Vous êtes sur la page 1sur 59

Medio de Vazo

Na maioria das operaes realizadas nos processos industriais muito importante efetuar a medio e o controle da quantidade de fluxo de lquidos, gases e at slidos granulados, no s para fins contbeis, como tambm para a verificao do rendimento do processo. Assim, esto disponveis no mercado diversas tecnologias de medio de vazo cada uma tendo sua aplicao mais adequada conforme as condies impostas pelo processo. Vazo pode ser definida como sendo a quantidade volumtrica ou mssica de um fluido que passa atravs de uma seo de uma tubulao ou canal por unidade de tempo.

Medio de Vazo
Vazo Volumtrica definida como sendo a quantidade em volume que escoa atravs de uma certa seo em um intervalo de tempo considerado. representado pela letra Q e expressa pela seguinte equao: Q = V/t Onde: V = volume e t = tempo

Unidades de Vazo Volumtricas As unidades de vazo volumtricas mais utilizadas so: m 3 /s, m 3 /h, l/h, l/min GPM, Nm 3 /h e SCFM. Na medio de vazo volumtrica importante referenciar as condies bsicas de presso e temperatura, principalmente para gases e vapor pois o volume de uma substncia depende da presso e temperatura a que est submetido.

Medio de Vazo
Vazo Mssica definida como sendo a quantidade em massa de um fluido que atravessa a seo de uma tubulao por unidade de tempo. representada pela letra Qm e expressa pela seguinte equao: Qm = m/t Onde: m = massa t = tempo Unidades de Vazo Mssica As unidades de vazo mssica mais utilizadas so: kg/s, kg/h, T/h e Lb/h.

Medio de Vazo
Conceitos Bsicos Viscosidade: definida como sendo a resistncia ao escoamento de um fluido em um duto qualquer. Esta resistncia provocar uma perda de carga adicional que dever ser considerada na medio de vazo. Viscosidade absoluta ou dinmica: Define-se como sendo o atrito interno num fluido, que se ope ao movimento relativo de suas molculas e ao movimento de corpos slidos que nele estejam. representada pela letra grega (mi). Viscosidade Cintica: a relao entre a viscosidade absoluta e a massa especfica de um fluido, tomados mesma temperatura. representada pela letra (ni)

Medio de Vazo
Conceitos Bsicos Tipos de escoamentos: Regime Laminar: Se caracteriza por um escoamento em camadas planas ou concntricas, dependendo da forma do duto, sem passagens de partculas do fluido de uma camada para outra e sem variao de velocidade, para determinada vazo. Regime turbulento: Se caracteriza por uma mistura intensa do lquido e oscilaes de velocidade e presso. O movimento das partculas desordenado e sem trajetria definida.

Medio de Vazo
Nmero de Reynolds Nmero adimensional utilizado para determinar se o escoamento se processa em regime laminar ou turbulento. Sua determinao importante com parmetro modificador dos coeficientes de descarga Observao: Na prtica, se Re > 2.320, o fluxo turbulento, caso contrrio sempre laminar. Nas medies de vazo na industria, o regime de escoamento na maioria dos casos turbulento com Re > 5.000.

Medio de Vazo

Medio de Vazo Medio por elementos deprimognios

Medio de Vazo

Medio de Vazo por Placa de Orifcio

De todos os elementos primrios inseridos em uma tubulao para gerar uma presso diferencial e assim efetuar medio de vazo, a placa de orifcio a mais simples, de menor custo e portanto a mais empregada. Consiste basicamente de uma chapa metlica, perfurada de forma precisa e calculada, a qual instalada perpendicularmente ao eixo da tubulao entre flanges. Sua espessura varia em funo do dimetro da tubulao e da presso da linha.

Medio de Vazo por Placa de Orifcio

Medio de Vazo por Placa de Orifcio


O dimetro do orifcio calculado de modo que seja o mais preciso possvel, e suas dimenses sejam suficientes para produzir mxima vazo uma presso diferencial mxima adequada. As placas de orifcio so costumeiramente fabricadas com ao inoxidvel, monel, lato, etc. A escolha depende da natureza do fluido a medir.
Vantagens da Placa: Instalao fcil, Econmica , Construo simples e de fcil manuteno. Desvantagem da Placa: Alta perda de carga

Medio de Vazo por Placa de Orifcio

a) b)

Orifcio Concntrico: para lquidos, gases e vapor que no contenham slidos em suspenso Orifcio excntrico: Utilizada quando tivermos fluido com partculas em suspenso, os quais possam ser retidos e acumulados na base da placa, sendo o orifcio posicionado na parte de baixo do tubo Orifcio segmental: Tem abertura para passagem de fluido disposta em forma de segmento de crculo. destinada para uso em fluidos laminados e com alta porcentagem de slidos em suspenso.

c)

Medio de Vazo por Placa de Orifcio


Tipos de Contorno do Orifcio: Orifcio com bordo quadrado: Sua superfcie forma um ngulo de 90 com ambas as faces da placa, empregado em tubulaes maiores que 6. No utilizada para medies de vazo de fluidos com N de Reynolds baixo. Orifcio com bordo arredondado: utilizado para fluidos altamente viscosos onde o N de Reynolds esta em torno de 300. Orifcio com bordo quadrado e face da jusante em ngulo de 45: de uso geral. O chanfro na face jusante serve para diminuir a turbulncia e seu ngulo por variar de 30 a 45.

