Vous êtes sur la page 1sur 10

COLGIO BOM JESUS CORAO DE JESUS

(48) 3211 4400 Rua: Emir Rosa, 120 Centro Florianpolis - www.bomjesus.br

Professora: Snia Rivello

NELSON RODRIGUES

Terceiro 2012

INTRODUO ANLISE DA OBRA LITERRIA Dados biogrficos do autor


Nelson Rodrigues nasceu em Pernambuco (1912), mudando-se com cinco anos para o Estado do Rio de Janeiro, onde o pai fundou um jornal. Aos 13 anos, j trabalhava na redao, encarregado das pginas policiais. Algumas tragdias pessoais marcariam sua vida, talvez contribuindo para o gosto pelo gnero. Perdeu um irmo, assassinado dentro da prpria redao do jornal; o pai morreu pouco depois, de desgosto. Em virtude da posio poltica, o jornal foi invadido e suas mquinas, todas destrudas. De repente, na misria, Nelson e um irmo contraram tuberculose e tiveram de refugiar-se em Campos do Jordo. Ali morreu o segundo irmo. De volta ao Rio, capital federal, Nelson passou a escrever para teatro e jornais, conseguindo, aos poucos, formar-se e viver com dignidade do trabalho de escritor.

qualidade e tica. O que h em comum entre a imprensa de O Beijo no Asfalto, Viva, porm honesta e Boca de Ouro a presena de jornais que prestigiam o sensacionalismo criminoso dos seus reprteres, abrindo vastas manchetes a acontecimentos no raramente forjados. A imprensa criada por Nelson Rodrigues no tem limites no exerccio ilegal de seu poder. Como tiro de misericrdia, o reprter incita Aprgio, pai de Selminha, a dar um tiro no genro. Durante toda a histria, a plateia tem a impresso que Aprgio ama a filha como um homem ama uma mulher. Ele nunca pronunciou o nome do genro e quase no visitou a filha aps o casamento. Na ltima cena de O Beijo no Asfalto, porm, ele vai at o quarto do hotel onde Arandir est hospedado e lhe aponta o revlver. Arandir diz que sempre desconfiou do dio dele e que sempre achou muito exagerado o amor que ele sentia pela filha. Aprgio comea a rir descontroladamente e diz que seu verdadeiro amor ele, Arandir, e no a filha. O verdadeiro homossexual de O Beijo no Asfalto atira no genro e, com ele nos braos, grita bem alto, pela primeira vez. Arandir! Arandir! Escrita em apenas 21 dias, a pea O Beijo no Asfalto foi inspirada na histria de um reprter do jornal O Globo, Pereira Rego, que foi atropelado por um arrasta-sandlia, espcie de nibus antigo. No cho o velho jornalista percebeu que estava perto da morte e pediu um beijo a uma jovem que tentava socorr-lo. Nelson Rodrigues mudou um pouquinho da histria. Na trama do dramaturgo, o atropelado da praa da Bandeira pede um beijo a Arandir, figura jovem e de corao puro e atormentado. Amado Ribeiro, reprter do jornal ltima Hora retratado por Nelson no folhetim Asfalto Selvagem, presencia o beijo na boca entre os dois homens e, junto com o delegado corrupto Cunha, transforma a histria do ltimo desejo de um agonizante em manchete principal. O sensacionalismo da ltima Hora muda completamente a histria, retratando Arandir como um criminoso que empurrou o amante e depois o beijou. A vida do jovem se transforma num inferno e nem mesmo sua mulher acredita que ele inocente.

Caractersticas literrias do autor


O autor um marco divisrio na dramaturgia brasileira. Sua produo estende-se de 1939 (A Mulher sem Pecado) at 1979 (A Serpente). Como a dramaturgia segue caminho prprio, mais ou menos, independente da poesia e da prosa, no se pode, simplesmente, enquadr-la nos tempos do Modernismo brasileiro. Os anos dourados foram cenrio para a sua obra. A burguesia brasileira, principalmente nos dois grandes centros, Rio e So Paulo, vivia uma grande festa, com as naturais picuinhas polticas. Havia grande valorizao para a fachada: aparente tranquilidade, religiosidade, segurana e falsa estrutura familiar slida. Basicamente contra isso o autor se levantou, querendo desmascarar a sociedade, uma espcie de anjo vingador.

