de foras sobre um plug. Enquanto a fora da mola for maior do que a fora gerada pela presso interna do sistema sobre a rea do plug, a vlvula permanece fechada e a presso interna mantida. A partir do momento em que a presso interna gerar fora superior da mola, o plug deslocado e a vlvula abre, ocasionando alvio da presso. Normalmente, como apresentado na ilustrao a seguir, existe um ajuste na tenso da mola de forma a variar o set-point (ponto de ajuste) de abertura da vlvula.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

T
Simbologia

2 1

T
3

1 - Plug 2 - Mola 3 - Passagem de alvio do fluido P - Presso A - Atuao T - Tanque ou reservatrio de retorno do fluido

67

6 3 2

1
1 - Corpo da vlvula 2 - Castelo da vlvula(parte externa) 3 - Mola 4 - Parafuso de ajuste 5 - Plug 6 - Assentamento do plug

RESERVADO

Alta Competncia

As vlvulas limitadoras de presso so normalmente utilizadas como vlvulas de segurana (PSV Pressure Safety Valves), de forma a evitar que defeitos no sistema ou erros operacionais acabem por provocar ruptura de conexes, tubulaes ou vasos, o que pode causar graves acidentes. Vlvulas reguladoras de presso diretamente operadas: apesar de no serem muito usadas na maioria dos circuitos hidrulicos convencionais, so utilizadas principalmente dentro do E&P, em unidades hidrulicas para comando de poos e para sistemas de carregamento e lastro em plataformas offshore. Nesses casos, deseja-se presso constante com vazes variveis, para as quais as vlvulas reguladoras de presso so fundamentais. Essas vlvulas so, em verdade, vlvulas redutoras ou limitadoras de presso. A diferena que trabalham a maior parte do tempo abertas. Esse tipo de vlvula necessita, em geral, de dreno para tanque, para alvio de pequenas cmaras internas da vlvula, permitindo um funcionamento adequado. As vlvulas reguladoras s permitem vazo em um sentido. Caso se queira sentido inverso de vazo, deve-se associar uma vlvula de reteno com sentido de fluxo inverso ao da vlvula.

68

Simbologia

Na maioria das vezes, essas vlvulas so pilotadas para reduzir o tamanho da mola necessria para equilibrar a alta presso de trabalho.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

Vlvulas controladoras de vazo: so vlvulas cuja funo reduzir a vazo em determinados ramos do circuito hidrulico, de forma ajustvel. So, em geral, vlvulas do tipo agulha, e so bastante utilizadas quando se deseja regular o tempo de abertura de excurso de um cilindro, evitando pancadas nas extremidades. Essas vlvulas atuam pelo ajuste do orifcio de restrio que introduzem na linha.

69

Vlvula controladora de vazo e simbologia

Vlvulas direcionais hidrulicas: constitudas por um corpo com passagens internas, que so conectadas ou desconectadas, conforme a posio de suas partes mveis. Possuem esse nome porque o seu objetivo direcionar a vazo do fluido ou a presso de acionamento para um ou mais caminhos. Simbologia e identicao das vlvulas direcionais hidrulicas: as vlvulas direcionais so identificadas nos circuitos hidrulicos por meio de smbolos grficos, cujas caractersticas mais importantes a serem representadas so o nmero de posies, o nmero de vias, a posio normal da vlvula e a forma de atuao. Nmero de posies: as vlvulas so representadas por quadrados unidos. O nmero de quadrados unidos indica a quantidade de posies ou manobras distintas que a vlvula pode assumir:

RESERVADO

Alta Competncia

02 Posies

03 Posies

Nmero de vias: corresponde ao nmero de conexes teis que uma vlvula pode assumir:

02 Vias

03 Vias

04 Vias

70

As vias podem ser de passagem ou de bloqueio . Assim, nos quadrados, encontram-se vias de passagem de bloqueio e suas combinaes.

Passagem

Bloqueio

Ambas

Ambas

importante observar que o nmero de quadrados pode ser varivel, mas o nmero de vias expostas em cada um deve ser o mesmo em cada vlvula:

Posio normal da vlvula: corresponde posio dos internos da vlvula em situao de repouso ou no operada. Essa posio, normalmente, garantida por fora de mola. Em alguns casos, essa posio indiferente e garantida por um travamento hidrulico. Na posio normal das vlvulas indicam-se as suas vias de acionamento. Principais tipos de vlvulas direcionais: existe uma infinidade de tipos de vlvulas direcionais. As mais comuns e aplicveis ao E&P sero vistas a seguir:
RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

2 vias / 2 posies o tipo mais simples de vlvula, equivalente uma vlvula de bloqueio simples.
A

3 vias / 2 posies o tipo utilizado em acionamentos hidrulicos de vlvulas com atuadores de retorno por mola (SDVs, BDVs, ADVs etc.). Na posio de repouso, o atuador (prtico A) fica alinhado para tanque (prtico T), enquanto o sistema de presso (prtico P) est bloqueado. Quando atuada, alinha o prtico P com o A, enviando fluido pressurizado para o atuador. Nesse caso, o prtico de retorno a tanque (T) fica bloqueado.
A

71

4 vias / 2 posies o tipo utilizado em acionamentos hidrulicos de vlvulas com atuadores de dupla ao (vlvulas de alinhamento XVs). Supondo que os prticos A e B estejam conectados s cmaras de ambos os lados de um atuador, ela alterna os alinhamentos de presso e retorno, abrindo ou fechando a vlvula comandada.
A B

RESERVADO

Alta Competncia

4 vias / 3 posies utilizada no acionamento hidrulico de vlvulas com atuadores de dupla ao (vlvulas de alinhamento XVs), em que se pretende manter a vlvula acionada aberta em posies intermedirias (20%, 30%, 50% etc.). Funciona de forma parecida com a anterior. Entretanto, na posio central de repouso, bloqueia todos os prticos, garantindo que a presso fique trapeada e a vlvula acionada permanea na posio.
AB

PT

72

Tipo de acionamento para vlvulas direcionais O tipo de acionamento define a funo da vlvula no circuito. Existem muitas formas de acionar uma vlvula direcional. O acionamento pode ser manual, mecnico, pneumtico, hidrulico ou eltrico (em geral por solenide). Sero apresentadas, aqui, apenas aquelas mais utilizadas nos circuitos aplicados a comandos hidrulicos dentro do E&P:

Mola Mola

Solenide

Solenide

Piloto ou atuador hidrulico Piloto ou atuador Hidrulico

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

Exemplos: Vlvula atuada por solenide e retorno por mola para a posio central:

Vlvula hidraulicamente operada, com retorno por mola posio central:

Vlvula pilotada, atuada por solenide, com retorno por mola posio central:

73

2.2.4. Acumuladores hidrulicos Os acumuladores hidrulicos so vasos de presso que tm por finalidade manter a pressurizao do sistema dentro dos limites para o qual foi calculado, mesmo quando h algumas perdas de fluido. Pode-se dizer, na prtica, que os acumuladores armazenam presso hidrulica. a) Tipos de acumuladores Existem diferentes tipos de acumuladores, como os ilustrados a seguir. O mais usado ser tambm descrito:

RESERVADO

Alta Competncia

Pesos

Mola

Gs

A presso o quociente do peso pela rea do pisto

Pisto

Presso = fora da mola dividida pela rea do pisto

Pisto Abertra de sada

Esta base de metal evita a extruso da bolsa

Peso

Mola

Pisto

Diafragma

Acumuladores de bexiga: de todos os acumuladores, o tipo mais usado nas aplicaes do E&P o tipo bexiga. Esse tipo de acumulador composto por uma bexiga de borracha sinttica dentro de uma carcaa de metal. A bexiga deve estar cheia de gs comprimido, que em geral nitrognio. Uma vlvula do tipo assento, localizada no fundo, fecha o orifcio de sada sempre que o acumulador estiver completamente vazio.

74

Tubulao

Acumulador de bexiga

b) Modos de expanso de um gs H trs formas possveis de expandir ou comprimir um gs: Isotrmica; Isobrica; Adiabtica.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

Na primeira, a temperatura do gs mantida constante. Na segunda, a presso mantida constante, e na terceira, o calor do sistema armazenado no fluido. preciso conhecer as principais caractersticas da compresso isotrmica e da adiabtica, pois so as mais importantes:
Caractersticas da compresso isotrmica Compresso lenta Ocupa menor espao na compresso No enchimento armazena mais uido No esvaziamento descarrega mais uido Expandido isotermicamente ocupa mais volume Caractersticas da compresso adiabtica Ocupa maior espao na compresso Compresso rpida No enchimento armazena menos uido No esvaziamento descarrega menos uido Expandido adiabaticamente ocupa menos volume (espao).

75

Nas ilustraes a seguir observa-se a representao da compresso e da expanso isotrmica e isobrica:

Gs

Gs

Gs

Gs comprimido

Gs expandido adicabaticamente a uma dada presso

Gs expandido isotermicamente mesma presso

RESERVADO

Alta Competncia

Na prtica, os acumuladores de bexiga ou hidro-pneumticos, operam entre as duas condies: isotrmica e adiabtica. c) Dimensionamento do acumulador Por ser o mais comumente utilizado em unidades operacionais do E&P, considera-se apenas o dimensionamento dos acumuladores de bexiga. A mesma idia pode ser aplicada aos demais. preciso definir alguns termos e conceitos importantes para a compreenso da funcionalidade do acumulador e tambm do processo de clculo. Pr-carga de um acumulador: a presso do gs dentro da bexiga, enquanto o acumulador est completamente vazio de fluido, chamada presso de pr-carga. A presso de pr-carga determinada em funo da presso do sistema e do volume retido no acumulador. Volume til: o volume entregue ao circuito enquanto o acumulador excursiona entre as presses mxima e mnima estabelecidas em projeto. Para dimensionar um acumulador, necessrio definir alguns parmetros: Volume til = V = V3 V2 Presso mxima e mnima (P2 e P3) Presso de pr-carga (P1)

76

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

ATENO
(P1, V1) = presso de pr-carga associada expanso mxima da bexiga, correspondente ao volume total do acumulador que se pretende calcular. Normalmente determinada como 90% da presso mnima de operao (P2). (P2, V2) = presso mnima de operao com volume mximo de expanso da bexiga em operao. (P3, V3) = presso mxima de operao com volume mnimo de contrao da bexiga em operao. Clculo do acumulador: calcular o acumulador resume-se em determinar seu volume total ou do banco de acumuladores (V1), o que vai, indiretamente, determinar o nmero de garrafas do banco. Para o clculo, supe-se que a bexiga contrada de V1 at V3 de forma isotrmica, e expandida de forma adiabtica de V3 at V2. Com isso, forma-se o sistema de equaes abaixo, atravs do qual se determinam as variveis V1, V2 e V3: V3 = P1.V1/P3 V2 = (P3 x (V3**n)/P2)**1/n V = V3 V2 Onde n a constante adiabtica, usualmente arbitrada em 1,4. d) Cuidados operacionais Os principais cuidados com o acumulador, no que diz respeito operao, so a verificao da integridade da bexiga e reposio peridica da pr-carga.