Medio de Vazo por Placa de Orifcio


Tomadas de Impulso em placas de Orifcio: Tomadas no Flange: Os flanges para placas de orifcio, j so feitas com o furo das tomadas, perfurados e com rosca. Os flanges podem ser do tipo rosqueado ou soldado. Vantagens: Orifcio com bordo arredondado: utilizado para fluidos altamente viscosos onde o N de Reynolds esta em torno de 300. Orifcio com bordo quadrado e face da jusante em ngulo de 45: de uso geral. O chanfro na face jusante serve para diminuir a turbulncia e seu ngulo por variar de 30 a 45.

Medio de Vazo por Placa de Orifcio

Medio de Vazo por Placa de Orifcio

Medio de Vazo por Placa de Orifcio

Medio de Vazo por Placa de Orifcio

Medio de Vazo por Placa de Orifcio

Medio de Vazo por Placa de Orifcio

Medio de Vazo por Placa de Orifcio

Medio de Vazo por Tubo de Venturi TUBO VENTURI O tubo Venturi, combina dentro de uma unidade simples, uma curta garganta estreitada entre duas sees cnicas e est usualmente instalado entre duas flanges, numa tubulaes. Seu propsito acelerar o fludo e temporariamente baixar sua presso esttica.

Medio de Vazo por Tubo de Venturi TUBO VENTURI A recuperao de presso em um tubo Venturi bastante eficiente, sendo seu uso recomendado quando se deseja um maior restabelecimento de presso e quando o fluido medido carrega slidos em suspenso. O Venturi produz um diferencial menor que uma placa de orifcio para uma mesma vazo e dimetro igual sua garganta.

Medio de Vazo por Tubo de Venturi

Medio de Vazo por Bocal (Flow Nozzle) O Bocal de vazo (Flow nozzle) , em muitos aspectos um meio termo entre a placa de orifcio e o tubo Venturi. O perfil dos bocais de vazo permite sua aplicao em servios onde o fludo abrasivo e corrosivo. O perfil de entrada projetado de forma guiar a veia fluda at atingir a seo mais estrangulada do elemento de medio, seguindo uma curva elptica (projeto ASME) ou pseudoelptica (projeto ISA). Seu principal uso em medio de vapor com alta velocidade, recomendado p/ tubulaes > 50mm.

Medio de Vazo por Tubo Pitot


um dispositivo para medio de vazo atravs da velocidade detectada em um ponto da tubulao. O tubo de Pitot um tubo com uma abertura em sua extremidade, sendo esta colocada na direo da corrente fluida de um duto. A diferena da presso total e a presso esttica da linha nos dar a presso dinmica, a qual proporcional ao quadrado da velocidade.

Medio de Vazo por Tubo Pitot


Vazo

Tubo Pitot

Medio de Vazo por Annubar

O Annubar um dispositivo de produo de presso diferencial que ocupa todo o dimetro do tubo . O annubar projetado para medir a vazo total , de forma diferente dos dispositivos tradicionais de presso diferencial . Ideal para medio de gs e vapor numa variedade de industrias, tais como: Produo de leo e gs, refinaria, petroqumica, Energia, utilidades, papel e celulose.

Medio de Vazo por Turbina Um medidor de vazo tipo turbina, conforme a figura a seguir, consiste basicamente de um rotor provido de palhetas, suspenso numa corrente de fluido com seu eixo de rotao paralelo a direo do fluxo. O rotor acionado pela passagem de fluido sobre as palhetas em ngulo; a velocidade angular do rotor proporcional velocidade do fluido que, por sua vez, proporcional vazo do volume. Uma bobina sensora na parte externa do corpo do medidor, detecta o movimento do rotor.

Medio de Vazo por Turbina

Medio de Vazo por Turbina

Medio de Vazo por Turbina


Esta bobina alimentada, produzindo um campo magntico. Como as palhetas do rotor so feitas de material ferroso, medida que cada palheta passa em frente bobina corta o campo magntico e produz um pulso. O sinal de sada uma seqncia de pulsos de tenso, em que cada pulso representa um pequeno volume determinado de lquido. O sinal detectado linear com a vazo. Unidades eletrnicas associadas permitem indicar a vazo unitria ou o volume totalizado, podendo efetuar a correo automtica da temperatura e/ou presso e outras funes.