19

aes humanas, pois o comportamento de todos os personagens est ligado a ele: do reprter, do delegado, de Aprgio, de Dlia... A fragilidade humana tambm uma das certezas de Nelson Rodrigues nesta pea. No foi necessrio muito esforo para que se mudasse completamente a imagem pblica de Arandir: de marido devotado ele passou, num passe de mgica, a homossexual enrustido. A pea tem um clima de pesadelo. Todas as pessoas que envolvem Arandir voltam-se contra ele depois da publicao da foto do beijo no jornal. Werneck, colega de escritrio, lidera o coro dos detratores e comea a constranger Arandir no dia seguinte manchete do ltima Hora. Dona Judith, a datilgrafa, acha que um dia um homem parecido com o atropelado foi at o jornal e transforma sua dvida em certeza absoluta. A posio da viva ainda pior: com medo de ver publicado no jornal o fato de ter um amante, testemunha contra Arandir, chegando at mesmo a forjar um banho dele junto com o seu ex-marido. justamente atravs de seu falso testemunho sobre a ligao dos dois homens que a polcia consegue a prova que necessitava para dar verossimilhana farsa. O detetive Aruba representa o policial burro, que no consegue acertar uma nica vez. E dona Matilde, vizinha, simboliza o coro dos fofoqueiros, tpicas figuras que adoram bisbilhotar a tragdia alheia. A surpresa um elemento bastante explorado por Nelson Rodrigues em O Beijo no Asfalto. Desde o incio est sugerido que Aprgio nutre um amor incestuoso pela filha. Os motivos mostrados plateia no so poucos: ele nunca chama Arandir pelo nome, ele evita visitar a filha depois que ela se casou, ele fez Selminha acreditar nas manchetes do jornal. Quando ele diz que sua verdadeira paixo o genro, a plateia toda fica surpresa. A revelao quase uma brincadeira de Nelson Rodrigues, uma deboche prpria norma de vnculos familiares. Como se ele quisesse mostrar ao pblico que no to simples assim ser Nelson Rodrigues: para se ter o seu talento, preciso ter sempre uma carta escondida na manga. Alm da paixo de duas irms pelo mesmo homem, tema sempre recorrente em sua obra, Nelson Rodrigues retratou mais uma vez a imprensa. Criticando o Jornalismo onde ele prprio se criou, o autor pinta o retrato de uma imprensa sem um mnimo de 18

Anlise da obra O Beijo no Asfalto


Nelson Rodrigues classificou seu livro como tragdia carioca em trs atos. Tragdia um gnero dramtico antigo, que tem como caracterstica um final doloroso. Inicia-se, em geral, com a prtica de um ato vil por parte do heri; seguem-se dor, sofrimento e busca da causa para isso; para haver recomposio da vida anterior, vem o castigo, a morte. P teatro moderno no segue esses aspectos na ntegra, mas assemelha-se antiga forma. Em O Beijo no Asfalto, o heri Arandir. Ele comete um ato vergonhoso ao quebrar um tabu da sociedade burguesa: beija, na boca, um homem que fora atropelado, no se esclarecendo por qu. O oportunismo de um reprter inescrupuloso faz o heri e toda sua famlia sofrerem. Finalmente, ele assassinado pelo sogro, por cimes motivo que os outros, provavelmente, jamais sabero. Nelson Rodrigues trabalha mais as revelaes decorrentes do ato vergonhoso do seu heri. As atitudes da mulher denunciam no ser to profundo seu amor pelo marido quanto ela proclamava (Selminha); a cunhada apaixonada por Arandir (Dlia); o sogro, homossexual (Aprgio). Isso refora a ideia de que a famlia toda, direta ou indiretamente, participa do ato delituoso. O leitor est diante de uma pea dramtica, destinada, portanto, representao. S assim aceita a forma como apresentada. Deve lembrar-se que ela se destina a pblico mediano em termos de conhecimento e cultura, para acatar a miniloquncia do texto. Precisa estar, tambm, previamente, instrudo sobre o gosto pelo grotesco da parte do autor, que desenvolve situaes e personagens que beiram ao surrealismo; no pode ser ingnuo a ponto de no os considerar possveis. Rudimentos de psicologia pelo menos as concepes freudianas podem ser teis ao leitor / espectador para melhor entender a obra de Nelson Rodrigues. Aliese a tudo isso a conturbada biografia do Anjo Pornogrfico e entende-se melhor sua obra. Como tragdia, pretende, se no mudar as atitudes, ao menos chamar a ateno para falhas profundas, chagas horrendas que a sociedade hipcrita prefere no ver.

Caractersticas da obra
Busca de novas formas para o teatro nacional pobre, que se limitava a copiar e representar obras europeias. 3

Levantamento de temas desagradveis que, em geral, chocavam a sociedade burguesa. Crtica s instituies e aos valores burgueses. Fixao pela sexualidade, numa viso bastante freudiana do tema. Obsesso pela morte, que o perseguiu sempre e se manifesta como soluo em muitas de suas obras. Caricaturizao dos personagens, tornando-os, muitas vezes, grotescos. Frases curtas, reticentes, incompletas por representarem dilogos, feitas para serem ouvidas e no lidas.

APRGIO

bandeira. Aprgio atira, novamente, varando o papel impresso. Num espasmo de dor, Arandir rasga a folha. E tomba, enrolando-se no jornal. Assim morre) Arandir! (mais forte) Arandir! (um ltimo canto) Arandir!

