Vous êtes sur la page 1sur 10

Histria do arroz

O arroz , depois do trigo, o cereal mais cultivado no Mundo e um dos mais antigos, sendo impossvel determinar com exatido a poca em que se comeou a cultiv-lo, admitindo-se que tenha sido no sul da ndia, donde ter passado para a China; foram descobertos restos de arroz no vale de Yang TsKiang, que remontam a cerca de 3 a 4.000 anos A.C. De resto, a sua propagao passou a todo o sudeste asitico, e a sua introduo na Europa dever-se- a Alexandre Magno, aquando da invaso da ndia. No entanto a expanso do cultivo do arroz deve-se aos rabes que no sculo IV A.C. o introduziram no Egipto, e daqui costa norte de frica e bacia mediterrnica. No sculo XV o seu cultivo difundiu-se pelas atuais zonas de cultivo de Itlia e Frana. Com a descoberta do caminho martimo para a ndia, os portugueses trouxeram arroz, disseminando o seu cultivo pela frica ocidental, Amrica do Sul, mas principalmente no Brasil. O seu cultivo em Portugal, era j referido no reinado de D. Dinis. Actualmente cultiva-se principalmente nas bacias dos rios Mondego, Tejo, Sorraia, Sado e Guadiana; a produo anual em Portugal de cerca de 150.000 toneladas, numa produo mundial da ordem das 560 milhes de toneladas, de que o maior produtor mundial a China com quase 200 milhes de toneladas ano, e o maior exportador mundial a Tailndia, que exporta sete vezes mais que a totalidade da produo da Unio Europeia.

Curiosidades:

O Arroz uma planta da famlia das gramneas que alimenta mais da metade da populao humana do mundo. a terceira maior cultura cerealfera do mundo, apenas ultrapassado pelo milho e trigo. rico em hidratos de carbono. Para poder ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de gua em abundncia, para manter a temperatura ambiente dentro de intervalos adequados, e nos sistemas tradicionais, de mo de obra intensiva. Desenvolvem-se bem mesmo em terrenos muito inclinados e costume, nos pases do sudeste asitico, encontrarem-se socalcos onde cultivado. Em qualquer dos casos, a gua mantm-se em constante movimento, embora circule a velocidade muito reduzida. Originrio do Japo, onde cultivado h pelo menos 7 mil anos, o arroz presena marcante no quotidiano do povo asitico. Em muitas culturas do continente, comum que uma me d ao recm-nascido alguns gros de arroz j mastigados, num ritual que significa sua chegada vida. No Vietnam, o cereal est to integrado alma dos camponeses que muitos fazem questo de ser sepultados nos arrozais. Durante os enterros h farta distribuio de arroz, como muitas festas, cantos e danas. Os Hanido sul do Japo evitam fazer barulho quando esto nos campos, pois creem que os espritos dos arrozais se assustam facilmente e, ao fugirem, podem provocar a infertilidade da terra. Desde a poca do Japo antigo, jogar arroz em recm-casados um ato que representa votos de abundncia ao novo casal; este costume passou depois ao Ocidente.

Qualidades do arroz

Existem inmeras variedades de arroz, que se agrupam em duas qualidades principais: Arrozes Indicas - Mais conhecidos por arroz agulha, dada a sua configurao prpria, arroz de gros estreitos e compridos; produzindo-se pouco em Portugal, devido s condies climticas. Oriundo principalmente das Carabas e Estados Unidos da Amrica, neste tipo de arroz engloba-se o "Arroz Basmati", considerado o prncipe dos arrozes, que possui um gosto e aroma nicos, fruto do microclima nico da zona dos Himalaias, onde produzido.

Arrozes Japnicas - conhecidos como arroz carolino, arroz de gros estreitos ou oblongos, sendo o mais procurado em Portugal. Produzindo tambm em Itlia, Frana e Grcia.

Tipos e caractersticas do arroz

Arroz Gro Longo: Conhecido como agulha, o mais usado nos vrios continentes. Fica bem solto aps ser cozido

Arroz Carnaroli: Na Itlia, seu pas de origem, considerado o melhor de todos os usados para risoto.

Arroz Vialone- Nano : Da Itlia, muito usado em risoto pois mantm a forma aps o cozimento e fica cremoso.

Arroz Arbreo: Os gros so arredondados e curtos. Cremoso depois de cozido, tambm um dos preferidos para risotos.

Arroz Glutinoso: Chamado tambm de Motigome (Arroz para Moti, um bolinho Japons), opaco e fica bem hmido aps ser cozido.

Arroz Basmati: Cultivado na India e no Paquisto, tem gros longos e finos. Aps cozido, fica hmido, solto e muito aromtico.

Arroz Tailands: Tambm conhecido como Jasmim apresenta aroma e textura macia.

Arroz Integral: Precisa de muito lquido e mais tempo para cozinhar. muito rico em fibras e boa fonte de protenas, minerais e vitaminas.

Arroz Parabolizado: pr-cozido, o que lhe d um sabor diferente. O preparado rpido

Arroz Rris: Um tipo de arroz que rene sete variedade, entre eles o arroz integral e o selvagem.

Arroz negro: rico em fibras e vitaminas. Vai bem com carnes de caa e em sopas.

Arroz selvagem: Este arroz uma semente de erva aqutica selvagem da Amrica do Norte. Os ndios chamaram-lhe (comida de Deus) so ricos em vitaminas e fibra. muitas vezes utilizado em saladas, misturado com arroz basmati.

Classificao do arroz

O arroz conforme a sua transformao, classifica-se em:

Branco maduro seco e descascado. Branqueado polido mecanicamente.

Carolino gros compridos, de aspeto cristalino e de grande resistncia cozedura.

Agulha ou Gigante Gros de primeira, com grande volume, sendo tambm resistente cozedura.

Agulha de 2 ou Gigante de 2 Gros mais pequenos e menos resistentes cozedura.

Mercantil Gros redondos e uniformes, pouco transparente e pouca resistncia cozedura.

Corrente Composto por gros de vrios tipos.

Mtodos de cozedura

Arroz Pilaf: Puxar, sem corar, cebola picada em azeite ou manteiga. Adicionar o arroz, deixando-o fritar um pouco. Juntar o caldo quente, na proporo de uma medida de arroz para duas de caldo. Retificar temperos e deixar cozer durante 15 a 20 minutos, dependendo da qualidade do arroz. Mexer at comear a ferver. Tapar de seguida, deixando-o assim at que fique cozido.

Arroz Crioulo Colocar gua, sal e manteiga numa caarola ao lume at ferver. Juntar o arroz e deixar cozer. Retirar a goma em gua corrente. Levar ao forno num tabuleiro.

Arroz Branco Colocar o arroz em gua com sal, durante 18 minutos. Escorrer o arroz depois de cozido e lavalo em de seguida em gua fria. Deixar escorrer e secar sobre um pano.

Arroz Piemontesa Arroz pilaf com cubos de fiambre, trufas e queijo ralado.

Arroz Grega Arroz Pilaf com recheio de salsichas. Pimentos morrones, fiambre, cogumelos, ervilhas francesa e tomate concass.

Arroz Turca Arroz pilaf com aafro e tomate concass.

Risotto No um termo que se refere unicamente ao tipo de arroz, mas muito tcnica de confeo dos bagos, uma vez que o resultado um arroz cremoso, ligado e de sabores cheios. Mas para a sua confeo obrigatrio o uso de um gro aconselhado para risotto.

Vous aimerez peut-être aussi