Medio de Vazo por Turbina


Um medidor de turbina uma unidade verstil: possui uma faixa de presso e temperatura muito ampla., e uma vez que o mesmo fabricado em ao inoxidvel, compatvel com uma ampla faixa de fluidos. Estes, todavia, devem ser relativamente limpos, no ter alta viscosidade e a vazo deve ser em regime laminar.

Linearizadores de Fluxo

Medio de Vazo por Turbina

Medidor de Vazo por magnetismo


O princpio de medio baseado na lei de Faraday que diz que: Quando um condutor se move dentro de um campo magntico, produzida uma fora eletromotriz (f.e.m.) proporcional a sua velocidade. Vamos supor que ns temos um campo magntico, com densidade de fluxo magntico igual a B (gauss), aplicado a uma seo de uma tubulao com dimetro D (m). Se a velocidade mdia do fluido que passa pela tubulao igual a V (m/s), quando colocamos um par de eletrodos em uma posio perpendicular ao fluxo magntico, teremos uma fora eletromotriz E(V) induzida nestes eletrodos, e a sua amplitude dada por: E = B . D . V

Medidor de Vazo por magnetismo

B Densidade do fluxo magntico [ weber/m 2 ] D Distncia entre os eletrodos [m] V Velocidade do fluxo [m/s] E Tenso induzida [Volts]

Medidor de Vazo por magnetismo

Medidor de Vazo por ultra-som


Vantagens: No produz queda de presso Ampla rangebilidade ( 50:1) Fluxo bi-direcional Sem partes mveis Baixo custo de manuteno Insensvel contaminao Aplicaes Medio para transferncia de custdia (modelo com 3 ou 5 paths) Controle de compressores de gs Plantas de processamento de gs Estaes de medio e regulao Termeltricas a gs

Rotmetros
Rotmetros so medidores de vazo por rea varivel, nos quais um flutuador varia sua posio dentro de um tubo cnico, proporcionalmente vazo do fluido.Basicamente, um rotmetro consiste de duas partes: 1) Um tubo de vidro de formato cnico, o qual colocado verticalmente na tubulao em que passar o fluido que queremos medir. A extremidade maior do tubo cnico ficar voltada para cima. 2) No interior do tubo cnico teremos um flutuador que se mover verticalmente, em funo da vazo medida.

Rotmetros
Princpio Bsico O fluido passa atravs do tubo da base para o topo. Quando no h vazo, o flutuador permanece na base do tubo e seu dimetro maior usualmente selecionado de tal maneira que bloqueie a pequena extremidade do tubo, quase que completamente. Quando a vazo comea e o fluido atinge o flutuador, o empuxo torna o flutuador mais leve; porm, como o flutuador tem uma densidade maior que a do fluido, o empuxo no suficiente para levantar o flutuador. A rea de passagem oferece resistncia vazo e a queda de presso do fluido comea a aumentar. Quando a presso diferencial, somada ao efeito de empuxo do lquido, excede a presso devido ao peso do flutuador, ento o flutuador sobe e flutua na corrente fluida.

Rotmetros
Com acoplamento magntico Conexes flangeadas, roscadas ou sanitrias Dimetro: de DN 1/2" a 4" Presso at 100 kgf/cm Temperatura at 300C Medio de lquidos e gases, inclusive lquidos no transparentes Instalaes com presses e temperaturas elevadas Lquidos corrosivos Acessrios: contato eltrico, transmissor de sinal eletrnico, transmissor de sinal pneumtico, totalizador, jaqueta de aquecimento, jaqueta de resfriamento, radiador, sistema de amortecimento

Rotmetros

Com cone de medio em vidro Conexes flangeadas, roscadas ou para mangueira Dimetro das conexes: 1/4" a 4" Presso mxima: 10 kgf/cm (vide catlogo) Temperatura at 120C Medio de lquidos transparentes e gases Lquidos corrosivos Cone de medio em vidro borosilicato Escala: gravada no cone de medio ou externa (montada na lateral do corpo) Acessrios: contato eltrico, protetor de acrlico e escala dupla

Rotmetros
Com cone de medio em material sinttico Conexes flangeadas, roscadas ou para mangueira Dimetro das conexes: 1/4" a 1/2" Presso mxima: 10 kgf/cm Temperatura at 120C Medio de lquidos transparentes e gases Lquidos corrosivos Temperatura at 100C Cone de medio em polisulfona ou policarbonato Acessrios: contato eltrico, proteo de acrlico, escala dupla