(Cai a luz, em resistncia, sobre o cadver de Arandir. Trevas.) FIM DO TERCEIRO E LTIMO ATO

.......................................................

!O" #A!ER$$$
A identificao do espao no tem qualquer importncia na histria. As aes se passam no Rio de Janeiro, cenrio comum das suas obras. Nomes de locais so citados (Praa da Bandeira), mas sem qualquer nfase cor local. O que importa so os espaos da pea colocados no palco: a delegacia, a casa de Arandir, a casa da Boca do Mato, que so iluminados sucessivamente, criando a sensao de deslocamento, tcnica revolucionria para a poca. Um dos pontos altos do teatro de Nelson a ao movimentada, s vezes at exagerada. Os dilogos so tensos, entrecortados e os personagens agitados, atingindo quase o histerismo. Nas recomendaes aos atores colocadas entre parnteses no texto so comuns termos como urrando, agarrando, ofegante, sfrego, que bem demonstram a intensidade da ao. Predomina a ao linear, seqencial dos fatos. O tema principal do livro o poder da imprensa, quando um reprter forja uma histria que leva a consequncias trgicas. Poderia ser, tambm, uma acusao contra a leviandade humana, mostrando que o homem (Aprgio, Selminha, os colegas de servio) se deixa levar pelas aparncias. Mesmo sem provas, passa a duvidar dos outros e conden-los. Existe, ainda, um alerta contra o preconceito, especialmente de ordem sexual: o burgus no aceita a homossexualidade, mesmo quando, no ntimo, deseja-a (Aprgio). Pode ser visto tambm como um libelo contra as arbitrariedades cometidas pelas autoridades arrogantes, prepotentes, amorais e imorais. No seria demasiado afirmar que um dos temas centrais o sexo ou a sexualidade conduzindo as 17

Personagens
Arandir jovem funcionrio de repartio, recm-casado, ingnuo e aparentemente bondoso. Aprgio sogro de Arandir e vivo. Amado Ribeiro jornalista inescrupuloso e oportunista, vido por manchetes retumbantes, ainda que forjadas. Cunha delegado violento e estpido, dominado pelo reprter. Selminha mulher de Arandir, ingnua e insegura. Dlia irm mais jovem de Selminha, apaixonada pelo cunhado.

ENREDO
Tudo comea quando Amado Ribeiro assiste a uma cena inusitada na rua: um rapaz (Arandir) corre at um homem cado junto ao meio-fio e beija-o na boca. V a a oportunidade de um artigo sensacionalista para o seu jornal. Dirige-se delegacia e convence o delegado a interrogar o autor do beijo. Ele pretende transformar o episdio em algo que venda seu jornal. Aliado ao chefe de polcia, fora o rapaz a um interrogatrio e publica foto e noticirio escandaloso sobre ele. Arandir humilhado no servio; sua mulher, sequestrada pelo delegado, que a interroga e a deixa nua; os vizinhos se voltam contra Arandir. Apavorado, ele foge e esconde-se num hotel. Paralelamente, ocorre a desestruturao da famlia. Diante das notcias e dos boatos, at os familiares de Arandir comeam a 4

ARANDIR APRGIO

ARANDIR APRGIO ARANDIR APRGIO

ARANDIR APRGIO

ARANDIR APRGIO

ARANDIR APRGIO

ARANDIR APRGIO ARANDIR APRGIO ARANDIR

APRGIO

Voc conhecia o rapaz. Conhecia! Eram amantes! E voc matou. Empurrou o rapaz! (violento) Deus sabe! Eu no acredito em voc. Ningum acredita. Os jornais, as rdios! No h uma pessoa, uma nica, em toda a cidade. Ningum! (com a voz estrangulada) Ningum acredita, mas eu! Eu acredito, acredito em mim! Voc, olha! Selminha h de acreditar! (fora de si) Cala a boca! (muda de tom) Eu te perdoaria tudo! Eu perdoaria o casamento. Escuta! Ainda agora, eu estava na porta ouvindo. Ouvi tudo. Voc tentando seduzir a minha filha menor! Nunca! Mas eu perdoaria, ainda. Eu perdoaria que voc fosse espiar o banho da cunhada. Voc quis ver a cunhada nua. Mentira! (ofegante) Eu perdoaria tudo. (mais violento) S no perdo o beijo no asfalto. S no perdo o beijo que voc deu na boca de um homem! (para si mesmo) Selminha! (muda de tom, suplicante) Pela ltima vez, diz! Eu preciso saber! Quero a verdade! A verdade! Vocs eram amantes? (sem esperar a resposta, furioso) Mas no responda. Eu no acredito. Nunca, nunca, eu acreditarei. (numa espcie de uivo) Ningum acredita! Vou buscar minha mulher. (Aprgio recua, puxando o revlver) (apontando) No se mexa! Fique onde est! (atnito) O senhor vai. Voc era o nico homem que no podia casar com a minha filha! O nico! (atnito e quase sem voz) O senhor me odeia porque. Deseja a prpria filha. paixo. Carne. Tem cimes de Selminha. (num berro) De voc! (estrangulando a voz) No de minha filha. Cimes de voc. Tenho! Sempre. Desde o teu namoro, que eu no digo o teu nome. Jurei a mim mesmo que s diria teu nome a teu cadver. Quero que voc morra sabendo. O meu dio amor. Por que beijaste um homem na boca? Mas eu direi o teu nome. Direi teu nome a teu cadver. (Aprgio atira, a primeira vez. Arandir cai de joelhos. Na queda, puxa uma folha de jornal, que estava aberta na cama. Torcendo-se, abre o jornal, como uma espcie de escudo ou de