77

RESERVADO

Alta Competncia

Para isso, cada acumulador deve ser isolado do banco, drenado e, ento, a presso deve ser verificada atravs do manmetro existente no topo. importante observar que somente depois de drenado o acumulador, a presso no topo corresponde de prcarga. Se estiver fora do valor especificado, dever ser completada com nitrognio. Aps drenado, se a presso do acumulador cair a zero, essa uma indicao quase absoluta de ruptura da bexiga, requerendo a abertura do mesmo para verificao de sua integridade e devida substituio. e) Exemplo de circuito com acumulador Veja, a seguir, um exemplo de circuito com acumulador:

78

Veja observaes sobre segurana Mantendo a presso do sistema

Circuito com acumulador

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

2.2.5. Fluidos e circuitos hidrulicos O fluido hidrulico a alma, o elemento vital nos circuitos hidrulicos industriais. Ele o meio de transmisso de energia para a realizao do trabalho pretendido. Alm disso, assume outras funes no circuito, tais como lubrificante, elemento de vedao e refrigerante, transferindo o calor gerado no sistema. No mercado, existe disponvel uma enorme variedade de fluidos hidrulicos para atender s mais variadas aplicaes, desde o acionamento de munks em caminhes at o acionamento de vlvulas em rvores de natal submarinas (ANM). As principais caractersticas que precisam ser observadas em um fluido hidrulico so: Viscosidade: a viscosidade do fluido garante a lubricidade para as partes mveis e a vedao. Alm disso, fluidos com alta viscosidade so mais estveis s variaes de temperatura e so, portanto, adequados a circuitos em que gerado muito calor. Por outro lado, a viscosidade oferece resistncia vazo e, portanto, os circuitos que precisam transmitir fora hidrulica a grandes distncias devem utilizar fluidos com baixa viscosidade; Inibio de corroso: o leo est sujeito a absorver oxignio do ar. Essa caracterstica pode ser intensificada pela presena de resduos metlicos e temperaturas altas. O oxignio circulado pelo leo e pode atacar as superfcies metlicas, alm de reagir quimicamente com o leo, formando cidos e ainda aumentando a viscosidade. Dessa forma, aditivos inibidores de corroso so importantes e visam formar uma pelcula nas superfcies metlicas que os isolam do oxignio e possveis cidos que venham a se formar; Aditivos antidesgastes: protegem pontos do circuito sujeitos a altas presses e temperaturas, como pontas das palhetas de bombas ou motores, contra desgastes prematuros;

79

RESERVADO

Alta Competncia

Antiespumantes: so aditivos que impedem a formao de espuma, ou seja, aglomerados de bolhas de ar que so transportados no circuito e baixam a capacidade de lubrificao do leo e ainda absorvem energia gerada na compresso, alm de outros distrbios; Proteo antichama : um dos inconvenientes do fluido base de leo ser inflamvel, uma vez que um derivado do petrleo. Dessa forma, cuidados devem ser tomados com a sua temperatura, principalmente no retorno ao tanque, quando ir entrar em contato com o oxignio do ar. Quando esse for o caso, trocadores de calor devem ser utilizados no retorno do fluido ao tanque. Tambm no deve ser utilizado em ambientes sujeitos exposio direta a chamas. Uma forma de fugir desse inconveniente usar o fluido base de gua.

80

a) Tipos de uidos Dois tipos bsicos de fluidos esto disponveis. O mais comum o baseado em leo mineral. O outro tipo, muito utilizado, principalmente no E&P, o fluido base de gua. Fluido base de leo mineral: esse fluido , em sua essncia, um leo derivado do petrleo, acrescido de diversos aditivos que visam dar ao leo as caractersticas apropriadas ao circuito a que se destina; Fluido base de gua: o fluido base de gua uma mistura de gua com glicol em percentagens que variam de acordo com a situao. Normalmente, o glicol entra com 25% a 40% na composio e o seu objetivo principal servir de anti-congelante e melhorar as caractersticas lubrificantes do fluido, considerando que a viscosidade da gua, em si, muito baixa. Aditivos so necessrios tambm, conforme descritos acima, alm de outros como biocidas, uma vez que a gua permite o crescimento de microorganismos, principalmente bactrias.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

O fluido base de gua largamente utilizado no E&P para comando de sistemas submarinos, por uma srie de fatores, a saber: Baixa viscosidade, o que permite a transmisso da energia hidrulica a grandes distncias; Densidade do fluido semelhante da gua do mar, evitando diferenas de presso por causa das diferentes densidades das colunas de lquidos. Lembre que algumas ANMs (rvores de natal molhadas) esto localizadas a quase 2.000 metros de profundidade, onde s a coluna dgua corresponde a 200 bar; Tolerncia a contaminaes por gua do mar. No caso dos leos minerais, a contaminao por gua do mar, alm de formar emulses que alteram as caractersticas do fluido, ainda proporcionam o crescimento biolgico que pode bloquear a passagem do fluido e, portanto, a transmisso da presso. A desvantagem dos fluidos base de gua diz respeito tambm sua baixa lubricidade e maior absoro de oxignio, o que requer componentes especiais no circuito, resistentes corroso e ao desgaste. b) Limpeza do uido Todos os fluidos possuem impurezas em suspenso. Entretanto, a quantidade dessas impurezas e principalmente o tamanho das partculas slidas em suspenso pode ser fatal para o bom funcionamento do sistema. Conforme dito anteriormente, o fluido hidrulico tem por finalidade transmitir potncia hidrulica, lubrificar partes mveis, transferir calor e vedar folgas entre algumas partes mveis. No entanto, impurezas presentes no fluido podem impedir a realizao dessas funes, uma vez que: Obstruem a passagem do fluido alguns pilotos de vlvulas possuem internos com passagens de alguns dcimos de milmetro;

81

RESERVADO

Alta Competncia

Provocam a abraso das partes mveis; Alteram as caractersticas fsico-qumicas do fluido, diminuindo sua capacidade de retirar calor do sistema, alm de formar depsitos que dificultam as trocas de calor. Sendo assim, tanto a qualificao do fluido usado quanto a utilizao de filtros no circuito so medidas fundamentais para o bom funcionamento e a preservao da vida til do sistema hidrulico. c) Reservatrio de uido O reservatrio do uido precisa, pelo menos, ser dotado de uma chicana ou placa defletora, a fim de evitar que o fluido, ao retornar, encontre um caminho preferencial direto para a suco de volta para o circuito, de forma a depositar arrastes e dissipar calor residual.

82

Chicana

Nas unidades hidrulicas utilizadas para acionamento de ANMs, normalmente divide-se o reservatrio em duas cmaras absolutamente independentes, s quais so denominadas de retorno e supply (suprimento). O fluido que retorna do circuito direcionado ao reservatrio de retorno. Uma bomba especfica faz o fluido recircular, atravs de um filtro. Amostras so tiradas do fluido e verificado o seu grau de limpeza em comparao com padres (norma NAS -1638 - Cleanliness requirements of parts used in hydraulic systems - Requisitos de limpeza de peas utilizadas em sistemas hidrulicos - em geral adotada a classe 6). Quando a classe de limpeza atingida, o fluido transferido, ento, para o reservatrio de supply. Esse procedimento garante a qualidade do fluido no circuito hidrulico.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

Exemplo de circuito hidrulico

d) Tubulaes e conexes necessrio verificar os tipos mais comuns de tubos e conexes utilizados em circuitos hidrulicos disponveis no mercado. Tipos de tubos: os tubos so escolhidos por vrias caractersticas, dentre as quais as mais importantes so: dimetro nominal, material, classe de presso e caracterstica construtiva (com ou sem costura). Essas caractersticas esto normalmente especificadas de forma inseparvel em tabelas. A norma Petrobras N-1931 (Material de tubulao para instrumentao) estabelece alguns padres para tubos utilizados em instrumentao, que podem tambm ser aproveitados para os circuitos hidrulicos. Dimetro nominal e classe de presso: a escolha do dimetro nominal segue padres mtricos (em milmetros) ou ingleses, em polegadas, que so os mais comuns. Os dimetros mais utilizados so os de 3/8, 1/2, 3/4, 1, 1, 1, 2 etc. Geralmente (h excees) o dimetro nominal equivale ao dimetro externo do duto. A espessura de parede determinada em funo da classe de presso do tubo e impacta no dimetro interno do tubo. Dessa forma, dependendo da utilizao pretendida, devese atentar o real dimetro interno do tubo escolhido.

83

RESERVADO

Alta Competncia

A classe de presso para os tubos diz respeito presso mxima de operao. Normalmente, estabelecida em psi (libras por polegada quadrada) ou tambm em bar. As mais comuns so 150 psi, 600 psi, 1.500 psi, 3.000 psi e 5.000 psi, porm, existem muitas outras padronizadas. Existem duas outras especificaes, em termos de presso, que no devem ser confundidas com a classe acima. So elas: Presso de teste: a presso de teste hidrosttico. Normalmente, corresponde a 1,5 vezes presso mxima de operao; Presso de ruptura: a menor presso capaz de romper o tubo.

84

Alm disso, muitas vezes, estabelecido tambm um fator de segurana (ex: 1/3) que representa a relao entre a presso de teste e a presso de ruptura do tubo. Materiais: existem muitos materiais disponveis no mercado, entretanto, o mais comumente utilizado nos circuitos hidrulicos de unidades offshore o ao inox AISI-316L. O ao carbono utilizado em alguns casos de menor responsabilidade, mas exclusivamente em circuitos nos quais o fluido hidrulico o leo mineral. Caractersticas construtivas: Tubos com costura: chamada de costura a solda para fechamento do tubo feita a partir da calandragem de chapa. Esse o tipo mais comum e mais barato de tubo, mas, por outro lado, o mais susceptvel a rupturas por falhas na solda. As costuras podem ser longitudinais quando seguem a direo do eixo do tubo ou helicoidais quando formam um helicide em torno do eixo do tubo. Este um pouco mais resistente do que o longitudinal.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

Tubos sem costura: so fabricados de uma pea nica e sem emendas ou soldas. So, portanto, mais resistentes a rupturas. Em circuitos hidrulicos, pneumticos e tambm para linhas de impulso usadas offshore, so utilizados apenas tubos sem costura. Tipos de conexes: existe uma variedade enorme de conexes, como as curvas, joelhos, ts, nipples, luvas etc. que podem ser identificadas nos catlogos dos fabricantes. importante, entretanto, avaliar as formas como essas conexes so fixadas aos tubos e entre si, que podem ser: soldadas, roscadas e roscadas/anilhadas. Conexes soldadas: h dois tipos a serem considerados. De topo: a solda feita como em qualquer tubulao:

85

Soquete: o tubo encaixado na conexo que recebe a solda por fora:

RESERVADO

Alta Competncia

Roscadas: esse tipo de conexo normalmente o mais usado em tubos de maiores dimetros, em funo da necessidade de abertura de rosca nos tubos:

86

Roscada/anilhada: cada fabricante define um formato diferente de anilha, que pode ser simples ou dupla (mostrada na ilustrao a seguir). O princpio de fixao parecido entre eles. A idia que a anilha se deforme junto com o tubo, formando um engaste entre eles provendo um tipo de vedao metal-metal. Esse tipo de conexo o mais utilizado para as terminaes dos tubos, pela facilidade e confiabilidade das vedaes.
Anilha traseira Ponto de encunhamento