Vazo

Coriolis
A tecnologia Coriolis oferece muitas vantagens sobre as tecnologias tradicionais de medio volumtricas, tanto para lquidos como para gases. Medio de mltiplas variveis: Taxa de vazo mssica Taxa de vazo volumtrica Densidade Temperatura Alta preciso (+/-0.1%) e repetibilidade que significa melhoria na qualidade dos produtos e reduo de desperdcios. Fcil instalao porque no exige montagem especial, nem condicionamento da vazo e nem trechos retos so requisitados. Baixa manuteno por no ter partes mveis

Vazo

Coriolis

Vazo

Coriolis _ Principio de operao

Vibrao do tubo: O fluido do processo dividido em duas partes, cada parte passando por um dos tubos do medidor Coriolis. Durante o funcionamento, uma bobina pressa a um dos tubos recebe pulsos que fazem os tubos oscilarem para cima e para baixo, em oposio de um em relao ao outro.

Vazo

Coriolis _ Principio de operao


Gerao do Sinal: O conjunto im-bobina, chamado de pick-offs, so montados nos tubos. As bobinas so montadas de um lado do tubo e os ims so montados no tubo oposto. Cada bobina movimenta-se atravs do campo magntico uniforme do im adjacente. A voltagem gerada em cada bobina (pickoff) produz um sinal senoidal. O sinal senoidal produzido devido ao movimento relativo de um tubo em relao ao outro.

Vazo

Coriolis _ Principio de operao


Sem vazo : Os tubos oscilam 180 graus de um em relao ao outro, quando um tubo move-se para baixo o outro move-se para cima e vice-versa. Ambas as bobinas Pickoffs uma no lado de entrada e outra no lado de saida do tubo geram uma onda senoidal de corrente continuamente quando os tubos esto vibrando. Quando no h vazo, as ondas senoidais esto em fase.

Vazo

Coriolis _ Principio de operao

Sem vazo : Sem efeito Coriolis Sem vazo, no h o efeito Coriolis e as ondas senoidais produzidas esto em fase uma com a outra.

Vazo

Coriolis _ Principio de operao

Com vazo : Efeito Coriolis Quando o fluido passa pelos tubos sensores, a Fora de Coriolis so induzidas. Esta fora faz com que os tubos se encurvem um em oposio ao outro. Quando um tubo esta se movendo para cima durante metade do ciclo de vibrao, o fluido circulante no interior do tubo se ope ao movimento pressionando o tubo para baixo. Tendo o momento ascendente do tubo passado pela curva, o fluido saindo do sensor resiste tendo este movimento vertical reduzido. Isto causa o encurvamento do tubo.

Vazo

Coriolis _ Principio de operao

Vazo - Delta-T: Como resultado do encurvamento dos tubos, as ondas senoidais geradas pelas bobinas de pickoffs esto agora fora de fase porque o lado de entrada fica atrasado em relao ao lado de saida. A diferena de tempo entre as ondas senoidais medida em microsegundos e chamada de Delta-T. O Delta-T diretamente proporcional taxa de fluxo de massa. Um grande DeltaT significa uma grande quantidade de massa circulando.

Vazo

Coriolis _ Principio de operao

Vazo

Medidor tipo Diafragma (Residencial)


Este medidor do tipo volumtrico por diafragma apto para a medio de consumo domstico de gs natural, GLP ou manufaturado. Suas caractersticas de fabricao asseguram alta confiabilidade operacional durante longos anos sem manuteno. Por ser de tamanho compacto, facilita seu manuseio e instalao. Caractersticas Funcionais O princpio de funcionamento consiste em um sistema de canais comunicantes entre as quatro cmaras que, enquanto se enchem, movimentam os diafragmas que coordenam a carga e descarga do sistema, acionando a vlvula rotativa que movimenta o sistema de integrao.

Vazo

Medidor tipo Diafragma (Residencial)


Totalizador O totalizador do tipo ciclomtrico com 8 dgitos fabricado em termoplstico de engenharia, protegido por tampa de policarbonato de tima transparncia e alta resistncia ao impacto, provido de marcao para leitura tica.

Vazo

Medidor tipo Vrtex

Vazo

Medidor tipo Vrtex

Vazo

Medidor Calorimtrico
Teoria de funcionamento: Usado para lquidos, este medidor de vazo baseado no principio calorimtrico. A face inferior do sensor aquecida a poucos graus acima da temperatura do fluido medido. Quando o fluido escoa, o aquecimento gerado no sensor transferido para o fluido, resfriando assim o sensor. O processo de resfriamento uma medida precisa da velocidade do fluido. O sinal do sensor comparado com os dados memorizados no microcontrolador. Um sinal de alarme/ou sinal analgico de 4 a 20 mA que proporcional velocidade do fluido, estar disponvel na sada do equipamento se a velocidade do fluido desviar do valor da velocidade desejada . O microcontrolador permite que o transmissor seja facilmente calibrado e feita a compensao da temperatura.

Vous aimerez peut-être aussi