acreditar na verso da imprensa. Forado por Selminha, seu pai, Aprgio, procura o reprter e o encontra bbado. A filha acusa o pai de no gostar do genro. Arandir revela seu paradeiro mulher e quer que ela v ao seu encontro. Esta, envergonhada dele, nega-se a ir. Sua irm, Dlia, no entanto, vai at onde est o cunhado, declara seu amor e decide ficar com ele. Surge o sogro, Aprgio, que expulsa a filha e tambm se declara apaixonado pelo genro, confessando ter ficado morto de cimes por v-lo beijar outro homem. (Arandir alegara desde o incio que s fizera aquilo porque o moribundo lhe pedira e se sentira na obrigao de atender ao seu ltimo pedido...) Desvairado, Aprgio atira no genro e o mata.

ANTO%O&IA CO"ENTADA
PRIMEIRO ATO
(Distrito policial correspondente Praa da Bandeira. Sala do delegado Cunha. Este, em mangas de camisa, os suspensrios arriados, com um escandaloso revlver na cintura. Entra o detetive Aruba.) ARUBA (sfrego e exultante) O Amado Ribeiro est l embaixo! (Cunha, que estava sentado, d um pulo. Faz a volta da mesa) L embaixo? Com o comissrio. Disse que. Agarrando o detetive) Arubinha, olha. Voc vai dizer a esse moleque! Est com fotgrafo e tudo! Diz a ele, ouviu? Que se ele. Porque ele no me conhece, esse cachorro! (Amado Ribeiro aparece. Chapu na cabea. Tem toda a aparncia de um cafajeste dionisaco) (abrindo o gesto) O famoso Cunha! (quase chorando de dio, e, ainda assim, deslumbrado com o descaro do outro) Voc? Eu. (furioso) Retire-se! Cunha, um momento! Escuta! (apopltico) Saia! Tenho uma bomba pra ti! Uma bomba! (quer puxar Amado pelo brao) Vem, Amado! (desprendendo-se num repelo) Tira a mo!

CUNHA ARUBA CUNHA ARUBA CUNHA

AMADO CUNHA AMADO CUNHA AMADO CUNHA AMADO ARUBA AMADO

16

CUNHA

AMADO CUNHA AMADO CUNHA

AMADO CUNHA

AMADO CUNHA

AMADO CUNHA

ARUBA CUNHA

AMADO CUNHA AMADO (...) CUNHA AMADO

(arquejante de indignao) Escuta aqui. Ou ser que voc. (fala aos arrancos) Ento, voc me espinafra! (com cnico bom humor) Ouve, Cunha! Me espinafra pelo jornal. E ainda tem a coragem! Com licena! (num berro) No dou licena nenhuma! (muda de tom) Estou besta, besta! Com o teu caradurismo! Tem a coragem de pr os ps no meu gabinete! Eu devia, escuta. Devia, bom! (quase chorando) Por tua causa, o chefe me chamou! Cunha, deixe eu falar! O chefe me disse o que no se diz a um cachorro! Na mesa dele, na mesa, estava a tua reportagem. O recorte da tua reportagem! Cunha, tenho uma bomba! (sem ouvi-lo) De mais a mais, voc sabe, Amado. O Aruba tambm sabe. Aquilo que voc escreveu mentira! Cunha, sossega! O que que h? (num crescendo) Mentira, sim, senhor! mentira! Eu no dei um chute na barriga da mulher! Mentira sua! mentira! Dei um tapa! Um tabefe! Assim. O Aruba viu. No foi um tapa? (gravemente) Um tapa! (triunfante) Um tapa. Ela abortou, no sei por qu. Azar. Agora o que eu no admito. No admito, fica sabendo. Que eu seja esculachado, que receba um esculacho por causa de um moleque, de um patife como voc! Patife! (com triunfal descaro) Eu no me ofendo! (desesperado com o cinismo) Pois se ofenda! Acabou?

CUNHA ARUBA SELMINHA

AMADO

Pra onde o senhor me leva? (com um descaro grandiloquente) Aruba! Voc maltratou essa senhora, hem, Aruba? No! (chorando de humilhao) Disse que. Disse! Que se eu gritasse, que eu apanhava na boca! E me torceu o brao. (para o investigador) torceu! (intervindo pela primeira vez) Minha senhora, isso um cavalo! Uma besta!