Porca Tubo Anilha frontal

Corpo de conexo

2.3. Simbologia aplicada a circuitos hidrulicos


As normas internacionais para a simbologia de componentes no distingue sistemas hidrulicos de pneumticos, ou seja, a simbologia a mesma para os dois tipos de circuitos. A simbologia utilizada tem por base a norma ISO 1912 Fluid power systems and components graphic symbols and circuit diagrams (Potncia dos fluidos, sistemas e componentes smbolos grficos e diagramas de circuito).
RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

2.4. Principais cuidados na manuteno


Cada aplicao ou tipo de HPU corresponder um diferente conjunto de defeitos, tambm caracterstico. Entretanto, alguns podem ser considerados genricos. Alguns desses sero tratados a seguir, alm de outros, usuais nas HPUs de comando de poos utilizados em UEPs offshore. 2.4.1. Vazamentos O vazamento pode ser considerado o defeito mais comum e presente nas unidades hidrulicas. Ocorre tanto internamente, nas vlvulas (reguladoras, de segurana etc.) ocasionando retorno do fluido para o reservatrio, quanto externamente, principalmente nas conexes hidrulicas, por falha de vedao, causando perda do fluido. 2.4.2. Desgaste de bomba pneumtica Uma conseqncia imediata dos vazamentos o desgaste prematuro das bombas com acionamento pneumtico. Essas bombas normalmente so utilizadas para repor as pequenas perdas do sistema. Os vazamentos constantes fazem com que elas operem freqentemente ou continuamente, o que ocasiona o seu desgaste prematuro. recomendvel, portanto, observar o comportamento dessas bombas. Se elas estiverem operando dessa forma, sinal de vazamento no sistema. 2.4.3. Perda de presso de pr-carga nos acumuladores A perda de presso de pr-carga nos acumuladores pode ocorrer por duas razes: a) Vazamento no circuito de nitrognio (topo dos acumuladores) Nesse caso, dever ser feito o reparo no vazamento, despressurizado o acumulador e refeita a recarga.

87

RESERVADO

Alta Competncia

b) Ruptura da bexiga Nesse caso, deve-se despressurizar o acumulador, substituir a bexiga e refazer a pr-carga.

ATENO
importante lembrar que, ao fazer teste de presso dos acumuladores (1,5 vezes a presso mxima), estes devem estar sem as bexigas. 2.4.4. Emperramento das vlvulas direcionais hidrulicas O emperramento das vlvulas direcionais hidrulicas ocorre, geralmente, por conta de contaminao do fluido que entope as passagens micromtricas dos pilotos das vlvulas. Nesse caso, as vlvulas devem ser isoladas, retiradas e desmontadas para limpeza. Cuidados especiais devem ser tomados pois essas vlvulas possuem normalmente componentes muito pequenos, alguns deles com dimenses calibradas em laboratrio para aquela vlvula especfica. Portanto, o desmonte deve ser feito preferencialmente pelo fabricante ou em caso de impossibilidade, em bancada, para garantir que cada componente retorne sua posio original. De qualquer forma, a experincia tem mostrado que jamais deve ser delegada a manuteno dessas vlvulas a terceiros, por mais que se digam habilitados.

88

2.5. Cuidados nas instalaes e partidas de unidades hidrulicas


As tarefas de instalar, comissionar e partir as unidades hidrulicas so delegadas aos seus fornecedores. Entretanto, cabe Petrobras a tarefa de fiscalizar os servios, o que requer algum conhecimento quanto ao que exigir desses prestadores de servios.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

IMPoRtante! sempre bom lembrar que, em tarefas desse tipo, voc estar lidando com altas presses hidrulicas e altas tenses eltricas. preciso estar bastante consciente dos procedimentos adequados, de forma a evitar acidentes, que podem ser fatais. 2.5.1. Retirada da embalagem e inspeo visual Quanto retirada da embalagem, devero ser seguidas as recomendaes do fabricante responsvel pelo empacotamento adequado para viagem at o local de instalao. Cumprida essa etapa, dever ser conduzida uma inspeo visual, de forma a detectar possveis danos ocorridos durante o transporte at o local de instalao, incluindo, mas no se limitando a: Verificar danos a pinturas; Retirar possveis pacotes de slica gel colocados nas caixas de juno; Verificar o estado das manoplas de vlvulas e mostradores de manmetros e transmissores; Verificar a integridade das fixaes de acumuladores, bombas, filtros e demais equipamentos pesados que possam ter sido afrouxadas devido vibrao durante o transporte; Verificar a integridade das linhas, mangueiras e conexes hidrulicas; Verificar se toda a HPU est despressurizada.

89

RESERVADO

Alta Competncia

2.5.2. Colocao da unidade na base Para a colocao da HPU em sua base, devero ser utilizados os olhais de iamento e observadas as recomendaes do fabricante quanto fixao e aos ngulos das lingadas. necessrio fixar a HPU sua base (por solda ou parafusos, conforme o projeto), no esquecendo de conectar o rabicho de aterramento. 2.5.3. Pr-partida do sistema hidrulico Antes do Comissionamento da Unidade devero ser observadas, pelo menos, as seguintes recomendaes quanto ao sistema hidrulico da HPU:

90

Verificar se a unidade foi fornecida limpa at a classe 6 da NAS-1638 - Cleanliness requirements of parts used in hydraulic systems (Requisitos de limpeza de peas utilizadas em sistemas hidrulicos); Certificar-se de que todo o sistema esteja realmente despressurizado; Verificar se todas as linhas a serem conectadas unidade hidrulica tambm foram usheadas at a classe 6 de limpeza; Colocar todas as vlvulas nas posies seguras (fechada ou eventualmente aberta), conforme indicado no P&Id; Verificar se todos os caps das terminaes dos bulkheads esto apertados. Nem todas sero interligadas imediatamente e um cap frouxo pode causar acidente; Verificar os set-points de todos os pressostatos e PSVs.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

2.5.4. Pr-partida do sistema eltrico Antes do Comissionamento da Unidade devero ser observadas, pelo menos, as seguintes recomendaes quanto ao sistema eltrico da HPU: Verificar se os parafusos dos terminais de fixao dos cabos eltricos nos motores, starters, caixas de juno etc. esto devidamente apertados. Eles podem ter afrouxado no transporte; Verificar se os disjuntores no painel eltrico onde a HPU ser conectada esto desligados; Verificar se todas as chaves de comando esto na posio off. 2.5.5. Partida da unidade Antes da partida da unidade, devero ser observadas, pelo menos, as seguintes recomendaes: Completar o tanque de retorno da HPU com fluido hidrulico na quantidade e especificao adequados; Ainda que tenha sido fornecido limpo, o fluido deve ser recirculado (quando houver recursos para tal) e verificado o grau de limpeza antes de transferido para o reservatrio de suprimento; Dar pr-carga com nitrognio nos acumuladores hidrulicos e amortecedores de pulsao da unidade; Recircular o fluido, verificar sua limpeza e transferir para o reservatrio de suprimento.

91

RESERVADO

Alta Competncia

ATENO
Ao iniciar a primeira pressurizao da unidade, recomendvel faz-lo por degraus de presso e observar possveis vazamentos. recomendvel, tambm, que durante o processo seja mantida distncia de segurana do sistema hidrulico.

2.5.6. Flushing (limpeza) das linhas Alm dos componentes hidrulicos, existem tambm as linhas que compem o sistema, as quais so dobradas, cortadas e anilhadas nas oficinas do montador da unidade. Mesmo que fossem fornecidas j limpas, certamente seriam alvo de contaminao durante o processo de montagem. Isso implica que elas precisam ser limpas antes de receber o fluido hidrulico de operao, para no contamin-lo. Normalmente, o ushing feito pela circulao de um fluido atravs da linha com alto nmero de Reynolds (fluxo turbulento), de forma a arrastar partculas que estejam aderidas s paredes. Isso feito com uma unidade hidrulica apropriada, utilizando o mesmo tipo de fluido de operao ou um fluido especfico para limpeza, mas compatvel com o fluido de operao. O fluido que retorna da linha filtrado atravs de um elemento de 3 microns, no caso das HPUs utilizadas em acionamento de ANMs. A cada intervalo de tempo pr-estabelecido, o fluido amostrado e verificado o grau da limpeza que retorna do tubing sob ushing.

92

2.6. Limpeza de sistemas hidrulicos


O ushing aplicado ao sistema hidrulico antes da operao no encerra o processo de limpeza do fluido. O cuidado com a limpeza permanece, e dois dispositivos so utilizados para garantir o controle dos nveis de impurezas no fluido circulante:

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

A colocao de um filtro a jusante da bomba de potncia hidrulica para filtragem do fluido injetado no circuito; Diviso do reservatrio em duas partes, de modo a constituir um reservatrio de retorno e um reservatrio de suprimento. O reservatrio de retorno recebe o fluido proveniente do circuito, que pode estar trazendo contaminao. Uma bomba especial de recirculao faz o fluido recircular em um filtro. A cada intervalo de tempo, uma amostra retirada do fluido para anlise de limpeza. Somente depois de atingida a classe desejada, o fluido transferido para o reservatrio de suprimento. Este, por sua vez, alimenta o circuito. Em razo das pequenas passagens existentes entre as vlvulas direcionais e tambm por causa do uso de fluidos base de gua, mais sujeitos contaminao por microorganismos, a questo da limpeza do fluido fundamental para o bom funcionamento do circuito. Dessa forma, a necessidade de limpeza no circuito atendida de diversas formas, desde a compra dos componentes at a operao do circuito. 2.6.1. Anlise da limpeza do uido H mais de uma forma de se avaliar a limpeza do fluido. No caso de sistemas offshore, principalmente utilizando fluidos base de gua, a forma mais comum atravs de microscpio. O mtodo consiste em retirar, com uma seringa especial, um volume predeterminado de fluido (em geral 200ml) e fazer com que esse fluido passe atravs de um filtro especial, padronizado e absolutamente limpo. O filtro colocado em um microscpio e sua imagem comparada a outros filtros-padres, com imagens tpicas de cada classe estabelecida em norma.

93

RESERVADO

Alta Competncia

2.6.2. Norma de limpeza A norma de limpeza para fluidos adotada pela Petrobras a NAS-1638 - Cleanliness requirements of parts used in hydraulic systems (Requisitos de limpeza de peas utilizadas em sistemas hidrulicos). Essa norma estabelece o nmero mximo de partculas de diversos tamanhos que podem estar presentes em cada uma das classes. A norma define 12 classes diferentes de limpeza, de acordo com a quantidade de partculas encontradas em amostra do fluido, que analisada em microscpio e comparada com um padro, de forma a ser determinada a sua classe de limpeza. Normalmente, a classe 6 adotada para os circuitos hidrulicos, ou seja, os componentes como vlvulas, bombas, fluido etc. so comprados com a exigncia de serem entregues limpos at essa classe. Entretanto, na especificao dos componentes, exigido que eles sejam tolerantes at a classe 12 de limpeza, de forma a garantir o funcionamento dos circuitos hidrulicos, mesmo que alguma contaminao esteja presente. Para novos projetos, a NAS-1638 foi substituda pela SAE-AS4059 - Aerospace uid power - Cleanliness classication for hydraulic uids (Potncia dos fluidos aeroespaciais - classificao de limpeza para fluidos hidrulicos), que possui praticamente o mesmo contedo. 2.6.3. Tcnicas de montagem e desmontagem A manuteno de sistemas hidrulicos muitas vezes requer mo de obra qualificada e especializada, principalmente quando envolve vlvulas direcionais hidrulicas. Muitos componentes hidrulicos possuem componentes pequenos, com dimenses parecidas, o que requer bastante cuidado para retornar ao seu lugar especfico. O material de cada componente tambm fundamental. Dessa forma, sempre prudente que a manuteno seja delegada ao fabricante. Os cuidados, nessa etapa, so semelhantes aos das unidades hidrulicas ao tratar dos cuidados na partida e comissionamento da unidade.

