Vous êtes sur la page 1sur 5

Seth

Seth (ou Set) o deus egpcio da violncia e da desordem, da traio, do cime, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes. Seth era encarnao do esprito do mal e irmo de Osris, o deus que trouxe a civilizao para o Egito. Seth era tambm o deus da tempestade no Alto Egito. Era marido e irmo de Nftis. descrito que Seth teria rasgado o ventre de sua me Nut com as prprias garras para nascer. O deus vermelho fazia de tudo para conseguir o controle dos deuses e ficar no lugar de seu irmo Osris. Ele originalmente auxiliava R em sua eterna luta contra a serpente Apfis (o prprio caos) no barco solar, e nesse sentido Seth era originalmente visto como um deus bom.
Set

A Briga de Seth pelo lugar de Osris


Aps o falecimento de Osris, o seu filho e sobrinho de Seth (s vezes indicado como irmo deste), Hrus, trava uma verdadeira batalha para suceder seu pai contra Seth que sentindo-se injustiado por no assumir o lugar de Osris, pois segundo ele, o nico deus forte o suficiente para ocupar tal lugar, vai perante os deuses superiores protestar pelo que considera seu direito. Hrus, o deus do cu, argumenta para Geb ou, em outras verses do mito, para R que o legtimo herdeiro do trono ao que Seth se ope dando incio a um conflito divino. Na querela entra a me de Hrus, sis, que convence o Ennead, o conselho dos deuses, a no outorgar em favor de Seth porm decidem se reunir mais uma vez, agora numa ilha, para julgar o caso no que impedida de acompanhar. Entretanto sis disfarada de idosa suborna o condutor da barca do sol, Nemty, com uma joia e segue os outros deuses at a ilha onde eles se reuniriam. L ela se transforma numa bela jovem para seduzir Seth e assim conseguir sua confisso de que na verdade o seu filho de fato era o herdeiro por direito ao trono de Osris e no ele fazendo-o mais uma vez protestar com o conselho de deuses sugerindo ento um desafio para Hrus onde ambos se metamorfoseariam em hipoptamos para sobreviver alguns meses sob a gua. sis preocupada com seu filho decide ajud-lo arremessando um arpo nas guas onde termina por atingi-lo e fisga Seth que pede por clemncia ao que ela consente. Irritado por sua me t-lo ferido, Hrus a ataca e corta sua cabea fugindo para o deserto. Aps o ocorrido o Ennead decide puni-lo por ferir sua me ao que Seth tira seus olhos enquanto dorme. A deusa Hator restaura a sua viso com leite. Outra vez Hrus apela perante os deuses por equidade sendo que agora esses, falam para Osris no mundo dos mortos que responde inquirindo por que seu filho ainda no foi entronado ameaando-os com uma infestao de demnios. Finalmente aps deliberar, R, decide arbitrar em favor de Hrus e acolhe Seth enfim para a morada dos deuses.

A traio de Nftis e suposta inveja de Seth


Algumas verses contam que na verdade ele foi trado por Nftis com Osris, da seu assassinato. O maior defensor dos oprimidos e injustiados, tinha fama de violento e perigoso, uma verdadeira ameaa. Conta-se que Set ficou com inveja de Osris e trabalhou incessantemente para destru-lo (verses contam que Nftis, esposa de Seth, fora seduzida por Osris, o que seria uma ressalva. Anbis teria sido concebido desta relao). Auxiliado por 72 conspiradores, Seth convidou Osris para um banquete. No decurso do banquete, Seth apresentou uma magnfica caixa-sarcfago (atade) que prometeu entregar a quem nela coubesse. Os convidados tentaram ganhar a caixa, mas ningum cabia nesta, dado que Seth a tinha preparado para as medidas de Osris. Convidado por Seth, Osris entra na caixa. ento que os conspiradores, sits, servos do prprio Seth trancam-na e atiram-na para o rio Nilo. A corrente do rio arrasta a caixa at o mar Mediterrneo, acabando por atingir Biblos (Fencia). sis, desesperada com o sucedido, parte procura do marido, procurando obter todo o tipo de informaes dos que encontra pelo caminho. Chegada a Biblos sis descobre que a caixa ficou incrustrada numa rvore que tinha entretanto sido cortada para fazer uma coluna no palcio real. Com a ajuda da rainha, sis corta a coluna e consegue regressar ao Egito com o corpo do amado, que esconde numa plantao de papiros. Contudo, Seth encontrou a caixa e furioso decide esquartejar em 14 pedaos o corpo, que espalha por todo o Egito; segundo alguns textos do perodo ptolomaico, teriam sido 16 ou 42 partes. Quanto ao significado destes nmeros, deve-se referir que o 14 o nmero de dias que decorre entre a lua cheia e a lua nova e o 42 era o nmero de provncias (ou nomos) em que o Egito se encontrava dividido. Suas aes fizeram com que a maioria dos outros deuses se voltassem contra ele, mas Seth achava que seu poder era inatacvel. Hrus, filho de sis e Osris, conseguiu matar Seth, que acabou identificado como um deus do mal.

Aparncia
Seth intimamente associado a vrios animais, como cachorro, crocodilo, porco, asno e escorpio. Sua aparncia orelhuda e nariguda era provavelmente um agregado de vrios animais, em vez de representar somente um. Ele tambm representado como um hipoptamo, considerado pelos egpcios como uma criatura destrutiva e perigosa. H tambm a possibilidade de possuir o rosto de um aardvark. Nos quadrinhos da Marvel Comics (principalmente de Conan, o brbaro), Seth descrito erroneamente como uma grande serpente. Na verdade a grande serpente era uma referncia a Apep, inimiga de R, e est ironicamente era combatida por Seth. (na maioria das verses Seth perde a orelha na luta contra Hrus e este perdeu o olho, porm deus Toth decidiu parar com o combate devolvendo a orelha de Seth e o olho de Hrus e dizem que Seth viver pela eternidade planejando conseguir a ex-coroa de Osris hoje com Hrus).

Metamorfose e os adoradores de Seth


Os egpcios tinham vrias maneiras de representar o deus Seth. As manifestaes mais comuns eram as em formas de animais sobretudo na figura de uma imagem parte asno, parte porco ou mesmo um tamandu alm tambm de ser associado a bois e bestas que eram usados para debulhar cereais e amassar gros que segundo o mito continham o deus Osris, vtima recorrente de sua perseguio. Hrus, filho de Osris, condenou esses ltimos animais a flagelos constantes. Numa de suas investidas contra Osris, Seth se transforma em uma pantera at que o deus Thot mediante feitios consegue domin-lo dando oportunidade para Anbis marcar sua pele e esfol-lo. Ele se recupera dos ferimentos e parte rumo ao deserto, seus domnios, sob a aparncia de um touro seguido de perto por sis transformada em um co e a deusa Hator em forma de serpente venenosa que pica os seus adoradores reunidos, tingindo de sangue, desse modo, as areias do deserto.

Adicionais
Seth o deus do caos, tambm do deserto e das terras estrangeiras. No Livro dos Mortos, Seth chamado "O Senhor dos Cus do Norte" e considerado responsvel pelas tempestades e a mudana de tempo. A histria do longo conflito entre Seth e Hrus vista por alguns como uma representao de uma grande batalha entre cultos no Egito cujo culto vencedor pode ter transformado o deus do culto inimigo em deus do mal. Seth , na verdade, a representao do supremo sacrifcio em prol da justia.

Vous aimerez peut-être aussi