Comentrio: O reprter Amado, alm de manipular fatos, incita o pai de Selminha, Aprgio a dar um tiro no genro. O final da pea se d entre Dlia, Arandir e Aprgio.
ARANDIR (gritando) Voc como os outros. Igual aos outros. No acredita em mim. Pensa que eu. Saia daqui. (mais forte num berro de louco) Saia! (Aprgio entra) Saia, Dlia! (Dlia abandona o quarto, correndo, em desespero. Sogro e genro, face a face) Vim aqui para. (para o sogro, quase chorando) Est satisfeito? Vim aqui. (na sua clera) Est satisfeito? O senhor um dos responsveis. Eu acho que o senhor. O senhor que est por trs... Quem sabe? Por trs desse reprter. O senhor teve a coragem, a coragem de. Ou pensa que eu no sei? Selminha me contou. Contou tudo! O senhor fez insinuaes. Insinuaes! A meu respeito! Voc quer me. (sem ouvi-lo) O senhor fez tudo! Tudo pra me separar de Selminha! Posso falar? (erguendo a voz) O senhor no queria o nosso casamento! (violento) Escuta! Vim aqui saber! Escuta! Voc conhecia esse rapaz? (desesperado) Nunca vi. Era um desconhecido? Juro! Por tudo que h de mais! Que nunca, nunca! Mentira! (desesperado) Vi pela primeira vez! Cnico! (muda de tom com uma ferocidade) Escuta!

APRGIO ARANDIR APRGIO ARANDIR

APRGIO ARANDIR

APRGIO ARANDIR APRGIO ARANDIR APRGIO ARANDIR APRGIO ARANDIR APRGIO ARANDIR APRGIO

CUNHA AMADO

CUNHA

Mas... No interrompe! Ou voc no percebe? Escuta rapaz! Esse caso pode ser a tua reabilitao e olha: eu vou vender jornal pra burro! Mas como reabilitao? Manja. Quando eu vi o rapaz dar o beijo. Homem beijando homem. (descritivo) No asfalto. Praa da Bandeira. Gente assim. Me deu um troo, uma ideia genial. De repente. Cunha, vamos sacudir esta cidade! Eu e voc, ns dois! Cunha. (deslumbrado) Ns dois? (Amado d-lhe nas costas

15

ARANDIR SELMINHA DLIA ARANDIR SELMINHA ARANDIR SELMINHA ARANDIR Dlia

(sob o impacto) Agora esto batendo! (tambm em sobressalto) Dlia, vai atender, vai. Arandir no est. No est? Ningum, pra ningum! Anda. (Dlia abandona a sala) (sfrego) Diz que me ama! (saturada) Voc sabe. Mas eu queria que voc repetisse. Me ama? Voc no capaz de repetir que me ama? (entrou Dlia) Polcia!...

AMADO

um tapa triunfal. E comea a rir. Ns dois! Olha: o rapaz do beijo, sim o que beijou, est a embaixo, prestando declaraes! (ri mais forte, apontando com o dedo para baixo) Embaixo! (primeiro, ri Amado. Em seguida, Cunha o acompanha. Acaba a cena com a fuso de duas gargalhadas)

Comentrio: Os dilogos so tensos, entrecortados e os personagens agitados. Frases incompletas, prprias da linguagem coloquial. De primeira, j se percebe que o jornalista Amado (Amado Ribeiro) monta suas notcias como quer.
(Casa de Selminha no Graja. Presentes o pai de Selminha, seu Aprgio, e a prpria moa. Esta a imagem fina, frgil de moa, de uma intensa feminilidade.) APRGIO SELMINHA APRGIO SELMINHA APRGIO SELMINHA APRGIO (...) APRGIO Selminha, minha filha! No faz confuso. Seu Mario mandou avisar que vem mais tarde, hoje. Mais tarde. Teve que ir ao distrito. Distrito? Calma! Por qu? Pelo seguinte. Nada demais. Teu marido assistiu um desastre. Quer dizer, assistimos. Eu tambm. Um desastre horrvel, na Praa da Bandeira. Vimos um lotao passar por cima de um sujeito. Morreu? O cara? Que coisa chata! Na hora. Morreu. Pau pra burro. Mas enfim! por isso que eu... Uns criminosos esses lotaes. Andam que! Vim s te dar um recado do teu marido. Mas entra, papai, entra. Selminha, escuta. Minha filha, o txi est esperando. Despede o chofer! Escuta! (para dentro) Dlia! Dlia! (para o pai) Eu fico zangada! (para dentro) Dlia! (angustiado) Outro dia... Prometo. Outro dia.