94

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

2.6.4. Alguns cuidados na manuteno De incio, a primeira providncia deve ser bloquear o trecho em manuteno e despressuriz-lo, garantindo-se contra qualquer possvel acidente. preciso lembrar do fato que se est lidando com presses altssimas, mantidas por acumuladores. Deve-se utilizar ferramentas adequadas, de forma a evitar a deformao das roscas das conexes. Substituir, sempre que possvel, as anilhas antes da remontagem. Recomenda-se evitar ao mximo desmontar vlvulas direcionais hidrulicas. Caso seja inevitvel, faa uma vista explodida com as peas (como exemplo, veja a ilustrao a seguir), de forma a garantir que cada uma retorne ao seu lugar original e na mesma posio. Jamais suponha que uma pea possa ser substituda por similar ou at por outra retirada de outra vlvula. Muitas dessas peas so calibradas para aquela situao especfica e no podem ser substitudas, a no ser em laboratrio, pelo fabricante. Principalmente em circuitos com fluidos base de gua, nunca use graxa nas roscas das conexes. O vazamento pode ser considerado o defeito mais comum e presente nas unidades hidrulicas.

95

RESERVADO

Alta Competncia

96

Vista expandida de bomba

importante reforar que a manuteno de sistemas hidrulicos (principalmente a bordo de unidades offshore) deve ser evitada ao mximo. O sistema foi limpo e a abertura do circuito pode ocasionar a contaminao do fluido. Na maioria das vezes, no se conta com uma unidade de ushing para a descontaminao necessria. Alm disso, a abertura das linhas hidrulicas permite o ingresso de ar no sistema, o que nem sempre simples de retirar.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

2.7. Exerccios
1) A fora criada pelo exerccio de presso sobre uma rea grandeza vetorial. Analisando a frase acima, responda: a) Por que a fora criada pelo exerccio de presso sobre uma rea considerada uma grandeza vetorial? ___________________________________________________________ b) Qual a definio fsica de fora? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ c) Qual a definio fsica de presso? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2) Marque (V) verdadeiro ou (F) falso nas seguintes afirmativas: ( ) Vlvulas reguladoras de presso diretamente operadas so constitudas por um corpo com passagens internas interligadas ou bloqueadas conforme a posio de suas partes mveis. ) A bomba de engrenagem consiste em um sistema de duas engrenagens que giram em direes opostas dentro de uma caixa e encaminham o leo lateralmente, atravs do espao entre os dentes e a parede da caixa. ) Nas bombas hidrodinmicas, o fechamento total da sada de fluido pode ser desastroso, porque proporciona o aumento da presso sem limite, at a ruptura de partes internas ou at da carcaa da prpria bomba. ) Os tipos mais comuns de bombas de deslocamento positivo so as de pisto e as de engrenagem. ) Os defeitos mais freqentes em sistemas hidrulicos so vazamentos hidrulicos, desgaste em bombas, perda de pr-carga nos acumuladores e emperramento de vlvulas direcionais hidrulicas.

97

( (

RESERVADO

Alta Competncia

3) Preencha a segunda coluna de acordo com os tipos de falhas mais freqentes da primeira. ( A ) Cavitao ( ) Pode haver admisso de ar na cmara de suco, caso haja presso abaixo da presso atmosfrica. ) As presses absolutas ficam abaixo da presso de vapor de fluido uma vez que a suco da bomba ocasiona um vcuo relativo. ) O rudo e a vibrao ocasionados pelas ondas de choque, so sinais caractersticos desse problema. ) Como fenmeno, no tem nada a ver com a presso de vapor do fluido.

(B)

Aerao

98

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

4) Complete as afirmaes a seguir com um dos processos referentes a sistemas hidrulicos, a saber: Montagem do sistema; Pr-partida do sistema; Partida do sistema; Limpeza do sistema; Manuteno do sistema. a) O ushing, realizado no processo de _______________, consiste na circulao de um fluido atravs da linha dos sistemas hidrulicos, em fluxo turbulento, de modo a arrastar partculas que estejam aderidas s paredes. b) Certificar-se de que todo o sistema esteja realmente despressurizado uma das recomendaes mais importantes da __________________. c) Providenciar a pr-carga com nitrognio nos acumuladores hidrulicos e amortecedores de pulsao da unidade um dos procedimentos que antecedem a __________________. d) Principalmente em circuitos com fluidos base de gua, no usar graxa nas roscas das conexes, nos processos de _________________. e) Verificar a integridade das fixaes de acumuladores, bombas, filtros e demais equipamentos pesados que possam ter sido afrouxadas por causa da vibrao durante o transporte um procedimento indispensvel etapa de __________________.

99

RESERVADO

Alta Competncia

2.8. Glossrio
ANM (rvore de Natal Molhada) - o nome dado ao conjunto de vlvulas instalado em poos de explorao de petrleo e gs natural (poos offshore), que regula a produo destes hidrocarbonetos. Came - dispositivo de mquina, destinado a converter um movimento rotativo regular em movimento rotativo irregular, rpido ou lento, intermitente ou alternativo. Comissionamento da unidade - etapa de verificao da funcionalidade de equipamentos e circuitos e correo de desvios que antecede a partida. Cremalheira - pea mecnica que consiste em uma barra ou trilho dentado, que em conjunto com uma engrenagem a ele ajustada, converte movimento retilneo em rotacional e vice-versa. Fluido - corpo cujas molculas so to pouco aderentes entre si que deslizam umas sobre as outras, tomando o corpo, sem consistncia, a forma do vaso que o contm.

100

Grandeza vetorial - grandezas que so completamente definidas quando so especificados o seu mdulo, direo e sentido. HPU - Unidade de Potncia Hidrulica. ISO - International Organization for Standardization - Organizao Internacional para Padronizao. Lingada - amarrado de mercadorias correspondentes poro a ser iada por guindaste ou pau-de-carga. Manmetro - instrumento para medir e indicar a presso de gases e vapores. Munk - brao mecnico, acionado hidraulicamente, utilizado para iar carga para a caamba de caminhes. Olhal de iamento - argola posicionada em locais devidamente calculados, visando ao iamento de um equipamento. P&Id - diagrama de Engenharia de Processo. Planta de processo - unidade de processo. Plug - pea interna da vlvula que tampona a passagem do fluido. Pressostato - instrumento de medio de presso utilizado como componente do sistema de proteo de equipamento ou processos industriais. PSV - Pressure Safety Valves - vlvula de segurana.

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

Set-point - ponto de ajuste. Solenide - bobina contendo um elemento mvel de material magntico que se move em funo da direo do campo magntico. Supply - suprimento. Torque - pode ser definido como a frao da fora aplicada sobre um objeto que efetivamente utilizada para faz-lo girar em torno de um eixo ou ponto central, conhecido como ponto piv ou ponto de rotao. Trapeada - enclausurada. Tubing - encanamento, tubos, canos, tubulao, sonda, em geral com capacidade de ser dobrado. UEP - Unidade Estacionria de Produo. Vlvula do tipo check - permite a passagem do fluxo em apenas um sentido.

101

RESERVADO

Alta Competncia

2.9. Bibliograa
COSTA JUNIOR, Ezequiel de Souza. Hidrulica. Apostila. Petrobras. Rio de Janeiro: 2008. GILES, Ranald V. Mecnica dos uidos e hidrulica. Coleo Schaum. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1972. PARKER. Apostila de Hidrulica do Curso de Treinamento. Rio de Janeiro: 2008. PETROBRAS. Material de Tubulao para Instrumentao, N-1931. Rio de Janeiro: 2008. REXROTH. Hidrulica. Apostila do curso de treinamento. Petrobras. So Paulo: 2007. SWAGELOK. Catlogo. So Paulo: 2007.

102

RESERVADO

Captulo 2. Hidrulica

2.10. Gabarito
1) A fora criada pelo exerccio de presso sobre uma rea grandeza vetorial. Analisando a frase acima, responda: a) Por que a fora criada pelo exerccio de presso sobre uma rea considerada uma grandeza vetorial? Por ela possuir mdulo (intensidade), direo e sentido. b) Qual a definio fsica de fora? Fora a capacidade de alterar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, provocando a acelerao ou a deformao do mesmo. c) Qual a definio fsica de presso? uma grandeza modular (sem sentido e sem direo) que indica o estado de tenso entre as molculas em um determinado ponto. 2) Marque (V) verdadeiro ou (F) falso nas seguintes afirmativas: (F) Vlvulas reguladoras de presso diretamente operadas so constitudas por um corpo com passagens internas interligadas ou bloqueadas conforme a posio de suas partes mveis. Justicativa: um corpo com passagens internas interligadas ou bloqueadas conforme a posio de suas partes mveis a constituio das vlvulas direcionais hidrulicas. A bomba de engrenagem consiste em um sistema de duas engrenagens que giram em direes opostas dentro de uma caixa e encaminham o leo lateralmente, atravs do espao entre os dentes e a parede da caixa. Nas bombas hidrodinmicas, o fechamento total da sada de fluido pode ser desastroso, porque proporciona o aumento da presso sem limite, at a ruptura de partes internas ou at da carcaa da prpria bomba. Justicativa: nesse tipo de bomba pode-se fechar completamente a sada de uido que ela continua em funcionamento sem causar danos bomba. Os tipos mais comuns de bombas de deslocamento positivo so as de pisto e as de engrenagem. Os defeitos mais freqentes em sistemas hidrulicos so vazamentos hidrulicos, desgaste em bombas, perda de pr-carga nos acumuladores e emperramento de vlvulas direcionais hidrulicas.

103

(V)

(F)

(V) (V)

RESERVADO

Alta Competncia

3) Preencha a segunda coluna de acordo com os tipos de falhas mais freqentes da primeira. ( A ) Cavitao ( B ) Aerao (B) (A) Pode haver admisso de ar na cmara de suco, caso haja presso abaixo da presso atmosfrica. As presses absolutas ficam abaixo da presso de vapor de fluido uma vez que a suco da bomba ocasiona um vcuo relativo. O rudo e a vibrao ocasionados pelas ondas de choque, so sinais caractersticos desse problema. Como fenmeno, no tem nada a ver com a presso de vapor do fluido.

