Vous êtes sur la page 1sur 9

Castanheiro

Classificao botnica / caractersticas


Castanheiro uma angiosprmica dicotilednea Famlia - Fagaceae (famlia a que pertencem os carvalhos); Gnero Castanea; Espcie - Castanea sativa Miller, o comum castanheiro.

rvore de folha caduca, de grande porte, pode atingir 20-30 metros de altura, de copa semi-esfrica, ligeiramente alongada, sendo uma das rvores mais imponentes dos nossos ecossistemas florestais. O tronco espesso, liso nos primeiros 10-15 anos, fendilhando de seguida, criando linhas que, com o envelhecimento, fazem o tronco parecer torcido.

As folhas so lanceoladas (em forma de bico de lanas) e dentadas (margem com pequenos dentes), verdes e brilhantes, estando dispostas nos ramos de forma alternada. Podem chegar a ter 20 cm de comprimento e mais de 5 cm de largura, embora a sua dimenso seja varivel.

Entre Maio e Junho os amentilhos (cachos de flores amarelas) formam-se junto ao p das folhas, dando rvore um aspecto caracterstico. A polinizao ocorre pelo vento e por insectos.

O fruto de forma cnica mais ou menos achatada desenvolve-se dentro de um invlucro espinhoso, o ourio. Cada ourio pode ter at trs castanhas. Os ourios abrem a partir de Outubro, libertando as castanhas.

Clube da Floresta - FLORIJOVEM

Clima
Prefere climas sub-atlnticos, sem temperaturas inferiores aos 15 negativos, entre os 400 a 1000 metros de altitude em solos ligeiramente cidos. No entanto adapta-se a diversos tipos de estaes, razo pela qual pode ser encontrado em muitas regies com climas to diferentes. Prefere zonas ensolaradas e depois de estabelecida tem alguma resistncia secura. Na Europa este castanheiro ocorre principalmente a Sul (Portugal, Espanha, Frana, Itlia e Grcia) podendo tambm ser encontrado mais a Norte (Reino Unido e Alemanha).

O castanheiro no ecossistema
Pode aparecer em povoamentos monoespecficos (soutos ou castinais, dependendo do objectivo da produo, fruto ou madeira, respectivamente), ou juntamente com carvalhos, como o carvalho negral, Quercus pyrenaica ou com o carvalho-roble, Quercus robur, embora esta espcie no ocorra, em dimenso significativa, em formaes naturais no nosso pas. A vegetao herbcea cresce espontaneamente por debaixo da copa dos castanheiros, contribuindo desta forma para o fomento da biodiversidade. Devido produo da castanha, fruto comestvel, so muitos os vertebrados que as procuram, como o coelho (Oryctolagus cuniculus), o javali (Sus scrofa), pequenos mamferos e os cervdeos, entre outros. Para alm da castanha e da madeira, produtos directos, os castanheiros podem ainda produzir outras mais valias, indirectas, como a biodiversidade, j referida, e potenciar o crescimento de cogumelos e ervas aromticas. So diversas as espcies de cogumelos que podem crescer sob-coberto, alguns dos quais em simbiose com a rvore.

Apesar de normalmente atingir os 30 metros, existem alguns registos de castanheiros monumentais em Portugal, principalmente nos distritos da Guarda, Viseu e Bragana. Alguns destes exemplares chegam a ter troncos com 10 metros de circunferncia, com copas gigantescas e, claro, com algumas centenas de anos de idade. Como reza a tradio popular acerca dos castanheiros, 300 anos a crescer, 300 a viver e 300 a morrer.

Clube da Floresta - FLORIJOVEM

Utilizao dos seus produtos


O castanheiro uma das rvores mais apreciadas no nosso pas, sendo explorado quer pela castanha, quer pela qualidade da madeira, sendo nalgumas zonas essencial para a economia das comunidades rurais. A seleco das melhores espcies, das melhores variedades e das melhores rvores foi feita atravs de geraes sucessivas, escolhendo as que melhores castanhas produziam e as que davam melhor madeira. A madeira apresenta uma boa densidade, bastante apreciada para mobilirio, tanoaria e cestaria, embora possa fendilhar quando seca.

A castanha bastante apreciada na gastronomia nacional. Pode ser confeccionada desde assada, frita ou cozida, e pode fazer parte de um sem nmero de pratos.

Castanheiros para produo de frutos, castanhas - souto

Castanheiros para produo de madeira castinal

Clube da Floresta - FLORIJOVEM

Pragas e doenas do Castanheiro Lagarta da Castanha Cydia splendana Hb.da C

Castanhas com furos de gorgulho.