TERCEIRO ATO
No terceiro ato j deixa claro desde o incio que o beijo no asfalto condenou Arandir eterna solido. Selminha plenamente convencida pelo delegado que seu marido era amante do atropelado. Arandir sai de casa e vai se esconder num hotel ordinrio. Sua mulher se recusa a visit-lo e quem vai Dlia, a cunhada que se assume apaixonada. Arandir no tem tempo nem de pensar na declarao de amor de Dlia, pois seu sogro Aprgio empunha um revlver, fala que sempre o amou, e assassina o genro. Resta plateia tentar refazer a pea mentalmente, pois o homossexualismo de Aprgio, revelado na ltima cena, d a O Beijo no Asfalto um sentido completamente novo pea.
(O delegado Cunha e Amado Ribeiro esto na casa de um amigo, em Boca do Mato. Entram o investigador Aruba e Selminha. (Esta vem assustadssima) S v-la, o delegado Cunha, em mangas de camisa, os suspensrios arriados, um vasto revlver na cinta, vem ao seu encontro. Exuberante e srdida cordialidade de cafajeste.) CUNHA SELMINHA CUNHA ARUBA SELMINHA CUNHA SELMINHA ARUBA SELMINHA Tenha a bondade, minha senhora! Tenha a bondade! (quase chorando) O senhor que o comissrio? (numa mensura subserviente) Delegado! O doutor! (fremente) Eu fui ameaada! Ameaada! Mas minha senhora! (apontando) Esse moo me ameaou! (numa gesticulao de cafajeste) Ela quis botar banca! No queira vir! Resistiu, j sabe! (ora para um, ora para outro) Mentira. (para delegado) Doutor, eu apenas, olha. Apenas perguntei:

SELMINHA APRGIO DLIA APRGIO

SELMINHA APRGIO DLIA APRGIO DLIA

14

APRGIO SELMINHA

APRGIO SELMINHA APRGIO SELMINHA APRGIO SELMINHA DLIA

APRGIO SELMINHA

APRGIO SELMINHA APRGIO SELMINHA

APRGIO

SELMINHA APRGIO SELMINHA APRGIO

SELMINHA

Teu marido foi servir de testemunha. Mas papai, olha. Hoje eu fiz. Escuta. Fiz aquele ensopadinho de abbora. Deixa eu falar. A criada est de folga e eu fui pra cozinha, papai! Hoje, eu no estou me sentindo bem. Srio. Escuta. Vamos fazer o seguinte. O senhor amigo-da-ona. Um cafezinho, aceito. Caf, topo. Dlia, faz um fresquinho. Mas depressa que o txi est esperando. Depressa! No demora. Um instantinho. (e ento, sozinho com a filha mais velha, Aprgio anda de um lado pra outro e vai falando. Sente-se, em tudo o que comeou a dizer, uma certa perplexidade e, mesmo, uma surda irritao) Sabe que teu marido ficou to. E teve um choque! Interessante. Ele correu na frente de... (interrompendo com outra irritao) Uma coisa, papai. O senhor sabe que, desde o meu namoro, o senhor nunca chamou Arandir pelo nome? Srio! Duvido! Papai! O senhor dizia seu namorado. Depois: seu noivo. Agora seu marido ou, ento, meu genro. Escuta, papai! (meio desconcertado) Ora, minha filha, ora! (enftica) Tenho observado! Voc acha ento que. Nunca, minha filha! E por qu? (triunfante) Quer fazer uma aposta? Uma aposta? Quero ver o senhor dizer Arandir. Diz: Arandir. Diz, papai! (realmente confuso) No tem cabimento e olha: deixa eu contar. Perdi o fio. Ah! Teu marido correu na frente de todo o mundo. Chegou antes dos outros. (com uma tristeza atnita) Chegou, ajoelhou-se e fez uma coisa que at agora me impressionou pra burro. Mas o que foi que ele fez? (contido na sua clera) Beijou. Beijou o rapaz que estava agonizante. E morreu logo, o rapaz. (maravilhada) O senhor viu? (sem ouvi-la e com mais vivacidade do que desejaria) Voc no acha? No acha que. Eu, por exemplo. Eu no faria isso. No faria. Nem creio que outro qualquer. Ningum faria isso. Rezar, est bem, est certo. Mas o que me impressiona, realmente me impressiona. o beijo. (com angstia) Mas eu at acho bonito!

PIMENTEL ARANDIR WERNECK SODR WERNECK ARANDIR

WERNECK ARANDIR WERNECK ARANDIR WERNECK ARANDIR

(batendo-lhe nas costas) Nem me convidou! (atnito e meio acuado) Que piada essa? Piada, uma ova! Batata! Vivo, rapaz! (Werneck com as duas mos apanha e aperta a de Arandir) Meus pra-choques! Mas qual a graa? E isso no brincadeira! (olhando as caras que o cercam) No faz assim que eu no gosto! Werneck, pra, sim? Essas brincadeiras comigo! (Werneck rompe, com uma boalidade feroz e jocunda) Rapaz! A tua viuvez est aqui! Em manchete! (Werneck sacode o jornal) Em manchete, rapaz! (exasperado) Voc pra ou no pra!? (triunfante) L! L! Beijo no asfalto! Est aqui! Traz no jornal! O ttulo Beijo no asfalto! Que jornal? Aqui. (Arandir apanha o jornal) (lendo, estupefato) Beijo no asfalto!