(A) (B)

4) Complete as afirmaes a seguir com um dos processos referentes a sistemas hidrulicos, a saber: Montagem do sistema; Pr-partida do sistema;

104

Partida do sistema; Limpeza do sistema; Manuteno do sistema. a) O ushing, realizado no processo de limpeza do sistema, consiste na circulao de um fluido atravs da linha dos sistemas hidrulicos, em fluxo turbulento, de modo a arrastar partculas que estejam aderidas s paredes. b) Certificar-se de que todo o sistema esteja realmente despressurizado uma das recomendaes mais importantes da pr-partida do sistema. c) Providenciar a pr-carga com nitrognio nos acumuladores hidrulicos e amortecedores de pulsao da unidade um dos procedimentos que antecedem a partida do sistema. d) Principalmente em circuitos com fluidos base de gua, no usar graxa nas roscas das conexes, nos processos de manuteno do sistema. e) Verificar a integridade das fixaes de acumuladores, bombas, filtros e demais equipamentos pesados que possam ter sido afrouxadas por causa da vibrao durante o transporte um procedimento indispensvel etapa de montagem do sistema.

RESERVADO

Pneumtica

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Identificar fundamentos fsicos da Pneumtica; Reconhecer a estrutura de distribuio de ar comprimido industrial e os principais tipos de compressores utilizados em unidades de produo; Identificar a representao grfica de circuitos pneumticos simples; Distinguir procedimentos caractersticos dos processos de limpeza, montagem e desmontagem de sistemas pneumticos.

RESERVADO

Captulo 3

Alta Competncia

106

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

3. Pneumtica

A
?

palavra pneumtica tem origem no termo grego pneumos referente respirao ou expirao e constitui a parte da Fsica que se ocupa da dinmica e dos fenmenos relativos aos gases ou vcuos e da conservao e transformao da energia pneumtica em energia mecnica. O ar comprimido utilizado hoje, na indstria, em mecanismos de acionamento e controle de processos, em ejetores de fluidos, na produo de peas de vidro ou plstico, em compressores para jateamento e pintura, no acionamento de freios, em operaes submarinas, dentre outros.

VOC SABIA? Provavelmente o fole foi o primeiro equipamento a aproveitar o ar comprimido. Na Alexandria, no sculo III A.C., j eram usadas mquinas pneumticas simples, limitadas pelos materiais e tecnologias ento disponveis para compresso e condicionamento do ar. Hoje, o alto desenvolvimento de materiais e tecnologias permite um amplo emprego de sistemas pneumticos na gerao de energia e diminuio do esforo em vrias aplicaes industriais.

107

3.1. Pneumtica - fundamentos


Agora, preciso pensar na aplicao das propriedades fsicas do ar.

RESERVADO

Alta Competncia

3.1.1. Propriedades fsicas do ar


Compressibilidade O ar, como os demais gases, compressvel. Se connado em um cilindro com mbolo, por exemplo, uma vez aplicada uma fora a este mbolo, o volume ocupado pelo ar diminui. Essa propriedade utilizada nos compressores do tipo pisto. Elasticidade Retirada a fora exercida sobre o mbolo, a elasticidade do ar faz com que o mbolo se desloque e at aumente o volume ocupado.
Ar submetido a um volume inicial V1 Ar submetido a um volume inicial V2
Ar submetido a um volume inicial V1 Ar submetido a um volume inicial V2

V2 < V1

108

V2 > V1

Difusibilidade Gases diferentes sob mesma presso, em recipientes diferentes, quando interligados, tendero a migrar de um recipiente para outro at que a mistura esteja homognea.
Volumes contendo ar e gases; vlvula fechada Vlvula aberta temos uma mistura homognea

Expansibilidade
Possuimos um recipiente contendo ar; a vlvula na situao 1 est fechada

Resultado da propriedade do gs de expandir-se at ocupar todo o recipiente em que se encontra.

Quando a vlvula aberta, o ar expande, assumindo o formato dos recipientes; porque no possui forma prpria

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

3.1.2. Lei de Bernouille Apesar de no reger todos os fenmenos ligados Pneumtica, a lei de Bernouille nos d uma boa noo do comportamento do ar em circuitos pneumticos. Com ela, entende-se porque a presso em um vaso fechado aumenta quando a temperatura elevada ou porque pode formar gelo nas sadas de exausto do ar comprimido. Segundo Bernouille, para os gases perfeitos, tem-se a seguinte forma: P0.V0/T0 = P1.V1/T1 Onde: P = Presso; V = Volume; T = Temperatura.
T1 V1

109

P1 Mesma Temperatura: Volume Diminui - Presso Aumenta T2 V2

P2 Mesmo Volume: Presso Aumenta - Temperatura Aumenta e Vice-Versa T3 V3

T4

P3 Mesma Presso: Volume Aumenta - Temperatura Aumenta e Vice-Versa V4

P4

RESERVADO

Alta Competncia

3.2. Compresso
A propriedade de compressibilidade dos gases tem como principal aplicao a criao de compressores, com vasto emprego industrial e at mesmo domstico. bom lembrar que ao se falar de um aparelho de nebulizao ou de uma turbina de avio, ambos exemplificam o emprego de compressores. Agora, faz-se necessrio tratar do emprego industrial desses equipamentos. Compressores so mquinas utilizadas para proporcionar a elevao da presso ou o escoamento de um gs. Nos processos industriais, a elevao de presso requerida pode variar desde cerca de 1,0 atm at centenas ou milhares de atmosferas. 3.2.1. Compressores tipos

110

Os compressores de uso industrial podem ser divididos em duas categorias, de acordo com os princpios que esto por trs de seu funcionamento. So eles os compressores volumtricos e os compressores dinmicos. a) Compressores volumtricos Nos compressores volumtricos ou de deslocamento positivo, a elevao de presso conseguida atravs da reduo do volume ocupado pelo gs. Na operao dessas mquinas podem ser identificadas diversas fases, constituindo os ciclos de funcionamento. Inicialmente, certa quantidade de gs admitida no interior de uma cmara de compresso, que ento cerrada e sofre reduo de volume. Finalmente, a cmara aberta e o gs liberado para consumo. Trata-se, pois, de um processo intermitente, no qual a compresso propriamente dita efetuada em sistema fechado, isto , sem qualquer contato com a suco e a descarga. Pode-se constatar, a seguir, que possvel haver algumas diferenas entre os ciclos de funcionamento das mquinas dessa espcie, em funo das caractersticas especficas de cada uma.

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

Dentro dos compressores compressores alternativos. Compressores alternativos

volumtricos

encontram-se

os

Compressores alternativos caracterizam um tipo de equipamento que se utiliza de um sistema biela-manivela para converter o movimento rotativo de um eixo no movimento translacional de um pisto ou mbolo, como mostra a ilustrao a seguir:

111

Compressor alternativo

Dessa maneira, a cada rotao do acionador, o pisto efetua um percurso de ida e outro de volta na direo do cabeote, estabelecendo um ciclo de operao. O funcionamento de um compressor alternativo est intimamente associado ao comportamento das vlvulas. Estas possuem um elemento mvel denominado obturador, que funciona como um diafragma, comparando as presses interna e externa ao cilindro. O obturador da vlvula de suco se abre para dentro do cilindro quando a presso na tubulao de suco supera a presso interna do cilindro e se mantm fechado em caso contrrio. O obturador da vlvula de descarga se abre para fora do cilindro quando a presso interna supera a presso na tubulao de descarga e se mantm fechado na situao

RESERVADO

Alta Competncia

inversa. Com isso, atingem-se as etapas do ciclo de funcionamento do compressor mostradas na ilustrao a seguir:

Etapa de admisso

Etapa de compresso

Etapa de descarga

Etapa de expanso

Etapas do ciclo de funcionamento do compressor

Acompanhe, passo a passo, as etapas do ciclo de funcionamento do compressor, na ordem em que acontecem.

112

Etapa

Descrio Nessa etapa, o pisto se movimenta em sentido contrrio ao cabeote, fazendo com que haja uma tendncia de depresso no interior do cilindro, propiciando a abertura da vlvula de suco. O gs ento aspirado. Nesse ponto, inverte-se o sentido de movimentao do pisto, a vlvula de suco se fecha e o gs comprimido at que a presso interna do cilindro seja suciente para promover a abertura da vlvula de descarga. Ocorre quando a vlvula de descarga se abre e a movimentao do pisto faz com que o gs seja expulso do interior do cilindro. Ela se prolonga at que o pisto encerre o seu movimento no sentido do cabeote. importante observar que o gs anteriormente comprimido no totalmente descarregado do cilindro. A existncia de um espao ou volume morto, entre o cabeote e o pisto, no ponto nal do deslocamento desse ltimo, faz com que a presso no interior do cilindro no caia instantaneamente ao se iniciar o curso de retorno. Isso faz com que a vlvula de descarga se feche, sem que a de admisso se abra, o que s ocorrer quando a presso interna cair o suciente para tal. Etapa em que as duas vlvulas esto bloqueadas e o pisto se movimenta em sentido inverso ao do cabeote. Precede a etapa de admisso de um novo ciclo.

Admisso

Compresso

Descarga

Expanso

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

Pode-se concluir, ento, que devido ao funcionamento automtico das vlvulas, o compressor alternativo aspira e descarrega o gs respectivamente nas presses instantaneamente reinantes na tubulao de suco e na tubulao de descarga. Em termos reais, h naturalmente certa diferena entre as presses interna e externa ao cilindro durante a aspirao e a descarga, em funo da perda de carga no escoamento. Dentre os compressores alternativos, existe um modelo que precisa ser citado: os compressores de palheta. Compressores de palheta No compressor de palheta, um rotor ou tambor central gira excentricamente em relao carcaa. O tambor possui rasgos radiais ao longo do seu comprimento, nos quais so inseridas palhetas retangulares. Observe as ilustraes a seguir.

113

Viso frontal do rotor

Viso lateral do rotor

RESERVADO

Alta Competncia

Ao girar o tambor, as palhetas se deslocam sob a ao da fora centrfuga, ou seja, radialmente, do centro para a carcaa, e com ela se mantm em contato. O gs entra pela abertura de suco e preenche os espaos entre as palhetas. Devido excentricidade do rotor e s posies das aberturas de suco e descarga, os espaos entre as palhetas se reduzem e provocam a compresso progressiva do gs. A variao do volume de gs contido entre duas palhetas vizinhas, do final da admisso at o incio da descarga, define uma relao de compresso interna fixa para a mquina. Em funo da natureza do gs e das trocas trmicas que ocorrem no momento em que se inicia o processo de descarga, a presso do gs poder ser diferente da presso interna. No entanto, a condio de equilbrio restabelecida quase que instantaneamente e o gs, descarregado. Compressores de parafuso So compressores nos quais dois rotores em forma de parafusos giram em sentidos opostos, porm mantendo-se engrenados entre si. Veja a ilustrao a seguir:

114

Compressor de parafuso

O compressor se conecta com o sistema por meio de aberturas diametralmente opostas de suco e descarga, como pode ser visto na ilustrao a seguir:

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

Vista lateral indicando a movimentao do gs em um compressor de parafusos

Atravs da abertura de suco, o gs penetra e preenche os intervalos entre os filetes dos rotores. No instante em que ocorre o engrenamento de um filete, o gs nele contido fica retido entre o rotor e as paredes da carcaa. A rotao faz com que o ponto de engrenamento v se deslocando para frente, reduzindo o espao disponvel para o gs, o que provoca a sua compresso. O gs alcana a abertura de descarga e liberado. A relao de compresso interna do compressor de parafusos depende da geometria da mquina e da natureza do gs. b) Compressores dinmicos Os compressores dinmicos possuem dois rgos principais: impelidor e difusor. O impelidor um rgo rotativo, munido de ps, que transfere ao gs a energia recebida de um acionador. Essa transferncia de energia se faz em parte na forma cintica, em parte pela forma de entalpia. Posteriormente, o escoamento estabelecido no impelidor recebido por um rgo fixo, denominado difusor, cuja funo promover a transformao da energia cintica do gs em entalpia, com conseqente ganho de presso. Os compressores dinmicos efetuam o processo de compresso de maneira contnua e, portanto, correspondem exatamente ao que se denomina em termodinmica como volume de controle. Veja no quadro a seguir que os compressores volumtricos e dinmicos se dividem ainda em outros tipos.

