Vous êtes sur la page 1sur 26

Anteprojeto - BSI

Desenho Metodolgico

IFES 2013/2
Campus Serra Profa. Marize Passos 1

Etapas da Pesquisa
Etapas para realizao de uma pesquisa:
Anteprojeto e TCC I TCC I e TCC II

Planejamento da Pesquisa

Execuo da Pesquisa

Relatrio Final

Campus Serra

Profa. Marize Passos

Planejamento / Projeto
Introduo (Item I)

Metodologia (Item III)


Referncial terico (Item II)

Cronograma (Item IV)

Definio do Problema Apresentao dos Objetivos Delimitao e Relevncia do Problema Desenho Metodologia Estruturao do Referencial Terico e Bibliogrfico Construo do Cronograma
Profa. Marize Passos 3

Campus Serra

Metodologia
Deve esclarecer os mtodos que sero utilizados para que o problema proposto seja respondido. Tipo de pesquisa; Universo e amostra; Coleta de dados; Anlise dos dados; Limitaes do mtodo.
Campus Serra Profa. Marize Passos 4

Tipos de Pesquisa
Quanto ao procedimento tcnico adotado: Pesquisa bibliogrfica; Pesquisa documental; Pesquisa de levantamento; Pesquisa narrativa; Estudo de caso; Estudo de campo; Pesquisa experimental; Etnografia; Estudo de coorte; Pesquisa ex-post facto; Pesquisa-ao; Pesquisa participante.

Campus Serra

Profa. Marize Passos

Pesquisa Bibliogrfica
Identificar na literatura disponvel as contribuies cientificas sobre um tema especifico; No deve ser confundida com o referencial terico (parte da pesquisa); Viso geral do assunto sem detalhamento de caso isolado;

Campus Serra

Profa. Marize Passos

Pesquisa Bibliogrfica
Resultado da pesquisa do autor 1 Resultado da pesquisa do autor 6 Pesquisa Bibliografica
Resultado da pesquisa do autor 5 Resultado da pesquisa do autor 4
Campus Serra Profa. Marize Passos 7

Resultado da pesquisa do autor 2

Resultado da pesquisa do autor 3

Pesquisa Bibliogrfica
Etapas: 1. Identificar o problema da pesquisa; 2. Levantar a literatura disponvel; (escolha das
fontes no de citaes, etc.)

3. Fazer leitura critica dos materiais; 4. Estruturas o relatrio final. (pontos


convergentes, divergentes, concluses do pesquisador)

Campus Serra

Profa. Marize Passos

Pesquisa Documental
Tem seus dados extrados exclusivamente de documentos (escritos ou no); Informaes sistmicas que podem ser visual, escrita ou oral; Trabalha com documentos que no receberam tratamentos cientificos;

Campus Serra

Profa. Marize Passos

Pesquisa de Levantamento
Tambm chamada de survey; Objetivo identificar um uma populao ou amostra fatores que a caracterizam ou justificar um evento; Exemplos (censo, pesquisa de opinio, pesquisa de preferencia de consumidores, pesquisa epidemiolgica, etc.); E mais do que uma forma de se coletar dados, um mtodo quando s ele pode responder a determinadas perguntas.
Campus Serra Profa. Marize Passos 10

Pesquisa Narrativa
Relatar de forma organizada um acontecimento; Compreender a histria de vida ou a histria social de grupos restritos de pessoas; No necessita de um numero mnimo de pessoas; So eminentemente qualitativas;

Campus Serra

Profa. Marize Passos

11

Pesquisa Narrativa
Caractersticas fundamentais:
So cronolgicas; Significativas; Sociais.

Alguns pesquisadores no a consideram uma pesquisa cientifica (porque?) So tambm conhecidas como biogrficas. Pesquisador situa-se entre o sujeitos e os dados;
Campus Serra Profa. Marize Passos 12

Estudo de Caso
Popular nas cincias sociais; Pesquisa-se uma situao especifica para entender a relao de causa e efeito; Espao e tempo bem delimitados; Um caso uma unidade individual (pessoas, grupo ou situao especifica). No estudo de caso o assunto deve estar perfeitamente percebido na amostra selecionada. Pesquisa qualitativa.
Campus Serra Profa. Marize Passos 13

Estudo de Caso
Vantagens:
Mais concreto (a relao causa x evento efetivamente aconteceu) Mais contextualizado (evento, variveis e cenrio) Mais clara (ao generalizar possvel identificar a populao descrita)

Campus Serra

Profa. Marize Passos

14

Estudo de Campo
Esta mais ligada ao modo de coletar dados do que propriamente o modelo metodolgico. Dados coletados no campo. Coletar dados de campo significa ir ao encontro do objeto de estudo. Possui pouca limitao.