Comentrio: A partir de premissas falsas, a vida de Arandir vira uma tragdia. As cenas alternam-se entre o emprego e a casa de Selminha, tudo demarcado pelo jogo de luz. O final do segundo ato termina com a polcia batendo na porta de Arandir.
SELMINHA ARANDIR SELMINHA ARANDIR SELMINHA ARANDIR DLIA ARANDIR DLIA (soluando) Oh, cala a boca! (com um sbito pnico) Barulho. Est ouvindo? Nada. (recuando) Abriram o porto. Algum entrou. (com surda irritao) No ningum. (Dlia aparece) Oh, Dlia. (surpresa para a irm) Chorando por qu? Nervosa. (para Arandir) Eu no vou mais, Arandir. (para a irm) Sua boba! Parece at nem sei! Faz como eu. Olha! Agora mesmo, eu disse d. Matilde. Ouviu, Arandir? Quando eu vinha voltando da igreja, encontrei a d. Matilde. D. Matilde, essa de. Disse a ela o que no se diz a um cachorro. Quase que. Disse: Olha! Limpe a boca, limpe a boca. E fique sabendo que meu cunhado muito mais, mas muito mais homem que seu marido! (toca a campainha)

13

D. MATILDE SELMINHA D. MATILDE DLIA D. MATILDE SELMINHA D. MATILDE SELMINHA D. MATILDE SELMINHA DLIA D. MATILDE SELMINHA DLIA D. MATILDE SELMINHA

D. MATILDE DLIA SELMINHA

Licena? Ah, entre, d. Matilde. (d. Matilde entra e faz um cumprimento apressado) Bom dia! Bom dia! (com frvola desenvoltura) Estou de sada! (indicando o jornal) J leu? O resultado das misses? No leu? (j com uma curiosidade nova e inquieta) No vi o jornal! (radiante por ser portadora da novidade) O retrato do seu marido, d. Selminha! (ao mesmo tempo que apanha o jornal) Onde? De Arandir? (apopltica de satisfao) Primeira pgina! (sfrega) mesmo! (Dlia olhando por cima do ombro da irm) 1 (no seu espanto) ltima Hora ! (eufrica) O ttulo! (lenta e estupefata) O beijo no asfalto! (muda de tom) O retrato do atropelado! E aqui o Arandir na delegacia! (melflua e prfida) A diz uns troos que! Deixa eu ler! Dlia, no amola!

Comentrio: Observar que o pai de Selminha j veio propenso a denegrir o genro e a filha no se escandalizou com o beijo, s depois, com a manipulao da imprensa, ficar contra ele. Nesta cena ainda, Selminha diz ao pai ser feliz e que a irm Dlia disse que se morresse, casaria com Arandir.
(Luz sobre o distrito policial. Arandir acaba de ser interrogado. Uma figura jovem, de uma sofrida simpatia que faz pensar num corao atormentado e puro. Arandir ergue-se no momento em que aparecem, na sala do comissrio, o Cunha e o Amado Ribeiro.) ARANDIR
COMISSRIO BARROS

ARANDIR CUNHA ARANDIR CUNHA BARROS CUNHA ARUBA AMADO ARANDIR

Comentrio: Dilogos sincopados, muitas rubricas, do um tom nervoso narrativa.


(Trevas sobre as trs. Luz na firma, onde Arandir trabalha. O rapaz acaba de chegar. cercado pelos colegas.) WERNECK SODR ARANDIR WERNECK ARANDIR
1

CUNHA AMADO ARANDIR BARROS CUNHA ARANDIR CUNHA (...) CUNHA AMADO ARANDIR AMADO

(com um humor bestial) Mas ento, seu Arandir! O senhor! Voc no diz nada pra gente? (j inquieto) O que que h? Voc fica vivo e no avisa, no participa? Isola!

Posso ir? Pode. (recuando, com sofrida humildade) Ento, boa tarde, boa tarde. Um minutinho. (incerto) Comigo? Um momento. J prestou declaraes. (entre divertido e ameaador) Sei. Agora vai conversar comigo. (baixo e veemente para Arandir) O delegado. Senta. (sentindo a presso de novo ambiente) Mas que eu estou com um pouquinho de pressa. (Arandir comea a ter medo. Ele prprio no sabe de qu) (com o riso ofegante) Rapaz, a polcia no tem pressa. Mas senta. (Arandir olha em torno, como um bicho apavorado. Senta-se, finalmente) (sem ter de qu) Obrigado. (baixo e reverente, para o delegado) Ele apenas testemunha. No te mete. (Arandir ergue-se, sfrego) Posso telefonar? Mais tarde. (Amado cutuca o fotgrafo)

ltima Hora: um dos mais importantes jornais da poca, fundado pelo jornalista Samuel Wainer (1912-1980). Nelson Rodrigues foi um de seus colunistas e l escreveu, por exemplo, A vida como ela ... Prximo ao governo de Getlio Vargas, ltima Hora mantinha forte oposio ao jornal Tribuna da Imprensa.