115

RESERVADO

Alta Competncia

Alternativos Volumtricos Compressores Dinmicos Rotativos Centrfugos Axiais

Palhetas Parafusos Lbulos

3.3. Preparao do ar comprimido


O ar atmosfrico, alm de vrios gases, contm vapor de gua e poeira. A poeira abrasiva e pode causar desgastes em partes mveis. A gua pode condensar no sistema, causando uma srie de problemas. Como se no fosse o bastante, o ar tambm se contamina com leo no prprio compressor, que poder tambm formar depsitos em outras partes no desejadas do sistema. Dessa forma, o ar, antes de ser aplicado como meio de transmisso de potncia, precisa ser tratado. 3.3.1. Tratamento da umidade A quantidade de gua contida no ar depende de sua temperatura e volume. A permanncia dessa gua no estado de vapor depende do ponto de orvalho nas condies daquele volume, assim como da presso de saturao temperatura do ar. O vapor estar saturado quando sua presso parcial for igual presso de saturao. Quando sua presso parcial for menor do que a de saturao, diz-se que o vapor est superaquecido e que nenhum problema traria, pois nessa condio no h risco de condensaes. Agora, preciso supor que um determinado volume de ar est saturado, ou seja, que a sua umidade relativa de 100% e que ser comprimido at a metade de seu volume. Uma vez que aquele volume de ar j estava com a sua capacidade mxima de reter umidade, ao se reduzir metade, parte desse vapor ser condensado e precipitado sob a forma de gua. Isso acontece ao se considerar que a compresso ocorreu sem variaes de temperatura, ou seja, de forma isotrmica.

116

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

Entretanto, na prtica, isso no acontece. Ao contrrio, nota-se um aumento significativo da temperatura do ar quando submetido compresso. Dessa forma, muito provavelmente, no haver a precipitao de gua, uma vez que a capacidade de reteno de vapor tambm aumenta com a temperatura. Com isso, no haver, provavelmente, acmulo de gua nas cmaras de compresso, mas sim espalhado pelo circuito pneumtico. Conforme esse ar for esfriando o vapor comea, ento, a condensar. Essa condensao de vapor nas linhas traz diversas conseqncias, sendo as principais: Oxidao; Formao de emulso com os filmes de leo, alterando sua viscosidade e causando desgaste das partes mveis.

117
Por isso, importante retirar do ar toda a parcela de vapor capaz de condensar e trazer problemas ao circuito. 3.3.2. Resfriador posterior O resfriador posterior um trocador de calor colocado imediatamente a jusante do compressor e a montante do pulmo (reservatrio de ar comprimido) com o objetivo de promover a condensao da umidade do ar de forma e em local adequados. Um resfriador posterior basicamente uma colmia com uma cmara de condensado provida de dreno. importante observar que, por causa da retirada do vapor, o volume til do ar diminui. Entretanto, isso no corresponde a uma perda real de energia, considerando que a condensao ocorreria de qualquer forma dentro do circuito reduzindo o volume do ar. Apenas essa condensao foi realizada dentro de um compartimento adequado, evitando os problemas citados anteriormente.

RESERVADO

Alta Competncia

Simbologia

Resfriador posterior

IMPoRtante!

118

O resfriador posterior retira de 75% a 90%, aproximadamente, da umidade do ar, alm de retirar tambm vapores de leo que tenham sido absorvidos pelo ar no prprio compressor. Alm disso, esse equipamento importante para impedir que o ar circule em alta temperatura na tubulao, causando choques trmicos nas conexes e conseqentes trincas e vazamentos. 3.3.3. Reservatrio de ar comprimido Depois de passar pelo resfriador posterior, o ar comprimido armazenado em um reservatrio, que por ter essa funo, usualmente chamado de pulmo. Alm de armazenar o ar, os reservatrios ainda assumem outras funes: Terminam a tarefa dos resfriadores posteriores, auxiliando na eliminao de condensado. Em alguns casos, em pequenos sistemas, perfazem a funo de resfriadores, eliminando o resfriador posterior;

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

Amortecem a pulsao do compressor, principalmente quando este alternativo; Compensam as flutuaes de presso e vazo no sistema. Na qualidade de vasos de presso, os pulmes devem ser dotados de vlvulas de segurana, de forma a impedir que sua presso exceda quela para a qual foram projetados, e submetidos teste de presso antes da sua utilizao. Normalmente, so dotados tambm de manmetro, pressostato ou transmissor de presso para controle de partida e parada do compressor.

119
2 5 6 3

4 7

8
1 - Manmetro 2 - Vlvula Registro 3 - Sada 4 - Entrada

Simbologia

5 - Placa de Identificao 6 - Vlvula de Alvio 7 - Escotilha para Inspeo 8 - Dreno

Reservatrio de ar comprimido

RESERVADO

Alta Competncia

a) Desumidicadores ou secadores de ar Principalmente nos circuitos de ar de instrumentos, o ar comprimido deveria estar absolutamente seco e limpo. Entretanto, como o absoluto impraticvel, considera-se seco o ar que, apesar de ainda arrastar algum teor de umidade, est reduzido a nveis que no mais causam danos para aquela aplicao a que se destina. Os secadores de ar so colocados nos circuitos pneumticos a jusante dos pulmes. 3.3.4. Secadores por refrigerao O mtodo da secagem por refrigerao quase idntico ao do resfriador posterior, sendo que, neste caso, o ar refrigerado para remover o condensado. No desejvel o uso do ar comprimido em baixa temperatura. Assim, um pr-resfriador utiliza o ar seco que retorna ao circuito para resfriar o ar mido que entra no resfriador. Dessa forma, o ar seco recupera parte da energia perdida e ainda ajuda a melhorar a eficincia do resfriador.
Secagem por Refrigerao Ar mido Pr-Resfriador
A

120

Ar Seco Resfriador Principal Separador


C D E B

Compressor de Refrigerao Bypass

Dreno Condensado

Simbologia

Freon

Secagem por refrigerao

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

3.3.5. Secador por absoro O mtodo consiste em passar o ar atravs de um conjunto de pastilhas higroscpicas que absorvem a umidade. H dois tipos de substncias higroscpicas: as solveis e as insolveis. As solveis so aquelas que se liquefazem em contato com a gua e so eliminadas junto com o condensado. As insolveis no se liquefazem. O mtodo conhecido como processo qumico de secagem. De qualquer forma, essas pastilhas requerem substituio, pois sem isso o sistema torna-se deficiente. As substncias higroscpicas mais comumente utilizadas so o cloreto de clcio, o cloreto de ltio e o dry-o-lite.
Secagem por Absoro

Ar Seco

121

Pastilhas Dessecantes

Ar mido Condensado Drenagem Simbologia

Secagem por absoro

3.3.6. Secador por adsoro O mtodo consiste na fixao de um adsorvato (gua) na superfcie de um adsorvente, em geral slido (por exemplo, o SiO2 mais conhecido como slica gel). O mtodo conhecido como processo fsico de secagem, cujo funcionamento pouco conhecido.

RESERVADO

Alta Competncia

Sabe-se, entretanto, que o processo regenerativo, ou seja, quando a substncia adsorvente est saturada, ela pode liberar gua atravs de um aquecimento regenerativo. Para tal, normalmente, usam-se duas torres de forma que uma esteja funcionando como secadora e a outra como regeneradora, de forma alternada. Para a regenerao, utiliza-se um fluxo do prprio ar seco, aquecido, passando atravs do adsorvente que liberado para a atmosfera carregando o vapor dgua. IMPoRtante! Na sada de ar seco para o circuito pneumtico deve ser colocado um filtro, de forma que partculas do adsorvente no sejam arrastadas para o circuito, provocando problemas nas partes mveis do sistema. Um filtro de carvo ativo tambm deve ser colocado a montante do secador, para absorver arrastes de leo que se depositariam no adsorvente, de forma no regenervel, a fim de prevenir a reduo da sua eficincia.

122

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

Secagem por Adsoro

Ar Seco

Ar mido Adsorvente

Secando Esquematizao da Secagem por Adsoro Ar Seco

Regenerando

Regenerando Secando

123

Ar mido

Simbologia

Secagem por adsoro

3.4. Distribuio do ar comprimido


Quando se tem uma grande quantidade de consumidores de ar comprimido, normalmente, como acontece em muitas plantas industriais, a forma mais adequada de atender demanda atravs de um sistema central de compresso, condicionamento e armazenagem do ar comprimido, o que distribudo atravs de uma rede aos seus diversos consumidores. 3.4.1. Redes de distribuio A finalidade bsica da rede de distribuio de ar a de fazer chegar aos consumidores a potncia pneumtica gerada no sistema central. Para tal finalidade deve atender a alguns requisitos:

RESERVADO

Alta Competncia

Minimizar a queda de presso entre a gerao e o consumo; Garantir a estanqueidade. Vazamentos muitas vezes reduzem a potncia do sistema; Facilitar a retirada de condensados residuais. 3.4.2. Conguraes de redes Principalmente para grandes redes instaladas em plantas industriais, o formato adotado em geral o em anel.
Rede de Distribuio em Anel Fechado

124

Consumidores

Reservatrio Secundrio
A - Rede de distribuio com tubulaes derivadas do anel.

B - Rede de distribuio com tubulaes derivadas das transversais.

Rede de distribuio em anel fechado

A configurao em anel aumenta a confiabilidade do sistema, garantindo que haja sempre um caminho alternativo para o ar entre o compressor e o consumidor. Alm disso, um esmagamento da tubulao de distribuio, em qualquer ponto, no ser capaz de interromper o fornecimento de ar para os demais pontos. A ruptura pode ser tambm mais facilmente solucionada pelo imediato esmagamento das extremidades abertas, at que a recuperao da linha seja possvel.

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

Para sistemas menores, um nico anel pode ser suficiente (configurao A da ilustrao anterior), no qual todos os consumidores encontram-se distribudos ao longo do anel. Quando o sistema tem maiores dimenses a configurao B a mais indicada. Observe que ela corresponde, na verdade, a diversos anis e que possui excelente imunidade a esmagamentos ou rupturas das linhas. Em contrapartida, a drenagem sistemtica de condensado deixa de ser to trivial, uma vez que no se pode manter um caimento constante desde a compresso at o final da linha de distribuio. Alm da configurao da linha, o aumento da confiabilidade depende tambm do uso de vlvulas de bloqueio que garantam o isolamento de determinadas reas para que os vazamentos ou as manutenes de trechos no impeam o fornecimento de ar para os Isolamento da Rede de Distribuio com Vlvula demais consumidores.
de Fechamento

125

AC

Isolamento da rede de distribuio com vlvula de fechamento

3.4.3. Implementao da rede As conexes entre os tubos podem ser efetuadas de diversas formas. A mais comum, em funo do baixo custo, a roscada. Esta, entretanto, requer cuidados, em funo da maior susceptibilidade a vazamentos devido a imperfeies da rosca. Fitas de Teflon ou mesmo veda juntas, como o lock-tight, devem ser usadas para garantir sua estanqueidade. As conexes soldadas so bastante utilizadas, principalmente em tubos com dimetros superiores a 1 . Nesse caso, alguns cuidados devem ser tomados quanto formao de escamas dentro do tubo.