Campus Serra

Profa. Marize Passos

15

Pesquisa Experimental
Precisa criar e controlar a situao que trar seus dados para o trabalho. Experimentao pressupostos positivistas. Cria situaes na qual as variveis possam ser controladas pelo pesquisador. Isento de subjetividade. So usadas com maior frequncia na rea da sade.
Campus Serra Profa. Marize Passos 16

Etnografia
baseada na interao do pesquisador com o objeto de estudo. O foco deve ser na comunidade e nas relaes, no para um personagem especifico. Abordagem qualitativa. Exige tempo para convivncia com o grupo.

Campus Serra

Profa. Marize Passos

17

Estudo de Coorte
Acompanha um grupo na linha do tempo Utilizada na rea mdica busca determinar como determinado fator influencia a vida de um individuo a mdio e longo prazo. Tipos: retrospectivo e prospectivo.

Campus Serra

Profa. Marize Passos

18

Pesquisa Ex-post Facto


Trabalha um acontecimento passado. Busca compreender as causa e relacionar as consequncias. No possvel controlar as variveis e os fatos. No intervencionista. Visa identificar justificativas e estabelecer relaes explicativas.

Campus Serra

Profa. Marize Passos

19

Pesquisa-ao
Intervm no fenmeno estudado. Avalia os resultados da interveno. Objetivo solucionar uma questo real. Pode ser conduzida por um pesquisador ou grupo de pesquisadores.

Campus Serra

Profa. Marize Passos

20

Pesquisa Participante
Os membros do grupo participam da analise dos dados. Leva a confundir o objeto com o sujeito.

Campus Serra

Profa. Marize Passos

21

Exemplos de Pesquisas
Classifique as pesquisas a seguir: Bibliogrfica Que mtodos de pesquisa tm sido mais abordados para discutir a questo do fracasso escolar? Documental Como a educao sexual vista nos parmetros curriculares nacionais (PCN)? Quantas horas dorme na escola uma criana do ensino infantil entre 6 e 24 meses na cidade de So Paulo? Levantamento
Campus Serra Profa. Marize Passos 22

Exemplos de Pesquisas
Dentro os mtodos de ensino A e B, qual o Experimental mais adequado para trabalhar o contedo x no 3. Ano do ensino mdio das escolas do municpio de SP? Etnografia Como o dia dos alunos universitrios da faculdade x, quando esto no campus, fora da sala de aula? Estudo de Coorte A leitura de textos realizada por um adulto , para crianas de 1 a 3 anos pode estimular a aquisio da escrita precoce (ao 4 anos)?
Campus Serra Profa. Marize Passos 23

Exemplos de Pesquisas
Na viso dos alunos excludos, quais osNarrativa principais fatos de suas vidas que os fizeram abandonar a escola? Estudo de At que ponto a utilizao de novas Caso tecnologias na turma X, do ensino fundamental, auxiliar na aquisio da coordenao motora fina? Estudo de Campo Que caractersticas marcam o relacionamento entre pais e filhos no caso de alunos com distoro ano-srie?
Campus Serra Profa. Marize Passos 24

Exemplos de Pesquisas
Que mtodos educacionais tm sido utilizados Ex-post facto por professores alfabetizadores que conseguem letrar crianas em apenas 3 meses? Pesquisaao Um novo modelo de controle de disciplinas na escola XYZ pode reduzir o ndice de absentesmo? Pesquisa Como os professores propem que a Participante prefeitura resolva a questo do dficit idadesrie no municpio? A soluo pode ser ampliada?
Profa. Marize Passos 25

Campus Serra

PERGUNTAS?

Campus Serra

Profa. Marize Passos

26

Vous aimerez peut-être aussi