Sintomas e sinais Queda prematura das castanhas. As castanhas ficam moles, com fungos, apresentando uma impresso transversal na base, sulcos salientes.

Biologia e comportamento do insecto Ataca exclusivamente o Castanheiro. O insecto alimenta-se de castanha, provocando a sua destruio e queda. Afecta a produo de fruto e a regenerao do castanheiro. Os factores de predisposio esto associados presena da praga e a ataques de outras pragas dos frutos, como o caso do Gorgulho da castanha. Pelo que os ataques de lagarta da castanha podem ocorrer com maior incidncia aps um ataque de gorgulho da castanha. Tem uma gerao anual, iniciando o voo dos adultos em Agosto Setembro. Os ovos so colocados nas folhas e as larvas penetram no fruto alimentando-se do seu interior, saindo quando completam o seu desenvolvimento, por um pequeno orifcio lateral (pode ocorrer j aps a colheita, nos locais de armazenamento da castanha).

Clube da Floresta - FLORIJOVEM

Preveno e meios de controlo Medidas preventivas: Poda e limpeza das rvores e da vegetao rasteira existente sob os castanheiros, para facilitar a eliminao de castanha cada; Eliminao da castanha cada no solo; Colheita dos ourios que permaneceram aps varejamento.

Meios de controlo: Lavouras que exponham as larvas e pupas aos rigores do clima (a utilizar com precauo); Utilizao dos insecticidas recomendados para o bichado da fruta (ma e pra) em Agosto/Setembro.

Gorgulho da castanha Curculio elephas Gyll.

Clube da Floresta - FLORIJOVEM

Sintomas e sinais Frutos escurecidos com uma cicatriz junto ao orifcio de postura ou com orifcio circular de sada das larvas; Larva em forma de C, branca com a cabea acastanhada. Adulto acastanhado a acinzentado (6 a 10mm) com forma tpica de gorgulho, com peas bocais projectadas e muito compridas (rostro).

Biologia e comportamento do insecto Insecto que se alimenta dos frutos, provocando a sua destruio e afectando a regenerao natural das espcies. Aumenta a tendncia para o apodrecimento dos frutos. No caso da Azinheira e do Castanheiro pode inviabilizar a produo. Ataca diversas folhosas, em particular o castanheiro o sobreiro a azinheira o carvalho negral e o carvalho portugus. A predisposio aos ataques maior em plantas em stress, sendo favorveis os anos secos e quentes. Os ataques so mais intensos em anos de baixa produo aps anos de grande abundncia. Os adultos necessitam de um perodo de alimentao antes de iniciarem a reproduo (pasto de maturao) durante o qual se alimentam dos gomos e base dos frutos novos. A fmea pe cerca de 20 ovos, em orifcios que faz com o rostro. Regra geral coloca apenas um ovo em cada fruto, podendo por vezes colocar 2 ou excepcionalmente 3. As larvas alimentam-se da polpa, o que leva queda do fruto. Quando completam o desenvolvimento, saem do fruto e enterram-se no solo (10-15 cm de profundidade) para passar o Inverno e transformar-se em adulto (pupao).

Preveno e meios de controlo Medidas preventivas: Limpeza da vegetao rasteira para facilitar a apanha dos frutos cados; Remoo dos frutos cados no solo e lavouras superficiais.

Meios de Controlo: Gradagem do solo por debaixo das rvores para expor as larvas ao sol (a utilizar com precauo); Nos montados, o pastoreio com porco de montanheira contribui para o controlo da praga; A manuteno de castanha mergulhada em gua durante 10 dias, provoca a mortalidade das larvas sem afectar a capacidade germinativa.

Clube da Floresta - FLORIJOVEM

A gradagem do terreno, realizada com o objectivo de expor as larvas ao sol, deve ser realizada com muita precauo, pois no caso de ser mal feita, corremos o risco de ferir as rvores e as razes favorecendo a disseminao de algumas pragas e doenas que de espalham pelas razes.