(exagerando) Por essas e outras que a polcia baixa o pau. E tem que baixar! Cunha, espera! Se voc no era nada do cara. Nunca vi. Ento explica. Como que voc, casado h um

12

ARANDIR AMADO

ARANDIR AMADO

CUNHA AMADO

ARANDIR

ano. Um ano? Quase. Praticamente em lua-de-mel. Em lua-de-mel! Voc larga a sua mulher. E vem beijar outro homem na boca, rapaz! (atnito) O senhor est pensado que... (exaltadssimo) E voc olha. Fazer isso em pblico! Tinha gente pra burro, l. Cinco horas da tarde. Praa da Bandeira. Assim de povo. E voc d um show! Uma cidade inteira viu! (aos berros) Voc no perdeu. Voc jogou fora a aliana! (furioso) Escuta! Se um de ns, aqui, fosse atropelado. Se o lotao passasse por cima de um de ns. (Amado comea a rir com ferocidade) Um de ns. O delegado. Diz pra mim? Voc faria o mesmo? Voc beijaria um de ns, rapaz? (riso abjeto. Arandir tem um repelo selvagem) Era algum! Algum! Que morreu! Que eu vi morrer!

SELMINHA ARANDIR

SELMINHA ARANDIR

DLIA ARANDIR DLIA ARANDIR

Comentrio: Arandir vai ser sabatinado insinuaes de ser homossexual.


ARANDIR

pelo

delegado,

sofrendo

Papai contou. (fremente) Teu pai. mesmo! Estava comigo e viu. (com desespero) Teu pai disse que eu... (muda de tom) Antes de morrer. O rapaz ainda estava vivo. (inocente) O interessante que na polcia s me falaram nisso! Meu bem, agora chega. Descansa um pouco. (sem ouvi-la) Dlia, a polcia pensa. Ainda est pensando. E no se convence, Dlia. Pensa que eu conhecia o rapaz. Tomaram meu nome, endereo. Fui interrogado duas vezes. E vo me chamar outra vez. Voc conhecia. Oh, Dlia! Nem de vista? (na sua clera, apontando para a cunhada) Era assim que a polcia perguntava. Nem de vista, nem de nome? Martelavam. Mas olha! O que foi. O rapaz estava morrendo. Morrendo junto ao meio-fio. Mas ainda teve voz para pedir um beijo. Agonizava pedindo um beijo. Na polcia, o reprter disse que era hora de muito movimento. Toda a cidade estava ali, espiando. E viu quando eu... TREVAS FIM DO PRIMEIRO ATO

DLIA ARANDIR SELMINHA ARANDIR DLIA ARANDIR

SELMINHA ARANDIR

SELMINHA ARANDIR

(incoerente) Escuta. Vi o rapaz morrer, sim. Da minha idade, mais ou menos. Selminha, ele estava em cima do meio-fio. Esperando que o sinal abrisse. (repete) Em cima do meio-fio. De repente, no sei como foi: ele perdeu o equilbrio. Caiu para frente e... Vinha um lotao a toda velocidade. Bateu no rapaz, atirou numa distncia como daqui ali. Gritou? O rapaz? (querendo aplac-lo) Meu bem... O atropelado no grita. Ou grita? Esse no gritou. Era bonito? (sem responder) O lotao passou por cima. Mas morreu logo. Ainda viveu um minuto, talvez. Ou menos. Um minuto. E voc que no pode ver sangue. Eu corri. Cheguei primeiro que os outros. Me abaixei, peguei a cabea do rapaz. Gente assim. Peguei a cabea do rapaz e... Beijou. (Arandir volta-se, com uma certa ira) (agressivo) Voc tambm sabe? (desesperado) Todo mundo sabe!

Comentrio: Dlia, cunhada de Arandir, era apaixonada por ele.

SEGUNDO ATO
O segundo ato comea com a vizinha Dona Matilde trazendo para Selminha o recorde do jornal, onde saiu a notcia do atropelamento e do beijo no asfalto. De malas prontas para morar na casa da av. Dlia desiste de viajar para continuar com a famlia ir se saber depois que ela ficou para ajudar a paixo de sua vida, Arandir. J neste primeiro contato com a verso do jornal sobre o acontecido, Selminha passa a duvidar do marido e a recusar seus beijos. Este segundo ato termina com Selminha evitando Arandir. O espectador j criou sua expectativa: ser que ningum se posicionar do lado de Arandir?
SELMINHA (numa exploso) Ento que se dane e... (d. Matilde entra com um jornal na mo)

10

11

Vous aimerez peut-être aussi