RESERVADO

Alta Competncia

Em alguns casos, prefervel que a conexo seja flangeada, principalmente em locais onde haja a possibilidade de desmonte para manuteno. 3.4.4. Drenagem de umidade Mesmo com os cuidados tomados para retirar umidade, uma quantidade suficiente para condensar dentro da tubulao persiste no ar comprimido. Dessa forma, recomendvel que a tubulao seja montada com declives e aclives, de forma que drenos ou purgadores sejam colocados nos pontos baixos. Preveno e Drenagem para o Condensado
Separador

Ar Comprimido

126

Armazenagem de Condensados

Drenos Automticos

Preveno e drenagem para o condensado

3.4.5. Unidades de condicionamento (ltros reguladores) Aps ter passado por todo o processo de produo, tratamento e atravessado o sistema de distribuio, o ar comprimido precisa passar por um ltimo estgio de condicionamento antes de ser entregue a seu consumidor final. O condicionamento, nesse caso, consiste em filtragem para retirar as partculas remanescentes que possam atuar como abrasivos e ainda proporcionar regulao da presso, de forma a garantir presso constante ao consumidor final.

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

Refil - Filtro Regulador

F G H

A B C D E

I J

A - Manopla B - Orifcio de Sangria C - Vlvula de Assento D - Defletor Superior E - Defletor Inferior

F - Mola G - Orifcio de Exausto H - Diafragma I - Passagem do Fluxo de Ar J - Elemento Filtrante

127

Simbologia

Filtro Regulador

O esquema a seguir apresenta um circuito tpico de fornecimento de ar comprimido para o atuador de uma vlvula pneumtica:
Vlvula solenide
S 1

ZSH

Exist. Constr. (Nota 2)

Filtro regulador de presso

ZSL

XV-514001A/B

Fornecido com a vlvula

Circuito de ar comprimido

RESERVADO

Alta Competncia

Aps o uso pelo consumidor final, o ar comprimido retorna para a atmosfera. Essa, inclusive uma das grandes vantagens da utilizao dos circuitos pneumticos em comparao com os hidrulicos: o fluido gratuito e abundante, o que elimina a situao de falta do mesmo no sistema.

3.5. Principais componentes de um circuito pneumtico


importante diferenciar os principais componentes de um circuito pneumtico. Vlvulas, cilindros e motores so os equipamentos a serem abordados a partir de agora. 3.5.1. Vlvulas pneumticas Em termos de funcionamento, no existe nenhuma diferena entre as vlvulas e motores acionados pneumaticamente daqueles acionados de forma hidrulica. Ressalta-se, aqui, algumas das principais diferenas entre os dois sistemas. a) Consideraes Da mesma forma que acontece com os cilindros, a principal diferena a ser considerada a presso envolvida. Enquanto os sistemas hidrulicos operam, na maioria das vezes, em presses acima de 100 bar, os sistemas de ar comprimido operam em presses de at 10 bar (em geral, regulada em cerca de 7 bar, ou 100 psi). No caso das vlvulas, o principal impacto est realmente nos materiais utilizados e, muitas vezes, nas suas dimenses. Vlvulas em plstico, alumnio e zamac jamais poderiam ser utilizadas em altas presses, portanto, esses materiais no podem ser utilizados em vlvulas para sistemas hidrulicos. No caso de unidades offshore, entretanto, o ao inox continua sendo uma exigncia para ambos os casos, em funo do ambiente agressivo em que se encontram instaladas. Os tipos mais comuns de vlvulas hidrulicas tambm se aplicam aos sistemas pneumticos.

128

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

importante observar que, dependendo do fabricante, os mais variados tipos de vlvulas esto disponveis. Embora as vlvulas mais comuns oferecidas no mercado sejam adequadas s aplicaes mais usuais, na indstria do petrleo, para algumas aplicaes, vlvulas especiais so construdas de forma dedicada. A soluo construtiva varia de fabricante para fabricante, tanto para a vlvula pneumtica quanto, principalmente, para a vlvula hidrulica. 3.5.2. Cilindros e motores pneumticos O princpio de funcionamento dos cilindros e motores acionados pneumaticamente semelhante ao dos cilindros acionados de forma hidrulica. necessrio, aps uma breve referncia ao estudo sobre cilindros hidrulicos, ressaltar as principais diferenas que iro, inclusive, balizar a escolha para as diversas aplicaes. a) Consideraes importante ressaltar que o cilindro pneumtico, assim como o hidrulico, se compe de um cilindro e um mbolo e que a fora mxima de um cilindro funo da rea til do mbolo e da presso mxima de trabalho admissvel: F=P A A velocidade do mbolo est diretamente correlacionada vazo do fluido no cilindro. O binmio fora X velocidade do mbolo (energia) obtida a partir do binmio presso X vazo do fluido aplicado (energia). A principal diferena a ser considerada a presso de operao. Enquanto os sistemas hidrulicos operam, na maioria das vezes, em presses acima de 100 bar, os sistemas de ar comprimido operam em presses de at 10 bar (em geral, regulada em cerca de 7 bar, ou 100 psi). Isso traz impactos muito importantes quanto s caractersticas construtivas dos cilindros e motores:

129

RESERVADO

Alta Competncia

Para uma mesma fora requerida, os cilindros pneumticos possuem dimenses muito maiores do que as dos cilindros hidrulicos. Lembre-se de que F = P . A. Se a presso menor, a rea do pisto precisa ser maior; As caractersticas construtivas e os materiais utilizados nos cilindros e motores so menos rgidos. A conseqncia imediata dessas diferenas est na escolha dos sistemas de potncia para operar vlvulas. Os cilindros pneumticos so geralmente utilizados nas plantas de processo com atuadores para vlvulas remotamente operadas. As vantagens, como j foi visto, dizem respeito disponibilidade do fluido (ar, na atmosfera) e maior facilidade de gerao e distribuio do ar comprimido.

130
IMPoRtante! Nas aplicaes de altas presses e vazes, em razo das altas potncias exigidas para movimentao da vlvula, o atuador pneumtico pode se tornar invivel. Nesses casos, a adoo de atuadores baseados em cilindros hidrulicos pode ser a alternativa mais adequada. Em aplicaes offshore, o E&P adota o critrio de utilizar atuadores pneumticos at 2 m de comprimento. Quando o clculo do atuador aponta para cilindros com mais de 2 m de comprimento, adota-se opo hidrulica. 3.5.3. Circuitos pneumticos - elaborao e interpretao Os circuitos apresentados a seguir podem ser projetados tanto para sistemas pneumticos como hidrulicos.

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

a) Exemplos de circuitos Cilindro de ao simples com comando direto, local:


A

a2

131
Cilindro de ao simples com comando indireto (vlvula pilotada), local:

a0 12 2 1 a2 3 2

RESERVADO

Alta Competncia

Cilindro de ao simples com comando indireto (piloto duplo), local:


A

a0 12 2 10 3 a1 2 3

1 a2 2

132
Cilindro de ao simples com dois comandos indiretos independentes (vlvula pilotada local), utilizando elemento lgico OU (vlvula shuttle ):
A

a0 12 2

1 a.02 1 a2 2 1 3 a4 2 1 2 1 3

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

Cilindro de ao simples com dois comandos indiretos simultneos (vlvula pilotada), local, utilizando elemento lgico E:
A

a0 12 2

1 a.02 1 a2 2 1 3 a4 2 1 2 1 3

133

Cilindro de dupla ao com comando indireto por vlvula duplo piloto e ajustes independentes de velocidade para cada sentido de movimento:
A

a.01

a.02

a0 14

12 3

5 1

a2

2 1 3

a1

2 1 3

RESERVADO

Alta Competncia

Exemplo de um circuito pneumtico real utilizado no acionamento de bombas hidrulicas em unidades de gerao de potncia hidrulica em plataformas martimas de produo de petrleo:
M
PIT 1210301 PI 1210302 PI 1210303 PI 1210305 XY 1210301

R2

PI 1210304 PI 1210306

Suprimento pneumtico 100 PSIG


R2

XY 1210302

134

R2

TYPICAL SCHEME FOR WELL VALVE ACTUATIONS FOR ONE (1) PRODUCTION X-MAS TREE

Exemplo de um circuito hidrulico real utilizado no acionamento das vlvulas de uma rvore de natal em plataforma de produo:

L L L L L L L L L L L L

L L

L L

L L

L L

L L

L L L

L L L L L

L L L

L L L L

L L L L

L L L L

L L L L

L L L L

L L L L L L

L L

L L L L

3.6. Simbologia aplicada a circuitos hidrulicos e pneumticos


As normas internacionais para a simbologia de componentes no distingue sistemas hidrulicos de pneumticos, ou seja, a simbologia a mesma para os dois tipos de circuitos.

L L L L

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

A simbologia apresentada aqui foi baseada na norma internacional ISO 1912 Fluid power systems and components graphic symbols and circuit diagrams (Potncia dos fluidos, sistemas e componentes smbolos grficos e diagramas de circuito).

3.7. Defeitos mais freqentes dos sistemas pneumticos


A cada aplicao ou tipo de circuito corresponde um diferente conjunto de defeitos caractersticos. Entretanto, alguns podem ser considerados genricos. Alguns desses sero tratados e tambm alguns usuais nos sistemas de ar comprimido utilizados em UEPs offshore . 3.7.1. Vazamentos Assim como nas unidades hidrulicas, pode-se considerar o vazamento como o defeito mais comum e presente em todos os sistemas. Isso pode ocorrer em conexes, vlvulas ou at em rupturas de linha. Os vazamentos correspondem a perdas de energia do sistema. Dependendo do seu tamanho, podem ocasionar a perda da energia pneumtica para o trabalho a que se destina. 3.7.2. Desgaste dos compressores Uma conseqncia imediata dos vazamentos o desgaste prematuro dos compressores, principalmente os do tipo alternativo (pisto), devido ao atrito prolongado entre as partes mveis. 3.7.3. Saturao de secadoras de ar A qualidade do ar fundamental para o bom funcionamento de um circuito. A falta de regenerao de secadoras de adsoro ou falta de substituio de partculas em secadoras de absoro, pode ocasionar a admisso de grande quantidade de umidade no sistema. Essa quantidade extra poder, tambm, ocasionar entupimentos de filtros alm dos distrbios j mencionados.

135

RESERVADO

Alta Competncia

3.7.4. Queima de solenides das vlvulas direcionais Na maioria das vezes, as vlvulas direcionais so operadas remotamente por solenides. Por questes de segurana, esses solenides so mantidos energizados durante a operao, de forma a levar a unidade para condio segura em caso de falta de energia. Se o solenide no tiver um projeto robusto o bastante para suportar essa condio, ou se a temperatura de operao ficar acima daquela para a qual foi projetada, o solenide da vlvula se deteriora e queima, ocasionando operao indevida da vlvula para a posio segura. Normalmente, os sistemas pneumticos submetidos minimamente manuteno costumam ser bastante robustos, simples e baratos, constituindo, at hoje, a opo mais freqente para acionamento de vlvulas em plantas industriais.