Doena da Tinta
Em Portugal a Doena da Tinta, cujo nome se deve cor negra que a rvore adquire por baixo da casca quando atacada, conhecida desde o sculo XIX e constitui uma das maiores ameaas cultura do castanheiro, tendo-se verificado em diversas regies a destruio em massa de extensas reas de souto. A doena est associada a dois fungos pertencentes classe oomicetas, famlia Phytophthoraceae e ao gnero Phylophlhora (Phytophthora cinnamomi (Rands) e Phytophthora cambivora (Petri) Buisman). So semi-parasitas que vivem em forma saprfita na matria orgnica do solo, ou como parasitas na planta. A propagao faz-se atravs da gua de rega, da chuva, do transporte de terra e de material vegetativo infectado. Solos com m drenagem, baixo teor de matria orgnica, pobres em nutrientes e com exposies sudoeste, oeste e sul, se os declives forem superiores a 8-10%, so algumas das condies favorveis para o desenvolvimento do fungo. As razes com leses provocadas por cortes constituem portas de entrada para o fungo. O fungo afecta o sistema radicular, limitando ou impedindo gradualmente a circulao da seiva. Os sintomas manifestam-se inicialmente na parte superior da copa a partir da extremidade dos ramos onde se observam cloroses e emurchecimento das folhas. A florao fraca e a frutificao muito afectada, os frutos caem antes de amadurecerem. Na zona afectada, aps remoo da casca, o lenho mostra-se necrtico, constituindo uma mancha de cor violcea escura, em forma de cunha. A partir da base pode observar-se a emisso de rebentos que morrem passados alguns anos, mantendo-se seca toda a copa.

Clube da Floresta - FLORIJOVEM

Preveno e meios de controlo Os meios disponveis no so ainda capazes de responder, de uma forma eficaz, s necessidades do combate doena. As tcnicas culturais parecem ser aquelas que de alguma forma contribuem para a limitao da doena. Por exemplo, os povoamentos conduzidos em talhadia aparentam ser menos afectados por esta praga.

Medidas preventivas: melhorar o estado nutricional dos soutos e a estrutura edfica; evitar danos e corte de razes; plantar em terrenos com boa drenagem para no se induzir a asfixia radicular; evitar a utilizao de material vegetativo infectado e de origem desconhecida; proceder escovagem e desinfeco prvia dos instrumentos agrcolas.

As medidas repressivas compreendem aces a diversos nveis, incluindo o combate biolgico e gentico: a queima de material vegetativo infectado; a eliminao das rvores infectadas, quando o nvel de infeco elevado e a replantao alguns anos aps; a solarizao das partes afectadas; a micorrizao; a recolha de cogumelos se efectue com uma faca e no por arranque, deixando-se no solo alguns cogumelos no abertos; evitar a plantao de hbridos em zonas tradicionais de produo;

a plantao de clones que sejam resistentes doena criados em viveiro. (O Centro Nacional de Sementes Florestais (CENASEF) desenvolve desde 1998 trabalho nesta rea).

Cancro do Castanheiro
O Cancro do Castanheiro provocado por um fungo designado Endothia parasitica And & And. A espcie Castanea dentata foi praticamente aniquilada por esta praga que, segundo dados de 1987, ter destrudo cerca de 3,6 milhes de hectares de castanheiro nos Estados Unidos da Amrica. A doena que est presente na Europa h vrias dcadas foi detectada pela primeira vez, em Portugal, em 1989, na regio de Trs-osClube da Floresta - FLORIJOVEM

Montes. A zona de Padrela foi a mais afectada, verificando-se que a variedade Judia apresenta maior sensibilidade doena. No territrio da TFT o cancro do castanheiro afectou com maior intensidade a zona de Parada. A principal fonte de propagao da doena a circulao de lenho sem ritidoma (casca). O cancro do castanheiro s detectado a partir do terceiro ou quarto ano aps a plantao, muito virulento e ataca a parte area da rvore de forma rpida e irreversvel.

Detecta-se pelo desenvolvimento de necroses castanho-avermelhadas no tronco e pela permanncia das folhas e ourios mortos nos ramos secos da rvore para alm do perodo normal, entre outros sintomas de observao minuciosa.

Preveno e meios de controlo A irradicao da doena baseia-se em tcnicas de enxertia e poda, recomendando-se: a desinfeco com lixvia dos instrumentos a utilizar; o corte dos ramos donde se retiraram garfos para efectuar enxertias; a pincelagem de toda a zona de enxertia com um fungicida; a raspagem da casca da zona do cancro at ao tecido so; o corte dos ramos 20 cm abaixo da zona do cancro e desinfeco com um fungicida; a queima das cascas e das pernadas cortadas no prprio local; corte das rvores exertadas infectadas 15 a 20 cm acima da superfcie do solo e enxertia no ano seguinte sobre a nova rebentao; arranque das rvores enxertadas e sua destruio (queima) no prprio local.

Clube da Floresta - FLORIJOVEM

Vous aimerez peut-être aussi