136 3.8. Cuidados nas instalaes e manutenes de unidades pneumticas


Em geral, as unidades de compresso e preparao de ar comprimido so adquiridas como unidades pacote e o fabricante costuma ter procedimentos pr-estabelecidos para montagem, instalao e comissionamento das mesmas. De qualquer forma, alguns cuidados devem ser tomados por aqueles que fiscalizam o processo, como o de inspecionar visualmente o pacote recebido e, aps a sua instalao, realizar um teste funcional. Com o sistema de distribuio, o panorama diferente, porque ele no constitui um pacote. Deve ser montado, testado e comissionado durante a obra, e requer alguma ateno. Os itens a seguir so dedicados a cuidados importantes a serem tomados com o sistema de distribuio do ar comprimido.

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

3.8.1. Montagem Cuidados na montagem, como inclinao das linhas, utilizao de potes de drenagem nos pontos baixos e outros, aplicveis ao sistema de distribuio de ar comprimido, so igualmente importantes para sistemas pneumticos. muito importante que a montagem dos tubos de distribuio de ar comprimido no esteja sujeita a altos e baixos que permitam acmulo de umidade, possibilitando que venham a se tornar mbolos no sistema. Cabe ainda lembrar que sejam observados os raios mnimos de cada tipo de tubing, na hora de dobr-los, quando for o caso, e tambm usar selantes adequadamente nas conexes. 3.8.2. Teste de presso No teste de presso das linhas de distribuio do sistema pneumtico, dever ser utilizado ar comprimido limpo, seco e isento de hidrocarbonetos ou nitrognio. A presso de teste hidrosttico dever ser, no mnimo, a presso de projeto das tubulaes, acrescida de 10%. Quando a presso atingir o valor da presso do teste pneumtico, a mesma dever ser aliviada at o valor da presso de projeto para que se possa proceder inspeo visual, quanto existncia de vazamentos. Por uma questo de segurana, a verificao visual do sistema quanto existncia de vazamentos, durante o teste pneumtico, no poder ser executada quando a presso do sistema estiver mais alta do que sua presso de projeto. Uma vez concluda a inspeo, o sistema dever ser repressurizado at o valor de teste, durante 30 minutos. A monitorao dever ser efetuada atravs de manmetros.

137

RESERVADO

Alta Competncia

3.9. Limpeza de sistemas pneumticos


Antes da montagem final do sistema, os trechos de tubos devem ser soprados para a retirada de impurezas que, por serem abrasivas, podem causar diversos tipos de problemas. A sopragem deve ser executada antes do teste de estanqueidade, no local de instalao, no sentido normal do fluxo de ar na linha. Para tanto, as extremidades dos tubos a serem soprados devem estar abertas. Os tubos podem ser soprados tanto com o prprio ar de instrumentos (seco, isento de leo), como com nitrognio. Em ambos os casos, a presso mnima ser de 5 Kg/cm, de modo a secar o tubo internamente e arrastar qualquer corpo estranho que possa estar em seu interior.

138

A sopragem deve ser mantida por um perodo de tempo suficiente para que, por uma inspeo visual do ar ou nitrognio que sai para a atmosfera, no seja constatada a presena de umidade, sujeira ou partculas de qualquer natureza.

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

3.10. Exerccios
1) Quais as propriedades fsicas do ar? ( ( ( ( ) ) ) ) Compressibilidade, elasticidade, inrcia e densidade. Presso, elasticidade, massa especfica e difusibilidade. Viscosidade, elasticidade, difusibilidade e expansibilidade. Compressibilidade, elasticidade, difusibilidade e expansibilidade.

2) Relacione a primeira coluna de acordo com as caractersticas da segunda. Tipos de compressores ( A ) Compressores ( volumtricos ( B ) Compressores ( dinmicos ( Caractersticas ) Nesses compressores, a transferncia de energia se faz em parte na forma cintica, em parte pela forma de entalpia. ) Tambm conhecido como compressor de deslocamento positivo. ) um processo intermitente, no qual a compresso propriamente dita efetuada em sistema fechado, isto , sem qualquer contato com a suco ou a descarga. ) Possuem dois rgos principais: impelidor e difusor. ) Efetuam o processo de compresso de maneira contnua. ) Nesse tipo de compressor, a elevao de presso conseguida atravs da reduo do volume ocupado pelo gs.

139

( ( (

RESERVADO

Alta Competncia

3) Com base em seus estudos sobre simbologia, identifique os circuitos representados a seguir e marque com X a especificao correspondente: a)

a0 12 2 1 a2 3 2

140
(

) Cilindro de ao simples com comando indireto (piloto duplo), local. ) Cilindro de ao simples com dois comandos indiretos independentes (vlvula pilotada), local, utilizando elemento OU (vlvula shuttle). ) Cilindro de ao simples com comando indireto (vlvula pilotada), local, retorno por mola. ) Cilindro de dupla ao com comando indireto por vlvula duplo piloto e ajustes independentes de velocidade para cada sentido de movimento.

( (

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

b)
A

a2

( (

) Cilindro de ao simples com comando direto, local. ) Cilindro de ao simples com dois comandos indiretos independentes (vlvula pilotada), local, utilizando elemento OU (vlvula shuttle). ) Cilindro de ao simples com comando indireto (vlvula pilotada), local. ) Cilindro de dupla ao com comando indireto por vlvula duplo piloto e ajustes independentes de velocidade para cada sentido de movimento.

141

( (

4) Complete as lacunas das frases a seguir: a) muito importante que a ______________ dos tubos de distribuio de ar comprimido no seja feita com altos e baixos que permitam acmulo de umidade, possibilitando que venham a se tornar mbolos no sistema. b) A ______________de teste hidrosttico dever ser, no mnimo, a ______________de projeto das tubulaes, acrescida de 10%. c) A ______________deve ser executada antes do teste de estanqueidade, no local de instalao, no sentido normal do fluxo de ar na linha.

RESERVADO

Alta Competncia

3.11. Glossrio
Adsorvato - substncia adsorvida num processo de adsoro. Atrito - fora que inibe o deslizamento de objetos, agindo no sentido oposto ao deslizamento. Biela-manivela - pea de uma mquina que serve para transmitir ou transformar o movimento retilneo alternativo em circular contnuo. Dry-o-Lite - dissecante qumico. Energia cintica - trabalho fornecido a um corpo (sistema) atravs da acelerao desse corpo at uma determinada velocidade (depende de um referencial). conhecida tambm como energia de velocidade. Entalpia - soma da energia interna de um corpo e o produto de seu volume multiplicado pela presso.

142

Estanqueidade - capacidade de estancar, parar, interromper. Fluido - corpo cujas molculas so to pouco aderentes entre si que deslizam umas sobre as outras, tomando o corpo, sem consistncia, a forma do vaso que o contm. Higroscpica - substncia capaz de absorver a umidade do ar. ISO - International Organization for Standardization - Organizao Internacional para Padronizao. Manmetro - instrumento para medir e indicar a presso de gases e vapores. Planta de processo - unidade de processo. Pressostato - instrumento de medio de presso utilizado como componente do sistema de proteo de equipamento ou processos industriais. Solenide - bobina contendo um elemento mvel de material magntico que se move em funo da direo do campo magntico. Termodinmica - cincia que estuda as interaes energticas e as correspondentes variaes de propriedades de um sistema. Tubing - encanamento, tubos, canos, tubulao, sonda em geral com capacidade de ser dobrado. UEP - Unidade Estacionria de Produo. Zamac - liga metlica composta de zinco, magnsio, alumnio e cobre.

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

3.12. Bibliograa
GILES, Ranald V. Mecnica dos uidos e hidrulica. Coleo Schaum. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1972. PARKER. Apostila de Treinamento M-1001BR. Rio de Janeiro: 2000. RIBEIRO, Marco Antnio. Medio de vazo - fundamentos e aplicaes. 5 edio. Rio de Janeiro: 2002.

143

RESERVADO

Alta Competncia

3.13. Gabarito
1) Quais as propriedades fsicas do ar? ( X ) Compressibilidade, elasticidade, inrcia e densidade. ( ( ( ) Presso, elasticidade, massa especfica e difusibilidade. ) Viscosidade, elasticidade, difusibilidade e expansibilidade. ) Compressibilidade, elasticidade, difusibilidade e expansibilidade.

2) Relacione a primeira coluna de acordo com as caractersticas da segunda. Tipos de compressores ( A ) Compressores ( B ) volumtricos ( B ) Compressores (A) dinmicos (A) Caractersticas Nesses compressores, a transferncia de energia se faz em parte na forma cintica, em parte pela forma de entalpia. Tambm conhecido deslocamento positivo. como compressor de

144
(B) (B) (A)

um processo intermitente, no qual a compresso propriamente dita efetuada em sistema fechado, isto , sem qualquer contato com a suco ou a descarga. Possuem dois rgos principais: impelidor e difusor. Efetuam o processo de compresso de maneira contnua. Nesse tipo de compressor, a elevao de presso conseguida atravs da reduo do volume ocupado pelo gs.

RESERVADO

Captulo 3. Pneumtica

3) Com base em seus estudos sobre simbologia, identifique os circuitos representados a seguir e marque com X a especificao correspondente: a)

a0 12 2 1 a2 3 2

( (

) Cilindro de ao simples com comando indireto (piloto duplo), local. ) Cilindro de ao simples com dois comandos indiretos independentes (vlvula pilotada), local, utilizando elemento OU (vlvula shuttle).

( X ) Cilindro de ao simples com comando indireto (vlvula pilotada), local, retorno por mola. ( b)
A

145

) Cilindro de dupla ao com comando indireto por vlvula duplo piloto e ajustes independentes de velocidade para cada sentido de movimento.

a2

( X ) Cilindro de ao simples com comando direto, local. ( ( ( ) Cilindro de ao simples com dois comandos indiretos independentes (vlvula pilotada), local, utilizando elemento OU (vlvula shuttle). ) Cilindro de ao simples com comando indireto (vlvula pilotada), local. ) Cilindro de dupla ao com comando indireto por vlvula duplo piloto e ajustes independentes de velocidade para cada sentido de movimento.

RESERVADO

Alta Competncia

4) Complete as lacunas das frases a seguir: a) muito importante que a montagem dos tubos de distribuio de ar comprimido no seja feita com altos e baixos que permitam acmulo de umidade, possibilitando que venham a se tornar mbolos no sistema. b) A presso de teste hidrosttico dever ser, no mnimo, a presso de projeto das tubulaes, acrescida de 10%. c) A sopragem deve ser executada antes do teste de estanqueidade, no local de instalao, no sentido normal do fluxo de ar na linha.

146

RESERVADO

Anotaes

Anotaes

147

Anotaes

148

Anotaes

Anotaes

149

Anotaes

150

Anotaes

Anotaes

151

Anotaes

152

Anotaes

Anotaes

153

Anotaes

154

Anotaes

Anotaes

155

Anotaes

156

Vous aimerez peut-être aussi